Eliana Souza Bezerra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2823851335784359
  • Última atualização do currículo em 14/07/2017


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal da Paraíba; Foi Professora Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC (2014),Tutora Presencial (2007-2010) e Tutora a Distância (2013) do Curso de Letras Virtual pela Universidade Federal da Paraíba; Professora da Educação Básica III do Governo do Estado da Paraíba. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, produção de texto, interação, aquisição de língua escrita e gêneros textuais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliana Souza Bezerra
Nome em citações bibliográficas
BEZERRA, Eliana Souza

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Aplicadas e Educação.
Rua da Mangueira, sn
Centro
58297000 - Rio Tinto, PB - Brasil
Telefone: (83) 32911805
Ramal: 4201
URL da Homepage: http://www.ccae.ufpb.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2008
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: A criança e a relação com a escrita: o processo de autoria nos textos infantis,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante.
Palavras-chave: Aquisição de lingua escrita; Autoria; Gêneros textuais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Lingüística e Ensino.
2002 - 2005
Graduação em Letras.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Interacionismo: fund. teóricos e metodológicos. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2009 - 2009
Fonologia e Alfabetização. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2007 - 2007
Gênero e letramento. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2006 - 2006
Fundamentos da lingüística da enunciação. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2006 - 2006
Lingüística e ensino. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2006 - 2006
Modos de falar, modos de escrever. (Carga horária: 2006h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Tecendo teias de textos: nas trilhas da leitura. (Carga horária: 288h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em A Lingüística Textual e os Gêneros no Ensino de Lí. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2005 - 2005
Semantica/ enunciação ensino de língua. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2005 - 2005
Prosódia e Aquisição de Linguagem. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2004 - 2004
Por que Literatura?. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2004 - 2004
A melancolia na Literatura Brasileira. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40
Outras informações
* Técnica em Assuntos Educacionais, lotada na Direção do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE-Rio Tinto/PB)

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Formador do PACTO NACIONAL PARA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (MEC)

Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de Graduação

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: Fundamentos de Linguística

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 20
Outras informações
Professor-mediador (tutor) presencial do Curso de Letras Virtual.

Atividades

05/2005 - 12/2007
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Ciências Sociais.

Atividade de extensão realizada
Projeto Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as classes populares.
07/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Atividade de extensão realizada
Projeto Tecendo teias de textos: nas trilhas da leitura e da produção textual junto ao Ensino Fundamental e Médio.

Instituto de Educação Superior da Paraíba, IESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Leitura e Produção de Textos Curso: Ciências Contábeis


Governo do Estado da Paraíba, GOVERNO/PB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica III, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Sobrado - PB, PM SOBRADO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Lingua Portuguesa do Ensino Fundamental


CA Colégio e Curso, CA MASTER, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 8


Athenas Colégio e Curso, COLIBRI-ATHENAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2005 - 2005
ATLAS LINGUISTICO DO BRASIL
Descrição: Empreendimento de grande amplitude, de caráter nacional, em desenvolvimento, o Projeto Atlas Lingüístico do Brasil (Projeto ALiB) tem por meta a realização de um atlas geral no Brasil no que diz respeito à língua portuguesa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - Atual
PAGLE- Projeto de aquisiçao da grafia no letramento
Descrição: O projeto visa analisar dados de escrita, com base na interface entre a fonologia e os estudos interacionais, que possam explicitar a correlação existente entre a macrovariação e a microvariação no letramento. Para isso, trabalharemos com textos escritos de alunos do ensino fundamental I (1a. a 4a. série) coletados em 4 (quatro) escolas públicas municipais, sendo 2 (duas) de Recife e 2 (duas) de João Pessoa, perfazendo um total de 16 (dezesseis) turmas do primeiro ciclo do ensino fundamental.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Eliana Souza Bezerra - Integrante / Jaqueline de Araújo Prazeres - Integrante / Marianne C. B. Cavalcante - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2003 - Atual
A GÊNESE DA REFERÊNCIA III (GERE III) - A construção dialógica da dêixis pessoal e espacial (discursiva) na aquisição da linguagem
Descrição: O objetivo deste projeto é tentar compreender o processo de referenciação na aquisição da linguagem. Estamos interessados no processo de constituição da atividade referencial na interação mãe-bebê. Assumiremos uma perspectiva interacionista (de Lemos, 1995; 1997a; 1997b, entre outros) na qual o discurso materno, principalmente através da modalização vocal (Cavalcante, 1999), dá sustentação às produções do infante, inserindo-o na língua, dando-lhe significação. Neste sentindo, situaremos a questão referencial na aquisição da linguagem enquanto processo de referenciação (Marcuschi, 1998), isto é, enquanto uma reelaboração cognitiva, não uma etiquetagem como é visto classicamente. Pois envolve uma complexa relação entre linguagem, mundo e pensamento estabelecida no discurso. O nosso intuito é compreender tal relação constitutivamente na aquisição da linguagem opondo-nos à perspectiva clássica de etiquetagem. Isto é, nos deslocaremos de uma perspectiva meramente descritiva/classificatória - que postula o ato de referir, identificar ou declarar, e passaremos a uma perspectiva processual/discursiva - observaremos como se constitui a referenciação na aquisição da linguagem em especial a dêixis pessoal e espacial. Com este intuito, analisaremos dados de sete díades mãe-bebê ao longo de trinta e seis meses...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Eliana Souza Bezerra - Integrante / Marianne C. B. Cavalcante - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2014 - Atual
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Descrição: Capacitar, em nível de aperfeiçoamento, professores que atuam no ciclo de alfabetização, incluindo os que atuam nas turmas multisseriadas para que possam compreender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, com aprofundamento de estudos utilizando, com propriedade, os materiais e as referências pedagógicas ofertados pelo MEC às redes que aderirem às ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (9) .
Integrantes: Eliana Souza Bezerra - Coordenador / Marianne C. B. Cavalcante - Integrante / Evangelina Maria Brito de Faria - Integrante / Maria Alves de Azeredo - Integrante / Paulo Vinícius Ávila-Nobrega - Integrante / Isabelle Cahino Delgado - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Lingüística e Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:2
BEZERRA, Eliana Souza  Data: 12/12/2011

Capítulos de livros publicados
1.
Abdias Paulo Cruz Filho ; BEZERRA, Eliana Souza ; SOUZA, A. R. B. ; SILVA, D. B. ; SOUZA, I. S. ; NUNES, M. C. N. ; FRAGOSO, S. S. . Acesso e permanência na universidade: uma questão de mérito?. In: Ana Inês Souza; Jailson de Souza e Silva; Jorge Luiz Barbosa. (Org.). Práticas pedagógicas e a lógica meritória na universidade. 01ed.Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006, v. 01, p. 34-41.

2.
BEZERRA, Eliana Souza. Memorial - Eliana Souza Bezerra. In: Ana Inês de Souza; Jailson de Souza e Silva. (Org.). Caminhadas - de universitários de origem popular: UFPB (Coleção). 01ed.Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006, v. 01, p. 24-27.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BEZERRA, Eliana Souza; CAVALCANTE, M. C. B. . GÊNEROS TEXTUAIS NARRATIVOS E AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM. In: V Seminário Nacional Sobre Ensino de Lingua Materna e Estrangeira e de Literatura, 2007, CAMPINA GRANDE. ANAIS DO V SELIMEL, 2007.

2.
BEZERRA, Eliana Souza; LIMA, S. S. ; MEDEIROS, J. F. . Rotinas de Letramento na Educação infantil: contribuições dos documentos oficiais de língua portuguesa. In: Congreso Internacional de Política Lingüística en América del Sul, 2006, João Pessoa. Anais do Congresso Internacional de Política Lingüística en América del Sul, 2006.

3.
BEZERRA, Eliana Souza; PRAZERES, J. A. ; CAVALCANTE, M. C. B. . Autoria e subjetividade nas produções infantis. In: IV Seminário sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura, 2005, Campina Grande. Anais do IV SELIMEL, 2005.

4.
BEZERRA, Eliana Souza; BRAGA, A. B. ; LUCENA, I. T. ; PRAZERES, J. A. . Tecendo Teias de Textos: nas trilhas da leitura e da produção textual. In: IV Seminário sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura, 2005, Campina Grande. Anais do IV SELIMEL, 2005.

5.
BEZERRA, Eliana Souza; CAVALCANTE, M. C. B. ; PRAZERES, J. A. . Gesto e Voz: o ritmo nas produções infantis. In: Encontro Nordestino em Aquisição de linguagem, 2005, Recife. Anais do I ENEAL, 2005.

6.
BEZERRA, Eliana Souza; CAVALCANTE, M. C. B. . O ensino de literatura no gênero letra de música. In: II Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares: impasses, tendências e perspectivas, 2005, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom), 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BEZERRA, Eliana Souza. A criança e a escrita: o processo de autoria nos textos infantis. In: XXII GELNE, 2008, Maceió. Anais do XXII GELNE, 2008.

2.
BEZERRA, Eliana Souza. ESTILO E AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM. In: V Encontro Nacional sobre Lingua Falada e Escrita - ELFE, 2006, Maceió. Livro de Resumos do V Encontro Nacional sobre Lingua Falada e Escrita - ELFE. Maceió - AL: UFAL, 2006.

3.
BEZERRA, Eliana Souza; MEDEIROS, J. F. ; LIMA, S. S. . Rotinas de Letramento na Educação infantil: contribuições dos documentos oficiais de língua portuguesa. In: Congresso Internacional de Política Lingüística en América del Sul, 2006, João Pessoa. Anais do Congresso Internacional de Política Lingüística en América del Sul. João Pessoa - PB: UFPB, 2006.

4.
BEZERRA, Eliana Souza. Continuidade ou descontinuidade: qual o papel do apontar na aquisicao da linguagem. In: VII CCHLA - CONHECIMENTO EM DEBATE, 2005, JOAO PESSOA. RESUMOS: VII EDICAO DO CCHLA - CONHECIMENTO EM DEBATE, 2005.

5.
BEZERRA, Eliana Souza; BRAGA, A. B. ; LUCENA, I. T. ; PRAZERES, J. A. . Tecendo Teias de Textos: nas trilhas da leitura e da produção textual. In: VII CCHLA Conhecimento em Debate, 2005, João Pessoa. Anais do VII CCHLA Conhecimento em Debate, 2005.

6.
BEZERRA, Eliana Souza; CAVALCANTE, M. C. B. . O trabalho rítmico no gesto e na voz nas interações mãe - bebê. In: XIII Encontro De Iniciação Científica, 2005, João Pessoa. Anais do XIII Encontro De Iniciação Científica, 2005.

7.
BEZERRA, Eliana Souza. A relação eu-tu nas interações mãe-bebê: indicios de subjetividade. In: XX JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜISTICOS, 2004, JOÃO PESSOA. ANAIS DA XX JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜISTICOS, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
BEZERRA, Eliana Souza. A criança e a relação com a escrita: o processo de autoria nos textos infantis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BEZERRA, Eliana Souza; CAVALCANTE, M. C. B. . A criança e a escrita: o processo de autoria na escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BEZERRA, Eliana Souza; CAVALCANTE, M. C. B. . Gêneros textuais narrativos e aquisição de linguagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BEZERRA, Eliana Souza; LIMA, S. S. ; MEDEIROS, J. F. ; CAVALCANTE, M. C. B. . Rotinas de letramento na Educação Infantil: contribuições dos documentos oficiais de língua materna. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BEZERRA, Eliana Souza; PRAZERES, J. A. . As escritas iniciais na escola: o lugar do outro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BEZERRA, Eliana Souza; CAVALCANTE, M. C. B. . O ensino de Literatura no gênero letra de música. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BEZERRA, Eliana Souza; CAVALCANTE, M. C. B. . O trabalho rítmico no gesto e na voz em interações mãe-bebê. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BEZERRA, Eliana Souza; PRAZERES, J. A. ; CAVALCANTE, M. C. B. . Autoria e subjetividade nas produções infantis. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
BEZERRA, Eliana Souza; BRAGA, A. B. ; PRAZERES, J. A. ; LUCENA, I. T. . Tecendo teias de textos: nas trilhas da leitura e da produção textual. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
BEZERRA, Eliana Souza; PRAZERES, J. A. ; CAVALCANTE, M. C. B. . Autoria e Subjetividade nas produções infantis. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BEZERRA, Eliana Souza; BRAGA, A. B. ; SILVA, D. B. ; LUCENA, I. T. . A leitura como suporte para a produção textual. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
BEZERRA, Eliana Souza; CAVALCANTE, M. C. B. . Continuidade ou descontinuidade: qual o papel do apontar na aquisição da linguagem?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
BEZERRA, Eliana Souza; CAVALCANTE, M. C. B. . A relação eu-tu nas interações mãe-bebê: indícios de subjetividade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
BEZERRA, Eliana Souza; CAVALCANTE, M. C. B. . A relação eu-tu nas interações mãe-bebê: indícios de subjetividade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
BEZERRA, Eliana Souza. PROJETO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - PROINFO I. 2010. .

2.
BEZERRA, Eliana Souza. Gesto e voz no estabelecimento do processo de referenciação. 2005. (Relatório de pesquisa).

3.
BEZERRA, Eliana Souza. A dêixis pessoal na aquisição da linguagem. 2004. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENCONTRO NACIONAL DE LETRAMENTO.A criança e a escrita: o processo de autoria na escola. 2008. (Encontro).

2.
V Seminário Nacional Sobre Ensino de Lingua Materna e Estrangeira e de Literatura.GÊNEROS TEXTUAIS NARRATIVOS E AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM. 2007. (Seminário).

3.
Congresso Internacional de Política Lingüística en América del Sul. Rotinas de Letramento na Educação infantil: contribuições dos documentos oficiais de língua portuguesa. 2006. (Congresso).

4.
V Encontro Nacional sobre Lingua Falada e Escrita - ELFE.Estilo e Aquisição de linguagem. 2006. (Encontro).

5.
Encontro Nordestino em Aquisição de linguagem.As escritas iniciais na escola: o lugar do autor. 2005. (Encontro).

6.
Encontro Nordestino em Aquisição de linguagem.Gesto e Voz: o ritmo nas produções infantis. 2005. (Encontro).

7.
II Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares: impasses, tendências e perspectivas.O ensino de literatura no gênero letra de música. 2005. (Outra).

8.
III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Autoria e subjetividade nas produções infantis. 2005. (Seminário).

9.
IV SEMINARIO DE ENSINO DE LINGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA.TECENDO TEIAS DE TEXTOS: nas trilhas da leitura e da produção textual. 2005. (Seminário).

10.
IV SEMINARIO SOBRE ENSINO DE LINGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA.Autoria e subjetividade nas produções infantis. 2005. (Seminário).

11.
VII CCHLA - CONHECIMENTO EM DEBATE.Continuidade ou descontinuidade: qual o papel do apontar na aquisição da linguagem?. 2005. (Outra).

12.
VII CCHLA- CONHECIMENTO EM DEBATE.TECENDO TEIAS DE TEXTOS: nas trilhas da leitura e produção textual junto ao Ensino Médio. 2005. (Outra).

13.
XII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA.A relação eu-tu nas interações mãe-bebê: indicios de subjetividade. 2004. (Encontro).

14.
XX JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.A relação eu-tu nas interações mãe-bebê: indicios de subjetividade. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oliveira, D. H ; BEZERRA, Eliana Souza . XIX Instituto de Linguística da ABRALIN. 2009. (Congresso).

2.
BEZERRA, Eliana Souza. VII CCHLA - Conhecimento em Debate. 2005. (Outro).

3.
Oliveira, D. H ; BEZERRA, Eliana Souza . XX Jornada Nacional de Estudos Linguísticos. 2004. (Congresso).

4.
BEZERRA, Eliana Souza; Oliveira, D. H ; CAVALCANTE, M. C. B. . II Encontro Nacional De Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE). 2003. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
BEZERRA, Eliana Souza. PROJETO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - PROINFO I. 2010. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 16:14:34