Paulo Cezar Barbosa Mello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2766104772518381
  • Última atualização do currículo em 18/02/2017


Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Fundação Cásper Líbero (1996). Especialista em Design de Hipermídia pela Universidade Anhembi Morumbi (2004). Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (2006). Doutorando em Poeticas Visuais pela Universidade de São Paulo (2011) Professor aulista, na área e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Professor convidado (pós graduação) na áreas de Comunicação e Mídias Digitais na Universidade São Judas Tadeu e Universidade São Marcos. Criador e organizador do Congresso Internacional em Artes, Novas Tecnologias e Comunicação - CIANTEC. Fora do meio acadêmico atua como diretor de criação, designer e consultor em comunicação e novas mídias. As áreas de experiência, interesse e pesquisa estendem-se entre a Comunicação Social, Desenho Industrial e Filosofia, desenvolvendo temas como design, arte, estética, hipermídia, novas mídias e novas tecnologias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Cezar Barbosa Mello
Nome em citações bibliográficas
MELLO, Paulo;Mello, PC;PC Mello;Mello, PCB

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Propaganda e Marketing, CSOS.
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123
Vila Mariana
04018010 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 50854600
URL da Homepage: http://www.espm.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Artes Visuais.
Escola de Comunicação e Artes - USP, ECA USP, Brasil.
Título: Site Specificity na Arte Contemporânea: Inhotim, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Elza Maria Ajzenberg.
Palavras-chave: Site Specific Art; arte contemporânea; Inhotim; Museus Contemporâneos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2011 - 2015
Doutorado em Artes Visuais.
Escola de Comunicação e Artes - USP, ECA USP, Brasil.
com período sanduíche em New York University (Orientador: Eduardo Subirats).
Título: Site Specificity na arte contemporânea: Inhotim, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Elza Azenberg.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2003 - 2006
Mestrado em Estética e História da Arte.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: HIPERARTE, uma poética do suporte: Percepção Estética,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Élide Monzéglio.
Palavras-chave: hipermídia; comunicação; arte contemporânea; ciberespaço; estética.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual / Especialidade: Estética e Design.
Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação Média de Formação Geral.
2003 - 2004
Especialização em Design de Hipermídia. (Carga Horária: 340h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: Sentidos em hipermídia.
Orientador: Nelson Soma.
1993 - 1996
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
1988 interrompida
Graduação interrompida em 1991 em Administração Com Ênfase Em Análise de Sistemas.
Faculdades Associadas São Paulo, FASP, Brasil.
Ano de interrupção: 1991
1985 - 1987
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Técnico Paralelo, CTP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Lattes mas não mordes. (Carga horária: 3h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2014 - 2014
Physical Computing with Arduino. (Carga horária: 16h).
Pioneer Works, PN, Estados Unidos.
2014 - 2014
Experiências em pedagogias ativas. (Carga horária: 8h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2014 - 2014
Artists on Artists: Alighieri e Boetti. (Carga horária: 4h).
DIA Art Foundation, DIA:CHELSEA, Estados Unidos.
2014 - 2014
Digital Publishing. (Carga horária: 8h).
Noble Desktop, ND, Estados Unidos.
2014 - 2014
Gallery Talks: Nat Trotman on Joseph Beuys. (Carga horária: 4h).
DIA Art Foundation, DIA:CHELSEA, Estados Unidos.
2014 - 2014
Carl Andre: Sculpture as place 1958-2010. (Carga horária: 4h).
DIA Art Foundation, DIA:CHELSEA, Estados Unidos.
2014 - 2014
Leslie Hewitt on Carl Andre. (Carga horária: 4h).
DIA Art Foundation, DIA:CHELSEA, Estados Unidos.
2014 - 2014
Momuments, Monumentality, monumentalization. (Carga horária: 4h).
DIA Art Foundation, DIA:CHELSEA, Estados Unidos.
2014 - 2014
Reading in Contemporary Poetry ? Ariana Reines. (Carga horária: 4h).
DIA Art Foundation, DIA:CHELSEA, Estados Unidos.
2014 - 2014
Frances Stark on Robert Ryman. (Carga horária: 4h).
DIA Art Foundation, DIA:CHELSEA, Estados Unidos.
2013 - 2013
Extensão universitária em Expansão de Repertório e Mediação Cultural. (Carga horária: 6h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em PROJETO PEDAGÓGICO. (Carga horária: 8h).
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, FBAVM, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Arte e Interdisciplinaridade em Processos Educativ. (Carga horária: 2h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação para Docentes - orientação de trabalho. (Carga horária: 2h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2012 - 2012
TRABALHANDO COM MAPAS CONCEITUAIS NA SALA DE AULA. (Carga horária: 3h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2012 - 2012
30ª BIENAL: A IMINENCIA DAS POETICAS. (Carga horária: 12h).
FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO, BIENAL, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em A ABORDAGEM TRIANGULAR E O ENSINO DA ARTE. (Carga horária: 2h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em A IMPORTANCIA DAS INTERVENCOES PESSOAIS E CULTURAI. (Carga horária: 3h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2009 - 2009
WEB 2.0 SECOND LIFE NA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 2h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em CRIAÇÃO DIGITAL. (Carga horária: 34h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em INTERCOM. (Carga horária: 34h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2008 - 2008
GOOGLE ONLINE MARKETING CHALLANGE. (Carga horária: 3h).
Google Brasil Internet, GOOGLE BRASIL, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação para Docentes - orientação de trabalho. (Carga horária: 4h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2008 - 2008
Flash Avançado - Action Script. (Carga horária: 42h).
Eng Dtp e Multimídia, ENG, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Artemídia: Tendências e Práticas Emergentes. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2006 - 2006
Adobe Indesign CS2 - Utilização Dicas e Truques. (Carga horária: 70h).
Grupo Dabra, DABRA, Brasil.
2005 - 2005
Director Mx Básico. (Carga horária: 24h).
Eng Dtp e Multimídia, ENG, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Espaço Visual Experimental. (Carga horária: 135h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Teoria e Metodologia da Pesquisa em Arte. (Carga horária: 135h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2004 - 2004
3d Studio Max.
Impacta Tecnologia, IMPTEC, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em História da Arte Contemporânea. (Carga horária: 135h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Sistemáticas de Pesquisa na Linguagem do Desenho. (Carga horária: 135h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Mensagens Visuais Integradas. (Carga horária: 135h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em A Imagem e a Representação: Estudos Visuais.... (Carga horária: 135h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2002
Flash Mx. (Carga horária: 20h).
Cadritech, CAD, Brasil.
2002 - 2002
Dominando As Técnicas de Ensino. (Carga horária: 3h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Projeto Cor e Imagem. (Carga horária: 135h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2001
Dreamweaver 4 0. (Carga horária: 20h).
Digiarte Treinamento Em Computação, DIG, Brasil.
2001 - 2001
Flash 5. (Carga horária: 20h).
Drc Consulting, DRC, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Projeto Gráfico Teoria e Prática da Diagramação. (Carga horária: 15h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor aulista, Carga horária: 38
Outras informações
Processos de Criação; Criação Publicitária; Design Gráfico para Publicidade; Linguagem Hipermidiática; Computação gráfica (editoração);

Atividades

02/2007 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design para Publicidade
Processos Criativos

Pmstudium Ltda Me, PMS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2014
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Designer - Sócio Proprietário, Carga horária: 40
Outras informações
Estúdio de Design, Comunicação e Marketing

Atividades

12/2002 - Atual
Direção e administração, Pmstudium Ltda Me, .

Cargo ou função
Sócio - Designer.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Aluno
Outras informações
PGHEA - COLABOR


Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 5
Outras informações
Disciplinas ministradas na pós-graduação lato-senso de Comunicação Empresarial: » Processos Criativos » Design Gráfico aplicado à Comunicação Empresarial » Gestão de Marcas Disciplinas ministradas na pós-graduação lato-senso de Criação, Visual e Multimídia: » Multimídia » Internet

Atividades

02/2007 - Atual
Ensino, Criação Visual e Multimídia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Multimídia
02/2007 - 04/2007
Ensino, Comunicação Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Criativos
04/2006 - 06/2006
Ensino, Comunicação Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Construção de Marcas
04/2006 - 06/2006
Ensino, Criação Visual e Multimídia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Internet
02/2006 - 04/2006
Ensino, Comunicação Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Design para Comunicação Empresarial
8/2005 - 11/2005
Ensino, Criação Visual e Multimídia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Internet
5/2005 - 7/2005
Ensino, Criação Visual e Multimídia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Internet
Multimídia
5/2005 - 7/2005
Ensino, Comunicação Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Criativos
10/2004 - 12/2004
Ensino, Comunicação Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Design aplicado à Comunicação Empresarial
8/2003 - 11/2003
Ensino, Criação Visual e Multimídia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Internet

Centro Universitário Ibero Americano, UNIBERO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36

Atividades

2/2005 - 12/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Necs, .

8/2003 - 12/2005
Direção e administração, Comunicação Social, .

Cargo ou função
Coordenador de curso - Publicidade e Propaganda e Design Digital.
8/2001 - 12/2005
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica I e II
Produção Gráfica
Criação Publicitária I e II
Direção e Criação de arte
Ergonomia Visual
Branding
Tipografia Digital
Hipertexto e Hipermídia
2/2003 - 3/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Necs, .


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Atividades

2/2003 - 10/2004
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica
Produção Publicitária
E-Commerce
Informática
Logística
Planejamento de Comunicação e Mídia
Gestão de eventos
2/2003 - 6/2004
Ensino, Produção Editorial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design Editorial I e II

Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Professor convidado da disciplina de Programação Audio-Visual no curso de Pós-Graduação em Produção Editorial.

Atividades

04/2008 - 06/2008
Ensino, Produção Editorial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Audiovisual

Colégio Politécnico Ego Sum, ES, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

8/1999 - 8/2002
Direção e administração, Colégio Politécnico Ego Sum, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
2/1997 - 8/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica
Mercadologia
Produção Gráfica
Eventos
Produção
Inglês
Técnicas Operacionais
Informática Básica
Mecanografia
Fotografia

New York University, NYU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visiting Scholar, Carga horária: 36



Linhas de pesquisa


1.
Design, Arte e Hipermídia aplicados à comunicação social

Objetivo: Este grupo de pesquisa estabelece relações entre as áreas da comunicação social, as novas tecnologias e o fazer comunicação, em específico a área de design e arte junto aos meios de comunicação atual e a necessidade emergente do profissional das novas mídias..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda / Especialidade: Novas Mídias.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: design; Arte; hipermídia; digital; comunicação; ciberespaço.
2.
Ensino de Comunicação voltado para o Mercado Publicitário

Objetivo: Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver novos parâmetros de atualização do ensino acadêmico de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, buscando as necessidades do mercado, relacionando o academicismo ao mercado desejado..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda / Especialidade: Novas Mídias.
Setores de atividade: Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Outro.
Palavras-chave: comunicação; ciberespaço; criatividade; cultura; e-learning; marketing.
3.
Comunicação Contemporânea - Novas mídias


Projetos de pesquisa


2006 - Atual
COLABOR - Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Linguagens Digitais
Descrição: O COLABOR - Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Linguagens Digitais, do Programa Inter-unidades de Pós-Graduação em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA/USP), é uma instituição acadêmica situada na área multidisciplinar de Ciências Humanas, Artes, Estética, Educação, História, Linguistica, Direito, Design e Letras, e tem como objetivo o desenvolvimento de estudos, pesquisas teóricas e produção científica, tecnológica, textual e artística, de caráter experimental no campo das linguagens digitais, especialmente através das redes de comunicação. O COLABOR tem uma função inter-unitária e multidisciplinar no âmbito da Universidade de São Paulo, atuando como instrumento intercambiador e inter-institucional no âmbito estadual, nacional e internacional. Ele está configurado como espaço científico, intelectual e cultural comum a Pesquisadores, Grupos, Núcleos, Centros e Institutos de Pesquisas articulados em torno das necessidades de inovação teórica, epistemológica, estética e metodológica, compatíveis com os princípios da inter- e multidisciplinaridade baseados preferencialmente em Programas de Pós-Graduação nas áreas de Estética, Artes, Ciências da Comunicação, (Informação) História, Direito, Design, Semiótica, Educação, Letras, Linguística, Filosofia, Tecnologia, Antropologia, Administração, Psicologia e Psicanálise. As perspectivas teóricas incluem: teoria do conhecimento, filosofia da linguagem, estudos culturais, teoria das mediações, psicanálise institucional, pesquisa de metodologias, filosofia da arte, epistemologia, antropologia do ciberespaço..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) .
Integrantes: Paulo Cezar Barbosa Mello - Integrante / Artur Matuck - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4


Membro de corpo editorial


2004 - 2005
Periódico: Cadernos Unibero de Produção Científica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual/Especialidade: Design e Estilo.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Editoração Eletrônica.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Computação Gráfica e Hipermídia.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda/Especialidade: Novas Mídias.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Programação Visual/Especialidade: Arte Estética e Design.


Idiomas


Alemão
Compreende PoucoLê Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELLO, Paulo2007MELLO, Paulo; Albuquerque, Inês M. . A rede de internet e as comiunidades artísticas: um novo ponto de encontro virtual.. Comunicarte, v. 26, p. 23-38, 2007.

2.
MELLO, Paulo2006MELLO, Paulo. Interfaces Digitais: Design? Onde?. Comunicarte, v. 25, p. 21-30, 2006.

3.
MELLO, Paulo2005MELLO, Paulo; FRANCO, Vera . O TRABALHO PUBLICITÁRIO: o profissional multi ou multiprofissional?. Cadernos Unibero de Produção Científica, 2005.

4.
MELLO, Paulo2005MELLO, Paulo. MÍDIA DIGITAL, O REFLEXO DE UMA ESTÉTICA CONTEMPORÂNEA. Cadernos Unibero de Produção Científica, v. 4, p. 01, 2005.

5.
MELLO, Paulo2005MELLO, Paulo; PELLEGRINI, Juliana ; MUSETTI JÚNIOR, Sérgio . Da art-noveau ao Design Digital. Cadernos Unibero de Produção Científica, São Paulo, v. 2, p. 9-14, 2005.

6.
MELLO, Paulo2005MELLO, Paulo; FRANCO, V. L. F. . O trabalho publicitário: o profissional multi ou multiprofissional. Cadernos Unibero de Produção Científica, v. 4, p. 4º artigo, 2005.

7.
MELLO, Paulo;Mello, PC;PC Mello;Mello, PCB2005MELLO, Paulo; FRANCO, V. L. F. . O trabalho publicitário: o profissional multi ou multiprofissional. Revista Eletrônica Unibero de Produção Científica, v. 4, p. 4º artigo, 2005.

8.
SANTIANNI, Danilo Fernandes2005SANTIANNI, Danilo Fernandes ; MELLO, Paulo . Obra de arte × acaso da natureza. Cadernos Unibero de Produção Científica, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AJZENBERG, Elza ; MELLO, Paulo . Arte e Ciência - Modernidade versus Pós-modernidade. 1. ed. São Paulo: PMStudium Com e Design, 2011. 111p .

2.
Cegato, J. V. Bertomeu ; MELLO, Paulo . Criação Visual e Multimídia. São Paulo: Cenage Learning, 2009. v. 01. 150p .

3.
MELLO, Paulo. Produção Gráfica. 1. ed. São Paulo: Renovarum, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
MELLO, Paulo. Criação e arte na hipermídia. In: ESTAL. (Org.). CIDAE. 1ed.Lisboa: ESTAL, 2005, v. , p. -.

2.
MELLO, Paulo. Hiperarte, uma poética do suporte. In: Elza Ajzenberg. (Org.). Estética USP 70 anos. São Paulo: , 2004, v. 2, p. -.

3.
MELLO, Paulo. Contemporis: uma história de experimentos e tecnologias. In: Elza Ajzenberg. (Org.). Metáforas Urbanas uma investigação de conteúdos. 1ed.São Paulo: MAC USP, 2003, v. 1, p. 245-250.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELLO, Paulo; Rizolli, M. ; LIMA, I. ; ORESTES, I. S. ; SCHWARTZ, Rosana . Contemporaneity as identity development. In: Linguagens e Complexidades na Atualidade, 2014, São Paulo. Linguagens e Complexidades na Atualidade. São Paulo: PMStudium Com E Design, 2014. p. 89-101.

2.
MELLO, Paulo. A Natureza Contemporânea da Arte. In: Congresso Internacional em Artes, Novas Tecnologias e Comunicação, 2014, Campo Grande. A Natureza Contemporânea da Arte. São Paulo: Pmstudium Com E Design, 2014.

3.
MELLO, Paulo; Rizolli, M. ; ORESTES, I. S. ; SCHWARTZ, Rosana ; LIMA, I. . Contemporaneity as identity development. In: Linguagens e Complexidades na Atualidade, 2014, São Paulo. Linguagens e Complexidades na Atualidade. São Paulo: PMstudium Com E Design, 2014. p. 89-101.

4.
MELLO, Paulo; Rizolli, M. ; SCHWARTZ, Rosana ; ORESTES, I. S. ; LIMA, I. . Contemporaneity as identity development. In: The European Conference on Arts and Humanities 2013, 2013, Brighton. The European Conference on Arts and Humanities 2013. Brighton: IAFOR, 2013. p. 336-345.

5.
MELLO, Paulo; Rizolli, M. ; SCHWARTZ, Rosana ; LIMA, I. ; ORESTES, I. S. . Contemporaneity as Identity Development. In: The European Conference on Arts and Humanities 2013, 2013, Brighton. Conference Proceedings. Brighton: IAFOR, 2013. p. 336-345.

6.
MELLO, Paulo; Fonseca, Reinaldo . Curating for Critical Mediation. In: InSEA 2012 EUROPEAN CONGRESS, 2012, LIMASSOL. ARTS EDUCATIN IN THE CROSS ROAD OF CULTURES. LIMASSOL: CYSEA, 2012. p. 65-70.

7.
MELLO, Paulo; Fonseca, Reinaldo . Curating for Critical Mediation. In: CONTENPART 2012, 2012, ISTAMBUL. NEW QUESTIONS ON CONTEMPORARY ARTS. ISTAMBUL: DAKAM, 2012. p. 100-110.

8.
MELLO, Paulo; Fonseca, Reinaldo . As Imbricações da cultura contemporânea à popular. In: CIANTEC'12, 2012, Brumadinho. As Imbricações da cultura contemporânea à popular. São Paulo: Pmstudium Com E Design, 2012. p. 05.

9.
MELLO, Paulo; Fonseca, Reinaldo . A fenomenologia contemporânea. In: CIANTEC'10 CONGRESSO INTERNACIONAL EM ARTES, NOVAS TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO, 2010, São Paulo. Arte, Novas Tecnologias e Comunicação: A fenomenologia da Contemporaneidade. São Paulo: Pmstudium Com E Design, 2010. p. 3.

10.
MELLO, Paulo. Homem e Mídia: Questionando as Tendências de Consumo Digital. In: VI SOPCOM - Congresso Ibérico, 2009, Lisboa. Livro Resumos. Lisboa: Universidade Lusofona, 2009. v. 1. p. 327-327.

11.
MELLO, Paulo. Multimedia and Creation. In: WCCA World Congress on Communication and Arts, 2009, São Caetano do Sul, SP. Communications and Arts Beyond Words and Images - Book of Abstracts, 2009. v. 1.

12.
MELLO, Paulo. Apropriações humanas do domínio digital. In: CIANTEC 09, 2009, Aveiro. Ciantec' 09 - Arte, Tecnologia e Comunicação: Novos Territórios do Conhecimento. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2009. p. 70-73.

13.
MELLO, Paulo. Composição VIII. In: 4th Internacional Conference on Digital Arts - Artech 2008, 2008, Porto. Proceedings of the 4th international conference on digital arts. Porto: CITAR, 2008. v. 1. p. 294-295.

14.
MELLO, Paulo. Pluralidade de Olhares. In: CIANTEC' 08, 2008, São Paulo. CIANTEC' 08 ontem, hoje e amanhã: pluralidade de olhares em um percurso comum. São Paulio: MAC USP, 2008. v. 1. p. 10-11.

15.
MELLO, Paulo; Albuquerque, Inês M. . A rede de Internet e as comunidades artísticas: um novo ponto de encontro virtual. In: III EHA - Encontro de História da Arte, 2007, Campinas. III EHA, 2007.

16.
MELLO, Paulo. Cotidiano Digital. In: CIANTEC, 2007, São Paulo. Congresso Internacional em Artes e Novas Tecnologias: Caminho das artes para o século XXI. São Paulo: MAC, 2007. p. 42-44.

17.
MELLO, Paulo. Tecnoestética: Percepção Cognitiva. In: I Congresso Internacional de Design: Design, Arte e Novas Tecnologias: Caminhos, Intercâmbios e Fronteiras, 2006, Lisboa. I Congresso Internacional de Design: Design, Arte e Novas Tecnologias: Caminhos, Intercâmbios e Fronteiras. Lisboa: ISCE, 2006. p. 474-482.

18.
MELLO, Paulo; Albuquerque, Inês M. . Digital interfaces: Design issues to consider. In: International Conference on Organizational Semiotics, 2006, Campinas. International Conference on Organizational Semiotics. Campinas SP: UNICAMP IC, 2006. p. 125-126.

19.
MELLO, Paulo. Hiperarte, uma poética do suporte: Percepção digital. In: Terceira Conferência Internacional de Arte Electrónico e Dixital, 2006, Pontevedra. Reinicia Arte, tecnoloxia, ciencia, sociedade. Vigo: Universidade de Vigo, 2006. v. 1. p. 146-153.

20.
MELLO, Paulo. Arte Digital no ambiente Hipermidiático. In: IV Congresso de Estética e História da Arte - Arteeconhecimento, 2006, São Paulo. ARTEECONHECIMENTO. São Paulo: MAC USP, 2006. p. 389-394.

21.
MELLO, Paulo. Criação e arte na hipermídia. In: Estado da Arte em Design: I Congresso Internacional de Design, 2005, Lisboa. Estado da Arte em Design: I Congresso Internacional de Design. Lisboa: ESTAL, 2005. p. 159-166.

22.
AJZENBERG, Elza ; ABUASSI, Adriana ; MELLO, Paulo ; SANTONIERO, Nilton ; SPIRONELI, Stella . Hiperarte: Uma poética do suporte. In: Estética USP 70 Anos, 2004, São Paulo. Estética USP 70 Anos. São Paulo, 2004. v. 2. p. 278-282.

23.
AJZENBERG, Elza ; MELLO, Paulo . Con Temporis: Uma história de experimentos e tecnologias. In: Metáforas Urbanas, uma investigação de conteúdos, 2003, São Paulo. Metáforas Urbanas, uma investigação de conteúdos. São Paulo, 2003. p. 245-250.

Artigos aceitos para publicação
1.
Mello, PC. Revisiting Site Specificity: Contemporary Museums. The International Journal of Arts Theory and History, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
MELLO, Paulo; Rizolli, M. ; Lima, Ismael . Contemporaneity as identity development. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MELLO, Paulo; Fonseca, Reinaldo . CURATING FOR CRITICAL MEDIATION. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MELLO, Paulo. CONSTRUÇÃO DE PORTFOLIO ONLINE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MELLO, Paulo; Fonseca, Reinaldo . CURATING FOR CRITICAL MEDIATION. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MELLO, Paulo. CRIAÇÃO DE PORTIFOLIO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MELLO, Paulo. Homem e Mídia: Questionando as Tendências de Consumo Digital. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MELLO, Paulo. Multimedia and creation. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MELLO, Paulo; SILVA, C.E. . Criação Digital. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MELLO, Paulo. CRIAÇÃO DIGITAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MELLO, Paulo; Albuquerque, Inês M. . A rede de Internet e as comunidades artísticas: um novo ponto de encontro virtual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MELLO, Paulo. Cotidiano Digital. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MELLO, Paulo. Hiperarte, uma poética do suporte: percepção estetica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MELLO, Paulo. Tecnoestética: percepção cognitiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MELLO, Paulo. Hiperarte, uma poética do suporte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MELLO, Paulo; Albuquerque, Inês M. . Digital Interface: Design Issues to consider. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MELLO, Paulo. Criação e Arte na Hipermídia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MELLO, Paulo. Hiperarte: Uma poética do suporte. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MELLO, Paulo. Con Temporis: Uma história de experimentos e tecnologias. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MELLO, Paulo. Criatividade e Inovação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
MELLO, Paulo. Comunicação e criatividade na transdisciplinaridade. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Balderramas, S.C. ; MELLO, Paulo . Maya´ya. São Paulo, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
MELLO, Paulo. Waldemar Cordeiro uma referência mais que atual 2003 (Apresentação Acadêmica).

3.
MELLO, Paulo; MIURA, Veriano ; SPIRONELI, Stella ; SANTONIERO, Nilton ; REIS, João Jericó ; CASEIRO, Sandra . Dimensão Paulista 2002 (Apresentação Acadêmica).

4.
MELLO, Paulo; MIURA, Veriano ; SPIRONELLI, Stella ; SANTONIERO, Nilton ; REIS, João Jericó ; PEREIRA, Luciana . 100 Anos de Villa Penteado 2002 (Apresentação Acadêmica).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MELLO, Paulo; SILVA, Araken Leão Biagi da ; ALMEIDA, Roseli ; MARTINS, Silmara ; ARANHA, Rita de Cássia ; CIPRIANO, Alexandre . Pintando o Som. 2004.

2.
MELLO, Paulo; BORTOLUCI, Lauci ; ABUASSI, Adriana ; NASCIMENTO, Emerson ; FARINA, Maria Silvia . Villa Penteado, a Nova Arte Brasileira. 2004.

3.
MELLO, Paulo; REIS, João Jericó ; SANTONIERO, Nilton ; SPIRONELI, Stella ; CASEIRO, Sandra ; MIURA, Veriano . Dimensão Paulista. 2002.

4.
MELLO, Paulo; MIURA, Veriano ; SPIRONELI, Stella ; SANTONIERO, Nilton ; REIS, João Jericó ; PEREIRA, Luciana . 100 anos de Vila Penteado. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
MELLO, Paulo. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica PIBIC e PIVIC Mackenzie e PIBIC CNPQ. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MELLO, Paulo; Fonseca, Reinaldo ; OLIVEIRA, A. M. . IDEIAS VESPERTINAS. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MELLO, Paulo. I SEMINARIO HISTORIAS DE ROTEIRISTAS. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
Mello, PC; OLIVEIRA, A. M. ; AJZENBERG, Elza ; Barbosa, Ana Mae ; Rizolli, M. ; SCHWARTZ, Rosana . CIANTEC´16. 2016; Tema: A força do terror como inspiração criativa: filhos do cotidiano contemporâneo.. (Site).

2.
Mello, PC; Fonseca, Reinaldo ; Matuck, Artur . CIANTEC. 2007; Tema: Caminhos da arte para o século XXI. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MELLO, Paulo. CIANTEC' 14 A Natureza contemporânea da Arte. 2014. (Editoração/Anais).

2.
ORESTES, I. S. ; MILANI, E. H. ; MELLO, Paulo . Linguagens e Complexidades na Atualidade. 2014. (Editoração/Anais).

3.
MELLO, Paulo; Fonseca, Reinaldo . CIANTEC' 12 as imbricações da cultura contemporânea à p opular. 2012. (Editoração/Anais).

4.
MELLO, Paulo; Fonseca, Reinaldo . CIANTEC' 10 - ARTE, NOVAS TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO: FENOMENOLOGIA DA CONTEMPORANEIDADE. 2010. (Editoração/Anais).

5.
MELLO, Paulo. CRIAÇÃO EM MIDIAS DIGITAIS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MELLO, Paulo. O PORTIFOLIO NA ERA DIGITAL. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MELLO, Paulo; Fonseca, Reinaldo ; Albuquerque, Inês M. ; Oliveira, R.M.P . CIANTEC' 09 Arte, tecnologia e comunicação novos territórios do conhecimento. 2009. (Editoração/Anais).

8.
MELLO, Paulo. Criação Digital. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
MELLO, Paulo. CIANTEC' 08 - Congresso Internacional em Arte, Novas Tecnologias e Comunicação: Ontem, hoje e amanhã: pluralidade de olhares em um percurso comum. 2008. (Editoração/Anais).

10.
MELLO, Paulo; Fonseca, Reinaldo ; Albuquerque, Inês M. . Mídias Contemporâneas: Digitalidade?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
MELLO, Paulo. CIANTEC Congresso Internacional em artes e novas tecnologias: Caminho das artes para o século XXI. 2007. (Editoração/Anais).

12.
MELLO, Paulo; BORTOLUCI, Lauci ; ABUASSI, Adriana ; NASCIMENTO, Emerson ; FARINA, Maria Silvia ; LOPES, Polyana Canhete . Vila Penteado, a nova arte brasileira. 2004. (Relatório de pesquisa).

13.
MELLO, Paulo. O design visual: Da criação ao projeto à finalização. 2002. (Relatório de pesquisa).

14.
MELLO, Paulo. Fotografia Digital. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
MELLO, Paulo. A intuição no design pela imagem virtual: Ferramentas da informática e gerações de imagens objeto. 2001. (Relatório de pesquisa).

16.
MELLO, Paulo; GABBAI, Livia ; MIURA, Veriano . Percepção das cores na relação espaço-tempo da 4ª dimensão. 2001. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MELLO, Paulo. Composição VIII. 2008.

2.
MELLO, Paulo. Re-Composição VIII. 2007 (Exposição Coletiva).

3.
MELLO, Paulo; PEREIRA, Luciana . Instalação: design do dia-a-dia. 2003.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PC Mello; BASTOS, Marcus; HILDEBRAND, Hermes Renato. Participação em banca de LEANDRO DA CONCEIÇÃO CARDOSO. A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TEÓRICO DOS DESIGNERS DIGITAIS, NO DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES EM APLICATIVOS PARA SMARTPHONES RELACIONADOS AO MONITORAMENTO DA SAÚDE CARDÍACA DO USUÁRIO. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MELLO, Paulo; Smith, J.. Participação em banca de Daniel Sztanderski Curalov et al.Viva La Revolución. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital) - Centro Universitário FIEO.

2.
MELLO, Paulo; Rugai, H.. Participação em banca de FELIPE ARRUDA T. DE LIMA et al.Rebobina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital) - Centro Universitário FIEO.

3.
MELLO, Paulo; Toledo, J.. Participação em banca de Bruno Porfirio Da Trindade et al.Caso Grave. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital) - Centro Universitário FIEO.

4.
MELLO, Paulo. Participação em banca de EDUARDO NAZIAZENO FAVASSA, EDUARDO PEREZ MANGP, GUILHERME NE.GRIFE GURIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

5.
MELLO, Paulo. Participação em banca de DANILO SANCHES, FERNANDA BELO, IARA OLIVEIRA, JULIANA SILVA.SIMPLS: A NOVA FORMA DE ANDAR DA ADOLESCENTE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

6.
MELLO, Paulo. Participação em banca de LARA JORGE, RICARDO KATAYAMA, RODRIGO JUNQUEIRA E STIVI ZANQ.ESTUDO SOBRE O POSICIONAMENTO DA MARCA DE REFRIGERADORES CONTINENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

7.
MELLO, Paulo. Participação em banca de BRUNA BORDINI, GIULIANO BARRONI, LIGIA BUARQUE, PRISCILA BAT.PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA FIXAR A IMAGEM DO RIO QUENTE RESORTS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

8.
MELLO, Paulo; PANONTIM P. C.; IZUMI, F.. Participação em banca de Angelo Campanha (...).Estudo sobre a recolocação do deficiente físico no mercado de trabalho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

9.
MELLO, Paulo. Participação em banca de Érica Saraval (et al).Estudo do conhecimento do Ecolápis de cor Colour Grip e aumento nas vendas no período de volta às aulas do Estado de São Paulo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

10.
MELLO, Paulo. Participação em banca de Giancarlo Martelozzo.Definição das Estratégias de marketing e comunicação para atrair novos usuários para o site MIXME. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

11.
MELLO, Paulo. Participação em banca de Quelita A. Dantas (et al).Proposta de Reposicionamento da percepção da marca Skin Health como Clínica de cirurgia plástica, Medicina Estética e gestão antienvelhecimento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

12.
MELLO, Paulo. Participação em banca de Ken Rosaka (et al).Estudo para comunicação visando fortalecimento da marca soho hair international. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

13.
MELLO, Paulo. Participação em banca de Elói Carrara (et al).Plano de comunicação visando aumentar as vendas e o posicionamento na mente do cliente da marca Visto Permanente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

14.
MELLO, Paulo. Participação em banca de Bruno de Andrade Ranieri (et al).Vodka Skyy. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

15.
MELLO, Paulo. Participação em banca de Bruno Engles Venditi (et al).Análise e reconstrução da comunicação do serviço Sedex Hoje. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

16.
MELLO, Paulo. Participação em banca de Juliana da Conceição Batista (et al).Site Buscapé: aumento do número de unique visitors na região da grande São Paulo e investimento publicitário de médios e grandes anunciantes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

17.
MELLO, Paulo; LOURENÇO, Elwyn; PINHEIRO, Noslen. Participação em banca de Thays Brasil de Souza.Projeto Experimental 2003. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ibero Americano.

18.
MELLO, Paulo; LOURENÇO, Elwyn; PINHEIRO, Noslen. Participação em banca de Camila Florêncio.GRAAC. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ibero Americano.

19.
MELLO, Paulo. Participação em banca de Grupo de 4º ano.Mini-Projeto Experimental. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Cidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MELLO, Paulo. MEGA CASE P&G 2011. 2011. Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
MELLO, Paulo. XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2008. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

3.
MELLO, Paulo. XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2008. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

4.
MELLO, Paulo. XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2008. Universidade Presbiteriana Mackenzie.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional em Artes, Novas Tecnologias e Comunicação. A Natureza Contemporânea da Arte. 2014. (Congresso).

2.
The European Conference on Arts and Humanities 2013. Contemporaneity as identity development. 2013. (Congresso).

3.
CIANTEC'12. As Imbricações da cultura contemporânea à popular. 2012. (Congresso).

4.
CONTENPART. Curating the critical Mediation. 2012. (Congresso).

5.
INSEA 2012 EUPEAN CONGRESS. CURATING FOR CRITICAL MEDIATION. 2012. (Congresso).

6.
VI ENCONTRO DE COMUNICAÇÃ E LETRAS.CONSTRUÇÃO DE PORTFOLIO ONLINE. 2012. (Oficina).

7.
VII ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS.COMUNICAÇÕES, LINGUAGENS E EMPREENDEDORISMO. 2012. (Outra).

8.
VIII SEMINARIO INTERNACIONAL PEDAGOGIA NO CAMPO EXPANDIDO. 2012. (Seminário).

9.
ENCONTRO SOBRE O ENSINO DA ARTE CONTEMPORANEA. 2011. (Encontro).

10.
MEGA CASE P&G 2011.AVALIAÇÃO PROTECTOR & GAMBLE DO BRASIL. 2011. (Outra).

11.
CIANTEC'10 CONGRESSO INTERNACIONAL EM ARTES, NOVAS TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO. A fenomenologia contemporânea. 2010. (Congresso).

12.
V ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS.CRIAÇÃO DE PORTFÓLIO. 2010. (Oficina).

13.
CIANTEC'09 CONGRESSO INTERNACIONAL EM ARTES, NOVAS TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO. Apropriações Humanas do domínio digital. 2009. (Congresso).

14.
I SEMINARIO HISTORIAS DE ROTEIRISTAS.PROCESSO CRIATIVO, ANIMAÇAO E HQ. 2009. (Seminário).

15.
I Seminário Histórias de Roteiristas.Comunicação publicitária. 2009. (Seminário).

16.
IV Encontro de Comunicação e Letras.Criação em Mídias Digitais. 2009. (Encontro).

17.
IV Encontro de Comunicação e Letras.O portifólio na era digital. 2009. (Encontro).

18.
VI SOPCOM - Congresso Ibérico. Homem e Mídia: Questionando as Tendências de Consumo Digital. 2009. (Congresso).

19.
WCCA World Congress on Communication and Arts. Multimedia and Creation. 2009. (Congresso).

20.
WCCA World Congress on Communication and Arts. 2009. (Congresso).

21.
4th Internacional Conference on Digital Arts - Artech 2008. Composição VIII. 2008. (Congresso).

22.
CIANTEC' 08 CONGRESSO INTERNACIONAL EM ARTES, NOVAS TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO. Pluralidade de Olhares. 2008. (Congresso).

23.
GOOGLE ONLINE MARKETING CHALLANGE. 2008. (Encontro).

24.
XIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2008. (Congresso).

25.
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIAO SUDOESTE. PUBLICIDADE E PROPAGANDA - MODALIDADE MERCHANDISING. 2008. (Congresso).

26.
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIAO SUDOESTE. AUDIOVISUAL - MODALIDADE EDUCATIVO. 2008. (Congresso).

27.
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIAO SUDOESTE. JORNALISMO - MODALIDADE DIGITAL. 2008. (Congresso).

28.
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIAO SUDOESTE.CRIAÇÃO DIGITAL. 2008. (Oficina).

29.
Adobe Creative Suite 3. 2007. (Oficina).

30.
CIANTEC. 2007. (Congresso).

31.
CIANTEC'07 CONGRESSO INTERNACIONAL EM ARTES, NOVAS TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO. Cotidiano Digital. 2007. (Congresso).

32.
III EHA - Encontro de História da Arte. A rede de Internet e as comunidades artísticas: um novo ponto de encontro virtual. 2007. (Congresso).

33.
III EHA - Encontro de História da Arte. 2007. (Congresso).

34.
XXX Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2007. (Congresso).

35.
Acta Media 5 - Simpósio de Artemídia e Cultura Digital. 2006. (Simpósio).

36.
I Congresso Internacional de Design: Design, Arte e Novas Tecnologias: Caminhos, Intercâmbios e Fronteiras. Tecnoestética: Percepção Cognitiva. 2006. (Congresso).

37.
International Conference on Organizational Semiotics. Digital Interfaces: Design Issues to consider. 2006. (Congresso).

38.
IV Congresso de Estética e História da Arte - Arteeconhecimento. Arte Digital no ambiente Hipermidiático. 2006. (Congresso).

39.
Terceira Conferência Internacional de Arte Electrónico e Dixital " Conectando Fronteiras". Hiperarte, uma poética do suporte: Percepção Digital. 2006. (Congresso).

40.
Estado da Arte em Design: I Congresso Internacional de Design. Congresso Internacional de Design dos Alunos da Estal - CIDAE. 2005. (Congresso).

41.
ACM Multimedia 2004. 2004. (Congresso).

42.
Estética USP 70 Anos. II congresso de estética e história da arte MAC USP. 2004. (Congresso).

43.
II Seminário Estética e História da Arte - Questões estéticas. 2004. (Seminário).

44.
Semana interdisciplinar de Design Arte e Moda.Encontro, palestras, foruns e mesa redonda entre profissionais de arte, design e moda. 2004. (Encontro).

45.
Metáforas Urbanas, uma investigação de conteúdos. Con Temporis: Uma história de experimentos e tecnologias. 2003. (Congresso).

46.
Adobe Web Solutions. 2000. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELLO, Paulo. CIANTEC' 14 A Natureza contemporânea da Arte. 2014. (Congresso).

2.
AJZENBERG, Elza ; MELLO, Paulo ; OLIVEIRA, A. M. . UMA EXPERIENCIA EM ARTE E CULTURA: FABBRICA. 2012. (Outro).

3.
MELLO, Paulo; Fonseca, Reinaldo ; AJZENBERG, Elza ; OLIVEIRA, A. M. . CIANTEC'12 - CONGRESSO INTERNACIONAL EM ARTES, NOVAS TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO. 2012. (Congresso).

4.
MELLO, Paulo; Fonseca, Reinaldo . CIANTEC'10 - CONGRESSO INTERNACIONAL EM ARTES, NOVAS TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO. 2010. (Congresso).

5.
MELLO, Paulo; Fonseca, Reinaldo . IDEIAS VESPERTINAS. 2010. (Outro).

6.
MELLO, Paulo; Albuquerque, Inês M. ; Fonseca, Reinaldo ; Torres, Ricardo . CIANTEC'09 - Arte, tecnologia e comunicação: novos territórios do conhecimento. 2009. (Congresso).

7.
MELLO, Paulo; Davino, Glaucia . I SEMINARIO HISTORIAS DE ROTEIRISTAS. 2009. (Outro).

8.
MELLO, Paulo. CIANTEC'08 - Ontem, hoje e amanhã: Pluralidade de Olhares num percurso comum. 2008. (Congresso).

9.
Matuck, Artur ; MELLO, Paulo ; Albuquerque, Inês M. . CIANTEC'07 - Congresso Internacional de Artes e Novas Tecnologias - Caminhos da Arte para o Século XXI. 2007. (Congresso).

10.
Matuck, Artur ; MELLO, Paulo . Arte Contemporânea e Suas Interfaces - "Um-Não-Autor apresenta uma não-obra em Paris no século XX". 2007. (Outro).

11.
AJZENBERG, Elza ; MELLO, Paulo . Arteeconhecimento. 2006. (Congresso).

12.
MELLO, Paulo; SPIRONELLI, Stella ; Souza, Rubens ; Speranzini, Manlio M. . Metáforas Urbanas, uma investigação de conteúdos. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Veridiana de Souza Couto. Advertainment. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

2.
Fernando Ferrari. A importância de uma marca forte como referência de participação no mercado contemporâneo. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

3.
Mauro Chinem. entre o obsceno e o sublime. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Criação Visual e Multmídia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

4.
Núria Molena. E-MARCAS de sucesso. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

5.
João Cesar Lopes Toledo Filho. Criação Visual Digital parâmetros e conceitos de criação visual para ambientes digitais. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Criação Visual e Multmídia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

6.
Fabio Augusto Di Giorgio. Cinema no Brasil: 1896 a 2006. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Criação Visual e Multmídia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

7.
Fábio Augusto Rodrigues Pereira. TV Digital: Mudanças e perspectivas. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Criação Visual e Multmídia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

8.
Cristiane de Oliveira Lima. A linguagem imagética no jornalismo impresso. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Criação Visual e Multmídia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

9.
Letícia Karasauskas. Publicidade no crime ou o crime na publicidade: A percepção cor de rosa do crime. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

10.
ANDERSON MARTINS DA COSTA AZEVEDO. JORNALISMO DE ENTRETENIMENTO ON LINE. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Criação Visual e Multmídia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

11.
Claudia Ventura. O Acesso a Internet para Deficientes Visuais. 2006. 74 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Criação Visual e Multmídia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

12.
Fabiano Schimidt. Multimídia Aplicada ao E-Learning. 2006. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Criação Visual e Multmídia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

13.
Maristela Araújo Ajalla Bravo. Cidadania digital: a internet democratizando os serviços públicos. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Criação Visual e Multmídia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

14.
Marcos José Pereira. Sistemas Multimídia Conceitos e Desenvolvimento. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Criação Visual e Multmídia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

15.
Asdrubal Lopes da Silva Neto. A marca Bradesco como motivação institucional.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

16.
Anderson José Espanha. O conceito publicitário aplicado na criação da propaganda interativa. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Criação Visual e Multmídia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

17.
Renata Cortez. O estudo da marca e o valor de sua imagem. Novos mecanismos de Comunicação.. 2005. 54 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Empresarial) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

18.
Anderson Espanha. Propaganda Interativa. 2005. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Criação Visual e Multmídia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

19.
Eduardo Freitas. A arte-educação como forma de inclusão digital. 2003. 35 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Criação Visual e Multmídia) - Universidade São Judas Tadeu. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucas Procópio de Oliveira Tolotti. Coleção de Desejos:Narrativas da condição humana na coleção de arte contemporânea. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

2.
Daniela S., Egly P., Jamile K., Fernanda T., Nelson L.. Aumentando o volume do gatorade açaí guaraná. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

3.
Daniel X., Laura de P., Rodrigo C., Wiliam O.. Terra Shopping: proposta de comunicação no mercado contemporâneo digital. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

4.
Ana Carolina M., Daniel I., Daniel M., Danuzza C., Jonathas. Elaboração de Campanha Publicitária para aumento de market share da revista mundo estranho no mercado editorial brasileiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

5.
Gregório Druskas. Banca de Camisetas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

6.
Diego Alonso, Nathalia Vinhal (...). GSHOCK. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

7.
Bianca Vinanzo. CCBB. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

8.
Cauê Rodrigues. DURAMAX. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

9.
Juliana Fazia Soldano. o projeto para elevar o market share da empresa ford caminhões no segmento de pesados.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

10.
Nathalia França (...). Chilli Beans. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda (Criação / Marketing)) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

Iniciação científica
1.
Lucas Procópio de Oliveira Tolotti. HOMOSSEXUALIDADE NA CONTEMPORANEIDADE: Discurso artístico-publicitário. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

2.
Thiago Marçal. A Publicidade contando a história da censura no Brasil. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ibero Americano. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

3.
Vera Franco. A APLICABILIDADE DAS ARTES PLÁSTICAS NO MERCADO DE TRABALHO PUBLICITÁRIO: INCENTIVO OU EXTINÇÃO DAS ARTES PLÁSTICAS?. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ibero Americano. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

4.
Liliana Fong. O campo de atuação do profissional de Publicidade e Propaganda. 2003. 28 f. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ibero Americano. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.

5.
Gloria Tenório Negrelos. Cinema Contemporâneo na Publicidade. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Ibero Americano. Orientador: Paulo Cezar Barbosa Mello.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
Mello, PC. Revisiting Site Specificity: Contemporary Museums. The International Journal of Arts Theory and History, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
MELLO, Paulo. CONSTRUÇÃO DE PORTFOLIO ONLINE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MELLO, Paulo; Rizolli, M. ; Lima, Ismael . Contemporaneity as identity development. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 14:03:27