Ana Cleide Guimbal de Aquino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8201344265154751
  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (2014) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP/FCLAr), na linha de pesquisa Estrutura, organização e funcionamento discursivos e textuais, sob orientação da Professora Dra. Renata Marchezan (UNESP/FCLAr) e co-orientação do Professor Dr. Henrique Silvestre Soares (UFAC), com estágio na Queen Mary, University of London (QMUL) sob orientação do Professor Dr. Galin Tihanov, com bolsa PDSE/CAPES. Possui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2009), Especialização em Literatura e suas interfaces pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2004), graduação em Letras Licenciatura (Língua Portuguesa, 2001 e Língua Inglesa, 2004) pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras/Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso literário, Bruno de Menezes, literatura amazônica, dialogismo e gênero do discurso. Professora Classe III da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA), desenvolveu projetos voltados para o uso do Jornal em sala de aula e O uso da literatura e da música, cujo um dos projetos desenvolvidos denominou-se "Encontro lítero-musical", durante dois anos consecutivos. Desenvolveu projeto na Sala de Leitura (Biblioteca) intitulado "Espaço pedagógico para desenvolver a reflexão e a criticidade/ação na formação do cidadão". Professora Adjunto I do Curso de Letras, habilitação Língua Inglesa, na Universidade da Amazônia (UNAMA). Professora Colaboradora do Curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa: Leitura e Produção de texto, na Faculdade Integrada Brasil Amazônia. Professora Colaboradora do Parfor/Letras, na Universidade Federal do Pará. Professora Colaboradora do Parfor/Letras, na Universidade do Estado do Pará. É pesquisadora do SLOVO - Grupo de Estudos do Discurso, vinculado à UNESP/FCLAr. Atualmente é Professora Efetiva do Magistério Superior na Universidade Federal Rural da Amazônia, no curso de Letras-Libras, área Linguística, no campus Belém. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Cleide Guimbal de Aquino
Nome em citações bibliográficas
AQUINO, A. C. G.;AQUINO, ANA CLEIDE GUIMBAL DE;AQUINO, ANA CLEIDE VIEIRA GOMES GUIMBAL DE;AQUINO, A. C. V. G. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural da Amazônia, Diretoria, ICIBE.
Avenida Perimetral - de 1501/1502 a 5004/5005
Terra Firme
66077830 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32015320
URL da Homepage: http://novo.ufra.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
com período sanduíche em Queen Mary - University of London (Orientador: Galin Tihanov).
Título: A PROSA LITERÁRIA DE BRUNO DE MENEZES EM PERSPECTIVA DIALÓGICA, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Renata Maria Facuri Coelho Marchezan.
Coorientador: Henrique Silvestre Soares.
Bolsista do(a): Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC/PA, Brasil.
2016
Mestrado em andamento em NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. Orientador: Maria Luisa da Silva.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2009
Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O discurso literário de Bruno de Menezes: a constituição da cena de enunciação em Maria Dagmar,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Fatima Cristina da Costa Pessoa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: discurso constituinte; discurso literário; literatura amazônica; interdiscursividade; cena de enunciação; manifestos literários.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura de Expressão Amazônica.
Setores de atividade: Educação.
2015
Especialização em andamento em ESPECIALIZAÇÃO EM RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Desconstrução de preconceito e violência no ambiente escolar.
Orientador: Wilma de Nazare Baia Coelho.
2003 - 2004
Especialização em Literatura e suas Interfaces. (Carga Horária: 370h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: O gênero fantástico em Edgar Alan Poe.
Orientador: Renilda do Rosário Moreira Rodrigues Bastos.
2015 - 2015
Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos. (Carga Horária: 180h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Título: Diversidade linguística e direitos humanos: banco de experiências para sala de aula. Ano de finalização: 2015.
Orientador: Robson Wander Costa Lopes.
2013
Graduação em andamento em Medicina Veterinária.
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
1996 - 2004
Graduação em Letras Licenciatura (Língua Inglesa).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Traces of the Fantastic Genrer in two Short Stories by Edgar Allan Poe: The Black Cat and The Fall of the House of Usher.
Orientador: Walkyria Alidia Magno e Silva.
1996 - 2001
Graduação em Letras Licenciatura (Língua Portuguesa).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Coesão Referencial em redações escolares.
Orientador: Maria Luzia Góes.




Formação Complementar


2008
Gramática avançada.
Centro Cultural Brasil Estados Unidos, CCBEU, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Palestra Acadêmica de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial. (Carga horária: 2h).
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, SBPC/ML, Brasil.
2016 - 2016
Anestesia em cães e gatos. (Carga horária: 12h).
Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais - PA, ANCLIVEPA-PA, Brasil.
2016 - 2016
Restauro e encadernação de livros. (Carga horária: 80h).
Fundação Cultural do Pará, FCP, Brasil.
2015 - 2015
Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita para surdos. (Carga horária: 120h).
Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC/PA, Brasil.
2010 - 2010
Leitura em Francês.
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCLAr, FCLAR, Brasil.
2007 - 2008
Inglês avançado. (Carga horária: 224h).
Centro Cultural Brasil Estados Unidos, CCBEU, Brasil.
2005 - 2008
Curso Básico e Intermadiário de Inglês. (Carga horária: 280h).
Centro Cultural Brasil Estados Unidos, CCBEU, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrei as disciplinas: Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (1.2017) Fonética e Fonologia (2.2017) Aquisição da Linguagem (2.2017)


Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 19
Outras informações
Aprovada em Processo Seletivo para professor de Inglês. Disciplinas ministradas: Sintaxe da Língua Inglesa, Semântica da Língua Inglesa, Textos fundamentais de poesia em Língua Inglesa, Oficina de tradução, versão e interpretação em Língua Inglesa, Linguística Avançada, Gramática Histórica, Fundamentos do Inglês, Oficina de textos em Inglês básico.


Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Aprovada em Processo Seletivo para Professor de Linguística Disciplinas ministradas: Introdução à Linguística, Morfossintaxe I, Atividades Práticas de Docência II, Semântica, Português Instrumental.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto (Pós-graduação Latu Sensu)
Outras informações
Ministrei a disciplina: Texto e Semiótica (1.2017)


Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

7/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Portuguesa, Literatura portuguesa e brasileira e Lingua inglesa
7/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Portuguesa
7/2006 - 3/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Portuguesa e Lingua Inglesa

Faculdades Integradas Brasil Amazônia, FIBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Professor colaborador
Outras informações
Ministrei a disciplina "Estrutura do enunciado: leitura e produção de texto", nos dias 23, 24 e 30 de janeiro de 2016, com carga horária de 30h, no Curso de pós-graduação Latu Sensu Língua Portuguesa: leitura e produção de texto.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador (PARFOR/LETRAS)
Outras informações
Ministrei a disciplina Oficina de dinamização de gêneros textuais, com carga horária de 60h, para a turma Parfor/Letras-2014, do Município de Mocajuba/PA.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante de pós-graduação, Carga horária: 25

Atividades

03/2007 - 08/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras e Comunicação, .


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2010 - 05/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, .


Universidade Estadual do Vale do Acaraú, UVA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Ministrei disciplina Língua Inglesa I, a nível de interiorização, por um periodo de uma semana, no curso de Licenciatura em História, no município de Mocajuba/PA.


Centro de Serviços Educacionais do Pará, CESEP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Nivel III, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Estrutura, organização e funcionamento discursivos e textuais

Objetivo: Análise dos fatores responsáveis pela organização textual e estudo dos mecanismos linguísticos responsáveis pelas relações entre texto e intertexto..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação; Artes, cultura, esporte e recreação; Informação e comunicação.
Palavras-chave: discurso; gênero do discurso.
2.
Documentação, descrição e análise do português da Amazônia

Objetivo: Investigação da produção oral e escrita da língua portuguesa da Amazônia, em seus aspectos sistêmicos (fonético-fonológicos, morfossintáticos e lexicais) e discursivos (usos da língua em diferentes contextos de enunciação)..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Setores de atividade: Educação; Artes, cultura, esporte e recreação; Informação e comunicação.


Projetos de pesquisa


2010 - 2014
A PROSA LITERÁRIA DE BRUNO DE MENEZES EM PERSPECTIVA DIALOGICA
Descrição: Estuda, a partir da perspectiva de gênero do discurso bakhtiniana, as obras de ficção (Maria Dagmar e Candunga), do escritor paraense Bruno de Menezes. Além de gênero do discurso pretende-se identificar as imagens do escritor paraense e sua vinculação ao posicionamento modernista..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Cleide Guimbal de Aquino - Coordenador / MARCHEZAN, Renata Maria Facuri Coelho - Integrante.
Financiador(es): Secretaria de Estado de Educação do Pará - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6
2007 - 2009
O DISCURSO LITERÁRIO DE BRUNO DE MENEZES: A CONSTITUIÇÃO DA CENA DE ENUNCIAÇÃO EM MARIA DAGMAR
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Cleide Guimbal de Aquino - Coordenador / PESSOA, Fátima Cristina da Costa - Integrante.


Outros Projetos


2014 - Atual
Espaço Pedagógico para Desenvolver a Reflexão e a Criticidade/Ação na Formação do Cidadão
Descrição: Desde as épocas mais remotas da humanidade, a linguagem é de fundamental importância para o ser humano e suas relações em sociedade. Da mesma maneira que no início da construção do Universo, Deus disse: “Haja luz!...” Gêneses 1:3 e foi este o Seu primeiro ato, a linguagem é, também, o primeiro ato do homem para iniciar as suas realizações e interagir de fato, no meio-ambiente. Em todos os níveis das relações humanas, tudo se inicia por meio da palavra. É em meio à discussões e troca de informações orais e escritas que se produzem e estabelecem-se vínculos com a realidade e efetivam-se ações que promovem as mudanças e as melhorias no meio-ambiente. A linguagem, em qualquer situação ou contexto, é o elemento mediador entre o indivíduo e o seu semelhante, para que juntos possam promover interações no meio ambiente que os cerca, no qual os conhecimentos humanos são construídos. É no ambiente de leitura, inserido em suas atividades escolares que o aluno poderá vivenciar e se familiarizar com textos escritos e desenvolver sua oralidade, em atividades de leitura. Ressalta-se que, nesse novo ambiente, neste espaço pedagógico, a sala de leitura, caberá ao corpo docente e técnico-administrativo estabelecer um relacionamento efetivo entre o universo lingüístico do aluno e o literário, a fim de estimular o prazer em ler, reler e reconhecer a importância de se ter domínio da variedade padrão oral, escrita e visual. Com o propósito de conduzir o aluno por meio da leitura, a aprimorar sua capacidade de avaliar e criticar os fatos e a descobrir suas próprias aptidões e habilidades, tornando-o um cidadão crítico e, verdadeiramente, ativo na sociedade. “Toda educação verdadeiramente comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para o desenvolvimento da capacidade do uso da linguagem que satisfaça necessidades pessoais.” (PCN, p. 30). A Biblioteca da Escola, a Sala de Leitura, é um espaço fundamental para o aluno desenvolver suas habilidades intelectuais e raciocínio crítico. Considerando-se que são reais as múltiplas possibilidades de utilização desse recurso para fins pedagógicos. Exige-se, hoje, um novo tratamento para este espaço que lhe é merecido, agregando, realmente, um novo espaço pedagógico, onde serão desenvolvidas além de atividades relacionadas à linguagem verbal, também à linguagem visual, com o intuito de estimular, ao máximo, a interpretação pessoal do aluno, transmitir o máximo possível de informações e instigar questionamentos que possibilitem maior interação na sua comunicação e, conseqüentemente maior gama de conhecimentos intelectuais e de mundo. Pois, sabe-se que “Ler” não significa somente decodificar letras e sílabas, mas olhar o mundo e ver realmente: interpretar, compreender as imagens, os gestos, os símbolos que neles estão inseridos. Dessa forma, este espaço pedagógico pode ir além do que apenas um ambiente de leitura verbal, pois reúne os mais diversos tipos de linguagem e se manifesta como um espaço/recurso ideal para que se estabeleçam relações amistosas entre os estudantes, levando o estudante à uma reflexão sobre a importância das diferentes linguagens para o seu sucesso escolar e seu desenvolvimento intelectual, social e profissional. Sendo assim, ressalta-se a importância da parceria entre todas as disciplinas e as mais variadas formas de linguagens da comunicação, tanto verbal quanto visual, pois a cada dia renovam-se as possibilidades para uma formação mais integrada do aluno, por meio de uma perspectiva interdisciplinar. É sob esta ótica que são propostos novos desafios, a serem trabalhados, a cada dia, e desenvolvidos pelos servidores lotados neste espaço escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Ana Cleide Guimbal de Aquino - Coordenador / Doralice Barbosa - Integrante / Janaina Morais - Integrante / Carmem Cruz - Integrante / Mônica lisboa D'Oliveira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura de Expressão Amazônica.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2006
Aprovação em concurso público, SEDUC/PA C-072.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRANCO, ÉRIKA2016BRANCO, ÉRIKA ; SILVA, KLENA SARGES MARRUAZ ; ASSIS, MARIA DE FÁTIMA ; OLIVEIRA, EDIVALDO HERCULANO CORRÊA DE ; LIMA, ANA RITA DE ; AQUINO, ANA CLEIDE GUIMBAL DE ; CABRAL, ROSA ; MIGLINO, MARIA ANGELICA . Protocol for collection and separation of bone marrow mononuclear cells in Chlorocebus aethiops. Pesquisa Veterinária Brasileira (Online), v. 36, p. 119-122, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AQUINO, A. C. G.. Da palavra alheia que a condena: o discurso da prostituição em Maria Dagmar de Bruno de Menezes. In: XIV Congresso Internacional de la Alfal (Associação de Linguística e Filologia da América Latina), 2011, Alcalá de Henares. OBRAS COLECTIVAS HUMANIDADES 27 La Lengua, lugar de encuentro (Actas del XIV Congreso de la Alfal. Alcalá de Henares: IBEROAMERICANA EDITORIAL VERVUERT, 2011. p. 1153-1159.

2.
AQUINO, A. C. G.. Imagens de si no discurso literário amazônico. In: III Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: sujeito e subjetividade, 2008, Uberlândia-MG. Análise do Discurso: sujeito e subjetividade. Uberlândia-MG: EDUFU, 2008. p. 56-63.

3.
AQUINO, A. C. G.. O discurso constituinte em Bruno de Menezes: marcas da interdiscursividade. In: I Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia, 2007, Belém. I Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia e X JELL ANAIS. Belém: Paka Tatu, 2007.

4.
AQUINO, A. C. G.. O discurso constituinte em Bruno de Menezes: marcas da interdiscursividade. In: X JELL, 2007, Belém. I Congresso Internacionalde Estudos Linguisticos e Literários na Amazônia e X JELL ANAIS. Belém PA: Paka Tatu, 2007.

5.
AQUINO, A. C. G.. As vozes polêmicas em Maria Dagmar de Bruno de Menezes. In: Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: percursos de Análise do Discurso no Brasil, 2006, Uberlândia-MG. Análise do Discurso: Perspectivas. Uberlândia: EDUFU, 2006. p. 50-57.

6.
AQUINO, A. C. G.. Fala e escrita na perspectiva sociointeracionista. In: VII Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários, 2003, Belém-PA. Anais VII Jornada de estudos lingüísticos e literários: Letras 50 anos. Belém-PA, 2003. p. 31-36.

7.
BURLAMAQUI, Cristiane Dominiqui Vieira ; AQUINO, A. C. G. ; BRAGA, Livia Alexandra Negrão ; CARVALHO, Maria Daises Matos de . Narrativas orais: espaço privilegiado das reformulações. In: VII Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários, 2003, Belém-PA. Anais VII Jornada de estudos lingüísticos e literários: Letras 50 anos. Belém-PA, 2003. p. 87-99.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AQUINO, A. C. G.. SELEÇÃO VOCABULAR E ESTILO EM TEXTOS FICCIONAIS DE BRUNO DE MENEZES: EXEMPLO DA LITERATURA AMAZÔNICA. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA: DISCURSO, GÊNERO E MEMÓRIA, 2011, São Paulo. ANAIS DO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA: DISCURSO, GÊNERO E MEMÓRIA. São Paulo: TERRACOTA EDITORA, 2011. p. 183-183.

2.
AQUINO, A. C. G.. Belém Nova: o discurso midiático e a construção da identidade literária Amazônica. In: 1ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso, 2008, Maringá-PR. Anais da ... JIED. Jornada Internacional de Estudos do Discurso. Maringá-PR, 2008.

3.
AQUINO, A. C. G.. Maria Dagmar de Bruno de Menezes: uma leitura althusseriana. In: IX Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários, 2005, Belém. Caderno de Resumos, 2005.

4.
AQUINO, A. C. G.. O ensino da Língua Materna: algumas reflexões. In: X Fórum Paraense de Letras, 2004, Belém. Anais 2004 do X Fórum Paraense de Letras. Belém: Unama, 2004.

5.
AQUINO, A. C. G.. Aspectos da submissão e independência da mulher em Maria dagmar de Bruno de Menezes. In: VIII Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários, 2004, Belém-PA. Anais da VIII Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários, 2004.

6.
AQUINO, A. C. G.. Fala e Escrita na Perspectiva Sóciointeracionista. In: VII Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários da UFPA, 2003, Belém. VII Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários da UFPA, 2003.

7.
AQUINO, A. C. G.. A coesão referencial em redações escolares. In: V Seminário de pesquisa da Unama e VI Seminario de Iniciação Científica, 2003, Belém. A pesquisa e a ética como estratégias de consolidação da universidade Anais 2003. Belém-PA: Unama, 2003.

8.
AQUINO, A. C. G.. Relação fala e escrita: dicotomia ou continuum?. In: IX Forum Paraense de Letras, 2003, Belém-PA. Linguagem, escola e ensino: buscando caminhos. Belém: Unama, 2003.

9.
AQUINO, A. C. G.. O processo de referência em Português. In: I Encontro de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Lato Senso em Educação - CCSE/UEPA, 2003, Belém. O Caráter Interdisciplinar da Pesquisa, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
AQUINO, ANA CLEIDE GUIMBAL DE. Arquitetônica do mundo artístico de Bruno de Menezes: exemplo da literatura da Amazônia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
AQUINO, ANA CLEIDE GUIMBAL DE. Materialidade enunciativa e arquitetônica: horizontes sociais nas obras de Bruno de Menezes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AQUINO, ANA CLEIDE GUIMBAL DE. A prosa literária de Bruno de Menezes em perspectiva dialógica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
AQUINO, A. C. G.. O discurso midiático de Belém Nova. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AQUINO, A. C. G.. Belém Nova: o discurso midiático e a construção da identidade literária amazônica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AQUINO, A. C. G.. A construção do Ethos na literatura amazônica de Bruno de menezes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
AQUINO, A. C. G.. Imagens de si no discurso literário amazônico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
AQUINO, A. C. G.. O ethos na literatura amazônica: o exemplo de Bruno de Menezes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
AQUINO, A. C. G.. Marcas da interdiscursividade em Bruno de Menezes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
AQUINO, A. C. G.. O discurso constituinte em Bruno de Menezes: marcas de interdiscursividade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
AQUINO, A. C. G.. O Discurso constituinte em Bruno de Menezes: marcas de interdiscursividade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
AQUINO, A. C. G.. Maria Dagmar de Bruno de Menezes: uma leitura althusseriana. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
AQUINO, A. C. G.. A coesão referencial em redações escolares. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CORRÊA, Paulo Maués ; AQUINO, A. C. G. . Inglês de Sousa em Todas as Letras. Belém-PA: Paka-Tatu, 2004 (Revisão de texto).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
AQUINO, ANA CLEIDE GUIMBAL DE. Membro da Comissão Científica do 64o. Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
AQUINO, A. C. G.; CARMO, A. T. . II Encontro lítero-musical. 2009.

2.
AQUINO, A. C. G.; CARMO, A. T. . Encontro lítero-musical. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
AQUINO, ANA CLEIDE GUIMBAL DE. Análise dialógica do discurso: linguagens verbo-visuais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
AQUINO, ANA CLEIDE GUIMBAL DE. Ler e escrever sem medo. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
AQUINO, A. C. G.; SANTOS, Maria Trindade Martins dos . Ler e Escrever sem medo. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
AQUINO, A. C. G.. Clip Nazaré. 2002. Outra.

Outras produções artísticas/culturais
1.
AQUINO, A. C. G.. Informativo Nazaré. 2002.

2.
AQUINO, A. C. G.. Conheça Nossa Língua. 2002.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
F, MMA; AQUINO, ANA CLEIDE VIEIRA GOMES GUIMBAL DE; GOMES, L. H. V.; V, NB. Participação em banca de Márcia Maria de Albuquerque Figueiredo. Análise Semiótica de memes de imagem da ex-presidente Dilma Rousseff e do Presidente Michel Temer. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Linguísticos e Análise Literária) - Universidade do Estado do Pará.

2.
C, E. T.; AQUINO, ANA CLEIDE VIEIRA GOMES GUIMBAL DE; GOMES, L. H. V.; V, NB. Participação em banca de Eduarda Teles Cunha. O processo de variação linguística do poema Braz Macacão. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Linguísticos e Análise Literária) - Universidade do Estado do Pará.

3.
AQUINO, ANA CLEIDE VIEIRA GOMES GUIMBAL DE. Participação em banca de Caroline de Paula Bitencourt Quaresma. Literatura erótica e violência: denúncias e (in)visibilidade da mulher negra. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação para as relações Étnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

4.
AQUINO, ANA CLEIDE VIEIRA GOMES GUIMBAL DE. Participação em banca de Klaissa Verônica dos Santos Anderson. Estudo sobre educação e ERER em uma escola pública de ensino fundamental em Belém do Pará. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação para as relações Étnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Layane Aviz dos Reis; Maria Ermelinda Báez; AQUINO, ANA CLEIDE VIEIRA GOMES GUIMBAL DE. Participação em banca de Layane Aviz dos Reis.Proposta de letramento Literário: como trabalhar o gênero conto com alunos do nível avançado de espanhol em um curso de idiomas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade da Amazônia.

2.
Maurício Rodrigues Matos; PIMENTEL, V. M. S.; AQUINO, ANA CLEIDE VIEIRA GOMES GUIMBAL DE. Participação em banca de Maurício Rodrigues Matos.Aquisição do Inglês como língua estrangeira entre adolescentes e adultos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade da Amazônia.

3.
Daniele Machado Ferreira; PIMENTEL, V. M. S.; AQUINO, ANA CLEIDE VIEIRA GOMES GUIMBAL DE. Participação em banca de Daniele Machado Ferreira.Aquisição do inglês como língua estrangeira entre adolescentes e adultos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade da Amazônia.

4.
Erick Azevedo Monteiro; PIMENTEL, V. M. S.; AQUINO, ANA CLEIDE VIEIRA GOMES GUIMBAL DE. Participação em banca de Erick Azevedo Monteiro.O uso dos gêneros literários no ensino aprendizagem de língua Inglesa para crianças e adolescentes em curso livre. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade da Amazônia.

5.
Fernanda Luiza Lima Chaves; José Guilherme de Oliveira Castro; AQUINO, ANA CLEIDE VIEIRA GOMES GUIMBAL DE. Participação em banca de Fernanda Luiza Lima Chaves.Dislexia como problema de aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade da Amazônia.

6.
Aline do Socorro Chaves Miranda de Oliveira; CASTRO, V. V. P.; AQUINO, ANA CLEIDE VIEIRA GOMES GUIMBAL DE. Participação em banca de Aline do Socorro Chaves Miranda de Oliveira.A língua Inglesa como processo de inclusão na terceira idade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade da Amazônia.

7.
S, R. S da; AQUINO, ANA CLEIDE VIEIRA GOMES GUIMBAL DE; Maria Ermelinda Báez; A, T. S.. Participação em banca de Romário Sousa da Silva.A motivação no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa para alunos da EJA de uma escola pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade da Amazônia.

8.
D, E. H. M.; AQUINO, ANA CLEIDE VIEIRA GOMES GUIMBAL DE; CASTRO, V. V. P.; A, T. S.. Participação em banca de Etiene Hellen Matos Dias.Motivação de professores e alunos no ensino aprendizagem de Língua Inglesa da Escola Vereador Gonçalo Duarte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade da Amazônia.

9.
ROCHA, J. N. D.; PIMENTEL, V. M. S.; AQUINO, ANA CLEIDE VIEIRA GOMES GUIMBAL DE. Participação em banca de Jessyca Nayara Dantas da Rocha.Estratégias de motivação aplicadas aos alunos do 9º ano no processo ensino-aprendizagem da Língua Inglesa na EEEFM Mário Chermont em Belém do Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade da Amazônia.

10.
R, F. S.; AQUINO, ANA CLEIDE VIEIRA GOMES GUIMBAL DE; PIMENTEL, V. M. S.; P, T. F de. Participação em banca de Fernanda Simões Ramos.Relações de aproximação e distanciamento na traduáCão de Dois Irmãos de Milton Hatoum. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade da Amazônia.

11.
O, J. B. L de; AQUINO, ANA CLEIDE VIEIRA GOMES GUIMBAL DE; PIMENTEL, V. M. S.; A, T. S.. Participação em banca de Juan Bruno Luz de Oliveira.O processo de tradução na obra O Velho e o mar de Ernest Hemingway. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade da Amazônia.

12.
P, J. E. G; AQUINO, ANA CLEIDE VIEIRA GOMES GUIMBAL DE; PIMENTEL, V. M. S.; A, T. S.. Participação em banca de José Eduardo Guedes Peres.Análise do processo tradutório da obra As viagens de Giulliver, de Jonathan Swift. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade da Amazônia.

13.
D, P. C.; B, T.; AQUINO, ANA CLEIDE VIEIRA GOMES GUIMBAL DE. Participação em banca de Patrícia Cabral Duarte.O processo de ensino-aprendizagem na educação bilingue: exemplo da escola Maple Bear Canadian School/Belém. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade da Amazônia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
AQUINO, ANA CLEIDE VIEIRA GOMES GUIMBAL DE. Exame de proficiência em Língua Inglesa do PPAD Unama. 2017. Universidade da Amazônia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Jornada de Pós-graduação da FIBRA.Linguagem e arte. 2016. (Outra).

2.
Oficina de Produção de texto.A produção de textos escolares. 2016. (Oficina).

3.
Palestra Acadêmica de Patologia/ Medicina Laboratorial. 2016. (Outra).

4.
Congresso dos Médicos Veterinários da Amazônia Legal - AMAZONVET. 2015. (Congresso).

5.
VIII Jornada de Pós-graduação.Funcionalismo Linguístico. 2015. (Outra).

6.
1º EID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso.Tema, composição e estilo na Literatura Amazônica de Bruno de Menezes. 2012. (Encontro).

7.
2ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso.Tema, composição e estilo na Literatura Amazônica de Bruno de Menezes. 2012. (Outra).

8.
III CIAD Congresso Internacional de Análise do Discurso. Tema, forma composicional e estilo em Bruno de Menezes: o discurso amazônico em Candunga. 2012. (Congresso).

9.
IV SELIN Seminário de Estudos Linguísticos da Unesp.Bruno de Menezes: posicionamento ético e arquitetônica estética na construção identitária da Literatura Amazônica. 2012. (Seminário).

10.
III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literáriosios. A temática da prostituição em Maria Dagmar de Bruno de Menezes: interdiscurso e vozes polêmicas. 2011. (Congresso).

11.
III SELIN (Seminário de Estudos Linguísticos da Unesp).Imagens produzidas na obra ficcional de Bruno de Menezes: um estudo do ethos em "Maria Dagmar" e "Candunga". 2011. (Seminário).

12.
III Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Literatura Amazônica: peculiaridades do estilo, da forma composicional e do tema em Candunga de Bruno de Menezes. 2011. (Simpósio).

13.
IV Seminário Internacional de Linguística da Cruzeiro do Sul.Seleção vocabular e estilo em textos ficcionais de Bruno de Menezes: exemplo da Literatura Amazônica. 2011. (Seminário).

14.
XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística.Literatura Amazônica: peculiaridades do estilo, da forma composicional e do tema em Candunga de Bruno de Menezes. 2011. (Seminário).

15.
XIV Congresso Internacional de la Alfal (Associação de Linguísitica e Filologia da América Latina. Da palavra alheia que a condena: o discurso da prostituição em Maria Dagmar de Bruno de Menezes. 2011. (Congresso).

16.
XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Estilo, forma composicional e tema em Bruno de Menezes: exemplo da Literatura Amazônica. 2011. (Congresso).

17.
Análise e interpretação das normas da ABNT. 2010. (Oficina).

18.
Círculo 2010: rodas de conversa bakhtiniana.Da palavra alheia que a condena: análise das vozes polêmicas em Maria Dagmar de Bruno de Menezes. 2010. (Outra).

19.
II Workshop de Pós-graduação. 2010. (Outra).

20.
O correto preenchimento do Lattes. 2010. (Oficina).

21.
XIV Feira Pan-Amazônica do Livro.A escrita ficcional de Bruno de Menezes. 2010. (Outra).

22.
1ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso.Belém Nova: o discurso midiático e a construção da identidade literária Amazônica. 2008. (Outra).

23.
Congresso ASLIPA 2008. O ethos na literatura amazônica: o exemplo de Bruno de Menezes. 2008. (Congresso).

24.
III Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: sujeito e subjetividade.Imagens de si no discurso literário amazônico. 2008. (Seminário).

25.
III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: emoções, ethos e argumentação.A construção do ethos na literatura amazônica de Bruno de Menezes. 2008. (Simpósio).

26.
55º Seminário do GEL.Marcas da interdiscursividade em Bruno de Menezes. 2007. (Seminário).

27.
I CIELLA (Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários) e X JELL (Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários). O discurso constituinte em Bruno de Menezes: marcas de interdiscursividade. 2007. (Congresso).

28.
Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: percursos de Análise do Discurso no Brasil.As vozes polêmicas em Maria Dagmar de Bruno de Menezes. 2006. (Seminário).

29.
IX Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários.Maria Dagmar de Bruno de Menezes: uma leitura althusseriana. 2005. (Outra).

30.
Encontro Bragantino e Castenhalense dos projetos: arte na escola & audiovisual: o cinema como recurso didático.Maria Dagmar e os Aparelhos Ideológicos do Estado. 2004. (Encontro).

31.
II Forum de Línguas.Traces of the Fantastic genrer in two short stories by Edgar Allan Poe: The Black Cat and The Fall of the House of Usher. 2004. (Outra).

32.
VIII Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários.Aspectos da submissão e independência da mulher em Maria Dagmar de Bruno de Menezes. 2004. (Outra).

33.
Fourth In-House Seminar for CCBEU Teachers/ Second Seminar for Teachers of English. 2003. (Seminário).

34.
I Encontro de pesquisa do programa de pós-graduação Latu Sensu em Educação.O processo de referência em Português. 2003. (Encontro).

35.
IX Forum Paraense de Letras.Relação fala e escrita: dicotomia ou continuum?. 2003. (Outra).

36.
VII Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários.Fala e escrita na perspectiva sociointeracionista. 2003. (Outra).

37.
V Seminário de Pesquisa da Unama e VI Seminario de Iniciação Científica.A coesão referencial em redações escolares. 2003. (Seminário).

38.
VII Forum Paraense de Letras. 2001. (Outra).

39.
VI Forum Paraense de Letras. 2000. (Outra).

40.
IV Forum Paraense de Letras. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AQUINO, ANA CLEIDE GUIMBAL DE; GOMES, L. H. V. . Oficina de Produção de texto. 2016. (Outro).

2.
GOMES, L. H. V. ; AQUINO, ANA CLEIDE GUIMBAL DE . Oficinas Profissionalizantes. 2016. (Outro).

3.
AQUINO, A. C. G.. IV SELIN Seminário de Estudos Linguísticos da Unesp. 2012. (Outro).

4.
AQUINO, A. C. G.. Fórum Social Mundial 2009. 2009. (Outro).

5.
AQUINO, A. C. G.. VI Conferência Internacional de Educação de Adultos. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lislene Pureza da Silva. Preservando e ampliando: Uma proposta de atividade reflexiva para democratização das variedades linguísticas em sala de aula. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: leitura e produção de texto) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. (Orientador).

2.
Mayara Alexandra Oliveira da Cruz. A produção textual no livro didático de língua portuguesa do 8º ano. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua portuguesa: leitura e produção de texto) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
José Eduardo Guedes Peres. Análise do processo tradutório da obra As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade da Amazônia. (Orientador).

2.
Juan Brenno Luz de Oliveira. O processo tradutório e os significados linguísticos a partir da obra O velho e o mar, de Ernest Hemingway. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade da Amazônia. (Orientador).

3.
Patrícia Cabral Duarte. O processo ensino-aprendizagem na educação bilingue: exemplo da escola Maple Bear Canadian School Belem. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade da Amazônia. (Orientador).

4.
Fernanda Simões Ramos. Fatores linguísticos na tradução da obra Dois irmãos, de Milton Hatoum, sob a perspectiva da Análise do Discurso. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade da Amazônia. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
AQUINO, ANA CLEIDE GUIMBAL DE. Arquitetônica do mundo artístico de Bruno de Menezes: exemplo da literatura da Amazônia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
AQUINO, ANA CLEIDE GUIMBAL DE. Análise dialógica do discurso: linguagens verbo-visuais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
AQUINO, ANA CLEIDE GUIMBAL DE. Ler e escrever sem medo. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AQUINO, ANA CLEIDE GUIMBAL DE; GOMES, L. H. V. . Oficina de Produção de texto. 2016. (Outro).

2.
GOMES, L. H. V. ; AQUINO, ANA CLEIDE GUIMBAL DE . Oficinas Profissionalizantes. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Cursou como aluna especial o Mestrado em 2006, na Universidade Estadual Paulistas, campus de São José do Rio Preto (IBILCE), as disciplinas, Teoria e método em análise do discurso, minstrada pelo Prof. Dr. José Horta Nunes e também a disciplina Lexicologia, com a Profª Drª Claudia Xatara.
Na Universidade Estadual Paulista, campus de Araraquara, cursou as disciplinas Análise do discurso: diálogos entre as teorias linguisticas e a história, com a Profª Drª Maria do Rosário Gregolin e a disciplina Seminário de pesquisa, com ênfase nos estudos Bakhtinianos, ministrada pela Profª Drª Renata Marchezan.
É membro do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos de São Paulo) e da ASLIPA (Associação de Professores de Língua. Portuguesa e de Literatura de Língua Portuguesa do Pará )
Faz parte também do CNCP (Comitê Nacional do Cerimonial Público)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 5:39:59