Juliana Alves de Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9273063697259288
  • Última atualização do currículo em 04/03/2018


Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Alagoas (2005), Mestrado em História pela Universidade Federal da Paraíba( 2008) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Desde 2007 pertence ao Corpo Docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando nas áreas de História da Educação e Metodologias do Ensino de História.Atualmente, desenvolve pesquisas no campo da Formação de Professores de História, Avaliação da Aprendizagem em História, Aprendizagem Histórica, Cultura Histórica e Crianças e Adolescentes. Atua como Coordenadora/Líder do Grupo de Pesquisa intitulado Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Culturas-NEPHECs, participa do Programa de Bolsas de Iniciação Acadêmica-BIA/UFRPE em parceria com a FACEPE, e da coordenação de Gestão de Processo Educacionais do PIBID/UFRPE. Integra como pesquisadora o Grupo de Pesquisa e do Ensino de História da UFRPE: Abordagens da História Política no Tempo Presente. E tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando nos seguintes temas: História Agrária, Movimentos Sociais Rurais, Direito Agrário. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Alves de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE;Juliana Alves de;Andrade, Juliana A. de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, Departamento de Educação.
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Dois Irmãos
52171900 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 33206580


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em História.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Gente do Vale: Os homens livres do vale do Paraíba do Meio, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Drª Tanya Maria Pires Brandão.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, FAPEAL, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em História.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: A Mata em Movimento: Coroa portuguesa, Senhores de Engenho, Homens livres e a produção do espaço,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Dr ªRosa Maria Godoy Silveira.
Palavras-chave: Pobres Rurais; Direito Agrário; Cotidiano.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Movimentos Sociais Rurais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Cultura Histórica.
2001 - 2005
Graduação em história.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: DISCURSO e REFORMA AGRÁRIA: Análise do Segundo Plano Nacional de Reforma Agrária.
Orientador: Dr ªBelmira Rita da Costa Magalhães.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
GRUPO FOCAL NA PESQUISA SOCIAL. (Carga horária: 6h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2016 - 2016
Alfabetização Científica: Conceitos e Metodologias. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2016 - 2016
Laboratório de Ciências Humanas e Produção de Material Didático. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Didática da História. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
Currículo da Educação Básica e a história. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Atualização Didático Pedagógica. (Carga horária: 75h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2011 - 2013
Atualização Pedagógica. (Carga horária: 75h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2008 - 2008
Teoria da História e Historiografia. (Carga horária: 12h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2006 - 2006
Imagens: Uma Lição Viva. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2004 - 2004
Perestroika Capitalista e Recolonização do Mundo. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2004 - 2004
As Relações de Trabalho no Mundo Contemporâneo. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2004 - 2004
História Econômica, História Quantitativa e Serial. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2003 - 2003
Técnicas e Sugestões Para o Ensino de História. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2003 - 2003
Política Cultural e Preservação de Patrimônio. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2002 - 2002
Palmares Ontem e Hoje. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2002 - 2002
Da Palavra Ao Discurso: Uma Prática de Ensino. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2002 - 2002
Racismo, Educação e Diversidade Cultural. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2002 - 2002
História do Recife: Cidade e Modernidade. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2001 - 2001
Introdução á História da Espanha. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2001 - 2001
Resistência Indígena no Brasil Colonial. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Entre 10 de Julho de 2007 á 19 de Fevereiro de 2009 estive vinculada a instituição como professora substituta. No 13 de abril de 2009, após realização de concurso para professora efetiva, tomei posse do cargo de professora efetiva do Magistério Superior.

Atividades

11/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, Departamento de História.

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante-NDE Curso de Licenciatura em História.
02/2016 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de História I
Metodologia do Ensino de História II
Estágio Supervisionado em Ensino de História I
Estágio Supervisionado em Ensino de História II
08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, Departamento de Educação.

12/2010 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO.

Atividade realizada
Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Formação Docente e Prática Pedagógica.
02/2014 - 02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, .

Cargo ou função
Colegiado de Coordenação Didático-CCD do Curso de Licenciatura em História.
02/2010 - 02/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História na Prática Pedagógica I
História na Prática Pedagógica II
Prática Educacional, Pesquisa e Extensão- PEPE IV
Prática Educacional, Pesquisa e Extensão- PEPE VI
Prática Educacional, Pesquisa e Extensão- PEPE VIII
03/2011 - 03/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História na Prática Pedagógica I
Metodologia do Ensino de História
Prática do Ensino de História I
Prática do Ensino de História II
03/2010 - 03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

Cargo ou função
Representante do Departamento de Educação no Comitê Assessor do Programa de Monitoria.
06/2014 - 10/2014
Direção e administração, UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, Departamento de Educação.

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
10/2012 - 10/2014
Direção e administração, UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Especialização Culturas e História dos Povos Indígenas.
08/2011 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, .

Cargo ou função
Representante do Departamento de Educação no Colégiado de Coordenação Didática do curso de Licenciatura em História.
10/2009 - 10/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação.
08/2010 - 08/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão de Ensino do Departamento de Educação.
10/2009 - 10/2012
Outras atividades técnico-científicas , UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO.

Atividade realizada
Integrante da Coordenação Colegiada do subprojeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia no PIBID.
12/2010 - 07/2012
Extensão universitária , UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora Pedagógica do Projeto Ação/Reflexão/ Ação da Rede Nacional de Formação de Professores.
04/2010 - 04/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, .

Cargo ou função
Integrante do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Graduação em Pedagogia.
01/2011 - 06/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão de Avaliação de Progressão.
02/2008 - 07/2008
Ensino, Licenciatura Agrícola, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento da Educação no Brasil
Fundamentos Históricos, Filosoficos e Sociologicos da Educação
08/2007 - 12/2007
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociologicos da Educação

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História-PROFHIST

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Aluna do Doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de História- ProfHistória, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da História
07/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

08/2016 - 12/2016
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de História- ProfHistória, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da História

Fundação Educacional Jayme de Altavila r, FEJAL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 15

Atividades

03/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Educacional Jayme de Altavila, .

Cargo ou função
Membro do Nucleo de Estágio Supevisionado em História e Pedagogia.
02/2007 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cidadania e História
Formação Economica Politica e Social do Brasil
02/2007 - Atual
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte
História de Alagoas
História da Cultura
História do Brasil
06/2007 - 10/2007
Extensão universitária , Fundação Educacional Jayme de Altavila, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Aperfeicoamento de História e Patrimonio.
03/2007 - 05/2007
Extensão universitária , Fundação Educacional Jayme de Altavila, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento de História.

Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

Atividades

06/2004 - 03/2005
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes- Departamento de Letras, .

Treinamentos ministrados
Monitoria da Disciplina Análise do Discurso
07/2003 - 03/2004
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - Departamento de Histótia, .

Treinamentos ministrados
Monitoria da Disciplina História da América
06/2003 - 01/2004
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.

Atividade de extensão realizada
Projeto de Pesquisa : Domingos Fernandes Calabar: nem herói nem traidor,mas um fundador de povos.
08/2002 - 06/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Nacional de Pesquisa, .

07/2002 - 03/2003
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - Departamento de Histótia, .

Treinamentos ministrados
Monitoria da Disciplina Paleografia

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participação do Projeto de Pesquisa PIBIC : Discurso, Mìdia e Ideologia


Associação Comercial De Maceió, ACMA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2003 - 10/2003
Estágios .

Estágio realizado
Transcrição da Documentação Histórica.


Linhas de pesquisa


1.
Discurso: Sujeito, História e Ideologia
2.
Ensino de História: Currículo, Avaliação e Aprendizagem

Objetivo: Discutir e Estudar questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem história, aos currículos de História na Educação Básica e no Ensino Superior, a organização do processo de avaliação na disciplina de história e o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes na área de História.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Aprendizagem Histórica; Ensino de História.
3.
Histórias e Memórias das Práticas Educativas e Instituições de Ensino

Objetivo: Investigar o processo de organização do sistema de ensino no século XX e XXI, bem como analisar a prática pedagógica dos docentes nas escolas no século XIX e XX..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: História da Educação; Instituições Escolares.
4.
Saberes Históricos no Espaço Escolar
5.
Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Observatório da História Pública: Produção Audiovisual, Mídias sociais e a Aprendizagem Histórica.
Descrição: O presente projeto tem a intenção de problematizar a empatia gerada pela história pública nos adolescentes e público em geral e entender o processo de aprendizagem histórica construída a partir desses espaços. Dessa forma, buscaremos compreender como os adolescentes mobilizam o passado para explicar o presente, tendo como base o conhecimento histórico produzido pela ?vasta produção editorial, audiovisual, museológica, entre outras, que mobilizam saberes históricos?, principalmente, a produção audiovisual (seriado e canais de youtuber)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Juliana Alves de Andrade - Coordenador / Allana Carolyne da Silva Aquino - Integrante / Daniela Martins de Menezes Moraes - Integrante.
2014 - Atual
O saber histórico escolar de criança e Adolescentes do mundo contemporâneo: aulas de história e a formação da consciência histórica
Descrição: Esta proposta de investigação tem como objetivo analisar o que sabem as crianças e adolescentes das escolas públicas do 9º ano e do 3º ano sobre história política e os seus conceitos fundamentais (Democracia, participação popular, republicanismo) cultura dos povos africanos e indígenas, sobre a trajetória dos afro-brasileiros no período do pós-aboliação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Juliana Alves de Andrade - Coordenador.
2014 - Atual
Histórias e Memórias dos Professores Universitários que atuavam em Pernambuco como formadores de professores da educação básica durante o período 1960-1990
Descrição: O presente projeto tem por objetivo analisar as memórias individuais e coletivas dos professores universitários que fizeram e/ou fazem parte do processo de formação de professores da Educação Básica no Brasil. Nossa intenção é perceber a organização da ação pedagógica estabelecida por esses profissionais, os métodos de ensino e suas as trajetórias formativas, ou seja, com quem esses professores dialogavam teoricamente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Juliana Alves de Andrade - Coordenador / Humberto da Silva Miranda - Integrante / Lucas Visctor Silva - Integrante.
2009 - 2014
Experiências Camponesas no interior do Norte do Imperio.
Descrição: O presente projeto busca problematizar como a população livre entre 1870-1890 tinha acesso a terra e que tipo de implicação esse acesso possibilitava a suas vidas?. Já que minha preocupação não se restringia a questão fundiária, uma vez que, procuramos perceber as estratégias de sobrevivência adotadas pelo segundo maior grupo populacional, que habitava no universo rural alagoano durante o período escravista e pós-escravista. Com isso, buscávamos entender de que maneira a desagregação da escravidão, a reorganização da economia e as reformas sociais refletiam na vivência cotidiana de parte significativa da população..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Mídia e Representação Social do Oprimido: a construção da representação da mídia sobre o MST
Descrição: Analisar o discurso da Revista Veja, sobre o MST.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Juliana Alves de Andrade - Coordenador.
2003 - 2004
Projeto de Pesquisa PIBIC: Discurso, Mídia e Ideologia
Descrição: Analisamos através dos referencias teórico-metodológico da análise do discurso de linha francesa, da teoria social e política, como operam as forças políticas nos processos eleitorais,percebendo as propostas de intervenção na realidade explicitadas pelos canditatos, identificando a forma-sujeito inscrita nos discursos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Juliana Alves de Andrade - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2001 - 2002
Projeto de Pesquisa PIBIC: O desvelamento do Discurso Eleitoral da Esquerda nas Eleições.
Descrição: Analisar os dicursos da Esquerda nas Eleições para Prefeitura de Maceió em 2000.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Juliana Alves de Andrade - Integrante / Belmira Rita da Costa Magalhães - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista História Hoje


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Movimentos Sociais Rurais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Direito Agrário.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Professora Homenageada pelos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia, turma 2011.2, UFRPE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Andrade, Juliana A. de2018Andrade, Juliana A. de; CADENA, S. . O RECIFE E O LIXO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE CYBER ESPAÇO E ENSINO DE HISTÓRIA. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA, v. 04, p. 01-274, 2018.

2.
Andrade, Juliana A. de2018Andrade, Juliana A. de; SILVA, M. M. F. T. . A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRIA DOS JOVENS NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES DE UM PROJETO PROMISSOR. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA, v. 04, p. 01-274, 2018.

3.
FERREIRA, C. A. L.2015FERREIRA, C. A. L. ; Andrade, Juliana A. de . Do fazer-se ao tornar-se professor de História: A pesquisa como elemento articulador do prática docente. Mosaico (Goiânia), v. 8, p. 135-144, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Andrade, Juliana A. de; SILVA, T. A. . O ensino da temática indígena: subsídios didáticos para o estudo das sociodiversidade indígenas. 01. ed. Recife: Rascunho, 2017. v. 100. 242p .

2.
Andrade, Juliana A. de; BARBOSA, L. F. (Org.) ; SILVA, A. R. R. (Org.) ; MARCELINO JUNIOR, C. A. C. (Org.) . PIBID: reflexões teóricas e vivências formativas. 01. ed. Recife: EDUFRPE, 2017. v. 400. 196p .

3.
Andrade, Juliana A. de; BARBOSA, L. F. (Org.) ; SILVA, A. R. R. (Org.) ; MARCELINO JUNIOR, C. A. C. (Org.) . Iniciação à docência: apontamentos do PIBID/UFRPE sobre contextualização e interdisciplinaridade. 01. ed. Recife: EDUFRPE, 2017. v. 400. 21p .

4.
Andrade, Juliana A. de; BARBOSA, L. F. (Org.) ; ARAUJO, M. L. F. (Org.) . PIBID Biologia na UFRPE: construindo conhecimentos na parceria universidade-escola. 03. ed. Recife: EDUFRPE, 2017. v. 200. 158p .

5.
Andrade, Juliana A. de. História, 3º ano, Ensino Fundamental. 1. ed. , 2013. v. 1. 140p .

6.
Andrade, Juliana A. de. História, 4° ano, Ensino Fundamental. 1. ed. , 2013. v. 1. 146p .

7.
Andrade, Juliana A. de. História, 2º ano,Ensino Fundamental. 1. ed. Recife: 3D, 2011. v. 1. 113p .

Capítulos de livros publicados
1.
Andrade, Juliana A. de; GIL, C. Z. V. . O QUE PODEMOS APRENDER QUANDO CLIO ESTÁ NO FACEBOOK?: REFLE-XÕES SOBRE APRENDIZAGEM HISTÓRICA, PATRIMÔNIO CULTURAL E REDES SOCIAIS. In: Carmen Zeli de Vargas Gil; Dilce Eclai de Vargas Gil Vicent. (Org.). Aprender com o patrimônio no contexto da cultura digital. 01ed.Porto Alegre: EDUFRG, 2017, v. 01, p. 05-137.

2.
Andrade, Juliana A. de; BARBOSA, L. F. ; SILVA, A. R. R. ; MARCELINO JUNIOR, C. A. C. . O PIBID/UFRPE e sua trajetória: historicizando o processo de institucionalização e fortalecimento de um programa de formação inicial de professores (as) no contexto Universidade-Escola. In: Adriano Regis Melo Rodrigues da Silva; Cristiano de A. C. Marcelino Júnior; Juliana Alves de Andrade; Lúcia Falcão Barbosa; Monica Lopes Folena Araúj. (Org.). PIBID: reflexões teóricas e vivências formativas. 01ed.Recife: EDUFRPE, 2017, v. 01, p. 21-196.

3.
Andrade, Juliana A. de; FALCAO, L. B. ; SILVA, A. R. R. ; MARCELINO JUNIOR, C. A. C. . Nota dos Organizadores Vol. I. In: Adriano Regis Melo Rodrigues da Silva; Cristiano de A. C. Marcelino Júnior; Juliana Alves de Andrade; Lúcia Falcão Barbosa; Monica Lopes Folena Araújo. (Org.). PIBID: reflexões teóricas e vivências formativas. 01ed.Recife: EDUFRPE, 2017, v. 01, p. 10-12.

4.
Andrade, Juliana A. de; BARBOSA, L. F. ; SILVA, A. R. R. ; MARCELINO JUNIOR, C. A. C. . Nota dos Organizadores. Vol. II. In: Adriano Regis Melo Rodrigues da Silva; Cristiano de A. C. Marcelino Júnior; Juliana Alves de Andrade; Lúcia Falcão Barbosa; Monica Lopes Folena Araújo. (Org.). Iniciação à docência: apontamentos do PIBID/UFRPE sobre contextualização e interdisciplinaridade. 02ed.Recife: EDUFRPE, 2017, v. 02, p. 10-12.

5.
MOLINA, A. H. ; FERREIRA, C. A. L. ; Andrade, Juliana A. de . Por uma Cartografia da Cultura Histórica Escolar: investigando o que sabem os estudantes do ensino fundamental sobre história e cultura dos povos indígenas e afro-brasileiros. In: MOLINA, Ana Heloisa; FERREIRA, Carlos Augusto Lima. (Org.). Entre Textos e Contextos: Caminhos do Ensino de História. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 9-545.

6.
ARAUJO, B. ; GUIMARAES, J. ; SILVA, L. V. ; Andrade, Juliana A. de . Trabalhadores rurais,Camponeses e Movimentos Sociais Rurais nos livros didáticos de História: breves apontamentos sobre o lugar desses sujeitos na literatura didática. In: Silva, Lucas Victor; Araújo, Bruno; Guimarães, Janaina. (Org.). História e Contemporaneidade: articulando espaços, construindo conhecimentos. 1ªed.Recife: UFPE, 2015, v. 01, p. 138-161.

7.
Andrade, Juliana A. de; MACIEL, O. . AGRICULTORES, PRETOS, SITIANTES E OUTRAS GENTES DO VALE: O UNIVERSAL RURAL DAS ALAGOAS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX.. In: Osvaldo Maciel. (Org.). Pesquisando na Província: Economia, trabalho e cultura numa sociedade escravista( Alagoas, XIX). 1ed.Maceió: Q-Gráfica/Uneal, 2011, v. 1, p. 1-169.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Andrade, Juliana A. de; CABRAL, G. . Cultura Histórica Escolar: reflexões sobre a formação da consciência histórica em sala de aula. In: V Seminário Internacional História e Historiografia, 2016, Recife. A história na encruzilhada dos tempos. Recife: UFPE, 2016. v. 01. p. 01-01.

2.
Andrade, Juliana A. de; SILVA, M. . A consciência histórica de Adolescentes do Ensino Médio sobre os Regimes Totalitários. In: XI Encontro Estadual da ANPUH-PE, 2016, Recife. Democracia e Diversidade: produção e socialização do conhecimento histórico. Recife: UFRPE, 2016. v. 01. p. 01-130.

3.
Andrade, Juliana A. de; Lima, Marta Margarida de Andrade ; FERREIRA, D. . Um panorama das Pesquisas sobre Ensino de História em Pernambuco. In: Caravana Estadual ANPUH-PE 25 anos, 2015, Recife. Caravana Estadual. Recife: UFPE, 2015. v. 01. p. 01-47.

4.
ANDRADE. A Formação da Identidade campesina em Alagoas. In: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011, Recife. Alas Recife 2011, 2011.

5.
ANDRADE. Sob a renda da família: roceiros, mocambeiros e outros agentes na formação do campesinato nordestino (Alagoas século XIX). In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anpuh: 50 anos, 2011.

6.
ANDRADE. A economia dos agricultores pobres em Alagoas. In: XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2011, Salvador. Diversidades e desigualdades, 2011.

7.
ANDRADE. Os homens livres pobres na produção do Espaço nas Alagoas Oitocentista. In: IV Encontro Estadual de História, 2010, Natal. Identidades na História, 2010.

8.
ANDRADE. Gente do Vale: a arte do viver dos homens livres pobres em Alagoas no século XIX. In: X Congresso Internacional Brazilian Studies Association, 2010, Brasília. X BRASA, 2010.

9.
ANDRADE. Da Prática educativa á formação docente á prática educativa outra vez. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Minas Gerais. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educativas, 2010.

10.
ANDRADE. Entre Saberes e Práticas: O Estágio Supervisionado na formação de professores de história. In: VII Encontro Nacional Perspectivas para o Ensino de História, 2009, Uberlândia. Ensino de História, Cidadania e Consciência Histórica, 2009.

11.
ANDRADE. Entre a conservadoria e a expansão: A influência de José Mendonça de Mattos Moreira na política agrária em Alagoas (1795-1820). In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. História e Ètica, 2009.

12.
ANDRADE. Das artes do viver: os afazeres que brotam do olhar oficial no Vale do Paraíba. In: 4º Encontro Cultura e Memória, 2009, Recife. História e Trabalho, 2009.

13.
ANDRADE. "Somos Madeira de Lei que Cupim não Rói": A política de conservação das matas em Alagoas no século XVIII. In: I Colóquio Internacional de História, 2008, Campina Grande. I Colóqui Internacional de História. Campina Grande: EDUEPB, 2008. v. 01. p. 01-82.

14.
ANDRADE. Vizinhos da Coroa: homens livres pobres na Mata Norte das Alagoas. In: I Encontro de História do Império Brasileiro- Multiplas Visões: Cultura Histórica no Oitocentos, 2008, João Pessoa. I Encontro de História do Império Brasileiro- Múltiplas Visões Cultura Histórica no Oitocentos. João Pessoa: EDUFPB, 2008. v. 01. p. 05-167.

15.
ANDRADE. A Mata em Movimento. In: I Encontro de História do Império Brasileiro- Multiplas Visões: Cultura Histórica no Oitocentos, 2008, João Pessoa. I Encontro de História do Império Brasileiro- Múltiplas Visões Cultura Histórica no Oitocentos. João Pessoa: EDUFPB, 2008. v. 01. p. 05-167.

16.
ANDRADE. Sob a mira da Coroa: a política de Conservação das Matas Alagoanas. In: I Seminário Nacional Poderes e Sociabilidades, 2008, Recife. Poderes e Sociabilidades na História. Recife: PPGH-UFPE, 2008. v. 01. p. 01-10.

17.
ANDRADE. Direito Agrário, Leis Costumeiras e Povos das Matas Reais: o universo dos pobres rurais nas províncias de Alagoas e Pernambuco (1832-1850). In: XXIVsimpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. São Leopoldo: Oikos, 2007. v. XXIV. p. 234-242.

18.
ANDRADE. Os matutos das matas e seu cotidiano: cotidiano rural nas fronteiras provincias do norte nos oitocentos. In: I Encontro Regional em História Social e Cultural, 2007, Recife. I Encontro Regional em História Social e Cultural. Recife: EDUFRPE, 2007. v. I. p. 78-92.

19.
ANDRADE. Experiências e Práticas dos Pobres Rurais: Elementos para a construção do conhecimento histórico. In: I Colóquio Internacional de História: Brasil e Portugal-nossa história ontem e hoje, 2007, Recife. I Colóqui Internacional de História: Brasil e Portugal-nossa história ontem e hoje. Recife: EDUFRPE, 2007. v. 01. p. 01-120.

20.
ANDRADE. Os pobres rurais das matas reais: exclusão e resistência nas fronteiras de Alagoas e Pernambuco (1832-1850). In: 3º Encontro Cultura e Memória-História:cultura e sentimento, 2007, Recife. 3º Encontro Cultura e Memória-História:cultura e sentimento. Recife: EDUFPE, 2007. v. 01. p. 01-90.

21.
ANDRADE. Discurso, Midia e Ideologia: DE Lula -LÁ á Lula Light: Uma Análise do Discurso da Campanha Eleitoral. In: V Encontro Nordestino de História/ V Encontro Estadual de História, 2004, Recife. V Encontro Nordestino de História/ V Encontro Estadual de História. Recife: ANPUH_PE, 2004. v. 01. p. 05-98.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Andrade, Juliana A. de; BARRETO, I. . O conhecimento Histórico Escolar da Juventude Contemporânea sobre o continente africano e sua cultura no Brasil. In: XI Encontro Estadual ANPUH- Democracia e Diversidade, 2016, Recife. Democracia e Diversidade: Produção e Socialização do Conhecimento. Recife: UFRPE, 2016. v. 01. p. 01-130.

2.
Andrade, Juliana A. de; FREITAS, L. . O Lugar do Indígena no Contexto Escolar: as concepções dos alunos do 9º ano sobre a História e a Cultura dos povos indigenas. In: XI Encontro Estadual da ANPUH-PE, 2016, Recife. Democracia e Diversidade: Produção e socialização do conhecimento histórico. Recife: UFRPE, 2016. v. 01. p. 01-130.

3.
Andrade, Juliana A. de; ARAUJO, G. . Contextualizar e Refletir: estratégias utilizadas pelos professores do Ensino Médio nas aulas de História. In: XI Encontro Estadual da ANPUH-PE, 2016, Recife. Democracia e Diversidade:Produção e socialização do conhecimento histórico. Recife: UFRPE, 2016. v. 01. p. 01-130.

4.
Andrade, Juliana A. de. O saber histórico escolar de crianças e adolescentes na cidade do Recife: um breve panorama sobre o ensino de história. In: IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História, 2015, Minas Gerais. Questões socialmente vivas. Minas Gerais: UFMG, 2015. v. 01.

5.
Andrade, Juliana A. de. O ENSINO DE HISTÓRIA E OS JOVENS: APRENDIZAGEM HISTÓRICA E OS ESPAÇOS EXTRA-ESCOLARES. In: IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História., 2015, Minas Gerais. Questões socialmente Vivas. Minas Gerais: UFMG, 2015. v. 01. p. 05-345.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE. Somos Madeira de Lei que Cupim não roi: A politica de conservação das matas em Alagoas no século XVIII. In: I Colóquio Internacional de História, 2008, Campina Grande. I Colóquio Internacional de História. Campina Grande: EDUEPB, 2008. v. 01. p. 05-170.

2.
ANDRADE. Vizinhos da Coroa: homens livres pobres na Mata Norte das Alagoas. In: I Encontro de História do Império Brasileiro- Multiplas Visões: Cultura Histórica no Oitocentos, 2008, João Pessoa. I Encontro de História do Império Brasileiro- Múltiplas Visões Cultura Histórica no Oitocentos. João Pessoa: EDUFPB, 2008. v. 01. p. 05-78.

3.
ANDRADE. A Mata em Movimento. In: I Encontro de História do Império Brasileiro- Multiplas Visões: Cultura Histórica no Oitocentos, 2008, João Pessoa. I Encontro de História do Império Brasileiro- Múltiplas Visões Cultura Histórica no Oitocentos. João Pessoa: EDUFPB, 2008. v. 01. p. 05-78.

4.
ANDRADE. "somos madeira de Lei que Cupim não rói": A política de conservação das matas alagoanas. In: I Seminário Nacional Poderes e Sociabilidades na História, 2008, Recife. Poderes e Sociabilidades na História. Recife: PPGH-UFPE, 2008. v. 01. p. 03-93.

5.
ANDRADE. Direito Agrário, Leis Costumeiras e Povos das Matas Reais: o universo dos pobres rurais nas províncias de Alagoas e Pernambuco (1832-1850). In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. XXIV Simpósio Nacional de História. São Leopoldo: Oikos, 2007. v. 01. p. 11-611.

6.
ANDRADE. Experiências e Práticas dos Pobres Rurais: Elementos para a construção do conhecimento histórico. In: I Colóquio Internacional de História: Brasil e Portugal-nossa história ontem e hoje, 2007, Recife. I Colóqui Internacional de História: Brasil e Portugal-nossa história ontem e hoje. Recife: EDUFRPE, 2007. v. 01. p. 03-137.

7.
ANDRADE. Os matutos das matas e seu cotidiano: cotidiano rural nas fronteiras provincias do norte nos oitocentos. In: I Encontro Regional em História Social e Cultural, 2007, Recife. I Encontro Regional em História Social e Cultural. Recife: EDUFRPE, 2007. v. 01. p. 05-152.

8.
ANDRADE. Os pobres rurais das matas reais: exclusão e resistência nas fronteiras de Alagoas e Pernambuco (1832-1850). In: 3º Encontro Cultura e Memória-História:cultura e sentimento, 2007, Recife. 3º Encontro Cultura e Memória-História:cultura e sentimento. Recife: EDUFPE, 2007. v. 01. p. 03-119.

9.
ANDRADE. DE Lula -LÁ á Lula Light: Uma Análise do Discurso da Campanha Eleitoral. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA, 2005, MACEIÓ. I ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA. MACEIÓ: GRAFITEX, 2005. v. 01. p. 05-92.

10.
ANDRADE. Discurso,Mídia e Ideologia: De Lula LÁ á Lula Light. In: V ENCONTRO NORDESTINO DE HISTÓRIA, 2004, RECIFE. V ENCONTRO NORDESTINO DE HISTÓRIA: SIMPÓSIO TEMÁTICO- POLÍTICA, INTELECTUAIS E RELIGIÃO, 2004.

11.
ANDRADE. Discurso, Mídia e Ideologia. In: XXIV ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE HISTÓRIA, 2004, RECIFE. XXIV ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE HISTÓRIA, 2004.

12.
ANDRADE. Discurso, Mìdia e Ideologia. In: XXIV Encontro Nacional dos Estudantes de História, 2004, Recife. XXIV ENEH-História, Exclusão e Divida Social. Recife: EDUFRPE, 2004. v. 01. p. 2-115.

13.
ANDRADE. Discurso, Mídia e Ideologia: DE Lula -LÁ á Lula Light: Uma Análise do Discurso da Campanha Eleitoral. In: V Encontro Nordestino de História/ V Encontro Estadual de História, 2004, Recife. V Encontro Nordestino de História/ V Encontro Estadual de História. Recife: ANPUH_PE, 2004. v. 01. p. 05-115.

14.
ANDRADE. Discurso, Mìdia e Ideologia. In: XIV CONGRESSO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, 2004, MACEIÓ. XIV CONGRESSO ACADÊMICO DA UFAL. MACEIÓ: dismidia, 2004. v. 01. p. 01-209.

Apresentações de Trabalho
1.
Andrade, Juliana A. de. Cultura histórica escolar: reflexões sobre a formação da consciência histórica em sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Andrade, Juliana A. de. A reforma do Ensino Médio e os riscos ás licenciaturas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Andrade, Juliana A. de; Lima, Marta Margarida de Andrade . Entre apostas políticas e desafios epistemológicos: reflexões sobre a construção dos parâmetros curriculares para a educação básica do Estado de Pernambuco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ANDRADE. O saber histórico escolar de crianças e adolescentes na cidade do Recife: um breve panorama sobre o ensino de história. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ANDRADE. Os desafios do Espaço Escolar em Pernambuco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ANDRADE. Possibilidades e desafios da metodologia do Ensino de História no contexto da sala de Aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ANDRADE. Entre Fatos e Fontes: os documentos da conservadoria das Matas (1796-1830). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ANDRADE. Somos Madeira de Lei que Cupim não roi: A politica de conservação das matas em Alagoas no século XVIII. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ANDRADE. Matas Protetoras: Cultura e Direitos nas Fronteiras das Províncias de Alagoas e Pernambuco no século XIX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ANDRADE. Os pobres rurais das matas reais: exclusão e resistência nas fronteiras de Alagoas e Pernambuco. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ANDRADE. Os matutos das matas e os costumes: cotidiano rural nas fronteiras provinciais do norte nos oitocentos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ANDRADE. Experiências e Práticas dos Pobres Rurais: Elementos para a construção do conhecimento histórico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ANDRADE. Direito Agrário, Leis Costumeiras e Povos das Matas Reais: o universo dos pobres rurais nas províncias de Alagoas e Pernambuco (1832-1850). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ANDRADE. Direita e Esquerda? Uma Análise do Discurso. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
ANDRADE. De Trabalhadores a Bandidos: VEJA eo MST. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
ANDRADE. Discurso, Mìdia e Ideologia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ANDRADE. DE Lula -LÁ á Lula Light: Uma Análise do Discurso da Campanha Eleitoral. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ANDRADE. Mídia e Representação Social do Oprimido: a construção da representação da mídia sobre o MST. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ANDRADE. Discurso, Mìdia e Ideologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ANDRADE. DE Lula -LÁ á Lula Light: Uma Análise do Discurso da Campanha Eleitoral. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ANDRADE. Discurso, Mìdia e Ideologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ANDRADE. Domingos Fernandes Calabar: Um brasileiro rebelde. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ANDRADE. Domingos Fernandes Calabar: Um Brasileiro Rebelde. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ANDRADE. Primeiras Abordagens Sobre o Discurso de Luís Inácio Lula da Silva nas Eleições para á Presidência/2002. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ANDRADE. Domingos Fernandes Calabar: Nem Herói NemTraidor, Mas Um Fundador de Povos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
ANDRADE. Paleografia: A importância do Documento Primário. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
ANDRADE. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Recife: CEPE, 2013 (Material Didático-Pedagógico).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Andrade, Juliana A. de. 2ª oficina de Elaboração dos Parâmetros Curriculares de Ciências Humanas para Educação Básica de Pernambuco. 2013.

2.
Andrade, Juliana A. de. 3ª oficina de Elaboração dos Programas de Ensino de Ciências Humanas para a Educação Básica de Pernambuco. 2013.

3.
Andrade, Juliana A. de. Elaboração dos Programas de Ensino de Ciências Humanas para Educação Básica em Pernambuco. 2013.

4.
Andrade, Juliana A. de. Oficina de Elaboração dos Parâmetros Curriculares para Educação Básica de Pernambuco. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
Andrade, Juliana A. de; MAYNARD, D. . Avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD -Àrea de História 2018. 2017.

2.
CAINELLI, M. ; Andrade, Juliana A. de . Avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático-PNLD. Àrea de História. 2017. 2016.

3.
MAYNARD, D. ; ANDRADE . Avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático-PNLD. Àrea de História. 2016. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
Juliana Alves de. GT Ensino de História e Educação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Andrade, Juliana A. de; SILVA, T. A. ; MIRANDA, H. S. ; LIMA, M. M. A. . História e Culturas dos Povos Indígenas: (con)textos e perspectivas. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto para o curso de Especialização).

3.
Andrade, Juliana A. de; MIRANDA, H. S. ; SILVA, L. V. ; ARAUJO, M. F. . DEd/UFRPE 50 anos: Histórias e Memórias. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Comenorativo).

4.
ANDRADE. Livros Didáticos de História e sociologia para o Ensino Médio: Das políticas públicas educacionais á inserção socioeducacional. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ANDRADE; LIMA, M. M. A. . Livros Didáticos de História e Sociologia para o Ensino Médio: das políticas públicas educacionais à inserção socioeducativa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
Andrade, Juliana A. de. História da Educação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ANDRADE. História dos Processos educativos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ANDRADE. Educação Escolar e Multiculturalidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
ANDRADE. A produção de documentos: a relação entre fonte e a história social na construção do campo dos saberes históricos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
ANDRADE. Por Uma história "vista de baixo": Entre Fontes, Agentes e Narrativas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
ANDRADE. 2ª Secretaria da Associação Nacional de História do Nucleo Regional- Alagoas. 2006. (2ª Secretaria da Associação Nacional de História do Nucleo Regional- Alagoas).

12.
ANDRADE. Coordenação Administrativa do Centro Acadêmico de História. 2003. (Coordenação Administrativa).

Demais trabalhos
1.
ANDRADE. GT: As Novas Àreas de Atuação do Profissional de História. 2005 (Grupo de Trabalho/Mediador da Discussão) .

2.
ANDRADE. GT: Comunicações Livres. 2005 (Grupo de Trabalho/Mediador da Discussão) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Andrade, Juliana A. de; Araújo, Túlio Velho B. de. Participação em banca de João Luiz de Lima. Livros didáticos de OSPB: análise sociológica dos conteúdos programáticos. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o E) - Fundação Joaquim Nabuco.

2.
Andrade, Juliana A. de; FERNANDES, R. A. U.; SANTOS, M. S. T.; SILVA, V. E. F.. Participação em banca de Mariama da Mata Leite Moura. A influência do Movimento Manguebeat na Cena Cultural do Recife: Um estudo a partir da identidade e do consumo. 2017. Dissertação (Mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
Andrade, Juliana A. de; DABAT, C. P. Y. R.; CHRISTILLINO, C. L.. Participação em banca de Davi Costa Araoucha. A vara, a Vela e o Remo: Trabalho e Trabalhadores nos rios e Portos do Recife Oitocentistas. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
ANDRADE. Participação em banca de Danielle da Silva Ferreira. Patrimônio Cultural pernambucano nos livros didáticos de história regional: tecendo a formação histórica nos anos iniciais da educação básica. 2015. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura Regional) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

5.
ZARIAS, A.; MONTEIRO, A. R. A.; ANDRADE. Participação em banca de Thayene Gomes Cavalcante. Adoção do Livro Didático de Sociologia na Educaçao Básica: Estudo com Docentes da Rede Pública da Primeira Gerência Regional de Ensino da Paraíba. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o E) - Fundação Joaquim Nabuco.

Teses de doutorado
1.
Andrade, Juliana A. de; DABAT, C. P. Y. R.; LIMA, M. S. A.; MIRANDA, C. A. C.; OLIVIERA, T. B.. Participação em banca de Nágila Maia de Morais Galvão. Entre o mutualismo e o sindicalismo: a resistência solidária dos trabalhadores portuários de Fortaleza (1912-1933). 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
BRANDAO, T. M. P.; DABAT, C. P. Y. R.; CHRISTILLINO, C. L.; MACIEL, C. A. A.; Andrade, Juliana A. de. Participação em banca de Amaro Hélio Leite da Silva. Colônia Militar Leopoldina: Das "Matas Incultas" ás " Matas Civilizadas" (1851-1867). 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
ANDRADE. Participação em banca de Amaro Hélio Leite da Silva. Colônia Militar Leopoldina (Alagoas): Das Matas incultas ás matas civilizadas (1851-1867). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
Andrade, Juliana A. de; MIRANDA, H. S.; MORELLI, A. J.. Participação em banca de Emanuel Bernardo Tenório Cavalcante. Das ruas para o Ensino de História: Redemocratização, infância e movimentos sociais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História- ProfHistória) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Andrade, Juliana A. de; MIRANDA, H. S.; SIMOES, P. M. U.. Participação em banca de Ademir de Brito Oliveira. Programa Mais Cultura nas Escolas: Um estudo da Implementação na Rede Pública de Ensino do Recife. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Educação, Culturas e Identidades) - Fundação Joaquim Nabuco.

3.
Andrade, Juliana A. de; CHRISTILLINO, C. L.; BRANDAO, T. M. P.. Participação em banca de Leandro Neves Diniz. Os homens livres pobres na transição do Trabalho Escravo para o Livre na Paraíba Oitocentista. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
Andrade, Juliana A. de; Lima, Marta Margarida de Andrade; OLIVEIRA, M. M. D.. Participação em banca de Hugo Alexandre de Araújo. Construtores do Conhecimento: Um olhar sobre os conceitos históricos de Nação, Evidência e Mudança. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História- ProfHistória) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
Andrade, Juliana A. de; BARBOSA, L. F.; SILVA, L. V.. Participação em banca de Marlon Anderson de Oliveira. Ensino de História e Protagonismo Juvenil no Ensino de História: As experiências de Ocupação através do Jogo de RPG. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História- ProfHistória) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
Andrade, Juliana A. de; CHRISTILLINO, C. L.; DABAT, C. P. Y. R.. Participação em banca de Davi Costa Araucha. A Canoa, a vara e o remo: crime e trabalho nos rios do Recife Oitocentista. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em História - UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
Araújo, Túlio Velho B. de; Meucci, Simone; Andrade, Juliana A. de. Participação em banca de João Luiz de Lima. Livros didáticos de OSPB: uma análise sociológica dos conteúdos programáticos (1969-1993). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o E) - Fundação Joaquim Nabuco.

8.
MARTINS, M. M.; SILVA, V. E. F.; ARRAZOLA, L. S. D.; SANTOS, M. S. T.; Andrade, Juliana A. de. Participação em banca de Mariama da Mata Leite Moura. A influência do movimento Manguebeat na cena cultural do Recife: um estudo a partir de identidade e do consumo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

9.
ANDRADE. Participação em banca de Thayene Gomes Cavalcante. A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um estudo com os docentes da rede pública de ensino da Primeira Gerência Regional de Ensino da Paraíba. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o E) - Fundação Joaquim Nabuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lima, Marta Margarida de Andrade; SOUZA, M. M. G.; Andrade, Juliana A. de. Participação em banca de Vivian de Oliveira Nascimento. O uso de paradidáticos na sala de aula: uma abordagem interdisciplinar no trabalho com a mitologia indígena. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
Andrade, Juliana A. de; Lima, Marta Margarida de Andrade; MIRANDA, H. S.. Participação em banca de Viviane Rodrigues de Araújo Alves. Refletindo a História e Cultura dos Povos Indígenas no ambiente escolar: representações indígenas no imaginário Infanto-Juvenil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
MIRANDA, H. S.; BRITO, T. A.; Andrade, Juliana A. de. Participação em banca de Flávio Roberto Rodrigues Gomes. Por uma educação específica, diferenciada e libertadora: o olhar do Conselho Indigenista Missionário sobre a educação escolar indígena. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
LIMA, M. M. A.; MIRANDA, H. S.; Andrade, Juliana A. de. Participação em banca de Geórgia Cristina Branco de Oliveira. Guerra dos Bárbaros: o silêncio sobre a resistência indígena na História do Brasil Colônia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

5.
Andrade, Juliana A. de; SILVA, E. H.; MIRANDA, H. S.. Participação em banca de Rosely Tavares de Souza. A lei 11.645 em Debate: formação de professores, livro didático e Relato de Experiência. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

6.
Andrade, Juliana A. de; LIRA, D. B.; Lima, Marta Margarida de Andrade. Participação em banca de Anna Cássia Francisca da Silva. Narrativas e Imagens dos Indígenas no espaço escolar: um estudo de caso. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

7.
Andrade, Juliana A. de; SILVA, E. H.; Lima, Marta Margarida de Andrade. Participação em banca de Leandro Arnóbio da Gama. Parâmetros Curriculares de Pernambuco e a Sociodiversidade Indígena: a abordagem da temática indígena nas aulas de História. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

8.
MIRANDA, H. S.; Lima, Marta Margarida de Andrade; Andrade, Juliana A. de. Participação em banca de Renata de Araújo Costa. Olhares sobre as indígenas crianças: Um estudo de Caso da Escola Municipal Genilda Martins de Paudalho-PE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

9.
MIRANDA, H. S.; SILVA, E. H.; Andrade, Juliana A. de. Participação em banca de Alecsandra Maria de Oliveira. As representações sobre as Indígenas Crianças: o olhar de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal em Riacho das Almas/PE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

10.
SOUZA, V. R. F. P. E.; MELO, E. S. S.; Andrade, Juliana A. de. Participação em banca de Fabíola Nascimento dos Santos. Mitos e Cosmologias indígenas como instrumento para o ensino da astronomia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

11.
SILVA, T. A.; SILVA, E. H.; Andrade, Juliana A. de. Participação em banca de Fernanda Cristina de Lima Andrade. O ensino da temática indígena no munícipio de Macaparana(PE): o que sabem os professores?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

12.
Lima, Marta Margarida de Andrade; MIRANDA, H. S.; Andrade, Juliana A. de. Participação em banca de Gizeli dos Prazeres Fônseca. Ensinar e aprender sobre histórias e culturas indígenas na formação inicial de professores. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

13.
VASCONCELOS, M. E.; Andrade, Juliana A. de; SILVA, P. J.. Participação em banca de Cláudio José dos Santos. Representações e Apropriações da Temática Indígena na sala de Aula: Reflexões acerca da Lei nº 11.645/2008 (2008-2014). 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

14.
SILVA, E. H.; LIRA, D. B.; Andrade, Juliana A. de. Participação em banca de Bruna Cristina da Silva. A temática indígena nos livros didáticos e a implementação da lei 11.645/2008: novas abordagens, novos paradigmas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

15.
SILVA, E. H.; SANTOS JUNIOR, C. F.; Andrade, Juliana A. de. Participação em banca de Flávio Joselino Benites. O índio na construção da identidade nacional: a obra Iracema de José de Alencar e o ensino da temática indígena. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

16.
Lima, Marta Margarida de Andrade; SOUZA, M. M. G.; Andrade, Juliana A. de. Participação em banca de Adriana Maria do Nascimento. Práticas Docentes que visam á desconstrução e estereótipos e preconceitos: o trabalho com gênero textual reportagem sobre história e culturas dos povos indígenas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

17.
Lima, Marta Margarida de Andrade; FERREIRA, D. S.; Andrade, Juliana A. de. Participação em banca de Thiago Silva de Oliveira. A representação indígena nos Livros Didáticos de História. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

18.
PAZ, J. S.; Lima, Marta Margarida de Andrade; Andrade, Juliana A. de. Participação em banca de André Luiz Eugenio Cruz. A musicalidade dos índios Fulni-ô de Águas Belas-PE: uma oficina de História e Arte a partir do CD Cantando com o sol do Grupo Fethxa. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

19.
Lima, Marta Margarida de Andrade; SILVA, E. H.; Andrade, Juliana A. de. Participação em banca de Levi Cavalcanti Silva. O uso do conceito "índio" nos livros didáticos de história: o saber escolar e a autodenominação dos povos originários do Brasil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Andrade, Juliana A. de; GUILLEN, I.; FREIRE, E. C.. Participação em banca de Manoel Caetano do Nascimento Jùnior.História Local ao Ensino de História: o que revelam as práticas pedagógicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Andrade, Juliana A. de; MIRANDA, H. S.. Participação em banca de Joana Correia de Araújo.Direitos fundamentais das crianças na educação básica: um estudo de caso de uma escola municipal no bairro de Dois Irmãos-Recife-PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
ANDRADE. Participação em banca de Irene Cabral do Nascimento.A implantação do regime de ensino em tempo integral no cotidiano escolar em uma escola da rede municipal do Recife. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
ANDRADE. Participação em banca de Carina Tamires da Silva e Amanda Maria Queiroz de Oliveira.Como os docentes e funcionários compreendem o bullying no contexto escolar?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

5.
ANDRADE. Participação em banca de Nayara Leite Miranda e Renata Georgia dos Santos.O significado da avaliação da aprendizagem na alfabetização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
ANDRADE. Memorial Descritivo Analítico apresentado pela professora Aurea Wischral. 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
ANDRADE. Memorial Descritivo Analítico da professora Evilda Rodrigues de Lima. 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
ANDRADE. Reflexões sobre uma Autobiografia da Trajetória de Paulo Donizéti Siepierski. 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
ANDRADE. Memorial Descritivo Analítico da professora Rejane Jurema Mansur Custodio Nogueira. 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Concurso público
1.
COSTA, I. B.; COSTA, A. F. S.; ANDRADE. Banca Examinadora da Seleção Pública Simplificada de Provas de Títulos e Didática para Constratação de Professor Substituto nas áreas: Tecnologia Téxtil, Conservação Téxtil e Lavandeiria/Ergonomia. 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
ANDRADE. Banca Examinadora do Concurso para Professor Tempória das áreas de Didática e Estágio Curricular em Pedagogia. 2012. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
ANDRADE. Banca Examinadora do Concurso para Professor Temporário das áreas de Didática, Metodologia do Ensino de História e Prática de Ensino de História. 2011. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Avaliação de cursos
1.
Andrade, Juliana A. de; PORFIRIO, P. F. A.. Comissão de Verificação das Condições da Faculdade do Belo Jardim-FBJ. 2017. Faculdade de Belo Jardim.

2.
Andrade, Juliana A. de; Lima, Marta Margarida de Andrade; SILVA, J. A. B.. Comissão de Verificação das Condições de Oferta do Curso de Licenciatura em História da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada. 2015. Autarquia Educacional de Serra Talhada AESET.

3.
Andrade, Juliana A. de; Lima, Marta Margarida de Andrade; SANTOS, C. B.. Comissão de Verificação das Condições de Oferta do Curso de Licenciatura em História da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira-FAFOPAI. 2015. Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira.

4.
Andrade, Juliana A. de; PORFIRIO, P. F. A.; SENNA FILHO, A. R.. Comissão de Verificação das Condições da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata/Universidade de Pernambuco. 2015. Universidade de Pernambuco.

Outras participações
1.
Andrade, Juliana A. de. Avaliação do Relatório Parcial da Versão (oral e Escrita) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC 2016-2017). 2017. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
MIRANDA, H. S.; Andrade, Juliana A. de. Banca Examinadora do Seminário de Avaliação PIBIC/PIC Relatório Parcial. 2016.

3.
MIRANDA, H. S.; Andrade, Juliana A. de. Banca Examinadora do Seminário de Avaliação do PIBIC/PIc Relatório Final. 2015.

4.
MIRANDA, H. S.; Andrade, Juliana A. de; SILVA, L. V.. Banca Examinadora do seminário de Avaliação PIBIC/PIC Relatório Parcial. 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

5.
ANDRADE. Seleção de Monitoria da Disciplina Estrutura e Funcionamento da Educação. 2014. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

6.
ANDRADE. Seleção de Monitoria para a disciplina História na Prática Pedagógica I e II. 2014. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

7.
ANDRADE. Comissão Julgadora dos trabalhos científicos da área de Ciências Humanas. 2012. Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

8.
ANDRADE. Banca Examinadora para seleção de monitor(a) nas disciplinas de Educação Afro-Brasileira, Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira e Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sociológicos da Educação Brasileira. 2011. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

9.
ANDRADE. Avaliadora dos Trabalhos de Iniciação Científica do X Encontro Nacional de História Oral. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

10.
ANDRADE. Avaliadora dos Relatórios Parciais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC/CNPQ/UFRPE). 2010. Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro de Ensino de História da UNINABUCO.A pesquisa no Ensino da História. 2017. (Encontro).

2.
o XXIX Simpósio Nacional de História.Face a Face: Os múltiplos espaços e a aprendizagem histórica dos Adolescentes na cidade do Recife na contemporaneidade. 2017. (Simpósio).

3.
Semana Acadêmica do Polo Universitário de Santo Antônio- FURG.Um mar de Histórias... ensino de história e patrimônio cultural de Pernambuco. 2017. (Oficina).

4.
VII Seminário TRT/UFPE & Caravana ANPUH/PE.História e Educação. 2017. (Seminário).

5.
XI Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História.Saber Histórico Escolar e História Pública: Como o currículo escolar articula os diferentes conhecimentos e fontes históricas?. 2017. (Encontro).

6.
Seminário de Avaliação e Planejamento do Departamento de Educação. 2016. (Encontro).

7.
Seminário Temático 2016.2: 1ª Semana de Estudos do Ensino de História- O Ensino de História e dos desafios da contemporaneidade.O ensino de história e o projeto escola sem partido. 2016. (Seminário).

8.
VI Encontro Nacional das Licenciaturas."Ser e Estar na Profissão: Operações institucionais e pedagógicas realizadas pelo PIBID/UFRPE no processo de construção da identidade docente. 2016. (Encontro).

9.
V Seminário Internacional História e Historiografia.Simpósio Temático: Ensino de História, Memória e Cultura Política. 2016. (Seminário).

10.
V Seminário Internacional História e Historiografia.Cultura Histórica escolar: reflexões sobre a formação da consciência histórica em sala de aula. 2016. (Seminário).

11.
XII Colóquio sobre Questões Curriculares. Entre apostas políticas e desafios epistemológicos: reflexões sobre a construção dos parâmetros curriculares para a educação básica do Estado de Pernambuco. 2016. (Congresso).

12.
XIII Encontro Nacional de História Oral. 2016. (Encontro).

13.
1º Seminário PIBID Nordeste e 5º Simpósio Baiano das Licenciaturas. 2015. (Simpósio).

14.
Caravana Estadual ANPUH/Pernambuco 25 anos. 2015. (Encontro).

15.
IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e o IV Encontro Internacional do Ensino de História.O saber histórico escolar de crianças e adolescentes na cidade do Recife: um breve panorama sobre o ensino de história. 2015. (Encontro).

16.
Seminário Um Balanço sobre a Obra de Jörn Rüsen: Teoria, Historiografia e Didática. 2015. (Seminário).

17.
I Reunião Pedagógica de Formação continuada da SECADI. 2014. (Encontro).

18.
IV Encontro de História do Império Brasileiro.Instrução nas Provínciais: Intelectuais, Escolarização e Prática Docentes. 2014. (Encontro).

19.
XI Seminário de Iniciação á Docência- Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes. 2014. (Seminário).

20.
XXVII Simpósio Nacional de História. 2013. (Simpósio).

21.
XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. 2011. (Congresso).

22.
II Encontro de História do Império Brasileiro. 2010. (Encontro).

23.
IV Encontro Estadual de História. 2010. (Encontro).

24.
X Brasilian Studies Association. Imperial Brazil. Coordenador da Mesa. 2010. (Congresso).

25.
XV Endipe- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

26.
VII Encontro Nacional Perspectiva para o Ensino de História. 2009. (Encontro).

27.
XXVIII International Congress of the Latin American Studies Associan. 2009. (Congresso).

28.
Congresso Internacional 1808: A Corte no Brasil. 2008. (Congresso).

29.
I Colóquio Internacional de História.Somos Madeira de Lei que Cupim não roi: A politica de conservação das matas em Alagoas no século XVIII. 2008. (Outra).

30.
I Seminário Nacional Poderes e Sociabilidades na História."Somos madeira de Lei que cupim não rói":.... 2008. (Seminário).

31.
3º Encontro Cultura e Memória.Os pobres rurais:resistência e exclusão. 2007. (Encontro).

32.
I Colóquio Internacional Brasil e Portugal: nossa história ontem e hoje.Experìência e Práticas dos pobres rurais. 2007. (Outra).

33.
I Encontro Regional em História Social e Cultural.Os matutos das matas e os costumes. 2007. (Encontro).

34.
XXIVsimpósio Nacional de História.O universo dos Pobres Rurais nas províncias de Alagoas e Pernambuco. 2007. (Encontro).

35.
I Encontro Nordestino de História Colonial. 2006. (Encontro).

36.
XII Encontro Estadual de História. 2006. (Encontro).

37.
57ª Reunião Anual da SBPC. Discurso, Mídia e Ideologia. 2005. (Congresso).

38.
I Encontro Estadual De História.De Lulá Lá a Lula Light. 2005. (Encontro).

39.
12ª SBPC Jovem. 2004. (Outra).

40.
56ª SBPC. 2004. (Outra).

41.
6ª Feira Sustentável. 2004. (Seminário).

42.
I Forum Social Alagoano: Outras Alagoas é Possivel. 2004. (Outra).

43.
O negro no mercado de Trabalho. 2004. (Seminário).

44.
V Encontro Nordestino de História/ V Encontro Estadual de História.De Lula Lá a Lula Light: Um analise da Campanha eleitoral. 2004. (Encontro).

45.
XXIV Encontro Nacional dos Estudantes de História.Discurso, Mídia e Ideologia. 2004. (Encontro).

46.
I Jornada Estadual de História. 2003. (Outra).

47.
I Simposio Universitário Alagoano. 2003. (Simpósio).

48.
IV-Encontro do Negro na Universidae. 2003. (Encontro).

49.
Seminário Reforma Agrária e Movimentos Sociais. 2003. (Seminário).

50.
XXII Simpósio Nacional de História. 2003. (Simpósio).

51.
I Semana da Cultura Afro- Alagoana. 2002. (Outra).

52.
IV Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. 2002. (Encontro).

53.
VII Semana de Ciências Sociais.Discurso, Midia e Ideologia. 2002. (Outra).

54.
XIV Encontro Regional dos Estudantes de História. 2002. (Encontro).

55.
I Semário de Introdução a Problemática da Transposição do Rio São Francisco. 2001. (Seminário).

56.
V Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História. 2001. (Encontro).

57.
XIII Encontro Regional dos Estudantes de História. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Andrade, Juliana A. de; BARBOSA, L. F. . I Seminário Estadual do PIBID e PIBID Diversidade do Estado de Pernambuco. 2017. (Outro).

2.
Andrade, Juliana A. de; SILVA, L. V. ; FALCAO, L. B. . IV SID-Simpósio de Iniciação á Docência/PIBID. 2016. (Outro).

3.
MIRANDA, H. S. ; Andrade, Juliana A. de . VI Prática Integrativa. 2016. (Outro).

4.
ANDRADE. IV Encontro de História do Impériod Brasileiro. 2015. (Outro).

5.
ANDRADE; MIRANDA, H. S. ; SILVA, L. V. . III Prática Integrativa História e Educação. 2015. (Outro).

6.
MIRANDA, H. S. ; LIMA, M. M. A. ; CADENA, S. ; ANDRADE . 1ª Jornada de Ensino de História de Pernambuco. 2015. (Congresso).

7.
BEZERRA, R. ; FALCAO, L. B. ; MIRANDA, H. S. ; SILVA, L. V. ; ANDRADE . IV Prática Integrativa História e Educação: o (des) cuidado de si e do outro. 2015. (Congresso).

8.
SILVA, L. V. ; MIRANDA, H. S. ; ANDRADE . II Prática Integrativa História e Educação: Direitos Humanos e a sociedade atual. 2014. (Congresso).

9.
BARBOSA, L. F. ; Andrade, Juliana A. de ; SILVA, L. V. . III SID- Simpósio de Iniciação á Docência. 2014. (Outro).

10.
ANDRADE. Encontro Regional dos Estudantes de História. 2005. (Congresso).

11.
ANDRADE. I Encontro Estadual de História. 2005. (Outro).

12.
ANDRADE. V Semana de História da UFAL. 2004. (Outro).

13.
ANDRADE. III Semana de História da UFAL. 2003. (Outro).

14.
ANDRADE. IV Semana de História da UFAL. 2003. (Outro).

15.
ANDRADE. II Semana do Fera de História da UFAL. 2003. (Outro).

16.
ANDRADE. Paleografia: A Importância do Documento Primário. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Josirene Souza Inocêncio de Lucena. História de Pescadores e Pescadoras de Pedra Negra: Entre o ensino de História, Educação Patrimonial e História Oral. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História- ProfHistória) - Universidade Federal de Pernambuco. (Coorientador).

2.
Silvio Ricardo Gouveia Cadena. Narrativas Digitais e a História do Brasil Colônia: uma proposição para a análise de memes e seus usos nas aulas de História. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura Regional) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).

3.
Emanuel Lopes de Souza Oliveira. História Escolar, Conflitos Agrários e Dimensões da Didática: Elaboração de Sequências Didático-histórica gerativas. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História- ProfHistória) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

4.
Jerônimo Adelino Pereira Cisneiros Galvão. Biografia na sala de Aula: A construção de Saberes históricos a partir do trabalho com histórias de vida. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História- ProfHistória) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

5.
Daniela Martins de Menezes Moraes. Aprendizagem Histórica Digital: possibilidades e desafios nas redes sociais. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História- ProfHistória) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Vivian Barros Umbelino. Historiografia Escolar: A progressão do conhecimento histórico nos livros didáticos destinados ao Ensino Fundamental (Anos finais). Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

2.
Matheus Moraes. Questões do tempo presente nas aulas de história: a formação da consciência histórica e o saber histórico escolar. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Icaro Santos. Onde se formam e como se formam os professores/pesquisadores de história em Pernambuco?: Memórias e Histórias dos cursos de história da UNICAP, UFRPE e UFPE. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Orientador).

2.
Allana Carolyne Silva de Aquino. Programa BIA-Aprendendo a ser e estar na profissão: A formação Inicial dos(as) professores(as) de História. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Leandro Arnobio da Gama. História e Cultura dos Povos Indigenas nos Parametros Curriculares de Pernambuco: Uma analise sobre o conceito de sociodiversidade indigena no documento curricular. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

2.
Ana Cássia Francisca da Silva. Ensino de História da temática Indígena nos anos finais: Um análise dos saberes históricos escolares. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

3.
Rosely Tavares de Souza.. Materiais Didáticos e o ensino da temática indígena: reflexão sobre práticas pedagógicas. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

4.
Viviane Rodrigues. Ensino de História e a representação dos povos indigenas: uma análise sobre os desenhos dos alunos do 7º ano dos anos finais. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

5.
Anna Cássia Francisca da Silva. Narrativas e Imagens dos Indígenas no espaço escolar: um estudo de caso. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

6.
Rosely Tavares de Souza. A lei 11.645 em Debate: formação de professores, livro didático e Relato de Experiência. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

7.
Leandro Arnóbio da Gama. Parâmetros Curriculares de Pernambuco e o debate da Sociodiversidade: a abordagem da temática indígena nas aulas de História. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Culturas dos Povos Indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Natália Silva Duque. Práticas de Educação Patrimonial no Cotidano escolar: um estudo da relação das ações da prefeitura de Olinda e a prática pedagógica dos professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

2.
Alexsandro Rafael da Silva. Ensino de História Local: o lugar da história municipal de Moreno no cotidiano Escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

3.
Eliana Brito Pereira. Fazeres Docentes: O cotidiano das Professoras nos Anos Iniciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

4.
Maria das Graças e Carla Patrícia Barbosa. Educação para as relações étnicas raciais nas escolas de educação infantil do municipio de camaragibe. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

5.
Amanda Lizete Araújo Rocha. Tempo perdido ou tempo vivido: Reflexões sobre o ensino de história na educação de jovens e adultos através do projovem na cidade do recife. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

Iniciação científica
1.
Adriana Maria de Figuerêdo Jansen. O saber histórico escolar nos anos finais: o que sabem as crianças sobre história da África e cultura dos povos africanos.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

2.
Damares Jonas. O saber histórico escolar dos alunos do 3º ano do ensino médio sobre história e cultura dos povos indígenas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

3.
Sílvio Ricardo Gouveia Cadena. A Cultura Política e a consciência histórica dos alunos do 3º ano do Ensino Médio.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

4.
Raquel Rebeca do Monte Queiroz. Histórias e Memórias do Departamento de Educação/UFRPE. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

5.
Breno Caique. Ensino de História e a formação cidadã: O que sabem as crianças do 9º ano sobre a história dos africanos e afrodescentes no Brasil. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

6.
Igor Barreto. Questões do tempo presente nas aulas de história: a formação da consciência histórica e o saber histórico escolar. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

7.
Lilian Carla. A cultura dos povos indígenas na sala de aula: reflexões sobre Aprendizagem Histórica de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental dos anos finais.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

Orientações de outra natureza
1.
SAMUEL DE SANTANA KHAN. Programa BIA História, Memória e Representações: A comida como um ato cultural. 2014. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

2.
CLARA MALAQUIAS DA COSTA. Programa BIA História, Memórias e Representações: A comida como um ato cultural.. 2014. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

3.
KARINA STERFFANY DA SILVA. Programa BIA Ded: Histórias e Memórias. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.

4.
ADRIANA GOMES NEVES BELCHIOR. Programa BIA Ded: Histórias e Memórias. 2014. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Juliana Alves de Andrade.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE. Possibilidades e desafios da metodologia do Ensino de História no contexto da sala de Aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Andrade, Juliana A. de. A reforma do Ensino Médio e os riscos ás licenciaturas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Andrade, Juliana A. de; Lima, Marta Margarida de Andrade . Entre apostas políticas e desafios epistemológicos: reflexões sobre a construção dos parâmetros curriculares para a educação básica do Estado de Pernambuco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ANDRADE. Educação Escolar e Multiculturalidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ANDRADE. A produção de documentos: a relação entre fonte e a história social na construção do campo dos saberes históricos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Juliana Alves de. GT Ensino de História e Educação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ANDRADE; LIMA, M. M. A. . Livros Didáticos de História e Sociologia para o Ensino Médio: das políticas públicas educacionais à inserção socioeducativa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Professora filiada a Associação Nacional de História/ANPUH-BR desde 2005. Membro da diretoria da Associação Nacional de História-ANPUH/Seção Alagoas, como 2ª Secretária na Gestão: 2005-2007. Atualmente, compõe a chapa "Juntxs pela Democracia" na vice- presidência da ANPUH/Seção Pernambuco na Gestão: 2016-2018.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 20:35:01