Salete Valer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4817754537520905
  • Última atualização do currículo em 21/12/2018


Possui Bacharelado em Letras Habilitação Secretário Executivo pela Universidade Caxias do Sul (1988). Licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007); Mestrado em Linguística teórica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Psicolinguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atua como docente da área de Linguagem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e como docente das UCs Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem e Metodologia da Pesquisa no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT). Atualmente, Coordena o grupo de pesquisa Lingua(gem) e Comunicação IFSC-Continente (CNPQ) e atua como coeditora da Revista EJA em Debate (IFSC). Atuou como articuladora da área de Linguagem e Idiomas do Campus no período 2014-2017. Atuou (2013) como Coordenadora do Curso de Especialização em Educação para a Diversidade com Ênfase em EJA (EAD-IFSC) e como docente das UCs Projeto de Intervenção I e II neste curso (2014-2015). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em: teoria e análise linguística (sintaxe do português), linguística textual, Psicolinguística aplicada: teorias de ensino e aprendizagem com foco na língua materna; competência em leitura, competência produtiva escrita, processos da argumentação dialética; produção textual acadêmico-científica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Salete Valer
Nome em citações bibliográficas
VALER, S.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Psicolinguística Aplicada.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A interdependência entre a leitura e a escrita na construção da cognição, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Leonor Scliar-Cabral.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Processamento da linguagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: AS SENTENÇAS RELATIVAS COM NÚCLEO NOMINAL NOS DADOS DE FALA (PROJETO VARSUL) DE FLORIANÓPOLIS.,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Carlos Mioto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: relativas, periferia esquerda, relativização.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2007
Graduação em Letras Português e Literaturas Vernáculas.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1984 - 1988
Graduação em Bacharel em Letras Habilitação Secretário Executiv.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.




Formação Complementar


2016
Letramento e Língua Materna. (Carga horária: 120h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Co, IFSC, Brasil.
2016 - 2016
Princípios da Metodologia Pikler. (Carga horária: 8h).
CASA LAR LUZ DO CAMINHO, CLLC, Brasil.
2013 - 2013
Leer y escribir para argumentar:de la argumentació. (Carga horária: 12h).
Facultad de Lenguas - Univ. Nac. Córdoba- AR, FL, Argentina.
2009 - 2009
Extensão universitária em Ensino de Leitura:considerações teóricas.. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Funcional aquisition of linguistic devices- minist. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Palestra: O gênero e o trabalho com o Texto na esc. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Palestra: Sujeitos nulos e plenos no português: so. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Semantic memory through semantic priming tasks: Wh. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Método Scliar de alfabetização. Por Leonor Scliar-. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Palestra:LEITURA, CONHECIMENTO E FORMAÇÃO UNIVERSI. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Materials & methods for teaching Psycholinguistics. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
"Indefinites" : Dra. Carmen Dobrevie-Sorin.. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
Palestra: "Psicolingüistica e uma história de ens. (Carga horária: 1h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Linguagem e Língua, Sujeito e Singularidade: minis. (Carga horária: 18h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
VI Workshop onFormal Lingüístics. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Current Work on Modals and Conditionals ministrado. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Palestra: Is Saussure Still Relevant for today´s l. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em introdução ao léxico gerativo com Magdiel Medeiros. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Da tradução como experiência com Fabiana Regina da. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Nexos de significado e ambigüidade com Morgana Fab. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Palestra: Aspectos da subordinação na diacronia do. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Workshop "Abordagens funcionais da Língua: temas. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
sistema Fonológico do Português - variação e categ. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Palestra: História do português brasileiro com Rod. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2004 - 2004
Pesquisas recentes em aquisição da fonologia do po. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1990 - 1991
Disciplinas isoladas Curso de Administração de. (Carga horária: 900h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Flor-Continente, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em REDE NACION, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Integração dos Programas Sociais do IFSC.
3/2018 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Atividade realizada
Editora chefe da Revista EJA em debate. Portaria 956 de 29 de março de 2018..
03/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, .

Cargo ou função
Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.
2/2018 - Atual
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e Comunicação com foco em gestão em Turismo
2/2018 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em REDE NACION, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Mestrado
2/2018 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em REDE NACION, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias de Ensino e Aprendizagem
2/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente, .

Cargo ou função
Comissão do Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo.
2/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente, .

Cargo ou função
Membro do Conselho do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo Portaria nº 11 de 27 de fevereiro de 2018.
02/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Linguagem e Comunicação para os CURSOS TÉCNICOS EM: (1) Cozinha, (2) Panificação, (3) Confeitaria, (4)Restaurante e Bar
03/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente, .

Cargo ou função
Coordenador grupo de pesquisa " Linguagem(gem) e Comunicação" link CNPQ .
08/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente, .

3/2013 - Atual
Ensino, Curso Tecnólogo em Gastronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Trabalho Acadêmico
03/2016 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Local de Permanência e êxito" - Portaria 28/2016.
2/2014 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente, .

Cargo ou função
Articulador de área Linguagem e idiomas.
2/2013 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente, .

Cargo ou função
portaria 37/2016.
2/2012 - 12/2017
Ensino, Formação Inicial e Cont. Cerimonialista e Mestre d, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Redação técnica e norma culta - Cerimonialista e Mestre de Cerimônias
12/2016 - 12/2016
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente.

Atividade realizada
Avaliação/correção das redações do vestibular 2017-1 do IFSC (CERFEAD) 40 horas.
7/2016 - 12/2016
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente.

Atividade realizada
Revisão textual e gramatical de livro didático "Matemática financeira aplicada a cursos técnicos e tecnológicos" - Autor Pedro José Raymundo ".
06/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente, .

Cargo ou função
GT Elaboração PP Superior em Turismo - portaria 092/2016.
02/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Oficina de Integração 2-Introdução para elaboração de relatório de estagio-Curso Técnico em EJA em Gastronomia intregrado ao Ensino Médio
8/2014 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo de Atendimento de Portadores de Necessidades Especiais - Port. 17/2014.
2/2012 - 12/2016
Ensino, Curso Técnico Médio Subseq. Gastronomia, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Linguagem e Comunicação
2/2012 - 12/2016
Ensino, Curso Técnico Médio Subseq. em Panificação e Confe, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Linguagem e Comunicação
03/2016 - 07/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
IFSC SÃO JOSÉ - DUAS TURMAS Português: conteúdo relativo à formação geral - llíngua e literatura
6/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
IFSC FLORIANÓOLIS - DUAS TURMAS Português: conteúdo relativo à formação geral - llíngua e literatura
2/2013 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso Superior em Hotelaria.
2/2012 - 12/2015
Ensino, Curso Técnico Médio Subsequente Hospedagem, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Linguagem e Comunicação
Projeto Integrador I
2/2014 - 12/2014
Ensino, Especialização em Educação para a Diversidade com, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Professa conteúdista - Projeto de Intervenção Local I - CAPES - EaD
Professa conteúdista - Projeto de Intervenção Local II - CAPES - EaD
Professa pesquisadora - Projeto de Intervenção Local I - CAPES - EaD
Professora pesquisadora - Projeto de Intervenção Local II - CAPES - EaD
8/2014 - 8/2014
Treinamentos ministrados , Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente, .

Treinamentos ministrados
Capacitação aos orientadores Curso PÓS-EJA
6/2014 - 6/2014
Direção e administração, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente, .

Cargo ou função
Representante da Comissão Eleitoral nos Câmpus. Pot 1105 de 3/6/2014 - Reitoria.
03/2013 - 12/2013
Direção e administração, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Especialização em Educação para a diversidade com ênfase em EJA - Portaria 14 11/03/2013.
2/2013 - 7/2013
Ensino, Formação Inicial e Cont. Condutor Cultural, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Linguagem e Comunicação
2/2013 - 2/2013
Treinamentos ministrados , Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis-Continente, .

Treinamentos ministrados
Oficina de Produção Textual Acadêmica aos docentes do Câmpus Continente
8/2012 - 12/2012
Ensino, Curso Técnico Médio Subseq. em Eventos, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Linguagem e Comunicação
Projeto Integrador I

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Doutorado - Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Doutorado

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor de Letras- DLLV, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: 1 Produção Textual Acadêmica I 2 Redação Oficial e Empresarial 3 Redação Empresarial

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor-tutor EAD, Enquadramento Funcional: Professor-tutor Disc. SINTAXE DO PORTUGUÊS., Carga horária: 20
Outras informações
Professor-tutor da Disciplina Sintaxe do Português.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor-tutor EAD, Enquadramento Funcional: Professor-tutor Disc. ESTUDOS LITERÁRIOS, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor-tutor da EAD, Enquadramento Funcional: Professor-tutor Disc. PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊM, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Mestrado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de pesquisa: CP no Português brasileiro: estudo da sintaxe da periferia esquerda das sentenças do PB orientado pelo professor Dr. Carlos Mioto

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria em Sintaxe gerativa do Português, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria em Sintaxe gerativa do Português, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria em Sintaxe gerativa do português, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria em Sintaxe gerativa do Português, Carga horária: 20


Instituto Estadual de Educação, IEE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 10


Escola estadual Henrique Veras, EEHV, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto- ensino médio, Carga horária: 20


Faculdade Borges de Mendonça, BM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor de Lingüística, Enquadramento Funcional: Professor de Lingüística, Carga horária: 4


Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, EMBEG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor de Lingua Portuguesa, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Escola de Ensino Básico Donícia Maria Costa, EEBDMC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 10
Outras informações
Professora substituta da disciplina de Português para as sérias do fundamental


Escola Estadual José Anchieta, EEJA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 10
Outras informações
Professora substituta da disciplina de Ensino Religioso para as 5ª a 8ª séries


Loja Dolce Vita ltda, LDCL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Administração -gerente administrativa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Loja Ponto Final Ltda, LPF, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Administração- gerente administrativa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Pettenati S.A. Indústria de Malhas e Confecções Ltda, PIMC, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1989
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Administrativo -Compradora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Faster Industrial Ltda, FIL, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1986
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Compradora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


D. Zambon & Cia Ltda, DLZ, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1983
Vínculo: Outro-auxiliar de escritório, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Lizott_Venson & Cia ltda, LVC, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1982
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Auxiliar geral, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Ensino e aprendizagem de língua (Português)

Objetivo: 1 Sistematizar teorias e práticas sobre o objeto de ensino. 2 Mapear o perfil do sujeito de aprendizagem..
2.
Estudos dos documentos oficiais norteadores para a Educação Básica e Profissional
3.
Lingua(gem) e Comunicação no contexto profissional
4.
Práticas Educativas Profissional de Educação


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O CARD GAME COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ORAL: UMA EXPERIÊNCIA COM SUJEITOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Salete Valer - Coordenador / Raquel Darelli Michelon - Integrante.
2017 - Atual
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC) ACERCA DA SUA APLICABILIDADE
Descrição: As pesquisas atuais indicam que a atividade de pesquisa deve nortear o processo de ensino e aprendizagem, incluindo-se a Educação Profissional e Tecnológica. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é o de investigar a concepção do docente acerca da adoção da pesquisa como princípio pedagógico na EPT..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Salete Valer - Coordenador / Bárbara Colossi Felippe - Integrante.
2016 - 2017
A COMUNICAÇÃO INTERNA NO SETOR DE GOVERNANÇA: UM ESTUDO DE CASO EM UM HOTEL EXECUTIVO LOCALIZADO NO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS, SC
Descrição: A COMUNICAÇÃO INTERNA NO SETOR DE GOVERNANÇA: UM ESTUDO DE CASO EM UM HOTEL EXECUTIVO LOCALIZADO NO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS, SC.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Salete Valer - Coordenador / Franciele Carlos - Integrante / Fabíola Martins dos Santos - Integrante.Número de orientações: 1
2015 - 2017
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E A CONSTITUIÇÃO DO SER SOCIAL E PROFISSIONAL NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Descrição: A qualidade da educação depende de o indivíduo ser capaz de lidar com os diferentes aspectos do letramento, por meio dos quais ele consegue se mover pelos mais diversos bens culturais na sociedade em que está inserido, sendo que, entre esses bens está a profissão. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é investigar os pressupostos teórico-metodológicos que sustentam as diretrizes para o processo de ensino e aprendizagem da língua (materna e adicionais) no novo documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013), lançado pelo Ministério da Educação, no qual estão inseridos os direcionamentos para a educação profissional. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de que todos os docentes de línguas compreendam tais pressupostos, haja vista que nem todos tiveram na sua formação os estudos relativos à linguística aplicada, os quais subsidiam atualmente os documentos norteadores para a prática pedagógica. Esse entendimento torna-se relevante, pois, com as informações sistematizadas, os docentes da área poderão, além de qualificar o próprio processo de ensino, contribuir de forma mais efetiva na elaboração de metodologias mais eficazes para o ensino em todas as unidades curriculares, isso porque a constituição do saber se dá por meio da língua e se materializa por meio de gêneros discursivos/textuais. Assim, a investigação tomará como modalidade principal o estudo de caso simplificado, tendo em vista que serão analisadas as diretrizes para uma atividade social e educacional. Quanto à natureza e coleta de dados, a pesquisa secundária será a documental, pois além dos documento acima, poderão ser analisados outros documentos institucionais, no decorrer ou após esta fase da pesquisa. Os dados encontrados subsidiarão o projeto institucional (IFSC) Harmonização curricular para o ensino e aprendizagem de línguas como foco nas práticas e procedimentos didático-pedagógicos para esse fim, além de se compreender melhor o papel das instituições de educação profissional para a qualidade da educação brasileira, tendo em vista os baixos índices da qualidade de leitura e escrita e como esses índices refletem nos baixos níveis do chamado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
A REFERENCIAÇÃO NO PROCESSAMENTO DE LEITURA: UM OLHAR SOB O PRISMA DAS NEUROCIÊNCIAS
Descrição: A REFERENCIAÇÃO NO PROCESSAMENTO DE LEITURA: UM OLHAR SOB O PRISMA DAS NEUROCIÊNCIAS.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Competência produtiva escrita dissertativa: alunos de nível técnico da educação profissional
Descrição: O objetivo desta pesquisa é testar estratégias para ampliar a competência produtiva dissertativa em alunos do ensino de nível técnico. Esta investigação leva em consideração as competências comunicativas a serem desenvolvidas no processo de escolarização, conforme está sendo proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação básica e profissional, o CNCT e o Projeto Pedagógico do curso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2013
O Papel das atividades extracurriculares como fator motivador no ambiente escolar;
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2013
Educação inclusiva: um desafio às diferenças
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2013
PRODUÇÃO TEXTUAL NO 4.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Das raízes ao laboratório: uma atividade transdisciplinar no Curso Técnico de Panificação e Confeitaria
Descrição: Ação/objeto Uma atividade transdisciplinar no Curso Técnico em Panificação e Confeitaria envolvendo as Unidades Curriculares História da panificação, Linguagem e comunicação e Habilidades Básicas Práticas, Objetivo geral Acionar nos estudantes do Curso de Panificação e Confeitaria 2014-2 os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos em três unidades curriculares relativos ao desenvolvimento de um produto tecnológico pertinente ao Curso Técnico em Panificação e Confeitaria..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2018 - Atual
As pesquisas recentes sobre o processo de ensino e aprendizagem em língua materna na Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Descrição: Mapear os estudos realizados sobre letramento em língua materna na Educação Técnica de Nível Médio em artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado a partir de 2008, ano de criação dos Institutos Federais..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Salete Valer - Coordenador / Raquel Darelli Michelon - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2018 - Atual
A caracterização das propostas de projetos submetidas às três primeiras edições dos editais do programa de apoio a projetos que contemplem a pesquisa como princípio educativo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Descrição: Identificar o perfil dos proponentes e das propostas de projetos submetidas às três primeiras edições dos editais do ?Programa de apoio a projetos que contemplem a ?Pesquisa como Princípio Educativo? no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Salete Valer - Coordenador / Bárbara Colossi Felippe - Integrante.
2018 - Atual
Processos avaliativos na educação profissional: um estudo de caso do Curso Técnico em Agropecuária, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - Campus Concórdia
Descrição: Esta pesquisa tem por fim investigar os processos avaliativos relacionados aos procedimentos didático-pedagógicos para o ensino e aprendizagem dos conteúdos propostos para o desenvolvimento da educação profissional integral dos sujeitos do curso Técnico em Agropecuária do IFC- Campus Concórdia.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Salete Valer - Coordenador / Stênio Severino da Silva - Integrante.Número de orientações: 1
2018 - Atual
A educação profissional em contexto não formal: uma proposta pedagógica para a aplicação de Trilhas de aprendizagens em uma instituição pública estadual catarinense
Descrição: Testar estratégias pedagógicas com foco nas bases conceituais da educação politécnica para a formação continuada de um grupo de sujeitos trabalhadores do Ministério Público de Santa Catarina..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Salete Valer - Coordenador / Gisela de Amorim Costa - Integrante.Número de orientações: 1


Outros Projetos


2017 - 2017
FESTIVAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL - PRIMAVERA - Código PROJETO: EV141 2017
Descrição: este evento de extensão concretiza-se por meio de projeto temático envolvendo a elaboração de um produto tecnológico, que se realiza de forma interdisciplinar, proporciona condição ímpar para que os sujeitos estudantes desenvolvam as habilidades cognitivas propostas nos documentos oficiais. Tais habilidades materializam o conhecimento da teoria e da prática como aspecto essencial a uma educação politécnica em que se toma o trabalho como princípio educativo. Nesse sentido, a educação profissional tem o grande desafio de formar profissionais autônomos capazes de resolver problemas de diversos níveis enfrentados pela sociedade e relacionados às suas áreas específicas de atuação. Trata-se, dessa forma, de uma proposta de grande impacto social de proporcionar uma formação técnica e tecnológica comprometida com a aplicação do conhecimento em prol da melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade, e não uma formação tecnocrata e replicadora..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2017 - 2017
Das raízes ao laboratório: Festival de panificação com foco socioambiental
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Das raízes ao laboratório: uma atividade transdisciplinar no Curso Técnico emPanificação e Confeitaria
Descrição: Ação IFSC 608/16 A atividadefoidesenvolvidanosComponentesCurricularesHistóriadaPanificação,LinguagemeComunicaçãoeHabilidadesBásicasdePanificaçãoeConfeitaria.Abrangeahistóriadosprodutosdemaiorimportâncianomeiodapanificaçãoeconfeitaria,seguidodaelaboraçãodeumareceita,fichatécnicaeoutrosaspectosdaelaboraçãodeumprodutotecnológico,oqualéapresentadoemuma Mostra ao público interno e externo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2014
Ação de extensão: Evento Integrador - Tecnico em Gastronomia 1
Descrição: Execução de um evento gastronômico que proporcione a integração das Unidades Curriculares ministradas no módulo I do Curso Técnico em Gastronomia, Módulo I, planejado e executado pelos alunos, sob a orientação dos professores que ministram conteúdos teóricos e práticos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2014
Ação de extensão: Evento Integrador - Tecnico em Gastronomia 2
Descrição: Execução de um evento gastronômico que proporcione a integração das Unidades Curriculares ministradas no módulo I do Curso Técnico em Gastronomia, Módulo I, planejado e executado pelos alunos, sob a orientação dos professores que ministram conteúdos teóricos e práticos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2014
Ação de extensão: Inclusão digital
Descrição: Noções básicas para uso da internet para pesquisa; Como salvar um arquivo da internet no Pendrive; Aspectos gerais da formatação e digitação de um texto: espaçamento, margem,  nota de rodapé, cabeçalho, rodapé, paginação e textualização de atividades..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: REVISTA EJA EM DEBATE


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: REVISÃO DE LIVROS
2010 - 2011
Periódico: REVISÃO DE LIVROS


Revisor de projeto de fomento


2018 - 2018
Agência de fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
2018 - 2018
Agência de fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
2018 - 2018
Agência de fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
2018 - 2018
Agência de fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
2018 - 2018
Agência de fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Professor Substituto de Língua Portuguesa - Concurso Público, Universidade Federal de Santa Catarina.
2008
Professor Substituto de Língua Portuguesa - Concurso público, Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina.
2007
Acadêmica destaque do Curso de Letras-Português 2007-1, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
2007
Professor substituto de Língua Portuguesa- concurso público, Secretaria Municipal de Florianópolis- Santa Catarina.
2007
Professor efetivo de Português - Consurso público, Municipal de São José -Santa Catarina.
2005
Professor substituto de Língua Portuguesa- concurso público, Secretaria Municipal de Florianópolis- Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VALER, S.2018VALER, S.. A referenciação no processamento de leitura: um olhar sob o prisma das neurociências.. Letra Magna (Online), v. 14/2018, p. 342-360, 2018.

2.
VALER, S.2017 VALER, S.; BROGNOLI, A. F. ; LIMA, L. R. . A pesquisa como princípio pedagógico na educação profissional técnica de nível médio para a constituição do ser social e profissional. https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n4p2785, v. 14, p. 2785-2803, 2017.

3.
VALER, S.2016 VALER, S.. Contribuições da teoria bakhtiana para as práticas de ensino e de aprendizagem: em torno dos gêneros do discurso. Letra Magna (Online), v. 19, p. 1-21, 2016.

4.
VALER, S.2015VALER, S.. Aspectos do processo de aprendizagem da escrita argumentativa. CÁTEDRA UNESCO â013 Lectura y escritura: continuidades, rupturas y reconstrucciones, v. 1, p. 100-112, 2015.

5.
VALER, S.2013 VALER, S.. ESTUDO SOBRE AS ATIVIDADES DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS: (DES)CONSTRUINDO SENTIDOS. Letra Magna, v. 1, p. 1-24, 2013.

6.
VALER, S.2010 VALER, S.. Dialogismo e valoração nos artigos de Lya Luft na revista Veja. Letra Magna, v. Ano 6, p. 01-22, 2010.

7.
VALER, S.2010VALER, S.; ROCHA, J. V. . Quadrilha literária: Schwarz lia Candido que lia Lukács .... Revista Querubim, v. Ano 5, p. 114-119, 2010.

8.
Marcos Eroni Pires2010Marcos Eroni Pires ; VALER, S. . Bolor:o duplo assujeitamento como característica do neorrealismo português. REEL. Revista Eletrônica de Estudos Literários, v. 7, p. 1-18, 2010.

9.
VALER, S.2009VALER, S.. As sentenças relativas com núcleo nominal: aspectos semânticos. Letra Magna (Online), v. Ano 05, p. 01-15, 2009.

10.
VALER, S.2009VALER, S.. Balada de amor ao vento: a enunciação do ?eu feminino? em uma sociedade patriarcal e poligâmica.. Revela (Praia Grande), v. III, p. 01-17, 2009.

11.
VALER, S.2009VALER, S.. Aspectos formais e semânticos das sentenças relativas. Letra Magna, v. ano 5, p. 01-18, 2009.

12.
VALER, S.2009VALER, S.; PIRES, M. E. . Onde se situa o ?pretérito-mais-que-perfeito??. Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. ano IV, p. 01-12, 2009.

13.
VALER, S.2008VALER, S.; PEREIRA, R. A. . As Vozes no conto ?Botando pra Quebrar? em Feliz Ano Novo de Rubem Fonseca ? Exotopia, Dialogismo e Consciência. Letra Magna, v. ANO 04, p. 01-18, 2008.

14.
VALER, S.2007VALER, S.. Leito de folhas verdes: análise dos elementos estruturantes do poema. Mafuá, v. ano 5, p. 01-10, 2007.

15.
VALER, S.2007VALER, S.; PEREIRA, R. A. . A relação entre configuração contextual dos gêneros do discurso e a teoria da estruturação social ? uma discussão teórica. Revista Querubim, v. ano 03, p. 100-107, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VALER, S.. Projeto de intervenção local I - pesquisa aplicada ao ensino e aprendizagem. 1. ed. Florianópolis: IFSC, 2014. v. 1. 86p .

2.
VALER, S.. Projeto de Intervenção local II. 1. ed. Florianópolis: IFSC, 2014. v. 1. 74p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VALER, S.. A Semântica das sentenças relativas com núcleo nominal. In: XVIII CELIP( Centro de Estudos LingUísticos e Literários do Paraná, 2007. A SAIR, 2007.

2.
ROCHA, P. G. ; autor ; VALER, S. ; co- autor . LEITURA CRÍTICA DE IMAGENS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA. In: III Seminário em Estudos da linguagem : Leituras, 2006. III Seminário em Estudos da linguagem : Leituras, 2006.

3.
VALER, S.; autor ; ROCHA, P. G. ; co- autor . A realização sintática e semântica do pronome possessivo de terceira pessoa do singular da língua portuguesa. In: III Seminário em Estudos da linguagem : Leituras, 2006. III Seminário em Estudos da linguagem : Leituras, 2006.

4.
co- autor ; autor ; ROCHA, P. G. ; VALER, S. . Os Gêneros Publicitários e propaganda na construção de Materiais em Leitura Crítica. In: III Seminário em Estudos da linguagem : Leituras, 2006. III Seminário em Estudos da linguagem : Leituras, 2006.

5.
VALER, S.. A Escolha do Pronome Possessivo de Terceira Pessoa do Singular no processo de Aquisição da Escrita. In: VI Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL., 2006. VI Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL., 2006, 2006.

6.
VALER, S.; autor . A Estrutura dos Sintagmas nominais na Fase da Aquisição da Linguagem - uma análise de corpus com falantes aos 3 anos de idade. In: Sétimo Encontro nacional sobre a Aquisição da Linguagem, 2006. A Estrutura dos Sintagmas nominais na Fase da Aquisição da Linguagem - uma análise de corpus com falantes aos 3 anos de idade, 2006.

7.
autor ; VALER, S. . A função sintática dos DPS selecionados na fase da Aquisição da linguagem- uma análise de Caso. In: Sétimo Encontro nacional sobre a Aquisição da Linguagem, 2006. Sétimo Encontro nacional sobre a Aquisição da Linguagem, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MICHELON, R. D. ; VALER, S. . Mapeamento das investigações recentes sobre a Língua Portuguesa na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. In: 7 Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do ISFC (SEPEI), 2018, Florianópolis, Sc. 7 Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do ISFC (SEPEI). Florianópolis, SC: IFSC, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VALER, S.. O desenvolvimento da competência argumentativa escrita no ensino fundamental. In: XXIX Encontro Nacional da ANPOLL, 2014, Florianópolis,SC. XXIX Encontro Nacional da ANPOLL, 2014.

2.
VALER, S.. Desenvolvimento da competência escrita: aspectos da argumentação. In: 19 InPLA- Intercâmbio de pesquisa em Linguística Aplicada, 2013, São Paulo. Linguagens, Teorias e Práticas. São Paulo: LAEL (PUC-SP) e PPGL (UNICSUL-SP), 2013. v. 1. p. 85-85.

3.
PEREIRA, R. A. ; autor ; ROCHA, P. G. ; VALER, S. . Letramento acadêmico:discurso e valoração. In: 19 InPlA-Intercâmbio de pesquisa em Linguística aplicada, 2013, São Paulo. Linguagens, teorias e práticas. São Paulo: LAEL (PUC-SP) e PPGL (UNICSUL-SP), 2013. v. 1. p. 89-89.

4.
VALER, S.. A produção escrita do Gênero textual Ensaio curto argumentativo no ensino fundamental. In: II Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul/ I Instituto de Estudos Linguísticos, 2013, Chapecó- SC. II Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul/ I Instituto de Estudos Linguísticos. Chapecó-SC: Universidade da Fronteira Sul. v. 1. p. 1-1.

5.
ROCHA, P. G. ; VALER, S. . Leitura e produção textual na escola e na universidade: o desafio de ensinar a ler e a escrever que persiste. In: II Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul/ I Instituto de Estudos Linguísticos, 2013, Chapecó-SC. II Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul/ I Instituto de Estudos Linguísticos. Chapecó-SC: Universidade Federal da Fronteira SUl, 2013. v. 1. p. 1-1.

6.
VALER, S.. Aspectos do processo de aprendizagem do texto argumentativo. In: VII Congresso Internacional Cátedra Unesco, 2013, CordóbaArgentina. Lectura Y escrita: continuidades, rupturas y reconstrucciones. Córdoba-Argentina: VII Congresso Internacional Cátedra Unesco, 2013. v. 1. p. 1-1.

7.
VALER, S.. Os aspectos textuais do processo argumentativo- GT5: Aquisição e processamento da linguagem e Psicolinguística. In: ppglin.posgrad.ufsc.br/2012/09/12/v-sinpel, 2012, Florianópolis. V SINPEL- Seminário integrado de pesquisa em linguística. Florianópolis-SC: PGL- UFSC, 2012. v. 1. p. 1.

8.
ROCHA, P. G. ; BIONDO, F. P. ; autor ; PEREIRA, R. A. ; VALER, S. . Os gêneros do discurso no PIBID-uma experiência pioneira na modalidade de ensino à distância. In: SIGET- Simpósio internacional de estudos dos gêneros textuais, 2011, Natal-RN. VI Simpósio Internacional de estudos de Gêneros textuais. Natal- RN: UFRN, 2011.

9.
PEREIRA, R. A. ; autor ; ROCHA, P. G. ; VALER, S. . O gênero RESUMO ACADÊMICO: dialogismo e retextualização. In: VI Simpósio Internacional de estudos dos gêneros textuais, 2011, Natal-RN. VI Simpósio Internacional de estudos dos gêneros textuais. Natal-RN: UFRN, 2011.

10.
VALER, S.. Os aspectos linguísticos e textuais do texto argumentativo escrito. In: Simpósio Internacional Linguagens e Culturas:40anos UFSC- CCE, 2011, Florianópolis-SC. Simpósio Internacional Linguagens e Culturas:40anos UFSC-CCE. Florianópolis-SC: UFSC, 2011.

11.
PEREIRA, R. A. ; ROCHA, P. G. ; VALER, S. . O letramento do acadêmico em formação inicial:saberes, domínios e valorações. In: InPLA -Intercâmbio de pesquisas em Linguística Aplicada, 2011. 18 InPLA -Intercâmbio de pesquisas em Linguística Aplicada. São Paulo-SP: PUC-SP, 2011.

12.
VALER, S.; PEREIRA, R. A. ; ROCHA, P. G. . O letramento do acadêmico em formaçãoinicial:redes de leitura e escrita, práticas e valoração. In: V Semana de Letras da UFSC, 2011, Florianópolis, SC. V Semana de Letras da UFSC. Florianópolis, SC: UFSC SC, 2011.

13.
VALER, S.. The Referential Progression in Reading Processing: a Neuroscience-based Approach. In: First International Psycholinguistics Congress of ANPOLL, 2010, Rio de Janeiro - RJ. First International Psycholinguistics Congress of ANPOLL, 2010. v. 01. p. 01-01.

14.
VALER, S.. A periferia esquerda das sentenças relativas com núcleo nominal nos dados de fala. In: II SINPEL (Seminário Integrado de Pesquisas em Estudos Lingüísticos), 2008. II SINPEL (Seminário Integrado de Pesquisas em Estudos Lingüísticos), 2008.

15.
VALER, S.. A forma de realização do DP nas sentenças relativas com núcleo nominal nos dados de fala. In: II SINPEL (Seminário Integrado de Pesquisas em Estudos Lingüísticos), 2008, Floriaópolis. II SINPEL (Seminário Integrado de Pesquisas em Estudos Lingüísticos), 2008.

16.
VALER, S.; TOLENTINO, N. ; FRIGO, E. . TRIÂNGULO LITERÁRIO:Pequena leitura comparada entre Tristão e Isolda, Abelardo e Heloísa e Mariana Alcoforado. In: Sexta Semana de Extensão universitária, 2007, Florianópolis- SC. www.sepex.ufsc.br/anais_6/trabalhos/120.html - 11k -, 2007.

17.
VALER, S.; SOARES, A. . Balada de amor ao vento: a enunciação do ?eu feminino? em uma sociedade patriarcal e poligâmica. In: Sexta Semana de Extensão universitária, 2007, Florianópolis-SC. www.sepex.ufsc.br/anais_6/trabalhos/120.html - 11k -, 2007.

18.
VALER, S.; ROCHA, J. V. . Quadrilha literária: Schwarz lia Candido que lia Lukács .... In: Sexta Semana de Extensão Universitária, 2007, Florianópolis -SC. www.sepex.ufsc.br/anais_6/trabalhos/120.html - 11k -, 2007.

19.
VALER, S.. Leito De Folhas Verdes: Uma Análise Com Base Nos Elementos. In: Sexta Semana de Extensão Universitária, 2007, Florianópolis-SC. www.sepex.ufsc.br/anais_6/trabalhos/120.html - 11k -, 2007.

20.
VALER, S.. ?INOCÊNCIA? de TAUNAY: uma análise literária. In: Sexta Semana de Extensão universitária, 2007, Floiranópolis SC. www.sepex.ufsc.br/anais_6/trabalhos/120.html - 11k -, 2007.

21.
VALER, S.. ?Contos Gauchescos? de SIMÕES LOPES NETO: uma análise da narrativa. In: Sexta Semana de Extensão universitária, 2007, Floiranópolis- Sc. www.sepex.ufsc.br/anais_6/trabalhos/120.html - 11k -, 2007.

22.
PIRES, M. E. ; VALER, S. ; ROSA, C. A. ; QUINTINO, D. R. . O duplo assujeitamento em Bolor. In: Sexta Semana de Extensão Unversitária, 2007, Florianóplis- Sc. www.sepex.ufsc.br/anais_6/trabalhos/120.html - 11k -, 2007.

23.
VALER, S.. O Estatuto do Operador Relativo. In: GEL: Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, 2007. 55 Seminário do GEL, 2007.

24.
VALER, S.. Os tipos semânticos das construções relativas com núcleo nominal. In: Seminário NOS DOMÍNIOS DO VERBO, 2007. Seminário NOS DOMÍNIOS DO VERBO, 2007.

25.
VALER, S.. A Semântica das sentenças relativas com núcleo nominal. In: XVIII CELIP( Centro de Estudos LingUísticos e Literários do Paraná, 2007. Seminário do CELLIP- Centro de estudos Lingüísticos e literários do Paraná. Ponta Grossa-PR: Universidade do Paraná, 2007. v. I. p. 375-376.

26.
VALER, S.. As diferenças na sintaxe das relativas Apositivas e restritivas: uma abordagem do modelo de alçamento da Teoria Gerativa. In: I SINPEL- Seminário Integrado em Pesquisa Lingüística, 2007, Florianópolis. I SINPEL- Seminário Integrado em Pesquisa Lingüística, 2007.

27.
VALER, S.. A posição relativizada das construções relativas com núcleo nominal do PB. In: I SINPEL- Seninário Integrado em pesquisas lingüísicas, 2007. I SINPEL- Seninário Integrado em pesquisas lingüísicas, 2007.

28.
VALER, S.. A relação sintática entre o núcleo nominal na semântica das relativas Apositivas e restritivas. In: I SINPEL- Seninário Integrado em pesquisas lingüísicas, 2007. I SINPEL- Seninário Integrado em pesquisas lingüísicas, 2007.

29.
VALER, S.. A diferente realização (na sintaxe) do operador relativo nas construções com núcleo nominal: uma abordagem gerativist. In: ANPOOL 2007: GT de TEORIA DA GRAMÁTICA, 2007, Campinas. ANPOLL 2007, 2007.

30.
VALER, S.. Os Lusíadas (Canto X): o Maneirismo e os Interdiscursos.. In: Sexta Semana de Extensão Universitária, 2007. www.sepex.ufsc.br/anais_6/trabalhos/120.html - 11k -, 2007.

31.
VALER, S.. Tristão e Isolda: uma análise da Aquisição e Estagnação da Razão. In: III Congresso INternacional das Linguagens, 2006, ERECHIM - RS. III CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LINGUAGENS/ LEITURAS E LEITORES:OLHARES MULTICULTURAIS. ERECHIM - RS: URI, 2006. v. 3. p. 131-131.

32.
VALER, S.. A Escolha do Pronome Possessivo de Terceira Pessoa do Singular no processo de Aquisição da Escrita. In: VI Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL., 2006. VI Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL.. Santa Maria - RS: Gráfica Palloti, 2006. v. 1. p. 246-247.

33.
autor ; co- autor ; co- autor ; VALER, S. . O /TI/ E O /DI/ em Comunidades Bilíngues Ítalo-brasileiras de Santa Catarina- um Estudo sobre a Palatalização das Oclusivas Coronais Anteriores /t/ e /d/ nas palavras: dia, tio. tirar o couro e dinheiro. In: VI Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL., 2006, Pelotas - RS. VI Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL.. Santa Maria - RS: Gráfica editora Palloti, 2006. v. 1. p. 139-140.

34.
autor ; VALER, S. . A Estrutura dos Sintagmas nominais na Fase da Aquisição da Linguagem - uma análise de corpus com falantes aos 3 anos de idade. In: Sétimo Encontro nacional sobre a Aquisição da Linguagem, 2006, Porto Algre -RS. Sétimo Encontro nacional sobre a Aquisição da Linguagem. Porto Alegre -RS: Impressora Evangraf, 2006. v. 1. p. 125-126.

35.
autor ; co- autor ; co- autor ; co- autor ; VALER, S. . Análise de "erros" do Uso de Pronomes da Língua Inglesa na Produção Escrita por Falantes do Português- um estudo de Caso. In: III Seminário em Estudos da linguagem : Leituras, 2006. III Seminário em Estudos da linguagem : Leituras. Cascavel - Paraná: Particular, 2006. v. 1. p. 28-28.

36.
co- autor ; co- autor ; VALER, S. ; autor . Leitura Crítica de Imagens: Uma proposta Pedagógica. In: III Seminário em Estudos da linguagem : Leituras, 2006. III Seminário em Estudos da linguagem : Leituras. Cascavel - Paraná: Particular, 2006. v. 1. p. 29-29.

37.
co- autor ; VALER, S. ; autor ; co- autor . Os Gêneros Publicitários e propaganda na construção de Materiais em Leitura Crítica. In: III Seminário em Estudos da linguagem : Leituras, 2006, Cascavel - Paraná. III Seminário em Estudos da linguagem : Leituras. Cascavel - Paraná: Particular, 2006. v. 1. p. 29-29.

38.
autor ; VALER, S. . A Estrutura das Orações Coordenadas: uma Abordagem Semântica e Sintática. In: VI Workshop onFormal Lingüístics, 2006, Florianópolis -SC. VI Workshop onFormal Lingüístics. Florianópolis -SC: Própria, 2006. v. 1. p. 0-0.

39.
co- autor ; VALER, S. ; autor ; co- autor . Mídia, Discurso e Identidade: Cartas de Aconselhamentos em Revistas Homossexuais Masculinas sob a perspectiva da Análise Crítica do Discurso. In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, 2006, Uberlândia -MG. XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, 2006.

40.
VALER, S.; autor . A função sintática dos DPS selecionados na fase da Aquisição da linguagem- uma análise de Caso. In: Sétimo Encontro nacional sobre a Aquisição da Linguagem, 2006. Sétimo Encontro Nacional De Aquisição da Linguagem. Porto Alegre -RS: Impressora Evangraf, 2006. v. 1. p. 125-125.

41.
VALER, S.; autor ; co- autor ; co- autor . A Realizaçao sintática e Semântica do Pronome Possessivo de terceira Pessoa do Singular no Ensino da Língua Portuguesa. In: III Seminário em Estudos da linguagem : Leituras, 2006. III Seminário em Estudos da linguagem : Leituras. Cascavel- Pr: particular, 2006. v. 1. p. 29-29.

42.
VALER, S.; autor ; co- autor ; co- autor . Uma perspectiva histórica do progresso das teorias fonológicas. In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, 2006, Uberlândia. XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, 2006.

43.
autor ; VALER, S. ; co- autor ; co- autor . O /ti/ e o /di/ no português rural de Santa Catarina - um estudo sobre a palatalização das oclusivas coronais anteriores /t/ e /d/ nas palavras: dia, tio, tira o couro e dinheiro.. In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, 2006. XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, 2006.

44.
VALER, S.; SOARES, A. . Pronome Possessivo de terceira Pesoa do Singular: Uma Abordagem Variacionista. In: Semana de pesquisa e extensão universitária, 2005, Florianópolis -SC. Semana de pesquisa e extensão universitária, 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
VALER, S.. Cognição e alfabetização: teorias e práticas. Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de L, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MICHELON, R. D. ; VALER, S. . Mapeamento das investigações recentes sobre a Língua Portuguesa na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VALER, S.. Mediação mesa-redonda: Em torno das Pesquisas em Linguística Indisciplinar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
VALER, S.. Mediadora mesa-redonda: Em torno das pesquisas em Linguística Aplicada Indisciplinar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
VALER, S.. O desenvolvimento da competência argumentativa escrita no ensino fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
VALER, S.. A produção escrita do Gênero textual Ensaio curto argumentativo no ensino fundamental - Simpósio temático 'Leitura e produção textual na escola e na universidade: o desafio de ensinar a ler e a escrever que persiste'.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VALER, S.; ROCHA, P. G. . 'Leitura e produção textual na escola e na universidade: o desafio de ensinar a ler e a escrever que persiste'.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
VALER, S.. Aspectos do processo de aprendizagem do texto argumentativo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
VALER, S.. OS ASPECTOS TEXTUAIS DO PROCESSO ARGUMENTATIVO ESCRITO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ROCHA, P. G. ; autor ; PEREIRA, R. A. ; VALER, S. ; BIONDO, F. P. . Os Gêneros do discurso no PIBID-uma experiência pioneira na modalidade de ensino à distância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEREIRA, R. A. ; autor ; ROCHA, P. G. ; VALER, S. . O gênero RESUMO ACADÊMICO:dialogismo e retextualização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VALER, S.. Os aspectos linguísticos e textuais do texto argumentativo escrito - GT (Aquisição e processamento da linguagem ). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VALER, S.; PEREIRA, R. A. ; ROCHA, P. G. . Letramento do acadêmico em formação inicial:redes de leitura e escrita, práticas e valoração. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
VALER, S.. The Referential Progression in Reading Processing: a Neuroscience-based Approach. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
VALER, S.. Contribuições das neurociências para o estudo da progressão referencial no processamento de leitura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
VALER, S.. Introdução à gramática gerativa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
VALER, S.. Storage- variabilidade cognitiva: um estudo de caso.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
VALER, S.. A forma de realização do DP nas sentenças relativas com núcleo nominal nos dados de. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
VALER, S.. A periferia esquerda das sentenças relativas com núcleo nominal nos dados de. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
VALER, S.; Marcos Eroni Pires ; QUINTINO, D. R. ; ROSA, C. A. . O duplo assujeitamento em Bolor, de Augusto Abelaira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
VALER, S.; ROCHA, J. V. . Quadrilha literária: Schwarz lia Candido que lia Lukács .... 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
VALER, S.. Os Lusíadas (Canto X): o maneirismo e os Interdiscursos.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
VALER, S.. Balada de amor ao vento: a enunciação do ?eu feminino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
VALER, S.. As diferenças na sintaxe das relativas Apositivas e restritivas: uma abordagem do modelo de alçamento da Teoria Gerativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
VALER, S.. A diferente realização (na sintaxe) do operador relativo nas construções com núcleo nominal: uma abordagem gerativista.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
VALER, S.. Leito De Folhas Verdes: Uma Análise Com Base Nos Elementos Estruturantes Do Poema. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
VALER, S.; PIRES, M. E. . O duplo assujeitamento em Bolor. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
VALER, S.. Os Lusíadas (Canto X): o Maneirismo e os Interdiscursos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
VALER, S.; ROCHA, J. V. . Quadrilha literária: Schwarz lia Candido que lia Lukács .... 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
VALER, S.. Triângulo literário: pequena leitura comparada entre Tristão e Isolda, Abelardo e Heloísa e Mariana Alcoforado. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
VALER, S.. ?Contos Gauchescos? de SIMÕES LOPES NETO: uma análise da narrativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
VALER, S.. Balada de amor ao vento: a enunciação do ?eu feminino? em uma sociedade patriarcal e poligâmica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
VALER, S.. A hora e a vez de Augusto Matraga: uma análise da estrutura da narrativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
VALER, S.. Inocência de TaunaY: uma análise literária. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
VALER, S.. Os tipos semânticos das construções relativas com núcleo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
VALER, S.. As diferenças na sintaxe das relativas Apositivas e restritivas: uma abordagem do modelo de alçamento da Teoria Gerativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
VALER, S.. O Estatuto do Operador Relativo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
VALER, S.. A relação sintática entre o núcleo nominal na semântica das relativas Apositivas e restritivas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
VALER, S.. A posição relativizada das construções relativas com núcleo nominal do. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
VALER, S.; autor . A Estrutura das Orações Coordenadas: uma Abordagem Semântica e Sintática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
VALER, S.. Tristão e Isolda: uma análise da Aquisição e Estagnação da Razão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
PEREIRA, R. A. ; autor ; ROCHA, P. G. ; VALER, S. . Os Gêneros Publicitários e propaganda na construção de Materiais em Leitura Crítica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
autor ; co- autor ; PEREIRA, R. A. ; ROCHA, P. G. ; VALER, S. . Análise de "erros" do Uso de Pronomes da Língua Inglesa na Produção Escrita por Falantes do Português- um estudo de Caso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
ROCHA, P. G. ; PEREIRA, R. A. ; VALER, S. ; autor . Leitura Crítica de Imagens: Uma proposta Pedagógica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
VALER, S.; autor ; ROCHA, P. G. ; PEREIRA, R. A. . A função sintática dos DPS selecionados na fase da Aquisição da linguagem- uma análise de Caso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
autor ; VALER, S. . A Estrutura dos Sintagmas nominais na Fase da Aquisição da Linguagem - uma análise de corpus com falantes aos 3 anos de idade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
VALER, S.; autor . A função sintática dos DPS selecionados na fase da Aquisição da linguagem- uma análise de Caso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
VALER, S.. A Escolha do Pronome Possessivo de Terceira Pessoa do Singular no processo de Aquisição da Escrita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
VALER, S.; SOARES, A. . Pronome Possessivo de terceira Pesoa do Singular: Uma Abordagem Variacionista. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ABREU, T. R. ; SILVA, M. D. ; VALER, S. ; SOUTHGATE, A. N. N. . Competência comunicativa em inglês dos trabalhadores de hostels da grande Florianópolis-SC: a pesquisa como princípio pedagógico. 2018.

2.
RAMOS, L. J. ; SILVA, M. D. ; VALER, S. ; SOUTHGATE, A. N. N. . Competência oral em inglês dos trabalhadores de hotéis executivos no centro de Florianópolis-SC: do imaginado ao real. 2018.

3.
SILVA, Catiane Teixeira ; SILVA, M. D. ; VALER, S. ; FREITAS, T. D. M. D. . ?EU ERA A ÚNICA DAS CAMAREIRAS QUE FALAVA INGLÊS... DIZEM QUE CAMAREIRA É INVISÍVEL NO HOTEL? PORÉM NÃO É ASSIM QUE ACONTECE?: A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA EM INGLÊS E SEU IMPACTO NAS EMOÇÕES DOS COLABORADORES DO SETOR HOTELEIRO. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
VALER, S.. Textos do Campo do Trabalho: redação técnica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

2.
VALER, S.. Comissão Científica Local de Avaliação dos Trabalhos para a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Florianópolis-Continente do iFSC. 2017. (Revisão técnica - textual e gramatical).

3.
VALER, S.. Elaboração de questões para prova Concurso IFSC- Edital 33/2017. 2017. (Elaboração de questões para prova Concurso IFSC- Edital 33/2017).

4.
VALER, S.. Concurso Público IFSC Edital 33/2017. 2017. (Avaliação de prova discursiva - Concurso IFSC Edital 33/2017).

5.
VALER, S.. Pesquisa científica: do método à divulgação. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

6.
VALER, S.. Textos do contexto profissional da gastronomia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

7.
VALER, S.; AZAMBUJA, L. ; APLEVICZ, K. . Das raízes ao laboratório: uma atividade transdisciplinar no Curso Técnico em Panificação e Confeitaria. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

8.
VALER, S.. Produção textual: gêneros didáticos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

9.
VALER, S.. COMPETÊNCIA PRODUTIVA ESCRITA DISSERTATIVA: ALUNOS DO NÍVEL TÉCNICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2016. (Relatório de pesquisa).

10.
VALER, S.. Avaliação/correção das redações do vestibular 2017-1 do IFSC (CERFEAD) 40 horas. 2016. (Revisão técnica - textual e gramatical).

11.
VALER, S.. Reavaliação e adequação dos planos anuais e atividades práticas, sugestões e encaminhamentos metodológicos de Língua portuguesa. guesa Educação Básica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
VALER, S.. Projeto de extensão Reuni:Oficinas para os alunos de Letras: Sintaxe do português. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
VALER, S.. Projeto de extensão Reuni:Oficinas para os alunos de Letras: Sintaxe do português. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
SANTOS, Maria do Carmo dos ; SANTOS, Dandara Yemisi dos ; VALER, S. . Século XIX:uma história recuperada. 2011. (Revisão técnica - textual e gramatical).

15.
ROCHA, P. G. ; autor ; VALER, S. ; PEREIRA, R. A. . Como usar o jornal na sala de aula. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
autor ; ROCHA, P. G. ; VALER, S. ; PEREIRA, R. A. . Atualização gramatical:o que muda com a implementação do novo Acordo Ortográfico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
VALER, S.; GRITTI, Letícia Lemos. ; ROCHA, P. G. ; PEREIRA, R. A. . A Semântica na sala de aula: construindo sentido(s) no texto.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
VALER, S.; co- autor ; co- autor ; GRITTI, Letícia Lemos. . Referenciação e Construção de Sentido na Leitura. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
VALER, S.; co- autor . Aspectos da Apropriação da escrita.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
ROCHA, P. G. ; autor ; co- autor ; GRITTI, Letícia Lemos. ; VALER, S. . Características do português falado na Região Sul do Brasil: Empréstimos Lexicais.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
PEREIRA, R. A. ; autor ; ROCHA, P. G. ; VALER, S. . De leitor a professor de leitura: ensinando línguas por meio de gêneros e textos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
VALER, S.; co- autor ; autor ; ROCHA, P. G. . Aspectos da Apropriação da Escrita. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
GRITTI, Letícia Lemos. ; VALER, S. ; autor ; PEREIRA, R. A. . Contribuições semânticas do item lexical ?ainda?. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
co- autor ; co- autor ; autor ; VALER, S. . Os Gêneros do Discurso no Ensino/Aprendizagem da Linguagem: Afinal, o que são? E o que fazemos com eles na sala de aula?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
co- autor ; autor ; VALER, S. ; co- autor . "PÁRA DE FALAR ERRADO MENINO!" ? como (NÃO)disseminar o preconceito lingüístico na sala de aula. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
autor ; co- autor ; VALER, S. ; co- autor . A trajetória da gramaticalização de alguns itens lexicais: uma abordagem funcionalista.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
autor ; VALER, S. ; co- autor ; co- autor . Orações relativas livres: uma abordagem gerativista. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
VALER, S.; autor ; co- autor ; co- autor . O processo de relativização nas orações relativas restritivas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VALER, S.; SPESSATTO, M. B.; PARISENTI, Jane. Participação em banca de RAQUEL DARELLI MICHELON. O PLANEJAMENTO PARA A AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA COM SUJEITOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em REDE NACION) - Instituto Federal de Santa Catarina.

2.
VALER, S.; SILVA, M. D.; PETRY, C. A.. Participação em banca de BARBARA COLOSSI FELIPPE. A Pesquisa como Princípio Pedagógico na EPT: uma experiência com alunos em vulnerabilidade social no IFSC. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACION) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

3.
RODRIGUES, R. H.; SANTANA, A. P. O.; ROHLING, N.; VALER, S.. Participação em banca de Luana de Araújo Huff. O discurso das orientações didático-pedagógicas em livros didáticos de Língua Portuguesa: em torno da prática de análise linguística.. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
VALER, S.; SANTANA, A. P. O.. Participação em banca de Flavia Chaplin de Souza. REFLEXÃO SOBRE OS USOS DA LÍNGUA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA: A ANÁLISE LINGUÍSTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VALER, S.. Participação em banca de Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Continente. Ensino da História e Cultura Indígena: o caso dos Laklanõ Xokleng. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Ênfase em EJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Flor-Continente.

2.
VALER, S.. Participação em banca de Janete Oliveira Farias Cardoso. Produção de textos: reflexões no cotidiano escolar da educação de Jovens e Adultos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Ênfase em EJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Flor-Continente.

3.
VALER, S.. Participação em banca de Fabiana Hallmann de Paula. Educação para a diversidade linguística: uma análise do preconceito lingístico na fala de jovens e adultoa do PROEJA-FIC da cidade de São Miguel do Oeste, SC. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Ênfase em EJA) - Instituto Federal de Santa Catarina.

4.
VALER, S.; autor. Participação em banca de Rosangela Lúcia Alves da Silva. Propostas de produção textual em livros didáticos de lingua portuguesa. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Teorias Linguísticas C) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

5.
VALER, S.. Participação em banca de Elisabete Baú. As sentenças relativas com núcleo do PB nos dados de escrita do Lácio-Ref. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Teorias Linguísticas C) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

6.
VALER, S.. Participação em banca de Rejane Nickel. As sentenças relativas com núcleo nominal nos dados de fala de Porto Alegre do projeto VARSUL. escrita do Lácio-Ref. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Teorias Linguísticas C) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

7.
VALER, S.. Participação em banca de Eliandra Moraes Pires. Modelagem matemática: uma proposta para ser inserida nas práticas dos professores de matemática da EJA de Florianópolis. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Ênfase em EJA) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VALER, S.; SILVA, M. D.; SOUTHGATE, A. N. N.. Participação em banca de Thayse Regina Abreu.Competência comunicativa em inglês dos trabalhadores de hostels da grande Florianópolis-SC: a pesquisa como princípio pedagógico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Flo.-Continente.

2.
VALER, S.; SILVA, M. D.; SOUTHGATE, A. N. N.. Participação em banca de Luciana de Jesus Ramos.Competência oral em inglês dos trabalhadores de hotéis executivos no centro de Florianópolis-SC: do imaginado ao real. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Flor-Continente.

3.
FREITAS, T. D. M. D.; SILVA, M. D.; VALER, S.. Participação em banca de Catiane Teixeira da Silva.?EU ERA A ÚNICA DAS CAMAREIRAS QUE FALAVA INGLÊS... DIZEM QUE CAMAREIRA É INVISÍVEL NO HOTEL? PORÉM NÃO É ASSIM QUE ACONTECE?: A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA EM INGLÊS E SEU IMPACTO NAS EMOÇÕES DOS COLABORADORES DO SETOR HOTELEIRO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Flor-Continente.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7 Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do ISFC (SEPEI).Mapeamento das investigações recentes sobre a Língua Portuguesa na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 2018. (Seminário).

2.
7 Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do ISFC (SEPEI). 2018. (Seminário).

3.
I Reunião regional SUL dos encontros internacionais de alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (ALFAEEJA). 2017. (Encontro).

4.
Debate Diretrizes Curriculares Nacionais para Licenciaturas e empresariamento da Educação. 2016. (Outra).

5.
II Fórum de Ensino de Linguas do IFSC. 2016. (Outra).

6.
Palestra sobre Gênero. 2016. (Outra).

7.
Ciclo de Debates do NELA III Edição: A pesquisa Aplicada na Linguística Aplicada. 2015. (Encontro).

8.
I Fórum de Ensino de Línguas. 2014. (Outra).

9.
Treinamento operacional do sistema de laboratório Sanaki Study 1200. 2014. (Oficina).

10.
XXIX Encontro Nacional da ANPOLL.O desenvolvimento da competência argumentativa escrita no ensino fundamental. 2014. (Encontro).

11.
19 InPLA - Intercâmbio de pesquisa em Linguística Aplicada. Desenvolvimento da competência escrita: aspectos da argumentação. 2013. (Congresso).

12.
19 InPLA - Intercâmbio de pesquisa em Linguística Aplicada. Letramento acadêmico:discurso e valoração. 2013. (Congresso).

13.
EADSIMP- Simpósio em Educação a Distância. 2013. (Simpósio).

14.
II Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul/ I Instituto de Estudos Linguísticos.A produção escrita do Gênero textual Ensaio curto argumentativo no ensino fundamental - Simpósio temático. 2013. (Seminário).

15.
I Seminário de Educação a Distância do IFSC. 2013. (Seminário).

16.
VII Congresso Internacional Cátedra Unesco. Aspectos do processo de aprendizagem do texto argumentativo. 2013. (Congresso).

17.
Reitoria Itinerante - Instituto Federal de Educação. 2012. (Outra).

18.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2012. (Encontro).

19.
V Seminário Integrado de Pesquisa em Linguística.OS ASPECTOS TEXTUAIS DO PROCESSO ARGUMENTATIVO ESCRITO. 2012. (Seminário).

20.
SIGET- Simpósio internacional de estudos dos gêneros textuais.Os Gêneros do discurso no PIBID- uma experiência pioneira na modalidade de ensino à distância. 2011. (Simpósio).

21.
SIGET- Simpósio Internacional de estudos dos gêneros textuais. 2011. (Simpósio).

22.
Simpósio Internacional Linguagens e Culturas. 2011. (Simpósio).

23.
First International Psycholinguistics Congress of ANPOLL. The Referential Progression in Reading Processing: a Neuroscience-based Approach. 2010. (Congresso).

24.
IV SINPEL (Seminário Integrado de Pesquisas em Estudos Lingüísticos). 2010. (Seminário).

25.
IX Circulo de Estudos Linguísticos do Sul.Contribuições das neurociências para o estudo da progressão referencial no processamento da leitura. 2010. (Encontro).

26.
IX Semana de ensino, pesquisa e extensão universitária. 2010. (Outra).

27.
Palestra: Gêneros e letramento - ministrada pela Prof. Maria do Socorro Oliveira. 2010. (Outra).

28.
III SINPEL (Seminário Integrado de Pesquisas em Estudos Lingüísticos). 2009. (Seminário).

29.
Palestra: LEITURA, CONHECIMENTO E FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA, ministrada. 2009. (Outra).

30.
VIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2009. (Congresso).

31.
II SINPEL (Seminário Integrado de Pesquisas em Estudos Lingüísticos).A PERIFERIA ESQUERDA DAS SENTENÇAS RELATIVAS COM NÚCLEO NOMINAL NOS. 2008. (Seminário).

32.
Seminário:Materials & Methods for Teaching Psycholinguistics.Storage-variabilidade cognitiva:um estudo de caso. 2008. (Seminário).

33.
ANPOOL 2007: GT de TEORIA DA GRAMÁTICA.A diferente realização (na sintaxe) do operador relativo nas construções com núcleo nominal: uma abordagem gerativista.. 2007. (Encontro).

34.
Defesa de dissertação de mestrado: A aquisição do objeto direto Anafórico em Português Brasileiro. 2007. (Outra).

35.
Defesa de dissertação de mestrado: Análise da estrutura dos adjetivos do tipo FACIL no Português Brasileiro. 2007. (Outra).

36.
Defesa de dissertação de mestrado: Médias e ergativas: uma construção, dois sentidos. 2007. (Outra).

37.
Defesa de dissertação de mestrado: O discurso da ciência e de sua aplicação. Um estudo sobre a apostila de treinamento na extensão rural. 2007. (Outra).

38.
Defesa de projeto de mestrado: A polissemia dos verbos médios: abordagem pelo léxico gerativo. 2007. (Outra).

39.
Defesa de tese de doutorado: A expressão do passado imperfectivo no português: variação e gramaticalização e mudança. 2007. (Outra).

40.
GEL: Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.O Estatuto do Operador Relativo. 2007. (Seminário).

41.
I SINPEL (Seninário Integrado em pesquisas lingüísicas).A posição relativizada das construções relativas com núcleo nominal do PB. 2007. (Seminário).

42.
Seminário NOS DOMÍNIOS DO VERBO-UFPR.Os tipos semânticos das construções relativas com núcleo nominal. 2007. (Seminário).

43.
VI Semana de Extensão universitária. ?INOCÊNCIA? de TAUNAY: uma análise literária. 2007. (Congresso).

44.
XVIII CELIP (Centro de Estudos LingUísticos e Literários do Paraná). A Semântica das sentenças relativas com núcleo nominal. 2007. (Congresso).

45.
Defesa de dissertação de mestrado: A semântica da comparação. Alguns problemas levantados pelas comparativas com predicados verbais. 2006. (Outra).

46.
Defesa de dissertação de Mestrado: A vaiabilidade da ordem das palavras na aquisição da língua de sinais brasileira : construção com tópico e foco. 2006. (Outra).

47.
Defesa de dissertação de mestrado: Polissemia e mudança de referente: análise à luz da anáfora. 2006. (Outra).

48.
Defesa de dissertação de mestrado: Um estudo léxico-conceptual da metonímia. 2006. (Outra).

49.
Defesa de projeto de dissertaçao de mestrado: Apostila de treinamento: transposição do discurso acadêmico-cientifico para leitores em formação profissionalizantes. 2006. (Outra).

50.
Defesa de projeto de dissertação de mestrado: Aquisição do objeto direto anafórico em português Brasileiro. 2006. (Outra).

51.
Defesa de projeto de dissertação de mestrado: As duas formas de pretérito perfeito em espanhol: análise de corpus. 2006. (Outra).

52.
Defesa de projeto de dissertação de mestrado: As duas formas de pretérito perfeito em espanhol: análise de corpus. 2006. (Outra).

53.
Defesa de projeto de dissertação de mestrado: As duas formas de pretérito perfeito em espanhol: análise de corpus. 2006. (Outra).

54.
Defesa de projeto de dissertação de mestrado:O uso dos pronomes pessoais NÓS e A GENTE nos livros didáticos de Lingua Portuguesa. 2006. (Outra).

55.
Defesa de tese de doutorado: ma proposta de ensino-aprendizagem para o ensino superior: o gênero resenha acadêmica. 2006. (Outra).

56.
III Congresso INternacional das Linguagens. Tristão e isolda: Uma análise da Aquisição e Estagnação da Razão. 2006. (Congresso).

57.
III Seminário em Estudos da linguagem : Leituras.A REALIZAÇÃO SINTÁTICA E SEMÂNTICA DO PRONOME POSSESSIVO DE TERCEIRA PESSOAL DO SINGULAR NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2006. (Seminário).

58.
I Seminário do NES (núcleo de estudos semântica lexical). 2006. (Seminário).

59.
Sétimo Encontro nacional sobre a Aquisição da Linguagem- PUC-POA.A função sintática dos. 2006. (Encontro).

60.
VI Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL..A escolha do Pronome Possessivo de Terceira Pessoa do Singular no Processo de Aquisição da Escrita. 2006. (Encontro).

61.
VI Workshop onFormal Lingüístics.A Estrutura das Orações Coordenadas: Uma análise Semântica e Sintática. 2006. (Encontro).

62.
XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística.Uma perspectiva histórica do progresso das teorias fonológicas. 2006. (Simpósio).

63.
Defesa de dissertação de mestrado:A focalização do sujeito no Português Brasileiro. 2005. (Outra).

64.
Defesa de dissertação de mestrado: Angustia, de Graciliano ramos e a Deformação Expressionista. 2005. (Outra).

65.
Defesa de dissertação de mestrado: Aquisição da lingua portuguesa (L 2) por sinalizantes surdos da língua de sinais brasileira (L1). 2005. (Outra).

66.
Defesa de dissertação de mestrado: EU e o OUTRO - partícipes da interação nas práticas de escritura e reescritura em aulas de língua portuguesa. 2005. (Outra).

67.
Defesa de dissertação de mestrado: Histórias (d)e mulheres. Um livro, muitas vidas. 2005. (Outra).

68.
Defesa de dissertação de mestrado: Metáforas sobre a Mulher: Uma visão lingüística conceptual. 2005. (Outra).

69.
Defesa de dissertação de mestrado: O duplo significado do sentir e do pensar nas obras de Alberto Caeiro e Descartes. 2005. (Outra).

70.
Palestra :Dedo de Prosa com Fábio Bruggemann. 2005. (Oficina).

71.
V Encontro Catarinense de Letras. 2005. (Encontro).

72.
V Semana de Pesquisa e Extensão Universitária- SEPEX.Pronome possessivo de Terceira Pessoa do Singular:uma abordagem variacionista. 2005. (Encontro).

73.
Sexto Circuito de Estudos Lingüísticos do Sul. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VALER, S.. Técnicas de narraçào de histórias. 2013. (Outro).

2.
ROCHA, P. G. ; VALER, S. . Simpósio 23:Leitura e produção textual na escola e na universidade: o desafio de ensinar a ler e escrever que persiste. 2013. (Outro).

3.
VALER, S.. III Seminário Integrado em Pesquisas Lingüísticas (SINPEL). 2009. (Congresso).

4.
VALER, S.. II Seminário Integrado em Pesquisas Lingüísticas (SINPEL). 2008. (Congresso).

5.
VALER, S.; PEREIRA, R. A. ; ROCHA, P. G. ; autor . I Seminário Integrado em Pesquisas Lingüísticas (SINPEL). 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gisela de Amorim Costa. A educação profissional em contexto não formal: uma proposta pedagógica para a aplicação de Trilhas de aprendizagens em uma instituição pública estadual catarinense. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em REDE NACION) - Instituto Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Stênio Severino da Silva. Processos avaliativos na educação profissional: um estudo de caso do Curso Técnico em Agropecuária, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - Campus Concórdia. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em REDE NACION) - Instituto Federal de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Raquel Darelli Michelon. O CARD GAME COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ORAL: UMA EXPERIÊNCIA COM SUJEITOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACION) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. (Orientador).

4.
BARBARA COLOSSI FELIPPE. A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC) ACERCA DA SUA APLICABILIDADE. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACION) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Co. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mari Elizabete Freier. Educação inclusiva: um desafio às diferenças. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Ênfase em Educação de Jovens e Adultos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Co. Orientador: Salete Valer.

2.
Érica Marcélia Vieira da Silva. Produção textual no 4o. ano do ensino fundamental: um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Ênfase em EJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Flor-Continente, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Salete Valer.

3.
Ana Lúcia da Silveira Machado. O Papel das atividades extracurriculares como fator motivador no ambiente escolar. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação com Ênfase em EJA) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Salete Valer.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Franciele Carlos. A COMUNICAÇÃO INTERNA NO SETOR DE GOVERNANÇA: UM ESTUDO DE CASO EM UM HOTEL EXECUTIVO LOCALIZADO NO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS, SC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Flor-Continente. Orientador: Salete Valer.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
VALER, S.2017 VALER, S.; BROGNOLI, A. F. ; LIMA, L. R. . A pesquisa como princípio pedagógico na educação profissional técnica de nível médio para a constituição do ser social e profissional. https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n4p2785, v. 14, p. 2785-2803, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
VALER, S.. O desenvolvimento da competência argumentativa escrita no ensino fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VALER, S.. Técnicas de narraçào de histórias. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 19:34:26