Enéias Farias Tavares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1655076745935830
  • Última atualização do currículo em 05/09/2018


Possui graduação em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Concluiu mestrado em Literatura Comparada (2008) pela mesma instituição sob orientação do Prof. Dr. Lawrence Flores Pereira. Durante a escrita da dissertação, traduziu "Otelo - O Mouro de Veneza", de Shakespeare, trabalho que recebeu montagem teatral sob a direção de Aline Castaman no mesmo ano. Sua tese de doutorado (2012) trata da arte poética e pictórica de William Blake. Em 2011, realizou parte de sua formação (doutorado sanduíche) na Universidade de York (Inglaterra) sob orientação do professor Michael Phillips e no Morley College of London, onde reproduziu a técnica usada pelo artista inglês para criar seus livros iluminados. É pesquisador do Laboratório Corpus e professor adjunto do Departamento de Letras Clássicas e Linguística, onde atuou como chefe de departamento entre 2013 e 2014, do Centro de Artes e Letras da UFSM. Foi coordenador substituto do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM entre 2014 e 2016. Em 2014, publicou "A lição de anatomia do temível dr. Louison", primeiro volume da série de ficção retrofuturista Brasiliana Steampunk, romance ganhador do Prêmio Fantasy, da Casa da Palavra/LeYa. Em 2017, junto de AZ Cordenonsi e Nikelen Witter, publicou o romance "A Alcova da Morte", primeiro volume da série de ficção científica e fantasia Guanabara Real. No ano seguinte, o romance foi o ganhador dos prêmios LeBlanc (Melhor Romance Fantástico de 2017) e AGES (Melhor Romance Juvenil de 2017). É organizador de dois volumes (Editora da UFSM, 2014 e 2017) de "Discursos do Corpo na Arte", em parceria com Gisela Biancalana e Mariane Magno. Em 2018, pela editora Arte & Letra, publicou "Fantástico Brasileiro: O insólito Literário do Romantismo ao Fantasismo", livro escrito em parceria com Bruno Anselmi Matangrano e decorrente de exposição itinerante que mapeia a história da literatura fantástica em nosso país, já tendo percorrido estados como RS e PR. Na Pós-Graduação, Tavares tem orientado trabalhos que envolvem Literatura Fantástica Brasileira, os Livros Iluminados de William Blake e a relação entre Poesia e Pintura no Século XIX, além de ministrar para a Graduação a Disciplina de Escrita de Ficção, curso que decorre de seu projeto de extensão e coluna mensal no Portal CosmoNerd intitulados Bestiário Criativo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Enéias Farias Tavares
Nome em citações bibliográficas
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Av. Roraima - Centro de Artes e Letras Departamento de Letras Clássicas e Lingüísitica
Camobi
97105900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32208000
Ramal: 8262


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Letras.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
com período sanduíche em University of York (Orientador: Michael Phillips).
Título: As Portas da Percepção: Texto e Imagem nos Livros Iluminados de William Blake, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Lawrence Flores Pereira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Arte; William Blake.
2006 - 2007
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Otelo - O mouro de Veneza, de Shakespeare: Crítica e tradução literária,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Lawrence Flores Pereira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Literatura Comparada; William Shakespeare; Tradução Literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
2002 - 2005
Graduação em Letras - Português/Inglês/Literaturas.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1999 - 2000
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Tecnológico Maria Rocha, CETMR, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Printmaking: An Introduction. (Carga horária: 40h).
Morley College London, MCL, Inglaterra.
2010 - 2010
Curso de Capacitação de Tutores do Sistema UAB. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em : Oficina de Escrita Criativa. (Carga horária: 120h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina Ministrada: Literatura Greco-Latina em Tradução

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Trabalhadas: Pesquisa em Educação, Introdução aos Estudos Literários I e Estágio Supervisionado II


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Literatura Greco-Latina em Tradução, Literatura Latina em Tradução, Núcleo de Estudos Clássicos (A Tragédia Ateniense do Século V a.C.)

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Literatura Greco-Latina em Tradução, Literatura Latina em Tradução e Núcleo de Estudos Clássicos (Literaturas Clássicas e o Romance no Século XX)

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Literatura Greco-Latina em Tradução I, Literatura Greco-Latina II e Núcleo de Estudos Clássicos (Literaturas Clássicas e Artes Visuais)

Atividades

03/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

03/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .



Linhas de pesquisa


1.
Projeto Seminários de Estudos Clássicos e Medievais
2.
A Tradução Literária e a Interpretação
3.
Tragédia: interpretação e tradução


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Oposição é Verdadeira Amizade: Poéticas Interartes e Recepção Crítica nos Séculos 19 e 20
Descrição: Tomando por mote o provérbio de William Blake em "Matrimônio de Céu e Inferno", o objetivo do projeto é o de mapear no século dezenove e nos contextos inglês, alemão e francês, a forma como a discussão interartes fomentou a obra de artistas, críticos, poetas e pensadores no que concernia à aproximação das artes literárias das visuais, e dessas das cênicas, além da percepção de como essa discussão caracteriza a produção do romance decadentista fin de siècle. Nessa passagem, são as obras de William Blake, Friedrich Nietzsche ? e dos trágicos gregos a partir das idéias deste ?, e dos romances de Huysmans e Wilde que serão priorizados, além dos temas pictóricos centrais ao período, a saber o Laocoonte, Salomé e Édipo e a Esfinge..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Enéias Farias Tavares - Coordenador / Luan Figueiredo - Integrante / Rafael Dotto Scremin' - Integrante.
2012 - Atual
A Arte Compósita de William Blake: Crítica e Tradução Literária
Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é apresentar um estudo que perceba as relações temáticas, estilísticas e poéticas entre a pintura e a poesia do artista inglês William Blake (1757-1827). Nesse sentido, nosso estudo tem por objetivo final a tradução de seus livros iluminados. Para tanto, primeiramente estudaremos como Blake foi observado por seus contemporâneos e por estudiosos posteriores. Após, pesquisaremos a inovação poética, tanto estilística quanto pictórica, articulada por Blake em obras como The Book of Thel, The Marriage of Heaven and Hell, Songs of Innocence and Experience, The Book of Urizen, entre outras. Este trabalho prevê três abordagens de estudo: uma contemplação histórica do período e dos dados biográficos do autor; uma fundamentação crítica e teórica que demonstre em que medida sua obra problematiza tanto o pensamento sistemático religioso anterior ao seu tempo quanto a ênfase racionalista do iluminismo do século XVIII; por fim, um trabalho de tradução poética e de comentário crítico de suas obras iluminadas, valorizando o formato original desses livros, na sua dimensão compósita, ou seja, visual e textual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Enéias Farias Tavares - Coordenador.
2012 - Atual
A Poética Clássica e o Estudo da Literatura: Reflexões Metodológicas
Descrição: Em vista da crescente importância do estudo de reflexões filosófico-estéticas, críticas, teóricas e históricas nos cursos de Letras, pensa-se como fundamental uma discussão metodológica a partir dos textos que compõe a poética clássica (Aristóteles, Horácio e Longino). Tal discussão busca nesses textos fundadores a compreensão de um primeiro esforço em formular uma sistemática estruturação da compreensão da obra de arte. Nesse aspecto, o projeto visará à discussão tanto entre professores quanto entre estudantes sobre as formas de se estudar, de se interpretar e de compreender a criação literária. A importância dessa iniciativa também reside na possibilidade de proporcionar maior alcance dos textos clássicos que figuram nas Poéticas, nomeadamente a tragédia greco-romana. A proposta, portanto, volta-se para um conhecimento mais efetivo da poética clássica e de sua abordagem metodológica, de modo que os textos fundadores sejam melhor aproveitados em relação às demais leituras na área do conhecimento literário sugeridas no decorrer do curso, sejam elas teóricas, sejam ficcionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Enéias Farias Tavares - Coordenador / Andrea do Roccio Solto - Integrante.
2012 - Atual
A tragédia ateniense: contexto histórico e crítica literária
Descrição: Este projeto objetiva fomentar a reflexão acadêmica entre professores e alunos do curso de Letras da UFSM no que concerne à construção, compreensão e recepção da tragédia ateniense, produzida no século IV a.C. Essa ação resultará em apresentação de trabalhos em eventos, organização de atividades acadêmicas, traduções de fragmentos ou de obras trágicas e publicações em periódicos e livros. Do ponto de vista interpretativo, tal estudo objetiva compreender os processos culturais e artísticos que resultaram na encenação do texto dramático no contexto grego. Nesse sentido, a compreensão mais ampla de que o texto cênico era apenas um entre diversos elementos que compunham as dionisíacas atenienses auxiliará em uma interpretação que busque a importância da música, da cenografia, da dança e das práticas corporais para esse tipo específico de gênero literário..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Enéias Farias Tavares - Coordenador.
2012 - Atual
Corpo, imagem e imaginação
Descrição: Este projeto objetiva estudar o conceito de "corpo" e "imagem" a partir do processo de criação do artista cênico. Especificamente, interessa também a interpretação da obra iluminada do artista inglês William Blake como exemplo da utilização do signo visual como forma de articular uma expressão corporal e também discursiva. Como muitos autores destacam, Blake usa o "palco cênico" de seus livros iluminados para dramatizar seus mitos e para conceber uma nova noção de unidade corpo/mente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Enéias Farias Tavares - Coordenador / Mariane Magno Ribas - Integrante.
2010 - 2012
Mapa Textual e Pictórico nos Livros Iluminados de William Blake: Crítica e Tradução Literária
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Enéias Farias Tavares - Coordenador / Lawrence Flores Pereira - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2010 - Atual
Da Tradução Literária: Análises Interpretativas e Recriação
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Otelo - O mouro de Veneza, de Shakespeare: Crítica e Tradução Literária
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
A Tradução Literária e a Interpretação: Um Estudo Teórico e Prático do Exercício da Tradução
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2003
Categorias Analíticas e Procedimentos em Análise Crítica de Gêneros Discursivos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2007 - 2007
Seminário de Estudos Clássicos e Medievais
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2003 - 2005
LABLer - Laboratório de Linguagens - PRAE - UFSM
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2003 - 2003
Línguas para Fins Específicos: Oficina de Leitura em Inglês para Geografia
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Fragmentum (UFSM)
2009 - 2011
Periódico: Revista Querubim
2009 - Atual
Periódico: Todas as Musas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Fantasy, Casa da Palavra / LeYa.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
YOKOYAMA, A.2017YOKOYAMA, A. ; TAVARES, Enéias Farias . A Intrínseca Relação entre Texto e Imagem em ?Mineirinho?, de Clarice Lispector. TERRA ROXA E OUTRAS TERRAS, v. 32, p. 43-55, 2017.

2.
TAVARES, Enéias Farias2017TAVARES, Enéias Farias; SANTOS, A. J. R. . Blake e a Voz Profética do Diabo: Dualidade Corpo e Mente em Paralelo a Texto e Imagem. ESTAÇÃO LITERÁRIA, v. 19, p. 36-48, 2017.

3.
TAVARES, Enéias Farias2017TAVARES, Enéias Farias; QUINHONES, E. . Imagem e Palavra: O Jogo Surreal das Fotografias em 'Nadja', de André Breton. ESTAÇÃO LITERÁRIA, v. 19, p. 92-105, 2017.

4.
TAVARES, ENÉIAS FARIAS2016TAVARES, ENÉIAS FARIAS. Esteticismo e decadentismo nos dândis de Wilde e Huysmans: retratos de Des Esseintes e Dorian Gray. Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso), v. 38, p. 79-91, 2016.

5.
TAVARES, ENÉIAS FARIAS2016TAVARES, ENÉIAS FARIAS; SANTOS, A. J. R. . Tradução intersemiótica iluminada a obra de William Blake e sua releitura no Século XX. Revista Letras (UFSM) online, v. 2, p. 109-134, 2016.

6.
TAVARES, Enéias Farias2016TAVARES, Enéias Farias. Entre Enigmas Textuais & Esfinges Visuais: O Mito de Édipo na Narrativa Pictórica de Gustave Moreau. NON PLUS - REVISTA DISCENTE DA ÁREA DO FRANCÊS - USP, v. 10, p. 45, 2016.

7.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2015TAVARES, Enéias Farias. William Blake e o turbulento ano de 1809: Catálogos descritivos, desavenças criativas e obras visionárias. Fragmentum (on line), v. 42, p. 13-26, 2015.

8.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2015TAVARES, Enéias Farias; AGUIAR, A. C. . O Olhar Alheio: Percepção e Expressão em T. S. Eliot e Edward Hopper. Scripta UNIANDRADE, v. 13, p. 34-52, 2015.

9.
TAVARES, ENÉIAS FARIAS2015TAVARES, ENÉIAS FARIAS. O Corpo Feminino e Seus Enigmas: A Esfinge na Pintura de Franz Stuck. Ilha do Desterro (UFSC), v. 68, p. 027-41, 2015.

10.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2014TAVARES, Enéias Farias; SANTOS, A. J. R. . ?Energia é Eterno Deleite?: A Figura Satânica em 'Matrimônio de Céu e Inferno', de William Blake. Estação Literária, v. 12, p. 123-142, 2014.

11.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2014TAVARES, Enéias Farias; OLIVEIRA, L. C. . ?The Little Girl Lost' e 'The Little Girl Found?, de William Blake: Canção de Inocência ou de Experiência?. Crítica Cultural, v. 9, p. 105-117, 2014.

12.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2013TAVARES, Enéias Farias. William Blake e a (Re)Visão do Juízo Final: Tradução e Crítica. Concinnitas (Online) (Rio de Janeiro), v. 20, p. 72-90, 2013.

13.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2013TAVARES, Enéias Farias. Apolo e Dionísio nas duas versões de Anselm Feuerbach para O Banquete de Platão. Philia e Filia, v. 03, p. 119-138, 2013.

14.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2013TAVARES, Enéias Farias. 'The William Blake Archive': Repensando o acervo físico e o acervo digital. Letras (UFSM), v. 1, p. 109-132, 2013.

15.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2013TAVARES, Enéias Farias. Texto trágico, imagem cênica, música ditirâmbica: Uma proposta para a leitura da tragédia ateniense. Fragmentum (UFSM), v. 38, p. 17-34, 2013.

16.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2012TAVARES, Enéias Farias. A Re-Leitura do Mito Grego e a Re-Escrita do Feminino no Romance: "Cassandra", de Christa Wolf. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 05, p. 32-61, 2012.

17.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2012 TAVARES, Enéias Farias. O Silêncio da Esfinge e o Enigma de Édipo na Tela de Jean-Auguste Ingres. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online), v. 03, p. 43-64, 2012.

18.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2012TAVARES, Enéias Farias. William Blake e os Peregrinos dos Canterbury Tales de Chaucer: Releituras Visuais e Textuais. Folio (Online): revista de letras, v. 02, p. 65-95, 2012.

19.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2012TAVARES, Enéias Farias. "O Veredicto" e "Carta ao Pai", de Franz Kafka: Do Pecado Original à Cena Familiar Judaica. Cadernos do IL (UFRGS), v. 43, p. 169-181, 2012.

20.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2011TAVARES, Enéias Farias; WERNER, Juliana de Abreu T. . A Arte Poética como Dança: A Imagem da Dançarina nos Escritos de Mallarmé e na poesia de Cabral. Itinerarios (UNESP. Araraquara), v. 31, p. 145-160, 2011.

21.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2011TAVARES, Enéias Farias; WERNER, Juliana de Abreu T. . Movimentos de Dança e Literatura: Salomé e a Cabeça de João Batista no Relato de "Marcos". Repertório Teatro & Dança, v. 15, p. 165-175, 2011.

22.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2010TAVARES, Enéias Farias. A problemática social nos romances de Dyonélio Machado e de John Steinbek: um estudo comparativo. Miscelânea: Revista de Pós-Graduação em Letras: TEoria Literária, Literatura Comparada e Literaturas de Língua Portuguesa, v. 7, p. 46-61, 2010.

23.
PEREIRA, Lawrence Flores2010PEREIRA, Lawrence Flores ; TAVARES, Enéias Farias . Poeticidade e coloquialidade no texto de Shakespeare: um comentário sobre a tradução da fala "The Seven Ages of Man". Graphos (João Pessoa), v. 11, p. 134-148, 2010.

24.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2010TAVARES, Enéias Farias. John Milton?s Satan and Samson: problematic heroes and discursive Antagonism. Glauks (UFV), v. IX, p. 237-270, 2010.

25.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2010 TAVARES, Enéias Farias; PEREIRA, Lawrence Flores . A composição dos livros iluminados de William Blake na década de 1790: poesia e revolução. Letras (UFSM), v. 19, p. 81-100, 2010.

26.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2010TAVARES, Enéias Farias. Narrativa gráfica e metaficção: as releituras de 'Sonho de uma noite de verão' e 'A tempestade' em 'Sandman', de Neil Gaiman. Scripta UNIANDRADE, v. 7, p. 301-324, 2010.

27.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2010TAVARES, Enéias Farias. 'Oposição é verdadeira amizade': a mitologia de William Blake. Revista Litteris, v. 4, p. 10, 2010.

28.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2010 TAVARES, Enéias Farias. Blake e a discussão 'Ut Pictura Poesis' no seu 'Laocoonte': lendo a imagem e observando o texto. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online), v. 2, p. 237-258, 2010.

29.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2010TAVARES, Enéias Farias. 'Uma canção de liberdade', de William Blake: discurso profético e tradução poética. Scientia Traductionis, v. 7, p. 166-179, 2010.

30.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2010TAVARES, Enéias Farias. O desencanto histórico e religioso no romance 'As Naus', de Antonio Lobo Antunes. Nau Literária (UFRGS), v. 5, p. 11, 2010.

31.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2010TAVARES, Enéias Farias. Os Romances de Sergio Sant?Anna e de Osman Lins: Respostas Ficcionais à 'Morte do Autor', de Foucault e Barthes?. Opiniães: revista dos alunos de Literatura Brasileira, v. 1, p. 57-77, 2010.

32.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2009TAVARES, Enéias Farias. Ricardo III, de Shakespeare: A gênese da vilania sedutora via linguagem. Revista Querubim, v. 4, p. 142-156, 2009.

33.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2009TAVARES, Enéias Farias. Ricardo II, de Shakespeare: Entre a máscara política e o espelho da reflexão psicológica. Revista Querubim, v. 04, p. 125-141, 2009.

34.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2009TAVARES, Enéias Farias. Literatura de testemunho no primeiro volume de Maus, de Art Spiegelman: a impossibilidade da narrativa factual. Literatura e Autoritarismo (UFSM), v. 14, p. 4, 2009.

35.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2009TAVARES, Enéias Farias. A releitura criativa da arte de Michelangelo nas iluminuras de William Blake. Temática (João Pessoa. Online), v. V, p. 4, 2009.

36.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2009TAVARES, Enéias Farias. Memória e esquecimento em ?Maus?, de Art Spiegelman. Literatura em debate (URI), v. III, p. 3, 2009.

37.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2009TAVARES, Enéias Farias. Intervenções do texto bíblico na prosa de Josué Guimarães: Daniel Abraão em busca da enganosa Canaã. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1983-4675 Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso)), v. 31, p. 1, 2009.

38.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2009TAVARES, Enéias Farias. O Diabo e o Cristo na recriação pictórica dissidente de William Blake para Paraíso Perdido. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online), v. I, p. 2, 2009.

39.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2009TAVARES, Enéias Farias; WERNER, Juliana de Abreu T. . O Próspero de Shakespeare na adaptação cinematográfica de Peter Greenaway: intertextualidade e intermidialidade em "A última tempestade". Darandina Revisteletrônica, v. II, p. 6, 2009.

40.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2009 TAVARES, Enéias Farias. Figurações do Herói Épico: de Homero a Sousândrade. Eutomia (Recife), v. I, p. 1, 2009.

41.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2009TAVARES, Enéias Farias. "Ela me amou pelos perigos que enfrentei e eu a amei pela piedade que a mim devotou": Traduzindo, Dirigindo e Encenando "Otelo", de Shakespeare. Expressão (Santa Maria), v. I, p. 159-172, 2009.

42.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2008TAVARES, Enéias Farias. A Guerra das Rosas e a Incompetência Política: Um estudo da primeira trilogia histórica de Shakespeare - 1 Henrique VI, de Shakespeare: as ambivalências da guerra.. Revista Querubim (Online), v. 04, p. 48-60, 2008.

43.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2008TAVARES, Enéias Farias. 2 Henrique VI, de Shakespeare: a incompatibilidade da fé com o poder político nas ações do monarca.. Revista Querubim (Online), v. 04, p. 61-70, 2008.

44.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2008TAVARES, Enéias Farias. 3 Henrique VI, de Shakespeare: entre a fraqueza e a ambição no governo dos Lancaster e dos York.. Revista Querubim (Online), v. 04, p. 71-80, 2008.

45.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2008TAVARES, Enéias Farias. O Coração das Trevas, de Joseph Conrad: Defesa de uma utopia colonialista ou crítica ao sistema imperial de seu tempo?. Literatura e Autoritarismo (UFSM), v. 12, p. 4, 2008.

46.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2007TAVARES, Enéias Farias. Literatura, Universais e a Multiplicidade da Escrita: Conceitos Auto-Excludentes ou Auto-Referentes?. Expressão (Santa Maria), v. 1, p. 90, 2007.

47.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2007TAVARES, Enéias Farias. Michelangelo e o Sublime Encontro entre o Cristão e o Pagão nos Afrescos da Capela Sistina. Revista Apreciando, v. 08, p. 26, 2007.

48.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2007TAVARES, Enéias Farias. Nacionalidades sociais, musicais e midiáticas em O chão que ela pisa, de Salman Rushdie. Revista Querubim (Online), v. 04, p. 45, 2007.

49.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2006TAVARES, Enéias Farias. A Ofélia de Shakespeare nas Pinturas do Pré-Rafaelita John Everett Millais e do Simbolista Paul Steck: O Peso e a Leveza da Loucura. Revista Querubim, v. 01, p. 129-140, 2006.

50.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2006TAVARES, Enéias Farias. A Pergunta Sem Resposta de Jó: Entre o Visual Inexistente e o Sonoro Arrasador. Mafuá, v. 6, p. 7, 2006.

51.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2006TAVARES, Enéias Farias; LUDWIG, Carlos Roberto . O Caráter Modelar da Personagem Cnêmon, na Comédia O Misantropo, de Menandro. Revista Querubim (Online), v. 02, p. 68-77, 2006.

52.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2005TAVARES, Enéias Farias. O Belo Demoníaco na Figura do Personagem Iago em Otelo de William Shakespeare. Idéias, Santa Maria, RS, v. 1, n.1, p. 56-62, 2005.

53.
TAVARES, Enéias Farias;TAVARES, ENÉIAS FARIAS2005TAVARES, Enéias Farias. O Diabo de Giotto e o Lúcifer dos Irmãos Limbourg: faces diferentes de uma mesma moeda?. Apreciando, Santa Maria, RS, v. 1, n.1, p. 67-71, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TAVARES, Enéias Farias; MATANGRANO, B. A. . Fantástico Brasileiro: O Insólito Literário do Romantismo ao Fantasismo. 1. ed. Curitiba: Arte & Letra, 2018. v. 1. 340p .

2.
TAVARES, Enéias Farias; BIANCALANA, G. R. (Org.) ; RIBAS, M. M. (Org.) . Discursos do Corpo na Arte - Volume II. 1. ed. Santa Maria: Editora UFSM, 2017. v. 1. 344p .

3.
TAVARES, Enéias Farias; CARVALHO, P. ; JAPY, J. . A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison (Audiolivro). 1. ed. São Paulo: Tocalivros, 2017. v. 1. 1p .

4.
TAVARES, Enéias Farias; CORDENONSI, A. Z. ; WITTER, N. . Guanabara Real - A Alcova da Morte (Romance). 1. ed. Porto Alegre: Editora AVEC, 2017. v. 1. 240p .

5.
TAVARES, Enéias Farias; RIBAS, M. M. (Org.) ; BIANCALANA, G. R. (Org.) . Discursos do Corpo na Arte. 1. ed. Santa Maria: Editora da UFSM, 2014. 264p .

6.
TAVARES, Enéias Farias. A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison (Romance). 1. ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/LeYa, 2014. 304p .

7.
TAVARES, Enéias Farias; ROSENFIELD, K. R. (Org.) ; ROBIN, S. (Org.) . Mal-Estar na Cultura. Visões Caleidoscópicas da Vida Contemporânea. 236. ed. Porto Alegre, RS: UFRGS - Editora Paiol, 2012. v. 1. 268p .

Capítulos de livros publicados
1.
TAVARES, Enéias Farias; WERNER, Juliana de Abreu T. . Sófocles, Stravinsky e Taymor: literatura, ópera e cinema em Oedipus Rex. In: Anselmo Peres Alós, Renata de Felippe e Raquel Trentin. (Org.). Figurações do imaginário cinematográfico na contemporaneidade. 1ed.Santa Maria: PPGL/UFSM, 2017, v. 1, p. 97-120.

2.
TAVARES, Enéias Farias. O Corpo Feminino e Seus Enigmas: A Esfinge na Pintura de Franz Stuck. In: Tavares, E.; Biancalana, G.; Magno, M.. (Org.). Discursos do Corpo na Arte - Volume II. 1ed.Santa Maria: Editora UFSM, 2017, v. , p. 41-67.

3.
TAVARES, Enéias Farias. Vitória Acauã & A Maldição do Arroio Itaimbé (Conto). In: Jessica Dalcin da Silva. (Org.). Sussurros da Boca do Monte. 1ed.Porto Alegre: Editora AVEC, 2017, v. 1, p. 11-42.

4.
TAVARES, Enéias Farias. A Unidade Corpo/Mente nos Livros Iluminados de William Blake. In: Tavares, E.F.; Magno, M.; Biancalana, G. R.. (Org.). Discursos do Corpo na Arte. 1ed.Santa Maria: Editora da UFSM, 2014, v. 1, p. 69-112.

5.
TAVARES, Enéias Farias. "Meu único amor nascido do meu único ódio": Romance e guerra civil na versão cinematográfica de George Cukor para Romeu e Julieta de Shakespeare. In: Ferreira, A. M.; Konrad, D. A.; Koff, R. F.. (Org.). Uma História a Cada Filme - Ciclos de Cinema Histórico - Volume 4. 4ed.Santa Maria: FACOS - UFSM, 2014, v. 4, p. 95-107.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, Enéias Farias. O Satã De Milton e o Guesa de Sousândrade: A Emergência do Anti-Herói Moderno?. In: II Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia, 2009, Belém. Anais do II Ciella, 2009.

2.
TAVARES, Enéias Farias. A Poesia de William Blake na Releitura dos Arquétipos Míticos de Northop Frye em ?Fearful Symmetry?. In: I SINAGEL ? Simpósio Nacional De Grupos De Pesquisa Em Estudos Literários, 2009, Maringá. Anais do I SINAGEL, 2009.

3.
TAVARES, Enéias Farias. As Traduções Inglesas da Bíblia na obra de Shakespeare, Donne e Milton. In: VIII Seminário Internacional em Letras - Linguagem, Sujeito e Representação, 2008, Santa Maria. Anais do VIII Seminário Internacional em Letras - Linguagem, Sujeito e Representação, 2008.

4.
TAVARES, Enéias Farias. "The seven ages of man", de Shakespeare: Coloquialidade, poeticidade e traduzibilidade. In: XI Encontro Regional da ABRALIC 2007, 2007, São Paulo. Anais do XI Encontro Regional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2007.

5.
TAVARES, Enéias Farias. A Angustiante Realidade Social de 30: Brasil e EUA nas Ficções Literárias de Dyonélio Machado e John Steinbech. In: A Pesquisa em Letras e Linguística em Tempo de Pós-..., 2007, Porto Alegre. Anais do Evento A Pesquisa em Letras e Linguística em Tempo de Pós-..., 2007.

6.
TAVARES, Enéias Farias. "Otelo" de Shakespeare e "Dom Casmurro" de Machado de Assis: O Ciúme como Aniquilamento de seus Protagonistas. In: Congresso Internacional de Língua, Literatura e Cultura, 2006, Santo Angêlo, RS. Anais do CILLC, 2006.

7.
TAVARES, Enéias Farias. O Mercador de Veneza, de Shakespeare: Drama Anti-Semita ou Estudo da Complexidade do Homem numa Sociedade Autoritária. In: VI Seminário Internacional em Letras, 2006, Santa Maria, RS. Margens e Imagens. Santa Maria: Editora do Centro Universitário Franciscano, 2006.

8.
TAVARES, Enéias Farias. O Uso de LIteratura Estrangeira no Ensino de Literatura Brasileira: Por que e Como. In: IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento Os Desafios de Ensinar e Aprender, 2005, Santa Maria - RS. IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento Os Desafios de Ensinar e Aprender, 2005. v. 1.

9.
TAVARES, Enéias Farias. Ode ao Rouxinol de John Keats: Crítica e Tradução Literária. In: III Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras, 2004, Pelotas. Anais do III FILE, 2004. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, Enéias Farias. A Arte de William Blake: Intertextualidade e intermidialidade no exercício da tradução literária. In: I Seminário de Teses e Dissertações em Andamento, 2009, Santa Maria. Historicidade e Papel da Memória, 2009. p. 44-45.

2.
TAVARES, Enéias Farias. O Próspero de Shakespeare na Adaptação Cinematográfica de Peter Greenaway: Intertextualidade e Intermidialidade em A Última Tempestade. In: IX Seminário Nacional de Literatura, História e Memória: Literatura no Cinema, 2009, Cascavel. Anais do IX Serminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2009.

3.
TAVARES, Enéias Farias. A Arte de William Blake: Intertextualidade e Intermidialidade no Exercício da Tradução Literária. In: XV SETA, 2009, Campinas. Cadernos de Resumos do XV SETA, 2009. p. 376-377.

4.
TAVARES, Enéias Farias. A Poesia de William Blake na Releitura dos Arquétipos Míticos de Northrop Frye em Fearful Symmetry. In: I SINAGEL da Universidade Estadual de Maringá, 2009, Maringá. Caderno de Resumos do I SINAGEL, 2009. p. 64-65.

5.
TAVARES, Enéias Farias. Otelo - O Mouro de Veneza, de Shakespeare: As Notas de uma Nova Tradução Poética. In: XXVII Semana do Tradutor, 2007, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos da XXVII Semana do Tradutor da Unesp, 2007.

6.
TAVARES, Enéias Farias. The Seven Ages of Men, de Shakespeare: Relato de uma Tradução. In: Semana Acadêmica de Letras da UFSM, 2007, Santa Maria. Caderno de Resumos da Semana Acadêmica de Letras da UFSM, 2007. p. 31-31.

7.
TAVARES, Enéias Farias. Ode ao Rouxinol, de John Keats: Crítica e Tradução Literária. In: III FILE - UCPel e UFPel, 2004, Pelotas. Caderno de Resumos do III FILE, 2004. p. 72-72.

Apresentações de Trabalho
1.
TAVARES, Enéias Farias. Literatura Fantástica em Suportes Físicos e Digitais: Universos Expandidos em Narrativas Transmídia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TAVARES, Enéias Farias. Um Brasil Colonial Fantástico e Transmídia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TAVARES, Enéias Farias. Universos Expandidos em Suportes Midiáticos Diversos: Uma Nova Forma de Narrativa Literária?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TAVARES, Enéias Farias. Enigmas Híbridos: Édipo e a Esfinge no Simbolismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TAVARES, Enéias Farias. Inclusão Retrofuturista: Escrita Ficcional, Estética Steampunk e Pesquisa Acadêmica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
TAVARES, Enéias Farias. Literatura Fantástica & Os Desafios da Leitura: O Potencial Interdisciplinar do Storytelling Transmídia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
TAVARES, Enéias Farias; VECCHI, A. ; SILVA, J. D. . Coletivo Literário & Storytelling Transmídia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
TAVARES, Enéias Farias; CORDENONSI, A. Z. ; WITTER, N. ; VECCHI, A. . Coletivo Literário: A Escrita de Guanabara Real - A Alcova da Morte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
TAVARES, Enéias Farias. Literatura Fantástica e Storytelling Transmedia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
TAVARES, Enéias Farias. Entre o Estudo e a Escrita da Literatura: Experiência Docente e Mercado Editorial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
TAVARES, Enéias Farias. Storytelling Transmídia na Série Brasiliana Steampunk. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
TAVARES, Enéias Farias. Literatura Fantástica e Projetos Transmídia: O caso de Brasiliana Steampunk. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
TAVARES, Enéias Farias. The William Blake Research Center and The Michael Phillips Collection at UFSM: Studying and Translating the Illuminated Books in Brazil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
TAVARES, Enéias Farias. O Centro de Pesquisas William Blake e o Acervo Michael Phillips na UFSM: Estudando e Traduzindo os Livros Iluminados no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
TAVARES, Enéias Farias; CABRERA, A. P. ; CANTO, D. . O que é uma jornada de trabalho? Discutindo e Visitando William Blake no Reino Unido e em Portugal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
TAVARES, Enéias Farias. Escrita Criativa, Concursos Literários & Editoração de Ficção: Uma Conversa sobre Brasiliana Steampunk. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
TAVARES, Enéias Farias. A literatura fantástica como formadora de novos leitores: A série Brasiliana Steampunk. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
TAVARES, Enéias Farias. Brasiliana Steampunk: Bate-Papo Literário com Escritores Nacionais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
TAVARES, Enéias Farias. Urizen, Orc e Los nos Poemas Proféticos de William Blake. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
TAVARES, ENÉIAS FARIAS. The Translation of The Tyger to Brazilliam Portuguese: What Matters in Text and Image?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
TAVARES, Enéias Farias. Conversa com o Escritor: Literatura Brasileira e Ficção Científica - A Criação da Série Brasiliana Steampunk. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
TAVARES, Enéias Farias. O Centro de Pesquisas William Blake na UFSM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
TAVARES, Enéias Farias. The Michael Phillips Collection and The William Blake Research Center at UFSM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
TAVARES, Enéias Farias. 'Oposição é Verdadeira Amizade': Poesia e Pintura nos Livros Iluminados de William Blake. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
TAVARES, Enéias Farias. Como Ler os Livros Iluminados de Blake?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
TAVARES, Enéias Farias. Os Livros Iluminados de William Blake. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
TAVARES, Enéias Farias. O Centro de Pesquisas William Blake e o Acervo Michael Phillips: Relato dos Eventos de Texto e Imagem na UFSM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
TAVARES, Enéias Farias. A Tradução de 'Matrimônio de Céu e Inferno', de William Blake: A Dimensão Visual da Arte Iluminada e os Problemas de Tradução. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
TAVARES, Enéias Farias. Deus, Satã e a Queda na Arte de William Blake: As Gravuras Impressas em Cores de 1795. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
TAVARES, Enéias Farias. O "Prazer do Texto" Literário na Era Digital. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
TAVARES, Enéias Farias. Matrimônios Contrários e Improváveis: Interpretação e Tradução da Obra de William Blake. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
TAVARES, Enéias Farias. Literatura e Artes Visuais na Modernidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
TAVARES, Enéias Farias. A Tragédia Clássica e seu Contexto Histórico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
TAVARES, Enéias Farias. Leitura, Produção e Escrita em Língua Portuguesa: Atividades para Ensino Fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
TAVARES, Enéias Farias. Parâmetros Curriculares Nacionais e o Ensino de Língua Portuguesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
TAVARES, Enéias Farias. A Literatura Clássica na Era Digital. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
TAVARES, Enéias Farias. William Blake's Vales of Har in 'Tiriel' and 'The Book of Thel': Lands of Innocence. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
TAVARES, Enéias Farias. Os Livros Iluminados de William Blake e os Anos Revolucionários de 1790. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
TAVARES, Enéias Farias. O Próspero de Shakespeare na adaptação cinematográfica de Peter Greenaway: intertextualidade e intermidialidade em A última tempestade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
TAVARES, Enéias Farias. A Arte de William Blake: intertextualidade e intermidialidade no exercício da tradução poética. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
TAVARES, Enéias Farias. Poesia Textual e Pictórica: um Estudo da Obra de William Blake. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
TAVARES, Enéias Farias. Mallarmé e Cabral: das Relações entre Dança e Literatura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
TAVARES, Enéias Farias. 'Foi Apenas um Sonho', de Richard Yates (Comentário). 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
TAVARES, Enéias Farias. O "Romeu + Julieta", de Lurhmann, e o "Hamlet", de Almereyda: Shakespeare, cinema e pós-modernidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
TAVARES, Enéias Farias. As Traduções Inglesas da Bíblia na Obra de Shakespeare, Donne e Milton. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
TAVARES, Enéias Farias. Romeu e Julieta, de Shakespeare, e a adaptação cinematográfica de George Cukor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

47.
TAVARES, Enéias Farias. O Vilão Judeu de 'O Mercador de Veneza': Um Shakespeare Anti-Semita?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
TAVARES, Enéias Farias. A Angustiante realidade social de 30: Brasil e EUA nas ficções literárias de Dyonélio Machado e John Steinbeck. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
TAVARES, Enéias Farias. The Seven Ages of Men, de Shakespeare: Coloquialidade, Poeticidade e Traduzibilidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
TAVARES, Enéias Farias. "Otelo, o Mouro de Veneza", de Shakespeare: as notas de uma nova tradução poética. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
TAVARES, Enéias Farias. O Belo Demoníaco na Figura do Personagem Iago em Otelo de William Shakespeare. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
TAVARES, Enéias Farias. As "Ofélia"s de Milleis e Steck: Artes Plásticas e Literatura numa Educação Interdisciplinar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
TAVARES, Enéias Farias. A Aniquilação do Civilizado no "Coração das Trevas", de Joseph Conrad. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
TAVARES, Enéias Farias. 'O Mercador de Veneza', de Shakespeare: Drama Anti-Semita ou Estudo da Complexidade do Homem numa Sociedade Autoritária?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
TAVARES, Enéias Farias. Sociedade e História em Josué Guimarães (Expositor). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
TAVARES, Enéias Farias. O Romeu e Julieta de Luhrman e o Hamlet de Almereyda: Versões Cinematográficas Pós-Modernas de Shakespeare?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
TAVARES, Enéias Farias. 'Otelo' de Shakespeare e 'Dom Casmurro' de Machado de Assis: O Ciúme como Aniquilamento de seus Protagonistas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

58.
TAVARES, Enéias Farias. O Uso de Literatura Estrangeira no Ensino de Literatura Brasileira: Por que e Como. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

59.
TAVARES, Enéias Farias; PEREIRA, Lawrence Flores . Ode ao Rouxinol de John Keats: Crítica e Tradução Literária. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

60.
TAVARES, Enéias Farias. O Modelo de Misantropia do Personagem Cnêmon, na Comédia de Menandro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
TAVARES, Enéias Farias. A Babilônia Desmantelada de Aluísio Azevedo: O Cortiço Visto de Baixo. São Paulo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
TAVARES, Enéias Farias; BIANCALANA, G. R. ; RIBAS, M. M. . Do Que o Corpo tem a Dizer. Santa Maria, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
TAVARES, ENÉIAS FARIAS; SANTOS, A. C. ; STEIL, J. . Letras 51: Literatura, Cultura e Outras Artes. Santa Maria: PPGL Editores, 2016 (Organização).

4.
TAVARES, ENÉIAS FARIAS; STEIL, J. . Literatura, cultura e outras artes: percursos críticos, interpretativos e metodológicos. Santa Maria, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
TAVARES, Enéias Farias; OLIVEIRA, L. C. ; SANTOS, A. J. R. ; CABRERA, A. P. ; CANTO, D. . William Blake - Um Catálogo Descritivo de Pinturas, Invenções Históricas e Poéticas. Santa Maria: PPGL Editores, 2015. (Tradução/Livro).

6.
TAVARES, Enéias Farias. Apresentação: De Cegos que Vêem e outros Paradoxos da Visão: Questões acerca da Natureza da Visibilidade. Santa Maria, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

7.
TAVARES, Enéias Farias; RIBAS, M. M. ; BIANCALANA, G. R. . Discursos do Corpo na Arte. Santa Maria, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

8.
TAVARES, Enéias Farias. O Silêncio da Esfinge - O Erro de Édipo e a Redescoberta Resposta ao Enigma. Santa Maria: PPGL Editores, 2013. (Tradução/Artigo).

9.
TAVARES, Enéias Farias. The Artist's Path - Eduardo Vieira da Cunha. Porto Alegre: Editora da UFRGS - Difusão Cultural, 2013. (Tradução/Livro).

10.
TAVARES, Enéias Farias. The Artist's Path - Flávio Gonçalves. Porto Alegre: Editora da UFRGS - Difusão Cultural, 2013. (Tradução/Livro).

11.
TAVARES, Enéias Farias; PHILLIPS, Michael . Fragmentum 34 - William Blake - Poeta, Pintor e Artista-Gravurista. Santa Maria/RS 2012 (Organização).

12.
TAVARES, Enéias Farias; ROBIN, S. . Mal-Estar na Cultura: Conclusão. Porto Alegre, RS, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

13.
TAVARES, Enéias Farias; PHILLIPS, Michael . William Blake - Poeta, Pintor e Artista-Gravurista - Uma Entrevista com Michael Phillips. Santa Maria: Laboratório Corpus - PPGL UFSM, 2012. (Tradução/Artigo).

14.
TAVARES, Enéias Farias; LUDWIG, Carlos Roberto ; WERNER, Juliana de Abreu T. ; DUTRA, V. R. . Mal-Estar na Cultura: Visões Caleidoscópicas da Vida Contemporânea. Porto Alegre: UFRGS - Editora Paiol, 2012. (Tradução/Livro).

15.
TAVARES, Enéias Farias. Percurso do Artista: Nico Rocha. Porto Alegre: Departamento de Difusão Cultura da UFRGS, 2011. (Tradução/Livro).

16.
TAVARES, Enéias Farias. Otelo - O Mouro de Veneza, de William Shakespeare, 2008. (Tradução/Outra).

17.
TAVARES, Enéias Farias; PEREIRA, Lawrence Flores ; LUDWIG, Carlos Roberto ; ZART, Paloma Catarina ; TEIXEIRA, I. M. . Letras nº 32 - Ética e Cordialidade. Santa Maria, RS: PPGL - Editores, 2007 (Revisão).

18.
PEREIRA, Lawrence Flores ; MACHADO JUNIOR, O. C. ; TAVARES, Enéias Farias ; MARTINI, M. . Letras Nº 28 e 29 - Estética e Arte Contemporânea: Entre a Crise e a Crítica. Porto Alegre, RS: Editora Eficiência Ltda, 2005 (Revisão).

19.
TAVARES, Enéias Farias; PEREIRA, Lawrence Flores ; MATTOS, F. L. . Crônicas de Amor e Ressentimento - Por Que a Arte Desafia a Análise. Porto Alegre, RS: Editora Eficiência Ltda, 2005. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
TALARICO, K. ; GERALDINI, S. ; TAVARES, Enéias Farias ; ACCIOLY, B. . Card Game Cartas a Vapor!. 2017.

Redes sociais, websites e blogs
1.
TAVARES, Enéias Farias. Centro de Pesquisas William Blake Research Center. 2013; Tema: Atividades do Grupo de Pesquisa "Os Livros Iluminados de William Blake". (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
TAVARES, Enéias Farias; LANG, J. ; ACCIOLY, B. ; FELIPPE, K. ; GICELE, P. . Suplemento Escolar Brasiliana Steampunk. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Suplemento Escolar).

2.
TAVARES, Enéias Farias. Literatura e Artes Visuais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
TAVARES, Enéias Farias. Ut Pictura Poesis: Literatura e Outras Artes. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
TAVARES, Enéias Farias. Um passeio pelas obras teatrais de Shakespeare: dramas históricos, comédias e tragédias. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
TAVARES, Enéias Farias. The Seven Ages of Men, de Shakespeare: relato de uma tradução. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
TAVARES, Enéias Farias. As Tragédias de Sófocles e Eurípedes nas Adaptações Cênicas de Luciano Alabarse. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
TAVARES, Enéias Farias. Literatura nas Artes Plásticas: O Texto como Motivo para Imagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
TAVARES, Enéias Farias; LUDWIG, Carlos Roberto . Fanzine: Incentivando a Produção Textual na Aula de Inglês. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
TAVARES, Enéias Farias. Basic English II - 1º Semestre. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
TAVARES, Enéias Farias. Basic English II - 2 º Semestre. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
TAVARES, Enéias Farias. Literatura Brasileira - Práxis Pré-Vestibular Popular. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
TAVARES, Enéias Farias. Literatura Brasileira para Vestibular - Práxis Pré-Vestibular Popular. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Polígrafo).

13.
TAVARES, Enéias Farias. Ensino de Leitura Crítica em Inglês na Internet - Monitoria. 2003. (Monitoria).

14.
TAVARES, Enéias Farias. Feira das Profissões - Aluno Guia. 2003. (Aluno Guia).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
TAVARES, Enéias Farias; RIBAS, M. M. . Matrimônio de Céu e Inferno, de William Blake - Tradução de Enéias Tavares. 2013. Teatral.

2.
TAVARES, Enéias Farias; NORONHA, J. R. . Leitura Dramática de As Bacas, de Eurípides - Tradução de JAA Torrano. 2013. Teatral.

3.
TAVARES, Enéias Farias; CASTAMAN, Aline . Otelo - O Mouro de Veneza, de William Shakespeare - Tradução de Enéias Tavares. 2008. Teatral.

Demais trabalhos
1.
TAVARES, Enéias Farias. Livro 40 - Contos de Oficina - Org. Luis Antônio de Assis Brasil. 2010 (Literatura) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
TAVARES, Enéias Farias; VIEIRA, André Soares. Participação em banca de Larissa Daiane Pujol dos Santos. A Paródia e o Caricato da Sociedade Brasileira nos Séculos XIX e XX: Aproximações entre Machado de Assis e Sérgio Sant'Anna. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TAVARES, Enéias Farias. Participação em banca de Xênia Amaral Matos.The Melodramatic Construction of the Female Protagonist of the Glass Menagerie and A Streetcar Named Desire by Tennesse Williams. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
TAVARES, Enéias Farias. Participação em banca de Anelise da Silva.The Italian, by Ann Radcliffe: Plot and Terror. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
TAVARES, Enéias Farias; OLIVEIRA, R. T.. Participação em banca de Simone Sônego Hatschbach.A Literatura Infantil Integrando Saberes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Literatura a Distância) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
TAVARES, Enéias Farias; OLIVEIRA, R. T.. Participação em banca de Michele Maria da Costa.Ensino da Literatura e Leituras Obrigatórias para o Vestibular. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Literatura a Distância) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
TAVARES, Enéias Farias. Participação em banca de Maristela Zavagna Witt.Trezentas Onças: A Linguagem no Processo de Idealização do Tipo Gaúcho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Literatura a Distância) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
TAVARES, Enéias Farias. Participação em banca de Carmem Lemos da Silva.Representação do Universo Feminino no Conto Uma Galinha de Clarice Lispector. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Literatura a Distância) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
TAVARES, Enéias Farias; VIANNA, V. L. L.. Participação em banca de Cristina Rodrigues.A Reading of Sandra Cisnero's The House of Mango Street. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Inglês/Literaturas) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
TAVARES, Enéias Farias; VIANNA, V. L. L.. Participação em banca de Aline Estivalet.Realism and Ideology in D. H. Lawrence's Daughters of the Vicar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Inglês/Literaturas) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TAVARES, Enéias Farias; RAMICELLI, M. E.; VIANNA, V. L. L.. Banca Examinadora para Seleção Pública para Professor Substituto na Área de Literatura de Língua Inglesa. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

Outras participações
1.
TAVARES, Enéias Farias. Avaliação das Redações do Concurso Vestibular 2012/EAD da UAB-UFSM. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
TAVARES, Enéias Farias. Avaliação de Redações do Concurso Vestibular UFSM. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

3.
TAVARES, Enéias Farias. Avaliação das Redações do Concurso Vestibular. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

4.
TAVARES, Enéias Farias. Avaliação de Redações do Programa de Ingresso ao Ensino Superior (PEIS). 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

5.
TAVARES, Enéias Farias. Avaliação das Redações do Programa de Ingresso ao Ensino Superior. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

6.
TAVARES, Enéias Farias. Avaliação de Redações do Programa de Ingresso ao Ensino Superior (PEIS). 2010. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Congresso Internacional da ABRALIC. Deus, Satã e a Queda na Arte de William Blake: As Gravuras Impressas em Cores de 1795. 2013. (Congresso).

2.
XXVIII Jornada Acadêmica Integrada - UFSM.Coordenador nos Módulos Orais - Estudos Literários II. 2013. (Outra).

3.
XXVIII Jornada Acadêmica Integrada - UFSM.Coordenador nos Módulos Orais - Estudos Literários I. 2013. (Outra).

4.
Livros, Histórias e Relatos como Lugares de Encontro. 2012. (Oficina).

5.
Paisagem e Imanência. 2012. (Outra).

6.
Seminário de LIteratura Comparada. 2011. (Seminário).

7.
Do Poema, Do Desenho, Do Livro-Objeto: Reflexões sobre a Leitura do Poema O Leque, de Dora Ferreira da Silva. 2009. (Seminário).

8.
I Seminário de Literatura e outras Artes: intermídia e cultura contemporânea. 2008. (Seminário).

9.
VIII Seminário Internacional em Letras: Linguagem, Sujeito e Representação. 2008. (Seminário).

10.
Literatura e Constituição do Sujeito: Contatos com Marx, Freud e Nietzsche. 2007. (Seminário).

11.
XXVII Semana do Tradutor - Tradução: Teoria e Prática. 2007. (Congresso).

12.
55º Seminário de Estudos Avançados: Sociedade e História em Josué Guimarães. 2006. (Seminário).

13.
59º Seminário de Estudos Avançados: Meus Poemas Premiados e Outros Ainda Melhores ou Onde foi Parar a Poesia Marginal. 2006. (Seminário).

14.
A Escritura do Visual e o Imaginário do Cinema no Romance Contemporâneo (Curso). 2006. (Outra).

15.
A tradução, Hoje, de Textos Literários em Árabe. 2006. (Seminário).

16.
I Congresso Internacional de Língua, Literatura e Cultura. 2006. (Congresso).

17.
IV Encontro Tempos de Repressão. 2006. (Encontro).

18.
Questões Sobre Classicismo na Renascença. 2006. (Seminário).

19.
Seminário de Estudos Clássicos: Uma Paródia Borgeana da República de Platão. 2006. (Seminário).

20.
V Jornada de Literatura e Autoritarismo e Simpósio Memórias da Repressão. 2006. (Simpósio).

21.
3° Circão da Cultura - Jornada Internacional de Culturas e Saberes. 2005. (Seminário).

22.
A tradução de Textos Clássicos - Colóquio de Tradução. 2005. (Seminário).

23.
IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento. 2005. (Seminário).

24.
22ª Semana de Letras - 8ª Seminário Internacional de Língua e Literatura. 2004. (Outra).

25.
21ª Semana de Letras e 7º Seminário Internacional de Língua e Literatura. 2003. (Seminário).

26.
Semana Acadêmica do Curso de Letras: Teorias e Práticas no Ensino de Línguas e Literatura. 2003. (Congresso).

27.
XIV Semiário Novas Propostas para o Desenvolvimento da Linguagem. 2003. (Seminário).

28.
II Jornada Literária de Santa Maria. 2002. (Outra).

29.
I Seminário de Estudos Neolatinos: A Linguagem através dos tempos. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TAVARES, Enéias Farias; MATANGRANO, B. A. . Fantástico Brasileiro: Temporada I (Maio 2017). 2017. (Exposição).

2.
TAVARES, Enéias Farias; MATANGRANO, B. A. . Fantástico Brasileiro: Temporada II (Novembro 2017). 2017. (Exposição).

3.
TAVARES, Enéias Farias; MATANGRANO, B. A. . I Colóquio Fantástico Brasileiro - Edição Porto Alegre (Maio 2017). 2017. (Congresso).

4.
TAVARES, Enéias Farias; VIANNA, V. L. L. ; OLIVEIRA, R. T. ; UMBACH, R. . V Simpósio de Literatura, Comparatismo e Crítica Social - Tradução, Memória e Práticas Culturais. 2013. (Outro).

5.
TAVARES, Enéias Farias. 2º Seminário de Estudos Blakeanos. 2013. (Outro).

6.
TAVARES, Enéias Farias; NORONHA, J. R. . Conferência - Eurípides, Teatro e Mitologia, com JAA Torrano. 2013. (Outro).

7.
TAVARES, Enéias Farias. Aula Magna - Tragédia Clássica: Tradução e Crítica, com Donaldo Schüler. 2013. (Outro).

8.
ROSENFIELD, K. R. ; BOETTCHER, Claudia Mara Escovar Afaro ; PEREIRA, Lawrence Flores ; TAVARES, Enéias Farias . Mal-Estar na Cultura. 2010. (Congresso).

9.
TAVARES, Enéias Farias; VIEIRA, André Soares . I Seminário de Literatura e Outras Artes: Intermídia e Cultura Contemporânea. 2008. (Outro).

10.
TAVARES, Enéias Farias; PEREIRA, Lawrence Flores . A Tradução, Hoje, de Textos Literários em Árabe - Palestra do Prof. Dr. Michel Sleiman. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Amanda Oliveira. A Literatura Fantástica e suas Dimensões Ideológicas: Uma Análise das Obras de J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Andrio Santos. O jardim selvagem: tradução intersemiótica da obra de William Blake em "The tale of the body thief" e "Memnoch, The Devil", de Anne Rice. Início: 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Elenara Quinhones. Emancipação feminina e os conflitos de classes sociais em "Memórias de Marta" (1888), de Júlia Lopes de Almeida. Início: 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Leandro Cardoso de Oliveira. ?Mostrando os Estados Contrários da Alma Humana": Um estudo das Canções de Inocência e de Experiência, de William Blake. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enéias Farias Tavares.

2.
Ana Paula Cabrera. A Finalização em Aquarela dos Livros Iluminados de William Blake: Por uma Metodologia de Análise da Arte Compósita. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enéias Farias Tavares.

3.
Daniela Schwarcke do Canto. O Casal Gilchrist e a Vida de um Pintor Desconhecido: O Gênero Biografia e a Recepção da Obra de William Blake no século 19. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Enéias Farias Tavares.

4.
Caroline Biasuz. A Figuração Textual e Pictórica do Desejo Feminino nos Livros Iluminados de William Blake. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Enéias Farias Tavares.

5.
Andrio de Jesus Rosa dos Santos. "Amante de selvagem rebelião": A figuração satânica nas Obras Proféticas de William Blake. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Enéias Farias Tavares.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edson P. Bataglin. As Crônicas nos Periódicos de Santa Maria: Espaço para a Produção de Autores Locais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Literatura a Distância) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Enéias Farias Tavares.

2.
Bruna Aparecida Foletto. O Conflito entre o Destino e a Escolha Individual em "Édipo Rei", de Sófocles. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Literatura a Distância) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Enéias Farias Tavares.

3.
Vera Pereira Pagliarin. A Caracterização do Feminino em Medéia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Literatura a Distância) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Enéias Farias Tavares.

4.
Maria Luecy Almeida Favero. O Repúdio ao Feminino nas Falas de Jason na Medéia de Eurípides. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Literatura a Distância) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Enéias Farias Tavares.

5.
Cleusa Maria Pasetto Stochero. A Representação da Deusa Afrodite em Hipólito de Eurípides. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Literatura a Distância) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Enéias Farias Tavares.

6.
Rosemar Lima da Silva. O Conflito Entre Leis Divinas e Humanas em "Antígona", de Sófocles. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Literatura a Distância) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Enéias Farias Tavares.

7.
Daniela Chimainski. A Auto-Investigação na Fala do Protagonista de "Édipo Rei", de Sófocles. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Literatura a Distância) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Enéias Farias Tavares.

8.
Sirce Zorali Correa Garcia. O Contraste Familiar e Político entre Antígona e Creonte na Tragédia de Sófocles. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Literatura a Distância) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Enéias Farias Tavares.

9.
Gislaine Rodriguez da Silva Alves. A Manutenção dos Valores Familiares em "Édipo em Colono": Uma Análise da Personagem Antígona. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Literatura a Distância) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Enéias Farias Tavares.

10.
Pedra Janete Brondani. Antígona e Creonte: Uma Visão Antagônica entre o Estado e a Religião. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Literatura a Distância) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Enéias Farias Tavares.

Iniciação científica
1.
Andrio de Jesus Rosa dos Santos. "Energia é eterno deleite": a figura satânica nas obras William Blake. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Enéias Farias Tavares.

2.
Leandro Cardoso De Oliveira. Os ?Dois Estados da Alma Humana?: Inocência e Experiência nas Canções de William Blake. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Enéias Farias Tavares.

3.
Ana Paula Cabrera. ?A Cortina Do Desejo?: Texto e Imagem em "O Livro De Thel", de William Blake. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Enéias Farias Tavares.

4.
Daniela Scwarcke do Canto. O Casal Gilchrist e a Biografia de um Pintor Desconhecido: A Obra Poética e Pictórica De William Blake No Século 19. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Enéias Farias Tavares.

5.
Luan Rodrigues de Figueiredo. A tragédia ateniense: Édipo e a Esfinge em Ésquilo, Sófocles e Eurípides. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português/Inglês/Literaturas) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Enéias Farias Tavares.

6.
Daniela Chimainski. A Tragédia Ateniense: Auto-Investigação em Édipo Rei, de Sófocles. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português/Literatura a Distância) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Enéias Farias Tavares.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
TAVARES, Enéias Farias. Matrimônios Contrários e Improváveis: Interpretação e Tradução da Obra de William Blake. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Bolsista PRAE - 2002-2003
Bolsista CNPq - 2004
Bolsista PRAE - 2005
Bolsista Capes - Mestrado (2006-2007)
Bolsista Capes - Doutorado (2009-2012)
Bolsista Capes PDEE - Doutorado Sanduíche (2011)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 10:40:25