Marcio Pires

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  • Última atualização do currículo em 07/08/2018


possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (2004); mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História da Filosofia, com ênfase em Metafísica e Teoria do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas kantianos: filosofia transcendental, subjetividade, reflexão, juízo estético e teleologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcio Pires
Nome em citações bibliográficas
PIRES, Marcio

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Presidente Epitácio.
Rua José Ramos Junior, 27-50
Jardim Tropical
19470000 - Presidente Epitácio, SP - Brasil
Telefone: (18) 32819599
URL da Homepage: http://pep.ifsp.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2015
Doutorado em Filosofia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Subjetividade e sistema na filosofia transcendental de Kant, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Carlos Alberto Ribeiro de Moura.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Teoria do Conhecimento.
2005 - 2006
Mestrado em Filosofia.
Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Gênese e Constituição do Formalismo Subjetivo de Kant,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Clélia Aparecida Martins.
2001 - 2004
Graduação em Filosofia.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Da Impossibilidade da Metafísica enquanto Ciência à Gênese da Idéia Transcendental de Liberdade na Crítica da Razão Pura.
Orientador: Gilvan L Hansen.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2002 - 2004
Extensão universitária em Básico de Lingua Francesa. (Carga horária: 231h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Comunicação Didática: Habilidades de Ensino. (Carga horária: 48h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFSP - Campus Presidente Epitácio, .

03/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
02/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente Temporário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Linhas de pesquisa
Finitude e História
07/2015 - 02/2016
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Filosofia IV
07/2015 - 02/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Contemporânea
07/2015 - 02/2016
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Filosófica
02/2015 - 06/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Filosofia III
02/2015 - 06/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Geral I
02/2015 - 06/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria do Conhecimento II
07/2014 - 11/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Filosofia
07/2014 - 11/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
07/2014 - 11/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Contemporânea
07/2014 - 11/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Contemporânea
05/2014 - 07/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria do Conhecimento II
02/2014 - 07/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
02/2014 - 07/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Moderna
02/2014 - 07/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Moderna
07/2013 - 11/2013
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
02/2013 - 11/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia Moderna e Contemporânea
02/2013 - 06/2013
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III
02/2013 - 06/2013
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Filosofia V
07/2012 - 11/2012
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
07/2012 - 11/2012
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Moralidade
07/2012 - 11/2012
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Filosofia
05/2012 - 06/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia

Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

01/2005 - 04/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
02/2006 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino Religioso

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Bolsa, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 10

Atividades

3/2003 - 1/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
1/2002 - 12/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Letras e Ciências Humanas, Centro de Letras e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Monitoria na Disciplina 3FIL040 - Antropolofia Filosófica B.


Linhas de pesquisa


1.
Finitude e História
2.
Política, educação e formação: pressupostos teóricos e filosóficos


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Iluminismo,educação e política: tensões e convergências
Descrição: A proposta geral desta investigação é a de mapear e situar o modo como se dá, no cenário intelectual do pensamento iluminista, a relação entre a concepção de educação e as concepções fundantes do pensamento político ali emergentes. Trata-se de investigar em que medida a concepção de formação educacional vincula-se e respalda-se nos pressupostos teóricos e filosóficos que fundam o pensamento político iluminista. Trata-se, portanto, de mapear e expor os pontos de solidariedade e também de divergência entre esses dois domínios do pensamento filosófico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcio Pires - Coordenador / Andreia de Oliveira Lima - Integrante.
2004 - 2005
A Expressão do Pensamento Pedagógico Brasileiro na Realidade Histórica da Educação na cidade de Londrina/PR
Descrição: Partimos do principio de que o saber pedagógico brasileiro origina-se em ideários vindos do exterior, fruto de entusiasmos intelectuais, políticos, sociais e/ou de acordos firmados entre os poderes governantes e agencias internacionais; porem, ao serem implantados, adquirem matizes regionais e locais advindos da ação subjetiva de executores e/ou da resistência de destinatários. Este entendimento, aguça a nossa curiosidade histórica. Propicia-nos uma indagação sobre a construção do pensamento pedagógico na educação escolar de uma cidade pujante como londrina que, apresenta uma historia dinâmica em tão curto tempo de historia. Esta cidade tornou-se uma das mais importantes da região sul, com destaque no panorama nacional e cuja educação apresenta uma pluralidade de propostas, níveis, instituições e estilos educativos, sempre em evolução quantitativa e qualitativa. Com este projeto de pesquisa, pretende-se documentar a expressão do pensamento pedagógico brasileiro na realidade historia da educação escolar na cidade de Londrina - Paraná. A investigação se desenvolvera por meio de uma pesquisa qualitativa, que poderá servir de fonte a formação e informação das novas gerações, não apenas nesta universidade, mas, inclusive, em outras instituições. Entendemos que a divulgação dos resultados deste trabalho poderá, também, impulsionar novas investigações para enriquecimento do documentário histórico do município..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcio Pires - Integrante / Lourenço Zancanaro - Integrante / Danielle Nunes Martins - Integrante / Dinaldo Bessani - Integrante / Eneida Gomes Zabatiero - Integrante / Fabiola Caroline de Souza - Integrante / Joselita Devides de Oliveira - Integrante / Maria Ruth Sartori da Silva - Integrante / Rose Aparecida Corsino Sugano - Integrante / Sandra Regina Mantovani Leite - Integrante / Marilia Faria de Miranda - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: ACTA SCIENTIARUM. HUMAN AND SOCIAL SCIENCES
2015 - 2015
Periódico: ACTA SCIENTIARUM. HUMAN AND SOCIAL SCIENCES


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.


Idiomas


Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Aprovação em Teste Seletivo para Docência no Ensino Superior, UEM-PR.
2011
Aprovação em Consurso Público para Docência no Ensino Superior, UENP-PR.
2005
Aprovação em Concurso Público para o Quadro Próprio do Magistério, SEED-PR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIRES, Marcio2014 PIRES, Marcio. O método da razão pura em Kant: o filosofar como exercício arquitetônico. Studia Kantiana, v. 17, p. 51, 2014.

2.
PIRES, Marcio2007PIRES, Marcio. Kant e o problema teológico: notas. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 72, p. 01-08, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, Marcio. Teoria e prática: caminhos que precisam convergir. In: VIII Simpósio de Filosofia da UEM, 2013, Maringá. VIII Simpósio de Filosofia da UEM: Caminhos que se bifurcam: liberdade e determinismo, 2013. v. 01. p. 80-82.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, Marcio. A vida da razão pura: considerações sobre a epigênese em Kant. In: IV Encontro de filosofia contemporânea: epistemologias contemporâneas e III seminário de história e filosofia da ciência: enfoques sobre filosofia e história da biologia, 2012, Londrina. IV Encontro de filosofia contemporânea: epistemologias contemporâneas e III seminário de história e filosofia da ciência: enfoques sobre filosofia e história da biologia, 2012. v. Unico. p. 16-16.

2.
PIRES, Marcio. Arquitetônica e o aspecto sistemático do filosofar. In: VI Colóquio Kant de Marília: as Críticas e suas Methodenlehren, 2011, Marília. VI Colóquio Kant de Marília, 2011. v. Único. p. 3-3.

3.
PIRES, Marcio. Subjetividade, Objetividade e a Questão do Sistema em Kant. In: XIV Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia da ANPOF, 2010, Águas de Lindóia. Atas do XIV Encontro Nacional de Filosofia, 2010. p. 369-370.

4.
PIRES, Marcio. Mecanicismo e Finalismo na História Geral da Natureza. In: II Colóquio de História da Filosofia. Kant e o kantismo: heranças interpretativas, 2006, Marília, SP.. Caderno de Resumos, 2006. p. 55-56.

5.
PIRES, Marcio. A Crítica de Nietzsche à Moral Moderna. In: I Colóquio de Filosofia Contemporânea: Habermas, 2006, Marília, SP.. Caderno de Resumos, 2006. p. 23-23.

6.
PIRES, Marcio. Algumas Considerações sobre a Teologia Filosófica em Kant. In: XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2006, Salvador, BA. Atas do XII Encontro Nacional de Filosofia, 2006. p. 366-366.

7.
PIRES, Marcio; MAAMARI, Adriana Mattar ; MAZIERI, Anderson A ; RODRIGUES, Fernando . A Filosofia no vestibular e as perspectivas abertas para o Ensino-Aprendizagem nos âmbitos de nível médio, pré-vestibular e universitário: uma abordagem a partir do caso da UEL-PR. In: II Encontro Internacional de Filosofia e Educação e II Fórum Sudeste de Ensino de Filosofia: Políticas do Ensino de Filosofia, 2004, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: UERJ, 2004. p. 91-91.

8.
PIRES, Marcio. O fundamento da moralidade em Kant. In: I Simpósio Nacional sobre Ética, Política e Linguagem, 2004, Londrina. I Simpósio Nacional sobre Ética, Política e Linguagem, 2004. v. Único. p. 48-49.

9.
PIRES, Marcio; ZANCANARO, Lourenço . Ética e Interdisciplinaridade: uma análise a partir do Paradigma da Complexidade. In: 3º Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas - SEPECH e Mostra de Extensão do CCH, 2003, Londrina. Caderno de Resumos. Londrina: EDUEL, 2003. p. 72-72.

Apresentações de Trabalho
1.
PIRES, Marcio. Preconceito, juízo e reflexão em Kant. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PIRES, Marcio. Teoria e prática: caminhos que precisam convergir. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PIRES, Marcio. A vida da razão pura: considerações sobre a epigênese em Kant. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PIRES, Marcio. Arquitetônica e o Aspecto Sistemático do Filosofar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PIRES, Marcio. Subjetividade, Objetividade e a Questão do Sistema em Kant. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PIRES, Marcio. Ética, Indivíduo e Sociedade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PIRES, Marcio. Considerações sobre a questão do sistema em Kant. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PIRES, Marcio. A Crítica de Nietzsche à Moral Moderna. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PIRES, Marcio. Mecanicismo e Finalismo na História Geral da Natureza de Kant. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PIRES, Marcio. Algumas Considerações sobre a Teologia Filosófica em Kant. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PIRES, Marcio. A Condição de Possibilidade para a Moralidade: uma introdução. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PIRES, Marcio. O Fundamento da Moralidade em Kant. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PIRES, Marcio; MAAMARI, Adriana Mattar ; MAZIERI, Anderson A ; RODRIGUES, Fernando . A Filosofia no Vestibular e as Perspectivas Abertas para o Ensino-Aprendizagem nos Âmbitos de Nível Médio, Pré-Vestibular e Universitário: uma abordagem a partir do caso da UEL. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
PIRES, Marcio. Ética Enquanto Tema Transversal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PIRES, Marcio. Ética e Interdisciplinaridade: uma análise a partir do paradigma da complexidade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PIRES, Marcio. Sobre o uso de princípios teleológicos na filosofia, 2013. (Tradução/Artigo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SITA, P. C.; FELIX, W. D. C.; CECCHINATO, G.; PIRES, Marcio. Participação em banca de Thaís Bravin Carmelo. Liberdade e determinismo na arte trágica em Schelling. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Maringá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Colóquio Kant de Marília - As críticas e suas Methodenlehren.Aruitetônica e o Aspecto Sistemático do Filosofar. 2011. (Outra).

2.
XIV Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia da ANPOF.Subjetividade, Objetividade e a Questão do Sistema em Kant. 2010. (Encontro).

3.
Cosmologia e Teologia no Jovem Kant (Mini Curso) In: II Colóquio de História da Filosofia: Kant e o Kantismo. 2006. (Outra).

4.
I Colóquio de Filosofia Contemporânea: Habermas.A Crítica de Nietzsche à Moral Moderna. 2006. (Outra).

5.
II Colóquio de História da Filosofia - Kant e o kantismo: heranças interpretativas.(coordenador de mesa-redonda de comunicação). 2006. (Outra).

6.
II Simpósio Estadual de Filosofia. 2006. (Simpósio).

7.
XIV Encontro Anual de Inciação Científica.Ética, Transversalidade e Complexidade na Educação. 2005. (Encontro).

8.
II Encontro Internacional de Filosofia e Educação - II Fórum Sudeste de Ensino de Filosofia.A Filosofia no Vestibular e as Perspectivas Abertas para o Ensino-Aprendizagem nos Âmbitos de Nível Médio, Pré-vestibular e Universitário: uma abordagem a partir do caso da uel.. 2004. (Encontro).

9.
XIII Encontro Anual de Iniciação Científica.Ética enquanto tema transversal na realidade escolar de Londrina: críticas e propostas. 2004. (Encontro).

10.
Semana Filosófica: 10 anos do curso de filosofia da uel. 2003. (Outra).

11.
I Semana de Ética e Bioética. 2001. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Andreia de Oliveira Lima. Educação e política: considerações a partir do pensamento de Jean-Jacques Rousseau. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal de São Paulo. (Orientador).




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