Silvia Michele Lopes Macedo de Sa

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  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Sílvia Michele Macedo de Sá é professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Nesta universidade é também pesquisadora e coordena o FORCCULT - Grupo de Pesquisa em Formação, Currículo e Cultura. Antropóloga, mestre e doutora em Educação pelo PPGE/FACED-UFBA, seus estudos estão voltados aos campos da Antropologia e da Educação, com densa experiência em pesquisas etnográficas vinculadas aos processos de aprendizagem referenciados na cultura. Com esse aporte, insere-se no aprofundamento e na ampliação dos estudos da Etnografia, da Etnologia e da Antropologia. Nos âmbitos de suas pesquisas propõe e vem adensando o conceito de etnoaprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Silvia Michele Lopes Macedo de Sa
Nome em citações bibliográficas
MACEDO DE SA, S. M. L.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A EMERGÊNCIA DA ETNOAPRENDIZAGEM NO CAMPO ANTROPOEDUCACIONAL: UMA INVESTIGAÇÃO ETNOLÓGICA SOBRE A APRENDIZAGEM COMO EXPERIÊNCIA SOCIOCULTURAL, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Vera Lúcia Bueno Fartes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação; etnoaprendizagem; cultura.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Educação por outros olhares: aprendizagem e experiência cultural entre os índios Kiriri do Sertão Baiano,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Álamo Pimentel.
Palavras-chave: Kiriri; cultura; aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2007
Especialização em Metodologia da Educação Superior(Ênf. tec. edc). (Carga Horária: 450h).
Faculdade Batista Brasileira, FBB, Brasil.
Título: Educação por outros olhares: o aprendizado como experiência cultural..
Orientador: Sandra Alves.
2001 - 2008
Graduação em Ciências Sociais- Licenciatura.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2001 - 2006
Graduação em Ciências Sociais- Bacharelado.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Encantamento do boi e reis encantados: xamanismo e identidade étnica entre os índios Kiriri do sertão baiano..
Orientador: Maria Rosário G. de Carvalho.




Formação Complementar


2007 - 2007
A Pedagogia do Parangolé:formação de prof.... (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2006 - 2006
Uso do SPSS para Tratamento dos Microdados.... (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2005 - 2005
O Acervo como Ponto de Partida para Atuação Edc.... (Carga horária: 20h).
Museu Afro-Brasileiro- UFBA, UFBA, Brasil.
2005 - 2005
Estágio de Adaptação à Selva Projeto Rondon. (Carga horária: 9h).
Centro de Instrução de Guerra na Selva, CIGS, Brasil.
2004 - 2004
Antropologias e Projetos Sócio-Culturais. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Antropologia, ABA, Brasil.
2003 - 2003
Da Antropologia Física à Antropologia Biológica.... (Carga horária: 30h).
Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia, CEAO, Brasil.
2003 - 2003
Fotografia Básico Cor. (Carga horária: 32h).
Casa da Fotografia, CAFO, Brasil.
1992 - 1993
Classe de français. (Carga horária: 1000h).
Ecole Primaire Mixte. Parmentier B, EPMP, França.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Lotada no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT, vinculada ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares e Formação Geral - NUVEM.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe do NUEIAC/PROGRAD, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do NUGEST/PROGRAD, Carga horária: 10

Atividades

12/2015 - Atual
Direção e administração, Pró-Reitoria de Graduação-PROGRAD, .

Cargo ou função
Chefe do Núcleo de Ensino, Integração e Êxito Acadêmico-NUEIAC.
12/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa em Formação, Currículo e Cultura-FORCCULT, .

03/2015 - Atual
Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Diversidades, cultura e relações étnico-raciais

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Paripiranga, AGES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministra as disciplinas Antropologia, Sociologia e Educação e Complexidade.


Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora d pesq. e ext. do PROFUNCIONÁRIO


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Departamento de Educação/ CAMPUS XI-Serrinha-BA Componentes curriculares: Antropologia da/e Educação, Sociologia da/e Educação, Sociologia, Educação e Movimentos Sociais, Diversidade Cultural, Trabalho e Educação.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Sub-gerente da Apoio Pedagógico, Carga horária: 40


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 4


Gaia Consultoria em Recursos Naturais Ltda, GAIA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Técnica
Outras informações
Coordenação de trabalhos de campo e diagnósticos socioeconômicos e antropológicos, nos municípios de Maraú e Mata de São João, para elaboração de estudos de Impacto Ambiental-EIA e respectivos Relatórios de Impacto no Meio Ambiente-RIMA. Coordenação dos estudos e do Projeto de Educação Ambiental para Comunidades Quilombolas de Maraú.


Faculdade Batista Brasileira, FBB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Componentes curriculares: Antropologia e Educação/Sociologia e Educação/Metodologia da Pesquisa Científica


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Mestranda


Programa de Pesquisa sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro(UFBA), PINEB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista IC PIBIC/CNPq, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto PIBIC/CNPq: Parentesco, território, memória e identidade étnica entre índios Pataxó do extremo-sul baiano e negros da Chapada Diamantina"

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista IC PIBIC/CNPq, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto PIBIC/CNPq:"Índios Kiriri do sertão baiano na contemporaneidade: etnicização do discurso xamânico?"

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista IC PIBIC/CNPq, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto PIBIC/CNPq:"Índios Kiriri do sertão baiano na contemporaneidade: etnicização do discurso xamânico?"



Linhas de pesquisa


1.
Formação, currrículo e cultura em conexão


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A MEMÓRIA NAS PRÁTICAS: TEORIA LOCAL E APRENDIZAGEM NOS RITUAIS E NAS FESTAS DO POVO-DE-SANTO
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
A experiência formativa de educadores em serviço em currículo e formação: uma investigação contrastiva, hermenêutica e propositiva com educadores da educação básica em formação no IAT-SEC e no PAFOR-UNEB
Descrição: O objeto desta pesquisa configura-se no processo de formação dos educadores/coordenadores em atuação da Educação Básica, nos contextos de formação do PAFOR-UNEB e do Instituto Anísio Teixeira IAT-SEC, ou seja, a constituição da sua ?formatividade?, tendo como temáticas o currículo e a formação. Nestes termos, os objetivos fundantes desta investigação-formação é compreender contrastivamente via experiências formativas sobre currículo e formação como se constituem as epistemologias próprias, bem como educadores-formandos perspectivam, reconstroem, re-inventam, re-politizam a qualificação profissional como projeto. Ou seja, como se apresenta o fenômeno da ?formatividade? nestes cenários específicos de formação, e como se reelaboram e se formulam as questões e pautas curriculares e formativas tratadas nos âmbitos da formação, tendo como dispositivos generativos as reflexões do processo formativo e reelaborações a partir da prática refletida e tensionada no contexto da educação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Silvia Michele Lopes Macedo de Sa - Integrante / Leonardo Rangel - Integrante / Roberto Sidnei Macedo - Coordenador / Marisa Aguiar de Santana - Integrante.
2010 - 2013
A emergência da etnoaprendizagem no campo antropoeducacional: uma investigação etnológica sobre a aprendizagem como experiência sociocultural
Descrição: Perspectivando as aprendizagens como experiências culturalmente mediadas, e tomando o campo antropoeducacional como referência, o projeto de pesquisa em pauta objetiva desenvolver compreensivamente a construção conceitual, que denominamos de etnoaprendizagem, a partir de uma perspectiva etnológica de base hermenêutica. A proposta de pesquisa, em questão, foi inspirada em nossas compreensões político-educacionais em relação ao compromisso social que temos, enquanto educadores, para com os povos e grupos sociais marginalizados historicamente pelos processos da colonização brasileira, como os povos indígenas do nordeste e as comunidades negras e quilombolas. Estes atores sociais tiverem os seus saberes e práticas tradicionais singulares ignorados pela implementação das bases educacionais racionalistas e iluministas, aliadas da lógica capitalista. Assim balizando o olhar por estas compreensões sociais e, especialmente, pelas reflexões e considerações antropoeducacionais abordadas na pesquisa do mestrado em educação, acolhida, também, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia-UFBA, intitulada Educação por Outros Olhares: aprendizagem e experiência cultural entre os índios Kiriri do sertão baiano , é que idealizamos a pesquisa proposta para o estudo doutoral..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Silvia Michele Lopes Macedo de Sa - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2010 - 2012
A experiência formativa de educadores em currículo e formação implicada ao contexto de trabalho e de profissionalização: uma investigação hermeneutica sobre e propositiva sobre bases epistemológicas e políticas da formatividade, a partir de atores educati
Descrição: A presente pesquisa se propõe através de uma experiência imbricada no contexto de um curso para formação continuada de professores da Rede Básica sobre currículo e formação no Instituto Anísio Teixeira-IAT localizado em Salvador-BA, em parceria com o grupo de pesquisa FORMACCE/UFBA, analisar e compreender como estes educadores, constroem, interferem e (re)significam sua formação e suas práxis a partir da apropriação sobre as noções conceituais e teóricas em currículo e sua importância e impactos/ressonância para sua reflexão-ação. Bem como, construir um ambiente formativo que possibilite o pesquisador, enquanto sujeito imerso e implicado no contexto da pesquisa, estar mergulhado e envolvido neste processo de formação. Nesse sentido, a pesquisa terá como contribuição metodológica o recurso dos diários reflexivos, dispositivo de pesquisa que permite educadores, através de suas narrativas, implicar-se e refletir através da experiência que os tomam e que repercutem em suas existencialidades e identidades profissionais. Além disso, como enfoque e desenho metodológico tem-se a perspectiva hermenêutica -etnográfica mobilizada pela etnopesquisa crítica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Silvia Michele Lopes Macedo de Sa - Integrante / Leonardo Rangel - Integrante / Isaura Santana Fontes - Integrante / Denise Moura de Jesus Guerra - Integrante / Roberto Sidnei Macedo - Coordenador / Rita Oliveira - Integrante / Lívia de Souza Anjos - Integrante / Marisa Aguiar de Santana - Integrante / José Teixeira Neto - Integrante / Ana Verena Madeira - Integrante / Ana Verena Paim - Integrante / Omar Barbosa Azevedo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - 2011
A experiência formativa de educadores em currículo e formação implicada ao contexto de trabalho e de profissionalização: uma investigação...atores educativos do contexto da Educação Básica, em formação no Instituto Anísio Teixeira- IAT
Descrição: O presente Projeto de Pesquisa, aprovado no âmbito das instâncias institucionais da FACED-UFBA (Departamento I e PPGE), tem como objeto de pesquisa o processo de formação continuada de professores da educação básica do Estado da Bahia em currículo e formação, no contexto de um curso de formação continuada de professores aprovado pelo Instituto Anísio Teixeira, SEC-BA, com o título: CURRÍCULO, FORMAÇÃO, DOCÊNCIA E PRÁXIS PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Tendo como marca da sua opção epistemológica, metodológica e heurística o campo do currículo e da formação, a investigação proposta aponta para a indissociável imbricação desses fenômenos, e assinala que os mesmos vêm se configurando/constituindo no que Honoré chama de formatividade . São os atos de currículo que predominantemente produzem as mediações epistêmicas que instituem a formação, através do trabalho com os conhecimentos, as habilidades e os valores. É esse conjunto que produz as mediações para as aprendizagens esperadas de um formando, ou seja, a sua qualificação profissional e pessoal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Silvia Michele Lopes Macedo de Sa - Integrante / Leonardo Rangel - Integrante / Roberto Sidnei Macedo - Coordenador / Lívia de Souza Anjos - Integrante / Marisa Aguiar de Santana - Integrante.Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - Cooperação.
2007 - 2009
Educação por outros olhares: aprendizado e experiência cultural entre os Índios Kiriri do Sertão Baiano
Descrição: Utilizando a narrativa como configuração sócio-cultural, este projeto de pesquisa denominado Educação por outros olhares: aprendizado e experiência cultural entre os Índios Kiriri do Sertão Baiano , tem como proposta investigar e compreender como a aprendizagem se configura a partir de uma experiência cultural e sócio-religiosa diferenciada do nosso ethos educacional predominante. De acordo com este objetivo, durante o decorrer da pesquisa, pretende-se interpretar/compreender de que forma e em que perspectivas, levando em conta a cultura oral, ou seja, os mitos, os ritos e a memória social, são desenvolvidos e se dinamizam os processos de aprendizagem na cultura indígena Kiriri, tendo como premissa que os seres humanos são atores sociais que aprendem mediados pela cultura e, por esse veio, também a configura. O estudo tem a tradição etnográfica como básica na sua orientação metodológica e emerge em meio aos processos que vêm construindo o campo específico da antropologia da educação, neste caso, a compreensão de como o aprendizado se realiza pela mediação cultural, num contexto onde a cultura aparece como uma dinâmica de realçada potência educacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Silvia Michele Lopes Macedo de Sa - Coordenador.
2005 - 2006
Parentesco, território, memória e identidade étnica entre índios Pataxó do extremo-sul baiano e negros da Chapada Diamantina
Descrição: Parte-se do suposto de que em ambos os grupos ? Índios Pataxó do extremo-sul baiano e Grupos Locais Negros da Chapada Diamantina ? a relação entre Parentesco, Território, Identidade e Memória constituirá uma boa chave para a sua apreensão individual e comparativa. O Projeto tem como objetivos examinar as relações, preliminarmente em cada contexto individual e, posteriormente, de modo comparativo, entre parentesco, território, memória e identidade, assim como a capacidade de cada fenômeno para determinar a atividade social e os termos teóricos por meios dos quais cada um pode ser compreendido..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Silvia Michele Lopes Macedo de Sa - Integrante / Maria Rosário G. de Carvalho - Coordenador / Leonardo Rangel - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
2004 - 2005
Índios Kiriri do Sertão Baiano na contemporaneidade: etnicização do discurso xamânico?
Descrição: O objeto do presente projeto é o sistema xamanístico ? entendido como um mediador epistemológico que realiza a ponte entre os vários níveis de observação da realidade sociocultural (Carvalho 2002) -- dos índios Kiriri (da língua e cultura Karirri) do Sertão Baiano, ainda hoje estabelecidos em grupos locais distribuídos em torno da antiga aldeia jesuítica de Saco dos Morcegos, criada no século XVII, encravada nos municípios de Banzaê e Ribeira do Pombal. O suposto que conduzirá a investigação, demandando corroboração no plano empírico, é o de que o xamanismo descrito pelas fontes setecentistas e oitocentistas continua operativo, não obstante constrangido pela mobilização de caráter étnico desencadeada a partir da década de setenta do século XX e que se combina aos efeitos que remontam à ação colonial ?por natureza, deformante e extremamente contagiosa? (Laurentie 1944 apud Balandier 1993:116). Tal constrangimento explica a conotação negativa que os Kiriri atualmente atribuem às práticas de incorporação xamanística, associadas, eventualmente, a elementos de tradição afro-brasileira (Brasileiro 1996)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Silvia Michele Lopes Macedo de Sa - Integrante / Maria Rosário G. de Carvalho - Coordenador / Leonardo Rangel - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
2003 - 2004
Índios Kiriri do Sertão Baiano na contemporaneidade: etnicização do discurso xamânico?
Descrição: O objeto do presente projeto é o sistema xamanístico ? entendido como um mediador epistemológico que realiza a ponte entre os vários níveis de observação da realidade sociocultural (Carvalho 2002) -- dos índios Kiriri (da língua e cultura Karirri) do Sertão Baiano, ainda hoje estabelecidos em grupos locais distribuídos em torno da antiga aldeia jesuítica de Saco dos Morcegos, criada no século XVII, encravada nos municípios de Banzaê e Ribeira do Pombal. O suposto que conduzirá a investigação, demandando corroboração no plano empírico, é o de que o xamanismo descrito pelas fontes setecentistas e oitocentistas continua operativo, não obstante constrangido pela mobilização de caráter étnico desencadeada a partir da década de setenta do século XX e que se combina aos efeitos que remontam à ação colonial ?por natureza, deformante e extremamente contagiosa? (Laurentie 1944 apud Balandier 1993:116). Tal constrangimento explica a conotação negativa que os Kiriri atualmente atribuem às práticas de incorporação xamanística, associadas, eventualmente, a elementos de tradição afro-brasileira (Brasileiro 1996)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Silvia Michele Lopes Macedo de Sa - Integrante / Maria Rosário G. de Carvalho - Coordenador / Leonardo Rangel - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
2002 - 2003
Processos identitários concernentes agentes sociais negros e índios e transnacionalismo religioso.
Descrição: O projeto "Processos identitários concernentes agentes sociais negros e índios e transnacionalismo religioso" teve como objetivo compreender como se configuram os processos identitários entre negros e indígenas e suas interações religiosas historicamente construídas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Silvia Michele Lopes Macedo de Sa - Integrante / Maria Rosário G. de Carvalho - Coordenador / Cauê Freitas - Integrante / Leonardo Rangel - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Experiências didáticas inovadoras: afirmando diferenças, valorizando a diversidade e qualificando aprendizagens
Descrição: O Curso de Extensão ?Experiências didáticas inovadoras: afirmando diferenças, valorizando a diversidade e qualificando aprendizagens? tem como perspectiva partilhar experiências didáticas inovadoras que nos ajudem a caminhar com a diversidade e a diferença nos espaços formativos. As estratégias educativas que serão socializadas nesta formação têm como objetivo qualificar o trabalho docente para a educação básica, assim como as relações de aprendizagem e formação. Neste sentido, desejamos proporcionar aos professores uma compreensão mais profunda e cuidadosa sobre como trabalhar com as questões da diferença e da diversidade social, cultural e humana, que são alguns dos grandes desafios da educação local e global. Este projeto de extensão nasceu no âmbito da maturação e das experiências e atividades desenvolvidas no decorrer da implementação ?criativa? (no sentido de criação, evento revelador) do componente curricular Tópicos Especiais da Educação na Contemporaneidade, no caso as ?TEC?s? (sigla desta disciplina) que contemplaram as questões da diversidade cultural, ministradas no Curso de Pedagogia, no Campus XI/Serrinha-BA, nos semestres de 2012.1 e 2012.2..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Silvia Michele Lopes Macedo de Sa - Coordenador / Isaura Santana Fontes - Integrante / Rita Oliveira - Integrante.
2008 - Atual
Projeto de experiências criadoras PEC I/II pesquisa/extensão
Descrição: Ampliar e firmar estratégias de trabalho capazes de lidar com o acúmulo de 15 anos de um amplo arquivo de informações trazido pelo Projeto de Experiências Criadoras I e II, que, para sua continuidade requer metodologias específicas de Pesquisa, sobretudo para a análise, sistematização e publicação de tal legado, bem como atendimento da crescente demanda e expectativas da comunidade, notadamente as instituições escolares públicas de Serrinha e adjacências, que solicitam a expansão das ações sócio-educativas de Extensão mediante intervenções de maior duração e aprofundamento.Entretanto, o Projeto de Experiências Criadoras (desenvolvido por Sub-Projetos de Pesquisa e Extensão) e articulado com as ações de Ensino, que inicialmente impulsionou a (re) significação de determinados formatos de Estágio em torno de diversas práticas de caráter oficineiro (ver anexo), atingiu tantas diferentes expectativas sócio-educativas das comunidades envolvidas e se ampliou de tal forma que as suas demandas e desdobramentos ganharam ?vida própria‟ e foram, gradualmente, ultrapassando as horas destinadas às ações da Disciplina de Estágio, exigindo sua reformulação. Foi assim que, os diversos Sub-Projetos de Pesquisa e/ou Extensão (Oficinas com Professoras Regentes; Mini Cursos - ?Formas de Amar‟; ?Nós - Outros‟; Manhãs/Tardes Sócio-Recreativas; Baile de Máscaras; Palestras Participadas - ?Desenvolvimento Profissional‟; ?Empoderamento da Mulher Serrinhense‟ -; UNEB na Praça-Araci-; Gincana Comunitária (Tracopá); Programa de Formação de Gestores; apresentação em eventos acadêmicos; publicações; entre outros), ancorados na Disciplina de Estágio, ganharam tal fôlego e demandas que não cabem mais na sua estrutura/CH, além do reconhecimento esperado e das diversas novas solicitações acumuladas nas avaliações realizadas ao longo dos anos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MACEDO, R. S.2018MACEDO, R. S. ; MACEDO DE SA, S. M. L. . A ETNOGRAFIA CRÍTICA COMO APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE SABERES E A ETNOPESQUISA IMPLICADA: entretecimentos. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 18, p. 324, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MACEDO DE SA, S. M. L.; MACEDO, R. S. . Etnocurrículo, Etnoaprendizagens: a educação e as políticas de sentido da cultura. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
MACEDO, R. S. ; MACEDO DE SA, S. M. L. . Comparação e contraste: itinerâncias epistemológicas e metodológicas da pesquisa antropológica. Pesquisa contrastiva e estudos multicasos: da crítica à razão comparativa ao método contrastivo em ciências sociais e educação. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2018, v. , p. 1-.

2.
NASCIMENTO, C. O. C. ; ALVES, R. de C. P. ; MACEDO DE SA, S. M. L. ; MACEDO, R. S. ; SANTOS, J. R. de J. ; CUNHA, S. H. dos P. ; BEZERRA, L. ; BRITO, T. F. S. de . A emergência da etnoaprendizagem no campo antropoeducacional: uma investigação etnológica sobre a aprendizagem como experiência sociocultural. In: Rita de Cássia Dias Pereira Alves; Cláudio Orlando Costa do Nascimento. (Org.). Formação Cultural: sentidos epistemológicos e políticos. 1ed.Cruz das Almas; Belo Horizonte: Editora UFRB; Fino Traço Editora, 2016, v. 1, p. 69-86.

3.
MACEDO, R. S. ; MACEDO DE SA, S. M. L. . Etnografia e aprendizagem como acontecimento heurístico-implicacional:entretecimentos. In: Roberto Sidnei Macedo. (Org.). A pesquisa e o acontecimento: compreender situações, experiências e saberes acontecimentais. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. , p. 75-90.

4.
QUIXABEIRA, A. P. ; FARTES, V. L. B. ; MACEDO DE SA, S. M. L. . Cultura e educação profissional e tecnológica: aprendizagens, saberes e hibridismos na formação docente. In: Cláudio Barbosa de Souza; Renelson Ribeiro Sampaio (orgs.). (Org.). Educação, Tecnologia & Inovação. 1ed.Salvador: EDIFBA, 2015, v. 1, p. 43-60.

5.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Bases epistemológicas e político-antropológicas instituintes do conceito de etnoaprendizagem. In: Roberto Sidnei Macedo; Alessandra Assis; Denise Guerra; Leonardo Rangel; Sílvia Michele Macedo de Sá. (Org.). Escritos formacceanos em perspectiva. Saberes implicados, saberes que formam: a diferença em perspectiva. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. , p. 59-72.

6.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Pesquisas e estudos etnográficos e etnológicos como práticas compreensivas de aprendizagem e formação. In: Vera Fartes; Telmo H. Caria; Amélia Lopes. (Org.). Saber e formação no trabalho profissional relacional. 1ed.Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2013, v. , p. 291-306.

7.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Povos indígenas em afirmação, caminhos etnográficos aprendentes e a compreensão cultural do fenômeno aprender. In: Roberto Sidnei Macedo. (Org.). A etnopesquisa implicada: pertencimento, criação de saberes e afirmação. 1ed.Brasília: Liber Livros, 2012, v. , p. 75-86.

8.
MACEDO DE SA, S. M. L.; MACEDO, R. S. . Currículo: implicações conceituais. In: Édmea Santos. (Org.). Currículos: teorias e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: LTC, 2012, v. 1, p. 15-25.

9.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Mutações socioculturais, trabalho, processos identitários, saberes e culturas profissionais. In: Vera Bueno Fartes; Adriana Paula Oliveira Santos. (Org.). Formação, trabalho, sociedade e conhecimento: a escuta de conceitos enredados no cotidiano do sujeito. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2011, v. , p. 43-60.

10.
MACEDO DE SA, S. M. L.. (RE)'Encantando' a educação: aprendizagem e experiência cultural entre os índios Kiriri do Sertão Baiano. In: Maria Roseli Gomes Brito de Sá; Vera Lúcia Bueno Fartes. (Org.). Currículo, formação e saberes profissionais: a (re)valorização epistemológica da experiência. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2010, v. , p. 121-141.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MACEDO DE SA, S. M. L.; MACEDO, R. S. . Etnografia crítico-implicada e formação de professores. Redes Educativas, http://www.lab-eduimagem.pro.b, p. 0 - 0.

2.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Etnoaprendizagem: como condição humana e experiência multirreferencial. Jornal Digital Hermes Edição 1, https://jornalhermes.wordpress.

3.
MACEDO, R. S. ; MACEDO DE SA, S. M. L. ; GUERRA, D. M. J. ; CARVALHO, R. . Regulação e infidelidade: sobre a legitimidade da traição na atuação docente em tempos de políticas regulatórias intensificadas. Currículo- Blog do GT 12 da ANPED, https://gt12curriculo.wixsite..

4.
MACEDO DE SA, S. M. L.; MACEDO, R. S. ; BORBA, S. ; BARBOSA, J. . Com-versações sobre formação com Pierre Dominicé. Jornal Digital Hermes Edição 1, https://jornalhermes.wordpress.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACEDO DE SA, S. M. L.. A pesquisa ?A emergência da etnoaprendizagem no campo antropoeducacional: uma investigação etnológica sobre a aprendizagem como experiência sociocultural?: uma vivência aprendente para a educação do futuro. In: Saberes para uma Cidadania Planetária, 2016, Fortaleza. Saberes para uma Cidadania Planetária. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2016.

2.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Etnoaprendizagens: experiência cultural, compreensões sobre relações étnicorraciais e aprendizagens. In: IX Reunião de Antropologia do Mercosul-RAM, 2011, Curitiba. Anais RAM IX. Curitiba: Universidade Federal do Paraná-UFPR, 2011.

3.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Educação por outros olhares: Aprendizagem e Experência Cultural entre os índios Kiriri do Sertão Baiano e o desafio compreensivo das Etnoapredizagens. In: 19. EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa. 19. EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009.

4.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Educação por outros olhares: Aprendizagem e Experência Cultural entre os índios Kiriri do Sertão Baiano e o desafio compreensivo das Etnoapredizagens. In: VIII Reunión de Antropología del Mercosur, 2009, Buenos Aires. VIII Reunión de Antropología del Mercosur (RAM). Buenos Aires: USAM, 2009. v. 2009.

5.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Educação por outros olhares. Experiência Cultural e Aprendizado entre os índios Kiriri do sertão baiano: uma pesquisa em processo.. In: 18. EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. Anais do 18. EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007.

6.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Educação por outros olhares. Experiência Cultural e Aprendizado entre os índios Kiriri do sertão baiano: uma pesquisa em processo.. In: VI Encontro de História Oral do Nordeste. Culturas, Memórias e Nordestes., 2007, Ilhéus. Anais do VI Encontro de História Oral do Nordeste. Culturas, Memórias e Nordestes., 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Parentesco, território, memória e identidade étnica entre os índios Pataxó do extremo-sul baiano e negros da Chapada Diamantina. In: VII Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e XXV Seminário Estudantil de Pesquisa, 2006, Salvador. Livro de Resumos- VII Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e XXV Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador: P´ro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, 2006.

2.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Índios Kiriri do sertão baiano na contemporaneidade: etnicização do discurso xamânico?. In: VI Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa, 2005, Salvador. Livro de Resumos-VI Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador: Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia, 2005.

3.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Índios Kiriri do sertão baiano na contemporaneidade: etnicização do discurso xamânico.. In: V Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e XXIII Seminário Estudantil de Pesquisa., 2004, Salvador. Livro de Resumos- V Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e XXIII Seminário Estudantil de Pesquisa.. Salvador: Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
MACEDO, R. S. ; GUERRA, D. M. J. ; MACEDO DE SA, S. M. L. ; CARVALHO, R. . Regulação e infidelidade: sobre a legitimidade da traição na atuação docente em tempos de políticas regulatórias intensificadas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MACEDO DE SA, S. M. L.. A pesquisa ?A emergência da etnoaprendizagem no campo antropoeducacional: uma investigação etnológica sobre a aprendizagem como experiência sociocultural?: uma vivência aprendente para a educação do futuro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MACEDO DE SA, S. M. L.. A emergência da etnoaprendizagem no campo antropoeducacional: uma investigação etnológica sobre a aprendizagem como experiência sociocultural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MACEDO DE SA, S. M. L.; NASCIMENTO, C. O. C. ; MENEZES, C. ; BARBOSA, F. J. . Diferença e pertencimento: atos de currículo como práxis emancipatória. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TOSTA, S. ; MACEDO DE SA, S. M. L. ; PIMENTEL, A. ; RANGEL, L. ; PACHECO, P. . Etnografia da Educação e das experiências com o saber. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Etnoaprendizagens: experiência cultural, compreensões sobre relações étnicorraciais e aprendizagens. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MACEDO, R. S. ; PIMENTEL, A. ; GUERRA, D. M. J. ; MACEDO DE SA, S. M. L. ; RANGEL, L. ; MARQUES, Z. M. DE O. ; FONTES, I. S. . O outro do currículo e currículos outros. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Educação por outros olhares: Aprendizagem e Experência Cultural entre os índios Kiriri do Sertão Baiano e o desafio compreensivo das Etnoapredizagens. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Educação por outros olhares. Aprendizagem e Experiência Cultural entre os Índios Kiriri do Sertão Baiano e o desafio compreensivo das Etnoaprendizagens. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Educação por outros olhares. Experiência Cultural e Aprendizado entre os índios Kiriri do sertão baiano: uma pesquisa em processo.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Educação por outros olhares. Experiência Cultural e Aprendizado entre os índios Kiriri do sertão baiano: uma pesquisa em processo.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MACEDO DE SA, S. M. L.; CARVALHO, M. R. G. . Parentesco, território, memória e identidade étnica entre índios Pataxó do extremo-sul baiano e negros da Chapada Diamantina. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MACEDO DE SA, S. M. L.; CARVALHO, M. R. G. . Índios Kiriri do sertão baiano na contemporaneidade: etnicização do discurso xamânico?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MACEDO DE SA, S. M. L.; CARVALHO, M. R. G. . Índios Kiriri do sertão baiano na contemporaneidade: etnicização do discurso xamânico?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, R. ; FONTES, I. S. ; MACEDO, R. S. ; GUERRA, D. M. J. ; MACEDO DE SA, S. M. L. . Formação de Professores, coordenadores pedagógicos e vice-diretores da Educação de Jovens e Adultos. 2014. .

2.
MACEDO DE SA, S. M. L.; FONTES, I. S. ; OLIVEIRA, R. ; MARQUES, Z. M. DE O. . Formação de Professores, coordenadores pedagógicos e vice-diretores da Educação de Jovens e Adultos. 2013. .

3.
GUERRA, D. M. J. ; MACEDO DE SA, S. M. L. . Curso de formação do Programa de Educação Ambiental. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MACEDO DE SA, S. M. L.; RANGEL, A. C. ; JÚNIOR, I. de M. E S. ; RANGEL, L. . Relatório socioeconômico Mata de São João- Santa Clara. 2012. (Diagnóstico social, cultural, econômico e ambiental).

5.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Programa de Educação Ambiental para Comunidades Quilombolas. 2012. (Diagnóstico social, cultural, econômico e ambiental).

6.
SANTANA, M. A. ; MACEDO DE SA, S. M. L. . A experiência formativa de educadores em currículo e formação implicada ao contexto de trabalho e de profissionalização: uma investigação hermeneutica sobre e propositiva sobre bases epistemológicas e políticas da formatividade, a partir de atores educativos do contexto da educação básica, em formação no Instituto Anísio Teixeira - IAT. 2011. (Relatório de pesquisa).

7.
MACEDO DE SA, S. M. L.; RANGEL, L. ; MACÊDO, T. R. L. ; RANGEL, A. C. ; JÚNIOR, I. de M. E S. ; MACHADO, N. G. ; VILLAS BOAS, M. J. V. B. . Relatório socioeconômico Maraú- Espaço XXI. 2011. (Diagnóstico social, cultural, econômico e ambiental).

8.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Fractais II- Currículo, formação e etnoaprendizagens compreensões sobre a diversidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
MACEDO DE SA, S. M. L.; Neto, J. T. . Currículo, Docência e Práxis Pedagógica no Ensino Médio. 2010. .

10.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Parentesco, território, memória e identidade étnica entre índios Pataxó do extremo-sul baiano e negros da Chapada Diamantina. 2006. (Relatório de pesquisa).

11.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Índios Kiriri do sertão baiano na contemporaneidade: etnicização do discurso xamânico?. 2005. (Relatório de pesquisa).

12.
REESINK, E. ; MACEDO DE SA, S. M. L. ; FREITAS, C. ; MIRANDA, S. ; BRITO, Q. . Carauari. Um diagnóstico social, econômico, cultural e ambiental.. 2005. (Diagnóstico social, cultural, econômico e ambiental).

13.
MACEDO DE SA, S. M. L.. Índios Kiriri do sertão baiano na contemporaneidade: etnicização do discurso xamânico?. 2004. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NASCIMENTO, C. O. C.; ALMEIDA, L. A.; MACEDO DE SA, S. M. L.. Participação em banca de Rogério Santos Souza. Descolonizando as narrativas históricas na educação infantil de maragogipe-ba: contação de histórias como mecanismo de (re)significação da identidade étnico-racial. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora ...Indígenas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

2.
NASCIMENTO, C. O. C.; SANTOS, D. B. R.; PINTO, M. dos S.; MACEDO DE SA, S. M. L.. Participação em banca de Maria Suelma Costa de Souza. Formação experiencial na universidade: o que dizem mestres das tradições locais e estudantes do BICULT sobre suas experiências e itinerâncias formativas. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
MACEDO, R. S.; GUERRA, D. M. J.; MACEDO DE SA, S. M. L.; RANGEL, L.; AZEVEDO, O. B.. Participação em banca de Rogério Rodrigues Gomes. Continuidades e rupturas nas histórias de vida de jovens usuários de drogas em medidas socioeducativas. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

2.
MACEDO, R. S.; MACEDO DE SA, S. M. L.; GUERRA, D. M. J.; RANGEL, L.; BRITTO, M. F. S.. Participação em banca de Rogério Rodrigues Gomes. Continuidades e rupturas nas histórias de vida de jovens usuários de drogas em medidas socioeducativas. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
MACEDO, R. S.; MACEDO DE SA, S. M. L.; GUERRA, D. M. J.; DANTAS, T.. Participação em banca de Rita de Cássia Santana de Oliveira. A educação de jovens e adultos e as políticas de apoio estudantil à formação na educação básica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

2.
MACEDO, R. S.; MACEDO DE SA, S. M. L.; GUERRA, D. M. J.; ALMEIDA, R. O.. Participação em banca de Jamile Trindade Freire. A percepção de risco ambiental tecnológico dos educadores da rede municipal de ensino de Madre de Deus a partir do currículo e dos atos de currículo pensados/praticados. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
NASCIMENTO, C. O. C.; SANTOS, D. B. R.; MACEDO DE SA, S. M. L.. Participação em banca de Maria Suelma Costa de Souza. Nos entre-lugares da pesquisa: o percurso do reconhecimento de si como sujeito cultural. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUERRA, D. M. J.; MACEDO DE SA, S. M. L.; CARVALHO, A. A. F.. Participação em banca de Carolina Silva do Amor Divino.Educação ambiental em uma Escola de Ensino Médio, Lauro de Freitas-BA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - União Metropolitana de Educação e Cultura.

2.
GUERRA, D. M. J.; MACEDO DE SA, S. M. L.; CRUZ, R. O. A.. Participação em banca de Rebeca Caroline Prado Rocha.Identificar o nível de conhecimento dos universitários em relação às doenças sexualmente transmissíveis em uma Instituição de Ensino Superior em Lauro de Freitas-BA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - União Metropolitana de Educação e Cultura.

3.
MACEDO DE SA, S. M. L.; OLIVEIRA, R.; FONTES, I. S.. Participação em banca de Jorge Luiz Mota de Arújo.Educação de Jovens e Adultos: relações entre cultura e aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
FONTES, I. S.; MACEDO DE SA, S. M. L.; OLIVEIRA, R.. Participação em banca de Jadson Levi Sant'Anna Lima.Oralidade nas cominudades afro-descendentes: um estudo de caso na comunidade Praianos no município de Serrinha-BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
OLIVEIRA, R.; MACEDO DE SA, S. M. L.; FONTES, I. S.. Participação em banca de Aline das Santos Carneiro.Outros olhares sobre a prática docente: uma análise das séries iniciais da Ensino Fundamental na Comunidade Maravilha, Serrinha-BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
MACEDO DE SA, S. M. L.; FONTES, I. S.; OLIVEIRA, R.. Participação em banca de Wialla Silva de Oliveira.Família e escola: compreensões relacionais na Escola Ana Oliveira, Serrinha-BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
MACEDO DE SA, S. M. L.; FONTES, I. S.; OLIVEIRA, R.. Participação em banca de Anete dos Santos.Um olhar crítico sobre a Lei 11.645/2008: um estudo de caso sobre as questões étnicorraciais no Ensino Fundamental I da Escola Futura no Município de Serrinha-BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
MACEDO DE SA, S. M. L.; MACEDO, R. S.; SANCHES, I.. Participação em banca de Jéssica Marinho Carneiro.Egocentrismo e prática pedagógica: a ação docente na superação da fase egocêntrica da criança. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
MACEDO DE SA, S. M. L.; SANCHES, I.; FRANÇA, E.S. da C.. Participação em banca de Alex Santana Costa.Babalu, identidade travesti ! Escola: locús de preconceito e vunerabilidade social?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
OLIVEIRA, R.; FONTES, I. S.; MACEDO DE SA, S. M. L.. Participação em banca de Nicássio de Oliveira Araújo.Brinquedo artesanal: contextualizando a educação através da cultura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
SANCHES, I.; SALES, M. V. S.; MACEDO DE SA, S. M. L.. Participação em banca de Érica Lima Carneiro.Família e escola: concepções e práticas na Escola Municipal Graciliano de Freitas no Município de Serrinha-BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

12.
SANCHES, I.; SALES, M. V. S.; MACEDO DE SA, S. M. L.. Participação em banca de Juliana Maria da Silva Sanches.Diversidade: resistências para se abordar o tema sexualidade na escola-vozes de estudantes lésbicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

13.
GUERRA, D. M. J.; NASCIMENTO, T. R. B.; MACEDO DE SA, S. M. L.. Participação em banca de Guilherme Henrique Silva de Moraes.O papel do professor frente ao Bullying provocado pela homofobia no Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - União Metropolitana de Educação e Cultura.

14.
MACEDO DE SA, S. M. L.; MARQUES, Z. M. DE O.; NASCIMENTO, T. R. B.. Participação em banca de Rosana da Silva.Fulô da Caatinga:educação popular, cidadania e processos de aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

15.
SANCHES, I.; MACEDO DE SA, S. M. L.; NASCIMENTO, M. A. S.. Participação em banca de Marizete Barbosa de Lima.O teatro na escola e suas contribuições para a formação da autonomia do educando: um olhar sobre o Centro Educacional 30 de Julho(Serrinha-BA). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

16.
SANCHES, I.; MACEDO DE SA, S. M. L.; OLIVEIRA, A. L. C.. Participação em banca de Ana Flávia Silva Pereira.Conexões de saberes: um estudo de caso sobre festas populares do bairro Baraúnas no município de Feira de Santana e a Escola Municipal Antônio Eloi da Costa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

17.
MACEDO DE SA, S. M. L.; SANCHES, I.; MACEDO, R. S.. Participação em banca de Edivânia da Silva.Entre mandacarus e alecrim: a Proposta Política e Pedagógica da Escola Municipal Fábio Henrique de Cerqueira do Movimento Sem Terra no Assentamento Menino Jesus. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

18.
MACEDO DE SA, S. M. L.; FONTES, I. S.; OLIVEIRA, R.. Participação em banca de Juliana da Costa Neres.Os novos arranjos familiares: um estudo de caso no Colégio Star. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

19.
SANCHES, I.; MACEDO DE SA, S. M. L.; SALES, M. V. S.. Participação em banca de Lorena Pedreira.Desafios da Educação na Contemporaneidade: A diversidade sexual como um direito humano na escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

20.
MACEDO DE SA, S. M. L.; BARBOSA, L. Mª. de L.; SANCHES, I.. Participação em banca de Nadjane Estrela Soares.Escola e construção da identidade étnico-racial: um estudo na comunidade quilombola de Praianos Serrinha-Bahia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

21.
MACEDO DE SA, S. M. L.; GODINHO, Ana; SANTOS, E.. Participação em banca de Isabella de Jesus Ribeiro.Inclusão social de crianças vítimas de maus tratos na cidade de Feira de Santana no Período de 2008 a 2009 no Centro de Referência Sentinela. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

22.
GUERRA, D. M. J.; CRUZ, R. O. A.; MACEDO DE SA, S. M. L.. Participação em banca de Nanci Silva dos Santos.Educação inclusiva na escola regular: as dificuldades encontradas pelos professores ao trabalhar com alunos que apresentam atraso mental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - União Metropolitana de Educação e Cultura.

23.
MACEDO DE SA, S. M. L.; MARQUES, Z. M. DE O.; FONTES, I. S.. Participação em banca de Milene dos Santos Barbosa.Escola para Ciganos: inclusão ou segregação?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Obrigada Paulo Freire. 2017. (Seminário).

2.
Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária‏.A pesquisa ?a emergência da etnoaprendizagem no campo antropoeducacional: uma investigação etnológica sobre a aprendizagem como experiência sociocultural?: uma vivência aprendente para a educação do futuro. 2016. (Outra).

3.
IV (In) FORMACCE. Complexidade, multirreferencialidade e a pesquisa-formação na cibercultura. 2016. (Congresso).

4.
IV (In) FORMACCE. Currículo e formação. 2016. (Congresso).

5.
IV (In) FORMACCE. ObFORMACCE- Observatório Avançado de Currículo e Formação: Ressonâncias Heurísticas e Formativas. 2016. (Congresso).

6.
Fronteiras BRASKEM do pensamento- Como viver juntos por Manuel Castells. 2015. (Simpósio).

7.
Workshop internacional - Diálogos nas fronteiras: a educação como objeto de investigação na antropologia brasileira.A emergência da etnoaprendizagem no campo antropoeducacional: uma investigação etnológica sobre a aprendizagem como experiência sociocultural. 2015. (Outra).

8.
III (In) FORMACCE. Currículo e formação. 2014. (Congresso).

9.
III (In) FORMACCE. A emergência da etnoaprendizagem no campo antropoeducacional. 2014. (Congresso).

10.
III (In) FORMACCE.Diferença e pertencimento: atos de currículo como práxis emancipatória. 2014. (Encontro).

11.
V Colóquio Internacional sobre grupos profissionais: educação, trabalho e conhecimento & I Colóquio Nacional: questões de método nas pesquisas sobre conhecimento e culturas profissionais. 2013. (Congresso).

12.
II (In) FORMACCE. Internacionalização do currículo: questionamentos. 2012. (Congresso).

13.
II (In) FORMACCE.Etnografia da Educação e das experiências com o saber. 2012. (Encontro).

14.
III Pensando Áfricas e suas Diáporas e I Encontro de Antropologia e Educação. 2012. (Encontro).

15.
III Seminário Interdisciplinar Cultura Africana e Indígena.Educação por outros olhares: aprendizagem e experiência cultural entre os índios Kiriri do Sertão Baiano. 2011. (Seminário).

16.
IX Reunião de Antropologia do Mercosul-RAM. Etnoaprendizagens: experiência cultural, compreensões sobre relações étnicorraciais e aprendizagens. 2011. (Congresso).

17.
I (In) FORMACCE- Encontro de Estudos e Pesquisas em Currículo e Formação: Saberes, Experiências e Cultura.Minicurso- FORMACCE em Fractais 2- Experiências, Pesquisas e Formulações em Currículo e Formação: Diversidade e Diferença em Perspectivas. 2010. (Encontro).

18.
I (In) FORMACCE- Encontro de Estudos e Pesquisas em Currículo e Formação: Saberes, Experiências e Cultura.O outro do currículo e currículos outros. 2010. (Encontro).

19.
XVI Jornada Pedagógica dos Trabalhadores em Educação. 2010. (Encontro).

20.
19º EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2009. (Encontro).

21.
19º EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Educação por outros olhares: Aprendizagem e Experência Cultural entre os índios Kiriri do Sertão Baiano e o desafio compreensivo das Etnoapredizagens. 2009. (Encontro).

22.
Seminário Final de Estágio.Ampliando os horizontes da pesquisa: os kiriri. 2009. (Seminário).

23.
VIII Reunión de Antropología del Mercosur -RAM. Educação por outros olhares:aprendizagem e experiência cultural entre os índios Kiriri do Sertão baiano e o desafio compreensivo das etnoaprendizagens. 2009. (Congresso).

24.
26ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2008. (Congresso).

25.
I Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão-SIEPEX.Monitoria de Ensino na UNEB. 2008. (Encontro).

26.
XIV Jornada Pedagógica dos Trabalhadores em Educação. 2008. (Encontro).

27.
18. EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2007. (Encontro).

28.
18. EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Educação por outros olhares. Experiência Cultural e Aprendizado entre os índios Kiriri do sertão baiano: uma pesquisa em processo.. 2007. (Encontro).

29.
VI Encontro de História Oral do Nordeste. Cultura, Memórias e Nordestes.Educação por outros olhares. Experiência Cultural e Aprendizado entre os índios Kiriri do sertão baiano: uma pesquisa em processo.. 2007. (Encontro).

30.
VI Encontro de História Oral do Nordeste. Culturas Memórias e Nordestes. 2007. (Encontro).

31.
VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXV Seminário Estudantil de Pesquisa.Parentesco, território, memória e identidade étnica entre índios Pataxó do extremo-sul baiano e negros da Chapada Diamantina. 2006. (Seminário).

32.
VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXV Seminário Estudantil de Pesquisa.Parentesco, território, memória e identidade étnica entre índios Pataxó do extremo-sul baiano e negros da Chapada Diamantina. 2006. (Seminário).

33.
Projeto Rondon 2005. 2005. (Outra).

34.
VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa.Índios Kiriri do sertão baiano na contemporaneidade: etnicização do discurso xamânico?. 2005. (Seminário).

35.
VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa.Índios Kiriri do sertão baiano na contemporaneidade: etnicização do discurso xamânico?. 2005. (Seminário).

36.
24ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2004. (Congresso).

37.
O Projeto UNESCO no Brasil: uma volta crítica ao campo 50 anos depois. 2004. (Congresso).

38.
V Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXIII Seminário Estudantil de Pesquisa.Índios Kiriri do sertão baiano na contemporaneidade: etnicização do discurso xamânico?. 2004. (Seminário).

39.
V Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXIII Seminário Estudantil de Pesquisa.Índios Kiriri do sertão baiano na contemporaneidade: etnicização do discurso xamânico?. 2004. (Seminário).

40.
I Encontro de Cultura sobre Desenvolvimento e Políticas Culturais. 2002. (Encontro).

41.
X Encontro de Ciências Sociais do Norte Nordeste. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACEDO DE SA, S. M. L.; NASCIMENTO, C. O. C. ; FONTES, I. S. ; MACEDO, R. S. . I Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo. 2017. (Congresso).

2.
MACEDO, R. S. ; GUERRA, D. M. J. ; MADEIRA, A. V. ; MACEDO DE SA, S. M. L. . IV (In) FORMACCE. 2016. (Congresso).

3.
MACEDO, R. S. ; GUERRA, D. M. J. ; RANGEL, L. ; MACEDO DE SA, S. M. L. ; MADEIRA, A. V. . III (In)FORMACCE. 2014. (Congresso).

4.
MACEDO, R. S. ; GUERRA, D. M. J. ; RANGEL, L. ; MACEDO DE SA, S. M. L. ; PIMENTEL, A. ; MADEIRA, A. V. ; REBOUCAS, S. ; ASSIS, A. ; MARQUES, M. O. . II (In) FORMACCE. 2012. (Congresso).

5.
MACEDO, R. S. ; GUERRA, D. M. J. ; RANGEL, L. ; MACEDO DE SA, S. M. L. ; MADEIRA, A. V. ; REBOUCAS, S. ; PAIM, A. V. ; AZEVEDO, O. B. . I (In) FORMACCE. 2010. (Congresso).

6.
MACEDO DE SA, S. M. L.. I Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão- SIEPEX. 2008. (Congresso).

7.
MACEDO DE SA, S. M. L.. I Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão- SIEPEX. 2008. (Congresso).

8.
MACEDO DE SA, S. M. L.; BARBOSA, E. ; TORRES, M. ; SILVA, L. V. . I Semana Integrada de ensino, pesquisa e extensão-SIEPEX. 2008. (Congresso).

9.
MACEDO DE SA, S. M. L.. I Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão- SIEPEX. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Araújo de Matos. Bullying: atuação do professor em sala de aula para se construir uma conscientização para a prevenção. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Suzete Patrocínio de Souza. Família e escola: caminhando paralelamente em busca do desenvolvimento escolar da criança. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jorge Luiz Mota de Araújo. Educação de Jovens e Adultos: relações entre cultura e aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Silvia Michele Lopes Macedo de Sa.

2.
Anete dos Santos. Um olhar crítico sobre a Lei 11.645/2008: um estudo de caso sobre as questões étnicorraciais no Ensino Fundamental I da Escola Futura no Município de Serrinha-BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Silvia Michele Lopes Macedo de Sa.

3.
Wialla Silva de Oliveira. Família e escola: compreensões relacionais na Escola Ana Oliveira, Serrinha-BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Silvia Michele Lopes Macedo de Sa.

4.
Alex Santana Costa. Babalu, Identidade travesti ! Escola: locús de preconceito e vunerabilidade social?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Silvia Michele Lopes Macedo de Sa.

5.
Jéssica Marinho Carneiro. Egocentrismo e prática pedagógica: a ação docente na superação da fase egocêntrica da criança. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Silvia Michele Lopes Macedo de Sa.

6.
Rosana da Silva. Fulô da Caatinga:educação popular, cidadania e processos de aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Silvia Michele Lopes Macedo de Sa.

7.
Edivânia Gomes de Sena. Entre mandacarus e alecrim: a Proposta Política e Pedagógica da Escola Municipal Fábio Henrique de Cerqueira do Movimento Sem Terra no Assentamento Menino Jesus. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Silvia Michele Lopes Macedo de Sa.

8.
Juliana da Costa Neres. A escola e os novos arranjos familiares: um estudo de caso no Colégio Star. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Silvia Michele Lopes Macedo de Sa.

9.
Milene dos Santos. Escola para Ciganos: inclusão ou segregação?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Silvia Michele Lopes Macedo de Sa.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACEDO, R. S. ; GUERRA, D. M. J. ; RANGEL, L. ; MACEDO DE SA, S. M. L. ; PIMENTEL, A. ; MADEIRA, A. V. ; REBOUCAS, S. ; ASSIS, A. ; MARQUES, M. O. . II (In) FORMACCE. 2012. (Congresso).

2.
MACEDO, R. S. ; GUERRA, D. M. J. ; RANGEL, L. ; MACEDO DE SA, S. M. L. ; MADEIRA, A. V. ; REBOUCAS, S. ; PAIM, A. V. ; AZEVEDO, O. B. . I (In) FORMACCE. 2010. (Congresso).

3.
MACEDO DE SA, S. M. L.; BARBOSA, E. ; TORRES, M. ; SILVA, L. V. . I Semana Integrada de ensino, pesquisa e extensão-SIEPEX. 2008. (Congresso).

4.
MACEDO, R. S. ; GUERRA, D. M. J. ; RANGEL, L. ; MACEDO DE SA, S. M. L. ; MADEIRA, A. V. . III (In)FORMACCE. 2014. (Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovada, sendo 2º. colocada, no Concurso Público para Classe de Professor da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal da Bahia para a Área de Conhecimento Sociologia da Educação, em 2012.
Aprovada, em 28º. lugar, no Concurso Público realizado pela prefeitura da cidade de Salvador-BA para o componente curricular Sociologia, em 2011.
Aprovada, em primeiro lugar, na Seleção Pública realizada pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB para lecionar os componentes curriculares Antropologia e Educação e Educação e Movimentos Sociais, Campus XI-Serrinha, em 2009.
Publicações no prelo: 

Estamos aguardando ainda a publicação dos artigos:

- "Etnoaprendizagem: uma investigação etnológica sobre a aprendizagem como experiência sociocultural" no livro "Formação cultural: sentidos epistemológicos e políticos - Ministério da Educação - UNIAFRO", organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Recôncavo da Bahia e chancelado pela UFRB. Este é um projeto do Ministério da Educação/Secretaria de Ensino Superior e Secretaria de Ensino Continuado, visando a publicação de obras voltadas para as questões da diversidade e as questões étnico-raciais. 

- "A etnografia como aprendizagem e criação de saberes e a etnopesquisa implicada: entretecimentos", também escrito com o Prof. Roberto Sidnei Macedo, foi encaminhado para algumas revistas científicas, como a "TEIAS" e a "Currículos sem Fronteiras" e está em avaliação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 23:13:02