Marcelo Hilsdorf Marotta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5333493157026618
  • Última atualização do currículo em 25/11/2015


Professor de história da arte, arquitetura e urbanismo, cultura e sociedade, arqueologia clássica e história da arte antiga, crítico de arte, tradutor de artigos especializados para e do inglês. Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e Mestrado em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2003), onde defendeu a dissertação intitulada "O Estatuto da Arte Etrusca: Um estudo das representações do 'Ulisses e as Sereias' nas urnas cinerárias etruscas do período helenístico no contexto da antiga Etrúria Setentrional". Com Doutorado iniciado em 2007 e interrompido em 2012 na área de História da Arte, Linha de Estudo das Tradições Clássicas, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), trabalhando com o tema do Retrato na Antiguidade e mais especificamente sobre a representação da tristeza nos retratos romanos do II século d.C.. Professor de História da Arte do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Padre Anchieta, campus de Jundiaí, foi Coordenador Geral do IV Encontro Internacional de História da Arte do IFCH/UNICAMP, tendo lecionado por quatro vezes como Professor Convidado do Programa de Extensão do IEL-UNICAMP o curso que desenvolveu em torno da noção de Atualidade do "Clássico" e o Legado da Antiguidade para a História da Arte. Desenvolve desde 2012 o Projeto Cartas do Tio Celo de sensibilização para os saberes, valores humanos, culturas e artes voltado para o público infanto-juvenil e que conta já com mais de 150 cartas escritas. Tem experiência em docência nas áreas de História da Arte e da Cultura, com ênfase em História da Arte Antiga, Arqueologia Clássica, História da Tradição Clássica, Arquitetura e Urbanismo e as novas tendências da Arte Contemporânea, atuando principalmente dentro dos seguintes temas: Arte, Cultura e Sociedade, o Estatuto e a Recepção Histórico-Cultural (Interpretatio) da Imagem, do Artefato Material e da Obra de Arte, Crítica de Arte e da Cultura, Arte "Clássica" e Tradição Clássica, Arqueologia Clássica (Grega, Etrusca e Romana), Iconografia e Iconologia, o Nu e o Retrato como formas artísticas, Mitologia Clássica, a Retratística no mundo antigo e Arte Contemporânea. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Hilsdorf Marotta
Nome em citações bibliográficas
MAROTTA, Marcelo H.


Formação acadêmica/titulação


2007 interrompida
Doutorado interrompido em 2012 em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A Representação da Tristeza nos Retratos Romanos do Século II d.C.,
Orientador: Luiz César Marques Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Ano de interrupção: 2012
Palavras-chave: Representação dos Afetos; Imagem Visual e Verbal; Retratística; Roma Antiga; Século II d. C.; Antiguidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia Clássica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
1997 - 2003
Mestrado em Arqueologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O Estatuto da Arte Etrusca: Um estudo das representações do 'Ulisses e as Sereias' nas urnas cinerárias etruscas do período helenístico no contexto da antiga Etrúria Setentrional,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Norberto Luiz Guarinello.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Interpretatio Etrusca; Autonomia Cultural; Contexto Cultural; Sentido dos Artefatos; Urnas Cinerárias Etruscas; Ulisses e as Sereias.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia Clássica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Teoria e Método em Arqueologia.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação Superior; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
1990 - 1995
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2001 - 2001
Metáfora e Cultura Material. (Carga horária: 4h).
Instituto de Artes/Universidade Estadual de Campinas, IA - UNICAMP, Brasil.
2001 - 2001
A Função Ativa dos Objetos de Arte. (Carga horária: 4h).
Instituto de Artes/Universidade Estadual de Campinas, IA - UNICAMP, Brasil.
1997 - 1997
Téc Nucleares Não Destrut Aplic à Cultura Material. (Carga horária: 8h).
Museu de Arqueologia e Etnologia/ Universidade de São Paulo, MAE/USP, Brasil.
1992 - 1992
O Barroco em Minas Gerais. (Carga horária: 120h).
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Universidade Estadual de Campinas, IFCH - UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdades Padre Anchieta, UNI-ANCHIETA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História da Arte, Carga horária: 9
Outras informações
Professor Horista Responsável, tendo integralmente planejado, desenvolvido e ministrado para duas turmas do Noturno e uma do Diurno, totalizando 103 alunos no semestre, a disciplina de História da Arte do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Anchieta, Jundiaí [De 03/08/2015 até 10/12/2015].


Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP, IEL/UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado do Programa de Extensão, Carga horária: 4
Outras informações
Professor Convidado, tendo ministrado o CURSO DE EXTENSÃO IEL-0198 - A ATUALIDADE DO "CLÁSSICO" E O LEGADO DA ANTIGUIDADE PARA A HISTÓRIA DA ARTE.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado do Programa de Extensão, Carga horária: 3
Outras informações
Professor Convidado, tendo ministrado o CURSO DE EXTENSÃO IEL-0187 - A ATUALIDADE DO "CLÁSSICO" E O LEGADO DA ARTE ANTIGA PARA A HISTÓRIA DA ARTE.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado do Programa de Extensão, Carga horária: 3
Outras informações
Professor Convidado, tendo ministrado o CURSO DE EXTENSÃO IEL-0178 - INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE ANTIGA (Grécia, Etrúria e Roma): Imagens e Textos.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado do Programa de Extensão, Carga horária: 3
Outras informações
Professor Convidado, tendo ministrado o CURSO DE EXTENSÃO IEL-0178 - INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE ANTIGA (Grécia, Etrúria e Roma): Imagens e Textos.

Atividades

08/2014 - 11/2014
Extensão universitária , Instituto de Estudos da Linguagem - IEL/UNICAMP, .

Atividade de extensão realizada
Docência no Curso de Extensão IEL - 0198 - A Atualidade do "Clássico" e o Legado da Antiguidade para a História da Arte.
06/2013 - 09/2013
Extensão universitária , Instituto de Estudos da Linguagem - IEL/UNICAMP, .

Atividade de extensão realizada
Docência no Curso de Difusão Cultural IEL - 0187 - A Atualidade do "Clássico" e o Legado da Arte Antiga para a História da Arte.
05/2012 - 07/2012
Extensão universitária , Instituto de Estudos da Linguagem - IEL/UNICAMP, .

Atividade de extensão realizada
Docência no Curso de Extensão IEL - 0178 - Introdução à História da Arte Antiga (Grécia, Etrúria e Roma): Imagens e Textos.
10/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Instituto de Estudos da Linguagem - IEL/UNICAMP, .

Atividade de extensão realizada
Docência no Curso de Extensão IEL - 0178 - Introdução à História da Arte Antiga (Grécia, Etrúria e Roma): Imagens e Textos.

Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Co-Responsável, Carga horária: 2
Outras informações
Professor Co-Responsável, junto com Alex Miyoshi, do Curso da Pinacoteca do Estado de SP, História da Arte, Identidade e Alteridade no Acervo da Pinacoteca do Estado, SP (1890-1930).


Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Uversidade Estadual de Campinas, IFCH - UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor do Programa de Estágio Docente, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio Docente, tendo integralmente planejado, desenvolvido e ministrado a Disciplina de Graduação em História no IFCH/UNICAMP HH 718 A - Introdução à História da Arte Romana (Segundo Semestre de 2010)

Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2010 - 01/2011
Ensino, Introdução à História da Arte Romana, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração do Programa de Curso, Preparação e Administração das Aulas e Preparação, Administração e Correção das Avaliações
08/1992 - 12/1992
Ensino, Ciência Política II, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência Política II
03/1992 - 07/1992
Ensino, Ciência Política I, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência Política I

Instituto Superior de Estudos da Religião, ISER, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2004 - 02/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Religião e Sociedade, .

Linhas de pesquisa
RELIGIÃO E SOCIEDADE
07/2004 - 02/2005
Treinamentos ministrados , Setor de Religião e Sociedade, .

Treinamentos ministrados
Orientação para Pesquisa de Campo


Linhas de pesquisa


1.
RELIGIÃO E SOCIEDADE


Revisor de periódico


2005 - 2007
Periódico: Revista de História da Arte e Arqueologia
2006 - 2008
Periódico: 19&20 (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Cultura e Sociedade.
3.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Sensibilização para os Saberes, Artes, Culturas e Valores Humanos.
4.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: História da Tradição Clássica.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Arqueologia Clássica e História da Arte Antiga.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Etruscologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Latim
Compreende PoucoLê Pouco, Escreve Pouco.
Grego
Compreende PoucoLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MAROTTA, Marcelo H.. O Oscar e a impertinência de certa crítica de arte: Whiplash, Birdman e American Sniper. Carta Campinas, 22 fev. 2015.

2.
MAROTTA, Marcelo H.. O rei está nu ? o que está por trás do novo ?Templo de Salomão?. Carta Campinas, 02 ago. 2014.

3.
MAROTTA, Marcelo H.. Um fragmento de contra-crítica de arte. Carta Campinas, 06 jul. 2014.

4.
MAROTTA, Marcelo H.. Considerações Extemporâneas I: Xingar ou Não Xingar?. Carta Campinas, 14 jun. 2014.

5.
MAROTTA, Marcelo H.. Olhando pelo microscópio a ação de não-ação. Carta Campinas, 04 maio 2014.

6.
MAROTTA, Marcelo H.. A eficácia simbólica dos gestos. Carta Campinas, 29 abr. 2014.

7.
MAROTTA, Marcelo H.. O gesto antropofágico de Daniel Alves. Carta Campinas, 28 abr. 2014.

8.
MAROTTA, Marcelo H.. Texto e Imagem Visual na Grécia Antiga. Historiador Eletrônico, Internet, 27 jan. 2005.

9.
MAROTTA, Marcelo H.; FUNARI, P. P. A. . Pensando a Arqueologia e a História Antiga em Tempos Críticos - Entrevista com o Prof. Dr. Pedro Paulo A. Funari. Historiador Eletrônico, Internet, 25 out. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAROTTA, Marcelo H.; Gomes, Cleusa ; Marinho, Fernanda ; Thimótheo, Juan Carlos ; Ferrer, Monica Villares ; Fonseca, Raphael ; Roveroni, Silvia Cristina Denardi ; Politano, Stela . Atas do IV Encontro de História da Arte - A Arte e a História da Arte entre a Produção e a Reflexão.. In: IV Encontro de História da Arte - A Arte e a História da Arte entre a Produção e a Reflexão. IFCH/UNICAMP, 2008, Campinas, SP. IV Encontro de História da Arte - A Arte e a História da Arte entre a Produção e a Reflexão, 2008.

2.
MAROTTA, Marcelo H.. Sobre o Problema da Identidade Cultural dos Artefatos na Análise Contextual da Arte Etrusca. In: II Encontro de História da Arte - Teoria e História da Arte: Abordagens Metodológicas, 2006, Campinas, SP. II Encontro de História da Arte - Teoria e História da Arte: Abordagens Metodológicas, 2006.

3.
MAROTTA, Marcelo H.. A Recepção de Motivos Iconográficos Gregos na Etrúria. In: I Encontro de História da Arte - IFCH - UNICAMP, 2005, Campinas, SP. Revisão Historiográfica: O Estado da Questão. Campinas, SP: IFCH - UNICAMP, 2005. v. Vol. 2. p. 178-187.

Apresentações de Trabalho
1.
MAROTTA, Marcelo H.. Tarquínio e Lucrécia (1874) de Almeida Júnior ? O original e a cópia no ensino e na prática das artes; O episódio na história da República Romana e a sua fortuna na história da arte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MAROTTA, Marcelo H.. Sobre o Problema da Identidade Cultural dos Artefatos na Análise Contextual da Arte Etrusca. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MAROTTA, Marcelo H.. A Recepção de Motivos Iconográficos Gregos na Etrúria. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MAROTTA, Marcelo H.. Helena Marc: Nebulosa (um fragmento de crítica de arte) 2012 (Crítica de Arte).

2.
MAROTTA, Marcelo H.. ?The special manner that defines my art?: The boarders from the National School of Fine Arts and the artistic scene in Munich in the end of the Nineteenth Century. Campinas, SP: Revista de História da Arte e Arqueologia - IFCH/UNICAMP, 2010. (Tradução/Artigo).

3.
MAROTTA, Marcelo H.. Antiquity at the service of France's 'extreme rights': GRECE, Front National and Terre et Peuple. Oxford: Archaeopress, 2008. (Tradução/Artigo).

4.
MAROTTA, Marcelo H.. Biographical Notes: Nicolina Vaz de Assis. Rio de Janeiro, RJ: DezenoveVinte, 2008. (Tradução/Artigo).

5.
MAROTTA, Marcelo H.. Fancy Ball, by Rodolpho Chambelland: The Figuration of Frenzy. Rio de Janeiro, RJ: DezenoveVinte, 2008. (Tradução/Artigo).

6.
MAROTTA, Marcelo H.. Giulio Romano in the Editions of Giorgio Vasari?s Vite. Campinas, SP: Revista de História da Arte e Arqueologia - IFCH/UNICAMP, 2008. (Tradução/Artigo).

7.
MAROTTA, Marcelo H.. Meirelles, Zeferino, Bernardelli and others: the trajectory of the pensioners of the Imperial Academy in Rome. Campinas, SP: Revista de História da Arte e Arqueologia - IFCH/UNICAMP, 2008. (Tradução/Artigo).

8.
MAROTTA, Marcelo H.. Propria Belgarum laus: Domenicus Lampsonius and the Pictorum Aliquot Celebrium Germaniae Inferioris Effigies. Campinas, SP: Revista de História da Arte e Arqueologia - IFCH/UNICAMP, 2007. (Tradução/Artigo).

9.
MAROTTA, Marcelo H.. The man in black behind the court. Campinas, S.P.: Centro de História da Arte e Arqueologia da Universidade Estadual de Campinas, 2006. (Tradução/Artigo).

10.
MAROTTA, Marcelo H.. The economical discourses and the Flemish art in the fifteenth and sixteenth centuries: reflexions on the luxury market based on Jan van Dornicke's MASP triptych. Campinas, S.P.: Centro de História da Arte e Arqueologia da Universidade Estadual de Campinas, 2006. (Tradução/Artigo).

11.
MAROTTA, Marcelo H.. Archaeological researches in the central region of São Paulo State ? Fapesp Project. Campinas, SP: Centro de História da Arte e Arqueologia da Universidade Estadual de Campinas, 2006. (Tradução/Artigo).

12.
MAROTTA, Marcelo H.. To excavate the past, to (re-) construct the present: the symbolic uses of Classical Antiquity by Napoleon Bonaparte. Campinas, S.P.: Centro de História da Arte e Arqueologia da Universidade Estadual de Campinas, 2006. (Tradução/Artigo).

13.
MAROTTA, Marcelo H.. The representation of Justice in Mantegna's funerary chapel. Campinas, SP: CENTRO DE HISTÓRIA DA ARTE E ARQUEOLOGIA - IFCH/UNICAMP, 2005. (Tradução/Artigo).

14.
MAROTTA, Marcelo H.. BRAZILIAN DECORATIVE ART: The Brazilian plant (copied from the natural) applied to ornamentation by Theodoro Braga. Campinas, SP: CENTRO DE HISTÓRIA DA ARTE E ARQUEOLOGIA - IFCH/UNICAMP, 2005. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MAROTTA, Marcelo H.. Cartas do Tio Celo. 2014; Tema: Educação da sensibilidade e dos valores fundamentais voltado para o público infanto-juvenil. (Rede social).

2.
MAROTTA, Marcelo H.. Cartas do Tio Celo. 2012; Tema: Educação da sensibilidade e dos valores fundamentais voltado para o público infanto-juvenil. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
MAROTTA, Marcelo H.. IEL - 0198 - A Atualidade do 'Clássico e o Legado da Antiguidade para a História da Arte. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MAROTTA, Marcelo H.. IEL - 0187 - A Atualidade do 'Clássico' e o Legado da Arte Antiga para a História da Arte. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MAROTTA, Marcelo H.. IEL - 0178 - Introdução à História da Arte Antiga (Grécia, Etrúria e Roma): Imagens e Textos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MAROTTA, Marcelo H.. IEL - 0178 - Introdução à História da Arte Antiga (Grécia, Etrúria e Roma): Imagens e Textos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MAROTTA, Marcelo H.. A Cultura Etrusca vista através de sua cultura material: breve panorama. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MAROTTA, Marcelo H.. Um Panorama da Arte Etrusca. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
.II Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais e VIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais. 2006. (Outra).

2.
II Encontro de História da Arte (Teoria e História da Arte: Abordagens Metodológicas).Sobre o Problema da Identidade Cultural dos Artefatos na Análise Contextual da Arte Etrusca. 2006. (Encontro).

3.
.VIII Colóquio Internacional do CPA - "Prazer, Felicidade e Justa Medida no Mundo Antigo". 2005. (Outra).

4.
.Ciclo de Seminários sobre a História da Guerra. 2004. (Seminário).

5.
.II Simpósio Internacional sobre a Tradição Clássica: "A Tradição Clássica e a Questão Religiosa". 2004. (Simpósio).

6.
I Encontro de História da Arte: Revisão Historiográfica - O Estado da Questão.A Recepção de Motivos Iconográficos Gregos na Etrúria. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAROTTA, Marcelo H.. IV Encontro de História da Arte - A Arte e a História da Arte entre a Produção e a Reflexão. 2008. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MAROTTA, Marcelo H.. O gesto antropofágico de Daniel Alves. Carta Campinas, 28 abr. 2014.

2.
MAROTTA, Marcelo H.. A eficácia simbólica dos gestos. Carta Campinas, 29 abr. 2014.

3.
MAROTTA, Marcelo H.. Olhando pelo microscópio a ação de não-ação. Carta Campinas, 04 maio 2014.

4.
MAROTTA, Marcelo H.. Considerações Extemporâneas I: Xingar ou Não Xingar?. Carta Campinas, 14 jun. 2014.

5.
MAROTTA, Marcelo H.. Um fragmento de contra-crítica de arte. Carta Campinas, 06 jul. 2014.

6.
MAROTTA, Marcelo H.. O rei está nu ? o que está por trás do novo ?Templo de Salomão?. Carta Campinas, 02 ago. 2014.

7.
MAROTTA, Marcelo H.. O Oscar e a impertinência de certa crítica de arte: Whiplash, Birdman e American Sniper. Carta Campinas, 22 fev. 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
MAROTTA, Marcelo H.. Tarquínio e Lucrécia (1874) de Almeida Júnior ? O original e a cópia no ensino e na prática das artes; O episódio na história da República Romana e a sua fortuna na história da arte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MAROTTA, Marcelo H.. IEL - 0178 - Introdução à História da Arte Antiga (Grécia, Etrúria e Roma): Imagens e Textos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MAROTTA, Marcelo H.. IEL - 0178 - Introdução à História da Arte Antiga (Grécia, Etrúria e Roma): Imagens e Textos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MAROTTA, Marcelo H.. IEL - 0187 - A Atualidade do 'Clássico' e o Legado da Arte Antiga para a História da Arte. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MAROTTA, Marcelo H.. IEL - 0198 - A Atualidade do 'Clássico e o Legado da Antiguidade para a História da Arte. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Redes sociais, websites e blogs
1.
MAROTTA, Marcelo H.. Cartas do Tio Celo. 2012; Tema: Educação da sensibilidade e dos valores fundamentais voltado para o público infanto-juvenil. (Blog).

2.
MAROTTA, Marcelo H.. Cartas do Tio Celo. 2014; Tema: Educação da sensibilidade e dos valores fundamentais voltado para o público infanto-juvenil. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 23:07:32