Pedro Maciel Guimarães Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1059987300675530
  • Última atualização do currículo em 12/09/2018


Professor do Departamento de Cinema (Instituto de Artes - Unicamp) e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios da mesma universidade. Possui Graduação em Comunicação Social (Habilitação Jornalismo) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado e Doutorado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris III) e Pós-doutorado em Cinema no Departamento de Cinema, TV e Rádio da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CTR-ECA/USP). Coordena do grupo de estudos sobre o ator no audiovisual (GEAs - Unicamp) e participa como membro do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema (GPDC - Unesp/Araraquara). É autor do livro Helena Ignez, atriz experimental (ACCRA/Univ.de Strasburgo, 2018), de perfis bibliográficos e análises histórico-estéticas em todos os volumes das coleções Folha Cine Europeu (2011), Folha Charles Chaplin (2012), Folha Grandes Livros no CInema (2013), Folha Grandes Astros no Cinema (2014) e Folha Grandes Biografias no Cinema (2016). Foi curador da mostra "Douglas Sirk, o príncipe do melodrama"e organizou p livro-catálogo sobre o mesmo tema. Desde 2011, integra o comitê de seleção e curadoria das Mostras de Cinema de Tiradentes, CineOP e CineBH. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Análise e Interpretação de Formais Audiovisuais e Sonoras Cinema Video Tv, Historia e Estética do Cinema Mundial, Historia e Estética do Audiovisual Brasileiro; atuando principalmente nos seguintes temas: história e estética do cinema e do audiovisual, atores de cinema, cinema de gênero (melodrama, musicais, filme noir), trocas culturais entre Europa e Hollywood e cinema e teatro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pedro Maciel Guimarães Junior
Nome em citações bibliográficas
Pedro MACIEL GUIMARAES;Pedro GUIMARAES;GUIMARAES, Pedro;MACIEL GUIMARAES Pedro;Pedro Maciel Guimarães;Pedro MACIEL GUIMARÃES;GUIMARAES, Pedro Maciel;GUIMARÃES, PEDRO MACIEL;Pedro Maciel GUIMARAES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Departamento de Cinema e Fotografia.
Rua Elis Regina
Cidade Universitária
13083854 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 32891510
URL da Homepage: http://www.iar.unicamp.br/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Doutorado em Estudos Cinematograficos e Audiovisuais.
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
Título: Criar junto: o papel dos colaboradores de criação na obra de Manoel de Oliveira, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Michel Marie.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ato de criação; Cinema português; Estética do cinema; História do cinema; Manoel de Oliveira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Analise e Interpretação de Formas Visuais e Cinematograficas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Autores Cinema Europeu.
2004 - 2006
Mestrado em Estudos Cinematograficos e Audiovisuais.
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
Título: O que pode a cinefilia francesa por uma cinematografia estrangeira. O caso da recepçao critica do cinema português,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Alain Bergala.
Palavras-chave: Historia do cinema; Cinema europeu; Economia do Cinema; Cinema e Sociedade; Cinemas nacionais; Critica cinematografica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Critica Cinematografica.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual / Especialidade: Cinema e Sociedade.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
2003 - 2004
Especialização em Estudos Cinematograficos e Audiovisuais. (Carga Horária: 360h).
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
Título: A mescla de gêneros no cinema de Pedro Almodovar.
Orientador: Michel Marie.
2001 - 2002
Graduação em Artes do Espetaculo Estudos Cinematograficos e Aud.
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
1994 - 1998
Graduação em Comunicação Social Jornalismo.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Revista Tilt - Revista Cultural para publico jovem.
Orientador: Teresinha Cruz.


Pós-doutorado


2011 - 2013
Pós-Doutorado.
Escola de Comunicação e Artes - USP, ECA-USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Analise e Interpretação de Formas Visuais e Cinematograficas.


Formação Complementar


2013 - 2013
Curso Intensivo de Intepretação para cinema. (Carga horária: 30h).
Estúdio de Câmera, EC, Brasil.
2013 - 2013
Oficina de interpretação para cinema. (Carga horária: 18h).
Centro Cultural O Barco, OB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Associado da graduação Midialogia, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
oordenador Associado da graduação de Comunicação Social - Midialogia

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor MS 3.1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor responsável pelas disciplinas CS 401 Teoria do Cinema CS 029 Tópicos especiais em MIdialogia - Gêneros cinematográficos CS 036 Tópicos especiais em Midialogia - Análise Fílmica CS506 Direção de atores DE625 O ator como forma fílmica DE012 Teoria do cinema

Atividades

08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, Departamento de Multimeios.

Cargo ou função
Coordenador.
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Membro do conselho consultivo e deliberativo da Galeria de Arte do Instituto de Artes - GAIA.
07/2015 - Atual
Ensino, Doutorado em Multimeios, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Professor do Programa de Pós-Graduação em Multimeios
07/2015 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professor da Graduação em Comunicação Social - habilitação Midialogia

Escola de Comunicação e Artes - USP, ECA-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do programa de Pós-Graduação e Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) do Departamento de Cinema, TV e Rádio da ECA-USP, com a disciplina O Ator como forma filmica, ao lado do prof. dr. Ismail Norberto Xavier

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do curso de pós-graduação "O Ator como Forma Fílmica", do programa PPGMPA da ECA-USP

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Quatro aulas ministradas na disciplina Historia do Audiovisual IV, em substituição à Prof. Dra. Esther Hamburger.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aulas na disciplina de Historia do Audiovisual Brasileiro III, cinema e televisão contemporâneos, juntamente com o professor titular da disciplina Prof. Dr. Cristian Borges

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aulas ministradas no segundo semestre da disciplina Historia do Audiovisual IV, em substituição à Prof. Dra. Esther Hamburger.


Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de analise de filme no departamento de cinema da Faculdade de comunicação.


Mostra de Cinema de Tiradentes, TIRADENTES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Curador, Carga horária: 2
Outras informações
Membro do comitê de seleção e curadoria de curtas e longas metragens dos festivais Mostra de Cinema de Tiradentes (Cinema Brasileiro Contemporâneo), CineOP (Cinema Patrimônio) e CineBH (Cinema e Mercado)


Museu da Imagem e do Som, MIS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor colaborador
Outras informações
Professor colaborador da itinerância dos Pontos MIS. Fomento e formação de público audiovisual no interior do estado de São Paulo


Empresa Folha da Manhã, FT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Crítico de cinema, Carga horária: 4
Outras informações
Crítico de cinema e autor de perfis bibliograficos históricos estéticos nas coleções Folha Cine Europeu (2011), Folha Charles Chaplin (2012), Folha Grandes Livros no Cinema (2013), Folha Astros no Cinema (2014) e Folha Grandes Biografias no Cinema (2016)


Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, SEC-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Membro de comitê de seleção, Enquadramento Funcional: Membro de comissão de seleção do edital Proac, Carga horária: 18


Jornal Estado de Minas, EMRED, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Jornalista contratado, Enquadramento Funcional: Jornalista e crítico de cinema, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

6/1998 - 6/2000
Serviços técnicos especializados , Redação, Caderno de Cultura.

Serviço realizado
Jornalista - Reporter cultural - Matérias sobre cinema, teatro, literatura, musica - Critica de espetaculos - Artigos assinados.

Escola Carlitos, ESC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 2
Outras informações
Professor de análise de filmes para alunos do Fundamental 1 e 2 do projeto Aprendiz de Cinema



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O ator como forma fílmica
Descrição: Visa investigar as implicações formais do trabalho do ator nos meios audiovisuais (cinema e televisão), fazendo uma historiografia das formas de atuação e procedendo a análises estéticas sobre o jogo atoral. O corpo e a persona do ator entram na composição do processo criativo da obra audiovisual e determinam sua concepção de mise-en-scène, assim como as escolhas de enquadramento, de iluminação, de montagem e as posturas de escrita de roteiro. Pretende-se focar a discussão em torno de cinco eixos de análise : ator e personagem; ator e realizador; ator e mise-en-scène; ator e técnica; ator e mídia. Para além das abordagens sociológicas, econômicas e empíricas que envolvem a escolha e a utilização de atores profissionais ou não-profissionais no cinema e na TV, pretende-se transformar o jogo do ator em objeto estético, capaz de ser quantificado e qualificado, numa abordagem transdisciplinar envolvendo a teoria e a história do teatro e das artes visuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Pedro Maciel Guimarães Junior - Coordenador / Veronica Fabrini - Integrante / Sandro de Oliveira - Integrante / Daiane Guimarães - Integrante / david ken gomes terao - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Laika


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Instituto de Artes - Unicamp
2017 - 2017
Agência de fomento: Instituto de Artes - Unicamp
2016 - Atual
Agência de fomento: Instituto de Artes - Unicamp


Revisor de periódico


2011 - 2011
Periódico: Cinémas (Montréal)
2016 - Atual
Periódico: REBECA. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
2016 - 2016
Periódico: Ilha do Desterro (UFSC)
2015 - Atual
Periódico: SIGNIFICAÇÃO: REVISTA DE CULTURA AUDIOVISUAL


Revisor de projeto de fomento


2017 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Analise e Interpretação de Formais Audiovisuais e Sonoras Cinema Video Tv.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História e Estética do Cinema e Audiovisual.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Atores de Cinema.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Gêneros Cinematográficos (melodrama, musical, filme noir).
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Trocas culturais entre Europa e Hollywood.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GUIMARÃES, PEDRO MACIEL2016GUIMARÃES, PEDRO MACIEL. No rosto, lê-se o homem: a fisiognomonia no cinema. SIGNIFICAÇÃO: REVISTA DE CULTURA AUDIOVISUAL, v. 44, p. 85-105, 2016.

2.
Pedro Maciel GUIMARAES2016Pedro Maciel GUIMARAES. O rosto do ator : da fotogenia ao reflexo externo. Revista Sala Preta Eletrônica, v. 16, p. 220-232, 2016.

3.
Pedro Maciel GUIMARAES2016Pedro Maciel GUIMARAES. Tiradentes : festival de cinema e opiniões. ANIKI: REVISTA PORTUGUESA DA IMAGEM EM MOVIMENTO, v. 3, p. 380-384, 2016.

4.
Pedro Maciel GUIMARAES2015Pedro Maciel GUIMARAES. Sobre Ferreira, Carolin Overhoff. O cinema português: aproximações à sua história e indisciplinaridade.. REVISTA IMAGOFAGIA, v. 12, p. 1-6, 2015.

5.
Pedro Maciel GUIMARAES2015Pedro Maciel GUIMARAES. Manoel de Oliveira e o pacto faustiano. TEOREMA (PORTO ALEGRE), v. 26, p. 76-82, 2015.

6.
Pedro Maciel GUIMARAES2014Pedro Maciel GUIMARAES. Erigir novos corpos, reinventar personas: o ator moderno do cinema brasileiro. REVISTA FAMECOS (ONLINE), v. 21, p. 287-307, 2014.

7.
Pedro Maciel GUIMARAES2014Pedro Maciel GUIMARAES. Da memória dos lugares aos lugares sem memória : construção espacial em Manoel de Oliveira. Visualidades, v. 12, p. 183-195-195, 2014.

8.
Pedro Maciel GUIMARAES2013Pedro Maciel GUIMARAES. Manoel de Oliveira e as cartas. POSTAIS - REVISTA DO MUSEU NACIONAL DOS CORREIOS, v. 1, p. 187-195-195, 2013.

9.
Pedro Maciel GUIMARAES2012Pedro Maciel GUIMARAES. O caipira e o travesti. O programa gestual de um ator-autor : Matheus Nachtergaele. SIGNIFICAÇÃO: REVISTA DE CULTURA AUDIOVISUAL, v. 37, p. 110-125, 2012.

10.
Pedro Maciel GUIMARAES2010Pedro Maciel GUIMARAES. A felicidade esta no campo: o cinema de Alain Guiraudie. Cinema Caipira, v. 18, p. 10-11, 2010.

11.
Pedro Maciel GUIMARAES2010Pedro Maciel GUIMARAES. Cinema, a arte da pose e do aparecer- Os filmes da Belair. Beta: o cinema online, v. 9, p. 16-19, 2010.

12.
Pedro Maciel GUIMARAES2007Pedro Maciel GUIMARAES. L'énigme, toujours. Zeuxis, v. 31, p. 4-4, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GUIMARÃES, PEDRO MACIEL; OLIVEIRA, S. . Helena Ignez, actrice experimentale. 1. ed. Estrasburgo: ACCRA/Universidade de Strasburgo, 2018. v. 1. 95p .

2.
GUIMARAES, Pedro; SUPPIA, A. (Org.) ; DUCCINI, M. (Org.) . Gêneros cinematográficos e audiovisuais : perspectivas contemporâneas (vol. 2). 1. ed. Bragança Paulista: Urutau/Margem da Palavra, 2018. v. 1. 228p .

3.
Pedro Maciel GUIMARAES; Cassio Starling (Org.) . Douglas Sirk, o príncipe do melodrama. 1. ed. Sao Paulo: CCBB, 2012. v. 1. 186p .

4.
Pedro Maciel GUIMARAES; Patricia Mourão (Org.) . Cineastas, de noss tempo. 1. ed. São Paulo: Aroeira, 2012. v. 1. 114p .

5.
Pedro Maciel GUIMARAES; Remier Lion (Org.) ; Rafael Sampaio (Org.) . Luc Moullet - Cinema de contrabando. 1. ed. São Paulo: Klaxon, 2011. v. 1. 114p .

6.
Pedro Maciel GUIMARAES. Créer ensemble : la poétique de la collaboration dans le cinéma de Manoel de Oliveira. 1. ed. Sarrebruck: Editions Universitaires Européennes, 2010. v. 1. 459p .

Capítulos de livros publicados
1.
GUIMARAES, Pedro Maciel; JUNQUEIRA, R. S. . A política das formas de um moderno arcaico. In: Renata Soares Junqueira. (Org.). Os pobres no cinema de Manoel de Oliveira. 1ed.São Paulo: Todas as musas, 2017, v. 1, p. 9-32.

2.
Pedro Maciel GUIMARAES; SUPPIA, A. . Cantar, dublar, chorar: releituras modernas do musical hollywoodiano clássico. In: Alfredo Suppia. (Org.). Gêneros cinematográficos e audiovisuais. Perspectivas contemporâneas. 1ed.Bragança Paulista: Urutau/Margem da Palavra, 2016, v. 1, p. 67-86.

3.
Pedro Maciel GUIMARAES. A artificialidade e a cinefilia. In: Marilia Xavier Lima. (Org.). François Ozon, mostra. 1ed.São Paulo: Caixa Cultural, 2016, v. 1, p. 8-9.

4.
Pedro Maciel GUIMARAES. La fidélité et le respect envers les textes adaptés: le cinema d'Oliveira au pied de la lettre. In: Regis Salado; Claude Murcia. (Org.). Manoel de Oliveira, l'invention cinématographique à l'épreuve de la llttérature. 1ed.Paris: Hermann, 2015, v. 1, p. 17-22.

5.
Pedro Maciel GUIMARAES. Masculino, feminino. In: Eugenio Puppo, Mateus Araujo. (Org.). Godard inteiro ou o mundo em pedaços. 1ed.Sao Paulo: Heco, 2015, v. 1, p. 122-124.

6.
Pedro Maciel GUIMARAES. Marlene e Sternberg : feita para o amor, da cabeça aos pés. In: Fábio Savino. (Org.). Marlene. 1ed.São Paulo: CCBB, 2014, v. 1, p. 13-34.

7.
Pedro Maciel GUIMARAES. Cary Grant : o primeiro Hitchcocko-Hawksiano. In: Rafael Ciccarini. (Org.). Howard Hawks Integral. 1ed.Belo Horizonte: Fundação Clovis Salgado, 2013, v. 1, p. 75-78.

8.
Pedro Maciel GUIMARAES. Na terra dos ianques : a transferências culturais entre Europa e Hollywood. In: Fabio Savino, Joao Candido Zacharias. (Org.). Billy Wilder. 1ed.Sao Paulo: Sesc, 2013, v. 1, p. 26-38.

9.
Pedro Maciel GUIMARAES. O ator ao lado do personagem : os intérpretes de Manoel de Oliveira. In: Carolin Overhoff Ferreira. (Org.). Manoel de Oliveira : novas perspectivas sobre a sua obra. 1ed.São Paulo: FAP Unifesp, 2013, v. 1, p. 165-181.

10.
Pedro Maciel GUIMARAES. Por uma politica dos atores. In: Raquel Hallak e Fernanda Hallak. (Org.). Cinema Sem Fronteiras. 15 anos da Mostra de Cinema de Tiradentes. Reflexões sobre o cinema brasileiro 1998-2012. 1ed.São Paulo: Universo Produção, 2012, v. 1, p. 66-69.

11.
Pedro Maciel GUIMARAES. Actores/Atores - Brésil/Portugal, que peut-on dire d'un cinéma à travers l'analyse de ses acteurs. In: Christophe Damour; Christian Gouteleben; Helene Valmary, Christian Viviani. (Org.). Généalogies de l'acteur de cinéma : échos, influences, migrations. 2ed.Paris: L'Harmattan, 2012, v. 27, p. 59-65.

12.
Pedro Maciel GUIMARAES. Chaplin e Carlitos : o ovo e a galinha, criador, criatura. In: Cassio Starling. (Org.). Coleçao Folha Charles Chaplin - Na Farra e outros curtas. 1ed.Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012, v. 9, p. 55-61.

13.
Pedro Maciel GUIMARAES; Patricia Mourão . Cineastas, do nosso tempo : pontuações históricas e estéticas. In: Pedro Maciel Guimarães; Patricia Mourão. (Org.). Cineastas, do nosso tempo. 1ed.Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2012, v. 1, p. 15-32.

14.
Pedro MACIEL GUIMARAES. A Cor da Romã. In: Frederico Machado. (Org.). Os filmes que sonhamos. São Luis: Lume Produções Cinematograficas, 2011, v. 1, p. 17-20.

15.
Pedro Maciel GUIMARAES. Modelos: a recusa dos artifícios da atuação. In: Cassio Starling, Ana Luisa Astiz. (Org.). Robert Bresson - O Batedor de Carteiras. 1ed.São Paulo: Moderna, 2011, v. 11, p. 46-55.

16.
Pedro Maciel GUIMARAES. Atores mirins : força e tradição no cinema francês. In: Cassio Starling, Ana Luisa Astiz. (Org.). Louis Malle - Adeus Meninos. 1ed.São Paulo: Moderna, 2011, v. 24, p. 50-55.

17.
Pedro Maciel GUIMARAES. Filmar o ato de criação : Pedro Costa e a poética das artes. In: Daniel Ribeiro Duarte, Patricia Mourao, Carla Maia. (Org.). O cinema de Pedro Costa. 1ed.Sao Paulo: Fabracor, 2010, v. 1, p. 135-142.

18.
Pedro Maciel GUIMARAES. Os Escudos narrativos de Manoel de Oliveira. In: Ines Sapeta. (Org.). Ler Cinema, o Nosso caso. 1ed.Lisboa: Camara Municipal de Lisboa, 2008, v. 1, p. 200-208.

19.
Pedro Maciel GUIMARAES. Alain Resnais ou a arte de colaborar. In: Cristian Borges. (Org.). Alain Resnais, a revolução discreta da memoria. 1ed.São Paulo: CCBB, 2007, v. 1, p. 25-28.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Pedro Maciel GUIMARAES. Manoel de Oliveira é o próprio cinema. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 6 - 6, 04 out. 2013.

2.
Pedro Maciel GUIMARAES. O Pecado de Hadewijch, Jogo de Poder. Folha de Sao Paulo, Sao Paulo, p. 40 - 42, 29 jul. 2011.

3.
Pedro Maciel GUIMARAES. Luc Moullet, cineasta, critico, teorico, provocador. Contracampo, Rio de Janeiro, 20 fev. 2011.

4.
Pedro Maciel GUIMARAES. Olhar feminino. Folha de Sao Paulo, Sao Paulo, p. 41 - 41, 17 dez. 2010.

5.
Pedro Maciel GUIMARAES. Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague, Othello e Anatomia de um crime. Folha de Sao Paulo, Sao Paulo, p. 40 - 44, 26 nov. 2010.

6.
Pedro Maciel GUIMARAES. Ano dos centenarios. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 5 - 5, 23 out. 2010.

7.
Pedro Maciel GUIMARAES. Manoel de Oliveira - Um Século de Cinema. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 1 - 3, 25 nov. 2009.

8.
Pedro Maciel GUIMARAES. Acerto de contas. Correio Braziliense, Brasilia, p. 7 - 7, 16 fev. 2008.

9.
Pedro Maciel GUIMARAES. Personagens em crise. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 6 - 6, 15 fev. 2008.

10.
Pedro Maciel GUIMARAES. Noir com foco na vingança. Correio Braziliense, Brasilia, p. 6 - 6, 15 fev. 2008.

11.
Pedro Maciel GUIMARAES. Felicidade urgente. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 8 - 8, 13 fev. 2008.

12.
Pedro Maciel GUIMARAES. Um francês na América. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 8 - 8, 11 fev. 2008.

13.
Pedro Maciel GUIMARAES. Road-movie na contramão. Correio Braziliense, Brasilia, p. 1 - 1, 11 fev. 2008.

14.
Pedro Maciel GUIMARAES. Luz, musica e ação. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 1 - 1, 07 fev. 2008.

15.
Pedro Maciel GUIMARAES. Romenos dominam Cannes. Correio Braziliense, Brasilia, p. 1 - 1, 28 maio 2007.

16.
Pedro Maciel GUIMARAES. Tolerância com humor. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 6 - 6, 24 maio 2007.

17.
Pedro Maciel GUIMARAES. Cannes, 60 anos. Correio Braziliense, Brasilia, p. 1 - 1, 16 maio 2007.

18.
Pedro Maciel GUIMARAES. A perversão dos gêneros. Revista Tropico, São Paulo, p. 1 - 2, 20 jun. 2006.

19.
Pedro Maciel GUIMARAES. A palavra contra a barbarie. Revista Tropico, São Paulo, 15 maio 2005.

20.
Pedro Maciel GUIMARAES. Cinema atual. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 1 - 1, 31 jul. 2004.

21.
Pedro Maciel GUIMARAES. Kiarostami radicaliza seu cinema. Revista Tropico, São Paulo, 30 jun. 2004.

22.
Pedro Maciel GUIMARAES. Cinema revisita tragédia. Estado de Minas, Belo Horizonte, 14 mar. 2004.

23.
Pedro Maciel GUIMARAES. O bruxo do universo feminino. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 8 - 8, 25 out. 1999.

24.
Pedro Maciel GUIMARAES. Nos limites da pornografia. Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 5 - 5, 06 jul. 1999.

25.
Pedro Maciel GUIMARAES. Os filmes gêmeos de Gus Van Sant. Revista Tropico, São Paulo.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Pedro Maciel GUIMARAES. O sexo e a palavra : Pereio, um ator-autor. In: Socine 2012, 2012, Sao Paulo. Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine - Anais de textos completos. São Paulo: Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2012. v. 1. p. 86-93.

2.
Pedro Maciel GUIMARAES. Helena Ignez : ator-autor entre a histeria e a pose, o satélite e a sedução. In: VII Congresso da Abrace, 2012, Porto Alegre. Tempos de Memória : Vestígios, Ressonâncias e Mutações. Porto Alegre: Abrace, 2012. v. 1.

3.
Pedro Maciel GUIMARAES. A teoria do ator-autor. In: XV Encontro Anual da Socine, 2011, Rio de Janeiro. Imaginarios Invisiveis. Rio de Janeiro: Socine, 2011. v. 1. p. 84-93.

4.
Pedro Maciel GUIMARAES. O que pode a cinefilia francesa pelas cinematografias estrangeiras. O caso da recepção critica do cinema português. In: XV Socine, 2010, Recife. XII Livro Socine de Estudos de Cinema e Audiovisual. São Paulo: Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2010. v. 1. p. 170-186.

Artigos aceitos para publicação
1.
Pedro GUIMARAES; OLIVEIRA, S. . O amálgama ator-personagem : da mímesis transparente à atuação experimental. REVISTA FAMECOS (ONLINE), 2018.

2.
GUIMARAES, Pedro; TINEN, P. A. N. . As dimensões políticas da reflexividade épica em O Enforcamento. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE), 2018.

3.
GUIMARAES, Pedro; TERAO, D. K. G. . A autorreflexividade como elemento da desconfiança em Christian Petzold. E-COMPÓS (BRASÍLIA), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
Pedro Maciel GUIMARAES. O ator como forma fílmica : metodologia dos estudos atorais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Pedro Maciel GUIMARAES. O rosto do ator : fotogenia, máscara-máquina, alma-tela. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Pedro Maciel GUIMARAES. Aqui é o meu lugar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Pedro Maciel GUIMARAES. Pervertendo o galã : Tarcísio Meira na TV e no cinema. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Pedro Maciel GUIMARAES. Filmar o ato de criação. Cineastas do nosso tempo e a poética do cinema. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Pedro Maciel GUIMARAES; Cassio Starling . Charles Chaplin, o cinema. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Pedro Maciel GUIMARAES. O sexo e a palavra : Pereio, um ator-autor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Pedro Maciel GUIMARAES. Helena Ignez : ator-autor entre a histeria e a pose, o satélite e a sedução. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Pedro Maciel GUIMARAES. Atores/Actores. Brésil/Portugal. Que peut-on dire d'un cinéma à travers l'analyse des acteurs. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Pedro Maciel GUIMARAES. A teoria do ator-autor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Pedro Maciel GUIMARAES; Cassio Starling . Mestres do Cinema Europeu. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Pedro Maciel GUIMARAES. Almodovar, a imitação e os gêneros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Pedro Maciel GUIMARAES. O que pode a cinefilia francesa pelas cinematografias estrangeiras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Pedro Maciel GUIMARAES. A fidelidade e o respeito ao texto adaptado: o cinema de Manoel de Oliveira ao pé da letra. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
Pedro Maciel GUIMARAES. Que peut la cinéphilie française pour les cinématographies étrangères. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Pedro Maciel GUIMARAES. Rosas Selvagens. São Paulo: Caixa Cultural, 2016 (Texto publicado em catalogo de festival).

2.
Pedro Maciel GUIMARAES. Dira Paes : todas as mulheres do Brasil, o percurso de um atriz. Belo Horizonte: Universo Produção, 2015 (Texto publicado em catalogo de festival).

3.
Pedro Maciel GUIMARAES. Masculino, Feminino. São Paulo: CCBB/Heco, 2015 (Texto publicado em catalogo de festival).

4.
Pedro Maciel GUIMARAES. Corpos e quadros, notas sobre três filmes de Pedro Costa. Sao Paulo: Cosac Naify, 2015. (Tradução/Artigo).

5.
Pedro Maciel GUIMARAES. Paulo Branco, produtor-autor. São Paulo: Associação do Audiovisual, 2014 (Texto publicado em catalogo de festival).

6.
Pedro Maciel GUIMARAES. Ouro Carmim. Rio de Janeiro: 3 Moinhos, 2013 (Texto publicado em catalogo de festival).

7.
Pedro Maciel GUIMARAES. Chaplinianos - Paulette Goddard. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

8.
Pedro Maciel GUIMARAES. Charles Chaplin - Chaplin ensaia temas e situações em curtas. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

9.
Pedro Maciel GUIMARAES. Chaplinianos - Chester Conklin. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

10.
Pedro Maciel GUIMARAES. Chaplinianos - Jackie Coogan. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

11.
Pedro Maciel GUIMARAES. Chaplinianos - Virginia Cherrill. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

12.
Pedro Maciel GUIMARAES. Charles Chaplin - Reunião de curtas anuncia temas pessoais. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

13.
Pedro Maciel GUIMARAES. Chaplinianos - Syd Chaplin. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

14.
Pedro Maciel GUIMARAES. Chaplinianos - Henry Bergman. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

15.
Pedro Maciel GUIMARAES. Chaplinianos - Mack Swain. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

16.
Pedro Maciel GUIMARAES. Chaplinianos - Buster Keaton. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

17.
Pedro Maciel GUIMARAES. Charles Chaplin - Primeiro longa mostra evolução do personagem. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

18.
Pedro Maciel GUIMARAES. Chaplinianos - Marie Dressler. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

19.
Pedro Maciel GUIMARAES. Chaplinianos - Martha Raye. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

20.
Pedro Maciel GUIMARAES. Charles Chaplin - Chaplin amadurece aspectos do personagem em nova fase. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

21.
Pedro Maciel GUIMARAES. Chaplinianos - Leo White. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

22.
Pedro Maciel GUIMARAES. Chaplinianos - Dawn Addams. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

23.
Pedro Maciel GUIMARAES. Charles Chaplin - Série de curtas mistura anarquia e paixão. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

24.
Pedro Maciel GUIMARAES. Chaplinianos - Billy Armstrong. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

25.
Pedro Maciel GUIMARAES. Chaplinianos - Adolphe Menjou. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

26.
Pedro Maciel GUIMARAES. Charles Chaplin - Humor brota do desacerto entre as ações e as coisas. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

27.
Pedro Maciel GUIMARAES. Chaplinianos - Eric Campbell. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

28.
Pedro Maciel GUIMARAES. Charles Chaplin - Curtas anunciam autor engajado e lúcido. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

29.
Pedro Maciel GUIMARAES. Charles Chaplin - Carlitos entra em cena nos primeiros curtas. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

30.
Pedro Maciel GUIMARAES. Chaplinianos - Mack Sennett. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

31.
Pedro Maciel GUIMARAES. Charles Chaplin - Burlesco enche de vida o último trabalho. Sao Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Texto em libreto de coleção de DVD).

32.
Pedro Maciel GUIMARAES. Proposta de tipologia dos atores brasileiros. Belo Horizonte: Universo Produção, 2012 (Texto publicado em catalogo de festival).

33.
Pedro Maciel GUIMARAES. Coleçao Folha Charles Chaplin. São Paulo: Folha da Manhã, 2012 (Créditos técnicos, filmografia e transcrição de textos).

34.
Pedro Maciel GUIMARAES. Chaplin-ator : subversões de modelos de encarnação. Belo Horizonte: Fundação Clovis Salgado, 2012 (Texto publicado em catalogo de festival).

35.
Pedro Maciel GUIMARAES. O que é o ato de criação. São Paulo: CCBB, 2012. (Tradução/Artigo).

36.
Pedro Maciel GUIMARAES. Straub-Huillet : o menor planeta do mundo. São Paulo: CCBB, 2012. (Tradução/Artigo).

37.
Pedro Maciel GUIMARAES. Cinémas. Montreal: Université de Montréal, 2011 (Créditos técnicos, filmografia e transcrição de textos).

38.
Pedro Maciel GUIMARAES. Sugestões de leitura. São Paulo: Klaxon, 2011 (Créditos técnicos, filmografia e transcrição de textos).

39.
Pedro Maciel GUIMARAES. Mestres do Cinema Europeu. São Paulo: Moderna, 2011 (Créditos técnicos, filmografia e transcrição de textos).

40.
Pedro Maciel GUIMARAES. Juliette Binoche : atriz exigente trabalha com grandes diretores do cinema mundial. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

41.
Pedro Maciel GUIMARAES. Zbignew Preisner : a tessitura sonora de A Liberdade é azul. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

42.
Pedro Maciel GUIMARAES. Marcello Mastroianni, do homem atormentado ao amante latino. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

43.
Pedro Maciel GUIMARAES. Nino Rota : a trilha do universo felliniano. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

44.
Pedro Maciel GUIMARAES. Klaus Kinski : personalidade excessiva e melhor inimigo do diretor. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

45.
Pedro Maciel GUIMARAES. Ulrich Bergfelder e Henning von Gierke : artistas de um sonho grandioso. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

46.
Pedro Maciel GUIMARAES. Marlon Brando : ator-autor de vida conturbada e personagens míticos. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

47.
Pedro Maciel GUIMARAES. Vittorio Storaro : fotógrafo de grandes espaços e momentos intimistas. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

48.
Pedro Maciel GUIMARAES. Philippe Noiret : um dos grandes atores cômicos da França. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

49.
Pedro Maciel GUIMARAES. Ennio Morricone : percursor da música de faroetes e citação para diretores cults. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

50.
Pedro Maciel GUIMARAES. Victor Sjostrom : lenda sueca atrás e diante das câmeras. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

51.
Pedro Maciel GUIMARAES. Gunnar Fischer : explorador dos segredos de luz e sombra. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

52.
Pedro Maciel GUIMARAES. Carmen Maura e Penélope Cruz encarnam matrizes femininas. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

53.
Pedro Maciel GUIMARAES. Bina Daigeler : figurinista incorpora espírito das roupas. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

54.
Pedro Maciel GUIMARAES. Bruno Ganz : tradição teatral em filmes europeus. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

55.
Pedro Maciel GUIMARAES. Henri Alekan : prestigiado coautor das imagens de Wim Wenders. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

56.
Pedro Maciel GUIMARAES. Sophia Loren : mulher sensual e atriz de respeito. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

57.
Pedro Maciel GUIMARAES. Cesare Zavattini : o lado humano do Neorrealismo. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

58.
Pedro Maciel GUIMARAES. Emmanuelle Riva : atriz assombrada por um papel. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

59.
Pedro Maciel GUIMARAES. Marguerite Duras : autora reconhecida, diretora exigente. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

60.
Pedro Maciel GUIMARAES. Antoine Archimbaud : relevo sonoro para a imagem. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

61.
Pedro Maciel GUIMARAES. Monica Vitti : luz para os filmes em PB e em cores de Antonioni. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

62.
Pedro Maciel GUIMARAES. Eduard Tissé : olhar de repórter e criador de formas. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

63.
Pedro Maciel GUIMARAES. Alain Delon : sinônimo de homem bonito. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

64.
Pedro Maciel GUIMARAES. Jean-Pierre Léaud : de alter-ego a veículo de citações. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

65.
Pedro Maciel GUIMARAES. Henri Decae : hábil construtor de imagens intensas. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

66.
Pedro Maciel GUIMARAES. Hanna Schygulla : ícone de Fassbinder e do cinema de autor. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

67.
Pedro Maciel GUIMARAES. Peer Raben : temas kitsch para embalar melodramas. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

68.
Pedro Maciel GUIMARAES. Anna Magnani : personificação do espírito italiano. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

69.
Pedro Maciel GUIMARAES. Federico Fellini e Sergio Amidei : aprendizado para criações futuras. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

70.
Pedro Maciel GUIMARAES. Isabelle Huppert : grande intérprete de mulheres perversas. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

71.
Pedro Maciel GUIMARAES. Marin Karmitz : produtor de grandes autores mantém viva a chama do cineclubismo. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

72.
Pedro Maciel GUIMARAES. Brigitte Helm : imagem mais conhecida que o nome. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

73.
Pedro Maciel GUIMARAES. Soma de talentos : cenários e efeitos com impacto vanguardista. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

74.
Pedro Maciel GUIMARAES. Coco Chanel : estilo francês nas passarelas e nas telas. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

75.
Pedro Maciel GUIMARAES. Anna Magnani : símbolo de Roma e estrela entre não profissionais. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

76.
Pedro Maciel GUIMARAES. Tonino delli Colli. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

77.
Pedro Maciel GUIMARAES. Jean-Paul Belmondo : alter ego e modelo de gângster à europeia. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

78.
Pedro Maciel GUIMARAES. Cécile Decugis : mão e cérebro da modernidade godardiana. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

79.
Pedro Maciel GUIMARAES. Michael Redgrave : nobreza nos palcos, nos filmes de guerra e no cinema de autor. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

80.
Pedro Maciel GUIMARAES. Alma Reville : responsável pela eficiência dos filmes de Hitchcock. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

81.
Pedro Maciel GUIMARAES. Renato Berta : fotografia que interroga a natureza das imagens. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

82.
Pedro Maciel GUIMARAES. Geraldine Chaplin : imagem delicada em papéis de grande força. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

83.
Pedro Maciel GUIMARAES. Elias Querejeta : produtor engajado e defensor do cinema de autor. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

84.
Pedro Maciel GUIMARAES. Coleção Folha Cinema Europeu. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Créditos técnicos, filmografia e transcrição de textos).

85.
Pedro Maciel GUIMARAES. Carlo di Palma : fotógrafo traduziu em contrastes o sentimento de angústia. Sao Paulo: Moderna, 2011 (Texto em libreto de coleção de DVD).

86.
Pedro Maciel GUIMARAES. Enciclopédia de Cinema Brasileiro. Sao Paulo: Itau Cultural, 2010 (Verbete para dicionario).

87.
Pedro Maciel GUIMARAES; Maria Fernanda Menezes ; Thiago Stivaletti . Cinema de Seduções - os filmes da minha vida 2. São Paulo: Imprensa Oficial, 2010 (Créditos técnicos, filmografia e transcrição de textos).

88.
Pedro Maciel GUIMARAES. Duplo Negro. Sao Paulo: Febracor, 2010. (Tradução/Artigo).

89.
Pedro Maciel GUIMARAES. A foto-diagrama. Sao Paulo: Imprensa Oficial, 2010. (Tradução/Artigo).

90.
Pedro Maciel GUIMARAES. Imagens de arquivos : imbricamento de olhares. Belo Horizonte: FAFICH, 2010. (Tradução/Artigo).

91.
Pedro Maciel GUIMARAES. O desvio pelo direto. Belo Horizonte: FAFICH, 2010. (Tradução/Artigo).

92.
Pedro Maciel GUIMARAES; Cezar Migliorin . Harun Farocki : estratégias criticas. Sao Paulo: Imprensa Oficial, 2010. (Tradução/Artigo).

93.
Pedro Maciel GUIMARAES. Sentimentos do Mundo - Manoel de Oliveira. Belo Horizonte, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

94.
Pedro Maciel GUIMARAES; Daniel Ribão . Forumdoc.. Belo Horizonte: FAFICH, 2007 (Texto publicado em catalogo de festival).

95.
Pedro Maciel GUIMARAES. Agnès Varda, o movimento perpétuo do olhar. São Paulo: CCBB, 2006 (Texto publicado em catalogo de festival).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Pedro Maciel GUIMARAES. Parecerista para edicao de livro da EDUSP. 2016.

2.
Pedro Maciel GUIMARAES. Membro de comitê de seleção do edital Filme em Minas. 2014.

3.
Pedro Maciel GUIMARAES. Membro de comitê de seleção do edital Proac. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
Pedro Maciel GUIMARAES. Parecer de revalidação de diploma de graduação estrangeiro. 2016.

2.
Pedro Maciel GUIMARAES. PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). 2016.

3.
Pedro Maciel GUIMARAES. Parecerista para edição de artigo em revista universitária. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Pedro Maciel GUIMARAES. Como são escolhidos os curtas metragens da Mostra de Tiradentes?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Pedro Maciel GUIMARAES. Português falado, cinema encarnado. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
CESAR FILHO, F. ; BRANCO, P. ; Pedro Maciel GUIMARAES . Paulo Branco : produção criativa. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
GUIMARÃES, PEDRO MACIEL. 21a Mostra de Cinema de Tiradentes. 2018. (Curadoria).

2.
GUIMARAES, Pedro Maciel; JUNQUEIRA, R. S. . Cinema épico : reflexões sobre cinema e teatro. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GUIMARÃES, PEDRO MACIEL. 20a Mostra de CInema de Tiradentes. 2017. (Curadoria).

4.
Pedro Maciel GUIMARAES. A voz no cinema. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Pedro Maciel GUIMARAES; Cleber Eduardo ; Francis Vogner dos Reis . 19a Mostra de Cinema de Tiradentes. 2016. (Curadoria).

6.
Pedro Maciel GUIMARAES. Manoel de Oliveira : o cinema e a verdade da ficção. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
Francis Vogner dos Reis ; Pedro Maciel GUIMARAES ; Cleber Eduardo . 18a Mostra de Cinema de Tiradentes. 2015. (Curadoria).

8.
Pedro Maciel GUIMARAES. Poéticas da Modernidade : Teatro, Cinema e Literatura. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
Pedro Maciel GUIMARAES. O corpo no cinema : propostas de reflexão sobre o trabalho do ator. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
Pedro Maciel GUIMARAES. III Semana do Audiovisual da UEG. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
Pedro Maciel GUIMARAES. Sirk : formação de um estilo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
Pedro Maciel GUIMARAES. Sirk, a herança de um gênero. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
Pedro Maciel GUIMARAES; Cassio Starling . Mestres do Cinema Europeu I. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
Cassio Starling ; Pedro Maciel GUIMARAES . Mestres do Cinema Europeu II. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
Pedro MACIEL GUIMARAES; Tamar Guimaraes . Canoas. 2010. Instalação.

2.
Pedro MACIEL GUIMARAES. Batismo de Sangue. 2006. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MELO, C. A.; ALEXANDRE SOBRINHO, G.; GUIMARAES, Pedro. Participação em banca de Pedro de Araujo Nogueira Tinen. Espaços e masculinidades em Nagisa Oshima : Tabu e Furio. 2018. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
GUIMARAES, Pedro; SUPPIA, A.; CANEPA, L. L.. Participação em banca de Lucas Procópio Caetano. Medo de novo : um estudo do horror no cinema brasileiro contemporâneo. 2018. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
GUIMARÃES, PEDRO MACIEL; Cristian Borges. Participação em banca de Sabrina Tozzati Greve. o ator do teatro ao cinema : um estudo de apropriações. 2017. Dissertação (Mestrado em Cinema) - Escola de Comunicação e Artes - USP.

4.
GUIMARAES, Pedro Maciel; Cristian Borges. Participação em banca de Calac Nogueira Salgado Neves. Máquina, corpo e erotismo nos filmes de Andy Warhol. 2017. Dissertação (Mestrado em Cinema) - Escola de Comunicação e Artes - USP.

5.
GUIMARAES, Pedro Maciel. Participação em banca de Marilia Abrão Rezende. Um olhar sobre o misterio: a questão das fronteiras genéricas no cinema. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
JUNQUEIRA, R. S.; GUIMARAES, Pedro Maciel. Participação em banca de Fernanda Barini Camargo. Na santa, a devassa: figurações do feminino em Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luis. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
Pedro Maciel GUIMARAES; FABRINI, V.; LAZZARATTO, M. R.. Participação em banca de Eduardo Bordinhon de Moraes. Marlon Brando: o jovem rebelde e o padrinho, as figuras de um ator-autor. 2015. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
Rubens Machado Junior; Ismail Xavier; Pedro Maciel GUIMARAES. Participação em banca de Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira Junior. O cinema de fluxo e a mise en scène. 2010. Dissertação (Mestrado em Cinema) - Escola de Comunicação e Artes - USP.

Teses de doutorado
1.
GUIMARAES, Pedro; Cristian Borges; SILVA, M. A.. Participação em banca de Edson Pereira da Costa Júnior. A figura humana no cinema : matéria, desejo e comunidade. 2018. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

2.
GUIMARAES, Pedro; Cristian Borges; SILVA, M. A.; SALZTEIN, S.; ADRIANO, C.. Participação em banca de Edson Pereira da Costa Junior. A figura humana no cinema: matéria, desejo e comunidade. 2018. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

3.
LOPES, D.; BALTAR, M.; LISSOVSKY, M.; PRYSTON, A.; Pedro Maciel GUIMARAES. Participação em banca de André Antônio Barbosa. Constelações da frivolidade no cinema brasileiro contemporâneo. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
TEIXEIRA, F. E.; MORAN, P.; FURTADO, B.; Pedro Maciel GUIMARAES. Participação em banca de Luana Marchiori Veiga. Performance (entre) cinema : passagens e atravessamentos entre artes em busca das poéticas da presença. 2016. Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
TEIXEIRA, F. E.; Pedro Maciel GUIMARAES. Participação em banca de Diogo Cavalcanti Velsaco. Imagens-espaço : sertões prosa e sertões poesia no cinema brasileiro contemporâneo. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
GUIMARAES, Pedro; ALEXANDRE SOBRINHO, G.; RAMOS, F. V. P.. Participação em banca de Diego Pacheco Damasceno. O figural no cinema brasileiro. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Multimeios) - Instituto de Artes - Unicamp.

2.
Pedro Maciel GUIMARAES; MELO, C. A.; Cristian Borges. Participação em banca de Joao Vitor Resende Leal. Figura do transe : o personagem cinematográfico entre o sensório e o narrativo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

3.
MELO, C. A.; Pedro Maciel GUIMARAES; Rubens Machado Junior. Participação em banca de Tainah Negreiros Oliveira de Souza. A vida e a obra de Agnes Varda em As Praias de Agnes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

4.
Pedro Maciel GUIMARAES; TEIXEIRA, F. E.; ALEXANDRE SOBRINHO, G.. Participação em banca de Luiz Carlos Andreghetto. O cinema ensaístico de Derek Jarman. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
FREIRE, M. C. S.; TEIXEIRA, F. E.; Pedro Maciel GUIMARAES. Participação em banca de Carlos Segundo. Turn Off : o documentário de inflexão e o sujeito dissolvido em cena. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
CARVALHO, N. S.; DAVILA, I. V.; GUIMARAES, Pedro. Participação em banca de Caroline Liamare Magnaguagno Pereira. Cinema e história : análise dos filmes iniciais de Scorsese. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
SUPPIA, A.; Pedro Maciel GUIMARAES. Participação em banca de Fernanda Andrade Fava. Cinema Underground no Brasil e na Argentina : Cotejos entre o cinema marginal, o cine subterrâneo e o Grupo de los Cinco. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
SUPPIA, A.; Pedro Maciel GUIMARAES. Participação em banca de Flavio Artioli Neto. Os futuros de Terry Gilliam : Brazil e Teorema Zero. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
Pedro Maciel GUIMARAES; CATALAO, L. O. N.; BOLOGNESI, M. F.. Participação em banca de Tiago José Gonçalves Silva. Mazzaroppi em... Lona na telona : herança da teatralidade circense na filmografia do palhaço caipira. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes da Cena) - Instituto de Artes - Unicamp.

5.
Pedro Maciel GUIMARAES; TEIXEIRA, F. E.; VICENTE, E.. Participação em banca de Leonardo Bortolin Bruno. Assistir com o ouvido. A importancia do som na narrativa cinematografica atraves do processo criativo do sound designer - estudo do desenho sonoro do filme O som ao redor. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
FABRINI, V.; LAZZARATTO, M. R.; Pedro Maciel GUIMARAES. Participação em banca de Eduardo Bordinhon de Moraes. Eu vou estar Marlonbrando. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
Pedro Maciel GUIMARAES. Participação em banca de Thais de Almeida Prado Gava Torácio. Quando a criação transborda na estética cinematográfica. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Cinema) - Escola de Comunicação e Artes - USP.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUIMARÃES, PEDRO MACIEL. Participação em banca de Karen Gronich de Azevedo Antunes.A carnavalização no processo criativo do curta-metragem Helicônias. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Escola de Comunicação e Artes - USP.

2.
MELO, C. A.; SILVA, M. A.; Pedro Maciel GUIMARAES. Participação em banca de Cédric Fanti de Carvalho.O caos e a ordem : o cinema ornamental de Sergei Paradjanov. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

3.
Pedro Maciel GUIMARAES; Cleber Eduardo. Participação em banca de Fernanda Dini Tavares, Lucas Theodoro Biolcatti, Maria Bopp.Além do feijão com arroz. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Centro Universitário Senac.

4.
Pedro Maciel GUIMARAES. Participação em banca de Italo Fassin.Almanaque do Mundo Mágico de Harry Potter. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

5.
PECCI, M.; Pedro Maciel GUIMARAES. Participação em banca de Daniel Neves Taques Bittencourt.O papel do ator no cinema brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Centro Universitário Senac.

6.
Celson Unzelte; Marcelo Duarte; Pedro Maciel GUIMARAES. Participação em banca de Fabio Calderon, Narlir Gustavo Elias Galvão.Almanaque do Troféu Imprensa : As histórias e curiosidades do Oscar da TV Brasileira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Pedro Maciel GUIMARAES; NOVATO, A. H.; XAVIER, T.. Banca de concurso para professor assistente Teoria e estética da imagem UFRB. 2016. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Outras participações
1.
Pedro Maciel GUIMARAES; Fabio Andrade; Fabio Camarneiro. 20o Vitoria Cine Video. 2013. Instituto Brasileiro de Cultura e Arte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Workshop do Grupo de Pesquisa em Dramaturgia e Cinema.O sorriso de Ema : considerações sobre o ator oliveiriano. 2018. (Seminário).

2.
VIII Encontro Anual da AIM. A imobilidade do ator : a apatia e a inércia. 2018. (Congresso).

3.
III Workshop do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema (GPDC).Acting studies, metodologias de estudos atorais. 2017. (Simpósio).

4.
VII Encontro Anual da AIM. A moral é questão de gesto : notas a Moullet, Rivette e o ator de cinema. 2017. (Congresso).

5.
Colóquio Audiovisual : para dentro do lugar-mundo.Festivais como locais de visibilidade e fomento da produção audiovisual : o caso da Mostra de Tiradentes. 2016. (Oficina).

6.
II Workshop do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia e Cinema (GPDC).O narrador no cinema. 2016. (Seminário).

7.
La Chanson dans le cinéma d'Europe et d'Amérlque Latine. Carnaval et protestation : les chanteurs jouent dans le cinéma novo brésilien. 2016. (Congresso).

8.
VI Encontro Anual da AIM. A FEKs, fábrica do ator excêntrico : alternativas ao antinaturalismo soviético. 2016. (Congresso).

9.
XX Encontro Anual da Socine. Arqueologia do gesto : proposta de estudo atoral. 2016. (Congresso).

10.
19a Socine. Homem e animal : a fisiognomonia no cinema. 2015. (Congresso).

11.
Godard e as representações do mundo. O ator godardiano, a máquina e a máscara. 2015. (Congresso).

12.
18a Socine. O rosto do ator : fotogenia, máscara-máquina, alma-tela. 2014. (Congresso).

13.
17a Socine. Pervertendo o galã : Tarcísio Meira na TV e no cinema. 2013. (Congresso).

14.
15a Mostra de Cinema de Tiradentes.O ator em expansão. 2012. (Seminário).

15.
16a Socine. O sexo e a palavra: Pereio, um ator-autor. 2012. (Congresso).

16.
Encontro da Abrace (Associação Brasileira de Artes Cênicas. Helena Ignez : ator-autor entre a histeria e a pose, o satélite e a sedução. 2012. (Congresso).

17.
III Seminario de Pesquisa da ECA.O ator-autor no cinema brasileiro. 2012. (Encontro).

18.
15a Socine. Apresentação individual. 2011. (Congresso).

19.
Cinema Brasilieiro, anos 2000, 10 questões.Subjetividade : modo ou moda?. 2011. (Seminário).

20.
Cinema e Corpo :.Corpo e citação. 2011. (Encontro).

21.
Cinema Falado.Almodovar : a imitação e os gêneros. 2011. (Encontro).

22.
Généalogies de l'acteur au cinéma : traditions, influences, filiations. Atores/Actores. Brésil/Portugal. Que peut-on dire d'un cinéma à travers l'analyse des acteurs. 2011. (Congresso).

23.
Mostra Robert Bresson.O corpo recortado. 2011. (Outra).

24.
Programa de Pos-graduação da Escola de Comunicação/UFRJ.Poéticas da colaboração : a relação diretor/ator. 2011. (Outra).

25.
Sessão Tiradentes/Parana.Os filmes paranaenses em Tiradentes. 2011. (Encontro).

26.
Encontro Anual da Socine. O que pode a cinefilia francesa pelas cinematografias estrangeiras: o caso da recepção critica do cinema português. 2010. (Congresso).

27.
Coloquio Internacional da Afeccav. Comment analyser la réception critique? Nouvelles méthodologies pour une étude de réception du cinéma portugais en France. 2008. (Congresso).

28.
Manoel de Oliveira, l'invention cinématographique à l'épreuve de la littérature. Fidelité et respect au texte adapté: le cinéma de Manoel de Oliveira au pied de la lettre. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUIMARAES, Pedro Maciel; SUPPIA, A. . III GENECINE Seminário sobre gêneros cinematográficos e audiovisuais. 2017. (Congresso).

2.
GUIMARAES, Pedro Maciel. Palestra do prof. dr. Philippe Dubois na Galeria de Arte do Instituto de Artes (GAIA-Unicamp). 2017. (Outro).

3.
Pedro Maciel GUIMARAES; Cassio Starling . 16a Mostra de Cinema de Tiradentes. 2013. (Festival).

4.
Pedro Maciel GUIMARAES; Cassio Starling . 8a CineOP. 2013. (Festival).

5.
Pedro Maciel GUIMARAES; Cassio Starling ; Francis Vogner dos Reis . 7a CineBH. 2013. (Festival).

6.
Pedro Maciel GUIMARAES; Cassio Starling . Douglas Sirk, o principe do melodrama. 2012. (Festival).

7.
Pedro Maciel GUIMARAES. 15a Mostra de Cinema de Tiradentes. 2012. (Festival).

8.
Pedro Maciel GUIMARAES; Patricia Mourão . Cineastas, do nosso tempo. 2012. (Festival).

9.
Pedro Maciel GUIMARAES. 6a CineBH. 2012. (Festival).

10.
Cassio Starling ; Pedro Maciel GUIMARAES . 7a CineOP. 2012. (Festival).

11.
Pedro Maciel GUIMARAES. 6a CineOP. 2011. (Festival).

12.
Pedro Maciel GUIMARAES. 14a Mostra de Cinema de Tiradentes. 2011. (Festival).

13.
Pedro Maciel GUIMARAES. 5° Festival de Cinema Brasileiro de Paris. 2002. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Luiz Felipe Rocha Baute. Genero e forma cultural : uma analise de Onde os fracos não tem vez. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Luiza Zaidan Granato. O Cinema do encontro: Encenação, auto-representação e auto-mise-en-scène no documentário de Eduardo Coutinho. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
David Ken Gomes Terao. O melodrama distanciado no cinema de Christian Petzold. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

4.
Pablo Gea. Slow Cinema: Em defesa do tempo e duração na experiência espectatorial. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Guryva Cordeiro Portela. Toshiro Mifune, ator épico no rastro do samurai. Início: 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Sandro de Olveira. O ator experimenta da Belair : o caso Helena Ignez. Início: 2016. Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Giovanni Luccas Saluotto. Pedagogia da imagem cinematográfica ensaística: uma historiografia crítica. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Ingrid Fernandes Ruela. Leona Vingativa, estrela da convergência. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Daiane Gonçalves Freitas Guimarães. Entre persona e personagem : Daniel Day-Lewis, ator de composição. 2018. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Pedro Maciel Guimarães Junior.

2.
Livia Maria Pinto da Rocha do Amaral Cruz. Nem tudo puta e vindo : uma análise dos estereótipos presentes no cinema erótico brasileiro (1969-1982). 2016. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Pedro Maciel Guimarães Junior.

3.
Gabriel Henrique de Paula Carneiro. Noites Paulistanas : o cinema paulista da geração 1980. 2016. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Pedro Maciel Guimarães Junior.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 3:09:33