Jordana Lima de Moura Thadei

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6714034520266606
  • Última atualização do currículo em 17/12/2018


Graduada em Psicologia pela Universidade FUMEC - Belo Horizonte - MG (1990) e em Pedagogia pela Universidade do Grande Abc (2001). Possui especialização em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix (1998) e mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), pós-graduada em Ensino de Línguas Mediado por Computador (UFMG - 2014). Atualmente é docente no INSTITUTO SINGULARIDADES (Letras ). Tem experiência na docência no Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), supervisão do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), Ensino a Distância (Pós-graduação Redefor / Unicamp, Projeto PLEC - COGEAE - PUC-SP, Escola com Celular - Fund. Vanzollini, Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação - Fund. Lemann / Instituto Península e disciplinas em cursos a distância pelas instituições de ensino superior UNINOVE, Faculdades Sumaré e Unicid), formação de educadores em ensino de Língua Portuguesa, Análise (PNLD / MEC) e produção de material didático de Língua Portuguesa (Editoras e Prefeitura de São Paulo). É uma das autoras dos CADERNOS DE APOIO E APRENDIZAGEM - Língua Portuguesa (Prefeitura de São Paulo). É uma das autoras do livro didático de alfabetização para EJA, PNLD 2014-2016, Viver, Aprender. É uma das autoras de Língua Portuguesa da COLEÇÃO CAMPO ABERTO, PNLD 2016-2018. Assessora pedagógica na coleção Meu Livro - Editora AJS, 1o ao 3o ano do Ensino Fundamental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jordana Lima de Moura Thadei
Nome em citações bibliográficas
THADEI, Jordana L. M.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Singularidades.
Rua Deputado Lacerda Franco - até 299/300
Pinheiros
05418000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30345445
URL da Homepage: www.singularidades.com.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2006
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Temas Transversais e letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental: para além da transversalidade temática.,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: letramento; temas transversais; leitura.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2012 - 2014
Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Unidade Didática Online.
1997 - 1998
Especialização em Aqusição e desenvolvimento da linguagem. (Carga Horária: 500h).
Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix, POSGRADIH, Brasil.
Título: Dificuldades encontradas pelos professores de 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Belo Horizonte com crianças deficientes auditivas incluidas nas classes regulares..
Orientador: Estelina Souto Nascimento.
2000 - 2001
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Grande ABC, UNIABC, Brasil.
1986 - 1990
Graduação em Psicologia.
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Caminhos da Escrita. (Carga horária: 80h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2015 - 2015
Fazer a Ponte no Brasil - 2015. (Carga horária: 30h).
Projeto Âncora, PA, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Educando para a cidadania: temas transversais e. (Carga horária: 42h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em O processo reflexivo do professor. (Carga horária: 36h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1995 - 1996
Educação Ambiental numa visão interdisciplinar.. (Carga horária: 200h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Atuação Profissional



INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO SINGULARIDADES, ISES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10


Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso, Carga horária: 8
Outras informações
Orientação de TCCs dos cursos de Especialização na área de Educação e participação em bancas.


Centro Universitário Padre Anchieta, UniAnchieta, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Docência em módulo de pós-graduação.


Fundação Lemann, FL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de coordenação curso Ensino Hibrido., Carga horária: 8
Outras informações
Curso em parceria Fundação Lemann e Instituto Península: ENSINO HÍBRIDO: PERSONALIZAÇÃO E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. Função: auxiliar de coordenação.


Fundação Vanzollini, FCV, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tuto online, Carga horária: 16
Outras informações
Tutor online no curso "Aprender: como se ensina", destinado aos professores de EJA e CEEJA, do programa EJA - Mundo do trabalho.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Tutor online / auxiliar de coordenação EAD., Carga horária: 24
Outras informações
Atividade realizada em duas etapas: dois cursos de 8 semanas cada.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor PNAIC
Outras informações
Componente da equipe de elaboração e supervisão das formações do PNAIC para formadores de professores do Ensino Fundamental I das redes municipais do estado de São Paulo e da rede estadual de São Paulo.


Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP, FUNCAMP/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tutor online, Carga horária: 24
Outras informações
Tutor online do curso de pos-graduação em Língua Portuguesa, oferecido aos professores da rede estadual de ensino de São Paulo, em parceria entre Unicamp e REDEFOR.


Associação Ecucacional Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplinas lecionadas: Técnicas de Redação Jurídica (Direito); Leitura e Produção Textual (Pedagogia); Língua Portuguesa II (Direito); Práticas de Ensino I, II e II (Letras). Metodologia de Ensino (Letras).


Faculdade Sumaré, FACSUMARE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 22
Outras informações
Docência no curso de Pedagogia: Língua Portuguesa I e II; Avaliação, uso e produção de materiais didáticos; Metodologia de Linguagens e Códigos; Literatura Infantil. Docência na especialização em Alfabetização e Letramento. Elaboração de conteúdo para formação a distância - PAAS - EAD (Programa de Apoio a Aprendizagem Sumare).


Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Educacional Paidéia, PAIDEIA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pretador de serviços, Carga horária: 10
Outras informações
Formação de professores em Língua Portuguesa - Ensino Fundamental - Ciclo 1 - em parceria com redes públicas de ensino.


COGEAE - PUC-SP, COGEAE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Assistente de Coordenação do Projeto PLEC, Carga horária: 20
Outras informações
PLEC: Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade - Curso a Distância em parceria com a Rede do Saber - SEE-SP


UNIESP, UNIESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 14
Outras informações
Práticas de ensino de LP e LI, I, IV,V e VI.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Parecerista - Ceale
Outras informações
Programa Nacional do Livro Didático - PNLD - Parecerista - Língua Portuguesa.

Atividades

08/2006 - 08/2006
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
PNLD 2008 - Parecerista Língua Portuguesa 5a a 8a séries..

Faculdade Anchieta, FACULDADE ANCHIE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Programa TEIA DO SABER - Parceria SEE-SP e Faculdade Anchieta


Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Teorias da Instrução.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2002
PRÊMIO EDUCAÇÃO CIDADÃ - "Melhores Práticas dos Temas Transversais dos PCNs" do estado de São Paulo, SIEEESP / Revista EDUCAÇÃO..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
THADEI, Jordana L. M.2006THADEI, Jordana L. M.. Abordagem da oralidade na sala de aula das séries iniciais do Ensino Fundamental: considerações sobre a proposta dos PCNs e a prática dos professores.. V Mostra e I Colóquio de pesquisa em Educação. A divulgação da pesquisa em Educação: desafios e perspectivas., São Bernardo do Campo - SP, v. 1, p. 1-10, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
TANZI, A. ; THADEI, Jordana L. M. ; SILVA-COSTA, Liliane P. da ; FERNANDES, Marly A. ; BORGES, Rosângela R. ; MELO, R. . Multiletramentos em ambientes educacionais. In: Roxane Rojo. (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. 1ed.São Paulo: Parábola Editorial, 2013, v. 1, p. 135-158.

2.
THADEI, Jordana L. M.. Pedagogia de Projetos, Interdisciplinaridade e Transversalidade: Conceitos e Práticas Fundamentais ao Currículo Contemporâneo. In: Ana Maria Haddad Batista; Marcia Fusaro. (Org.). Educação, Interdisciplinaridade e LInguagens. 1ed.São Paulo: BT Acadêmica, 2013, v. , p. 121-145.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
THADEI, Jordana L. M.. O formador do professor não ensina o que diz, mas o que ele é e faz na sala de aula dos cursos de docência. Estadão.Edu, São Paulo, 02 mar. 2018.

2.
THADEI, Jordana L. M.. Sexualidade Sadia: tema cercado de tabus ganha espaço na sala de aula.. Revista EDUCAÇÃO - Guia do prêmio Educação Cidadã. (Edição especial)., São Paulo, p. 19 - 19, 01 set. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
THADEI, Jordana L. M.. PEDAGOGIA DE PROJETOS, LETRAMENTO E GÊNEROS DO DISCURSO: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: no I SIMELP ? I Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa ? São Paulo. Setembro/2008., 2008, São Paulo. I SIMELP - 2008, 2008.

2.
THADEI, Jordana L. M.. PROJETOS TEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO PARA O LETRAMENTO.. In: 16o Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. Caderno de Atividades - 16o COLE.. Campinas: ALB, 2007. v. 1. p. 295-295.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
THADEI, Jordana L. M.; THADEI, Jordana L. de M. . Abordagem da oralidade na sala de aula da séries iniciais do Ensino Fundamental: considerações sobre a proposta dos PCNs e a prática dos professores.. In: V Mostra é I Colóquio de pesquisa em Educação., 2005, São Bernardo do Campo. Cadernos de Educação: reflexões e debates.. São Bernardo do Campo: Umesp / Léia Alves Souza, 2005. p. 60-62.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
THADEI, Jordana L. M.; THADEI, Jordana L. de M. . Texto, discurso e gênero (parte 1): implicações e desafios na construção do letramento.. In: 15o InPLA, 2005, São Paulo. 15o InPLA - Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada. São Paulo: EMD Media Informática Ltda., 2005.

2.
THADEI, Jordana L. M.. Gêneros, educação à distância e letramento digital: a abordagem de gêneros em um curso de formação à distância de professores do Ensino Médio.. In: 53o Seminário do GEL, 2005, São Carlos - SP. Resumos: 53o Seminário do GEL 2005. Campinas: Mercado de Letras, 2005. p. 143-143.

Apresentações de Trabalho
1.
THADEI, Jordana L. M.. Gêneros textuais na sala de aula ou gêneros textuais como objeto de ensino?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
THADEI, Jordana L. M.. PEDAGOGIA DE PROJETOS, LETRAMENTO E GÊNEROS DO DISCURSO: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
BIRUEL, A. S. ; THADEI, Jordana L. M. ; FIGUEIREDO, L. I. B. . Coleção Campo Aberto - 2o ano Ensino Fundamental. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - LivroDidático).

2.
THADEI, Jordana L. M.; BIRUEL, A. S. . Coleção Campo Aberto - 3o ano do Ensino Fundamental. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - LivroDidático).

3.
THADEI, Jordana L. M.; FIGUEIREDO, L. I. B. . Coleção Campo Aberto - 1o do Ensino Fundamental.. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - LivroDidático).

4.
THADEI, Jordana L. M.; MENDONCA, M. R. S. . Viver, Aprender (alfabetização). 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático).

5.
GANZELA, M. ; THADEI, Jordana L. M. . Práticas de Ensino III - Conteúdo EAD. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdodigitalparaautoinstrução-LínguaPortuguesa).

6.
THADEI, Jordana L. M.. Mini-curso 'Seminários Temáticos - Práticas Educacionais em Língua Materna e Estrangeira' - Sub-tema: 'OS CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS E A ORALIDADE NOS PCN - LÍNGUA PORTUGUESA'.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
THADEI, Jordana L. M.. Os PCN e a análise linguística na perspectiva do texto: o que é e como se faz?. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
THADEI, Jordana L. M.. Formação Coleção 'Viver, Aprender' - Alfabetização em EJA. 2013. .

9.
THADEI, Jordana L. M.. Formação Coleção 'Viver, Aprender' - Alfabetização em EJA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
GANZELA, M. ; THADEI, Jordana L. M. ; FARIA, A. P. . Práticas de Ensino I _conteúdo EAD. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdos para disciplina Práticas de Ensino I - Letras EAD).

11.
GANZELA, M. ; THADEI, Jordana L. M. . Práticas de Ensino II - Conteúdo EAD. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdodigitalparaautoinstrução-LínguaPortuguesa).

12.
THADEI, Jordana L. M.. Formação de Educdores de EJA em Alfabetização e Ensino de Língua Materna. 2011. .

13.
THADEI, Jordana L. M.. Cadernos de apoio e aprendizagem. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Unidades Didáticas de Língua Portuguesa de 5o e 6o ano do Ensino Fundamental para SME São Paulo).

14.
THADEI, Jordana L. M.. PAAS - Programa de Apoio à Aprendizagem Sumaré. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo digital para autoinstrução - Língua Portuguesa).

15.
THADEI, Jordana L. M.. Formação Coleção Viver, Aprender - 2o segmento. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
THADEI, Jordana L. M.. Formação Coleção Viver, Aprender 1o segmento. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
THADEI, Jordana L. M.. Aprender Juntos - 3o ao 5o ano do Ensino Fundamental. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Assessoria Pedagógica em Livro Didático de Lingua Portuguesa - 3o ao 5 ano. Editora SM).

Demais trabalhos
1.
THADEI, Jordana L. M.; THADEI, Jordana L. de M. . Salto para o futuro.. 2005 (Programa televisivo) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Thailla Fabiane Kataoka Lopes; THADEI, Jordana L. M.. Participação em banca de Andressa Pinto Monteiro. As brincadeiras infantis e sua importância no desenvolvimento cognitivo de crianças de 2-3 anos na EMEI do bairro Patrimônio de Uberlândia - MG.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo.

2.
Thailla Fabiane Kataoka Lopes; THADEI, Jordana L. M.. Participação em banca de Bruna Freitas Bittencourt Rosendo dos Santos. A importância do professor no processo de desenvolvimento de ensino-aprendizagem na Educação Infantil à luz das concepções de Vygotsky.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo.

3.
Thailla Fabiane Kataoka Lopes; THADEI, Jordana L. M.. Participação em banca de Tatiane Machado Lopes. O papel do psicopedagogo diante situações de violência nas escolas.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Cidade de São Paulo.

4.
Thailla Fabiane Kataoka Lopes; THADEI, Jordana L. M.. Participação em banca de Vanessa Cristina Possobon. A influência da gestão escolar na qualidade da educação.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Cidade de São Paulo.

5.
Thailla Fabiane Kataoka Lopes; THADEI, Jordana L. M.. Participação em banca de Maria Alexandra Duarte Ferreira. Relação entre democratização e qualidade.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato-Sensu em Gestão Escolar) - Universidade Cidade de São Paulo.

6.
Thailla Fabiane Kataoka Lopes; THADEI, Jordana L. M.. Participação em banca de Michele Costa Rovanhol. Qualidade de ensino: um estudo sobre o sistema de avaliação institucional na escola técnica estadual do interior do estado de São Paulo - Pedro Badran.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato-Sensu em Supervisão e Orientação.) - Universidade Cidade de São Paulo.

7.
Thailla Fabiane Kataoka Lopes; THADEI, Jordana L. M.. Participação em banca de Camile da Silva Torres. A inclusão do aluno com deficiência física motora: um panorama da adequação do sistema escolar.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato-Sensu em Educação Inclusiva) - Universidade Cidade de São Paulo.

8.
THADEI, Jordana L. M.; TAMBARA, M.. Participação em banca de Marileide Brisola Braga Carreira. Um novo professor para um novo processo de alfabetização; seria possível ou, ainda, necessário?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo.

9.
THADEI, Jordana L. M.; TAMBARA, M.. Participação em banca de Sara Regina da Silva. Música: uma ferramenta para a alfabetização. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo.

10.
THADEI, Jordana L. M.; TAMBARA, M.. Participação em banca de Suelen Jacqueline Lemos Orra. A ludicidade como prática docente no processo de aprendizagem (alfabetização). 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo.

11.
THADEI, Jordana L. M.; TAMBARA, M.. Participação em banca de Ana Cristina Parpinelli Silva. O aprendizado por meio das experiências e vivências no mundo letrado.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo.

12.
Thailla Fabiane Kataoka Lopes; THADEI, Jordana L. M.. Participação em banca de Francisca Eurilene Batista de Castro. Uma reflexão acerca da gestão democrática da rede pública e as atribuições do gestou escolar.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato-Sensu em Gestão Escolar) - Universidade Cidade de São Paulo.

13.
THADEI, Jordana L. M.; TAMBARA, M.. Participação em banca de Suelen Alves Matos. A importância de alfabetizar letrando com literatura infantil.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo.

14.
THADEI, Jordana L. M.; TAMBARA, M.. Participação em banca de Patrícia da Silva Oliveira. O uso do computador favorecendo o processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo.

15.
THADEI, Jordana L. M.; VIANNA, A. B. B. A.. Participação em banca de Rosemeire Benedita Nogueira. Indivíduo e aprendizagem: Leitura, uma aliada no processo de aprendizagem. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento) - Universidade Cruzeiro do Sul.

16.
THADEI, Jordana L. M.; VIANNA, A. B. B. A.. Participação em banca de Regiane Aparecida dos Antos Rocha. Indivíduo e Aprendizagem - Alfabetização e Aprendizagem: como garantir a efetivação deste processo?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo.

17.
THADEI, Jordana L. M.; VIANNA, A. B. B. A.. Participação em banca de Cristiane Medina da Silva. Alfabetização e Aprendizagem: como garantir a efetivação desse processo?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo.

18.
THADEI, Jordana L. M.; VIANNA, A. B. B. A.. Participação em banca de Maria Djanice Oliveira Alves. A aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva do letramento. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo.

19.
THADEI, Jordana L. M.; VIANNA, A. B. B. A.. Participação em banca de Eva Luiz Vieira de Souza. Alfabetização e aprendizagem: como garantir a efetivação deste processo?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo.

20.
VIANNA, A. B. B. A.; THADEI, Jordana L. M.. Participação em banca de Heber de Assis Figueiredo. Educação e qualidade: como o papel do supervisor escolar contribui para a qualidade na escola.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo.

21.
THADEI, Jordana L. M.; VIANNA, A. B. B. A.. Participação em banca de Aguimário Pimentel Silva. O Patrimônio imaterial no letramento de jovens e adultos: o papel das identidades culturais.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Elizabeth Sanada; THADEI, Jordana L. M.. Participação em banca de Natalia Rossi.Desenvolvimento da Competência Digital. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO SINGULARIDADES.

2.
THADEI, Jordana L. M.; ALMADA, E.. Participação em banca de Luiza Simões Dalmazo.A escola do século XXI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Singularidades.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
THADEI, Jordana L. M.. FEBRACE - Feira brasileira de ciência e engenharia (diversos trabalhos). 2016. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2o Seminário de multiletramentos, hipermídia e ensino. 2018. (Seminário).

2.
FEBRACE - Feira Brasileira de Ciência e Engenharia. Feira Brasileira de Ciência e Engenharia. 2018. (Feira).

3.
iCloc - Jovem.Tecnologia e Educação. 2018. (Encontro).

4.
iCloc - Jovem.Comunicação e Habilidades Socioemocionais. 2018. (Encontro).

5.
FEBRACE - Feira Brasileira de Ciência e Engenharia. Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia. 2017. (Feira).

6.
FEBRACE - Feira Brasileira de Ciência e Engenharia. Feira Brasileira de Ciência e Engenharia. 2016. (Feira).

7.
6o Simpósio Hipertexto e 2o Colóquio Internacional de Educação e Tecnologiaso.Brasil na Tel@: uma proposta de unidade didática híbrida. 2015. (Simpósio).

8.
Oficina Design na Prática - Projeto Aprender a Aprender. 2014. (Oficina).

9.
2o CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguisticos e Literários / 5o CIELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. 2012. (Outra).

10.
CONTEC BRASIL 2012 - Conferência Internacional tecnologia, cultura e alfabetização: formando leitores do futuro.. 2012. (Outra).

11.
III SILID - Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira _ II SIMAR - Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos.A notícia na sala de aula: análise da progressão na abordagem do gênero em material didático para o ensino fundamental.. 2010. (Simpósio).

12.
I SIMELP 2008.PEDAGOGIA DE PROJETOS, LETRAMENTO E GÊNEROS DO DISCURSO: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2008. (Simpósio).

13.
16o Congresso de Leitura do Brasil. PROJETOS TEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO PARA O LETRAMENTO.. 2007. (Congresso).

14.
IV Congresso de Educação do Unilavras. Orientação Sexual como Prática Pedagógica. 2006. (Congresso).

15.
Palestra.Orientação Sexual como prática pedagógica: algumas reflexões.. 2006. (Encontro).

16.
15o InPLA - Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada.Texto, discurso e gênero (parte 1): implicações e desafios na construção do letramento.. 2005. (Simpósio).

17.
53o Seminário do GEL.Gêneros, educação a distância e letramento digital: a abordagem de gêneros em um curso de formação à distâqncia de professores de Ensino Médio.. 2005. (Seminário).

18.
Ciclo de Conferências e Trabalhos - Análise do objeto ensinado através do trabalho do professor - o exemplo da linguagem.. 2005. (Outra).

19.
I Encontro de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Tatuí..Alfabetização e ortografia no Ensino Fundamental.. 2005. (Encontro).

20.
I COMPARTRILHAR do Ensino Fundamental.Orientação Sexual na Escola. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GANZELA, M. ; THADEI, Jordana L. M. . I Jornada de Práticas de Ensino em Língua Portuguesa. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Patrícia da Silva Oliveira. O uso do computador favorecendo o processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Jordana Lima de Moura Thadei.

2.
Suelen Alves de Matos. A importância de alfabetizar letrando com literatura infantil.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Jordana Lima de Moura Thadei.

3.
Ana Cristina Parpinelli Silva. O aprendizado por meio das experiências e vivências no mundo letrado.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Jordana Lima de Moura Thadei.

4.
Suelen Jacqueline Lemos Orra. A ludicidade como prática docente no processo de aprendizagem (alfabetização). 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Jordana Lima de Moura Thadei.

5.
Sara Regina da Silva. Música: uma ferramenta para a alfabetização. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Jordana Lima de Moura Thadei.

6.
Marileide Brisola Braga Carreira. Um novo professor para um novo processo de alfabetização; seria possível ou, ainda, necessário?. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Jordana Lima de Moura Thadei.

7.
Andreia Nogueira Silva. Alfabetização e Letramento: conhecimentos que um alfabetizador deve ter.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Jordana Lima de Moura Thadei.

8.
Gisele Garcia Andrade. O brincar como processo de aprendizagem. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Jordana Lima de Moura Thadei.

9.
Cristiane Medina da Silva. Alfabetização e Aprendizagem: como garantir a efetivação deste processo?. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Jordana Lima de Moura Thadei.

10.
Regiane Aparecida dos Santos Rocha. Indivíduo e Aprendizagem - Alfabetização e Aprendizagem: como garantir a efetivação deste processo?. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Jordana Lima de Moura Thadei.

11.
Eva Luiz Vieira de Souza. Alfabetização e Aprendizagem: como garantir a efetivação desse processo?. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Jordana Lima de Moura Thadei.

12.
Aguimário Pimentel Silva. O patrimônio imaterial no letramento de jovens e adultos: o papel das identidades culturais.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato-sensu Alfabetização e Letrament) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Jordana Lima de Moura Thadei.

13.
Edivirgem R. do Nascimento Jacinto / Francine da S. Rogério. Ambiente alfabetizador e educação infantil - segmento creche: concepçoes e práticas.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Faculdade Sumaré. Orientador: Jordana Lima de Moura Thadei.

14.
Vivian Mayumi Kojima / Priscila Santos da Silva. A linguagem musical na Educação Infantil da rede municipal de São Paulo. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Faculdade Sumaré. Orientador: Jordana Lima de Moura Thadei.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thamyres da Silva Rosa. Empoderamento na formação de jovens e adultos: um olhar direcionado aos recursos educacionais abertos.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Instituto Singularidades. Orientador: Jordana Lima de Moura Thadei.

Orientações de outra natureza
1.
Turma LP005 - Redefor / Unicamp / SEE-SP, Edição 2010/2011. TCC - Especialização em Língua Portuguesa - Projeto REDEFOR / Unicamp / SEE-SP. 2011. Orientação de outra natureza. (Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP. Orientador: Jordana Lima de Moura Thadei.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
THADEI, Jordana L. M.. Os PCN e a análise linguística na perspectiva do texto: o que é e como se faz?. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
THADEI, Jordana L. M.. Formação Coleção 'Viver, Aprender' - Alfabetização em EJA. 2013. .

3.
THADEI, Jordana L. M.. Formação Coleção 'Viver, Aprender' - Alfabetização em EJA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GANZELA, M. ; THADEI, Jordana L. M. . I Jornada de Práticas de Ensino em Língua Portuguesa. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


Experiência em leitura crítica de materiais didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental (diversas editoras).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 10:20:44