Mauricio Henriques Serpa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6655993156848472
  • Última atualização do currículo em 01/12/2018


Graduação em Medicina (2007), Residência Médica em Psiquiatria (2012) Doutorado em Ciências (2017) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atualmente é pesquisador do Laboratório de Neuroimagem em Psiquiatria (LIM - 21/FMUSP) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Neurociência Aplicada (NAPNA) da USP. Também atua como colaborador do Ambulatório de Psicoses do Laboratório de Neurociências (LIM-27/FMUSP), dedicando-se à pesquisa e ao ensino dos residentes. Suas linhas de pesquisa principais envolvem o uso de métodos de ressonância magnética estrutural e microestrutural (diffusion tensor imaging, DTI) para a investigação de esquizofrenia, outros transtornos psicóticos e transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas, associando os dados de neuroimagem a outros biomarcadores. Mais recentemente, ele também tem participado de estudos de estimulação cerebral para o tratamento de sintomas cognitivos e negativos da esquizofrenia, assim como em investigações de sujeitos com alto risco para psicoses (ultra-high risk, UHR). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mauricio Henriques Serpa
Nome em citações bibliográficas
SERPA, M. H.;SERPA, MAURICIO H.;SERPA, MAURICIO;Maurício Henriques Serpa;Serpa, Maurício H;SERPA, MAURICIO HENRIQUES;SERPA, MAURÍCIO H.;SERPA, MAURÍCIO HENRIQUES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Psiquiatria.
Rua Doutor Ovídio Pires de Campos
Cerqueira César
05403010 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 26618193


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em Medicina - Psiquiatria.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: AVALIAÇÃO LONGITUDINAL DE ALTERAÇÕES MICROESTRUTURAIS CEREBRAIS ESTADO-DEPENDENTES EM INDIVÍDUOS COM PRIMEIRO EPISÓDIO PSICÓTICO ASSOCIADAS À ATIVIDADE E EXPRESSÃO GÊNICA DA ENZIMA FOSFOLIPASEA2, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: PROF. DR. GERALDO BUSATTO FILHO.
Coorientador: DR. MARCUS VINICIUS ZANETTI.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: psicose; esquizofrenia; ressonância magnética; substância branca; imagem por tensor de difusão; fosfolipase A2.
Grande área: Ciências da Saúde
2009 - 2011
Especialização - Residência médica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Residência médica em: Psiquiatria
Número do registro: .
2002 - 2007
Graduação em Medicina.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE/FMUSP). (Carga horária: 156h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2014
Visiting Researcher/Scholar at the SBIA. (Carga horária: 40h).
University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.
2013 - 2013
Visiting Researcher/Scholar at the SBIA. (Carga horária: 120h).
University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.
2011 - 2011
Visiting Researcher/Department Psychosis Studies. (Carga horária: 192h).
King's College London, KCL, Inglaterra.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador do Grupo de Psicoses / LIM-27, Carga horária: 6
Outras informações
Desde outubro de 2016 é coordenador das reuniões científicas e clínicas do Grupo de Psicoses do LIM-27/FMUSP.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador do NAPNA-USP
Outras informações
Núcleo de Apoio à Pesquisa em Neurociência Aplicada (NAPNA)

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador do LIM - 21
Outras informações
Laboratório de Neuroimagem em Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (LIM-21).


Hospital Israelita Albert Einstein, HIAE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Médico Autônomo, Enquadramento Funcional: Médico Autônomo


Hospital Sírio-Libanês, SIRIO-LIBANÊS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Médico do Corpo Clínico, Enquadramento Funcional: Médico do Corpo Clíncio



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Seguimento de uma coorte de indivíduos com alto risco para psicose e avaliação de marcadores de transição - Subclinical Symptoms Assessment and Prodromal Psychosis Program (SSAPP)
Descrição: A esquizofrenia afeta cerca de 1% da população, e é um distúrbio que tende a ser crônico e incapacitante. Por isso a ciência nos últimos anos tem direcionado seus esforços para a pesquisa de indivíduos em risco (?ultra-high risk?, UHR) para a psicose. No entanto, o corpo de pesquisas presentes até o momento demonstra que as taxas de conversão de indivíduos em UHR para psicose franca variam amplamente, e um grande esforço tem sido realizado para tornar tais critérios mais específicos. Fatores ambientais/individuais (desempenho neuropsicológico, trauma na infância, eventos perinatais, história pessoal ou familiar de migração, urbanicidade) e biológicos (alterações genéticas, fatores inflamatórios, etc.) estão implicados a um maior risco de conversão. Para tanto, selecionaremos uma amostra populacional de 1500 indivíduos entre 18 e 30 anos de idade para a realização da pesquisa. Será aplicado um questionário de screening para estados subclínicos de psicose, e os 10% que pontuarem mais (probandos) e os 5% que pontuarem menos (controles) serão chamados para uma investigação mais ampla, com coleta de sangue e avaliação clínica psiquiátrica e psicológica. Tais indivíduos serão seguidos por quatro anos, com consultas anuais, ou quando apresentarem algum tipo de sintoma psiquiátrico no intervalo entre os agendamentos. Os dados serão avaliados por curvas de sobrevida de Kaplan-Meier e regressões de Cox para se averiguar qual fator é mais importante na conversão. Os resultados poderão fazer com que se desenvolvam algoritmos para a prevenção de desenvolvimento de quadros clínicos de psicose..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Tratamento dos sintomas negativos da esquizofrenia com estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC): ensaio clínico, randomizado, sham-controlado, duplo-cego
Descrição: A esquizofrenia está entre os transtornos mentais mais debilitantes. Sintomas negativos e positivos são as principais dimensões sintomatológicas de sua apresentação clínica. Sabe-se que o tratamento padrão com antipsicóticos consegue controlar os sintomas positivos, mas apresenta poucos efeitos sobre os sintomas negativos. Alguns estudos têm consistentemente sugerido que uma disfunção pré-frontal, particularmente no córtex pré-frontal dorsolateral (CPFDL), está envolvida na fisiopatologia dos sintomas negativos. A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) é um método de estimulação cerebral não invasivo que vem sendo utilizado nos últimos anos para o tratamento de diferentes condições neuropsiquiátricas. Esta técnica consiste na aplicação de uma corrente elétrica direta que flui entre dois eletrodos relativamente grandes (cátodo e ânodo). Estudo recente sugeriu um possível efeito da ETCC no tratamento dos sintomas negativos da esquizofrenia e das alucinações auditivas. Nosso objetivo é avaliar a eficácia da ETCC no tratamento dos sintomas negativos em relação a ETCC sham. Para testar tal diferença, propomos um estudo sham-controlado, randomizado e duplo-cego. Determinamos como desfecho principal a escala de sintomas negativos da PANSS aferida na sexta semana após início do ETCC. Serão feitas 10 sessões de ETCC, duas vezes ao dia, por cinco dias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
AVALIAÇÃO LONGITUDINAL DE 5 ANOS DE ALTERAÇÕES MORFOMÉTRICAS DO CORPO CALOSO EM PACIENTES COM PRIMEIRO EPISÓDIO DE ESQUIZOFRENIA
Descrição: Algumas teorias importantes sobre a esquizofrenia postulam que o cerne de sua fisiopatologia se encontre em alterações do processamento de informações e sua transferência entre os sistemas cerebrais. O corpo caloso (CC) é a principal estrutura anatômica responsável pela comunicação entre os hemisférios cerebrais, e estudos com pacientes com esquizofrenia demonstram que o CC apresenta alterações morfológicas e funcionais. O objetivo deste estudo é avaliar a ocorrência de possíveis alterações morfométricas do CC ao longo de 5 anos de seguimento em pacientes com primeiro episódio esquizofrenia, através da técnica de morfometria baseada em voxel (voxel-based morphometry, VBM) baseada em imagens de ressonância magnética, assim como investigar a correlação entre estas alterações e variáveis clínicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mauricio Henriques Serpa - Integrante / Geraldo Busatto Filho - Integrante / Mariana Tiemi Mine de Moura - Integrante / Marcus V. Zanetti - Coordenador.
2012 - Atual
AVALIAÇÃO LONGITUDINAL DE ALTERAÇÕES MICROESTRUTURAIS CEREBRAIS ESTADO-DEPENDENTES EM INDIVÍDUOS COM PRIMEIRO EPISÓDIO PSICÓTICO, ASSOCIADAS À ATIVIDADE E EXPRESSÃO GÊNICA DA ENZIMA FOSFOLIPASE A2
Descrição: Projeto de doutorado pela FMUSP, Departamento de Psiquiatria, desenvolvido no LIM-21. O intuito do projeto é avaliar possíveis alterações da microestrutura da substância branca cerebral em pacientes em diferentes fases de um primeiro episódio psicótico - durante a fase aguda e após remissão. Além disso, correlacionar estas diferenças com expressão e atividade de PLA2..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Mauricio Henriques Serpa - Integrante / Geraldo Busatto Filho - Coordenador / marcus vinicius zanetti - Integrante.
2010 - Atual
THE IMPACT OF NEUROPSYCHOLOGICAL REHABILITATION ON WHITE MATTER MICROSTRUCTURE OF COCAINE/CRACK DEPENDENTS: A PLACEBO-CONTROLLED STUDY USING COGNITIVE TESTS AND DIFFUSION TENSOR IMAGING
Descrição: Cocaine/Crack Dependence has been associated with neuropsychological impairments mainly in executive functions and decision-making, which are predominantly managed by the prefrontal cortex (PFC) in the brain. Animal studies suggest that chronic cocaine use could cause white matter (WM) changes, abnormal gene expression, and possibly abnormal neuroplasticity. In humans, former studies point to WM integrity reduction in patients presenting cocaine misuse, which partially ameliorate following abstinence. Such abnormalities affect specific brain areas related to cognitive control, and are correlated to poorly cognitive performance. Moreover, it seems that abstinence could also improve cognitive deficits in such patients, and Neuropsychological Rehabilitation (NR) boosts such effect. To date, no study investigated whether Neuropsychological Rehabilitation (NR), which is associated to cognitive improvement in patients receiving clinical treatment, would be related to reversal of WM changes in patients with cocaine dependence. The aim of this research is to investigate the impact of neuropsychological intervention on WM matter microstructure of cocaine dependent patients that were submitted to clinical treatment. In this trial, we employed an intervention mixing motivational strategies and chess, since it is a game that requires complex cognitive abilities, such as: inhibitory control, mental flexibility, sustained attention, future planning and decision-making. Three groups of subjects were enrolled for this investigation: two groups of patients with cocaine/crack dependence, one of them receiving NR (group A, n = 24) and another receiving sham intervention (group B, n = 13), and a third group of healthy controls (group C, n = 24 ), paired by age, gender, handedness, and IQ. Subjects were submitted to an extensive battery of neuropsychological tests and magnetic resonance imaging (MRI), including DTI acquisition. Patients underwent MRI before and after intervention. The hypothesis is that group A will present a pronounced improvement not only on the neuropsychological test but also on the PFC functioning in neuropsychological functions compared to group B, and that such improvements will be related to WM structure ?healing?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Investigação de endofenótipos e fatores prognósticos em psicoses de primeiro episódio: estudo longitudinal envolvendo aspectos clínicos, neuropsicologia, genética, neuroquímica e neuroimagem
Descrição: Estudos longitudinais de neuroimagem sugerem que as alterações morfométricas observadas na esquizofrenia apresentam maior progressão nos primeiros anos após o surgimento da sintomatologia psicótica. Embora a progressiva redução de parênquima cerebral tenha sido ocasionalmente associada com pior prognóstico, os correlatos clínicos (envolvendo neurocognição, resposta ao tratamento e evolução da doença) e as bases genéticas e neuroquímicas dessas alterações são atualmente objeto de controvérsia, em grande medida devido ao potencial impacto dessas variáveis no tratamento e prognóstico das psicoses esquizofrênicas. O presente estudo pretende investigar simultaneamente as alterações neuroananatômicas e cognitivas ao longo de um período de dois anos de evolução em um grupo de 50 pacientes esquizofrênicos de primeiro episódio, comparando-as a um grupo controle de 50 voluntários saudáveis balanceados para variáveis sócio-demográficas. Pacientes e controles serão investigados por meio de Ressonância Magnética estrutural (MRI) e Diffusion Tensor Imaging (DTI) no início do estudo e após intervalo médio de 2 anos. A evolução clínica será investigada por meio de testes neurocognitivos, escalas psicopatológicas (PANSS, CGI, QLS e sintomas extra-piramidais [Simpson-Angus]) e parâmetros de resposta terapêutica. Os resultados obtidos no final do estudo serão comparados com aqueles obtidos no início, de forma a eliciar o padrão de progressão das anormalidades clínicas e estruturais nessa fase da doença. Os achados clínicos (neurocognitivos, psicopatológicos e de resposta terapêutica) e de neuroimagem (MRI e DTI) serão investigados à luz de polimorfismos gênicos e de biomarcadores moleculares (PLA2, GSK3). Adicionalmente, por meio de análises multivariadas procuraremos identificar endofenótipos clínicos, estruturais e genéticos, aspecto de relevância na identificação de subgrupos neurobiológicos mais homogêneos, no diagnóstico, prognóstico e orientação de terapias mais específicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Psychiatry Research. Neuroimaging (Print)
2014 - Atual
Periódico: Frontiers in Psychiatry
2014 - Atual
Periódico: Revista de Psiquiatria Clínica (São Paulo. Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Psychology and Neuroscience
2016 - Atual
Periódico: The World Journal of Biological Psychiatry
2017 - Atual
Periódico: Journal of Affective Disorders (Print)
2018 - Atual
Periódico: SCHIZOPHRENIA RESEARCH


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SPIZZIRRI, GIANCARLO2018SPIZZIRRI, GIANCARLO ; DURAN, FÁBIO LUIS SOUZA ; CHAIM-AVANCINI, TIFFANY MOUKBEL ; SERPA, MAURICIO HENRIQUES ; CAVALLET, MIKAEL ; PEREIRA, CARLA MARIA ABREU ; SANTOS, PEDRO PAIM ; SQUARZONI, PAULA ; DA COSTA, NAOMI ANTUNES ; BUSATTO, GERALDO F. ; ABDO, CARMITA HELENA NAJJAR . Grey and white matter volumes either in treatment-naïve or hormone-treated transgender women: a voxel-based morphometry study. Scientific Reports, v. 8, p. 736, 2018.

2.
KAMBEITZ, JOSEPH2018KAMBEITZ, JOSEPH ; CABRAL, CARLOS ; SACCHET, MATTHEW D. ; GOTLIB, IAN H. ; ZAHN, ROLAND ; SERPA, MAURICIO H. ; WALTER, MARTIN ; FALKAI, PETER ; KOUTSOULERIS, NIKOLAOS . Reply to: Sample Size, Model Robustness, and Classification Accuracy in Diagnostic Multivariate Neuroimaging Analyses. BIOLOGICAL PSYCHIATRY, v. 18, p. 30077, 2018.

3.
VAN ERP, THEO G.M.2018VAN ERP, THEO G.M. WALTON, ESTHER HIBAR, DERREK P. SCHMAAL, LIANNE JIANG, WENHAO GLAHN, DAVID C. PEARLSON, GODFREY D. YAO, NAILIN FUKUNAGA, MASAKI HASHIMOTO, RYOTA OKADA, NAOHIRO YAMAMORI, HIDENAGA BUSTILLO, JUAN R. CLARK, VINCENT P. AGARTZ, INGRID MUELLER, BRYON A. CAHN, WIEPKE DE ZWARTE, SONJA M.C. HULSHOFF POL, HILLEKE E. KAHN, RENÉ S. OPHOFF, ROEL A. VAN HAREN, NEELTJE E.M. ANDREASSEN, OLE A. DALE, ANDERS M. DOAN, NHAT TRUNG , et al.GURHOLT, TIRIL P. HARTBERG, CECILIE B. HAUKVIK, UNN K. JØRGENSEN, KJETIL N. LAGERBERG, TRINE V. MELLE, INGRID WESTLYE, LARS T. GRUBER, OLIVER KRAEMER, BERND RICHTER, ANJA ZILLES, DAVID CALHOUN, VINCE D. CRESPO-FACORRO, BENEDICTO ROIZ-SANTIAÑEZ, ROBERTO TORDESILLAS-GUTIÉRREZ, DIANA LOUGHLAND, CARMEL CARR, VAUGHAN J. CATTS, STANLEY CROPLEY, VANESSA L. FULLERTON, JANICE M. GREEN, MELISSA J. HENSKENS, FRANS A. JABLENSKY, ASSEN LENROOT, RHOSHEL K. MOWRY, BRYAN J. MICHIE, PATRICIA T. PANTELIS, CHRISTOS QUIDÉ, YANN SCHALL, ULRICH SCOTT, RODNEY J. CAIRNS, MURRAY J. SEAL, MARC TOONEY, PAUL A. RASSER, PAUL E. COOPER, GAVIN SHANNON WEICKERT, CYNTHIA WEICKERT, THOMAS W. MORRIS, DEREK W. HONG, ELLIOT KOCHUNOV, PETER BEARD, LAUREN M. GUR, RAQUEL E. GUR, RUBEN C. SATTERTHWAITE, THEODORE D. WOLF, DANIEL H. BELGER, AYSENIL BROWN, GREGORY G. FORD, JUDITH M. MACCIARDI, FABIO MATHALON, DANIEL H. O?LEARY, DANIEL S. POTKIN, STEVEN G. PREDA, ADRIAN VOYVODIC, JAMES LIM, KELVIN O. MCEWEN, SARAH YANG, FUDE TAN, YUNLONG TAN, SHUPING WANG, ZHIREN FAN, FENGMEI CHEN, JINGXU XIANG, HONG TANG, SHIYOU GUO, HUA WAN, PING WEI, DONG BOCKHOLT, HENRY J. EHRLICH, STEFAN WOLTHUSEN, RICK P.F. KING, MARGARET D. SHOEMAKER, JODY M. SPONHEIM, SCOTT R. DE HAAN, LIEUWE KOENDERS, LAURA MACHIELSEN, MARISE W. VAN AMELSVOORT, THERESE VELTMAN, DICK J. ASSOGNA, FRANCESCA BANAJ, NERISA DE ROSSI, PIETRO IORIO, MARIANGELA PIRAS, FABRIZIO SPALLETTA, GIANFRANCO MCKENNA, PETER J. POMAROL-CLOTET, EDITH SALVADOR, RAYMOND CORVIN, AIDEN DONOHOE, GARY KELLY, SINEAD WHELAN, CHRISTOPHER D. DICKIE, ERIN W. ROTENBERG, DAVID VOINESKOS, ARISTOTLE N. CIUFOLINI, SIMONE RADUA, JOAQUIM DAZZAN, PAOLA MURRAY, ROBIN REIS MARQUES, TIAGO SIMMONS, ANDREW BORGWARDT, STEFAN EGLOFF, LAURA HARRISBERGER, FABIENNE RIECHER-RÖSSLER, ANITA SMIESKOVA, RENATA ALPERT, KATHRYN I. WANG, LEI JÖNSSON, ERIK G. KOOPS, SANNE SOMMER, IRIS E.C. BERTOLINO, ALESSANDRO BONVINO, AURORA DI GIORGIO, ANNABELLA NEILSON, EMMA MAYER, ANDREW R. STEPHEN, JULIA M. KWON, JUN SOO YUN, JE-YEON CANNON, DARA M. MCDONALD, COLM LEBEDEVA, IRINA TOMYSHEV, ALEXANDER S. AKHADOV, TOLIBJOHN KALEDA, VASILY FATOUROS-BERGMAN, HELENA FLYCKT, LENA BUSATTO, GERALDO F. ROSA, PEDRO G.P. SERPA, MAURICIO H. ZANETTI, MARCUS V. HOSCHL, CYRIL SKOCH, ANTONIN SPANIEL, FILIP TOMECEK, DAVID HAGENAARS, SASKIA P. MCINTOSH, ANDREW M. WHALLEY, HEATHER C. LAWRIE, STEPHEN M. KNÖCHEL, CHRISTIAN OERTEL-KNÖCHEL, VIOLA STÄBLEIN, MICHAEL HOWELLS, FLEUR M. STEIN, DAN J. TEMMINGH, HENK S. UHLMANN, ANNE LOPEZ-JARAMILLO, CARLOS DIMA, DANAI MCMAHON, AGNES FASKOWITZ, JOSHUA I. GUTMAN, BORIS A. JAHANSHAD, NEDA THOMPSON, PAUL M. TURNER, JESSICA A. FARDE, LARS FLYCKT, LENA ENGBERG, GÖRAN ERHARDT, SOPHIE FATOUROS-BERGMAN, HELENA CERVENKA, SIMON SCHWIELER, LILLY PIEHL, FREDRIK AGARTZ, INGRID COLLSTE, KARIN VICTORSSON, PAULIINA MALMQVIST, ANNA HEDBERG, MIKAEL ORHAN, FUNDA ; Cortical Brain Abnormalities in 4474 Individuals With Schizophrenia and 5098 Control Subjects via the Enhancing Neuro Imaging Genetics Through Meta Analysis (ENIGMA) Consortium. BIOLOGICAL PSYCHIATRY, v. 18, p. 31517, 2018.

4.
LOCH, ALEXANDRE ANDRADE2018LOCH, ALEXANDRE ANDRADE ; FREITAS, ELDER LANZANI ; HORTÊNCIO, LUCAS ; CHIANCA, CAMILLE ; ALVES, TANIA MARIA ; SERPA, MAURÍCIO HENRIQUES ; ANDRADE, JULIO CESAR ; VAN DE BILT, MARTINUS THEODORUS ; GATTAZ, WAGNER FARID ; RÖSSLER, WULF . Hearing spirits? Religiosity in individuals at risk for psychosis-Results from the Brazilian SSAPP cohort. SCHIZOPHRENIA RESEARCH, v. 18, p. 30578, 2018.

5.
ALCANTARA, JULIANA A.2018ALCANTARA, JULIANA A. ; VINCENTIISA, SILVIA ; KERR, DANIEL S. ; SANTOS, BERNARDO DOS ; ALESSI, RUDA ; VAN DER LINDEN, HELIO ; CHAIM, TIFFANY ; SERPA, MAURÍCIO H. ; BUSATTO, GERALDO ; GATTAZ, WAGNER F. ; DEMARQUE, RENATA ; VALENTE, KETTE DR . Association Study of Functional Polymorphisms of Dopaminergic Pathway in Epilepsy-Related Factors of Temporal Lobe Epilepsy in Brazilian Population. EUROPEAN JOURNAL OF NEUROLOGY, v. -, p. -, 2018.

6.
LOCH, ALEXANDRE ANDRADE2017 LOCH, ALEXANDRE ANDRADE ; CHIANCA, CAMILLE ; ALVES, TANIA MARIA ; FREITAS, ELDER LANZANI ; HORTÊNCIO, LUCAS ; ANDRADE, JULIO CESAR ; VAN DE BILT, MARTINUS THEODORUS ; FONTONI, MARCOS ROBERTO ; SERPA, MAURICIO H. ; GATTAZ, WAGNER FARID ; RÖSSLER, WULF . Poverty, low education, and the expression of psychotic-like experiences in the general population of São Paulo, Brazil. PSYCHIATRY RESEARCH, v. 253, p. 182-188, 2017.

7.
MILIONI, A. L. V.2017MILIONI, A. L. V. ; CHAIM, T. M. ; CAVALLET, M. ; DE OLIVEIRA, N. M. ; ANNES, M. ; DOS SANTOS, B. ; LOUZA, M. ; DA SILVA, M. A. ; MIGUEL, C. S. ; SERPA, M. H. ; ZANETTI, M. V. ; BUSATTO, G. ; CUNHA, P. J. . High IQ May 'Mask' the Diagnosis of ADHD by Compensating for Deficits in Executive Functions in Treatment-Naive Adults With ADHD. Journal of Attention Disorders, v. 21, p. 455, 2017.

8.
LOPES, BRUNA MAYARA2017 LOPES, BRUNA MAYARA ; GONÇALVES, PRISCILA DIB ; OMETTO, MARIELLA ; DOS SANTOS, BERNARDO ; CAVALLET, MIKAEL ; CHAIM-AVANCINI, TIFFANY MOUKBEL ; SERPA, MAURICIO HENRIQUES ; NICASTRI, SERGIO ; MALBERGIER, ANDRÉ ; BUSATTO, GERALDO F. ; DE ANDRADE, ARTHUR GUERRA ; CUNHA, PAULO JANNUZZI . Distinct cognitive performance and patterns of drug use among early and late onset cocaine users. ADDICTIVE BEHAVIORS, v. 73, p. 41-47, 2017.

9.
SERPA, M. H.2017 SERPA, M. H.; DOSHI, J. ; ERUS, G. ; CHAIM-AVANCINI, T. M. ; CAVALLET, M. ; van de BILT, M. T. ; SALLET, P. C. ; GATTAZ, W. F. ; DAVATZIKOS, C. ; BUSATTO, G. F. ; ZANETTI, M. V. . State-dependent microstructural white matter changes in drug-naïve patients with first-episode psychosis. PSYCHOLOGICAL MEDICINE, v. Aug, p. 1-15, 2017.

10.
JOAQUIM, HELENA P.G.2017JOAQUIM, HELENA P.G. ; ZANETTI, MARCUS V. ; SERPA, MAURICIO H. ; VAN DE BILT, MARTINUS T. ; SALLET, PAULO C. ; CHAIM, TIFFANY M. ; BUSATTO, GERALDO F. ; GATTAZ, WAGNER F. ; TALIB, LEDA L. . Increased platelet glycogen sysnthase kinase 3beta in first-episode psychosis. SCHIZOPHRENIA RESEARCH, v. 17, p. S0920, 2017.

11.
CHAIM-AVANCINI, T. M.2017CHAIM-AVANCINI, T. M. ; DOSHI, J. ; ZANETTI, M. V. ; ERUS, G. ; SILVA, M. A. ; DURAN, F. L. S. ; CAVALLET, M. ; SERPA, M. H. ; CAETANO, S. C. ; LOUZA, M. R. ; DAVATZIKOS, C. ; BUSATTO, G. F. . Neurobiological support to the diagnosis of ADHD in stimulant-naïve adults: pattern recognition analyses of MRI data. ACTA PSYCHIATRICA SCANDINAVICA, v. 01, p. 01, 2017.

12.
KAMBEITZ, JOSEPH2016 KAMBEITZ, JOSEPH ; CABRAL, CARLOS ; SACCHET, MATTHEW D. ; GOTLIB, IAN H. ; ZAHN, ROLAND ; SERPA, MAURICIO H. ; WALTER, MARTIN ; FALKAI, PETER ; KOUTSOULERIS, NIKOLAOS . Detecting Neuroimaging Biomarkers for Depression: A Meta-analysis of Multivariate Pattern Recognition Studies. BIOLOGICAL PSYCHIATRY, v. S0006, p. 32980-8, 2016.

13.
DE SOUSA, RAFAEL T.2015DE SOUSA, RAFAEL T. ; ZANETTI, MARCUS V. ; TALIB, LEDA L. ; SERPA, MAURICIO H. ; CHAIM, TIFFANY M. ; CARVALHO, ANDRE F. ; BRUNONI, ANDRE R. ; BUSATTO, GERALDO F. ; GATTAZ, WAGNER F. ; MACHADO-VIEIRA, RODRIGO . Lithium increases platelet serine-9 phosphorylated GSK-3β levels in drug-free bipolar disorder during depressive episodes. Journal of Psychiatric Research, v. 1, p. 16, 2015.

14.
SERPA, MAURICIO H.2014 SERPA, MAURICIO H.; OU, YANGMING ; SCHAUFELBERGER, MARISTELA S. ; DOSHI, JIMIT ; FERREIRA, LUIZ K. ; MACHADO-VIEIRA, RODRIGO ; MENEZES, PAULO R. ; SCAZUFCA, MARCIA ; DAVATZIKOS, CHRISTOS ; BUSATTO, GERALDO F. ; ZANETTI, MARCUS V. . Neuroanatomical Classification in a Population-Based Sample of Psychotic Major Depression and Bipolar I Disorder with 1 Year of Diagnostic Stability. BioMed Research International, v. 2014, p. 1-9, 2014.

15.
LOCH, ALEXANDRE A.2014LOCH, ALEXANDRE A. ; ZANETTI, MARCUS V. ; DE SOUSA, RAFAEL T. ; CHAIM, TIFFANY M. ; SERPA, MAURICIO H. ; GATTAZ, WAGNER F. ; TEIXEIRA, ANTONIO L. ; MACHADO-VIEIRA, RODRIGO . Elevated neurotrophin-3 and neurotrophin 4/5 levels in unmedicated bipolar depression and the effects of lithium. Progress in Neuro-Psychopharmacology & Biological Psychiatry, v. 14, p. S0278-5846, 2014.

16.
CHAIM, TIFFANY M.2014CHAIM, TIFFANY M. ; ZHANG, TIANHAO ; ZANETTI, MARCUS V. ; DA SILVA, MARIA APARECIDA ; LOUZÃ, MÁRIO R. ; DOSHI, JIMIT ; SERPA, MAURICIO H. ; DURAN, FABIO L. S. ; CAETANO, SHEILA C. ; DAVATZIKOS, CHRISTOS ; BUSATTO, GERALDO F. . Multimodal Magnetic Resonance Imaging Study of Treatment-Naïve Adults with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. Plos One, v. 9, p. e110199, 2014.

17.
KERR, DANIEL S.2014KERR, DANIEL S. ; SERPA, MAURICIO ; TALIB, LEDA L. ; VAN DE BILT, MARTINUS THEODORUS ; ALCANTARA, JULIANA ; CHAIM, TIFFANY ; BUSATTO, GERALDO ; ZANETTI, MARCUS ; GATTAZ, WAGNER . Poster #S139 PLA2 GENE EXPRESSION IN FIRST EPISODE DRUG NAIVE PATIENTS. Schizophrenia Research (Print), v. 153, p. S139, 2014.

18.
JOAQUIM, HELENA P.G.2014JOAQUIM, HELENA P.G. ; TALIB, LEDA L. ; ZANETTI, MARCUS ; VAN DE BILT, MARTINUS ; BUSATTO, GERALDO ; SERPA, MAURICIO ; GATTAZ, WAGNER . Poster #M20 INCREASED GLYCOGEN SYNTHASE KINASE-3B (GSK-3B) EXPRESSION IN PLATELETS OF FIRST ONSET PSYCHOSIS NON-AFFECTIVE PATIENTS. Schizophrenia Research (Print), v. 153, p. S196, 2014.

19.
SILVA, MARIA APARECIDA DA2014SILVA, MARIA APARECIDA DA ; CHAIM, TIFFANY M. ; CAVALETT, MIKAEL ; SERPA, MAURICIO H. ; ZANETTI, MARCUS V. ; VIEIRA, GLAUCO F. ; BUSATTO, GERALDO F. ; LOUZÃ, MÁRIO R. . Health-related quality of life in adults with attention-deficit and hyperactivity disorder. Medical Express, v. 1, p. 43-46, 2014.

20.
KERR, DANIEL SHIKANAI2013KERR, DANIEL SHIKANAI ; TALIB, LEDA LEME ; YAMAMOTO, VICTOR JUNJI ; FERREIRA, ALINE S. ; ZANETTI, MARCUS V. ; SERPA, MAURICIO H. ; BUSATTO, GERALDO F. ; VAN DE BILT, MARTINUS THEODORUS ; GATTAZ, WAGNER FARID . Antipsychotic drugs decrease iPLA2 gene expression in schizophrenia. SCHIZOPHRENIA RESEARCH, v. 13, p. 172, 2013.

21.
SERPA, M. H.;SERPA, MAURICIO H.;SERPA, MAURICIO;Maurício Henriques Serpa;Serpa, Maurício H;SERPA, MAURICIO HENRIQUES;SERPA, MAURÍCIO H.;SERPA, MAURÍCIO HENRIQUES2012SERPA, M. H.; SCHAUFELBERGER, M. S. ; ROSA, P. G. ; DURAN, F. L. ; SANTOS, L. C. ; MURRAY, R. M. ; SCAZUFCA, M. ; MENEZES, P. R. ; BUSATTO FILHO, G. . Corpus callosum volumes in recent-onset schizophrenia are correlated to positive symptom severity after 1year of follow-up. SCHIZOPHRENIA RESEARCH, v. 137, p. 258-259, 2012.

22.
CASTRO, L. H. M.2008CASTRO, L. H. M. ; SERPA, M. H. ; JORGE CL ; ONO, C. R. ; ARANTES, P. R. ; ROSEMBERG, S. ; WEN, H. T. . Good surgical outcome in discordant ictal EEG-MRI unilateral mesial temporal sclerosis patients. EPILEPSIA, v. 49, p. 1324-1332, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ZANETTI, MARCUS V. ; SERPA, M. H. ; BUSATTO, GERALDO F. . Esquizofrenia - capítulo: Neuroimagem na esquizofrenia. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

2.
SERPA, M. H.; ZANETTI, M. V. . Neuropsiquiatria Geriátrica. 2a. ed. , 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARDILLO, G. M. ; de PAULA, V. J. R. ; CARVALHO, M. P. F. ; POLHO, G. B. ; SERPA, M. H. ; TALIB, L. L. ; van de BILT, M. T. ; ZANETTI, M. V. ; GATTAZ, W. F. ; KERR, D. S. . Global DNA Methylation Status of Patients in the First-episode Psychosis and After Remission. In: 2015 Annual Meeting - Society of Biological Psychiatry, 2015, Toronto. Biological Psychiatry, 2015. v. 77. p. S402-S402.

2.
SERPA, M. H.; DOSHI, JIMIT ; VIEIRA, E. L. M. ; CHAIM, T. M. ; van de BILT, M. T. ; SALLET, P. C. ; GATTAZ, W. F. ; TEIXEIRA, ANTONIO L. ; BUSATTO, G. F. ; DAVATZIKOS, CHRISTOS ; ZANETTI, M. V. . Inflammatory Activity and Brain Volumes in Drug-Naive Patients with First-Episode Psychosis: A State-Dependent Study. In: 2015 Annual Meeting - Society of Biological Psychiatry, 2015, Toronto. Biological Psychiatry, 2015. v. 77. p. S361-S361.

3.
PEREIRA, F. R. S. ; ZANETTI, M. V. ; SERPA, M. H. ; CHAIM, T. M. ; BUSATTO, G. ; MEKKAOUI, C. ; JACKOWSKI, M. P. . Supertoroidal Analysis of Diffusion Tensor MRI of Patients with First-Episode Psychosis. In: ISMRM 21st Annual Meeting & Exhibition, 2013, Salt Lake City, Utah, USA. Supertoroidal Analysis of Diffusion Tensor MRI of Patients with First-Episode Psychosis, 2013.

4.
CHAIM, T. M. ; DA SILVA, M. A. ; VAROL, E. ; DOSHI, J. ; ZANETTI, M. V. ; GAONKAR, B. ; SERPA, M. H. ; MACHADO-VIEIRA, R. ; CAETANO, SHEILA C. ; LOUZÃ, MÁRIO R. ; DAVATZIKOS, C. ; BUSATTO, G. F. . High-Dimensional Pattern Classification of Brain Morphometric and DTI Data of Adult ADHD. In: 67th Annual Scientific Convention and Meeting of the Society-of-Biological-Psychiatry, 2012, Philadelphia. Biological Psychiatry, 2012. v. 71. p. 190-190.

5.
SERPA, M. H.; ZANETTI, M. V. ; VAROL, E. ; CHAIM, T. M. ; GAONKAR, B. ; DOSHI, J. ; VAN DER BILT, M. T. ; SALLET, P. C. ; GATTAZ, W. F. ; BUSATTO, G. F. ; DAVATZIKOS, C. . Neuroanatomical Pattern Classification in Unmedicated First-Episode Psychosis: Influence of Different Imaging Feature Selection. In: 67th Annual Scientific Convention and Meeting of the Society-of-Biological-Psychiatry, 2012, Philadelphia. Biological Psychiatry, 2012. v. 71. p. 257-257.

6.
ZANETTI, M. V. ; MACHADO-VIEIRA, R. ; DOSHI, J. ; CHAIM, T. M. ; SERPA, M. H. ; SOUSA, R. T. ; GATTAZ, W. F. ; DAVATZIKOS, C. ; BUSATTO, G. F. . Longitudinal Study of State-Dependent Microstructural Brain Changes in Bipolar Disorder: Preliminary Report. In: 67th Annual Scientific Convention and Meeting of the Society-of-Biological-Psychiatry, 2012, Philadelphia. Biological Psychiatry, 2012. v. 71. p. 197-197.

Apresentações de Trabalho
1.
SERPA, MAURICIO H.. Neuroimagem na Dependência Química. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SERPA, M. H.. Mapping cortical brain asymmetry in 17,141 healthy individuals worldwide via the ENIGMA Consortium 2018 (Artigo completo publicado em periódico - Collaborator).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Multimodal Approaches in Experimental Psychology and Clinical Neuroscience and Psychiatry: Bringing together Research Groups from Bavaria and São Paulo.. 2018. (Oficina).

2.
Schizophrenia International Research Society Conference.Illicit Drugs Use and Ultra-High Risk (UHR) for Psychosis Status in a Latin-American Sample. 2018. (Outra).

3.
XXXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2018. (Congresso).

4.
First Latin American ExploreDTI Workshop. 2017. (Oficina).

5.
XXXV Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2017. (Congresso).

6.
A Clínica das Psicoses.Atividade Física em Esquizofrenia: o que sabemos?. 2016. (Simpósio).

7.
Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2016. (Congresso).

8.
Encontro de 5 anos do NAPNA ? Núcleo de Apoio à Pesquisa em Neurociência Aplicada.Estudos longitudinais de DTI: alterações estado-dependentes de substância branca cerebral em primeiro episódio psicótico. 2016. (Encontro).

9.
Maconha: um simpósio baseado em evidências. 2016. (Simpósio).

10.
Schizophrenia International Research Society - Biennial Meeting.White Matter Microstructure and Phospholipase A2 Activity in Drug-Naïve Patients with First-Episode Psychosis: A State-Dependent Study. 2016. (Encontro).

11.
1st Latin American Brain Mapping Network Meeting. 2015. (Encontro).

12.
70th Annual Scientific Convention & Program / The Society of Biological Psychiatry. Inflammatory Activity and Brain Volumes in Drug-Naïve Patients with First-Episode Psychosis: A State-Dependent Study. 2015. (Congresso).

13.
A Clínica das Psicoses.Psicoses e Drogas: Comorbidades. 2015. (Simpósio).

14.
Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2015. (Congresso).

15.
Pharmacogenetics and Biomarkers in Psychiatry Course - Prof. James MacCraken. 2015. (Outra).

16.
1o Encontro Anual entre os Grupos de Pesquisa do Karolinska Institutet e Universidade de São Paulo.Neuroimaging Studies on Psychosis. 2014. (Encontro).

17.
A Arte da Redação Científica Internacional na Atualidade. 2014. (Outra).

18.
A Clínica das Psicoses.Tratamento Farmacológico do Primeiro Episódio Psicótico. 2014. (Simpósio).

19.
III Congresso de Clínica Psiquiátrica. 2014. (Congresso).

20.
O Impacto da Legalização das Drogas. 2014. (Outra).

21.
Relatório sobre Saúde e Álcool OMS 2014: Uma Visão Crítica. 2014. (Seminário).

22.
Schizophrenia International Research Society - South America Regional Meeting. 2014. (Encontro).

23.
Schizophrenia International Research Society - South America Regional Meeting.Inflammatory Activity And Brain Volumes in Drug-Naïve Patients With First-Episode Psychosis: A State-Dependent Study. 2014. (Encontro).

24.
The Society of Biological Psychiatry - Annual Scientific Convention & Program. Reversal of Microstructural White Matter Changes in Drug-Naïve Patients With First-Episode Psychosis After Antipsychotic Treatment. 2014. (Congresso).

25.
The Society of Biological Psychiatry - Annual Scientific Convention & Program. 2014. (Congresso).

26.
XXXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2014. (Congresso).

27.
1o Seminário Brasileiro de Resultados sobre Iniciativas para a a Redução do Uso Nocivo de Álcool. 2013. (Seminário).

28.
Pré Curso 1 - Desconstruindo na Prática as Imagens por Ressonância Magnética do 'I Simpósio Internacional de Cérebro e Envelhecimento'. 2013. (Simpósio).

29.
TREINAMENTO EM PESQUISA: NOVAS TENDÊNCIAS EM PESQUISAS BIOMÉTRICAS. 2013. (Oficina).

30.
World Congress on Brain, Behavior and Emotions. 2013. (Congresso).

31.
?WORKING TOGETHER: RESEARCH, EDUCATION AND PREVENTION? ? The International Center for Alcohol Policies (ICAP) and the Center for Information on Health and Alcohol (CISA). 2012. (Simpósio).

32.
2o encontro de pesquisadores do NAPNA ? Núcleo de Apoio à Pesquisa em Neurociência Aplicada.Neuroanatomical Pattern Classification in Unmedicated First-Episode Psychosis: Influence of Different Imaging Feature Selection. 2012. (Encontro).

33.
Conferência USP Sobre Neurociência. 2012. (Outra).

34.
Linux para Neuroimagem. 2012. (Oficina).

35.
1o encontro de pesquisadores do NAPNA ? Núcleo de Apoio à Pesquisa em Neurociência Aplicada. 2011. (Encontro).

36.
Congresso Clínica Psiquiátrica. 2011. (Congresso).

37.
FUNDAMENTOS DO DTI E TRACTOGRAFIA E O USO DO TRACKVIS. 2011. (Oficina).

38.
International Society for Neuroimaging in Psychiatry - Annual Meeting. 2011. (Congresso).

39.
International Society for Neuroimaging in Psychiatry - Annual Meeting. CORPUS CALLOSUM VOLUMES IN RECENT-ONSET SCHIZOPHRENIA PREDICT OUTCOME OF POSITIVE SYMPTOM SEVERITY. 2011. (Congresso).

40.
Schizophrenia International Research Society South America Meeting.Corpus callosum volumes in recent-onset schizophrenia predict outcome of positive symptom severity. 2011. (Encontro).

41.
XXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2010. (Congresso).

42.
XXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. ESQUIZOFRENIA REFRATÁRIA - ASSOCIAÇÃO ENTRE CLOZAPINA E ECT. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SERPA, M. H.; ROSA, P. G. ; BUSATTO, G. F. . Disciplina de Pós-Graduação: Aplicações de Técnicas de Neuroimagem Funcional. 2014. (Outro).

2.
MARQUES, T. R. ; SERPA, M. H. ; SERPA, M. H. ; BUSATTO, G. F. . FUNDAMENTOS DO DTI E TRACTOGRAFIA E O USO DO TRACKVIS. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Mariana Tiemi Mine de Moura (aluna da graduação da FMUSP). AVALIAÇÃO LONGITUDINAL DE 5 ANOS DE ALTERAÇÕES MORFOMÉTRICAS DO CORPO CALOSO EM PACIENTES COM PRIMEIRO EPISÓDIO DE ESQUIZOFRENIA. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SERPA, MAURICIO H.. Neuroimagem na Dependência Química. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 4:12:37