Amyris Fernandez

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1150479574273850
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Metodista - SBC (2007), com a tese: A Comunicação Mediada por Interfaces Digitais: a interação humana com os jogos digitais em celulares. O foco de estudos foi a jogabilidade de games em aparelhos celulares. Obteve Bolsa sanduíche da CAPES para realizar pesquisas de doutorado na University of Copenhagen, no Center of Computer Games Research em 2006. Mestrado em Comércio Eletrônico pela University of Rochester, Estados Unidos (1999), com diploma reconhecido pela UFRGS em 2004 como Mestre em Administração de Empresas. Professora de Comunicação e Marketing em Meios Digitais na FGV-SP. Realiza duas linhas de pesquisa paralelas:Usabilidade e Experiência do Usuário em meios digitais - games, aparelhos celulares, TV Digital Interativa e softwares, bem como comunicação em meios digitais. Coordenadora de cursos: Planejamento de Mídias Digitais, Gestão de Digital Analytics e Customer Experience (marketing por Algoritmos) na FGV. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amyris Fernandez
Nome em citações bibliográficas
FERNANDEZ, Amyris;FERNANDEZ, AMYRIS

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Getulio Vargas - SP.
Avenida Nove de Julho, 2029
Centro
01313902 - São Paulo, SP - Brasil
URL da Homepage: http://www.easp.fgvsp.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
com período sanduíche em University of Copenhagen (Orientador: Anker Helms Jorgensen).
Título: A Comunicação Mediada por Interfaces Digitais: a interaçào humana com os jogos digitais em celulares, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Sebastião Carlos de Morais Squirra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: jogabilidade; jogos; novas mídias.
1997 - 1999
Mestrado em Administração.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Validação da Tese/Diploma apresentada ao RIT - USA,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Karen Vignare.
Coorientador: Validação do Diploma do RIT - USA.
Palavras-chave: Administração de Empresas; marketing digital; mídias digitais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
1997 - 1999
Mestrado profissional em Master Of Science In Cross Disciplinary Profession.
Rochester Institute Of Technology, RIT, Estados Unidos.
Título: Benefícios do Uso de Website como novo Meio de Comunicação com o Mercado, Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Karen Vignare.
Palavras-chave: marketing; novas mídias; e-commerce.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial.
1993 - 1995
Mestrado profissional em MBA.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: , Ano de Obtenção: .
Orientador: .
1978 - 1982
Graduação em Medicina Veterinária.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Google for Education. (Carga horária: 60h).
Google, GOOGLE, Estados Unidos.
2016 - 2016
Programmatic Marketing. (Carga horária: 3h).
MediaMath, MM, Estados Unidos.
2016 - 2016
TerminalOne - T1. (Carga horária: 10h).
MediaMath, MM, Estados Unidos.
2016 - 2016
Omnichannel Certification. (Carga horária: 6h).
MediaMath, MM, Estados Unidos.
2007 - 2007
Webtrends. (Carga horária: 40h).
CLM Software, CLM SOFTWARE, Brasil.
2007 - 2007
Bulilding Ventures in Latin America. (Carga horária: 40h).
Harvard Business School, HBS, Estados Unidos.
1998 - 1998
Sustainalble Business Challenge Certificate. (Carga horária: 80h).
World Business Council for Sustanable Development, WBCSD, Suiça.


Atuação Profissional



SENAC, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante - horista, Carga horária: 8

Atividades

08/2003 - Atual
Ensino, MBA, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Portais Corporativos
Metodologia Científica
E-Business

Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 4

Atividades

09/1999 - Atual
Ensino, Processo de Educação Continuada - PEC, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Comunicação em Ambientes Digitais

Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais, IBMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 8

Atividades

07/2002 - Atual
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Avançado /E-Business
02/2000 - Atual
Ensino, MBA, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
E-Business

Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 8

Atividades

02/2005 - Atual
Ensino, Relacionamento com Clientes - CRM, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
CRM - Relacionamento com o Cliente


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Ciberlegenda


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Internet e Novas Mídias.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERNANDEZ, Amyris;FERNANDEZ, AMYRIS2006FERNANDEZ, Amyris. Convergência de Mídias e Linguagens. Comuninacação cultura & cidadania, v. 1, p. 47-52, 2006.

2.
FERNANDEZ, Amyris;FERNANDEZ, AMYRIS2006FERNANDEZ, Amyris. Infomerciais: um formato em evolução. Revista da ESPM, v. 13, p. 74-81, 2006.

3.
FERNANDEZ, Amyris;FERNANDEZ, AMYRIS2005FERNANDEZ, Amyris. Estudo Teórico da Percepção de Marcas em Ambientes Digitais. JBCC. Jornal Brasileiro de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 53-59, 2005.

4.
FERNANDEZ, Amyris2005FERNANDEZ, Amyris. Foco na Geração Z: entendendo o consumidor adolescente brasileiro em 2004. REVISTA DA ESPM, v. 12, p. 54-69, 2005.

5.
FERNANDEZ, Amyris;FERNANDEZ, AMYRIS2004 FERNANDEZ, Amyris. Estudo Comparativo entre Mídias Tradicionais e Digitais: uma abordagem teórica. Revista da ESPM, São Paulo, v. 11, p. 16-27, 2004.

6.
FERNANDEZ, Amyris;FERNANDEZ, AMYRIS2004FERNANDEZ, Amyris. Convergência de Mídia: Transformação e Futuro. Thesis (São Paulo), v. 5, p. 25-32, 2004.

7.
FERNANDEZ, Amyris2004FERNANDEZ, Amyris. Estudo Teórico da percepção de marcas em ambientes digitais de instituições de ensino superior. Publicis (UMESP), v. 1, p. 53-60, 2004.

8.
FERNANDEZ, Amyris;FERNANDEZ, AMYRIS2003FERNANDEZ, Amyris. Tornando seus negócios digitais: os erros que sua empresa não precisa cometer. http://www.visaoestrategica.com.br, 2003.

9.
FERNANDEZ, Amyris;FERNANDEZ, AMYRIS2000 FERNANDEZ, Amyris. Transe: Medindo a qualidade da experiência do consumidor em websites. Revista da ESPM, Sao Paulo, v. 7, n.5, 2000.

10.
FERNANDEZ, Amyris;FERNANDEZ, AMYRIS1999FERNANDEZ, Amyris; Katherine DeVey ; RAMDEV, F. P. . Comércio Eletrônico: Tendências, Desafios e Aspectos Legais.. REVISTA DA ESPM, Sao Paulo, v. 6, n.ediçao 2, p. 54-59, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FERNANDEZ, Amyris. Planejamento de Mídias Digitais. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2013. v. 1. 120p .

2.
FERNANDEZ, Amyris; Hanna Wirman (Org.) ; Olli Leino (Org.) . Extending Experiences: structure, analysis and design of computing game experiences. Rovaniemi, Finland: Lapland University Press, 2008. v. 1.

3.
FERNANDEZ, Amyris. Websites para concessionárias: Guia Básico. Sao Paulo: Editora da Fenabrave, 2001. v. 1. 150p .

Capítulos de livros publicados
1.
FERNANDEZ, Amyris. Interação Humano-Computador e Comunicação Social: uma proposta de modelo integrativo de disciplinas. In: Sebastião Squirra. (Org.). Ciber Mídias: extensões comunicativas, expansões humanas. 1ed.Porto Alegre: Buqui, 2012, v. 1, p. 73-106.

2.
FERNANDEZ, Amyris. Cultural Influences on Virtual Teamwork Collaboration. In: Ned Kock. (Org.). Encyclopedia of E-Collaboration. 1ed.Hershey, Pennsylvania, USA: IGI Publishing, 2007, v. 1, p. 120-125.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERNANDEZ, Amyris. Interação Humano-Computador (IHC) e Comunicação: discutindo o que há em comum. Wide, Rio de Janeiro - RJ, Brasil, p. 42 - 43, 01 jul. 2017.

2.
FERNANDEZ, Amyris. Engenharia Criativa. Meio & Mensagem, Sao Paulo, SP, Brasil, p. 16 - 16, 02 maio 2017.

3.
FERNANDEZ, Amyris. Cultura Empresarial e o desafio de quem faz Design de Interação. Wide, Rio e Janeiro, RJ, Brasil, p. 43 - 43, 01 mar. 2017.

4.
FERNANDEZ, Amyris. Mídia programática: um caminho sem volta e cheio de oportunidades para os profissionais de TI. TI inside, 26 set. 2016.

5.
FERNANDEZ, Amyris. 'Por qué los profesionales de TI deben saber marketing programático'. CIO, 02 set. 2016.

6.
FERNANDEZ, Amyris. Qual é o foco de UX?. Revista Locaweb, p. 28 - 28, 01 jul. 2014.

7.
FERNANDEZ, Amyris. O que a Experiência do Usuário pode fazer pelo seu negócio. e-commerce brasil, Sao Paulo, SP, Brasil, p. 50 - 51, 04 abr. 2014.

8.
FERNANDEZ, Amyris. Desenhe pensando no cérebro do seu consumidor. Revista Wide, Rio de Janeiro, p. 43 - 43, 02 set. 2011.

9.
FERNANDEZ, Amyris. De volta à Ergonomia. Wide, p. 43 - 43, 02 maio 2011.

10.
FERNANDEZ, Amyris. O botão 'Comprar' é só o primeiro passo. Wide, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, p. 124 - 126, 01 nov. 2010.

11.
FERNANDEZ, Amyris. Geração de Conhecimento e Web 2.0. EXPM, Sao Paulo, p. 21 - 21, 03 abr. 2009.

12.
FERNANDEZ, Amyris. Empresas apostam em Mídias Sociais como ferramenta de comunicação. Revist PEC - FGV, Sao Paulo, SP, Brasil, p. 10 - 11, 04 fev. 2009.

13.
FERNANDEZ, Amyris. Convergências e Divergências. B2B Magazine, p. 56 - 56, 04 maio 2007.

14.
FERNANDEZ, AMYRIS. E-Gov: longa jornada Brasileira. Revista do SESCON-SP, São Paulo, p. 23 - 23, 02 abr. 2007.

15.
FERNANDEZ, Amyris. Seu $ite dá lucro?. Diário do Comércio, São Paulo, p. 1 - 1, 24 jan. 2006.

16.
FERNANDEZ, Amyris. Infomerciais: um formato em evolução. Revista ESPM, Sao Paulo, p. 74 - 81, 06 jan. 2006.

17.
FERNANDEZ, Amyris. Internet Personalizada. Folha de São Paulo - Caderno de Informática, p. 1 - 1, 02 nov. 2005.

18.
FERNANDEZ, Amyris. Eu Indico - Me++. Meio Mensagem - especial Internet, p. 21 - 21, 16 maio 2005.

19.
FERNANDEZ, Amyris. Entre a cruz e a espada. Revista Meio e Mensagem, Sao Paulo, 09 set. 2003.

20.
FERNANDEZ, Amyris. Tornando seus negócios digitais: os erros que sua empresa não precisa cometer. Diário de Notícias de São Paulo - Caderno de Informática, Sao paulo, Brasil, p. sn - sn, 01 ago. 2003.

21.
FERNANDEZ, Amyris. Websites para concessionárias. Dealer Fenabrave, p. 14 - 15, 01 ago. 2001.

22.
FERNANDEZ, Amyris; DeVey ; RAMDEV, F. P. . Comércio Eletrônico: Tendências, Desafios e Aspectos Legais. Revista da ESPM, Sao Paulo, Brasil, p. 54 - 59, 15 mar. 1999.

23.
FERNANDEZ, Amyris. Usabilidade. WebInsider, Internet.

24.
FERNANDEZ, Amyris. Três Perguntas para Amyris Fernandez. Revista Digitalks, São Paulo.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDEZ, AMYRIS; KARHAWI, ISSAAF . Usability and consumption influence of fashion blogs. In: the Latin American Conference, 2007, Córdoba. Proceedings of the Latin American Conference on Human Computer Interaction - CLIHC '15. New York: ACM Press, 2015. p. 1.

2.
FERNANDEZ, Amyris. Telefonia Móvel e Adolescentes: Entendendo essa Nova Cultura. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006, Brasília. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Brasília: UnB, 2006.

3.
FERNANDEZ, Amyris. A Desmassificação da Propaganda frente às Novas Tecnologias.. In: CELACOM 2005 - IX Colóquio Internacional sobre a Escola Interamericana de Comunicação., 2005, São Bernardo do Campo. Anais do CELACOM 2005. SBC: Metodista, 2005.

4.
FERNANDEZ, Amyris. Governo Eletrônico e Inclusão Digital: Análise Crítica das Questões de Comunicação no Discurso dos Serviços do Estado. In: III Seminário Internacional Latino-Americano de Pesquisa da Comunicação, 2005, São Paulo. Anais do III Seminário Internacional Latino-Americano de Pesquisa da Comunicação. São Paulo: USP, 2005.

5.
FERNANDEZ, Amyris. Metodologia de Avaliação de Cursos On-line ? Abordagem teórica. In: IX Colóquio Internacional sobre a Escola Interamericana de Comunicação, 2005, São Paulo. Anais do IX Colóquio Internacional sobre a Escola Interamericana de Comunicação, 2005.

6.
FERNANDEZ, Amyris. Testes de Usabilidade e Percepção de Marcas: Um Estudo de Caso. In: VIII CELACOM, 2004, São Bernardo do Campo. VIII CELACOM, 2004.

7.
FERNANDEZ, Amyris. Convergência de mídias e convergência de linguagens: o que os games têm para nos ensinar. In: I Congresso Internacional Mídias: Multiplicação e Linguagem, 2004, São Paulo. Anais do I, 2004.

8.
FERNANDEZ, Amyris. Estudo Teórico da Percepção de Marcas em Ambientes Digitais de Instituições de Ensino Superior. In: Congresso ALAIC, 2004, Buenos Aires. Anais ALAIC 2004. São Paulo: ALAIC, 2004.

9.
FERNANDEZ, Amyris. A Promessa da Internet: da Utopia à Realidade. In: CELACOM, 2003, São Bernardo do Campo. CELACOM. São Bernardo do Campo: Editora da universidade Metodista, 2003.

10.
FERNANDEZ, Amyris. Convergência de Mídias: Transformação e Futuro. In: II Seminário Interprogramas de Mestrado em Comunicação, 2003, São Paulo. II Seminário Interprogramas de Mestrado em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. São Paulo: Cásper Líbero, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDEZ, Amyris. Mídia Digital e o desafio para os CMOs. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FERNANDEZ, Amyris. Aula de Mídia Programática - Graduação FGV. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FERNANDEZ, Amyris. Usability and consumption influence of fashion blogs: an exploratory study. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FERNANDEZ, Amyris. Fun Experience with Digital Games: A Model Proposition. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FERNANDEZ, Amyris. Quem colocou o Game no meu Celular: um estudo do público jovem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FERNANDEZ, Amyris. Defining and Measuring Game Playabillity on Cell Phones. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FERNANDEZ, Amyris. eLearning Project. 2016.

2.
FERNANDEZ, Amyris. Banamex - Internet Banking. 2010.

3.
FERNANDEZ, Amyris. Definição de Padrões de Usabilidade - PoupaTempo São Paulo. 2005.

4.
FERNANDEZ, Amyris. Usabilidade da Definição Visual do Padrão de Interface Gráfica. 2002.

Programas de computador sem registro
1.
FERNANDEZ, Amyris. BURT - Brand Usability Relationship Technique. 2003.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERNANDEZ, Amyris. WebTV | Observatório E-commerce Brasil com Amyris Fernandez do Buscapé Company. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
FERNANDEZ, Amyris. 12 negócios para ganhar um milhão. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
FERNANDEZ, Amyris. Marketing na Internet vai passar por transformações. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
FERNANDEZ, Amyris. Vidas Paralelas. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
FERNANDEZ, Amyris. Exterior? No, thanks!. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
FERNANDEZ, Amyris. Sem salário milionário, mas estável. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
FERNANDEZ, Amyris. Sandálias de borracha, rumo ao mercado mundial. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
FERNANDEZ, Amyris. Na contramão da economia. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
FERNANDEZ, Amyris. Canal Youtube - Palestras diversas. 2005; Tema: Canal Youtube - Palestras diversas - Amyris. (Rede social).

2.
FERNANDEZ, Amyris. Amyris Fernandez. 1999; Tema: Experiência do Usuário e Metodologias de Pesquisa. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERNANDEZ, Amyris. Mídia Programática Básica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - produção de material).

2.
FERNANDEZ, Amyris. Testes A/B e Métricas de Usabilidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
FERNANDEZ, Amyris. Usabilidade para Comércio Eletrônico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FERNANDEZ, Amyris. Retorno sobre Investimentos em Usabilidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
FERNANDEZ, Amyris. Arquitetura de Informação para Mobile: celulares e tablets. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
FERNANDEZ, Amyris. Usabilidade para Governo Eletrônico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
FERNANDEZ, Amyris. Interação Homem-Computador - Arquitetura de Informação, Usabilidade e Design de Interação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
FERNANDEZ, Amyris. Usabilidade para Governo Eletrônico. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
FERNANDEZ, Amyris. Usability Expert. 2003. (website).

10.
FERNANDEZ, Amyris. E-Business. 2001. .

11.
FERNANDEZ, Amyris. E-Business. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas).

12.
FERNANDEZ, Amyris. Amyris Fernandez Consultores. 1998. (website).

Demais trabalhos
1.
FERNANDEZ, Amyris. A comunicaçào mediada por Interfaces digitais: um estudo sobre a interaçào humana com jogos em meios eletrônicos. 2005 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERNANDEZ, Amyris; SQUIRRA, S. M.. Participação em banca de Fabio Romancini Palamedi. Recuperação de informações em ambientes tecnológicos - uma abordagem de arquitetura de informação aplicada a dashboard. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

2.
FERNANDEZ, Amyris. Participação em banca de Grupos. Trabalhos de MBA de marketing. 2000. Dissertação (Mestrado em MBA) - Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais.

Qualificações de Mestrado
1.
KUNSCH, M. M. K.; CORREA, E. N. S.; FERNANDEZ, Amyris. Participação em banca de Bianca Marder Dreyer. Estratégias de Comunicação: A Configuração da Ecologia da Comunicação Organizacional no Contexto da Sociedade Digitalizada. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FERNANDEZ, Amyris. Participação em banca de Diou Dias Oguino Farina. A ascenção de um novo modelo de negócios na Indústria da Música. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos Graduação em Gestao Integrada de Comunicação Digital) - Universidade de São Paulo.

2.
FERNANDEZ, Amyris. Participação em banca de Pedro Henrique Massoti de Brito. Privacidade e mídia no Facebook: monetizando a vida do usuário. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-Graduação em Gestão Itegrada de comunicação social) - Universidade de São Paulo.

3.
FERNANDEZ, Amyris. Participação em banca de Ana Carolina Fernandes. Omnichannel: melhor experiência de compra para o consumidor. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pos-graduação em estão integrada de comunicação social) - Universidade de São Paulo.

4.
FERNANDEZ, Amyris. Participação em banca de Patricia Marques Maddaloni. O papel da comunicação digital no contexto da colaboração na gestão de inovação em ambientes corporativos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em pos-graduação em gestão integrada de comunicação social) - Universidade de São Paulo.

5.
FERNANDEZ, Amyris. Participação em banca de alunos MBA - SENAC. TCC - MBA SENAC. 2005.

6.
FERNANDEZ, Amyris. Participação em banca de grupos de alunos de MBA em BI. TCC - SENAC. 2004.

7.
FERNANDEZ, Amyris. Participação em banca de grupos. TCC - SENAC. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA) - SENAC.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERNANDEZ, Amyris. Participação em banca de Bruno Lima André.E-Mail Marketing como ferramenta de comunicação e fidelização de Clientes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fac. Admnistração de Empresas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

2.
FERNANDEZ, Amyris. Participação em banca de diversos.TCC - IBMEC. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais.

3.
FERNANDEZ, Amyris. Participação em banca de Diversos.TCC - FAAP. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fac. Admnistração de Empresas) - Fundação Armando Álvares Penteado.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FERNANDEZ, Amyris. EXPOCOM. 2005. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

2.
FERNANDEZ, Amyris. EXPOCOM. 2004.

3.
FERNANDEZ, Amyris. EXPOCOM. 2003.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Digital HR Conference. Pessoas Transformando o Trabalho na Economia de Plataformas. 2018. (Congresso).

2.
Digital Summit - 1a Edição 2018. As Habilidades para Sobreviver em 2018. 2018. (Congresso).

3.
Digital Summit - 1a Edição 2018. Por que as Mulheres Não Chegam ao C-Level. 2018. (Congresso).

4.
Digital Summit - 2a Edição 2018. Educação para o Futuro. 2018. (Congresso).

5.
Forum de Marketing Digital. Nova forma de pensar Mobile: como um bom User Experience (UX) e User Interface (UI) Design potencializam o seu produto ou serviço. 2018. (Congresso).

6.
Congresso de Vendas 2017. Desenhando Experiências de Consumo. 2017. (Congresso).

7.
Fórum de ECommerce 2017.Auditório Tecnologia. 2017. (Outra).

8.
Interaction South America 2017. Visual Analytics and knowledge creation from Big Data: A systematic review. 2017. (Congresso).

9.
Techno Business Inovação.Workshop de Design Thinking. 2017. (Oficina).

10.
Fórum de Mobile Commerce.e-Show. 2016. (Outra).

11.
Seminário GVcev Varejo Omnichannel.e-commerce, mobile e mídias sociais. 2016. (Seminário).

12.
7o Congresso Internacional de Design da Informação. Auxílios e obstáculos à orientação em interfaces de smartphones: um estudo centrado no usuário. 2015. (Congresso).

13.
7th Latin American Conference on Human Computer Interaction. Usability and consumption influence of fashion blogs: an exploratory study. 2015. (Congresso).

14.
7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO. Estudo comparativo das características informacionais de plataformas de crowdsourcing considerando a perspectiva do usuário. 2015. (Congresso).

15.
7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO. The metaverse usability: contributions to human interactions and in interactions of individuals with educational contents and activities.. 2015. (Congresso).

16.
7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO. A ampliação da percepção da interface para pessoas com deficiência visual através de recursos em smartphones: Uma perspectiva do design da informação sobre a acessibilidade digital. 2015. (Congresso).

17.
7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO. Avaliação da interação entre usuários de baixa visão e as interfaces gráficas digitais de um tablet: foco na usabilidade. 2015. (Congresso).

18.
Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia.Membro Colaborador da Coordenadoria de Marketing Jurídico Digital - OAB SP. 2015. (Outra).

19.
Congresso e-Commerce Brasil - Search e Vendas.Arquitetura da Informação para navegação perfeita no e-commerce. 2013. (Outra).

20.
Interaction South America. Novo Portal Claro. 2013. (Congresso).

21.
Interaction South America 13. UOL HOST: diplomacia por uma boa experiência. 2013. (Congresso).

22.
Interaction South America 13. PROJETO DO APLICATIVO PARA iPAD: BOTICÁRIO MAQUIAGEM. 2013. (Congresso).

23.
Interaction South America 13. Como viabilizar o UX em pequenas empresas e startups?. 2013. (Congresso).

24.
XXVII Encontro de Corretores de Seguros do Estado de SP.Domínio de Tecnologias de Informação para o Setor de Seguros. 2011. (Encontro).

25.
Interaction South America. Anais. 2010. (Congresso).

26.
MobileHCI 2010. iEat: innovating shopping experience with mobile phone. 2010. (Congresso).

27.
Second Life: Inovando a Comunicação.Second Life: Inovando a Comunicação. 2007. (Seminário).

28.
Workshop de Arquitetura de Informação, Usabilidade e Acessibilidade - WAIU.Indo além da Usabilidade como ISO. 2007. (Oficina).

29.
World Usability Day.Repensando a Usabilidade. 2007. (Encontro).

30.
World Usability Day - Capítulo RGS.Indo além da Usabilidade como ISO. 2007. (Encontro).

31.
Encontro Interprogramas para Doutorandos e alunos convidados.Defining and Measuring Game Playability on Cell Phones. 2006. (Encontro).

32.
MobileFest.Mobilidade e Games. 2006. (Outra).

33.
Nordic Game 2006 - Research Program.Understanding cultural differences among Brazilian, Japanese and Finnish players. 2006. (Simpósio).

34.
CELACOM 2005 - IX Colóquio Internacional sobre a Escola Interamericana de Comunicação.. Metodologia de Avaliaçào de Cursos Online ? Abordagem teórica. 2005. (Congresso).

35.
Fundação do Comitê de Usabilidade.Comitê de Usabilidade - Câmara do Comércio Eletrônico. 2005. (Encontro).

36.
III Seminário Internacional Latino-Americano de Pesquisa da Comunicação.Governo Eletrônico e Inclusão Digital: Análise Crítica das Questões de Comunicação no Discurso dos Serviços do Estado.. 2005. (Seminário).

37.
World Usability Day.Protótipos em Papel. 2005. (Oficina).

38.
World Usability Day - Assinatura do documento da fundação do Capítulo brasileiro.Usability Professionals Association - Brazilian Chapter - 1o Encontro. 2005. (Encontro).

39.
Congresso ALAIC. Estudo Teórico da Percepção de Marcas em Ambientes Digitais de Instituições de Ensino Superior. 2004. (Congresso).

40.
I Congresso Internacional Mídias: Multiplicação e Convergências. Convergência de mídias e convergência de linguagens: o que os games têm para nos ensinar. 2004. (Congresso).

41.
10a EXPOCOM ? Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação.10a EXPOCOM ? Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. 2003. (Outra).

42.
CELACOM. A Promessa da Internet: da Utopia à Realidade. 2003. (Congresso).

43.
Curso de Doutorado da EASP - FGV.Internet como canal de distribuição na Indústria de Turismo e Lazer. 2003. (Outra).

44.
II Seminário Interprogramas de Mestrado em Comunicação.Convergência de Mídias: Transformação e Futuro. 2003. (Seminário).

45.
ExpoManagement São Paulo. e-commerce. 2002. (Exposição).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERNANDEZ, Amyris. 4o Congresso Sul Americano de Design de Interação. 2012. (Congresso).

2.
FERNANDEZ, Amyris; Antonio de Jesus Cosenza . 1o Congresso Sulamericano de Design de Interacao. 2009. (Congresso).

3.
FERNANDEZ, Amyris. Seminário Intensivo: Internet - A Última Fronteira do Marketing. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Petit. Transformando a empresa em E-Business. Início: 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fac. Admnistração de Empresas) - Fundação Armando Álvares Penteado. (Orientador).

2.
Juliana Teixeira da Silva. A utilização da Tecnologia da Informação como ferramenta estratégica em pequenas e médias empresas. Início: 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fac. Admnistração de Empresas) - Fundação Armando Álvares Penteado. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERNANDEZ, Amyris. Interação Humano-Computador (IHC) e Comunicação: discutindo o que há em comum. Wide, Rio de Janeiro - RJ, Brasil, p. 42 - 43, 01 jul. 2017.

2.
FERNANDEZ, Amyris. Cultura Empresarial e o desafio de quem faz Design de Interação. Wide, Rio e Janeiro, RJ, Brasil, p. 43 - 43, 01 mar. 2017.

3.
FERNANDEZ, Amyris. De volta à Ergonomia. Wide, p. 43 - 43, 02 maio 2011.

4.
FERNANDEZ, Amyris. O botão 'Comprar' é só o primeiro passo. Wide, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, p. 124 - 126, 01 nov. 2010.

5.
FERNANDEZ, Amyris. Empresas apostam em Mídias Sociais como ferramenta de comunicação. Revist PEC - FGV, Sao Paulo, SP, Brasil, p. 10 - 11, 04 fev. 2009.

6.
FERNANDEZ, Amyris. Qual é o foco de UX?. Revista Locaweb, p. 28 - 28, 01 jul. 2014.

7.
FERNANDEZ, Amyris. O que a Experiência do Usuário pode fazer pelo seu negócio. e-commerce brasil, Sao Paulo, SP, Brasil, p. 50 - 51, 04 abr. 2014.

8.
FERNANDEZ, Amyris. Convergências e Divergências. B2B Magazine, p. 56 - 56, 04 maio 2007.

9.
FERNANDEZ, Amyris. Desenhe pensando no cérebro do seu consumidor. Revista Wide, Rio de Janeiro, p. 43 - 43, 02 set. 2011.

10.
FERNANDEZ, Amyris. Geração de Conhecimento e Web 2.0. EXPM, Sao Paulo, p. 21 - 21, 03 abr. 2009.

11.
FERNANDEZ, Amyris. Engenharia Criativa. Meio & Mensagem, Sao Paulo, SP, Brasil, p. 16 - 16, 02 maio 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDEZ, Amyris. Aula de Mídia Programática - Graduação FGV. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
FERNANDEZ, Amyris. Mídia Programática Básica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - produção de material).


Redes sociais, websites e blogs
1.
FERNANDEZ, Amyris. Amyris Fernandez. 1999; Tema: Experiência do Usuário e Metodologias de Pesquisa. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 11:52:56