Rita Gomes do Nascimento

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  • Última atualização do currículo em 08/01/2019


Indígena do Povo Potyguara do Ceará. Pedagoga (UECE),especialista em Gestão Escolar (UECE), mestra em Educação (UFRN) e doutora em Educação (UFRN). Pós-Doutorado no Programa de Estudos Posdoutorais (PEP) da Universidad Nacional Tres de Febrero/Argentina (UNTREF/AR). É servidora pública da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Foi Conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, com mandato de 2010 a 2016. Exerceu o cargo de Coordenadora Geral de Educação Escolar Indígena no Ministério da Educação de 2012 a 2015. Atualmente é Diretora de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais no âmbito do mesmo ministério. Tem experiência docente na educação básica e superior. É pesquisadora, vinculada grupos de pesquisa, conselhos editoriais com vasta publicação de artigos em capitulo de livros, periódicos e revistas especializadas. Tem atuado nas seguintes áreas de investigação: diversidade étnica e cultural e educação; formação de professores e diversidade étnica e cultural; políticas educacionais, desigualdades sociais, étnicas e diversidade; políticas culturais e educação; movimentos sociais e educação, direitos humanos e educação, com ênfase na temática indígena. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rita Gomes do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, R. G.;NASCIMENTO, RITA GOMES DO

Endereço


Endereço Profissional
Ministério da Educação, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO.
Ministério da Educação
Zona Cívico-Administrativa
70047900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 20229060
Ramal: 9068


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Rituais de resistência: experiencias pedagogicas tapeba, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Rosália de Fátima e Silva.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: formação docente; indios Tapeba; Práticas pedagógicas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Índígena.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Índígena / Especialidade: Formação docente Indígena.
Setores de atividade: Educação; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional; Educação Superior.
2004 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Educação Escolar Indígena: consensos e dissensos no projeto de formação docente Tapeba, Pitaguary e Jenipapo-Kanindé,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Rosália de Fátima e Silva.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: formação docente; índios; Educação; Escolas diferenciadas, Educação Escolar Indígena,.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Índígena.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Índígena / Especialidade: Formação docente Indígena.
Setores de atividade: Educação; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional; Educação Superior.
1998 - 2000
Especialização em Gestão Escolar. (Carga Horária: 465h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: As teorias que fundamentam a Administração Escolar: uma análise crítica..
Orientador: MARIA CONSUELO GUABIRABA TAKAOKA.
1991 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: Desmistificando o trabalho no livro didático.
Orientador: JUSTINO DE SOUSA JUNIOR.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Universidad Nacional de Tres de Febrero, UNTreF, Argentina.


Formação Complementar


2014
Espanhol Básico. (Carga horária: 480h).
Instituto Cervantes, IC, Brasil.
2018 - 2018
CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS. (Carga horária: 30h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2018 - 2018
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. (Carga horária: 30h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2018 - 2018
ÉTICA E SERVIÇO PÚBLICO. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2018 - 2018
DIREITOS HUMANOS: UMA DECLARAÇÃO UNIVERSAL. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2018 - 2018
Planejamento Estratégico para Organizações Públicas. (Carga horária: 40h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Etnoconservação:aspectos teoricos e práticos. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Fotografia como instrumento de pesquisa e represen. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2008 - 2008
Uma etnografia situada:cinco experimentos em Antro. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2007 - 2007
Diversidade étnica e de gênero nas artes de brinca. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Espanhol Básico I. (Carga horária: 60h).
ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, AFURN, Brasil.
2006 - 2006
mini-curso: Educação ìndígena: conceitos e process. (Carga horária: 4h).
Anped, Brasil.
2001 - 2004
Formação Para Professores Índígenas. (Carga horária: 1000h).
Secretaria da Educação Básica, SEDUC, Brasil.
2002 - 2003
Extensão universitária em Contínua à Distância para Gestores e Técnicos da E. (Carga horária: 258h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Formação para Magistério Indígena. (Carga horária: 144h).
Governo do Estado do Ceará, GOVERNO/CE, Brasil.
2001 - 2002
Capacitação Em Educação Escolar Índígena. (Carga horária: 80h).
Ministério da Educação Cultura e Desporto, MEC, Brasil.
2000 - 2001
Formação continuada de professores do ensino médio. (Carga horária: 40h).
Secretaria da Educação Básica, SEDUC, Brasil.
1998 - 1999
Capacitação Em Lingua Portuguesa e Matemática. (Carga horária: 240h).
Secretaria da Educação Básica, SEDUC, Brasil.
1998 - 1998
Formação de Orientador de Aprendizagem. (Carga horária: 40h).
Secretaria da Educação Básica, SEDUC, Brasil.
1995 - 1995
Sensibilização em Saúde Reprodutiva. (Carga horária: 40h).
Sociedade Civil Bem-Estar Familiar do Brasil, SCBFB, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Economia da Educação.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
1994 - 1994
O construtivismo e a Classe Trabalhadora. (Carga horária: 4h).
Sociedade Civil Bem-Estar Familiar do Brasil, SCBFB, Brasil.
1994 - 1994
Desenvolvimento Psicomotor na Infância. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
1993 - 1993
Abordagem Direta do Inconsciente e o Método TIP. (Carga horária: 12h).
Fundação de Saúde Integral Humanística, FUNDASINUM, Brasil.
1993 - 1993
Relações Humanas Integrado ao Atendimento. (Carga horária: 21h).
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
1992 - 1992
Adolescência, ato de planejar a vida. (Carga horária: 32h).
Sociedade Civil Bem-Estar Familiar do Brasil, SCBFB, Brasil.
1990 - 1990
Curso Básico de Inglês. (Carga horária: 180h).
Centro de Cultura Britânica, CCB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Políticas Educacionais, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral de Educ Escolar Indígena, Carga horária: 40


Governo do Estado do Ceará, GOVERNO/CE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

1/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Estadual da Saúde, .

Cargo ou função
Membro conselheira representante das Comunidades Indígenas.
7/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria da Educação Básica, Núcleo de Educação Escolar Indígena.

7/2002 - Atual
Treinamentos ministrados , Secretaria da Educação Básica, Núcleo de Educação Escolar Indígena.

Treinamentos ministrados
Formação Índígena
7/2002 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria da Educação Básica, Secretaria da Educação Básica.

Atividade realizada
Assessoria ao Curso de Magistério Indígena.
7/2001 - Atual
Serviços técnicos especializados , Secretaria da Educação Básica, Núcleo de Educação Escolar Indígena.

Serviço realizado
Acompanhamento técnico-pedagógico.
2/1998 - 6/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Área de Ciências Humanas
2/1998 - 2/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Polivalente
2/1998 - 2/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
História

Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora do módulo Cultura, Educação e Diversidade, Curso de Pedagogia, turma 2, Polo Beberibe, UECE/UAB.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de licenciatura intercultural, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora Indígena do Curso de Licenciatura Intercultural:formação de professores indígenas.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora do módulo Saberes e Práticas da Educação Infantil III, Curso de Pedagogia, turma 1, Polo de Maranguape, UECE/UAB.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora da disciplina "Gestão e Estrutura das Escolas Indígena", curso de licenciatura Intercultural, 34h/a, Polo de Pacatuba, UECE/CED.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora da Disciplina Pesquisa Prática, Curso de Licenciatura Intercultural, Polo Pacatuba, 34h/a, UECE/UAB.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: colabirador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora da Disciplina Estrutura e Gestão das Escolas Indígenas, Curso de Licenciatura Intercultural, PROLIND/UECE, 2010, carga horária 34h/a.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora do módulo Cultura, Educação e Diversidade, no curso de pedagogia (EAD), turma 1, Polo Maranguape, UECE/UAB.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora da disciplina Seminário de Introdução ao curso de Licenciatura Intercultural:formação de professores indígenas. Caucaia, 17h/a, UECE/CED.

Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Ação Docente Supervisionada, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Contrato de trabalho temporário

Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista da pesquisa "Cadastramento dos Imoveis Rurais e Urbanos da cidade de Crateus, Disciplina Introdução a Economia, no curso de pedagogia. UECE/FAEC.

Atividades

02/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação da UECE, .

Cargo ou função
Coordenador.
9/2008 - Atual
Direção e administração, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
07/2010 - 07/2010
Ensino, Programa Especial de Formação Pedagógica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
07/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura Intercultural Indigena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Introdução ao Curso
06/2009 - 06/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura, Educação e Diversidade
06/2003 - 8/2005
Ensino, Gestão Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão de Recursos de Financeiros
Gestão de Recursos Patrimoniais
Avaliação Institucional
Gestão de recursos humanos
3/2001 - 3/2005
Direção e administração, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora da Ação Docente Supervisionada.
3/2001 - 3/2005
Ensino, Magister, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientadora de estágio supervisionado
2/2004 - 3/2004
Ensino, Formação de soldados de fileira, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Sociedade, ética e cidadania
Ação Policial Supervisionada
Seminário de Encerramento de Curso
3/2001 - 12/2003
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação de Crateús, Faculdade de Educação de Crateús.

Atividade realizada
Professora-Coordenadora da Ação Docente Supervisionada - ADS.
7/2003 - 8/2003
Ensino, Inspetor de Polícia Civil de 1ª Classe, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Ação Policial Supervisionada
11/2002 - 1/2003
Ensino, Magister, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Seminário Temático III
Seminário Temático VI
Seminário Temático VII

Prefeitura Municipal de Crateús, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

2/1992 - 12/1996
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Ação Social, Centro Social Urbano.

Serviço realizado
Assistente de coordenação do Centro Social Urbano José de Oliveira Carneiro.
2/1987 - 12/1989
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alfabetização
2/1988 - 3/1989
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Saúde, .

Serviço realizado
Agente de Saúde.
2/1987 - 12/1987
Ensino,

Disciplinas ministradas
Polivalente
2/1986 - 12/1986
Ensino,

Disciplinas ministradas
Polivalente

Serviço Nacional do Emprego, SINE, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Atividades

1/1992 - 12/1992
Outras atividades técnico-científicas , Diretoria, Diretoria.

Atividade realizada
Coordenação da Pesquisa Desemprego e Subemprego.
10/1990 - 10/1992
Serviços técnicos especializados , Diretoria, .

Serviço realizado
Pesquisadora da Pesquisa Desemprego e Subemprego.

Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista


Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Supervisora de Pesquisa, Carga horária: 0

Atividades

2/1990 - 12/1990
Pesquisa e desenvolvimento , Ibge Ce, Crateús.

Linhas de pesquisa
Censo Demográfico

Conselho Nacional de educação, CNE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Conselheira


Fundação AJURI, AJURI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Avaliador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora/avaliadora da avaliação do Plano Nacional de Educação/Educação Indígena


Ministério da Cultura, MinC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Membro de Colegiado, Enquadramento Funcional: Colaborador


Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Outro (bolsista), Enquadramento Funcional: Coordenador de Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Prática Orientada de Pesquisa
2.
Censo Demográfico


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação Brasileira
Descrição: O Observatório destina-se a avaliar os efeitos das políticas afirmativas no sistema educacional brasileiro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Avaliação do PNE/Educação Indígena
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Pesquisa aplicada em educação. Título: O tema do preconceito na escola Tapeba
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


1994 - 1994
Recadastramento dos imóveis urbanos e aspectos sociais
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Rita Gomes do Nascimento - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Índígena.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Índígena/Especialidade: Formação docente Indígena.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Prêmio Direitos Humanos 2011, Secretaria de Direitos Humanos da Presidencia da Republica.
2009
Concurso Nacional de Monografias sobre Educação e Diversidade, Universidade Federal de Pernambuco/Centro de Educação a Distancia.
2006
Concurso Nacional de Monografia, menção honrosa, anped.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NASCIMENTO, RITA GOMES DO2017NASCIMENTO, RITA GOMES DO. Educação superior de professores indígenas no Brasil: avanços e desafios do Programa de Licenciaturas Interculturais Indígenas. Revista Educación Superior y Sociedad, v. 20, p. 49-75, 2017.

2.
NASCIMENTO, R. G.2016NASCIMENTO, R. G.. DEMOCRATIZAÇÃO, AUTONOMIA, PROTAGONISMO, GOVERNANÇA: TRÊS INICIATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE INDÍGENAS NO BRASIL. Espaço Ameríndio (UFRGS), v. 10, p. 254-279, 2016.

3.
NASCIMENTO, R. G.2015NASCIMENTO, R. G.. Notas sobre educação profissional e tecnológica em contextos de diversidade. Boletim Técnico do SENAC, v. 41, p. 100, 2015.

4.
NASCIMENTO, R. G.;NASCIMENTO, RITA GOMES DO2013NASCIMENTO, R. G.. educação escolar indígena:politicas e tendencias atuais. Retratos da Escola, v. 7, p. 333-344, 2013.

5.
NASCIMENTO, R. G.2013NASCIMENTO, R. G.; OLIVEIRA, L. A. . Educação Escolar Indígena. Salto para o Futuro, v. XXXIII, p. 8-13, 2013.

6.
OLIVEIRA, LUIZ ANTONIO DE2012OLIVEIRA, LUIZ ANTONIO DE ; NASCIMENTO, RITA GOMES DO . Roteiro para uma história da educação escolar indígena: notas sobre a relação entre política indigenista e educacional. Educação & Sociedade (Impresso), v. 33, p. 765-781, 2012.

7.
NASCIMENTO, R. G.;NASCIMENTO, RITA GOMES DO2009NASCIMENTO, R. G.. ?UMA COISA QUE VEIO PRA FORTALECER CADA VEZ MAIS A LUTA': o curso de magistério Tapeba, Pitaguary e Jenipapo-Kanindé (CE). Cadernos do LEME, v. 1, p. 26-49, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NASCIMENTO, R. G.. Rituais de Resistência: experiências pedagógicas Tapeba. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 269p .

Capítulos de livros publicados
1.
NASCIMENTO, RITA GOMES DO; GUAYMAS, A. ; QUISPE, M. E. C. ; MOSONYI, E. E. ; RODRIGUEZ, I. O. ; BLANFORD, A. H. ; LOANGO, A. O. ; LOEZA, S. E. H. ; Mato, D. . Democratização da Educação Superior e a Diversidade Étnico-Racial no Brasil. In: MATO, Daniel. (Org.). Educación superior, diversidad cultural e interculturalidad en América Latina. 1ed.Caracas: Unesco, 2018, v. 1, p. 89-116.

2.
DOURADO, L. F. ; PINTO, J. M. R. ; PERONI, V. M. V. ; OGIBA, S. M. M. ; NASCIMENTO, R. G. . O Plano Nacional de Educação (2014-2024), a Diversidade e a Educação Escolar Indígena: possibilidades e limites. In: Sônia Mara M. Ogiba. (Org.). Garantia do Direito à Educação monitorando o PNE Lei nº 13.005/2014. 1ed.Porto Alegre: Editora UFRG, 2018, v. , p. 233-246.

3.
Mato, D. ; LACON, D. L. ; URQUIZA, A. H. A. ; NASCIMENTO, RITA GOMES DO . Educação Superior, Povos Indígenas e Interculturalidade na Amazonia Brasileira:O caso do Instituto dos conhecimentos indígenas e pesquisa no Rio Negro. In: Daniel Mato. (Org.). Educación Superior y Pueblos indígenas y afrodescendientes en América Latina. 1ed.Sáenz Peña: EDUNTREF, 2017, v. , p. 163-177.

4.
NASCIMENTO, R. G.. Educação, diversidade étnico-racial e cultural: conquistas no plano legal. In: Iria Bzrezinski. (Org.). Políticas e formação de professores. 1ed.Goiania: Editora da PUC de Gioás, 2016, v. 2, p. 101-110.

5.
NASCIMENTO, R. G.. Formação de Professores Indígenas no Brasil: O Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (PROLIND). In: Daniel Mato. (Org.). Educación Superior y Pueblos Indígenas en América Latina: Experiencias, interpelaciones y desafíos. 1ed.Buenos Aires: EDUNTREF, 2016, v. , p. 151-166.

6.
NASCIMENTO, R. G.. Democratização do acesso e qualidade social da educação. In: Antonio Carlos Caruso Ronca; Luiz Roberto Alves. (Org.). O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: educar para a equidade. 1ed.São Paulo: Fundação Santillana, 2015, v. , p. 209-222.

7.
NASCIMENTO, R. G.. Entre 'inclusão social e étnico-racial' e a busca por 'autonomia e protagonismo indígena': mapeamento de ações para a Educação Superior de povos indígenas no Brasil. In: Daniel Mato. (Org.). Educación Superior y Pueblos Indígenas en América Latina: contexto y experiencias. 1ed.Sáenz-Peña: Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2015, v. , p. 97-116.

8.
NASCIMENTO, R. G.; GOMES, N. L. . Diretrizes para o Atendimento de Educação Escolar de Crianças, Adolescentes e Jovens em Situação de Itinerância. In: Clélia Brandão Alvarenga Craveiro; Simone Medeiros. (Org.). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica: Diversidade e Inclusão. 1ed.Brasília: Ministério da Educação/SECADI, 2013, v. 1, p. 271-278.

9.
NASCIMENTO, R. G.. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena. In: Clélia Brandão Alvarenga Craveiro; Simone Medeiros. (Org.). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica: Diversidade e Inclusão. 1ed.Brasília: Ministério da Educação/SECADI, 2013, v. 1, p. 279-325.

10.
NASCIMENTO, R. G.; RONCA, A. C. C. ; FEITOSA, R. M. ; FERNANDES, R. . Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. In: Clélia Brandão Alvarenga Craveiro; Simone Medeiros. (Org.). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica: Diversidade e Inclusão. 1ed.Brasília: Ministério da Educação/SECADI, 2013, v. 1, p. 327-361.

11.
NASCIMENTO, R. G.; GOMES, N. L. ; FEITOSA, R. M. ; SAUER, A. H. . Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. In: Clélia Brandão Alvarenga Craveiro; Simone Medeiros. (Org.). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica: Diversidade e Inclusão. 1ed.Brasília: Ministério da Educação/SECADI, 2013, v. 1, p. 397-480.

12.
NASCIMENTO, R. G.; MENEZES, I. B. ; OLIVEIRA, L. A. ; MACEDO, S. M. F. . Saberes e prática pedagógica na educação infantil: o currículo e sua interface com a sociedade, cultura e identidade. Saberes e Práticas na Educação Infantil III: Sociedade, Cultura e Identidade. 2ed.Fortaleza: UECE, 2011, v. 1, p. 9-38.

13.
NASCIMENTO, R. G.. Performances e experiencias de etnicidade: práticas pedagógicas tapeba. In: LUCIANO,Gersem José dos Santos; OLIVEIRA, Jô Cardoso de; HOFFMANN, Maria Barroso.. (Org.). Olhares indígenas contemporaneos. 1ed.Brasilia: Centro Indígena de Estudos e Pesquisas, 2010, v. , p. 18-61.

14.
NASCIMENTO, R. G.. Educação escolar brasileira e a diversidade étnica e cultural: controbuições dos movimentos negro e indígena para o debate. In: Antonio Carlos Caruso Ronca; Mozart Neves Ramos. (Org.). Da CONAE ao PNE 2010-2020: contribuições do Conselho Nacional de Educação. 1ed.São Paulo: Moderna, 2010, v. , p. 223-252.

15.
NASCIMENTO, R. G.. Reflexões em torno das experiencias de construção de "uma escola do nosso jeito". In: AIRES, Max Maranhão Piorsky. (Org.). Escolas Indígenas e Politicas Interculturais no Nordeste Brasileiro. Fortaleza: EdUECE, 2009, v. , p. 85-107.

16.
NASCIMENTO, R. G.. O tema da diversidade etnico-cultural na educação brasileira. Cultura, Educação e Diversidade. Fortaleza: RDS Editora, 2009, v. , p. 76-120.

17.
NASCIMENTO, R. G.. Trajetória de reconhecimento étnico dos indígenas no Ceará. In: Rocha, Vera Lourdes Pestana da.. (Org.). Arte e Educação Física na Educação Escolar Indígena. Natal: Paidéia, 2008, v. 04, p. 87-96.

18.
NASCIMENTO, R. G.. Reflexões em torno das experiências de construção de. In: Max Maranhão Piorsky Aires. (Org.). Escolas Indígenas e Políticas Interculturais no Nordeste Brasileiro. 1ed.Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará - EdUECE, 2008, v. , p. 75-95.

19.
NASCIMENTO, R. G.. Ritual e Performance: a escola índios Tapeba e a ressemantização dos símbolos de preconceito. In: Regina Vinhaes Gracindo;Carlos Frederico B. Loureiro;João dos Reis Silva Junior; Marcia Soares de Alvarenga;Marlene Ribeiro; Rosa Helena Dias da Silva. (Org.). Educação como exercício de diversidade: estudos em campos de desigualdades sócio-educacionais. 1ed.Brasilia: Liber Livro, 2007, v. 2, p. 171-191.

20.
NASCIMENTO, R. G.. Quem é o professor indígena? considerações sobre o perfil do docente índio. In: Vera Lourdes Pestana da Rocha. (Org.). Arte e educação física na educação escolar indígena. 1ed.Natal: , 2007, v. 3, p. 3-77.

21.
NASCIMENTO, R. G.. Considerações sobre o perfil do docente índio. In: Vera Lourdes Pestana da Rocha. (Org.). O ensino de arte e educação física na educação escolar indígena. Natal: Paidéia/UFRN/MEC, 2007, v. 3, p. 44-53.

22.
NASCIMENTO, R. G.. Uma escola do nosso jeito. In: Vera Lourdes Pestana Rocha. (Org.). Arte e educação física na escola indígena. : , 2006, v. 2, p. 3-63.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NASCIMENTO, R. G.. Preconceito no Ceará. JOrnal O Povo, Fortaleza, 18 set. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, R. G.. Os professores tapeba e suas experiencias de resistencia etnico-culturais. In: III Congresso Internacional sobre pesquisa auto biografica, 2008, Natal. III CIPA (Auto) Biografia: formação territorios e saberes. Natal: EDUFRN/PAULUS, 2008.

2.
NASCIMENTO, R. G.. Sentidos do ser professor indígena nas escolas diferenciadas do Ceará. In: 18º EPENN, 2007, Alagoas. Anais do 18º EPENN, 2007.

3.
NASCIMENTO, R. G.. Educação escolar indígena: um olhar sobre as escolas diferenciadas. In: XVII EPENN, 2005, Belem. Anais do XVII EPENN. Rio de Janeiro: Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2005. p. 1-5.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, R. G.. Comunicação Sentidos do ser professor indígena nas escolas diferenciadas do Ceará. In: 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2007.

2.
NASCIMENTO, R. G.. A escola Tapeba e a ressentimentalização dos símbolos de preconceito. In: 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Maeió: Universidade Federal de Alagoas, 2007. p. 1-3.

3.
NASCIMENTO, R. G.. Projeto ANPed/SECAD. In: 29ª Reunião Anual da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2006, Caxambu. 29ª Reunião Anual da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, 2006. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, R. G.. A implicação do pesquisador na construção do objeto. In: Congresso Internacional sobre pesquisa (auto) biografica, 2006, Salvador. II CIPA: Tempos, Narrativas e ficções: a invenção de si. Salvador: EDUNEB, 2006. v. 1. p. 364-364.

2.
NASCIMENTO, R. G.. Identidade e diferença. In: XI Seminário de Pesquisa do CCSA, 2005, Natal. XI Seminário de Pesquisa do CCSA-Universidade, Democracia e Desenvolvimento Sustentável. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005. p. 1-1.

3.
NASCIMENTO, R. G.. Desmistificando o trabalho no livro didático. In: V Congresso de Pesquisadores/ IV Semana Universitária da UECE, 1999, Fortaleza. Anais da IV Semana Universitária da UECE. Fortaleza: UECE, 1999.

4.
NASCIMENTO, R. G.. As teorias que fundamentam a administração escolar: uma análise crítica. In: V Congresso de Pesquisadores/ IV Semana Universitária da UECE, 1999, Fortaleza. Anais da IV Semana Univeristária da UECE. Fortaleza: UECE, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, RITA GOMES DO. Diálogos de saberes interepistémicos: experiencias de los sistemas nacionales de aseguramiento de la calidad. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NASCIMENTO, R. G.. Cultura afro-brasileira e indígena na educação básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NASCIMENTO, R. G.. Interculturalidade, educação e políticas de ações afirmativas no Brasil contemporâneo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
NASCIMENTO, R. G.. Os marcos legais, políticos e pedagógicos sobre a educação afro-brasileira e indígena no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
NASCIMENTO, R. G.. Ações Afirmativas no Ensino Superior: avanços e perspectivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
NASCIMENTO, R. G.. Educação Superior e Povos Indígenas no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
NASCIMENTO, R. G.. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
NASCIMENTO, R. G.. Educação e diversidade: desafios e perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
NASCIMENTO, R. G.. Os professores indígenas como agentes culturais e a escola diferenciada como 'local das culturas': discursividade Tapeba, Pitaguary e Jenipapo-Kanindé. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
NASCIMENTO, R. G.. Educação e justiça social: o lugar da diversidade no currículo da educação brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
NASCIMENTO, R. G.. Marcos Legais: implementação da diversidade no currículo escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
NASCIMENTO, R. G.. Educação Profissional e Tecnológica, Diversidade e Interculturalidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
NASCIMENTO, R. G.. Qualidade, Diversidade e Obrigatoriedade na Educação Infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
NASCIMENTO, R. G.. Sob o signo do preconceito: a criação das escolas Tapeba no Ceará. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
NASCIMENTO, R. G.. Identidades e territórios contestados: as retomadas como ação pedagógica nas escolas diferenciadas Tapeba. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
NASCIMENTO, R. G.. Identidades e territorios contestados: as retomada como ação pedagogica nas escolas diferenciadas Tapeba. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
NASCIMENTO, R. G.. A árvore mãe: a festa da carnauba e a configuração da etnicidade tapeba. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
NASCIMENTO, R. G.. Os professores tapeba e suas experiencias de resistencias etnico-culturais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
NASCIMENTO, R. G.. Os sentidos do ser professor indígena. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
NASCIMENTO, R. G.. A escola índios tapeba e a ressemantização dos simbolos de preconceito. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
NASCIMENTO, R. G.. O tema do preconceito na escola índios Tapeba. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
NASCIMENTO, R. G.. A implicação do pesquisador na construção do objeto de estudo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
NASCIMENTO, R. G.. Identidade e Diferença. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
NASCIMENTO, R. G.. Educação escolar indígena: um olhar sobre as escolas diferenciadas no Ceará. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
NASCIMENTO, R. G.; TAKAOKA, M. C. G. . As teorias que fundamentam o trabalho escolar: uma análise crítica. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
NASCIMENTO, R. G.; SOUZA JUNIOR, J. . Desmistificando o Trabalho no Livro Didático. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
NASCIMENTO, R. G.. Uma escola do nosso jeito. Natal: UFRN/MEC, 2006 (completo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NASCIMENTO, R. G.. Parecer nº 001 para a revista Vivência de Antropologia. 2016.

2.
NASCIMENTO, R. G.. Parecer artigo nº02 Cadernos de História PUC Minas Gerais. 2016.

3.
NASCIMENTO, R. G.. Parecer CNE/CP nº 1/2014, aprovado em 28 de janeiro de 2014. 2014.

4.
NASCIMENTO, R. G.; GOMES, N. L. ; DOREA, A. D. R. ; MENDONCA, E. F. ; ALVES, U. R. . Parecer CNE/CP nº 6/2014, aprovado em 2 de abril de 2014. 2014.

5.
NASCIMENTO, R. G.; ALVES, L. R. ; TUTTMAN, M. ; GOMES, N. L. . Parecer CNE/CEB nº 12/2013, aprovado em 4 de dezembro de 2013. 2013.

6.
NASCIMENTO, R. G.. Parecer CNE/CP nº 2/2013, aprovado em 12 de março de 2013. 2013.

7.
NASCIMENTO, R. G.. Parecer CNE/CEB nº 13/2012, aprovado em 10 de maio de 2012. 2012.

8.
NASCIMENTO, R. G.; GOMES, N. L. . Parecer CNE/CEB nº 16/2012, aprovado em 5 de junho de 2012. 2012.

9.
RONCA, A. C. C. ; FEITOSA, R. M. ; FERNANDES, R. ; NASCIMENTO, R. G. . Parecer CNE/CP nº 8/2012, aprovado em 6 de março de 2012. 2012.

10.
NASCIMENTO, R. G.. Parecer CNE/CP nº 15/2012, aprovado em 4 de setembro de 2012. 2012.

11.
NASCIMENTO, R. G.. Parecer CNE/CEB nº 1/2011, aprovado em 10 de fevereiro de 2011. 2011.

12.
NASCIMENTO, R. G.; SAUER, A. H. ; LIMA, J. F. ; CORDAO, F. A. ; RAMOS, M. N. . Parecer CNE/CEB nº 5/2011, aprovado em 5 de maio de 2011. 2011.

13.
NASCIMENTO, R. G.. Parecer CNE/CEB nº 10/2011, aprovado em 5 de outubro de 2011. 2011.

14.
NASCIMENTO, R. G.; GOMES, N. L. . Parecer CNE/CEB nº 14/2011, aprovado em 7 de dezembro de 2011. 2011.

15.
NASCIMENTO, R. G.; SANTOS, G. L. ; SILVA, R. H. D. . Subsídios para as diretrizes da educação escolar indígena. 2011.

16.
NASCIMENTO, R. G.; RAMOS, M. N. ; CALLEGARI, C. ; SAUER, A. H. ; LIMA, J. F. . Parecer CNE/CEB nº 9/2011, aprovado em 30 de agosto de 2011. 2011.

17.
NASCIMENTO, R. G.. A educação Indígena na Bahia:uma avaliação do PNE. 2010.

18.
NASCIMENTO, R. G.. Revista Diversa UFPI. 2009.

19.
NASCIMENTO, R. G.. "Uma coisa que veio pra fortalecer a luta": O curso de magisterio indígena Tapeba, Pitaguary e Jenipapo-Kanindé. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NASCIMENTO, R. G.; SANTOS, G. L. ; VIEIRA, J. G. . Interculturalidade, educação e políticas de ações afirmativas no Brasil contemporâneo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
NASCIMENTO, R. G.. NBR entrevista. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
NASCIMENTO, R. G.. Rita Potyguara defende educação étnico-racial no Brasil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
NASCIMENTO, R. G.. Universidade intercultural Indígena. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
NASCIMENTO, R. G.. COLOQUIO EDUCACIÓN SUPERIOR Y PUEBLOS INDÍGENAS. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
NASCIMENTO, R. G.. Educação escolar indígena. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
NASCIMENTO, R. G.. Educação Indígena. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
NASCIMENTO, R. G.. A divida da sociedade brasileira com os povos indígenas. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
NASCIMENTO, R. G.. I Reunião Técnica do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (CAPES e SECADI/MEC). 2014. (Reunião Técnica).

2.
NASCIMENTO, R. G.. 13ª Sessão do Fórum Permanente sobre as Questões Indígenas - Organização das Nações Unidas. 2014. (Representação do Ministério da Educação em Reunião Técnica da Organização das Nações Unidas).

3.
NASCIMENTO, R. G.. XI Reunión Técnica del Consejo Directivo de la Red (CDR). 2012. (Reunião Técnica).

4.
NASCIMENTO, R. G.. Histórias de vida e formação docente: aspectos teórico-práticos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
NASCIMENTO, R. G.. Ritual e Performance: a escola indios tapeba e a ressemantização dos simbolos de preconceito. 2007. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
NASCIMENTO, R. G.. Expressões do ser Tapeba: rituais artístico-corporais de resistência. 2008. Fotografia.

2.
NASCIMENTO, R. G.. Performances rituais: expressão da etnicidade tapeba. 2008. Fotografia.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NASCIMENTO, R. G.; MAHEIRIE, K.; TASSINARI, A. M. I.. Participação em banca de Iclicia Viana. Entre Fronteiras: experiências de indígenas Laklãnõ/Xokleng no contexto universitário. 2016.

2.
NASCIMENTO, R. G.; SILVA, Rosália de Fátima. Participação em banca de Patricia Fortes de Almeida. CURRÍCULO EM ?MOVIMENTOS?: A CONSTITUIÇÃO DO SABER ESCOLAR PELOS ÍNDIOS PANKARÁ DA SERRA DO ARAPUÁ. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
Barretto Filho, Henyo Trindade; Nogueira, Monica Celeida Rabelo; NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Francinete Soares Martins. O dialogo intercultural que nasceu no espaço da Maloca: relato da experiência dos cursos técnicos de nível médio em etnodesenvolvimento e em desenvolvimento sustentável indígena no Alto Rio Negro. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a) - Universidade de Brasília.

4.
Barretto Filho, Henyo Trindade; PEREIRA, Ludivine Eloy Costa; NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Ana Luisa Brites Blaser. Vivências e convivências na aldeia Mrotidjã: uma análise dos processos de educção escolar Xikrin. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a) - Universidade de Brasília.

5.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Warna Vieira Rodrigues. A escola como espaço de valorização e afirmação da identidade étnica Pankararu. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Fabiana Freitas Pinto. Licenciatura Especial para Formação de Professores Indígenas Turma Mura:um balanço dos dosi anos do curso à luz das expectativas dos alunos. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Teses de doutorado
1.
MEDEIROS, V. A. C.; NASCIMENTO, R. G.; CORREA, C. H. A.; SILVA, R. H. D.; LUCIANO, G. J. S.; NASCIMENTO, RITA GOMES DO. Participação em banca de Elciclei Faria dos Santos. Formação dos docentes indígenas: interculturalidade e prática docente mura. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
Souza Lima, Antonio Carlos de.; FRANCHETTO, Bruna; GRUPIONI, L. D. B.; NASCIMENTO, RITA GOMES DO. Participação em banca de Francisca Navantino Pinto de Angelo. Educação escolar entre os povos indígenas de MT: cinco casos, cinco estudos. 2018.

3.
MENESES, M. P.; NASCIMENTO, R. G.; SOUSA JUNIOR, J. G.; NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Livia Gimenes Dias da Fonseca. Despatriarcalizar e descolonizar o Estado Brasileiro: um olhar pelas políticas publicas para mulheres indígenas. 2016. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade de Brasília.

4.
NASCIMENTO, R. G.; SOUZA, V. R. F. P. E.; GUSMAO, N. M. M.; REEESINK, E.; QUADROS, M. T.. Participação em banca de RAIMUNDO NONATO FERREIRA DO NASCIMENTO. interculturalidade e educação escolar indígena em Roraima: da normatização à prática cotidiana. 2014.

5.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Gersem Jose dos Santos Luciano. Educação para manejo e domesticação do mundo. 2011. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Edenice Batistava Rocha. Relação professor/aluno, afetividae, aprendizagem: um relato autobiográfico. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docencia nos anos iniciais do en) - Universidade Estadual do Ceará.

2.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Maria Deusinete Silva Mesquita. A literatura infantil e sua importancia para o desenvolvimento cognitivo da criança. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docencia nos anos iniciais do en) - Universidade Estadual do Ceará.

3.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Lúcia de Fátima Rodrigues Sobrinho. Processo de avaliação de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docencia nos anos iniciais do en) - Universidade Estadual do Ceará.

4.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Dinalva Severiano de Sousa Lucena. Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Helder Câmara: gestão democrática rumo e uma escola de qualidade. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docencia nos anos iniciais do en) - Universidade Estadual do Ceará.

5.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Antonia Moreira Mota. Avaliação escolar: sua influencia na repetencia e evasão no ensino fundamental. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docencia nos anos iniciais do en) - Universidade Estadual do Ceará.

6.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Francisco Regis Uchoa santos Guerra. Professor em Formação: minhas expereincias com avaliação da aprendizagem. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docencia nos anos iniciais do en) - Universidade Estadual do Ceará.

7.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Andrea Cristina Viera Almeida. Adolescencia:um olhar sobre a sexualidade. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Estadual do Ceará.

8.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Maria Gorete Mesquita Cruz. A influencia da auto-estima na EJA. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institu) - Universidade Estadual do Ceará.

9.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Luciana Soares Ferreira. O Professor-Conselheiro: uma forma de ser e estar na escola pública. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Processo Educativo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

10.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de José Guimaraes da Silva. Uma análise das dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita na EJA. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institu) - Universidade Estadual do Ceará.

11.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de José Cildo Martins. Arte-educação: a música como instrumento facilitador da aprendizagem na educação de jovens e adultos. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Universidade Estadual do Ceará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de George Arruda de Albuquerque.Os Congos de Miligres: a linguagem dos sons. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Socias) - Universidade Estadual do Ceará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
NOGUEIRA, M. C. R.; NASCIMENTO, R. G.; CABRAL, A. S. A. C.; PORTELA, C. A.; GANKRAN, N.; NASCIMENTO, R. G.. Comissão Examinadora Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável. 2015. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3ª Conferência Nacional de Educação ? CONAE 2018.Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão. 2018. (Outra).

2.
Acesso e Conclusão da Escola Secundária: os desafios e possibilidades da do campo.Panorama das escolas do campo no Brasil. 2018. (Seminário).

3.
II conferencia Regional de Educación Superior CRES 2018.Educación superior, diversidad cultural e interculturalidad en América Latina. 2018. (Outra).

4.
Práticas Pedagógicas na Educação Superior. 2018. (Seminário).

5.
Seminário Diversidade Linguística e Patrimônio Cultural.Por uma política de educação escolar bilíngue: as línguas indígenas nas escolas indígenas. 2018. (Seminário).

6.
Seminário Internacional da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra - FLINK.Currículo, Formação de Professores/as e Pro-dução de Material Acadêmico e Didático para o Ensino da História da Cultura Afro Brasileira na Educação Básica e no Ensino Superior. 2018. (Seminário).

7.
Ciclo de Debates ''Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE - Lei nº 13.005/2014''.O Plano Nacional de Educação (2014-2024), a diversidade e a Educação Escolar Indígena: possibilidades e limites. 2017. (Outra).

8.
IV Coloquio ?Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina. Políticas públicas: posibilidades, obstáculos y desafíos?.Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes. Dificultades para iniciar y sostener experiencias en este campo. Propuestas de políticas y prácticas. 2017. (Simpósio).

9.
Encuentro Regional Aseguramiento de la Calidad en la Educación Superior Intercultural: hacia la construcción de confianza para su fortalecimiento.Diálogos de saberes interepistémicos: experiencias de los sistemas nacionales de aseguramiento de la calidad. 2016. (Encontro).

10.
I Encontro sobre Diversidade Étnico-Racial do Instituto Federal do Amazonas.Os marcos legais, políticos e pedagógicos sobre a educação afro-brasileira e indígena no Brasil. 2016. (Encontro).

11.
II Conferencia Nacional de Educação Escolar Indígena - Etapa Regional Rio Negro.O SNE e a Educação Escolar Indígena. 2016. (Outra).

12.
I Seminário Nacional de Gestão em Ações Afirmativas no Ensino Superior.Ações Afirmativas no Ensino Superior: avanços e perspectivas. 2016. (Seminário).

13.
Mesa Redonda Interculturalidade, educação e políticas de ações afirmativas.Interculturalidade, educação e políticas de ações afirmativas no Brasil contemporâneo. 2016. (Outra).

14.
semana dos povos indígenas:historias, culturas e saberes indígenas na educação.universidade e a formação do professor para a implementação da lei 11.645. 2015. (Seminário).

15.
seminario nacional de formação da 1ª conferencia nacional de politica indigenista. 2015. (Seminário).

16.
Educación Superior y Pueblos Indígenas en América Latina. Contextos, experiencias y desafíos.Educação Superior e Povos Indígenas no Brasil. 2014. (Outra).

17.
II Encontro Nacional de Coordenadores de Comitê Gestor Institucional de Formnrmação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica das IFES. 2014. (Encontro).

18.
Seminário História e Cultura dos Povos Indígenas: desafios para o ensino da temática indígena.Lei 11.645 e o ensino da historia e cultura dos povos indígenas. 2014. (Seminário).

19.
XII Encontro de Pesquisa em Educação - Reunião Científica Regional da ANPEd - Centro Oeste.Educação e Diversidade. 2014. (Encontro).

20.
Fórum Nacional de Avaliação do financiamento da Educação Básica. 2013. (Outra).

21.
19º educar/Educador. Educação Profissional e Tecnologica, Diversidade e Interculturalidade. 2012. (Congresso).

22.
Encontro dos Povos Indígenas Fronteiriçoes. 2012. (Encontro).

23.
Seminário 10 anos de ações afirmativas: conquistas e desafios. 2012. (Seminário).

24.
Taller Regional: Politicas de educacion superior y pueblos indígenas y afrodescendientes en america latina. 2012. (Oficina).

25.
Aula Inaugural do Curso de Doutorado UFAM.A temática Indígenas nas Escolas. 2011. (Outra).

26.
Conferencia Nacional de Educação. 2010. (Outra).

27.
Encontro de Educação em Direitos Humanos e I Colóquio de Educação em Direitos Humanos.20 anos do Estatuto da Criança e Adolescente. 2010. (Encontro).

28.
I Audiência Pública sobre Educação Escolar Indígena.Políticas Públicas para a Educação Escolar Indígena. 2010. (Outra).

29.
II Conferencia Nacional de Cultura. 2010. (Outra).

30.
III seminário Nacional de Estudos de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas.Diálogo entre culturas: perspectivas para pensar a educação afro-brasileira e indígena. 2010. (Seminário).

31.
II Seminário:Diálogos pedagogicos sobre diversidade e inclusão na escola.Educação escolar Indígena e Territorialidade. 2010. (Seminário).

32.
Pré-Conferencia Setorial de Culturas Indígenas. 2010. (Outra).

33.
Seminário Interculturalidade e Formação de Professores Indígenas.Institucionalidade da Educação Escolar Indígena. 2010. (Seminário).

34.
19º EPENN.Sob o signo do preconceito: a criação das escolas tapeba no ceará. 2009. (Encontro).

35.
1º Encontro Teia da Memória. 2009. (Encontro).

36.
7º Encontro do Instituto Hemisférico de Performance e Política: Cidadanias em cena: Entradas e saídas dos direitos culturais.Caminhar como expressão etno-ritual: A caminhada do Dia do Índio Tapeba e a ressemantização do preconceito. 2009. (Encontro).

37.
Conferencia Municipal de Educação.Educação Escolar Indígena e Territorialidade. 2009. (Outra).

38.
I Conferencia Nacional de educação escolar Indígena. 2009. (Outra).

39.
I Conferencia Nacional de Educação Escolar Indígena. 2009. (Congresso).

40.
I congresso brasileiro de academicos, pesquisadores e profissionais indígenas. Ser indígena: experiências e desafios. 2009. (Congresso).

41.
II Reunião Equatorial de Antropologia/XI Reunião de Antropologos do Norte-Nordeste.Identidades e territórios contestados: as retomadas como ação pedagógica nas escolas diferenciadas Tapeba. 2009. (Encontro).

42.
O legislativo e a sociedade construindo o novo PNE. 2009. (Encontro).

43.
Abril Indígena.Performances de resistência: rituais nas escolas Tapeba. 2008. (Seminário).

44.
I Ciclo Internacional de Dialogos em Antropologia e Imagem. 2008. (Encontro).

45.
III CIPA. Os professores tapeba e suas experiencias de resistencia etnico-culturais. 2008. (Congresso).

46.
I Semana de Educação UFPI-CMRV- Praxis Educativa na formação docente. 2008. (Outra).

47.
IV Encontro do Ensino de Artes e Educação Física.Arte, Ensino e História. 2008. (Encontro).

48.
IV Encontro Nacional de Ensino de Arte e Educação Física.Coordenação da Mesa Redonda " Arte, Ensino e História". 2008. (Encontro).

49.
18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.A escola Tapeba e a ressentimentalização dos símbolos de preconceito. 2007. (Encontro).

50.
18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Comunicação Sentidos do ser professor indígena nas escolas diferenciadas do Ceará. 2007. (Encontro).

51.
29ª Reunião Anual da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Projeto ANPed/SECAD. 2006. (Outra).

52.
II Congresso Internacional sobre Pesquisa (auto) biográfica. Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si.A implicação do pesquisador na construção do objeto. 2006. (Outra).

53.
XI Seminário de Pesquisa do CCSA.Identidade e diferença. 2005. (Seminário).

54.
V Simpósio Internacional de Filosofia: Nietzsche e Deleuze ? arte e resistência. 2004. (Simpósio).

55.
II oficina sobre os fundamentos legais da educação escolar indígena.Construindo alternativas de gestão especifica nas escolas Potiguara. 2003. (Oficina).

56.
Congresso Estadual: Escola do Novo Milênio. 2002. (Congresso).

57.
I Congresso Regional de Educação. 2002. (Congresso).

58.
Seminário Ceará: Terra da luz, Terra dos Índios. 2002. (Seminário).

59.
Seminário de Integração ao Trabalho Escolar- Currículo: parâmetros ou diretrizes nacionais.. 1998. (Seminário).

60.
I C onferência Municipal para a Infância e Adolescência.I Conferência Municipal para a Infância e Adolescência. 1995. (Simpósio).

61.
Seminário de Sensibilização em Saúde Reprodutiva.Seminário- Sensibilização em Saúde Reprodutiva. 1995. (Seminário).

62.
Governar para as Peculiaridades. 1994. (Seminário).

63.
II Simpósio sobre Educação Especial.II Simpósio sobre Educacão Especial. 1994. (Simpósio).

64.
Seminário Currículo: problemas e perspectivas educacionais..Seminário Currículo: problemas e perspectivas educacionais.. 1994. (Seminário).

65.
Seminário de Desenvolvimento Psicomotor na Infância.Desenvolvimento Psicomotor na Infância. 1994. (Seminário).

66.
XIII Encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia.XIII Encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia. 1994. (Encontro).

67.
Seminário-Educação:Problemas e Perspectivas.Seminário - Educação:Problemas e Perspectivas. 1993. (Seminário).

68.
Seminário - Planejamento Curricular e Planejamento de Ensino.Seminário - Planejamento Curricular e Planejamento de Ensino. 1993. (Seminário).

69.
XII Encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia.XII Encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia. 1993. (Encontro).

70.
XI Encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia.XI Encontro dos Estudantes de Pedagogia. 1992. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Carlos Alexandre Mulato. O ensino da arte na escola tremembé. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especilaização em arte e educação) - Universidade Estadual do Ceará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edenice Batista Silva Rocha. Relação professor/aluno, afetividade, aprendizagem: um relato autobiografico. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docencia nos anos iniciais do en) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Rita Gomes do Nascimento.

2.
Maria Deusinete Silva Mesquita. A literatura infantil e sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo da criança. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docencia nos anos iniciais do en) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Rita Gomes do Nascimento.

3.
Lúcia de Fátima Rodrigues Sobrinho. Processo de avaliação de ensino e aprendrendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docencia nos anos iniciais do en) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Rita Gomes do Nascimento.

4.
Francisco Regis Uchoa Santos Guerra. Professor em Formação: minhas experiencias com avaliação da aprendizagem. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docencia nos anos iniciais do en) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Rita Gomes do Nascimento.

5.
Antonia Moreira Mota. Avaliação Escolar: sua influencia na repetencia e evasão no ensino fundamental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docencia nos anos iniciais do en) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Rita Gomes do Nascimento.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
NASCIMENTO, R. G.2013NASCIMENTO, R. G.; OLIVEIRA, L. A. . Educação Escolar Indígena. Salto para o Futuro, v. XXXIII, p. 8-13, 2013.


Livros e capítulos
1.
NASCIMENTO, R. G.. Entre 'inclusão social e étnico-racial' e a busca por 'autonomia e protagonismo indígena': mapeamento de ações para a Educação Superior de povos indígenas no Brasil. In: Daniel Mato. (Org.). Educación Superior y Pueblos Indígenas en América Latina: contexto y experiencias. 1ed.Sáenz-Peña: Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2015, v. , p. 97-116.



Outras informações relevantes


Semifinalista da seleção Brasil 2004/2005 do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford 2004 São Paulo



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