Celia Maria de Souza Sanches Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0005388876750430
  • Última atualização do currículo em 03/04/2018


Coordenadora Geral do Centro de Convivência e Coordenadora Pedagógica da UnATI/ UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Universidade Aberta da Terceira Idade, Gerontóloga titulada pela SBGG - Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Parapsicóloga pela Instituição Mente Sadia. Autoras de textos de livros publicados: resumo da dissertação de mestrado-? Práticas Pedagógicas para Terceira Idade : o caso da UnATI? . Orientador José Luiz Telles- Textos sobre Envelhecimento, UnATI/ UERJ, RJ, abril 2005. ?Práticas Pedagógicas para Terceira Idade?- Interagir: pensando a extensão. Rio de Janeiro-Depext/ SR-3/UERJ- 2007. ?Educação e Envelhecimento: Rompendo as Fronteiras e os Limites da Idade? . Dossiê: Sociabilidade na Velhice - Memorialidades / Editus - Editora da UESC, Ilhéus- BA- 2008.?Vida e Morte: Uma Educação para a Longevidade?. Dossiê: Velhice e Finitude Humana ? Memoralidades- 2010. Organizadora da Memoralidades ? Dossiê: Experiência de Educação para a Velhice ? Universidade Abertas à terceira Idade e publicação - ?A Importância das Universidades Abertas e Novos princípios para a Gerontologia Educacional?. Editus 2011. Possui graduação em Pedagogia nas especialidades de Orientação Educacional e Magistério - Faculdades Integradas Celso Lisboa (1975) e Administração Escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ. Pós-Graduação em Ensino Superior pela Faculdade Béthencourt da Silva (FABES). Mestrado em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Superior de Estudos Pedagógicos (2003.Coordenadora responsável pelo Grupo de Estudos Pedagógicos da UnATI/UERJ desde 1998. Orientadora de diversos projetos registrados no Depext e Cetreina- UERJ- com bolsistas. Experiência na área de Educação para Idosos com ênfase nas disciplinas pedagógicas, atuando principalmente nas seguintes temáticas: envelhecimento, educação permanente, pedagogia, terceira idade, gerontologia. Coordenadora e Supervisora de estágios de acadêmicos de pedagogia e psicologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Celia Maria de Souza Sanches Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches;OLIEVENSTEIN,Claude;VERAS, Renato;SACRISTÄN, J. Gimeno;MAYO, Peter. Gramsci, Freire;KACHAR, Vitória;HALL, Stuart;FREIRE, Paulo;ELIAS, Norbert;BOTH, Agostinho

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Subreitoria de Extensão, Universidade Aberta da Terceira Idade.
Rua São Francisco Xavier, 524 Bl F 10° andar
Maracanã
20550-013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2003
Mestrado em Ciências Pedagógicas.
Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, ISEP, Brasil.
Título: Práticas Pedagógicas para Terceira Idade : o caso da UnATI,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: José Luiz Telles.
Palavras-chave: Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2002
Especialização em Docência Superior. (Carga Horária: 450h).
Faculdade Béthencourt da Silva, FABES, Brasil.
Título: Universidade Aberta da Terceira Idade.
1988 - 1990
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1971 - 1975
Graduação em Pedagogia.
Faculdades Integradas Celso Lisboa, FICL, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Instrutores de Treinamento. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2008 - 2009
Parapsicologia Terapêutica. (Carga horária: 120h).
Mente Sadia Terapias e Estudos, MSTS, Brasil.
2008 - 2008
A Caminho da Evolução. (Carga horária: 30h).
Mente Sadia Terapias e Estudos, MSTS, Brasil.
2006 - 2006
Reiventando a velhice através da arte.
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, SBGG-RJ, Brasil.
2006 - 2006
Atualização Em Gerontologia. (Carga horária: 39h).
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, SBGG-RJ, Brasil.
2004 - 2004
Francês. (Carga horária: 120h).
Shakespeare Escola de Línguas, SEL, Brasil.
2002 - 2002
Mente Alerta Oficina da Memória.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2001 - 2001
Vida e Espiritualidade. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2001 - 2001
Biodança Uma Expressão de Vida.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
1997 - 1997
Experiências Públicas Em Avaliação e Produtividade. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1997 - 1997
O Ambiente da Qualidade. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1993 - 1993
A Formação de Agentes de Transformação Organizacio. (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1991 - 1991
Instrutores de Treinamento. (Carga horária: 24h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1991 - 1991
Administração de Treinamento. (Carga horária: 50h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
1991 - 1991
Introdução Ao Psicodrama Triádico. (Carga horária: 8h).
Sociedade Brasileira de Psicoterapia Dinâmica de Grupo e Psicodrama, SBPDGP, Brasil.
1990 - 1990
Formação de Alfabetizadores. (Carga horária: 12h).
Projetos Culturais, PC, Brasil.
1988 - 1988
Atividades Criadoras na Creche e na Pré Escola. (Carga horária: 8h).
Atividade Coordenada Psicologia Educação, ACP&E, Brasil.
1988 - 1988
Psicomotricidade. (Carga horária: 8h).
Atividade Coordenada Psicologia Educação, ACP&E, Brasil.
1979 - 1979
Literatura Infanto Juvenil.
Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, RGPLRJ, Brasil.
1978 - 1978
Segurança Para Supervisores. (Carga horária: 20h).
Serviço Nacional da Indústria, SENAI, Brasil.
1978 - 1978
Administração de Recursos Humanos. (Carga horária: 15h).
Serviço Nacional da Indústria, SENAI, Brasil.
1978 - 1978
Primeiros Socorros. (Carga horária: 20h).
Serviço Nacional da Indústria, SENAI, Brasil.
1978 - 1978
Relações Humanas no Trabalho Com o Público. (Carga horária: 20h).
Serviço Nacional da Indústria, SENAI, Brasil.
1978 - 1978
Cipa na Indústria. (Carga horária: 10h).
Serviço Nacional da Indústria, SENAI, Brasil.
1977 - 1977
Treinamento Básico Para Supervisores. (Carga horária: 30h).
Serviço Nacional da Indústria, SENAI, Brasil.
1977 - 1977
Técnicas de Dinâmica de Grupo. (Carga horária: 40h).
Serviço Nacional da Indústria, SENAI, Brasil.
1977 - 1977
Noções de Comunicação na Empresa. (Carga horária: 10h).
Serviço Nacional da Indústria, SENAI, Brasil.
1977 - 1977
Noções Básicas de Segurança. (Carga horária: 10h).
Serviço Nacional da Indústria, SENAI, Brasil.
1977 - 1977
Instrumentos de Organização. (Carga horária: 30h).
Serviço Nacional da Indústria, SENAI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEDAGOGO, Carga horária: 40



Projetos de extensão


2003 - 2007
UnATI para todas as idades
Descrição: O projeto "UnATI para todas as idades" tem como objetivos promover a convivência intergeracional e com isso valorizar a história de vida, capacidades e conhecimentos dos idosos; sensiblizar crianças e jovens para o convìvio fraterno e respeitoso com os idosos; educar em relação ao processo de envelhecimento; fomentar o resgate de memória cultural e a quebra de paradigmas preconceituosos em relação à velhice. O projeto é desenvolvido em parceria entre a UnATI/UERJ e a Biblioteca Comunitária da UERJ/Rede Sirius. Inicialmente são realizadas visitas as escolas vinculadas ao projeto para apresentar o trabalho desenvolvido na UnATI/UERJ e alunos do Ensino Fundamental na Biblioteca Comunitária da UERJ. Nesses encontros, de periodicidade mensal, são realizadas dinâmicas de grupo, leituras, debates e apresentados vídeos educativos acerca de temas ligados à preservação da memória cultural. Também viabiliza-se a participação de crianças e jovens em aulas e eventos culturais da UnATI assim como a de idosos em atividades de escolas vinculadas ao projeto. Nesse intercâmbio educativo, crianças, jovens e idosos trocam experiências, compartilham conhecimentos e habilidades. Com isso esperamos contribuir para a valorização dos idosos em nossa sociedade, a preservação da memória, atualização dos conhecimentos e promoção da autonomia e elevação da auto-estima de todos os envolvidos no processo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Celia Maria de Souza Sanches Vieira - Coordenador / Amanda P Rocha - Integrante / Heloisa Gomes de Oliveira - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2010 - Atual
Fazendo arte entre psicologia e a música
Descrição: Introdução A longevidade é uma das grandes conquistas do século XXI (desenvolvimento social, tecnológico e científico, processo de urbanização e industrialização de uma sociedade) que, juntamente com a queda da natalidade, vem ocasionando um drástico envelhecimento da população mundial. O envelhecimento das populações começou em épocas diferentes, em países diferentes e vem evoluindo em proporções variantes. Visto isso, é necessário desenvolver um trabalho com aspectos da subjetividade, como forma de aumentar a autoestima e a qualidade de vida dos idosos. Utilizando-se da arte como meio de reflexão e forma de aumentar a autoestima e a qualidade de vida dos idosos. Objetivos Possibilitar um espaço de reflexão e vivência, de compartilhar lembranças, alegrias, tristezas e angústias; promover uma relação de interação e confiança entre o grupo; trabalhar com a arte da poesia, do cinema, da fotografia e principalmente da música, também como formas de compartilhar essas vivências e lembranças. Metodologias O trabalho no curso será feito de forma bem dinâmica, com discussões em roda, de modo que todos os alunos se sintam envolvidos e motivados; o desenvolvimento da aula será auxiliado por acadêmicos da UERJ que, sob a supervisão da coordenação pedagógica, desenvolverão temas importantes da Psicologia; Artes e Músicas; as discussões serão abertas e os professores estarão atentos às sugestões demandadas pelos alunos; um elemento principal do trabalho é a música, escolhida cuidadosamente de acordo com o tema a ser trabalhado e colocada em momentos estratégicos da aula, de forma a ser interpretada e refletida. As músicas serão, em geral, de conhecimento dos alunos, para que eles possam cantá-la e pensar sobre ela de forma diferente do que haviam feito até então, junto com as reflexões e vivências do grupo. Conclusão A avaliação será feita por meio de relatórios e encontros semanais com a coordenação pedagógica da UnATI, que estará orientando em todo o proces.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Celia Maria de Souza Sanches Vieira - Coordenador.
2010 - Atual
HISTÓRIA E CULTURA
Descrição: Introdução Com o aumento da expectativa de vida, o idoso passou a ser um sujeito mais ativo na sociedade, ansiando por projetos futuros e acompanhando as transformações no mundo contemporâneo. O projeto História e Cultura proporciona ampla oportunidade de reciclagem e atualização cultural, através de atividades interdisciplinares. Inserido no propósito de manter a mente dos nossos alunos sempre ativa e trabalhando de forma produtiva e saudável, o presente curso utiliza como carro chefe uma abordagem histórica ? cultural das temáticas propostas. Partindo do princípio ?História, mestra da vida?, buscando tratar temas atuais e simultaneamente resgatar sua origem na história da humanidade, trabalhando os aspectos culturais de maneira a desenvolver nos alunos a construção de uma consciência histórica. Tornando-os mais críticos e conscientes, visando promover a inserção desses idosos na sociedade de maneira a se sentir indivíduos ativos e agentes formadores. Objetivo Desenvolver uma visão crítica e construtiva acerca de temáticas sobre cultura e história ,utilizando DVD, vídeo, Datashow como suporte das atividades; promover atividade interdisciplinar e as historicidades, possibilitando participação reflexiva do educando; promover a inserção social do idoso, incentivar a realização de trabalhos em grupo. Métodos Sua atividade é semanalmente, não exige escolaridade - promovendo aprendizado interdisciplinar, partindo de reflexões históricas com auxílio de tecnologias diversificadas (áudio e vídeos) que tornam a aula bastante interativa e didática. A pesquisa é constante nesta atividade, com demonstração dos vídeos educativos e elaboração do que foi pesquisado em apostilas para conhecimentos dos idosos. Aponta uma educação permanente como prática social humanizadora, com finalidade de transmitir uma análise crítica da cultura construída historicamente pela humanidade. Conclusão Os alunos e professores participam ativamente do projeto ao promoverem debates e elaborarem questões para futuras discussões em sala de aula. A participação dos bolsistas é essencial para auxiliar nas atividades das pesquisas culturais, dinâmica de grupo e outras criatividades pedagógicas para desenvolvimento intelectual do discente. Com intuito de desenvolver a consciência histórica do aluno, visando sempre à função social da disciplina, o curso História e Cultura permite uma troca de saberes culturalmente construído pelos idosos ao longo de sua trajetória de vida, com conhecimentos acadêmicos dos professores e estagiários, transformando - os em cidadãos plenos ao buscar no passado uma oportunidade para refletir sobre o futuro! ?A História é uma interligação, uma síntese de passado e presente, que co-envolve simultaneamente uma perspectiva sobre o futuro.? (RUSEN, 1997, p.83)..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Celia Maria de Souza Sanches Vieira - Coordenador.
2009 - Atual
DINÂMICA MOTIVACIONAL PARA APRENDIZAGEM DA LONGEVIDADE
Descrição: Introdução Este projeto proporciona a conquista da longevidade saudável, promovendo a liberdade de pensar e de estabelecer significados de recorrer à própria vontade, do prazer intenso da compreensão de si na vigência da reciprocidade. Desenvolvendo trabalho em equipe, a integração social, o autocontrole e auto-estima através de dinâmicas,que os ajudarão a enfrentar obstáculos de forma mais positiva, permitindo que desfrutem de uma vida plena e feliz. Justificativa A longevidade é uma das grandes conquistas do século XXI que, juntamente com a queda da natalidade, vem ocasionando um drástico envelhecimento da população. Nesse contexto a ?Dinâmica Motivacional? ganhou identidade voltada para a mudança no estilo de vida objetivando alcançar um melhor potencial de qualidade de vida e bem estar na terceira idade de maneira produtiva e ativa. Objetivo Utilizar uma dinâmica motivacional e atividades com base na pedagogia existencialista; técnicas de estimulação da aprendizagem e possibilitar a mudança no estilo de vida na busca do ser longevo e saudável. Materiais Utilizações de textos, artigos, reportagens, filmes, músicas, jogos e exercícios de habilidades intelectivas e mecânicas. Métodos Desenvolver no idoso a capacidade cognitiva de retenção e codificação da aprendizagem e estabilidade emocional, ampliando o desempenho intelectual e social. Utilizando exercícios específicos de estimulação das habilidades objetivas, subjetivas e de agilidade mental - lingüística, lógico-espacial, mecânica, musical, sinestésica, interpessoal e intrapessoal. Resultados Promoção de uma boa adaptação às mudanças com ampla gama de estimulação intelectual e emocional que apresenta para uma qualidade de vida significativa, desenvolvendo no idoso a consciência de um estilo de vida saudável, produtivo, com bem-estar e qualidade de vida, aproveitando seu potencial máximo de energia e vitalidade. Referências Falcão, D. V. S., & Dias, C. M. S. B. (2006). Maturidade e velhice: p.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Celia Maria de Souza Sanches Vieira - Coordenador.
2009 - Atual
Reflexões sobre envelhecimento humano
Descrição: O Projeto Reflexões sobre envelhecimento humano está sendo desenvolvido desde 2009 no Centro de Convivência da UnATI. Esta atividade é um meio privilegiado dos idosos obterem o bem-estar emocional e alcançar um envelhecimento bem-sucedido. O ser humano tem a necessidade de garantir um significado para sua existência, a fim de obter satisfação pessoal. E prolongar a vida sem garantir à longevidade algum significado, não é o melhor desafio para o envelhecimento. Por isso, munir a vida de significado pessoal tem vários efeitos positivos que propiciam a satisfação e, conseqüentemente, o alcance do envelhecimento de qualidade, colaborando com muitos idosos que se encontram com baixa autoestima, desenvolvendo nesta clientela um engajamento ativo em atividades. O bem-estar emocional manifesta-se não só quando o idoso busca atividade, mas também quando se dedica a relacionamentos significativos, valores, ideais e tradições. Dependendo de interesses e recursos, o compromisso pode tomar muitas formas diferentes, podendo consistir em atividades prazerosas como: As técnicas de dinâmicas que auxiliam as dificuldades de quedas, humor, luto, dentre outros; grupo de casos e soluções; aulas expositivas com apresentação de temas atuais ligados ao envelhecimento, proporcionando também visitas externas às instituições ligadas diretamente ao envelhecimento humano. Essa atividade promove em adaptar-se de forma sadia aos processos de mudanças a que estamos exposta no curso de vida, de forma que os anos vividos sejam plenos de qualidade, de significados e de dignidade. Referências Bibliográficas: Alves, A.M. A dama e o cavalheiro: um estudo antropológico sobre envelhecimento, gênero e sociabilidade, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. Calligaris, C. Cartas a um jovem terapeuta: o que é importante para ter sucesso profissional, 8ª.ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. Canguilhem, G. O normal e o patológico, Rio de Janeiro: Florense-Universitária, 2ª ed.,1982. Comfort, A. A BOA IDAD.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Celia Maria de Souza Sanches Vieira - Coordenador / Wallace H. Santos - Integrante.
Número de orientações: 1
2003 - Atual
METODOLOGIAS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA TERCEIRA IDADE
Descrição: O Projeto Pedagógico planeja estratégias para educação da Terceira Idade, avaliando técnicas e recursos possíveis no ensino, objetivando melhor avaliação da necessidade do nosso educando e aperfeiçoando formas de estudo que se adaptem a clientela envolvida. Visa o aprimoramento de todos envolvidos e reciclagem docente através de atividades e perspectivas pedagógicas legitimando autonomia do cidadão idoso. Promovendo metodologia que melhor atenda às expectativas e interesses do idoso para atualização de seus conhecimentos. Segundo Claraparède, a educação permanente passa a ser entendida hoje como um processo que não se conclui nunca, estendendo-se por toda vida do ser, através da idade adulta e velhice, até a morte. Nossos idosos, professores e estagiários, participam efetivamente nas atividades culturais, em escolas e outras instituições públicas e privadas, contribuindo dessa maneira, para o aprimoramento constante de todos, atuando de forma harmoniosa nesse contato intergeracional. Através de questionários de avaliações dos alunos, elaboramos documentação e estatística que são discutidas e repensadas, para melhor atender nossos idosos nas suas necessidades. Nos relatórios semestrais registrados pelos docentes, observamos os trabalhos realizados: o crescimento profissional, agendamento de apresentações de workshops, encontro de grupo de estudos e etc., numa troca de saber constante e substancial. Contribuindo para melhoria da qualidade de vida, através de cursos oferecidos gratuitamente, construindo desta maneira, consciência de uma velhice mais saudável e feliz..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Celia Maria de Souza Sanches Vieira - Coordenador / Deise C S Gomes - Integrante / Luciene F Ribeiro - Integrante / Amanda P Rocha - Integrante / Renata Gomes Oliveira - Integrante / Daniele França da Paz - Integrante / Viviane Reis - Integrante / Andréa Adriana Bernardo Malheiro - Integrante / Ingrid Campos Prado - Integrante / Magda Tavolaro do Nascimento - Integrante / Carolina Lobo dos Reis Melo - Integrante / Adriana Guimarães Braga - Integrante / Vivian Patrícia Gonçalves Reis - Integrante / Deise Aparecida dos Santos - Integrante / Andréia dos Santos Azevedo - Integrante / Raquel de Souza Chambarelli - Integrante / Elsa Mountinho Borges Gonçalvez - Integrante / Virginia Santos Bordalo - Integrante / Cristiana Silva dos Reis - Integrante / Maria Clara Paes Barreto - Integrante / Yokohama Cynara de Souza Sanches Vieira - Integrante / Vanessa Corrêa Datrino - Integrante.
2003 - Atual
A UnATI NA FUTURA
Descrição: proposta do projeto "UnATI na Futura" é através da ação dos educadores, da participação dos alunos e do recurso televisivo, estabelecer uma mediação entre os fatos sociais da atualidade como os referentes a cultura, a política e aos valores, e o espaço educativo. Isto acontece através do diálogo constante e da promoção do debate, criando assim um ambiente propício para o aluno expressar-se intelectualmente de forma autônoma em relação aos temas propostos e com isso desenvolver uma visão crítica e construtiva da realidade social, utilizando a televisão e o vídeo como suporte da atividade.Recebemos mensalmente a programação do Canal Futura e selecionamos os vídeos para serem gravados de acordo com os temas selecionados para as atividades. As fitas servem como suporte para pesquisas e seleção dos vídeos. Em seguida, planejamos as aulas e as atividades que serão desenvolvidas, sempre contemplando a participação dos alunos através de debates, relatos de experiências e dinâmicas de grupo..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Celia Maria de Souza Sanches Vieira - Coordenador / Amanda P Rocha - Integrante / Ingrid Campos Prado - Integrante / Fabio Meirelles - Integrante / Magda Tavolaro do Nascimento - Integrante.
2003 - Atual
INTRODUÇÃO À MICROINFORMÁTICA E AO AMBIENTE WINDOWS
Descrição: No mundo de novas tecnologias, principalmente na informatização do cotidiano de todos os cidadãos, os idosos precisam se apropriar dessas novidades para garantir autonomia, independência e autodeterminação. O Curso de Informática da UnATI, desperta grande interesse em nossa clientela, legitimando uma atualização permanente de conhecimento. A tecnologia contribui e fornece um suporte de expressão de comunicação particularmente rico, que desenvolve a capacidade criativa do aluno.O Curso dispõe de um computador para cada aluno, em aulas práticas, tornando o contato intenso com a máquina, facilitando o processo de aprendizagem. É fornecido apostila com conteúdo essencial para ajudá-lo na fixação da matéria. Pontos importantes são relembrados pelo professor. No final de cada aula são realizados exercícios de revisão, usando a pedagogia da repetição, junto ao reconhecimento visual, isto é, tudo falado, tudo mostrado. Os idosos muitas vezes criam suas próprias barreiras, acreditando que são incapazes de aprender. Mas ao contrário disso, o curso mostra que eles podem aprender, se quiserem. Com dedicação e força de vontade os alunos se surpreendem com os próprios resultados obtidos. A turma passa a se interessar mais pelas tecnologias, trocando o receio pelo encanto. A Informática na vida dos idosos não consiste apenas no manuseio do computador e na matéria fornecida no curso, possibilita também a ampliação de conhecimento geral em relação ao meio informatizado em que vivem, tornando os alunos mais autônomos na utilização de outros aparelhos eletrônicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Celia Maria de Souza Sanches Vieira - Coordenador / Renata Barboza Nogueira - Integrante / Sandra Marchiori - Integrante / Nanci Rodrigues da Silva - Integrante / Jéssica Pronestino de Lima - Integrante / Monica de Siqueira da Cunha - Integrante.


Membro de corpo editorial


2011 - 2011
Periódico: Memorialidades
2011 - 2011
Periódico: Memorialidades


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2004
Especialista em Gerontologia, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
2003
Troféu Werton Luiz. Os Notáveis de 2003, GAP Laranjeiras.
2003
Amigo do Coro da UnATI-UERJ, Universidade Aberta da Terceira Idade.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Vieira, Celia Maria de Souza Sanches2012Vieira, Celia Maria de Souza Sanches; VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches . O Idosos e as Mudanças Curriculares na Educação Pós-Moderna. Especiaria (UESC), v. 1, p. 91-107, 2012.

2.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches2011VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. A Importância das Universidades Abertas e Novos Pricípios para a Gerontologia Educacional. Memorialidades, v. 1, p. 137/ número 15-166, 2011.

3.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches2010VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Dossiê: Velhice e finitude humana- Revista Memorialidades. Memorialidades, v. 13, p. 73-94, 2010.

4.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches2008VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Educação e Envelhecimento: rompendo as fronteiras e os limites da idade. Memorialidades, v. 9-10, p. 27-51, 2008.

5.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches2005 VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Práticas pedagógicas para a Terceira Idade: o caso da UnATI. INTERAGIR (UERJ), v. 8, p. 103-110, 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: I Congresso UNIFESP de Universidades Abertas à Terceira Idade, 2002, São Paulo, 2002.

2.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: VII Forum Nacional de Coordenadores de Projetos da 3ª Idade. VI Encontro Nacional de Estudantes da 3ª Idade de Instituições de Ensino Superior, 2001, São Luís, MA. Resumos, 2001. p. 94-94.

3.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches; JORDÃO, Leila ; REZENDE, Monica ; NUNES, Alzira Tereza ; TEODORO, Marcos ; LEONEL, Lucia Fernanda R ; TOLEDO, Marcelo ; GOMES, Deise C S ; RIBEIRO, Luciene F ; ROCHA, Amanda P ; OLIVEIRA, Renata Gomes . A UnATI na Futura. In: UERj sem Muros 12 ª edição, 2001, Rio de Janeiro. Catálogo de Atividades 2001, 2001. p. 99-100.

4.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: XII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. I Encontro Brasil-França de Geriatria, 2000, Brasília, DF. Anais, 2000. p. 53-53.

5.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: XIV Jornada Odontológica Brasileira de Estudos sobre Pacientes Especiais. II Jornada Brasileira de Universidades Abertas da Terceira Idade, 2000, Salvador. Transpondo Barreiras e Unindo Conhecimento, 2000. p. 47-47.

6.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. Livro de Resumos, 2000. p. 238-238.

7.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: III Encontro Fluminense sobre Envelhecimento Cidadania do Idoso, 2000, Rio de Janeiro. Resumo de posteres, 2000.

8.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: I Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia. Novos Horizontes para um Envelhecimento Ativo, 2000, Recife, 2000.

9.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: V Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, 1999, Ilhéus, BA. Resumos, 1999. p. 21-21.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches; ESTEVES, Maria Isabel Neves Domingos ; SILVA, Nanci Rodrigues da . Curso de Introdução à Microinformática e ambiente Windows. In: UERJ sem Muros 14ª edição, 2003, Rio de Janeiro. 3ª Semana de Graduação, 2003. p. 204-204.

2.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches; PAZ, Daniele França da . Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: 3ª Semana de Graduação, 2003, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2003. p. 206-206.

3.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches; ESTEVES, Maria Isabel Neves Domingos ; SILVA, Nanci Rodrigues da . Curso de Introdução à Microinformática e ambiente Windows. In: 3ª Semana de Graduação, 2003, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2003. p. 204-204.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Methodologies and Pedagogical Activities During Old Age. In: XIX th IAGG World Congress of Gerontology and Geriatrics, 2009, Paris. Longevity, heatth and Wealth. France: journal of Nutrition, Health and Aging, 2009. v. 13. p. S515-S515.

2.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches; Santos,W.H . Reflexões sobre o Envelhecimento Humano. In: 19ª UERJ SEM Muros, 2008, Rio de Janeiro. 19ª Uerj sem Muros. RJ: NAPE/DEPEXT/SR-3, 2008.

3.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. A Unati na Futura. In: X Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, 2007, Caxias do Sul. A Unati na Futura. Rio Grande do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2007.

4.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e Atividades Pedagógicas na Terceira Idade. In: X Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e IX Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, 2007, Caxias do Sul. Envelhecimento e Educação. Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2007. p. 229-230.

5.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Educação: um processo libertador. In: IV Forum de Investigação Qualitativa. III Painel Brasileiro/Alemão de Pesquisa, 2005, Juiz de Fora, MG. Anais IV Forum de Investigação Qualitativa. III Painel Brasileiro/Alemão de Pesquisa, 2005.

6.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. A UnATI na Futura. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília, DF. Livro de Resumos I . Saúde, justiça e cidadania. Brasília: Associação Brasileira de Editores Científicos, 2003. v. 8. p. 486-486.

7.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Livro de Resumos I. Saúde, Justiça e Cidadania. Brasília: Associação Brasileira de Editores Científicos, 2003. v. 8. p. 486-486.

8.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches; JORDÃO, Leila ; PAZ, Daniele França da ; ROCHA, Amanda P ; PRADO, Ingrid Campos . Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: UERJ sem Muros 14ª edição, 2003, Rio de Janeiro. Catálogo de Atividades 2003, 2003. p. 68-68.

9.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches; JORDÃO, Leila ; TEODORO, Marcos ; PINTO, Simone V S ; MEIRELLES, Fabio ; ROCHA, Amanda P ; PAZ, Daniele França da ; PRADO, Ingrid Campos ; REIS, Viviane . A UnATI na Futura. In: UERJ sem Muros 14ª edição, 2003, Rio de Janeiro. Catálogo de Atividades 2003, 2003. p. 75-75.

10.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches; JORDÃO, Leila ; PAZ, Daniele França da ; ROCHA, Amanda P ; PRADO, Ingrid Campos . Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: UERJ sem Muros 14ª edição, 2003, Rio de Janeiro. Catálogo de Atividades 2003, 2003. p. 96-96.

11.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: 6ª Mostra de Extensão, 2002, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2002. p. 111-111.

12.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches; JORDÃO, Leila ; TEODORO, Marcos ; LEONEL, Lucia Fernanda R ; GONÇALVES, Mariana ; ROCHA, Amanda P ; PAZ, Daniele França da ; LESSA, Guilherme ; REIS, Viviane . A UnATI na Futura. In: UERJ sem Muros 13ª edição, 2002, Rio de Janeiro. Catálogo de Atividades 2002, 2002. p. 138-138.

13.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches; PAZ, Daniele França da . Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: UERJ sem Muros 13ª edição. 2ª Semana de Graduação, 2002, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2002. p. 112-112.

14.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches; JORDÃO, Leila ; GOMES, Deise C S ; RIBEIRO, Luciene F ; ROCHA, Amanda P . Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: UERJ sem Muros 13ª edição, 2002, Rio de Janeiro. Catálogo de Atividades 2002, 2002. p. 128-128.

15.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: III Congresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. III Jornada Catarinense de Geriatria e Gerontologia. I Simpósio Nacional das Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia, 2001, Florianópolis. Livro de Resumos. Programa do Evento. Qualidade de vida e envelhecimento no século XXI, 2001. p. 170-170.

16.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches; NOGUEIRA, Renata Barboza ; MARCHIORI, Sandra . Introdução à Microinformática e ambiente windows. In: Primeira Semana de Graduação, 2001, Rio de Janeiro. Catálogo de Resumos, 2001. p. 110-110.

17.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches; JORDÃO, Leila ; GOMES, Deise C S ; RIBEIRO, Luciene F ; ROCHA, Amanda P ; OLIVEIRA, Renata Gomes . Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: UERJ sem Muros 12ª Edição, 2001, Rio de Janeiro. Catálogo de Atividades 2001, 2001. p. 115-115.

18.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches; JORDÃO, Leila ; REIS, Cristiana Silva dos . Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: UERJ sem Muros, 2000, Rio de Janeiro. Catálogo de Atividades 2000, 2000. p. 18-19.

19.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: 2° Congresso Brasileiro Ciências Sociais em Saúde, 1999, São Paulo. Livro de resumos. p. 131-131.

20.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: Envelhecimento numa perspectiva de gênero e suas implicações na família, 1999, Rio de Janeiro, 1999.

21.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches; REIS, Cristiana Silva dos . Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. In: II Encontro Fluminense sobre Envelhecimento e Cidadania do Idoso, 1999, São Gonçalo, RJ. Posters, 1999. p. 12-12.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches2005VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Práticas pedagógicas para a terceira idade: o caso da UnATI. Textos sobre Envelhecimento, Rio de Janeiro, v. 8, n.1, p. 150-150, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e Atividades Pedagógicas na Terceira Idade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Celia Maria de Souza Sanches Vieira ; VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches . A importância das universidades abertas e novos princípios para gerontologia educacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. A Importância das UniversidadesAbertas e Novos Princípios para Gerontologia Educacional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e Atividades Pedagogicas na Terceira Idade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches; Santos,W.H . UERJ SEM MUROS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e Atividades Pedagógicas na Terceira Idade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Projeto Político Pedagógico na Universidade Aberta da Terceira Idade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e Atividades Pedagógicas na Terceira Idade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. A Unati na Futura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches; Oliveira, Juliana Bazeth D. . Dinâmica Motivacional para Aprendizagem da Longevidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologia e Atividades Pedagógicas em uma Universidade Aberta à Terceira Idade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Methodolies and pedagogical activities during old age. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologia e Atividades Pedagógicas em uma Universidade Aberta da Terceira Idade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e Atividades Pedagógicas na Terceira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. A Unati na Futura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e Atividades Pedagógicas na Terceira Idade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. A Unati na Futura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologia e Atividades Pedagógicas para Terceira Idade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches; santos. W.H . Reflexões sobre o Envelhecimento Humano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. A Unati na Futura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e Atividades Pedagógicas na Terceira Idade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e atividades pedagógicas na terceira idade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. A UnATI na Futura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. A Unati na Futura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Educação: um processo libertador. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Trabalhando com o idoso em Centros de Convivência: métodos e técnicas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. A UnATI na Futura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e atividades pedagógicas da terceira idade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e Atividades Pedagógicas na Terceira Idade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e Atividades Pedagógicas na Terceira Idade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. 10 anos de UnATI pela Ótica de seus professores. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Avaliação final do FENTI/2003. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Projeto da UnATi/UERJ. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e Atividades Pedagógicas na Terceira Idade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e Atividades Pedagógicas na Terceira Idade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e Atividades Pedagógicas na Terceira Idade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Metodologias e atividades pedagógicas na 3a idade 1999 (Poster).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. O idoso e as mudanças curriculares na Educação pós-moderna. 2002.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. A UnATI/UERJ - Cursos para Terceira Idade. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Aulas com o Futura na Universidade da Terceira Idade. 2000. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Futura leva vida nova à Universidade Aberta da Terceira Idade. 2000. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Universidade Aberta da Terceira Idade: multiprofissional e a sistematização no planejamento pedagógico. 2010. .

2.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Treinamento Formação de Instrutores. 2009. .

3.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. A vida depois dos 60. 2002. (Entrevista).

4.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. Dando a volta por cima: a Universidade Estácio de Sá apóia a terceira idade criando a primeira Universidade da Maturidade. 2001. (Entrevista).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16ª Semana de Graduação.História e Culatura. 2017. (Outra).

2.
16ª Semana de Graduação.Reflexões sobre o Envelhecimento Humano. 2017. (Outra).

3.
16ª Semana de Graduação.Introdução para Informática para a Terceira Idade. 2017. (Outra).

4.
16ª Semana de Graduação.Fazendo Arte entre a Psicologia e a Música. 2017. (Outra).

5.
XV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de de Instituições de Ensino Superior.Metodologias e Atividades Pedagógica na Terceira Idade. 2017. (Outra).

6.
XV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior.Educação Permanente e Envelhecimento. 2017. (Outra).

7.
15ª Semana de Graduação.Fazendo Arte entre a Psicologia e a Música. 2015. (Outra).

8.
15ª Semana de Graduação.Metodologias e Atividades Pedagógicas na Terceira Idade. 2015. (Outra).

9.
15ª Semana de Graduação.História e Cultura. 2015. (Outra).

10.
15ª Semana de Graduação.Reflexões Sobre o Envelhecimento Humano. 2015. (Outra).

11.
15ª Semana de Graduação.Introdução à Informática para Terceira Idade. 2015. (Outra).

12.
XIV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Institui.Metodologias e Atividades Pedagógicas na Terceira Idade. 2015. (Outra).

13.
Congresso Internacional da ABRUNATI. Metodologias e Atividades Pedagógicas na Terceira Idade. 2013. (Congresso).

14.
UERJ SEM MUROS.Coordenadora do Projeto Dinâmica Motivacional. 2013. (Outra).

15.
Seminário de Prevenção do Suicidio.Seminário de Prevenção do Suicidio. 2012. (Seminário).

16.
Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje ri. 2012. (Seminário).

17.
II Congresso Nacional Diversidade, Ética e Direitos Humanos. Educação Intergeracional e as Diferenciações entre Gerações Globalizadas e seus Conflitos. 2011. (Congresso).

18.
II Congresso Nacional Diversidade, Ética e Direitos Humanos: Compromissos e desafios das políticas públicas em Educação e Defesa dos Direitos Humanos. 2011. (Congresso).

19.
Simpósio Universitário Arquitetura Segura - uma reflexão para o futuro. 2011. (Simpósio).

20.
UERJ pela Vida. 2011. (Simpósio).

21.
UERJ SEM MUROS.Reflexões sobre Envelhecimento Humano. 2011. (Outra).

22.
VI Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia. Envelhecimento Ativo no Cenário Contemporâneo. 2011. (Congresso).

23.
10ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.A UNATI na Futura. 2010. (Outra).

24.
Atualização em Gerontologia.Multiprofissional e a sistematização no planejamento pedagógico. 2010. (Outra).

25.
I CONGRESSO NACIONAL DE DIVERSIDADE, ÉTICA E DIREITOS HUMANOS. Direitos Humanos: Envelhecimento e Cidadania. 2010. (Congresso).

26.
I CONGRESSO NACIONAL DIVERSIDADE, ÉTICA E DIREITOS HUMANOS. Recordar é Viver: Intergeracionalidade e a Educação Permanente na Terceira Idade. 2010. (Congresso).

27.
I CONGRESSO NACIONAL DIVERSIDADE, ÉTICA E DIREITOS HUMANOS. Diversidade,ética e direitos humanos. 2010. (Congresso).

28.
I Encontro de Danças para a Terceira Idade: Olhares e Saberes do Prazer de Dançar a Vida aos Efeitos Terapêuticos.Olhares e Saberes do Prazer de Dançar a Vida aos Efeitos Terapêuticos. 2010. (Encontro).

29.
I Fórum da UNATI UNISUAM/UERJ.Metodologias e Atividades Pedagógicas na Terceira Idade. 2010. (Outra).

30.
I Seminário Regional das Universidades Abertas à Terceira Idade.Metodologia e Atividades Pedagógicas em uma Universidade Aberta à Terceira Idade. 2010. (Seminário).

31.
Reunião com os representantes das UNATI´s.Estruturar o Seminário Nacional. 2010. (Outra).

32.
Seminário Corpo,Envelhecimento e Felicidade.Corpo,Envelhecimento e Felicidade. 2010. (Seminário).

33.
XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. 2010. (Congresso).

34.
XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Metodologias e Atividades Pedagágicas na Terceira Idade. 2010. (Congresso).

35.
10º Seminário Amazônico de Geriatria e Gerontologia - SAGG.Metodologias e Atividades Pedagógicas para Terceira Idade. 2009. (Seminário).

36.
10º Seminário Amazônico de Geriatria e Gerontologia - SAGG. 2009. (Seminário).

37.
20ª UERJ SEM MUROS.A Unati na Futura. 2009. (Outra).

38.
O envelhecimento no contexto da sociedade brasileira. 2009. (Seminário).

39.
XI Forum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superio. 2009. (Outra).

40.
XI Forum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior.Metodologias e Atividade Pedagógicas na Terceira Idade. 2009. (Outra).

41.
19º UERJ SEM MUROS.Reflexões sobre o Envelhecimento Humano. 2008. (Oficina).

42.
19º UERJ SEM MUROS.A Unati na Futura. 2008. (Outra).

43.
Integração e Expressão da Mulher.O equilíbrio de Dar e Receber. 2008. (Encontro).

44.
Encontro EJA: Desafios Atuais.Desafios Atuais. 2007. (Encontro).

45.
Seminário em Educação- Roda de Conversa com Educadores/as. 2007. (Seminário).

46.
17a UERJ SEM MUROS.A UnATI na Futura. 2006. (Encontro).

47.
Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. A Unati na Futura. 2006. (Congresso).

48.
Fórum Mundial de Educação de Nova Iguaçu - Educação cidadã para uma cidade educadora.Fórum Mundial de Educação de Nova Iguaçu - Educação cidadã para uma cidade educadora. 2006. (Outra).

49.
GeriatRio.Envelhecer na atualidade. 2006. (Seminário).

50.
Geriat Rio.Envelhecer na Atualidade. 2006. (Outra).

51.
XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. II Jornada Goiana de Geriatria e Gerontologia. IV Encontro Nacional de Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia. XV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. II Jornada Goiana de Geriatria e Gerontologia. IV Encontro Nacional de Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia. 2006. (Congresso).

52.
43º Congresso Científico do HUPE. 43º Congresso Científico do HUPE. 2005. (Congresso).

53.
III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2005. (Congresso).

54.
IV Forum de Investigação Qualitativa. III Painel Brasileiro/Alemão de Pesquisa.IV Forum de Investigação Qualitativa. III Painel Brasileiro/Alemão de Pesquisa. 2005. (Outra).

55.
IX Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de ensino Superior e VIII Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior.A Unati na Futura. 2005. (Outra).

56.
The 18th Congress of the International Association of Gerontology. The 18th Congress of the International Association of Gerontology. 2005. (Congresso).

57.
UERJ sem Muros. 4ª Semana de Graduação. Mostra de Estágio Interno Complementar. Mostra de Iniciação à Docência. Mostra de Programa de Capacitação Profissional. Mostra de Projetos de Final de Curso.UERJ sem Muros. 4ª Semana de Graduação. Mostra de Estágio Interno Complementar. Mostra de Iniciação à Docência. Mostra de Programa de Capacitação Profissional. Mostra de Projetos de Final de Curso. 2004. (Outra).

58.
XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Metodologia e Atividades Pedagógicas na Terceira Idade. 2004. (Congresso).

59.
VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).

60.
VIII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos de Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior. VII Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Supeior. VIII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos de Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior. VII Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior. 2003. (Congresso).

61.
2ª Semana de Graduação.2ª Semana de Graduação. 2002. (Outra).

62.
I Congresso UNIFESP de Universidades Abertas à Terceira Idade. I Congresso UNIFESP de Universidades Abertas à Terceira Idade. 2002. (Congresso).

63.
II Seminário sobre Educação e Saúde no Contexto da Promoção da Saúde. II Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde. III Congresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. III Jornada Catarinense de Geriatria e Gerontologia. I Simpósio Nacional das Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia. 2001. (Congresso).

64.
Primeira Semana de Graduação.Primeira Semana de Graduação. 2001. (Outra).

65.
VI Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade. V Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior.VII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade. VI Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior. 2001. (Encontro).

66.
I Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia. I Congresso Norte e Nordeste de Geriatria e Gerontologia. 2000. (Congresso).

67.
III Encontro Fluminense sobre Envelhecimento e Cidadania do Idoso. III Seminário sobre Envelhecimento, Memória Social e Cidadania do Idoso. III Encontro de Idosos do Estado do Rio de Janeiro. I Forum Nacional das Instituições de Ensino Superior que atuam.III Encontro Fluminense sobre Envelhecimento e Cidadania do Idoso. III Seminário sobre Envelhecimento, Memória Social e Cidadania do Idoso. III Encontro de Idosos do Estado do Rio de Janeiro. I Forum Nacional das Instituições de Ensino Superior que atuam no Rio de Janeiro. II Debate sobre Conselhos de Idosos do Rio de Janeiro. 2000. (Encontro).

68.
II Jornada Brasileira de Universidades Abertas da Terceira Idade.II Jornada Brasileira de Universidades Abertas da Terceira Idade. 2000. (Outra).

69.
Políticas Inclusivas para a Juventude: reflexões e perspectivas.Políticas Inclusivas para a Juventude: reflexões e perspectivas. 2000. (Seminário).

70.
Seminário Internacional: Democracia, poder e cidadania.Seminário Internacional: Democracia, poder e cidadania. 2000. (Seminário).

71.
VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2000. (Congresso).

72.
XII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. I Encontro Brasil-França de Geriatria - Século XXi: Envelhecimento, Tecnologia e Ética. XII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. I Encontro Brasil-França de Geriatria - Século XXi: Envelhecimento, Tecnologia e Ética. 2000. (Congresso).

73.
Encontro Nacional das Instituições de Ensino Superior. O Envelhecimento e a Universidade.Encontro Nacional das Instituições de Ensino Superior. O Envelhecimento e a Universidade. 1999. (Encontro).

74.
Envelhecimento numa perspectiva de gênero e suas implicações na família.Envelhecimento numa perspectiva de gênero e suas implicações na família. 1999. (Seminário).

75.
II Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde. II Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde. 1999. (Congresso).

76.
II Encontro Fluminense sobre Envelhecimento e Cidadania do Idoso.II Encontro Fluminense sobre Envelhecimento e Cidadania do Idoso. VI Forum da Política Nacional do Idoso da Região Sudeste. II Seminário sobre Envelhecimento, Memória Social e Cidadania do Idoso. II Encontro de Idosos do Estado do Rio de Janeiro. VIII Forum Nacional das Instituições de Ensino Superior. I Debate sobre Conselhos de Idosos da Região Sudeste.Seminário Envelhecimento Europeu e Brasil. 1999. (Encontro).

77.
I Simpósio de Serviço Social na Área da Saúde no Estado do Rio de Janeiro.I Simpósio de Serviço Social na Área da Saúde no Estado do Rio de Janeiro. 1999. (Simpósio).

78.
Jornada de Educação Especial - Educação Gerontológica.Jornada de Educação Especial - Educação Gerontológica. 1999. (Outra).

79.
VI Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade. V Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior.VI Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade. V Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior. 1999. (Outra).

80.
I Semana de Arte e Terapia. VII Semana da Educação.Participação. 1998. (Outra).

81.
Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade.Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIEIRA, Celia Maria de Souza Sanches. XII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos de Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Isaura Cristina Mendes Fonseca. Reflexões sobre o envelhecimento. Início: 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriela Raposo Dantas. Inteligências Múltiplas. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Thayssa Silva dos Santos. Dinâmica Motivacional para Aprendizagem da Longevidade. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Camila Paiva Viana. Estatuto da Criança e do Adolescente. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Samara Aymé Batista de Castro Brito. Legislações Pedagógicas. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vanessa da Silva Paz Marques. Educação para a Terceira Idade. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

2.
Marcílio Rodrigues Macena Junior. Canal Educativo da TV Futura. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

3.
Claudia Lopes Rocha. A Unati na Futura. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

4.
Fernanda das Neves Pinto de Oliveira. A Unati na Futura. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

5.
Patrícia Helena Alves da Rocha. Metodologias e Atividades Pedagógicas na Terceira Idade. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

6.
Andrea de Souza Nunes. Grupo de Estudos Pedagógicos. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

7.
Alessandra Maria Ernesto Campeiro. Pedagogia Tradicional. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

8.
Fabíola Coutinho Gamon. A Educação Tecnicista. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

9.
Fabíola Coutinho Gamon. A Unati na Futura. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

10.
Marília de Oliveira Aragão. A Unati na Futura. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

11.
Cristine Maria Silva dos Reis. A Nova LDB. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

12.
Cristiane Maria Silva Reis. Metodologias e Atividades Pedagógicas na Terceira Idade. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

13.
Juliana Cristina Brito P.G.de Faria. Construtivismo - Montessori. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

14.
Teresa de Lima Carvalho. A Unati na Futura. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

15.
Tatiiana de Barcelos Tiburcio. Construtivismo - Emilia Ferreiro. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

16.
Ana Catarina Perreira da Silva. Linhas Pedagógicas. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

17.
Maria Clara Paes Barreto. Histórico de Nova LDB. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

18.
Marcia de Avellar Ramalho. Positivismo. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

19.
Andreia Gomes dos Santos. Grandes Educadores - Paulo Freire. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

20.
Priscilla de Oliveira Dornelles. A Era do Rádio. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

21.
Elsa Mountinho Borges Gonçalvez. Memória e resolução de problemas na terceira idade. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

22.
Ingrid Campos Prado. Aprendendo na Terceira Idade. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

23.
Denise Alves de Oliveira. Metodologias e Atividades Pedagógicas da Terceira Idade. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

24.
Viviane Reis Leporace. Educação e cidadania na terceira idade. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

25.
Renata Gomes Oliveira. As áres temáticas da UnATI. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

26.
Amanda P Rocha. Atividades intergeracionais: a UnATI para todas as idades. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luciana Helena Monsores. Educação Ambiental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

2.
Clarisse Maria Guimarães Bastos. Educação Intergeracional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

3.
Juliana Bazeth. DINÂMICA MOTIVACIONAL PARA APRENDIZAGEM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

4.
Gabriella de Oliveira Santiago. Processo da estimulação da memória- Por toda minha Vida. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

5.
Luiza da Silva Ferreira. Lei de Diretrizes e Bases- A nova LDB. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

6.
Raphaela Cristine da Silva Elias. Educação e Consumo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

7.
Gabriella de Oliveira Santiago. Fazendo a arte entre a Psicologia e a Música. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

8.
Camilla Mendes de Souza de Oliveira. Grandes Educadores - Paulo Freire. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

9.
Luiza da Silva Ferreira. Parâmetros Curriculares Nacioinais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

10.
Nathália Fernandes de Almeida. Metodologias e Atividades Pedagógicas na Terceira Idade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

11.
Jaqueline Vieira dos Santos. 50 anos de Brasília. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

12.
Marília de Oliveira Aragão. Adolescência e Envelhecência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

13.
Patrícia Helena Alves da Rocha. Educação Tradicional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

14.
Helaine Graciella da Silva Gomes. Projeto Político Pedagógico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

15.
Viviane Azevedo Cavalcanti. A Pedagogia do Oprimido. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

16.
Magda Tavolaro do Nascimento. A nova LDB. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

17.
Carolina Lobo dos Reis Melo. Comparação entre Escola Tradicional e Escola Nova. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

18.
Renata Barboza Nogueira. Introdução ao word e ao ambiente windows. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Informática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

19.
Daniele França da Paz. Construtivismo (Vygotsky). 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

20.
Nanci Rodrigues da Silva. Noções de Informática na terceira idade. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Informática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

21.
Vanessa Corrêa Datrino. Linhas pedagógicas. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

22.
Vivian Patrícia Gonçalves Reis. Grandes educadores e o construtivismo de Piaget. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

23.
Yokohama Cynara de Souza Sanches Vieira. Pedagogia crítica. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Isabel. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

24.
Virginia Santos Bordalo. Oficina pedagógica na terceira idade. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

25.
Roberta de Freitas Lopes Corrêa. Aprendendo com a terceira idade. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

26.
Elaine Maria Rocha. A terceira idade no mundo contemporâneo. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

27.
Raquel de Souza Chambarelli. Terceira idade: um exemplo de solidariedade. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

28.
Luciene F Ribeiro. As estatísticas dos cursos mais procurados na UnATI. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

29.
Adriana Guimarães Braga. Supervisão em cursos livres para a terceira idade. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

30.
Deise C S Gomes. O idoso na sala de aula. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

31.
Amanda P. Rocha. Intergeracionalidade: A Unati para todas as idades. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

32.
Monica de Siqueira da Cunha. A informática na terceira idade. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Informática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

33.
Cristiana Silva dos Reis. Alfabetização para a terceira idade. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

34.
Deise Aparecida dos Santos. Pedagogia do oprimido (Paulo Freire). 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

35.
Andréia dos Santos Azevedo. Atividades pedagógicas na UnATI. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.

Orientações de outra natureza
1.
Andréa Adriana Bernardo Malheiro. O canal Futura em ação com a terceira idade. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Celia Maria de Souza Sanches Vieira.



Outras informações relevantes


Coordenei A Unati na Futura no período de 11/04/08 à 01/07/08 com carga horária de 24 h, e Reflexões sobre o Envelhecimento Humano no período de 08/04/2008, com carga horárai de 24 horas. Atividades do Programa de Iniciação Acadêmica - PROINICIAR, instituído pela Deliberação nº 043/2004- SUB-REITORIA de Graduação - UERJ/RJ.

Coordenadora Pedagógica da UnATI/UERJ desde 1998 até a data de hoje.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 14:44:27