Gustavo Girão Barreto da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9491033611706611
  • Última atualização do currículo em 15/01/2018


Possui graduação em Ciências da Computação (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Obteve seus títulos de Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e co-participação da Universidade da Califórnia em Irvine (UCI). Desde 2014 é docente da UFRN sendo lotado no Instituto Metrópole Digital (IMD). Tem experiência nas áreas de Sistemas Embarcados, Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais. Atua principalmente em tópicos tais como MPSoCs, NoCs, Organizações de memória modernas e Alocação/Migração de tarefas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Girão Barreto da Silva
Nome em citações bibliográficas
GIRÃO, G.;GIRÃO, GUSTAVO;SILVA, G. G. B.;GIRAO, GUSTAVO;GIRAO, G;Girão, Gustavo;GIRAO BARRETO DA SILVA, GUSTAVO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto Metrópole Digital.
Av. Senador Salgado Filho, 3000
Lagoa Nova
59078970 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 32422216
Ramal: 174
URL da Homepage: www.imd.ufrn.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em PPGC - Programa de Pós Graduação em Computação UFRGS.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
com período sanduíche em University of California at Irvine (Orientador: Nikil Dutt).
Título: Resource-Aware Clustering Design for NoC-based MPSoCs, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Flávio Rech Wagner.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em PPGC - Programa de Pós Graduação em Computação UFRGS.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Estudo sobre o impacto da hierarquia de memória em MPSoCs baseados em NoC,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Flávio Rech Wagner.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2002 - 2007
Graduação em Ciências da Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: MANUTENÇÃO DA CONSISTÊNCIA DE DADOS EM UMA PLATAFORMA MP-SOC BASEADA EM NOC: Projeto da Cache.
Orientador: Ivan Saraiva Silva.
1997 - 2000
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em informática.
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, CEFET-RN, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Atividades de Participação em Projeto, Carga horária: 20

Atividades

07/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Metrópole Digital, .

07/2014 - Atual
Ensino, Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Técnicas de Programação
Práticas de Técnicas de Programação

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação

Atividades

03/2007 - 04/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Informática, .

Linhas de pesquisa
Sistemas Embarcados


Linhas de pesquisa


1.
Sistemas Embarcados
2.
Arquitetura de Computadores
3.
Sistemas Operacionais
4.
Sistemas Embarcados


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
SmartMetropolis - Plataforma e Aplicações para Cidades Inteligentes
Descrição: Cidades visionárias estão promovendo um novo paradigma em tecnologia de informação e comunicação para transformar seus sistemas, operações e entrega de serviços em uma abordagem verdadeiramente integrada e inteligente. Neste contexto, esse projeto desenvolverá soluções em áreas associadas com os grandes desafios científicos e tecnológicos associados com cidades inteligentes, como computação em nuvem, computação móvel, computação e processamento inteligente de grande volumes de dados, sistemas físicos cibernéticos, Internet das Coisas e comunicação máquina a máquina. A integração dessas áreas é o grande desafio científico e tecnológico para o desenvolvimento de projetos bem sucedidos de cidades inteligentes atuais e do futuro. Como resultado mais específico, visa-se a concepção e desenvolvimento de uma infraestrutura computacional para suportar o desenvolvimento e implantação de aplicações de serviços integrados a serem oferecidos por cidades inteligentes. O grande desafio científico e tecnológico da proposta é justamente a concepção e desenvolvimento de uma solução plenamente integrada em nuvem para suporte de aplicações e serviços flexíveis e reprogramáveis para cidades inteligentes. Ressalta-se que essa solução é uma abordagem bastante inovadora na área de cidades inteligentes, pois ela aborda de forma holística a solução de integração das diversas tecnologias de comunicação e processamento de informação que suportam as aplicações e serviços de cidades inteligentes. Além disto, a proposta propiciará uma oportunidade única de se conectar grande desafios científicos e tecnológicos da atualidade com aplicações com grande impacto social, uma vez que aplicações de cidades inteligentes a serem viabilizadas pela presente proposta podem e devem contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelas metrópoles em geral e as metrópoles brasileiras em particular. Por fim, a proposta criará um ambiente propício para a inovação tecnológica que resultará na possibilidade de geração de novos negócios explorando toda a gama de novas informações sobre as cidades...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
NESS - Núcleo de Excelência em Engenharia de Software para Sistemas Embarcados

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Flávio Rech Wagner em 07/04/2013.
Descrição: Este projeto é apoiado pelo programa PRONEX e reúne 17 pesquisadores de quatro universidades do Rio Grande do Sul - UFRGS, UFPel, UFSM e Unipampa. Seu objetivo é o desenvolvimento de competências científicas e tecnológicas visando o projeto de sistemas embarcados complexos num tempo reduzido, garantindo a qualidade e a eficiência do conjunto hardware / software, bem como dando suporte a sua evolução, considerando novas funcionalidades, aplicações, plataformas e requisitos. O Núcleo de Excelência dá ênfase à utilização da abordagem MDE - Engenharia Dirigida por Modelos, bem como de plataformas multiprocessadas e adaptativas. O projeto se desenvolve ao longo de três linhas de pesquisa principais: 1) modelos e transformações adequados ao desenvolvimento de sistemas embarcados; 2) análise de desenvolvimento de sistemas embarcados; 3) adaptabilidade das plataformas...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (10) .
Integrantes: Gustavo Girão Barreto da Silva - Integrante / Flávio Rech Wagner - Coordenador / Luigi Carro - Integrante / Carlos Eduardo Pereira - Integrante / Erika Cota - Integrante / Antonio Carlos Beck Filho - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
2005 - 2006
H264Brasil - Codificador e Decodificador de Vídeo H.264/AVC
Descrição: Projeto elaborado como resposta a requisição formal de proposta (RFP) 11/2004 para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital que visava o estudo e desenvolvimento de codificador e decodificador H.264/AVC. O consórcio do projeto denominado H264Brasil é formado por nove (9) instituições de ensino: IME, COPPE/UFRJ, CETUC/PUC-Rio, UFF, UnB, Unicamp, UFRGS, UFRN e CEFET-Ceará. O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um simulador de um codificador e decodificador de acordo com o padrão H.264/AVC, além de disponibilizar uma implementação de referência que possa ser utilizada por produtos que usem o padrão H.264/AVC no âmbito do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). Além do objetivo principal, o simulador foi usado para avaliar as caracteríicas e potencialidades do padrão H.264/AVC e sua adequabilidade ao SBTVD..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gustavo Girão Barreto da Silva - Integrante / Sílvio Roberto Fernandes de Araújo - Integrante / Monica Magalhães Pereira - Integrante / Ivan Saraiva Silva - Integrante / Milano Gadelha Carvalho - Integrante / André Brito - Integrante / Altamiro Amadeu Susin - Integrante / Marco Antônio Grivet Mattoso Maia - Coordenador.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2003 - 2008
SEEP - Sistemas Eletrônicos Embarcados Baseados em Plataforma

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Flávio Rech Wagner em 07/04/2013.
Descrição: Desenvolvimento de metodologia completa de projeto de sistemas eletrônicos embarcados integrados em chip. Projeto baseado em plataformas de hardware e software. Plataformas baseadas em processadores Java customizáveis para a aplicação e em redes-em-chip. Modelagem de alto nível de aplicações embarcadas e geração automática de software. Exploração do espaço de projeto arquitetural em alto nível de abstração. Metodologia de teste funcional dos sistemas. Prototipação de sistemas em FPGA. Projeto financiado pelo CT-Info, edital PDI-TI...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (22) / Doutorado: (14) .
Integrantes: Gustavo Girão Barreto da Silva - Integrante / Flávio Rech Wagner - Coordenador / Luigi Carro - Integrante / Carlos Eduardo Pereira - Integrante / Erika Cota - Integrante / Antonio Carlos Beck Filho - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2003 - 2005
HiTV - Desenvolvimento de SW e HW para Sistemas de TV Digital
Descrição: O projeto prevê a implementação de Software e Hardware para Televisão Digital. Financiado com recursos da FINEP (Chamada Conjunta MCT/SEPIN-CNPq-FINEP 01/2002). Envolve as Universidades Federais do Rio Grande do Norte e da Paraíba Coordenador:Prof. Guido Lemos de Sousa Filho Equipe UFRN: Ivan Saraiva Silva (cordenador da Equipe Hardware) Jorge Henrique C. Fernandes Andre Maurício Cunha Campos Glêdson Elias da Silveira Financiamento: R$ 872.959,28..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Girão Barreto da Silva - Integrante / Sílvio Roberto Fernandes de Araújo - Integrante / Monica Magalhães Pereira - Integrante / Ivan Saraiva Silva - Integrante / Guido Lemos de Sousa Filho - Coordenador.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Universidade Federal da Paraíba - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Sistemas Integrados.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Sistemas Embarcados.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2004
Maratona de Programação ACM-ICPC - Menção Honrosa, ACM.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA DAMASCENO, ALEXANDRO2017LIMA DAMASCENO, ALEXANDRO ; ROBERTO FERNANDES, SILVIO ; GIRAO BARRETO DA SILVA, GUSTAVO . Impact Analysis On A Memory Hierarchy Applied To IPNoSys Architecture. IEEE Latin America Transactions, v. 15, p. 619-625, 2017.

2.
BANAIYANMOFRAD, ABBAS2014 BANAIYANMOFRAD, ABBAS ; GIRÃO, GUSTAVO ; Dutt, N. . NoC-based fault-tolerant cache design in chip multiprocessors. ACM Transactions on Embedded Computing Systems, v. 13, p. 1-26, 2014.

3.
GIRÃO, G.2007GIRÃO, G.; OLIVEIRA, B. C. ; Silva, I. S. . Implementação de uma plataforma MP-SoC baseada em NoC com solução de diretório para manutenção da coerência de cache. Publica (UFRGN), v. 3, p. 9-17, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
Girão, Gustavo; BARCELOS, DANIEL ; Wagner, Flávio Rech . Performance and Energy Evaluation of Memory Organizations in NoC-Based MPSoCs under Latency and Task Migration. In: Jürgen Becker; Marcelo Johann; Ricardo Reis. (Org.). IFIP Advances in Information and Communication Technology. 1ed.Berlim: Springer Berlin Heidelberg, 2011, v. 360, p. 56-80.

2.
CARVALHO, M. G. ; BRITO, A. ; Araújo, S. R. F. ; GIRÃO, G. ; Pereira, M. M. ; Silva, I. S. . Estimação de Movimento em Hardware para o Projeto SBTVD Utilizando o Algoritmo da Busca Completa. In: Anamaria Martins Moreira; Umberto Souza da Costa. (Org.). IV Workshop Técnico Científico do DIMAp - 20 anos - Artigos Selecionados. Natal: EDUFRN, 2006, v. 1, p. 36-47.

3.
Pereira, M. M. ; Araújo, S. R. F. ; GIRÃO, G. ; Silva, I. S. . Projeto e Implementação de um Multiplexador de Transport Streams com Suporte a HDTV. In: Anamaria Martins Moreira; Umberto Souza da Costa. (Org.). IV Workshop Técnico Científico do DIMAp - 20 anos - Artigos Selecionados. Natal: EDUFRN, 2006, v. 1, p. 48-59.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KALEBE, RUBEM ; GIRAO, GUSTAVO ; FILHO, ITAMIR . A library for scheduling lightweight threads in Internet of Things microcontrollers. In: 2017 International Conference on Computing Networking and Informatics (ICCNI), 2017, Lagos. 2017 International Conference on Computing Networking and Informatics (ICCNI), 2017. p. 1.

2.
KALEBE, R. ; GIRÃO, G. ; BARROCA FILHO, I. M. ; SILVA, K. G. E. . IoT-based smart parking for smart cities. In: FIRST IEEE SUMMER SCHOOL ON SMART CITIES, 2017, Natal. FIRST IEEE SUMMER SCHOOL ON SMART CITIES, 2017.

3.
KALEBE, R. ; ARAUJO, A. ; GIRÃO, G. ; BARROCA FILHO, I. M. ; SILVA, K. G. E. ; NETO, B. . Reliability Analysis of an IoT-Based Smart Parking Application for Smart Cities. In: 3rd International Workshop on Smart Cities: People, Technology, and Data, 2017, Boston. IEEE BIG DATA 2017, 2017.

4.
Damasceno, A. ; Araújo, S. R. F. ; GIRÃO, G. . Proposta de uma Hierarquia de Memória para a Arquitetura IPNoSys. In: XXII IBERCHIP WORKSHOP, 2016, Florianópolis. Anais do XXII IBERCHIP WORKSHOP, 2016.

5.
GIRÃO, G.; Wagner, F. R. . Managing Cache Memory Resources in Adaptive Many-core Systems. In: IFIP International Embedded Systems Symposium, 2015, Foz do Iguaçu. IFIP International Embedded Systems Symposium, 2015.

6.
GIRÃO, G.; SANTINI, T. ; Wagner, F. R. . Exploring Resource Mapping Policies for Dynamic Clustering on NoC-based MPSoCs. In: Design, Automation and Test in Europe, 2013, Grenoble. 2013 Design, Automation and Test in Europe, 2013. p. 681-684.

7.
BANAIYANMOFRAD, ABBAS ; DUTT, NIKIL ; GIRAO, GUSTAVO . Modeling and Analysis of Fault-tolerant Distributed Memories for Networks-on-Chip. In: Design Automation and Test in Europe, 2013, Grenoble. Design, Automation & Test in Europe Conference & Exhibition (DATE), 2013. New Jersey: IEEE Conference Publications. p. 1605-1608.

8.
ITTURRIET, FABIO ; FERREIRA, RONALDO ; GIRAO, GUSTAVO ; NAZAR, GABRIEL ; MOREIRA, ALVARO ; CARRO, LUIGI . Resilient Adaptive Algebraic Architecture for Parallel Detection and Correction of Soft-Errors. In: 2012 15th Euromicro Conference on Digital System Design (DSD), 2012, Cesme. 2012 15th Euromicro Conference on Digital System Design. p. 136.

9.
BANAIYANMOFRAD, ABBAS ; GIRÃO, GUSTAVO ; DUTT, NIKIL . A novel NoC-based design for fault-tolerance of last-level caches in CMPs. In: the eighth IEEE/ACM/IFIP international conference on Hardware/software codesign and system synthesis (CODES+ISSS), 2012, Tampere. Proceedings of the eighth IEEE/ACM/IFIP international conference on Hardware/software codesign and system synthesis - CODES+ISSS'12. New York: ACM Press, 2012.

10.
Kunz, L ; GIRAO, G ; WAGNER, F R . Improving the efficiency of a hardware transactional memory on an NoC-based MPSoC. In: 2011 Design, Automation & Test in Europe, 2011, Grenoble. 2011 Design, Automation & Test in Europe. p. 1-1171.

11.
GIRÃO, G.; SANTINI, T. ; Wagner, F. R. . Dynamic clustering for distinct parallel programming models on NoC-based MPSoCs. In: NoCArc'11 4th International Workshop on Network on Chip Architectures, 2011, Porto Alegre. NoCArc '11 Proceedings of the 4th International Workshop on Network on Chip Architectures. New York: ACM, 2011. p. 63-68.

12.
Silva, I. S. ; OLIVEIRA, B. C. ; GIRÃO, G. . Cache Alternatives Concerning Cache Coherence in NoC-based MPSoC Platform. In: IEEE Latin American Symposium on Circuits and Systems, 2010, Foz do Iguaçú. 1st IEEE Latin American Symposium on Circuits and Systems. New York: IEEE Press, 2010. v. 1. p. 196-199.

13.
KUNZ, LEONARDO ; GIRÃO, GUSTAVO ; WAGNER, FLÁVIO R. . Evaluation of a hardware transactional memory model in an NoC-based embedded MPSoC. In: the 23rd symposium, 2010, São Paulo. Proceedings of the 23rd symposium on Integrated circuits and system design - SBCCI '10. New York: ACM Press. v. 1. p. 85.

14.
GIRAO, GUSTAVO; BARCELOS, DANIEL ; WAGNER, FLAVIO RECH . Performance and energy evaluation of memory hierarchies in NoC-based MPSoCs under latency. In: 2009 17th IFIP International Conference on Very Large Scale Integration (VLSISoC), 2009, Florianopolis. 2009 17th IFIP International Conference on Very Large Scale Integration (VLSI-SoC). v. 1. p. 127-6.

15.
GIRÃO, G.; OLIVEIRA, B. C. ; SOARES, R. ; Silva, I. S. . Cache coherency communication cost in a NoC-based MPSoC platform. In: 20th Symposium on Integrated Circuits and Systems Design, 2007, Rio de Janeiro. Proceedings of the 20th annual conference on Integrated circuits and systems design. New York: ACM Press, 2007. p. 288-293.

16.
GIRÃO, G.; OLIVEIRA, B. C. ; SOARES, R. ; Silva, I. S. . Design and Performance Evaluation of a Cache Consistent NOC-Based. In: IBERCHIP, 2007, Lima. XIII Workshop IBERCHIP, 2007. v. 1. p. 38-41.

17.
GIRÃO, G.; OLIVEIRA, B. C. ; SOARES, R. ; Silva, I. S. . Investigação do Uso de Caches com Suporte a Coerência de Dados em Plataformas MPSoC baseadas em NoC. In: Workshop em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho, 2007, Gramado. VIII Workshop em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho, 2007. v. 1. p. 35-42.

18.
GIRÃO, G.; Araújo, S. R. F. ; Pereira, M. M. ; Silva, I. S. . Implementation of a HDTV transport stream multiplexer based on ITU-T H.222.0 recommendation. In: WebMedia, 2005, Poços de Caldas. Proceedings of the 11th Brazilian Symposium on Multimedia and the web, 2005. v. 125.

19.
Araújo, S. R. F. ; Pereira, M. M. ; GIRÃO, G. ; Silva, I. S. . Projeto e Desenvolvimento de um Multiplexador de Transport Stream Baseado na Recomendação ITU-T H.222.0. In: XI Workshop Iberchip, 2005, Salvador. XI Workshop Iberchip, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GIRÃO, G.; Wagner, F. R. . Hardware and Software Support for Parallel Programming Models on NoCs. In: 5th Workshop on Diagnostic Services in Network-on-Chips, 2011, San Diego. SNoC 2011- DAC Workshop on Diagnostic Services in Network-on-Chips, 2011, 2011. p. 320-321.

2.
GIRÃO, G.; Araújo, S. R. F. ; Silva, I. S. . An Architectural Study About Motion Estimation To H.264 Video Compression. In: Student Forum on Microelectronics. In: SForum, 2005, Florianópolis. 18th Symposium on Integrated Circuits and Systems, 2005.

3.
CARVALHO, M. G. ; Araújo, S. R. F. ; Pereira, M. M. ; GIRÃO, G. ; Silva, I. S. . Estimação de Movimento em Hardware para o Projeto SBTVD Utilizando o Algoritmo de Busca Completa. In: IV Workshop Técnico Científico do DIMAp, 2005, Natal. IV Workshop Técnico Científico do DIMAp, 2005.

4.
Pereira, M. M. ; Araújo, S. R. F. ; GIRÃO, G. ; Silva, I. S. . Projeto e Implementação de um Multiplexador de Transport Stream com Suporte a HDTV. In: IV Workshop Técnico Científico do DIMAp, 2005, Natal. IV Workshop Técnico Científico do DIMAp, 2005.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Araújo, S. R. F.; Silva, I. S.; SILVA, G. G. B.; RAMOS, K. D. N.. Participação em banca de Alexandro Lima Damasceno. O Impacto da Hierarquia de Memória sobre a Arquitetura Ipnosys. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

2.
Silva, I. S.; SILVA, G. G. B.; Araújo, S. R. F.; MOURA, R. S.; AIRES, K. R. T.. Participação em banca de Laysson Oliveira Luz. ArachNoC: um processador manycore com nós de processamento multicore suportando o modelo de programação IPNoSys. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

3.
Silva, I. S.; SILVA, G. G. B.; Pereira, M. M.; AIRES, K. R. T.; MOURA, R. S.. Participação em banca de Ramon Santos Nepomuceno. METAL: Uma Plataforma Manycore de Propósito Geral Adaptada ao Modelo de Programação OpenCL. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, I. M. D.; SILVA, G. G. B.; BARROCA FILHO, I. M.. Participação em banca de Layon Luciano Lucena Alves.Desenvolvimento de serviço de gerenciamento de vagas em estacionamento baseado na internet das coisas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SBMF - Brazilian Symposium on Formal Methods. 2006. (Simpósio).

2.
Semana de Ciência Tecnologia e Cultura da UFRN.Projeto e Implementação de um Multiplexador de Transport Streams com suporte a HDTV. 2005. (Seminário).

3.
WTCDIMAp - 4º Workshop Técnico e Científico do DIMAp. 2005. (Congresso).

4.
XI Workshop Iberchip. 2005. (Outra).

5.
WTCDIMAp - 3º Workshop Técnico e Científico do DIMAp. 2004. (Congresso).

6.
WTCDIMAp 2º Workshop Técnico e Científico do DIMAp.. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GIRÃO, G.. SBMF - Brazilian Symposium on Formal Methods. 2006. (Congresso).

2.
GIRÃO, G.. Maratona de Programação ACM-ICPC (Fase Regional - Sede Natal/RN). 2006. (Outro).

3.
GIRÃO, G.. ICGT - The third International Conference on Graph Transformation. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
JOAO VICTOR BEZERRA BARBOZA. Simulação em alto nível de um sistema multiprocessado. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ramon Santos Nepomuceno. METAL: Uma Plataforma Manycore de Propósito Geral Adaptada ao Modelo de Programação OpenCL. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Gustavo Girão Barreto da Silva.

2.
Laysson Oliveira Luz. ArachNoc : Um processador manycore com nós de processamento multicore suportando o modelo de programação IPNoSys. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Piauí, . Coorientador: Gustavo Girão Barreto da Silva.

3.
Alexandro Lima Damasceno. O Impacto da Hierarquia de Memória sobre a Arquitetura Ipnosys. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, . Coorientador: Gustavo Girão Barreto da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Layon Luciano Lucena Alves. Desenvolvimento de serviço de gerenciamento de vagas em estacionamento baseado na internet das coisas.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Gustavo Girão Barreto da Silva.

2.
Thiago Caberlon Santini. Implementação de uma Rede em Chip com Suporte a Clusters Dinâmicos e Multicast. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Gustavo Girão Barreto da Silva.

Iniciação científica
1.
Bianor Galdino de Lima Neto. Técnicas de Processamento de Imagens para Estacionamentos Inteligentes. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Fundação Norte Riograndense de Pesquisa e Cultura. Orientador: Gustavo Girão Barreto da Silva.

2.
Anderson Santos de Araujo. Infraestrutura de Hardware/Software para Estacionamentos Inteligentes. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Fundação Norte Riograndense de Pesquisa e Cultura. Orientador: Gustavo Girão Barreto da Silva.

3.
FRANCISCO LAÉRCIO DE MORAIS. Estudo, análise e desenvolvimento de um modelo de confiabilidade para redes em chip. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gustavo Girão Barreto da Silva.

4.
ANDERSON MATHEUS SILVA. CAMADA DE SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE COZINHAS INTELIGENTES. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia da Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gustavo Girão Barreto da Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 24:32:59