Luiz Antonio de Carvalho Valverde

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7679803141011415
  • Última atualização do currículo em 15/10/2014


Possui doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008); mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002). É professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Literatura, Lingüística, Letras e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: representação do sertão, imaginário, identidades, coronelismo, poesia e prosa contemporânea e da Geração 70, da Bahia, educação. Coordena, desde sua implantação, em 2011, o Curso de Especialização em Literatura Baiana, do Departamento de Educação, Campus XIV, da Universidade do Estado da Bahia, em Conceição do Coité. Coordenou o Colegiado do Curso Letras - Português, do referido departamento, de junho de 2012 a dezembro de 2013. Coordenou o subprojeto do PIBID-UNEB, intitulado "Educação de Jovens e Adultos: novos caminhos para uma escola solidária", em parceria com a Escola Estadual Almir Passos, de Conceição do Coité, de maio de 2012, até sua conclusão em fevereiro de 2014. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Antonio de Carvalho Valverde
Nome em citações bibliográficas
VALVERDE, L. A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Faculdade de Educação do Estado da Bahia.
Av. Luiz Edualdo Magalhães
44040-720 - Conceicao do Coite, BA - Brasil
Telefone: (75) 2621077
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Doutorado em Doutorado em Teoria da Literatura.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O ser e o além do ser nas narrativas de Osório Alves de Castro, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Sébastien Joachim.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: representação; Sertão; identidade/pós-identidade; filosofia e forma literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2002
Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Título: Percursos Narrativos de Wilson Lins: Uma Trilogia do Coronelismo,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Rubens Edson Alves Pereira.




Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação do Curso de Pós-Graduação, Lato Sensu, em Literatura Baiana, Campus XIV, Conceição do Coité Coordenação do Colegiado do Curso de Letras - Portugues, Campus XIV, Conceição do Coité Coordenação do Sub-projeto do PIBID, Educação de Jovens e Adultos, em parceria com a Escola Almir Passos, Conceição do Coit[e

Atividades

4/2003 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
Teoria da Literatura III
4/2003 - Atual
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Oficina de criação literária.


Projetos de pesquisa


2012 - 2017
Estudos da produção literária baiana

Descrição: O presente projeto de pesquisa "Estudos da produção literária baiana" , da Universidade do Estado da Bahia, Campus XIV, Conceição do Coité, tem por objetivo o estudo da literatura baiana, produzida por autores já consagrados pelo público e pela crítica, assim como aqueles ainda desconhecidos. As pesquisas terão como foco produções não só da chamada cultura erudita, mas também aquelas da cultura popular. Espera-se com esse trabalho: divulgar autores consagrados e que são desconhecidos ou pouco lidos no meio estudantil; identificar, divulgar e estudar novos autores; identificar e resgatar produções de autores já desaparecidos, para que não se percam; incentivar e desenvolver a pesquisa regional, tendo como foco a literatura e cultura baianas; melhorar o quadro de formação de professores e alunos do sistema de ensino, nos diferentes níveis; tornar a educação regional mais significativa, pelo enfoque à cultura local..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (10) .

Integrantes: Luiz Antonio de Carvalho Valverde - Coordenador.
2005 - 2009
O ser e o além do ser nas narrativas de Osório Alves de Castro

Descrição: O presente projeto visa estudar os romances Porto Calendário (1961), Maria fecha a porta prau boi não de pegar (1978) e Bahiano Tietê (1990), de Osório Alves de Castro, enfocando a busca de afirmação do ser-no-mundo por parte dos excluídos, tendo em vista as estratégias dos Mesmos em negar-lhes o reconhecimento de sua condição de seres portadores de direitos. Osório Alves de Castro nasceu em 1901 em Santa Maria da Vitória, cidade à margem esquerda do Rio Corrente, afluente da margem esquerda do São Francisco, tendo aí vivido por pouco mais de duas décadas, tempo suficiente para interiorizar aquele mundo arcaico, subjugado pelo mandonismo que submetia as grandes populações de deserdados a uma extrema penúria, negando-lhes as mínimas condições a um reconhecimento de sua humanidade. Esse viver no limite do aniquilamento acaba por ser a chave para uma existência diluída num caos primordial arquetípico, em múltiplas articulações do inconsciente coletivo com instâncias do imaginário e impulsos libidinais, agenciados numa configuração mítica da vida, e não raro mistificadora dos fenômenos. Daí resulta esse mundo nebuloso, de tênues fronteiras entre a sobrevivência, a expressividade religiosa incorporada ao cotidiano em trejeitos e ritualidade, juntamente com a arte de viver em constante maravilhamento com a natureza. É essa a matéria prima de que o narrador dos romances vai se utilizar para o seu passeio no mundo da ficção, equilibrando-se entre memória e imaginário, articulados através de uma linguagem que transita entre poesia e filosofia, para dar às pessoas de seu tempo, ou o tempo de consumo das obras, um operador que ajude a enxergar a beleza da existência, mesmo na adversidade, tornando a vida mais digna de ser vivida. As narrativas dos romances situam-se no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. O autor trabalha por imagens poéticas carregadas de sentidos que não se eximem a uma leitura aprofundada da realidade , trazendo muita cl.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Luiz Antonio de Carvalho Valverde - Integrante / Sébastien Joachim - Coordenador.
Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa / Universidade Federal de Pernambuco - Outra.


Projetos de extensão


2003 - Atual
Oficina de Criação Literária

Descrição: A Universidade tem como missão sua inserção na comunidade a que pertence, tanto no que se refere ao conhecimento da estrutura e funcionamento dessa comunidade, como articulando saberes e técnicas que visem à transformação econômica e social da mesma. Daí a importância e oportunidade de se ampliar o acesso a esta oficina a ex-alunos da UNEB e profissionais de educação em geral. O estudo de língua e literatura ganha outra significação quando seguido de uma intervenção criativa do sujeito na chamada realidade e enquanto processo de auto-construção e auto-conhecimento. A criação artística leva o homem a romper seu isolamento inapelável e se projetar à imagem do Criador, em equilíbrio com o mundo, estabelecendo instâncias de entendimento com o Outro. O diálogo que nasce dessa articulação prazerosa de elementos vitais traz o refinamento da forma, enriquecido por emanações do inconsciente e percepções que extrapolam as relações marcadas pela repetição, rotina e poder, instaurando uma visão surpreendente da vida. A busca da realização estética através da matéria prima lingüística capitaliza, de forma definitiva, conceitos, regras, teorias, que podem ganhar fluxo ágil nesse caminho da habilidade na escrita que se realiza na fronteira do belo e do sublime. O trabalho com as palavras visa promover uma melhoria da percepção e representação artística, com reflexos na qualidade de vida de estudantes e educadores, trazendo uma amostra inequívoca da arte como formadora, ajudando a definir um posicionamento mais humano perante o mundo, recuperando a auto-estima, fazendo sentir seus efeitos na atuação profissional, mais centrada e condizente com as altas responsabilidades inerentes ao poder que o professor tem de mudar vidas. Pretende esse curso colaborar com a formação interdisciplinar dos futuros profissionais da educação e daqueles que já atuam neste universo, através de prática de criação literária, mas que manterá um diálogo muito de perto com outras linguagens artísticas. Assim a Universidade estará cumprindo seu papel de agente transformador da sociedade, enquanto entidade que pode contrapor saberes, visão crítica, promoção dos valores humanistas à dimensão alienante do mercado e dos artifícios do poder. .
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Especialização: (5) .

Integrantes: Luiz Antonio de Carvalho Valverde - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - 2014
Educação de Jovens e Adultos, novos caminhos para uma escola solidária

Descrição: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .

Integrantes: Luiz Antonio de Carvalho Valverde - Coordenador / Edite Maria da Silva de Faria - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Paraninfo da Turma de Letras com habilitação e Lingua Portuguesa e Literaturas, Universidade do Estado da Bahia.
2004
Paraninfo da turma, UNEB.
2002
Professor homenageado, UEFS.
2002
Paraninfo da Turma, UEFS.
2001
Professor Nome da Turma, UEFS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VALVERDE, L. A. C.2008VALVERDE, L. A. C. . Osório Alves de Castro e as imagens do sertão na literatura. Investigações (Recife), v. 21, p. 109-122, 2008.

2.
VALVERDE, L. A. C.2007VALVERDE, L. A. C. . O coronelismo na visão dos escritores Wilson Lins e Osório Alves de Castro: convergências e impossibilidades. Sociopoética (UEPB), v. 1 nº 2, p. 85-101, 2007.

3.
VALVERDE, L. A. C.2002 VALVERDE, L. A. C. . Os lugares vazios em Grande Sertão: Veredas, UEFS, v. 1, n.1, p. 33-41, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VALVERDE, L. A. C. . A arte de brincar com a poesia. 1ª. ed. Itabuna: Via Litterarum, 2013. v. 1000. 275p .

2.
BRASILEIRO, A ; PEREIRA, Roberval A. ; PEREIRA, Rubens Edson Alves ; DÓREA, J ; CASAS, T. H. P. ; VALVERDE, L. A. C. . Hera. Feira de Santana: UEFS Editora, 2010. v. 1000. 710p .

3.
VALVERDE, L. A. C. . O Exercício da Loucura. Feira de Santana: Edições Cordel, 2005. v. 50. 53p .

Capítulos de livros publicados
1.
VALVERDE, L. A. C. . Poesia e Meio Ambiente. In: Nigel Hunter. (Org.). Vistas Diversas: Canadá e Brasil em foco Uma coletânea NEC-UEFS 2010-11. 308ed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2013, v. 818, p. 15-25.

2.
VALVERDE, L. A. C. ; VALVERDE, L. A. C. . Capitães da areia, entre o trapiche e a cidade, o aprendizado do mundo. In: Luciano Barbosa Justino. (Org.). Narrar a Juventude dos colégios jesuítas às demandas do pós. 234ed.João Pessoa: Editora Universitária da UFPB; Realize Editora, 2012, v. , p. 227-240.

3.
VALVERDE, L. A. C. . A busca do paraíso perdido na poesia de Drummond. In: Sébastien Joachim ; Mariene F.C. Queiroga. (Org.). Hermenêutica do Imaginário. Recife: UFPE, 2011, v. , p. 53-75.

4.
VALVERDE, L. A. C. . A dinâmica do segredo na narrativa de ficção. In: Sébastien Joachim; Mariene F.C. Queiroga. (Org.). Hermenêutica do Imaginário. Recife: UFPE, 2011, v. , p. 199-213.

5.
VALVERDE, L. A. C. . Literatura e ideologia: uma leitura de Capitães da Areia, de Jorge Amado. In: Cristina dos Santos Carvalho; Flávia Aninger de Barros Rocha; Lúcia Maria de Jesus Parcero. (Org.). Discurso e Cultura: diálogos interdisciplinares. Salvador: Eduneb, 2011, v. 2, p. 155-168.

6.
VALVERDE, L. A. C. . História, memória e reconstrução: a lírica de Osório Alves de Castro. In: SANTOS, Derivaldo dos; HOLANDA, Lourival; CABRAL, Valdenides Cabral e DUARTE, Zuleide. (Org.). Trama de um Cego Labirinto: ensaios de literatura e sociedade. João Pessoa: Idéia, 2010, v. , p. 137-146.

7.
VALVERDE, L. A. C. . Texaco, por um novo pacto existencial. In: Tânia Lima; Izabel Nascimento; Andrey Oliveira. (Org.). Griots culturas africanas, linguagem, memória, imaginário. 1ªed.Natal: Lucgraf, 2009, v. , p. 128-134.

8.
VALVERDE, L. A. C. . As diversas faces do amor em Maria fecha a porta prau boi não te pegar, de Osório Alves de Castro. In: Aleilton Fonseca. (Org.). O olhar de Castro Alves - Ensaios críticos de Literatura Baiana. Salvador: Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, 2008, v. , p. 353-369.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VALVERDE, L. A. C. . Épica sob medida. A Tarde, Salvador, p. 2 - 4, 14 ago. 2004.

2.
VALVERDE, L. A. C. . Hera: a poesia enquanto processo de criação e formação intelectual. Tribuna Feirense, Feira de Santana, p. 6, 07 nov. 2002.

3.
VALVERDE, L. A. C. . Coronéis da vida e da ficção. A Tarde, Salvador, , v. c. 5, p. 6 - 7, 05 out. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VALVERDE, L. A. C. . Processos Criativos e suas Relações com a Educação e Formação. In: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, 2014, Porto. Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. Porto: EDIÇÃO: CIIE Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2014. p. 541-555.

2.
VALVERDE, L. A. C. . Processos criativos e suas relações com a educação e formação docente. In: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, 2014, Porto. Trabalho Docente e Formação, políticas, práticas e investigação: pontes para mudança. Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2014. v. I. p. 537-551.

3.
VALVERDE, L. A. C. . Transcendência e imanência na superação do pequeno Eu: uma leitura da obra de Osório Alves de Castro. In: Colóquio Internacional de Culturas Africanas 2011, 2012, Natal. Griots culturas africanas literatura, cultura, violência,preconceito, racismo, mídias. Natal: UFRN, 2011. v. 2. p. 435-452.

4.
VALVERDE, L. A. C. . Por uma cultura do diálogo. In: Colóquio Cidadania Cultural, 2010, Campina Grande - PB. Colóquio Cidadania Cultural, 2009.

5.
VALVERDE, L. A. C. . A busca do paraíso pardido na poesia de Drummond. In: X congresso Internacional da Abecan, 2010, Goiânia. Brasil Canadá diverrsidade e imaginário coletivo: As Américas em Diálogo, 2009. p. 387-396.

6.
VALVERDE, L. A. C. . Texaco, por um novo pacto existencial. In: Colóquio Internacional de Culturas Africanas, 2009, Natal. Griots culturas africanas: linguagem, memória, imaginário. Natal: Lucgraf, 2009. v. I. p. 128-134.

7.
VALVERDE, L. A. C. . O espaço social no romance Maria fecha a porta prau boi não te pegar, de Osório Alves de Castro. In: Seminário de Teoria, História e Literatura - I Sethil, 2007, Vitória da Conquista -BA. Anais I Sethil / Revista Eletrônica, 2005. p. 268-279.

8.
VALVERDE, L. A. C. . Bahiano Tietê: um estrangeiro em seu próprio país. In: Seminário - As Américas: Encruzilhadas Glocais, 2007, Recife. Seminário - As Américas: Encruzilhadas Glocais. Recife: NEC-UFPE, 2006.

9.
VALVERDE, L. A. C. . Linguagem e Identidade no Romance Porto Calendário, de Osório Alves de Castro. In: Colóquio Internacional Cidadania Cultural II, 2007, Campina Grande. II Cidadania Cultural - Diversidade Cultural Linguagens e Identidades. Recife: Editora UFPE e Elógica Livro Rápido, 2007. v. I. p. 301-317.

10.
VALVERDE, L. A. C. . Osório Alves de Castro nos confins do eu-outro. In: Colóquio Cidadania Cultural pela Literatura, 2006, Campina Grande - PB. Colóquio Cidadania Cultural pela Literatura Anais. Campina Grande: UEPB, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
VALVERDE, L. A. C. ; VALVERDE, L. A. C. . PROCESSOS CRIATIVOS E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
VALVERDE, L. A. C. ; VALVERDE, L. A. C. . Sertanejos sim, mas abertos ao mundo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VALVERDE, L. A. C. . Hera, uma viagem ao mundo da poesia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VALVERDE, L. A. C. . A criação literária como processo de formação e educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VALVERDE, L. A. C. . Ser mulher no São Francisco Rio-Mundo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VALVERDE, L. A. C. . Educação de Jovens e Adultos: Novos Caminhos par uma Escola Solidária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VALVERDE, L. A. C. . Capitães da Areia: imaginários - encruzilhadas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
VALVERDE, L. A. C. . Diálogos entre gerações: uma leitura de Capitães da areia, de Jorge Amado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VALVERDE, L. A. C. . Literatura e Ideologia: uma leitura de Capitães da Areia, de Jorge Amado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VALVERDE, L. A. C. . Poesia e Meio Ambiente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
VALVERDE, L. A. C. . Texaco, por um novo pacto existencial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VALVERDE, L. A. C. . Por uma Cultura do Diálogo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
VALVERDE, L. A. C. . A Busca do Paraíso Perdido na Poesia de Drummond. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
VALVERDE, L. A. C. . O ser e o além do ser na configuração da obra de Osório Alves de Castro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
VALVERDE, L. A. C. . O dialogismo do mesmo e do outro em Osório Alves de Castro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
VALVERDE, L. A. C. . Linguagem e identidade nas narrativas de Osório Alves de Castro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
VALVERDE, L. A. C. . Representações regionais baianas: sertão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
VALVERDE, L. A. C. . Bahiano Tietê: um estrangeiro em seu próprio país. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
VALVERDE, L. A. C. . As diversas faces do amor em Maria fecha a porta prau o boi não te pegar, romance de Osório Alves de Castro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
VALVERDE, L. A. C. . História, memória, reconstrução: a lírica de Osório Alves de Castro em Porto Calendário. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
VALVERDE, L. A. C. . Mitos, Símbolos, Arquétipos: O homem diante da natureza demasiadamente humana em Porto Calendário. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
VALVERDE, L. A. C. . O espaço social no romance Maria fecha a porta prau boi não te pegar, de Osório Alves de Castro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
VALVERDE, L. A. C. . Guimarães Rosa: o cantador das veredas imerso na Modernidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
VALVERDE, L. A. C. . Guimarães Rosa: o narrador das veredas imerso na Modernidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
VALVERDE, L. A. C. . Traduzindo T.S.Eliot, Os Coros de 'A rocha'. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
VALVERDE, L. A. C. ; PEREIRA, Rubens Edson Alves ; SOARES, Valter Guimaraes ; RIBEIRO, Maria Fungência Bomfim . Os Cabras do Coronel e outros: uma narrativa do poder em tempo de Coronelismo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
VALVERDE, L. A. C. . O mundo do São Francisco. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
JOACHIM, S. ; VALVERDE, L. A. C. . A Representação do Outro na Literatura Popular Francesa e Latino-Americana. Recife: Ed.l Universitária da UFPE, 2011. (Tradução/Outra).

2.
VALVERDE, L. A. C. . Sertania. Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2004 (Revista de Poesia).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VALVERDE, L. A. C. . Curso de Pós-Graduação em Literatura Baiana. 2010.

2.
VALVERDE, L. A. C. . Projeto de implantação do Laboratório de Línguas Estrangeiras. 2004.

3.
VALVERDE, L. A. C. . Projeto de implantação do Laboratório de Informática. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
VALVERDE, L. A. C. . Oficina de Criação Literária na Prática Escolar. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VALVERDE, L. A. C. . Revista Sertania II. 2010. (Editoração/Outra).

3.
VALVERDE, L. A. C. . Revista Sertania I. 2004. (Editoração/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VALVERDE, L. A. C.; PATRICIO, R. M. R.; PINA, P. K. C.. Participação em banca de Verônica Almeida Trindade. Encantos Líricos da cidade: o urbano e a paisagem ecológica em Miriam Fraga. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
PEREIRA, Rubens Edson Alves; VALVERDE, L. A. C.; FAHL, A. O. F. E.. Participação em banca de Ricardo Thadeu Guimarães Souza. O ser que se bifurca: Perfis biográficos de Roberval Pereyr. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

3.
PEREIRA, Roberval A.; VALVERDE, L. A. C.; NOVAES, C. C.. Participação em banca de Edelvito Almeida do Nascimento. Urbe sedutora: A cidade enquanto metáfora da mulher em Sevilha andando, de João Cabral de Melo Neto. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

4.
PEREIRA, Elvya; VALVERDE, L. A. C.; VEIGA, B. J. A.. Participação em banca de Joyce Maria dos Reis Santana. Narrativas do sertão e percursos mnemônicos em O Quinze, de Raquel de Queiroz. 2013. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

5.
PATRICIO, R. M. R.; ANDRADE, C. M. P.; VALVERDE, L. A. C.. Participação em banca de Luiz da Conceição Oliveira. Encontros e Desencontros das Três Marias, de Raquel de Queiroz - Uma leitura em O Quinze, Dora, Doralina e Memorial de Maria Moura. 2013. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

6.
VALVERDE, L. A. C.; PEREIRA, Elvya; LIMA, F. F.; VALVERDE, L. A. C.. Participação em banca de Ulisses Macêdo Junior. Banca Examinadora da Defesa da Dissertação "Nação, Herói e Paisagem: O Sertanejo, de José de Alencar. 2012. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

7.
PEREIRA, Roberval A.; FONSECA, A. S.; VALVERDE, L. A. C.. Participação em banca de Juliana de Souza Gomes Nogueira. Defesa da Dissertação de Mestrado "Do Eu ao Nada: Dimensões do Eu Lírico na Poesia de Iderval Miranda". 2010. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Qualificações de Mestrado
1.
VEIGA, B. J. A.; VALVERDE, L. A. C.; PINHO, A. M.. Participação em banca de Maurício de Oliveira Santos. Literatura e memória na obra de Wilson Lins. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
ANDRADE, C. M. P.; VEIGA, B. J. A.; VALVERDE, L. A. C.. Participação em banca de Bárbara Cecília dos Santos Neves. A criança nos anos trinta: Um olhar sobre a obra Capitães da Areia, de Jorge Amado. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Diversidade Cultural) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, Eugênia M.; OLIVEIRA, S. A.; VALVERDE, L. A. C.. Participação em banca de Gardênia de Almeida Santos.O desenho das imagens identitárias femininas e masculinas nas trincheiras da vingança: um diálogo entre obras literárias As Velhas e Corpo Vivo, de Adonias Filho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VALVERDE, L. A. C.; SOUZA, Eugênia M.; NUNES, I. N.. Banca examinadora de seleção de professor substituto. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

2.
VALVERDE, L. A. C.; Eliana Mara de Freitas Chiossi; PEREIRA, Rubens Edson Alves. Concurso Público p/ Professor Adjunto de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura. 2010. Universidade Estadual de Feira de Santana.

3.
VALVERDE, L. A. C.. Concurso Público para Professor Assistente. 2005. Universidade do Estado da Bahia.

4.
VALVERDE, L. A. C.; CAPUA, Silvania; LIMA, Diógenes. Concurso Público para docente de nível superior, classe auxiliar, Língua Inglesa. 2001. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Avaliação de cursos
1.
VALVERDE, L. A. C.. Comissão avaliadora do Projeto de implantação do Curso de Pós-Graduação em Linguística - Especialização do Campus XIV - UNEB. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

Outras participações
1.
VALVERDE, L. A. C.. Experimentação-Vida: A poesia de Atonio Brasileiro. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
VALVERDE, L. A. C.. Parecerista ad-hoc da Revista de História Regional, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2012. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

3.
VALVERDE, L. A. C.; FONSECA, A. S.; PEREIRA, Roberval A.. Banca de Progressão funcional do Prof. Adriano Eysen Rego. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

4.
VALVERDE, L. A. C.. Comissão julgadora p/ Concessão de Incentivo Funcional p/ Produção Científica, Técnica e Artística. 2010. Universidade Estadual de Feira de Santana.

5.
VALVERDE, L. A. C.. Comissão para concessão de Incentivo à produção científica e artística. 2006. Universidade Estadual de Feira de Santana.

6.
VALVERDE, L. A. C.. Comissão para Concessão de Incentivo Funcional por Produção Científica. 2005. Universidade Estadual de Feira de Santana.

7.
VALVERDE, L. A. C.. Banca de Seleção para Monitores. 2004.

8.
VALVERDE, L. A. C.; LIMA, G. F.; HUNTER, N. A.. Comissão Julgadora para parecer tecnico sobre produção científica. 2004. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Colóquio Internacional de Culturas Africanas.A superação da dicotomia negro versus branco na obra de Osório Alves de Castro. 2014. (Outra).

2.
II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação. Processos criativos e suas relações com a educação e formação. 2013. (Congresso).

3.
XIII Congresso Internacional da ABRALIC. Sertanejos sim, mas abertos ao mundo. 2013. (Congresso).

4.
II SEPEX - II Sminário de Pesuisa e Extensão.Hera, uma viagem ao mundo da poesia. 2013. (Seminário).

5.
II Seminário de Avaliação Institucional do PIBID-UNEB.Éducação de jovens e adultas no PIBID/UNEB de Conceição do Coité. 2013. (Seminário).

6.
II Simpósio de Literatura Baiana.Poetas da Revista Hera. 2013. (Simpósio).

7.
II Simpósio de Literatura Baiana.Poetas da Revista Hera - debatedor. 2013. (Simpósio).

8.
II LEMEL - II Seminário de Estágio e Práticas Pedagógicas do Campus XXII.A criação Literária como processo de formação e educação. 2012. (Seminário).

9.
I Simpósio de Literatura Baiana - UNEB.Ser mulher no São Francisco Rio-Mundo: uma leitura de Porto Calendário e Maria fecha a porta prau boi não te pegar, de Osório Alves de Castro. 2012. (Simpósio).

10.
Colleque Le Brésil de Jorge Amado, perspectives interculturelles.Diálogos entre gerações: uma leitura de Capitães da areia, de Jorge Amado. 2012. (Outra).

11.
XII Congresso Internacional Abralic. De Baudelaire a Drummond, em meio às flores do sertão, temos poesia: uma leitura dos poetas da geração 70 de Feira de Santana, frente à lógica Centro periferia. 2011. (Congresso).

12.
Congresso Internacional XVI Ciclo do Imaginário e Dinâmicas do Segredo. A dinâmica do segredo na narrativa de ficção. 2011. (Congresso).

13.
I Simpósio Internacional de Baianidade - Sinbaianidade.Mesa Redonda "Bahia para além do Recôncavo", palestra "O local e o universal, na posia da geração 70, de Feira de Santana". 2011. (Simpósio).

14.
II Colóquio Internacional de Culturas Africanas - Literatura - Cultura - Violência - Preconceito - Racismo - Mídias.Transcendência e imanência na superação do pequeno eu: uma leitura da obra de Osório alves de Castro. 2011. (Outra).

15.
Colóquio Internacional cidadania cultural: Jovens nos Espaços Públicos e Institucionais da Modernidade - Literatura, Cultura Popular e de Massa.Capitães da areia, entre o trapiche e a cidade, o aprendizado do mundo. 2011. (Outra).

16.
Seminário de Pesquisa e Extensão, Campus XIV da UNEB.Literatura e Ideologia: uma leitura de Capitães da Areia, de Jorge Amado. 2010. (Seminário).

17.
VIII Seminário de Estudos Comparados Brasil-Canadá - Espécies, espaços: Inscrevendo a Biosfera.Poesia e Meio Ambiente. 2010. (Seminário).

18.
Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação - UNEB.Por uma cultura do diálogo. 2010. (Seminário).

19.
Curso Castro Alves 2010 - V Colóquio de Literatura Baiana.Capitães de Areia, no aprendizado da cidade. 2010. (Outra).

20.
VII Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários. Guimarães Rosa: o cantador das veredas imerso na Modernidade. 2004. (Congresso).

21.
III Seminário Internacional Guimarães Rosa.III Simpósio Internacional Guimarães Rosa. 2004. (Simpósio).

22.
Lingüística e ensino: trilhas e metas. VI Congresso Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários. 2002. (Congresso).

23.
Tempo: História e Literatura.Simpósio Internacional. 2002. (Simpósio).

24.
Travessias Literárias: Rotas, imagens e profecias. V Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VALVERDE, L. A. C. ; MELO, L. G. . III Simpósio de Literatura Baiana e I Semana de Letras - UNEB - Campus XIV. 2014. (Outro).

2.
VALVERDE, L. A. C. ; SOUZA, Eugênia M. . II Simpósio de LIteratura Baiana. 2013. (Congresso).

3.
VALVERDE, L. A. C. ; SOUZA, Eugênia M. . I Simpósio de Literatura Baiana. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vigna Cunha Oliveira. Ser mulher no sertão: um olhar sobre as personagens femininas de Osório Alves de Castro. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Baiana) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.

2.
Rosiele Silva Almeida. Literatura, memória e cdade: a represemtação do Largo da Palma na ficção de Adonias Filho. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Baiana) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.

3.
LUCIVANIA SILVA LOPES RIOS. OS CAPITÃES DA AREIA, CAMINHOS E ENCRUZILHADAS NA CIDADE DA BAHIA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Baiana) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.

4.
Josevânia Lima de Oliveira. A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DOS PERSONAGENS PEDRO ARCHANJO E TADEU CANHOTO, DA OBRA TENDA DOS MILAGRES. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Baiana) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.

5.
ANA ELMA DOS SANTOS SILVA. A PROSTITUTA NA LITERATURA: a configuração da prostituição na obra A prostituta de Herberto Sales. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Baiana) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maeli Oliveira dos Santos. A importância da literatura infantil na formação de valores sociais da criança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.

2.
Marília Saturnino Bispo. Histórias clássicas e da contemporaneidade na formação de leitores no Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.

3.
Tiago de Jesus dos Anjos. Ficção, Memóia e História no romance Leite Derramado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.

4.
Elane Lima dos Santos. A casa do Budas Ditosos e A obscena Senhora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.

5.
Vigna Cunha Oliveira. O erotismo como representação da transgressão: a afirmação da mulher contemporânea em "Mulher ao Espelho", de Helena Parente Cunha. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.

6.
Eliane Araujo de Santana. A magia literária na educação infantil: o poder transformador da leitura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.

7.
Aline Nadia Miranda Santos. A importância do contos de fadas no processo de formação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.

8.
Rosânia Trabuco de Souza. A mulher e o empoderamento feminino no sertão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Pronera) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.

9.
Airan Monalise Reis Mendes. 1984 - Literatura e Modernidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.

10.
Hélio Pereira Barreto. A crítica Orwelliana aos Regimes Totalitaristas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.

11.
Maise dos Santos Ferreira. Teor de uma infância perdida: uma leitura do conto Negrinha, de Monteiro Lobato, numa perpectiva comparativa com as crianças no Assentamento Nova Palmares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Leras Pronera) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.

12.
Magnélia Pereira da Silva. A representação feminina na Literatura da Sociedade Queimadense. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Pronera) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.

13.
Gilvaneide Rios da Silva. Militantes femininas e Maria da Fé: semelhanças e contradições em Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Pronera) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.

14.
Edirene Rocha de Jesus. O jagunço fez a diferença: uma leitura do Conto "A hora e vez de Augusto Matraga", de Guimarães Rosa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Pronera) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.

15.
Romilson Lopes de Souza. A fragmentação do sujeito em a "Metamorfose", de Franz Kafka. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Pronera) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Luiz Antonio de Carvalho Valverde.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
VALVERDE, L. A. C. . A arte de brincar com a poesia. 1ª. ed. Itabuna: Via Litterarum, 2013. v. 1000. 275p .


Apresentações de Trabalho
1.
VALVERDE, L. A. C. ; VALVERDE, L. A. C. . PROCESSOS CRIATIVOS E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
VALVERDE, L. A. C. . Oficina de Criação Literária na Prática Escolar. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VALVERDE, L. A. C. ; SOUZA, Eugênia M. . II Simpósio de LIteratura Baiana. 2013. (Congresso).

2.
VALVERDE, L. A. C. ; MELO, L. G. . III Simpósio de Literatura Baiana e I Semana de Letras - UNEB - Campus XIV. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


Participação no Grupo de Pesquisa dos Profs.Roland Gerhard Mike Walter e Sébastien Joachim, do Departamento de Lingüística,Letras e Artes da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, com o projeto PERCEPÇÃO E REPRESENTAÇÃO INTERCULTURAL, área de Letras.

Coordena o Grupo de Pesquisa em Literatura Baiana, envolvendo pesquisadores de diversos Departamentos da Uneb, assim como de outras instituições, como UEFS e IFBA



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 28/11/2014 às 6:26:44