Ivan Medeiros Monteiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7779354773344673
  • Última atualização do currículo em 11/05/2009


Atualmente é Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivan Medeiros Monteiro
Nome em citações bibliográficas
MONTEIRO, Ivan Medeiros

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Informática.
Av. Bento Gonçalves, 9500, Bloco IV - Prédio 73 - Laboratório 232
Agronomia
91501-970 - Porto Alegre, RS - Brasil
URL da Homepage: http://www.inf.ufrgs.br


Formação acadêmica/titulação


2009
Doutorado em andamento em Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Um Modelo Geral de Teamwork para Ambientes Dinâmicos com Requisitos de Tempo-Real,
Orientador: Luis Otavio Alvares.
Palavras-chave: Teamwork; Sistemas Multiagente.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
2007 - 2009
Mestrado em Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: TWProxy: Uma Ferramenta de Teamwork para Ambientes Dinâmicos com Requisitos de Tempo-Real,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Luis Otavio Alvares.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Inteligência Artificial; Sistemas Multiagente; Agentes; Teamwork.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
2002 - 2006
Graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: IAF - Indigente Agent Framework: Um Framework para o Desenvolvimento de Agentes Cognitivos em Jogos de Primeira Pessoa.
Orientador: Debora Abdalla Santos.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações
Monitor da disciplina MAT054 - Inteligência Artificial, nos semestres, 2005.2 e 2006.1.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estudante Pesquisador, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsa PIBIC - CNPQ

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Atividades

04/2004 - 12/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Matemática, .

09/2004 - 10/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Matemática, .

01/2003 - 01/2004
Estágios , LASID - Laboratório de Sistemas Distribuidos, .

Estágio realizado
Pesquisa em soluções tolerantes a falhas para sistemas distribuidos e desenvolvimento de sistema de informação..

Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (Bolsista), Carga horária: 20

Atividades

6/1999 - 6/2000
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Manutenção nos recursos computacionais da instituição.


Linhas de pesquisa


1.
Agentes Autônomos e Sistemas Multiagentes

Objetivo: Desenvolvimento de Sistemas Multiagentes para o Problema do Futebol de Robôs..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
2.
Agentes Autônomos em Jogos Eletrônicos.
3.
Algoritmos e Estrutura de Dados para Jogos Eletrônicos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2002
Medalha de ouro, Olimpiada Brasileira de Informática.
1995
Honra ao mérito, BYTE.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, Ivan Medeiros; ALVARES, Luis Otavio . A Teamwork Infrastructure for Computer Games with Real-Time Requirements. In: AAMAS-09 Workshop on Agents for Games and Simulations, 2009, Budapest. To appear In: Proceedings of Workshop on Agents for Games and Simulation AGS-09, 2009.

2.
MONTEIRO, Ivan Medeiros; ALVARES, Luis Otavio . Uma Infraestrutura de Teamwork para Ambientes Dinâmicos com Requisitos de Tempo-Real. In: VII Encontro Nacional de Inteligência Artificial (CSBC 2009 - ENIA), 2009, Bento Gonçalves. to appear, 2009.

3.
MONTEIRO, Ivan Medeiros; ALVARES, Luis Otavio . A Real-Time Proxy for Flexible Teamwork in Dynamic Environments. In: SBGames, 2008, Belo Horizonte. VII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment - Computing Track. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2008. p. 83-90.

4.
MONTEIRO, Ivan Medeiros; Débora Abdalla Santos . Um Framework para o Desenvolvimento de Agentes Cognitivos em Jogos de Primeira Pessoa. In: SBGames, 2007, São Leopoldo. VI Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment - Computing Track. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2007. p. 107-115.

5.
MONTEIRO, Ivan Medeiros. Uma Arquitetura Modular para Desenvolvimento de Agentes Cognitivos para Jogos Primeira e Terceira Pessoa. In: Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital, 2005, São Paulo. IV Workshop Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2005. p. 219-229.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BESSA, Aline ; SOUSA, Caio Tiago ; BEZERRA, Carlos Eduardo ; Bandeira, Humberto ; MONTEIRO, Ivan Medeiros ; SOUZA, Rodrigo . O Desenvolvimento de um Motor Multiplataforma para Jogos 3D.. In: SBGames, 2007, São Leopoldo. VI Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital - Trilha computação., 2007.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MONTEIRO, Ivan Medeiros; ALVARES, Luis Otavio . TWProxy. 2008.

2.
MONTEIRO, Ivan Medeiros. IAF - Indigente Agent Framework. 2006.

3.
MONTEIRO, Ivan Medeiros; Bandeira, Humberto ; SOUZA, Rodrigo ; SOUSA, Caio Tiago ; BEZERRA, Carlos Eduardo ; MAGALHAES, C. ; NASCIMENTO, Edson Lucas ; BRITO, Jailson ; BARRETO, Luiz ; OLIVEIRA, Yuri . We are the Champignons. 2006.

4.
MONTEIRO, Ivan Medeiros; Bandeira, Humberto . InGE - Indigente Game Engine. 2004.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Simpósio Brasileiro de Jogos de Computador e Entretenimento Digital.A Real-Time Proxy for Flexible Teamwork in Dynamic Environments. 2008. (Simpósio).

2.
VI Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital.Um Framework para o Desenvolvimento de Agentes Cognitivo em Jogos de Primeira Pessoa. 2007. (Simpósio).

3.
III Festival de Software Livre da Bahia.Desenvolvimento de Jogos 3D com o InGE. 2006. (Outra).

4.
II Seminário Jogos eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas. 2006. (Seminário).

5.
II Festival de Software Livre da Bahia.InGE - Indigente Game Engine. 2005. (Outra).

6.
Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital.Uma Arquitetura Modular para o Desenvolvimento de Agentes Cognitivos para Jogos de Primeira e Terceira Pessoa. 2005. (Simpósio).

7.
XVIII Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing - SIBGRAPI. 2005. (Simpósio).

8.
XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa.Implementação de Agente Autônomo Concorrente para o Problema do Futebol de Robôs. 2005. (Seminário).

9.
XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2004. (Congresso).

10.
II Workshop de Jogos e Entretenimento Digital - WJogos. 2003. (Outra).

11.
IX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web - WebMídia. 2003. (Simpósio).

12.
JAI 9: Navegação Robótica - XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2003. (Oficina).

13.
MCIA 6: Organização de Sistemas Multiagentes - XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2003. (Oficina).

14.
XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2003. (Congresso).

15.
VII Brazilian Symposium on Neural Networks - SBRN. 2002. (Simpósio).

16.
XVI Brazilian Symposium on Artificial Intelligence - SBIA. 2002. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONTEIRO, Ivan Medeiros. II Festival de Software Livre da Bahia. 2005. (Festival).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 2:44:47