Janaína Tude Sevá

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2533617581675465
  • Última atualização do currículo em 06/03/2018


Professora de Fundamentos do Direito no Curso de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiás. Trabalhos de pesquisa e extensão universitária relacionados a promoção da justiça ambiental, bem como em projetos de resgate de memória das lutas sociais, incluindo organização de acervos e documentação sobre o tema, além de mapeamentos participativos e educação do campo. Atuação docente em universidades, bem como junto a organizações e movimentos sociais populares. Atividades de ensino, pesquisa e extensão junto aos cursos PRONERA, em diversos níveis de formação, com ênfase nos debates sobre as classes sociais dominantes, os conflitos socioambientais, a justiça ambiental e os direitos sociais do campo. Participação em projetos de pesquisa acadêmica e de extensão universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: conflitos socioambientais e desenvolvimento, classes patronais rurais, movimentos sociais rurais e luta por direitos, memória e identidade. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ). Mestre pelo Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade(CPDA/UFRRJ). Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2003 e 2006 respectivamente). Experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia e Política, com ênfase em Sociologia Rural e Socioambiental. Pesquisadora do Observatório Fundiário Goiâno (OFUNGO/UFG) desde 2014 e atual coordenadora do mesmo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Janaína Tude Sevá
Nome em citações bibliográficas
SEVÁ, J. T.;TUDE SEVÁ, J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Regional Goiás.
avenida bom pastor, s/n
areião
76600000 - Goiás, GO - Brasil
Telefone: (62) 33711511
URL da Homepage: https://goias.ufg.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Título: A mão que afaga é a mesma que apedreja: preservando a natureza que é possível! Propriedade da terra, classes dominantes e representação política no Brasil contemporâneo ? a reforma do Código Florestal Brasileiro de 1965., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Regina Angela Landim Bruno.
Coorientador: Ana Maria Motta Ribeiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: classes sociais no campo; Representação política; conflito sócio-ambiental; Código Florestal Brasileiro.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo Florestal / Especialidade: Política e Legislação Florestal.
2011 interrompida
Doutorado interrompido em 2012 em Sociologia e Direito.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Conflitos socioambientais e representação patronal rural: um estudo sobre a atuação da Bancada Ruralista na revisão do Código Florestal Brasileiro.,
Orientador: Wilson Madeira Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Ano de interrupção: 2012
Palavras-chave: conflitos socioambientais; classes sociais no campo; Código Florestal Brasileiro.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2006 - 2008
Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Título: Classes patronais rurais e conflitos sociais. Um estudo sobre as ações das organizações patronais rurais frente a questão ambiental.,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Regina Angela Landim Bruno.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: classes patronais; conflitos sociais; agronegócio; meio ambiente.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Organização política e poder.
Setores de atividade: Desenvolvimento Rural; Educação Superior.
1998 - 2003
Graduação em Abi - Ciências Sociais.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A reforma agrária não pode pagar este mico! Um conflito fundiário e seus desdobramentros agrários e ambientais..
Orientador: Ana Maria Motta Ribeiro.
Bolsista do(a): Fundação Euclides da Cunha, FEC, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Estágio-Visita de Curta Duração. (Carga horária: 36h).
Câmara dos Deputados, CÂMARA FEDERAL, Brasil.
2013 - 2013
Formação de educadores e educadoras.. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2013 - 2013
Oficina Elites: teorias, métodos, fontes e novas pesquisas.. (Carga horária: 12h).
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea no Brasil., CPDOC/FVG, Brasil.
2006 - 2006
Oficina de capacitação de agentes em Ater do estad. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Agricultura Familiar / Ministério do Desenvolvimento Agrário, SAF/MDA, Brasil.
2006 - 2006
Mini-curso Fundamentos de Análise de Bancos de Dad. (Carga horária: 6h).
Consórcio de Informações Sociais (ANPOCS/NEAD), CIS, Brasil.
2003 - 2003
Laudos periciais em antropologia. (Carga horária: 9h).
Associação Brasileira de Antropologia, ABA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Fundamentos do Direito no Curso de Direito da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas - Regional Cidade de Goiás.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Membra do Observatório Fundiário Goiano da Universidade Federal de Goiás (OFUNGO/UFG), grupo de pesquisa e extensão universitária voltado para o estudo, ensino e assessoria técnica popular com ênfase para a questão agrária, educação do campo e documentação e memória das lutas sociais do campo. Atua na formação para e na promoção das políticas e direitos sociais do, no e para o campo e movimentos sociais rurais e urbanos. Coordenadora do OFUNGO desde 01 de 2017.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
O Programa 'Direitos Sociais do Campo: Estado, Questão Agrária e participação social' envolve ações continuadas e permanentes de extensão universitária que atuam na promoção da defesa dos direitos sociais e acesso às políticas públicas para o campo. Surge como desdobramento das ações desenvolvidas na Regional de Goiás da Universidade Federal de Goiás, em especial, do Programa de Pós-Graduação Direitos Sociais do Campo - Residência Agrária (CNPq/ INCRA- PRONERA/ UFG - 2013/ 2015) e das duas últimas edições do Projeto de Estágio Interdisciplinar de Vivência, contemplado pelo PROEXT/ 2014 e PROEXT/ 2015. O programa está organizado a partir de 3 eixos de intervenção: Direitos Sociais do Campo e Multimeios; Estágio Interdisciplinar de Residência Agrária (EIRA); e Ciclo Continuado de Debate e Articulação dos Direitos Sociais do Campo.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
O Estágio Interdisciplinar de Vivência é realizado por professores e pesquisadores da UFG e os movimentos sociais do campo, no âmbito do Programa de Pós Graduação Direitos Sociais do Campo. Tem como protagonistas estudantes de graduação em Direito e da Especialização em Direitos Sociais do Campo e por objetivo possibilitar a formação interdisciplinar e integradora de teoria e prática. Especificamente o projeto visa: 1 possibilitar a estudantes vivenciar a realidade de comunidades rurais em sua diversidade; 2 conhecer assentamentos e acampamentos rurais, comunidades tradicionais do campo e comunidades remanescentes de quilombo e seus movimentos sociais, lutas políticas e demandas por direitos; 3 realizar oficinas de levantamento de demandas por acesso a justiça, promovendo a troca de conhecimento entre a universidade e as comunidades, no sentido de fortalecer as ações locais e, ao mesmo tempo, dar instrumentos para a formação crítica dos envolvidos. O projeto teve caráter nacional, mas também atuou na realidade agrária local. As vivências ocorreram nos estados de RO, MA, MT, BA e MG. No estado de Goiás as vivências ocorreram em assentamentos rurais no Território da Cidadania do Vale do Araguaia. Abordou os temas de previdência social, habitação rural, gênero, identidades sociais, conflitos socioambientais, educação do campo.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Corodenadora pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Composição da Coordenação Pedagógica do Curso de Especialização em Direitos Sociais do Campo, Residência Agrária no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direitos Sociais do Campo (UFG-CNPq-PRONERA/INCRA).

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
O Estágio Interdisciplinar de Vivência é realizado por professores e pesquisadores da UFG e os movimentos sociais do campo, no âmbito do Programa de Pós Graduação Direitos Sociais do Campo. Tem como protagonistas estudantes de graduação em Direito e da Especialização em Direitos Sociais do Campo e por objetivo possibilitar a formação interdisciplinar e integradora de teoria e prática. Especificamente o projeto visa: 1 possibilitar a estudantes vivenciar a realidade de comunidades rurais em sua diversidade; 2 conhecer assentamentos e acampamentos rurais, comunidades tradicionais do campo e comunidades remanescentes de quilombo e seus movimentos sociais, lutas políticas e demandas por direitos; 3 realizar oficinas de levantamento de demandas por acesso a justiça, promovendo a troca de conhecimento entre a universidade e as comunidades, no sentido de fortalecer as ações locais e, ao mesmo tempo, dar instrumentos para a formação crítica dos envolvidos. O projeto teve caráter nacional, mas também atuou na realidade agrária local. As vivências ocorreram nos estados de RO, MA, MT, BA e MG. No estado de Goiás as vivências ocorreram em assentamentos rurais no Território da Cidadania do Vale do Araguaia. Abordou os temas de previdência social, habitação rural, gênero, identidades sociais, conflitos socioambientais, educação do campo.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora colaboradora do Curso de Especialização Direitos Sociais no Campo, ministrado pela Faculdade de Direito - em parceria com outros cursos da UFG e da UEG -, no âmbito do Programa Nacional de Educação para o Campo (PRONERA). Ministrando a disciplina "Questão Agrária e Direitos Sociais no Campo", em conjunto com a professora Ana Maria Motta Ribeiro (UFF) e com o professor Claudio Agatão Porto (UFG). Orientadora e co-orientadora, pesquisadora extensionista vinculada.

Atividades

07/2014 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Direito, Programa de Pòs-Graduação em Direitos Sociais do Campo.

Atividade de extensão realizada
Pesquisadora do Projeto PROEXT Estágio Interdisciplinar em Residência Agrária (EIRA), atuando no planejamento, execução e gestão das atividades de formação, pesquisa e sistematização dos dados produzidos..
07/2014 - 12/2015
Direção e administração, Faculdade de Direito, Programa de Pòs-Graduação em Direitos Sociais do Campo.

Cargo ou função
Coordenadora pedagógica..
07/2013 - 07/2014
Ensino, Direitos Sociais do Campo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Questão Agrária e Direitos sociais do Campo

Observatório Fundiário Fluminense /UFF, OBFF/UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Pesquisadora colaboradora do OBFF, desde a graduação.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora Adjunta, Carga horária: 16
Outras informações
Projeto de Pesquisa de Extensão Universitária "Produção, organização e disponibilização de informações sobre temas do mundo rural", sob coordenação geral da Profª Drª Ana Maria Motta Ribeiro (GSO/UFF). Atividades realizadas: organização de acervo documental sobre movimentos sociais rurais na América Latina; edição de boletins eletrônicos; edição de documentário sobre liderança camponesa Francisco Julião; oficnias de registro da memória da luta pela terra e cadastramento sócio-econômico de comunidade rural na região fluminense; produção de artigos.

Atividades

08/2007 - 09/2008
Extensão universitária , Observatório Fundiário Fluminense, .

Atividade de extensão realizada
Pesquisa, organização e disponibilização de informações sobre temas do mundo rural..
02/2002 - 03/2003
Extensão universitária , GTECOSOCIAL, .

Atividade de extensão realizada
Elaboração de um Laudo Técnico Multidisplinar para Convivência Harmoniosa entre Assentamentos Rurais de Reforma Agrária e a Reserva Biológica de Poço das Antas/RJ..

Centro de Assessoria Juridica Popular Mariana Criola, MARIANA CRIOLA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação como pesquisadora na construção e execução do Projeto Pensando o Direto do Ministério da Justiça. O objetivo geral da proposta de pesquisa é efetuar uma diagnose acerca do funcionamento das Varas de Execução Penal e das unidades prisionais, tendo por objeto de investigação a própria estrutura do sistema prisional, como por exemplo, as condições estruturais e a relação entre ambiente e a garantia de direitos estabelecidas na lei de Execução Penal, como também levantar dados sobre o perfil dos condenados, como sua origem socioeconômica, grau de instrução, raça.

Atividades

08/2012 - 06/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Mariana Criola, .


Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do Departamento de Letras e Ciências Sociais do ICHS / UFRRJ; ministrando disciplinas de Metodologia da Ciência, Introdução a Sociologia e Introdução a Ciência Política.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 15
Outras informações
Participação em Projeto de Pesquisa "Grupos de solidariedade, frentes parlamentares e pactos de unidade e ação. Em pauta a representação patronal no campo" cujo objetivo é analisar os possíveis significados e desdobramentos do processo de fortalecimento da representação patronal rural e agroindustrial nos últimos anos. Coordenado pela Profª Drª Regina Landim Bruno (CPDA/UFRRJ).

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnica documentarista, Carga horária: 10
Outras informações
Arquivo Lyndolpho Silva, sob coordenação do Profº Drº Luis Flávio de Carvalho Costa (CPDA/UFRRJ). Atividades de organização e digitalização do acervo pessoal do sindicalista e militante do Partido Comunista do Brasil, entre os anos 1940 e 1970, Lyndolpho Silva.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnica documentarista, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou na organização e disponibilização do acervo do Núcleo de Pesquisa, Referência e Documentação sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo, sob coordenação da profª Drª Leonilde Servulo de Medeiros Além do tratamento da documentação e da construção do arranjo do acervo, bem como do Núcleo em si, o trabalho envolveu a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, bem como de artigos científicos.

Atividades

06/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Agricultura, Desenvolvimento e Sociedade, .

10/2009 - 07/2011
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Ciências Políticas
Introdução à Sociologia
Metodologia da Ciência
12/2006 - 05/2007
Serviços técnicos especializados , Programa de Pós-Graduação em Agricultura, Desenvolvimento e Sociedade, .

Serviço realizado
Organização, digitalização e disponibilização do Arquivo Lyndolpho Silva..
03/2003 - 07/2005
Serviços técnicos especializados , Programa de Pós-Graduação em Agricultura, Desenvolvimento e Sociedade, .

Serviço realizado
Organização do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência em Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo.

Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Co-orientadora, Carga horária: 8
Outras informações
Trabalho de co-orientação de bolsistas PIBIc, no projeto "Estartégias de Promoção da Saúde e da Justiça Ambiental: Estudos de caso da atuação em Redes e Incorporação de tecnologias de comunicação e informação".

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Vigilante Ambiental emSaúde, Carga horária: 20
Outras informações
Construção do Mapa de conflitos envolvendo situações de injustiças ambientais e saúde no Brasil. http://www.conflitoambiental.icict.fiocruz.br/ Projeto "Ações de Vigilância Ambiental em Saúde", sob coordenação de Marcelo Firpo de Souza Porto e Tania Pacheco.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12
Outras informações
Projeto de construção de um banco de dados eletrônico, com temas e informações sobre a Rede Brasileira de Justiça Ambiental, a partir das discussões e documentos que circulam em sua rede virtual. Desenvolvimento de pesquisa sobre memória social e lutas sociais; tecnologias da informaçãoe e de registro da memória cotidiana e política.

Atividades

03/2010 - 06/2012
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Saúde, Trabalho e Ecologia Humana - CESTEH, Centro de Saúde, Trabalho e Ecologia Humana - CESTEH.

Atividade realizada
Co-orientação bolsistas PIBIC, Porjeto.
01/2009 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Saúde Pública, .

08/2004 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Saúde, Trabalho e Ecologia Humana - CESTEH, Centro de Saúde, Trabalho e Ecologia Humana - CESTEH.

Atividade realizada
Construção e implementação do Banco Temático da Rede Brasileira de Justiça Ambiental é um banco de dados que visa resgatar a memória das lutas por justiça ambiental, bem como a história da RBJA..

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista do Programa de Monitoria da UFF, no Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais, para a disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa I.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora extensionista, Carga horária: 20
Outras informações
Grupo de Trabalho GT ECOSOCIAL, criado para elaboração de Laudo Multidisciplinar sobre possibilidade de convivência harmoniosa entre a Reserva Biológica de Poço das Antas e o Assentamento da Reforma Agrária. O GT atuou ainda na coordenação de Grupo de Cooperação Técnica, de composição interministerial e multi-institucional, visando a mediação do conflito agrário-ambiental.

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora de Iniciação Científica no Projeto Antropologia e Perspectivismo na Amazônia, coordenador pela profª Drª Tânia Stolze de Lima.

Atividades

06/2007 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.

03/2003 - 01/2004
Estágios , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.

Estágio realizado
Monitoria da disciplina Metodos e Técnicas de Pesquisa por dois períodos letivos, sob coordenação dos professores Sidnei Peres e Marcelo Mello..
02/2002 - 10/2003
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.

Atividade de extensão realizada
Bolsista de extensão e projeto interdisciplinar voltado para estudos e mediação de conflitos socioambientais, sob coordenação do GT ECOSOCIAL..

Fundação Darcy Ribeiro, FUNDAR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
tarabalho de continuidade das atividades de organização do arquivo privado de Darcy Ribeiro,financiado pela Fundação Darcy Ribeiro.

Atividades

01/2004 - 05/2004
Estágios , Centro de Documentação Darcy Ribeiro, .

Estágio realizado
Estágio realizado junto as ativiades de organização do arquivo pessoal de Darcy Ribeiro, apoiado pel Fundação Darcy Ribeiro..
02/2002 - 12/2002
Estágios , Centro de Documentação Darcy Ribeiro, .

Estágio realizado
Estágio realizado junto as atividades de organização do arquvo privado de Darcy Ribeiro, apoiado pela Fundação Darcy Ribeiro..

Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
O projeto "Um homem de muitos papéis: organização do arquivo privado de Darcy Ribeiro", coordenado pelo CPDOC/FGV, teve continuidade no período subsequente entre janiro e dezembro de 2003. Em sua 1ª etapa contou com apoio da FAPERJ e na 2ª com com o apoio da Fundação Cesgranrio.

Atividades

01/2003 - 12/2003
Estágios , Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, .

Estágio realizado
Estágio realizado junto ao projeto "Um homem de muitos papéis: organização do arquivo privado de Darcy Ribeiro". Continuidade do projeto apoiada pela Fundação Cesgranrio..
08/2000 - 01/2002
Estágios , Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, .

Estágio realizado
Estágio realizado junto ao projeto "Um homem de muitos papéis: organização do arquivo privado de Darcy Rbeiro". Teve continuidade no período de janeiro a dezembro de 2003, contando com apoio da Faperj e da Fundação Cesgranrio, nas 1ª e 2ª etapas resp.


Linhas de pesquisa


1.
Mapa das Injustiças Ambientais e Danos a Saúde no Brasil.
2.
Projeto "Produção e Organização do conhecimento sobre o mundo rural", financiado pelo NEAD/MDA.
3.
Núcleo de estudos sobre Agronegócio, Ruralismo e Relações de Poder (CPDA/UFRRJ)
4.
Prisão para quê e para quem? Pensando o Direito


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Prisão para quê e para quem? Pensando o Direito
Descrição: Coordenado pelo professor e desembargador Geraldo Luiz Mascarenhas Prado (UFRJ), o projeto foi executado pelo Centro de Assessoria Juridica Popular Mariana Criola com a DIGNITATIS Assessoria Técnica Populare a UFG. Corresponde a chamada 001/2011 do projeto Pensando o Direto do Ministério da Justiça. O objetivo geral da proposta de pesquisa é efetuar uma diagnose acerca do funcionamento das Varas de Execução Penal e das unidades prisionais, tendo por objeto de investigação a própria estrutura do sistema prisional, como por exemplo, as condições estruturais e a relação entre ambiente e a garantia de direitos estabelecidas na lei de Execução Penal, como também levantar dados sobre o perfil dos condenados, como sua origem socioeconômica, grau de instrução, raça..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Janaína Tude Sevá - Integrante / Ana Cláudia Diogo Tavares - Integrante / Erika Macedo Moreira - Integrante / Geraldo Luiz Mascarenhas Prado - Coordenador / Fernanda Maria da Costa Vieira - Integrante / Mariana Trotta Quintana Dallalana - Integrante.Financiador(es): Ministério da Justiça - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Projeto Mapa de conflitos envolvendo injustiças ambientais e saúde no Brasil.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: Janaína Tude Sevá - Integrante / Marcelo Firpo de Souza Porto - Integrante / Juliana Santos Souza - Integrante / Diogo Ferreira da Rocha - Integrante / Tania Cecília Pacheco da Silva - Coordenador.
2006 - 2008
Grupos de solidariedade, frentes parlamentares e pactos de unidade e ação. Em pauta a representação patronal no campo
Descrição: Analisar os possíveis sgnificados e desdobramentos do processo de fortalecimento da representação patronal rural e agroindustrial nos últimos anos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Janaína Tude Sevá - Integrante / Regina Angela Landim Bruno - Coordenador / Olavo Brandão Carneiro - Integrante.Financiador(es): NEAD / MDA - Auxílio financeiro.
2006 - 2007
Organização e digitalização do Arquivo Lyndolpho Silva, sob coordenação do Professor Luis Flávio de Carvalho Costa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Direitos Sociais do Campo: Estado, Questão Agraria e Participação Social.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Erika Macedo Moreira em 11/04/2016.
Descrição: O Programa 'Direitos Sociais do Campo: Estado, Questão Agrária e participação social' envolve ações continuadas e permanentes de extensão universitária que atuam na promoção da defesa dos direitos sociais e acesso às políticas públicas para o campo. Surge como desdobramento das ações desenvolvidas na Regional de Goiás da Universidade Federal de Goiás, em especial, do Programa de Pós-Graduação Direitos Sociais do Campo - Residência Agrária (CNPq/ INCRA- PRONERA/ UFG - 2013/ 2015) e das duas últimas edições do Projeto de Estágio Interdisciplinar de Vivência, contemplado pelo PROEXT/ 2014 e PROEXT/ 2015. O programa está organizado a partir de 3 eixos de intervenção: Direitos Sociais do Campo e Multimeios; Estágio Interdisciplinar de Residência Agrária (EIRA); e Ciclo Continuado de Debate e Articulação dos Direitos Sociais do Campo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Janaína Tude Sevá - Integrante / Ana Maria Motta Ribeiro - Integrante / Jose Roberto Pereira Novaes - Integrante / Wilson Madeira Filho - Integrante / Erika Macedo Moreira - Coordenador / Ranielle Caroline de Souza - Integrante / Geraldo Neto Miranda - Integrante / Ana Claudia Diogo Tavares - Integrante / Fabiana Itaci Correa de Araujo - Integrante / Jaqueline Villas Boas Talga - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Estágio Interdisciplinar em Residência Agrária - EIRA

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Erika Macedo Moreira em 17/03/2015.
Descrição: Estágio Interdisciplinar em Residência Agrária, EIRA, coordenado pelo Programa de Pós Graduação em Direitos Sociais do Campo da UFG, é um projeto de extensão universitária que visa a aproximação do estudante de direito com as demandas por acesso à justiça, em comunidades e grupos de trabalhadores rurais, agricultoras e tradicionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Janaína Tude Sevá - Integrante / Erika Macedo Moreira - Coordenador / Ranielle Caroline de Souza - Integrante / Geraldo Neto Miranda - Integrante / Emília Joana Vianna - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2009 - 2009
Ações de Vigilância Ambiental em Saúde
Descrição: Levantamento de dados para construção do Mapa de conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Janaína Tude Sevá - Integrante / Marcelo Firpo de Souza Porto - Integrante / Julianna Eluze Carrera Malerba - Integrante / Juliana Santos Souza - Integrante / Diogo Ferreira da Rocha - Integrante / Tania Cecília Pacheco da Silva - Coordenador.Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde - Cooperação / Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
Pesquisa, organização e disponibilização de informações sobre temas do mundo rural.
Descrição: Projeto de pesquisa e extensão universitária, realizado pelo Observatório Fundiário Fluminense da UFF, voltado para organização de acervos sobre a questão agrária na América Latina, produção de boletins eletrônicos com informações sobre a temática rural; realização de filme documentário sobre Francisco Julião e as lutas pela reforma agrária no Brasil; e realização de oficinas de capacitação e cadastro sócio-econômico em comunidades rurais assentadas no estado do Rio de Janeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Janaína Tude Sevá - Integrante / Fernando Henrique Guimarães Barcellos - Integrante / Ana Maria Motta Ribeiro - Coordenador / Leonardo Soares dos Santos - Integrante / Morgana Mara Maselli - Integrante / Glauber de Oliveira Montes - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2012 - 2012
Agência de fomento: (BIEXT2012) Pro-Reitoria de Extensão da UFRRJ


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ciências Sociais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Interdisciplinar em Sociologia e Direito.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Acervos documentais e Memória Social.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOREIRA, Erika Macedo2016MOREIRA, Erika Macedo ; SEVÁ, J. T. ; FOGACA, S. . ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DE RESIDÊNCIA AGRÁRIA: ARTICULANDO AÇÕES DE PESQUISA E EXTENSÃO ENTRE ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO E DA PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITOS SOCIAIS DO CAMPO/ RESIDÊNCIA AGRÁRIA ? UFG/ CNPq/ INCRA-PRONERA. PKP Revista UFG, v. 16, p. 23861-1/17, 2016.

2.
MOREIRA, Erika Macedo2016MOREIRA, Erika Macedo ; SEVÁ, J. T. . ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DE RESIDÊNCIA AGRÁRIA: ARTICULANDO AÇÕES DE PESQUISA E EXTENSÃO ENTRE ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO E DA PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITOS SOCIAIS DO CAMPO/ RESIDÊNCIA AGRÁRIA ? UFG/ CNPq/ INCRA-PRONERA. PKP Revista UFG, v. 16, p. 23861-1/17, 2016.

3.
SEVÁ, J. T.2015SEVÁ, J. T.. Contrariando as estatísticas: um engenheiro e seu caleidoscópio humano.. Mouro: Revista Marxista (Impresso), v. 09, p. 50-55, 2015.

4.
Ribeiro, Ana Maria Motta2012Ribeiro, Ana Maria Motta ; SEVÁ, J. T. ; LOBATO DA COSTA, R.B.M. ; PINAUD, D. Z. . Do outro lado dos trilhos: retratando assentamentos rurais ao longo da Estrada de Ferr Carajás em Açailândia (MA). Revista Vitas: visoes transdisciplinares sobre ambiente e sociedade, v. II, p. 1-34, 2012.

5.
Motta Ribeiro, Ana Maria2012Motta Ribeiro, Ana Maria ; SEVÁ, J. T. ; PINAUD, D. Z. ; LOBATO DA COSTA, Rodolfo B. M. . Do Outro Lado dos Trilhos: Retratando assentamentos rurais ao longo da Estrada de Ferro Carajás em Açailândia (MA). Confluências (Niterói), v. 14, p. 115, 2012.

6.
Motta Ribeiro, Ana Maria2012Motta Ribeiro, Ana Maria ; SEVÁ, J. T. ; PINAUD, D. Z. ; LOBATO DA COSTA, Rodolfo B. M. . Do Outro Lado dos Trilhos: Restratando assesntamentos rurais ao longo da Estrada de Ferro Carajás em Açailândia (MA). Revisa Confluências, v. 14, p. 115, 2012.

7.
RIBEIRO, Ana Maria Motta2012RIBEIRO, Ana Maria Motta ; SEVÁ, J. T. ; LOBATO DA COSTA, Rodolfo B. M. ; PINAUD, D. Z. . Do outro lado dos trilhos: retratando assentamentos rurais ao longo da Estrada de Ferr Carajás em Açailândia (MA). Revista VITAS, v. II, p. 1-34, 2012.

8.
MOREIRA, Erika Macedo2004MOREIRA, Erika Macedo ; TAVARES, A. C. D. ; SEVÁ, J. T. ; MOREIRA, J. ; LOBATO, R. B. ; BARCELLOS, F. . GT Ecosocial: Uma experiência de ensino-pesquisa-extensão.. Revista Interagir: Pensando a Extensão ., Rio de janeiro, v. ano 04, n.04, 2004.

9.
MOREIRA, Erika Macedo2004MOREIRA, Erika Macedo ; TAVARES, Ana Claudia ; SEVÁ, J. T. ; MOREIRA, J. ; LOBATO, R. B. ; BARCELLOS, F. . GT Ecosocial: Uma experiência de ensino-pesquisa-extensão.. Revista Interagir: Pensando a Extensão ., Rio de janeiro, v. ano 04, n.04, 2004.

10.
SEVÁ, J. T.2003SEVÁ, J. T.; BARCELLOS, F.H.G ; Moreira, J. G. ; LOBATO DA COSTA, R.B.M. ; MOREIRA, E. M. ; TAVARES, A. C. . GT Ecosocial: uma experiência de ensino, pesquisa e extensão. Interagir (UERJ), Rio de Janeiro, v. 3, p. 105-112, 2003.

11.
TAVARES, Ana Claudia2003TAVARES, Ana Claudia ; MOREIRA, E. M. ; BARCELLOS, F. H. G. ; COSTA, R. B. M. L. ; MOREIRA, J. G. ; SEVÁ, J. T. . GT Ecosocial: Uma experiência de ensino-pesquisa-extensão. Interagir (UERJ), v. 1, p. 105-112, 2003.

12.
BARCELLOS, F. H. G.2003BARCELLOS, F. H. G. ; SEVÁ, J. T. ; MOREIRA, J. G. ; LOBATO, R. ; RIBEIRO, A. M. M. ; MOREIRA, Erika . GT Ecosocial: uma experiência de ensino, pesquisa e extensão. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, v. 1, p. 105-112, 2003.

13.
BARCELLOS, F. H. G.2003BARCELLOS, F. H. G. ; SEVÁ, J. T. ; MOREIRA, J. G. ; LOBATO DA COSTA, Rodolfo B. M. ; RIBEIRO, Ana Maria Motta ; MOREIRA, Erika . GT Ecosocial: uma experiência de ensino, pesquisa e extensão. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, p. 105-112, 2003.

14.
SEVÁ, J. T.;TUDE SEVÁ, J.2003SEVÁ, J. T.; SEVA, J. T. ; MOREIRA, J. G. ; LOBATO, R. ; RIBEIRO, Ana Maria Motta ; MOREIRA, Erika . GT Ecosocial: uma experiência de ensino, pesquisa e extensão. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, p. 105-112, 2003.

15.
SEVÁ, J. T.2002SEVÁ, J. T.; Ribeiro, Ana Maria Motta ; BARCELLOS, F.H.G ; Moreira, J. G. ; LOBATO DA COSTA, R.B.M. ; SERAFINI, F. A. . Desagriculturalização e exclusão social. Tempo e Presença (Impresso), Rio de Janeiro, v. 1, n.323, p. 26-30, 2002.

16.
BARCELLOS, F. H. G.2002BARCELLOS, F. H. G. ; RIBEIRO, A. M. M. ; SEVÁ, J. T. ; MOREIRA, J. G. ; SERAFIM, F. A. ; LOBATO, R. . Desagriculturalização' e exclusão social. Tempo e Presença (Impresso), Rio de Janeiro, v. 1, p. 26-30, 2002.

17.
BARCELLOS, F. H. G.2002BARCELLOS, F. H. G. ; RIBEIRO, Ana Maria Motta ; SEVÁ, J. T. ; MOREIRA, J. G. ; SERAFIM, F. A. ; LOBATO DA COSTA, Rodolfo B. M. . Desagriculturalização" e exclusão social. Tempo Presença, Rio de Janeiro, v. 1, p. 26-30, 2002.

18.
Motta Ribeiro, Ana Maria2002Motta Ribeiro, Ana Maria ; SEVÁ, J. T. ; SERAFINI, F. A. ; Moreira, J. G ; LOBATO DA COSTA, Rodolfo B. M. ; BARCELLOS, F.H.G . Desagriculturalização e exclusão social. Tempo e Presença. Tempo e Presença (Impresso), v. 1, p. 26-30, 2002.

19.
RIBEIRO, A. M. M.2002RIBEIRO, A. M. M. ; SERAFINI, F. A. ; BARCELLOS, F. H. ; SEVÁ, J. T. ; MOREIRA, J. G. ; COSTA, R. L. . Desagriculturalização e Exclusão Social. Tempo Presença, Rio de Janeiro, v. 323, n.mai/jun, p. 26-30, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PICCIN, M. B. (Org.) ; BETTO, J. (Org.) ; MOREIRA, E. M. (Org.) ; SEVÁ, J. T. (Org.) . Educação do campo, práticas pedagógicas e questão agrária. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Bonecker, 2017. v. 1. 627p .

2.
Bruno, R. A. L. ; CARVALHO, A. V. ; VIEIRA, M. A. C. ; SEVERINO, C. F. ; Dias, M. M. ; SEVÁ, J. T. ; Carneiro, O.B ; AQUINO, S. ; ARAÚJO, C.B. . Um Brasil ambivalente. Agronegócio, Ruralismo e Relações de Poder. 1. ed. Rio de Janeiro e Seropédica: Mauad e EDUR, 2009. v. 1. 284p .

Capítulos de livros publicados
1.
Bruno, R. A. L. ; SEVÁ, J. T. . Representação de interesses patronais em tempo de agornegócio. In: Roberto José Moreira, Regina Bruno. (Org.). Dimensões rurais de políticas brasileiras. 1ed.Rio de Janeiro e Seropédica: Mauad X e Edur, 2010, v. , p. 71-103.

2.
Bruno, R. A. L. ; SEVÁ, J. T. ; Carneiro, O.B . Agronegócio e representação de interesses.. Um Brasil ambivalente. Agronegócio, Ruralismo e Relações de Poder.. 1ed.Rio de Janeiro e Seropédica: Mauad e EDUR, 2009, v. 1, p. 131-158.

3.
SEVÁ, J. T.. Representações sobre o cercamento das terras do Vale do São João. In: Madeira Filho, W; Ribeiro, A.M.M.; Pereira, M.C.B; Prata Filho, D.. (Org.). Laudo multi-disciplinar em conflito sócio-ambiental. O caso da reformra agrária no entorno da Reserva Biológica de poço das Antas.. Niterói: PPGSD-UFF, 2007, v. 1, p. 182-188.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SEVÁ, J. T.; NOBREGA, R. S. . Tecnologia, natureza e ciências sociais: um engenheiro e seu caleidoscópio humano.. In: 30ª Reunião Brasileira de Antropologia. Políticas da Antropologia: Etica, Diversiade e Conflitos., 2016, João Pessoa, PB. Anais da 30ª Reunião Brasileira de Antropologia. Políticas da Antropologia: Etica, Diversiade e Conflitos.. São Paulo: ABA, 2016.

2.
SEVÁ, J. T.; NOBREGA, R. S. . ?Máquina de moer gente e de utopias?: as grandes obras sob a ótica do engenheiro popular Oswaldo Sevá.. In: 40º Encontro Anual da ANPOCS, 2016, Caxambu, MG. ANAIS do 40º Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo: ANPOCS, 2016.

3.
SEVÁ, J. T.; MOREIRA, E. M. ; LEMES, J. V. M. . A QUESTÃO AGRÁRIA DO PONTO DE VISTA DA NORMA AMBIENTAL NO BRASIL: OS CÓDIGOS FLORESTAIS BRASILEIROS DE 1934 E DE 1965.. In: VII Encontro da Rede de Estudos Rurais. Olhares conflitantes sobre o mundo rural: territorialidades, conhecimentos e ações de desenvolvimento, 2016, Natal, RN. ANAIS do VII Encontro da Rede de Estudos Rurais. Olhares conflitantes sobre o mundo rural: territorialidades, conhecimentos e ações de desenvolvimento. Rio de Janeiro: Rede de Estudos Rurais, 2016.

4.
TAVARES, A. C. ; TUDE SEVÁ, J. . O Agronegócio e a colonização do saber no século XXI: disputas sobre a alteração do Código Florestal Brasileiro.. In: IX Congresso Internacional da Rede Latinoamericana de Antropologia Jurídica (RELAJU), 2015, Pirinópolis, GO. IX Congresso Internacional da Rede Latinoamericana de Antropologia Jurídica (RELAJU). Goiânia e Brasília, GO: UFG e UNB, 2015. v. 1.

5.
SEVÁ, J. T.. 'Mudar o Código é a salvação da lavoura: estratégias discursivas, práticas sociais e comportamentos políticos das elites rurais e agroindustriais no Brasil'. In: VI Encontro da Rede de Estudos Rurais - Desigualdade, exclusão e conflitos nos espaços rurais., 2014, Campinas. VI Encontro da Rede de Estudos Rurais - Desigualdade, exclusão e conflitos nos espaços rurais.. Campinas: EdUnicamp, 2014. v. 1.

6.
SEVÁ, J. T.; Bruno, R. A. L. ; Carneiro, O.B . 'A mão que planta é a mesma que preserva': Conflitos ambientais, desenvolvimento e meio ambiente na representação política patronal rural e do agronegócio no Congresso Nacional (2011-2014).. In: 38º Encontro Anual da ANPOCS, 2014, Caxambu, MG.. 38º Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo.: ANPOCS, 2014. v. 1.

7.
SEVÁ, J. T.. Desenvolvimento sustentável ou ambientalização dos conflitos sociais? Estudo sobre os discursos das grandes corporações e do agronegócio.. In: VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária, I Jornada de Geografia das Águas., 2013, João Pessoa. Anais do VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária, I Jornada de Geografia das Águas.. João Pessoa: Editora UFPB, 2013.

8.
Carneiro, O.B ; SEVÁ, J. T. . Patronato rural e agroindustrial e manifestações de rua: estudos sobre as ações coletivas como via de construção dos seus direitos. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia: A Sociologia como artesanato intelectual., 2013, Salvador. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Sociologia: A Sociologia como artesanato intelectual.. Paraná, PR: SBS, 2013.

9.
SEVÁ, J. T.. Atuação da Bancada Ruralista na revisão do Código Florestal Brasileiro: um estudo sobre conflitos socioambientais, agronegócio e relações de poder.. In: I Jornada Internacional de Ciências Sociais e II Reunião da Rede Brasil Estados Unidaos Ambiente, Sociedade e Governança, 2013, São Luis, MA. Anais da I Jornada Internacional de Ciências Sociais e II Reunião da Rede Brasil Estados Unidaos Ambiente, Sociedade e Governança. São Luis, MA.: Editora UFMA, 2013.

10.
SEVÁ, J. T.. ?Mudar o Código é a salvação da Lavoura?: Considerações sobre a manifestação pública dos ruralistas a favor da mudança no Código Florestal Brasileiro. In: II Simpósio Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2012, Niterói. II Seminário interdisciplinar em Sociologia e Direito. Niterói: PPGSD/UFF, 2012. v. 1. p. 1-25.

11.
THOMSON, C. R. ; SEVÁ, J. T. . Movimentos sociais e Direito: Análise dos conflitos socioambientais e organização arquivística no âmbito do sistema de informações da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA). In: II Congresso Nacional da Associação Brasileira de pesquisadores em Sociologia do Direito (ABraSD), 2011, Porto Alegre. Anais do II Congresso Nacional da Associação Brasileira de pesquisadores em Sociologia do Direito (ABraSD). Porto Alegre: ABraSD e UniRitter, 2011. p. 1-868.

12.
SEVÁ, J. T.; LOBATO DA COSTA, R.B.M. . Agronegócio e Responsabilidade Social: Conflitos socioambientais no campo.. In: II Congresso Nacional da Associação de pesquisadores em Sociologia do Direito (ABraSD), 2011, Porto Alegre. Anais do II Congresso Nacional da Associação de pesquisadores em Sociologia do Direito (ABraSD). Porto Alegre: ABraSD e UniRitter, 2011. p. 01-868.

13.
SEVÁ, J. T.. Organizações patronais e a questão ambiental: modernização do discurso e reprodução social do latifúndio. In: VII Workshop Empresa, Empresários e Sociedade, 2010, Florianópolis. VII Workshop Empresa, Empresários e Sociedade, 2010.

14.
SEVÁ, J. T.. Classes patronais rurais e conflitos sociais. Um estudo sobre as ações das organziações patroanis frente a questão ambiental no Brasil. In: VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural, 2010, Porto de Galinhas / PE/Brasil. America Latina: realineamientos politicos u proyecto en disputa, 2010.

15.
SEVÁ, J. T.. Conflitos ambientais e disputas políticas em tempos de 'agronegócio'.. In: 32 Encontro Anual da ANPOCS, 2008, Caxambu. 32 Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo: ANPOCS, 2008. v. 1.

16.
SEVÁ, J. T.. Organização e produção do Conhecimento em Ciências Sociais: o caso do Nucleo de Pesqusia, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo.. In: Seminário Comemorativo CPDA 30 anos., 2007, Rio de Janeiro. CDrom Seminário Comemorativo CPDA 30 anos., 2007.

17.
PORTO, M. F. S. ; MALERBA, J.E.C. ; SOUZA, J. S. ; SEVÁ, J. T. ; QUINTANA, A.C. ; ROCHA, D.F. ; PEREIRA, I. . Os territórios rurais como espaço de disputa por modelos alternativos de ocupação e uso do território: a experiência de 4 anos da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. In: II Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2007, Rio de Janeiro. Anais do II Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2007.

18.
SEVÁ, J. T.. Natureza e relações de poder: um olhar sobre as elites agrárias na virada do século XX. In: 31º Encontro Nacional da ANPOCS, 2007, Caxambu. 31º Encontro Anual da ANPOCS, 2007.

19.
SEVÁ, J. T.. Reforma agrária X preservação ambiental? A luta pela terra e suas roupagens institucionais. In: 1º Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2006, Niterói. CDRom 1º Encontro da Rede de estudos Rurais, 2006.

20.
Ribeiro, Ana Maria Motta ; SEVÁ, J. T. ; BARCELLOS, F.H.G ; LOBATO DA COSTA, R.B.M. ; SERAFINI, F. A. ; Moreira, J. G. . UMA REFLEXÃO SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL, ?DESAGRICULTURALIZAÇÃO? E EXCLUSÃO SOCIAL: O CASO DO ENTORNO DA RESERVA BIOLÓGICA POÇO DAS ANTAS. In: X Encontro Regional de História da ANPUH, 2002, Rio de Jnaeiro. X Encontro Regional de História da ANPUH - Histórias e Biografias. Rio de Janeiro: ANPUH, IFHC / NAPE / DEPEXT-SR-3 / UERJ, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SEVÁ, J. T.; LOBATO DA COSTA, R.B.M. ; PINAUD, D. Z. . REFORMA AGRÁRIA E INJUSTIÇA AMBIENTAL NA AMAZÔNIA ORIENTAL: A RESISTÊNCIA DOS ASSENTAMENTOS RURAIS NO ENTORNO DO PIQUIÁ (MA). In: V Simpósio Reforma Agrária e questões rurais: políticas públicas e caminhos para o desenvolvimento, 2012, Araraquara. Anais do V Simpósio Reforma Agrária e questões rurais: políticas públicas e caminhos para o desenvolvimento. Araraquara: Editora Unesp, 2012. p. 01-100.

2.
SEVÁ, J. T.. As classes patronais e a questão ambinetal no Vale do Rio São João/RJ. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. Anais do XIII Congresso da SBS. Recife, PE: SBS, 2007.

3.
Ribeiro, Ana Maria Motta ; SEVÁ, J. T. . Conflito agrário ambiental no Vale do São João (RJ). In: XIII Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia, 2007, Recife. XIII Congresso Brasileiro de Sociologia - Desigualdade, diferença e reconheicmento. Recife: Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios, 2007. p. 32-33.

4.
SEVÁ, J. T.. As classes patronais no Vale do Rio São João: conflitos fundiários e preservação ambinetal. In: I Fórum de Pós-graduação da UFRRJ: Propriedade Intelectual e o Desenvolvimento Científico., 2006, Seropédica. Anais do I Fórum de Pós-graduação da UFRRJ:, 2006.

5.
SEVÁ, J. T.. Reforma agrária e preservação ambinetal: um diálogo inevitável. In: 25ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2006, Goiânia. Anais da 25ª Reunião Brasileira de Antropologia. Goiania, 2006.

6.
SEVÁ, J. T.. Representações sociais e lutas por terra na contrução de barragens em Pernambuco (1979-1989). In: XII Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia, 2005, Belo Horizonte. Anais do XII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2005. v. 12.

Apresentações de Trabalho
1.
XAVIER, G. L. ; SEVÁ, J. T. . Agronegócio, conflitualidades e estratégias políticas do patronato rural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DELGADO, G. C. ; SEVÁ, J. T. . Geopolítica do agronegócio e capitalismo dependente no contexto braesileiro.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SEVÁ, J. T.; CARDOSO, L. M. L. ; LEMES, J. V. M. . Crise das instituições democráticas e reforma política.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SEVÁ, J. T.; Maia, C. ; Pereira, M. . A questão Agrária no Brasil Contemporâneo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SEVÁ, J. T.. Atuação da Bancada Ruralista na revisão do Código Florestal Brasileiro: um estudo sobre conflitos socioambientais, agronegócio e relações de poder.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SEVÁ, J. T.. Impactos ambientais da CSA e conflitos sociais criados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SEVÁ, J. T.. IMPASSES DA REFORMA AGRÁRIA: entre a política fundiária e a legislação ambiental - o caso do Acampamento Sebastião Lan (RJ). 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SEVÁ, J. T.; SOUZA, J. S. . Educação no Campo: diversidade, direitos humanos e multiculturalismo.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SEVÁ, J. T.. Agroecologia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (Verbete).

2.
SEVÁ, J. T.. Unidade de Conservação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (Verbete).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SEVÁ, J. T.. Definição de Plano Amostral de Pesquisa Qualitativa em Ciências Sociais e Educação. 2012.

2.
SEVÁ, J. T.. Transcrição e indexação de fontes primárias de pesquisa. 2012.

3.
MATTOS, I. M. ; SEVÁ, J. T. . Levantamento Documental e Análise do Plano de Gestão Territorial em Terras Indígenas (PNGATI). 2011.

Trabalhos técnicos
1.
SEVÁ, J. T.; Ribeiro, Ana Maria Motta ; BARCELLOS, F.H.G ; Moreira, J. G. ; LOBATO DA COSTA, R.B.M. ; MADEIRA FILHO, W. ; PRATA FILHO, D.A. . Laudo Multidisciplinar e de cooperação técnica para convivência harmoniosa entre assentamentos rurais e a Reserva Biológica de Poço das Antas. 2002.


Demais tipos de produção técnica
1.
SEVÁ, J. T.; Ribeiro, Ana Maria Motta . Teoria Política para dirigentes de base do MST. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SEVÁ, J. T.. Produzindo o trabalho de campo: questões orientadoras para a entrevista e o questionário piloto. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Bruno, R. A. L. ; Carneiro, O.B ; SEVÁ, J. T. . Relatório Final de Pesquisa "Grupos de solidariedade, frentes parlamentares e pactos de unidade e ação. Em pauta a representação patronal no campo". 2008. (Relatório de pesquisa).

4.
SEVÁ, J. T.; SANTOS, L. S. ; MONTES, G. O. . Produto 2.2 ? Relatório final da organização e disponibilização de acervo sobre a temática rural.. 2008. (Relatório de pesquisa).

5.
SEVÁ, J. T.; ABREU, A. L. . Produto 5.2 ? Relatório do curso de capacitação. 2008. (Relatório de pesquisa).

6.
PORTO, M. F. S. ; MALERBA, J.E.C. ; SOUZA, J. S. ; SEVÁ, J. T. ; PEREIRA, I. ; Lopes, S. ; QUINTANA, A.C. ; ROCHA, D.F. . RELATÓRIO DO BANCO TEMÁTICO DA REDE BRASIELIRA DE JUSTIÇA AMBIENTAL (2002-2006). 2007. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso de Encerramento da Residência Agrária "Turma Dom Tomás Balduíno": Ocupar, resistir e construir saberes. 2015. (Congresso).

2.
Congresso de Encerramento da Residência Agrária "Turma Dom Tomás Balduíno": Ocupar, resistir e construir saberes. Estágio Interdisciplinar em Residência Agrária: pesquisa-ação na relação entre Universidade e Movimentos Sociais do Campo.. 2015. (Congresso).

3.
Congresso Nacional Residência Agrária: Universidade, Movimentos Sociais e Educação no Campo Brasileiro. 2015. (Congresso).

4.
VII Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais. 2015. (Outra).

5.
XXIX Semana da Terra Eugênio Lyra.Geopolítica do agronegócio e capitalismo dependente no contexto brasileiro.. 2015. (Outra).

6.
38º Encontro Anual da ANPOCS.?A mão que planta é a mesma que preserva?. Conflitos ambientais, desenvolvimento e meio ambiente na representação política patronal rural e do agronegócio no Congresso Nacional (2011-2014).. 2014. (Encontro).

7.
VI Encontro da Rede de Estudos Rurais - Desigualdade, exclusão e conflitos nos espaços rurais.."Mudar o Código é a salvação da lavoura": estratégias discursivas, práticas sociais e comportamentos políticos das elites rurais e agroindustriais no Brasil.. 2014. (Encontro).

8.
I Jornada Internacional de Ciências Sociais. Atuação da Bancada Ruralista na revisão do Código Florestal Brasileiro: um estudo sobre conflitos socioambientais, agronegócio e relações de poder.. 2013. (Congresso).

9.
Oficina Elites: teorias, métodos, fontes e novas pesquisaas.Elites agrárias e representação politica: um estudo sobre a atuação da Bancada Ruralista na revisão do Código Florestal Brasileiro.. 2013. (Oficina).

10.
I Congresso Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanidades. 2012. (Congresso).

11.
II Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito.Grupo de Trabalho: Novas dinâmicas dos movimentos sociais rurais no Brasil. Estudos sobre conflitos socioambientais e lutas políticas.. 2012. (Seminário).

12.
II Simposio Interdisciplinar de Sociologia e Direito.?MUDAR O CÓDIGO É A SALVAÇÃO DA LAVOURA?: CONSIDERAÇÕES SOBRE MANIFESTAÇÃO PÚBLICA DOS RURALISTAS EM DEFESA DA REFORMA DO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO.. 2012. (Simpósio).

13.
V Simpósio Sobre Reforma Agrária e Questões Rurais. Simpósio Reforma Agrária e questões rurais: políticas públicas e caminhos para o desenvolvimento.REFORMA AGRÁRIA E INJUSTIÇA AMBIENTAL NA AMAZÔNIA ORIENTAL: A RESISTÊNCIA DOS ASSENTAMENTOS RURAIS NO ENTORNO DO PIQUIÁ (MA). 2012. (Simpósio).

14.
II Congresso da ABraSD. Agronegócio e Responsabilidade Social: Conflitos socioambientais no campo.. 2011. (Congresso).

15.
II Congresso Nacional da ABraSD. Movimentos sociais e Direito: Análise dos conflitos socioambientais e organização arquivística no âmbito do sistema de informações da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA). 2011. (Congresso).

16.
Cartografia Sociais e Terrítório na América Latina. 2010. (Seminário).

17.
Trabalho e vizinhanca: problemas sociais da Industria Petrolifera. 2010. (Outra).

18.
VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural. Classes patroanis rurais e conflitos sociais. Um estudo sobre as ações das organziações patronais rurais frente a questão ambiental no Brasil. 2010. (Congresso).

19.
VII Workshop Empresa, Empresários e Sociedade. Organizações patronais rurais e a questào ambiental: modernização do discurso e reproduçào social do latifúndio.. 2010. (Congresso).

20.
V Seminario Internacional Direito e Saude. 2010. (Seminário).

21.
32 Encontro Anual da ANPOCS.Conflitos ambientais e disputas políticas em tempos de "agronegócio": um estudo sobre as organizações patroanis rurais. 2008. (Encontro).

22.
Fórum Permanente de Energia e Meio Ambiente da UNICAMP "A pesquisa social nos canaviais e hidrelétricas". 2008. (Outra).

23.
31º Encontro Anual da ANPOCS.Natureza e relações de poder: um olhar sobre as elites agrárias na virada do século XX. 2007. (Encontro).

24.
II Encontro da Rede de Estudos Rurais.Os territórios rurais como espaço de disputa por modelos alternativos de ocupação e uso do território: a experiência de 4 anos da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. 2007. (Encontro).

25.
IV Semana Acadêmica do CPDA/UFRRJ "Transformações sociais na América Latina".Classes patroanis rurais, natureza e poder na região Centro-Oeste. 2007. (Outra).

26.
Seminário Comemorativo CPDA 30 anos..Produção e organização do conhecimento em Ciências Sociais: o caso do Nucleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo. (CPDA/UFRRJ). 2007. (Seminário).

27.
XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. As classes patronais e a questão ambinetal no Vale do Rio São João/RJ. 2007. (Congresso).

28.
1º Encontro da Rede de Estudos Rurais.Reforma agrária X Preservação ambiental? A luta pela terra e suas roupagens institucionais. 2006. (Encontro).

29.
25ª Reunião Brasileira de Antropologia. Reforma agrária e preservação ambiental: um diálogo inevitável. 2006. (Congresso).

30.
I Fórum de Pós-graduação da UFRRJ: Propriedade Intelectual e o Desenvolvimento Científico..Classes patronais no Vale do Rio São João: conflitos fundiários e preserbação ambiental. 2006. (Outra).

31.
Reforma Agrária e conflitos por terra no Pará. 2005. (Seminário).

32.
XII Congresso Brasileiro de Sociologia. Representações sociais e luta por terra na coinstrução de barragens em Pernanbuco (1979-1989). 2005. (Congresso).

33.
Estatuto da Terra: 40 anos. Comemoramos?. 2004. (Seminário).

34.
II Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade. 2004. (Encontro).

35.
Memória Camponesa. 2004. (Seminário).

36.
Quando o Campo é o Arquivo. Etnografias, Histórias e outras memórias guardadas.. 2004. (Seminário).

37.
Simpósio Multidisciplinar sobre Trabalho Escravo. 2004. (Simpósio).

38.
XXVIII Encontro Nacional da ANPOCS. 2004. (Encontro).

39.
VII Semana de Monitoria da UFF.A monitoria e a produção do conhecimento nas ciências sociais. 2003. (Outra).

40.
V Reunião de Antropologia do Mercosul. Antropologia em perspectivas. 2003. (Congresso).

41.
XIX Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais.Açao de classe, capitalismo e meio ambiente. 2003. (Encontro).

42.
VII Semana de Extensão da UFF.GT Ecosocial: convivencia harmoniosa entre assentamentos rurais e a Rebio Poço das Antas. 2002. (Outra).

43.
X Encontro Regional de História da ANPUH.Movimentos sociais e desenvolvimento sustentável. 2002. (Encontro).

44.
Educando através de imagens.Exploraçao do Trabalho infantil no campo. 1999. (Oficina).

45.
Marxismo em Debate: teoria e história. 1999. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, E. M. ; SOUZA, R. C. ; SEVÁ, J. T. ; MIRANDA, G. N. ; VIANNA, E. J. ; PORTO, C. A. . Congresso de Encerramento da Residência Agrária "Turma Dom Tomás Balduíno": Ocupar, resistir e produzir saberes.. 2015. (Congresso).

2.
SEVÁ, J. T.; Ribeiro, Ana Maria Motta ; PACHECO, T. ; SOUZA, J. S. ; ROCHA, D.F. ; CASTRO, E. G. ; Carvalho, Joyce Gomes ; Wezs, Junior ; Carneiro, O.B . Cilco de palestras Pesquisas recentes sobre o mundo rural em Ciências Sociais. 2010. (Outro).

3.
PACHECO, T. ; MALERBA, J.E.C. ; SEVÁ, J. T. . II Seminário Brasileiro de Combate ao Racismo Ambiental. 2009. (Congresso).

4.
MALERBA, J.E.C. ; SEVÁ, J. T. . III Encontro Nacional da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. 2009. (Outro).

5.
WANDERLEY, M. N. B. ; BERGAMASCO, S. M. P. P. ; BRANDENBURG, A. ; MOREIRA, R. J. ; MOTTA, D. ; PORTILHO, F. ; GIULIANI, G. M. ; CASTRO, E. G. ; ROSA, M. ; ARAÚJO, C.B. ; SEVÁ, J. T. ; MARTINS, M. . II Encontro Nacional da Rede Interdisciplinar de Estudos Rurais. 2007. (Congresso).

6.
Bruno, R. A. L. ; Carneiro, O.B ; SEVÁ, J. T. ; SEVERINO, C. F. . II Ciclo de Debates Revisitando Teorias, Refletindo Experiências. 2007. (Outro).

7.
Bruno, R. A. L. ; Carneiro, O.B ; SEVÁ, J. T. ; SEVERINO, C. F. . I Ciclo de Debates. Revisitando teorias e refletindo experiências.. 2007. (Outro).

8.
SEVÁ, J. T.; AQUINO, S. ; COSTA, K.V ; ARAÚJO, C.B. ; SEVERINO, C. F. . III Semana Acadêmica do CPDA/UFRRJ. A produção multi e interdisciplinar no CPDA: perspectivas, formação e mercado de trabalho. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jonielson Ribeiro de Souza. Do Caiçara ao Nogueira: rastros de identidade e religiosidade geraizeiras na luta da comunidade Sobrado pela retomada de território.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos Sociais do Campo) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Janaína Tude Sevá.

2.
Gabriel Dayer Lopes de Barros Moreira. Agricultura beiradeira: sabedorias e resistências no cultivar da liberdade.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos Sociais do Campo) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Janaína Tude Sevá.

Iniciação científica
1.
Carolina Rios Thomson. Justiça ambiental no Brasil. Ações de vigilância ambiental em saúde.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Janaína Tude Sevá.

2.
Amanda Pacheco Nideck. Análise dos principais conflitos sócio-ambientais e organização arquivística no âmbito do sistema de informações da Rede Brasileira de Justiça Ambiental.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Janaína Tude Sevá.

3.
Marianna Freitas Teixeira. Estratégias de promoção da saúde e da justiça ambiental: atuação em redes e apropriaçao de tecnologias de comunicação e informação para a cidadania.. 2010. Iniciação Científica - Escola Nacional de Saúde Pública, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Janaína Tude Sevá.

4.
Juliana Gomes Moreira. Estratégias de promoção da saúde e da justiça ambiental: atuação em redes e apropriação de tecnologias de comunicação e informação para a cidadania. 2010. Iniciação Científica - Escola Nacional de Saúde Pública, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Janaína Tude Sevá.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Ribeiro, Ana Maria Motta2012Ribeiro, Ana Maria Motta ; SEVÁ, J. T. ; LOBATO DA COSTA, R.B.M. ; PINAUD, D. Z. . Do outro lado dos trilhos: retratando assentamentos rurais ao longo da Estrada de Ferr Carajás em Açailândia (MA). Revista Vitas: visoes transdisciplinares sobre ambiente e sociedade, v. II, p. 1-34, 2012.


Livros e capítulos
1.
PICCIN, M. B. (Org.) ; BETTO, J. (Org.) ; MOREIRA, E. M. (Org.) ; SEVÁ, J. T. (Org.) . Educação do campo, práticas pedagógicas e questão agrária. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Bonecker, 2017. v. 1. 627p .


Apresentações de Trabalho
1.
SEVÁ, J. T.. Atuação da Bancada Ruralista na revisão do Código Florestal Brasileiro: um estudo sobre conflitos socioambientais, agronegócio e relações de poder.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
XAVIER, G. L. ; SEVÁ, J. T. . Agronegócio, conflitualidades e estratégias políticas do patronato rural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DELGADO, G. C. ; SEVÁ, J. T. . Geopolítica do agronegócio e capitalismo dependente no contexto braesileiro.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SEVÁ, J. T.; CARDOSO, L. M. L. ; LEMES, J. V. M. . Crise das instituições democráticas e reforma política.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SEVÁ, J. T.; Maia, C. ; Pereira, M. . A questão Agrária no Brasil Contemporâneo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, E. M. ; SOUZA, R. C. ; SEVÁ, J. T. ; MIRANDA, G. N. ; VIANNA, E. J. ; PORTO, C. A. . Congresso de Encerramento da Residência Agrária "Turma Dom Tomás Balduíno": Ocupar, resistir e produzir saberes.. 2015. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 2:48:10