Taís da Silva Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8223110305050343
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria e tutora do Pet Letras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em História das Ideias Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, história das idéias linguísticas, disciplinarização, memória e institucionalização. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Taís da Silva Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, Taís;MARTINS, S. Taís


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Letras.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Efeitos de Sentido na disciplinarização de uma teoria, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Amanda Eloina Scherer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História das idéias Lingüísticas; Disciplinarização; Análise de Discurso; Nomeação; Designação; Institucionalização.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2006 - 2008
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Emergência, Movimento e Deslocamento da disciplinarização da Análise de Discurso no RS,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Amanda Eloína Scherer.
Palavras-chave: Análise de Discurso; Lingüística; História das idéias Lingüísticas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise de Discurso.
2002 - 2005
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2016 - 2016
Capacitação em Planejamento Acadêmico - Módulo I. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Capacitação dos Avaliadores para Redações. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Capacitação de Tutor para EaD. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: bolsista (doutorado - CAPES), Enquadramento Funcional: Discente do curso de pós-graduação em Letras, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto do DLCL, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Aluna (mestrado CAPES), Enquadramento Funcional: Discente do curso de pós-graduação em Letras, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Aluno bolsista (IC - CNPq), Enquadramento Funcional: Discente do curso de graduação em Letras, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LTC 1000 Linguística Geral
08/2018 - Atual
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LTC 1023 A constituição do Ensino de Língua Portuguesa no Brasil
08/2018 - Atual
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PPGLET827 POLÍTICA DE LÍNGUAS
07/2018 - Atual
Direção e administração, Departamento de Letras Clássicas e Linguística, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
03/2018 - Atual
Direção e administração, Laboratório Corpus, .

Cargo ou função
Direção e administração, Laboratório Corpus - PPGL.
09/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Artes e Letras/UFSM, Centro de Artes e Letras/UFSM.

Atividade realizada
Tutora do Pet Letras.
05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras/UFSM, .

Cargo ou função
Membro titular do Colegiado do Curso de Letras - Licenciatura.
09/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras Clássicas e Linguística, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do DLCL.
07/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório Corpus, .

03/2018 - 07/2018
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO
A CIÊNCIA LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA
03/2018 - 07/2018
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
03/2018 - 05/2018
Direção e administração, Centro de Artes e Letras/UFSM, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Letras - Licenciatura.
05/2016 - 03/2018
Direção e administração, Centro de Artes e Letras/UFSM, .

Cargo ou função
Coordenadora Substituta do Curso de Letras.
05/2016 - 02/2018
Direção e administração, Centro de Artes e Letras/UFSM, .

Cargo ou função
Coordenadora Substituta do Curso de Letras.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LINGUÍSTICA GERAL
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INSTITUCIONALIZAÇÃO E DISCIPLINARIZAÇÃO DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM
08/2017 - 12/2017
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
POLÍTICA DE LÍNGUAS
02/2015 - 09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Representante do Centro de Artes e Letras no Comitê de Ética e Pesquisa da UFSM..
03/2017 - 07/2017
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PPGLET829 A CIÊNCIA LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA
03/2017 - 07/2017
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LTC1023 A CONSTITUIÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
03/2017 - 07/2017
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LTC1002 SOCIOLINGUÍSTICA
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LTC1023 A CONSTITUIÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
LTC1002 SOCIOLINGUÍSTICA
07/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LTC1016 TEORIAS LINGUÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS E OS TEÓRICOS FUNDADORES
07/2016 - 12/2016
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PPGLET826 SEMINÁRIO AVANÇADO EM PÊCHEUX
03/2016 - 07/2016
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PPGLET829 A CIÊNCIA LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA
03/2016 - 07/2016
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LTC1041 ANÁLISE DE DISCURSO: SUJEITO, MEMÓRIA E ARQUIVO
03/2016 - 07/2016
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LTC1005 LINGUÍSTICA CONTEMPORÂNEA
03/2015 - 04/2016
Direção e administração, Centro de Artes e Letras/UFSM, .

Cargo ou função
Subchefe do Departamento de Letras Clássicas e Linguística.
08/2015 - 12/2015
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A constituição do ensino de língua na Brasil
08/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Institucionalização e Disciplinarização dos Estudos da Linguagem
Linguística Geral
03/2015 - 08/2015
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua e Patrimônio
Linguística Contemporânea
03/2015 - 08/2015
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística
03/2015 - 08/2015
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística
03/2015 - 07/2015
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A ciência lingüística e o ensino de língua
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LTC 1000 - Linguística Geral
LTC 1002 - Sociolinguística
08/2014 - 12/2014
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Linguísticos II
04/2014 - 08/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LTC 1032 - Introdução à Análise de Discurso
04/2010 - 10/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística Contemporânea
Núcleo de Estudos Linguísticos
História das Ideias Linguísticas
Introdução à Análise de Discurso
Língua e Patrimônio
Linguística Aplicada
Linguística Geral
Psicolinguística
Sociolinguística
04/2010 - 10/2011
Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Linguagem
04/2010 - 10/2011
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I
Linguística II

Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador I, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor-tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas: Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica; Linguística Geral; Sociolinguística; Linguística Contemporânea; Psicolinguística

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor-tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Professor-tutor a distância da disciplina de Lingüística Geral.

Atividades

03/2017 - 07/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EAD1100 PSICOLINGUÍSTICA - EAD
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EAD1082 LINGUÍSTICA GERAL - EAD
03/2016 - 07/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EAD1100 PSICOLINGUÍSTICA - EAD
08/2015 - 12/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EAD1083 - Sociolinguística
02/2009 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Geral

Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40

Atividades

03/2012 - 09/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, DELET, .

Cargo ou função
Membro da CIEPE.
11/2011 - 09/2012
Pesquisa e desenvolvimento , DELET, .

Linhas de pesquisa
Texto, Memória e Cultura
11/2011 - 09/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação aplicada a nutrição
Estágio Supervisionado II
Gramática e Ensino
Introdução aos Estudos Linguísticos
Laboratório de Pesquisa em Letras
Linguística II

Escola Marista Santa Marta, EMSM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25

Atividades

02/2006 - 03/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Escola Estadual odete Ignêz Resttel Vilas Boas, EEOIRVB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

06/2001 - 01/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira
Língua Portuguesa

Escola Estadual Odete Ignêz Resttel Villas Bôas, EEOIRVB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25

Atividades

01/2001 - 01/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino Religioso
Língua Inglesa
Língua Portuguesa

Instituto Pedagógico de Nioaque, IPN, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: `Professora, Carga horária: 25

Atividades

01/2000 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Infantil - Pré-Escola


Linhas de pesquisa


1.
História das Ideias Linguísticas no Sul (GRPesq: Linguagem, sentido e memória)

Objetivo: Estudo da história e da constituição teórica que sustentou a fundação disciplinar da linguística, da língua portuguesa e da língua estrangeira bem como a introdução das mesmas nos cursos de Letras na Região Sul. Temos por objeto de análise: ementários programa de ensino, materiais instrucionais, instrumentos linguísticos e história de vida profissional..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: História das idéias Lingüísticas; Análise de Discurso; Disciplinarização.
2.
Lingua, sujeito e história
3.
Texto, Memória e Cultura


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Língua, política e história

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Larissa Montagner Cervo em 25/06/2017.
Descrição: Neste projeto, dedicamo-nos ao estudo do conceito de língua, tendo como perspectiva teórico-metodológica a Análise de Discurso em sua articulação com a História das Ideias Linguísticas. Para a reflexão sobre o conceito, pautamo-nos em processos discursivos diferenciados que se voltam essencialmente à história e à memória da constituição e do funcionamento da língua no espaço de enunciação brasileiro e/ou à constituição e circulação de um saber sobre ela. Interessa-nos, dentro da abrangência temática proposta, trabalhar com materialidades que ensejam a reflexão sobre a língua em diferentes estatutos políticos assumidos em relação à história, ao saber, ao Estado, à nação, ao sujeito, sejam tais materialidades de ordem institucional, pedagógica, científica, de divulgação científica, ou provenientes de outra matriz discursiva produtiva para a pesquisa em foco. O presente projeto articula-se com os propósitos da Linha de Pesquisa Língua, Sujeito e História, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, bem como com os do Grupo de Pesquisa Linguagem, Sentido e Memória (CNPq). Também, vincula-se aos trabalhos desenvolvidos no Laboratório Corpus - Laboratório de Fontes de Estudos da Linguagem (PPGL/UFSM), os quais tratam, prioritariamente, de questões voltadas à Análise de Discurso em sua articulação com a História das Ideias Linguísticas. O projeto caracteriza-se como ?guarda-chuva?, assim entendido enquanto projeto que abriga ou se ramifica em subprojetos, desenvolvidos em parceria ou articulados ao projeto principal pelo diálogo profícuo e o interesse comum que assumem frente à teoria, ao método e ao objeto adotados. Considerando essa sua especificidade, a proposta central do projeto parte do pressuposto de que língua é um conceito nuclear à constituição das teorias no campo das Ciências da Linguagem e, portanto, essencial à pesquisa científica da área e à formação profissional de sujeitos professores/pesquisadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Taís da Silva Martins - Integrante / Larissa Montagner Cervo - Coordenador.
2014 - Atual
História do Conhecimento Linguístico: institucionalização/ disciplinarização
Descrição: O projeto de pesquisa intitulado "História do Conhecimento Linguístico: institucionalização/ disciplinarização" tem por objetivo a compreensão da constituição dos processos de institucionalização e disciplinarização da Linguística. Para tanto abordaremos a questão da configuração da Linguística enquanto disciplina no estado do Rio Grande do Sul (RS). Buscaremos tratar esta questão sob o enfoque do jogo político institucional que permite (ou não) que um campo do saber seja institucionalizado e que determina o que pode ou não ser dito a respeito de determinada teoria, de determinada Ciência,em nosso caso a Linguística. Reg.GAP: 037785.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Taís da Silva Martins - Coordenador / Amanda Eloina Scherer - Integrante.
2013 - Atual
Linguística no sul: estudos das idéias e organização da memória Parte II

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Amanda Eloina Scherer em 30/07/2014.
Descrição: Devemos registrar aqui que o desenvolvimento desse trabalho está ocorrendo em torno de três núcleos de interesse de pesquisa, assim distribuídos: - estudo de questões enunciativas e discursivas que sejam capazes de instrumentalizar análises específicas de linguagem, tanto em Lingüística quanto em Literatura, para que possamos realizar um estudo mais aprofundado das modificações históricas das relações entre Letras e Lingüística a partir dos anos 1950, na Região Sul do Brasil; - estudo do atual quadro da Formação em Letras na Região Sul do Brasil, aí incluindo os programas de graduação e pós-graduação, as revistas especializadas, os manuais de ensino de língua e literatura e as gramáticas aqui elaboradas; - estudo da história de vida profissional dos sujeitos que deixaram marcas no ensino e na pesquisa no RS, através de entrevistas de explicitação e da criação de um Fundo Documental institucional que possa reunir e abrigar tal documentação, viabilizando um espaço de pesquisa diferenciado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Taís da Silva Martins - Integrante / Amanda Eloina Scherer - Coordenador / Larissa Montagner Cervo - Integrante / Zélia Maria Viana Paim - Integrante / Simone de Mello de Oliveira - Integrante.
2012 - 2012
Efeitos de sentido na disciplinarização de uma teoria: em foco as questões do/sobre discurso
Descrição: Em nosso projeto de pesquisa, intitulado Efeitos de sentido na disciplinarização de uma teoria: em foco as questões do discurso, tem por objetivo compreender quais efeitos de sentido se produzem durante o processo de disciplinarização de uma teoria, enfocando especificamente disciplinas lingüísticas voltadas a discutir questões que abordam o conceito de Discurso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Nomeações e designações no processo de disciplinarização/institucionalização de uma ciência,
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Nomeação e Designação no processo de disciplinarização de uma ciência (Registro GAP: 025629)
Descrição: Nosso projeto de tese, intitulado ?Nomeação e designação no processo disciplinarização de uma ciência: a política de um nome? objetiva a compreensão da disciplinarização de um campo do saber, de uma teoria, de uma ciência, por meio dos movimentos de nomeações e de designações que ocorrem no interior das instituições acadêmicas. Buscaremos tratar esta questão sob o enfoque do jogo político institucional que permite (ou não) que ocorra a disciplinarização e determina o que pode ou não ser dito a respeito de determinada teoria. Para tanto, abordaremos, a disciplinarização Análise de discurso de linha francesa nos Cursos de Pós-graduação do RS. Para a escritura de nossa tese, recorreremos, entre outros, a arquivos institucionais e pessoais (já constituídos durante a escritura de nossa dissertação) a fim de traçarmos um panorama histórico que constitui, antes de mais nada, ?redes de memória? que, quando nos pusemos a ouvir, ?falam-nos? da história. Acercamo-nos do aparato teórico-metodológico da História das Idéias Lingüísticas (HIL), o qual nos possibilita circunscrever um trajeto por entre os arquivos documentais que materializam o percurso da disciplinarização da AD no RS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Taís da Silva Martins - Coordenador / Amanda Eloina Scherer - Integrante.
Número de produções C, T & A: 25
2009 - 2012
O imaginário sobre a língua na produção do conhecimento lingüístico: história e memória (Registro GAP 022876)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2012
Lingüística no sul: estudos das idéias e organização da memória dos anos 80 a 2000 (Registro GAP: 019213)
Descrição: O presente projeto visa ao estudo da constituição da significação teórica que sustentou os tratados de Lingüística que introduziram essa disciplina nos Cursos de Letras do RS. Nosso foco de interesse pe sobre estudo do atual quadro da Formação em Letras, aí incluindo os programas de graduação e pós-graduação, as revistas especializadas, os manuais de ensino de língua e as gramáticas aqui elaboradas. O escopo principal que gostaríamos de colocar em estudo é: de que modo e a partir de quando a Lingüística se tornou disciplina no sul? A partir de quais pressupostos teóricos? Qual a relação com o saber sobre a língua e com as demais disciplinas da formação em Letras?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Taís da Silva Martins - Coordenador / Juciele Pereira Dias - Integrante / Amanda Eloina Scherer - Integrante / Caroline Mallmann Schneiders - Integrante.
2006 - 2008
Por uma História da Análise de discurso no RS: Fundação, Percurso e Perspectivas (registro Gap n.021683)
Descrição: Esta pesquisa busca apresentar dados e fatos referentes ao processo de disciplinarização do campo de saber da AD no RS, tanto por meio de sua nomeação e designação nas instituições pesquisadas, como por seus movimentos e deslocamentos. Para tanto, acercamo-nos do aparato teórico-metodológico da História das Idéias Lingüísticas (HIL), o qual nos possibilita circunscrever um trajeto por entre os arquivos documentais que materializam o percurso da AD a partir da emergência dessa disciplina nos currículos dos Programas de Pós-graduação em Letras da PUCRS e da UFRGS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Taís da Silva Martins - Coordenador.
2003 - 2006
LINGÜÍSTICA E HISTÓRIA LITERÁRIA NO SUL: ESTUDO DAS IDÉIAS E ORGANIZAÇÃO DA MEMÓRIA (Registro GAP: 12344)
Descrição: Projeto com objetivo de mapear o perfil dos estudos lingüísticos e literários na região, considerando seu desenvolvimento histórico e suas tendências presentes; identificando as tendências e opções teóricas de pesquisadores sul-riograndenses concernentes às relações entre língua e lingüística, literaturas de língua portuguesa e teoria da literatura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Taís da Silva Martins - Integrante / Juciele Pereira Dias - Integrante / Amanda Eloina Scherer - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 47
2003 - 2005
Grupo de Estudos Lingüísticos - GEL (Registro GAP: 016287)
Descrição: Projeto que visa à leitura/interpretação de textos-fonte para a Lingüística Contemporânea, bem como à produção de textos a partir de tais pressupostos...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1997 - 1998
O imaginário social dos meninos e meninas em situação de tua sobre as relações de gênero na escola
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Grupo de Estudos Língua, Política e História
Descrição: Neste grupo de estudos dedicamo-nos ao estudo do conceito de língua, tendo como perspectiva teórico-metodológica a Análise de Discurso em sua articulação com a História das Ideias Linguísticas. Para a reflexão sobre o conceito, pautamo-nos em processos discursivos diferenciados que se voltam essencialmente à história e à memória da constituição e do funcionamento da língua no espaço de enunciação brasileiro e/ou à constituição e circulação de um saber sobre ela. Interessa-nos, dentro da abrangência temática proposta, discutir sobre materialidades que ensejam a reflexão sobre a língua em diferentes estatutos políticos assumidos em relação à história, ao saber, ao Estado, à nação, ao sujeito, sejam tais materialidades de ordem institucional, pedagógica, científica, de divulgação científica, ou provenientes de outra matriz discursiva produtiva para a pesquisa em foco..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Taís da Silva Martins - Coordenador / Larissa Montagner Cervo - Integrante.
2018 - Atual
Fundo Documental Neusa Carson

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Larissa Montagner Cervo em 02/04/2018.
Descrição: O presente projeto trata da criação do Fundo Documental Neusa Carson com o espólio doado ao Laboratório Corpus pela família da pesquisadora. O objetivo geral do projeto é viabilizar a preservação da memória e da história das idéias linguísticas de pesquisadores do sul do Brasil, a fim de desencadear a institucionalização de uma política de fundo documental para a UFSM. O projeto se justifica pela importância da reunião de arquivos de professores e pesquisadores para a constituição da história disciplinar no sul do Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Taís da Silva Martins - Integrante / Verli Fátima Petri da Silveira - Integrante / Larissa Montagner Cervo - Coordenador.
2018 - Atual
Memória e história como objeto de ensino e extensão nas escolas municipais e estaduais de Silveira Martins
Descrição: Implementação de uma cultura de resgate histórico, cultural e social das instituições que representam externamente a comunidade de Silveira Martins, sobretudo àquelas ocupadas pela UFSM..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Taís da Silva Martins - Integrante / Amanda Eloina Scherer - Coordenador.
2018 - Atual
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DE JOVENS PESQUISADORES: LABORATÓRIO CORPUS FASE III
Descrição: Buscamos fomentar uma rede de formação de jovens pesquisadores na sua relação com a sociedade em geral, passando por seminários de formação, jornada de pesquisa de jovens pesquisadores, grupos de estudos, encontros para discussão de temáticas pertinentes à demanda social e profissional do candidato até sua inserção na comunidade. Para a vigência deste programa propomos três projetos integrados com ações específicas estão dando sustentação ao PROGRAMA DE EXTENSÃO referendado e aprovado pela CEPE/CAL/UFSM (entre 2008-2017). As ações e projetos reunidos neste programa de extensão formam uma rede integrada de formação de novos pesquisadores que estão sendo desenvolvidas desde a criação e fundação do Laboratório Corpus, em 1999..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Taís da Silva Martins - Coordenador / Verli Fátima Petri da Silveira - Integrante / Larissa Montagner Cervo - Integrante.
2018 - Atual
Seminário Corpus

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Verli Fátima Petri da Silveira em 02/04/2018.
Descrição: Desenvolvimento das atividades científico-tecnológicas do Seminário Corpus ? que, em 2018, completará sua vigésima quinta edição - traçando políticas de implementação e desenvolvimento regional em fontes - textos matrizes - que originaram os estudos linguísticos no Rio Grande do Sul através da discussão de diferentes temas no âmbito da pesquisa em Ciências da Linguagem sob forma de seminário de extensão, em encontros mensais, quinzenais e semestrais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Taís da Silva Martins - Integrante / Verli Fátima Petri da Silveira - Coordenador / Larissa Montagner Cervo - Integrante.
2015 - Atual
Oficinas promovidas pelo Grupo PET Letras
Descrição: A partir da necessidade observada no interior do curso de Letras da UFSM, o Grupo PET, sempre atento a novas demandas, substituiu o projeto Ciclo de Palestras (desenvolvido por 4 anos ininterruptos) por uma atividade mais prática que foi nomeada como "Oficinas do PET Letras". Tais oficinas acontecerão durante o ano letivo, trazendo para os acadêmicos de Letras e demais interessados, atividades práticas que contribuam para a formação geral do aprendiz, vinculando de forma indissociável o ensino e a extensão.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) .
Integrantes: Taís da Silva Martins - Coordenador.
2014 - Atual
Fundo Documental Aldema Menine Mckinney

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Amanda Eloina Scherer em 30/07/2014.
Descrição: O Fundo Documental Aldema Menine Mckinney (GAP nº 036732) dá continuidade a uma politica de criação de Fundos Documentais que vem sendo implementada pelo Laboratório Corpus. O referido Fundo será constituído por acervo doado pela própria pesquisadora e contém itens como, por exemplo, livros, textos, diários de viagem, relatórios técnico-científicos e um grande número de materiais produzidos durante o período em que a pesquisadora atuou diretamente com educação indígena (cartilhas, livros produzidos por alunos indígenas, etc.). Cabe ressaltar que este projeto objetiva à compreensão da relação entre a história da formação de um pesquisador e a história disciplinar..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Taís da Silva Martins - Integrante / Amanda Eloina Scherer - Integrante / Verli Fátima Petri da Silveira - Coordenador.
2013 - 2017
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DE JOVENS PESQUISADORES: LABORATÓRIO CORPUS FASE II

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Verli Fátima Petri da Silveira em 13/05/2014.
Descrição: ¢ Formar uma equipe de pesquisa de jovens pesquisadores voltados para os estudos lingüísticos a partir de reuniões quinzenais sobre temas contemporâneos. ¢ Desenvolver atividades de cooperação universitária através de redes de savoir-faire favorecendo o intercâmbio de bens culturais e de pessoas. ¢ Desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão que visem à produção e a circulação do conhecimento; a divulgação, a manipulação e a (auto) formação através da integração de novas tecnologias ao quotidiano individual e interpessoal. ¢ Divulgar pesquisas, edições de eventos de extensão e de pesquisa, publicações de livros e artigos. ¢ Proporcionar a formação de pesquisadores e de formadores. ¢ Promover práticas relacionadas à pesquisa, ao ensino e à extensão, no âmbito da instituição, que possam ser desenvolvidas em cursos e seminários de extensão, ou seja, dirigidas a não especialistas, estabelecendo um intercâmbio entre a universidade e a sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Taís da Silva Martins - Coordenador / Amanda Eloina Scherer - Integrante / Verli Fátima Petri da Silveira - Integrante / Larissa Montagner Cervo - Integrante / Zélia Maria Viana Paim - Integrante / Simone de Mello de Oliveira - Integrante.
2012 - 2017
Fundo Documental Neusa Carson

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Amanda Eloina Scherer em 25/08/2014.
Descrição: O presente projeto trata da criação do Fundo Documental Neusa Carson com o espólio doado ao Laboratório Corpus pela família da pesquisadora. O objetivo geral do projeto é viabilizar a preservação da memória e da história das idéias linguísticas de pesquisadores do sul do Brasil, a fim de desencadear a institucionalização de uma política de fundo documental para a Ufsm..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Taís da Silva Martins - Integrante / Amanda Eloina Scherer - Coordenador / Verli Fátima Petri da Silveira - Integrante / Zélia Maria Viana Paim - Integrante / Simone de Mello de Oliveira - Integrante.
2010 - 2011
Conexões de Saberes - Língua, sujeito e história na constituição da cidadania (Registro GAP: 022310)
Descrição: O presente projeto visa a contribuir com a formação geral dos acadêmicos da área de Letras, sejam eles vinculados à graduação ou à pós-graduação, promovendo ações que estabeleçam as necessárias relações entre ensino, pesquisa e extensão, de modo a implementar o funcionamento do Laboratório Corpus junto à comunidade, disponibilizando na prática cotidiana os resultados obtidos pelo trabalho de pesquisa que vem desenvolvendo há 10 anos. ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: História das Ideias Linguísticas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise de Discurso.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHERER, A. E.2015 SCHERER, A. E. ; MARTINS, S. Taís ; SCHNEIDERS, C. M. . Saussure e os estudos saussurianos no sul: algumas reflexões. Língua e Instrumentos Linguísticos, v. 1, p. 73-94, 2015.

2.
MARTINS, S. Taís2015MARTINS, S. Taís; GIACHINI, L. C. . Os nomes e as línguas de Aryon. Fragmentum (UFSM), v. 2, p. 22-32, 2015.

3.
SCHERER, A. E.2013SCHERER, A. E. ; SILVEIRA, V. F. P. ; MARTINS, Taís . NA ANÁLISE DE DISCURSO, ?A PAISAGEM É REALMENTE ACIDENTADA?, OU REFLEXÕES ACERCA DE SEU PROCESSO DE DISCIPLINARIZAÇÃO NO SUL DO BRASIL. Signo y Seña - Revista del Instituto de Lingüística, v. 24, p. 21-34, 2013.

4.
MARTINS, S. Taís2013MARTINS, S. Taís. A HISTÓRIA DISCIPLINAR DA LINGUÍSTICA A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE FUNDOS DOCUMENTAIS. Fragmentum (UFSM), v. 37, p. 81-96, 2013.

5.
MARTINS, Taís2012MARTINS, Taís. Institucionalizar e/ou Disciplinarizar: a configuração de uma teoria. Expressão (Santa Maria), v. 2, p. 35-46, 2012.

6.
MARTINS, Taís2011MARTINS, Taís. Questões que permeiam a escrita de uma tese. Fragmentum (UFSM), v. 31, p. 36-40, 2011.

7.
MARTINS, Taís2010MARTINS, Taís. ANÁLISE DE DISCURSO: DA FUNDAÇÃO À DISCIPLINARIZAÇÃO. Expressão (Santa Maria), v. 1, p. 133-142, 2010.

8.
MARTINS, Taís2010MARTINS, Taís. Produção de conhecimento: instituição e/ou sujeito?. Fragmentum (UFSM), v. 24, p. 25-35, 2010.

9.
CERVO, L. M.2010 CERVO, L. M. ; LISOWSKI, C. S. ; MARTINS, Taís ; DIAS, J. P. ; SCHNEIDERS, C. M. . Resenha do livro Structure et totalité : les origines intellectuelles du structuralisme en Europe Centrale et Orientale. Paris: Presses Universitaires de France, 1999, 353 pp... Língua e Instrumentos Lingüísticos, v. 26, p. 113-122, 2010.

10.
LISOWSKI, C. S.2010LISOWSKI, C. S. ; SCHNEIDERS, C. M. ; DIAS, J. P. ; CERVO, L. M. ; MARTINS, Taís . SERIOT, Patrick. Structure et Totalité: les Origines Intellectuelles du Structuralisme en Europe Centrale et Orientale. Paris: Presses Universitaires de France, 1999, 353 pp.. Língua e Instrumentos Linguísticos, v. 26, p. 113-122, 2010.

11.
MARTINS, Taís2009MARTINS, Taís. LINGUÍSTICA MODERNA OU LINGUÍSTICA ANTIGA?. Expressão (Santa Maria), v. 13, p. 177-186, 2009.

12.
MARTINS, Taís2009MARTINS, Taís. Trajetos pelos Arquivos. Fragmentum (UFSM), v. 20, p. 47-53, 2009.

13.
MARTINS, Taís2007MARTINS, Taís. POR UMA HISTÓRIA DA ANÁLISE DE DISCURSO NO RS: FUNDAÇÃO, PERCURSO E PERSPECTIVAS. Fragmentum (UFSM), v. 14, p. 28-30, 2007.

14.
MARTINS, Taís2005MARTINS, Taís. A relação entre maio de 68 e o Estruturalismo.. revista Idéias (UFSM), UFSM, v. xx, n.especial, p. 27-33, 2005.

15.
MARTINS, Taís2005MARTINS, Taís. Uma proposta de análise. revista Idéias (UFSM), UFSM, v. 21, p. 15-23, 2005.

16.
MARTINS, Taís2004MARTINS, Taís. Revista Letras de Hoje: a reconstituição de uma disciplina através da análise de instrumentos lingüísticos que contribuiram para sua formação. revista Idéias (UFSM), UFSM - Santa Maria, v. 20, p. 17-22, 2004.

17.
MARTINS, Taís2003MARTINS, Taís. A Institucionalização das Idéias Lingüísticas na UFSM: um resgate da memória através dos programas e ementários.. revista Idéias (UFSM), UFSM, v. 18, p. 08-13, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARTINS, S. Taís; SILVEIRA, V. F. P. (Org.) . Pet Letras: um percurso, muitas histórias. 1. ed. Santiago: Oliveira Books, 2017. v. 1. 130p .

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, M. I. S. ; OLIVEIRA, S. M. ; MARTINS, S. Taís ; PAIM, Z. M. V. . Círculo de Estudos Linguísticos do Sul: produção e circulação do conhecimento linguístico.. In: Amanda Eloina Scherer; Caciane Souza de Medeiros; Simone de Mello de Oliveira.. (Org.). Linguística de nosso tempo: teorias e práticas. 1ed.Santa Maria: Ed. UFSM, 2018, v. 1, p. 338-350.

2.
MARTINS, Taís. A configuração de um campo disciplinar: relações de aproximação e de diferença. In: Amanda Eloína Scherer; Verli Petri. (Org.). Tecnologias de linguagem e produção do conhecimento. Santa Maria: PPGL Editores, 2010, v. II, p. 205-219.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, Taís. EFEITOS DE SENTIDO NA DISCIPLINARIZAÇÃO DE UMA TEORIA: ANÁLISES EM PERSPECTIVA. In: X Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL, 2012, Cascavel. Anais do X Encontro do CELSUL ? Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012.

2.
MARTINS, Taís. Um trajeto por entre os arquivos documentais que materializam o percurso da disciplinarização da Análise de Discurso no RS. In: 1º CIELLI e 4º CELLI, 2010, Maringá. Anais do 1º CIELLI e 4º CELLI, 2010.

3.
MARTINS, Taís. Linguística Moderna: continuidade ou ruptura. In: X Interletras, 2010, Santa Maria. Seminário Internacional em Letras, 2010.

4.
MARTINS, Taís. Michel Pêcheux e Mikhail Bakhtin na disciplinarização da Análise de Discurso no RS. In: IX Seminário Internacional em Letras, 2009, Santa Maria. IX Seminário Internacional em Letras: Relações Dialógicas em Língua e Literatura, 2009.

5.
MARTINS, Taís. Um olhar sobre a história da disciplinarização da Análise de Discurso no Rio Grande do Sul e sua relação com Michel Pêcheux. In: XIX Seminário do CELLIP - Pesquisa em Língua e Cultura na América Latina, 2009, Cascavel. Anais do XIX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2009.

6.
MARTINS, Taís; PANIZ, C. M. . Um Projeto: uma possibilidade de inclusão dos educandos na produção do conhecimento. In: II Seminário Nacional / V Seminário Regional de formação de professores, 2007, Santa Maria. II Seminário Nacional de formação de professores, 2007.

7.
MARTINS, Taís. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AD NOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO DA PUC/RS E DA UFRGS. In: III Seminário de Estudos em Análise do DIscurso, 2007, Porto Alegre. O discurso na contemporaneidade: materialidades e fronteiras, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, Taís. Por uma história da AD no RS: fundação, percurso e perspectivas. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA: Princípios e Procedimentos em Pesquisa, 2007, Santa Maria. Fragmentum 14 - Resumos do Seminário de Pesquisa: Princípios e Procedimentos em Pesquisa, 2007. v. 14.

2.
MARTINS, Taís. O Discurso pela via do sujeito-professor: sujeito do conhecimento. In: 1° Congresso Internacional de Língua, Literatura e Cultura, 2006, Santo Ângelo. Anais do 1° CILLC.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SCHERER, A. E. ; MARTINS, S. Taís . Os estudos saussurianos e a disciplinarização dos estudos linguísticos no RS. In: Cem Anos Com Saussure, 2013, São Paulo. Cem Anos Com Saussure, 2013. p. 3-4.

2.
MARTINS, S. Taís. História da Linguística no Sul. In: XX Seminário Corpus, 2013. Caderno de Resumos XX Seminário Corpus, 2013.

3.
MARTINS, Taís. EFEITOS DE SENTIDO NA DISCIPLINARIZAÇÃO DE UMA TEORIA: ANÁLISES EM PERSPECTIVA. In: X Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL, 2012, Cascavel. Caderno de Programas e Resumos do X Encontro CELSUL, 2012. p. 196-16.

4.
MARTINS, Taís. Um trajeto por entre os arquivos documentais que materializam o percurso da disciplinarização da Análise de Discurso no RS. In: 1º CIELLI e 4º CELLI, 2010, Maringá. Caderno de Resumos, 2010. p. 234-234.

5.
MARTINS, Taís. Michel Pêcheux e a disciplinarização da Análise de Discurso no RS. In: II Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2009. II Colóquio Internacional de Análise do Discurso - A ordem do olhar: discurso, semiologia, história, 2009.

6.
MARTINS, Taís. Um Olhar sobre a história da disciplinarização da AD no Rio Grande do Sul e sua relação com Michel Pêcheux. In: XIX Seminário do CELLIP, 2009, Cascavel. Caderno de Resumos. Cascavel: EDUNIOESTE, 2009. p. 264-264.

7.
MARTINS, Taís. Nomeação e Designação no processo de disciplinarização de uma ciência. In: I Seminário de teses e dissertações em andamento - XII Seminário Corpus, 2009, Santa Maria. Fragmentum (UFSM), 2009. v. 23. p. 37-38.

8.
MARTINS, Taís. Trajetos de Pesquisa: nomeação e designação no processo de disciplinarização. In: XV Seminário de Teses em Andamento, 2009, Campinas. XV Seta- Caderno de Resumos, 2009. p. 239-240.

9.
MARTINS, Taís. Por uma História da AD no RS. In: VI Seminário Linguagem, Discurso e Ensino, 2007, Porto Alegre. VI Seminário Linguagem, Discurso e Ensino, 2007.

10.
MARTINS, Taís. A disciplinarização da AD no RS. In: VI Seminário Linguagem, Discurso e Ensino, 2007, Porto Alegre. Letras Uniritter - Caderno de Resumos. Porto Alegre, 2007.

11.
MARTINS, Taís. Por uma história da disciplinarização dos estudos discursivos: a institucionalização da AD no RS. In: V SENALE, 2007, Pelotas. Teorias Lingüísticas e Ensino: possibilidades e limites. Pelotas, 2007.

12.
MARTINS, Taís. A institucionalização da Análise de Discurso nos programas de pós-graduação da PUCRS e da UFRGS. In: III Seminário de Estudos em Análise do DIscurso, 2007, Porto Alegre. Caderno de resumos - O discurso na contemporaneidade: materialidades e fronteiras, 2007. p. 68.

13.
MARTINS, Taís. A constituição da Lingüística na UFSM: fazer história através do processo de institucionalização de uma disciplina. In: XX Jornada Acadêmica Integrada, 2006, Santa Maria. XX JAI, 2006.

14.
MARTINS, Taís. Institucionalização da Lingüística, Institucionalização do Discurso: Trajetos pelos Arquivos. In: Semana Acadêmica de Letras da UFSM, 2006, Santa Maria. Semana Acadêmica de Letras da UFSM - Anos 60: Utopias que transformaram a área das Letras.

15.
MARTINS, Taís. O conceito de discurso no processo de institucionalização da lingüística no RS. In: XXI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste, 2006, João Pessoa. Anais do GELNE.

16.
MARTINS, Taís. Lingüística: a designação desta disciplina no espaço acadêmico. In: 53° Seminário do GEL, 2005, São Carlos. 53º Seminário Gel 2005. Resumos, 2005. p. 355-355.

17.
MARTINS, Taís. Revista Letras de Hoje: um importante objeto no estudo da História das Idéias Lingüísticas e Memória no Sul. In: X Seminário de Iniciação Científica e IX jornada de ensino, pesquisa e extensão, 2004, Santa Cruz do Sul. X Seminário de Iniciação Científica, 2004.

18.
MARTINS, Taís. Uma busca por dados e fatos que fundamentem a Lingüística no RS. In: 22ª Semana de Letras e 8º Seminário Internacional de Língua e Literatura, 2004, Santa Maria. 22ª Semana de Letras - Espaços de Circulação e Linguagem, 2004.

19.
MARTINS, Taís. História do Estruturalismo: "La Belle Époque". In: XIX Jornada acadêmica integrada, 2004, Santa Maria. XIX JAI, 2004.

20.
MARTINS, Taís. O processo de institucionalização da Lingüística: Uma busca por instrumentos de estudos da História das Idéias Lingüísticas e da Memória. In: XIX Jornada acadêmica integrada, 2004, Santa Maria. XIX JAI, 2004.

21.
MARTINS, Taís. A Inserção da Lingüística enquanto disciplina nos Cursos de Letras do Sul. In: XVI Seminário do CELLIP, 2003, Londrina - PR. Caderno de Programação e Resumos. Londrina - PR, 2003. p. 345-345.

22.
MARTINS, Taís. A Inserção da Lingüística enquanto disciplina nos Cursos de Letras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina: o caso da UFSM. In: XVIII Jornada Acadêmica Integrada, 2003, Santa Maria. ANAIS - JAI. Santa Maria: UFSM, 2003.

23.
MARTINS, Taís. Imáginário Social de meninos e meninas em situação de rua: um olhar sobre as relações de genêro no cotidiano escolar. In: IV Congresso Internacional para estudos da criança, 1998, Santa Cruz do Sul. IV Congresso Internacional para estudos da criança (desenvolvimento infantil), 1998. p. 37-37.

24.
MARTINS, Taís. Imaginário Social de meninos e meninas em situação de rua. In: 1ª oficina de Pesquisa e Extensão do Centro de Educação, 1998, Santa Maria. 1ª oficina de Pesquisa e Extensão do Centro de Educação, 1998. p. 13-14.

Artigos aceitos para publicação
1.
CERVO, L. M. ; MARTINS, S. Taís ; SILVEIRA, V. F. P. . Contradição, luta, resistência: reflexões sobre a exclusão da língua espanhola do currículo do ensino médio brasileiro.. CADERNOS DE LETRAS DA UFF, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, S. Taís. O nome da Língua e o ensino de Língua Portuguesa no Brasil: uma perspectiva a partir da História das Ideias Linguísticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARTINS, S. Taís; SOARES, J. M. ; TADIELO, F. N. M. . Resistência no espaço escolar: uma via possível. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARTINS, S. Taís. Grupo de Pesquisa GELPH - GRUPO DE ESTUDOS LíNGUA, POLÍTICA E HISTÓRIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MARTINS, S. Taís. A História das Ideias Linguísticas no Brasil e sua estreita relação com a Análise de Discurso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MARTINS, S. Taís. Discursos e práticas: a formação do profissional em Letras no ensino a distância.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
COSTA, M. I. S. ; MARTINS, Taís ; PAIM, Z. M. V. ; OLIVEIRA, S. M. . Círculo de Estudos Linguístico do Sul: Produção do conhecimento linguístico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
PAIM, Z. M. V. ; OLIVEIRA, S. M. ; MARTINS, S. Taís ; COSTA, M. I. S. . CIRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL: PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MARTINS, S. Taís. Nomear e Designar: um gesto interpretativo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MARTINS, Taís; PAIM, Z. M. V. . Efeitos de Sentido na designação da língua: a política de um nome. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
MARTINS, S. Taís. Trajetos de pesquisa: no entremeio da Analise de discurso e Historia das ideias Linguísticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
MARTINS, S. Taís. Olhares sobre a língua, história, variação e discurso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MARTINS, S. Taís. Mesa-Redonda Língua e Discurso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MARTINS, S. Taís. Mesa-Redonda: Relações de pesquisa e saberes em discurso - história e memória em uma rede de laboratórios. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
MARTINS, Taís. Nomeações e Designações na Constituição da Linguística no Sul. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
MARTINS, Taís. História e Memória da Linguística no Sul: reflexões acerca de um saber disciplinar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MARTINS, Taís. A História Disciplinar da Linguística a partir da implementação de uma política de Fundos Documentais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SCHERER, A. E. ; MARTINS, Taís . Os estudos saussurianos e a disciplinarização dos estudos linguísticos no RS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
MARTINS, S. Taís. História da Linguística no Sul: fronteiras que delimitam e aproximam. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MARTINS, Taís. EFEITOS DE SENTIDO NA DISCIPLINARIZAÇÃO DE UMA TEORIA: ANÁLISES EM PERSPECTIVA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
MARTINS, Taís; DIAS, J. P. . História das Ideias Linguísticas: introdução e perspectivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
MARTINS, S. Taís; CERVO, L. M. . Vidas em Português: a Língua Portuguesa em Perspectiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MARTINS, S. Taís. Mobilizando conceitos: disciplinarização, disciplina e institucionalização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
MARTINS, Taís. Linguística Moderna: continuidade ou ruptura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MARTINS, Taís. AD: a configuração de um campo do saber. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MARTINS, Taís. Do arquivo ao corpus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MARTINS, Taís. Um trajeto por entre os arquivos documentais que materializam o percurso da disciplinarização da Análise de Discurso no RS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
MARTINS, Taís. Questões sobre ciência e disciplinarização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
MARTINS, Taís. Michel Pêcheux e a disciplinarização da Análise de Discurso no RS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
MARTINS, Taís. Michel Pêcheux e Mikhail Bahktin na disciplinarização da Análise de Discurso no RS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
MARTINS, Taís. Trajetos de Pesquisa: nomeação e designação no processo de disciplinarização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
MARTINS, Taís. Nomeação e Designação no processo de disciplinarização de uma ciência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
MARTINS, Taís. Memória Cultural da Língua: a língua não é barreira?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
MARTINS, Taís. Emergência, Movimento e Deslocamento da disciplinarização da Análise de Discurso no RS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
MARTINS, Taís; PANIZ, C. M. . Um Projeto: uma possibilidade de inclusão dos educandos na produção do conhecimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
MARTINS, Taís. Por uma história da disciplinarização dos estudos discursivos: a institucionalização da AD no RS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

36.
MARTINS, Taís. OS ESTUDOS DISCURSIVOS NO RS: O CASO DA ANÁLISE DE DISCURSO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
MARTINS, Taís. A constituição da Lingüística na UFSM: fazer história através do processo de institucionalização de uma disciplina. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
MARTINS, Taís. Institucionalização da Lingüística, Institucionalização do Discurso: trajetos pelos arquivos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
MARTINS, Taís. O conceito de discurso no processo de institucionalização da lingüística no RS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
MARTINS, Taís. O discurso pela via do sujeito-professor: sujeito do conhecimento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
MARTINS, Taís. Sentido: uma questão enunciativa?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
MARTINS, Taís. Lingüística: a designação desta disciplina no espaço acadêmico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
MARTINS, Taís. A Lingüística no sul: uma possível designação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
MARTINS, Taís; MACHADO, D. Z. ; DIAS, J. P. ; LAGO, Sandra Bagiotto . História do Estrturalismo: La Belle Époque. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
MARTINS, Taís. O processo de institucionalização da Lingüística: uma busca por instrumentos de Estudos da História das Idéias Lingüísticas e da memória. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
MARTINS, Taís. Revista Letras de Hoje: um importante objeto no estudo da História das Idéias Lingüísticas e Memória no sul.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
MARTINS, Taís. Uma busca por dados e fatos que fundamentem a Lingüística no RS. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
MARTINS, Taís. A reconstituição de uma disciplina através da análise de instrumentos lingüísticos que contribuíram para sua formação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
MARTINS, Taís. Uma primeira leitura de Pêcheux. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
MARTINS, Taís. A inserção da Lingüística enquanto disciplina nos Cursos de Letras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina: o caso da UFSM. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
MARTINS, Taís. A inserção da Lingüística nos Cursos de Letras do sul. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
MARTINS, Taís. Imaginário social de meninos e meninas em situação de rua: um olhar sobre as relações de gênero no cotidiano escolar. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
MARTINS, Taís. Um olhar sobre as relações de gênero na escola: as significações imaginárias construídas por meninos e meninas em situação de rua. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MARTINS, S. Taís; SILVEIRA, V. F. P. . Pet Letras - Um grupo - Um lugar - Um espaço de Formação. Santiago, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
MARTINS, Taís; CERVO, L. M. . Fragmentum 31 - Ponto de vista teórico e gesto analítico. Santa Maria: UFSM, 2011 (organização).

3.
MARTINS, Taís. Fragmentum 24 - História das Idéias Linguísticas no Sul e os Estudos do Discurso. Santa Maria: PPGL, 2010 (organização).

4.
MARTINS, Taís; ANTUNES, Helenise Sangói ; RODRIGUES, Luciana Pereira ; DOLWITSCH, Simone Paim . O imaginário instituido e instituinte sobre as relações de gênero no cotidiano escolar. Santa Maria: LAPEDOC, 2000 (Cadernos de Ensino Pesquisa e extensão).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MARTINS, Taís. Processo de Avaliação de Projetos de Pesquisa do Edital 2012 do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
MARTINS, S. Taís. Tutoria do Grupo de Programa de Educação Tutorial - PET Letras.. 2018.

2.
MARTINS, S. Taís. Tutoria do Grupo de Programa de Educação Tutorial - PET Letras.. 2018.

3.
MARTINS, S. Taís. Tutoria do Grupo de Programa de Educação Tutorial - PET Letras.. 2017.

4.
MARTINS, Taís. Arguidora no VI EPPELL (Encontro Paranaense de Estudantes de Pós-Graduação de Estudos Literários) e II EPPELI (Encontro Paranaense de Estudantes de Pós-Graduação de Estudos Linguísticos).. 2012.

5.
MARTINS, Taís. Participação em comissão científica do VI EPPELL e II EPPELI. 2012.

6.
MARTINS, Taís. Coordenadora da apresentação de Pôster no XVIII Seminário Corpus. 2011.

7.
MARTINS, Taís. Parecer técnico científico ad hoc. 2010.

8.
MARTINS, Taís. Coordenadora de Grupo de trabalho - Língua, discurso e produção de sentidos - IX CELSUL. 2010.

9.
MARTINS, Taís. Debatedora das atividades da I Jornada Regional de IC em Estudos Linguísticos - Políticas e Práticas de IC: Sentido e Memória. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARTINS, Taís. História e Memória da Linguística no Sul: reflexões acerca da constituição de um saber disciplinar. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MARTINS, Taís. Mobilizando Conceitos: Disciplinarização, disciplina e institucionalização. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
MARTINS, Taís. Falas e Corpos Deslocados. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
MARTINS, Taís. Por uma história da AD no RS: fundação, percurso e perspectivas. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS, S. Taís. História das Ideias Linguísticas no Brasil: a costituição de um saber disciplinar. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MARTINS, Taís. Língua e Ensino - Implicações Teórico Metodológicas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
MARTINS, Taís; DIAS, J. P. . Fragmentum 23 ? Historicidade e Papel da Memória. 2009. (Editoração/Periódico).

4.
SCHERER, A. E. ; MARTINS, Taís ; SCOTTA, L. ; DIAS, J. P. . Transcrição e revisão de entrevista com o professor Eduardo Guimarães. In Fragmentum n.12 - Ciência e Política na/da História. 2007. (Transcrição e revisão de entrevista com o professor Eduardo Guimarães).

Demais trabalhos
1.
MARTINS, Taís. Atividades de Monitoria junto ao Laboratório Corpus. 2009 (Monitoria) .

2.
MARTINS, Taís. Atividade de monitoria junto ao Laboratório Corpus. 2004 (Monitoria) .

3.
MARTINS, Taís. Atividade de monitoria na 22ª Semana de Letras. 2004 (Monitoria) .

4.
MARTINS, Taís. Atividade de monitoria junto ao envento: XIV Seminário Novas Propostas para o Desenvolvimento da Linguagem. 2003 (Monitoria) .

5.
MARTINS, Taís. Atividades de Monitoria na Jornada Pedagógica do IEOB. 1998 (Monitoria) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
STURZA, E. R.; OLIVEIRA, P. R.; MARTINS, S. Taís. Participação em banca de Suelen Ferreira Haygert. PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA: PROFESSOR SUJEITO FRONTEIRIÇO. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
STURZA, E. R.; MARTINS, Taís; BIAZUS, C. B.. Participação em banca de Felipe Rodrigues Echevarria. DESIGNAÇÕES DE SUJEITOS NA OBRA VOCABULARIO GAÚCHO DE ROQUE CALLAGE. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
STURZA, E. R.; GONZALES, N. T. M.; MARTINS, S. Taís. Participação em banca de Grazielle da Silva dos Santos. O SUJEITO ENTRELÍNGUAS: UM CASO DE FUNCIONAMENTO SEMÂNTICO-SINTÁTICO EM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ESTUDANTES HISPANOFALANTES DE PLE. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
VENURINI, M. C.; TEIXEIRA, N. C. R. B.; MARTINS, S. Taís. Participação em banca de Marcio José Lima Winchuar. O funcionamento da rua na divisão material do espaço. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
LUZ, M. N. S.; MARTINS, S. Taís; STUBE, A.; SILVA SOBRINHO, J. S.. Participação em banca de Elisandra Aparecida Palaro. A Língua Útil para o trabalho: no entremeio e sentidos da Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino de Língua Portuguesa. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Teses de doutorado
1.
SILVEIRA, V. F. P.; PFEIFFER, C. R. C.; RASIA, G. L. S.; SCHERER, A. E.; MARTINS, S. Taís. Participação em banca de Marcia Ione Surdi. A PRODUÇÃO DO SABER SOBRE A LÍNGUA NAS GRAMÁTICAS DE ROCHA LIMA: O (NÃO) LUGAR DA SIGNIFICAÇÃO. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
SILVEIRA, V. F. P.; SOUSA, L. A.; DIAS, C. P.; PACIFICO, S. M. R.; MARTINS, S. Taís. Participação em banca de Camilla Baldicera Biazús. Dicionário compartilhado: espaço de criação, resistência e subjetividade. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Qualificações de Doutorado
1.
SILVEIRA, V. F. P.; VENTURINI, M. C.; ALVES, D. O.; SCHERER, A. E.; MARTINS, S. Taís. Participação em banca de Lucas Martins Flores. A militância na/da ciência: uma análise discursiva do dicionário da educação do campo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
SILVEIRA, V. F. P.; ZANDWAIS, A.; SCHONS, C. R.; MARTINS, S. Taís. Participação em banca de Marcia Ione Surdi. A produção do Saber sobre a língua nas gramáticas de Rocha Lima: o (não) lugar da significação. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Qualificações de Mestrado
1.
STURZA, E. R.; MARTINS, S. Taís. Participação em banca de Grazielle dos Santos. Interface Português - Espanhol na constituição do espaço de enunciação fronteiriço: aspectos semântico-sintáticos nas produções escritas de PLE. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
LUZ, M. N. S.; MARTINS, S. Taís; STUBE, A.; SILVA SOBRINHO, J. S.. Participação em banca de Elisandra Aparecida Palaro. O ensino de língua portuguesa na educação profissional e tecnológica. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VENTURINI, M. C.; MARTINS, S. Taís; BASSUNA, C.. Participação em banca de Karla Renata Bianchini. O Índio sob o discurso da mídia impressa na Cantuquiriguaçu. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Letras -Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FIALHO, V. R.; MARTINS, S. Taís. Participação em banca de Marta Susana Fajardo.O desenvolvimento da oralidade no Curso de Letras Espanhol. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
PEDRAZZI, F. K.; MARTINS, S. Taís; SILVA, R. B. P.. Participação em banca de Caroline Lopes Knackfuss.Análise das práticas arquivísticas e da constituição de arquivo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
MARCHESAN, M. T. N.; MARTINS, Taís; FIALHO, V. R.. Participação em banca de Débora Lemes.A EVASÃO NO CURSO DE LETRAS-ESPANHOL UFSM: UM ESTUDO DE CASO DA TURMA INGRESSANTE EM 2009. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
CERVO, L. M.; MARTINS, Taís. Participação em banca de Ana Paula Elsner.Reflexão sobre política(s) de língua: um estudo a partir de comunidades Quilombolas de Restinga Seca, RS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
MARTINS, S. Taís. Participação em banca de Débora Smaha Corrêa.Espaço Urbano: sentidos de um movimento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

6.
MARTINS, Taís. Participação em banca de Fernanda da Costa Gonçalves.Representação do sujeito universitário na música sertaneja: uma visão discursiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARTINS, S. Taís; MEDEIROS, C. S.; MEA, C. H. P. D.. Seleção Pública para professor substituto: área Teoria e Análise Linguística. 2015. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
MARTINS, Taís; MEDEIROS, C. S.; MEA, C. H. P. D.. Seleção Pública para professor substituto: área Teoria e Análise Linguística. 2015. Universidade Federal de Santa Maria.

3.
MARTINS, Taís; SCHWAB, S.. Seleção de Docentes para a disciplina de Leitura e Produção de Texto. 2013. Faculdade Integrada de Santa Maria.

4.
MARTINS, Taís; PAIM, Z. M. V.. Banca Examinadora da Seleção Pública para Professor Substituto na área de Linguística. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.

Outras participações
1.
MARTINS, Taís. Banca de Avaliação de Redações. 2016. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
MARTINS, Taís. Banca de Avaliação de Redações - Processo Seletivo Seriado da UFSM. 2016.

3.
MARTINS, S. Taís. Banca de Avaliação de Redações - Concurso Vestibular 2014. 2015. Instituto Federal Farroupilha.

4.
MARTINS, S. Taís. Banca de Avaliação de Redações - Concurso Vestibular 2014. 2015.

5.
SILVEIRA, V. F. P.; MARTINS, S. Taís; CERVO, L. M.; COSTA, E. P. F. S.; KELLER, T.; OLIVEIRA, S. M.. Participação em banca de seleção de bolsista PetLetras. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.

6.
MARTINS, S. Taís; CERVO, L. M.. Participação em banca de seleção de bolsista Fiex para o Programa de Formação de Jovens Pesquisadores ? Fase II ? Laboratório Corpus. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.

7.
MARTINS, S. Taís. Banca de Avaliação de Redações - Concurso Vestibular 2013. 2013.

8.
MARTINS, Taís. Banca de Avaliação das Redações do Concurso Vestibular, 2012.. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

9.
MARTINS, Taís. Banca de Avaliação das Redações do Vestibular, Edição: Dezembro 2011.. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

10.
MARTINS, Taís. Banca de Avaliação das Redações do PEIES, EDIÇÃO 2011.. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

11.
MARTINS, Taís. Banca de Avaliação das Redações do Peies, Edição, 2010.. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

12.
MARTINS, Taís. Banca de Avaliação das Redações do Vestibular, 2011.. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

13.
MARTINS, Taís. Banca de Avaliação das Redações do Vestibular, 2010.. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

14.
MARTINS, Taís. Banca de Avaliação das Redações do Peies, Edição, 2009.. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Materialidades Discursivas: as formações como construtos teóricos. 2017. (Encontro).

2.
XII Encontro do CELSUL. 2016. (Encontro).

3.
109º Seminário de Estudos Avançado e XXII Seminário Corpus. 2015. (Seminário).

4.
XXIV Semana de Letras - Memórias e Desafios. 2015. (Seminário).

5.
Journée d?Etudes: Langue, Discours et Histoire. 2014. (Encontro).

6.
Journée d?Etudes: la politique de recherche entre deux laboratoires associés. 2014. (Seminário).

7.
La "Découverte" Histoire d' une Invention Sémantique. 2014. (Seminário).

8.
Laboratórios em Cooperação: relações entre Brasil e França. 2014. (Encontro).

9.
II Seminário Pet Letras - Laboratório Corpus.Arguição _ Mesa redonda. 2013. (Seminário).

10.
IX Seminário de Pesquisa Laboratório Corpus. 2013. (Seminário).

11.
VIII Seminário de Pesquisa - Laboratório Corpus. 2013. (Seminário).

12.
Enlace entre Laboratórios. 2012. (Encontro).

13.
XIX Seminário Corpus. 2012. (Seminário).

14.
Curso de Capacitação de Avaliadores das Redações do PEIES e Vestibular. 2011. (Oficina).

15.
I Seminário Interistitucional de Análise de Discurso. 2011. (Seminário).

16.
Seminário de Pesquisa: Material e Método. 2011. (Seminário).

17.
Seminário Internacional Discurso sobre a Língua. 2011. (Seminário).

18.
XVII Seminário Corpus -Língua, enunciação e discurso. 2011. (Seminário).

19.
XVI Seminário Corpus - Política dos Sentidos. 2011. (Seminário).

20.
1º CIELLI e 4º CELLI. Um trajeto por entre os arquivs documentais que materializam o percurso da disciplinarização da Análise de Discurso no RS. 2010. (Congresso).

21.
II Encontro do Grupo de Estudos Linguísticos 2010. 2010. (Encontro).

22.
IV Colóquio do Grupo de Estudos Michel Pêcheux e I Encontro do Grupo de Estudos Linguísticos. 2010. (Encontro).

23.
IV Encontro Gel 2010. 2010. (Encontro).

24.
V Encontro do Grupo de Estudos Linguísticos 2010. 2010. (Encontro).

25.
XIII Seminário Corpus - Um olhar sobre o objeto. 2010. (Seminário).

26.
XV Seminário Corpus. 2010. (Seminário).

27.
1º Seminário de Licenciaturas UAB - Metodologias de Ensino. 2009. (Seminário).

28.
Deslocamento de território: uma questão de língua e identidade com a profª Hélène Leclerq (IUFM, Franche-Comté) ? Cartografia: Vozes e Viagens. 2009. (Seminário).

29.
Encontros do Grupo de Estudos Lingüísticos (GEL). 2009. (Encontro).

30.
Historicidade & Papel da Memória: II JORNADA REGIONAL DE IC EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS; I SEMINÁRIO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO; XII SEMINÁRIO CORPUS. 2009. (Seminário).

31.
II Colóquio Internacional de Análise do Discurso. 2009. (Congresso).

32.
IV Seminário de Estudos em Análise do Discurso. 2009. (Seminário).

33.
Língua, Utopia e Conversão no relato missioneiro com a profª Zélia Maria Viana Paim ? Cartografia: Vozes e Viagens. 2009. (Seminário).

34.
Ensino de genêro e análise de produções escritas. 2008. (Oficina).

35.
I Curso de Formação de Profissionais da Educação: A escola que protege. 2008. (Congresso).

36.
II Colóquio do Grupo de Estudos Michel Pêcheux e IV Encontro do GEL. 2008. (Encontro).

37.
III Colóquio do Grupo de Estudos Michel Pêcheux e VIII Encontro do GEL. 2008. (Encontro).

38.
Mudanças no Ensino. 2008. (Encontro).

39.
Seminário de Orientação e Grupo de Estudos Lingüísticos. 2008. (Encontro).

40.
X Seminário Corpus - Escola e Sociedade: o lugar da escrita. 2008. (Seminário).

41.
62ª Seminário de Estudos Avançados. 2007. (Seminário).

42.
Curso de Capacitação de Tutores. 2007. (Oficina).

43.
Discurso e História. 2007. (Encontro).

44.
II Seminário Nacional de formação de professores. 2007. (Oficina).

45.
Língua - base de processos discursivos e a relação com o interdiscurso. 2007. (Encontro).

46.
VIII Seminário Corpus - História das Idéias Lingüísticas. 2007. (Seminário).

47.
1° CILLC. 2006. (Congresso).

48.
4° Congresso de Educadores Sociais. 2006. (Congresso).

49.
4ª Semana Acadêmica de Letras da UFSM. 2006. (Seminário).

50.
52° Seminário de estudos Avançados. 2006. (Seminário).

51.
60º Seminário de Estudos Avançados. 2006. (Seminário).

52.
Curso Metodologia em Ação. 2006. (Encontro).

53.
VII Seminário de Pesquisa. 2006. (Encontro).

54.
XXI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste. 2006. (Congresso).

55.
Grupo de Estudos Lingüísticos de Santa Maria. 2005. (Seminário).

56.
II Seminário de Estudos em Análise do Discurso- SEAD -. 2005. (Seminário).

57.
II Seminário de Estudos Temáticos e I Seminário Internacional Luso-Hispânico de Língua e Literatura. 2005. (Seminário).

58.
VII Seminário Corpus. 2005. (Seminário).

59.
VI Seminário de Pesquisa. 2005. (Seminário).

60.
22ª Semana de Letras - 8º Seminário Internacional de Língua e Literatura. 2004. (Seminário).

61.
Anafalbetismo Funcional. 2004. (Outra).

62.
Uma leitura dos textos fontes que constituem a Lingüística contemporânea Ano II. 2004. (Seminário).

63.
III Seminário de Pesquisa. 2003. (Seminário).

64.
IV Seminário Nacional CORPUS. 2003. (Seminário).

65.
Uma leitura dos textos fontes que constituem a lingüística contemporânea -Ano I. 2003. (Seminário).

66.
VI Seminário de Pesquisa CORPUS. 2003. (Seminário).

67.
XIV Seminário Novas Propostas para o desenvolvimento da linguagem. 2003. (Seminário).

68.
21ª Semana de Letras e 7º Seminário Internacional de Língua e Literatura. 2002. (Seminário).

69.
I Seminário de Estudos Neolatinos. 2002. (Seminário).

70.
I Seminário de Pesquisa -Processos de Designação: lugares da enunciação no espaço público.. 2002. (Seminário).

71.
I Seminário Regional Integrado de Pesquisa em Letras e Lingüística. 2002. (Seminário).

72.
XXXIX Seminário de Estudos Avançados. 2002. (Seminário).

73.
IX Semana de Letras - O Ensino de Língua Materna e Estrangeira: Linguagem e Literatura. 2000. (Congresso).

74.
Novas Propostas para o desenvolvimento da Linguagem. 1998. (Seminário).

75.
V Seminário Internacional de reestruturação curricular - A Escola Cidadã no Contexto da Globalização. 1998. (Seminário).

76.
IV Jornada de Pesquisa, Extensão e Ensino. 1997. (Seminário).

77.
Seminário de Didática: Avaliação Escolar. 1996. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CERVO, L. M. ; MARTINS, S. Taís . XXV Semana de Letras - Desafios na formação profissional em Letras. 2017. (Congresso).

2.
SCHERER, A. E. ; CERVO, L. M. ; MARTINS, Taís ; SILVEIRA, V. F. P. ; STURZA, E. R. ; MEA, C. H. P. D. ; COSTA, E. P. F. S. ; KELLER, T. ; MEDEIROS, C. S. . XII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. 2016. (Congresso).

3.
MARTINS, Taís. XXIV Semana d Letras - Memórias e Desafios. 2015. (Congresso).

4.
MARTINS, Taís. I Simposio Internacional de Lengua y Literatura Española. 2014. (Congresso).

5.
PAIM, Z. M. V. ; OLIVEIRA, S. M. ; COSTA, M. I. S. ; MARTINS, Taís . VIII Seminário de Pesquisa - Laboratório Corpus. 2013. (Outro).

6.
MARTINS, Taís. IX Seminário de Pesquisa Laboratório Corpus. 2013. (Congresso).

7.
MARTINS, S. Taís. XX Seminário Corpus - I Simpósio do Grupo de Pesquisa Linguagem, Sentido e Memória. 2013. (Outro).

8.
OLIVEIRA, S. M. ; COSTA, M. I. S. ; PAIM, Z. M. V. ; MARTINS, Taís . I Seminário Pós-Doutorandos em Estudos Linguísticos - Laboratórios em Rede. 2013. (Outro).

9.
TEIXEIRA, N. C. R. B. ; VENURINI, M. C. ; MARTINS, Taís ; SILVA, D. S. . VI EPPELL e II EPPEi - Encontro Paranaense de Estudantes de Pós-Graduação de Estudos Linguísticos. 2012. (Congresso).

10.
MARTINS, Taís; SILVEIRA, V. F. P. . I Seminário Interistitucional de Análise de Discurso. 2011. (Congresso).

11.
MARTINS, Taís. XVI Seminário Corpus - Política dos Sentidos. 2011. (Outro).

12.
MARTINS, Taís. Seminário Conexões de Saberes - Língua, linguagens e construção de cidadania. 2011. (Outro).

13.
MARTINS, Taís. XIII SEMINÁRIO CORPUS ? Um olhar sobre o objeto. 2010. (Outro).

14.
MARTINS, Taís. XV Seminário Corpus - AD & HIL - EntreMeios. 2010. (Outro).

15.
SCHERER, A. E. ; SILVEIRA, V. F. P. ; MARTINS, Taís ; CERVO, L. M. ; DIAS, J. P. ; VARGAS, R. M. A. . II JORNADA REGIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS I SEMINÁRIO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO XII SEMINÁRIO CORPUS. 2009. (Congresso).

16.
MARTINS, Taís; SCOTTA, L. . VII Seminário de Pesquisa "Oralidade e Memória". 2006. (Congresso).

17.
MARTINS, Taís. II Encontro de Pesquisadores em História da Educação - Memória e História da Educação: Questões Teóricas e Metodológicas. 1997. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Luisele Munekata de Castro. O papel do professor/pesquisador na disciplinarização da Linguística no Brasil: Aryon Dall'Igna Rodrigues. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

2.
Thaynara Luiza de Vargas. "Li na internet, deve ser verdade": uma análise discursiva dos dizeres sobre a mulher nas redes sociais. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
LAURA VELASQUES GOMES. Impeachment: um olhar sobre os discursos dos ex-presidentes Fernando Collor de Mello e Dilma Vana Rousseff. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

4.
ANNIE MEIRELES RESCH. Mattoso Câmara Jr. nas revistas acadêmicas: institucionalização da Linguística e circulação do conhecimento. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

5.
Franciele Farias Sepel. O POLÍTICO NAS LEIS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

6.
MAIKE ISAQUIEL BANDEIRA MORAES. AS RESSONÂNCIAS DO SILENCIAMENTO IMPOSTO NO/PELO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO TRADICIONAL NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO (ALUNO). Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Evelise Pereira da Silva. a historicidade da produção de material didático para a alfabetização bilíngue na década de 80: a primeira cartilha em língua indígena. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

2.
Liliane Monteiro. O saber linguístico à constituição de uma língua nacional: um olhar a partir do parâmetros curriculares nacionais. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

3.
Carolina Piovesan. Revisitando o passado: o ensino de língua na quarta colônia. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

4.
Thágila da Silveira Ribeiro. O DISCURSO FEMINISTA NAS PICHAÇÕES : UM OLHAR SOBRE O URBANO. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

5.
Camilla Machado Cruz. O DISCURSO FEMINISTA NAS PICHAÇÕES DE CÓRDOBA E SANTA MARIA: A ESCRITA URBANA CONTRA O MACHISMO. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

6.
THAYNARA LUIZA DE VARGAS. História do Conhecimento Linguístico: institucionalização/ disciplinarização. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

7.
LUISELE MUNEKATA DE CASTRO. História do Conhecimento Linguístico: institucionalização/ disciplinarização. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucilene Nunes Machado. O ?CERTO? OU ?ERRADO? NA HORA DE FALAR: COMO AGEM OS PROFESSORES FRENTE AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Taís da Silva Martins.

2.
Ana Cristina Avila Pedroso. O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA ESCOLA: A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Taís da Silva Martins.

3.
Yusara Maria Tappes. PORTUNHOL E/OU DIALETO PORTUGUÊS URUGUAIO E SUAS RESSON NCIAS NA ESCRITA: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA URUGUAIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Taís da Silva Martins.

4.
Cristiane Luisa Petry. QUESTÕES DE GÊNERO NO LIVRO A RAINHA DAS NEVES DE HANS CHRISTIAN ANDERSON. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Taís da Silva Martins.

5.
Philipe Augusto Caldas. UMA ANÁLISE LINGUÍSTICO/DISCURSIVA DA OBRA FELIZ ANO NOVO DE RUBEM FONSECA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Taís da Silva Martins.

6.
Laura Jaciara Moreira da Rosa. CAMPO FORA: A QUESTÃO DO BILINGUISMO NA FRONTEIRA BRASIL/ URUGUAI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Taís da Silva Martins.

7.
Edina Eurich de Oliveira. CONCEPÇÕES DE LEITURA PRESENTES EM REVISTAS DE VULGARIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Taís da Silva Martins.

8.
Arlete Teresinha dos Santos Iensen. Os linguistas e a polêmica do livro didático: uma abordagem discursiva sobre o preconceito linguístico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Taís da Silva Martins.

9.
MARINICE HARDT DA SILVA. A escrita na contemporaneidade: conceito e prática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Taís da Silva Martins.

10.
Josieli Cristina de Freitas. Os Blogs e o Ensino de Língua Portuguesa: concepções de linguagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Taís da Silva Martins.

11.
Patricia Mayer. Leitura na escola: um olhar discursivo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Taís da Silva Martins.

Iniciação científica
1.
Camilla Machado Cruz. História do Conhecimento Linguístico. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Taís da Silva Martins.

2.
ANNIE MEIRELES RESCH. História do Conhecimento Linguístico: institucionalização/ disciplinarização. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Taís da Silva Martins.

3.
LAURA VELASQUES GOMES. História do Conhecimento Linguístico: institucionalização/ disciplinarização. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Taís da Silva Martins.

4.
CAROLINE LOPES KNACKFUSS. Fundo Documental Aldema Menine Mckinney. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Arquivologia) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Taís da Silva Martins.

5.
Tainise Gomes Pegoraro. História do Conhecimento Linguístico: arquivos, memória e sujeitos. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Taís da Silva Martins.

6.
Luzianara de Lourenço. História do Conhecimento Linguístico: um olhar para as revistas acadêmicas e congressos científicos. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Taís da Silva Martins.

7.
ADRIANE DA SILVA GULART. História do Conhecimento Linguístico: institucionalização/ disciplinarização. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Taís da Silva Martins.

8.
Tainise Gomes Pegoraro. Fundo Documental Aldema Menine Mckinney: a constituição e a implementação de Fundos Documentais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Taís da Silva Martins.

9.
Luzianara de Lourenço. Fundo Documental Aldema Menine Mckinney: arquivos e memória. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Taís da Silva Martins.

10.
Patricia Gaier Martins. Fundo Documental Aldema Menine Mckinney: diários de viagem. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Taís da Silva Martins.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MARTINS, S. Taís; SILVEIRA, V. F. P. (Org.) . Pet Letras: um percurso, muitas histórias. 1. ed. Santiago: Oliveira Books, 2017. v. 1. 130p .


Cursos de curta duração ministrados
1.
MARTINS, S. Taís. História das Ideias Linguísticas no Brasil: a costituição de um saber disciplinar. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


-Aprovação em 1º lugar na Seleção Pública de Professor Substituto para a área de Linguística do Departamento de Letras Clássicas, Filologia e Linguística da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), conforme Edital n. 018, de 01 de abril de 2010.

-Aprovação em 9º lugar no Concurso Público Municipal de Santa Maria/RS, cargo Professor de Ensino Fundamental - Séries Finais - Português, conforme Edital n. 006/2009.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 11:34:41