Daniel Manzoni de Almeida

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  • Última atualização do currículo em 30/06/2014


Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) (2004). Mestre (2007) e Doutor em Ciências Biológicas (2012). Pós-doutor em Imunologia (2012-2013) e em Ensino de Biologia (2013, atual). Atualmente: (i) é Coordenador Executivo do "Projeto Imunologia nas Escolas" do Instituto de Investigação em Imunologia (INCT) do Instituto do coração (Incor); (ii) Pós-doutorando em Ensino de Biologia na Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo Áreas de atuação: a) Ensino de Biologia; b) Ensino de Imunologia; c) Imunologia básica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Manzoni de Almeida
Nome em citações bibliográficas
MANZONI-DE-ALMEIDA, D;De Almeida, DM;Manzoni-de-Almeida, Daniel

Endereço


Endereço Profissional
Instituto do Coração, Instituto do coração.
Hospital das Clínicas
Pinheiros
05403900 - São Paulo, SP - Brasil
URL da Homepage: http://www.incor.usp.br


Formação acadêmica/titulação


2013
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Ciências Biológicas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Biologia.
2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Instituto Butantan, IBU, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunoquímica / Especialidade: Inflamação.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunoquímica / Especialidade: Sistema do Complemento: mecanismos de ativação e regulação.
2008 - 2012
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
com período sanduíche em University of Pennsylvania (Orientador: Dr. Phillip Scott).
Título: Caracterização do controle de lesões em camundongos deficientes no receptor 1 do TNF infectados com Leishmania major: desenvolvimento de um modelo para estudo da leishmaniose mucocutânea e sua terapia., Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Profa Dra Leda Quercia Vieira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Leishmaniose; Células-tronco; Imunobiologia de protozoários; Leishmania major; Leishmaniose mucocutânea; Modelo murino de Leishmaniose.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.
Setores de atividade: Saúde Humana.
2005 - 2007
Mestrado em Ciências Biológicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estudo do potencial neutralizante do soro hiperimune anti-esfingomielinases recombinantes sobre os efeitos tóxicos das aranhas Loxosceles,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Profa Dra Denise Vilarinho Tambourgi.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Loxosceles sp; esfingomielináses; soro equino hiperimune; anticorpos; soroterapia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunoquímica.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana.
2001 - 2004
Graduação em Ciências Biológicas.
Centro Univesitário São Camilo..
Título: Investigação da Percepção Ambiental dos alunos de quinta e sexta séries do Ensino Fundamental - Ciclo II de duas escolas públicas no bairro de São João Clímaco, no município de São Paulo-SP.
Orientador: Profa Dra Amélia dos Santos.
1998 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Maria Trujilo Torloni.


Formação Complementar


2012
Psicanálise - formação do analista.
Escola Paulista de Psicanálise.
2012
Características de Pesquisas em Ensino de Ciências.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008
Estágio de Docência - Curso de Farmácia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Argumentação no Ensino de Ciências. (Carga horária: 18h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em UFMG & Escolas. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
UFMG & ESCOLAS - 1 semestre de 2010. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
UFMG & ESCOLAS - 1 Semestre de 2009.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
UFMG & ESCOLAS - 1 semestre de 2008.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
UFMG & ESCOLAS - 2 Semestre de 2008.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2006 - 2006
Programa de Aperfeiçoamento em Ensino Superior.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Imunobiologia. (Carga horária: 20h).
Instituto Butantan, IBU, Brasil.
2003 - 2003
Imunologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2002
Estágio no Laboratório de Análises Clínicas.
Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS do Estado de São Paulo.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador de Imunologia
Outras informações
Professor colaborador da disciplina de Imunologia básica


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

07/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador da pós-graduação
Outras informações
Disciplina Ministrada na Pós-Graduação em Patologia: Didática Especial (Ensino de Imunologia) (40 horas/4 creditos)


Instituto de Investigação em Imunologia - INCT, III-INCT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Executivo, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador Executivo do Projeto de extensão em Ensino de Ciências 'Projeto Imunologia nas Escolas'


Escola Estadual Maria Trujilo Torloni, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


CORSA, CORSA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Coordenador de Area, Enquadramento Funcional: Coordenador de Saúde e Educação
Outras informações
Coordenador de projetos de Saúde e Prevenção ao HIV Coordenador de Simposio de Saúde e HIV Coordenador de Projetos Educacionais anti-HIV


Educação e Cidadania de Afrobrasileiros e Carentes, EDUCAFRO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2012
Vínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntario
Outras informações
Disciplina ministradas: Biologia


Instituto do Coração, INCOR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


DMA ENSINO, DMA ENSINO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Proprietario, Enquadramento Funcional: Proprietário
Outras informações
Empresa de consultoria: a) em projetos de ensino de ciências; b) professores de ciências; c) cursos de graduação em ciências biológicas; d) cursos técnicos na área da saúde.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Estudante de Doutorado, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de Tese de Doutorado: Caracterização do controle de lesões em camundongos deficientes no receptor 1 do TNF infectados com Leishmania major: desenvolvimento de um modelo para estudo da leishmaniose mucocutânea e sua terapia


Centro Universitário São Camilo, CUSC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação


Instituto Butantan, IBU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pos-doutorado
Outras informações
Estudo dos eventos inflamatórios induzidos pelo veneno de aranhas Loxosceles e Esfingomielinases D

Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/2005 - 11/2007
Estágios , Laboratório de Imunoquímica, .

Estágio realizado
Estudante de Pós-Graduação (mestrado).
8/2003 - 8/2004
Estágios , Laboratório de Imunoquímica, .

Estágio realizado
Iniciação Científica.

University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: PhD student



Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Biologia/Ensino de Imunologia

Objetivo: Estudo dos experimentos desenvolvidos por alunos do ensino médio nas aulas práticas de Biologia Desenvolvimento de seqüências didáticas para o ensino de Imunologia Estudo do papel do experimento nas aulas práticas de Imunologia Operações epistêmicas e argumentação no ensino de biologia/ensino de imunologia..
Palavras-chave: Ensino de Biologia; Ensino de Imunologia; Ensino por experimentação.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Desenvolvimento de um jogo eletrônico como material didático de aprender e divulgar Ciências e Biologia

Descrição: Nossa proposta de desenvolvimento de um jogo eletrônico para ensinar sobre ciência e biologia, como é o fazer ciência. O jogo será abrangente para todos os estudante de ensino fundamental e médio, professores e sociedade em geral interessada em ciências. Além de ser um material didático para aulas praticas de ciências e biologia. O jogo poderá ser utilizado como método didático alternativo, como por exemplo, em aulas praticas experimentais para ensino sobre o método cientifico.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Coordenador / Kleber Andrade - Integrante / Carla Crude - Integrante / Luciana Medina - Integrante / Flávio Buratti Gonçalves - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Estudo do papel do experimento no ensino de Imunologia

Descrição: Aulas práticas de Imunologia são importantes para auxiliar o aprendizado dos conceitos teóricos abstratos dos fenômenos biológicos aprendidos em sala de aula. Entretanto, pouco se tem entendido sobre as questões enunciativas dos gêneros de discursos que aparecem nas aulas práticas de Imunologia para os estudantes da graduação em cursos de ciências biológicas e da saúde. Aqui, a proposta é a caracterização qualitativa dos gêneros de discurso e das relações epistêmicas de aulas práticas de imunologia para alunos de graduações em ciências biológicas e da saúde. Para tal, serão realizadas entrevistas com professores e alunos, observações das aulas de Imunologia, análise do material utilizado em aula e, principalmente, gravações com recursos audiovisuais; posteriormente, sequências das aulas serão transcritas e analisadas utilizando o software desenvolvido pela IPN-Kiel (Videograph ). Desse modo, espera-se conhecer os gêneros do discurso e interações gerais que ocorrem entre os integrantes de aulas práticas experimentais de Imunologia na atualidade. A compreensão dessas interações pode auxiliar na didática de aulas de Imunologia para cursos de graduação na área de ciências biológicas e da saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Paula Melo Seixas - Integrante.
2013 - Atual
Estudo do papel do experimento nas aulas de Biologia

Descrição: Aulas práticas de Biologia são importantes para auxiliar o aprendizado dos conceitos teóricos abstratos dos fenômenos biológicos aprendidos em sala de aula. Entretanto, pouco se tem entendido sobre as questões enunciativas dos gêneros de discursos que aparecem nas aulas práticas de biologia para os estudantes do ensino médio. Aqui, a proposta é a caracterização qualitativa dos gêneros de discurso e das relações epistêmicas de aulas práticas de biologia para alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares na atualidade. Para tal, serão realizadas entrevistas com professores e alunos, observações das aulas de Biologia, análise do material utilizado em aula e, principalmente, gravações com recursos audiovisuais; posteriormente, sequências das aulas serão transcritas e analisadas utilizando o software desenvolvido pela IPN-Kiel (Videograph ). A classificação dos sistemas de categorias será baseada em estudos prévios (SILVA & MORTIMER, 2010); quando necessários outros sistemas de categorias serão criados para melhor análise dos transcritos das aulas práticas. Desse modo, espera-se conhecer os gêneros do discurso e interações gerais que ocorrem entre os integrantes de aulas práticas de Biologia na atualidade. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Silvia Trivelato - Coordenador.
2013 - Atual
Ensino de Imunologia por Investigação: a utilização de historias em quadrinhos como instrumento de ensino de imunologia para estudantes do ensino médio

Descrição: O objetivo do projeto é a utilização da historia em quadrinho Júlia Imune produzida por duas estudantes de graduação em Engenharia Biotecnológica na disciplina de Imunologia Básica da UNESP, campus Assis, como instrumento de ensino de conceitos básicos de imunologia para os estudantes do ensino médio. A metodologia utilizada para avaliação da aprendizagem será por meio de avaliação escrita com questões especificas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Coordenador / Karina Toledo - Integrante.
2012 - 2014
Desenvolvimento de modelo para leishmaniose mucocutânea

Descrição: A leishmaniose é causada por parasitas do gênero Leishmania. A forma mucocutânea da leishmaniose apresenta lesões crônicas com baixo número de parasitas no local da infecção causando uma resposta inflamatória exagerada. Nós mostramos que os camundongos TNFR1 KO, quando infectados com L. major, conseguem controlar o crescimento do parasita no local da infecção, porém mantém um intenso infiltrado inflamatório quando comparados aos animais selvagens. O objetivo desse estudo é a caracterização das lesões cutâneas crônicas desenvolvidas nos animais TNFR1 KO infectados por L. braziliensis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Paula Melo Seixas - Integrante / VIEIRA, L.Q - Coordenador.
2012 - 2013
Estudo dos eventos inflamatórios induzidos pelo veneno de aranhas Loxosceles e Esfingomielinases D

Descrição: O envenenamento por aranhas do gênero Loxosceles, presentes em regiões temperadas e tropicais das Américas, África e Europa, podem causar dermonecrose e também graves efeitos sistêmicos. Entre os efeitos sistêmicos estão incluídos hemólise e coagulação intravascular, além da possível evolução para choque e insuficiência renal aguda. O principal componente tóxico desses venenos, a Esfingomielinase D (SMase D), é uma enzima capaz de hidrolisar esfingomileina e lisofosfatidilcolina, sendo que várias isoformas dessa toxina estão presentes nesses venenos. Estudos do Laboratório de Imunoquímica mostraram que o veneno de L. intermedia e a SMase D são capazes de induzir, em camundongos, um quadro inflamatório sistêmico similar ao do choque endotóxico; no entanto, os mecanismos moleculares envolvidos nesse efeito tóxico foram ainda pouco estudados. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é estabelecer um modelo usando sangue humano total para o estudo do quadro de choque endotóxico-like desencadeado pelo veneno de L. intermedia e pela SMase D. Para tanto, serão utilizadas amostras de sangue humano que serão estimuladas com o veneno de L. intermedia e SMase D e, a seguir, avaliados parâmetros relacionados ao choque endotóxico, incluindo a produção das citocinas TNF-α, IL-1, IL-6 e IL-8; produção de óxido nítrico e espécies reativas de oxigênio; expressão de marcadores de ativação celular. Ainda, será verificada a participação do sistema do complemento na ativação dos leucócitos durante o choque endotóxico-like desencadeado pelas toxinas do veneno. Esses resultados permitirão o melhor entendimento dos mecanismos envolvidos no estabelecimento do quadro inflamatório sistêmico, similar ao do choque endotóxico, após o envenenamento por aranhas Loxosceles, além de possibilitar a análise de medidas terapêuticas alternativas para esse efeito tóxico durante o loxoscelismo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Denise Vilarinho Tambourgi - Coordenador.
2010 - 2012
Efeito do número de EPIYA-C da proteína CagA de H. pylori na produção de citocinas representativas das respostas Th1, Th2, Th17 e Treg por células mononucleadas do sangue periférico e células de mucosa gástrica

Descrição: Determinar a concentração de citocinas representativas da resposta inata e de células Th1, Th2, TH17 e Treg, bem como de IL-11 em cocultivos de células mononucleadas do sangue periférico e células AGS com amostras viáveis de H. pylori com diferentes números de sítios de fosforilação EPIYA-C da proteína CagA. Determinar a intensidade do fenômeno de beija-flor (escores) de acordo com o número de EPIYA-C da proteína CagA. Determinar o efeito do número de EPIYA-C na expressão de STAT3 e Foxp3 in vitro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Vieira, Leda Quercia - Integrante / Andreia Maria Camargos Rocha - Integrante / Gifone Aguiar Rocha - Integrante / Fabrício Freire de Melo - Integrante / Sérgio de Assis Batista - Integrante / Dulciene Maria de Magalhães Queiroz - Coordenador.
2010 - 2011
Characterization of the control of chronic cutaneous lesions in Leishmania major- infected TNFR1 KO mice treated with derived bone-marrow cells

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Leda Quercia Vieira - Integrante / Scott P - Coordenador.
2008 - 2012
Caracterização do controle de lesões em camundongos deficientes no receptor 1 do TNF infectados com Leishmania major: desenvolvimento de um modelo para estudo da leishmaniose mucocutânea e sua terapia

Descrição: Desenvolvimento de um modelo para leishmaniose mucotânea e a proposta de terapias, como por exemplo, inibidores de TNF-alfa e células-tronco.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Leda Quercia Vieira - Coordenador / Rosa Maria Esteves Arantes - Integrante.
2005 - 2007
Estudo do potencial neutralizante do soro equino hiperimune anti esfingomielináses recombinantes sobre os efeitos tóxicos das aranhas Loxosceles.

Descrição: As aranhas do gênero Loxosceles são conhecidas popularmente como aranhas-marrons e podem ser encontradas tanto em regiões temperadas, quato tropicais da América do Norte, Central e do Sul, como também na Europa e África. No Brasil estão descritas dez espécies, sendo três de importância médica: L. intermedia, L. laeta e L. gaucho por serem responsáveis por mais de dois mil casos de envenenamento por ano. O loxoscelismo pode manifestar-se de duas diferentes formas clínicas: cutânea e sistêmica, como o desenvolvimento de necrose no local da picada, hemólise, coagulação intravascular e danos renais. No Brasil a terapia para o Loxoscelismo consiste na utilização do soro antiaracnídico produzido pelo Instituto Butantan, no entanto, a produção desse soro é bastante dificultada pel escassez do veneno de Loxosceles. Com o objetivo de solucionar o problema da escassez de antígenos de venenos de Loxosceles, o Laboratório de Imunoquímica clonou e expressou algumas toxinas recombinantes dos venenos de L. intermedia (P1 e P2) e L. laeta (SMase I) e em colaboração com a Divisão de Produção do Instituto Butantan está produzindo um soro antiesfingomielináses D desses venenos. O objetivo desse projeto é analisar comparativamente o potencial neutralizante dos soros equinos antiaracnídicio e antiesfingomielináses recombinantes frente aos venenos das aranhas Loxosceles de importância médica no Brasil. os resultados obtidos, se positivos em termos de eficiência de neutralização, serão base para que este novo antissoro possa ser testado em humanos, e talvez, venha ser eletio pelo setor de Pordução do IB como soro a se distribuido para o país, substitutindo assum o soro antiaracnídico até hoje usado na soroterapia humana para o loxoscelismo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Denise Vilarinho Tambourgi - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2003 - 2004
Expressão de moléculas coestimulatórias e sua influência na apresentação de antígenos durante a infecção por B. pertussis

Descrição: Projeto direcionado a avaliar a interferência da infeção com B. pertussis sobre a expressão de moléculas de superficíes em células imunes. Bolsa PIBIC CNPq. Proc. no. 108442/2003-9.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Monamaris Marques Borges - Coordenador.
2003 - 2004
Investigação da Percepção Ambiental dos alunos de quinta e sexta séries do Ensino Fundamental - Ciclo II de duas escolas públicas no bairro de São João Clímaco, no município de São Paulo-SP

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Amélia dos Santos - Coordenador.


Projetos de extensão


2010 - Atual
Projeto "Imunologia nas Escolas"

Descrição: Descrição: O Projeto Imunologia nas Escolas é um projeto educacional desenvolvido dendtro da Plataforma de Ensino e Interação com a Sociedade do iii-INCT - Instituto de Investigação em Imunologia - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo objetivo principal é aproximar o mundo da ciência de estudantes e professores do Ensino Médio de escolas públicas. Além de estimular a curiosidade para a ciência, enfatiza a estrutura lógica do pensamento na pesquisa científica; como esse conhecimento é construído. O Projeto é desenvolvido com cientistas e estudantes de pós-graduação que, por sua vez, têm a oportunidade de dialogar sobre a ciência e a imunologia com a sociedade. O Projeto foi iniciado em 2010, em parceria com a Escola Estadual Romeu de Moraes, na cidade de São Paulo. A cada ano, alunos do Ensino Médio e seus professores iniciam a participação no projeto visitando o Laboratório do iii-INCT no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (InCor/FMUSP). Desenvolvemos atividades mensais na escola, discutindo conceitos em imunologia e a lógica do pensamento científico, usando uma variedade de estratégias pedagógicas dinâmicas, com material didático próprio do Projeto. Detro da perspectiva de expansão do Projeto, além de continuar a desenvolver as atividades com os alunos, nesta escola, iniciamos o Programa de Pré-Iniciação científica , o Program de Introdução ao jornalismo científico e, em 2013, iniciaremos o Programa l para Professores da rede pública, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Além disso, nossas experiências têm sido compartilhadas visando apoiar o desenvolvimento do Projeto em outras instituições científicas e de educação no Brasil ou inspirar novas iniciativas. Para essas ações, temos contado também com o apoio da Sociedade Brasileira de Imunologia.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Coordenador / Veronica coelho - Integrante / Silvia Sampaio - Integrante / Paulo Cunha - Integrante / Patricia Santos - Integrante / Sandra Moraes - Integrante.


Outros Projetos


2013 - Atual
Formação contínua de professores do período noturno da escola estadual Maria Trujilo Torloni: o DNA de todas as disciplinas do ensino médio

Descrição: O projeto de formação continua dos professores da escola Torloni tem o objetivo trabalhar a temática sobre o material genético (DNA) em todas as suas dimensões interdisciplinares explorando questões experimentais, investigativas, interpretação de texto, línguas, raciocine lógico e matemático.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Daniel Manzoni de Almeida - Coordenador / Aline do Espirito Santo - Integrante.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: American Journal of Educational Research


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Journal of Research in Science Teaching (Print)
2013 - Atual
Periódico: Journal of Research in Science Teaching
2014 - Atual
Periódico: American Journal of Educational Research


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Ensino de Imunologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Biologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
6o lugar Conto no concurso nacional LOVELESS da Editora ESCANDALO, Editora ESCANDALO.
2013
2o lugar nacional do concurso de contos "Homossilábicas" da editora Escândalo -, Editora Escandalo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BOCCHI, J.2013BOCCHI, J. ; Manzoni-de-Almeida, Daniel . Do divã à neuropsicanálise: alguns casos clínicos à luz da teoria freudiana. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 18, p. 57-69, 2013.

2.
PETRITUS, P.2012PETRITUS, P. ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; GIMBLET, C. ; LOMBANA, C. G. ; SCOTT, P. . Leishmania mexicana induce limited recruitment and activation of monocytes and monocyte-derived dendritic cells early during infection. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online), v. 6, p. 1, 2012.

3.
Oliveira, Carolina Ferreira2012Oliveira, Carolina Ferreira ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; Mello, Paula Seixas ; Natale, Caio Cotta ; Santiago, Helton da Costa ; MIRANDA, L. S. ; Ferraz, Fernanda Oliveira ; dos Santos, Liliane Martins ; TEIXEIRA, M. M. ; Teixeira, Mauro Martins ; Arantes, Rosa Maria Esteves ; Vieira, Leda Quercia . Characterization of Chronic Cutaneous Lesions from TNF-Receptor-1-Deficient Mice Infected by Leishmania major. Clinical & Developmental Immunology (Print), v. 2012, p. 1-12, 2012.

4.
Beena John2011Beena John ; Brendon Ricart ; Elia D Tait ; Tajie H Harris ; Louise M Randall ; David A. Christian ; Beth Gregg ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; Wolfgang Weninger ; Daniel A Hammer ; Christopher A Hunter . Analysis of behavior and trafficking of dendritic cells within the brain during Toxoplasmic encephalitis. PLoS Pathogens, v. 9, p. 1002246, 2011.

5.
Okamoto2009Okamoto ; Andradre, RMG ; Queiroz, GP ; Gutierrez VP ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; Yara Cury ; Bertani R ; Portaro FC ; Tambourgi DV . Ctenus medius and Phoneutria nigriventer spiders venoms share noxious proinflammatory activities. Journal of Medical Entomology, v. 46, p. 58-66, 2009.

6.
de Santi-Ferrara GI2009de Santi-Ferrara GI ; PEDROSA, M. F. ; Junqueira-de-Azevedo, IML ; Andradre, RMG ; Portaro FC ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; Murakami MT ; Arni RK ; van den Berg, C ; Hoo, LP ; Tambourgi DV . SMase II, a new sphingomyelinase D from Loxosceles laeta venom gland: Molecular cloning, expression, function and structural analysis.. Toxicon, v. 26, p. 1-11, 2009.

7.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D;De Almeida, DM;Manzoni-de-Almeida, Daniel2008MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; PEDROSA, M. F. ; Andradre, RMG ; Marcelino, JR ; Higashi-Gondo, H ; Junqueira-de-Azevedo, IML ; Hoo, LP ; van den Berg, C ; Tambourgi DV . A new anti-loxoscelic serum produced against recombinant sphingomyelinase D: results of preclinical trials.. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, v. 79, p. 463-470, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Daniel Manzoni ; Manzoni-de-Almeida, Daniel . Uma crônica sobre a pergunta. 1. ed. Curitiba: CRV editora, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Manzoni-de-Almeida, Daniel ; Fernanda Pardini ; Trivelatto S . Using oral analytical tools to investigate the impact on learning within real-life circumstances regarding studies in biology.. In: ESERA, 2013, Nicosia. ESERA 2013, 2013. v. 9.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Natale, C ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; Seixas, PM ; Carneiro, MH ; ARANTES, R.M.E ; VIEIRA, L.Q . CELL THERAPY FOR CHRONIC CUTANEOUS LESIONS IN MICE (TNFRP55-/-) INFECTED BY LEISHMANIA MAJOR. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Protozoologia, 2011, Foz do Iguaçú. Congresso da Sociedade Brasileira de Protozoologia, 2011.

2.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; Seixas, PM ; Natale, C ; Carneiro, MH ; Amorim, IG ; ARANTES, R.M.E ; VIEIRA, L.Q . TREATMENT WITH BONE MARROW CELLS INFLUECE IN CHRONIC LESION CUTANEOUS OF MICE (TNFRp55-/- BL/6) INFECTED BY LEISHMANIA MAJOR. In: Internacional Meeting of Parasitology and Immunology, 2010, Woods Hole - MA - EUA. Internacional Meeting of Parasitology and Immunology 2010, 2010.

3.
Natale, C ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; Seixas, PM ; ARANTES, R.M.E ; VIEIRA, L.Q . Caracterização do modelo murino para leishmaniose mucocutânea e sua terapia celular. In: UFMG Conhecimento & Cultura., 2010, Belo Horizonte. UFMG Conhecimento & Cultura., 2010.

4.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; Seixas, PM ; Natale, C ; Nassif, SM ; Cruz, SA ; De Castro, W ; ARANTES, R.M.E ; VIEIRA, L.Q . BONE MARROW CELLS TREATMENT INTERFERE IN INFECTION COURSE OF SUSCEPTIBLE MICE INFECTED BY LEISHMANIA MAJOR. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, 2009, Salvador - BA - BR. Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, 2009.

5.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; Seixas, PM ; Natale, C ; Nassif, SM ; Cruz, SA ; ARANTES, R.M.E ; VIEIRA, L.Q . BONE MARROW CELLS TREATMENT INTERFERE IN INFECTION COURSE OF SUSCEPTIBLE MICE INFECTED BY LEISHMANIA MAJOR. In: Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz), 2009, Búzios - RJ - BR. Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz), 2009.

6.
Seixas, PM ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; Natale, C ; Carneiro, MH ; LARA GOUVEIA UTSCH1 ; ARANTES, R.M.E ; VIEIRA, L.Q . PRIOR CHARACTERIZATION OF A MURINE MODEL (TNFRp55-/-) FOR STUDY OF CHRONIC CUTANEOUS LESIONS BY LEISHMANIA MAJOR INFECTION. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, 2009, Salvador - BA - BR. Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, 2009.

7.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; Seixas, PM ; Natale, C ; Carneiro, MH ; MIRANDA, L.S ; ARANTES, R.M.E ; VIEIRA, L.Q . CELL THERAPY FOR CHRONIC CUTANEOUS LESIONS IN MICE (TNFRp55-/-) INFECTED BY LEISHMANIA MAJOR. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, 2009, Salvador - BA - BR. Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
Manzoni-de-Almeida, Daniel . Como o virus HIV infecta o organismo?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Manzoni-de-Almeida, Daniel . A Depressão: interfaces entre a biologia e a psicanálise. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; COELHO, V. . PROJETO IMUNOLOGIA NAS ESCOLAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
Manzoni-de-Almeida, Daniel ; COELHO, V. . Projeto Imunologia nas escolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Manzoni-de-Almeida, Daniel . Educação, Sociedade e Ciência: a produção de uma vacina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Manzoni-de-Almeida, Daniel ; Fernanda Pardini ; Trivelatto S . Using oral analytical tools to investigate the impact on learning within real-life circumstances regarding studies in biology.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Manzoni-de-Almeida, Daniel . Ensino de Ciências: Projeto imunologia nas escolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Manzoni-de-Almeida, Daniel . Ensino de Ciências: Projeto imunologia nas escolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Manzoni-de-Almeida, Daniel . Ensino de Ciências: Projeto imunologia nas escolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Manzoni-de-Almeida, Daniel . Homofobia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D . Tecnologia de Imunobiológicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D . Palestra sobre Ciência e Ensino de Ciências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D . Modelos experimentais para leishmaniose. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D . Participação do sistema do complemento na coagulação sanguinea: mecanismos e patologias associadas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; AGUILAR, M. ; CARMO, A ; ARANHAV., A . Anticorpos anti-espermatozóides e a infertilidade humana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; AGUILAR, M. ; CARMO, A ; ARANHAV., A . A produção de antígenos leucocitários humano solúvel (SHLA-G) por pré-embriões. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D . Hemostasia: a importância das reações enzimáticas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D . Anticorpos e balões: exemplo de uma sequencia didática para aprender sobre como os anticorpos funcionam 2014 (Crônica).

2.
Manzoni-de-Almeida, Daniel . Ensino x Pesquisa em Ensino: uma questão, também, da Imunologia 2014 (Crônica).

3.
Manzoni-de-Almeida, Daniel . Sobre os ecos 2014 (Crônica).

4.
Manzoni-de-Almeida, Daniel . o filho da mae: a dor de ser parido. Porto Alegre: Escandalo, 2013 (Conto).

5.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D . QUEM MATOU O JOAOZINHO? 2013 (Crônica).

6.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D . A equação matemática da diversidade sexual. 2013 (Crônica).

7.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D . O DIA QUE UM MENINO ENCONTROU UM NAMORADO PARTE I 2013 (crônica).

8.
Manzoni-de-Almeida ; Manzoni-de-Almeida, Daniel . Ensino de ciência: projeto imunologia nas escolas 2013 (Crônica).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Manzoni-de-Almeida, Daniel . Assessor para avaliacao de reconhecimento de cursos superiores na area medica e biologica. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
Manzoni-de-Almeida ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D . Redação de livro didático para a disciplina de Ciências (ensino fundamental). 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Manzoni-de-Almeida, Daniel . Ensino de Ciências: Projeto imunologia nas escolas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
Manzoni-de-Almeida, Daniel ; COELHO, V. ; SAMPAIO, S. ; MORAES, S. ; CUNHA, P. ; SANTOS, P. . Blog do Projeto Imunologia nas Escolas. 2013. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
Manzoni-de-Almeida ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D . Bases da Engenharia Genetica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Manzoni-de-Almeida, Daniel . Bases da Engenharia Genética. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Manzoni-de-Almeida, Daniel ; Paulo Cunha . Projeto Imunologia nas Escolas: PROGRAMA PARA PROFESSORES. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Manzoni-de-Almeida, Daniel . Jogo A ROTA DO CONHECIMENTO. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo de ciências).

Demais trabalhos
1.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D . Doenças Sexualmente Transmissíveis: Biologia, prevenção e outros tópicos de importância. 2004 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Manzoni-de-Almeida; Bastos F.M; Antonio Desiderio; Manzoni-de-Almeida, Daniel. Participação em banca de Nathali Leonor de Barros.A hipotese da higiêne: uma revisão bibliográfica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade de Guarulhos.

2.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D; Rocha F.C.N; Tiusso P.P.S.; Bastos F.M. Participação em banca de Solange Pereira Silva.Estudo da atividade endematogênica e alterações leucocitárias induzidas pelo extrato de Dieffenbachia picta Scott (Dieffenbch, Johann Karl Ernest) (Comingo-ninguém-pode) em camundongos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Guarulhos.

3.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D; Rocha F.C.N; Tiusso P.P.S.; Bastos F.M. Participação em banca de Vanessa Adélia de Alvarenga Lemos.Avaliação do potencial antiinflamatório do extrato etanólico e aquoso de própolis em camundongos (Mus musculus). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Guarulhos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4o Encontro dos Pos-Doutorando da Faculdade de Educação da USP.O papel do experimento no ensino de Biologia. 2014. (Simpósio).

2.
simposio da rede nacional de ensino de ciências.Projeto Imunologia nas escolas. 2013. (Simpósio).

3.
Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Protozoologia. BONE MARROW CELLS TREATMENT INTERFERE IN INFECTION COURSE OF SUSCEPTIBLE MICE INFECTED BY LEISHMANIA MAJOR. 2009. (Congresso).

4.
Simpósio de Leishmaniose."Modelos experimentais para o estudo da leishmaniose". 2009. (Simpósio).

5.
Congresso da Sociedade Brasileira de Progresso a Ciência - SBPc. Neutralization potential of a horse serum produced against shingomyelinases D, on the toxic effects of Loxosceles spiders venoms. 2007. (Congresso).

6.
Reunião Científica do Instituto Butantan. Molecular cloning, expression, function and strutural basis, for the high catalytic activity of a new class of sphingomyelinases D from Loxosceles laeta venom glands. 2007. (Congresso).

7.
Reunião Científica do Instituto Butantan. Neutralization potential of a horse serum, produced against sphingomyelinases D, on the toxic effetcs of Loxosceles spiders venoms. 2007. (Congresso).

8.
Reunião Científica do Instituto Butantan.Biological and immunochemical characterization of spider venoms from the Ctenidae family. 2006. (Outra).

9.
Reunião Científica do Instituto Butantan.Costimulatory molecules expression B7/CD28 by Bordetella pertussis infection.. 2004. (Oficina).

10.
Congresso Brasileiro de Microbiologia. Activation of Bone Marrow Macrophages for Killing Intracellular Bordetella pertussis thorough a nitric Oxide-Independent Mechanism.. 2003. (Congresso).

11.
V Reunião Científica Anual do Instituto Butantan/USP.Activation of Bone Marrow Macrophages for Killing Intracellular Bordetella pertussis thorough a nitric Oxide-Independent Mechanism. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; RAMIRES, L. . Seminario de Prevencao e cidadania LGBT. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Caio Cotta Natale. Papel da IL-18 na infecção por Leishmania amazonensis. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Bioquimica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Co-orientador).

2.
Paula Seixas Melo. Modelo de leishmaniose mucocut:ânea. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Bioquímica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Co-orientador).

Iniciação científica
1.
João de Abreu Vieira. Análise do discurso nas aulas práticas de biologia. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Caio Cotta Natale. Modelo experimental para leishmaniose mucocutanea: tratamento das lesões crônicas do camundongo TNFR1 KO com Talidomida. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

2.
Paula Melo Seixas. Modelo experimental murino para leishmaniose mucocutanea. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Ciências Biologicas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

3.
Sérgio Alexandre Cruz. Desenvolvimento de modelos murinos para a leishmaniose cutânea. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade José do Rosário Vellano. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

Orientações de outra natureza
1.
Júlia Assiat. Análise do cultivo de Leishmania major em meio de cultura suplementado com leite. 2009. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

2.
Nadia Maheso. Análise do cultivo de Leishmania major em meio de cultura suplementado com leite. 2009. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

3.
Danilo Scherre. Modelos experimentais em Leishmaniose cutânea. 2009. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.

4.
Luiza Miranda. Modelo murino para leishmaniose cutânea. 2009. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Daniel Manzoni de Almeida.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Manzoni-de-Almeida, Daniel . A Depressão: interfaces entre a biologia e a psicanálise. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MANZONI-DE-ALMEIDA, D ; COELHO, V. . PROJETO IMUNOLOGIA NAS ESCOLAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
Manzoni-de-Almeida, Daniel . Educação, Sociedade e Ciência: a produção de uma vacina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Manzoni-de-Almeida, Daniel . Bases da Engenharia Genética. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Manzoni-de-Almeida ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D . Bases da Engenharia Genetica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
Manzoni-de-Almeida, Daniel . Jogo A ROTA DO CONHECIMENTO. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo de ciências).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Manzoni-de-Almeida, Daniel . Ensino de Ciências: Projeto imunologia nas escolas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Redes sociais, websites e blogs
1.
Manzoni-de-Almeida, Daniel ; COELHO, V. ; SAMPAIO, S. ; MORAES, S. ; CUNHA, P. ; SANTOS, P. . Blog do Projeto Imunologia nas Escolas. 2013. (Blog).



Outras informações relevantes


Chief Guest Editor: American Journal of Educational Research. Special Issue of the journal; Research in the Teaching of Biological and Medical Sciences in Higher Education

Aprovado em 1o Lugar no concurso para Professor Adjunto Substituto do Depto de Micro/Imuno/Parasitologia da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema.
Aprovado em 2o lugar no concurso para Professor Adjunto em Micro/Imuno/Parasitologia da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista.

Professor voluntário de Biologia para cursinho Pré-Vestibular na comunidade Heliópolis (2002 à 2007)
Coordenador voluntário da unidade do cursinho pré-vestibular na comunidade Heliópolis (2004-2007)

Delegado Eleito Municipal, Estadual (São Paulo) e Nacional do eixo Ensino Superior da CONAE 2013-2014.

Parecerista do Simposio Internacional de Iniciação Científica da USP - 2013.



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