Dilmar Luiz Lopes

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  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Professor Adjunto A do Departamento de Estudos Básicos na Faculdade de Educação da UFRGS. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Franciscana (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) - sendo bolsista pelo CNPq e assessor técnico do governo do estado do Rio Grande do Sul no GT Quilombola. Começou como professor no ensino superior na UFSM e posteriormente na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de sociologia,filosofia, psicologia da educação e metodologia científica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão pública participativa, direito e cidadania, teoria e prática na formação de professores, análise social e cultural. Também pesquisa nas áreas de comunidades tradicionais e educação do campo no Rio Grande do Sul. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dilmar Luiz Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, Dilmar Luiz


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: "Rodas de Conversa" e Educação Escolar Quilombola: a arte do falar saber fazer - O Programa Brasil Quilombola em Restinga Seca/RS, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Carmen Lucia Bezerra Machado.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Estado e Educação básica.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A Trajetória Escolar dos Universitários Negros: Um Estudo de Caso na Universidade Federal de Santa Maria,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Vitalino Cesca.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Multiculturalismo, educação, pluralidade cultural,.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Educação e Multiculturalismo.
Setores de atividade: Educação Superior.
1993 - 1996
Graduação em Filosofia Licenciatura Plena.
Faculdades Franciscanas, FAFRA, Brasil.
Título: O Outro na Modernidade.
Orientador: Romar Pagliarini.




Formação Complementar


1999 - 1999
Especialização em Filosofia Clínica. (Carga horária: 360h).
Instituto Packter, PACKTER, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral
Outras informações
Extensão Universitária: XVIII SALÃO DE EXTENSÃO / 2017 Modalidade TERTÚLIA (16/10/2017 a 20/10/2017) Título: FORMAÇÃO DE EDUCADORES DAS ESCOLAS DOS ACAMPAMENTOS E DOS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA DO RIO GRANDE DO SUL Atuação como Coordenador Geral

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Apoio Pedagógico
Outras informações
Extensão Universitária: XVIII SALÃO DE EXTENSÃO / 2017 Modalidade TERTÚLIA (16/10/2017 a 20/10/2017) Título: FORMAÇÃO DE EDUCADORES DAS ESCOLAS DOS ACAMPAMENTOS E DOS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA DO RIO GRANDE DO SUL Atuou como apoio pedagógico

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Autor, editor, produtor ou revisor
Outras informações
Curso de Extensão Universitária - modalidade CURSO A DISTÂNCIA CURSO: GESTÃO DEMOCRÁTICA: DA AVALIAÇÃO AO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO SUL Atuou como autor, editor, produtor ou revisor de obra bibliográfica no Planejamento didático e produção de materiais, entre 01/09/2016 a 30/03/2017 com carga horária de 40h


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor Substituto do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Professor UAB/UFSM
Outras informações
Disciplinas no Curso de Pedagogia EaD Sociologia da Educação I

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2012 - 02/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado Departamental do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação.
2012 - 02/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional.
04/2000 - 04/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria do conhecimento e aprendizagem
Psicologia da Educação
Filosofia da Educação
Sociologia da Educação
05/2001 - 05/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação.

Cargo ou função
Banca de exame de seleção de aluno Monitor nas disciplinas de História da Educação e História da Educação: Educação Brasileira.
01/2001 - 01/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Cargo ou função
Banca examinadora para julgamento da Defesa de Monografia perante o Curso de Especialização em Gestão Educacional/CE/UFSM.

Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, ABPN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Associado


Prefeitura de Santa Maria, PREF. S.M., Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coord de Políticas Púb. para Comunidade Negra, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2001 - 01/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Prefeitura Municipal de Santa Maria, .

Cargo ou função
Dirigente da Equipe da Biblioteca Pública Municipal, Padrão CC/5, da Secretaria de Município da Cultura.

Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Santa Maria, UAB/UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Pesquisador I, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador I

Atividades

03/2014 - 07/2014
Ensino, Formação de Professores para Educação Profissional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário Integrador II - Contextos e Organização da Educação Profissional e Tecnológica - História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (EAD 1615)

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador da Unidade de Cruz Alta

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplina de Sociologia da Educação (EDU301)

Atividades

07/2002 - 12/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Concepções e Métodos da Educação Popular
Filosofia da Educação
Sociologia da Educação
Teoria do conhecimento e aprendizagem
02/2003 - 02/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
11/2002 - 11/2002
Outras atividades técnico-científicas , Pedagogia, Pedagogia.

Atividade realizada
Atuação no Projeto de Participação da Agência Local do IBGE no Componente Curricular: Investigação da Realidade Local e Regional.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Ações Afirmativas na UFSM - os primeiros cinco anos da implementação
Descrição: Apresentar o diagnóstico e avaliação dos primeiros cinco anos da adoção do Programa de Ações Afirmativas da UFSM, subsidiando o planejamento e ações futuras de adoção de políticas de sustentabilidade na gestão universitária a fim de apontar parâmetros comparativos para a gestão escolar da adoção de políticas afirmativas de corte social e racial na Instituição, ao tempo em que continuará derrubando barreiras atitudinais, sócio-econômicas e culturais em busca da equidade no ensino superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Interlocuções entre políticas públicas e ações pedagógicas: limites e possibilidades
Descrição: Descrição: Esta proposta se constitui como projeto local vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), proposto a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa Elos e da linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas/LP2. Os eixos temáticos centrais são: Educação Básica e Educação Superior. As áreas de investigação são: ensino médio; educação e ação pedagógica; avaliação institucional e da aprendizagem e políticas públicas educacionais, selecionados a partir das pesquisas desenvolvidas pelo grupo. Objetiva-se identificar e analisar os limites e as possibilidades das ações pedagógicas no contexto da gestão educacional, a partir dos impactos, impasses e desafios enfrentados pelos sistemas e respectivas instituições no contexto de implementação e interferência das políticas públicas educacionais nas reformas regionais e locais realizadas a partir do processo de interlocução entre Educação Básica e Superior, na região pertencente a Associação dos Municípios do Centro do Estado/Amcentro-RS. A metodologia é de abordagem quanti-qualitativa, do tipo descritiva e explicativa; os instrumentos de coleta de dados são: pesquisa documental, consulta à base de dados do INEP, questionários, entrevistas semi-estruturadas e observação participante; a análise de conteúdo servirá à interpretação dos dados considerando as questões políticas, culturais, econômicas, sociais e teórico-práticas da ação educativa na região. Espera-se promover a interlocução entre a Educação Básica e a Educação Superior, através do compartilhamento dos conhecimentos e produções acadêmicas do Grupo Elos, na perspectiva de potencializar elementos de sinergia e inovação no processo de (re)construção da qualidade do ensino público e da valorização da área da educação e de seus profissionais, bem como na abertura de novos caminhos e perspectivas para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais. O referido projeto é financiado pela CAPES/Observatório da Educação, Edital 2012...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Educação Quilombola? O Programa Brasil Quilombola em Restinga Seca/RS.
Descrição: O projeto tem como objetivo compreender o processo de implementação do Programa Brasil Quilombola na Escola Municipal Manoel Albino de Carvalho, localizada no quilombo de São Miguel, município de Restinga Seca. Ao analisar a educação na perspectiva da diversidade racial e a formação docente em seus limites, contradições e possibilidades de emancipação e compromisso com os saberes quilombolas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Experiências pedagógicas dos movimentos sociais populares e políticas de educação rural/do campo: confronto de concepções
Descrição: O Projeto focaliza a relação Trabalho, Movimentos Sociais e Educação, dando continuidade ao tema abordado em pesquisas anteriores. Tem os movimentos sociais populares rurais/do campo por sujeitos de pesquisa, e, como objeto, políticas públicas, em nível federal e estadual, dirigidas à educação das populações campesinas. A investigação estará dirigida, de um lado, às experiências pedagógicas que utilizam o método dos tempos/lugares alternados de Escola (TE) e Comunidade (TC). De outro, às políticas públicas para a educação rural/do campo, sendo elas: o Projeto Escola Ativa para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, financiado pelo Fundescola; o PRONERA, vinculado ao INCRA; a política da Secretaria de Estado da Educação/RS para as Escolas Itinerantes do MST. Visa compreender as concepções de humano, de sociedade, de trabalho e educação que impregnam as políticas de educação rural/do campo, confrontadas com as experiências pedagógicas dos movimentos sociais populares rurais/do campo, especialmente as que são feitas tendo por método a alternância entre trabalho agrícola e educação escolar. Através de um estudo empírico-teórico, privilegiando a abordagem qualitativa, a opção metodológica leva em consideração a complexidade do campo de onde emergem os sujeitos/objetos de pesquisa, antes identificados. A pesquisa justifica-se pela contribuição que poderá trazer ao fortalecimento das experiências pedagógicas dos movimentos sociais populares, à reflexão sobre a educação rural/do campo, seus conteúdos, métodos e formação de professores e, ainda, como instrumento teórico-metodológico para ajudar a pensar a escola oferecida às camadas populares...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Dilmar Luiz Lopes - Integrante / Marlene Ribeiro - Coordenador.
1993 - Atual
Formação de Professores no Mercosul/Cone Sul
Descrição: O grupo integra estudantes e pesquisadores da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela, de graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Atividades: 1) Realização de 21 Seminários sobre a Formação de Professores para o Cone Sul nos países: Brasil (1993; 1994; 2002; 2006; 2009, 2010), Chile (1995; 1998; 2003; 2005; 2012), Argentina (1996; 2000; 2004; 2008; 2013), Uruguai (1997; 2001; 2011), Paraguai (1999) e Venezuela (2007), em que participam professores/ pesquisadores de 16 universidades brasileiras e de demais países do Mercosul/Cone Sul. 2) Como resultado dos Seminários foram publicados 20 livros e números temáticos de revistas. 3) Realizadas e concluídas dissertações e teses. 4) Projetos de Extensão mobilizam professores e pesquisadores dos diferentes países em escolas e Universidades, particularmente nas ligações com a formação de professores para área da saúde. 5) Nosso grupo de pesquisa brasileiro, mantem elos de cooperação com Universidades do Chile, do Uruguai, da Argentina na União Européia com foco na Formação de Professores no Mercosul / Cone Sul. 6) Contamos com o apoio do CNPq, que desde a década de 90 distribui Bolsas de Estudos para estudantes em diversos níveis; da FAPERGS e do apoio constante e sistemático da Pró-Reitoria de Pesquisa, da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Curso de Extensão: GESTÃO DEMOCRÁTICA: DA AVALIAÇÃO AO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO SUL
Descrição: Atuou como autor, editor, produtor ou revisor de obra bibliográfica no Planejamento didático e produção de materiais, entre 01/09/2016 a 30/03/2017 com carga horária de 40h.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Dilmar Luiz Lopes - Integrante / Maria Beatriz Moreira Luce - Coordenador.
2007 - 2009
Quilombo Arnesto Penna Carneiro: relatório Técnico
Descrição: Elaborar o relatório técnico de identificação, delimitação para realização do levantamento sócio-antropológico e da cadeia dominial, com vista ao processo de titulação das terras de remanescentes quilombolas da comunidade de quilombo Arnesto Penna Carneiro, no município de Santa Maria, RS.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Dilmar Luiz Lopes - Coordenador / Ana Lucia Aguiar Melo - Integrante / Cesar de David - Integrante.Financiador(es): Instituto de Reforma Agrária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


2012 - Atual
Observatório de Ações Afirmativas para Ingresso e Permanência nas Universidades Públicas da América do Sul
Descrição: O presente Projeto tem por objetivo a implementação do Programa Acadêmico previsto no artigo 12, I, da Resolução 011/07, junto ao Observatório de Ações Afirmativas para Ingresso e Permanência nas Universidades Públicas da América do Sul - AFIRME, destinado a acompanhar o planejamento e execução de ações afirmativas, no âmbito da UFSM..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Dilmar Luiz Lopes - Integrante / Jose Luiz de Moura Filho - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Litterarius


Membro de comitê de assessoramento


2017 - 2017
Agência de fomento: Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação - CLIO


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista Litterarius (Santa Maria)
2013 - Atual
Periódico: REGAE: Revista de Gestão e Avaliação Educacional


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, Dilmar Luiz2003LOPES, Dilmar Luiz. Quilombo de São Miguel: uma estratégia de resistência. Caderno Pedagógico, Porto Alegre, v. 01, p. 58-63, 2003.

2.
LOPES, Dilmar Luiz2000 LOPES, Dilmar Luiz. Mobilidade social e identidade racial: o negro na perspectiva do ensino superio. Revista Série Pensamento Negro em Educação, Florianópolis, v. 7, p. 154-174, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
LOPES, Dilmar Luiz. Ativismo Político. In: Danilo R. Streck; Euclides Redin; Jaime José Zitkoski. (Org.). Dicionário Paulo Freire. 4ed.Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018, v. , p. 58-59.

2.
LOPES, Dilmar Luiz. Narrativa: a arte quilombola como a metáfora do território. In: Georgina Helena Lima Nunes;Arilson dos Santos Gomes; Jean Tiago Baptista. (Org.). I COPENE SUL. 1ªed.PELOTAS: Editora UFPEL, 2015, v. 1, p. 135-148.

3.
LOPES, Dilmar Luiz. Levantes, revoltas populares e educação para além da democracia representativa. In: Menghini, Raúl Armando; Misuraca, María. (Org.). Formación de profesores. La concreción de la utopía: una realidad latinoamericana. 01ed.Bahía Blanca: Bahía Blanca, 2014, v. 01, p. 136-149.

4.
Ana Lucia Aguiar Melo ; Cesar de Devid ; LOPES, Dilmar Luiz ; MOURA FILHO, J. L. ; RUBERT, Rosane Aparecida . Territorialidade como processo de organização social, política e cultural. In: Ana Lúcia Aguiar Melo. (Org.). "Palmas" para o quilombo: processo de territorialidade e etnicidade negra. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011, v. 1, p. 6-430.

5.
RIBEIRO, J. A. ; RIBEIRO, M. ; LOPES, Dilmar Luiz . O levante na UFSM: relação e processo na conquista das cotas. In: Jorge Alberto Ribeiro e Marlene Ribeiro. (Org.). Redes de pesquisa:trabalho, movimentos sociais e educação. Porto Alegre: Itapuy, 2011, v. 1, p. 8-329.

6.
LOPES, Dilmar Luiz. A trajetória de estudantes negros:velhos dilemas, novos desafios teóricos. In: QUEVEDO,Julio ; DUTRA, Maria Rita Py. (Org.). Nas trilhas da negritude: consciência e afirmação. 1ªed.Porto Alegre: Martins Livreiro/editor, 2007, v. 241, p. 3-184.

7.
LOPES, Dilmar Luiz. Organizações Locais e Conformações de Pleitos. In: José Carlos Gomes dos Anjos e Sergio Baptista da Silva. (Org.). São Miguel e Rincão dos Martimianos: Ancestralidade Negra e Direitos Territoriais. 01ed.Porto Alegre: UFRGS Editora, 2004, v. 01, p. 139-150.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, Dilmar Luiz; SILVA, C. S. . Formação de Professores na perspectiva da Licenciatura em Educação do Campo/Ciência da natureza/UFRGS. In: XXV Seminário Internacional de Formação de Professores para o MERCOSUL/ CONE SUL, 2017, Florianópolis. XXV Seminário de Formação de Professores para o MERCOSUL/ CONE SUL. Florianópolis: PRODEGESP, 2017. p. 120-129.

2.
LOPES, Dilmar Luiz; SILVA, C. S. . A perspectiva do Método Qualitativo em Educação a partir dos pressupostos teóricos de Augusto Nibaldo Silva Triviños. In: XXII Seminário Internacional de Investigação sobre a Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL, 2014, Porto Alegre. XXII Seminário Internacional de Investigação sobre Formação de Professores para o MERCOSUL/ CONE SUL. FLORIANÓPOLIS: PRODEGESP, 2014. p. 1014-1026.

3.
LOPES, Dilmar Luiz. Três enfoques filosóficos da pesquisa qualitativa em educação. In: V Congresso Internacional de Educação: As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora, 2013, Santa Maria. Anais V Congresso internacional de educação : as novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora, 24 a 27 de abril de 2013 / coordenação geral Jolair da Costa Silva ? Santa Maria, 2013. Santa Maria, 2013.

4.
LOPES, Dilmar Luiz; MACHADO, C. L. B. . A prática educativa na educação escolar quilombola: a arte do dizer e do fazer. In: PRÁCTICA EDUCATIVA Y SOCIAL EN LA UNIVERSIDAD, ESCUELA Y COMUNIDAD Ponencias del XX Seminario Internacional de formación de Profesores Mercosur/Conosur, 2013, Concepción. XX Seminario de Formación de Profesores para los países del MERCOSUR/CONO SUR. Concepción, 2013.

5.
LOPES, Dilmar Luiz. Narrativa: A arte quilombola como a metáfora do território. In: I Congresso dos/as Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul - I COPENE SUL, 2013, Pelotas. I COPENE SUL - CONGRESSO REGIONAL DE PESQUISADORES NEGROS DA REGIÃO SUL. PELOTAS: Editora UFPEL, 2013. v. 1. p. 135-148.

6.
LOPES, Dilmar Luiz. A pesquisa como estratégia de conhecimento e sua interlocução com a Educação Básica no Quilombo de São Miguel. In: IX ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX ANPED SUL 2012, 2012.

7.
LOPES, Dilmar Luiz. A educação escolar quilombola, o currículo e a formação de professores. In: XIX SEMINARIO INTERNACIONAL DE FORMACIÓN DE PROFESORES PARA LOS PAÍSES DEL MERCOSUR/CONO SUR, 2011, Montevideo. XIX Seminario Internacional de Formación de Profesores para los países del Mecosur/Cono Sur. Montevideo: Editora da Universidad de La República Uruguay, 2011. v. 1. p. 2-62.

8.
LOPES, Dilmar Luiz. A Formação de professores na dimensão de uma educação quilombola. In: XVIII SEMINARIO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O MERCOSUL/CONESUL, 2010, Florianópolis. VIII Seminario Internacional de Formação de Professores para o Mercosul/Conesul. Florianopolis: Editora da UFSC, 2010. v. 01. p. 06-84.

9.
Ana Lucia Aguiar Melo ; LOPES, Dilmar Luiz . Quilombo Arnesto Penna Carneiro resistência da ancestralidade negra. In: 3º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2007, Florianópolis. 3º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. Florianópolis: Editora da UFSC, 2007. v. 3. p. 05-98.

10.
LOPES, Dilmar Luiz. Educação Multicultural e Processos Formativos de Professores. In: I Seminário Nacional de Filosofia e Educação, 2004, Santa Maria. Confluências, 2004.

11.
LOPES, Dilmar Luiz. Refletindo Sobre a Prática Avaliativa na Educação de Jovens e Adultos. In: 3º Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos, 2003, Brasília. Refletindo Sobre a Prática Avaliativa na Educação de Jovens e Adultos, 2003.

12.
LOPES, Dilmar Luiz. A perspectiva da Pesquisa e da Educação Permanente no Ensino Supior. In: I Seminário de Pesquisa e Educação Permanente, 2003, Cruz Alta. A perspectiva da Pesquisa e da Educação Permanente no Ensino Supior, 2003.

13.
LOPES, Dilmar Luiz. Práticas e Relatos Investigativos da Unidade de Cruz Alta. In: II Seminário de Pesquisa no Ensino Superior, 2003, Porto Alegre. Práticas e Relatos Investigativos da Unidade de Cruz Alta, 2003.

14.
LOPES, Dilmar Luiz. A prática reflexiva como processo de construção pedagógica. In: I Seminário Estadual da Área da Educação, 2002, Montenegro. Teoria e Prática na Formação de Educadores, 2002.

15.
LOPES, Dilmar Luiz. Os Negros no Estado. In: Sétimo Encontro Estadual das Comunidades Eclesiais de Base, 1993, Ronda Alta. Texto-Base. Passo Fundo: Berthier, 1993. v. 01. p. 10-15.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, Dilmar Luiz. Entre a memória e a história da educação indígena e quilombola: um percurso auto-biográfico. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS, 2017, Santa Maria. I Congresso Internacional de Memória e Educação : Narrativas (Auto)biográficas. Santa Maria: Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação ? Povo de Clio, 2017. v. 1. p. 68-68.

2.
LOPES, Dilmar Luiz. São Miguel como uma estratégia em educação quilombola. In: XI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2009, Porto Alegre. Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. v. 01. p. 04-08.

3.
LOPES, Dilmar Luiz. Entre o direito e a cidadania das terras dos quilombos: alguns elementos da análise de classe na formação de professores no meio rural. In: Seminário Internacional Fábrica de Idéias:10 anos, 2007, Salvador. Fábrica de Ideias - Livro de Resumos. Salvador, 2007.

4.
LOPES, Dilmar Luiz. o estudante negro e o desafio da universidade. In: Iº Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da UNIDERP, 1998, Campo Grande. I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da UNIDERP. Campo Grande: UNIDERP, 1998. v. 01. p. 246-246.

5.
LOPES, Dilmar Luiz. Educação e Pluralidade. In: IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998, Aguas de Lindóia. IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino- ENDIPE. Águas de Lindóia: Editora da Universidade Federal de São Carlos, 1998. p. 439-439.

6.
LOPES, Dilmar Luiz. Educação e Relações Raciais. In: III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 1997, Santa Cruz do Sul. III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Santa Cruz do Sul: Editora da UNISC. v. 01. p. 43-43.

Artigos aceitos para publicação
1.
LOPES, Dilmar Luiz. Narrativa, Sabedoria e Arte a partir de Aristóteles.. Revista Literarius, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, Dilmar Luiz. Entre a memória e a história da educação indígena e quilombola: um percurso auto-biográfico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LOPES, Dilmar Luiz. Três enfoques filosóficos da pesquisa qualitativa em educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LOPES, Dilmar Luiz; MACHADO, C. L. B. . A pesquisa como estratégia de conhecimento e sua interlocução com a Educação Básica no Quilombo de São Miguel. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LOPES, Dilmar Luiz. A pesquisa como estratégia de conhecimento e sua interlocução com a Educação Básica no Quilombo de São Miguel. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LOPES, Dilmar Luiz. A prática educativa na educação escolar quilombola: a arte do dizer e do fazer. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LOPES, Dilmar Luiz. Estado, movimento popular e educação na perspectiva das comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LOPES, Dilmar Luiz. Uma perspectiva de formação de professores no movimento das comunidades de quilombos da região central do Rio Grande do Sul. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LOPES, Dilmar Luiz. O levante de junho na UFSM: Relação e processo na conquista das cotas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
LOPES, Dilmar Luiz; MELO, A. L. A. . Introdução. Santa Maria, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

2.
LOPES, Dilmar Luiz. Laudo Antropológico e Etnohistórico sobre a comunidade rural negra remanescente de quilombo de São Miguel. Porto Alegre: Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, 2002 (Laudo Antropológico e Etnohistórico).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LOPES, Dilmar Luiz. Comitê Estadual do Povo de Terreiro e às Populações de Ascendência Africana. 2013.

2.
LOPES, Dilmar Luiz. GT Quilombola e Ano Afrodescente. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
LOPES, Dilmar Luiz; MACEDO, J. H. S. . I CONGRESSO DE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
Ana Lucia Aguiar Melo ; RUBERT, Rosane Aparecida ; Cesar de Devid ; WIZNIEWSKY, Carmem R. F. ; LOPES, Dilmar Luiz ; MOURA FILHO, J. L. . Relatório Antropológico da Comunidade Remanescente de Quilombo Arnesto Penna Carneiro; com vistas ao cumprimento do art. 68 di ADCT/CF 1988, Decreto nº 4887/2003 e IN/ N.20/2005. 2009. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
LOPES, Dilmar Luiz. II Feira do Livro. 1997 (Feira de livros).

2.
LOPES, Dilmar Luiz. I Feira do Livro. 1995 (Feira do Livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CAMARGO, M. A. S.; DORNELES, Elizabeth F.; LOPES, Dilmar Luiz. Participação em banca de Josete Bitencourt Cardoso. A Profissão Docente no Contexto da Educação do Campo: Reflexões sobre o fazer dos Professores da LEDOC no Instituto Federal Farroupilha-Campus Jaguari. 2016. Dissertação (Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social) - Universidade de Cruz Alta.

2.
LOPES, Dilmar Luiz; CUNHA, Jorge L.; BRUM, C. K.. Participação em banca de Taiana de Flores de Quadros. Trajetória de Vida de Professoras Universitárias Negras. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Qualificações de Doutorado
1.
David, Cesar de; LOPES, Dilmar Luiz; CARDOSO, E. S.; SILVA, E. N.; SANTOS, J. R. Q.. Participação em banca de Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Morad. Da terra ao território: a trajetória da assunção Quilombola no distrito de Vão Grande em Barra dos Bugres - MT. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ORSOLIN, André; LOPES, Dilmar Luiz. Participação em banca de Mari Ione de Lima Lencina. A Espiritualidade do professor e a sua prática educativa. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação e Direitos Humanos) - FACULDADE PALOTINA.

2.
LOPES, Dilmar Luiz; LEAO, D. O.; CORTE, M. G. D.. Participação em banca de Cátia Regina da Silva Ferreira. Ensino de História e cultura afro-brasileira: um estudo de caso acerca da atuação dos gestores na organização do currículo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
LOPES, Dilmar Luiz. Participação em banca de Dilmar Luiz Lopes. A Educação Pública na Construção de um outro mundo possível. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Transformação) - Fórum Mundial de Educação.

4.
LOPES, Dilmar Luiz. Participação em banca de Dilmar Luiz Lpoes. II Fórum Social Mundial. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em II Fórum Social Mundial em Porto Alegre) - associação Brasileira de Organizações Não Governamentais.

5.
LOPES, Dilmar Luiz. Participação em banca de Dilmar Luiz Lopes. Diversidade Cultural. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em I Seminário Estadual da Área de Educação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

6.
LOPES, Dilmar Luiz. Participação em banca de Dilmar Luiz Lopes. A Responsabilidade Social. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em VII Congresso Brasileiro de ´Municípios e do Semin) - ExpoBrasília.

7.
LOPES, Dilmar Luiz. Participação em banca de FAURGS CONCURSOS - PODER JUDICIÁRIO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Capacitação para Formadores em Políticas Públicas para uma Atuação Junto às Comunidades Remanescentes de Quilombos. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Capacitação para Formadores em Políticas) - Conselho da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.

8.
LOPES, Dilmar Luiz. Participação em banca de Dilmar Luiz Lpoes. Provocativas Incidentais: Conferências & Debates. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
LOPES, Dilmar Luiz. Participação em banca de Dilmar Luiz Lpoes. Fábrica de Idéias. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Avançado Sobre Relações Raciais e Cultura Ne) - Universidade Candido Mendes.

10.
LOPES, Dilmar Luiz. Participação em banca de Dilmar Luiz Lopes. Escola Cristã de Educação Política. 1996. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Escola Cristã de Educação Política) - Faculdades Franciscanas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LOPES, Dilmar Luiz; MARQUES, Siomara A.; ROCHA, Humberto J.; GUERRERO, Patricia. Concurso Público para provimento de cargos da carreira de Magistério Superior da UFFS. 2015. Universidade Federal da Fronteira Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Internacional de Memória e Educação : Narrativas (Auto)biográficas. Entre a memória e a história da educação indígena e quilombola: um percurso auto-biográfico. 2017. (Congresso).

2.
III Seminário Internacional de Educação do Campo e III Forum de Educação do Campo da região norte do rio grande do sul..LIMITES E PERSPECTIVAS NA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/UFRGS. 2017. (Seminário).

3.
XXV Seminário Internacional de Formação de Professores para o Mercosul/Cone Sul.Formação de professores na perspectiva da Licenciatura em Educação do Campo. 2017. (Seminário).

4.
I Congresso dos/as Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul - I COPENE SUL. Narrativa: a arte quilombola como metáfora do território. 2015. (Congresso).

5.
XXII Seminário de Formação de Professores para o MERCOSUL/ CONE SUL.A PERSPECTIVA DO MÉTODO QUALITATIVO EM EDUCAÇÃO A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE AUGUSTO NIBALDO SILVA TRIVIÑOS. 2014. (Seminário).

6.
XXI Seminario Internacional de Investigación sobre Formación de Profesores para el Mercosur/Cono Sur?.Levantes, revoltas populares e educação para além da democracia representativa. 2014. (Seminário).

7.
I Congresso dos/as Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul - I COPENE SUL. I COPENE. 2013. (Congresso).

8.
I Seminário Regional de Educação do Campo: Políticas Públicas e Formação de Professores. 2013. (Seminário).

9.
Palestra "Conjuntura atual das lutas negras e educação escolar quilombola".Palestra "Conjuntura atual das lutas negras e educação escolar quilombola". 2013. (Outra).

10.
Rodas de Conversa e Educação Quilombola: A arte do falar saber fazer.Coordenação da palestra "Rodas de Conversa e Educação Quilombola: a arte do falar saber fazer". 2013. (Outra).

11.
Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação e VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional.História e Cultura Afro-brasileira e Indígena: interlocuções com a organização e dinamização do currículo escolar.. 2013. (Seminário).

12.
Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação e VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional.Políticas educacionais e interlocuções com a gestão da educação básica e superior. 2013. (Seminário).

13.
V Congresso Internacional de Educação: As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora. Três enfoques filosóficos da pesquisa qualitativa em educação. 2013. (Congresso).

14.
XXI Seminario Internacional de Formación de Profesores Para Los Países Del Mercosur/CONO SUR.Levantes, Revoltas populares e educação para além da democracia representativa. 2013. (Seminário).

15.
24ª Semana da Consciência Negra de Santa Maria. 2012. (Outra).

16.
As Interfaces das Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas e suas Implicações nas Práticas Pedagógicas.Debatedor no Cine-debate: temática africana/afro-brasileira. 2012. (Outra).

17.
IX ANPED Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.A pesquisa como estratégia de conhecimento e sua Interlocução com a educação básica no quilombo de são Miguel. 2012. (Seminário).

18.
XX Seminario Internacional de Formación de Profesores Para Los Países Del Mercosur/CONO SUR.A prática educativa na educação escolar quilombola: a arte do dizer e do fazer. 2012. (Seminário).

19.
Seminário Avançado do PPGE - UFSM: Educação popular e intercultura: entre-lugares da formação docente.Educação Escolar Quilombola: limites e desafios. 2011. (Outra).

20.
II Seminário do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES. 2009. (Seminário).

21.
XVII Seminário Internacional de Formação de Professores MERCOSUL - CONE SUL. 2009. (Seminário).

22.
XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação e I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas.Mesa redonda: Diversidade na Escola. 2008. (Outra).

23.
3º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.Quilombo Arnesto Penna Carneiro: resistência da ancestralidade negra. 2007. (Encontro).

24.
Seminário Internacional Fábrica de Idéias:10 anos.Entre o direito e a cidadania das terras dos quilombos: alguns elementos da análise de classe na formação de professores no meio rural. 2007. (Seminário).

25.
Encontro de Educação Afro-Brasileira - LEI 10.639.Palestra: A política pública nas ações da igualdade racial. 2006. (Encontro).

26.
Projeto Antropologia e Cinema I.Debatedor. 2006. (Outra).

27.
Seminário Internacional Negritude na Escola e Seminário Municipal Educação e Diversidade Étnico-cultural.Políticas da igualdade racial na perspectiva da educação na região de santa maria. 2006. (Seminário).

28.
XIV seminário internacional sobre formação de professores para o mercosul/cone sul.Entre o direito e a cidadenia das terras do quilombos: alguns elementos da análise de classe na formação de professores do meio rural. 2006. (Seminário).

29.
Atividade de Extensão Universitária Comunidades Remanescentes de Quilombos: Diálogos - ocorrida dentro da programação do III Fórum Social Mundial. 2003. (Outra).

30.
VII Congresso Brasileiro de Municípios e Seminário de Segurança Pública e Privada. 2002. (Congresso).

31.
28ª ed. da Feira do Livro de Santa Maria. 2001. (Feira).

32.
I Seminário Estadual - Na própria pele - preconceito e Exclusão dos Negros..Na própria pele: preconceito e Exclusão dos Negro. 2000. (Seminário).

33.
1ª Jornada Internacional "Provocativas Incidentais: conferências & debates". 1998. (Outra).

34.
Semana Acadêmica do Curso de Filosofia.A filosofia clínica. 1998. (Outra).

35.
IV Jornada de Pesquisa, Extensão e Ensino. IV Jornada de Pesquisa, Extensão e Ensino. 1997. (Congresso).

36.
VI Encontro Internacional.Educação e o mercosul/conesul, desafio político e pedagógico. 1997. (Encontro).

37.
V Jornada Nacional de Educação - Tema Central: Educação , ética e cidadania.Educação, ética e cidadania. 1996. (Seminário).

38.
Modernidade; Quatro pontos em síntese.Modernidade: Quatro pontos em síntese.. 1995. (Outra).

39.
V Seminário Internacional de Educação Popular.V Seminário Internacional de Educação Popular. 1994. (Seminário).

40.
V Encontro Latinoamericano de Educadores Católicos.Encontro Latinoamericano de Educadores Católicos. 1993. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elise de Matos Souto. a política da educação de jovens e adultos e os pressupostos neoliberais de produção do sujeito contemporâneo na lógica inclusão educacional. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Paulo Sérgio da Silva. A Participação da Comunidade Rmanescente de Quilombos de Casca na Implementação de Políticas Públicas voltadas para a comunidade Quilombola. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública Participativa) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Orientador: Dilmar Luiz Lopes.

2.
Mariuza Waechter Rosa. O Cotidiano Escolar e as Relações Inter e Intra-Pessoais. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Dilmar Luiz Lopes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elize de Matos Souto. A política da Educação de Jovens e Adultos e os pressupostos neoliberais de produção do sujeito contemporâneo na lógica inclusão educacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Dilmar Luiz Lopes.




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