Ricardo José Rocha Amorim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9691074016850705
  • Última atualização do currículo em 05/11/2018


Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), com mestrado em Engenharia de Produção, linha Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela (2007) - revalidado como Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (registrado, processo nº 009949/2009-SRD). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia e professor titular da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Atua na área de Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Artificial, Representação de Conhecimento e Engenharia de Software. Também, atua na área de Informática na Educação, com ênfase em Ontologia Educacional, Padrões de Metadados Educacionais, Objetos de Aprendizagem, Learning Design e Analíticos de Aprendizagem. Orienta trabalhos de mestrado, especialização, iniciação científica e de conclusão de curso na área de Computação e Informática na Educação. Participa de corpo editorial e como revisor de periódicos e conferências internacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricardo José Rocha Amorim
Nome em citações bibliográficas
Amorim, R.;Amorim, Ricardo R.;AMORIM, RICARDO;Amorim, Ricardo;Amorim, Ricardo J. R.;AMORIM, RICARDO JOSÉ ROCHA;Amorim, R. J. R.;ROCHA AMORIM, RICARDO JOSÉ


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Electrónica e Informática.
Universidade de Santiago de Compostela, USC, Espanha.
Título: Modelo del conocimiento y arquitectura para la integración de metodologías educativas y nuevas tecnologías en el aula, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Manuel Lama Penín y Eduardo Sánchez Vila.
Palavras-chave: Ontologia Educacional; Learning Design; Learning Objects; IMS; Metadados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Informática na Educação.
2000 - 2002
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Desenho de um Sistema Gerenciador Inteligente de Recursos em um Ambiente de Aprendizagem Cooperativa,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Édis Mafra Lapolli.
Grande área: Engenharias
1997 - 1998
Especialização em Metodologia do Ensino Pesquisa e Extensão Em Educa. (Carga Horária: 495h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: A Informática na educação aplicada ao ensino médio: Um estudo de caso.
Orientador: Paulo Batista Machado.
1996 - 1997
Especialização em MBA - Executivo Em Marketing. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1984 - 1989
Graduação em Ciencias da Computação.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.


Atuação Profissional



Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, FACAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pós Doutorado


Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago, USC, Espanha.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: investigador colaborador, Carga horária: 4

Atividades

10/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Electrónica e Computación, .

Linhas de pesquisa
Tecnoloxías na educación

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

10/2007 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciencias Matematica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de conclusão de curso
Informática II
Informática I
Software Matemático
09/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação Campus VII, .

07/2007 - Atual
Ensino, Licenciatura Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação

Faculdade de Ciencias da Administração de Petrolina, FACAPE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

11/2008 - Atual
Direção e administração, Centro Academico de Pós Graduação, .

Cargo ou função
Coordenador de pesquisa.
8/1998 - Atual
Ensino, Ciencia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Instrumental
Lógica de Programação
Circuitos Lógicos


Linhas de pesquisa


1.
Educação Matemática
2.
Inteligencia Artificial
3.
Informática na Educação
4.
Tecnoloxías na educación


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Gestão do Conhecimento nas Organizações Públicas e Privadas
Descrição: Conhecimento é reconhecido como um recurso básico na economia do conhecimento, base da sociedade contemporânea. Atualmente, o principal ativo de produção das organizações é o capital intelectual ao invés dos ativos tangíveis que até poucos anos atrás indicam o valor de mercado das entidades. Gestão do Conhecimento é o estudo da estratégia, do processo e da tecnologia para adquirir, selecionar, organizar, compartilhar e influenciar a geração de informações e o processo decisorial. Este projeto tem o objetivo de discutir os recentes avanços no âmbito da Gestão do Conhecimento nas entidades empresariais e governamentais, buscando avançar a fronteira do conhecimento na produção cientifico sobre este tema..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (6) .
Integrantes: Ricardo José Rocha Amorim - Coordenador / Dinani Gomes Amorim - Integrante / Carlos Gonçalves de Andrade Neto - Integrante.
2016 - Atual
APRENDIZAGEM COLABORATIVA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO: Experiências formativas na produção de artefactos educacionais sociotecnológicos.
Descrição: Este projeto busca compreender como ocorrem as aprendizagens por meio da Produção de Artefatos Educacionais Sociotecnológicos (AEST) em uma comunidade de prática onde se incluem professores em situação de Formação. Para o desenvolvimento da pesquisa de Inspiração etnográfica será desenvolvida uma plataforma digital interativa envolvendo dois pólos de ação e formação (em Jacobina, Bahia, BR e em Funchal, Madeira, PT) por meio da qual serão desenvolvidos os processos de formação, autoformação, produção, e socialização dos artefatos produzidos pela pesquisa. A experiência empírica engloba uma fase de autoformação e desenvolvimento de conceitos cujos sujeitos são os membros das equipes pesquisadoras e uma fase de desenvolvimento e experimentação de artefatos educacionais sociotecnológicos que tomarão parte do cenário educativo desenhado pela Plataforma de ação. A segunda fase da pesquisa será desenvolvida por meio de um curso de formação para profissionais da educação e professores dos dois polos e terá duração inicial de 01 ano no qual se espera que cada participante da formação projete cenários educativos constituídos de artefatos educacionais sociotecnológicos. Estes Cenários, seus artefatos e os respetivos processos de construção serão objetos de análise durante toda a pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado profissional: (20) .
Integrantes: Ricardo José Rocha Amorim - Integrante / Antenor Rita Gomes - Coordenador / Ana Lúcia Gomes da Silva - Integrante / Sérgio Luis Pereira da Silva - Integrante / Roberto Sidnei Alves Macedo - Integrante / Jose Paulo Brazão - Integrante / Carlos Nogueira Fino - Integrante / Elza Fernandes - Integrante.
2012 - Atual
DESIGN DIDÁTICO, INTEROPERABILIDADE E REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS NO LMS AMADEUS
Descrição: Este projeto visa dar continuidade ao desenvolvimento da plataforma Amadeus LMS através da integração de novos elementos tecnológicos e na representação do conhecimento pedagógico aplicável a diversas situações de aprendizagem, a partir do uso de metadados educacionais. Neste trabalho, a especificação IMS Learning Design (IMS LD) [1] será utilizada como base para o desenvolvimento software no Amadeus LMS. A partir do meta-modelo pedagógico descrito em uma ontologia educacional baseada em IMS LD, as atividades de aprendizagem serão representadas na forma de Unidades de Aprendizagem (UoL) contendo uma descrição do processo e os conteúdos de aprendizagem com a finalidade de tratar questões de interoperabilidade e reutilização [2, 3]. Na atualidade, existe uma série de ferramentas compatíveis com IMS LD, categorizadas em autoria e execução, que são projetadas para a modelagem e uso de UoL. No entanto, há poucos softwares que implementam IMS LD de forma efetiva. Em parte, isto é porque tal implementação é uma tarefa complexa e que consome tempo. Como opção facilitadora do desenvolvimento software, será utilizada uma abordagem baseada em MDA (Model Driven Architecture) [4] e Ontologias [5] com MDAOnto [6]. Trata-se de um protótipo de ferramenta cujo objetivo é auxiliar o desenvolvimento de modelos de domínio e modelos independentes de plataforma, no contexto MDA (camada CIM e PIM, respectivamente), através da utilização de ontologias de domínio (escritas em OWL) preexistentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Sistema MDAOnto ? uma solução para o desenvolvimento de aplicações educacionais com o suporte de modelos e ontologias
Descrição: Nos últimos anos, muitas pesquisas têm sido desenvolvidas com o foco em questões de reuso e interoperabilidade entre plataformas. Neste sentido, o padrão IMS Learning Design [1] é um metamodelo pedagógico que permite representar o design didático de uma unidade de aprendizagem (UA) formalmente e semanticamente sendo interpretável por máquina. Na atualidade, há uma série de ferramentas compatíveis com IMS LD, categorizadas em autoria e execução, que são projetadas para a modelagem e uso de UAs. No entanto, poucos softwares implementam IMS LD de forma efetiva, em parte porque o desenvolvimento de editores e players IMS LD é uma tarefa bastante complexa e que consome tempo. Nesse contexto MDAOnto [2] surge como uma opção facilitadora da atividade de desenvolvimento software. Trata-se de um protótipo de uma ferramenta cujo objetivo é auxiliar o desenvolvimento de modelos de domínio e modelos independentes de plataforma, no contexto MDA [3] (camada CIM e PIM, respectivamente), através da utilização de ontologias de domínio [4] (escritas em OWL) preexistentes. Assim, pretende-se com MDAOnto: (i) reduzir a complexidade da modelagem de domínio; (ii) dispor das vantagens disponíveis na abordagem MDA, tal como portabilidade; (iii) aumento da confiabilidade do produto de software, assumindo-se que as ontologias tenham sido bem construídas e que são normalmente utilizadas e; (iv) reuso, já que uma mesma ontologia pode ser reusada para a criação de diferentes softwares num mesmo domínio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Ricardo José Rocha Amorim - Coordenador / Dinani Gomes Amorim - Integrante / Jocélio Passos - Integrante / Lais do Nascimento Salvador - Integrante / Alexsandro Gomes - Integrante / George Pacheco Pinto - Integrante / Thomas Rabelo - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
Desenvolvimento dirigido por modelos e ontologias na construção de aplicações educacionais
Descrição: este projeto tem os seus objetivos centrados na integração de novos elementos tecnológicos com ênfase (i) na aplicação de materiais de aprendizagem de forma padronizada, com o suporte de especificações padrão de metadados educacionais, e (ii) ênfase na representação do conhecimento pedagógico aplicável a diversas situações de ensino/aprendizagem com o suporte da engenharia de software e engenharia ontológica. O uso estas especificações permitiria a descrição do processo educacional na forma de unidades ou blocos contendo uma descrição do processo e os conteúdos de aprendizagem com a finalidade de tratar questões de interoperabilidade e reutilização. A integração destas tecnologias traria como principais vantagens: ? Permitir a manipulação de objetos e unidades de aprendizagem (U.A.) de forma bastante flexível com a possibilidade de definição/(re)utilização de unidades de aprendizagem interoperáveis a partir de um repositório de conteúdos educacionais facilitando o suporte ao trabalho do professor; ? Facilitar o desenvolvimento de atividades com base na personalização a partir de unidades de aprendizagem individualizadas; ? Facilitar a avaliação diagnóstica e continuada a partir do registro de execução (log) de unidades de aprendizagem. A fim de facilitar as tarefas relativas ao processo de Engenharia de Software e torná-las mais consistentes, este trabalho propõe o uso de uma metodologia de desenvolvimento de software baseada em ontologias, com foco na utilização deste conhecimento sistematizado desde a elicitação de requisitos até as fases de projeto e implementação. Pretende-se a adaptação desta metodologia numa abordagem de desenvolvimento dirigido por modelo, mais especificamente MDA (Model Driven Architecture)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ricardo José Rocha Amorim - Coordenador / Dinani Gomes Amorim - Integrante / Jocélio Passos - Integrante / Jorge Cavalcanti - Integrante / Lais do Nascimento Salvador - Integrante.Financiador(es): Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Engenharia de software - Auxílio financeiro.
2008 - 2009
Laboratório interdisciplinar de pesquisas em multimeios
Descrição: O Laboratório interdisciplinar de pesquisas em multimeios visa atender a nova conjuntura de desenvolvimento de pesquisas em rede que estão articuladas no DCH III que se processam na inter-relação das novas tecnologias da comunicação e os processos educativos. Estas pesquisas trabalham com objetos audiovisuais, imagens, linguagens nos diversos suportes: impressos,, cinema, rádio, CD-rom (banco de dados); revistas eletrônicas, entre outros, tendo como orientação metodológica o desenvolvimento de trabalhos que envolvem o uso dos meios como forma de potencialização de estudos experimentais na área de comunicação social, sobretudo na produção de vídeos experimentais, edição de documentários, imagens fotojornalísticas, vídeo-artigos e produção de CD-Rom como campo de pesquisa sobre temas relacionados à realidade local. Diante disso, a metodologia se centra em uma ação interdisciplinar perpassando a transversalidade com base nas diferentes pesquisas já existentes e as novas a serem desenvolvidas no campo dos multimeios. A partir deste laboratório, pretende desmistificar o uso dos multimeios em diversos âmbitos, com destaque no desenvolvimento de materiais educativos; pesquisa com o quadro eletrônico para reconhecimento de símbolos e recurso para pessoas com necessidades especiais e produção on-line de materiais educomunicativos. As pesquisas desenvolvidas irão favorecer o uso de conteúdos digitais e a modelagem do processo educacional como estratégias de difusão do conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
Mejora de la calidad educativa universitaria a través del diseño y ejecución de unidades de aprendizaje soportados por tecnologías de la Web Semántica
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2012
O uso da lousa digital e TV Pendrive em um modelo híbrido de sala de aula
Descrição: Os objetivos deste projeto centram-se na integração de novos elementos tecnológicos em sala de aula com ênfase (i) no estudo da viabilização do uso de dispositivo de captura de escrita com projetor multimidia para compor uma lousa digital de baixo custo e do uso de TV Pendrive, (ii) na aplicação de materiais de aprendizagem de forma padronizada, com o suporte de especificações padrão de metadados, e (iii) ênfase na representação do conhecimento pedagógico aplicável a diversas situações de ensino/aprendizagem com o suporte da engenharia de software. O uso de novos dispositivos em sala de aula permite enriquecer o ambiente onde a aprendizagem ocorre e favorecer a aprendizagem. Os padrões de metadados permitem descrever o processo educacional na forma de unidades de aprendizagem com fins de tratar questões de interoperabilidade e reutilização. A integração destas tecnologias traria como principais vantagens: - Permitir o uso de materiais preparados previamente e enriquecidos, criando condições para uma melhora no ensino e aprendizagem; - O material produzido durante as aulas pode ser armazenados na forma de objetos de aprendizagem, acessíveis posteriormente por alunos com o propósito de facilitar a aprendizagem e por professores para (re)utilização; - Permitir a manipulação de unidades de aprendizagem de forma bastante flexível com a possibilidade de definição/(re)utilização destas a partir de um repositório de conteúdos facilitando o suporte ao trabalho do professor;.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Ricardo José Rocha Amorim - Coordenador / Dinani Gomes Amorim - Integrante / Alexsandro Gomes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade
2011 - Atual
Periódico: Revista Opara


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: IEEE multidisciplinary engineering education magazine
2011 - Atual
Periódico: Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade
2015 - Atual
Periódico: Computers in Human Behavior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Inteligencia Artificial.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Informática na Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Galego
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Best Paper, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
2002
Menção Honrosa em defesa de dissertação de mestrado, UFSC.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:63
Total de citações:390
Ricardo Amorim. Resultados: H-Index = 10  Data: 27/09/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIDAL, JUAN C.2018VIDAL, JUAN C. ; RABELO, T. ; LAMA, Manuel ; Amorim, Ricardo J. R. . Ontology-based approach for the validation and conformance testing of xAPI events. KNOWLEDGE-BASED SYSTEMS, v. 155, p. 22-34, 2018.

2.
MENEZES, A. J. S.2018MENEZES, A. J. S. ; Amorim, R. J. R. ; OLIVEIRA, A. D. . BIBLIOGRAPHIC MAPPING, ON TECHNICAL TRAINING OF YOUNG PEOPLE OF THE FIELD AND ITS RELATIONSHIP WITH HUMAN ECOLOGY IN THE BRAZILIAN TERRITORY. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 8, p. 22042-22048, 2018.

3.
SILVA, L. P.2018SILVA, L. P. ; MOREIRA, R. C. ; Amorim, R. J. R. ; SANTOS, F. A. . THE EFFECT OF SOCIOECONOMIC INDICATORS ON THE DEGREE OF BUDGET EFFICIENCY: A PANEL DATA ANALYSIS IN THE MUNICIPALITIES OF BAHIA, BRAZIL. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 08, p. 23243-23247, 2018.

4.
BRITO, J. A.2017BRITO, J. A. ; MONTEIRO, B. S. ; GOMES, A. S. ; Amorim, Ricardo J. R. ; SEIXAS, L. R. ; MELO FILHO, I. J. . U-Learning: A Collaborative Experience in the Urban Context. LECTURE NOTES IN COMPUTER SCIENCE (INTERNET), v. 10391, p. 40-48, 2017.

5.
LIMA RIBEIRO, JOSIANE DA CRUZ2017LIMA RIBEIRO, JOSIANE DA CRUZ ; REIS NUNES, RODRIGO DOS ; ROCHA AMORIM, RICARDO JOSÉ . The Use of Cell Phones in School: Hybridization of Knowledge and Teaching Practices. CREATIVE EDUCATION, v. 08, p. 1968-1990, 2017.

6.
NUNES, R. R.2017NUNES, R. R. ; RIBEIRO, J. C. L. ; Amorim, R. J. R. . A aprendizagem colaborativa na formação docente: prática pedagógica e tecnologias digitais. Revista Profissão Docente (Online), v. 17, p. 21-34, 2017.

7.
RIBEIRO, J. C. L.2016RIBEIRO, J. C. L. ; Amorim, R. ; NUNES, R. R. . SELFIES, EMOJIS, LIKES: REPRESENTAÇÕES VOLÁTEIS E LEITURAS LÍQUIDAS NA ERA DIGITAL. Texto Livre, v. 9, p. 161, 2016.

8.
CARVALHO, T. V. R.2016CARVALHO, T. V. R. ; ARAUJO, K. ; SANTOS, J. M. ; Amorim, R. ; Amorim, D. . AS NOVAS MÍDIAS NA WEB 2.0 E OS SEUS REFLEXOS NA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. Revista Expansão Acadêmica, v. 1, p. 86-94, 2016.

9.
LIMA FILHO, RAIMUNDO NONATO2015LIMA FILHO, RAIMUNDO NONATO ; Amorim, R. ; MOREIRA, R. C. ; PINHEIRO, F. M. G. ; SILVA NETO, J. A. . MANAGEMENT ACCOUNTING ARTIFACTS WIDESPREAD BETWEEN THE GRADUATE COURSE STUDENTS IN ACCOUNTING SCIENCES. Journal of Basic and Applied Research International, v. 6, p. 81-91, 2015.

10.
FILHO, RAIMUNDO NONATO LIMA2015FILHO, RAIMUNDO NONATO LIMA ; MOREIRA, SILVANA LORENA COSTA ; AMORIM, RICARDO JOSÉ ROCHA ; PINHEIRO, FRANCISCO MARTON GLEUSON ; MOREIRA, ROMILSON DO CARMO . Performance of Accounting Sciences Undergraduate Students from High Education Institution of Bahia about the Recent Changes in Financial Statements. Creative Education, v. 06, p. 549-563, 2015.

11.
ROLIM, A. L. S.2014ROLIM, A. L. S. ; GOMES, A. ; Amorim, R. ; LUCIANO, D. . Design de um Artefato Social para Avaliação Formadora. Revista de Informática Aplicada, v. 10, p. 6, 2014.

12.
LIMA FILHO, RAIMUNDO NONATO2014LIMA FILHO, RAIMUNDO NONATO ; SILVA, J. ; Amorim, R. ; MOREIRA, R. C. ; PINHEIRO, F. M. G. . The Koyck Model in Predicting Public Revenues of the Mosrt Populous Districts in the State of Bahia, Brazil. Australian Journal of Basic and Applied Sciences, v. 8, p. 381-390, 2014.

13.
LIMA FILHO, RAIMUNDO NONATO2014LIMA FILHO, RAIMUNDO NONATO ; BRUNI, A. L. ; Amorim, R. . The influence of age and gender on entrepreneurial behaviour characteristics of students and professionals of Business Administration. African Journal of Business Management, v. 8, p. 1019-1028, 2014.

14.
LIMA FILHO, RAIMUNDO NONATO2014LIMA FILHO, RAIMUNDO NONATO ; BRUNI, A. L. ; Amorim, R. . {16-20} The influence of age and gender on entrepreneurial behaviour characteristics of students and professionals of Business Administration. African Journal of Business Management. African Journal of Business Management, v. 8, p. 1019-1028, 2014.

15.
MEDEIROS, F. P. A.2013MEDEIROS, F. P. A. ; GOMES, A. S. ; Amorim, R. ; MEDEIROS, G. A. . Redesigning Collaboration Tools to Enhance Social Presence in Online Learning Environments. Lecture Notes in Computer Science, v. 8224, p. 175, 2013.

16.
Amorim, R.2012Amorim, R.. Guest Editors Introduction for Volume 7 Number 3. IEEE multidisciplinary engineering education magazine, v. 7, p. 1-2, 2012.

17.
Amorim, R.2012Amorim, R.; RABELO, T. ; Amorim, D. . Descrição Semântica Para A Edição e Compartilhamento de Recursos Educacionais Abertos. Revista OPARA, v. 2, p. 1, 2012.

18.
PINTO, G. P.2011 PINTO, G. P. ; SALVADOR, L. N. ; Amorim, R. . A Model Driven Solution based on Ontology in the implementation of Units of Learning authoring tools. IEEE multidisciplinary engineering education magazine, v. 6, p. 2, 2011.

19.
Amorim, R.2011Amorim, R.; RABELO, T. ; Amorim, D. ; PHILIPE, H. . O Design Didático da Atenção do Estudante Mediada por Dispositivos Móveis. Revista OPARA, v. 1, p. 1-18, 2011.

20.
Amorim, R.2011Amorim, R.; Amorim, D. . Desenvolvimento dirigido por modelos e ontologias na construção de aplicações educacionais. Anuário de Pesquisa - Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação, v. 1, p. 143-144, 2011.

21.
CARVALHO, R. S.2011CARVALHO, R. S. ; MELO FILHO, I. J. ; Amorim, R. ; VIDAL, T. C. ; ROLIM, A. L. S. ; GOMES, A. . Integração entre o Sistema de Gestão Acadêmica e o Sistema de Gestão da Aprendizagem: Ação Reflexiva na Prática Docente. Revista OPARA, v. 1, p. 215-229, 2011.

22.
Amorim, R.2011Amorim, R.; Amorim, D. . O uso da lousa digital e TV multimídia em um modelo híbrido de sala de aula. Anuário de Pesquisa - Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação, v. 1, p. 141-142, 2011.

23.
SÁNCHEZ, Eduardo2008SÁNCHEZ, Eduardo ; LAMA, Manuel ; Amorim, R. ; VIDAL, J. C. ; NOVEGIL, A. . On the use of an IMS LD ontology for creating and executing Units of Learning: Application to the Astronomy case study. Journal of Interactive Media in Education, v. Dec-08, p. número-21, 2008.

24.
Amorim, R.2007 Amorim, R.; LAMA, M ; SÁNCHEZ, e . Representación y Ejecución de Unidades Educativas a través de una Ontología de Diseños de Aprendizaje. Inteligencia Artificial, v. 11, p. 61-78, 2007.

25.
Amorim, R.2006 Amorim, R.; LAMA, Manuel ; SÁNCHEZ, Eduardo ; RIERA, Adolfo ; VILA, Xosé A . A Learning Design Ontology based on the IMS Specification. Educational Technology & Society, v. 9, n.1, p. 38-57, 2006.

26.
SÁNCHEZ, Eduardo2006SÁNCHEZ, Eduardo ; LAMA, Manuel ; Amorim, R. . Developing and using an IMS LD ontology to create and execute learning designs. WSEAS TRANSACTIONS on ADVANCES in ENGINEERING EDUCATION, v. 3, p. 724-729, 2006.

27.
Amorim, R.2006Amorim, R.; SÁNCHEZ, Eduardo ; LAMA, Manuel . The Problem of LD Execution and the Need for an IMS LD Level B Ontology. Lecture Notes in Computer Science, v. 4227/2, p. 537, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Amorim, R. J. R.; Amorim, D. ; BONFIM, L. S. V. ; MARQUES, J. ; OLIVEIRA, H. P. ; ANDRADE NETO, C. G. ; RIBEIRO, M. S. S. . ECOLOGIA TRANSHUMANA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SINGULARIDADE. 1. ed. Paulo Afonso: SABEH, 2018. v. 1. 179p .

Capítulos de livros publicados
1.
NOGUEIRA, U. ; LOSCIO, B. F. ; Amorim, R. ; Amorim, D. . Avaliação da ontologia ontoer+ na descrição de recursos educacionais abertos. In: Edmerson dos Santos Reis; Josemar Martins Pinzoh. (Org.). O paradigma cultural. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 1-219.

2.
Amorim, R.; Amorim, D. . A INFOESFERA E SUAS CONEXÕES COM A ECOLOGIA HUMANA. In: Juracy Marques. (Org.). Ecologias Humanas. 1ed.: , 2014, v. , p. 1-.

3.
MEDEIROS, FRANCISCO ; Gomes, Alex ; Amorim, Ricardo ; MEDEIROS, GABRIELA . Redesigning Collaboration Tools to Enhance Social Presence in Online Learning Environments. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer Berlin Heidelberg, 2013, v. , p. 175-191.

4.
Amorim, R.; Amorim, D. ; GOMES, A. . PROJETO AMADEUS: CRIANDO NOVAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM UMA EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA. In: Lucila Pesce; Maria Olívia de Matos Oliveira. (Org.). Educação e cultura midiática. Salvador: EDUNEB, 2012, v. 2, p. 95-.

5.
Nascimento, R. ; Siqueira, S. ; Amorim, R. ; Lima, F. ; SALVADOR, L. N. . 4th Brazilian Workshop on Semantic Web and Education (SWEd?11@SBIE-WIE?11). In: Henrique Nou Schneider; Maria Augusta S. N. Nunes; Ismar Frango Silveira; Ig Ibert Bittencourt; Gláucio José Couri Machado. (Org.). Anais do XXII SBIE - XVII WIE. Aracaju: SBC - Sociedade Brasileira de Computação, 2011, v. , p. -.

6.
Amorim, R.. MODELO DE CONHECIMENTO E TECNOLÓGICO DE SALA DE AULA PARA A INTEGRAÇÃO DE METODOLOGIAS E RECURSOS DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM. In: GARCIA, Paulo César. (Org.). INTERFACES: Cultura, Contemporaneidade e Subjetividades. 1ed.Salvador-BA: Editora da Universidade do Estado da Bahia-EDUNEB, 2009, v. , p. 50-65.

7.
Amorim, R.; LAMA, Manuel ; SÁNCHEZ, e . WebLD: A Web Portal to Design IMS LD Units of Learning. In: Kinshuk; Rob Koper; Piet Kommers; Paul Kirschner; Demetrios Sampson; Win Didderen. (Org.). The Seventth IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies. Los Alamitos, CA, USA: IEEE Computer Society, 2007, v. , p. -.

8.
Amorim, R.; SÁNCHEZ, Eduardo ; LAMA, Manuel . The Problem of LD Execution and the Need for an IMS LD Level B Ontology. In: Wolfgang Nejdl; Klaus Tochtermann; Erik Duval; Peter Scott; Fabrizio Cardinali; Luk Vervenne; Volker Zimmermann; Katherine Maillet; Ralf Klamma; Constantin Makropolous; Peter Dolog; Sofia Kalokerinou; Vana Kamtsiou; Uwe Thaden; Martin Wolpers; Helen Zabak. (Org.). Lecture Notes in Computer Science: Innovative Approaches for Learning and Knowledge Sharing. 1ed.Berlin: Springer-Verlag, 2006, v. 4227/2, p. 537-542.

9.
Amorim, R.; LAMA, Manuel ; SÁNCHEZ, e . Semantic Modelling of the IMS LD Level B Specification. In: Kinshuk; Rob Koper; Piet Kommers; Paul Kirschner; Demetrios Sampson; Win Didderen. (Org.). The 6th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies. Los Alamitos, CA, USA: IEEE Computer Society, 2006, v. , p. -.

10.
Amorim, R.; LAMA, Manuel ; SÁNCHEZ, e . Modelling and Implementation of the Astronomy case study with an IMS-LD Ontology. In: Kinshuk; Rob Koper; Piet Kommers; Paul Kirschner; Demetrios Sampson; Win Didderen. (Org.). The 6th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies. Los Alamitos, CA, USA: IEEE Computer Society, 2006, v. , p. -.

11.
Amorim, R.; LAMA, Manuel ; SÁNCHEZ, e . Using Ontologies to model and execute IMS Learning Design documents. In: Kinshuk; Rob Koper; Piet Kommers; Paul Kirschner; Demetrios Sampson; Win Didderen. (Org.). The 6th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies. Los Alamitos, CA, USA: IEEE Computer Society, 2006, v. , p. -.

12.
Amorim, R.; SÁNCHEZ, e ; LAMA, Manuel . La utilización de una ontología IMS-LD en el modelado de diseños de aprendizaje. In: Manuel Lama; Eduardo Sánchez. (Org.). Técnicas de la Inteligencia Artificial Aplicadas a la Educación. Santiago de Compostela: Unidixital, 2005, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GOMES, A. ; Amorim, R. . Entrevista com o CORE do Amadeus. Revista Espírito Livre, 20 jun. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, LAÉCIO ; SANCHES, LEANDRO ; NASCIMENTO, LAIS ; SOUZA, MARLO ; AMORIM, RICARDO JOSÉ ROCHA . OntoLo: Um modelo ontológico para avaliar o desempenho acadêmico na Educação a Distância. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. org.crossref.xschema._1.Title@104222ba, 2018. p. 1898-1902.

2.
SA, V. P. ; OLIVEIRA, L. ; Amorim, R. . JORNALISMO COLABORATIVO E EDUCOMUNICAÇÃO: OS PILARES DE UMA EXPERIÊNCIA JORNALÍSTICO-FORMATIVA NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE. In: 8º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO ? SIMEDUC, 2017, Aracaju. Anais do 8º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO ? SIMEDUC. Aracaju: UNIT, 2017. v. 1.

3.
RABELO, T. ; VIDAL, J. C. ; LAMA, Manuel ; Amorim, R. . Comparative study of xAPI validation tools. In: Frontiers in Education, 2017, Indianapolis. 2017 IEEE Frontiers in Education Conference Proceedings. Piscataway: Conference Catalysts, LLC, 2017. v. 1.

4.
FREITAS, E. F. ; Amorim, R. J. R. ; SENA, J. V. R. ; LOPES, A. F. . Estratégias pedagógicas e comunicacionais para professores de estudantes surdos do ensino médio. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 2017, João Pessoa. Anais do IV CONEDU, 2017. v. 1.

5.
SAMPAIO, S. ; FONSECA, C. ; Amorim, Ricardo J. R. . A Imagem como Elemento Mediador do Conhecimento: As Contribuições do Pibid nos Processos Formativos. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016. v. 1.

6.
CARVALHO, S. M. ; SOUZA, F. F. ; Amorim, Ricardo J. R. ; Amorim, D. . Ambiente Computacional em Nuvem Utilizando Docker para Suporte a Reproducible Research em Computação. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016.

7.
SOUZA, J. ; BASTOS, C. R. C. ; QUEIROZ, M. P. C. P. ; AMORIM, RICARDO JOSÉ ROCHA . Vídeos reportagens sobre o uso do smartphone na educação básica:uma análise na perspectiva dos escritos de Bourdieu.. In: VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, 2016, Juazeiro. Anais do VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, 2016. v. IV.

8.
SOUZA, J. ; PAIVA, C. C. S. ; Amorim, R. J. R. . Análise de vídeos reportagens sobre o uso do telefone celular nas escolas da educação básica. In: III CONEDU - Congresso Nacional de Eduação, 2016, Natal. Anais do III CONEDU - Congresso Nacional de Eduação, 2016.

9.
MACHADO, M. D. ; LEITE, K. C. N. ; SILVA, E. ; Amorim, Ricardo J. R. . O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ROTINA DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. In: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI), 2016, Campina Grande. Anais II CINTEDI. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2016. v. 1.

10.
SOUZA, P. E. S. ; OLIVEIRA, J. B. A. ; Amorim, Ricardo J. R. . TDIC E EDUCAÇÃO DE SURDOS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE PESQUISAS ACADÊMICAS NOS PRIMEIROS DEZ ANOS DA LEI DE LIBRAS. In: III Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2016, Natal. Anais III CONEDU. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2016. v. 1.

11.
ANDRADE, A. C. S. ; SOUZA, P. E. S. ; Amorim, Ricardo J. R. . ENSINO DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇA SURDA NA ESCOLA REGULAR: UM ESTUDO DE CASO. In: III Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2016, Natal. Anais III CONEDU. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2016. v. 1.

12.
MENEZES, A. J. S. ; Amorim, Ricardo J. R. . A FORMAÇÃO TECNICA DOS JOVENS DO CAMPO E SUA RELAÇÃO COM A ECOLOGIA HUMANA. In: II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar, 2016, Juazeiro. Anais do II COBEAI, 2016.

13.
RABELO, THOMAS ; LAMA, Manuel ; Amorim, Ricardo R. ; VIDAL, JUAN C. . SmartLAK: A big data architecture for supporting learning analytics services. In: 2015 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2015, Camino Real El Paso. 2015 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). v. 1. p. 1-10.

14.
BRITO, JOSILENE ALMEIDA ; Amorim, Ricardo ; GOMES, ALEX SANDRO . Effectiveness of educational practices through the extension of a framework ubiquitous learning environment. In: 2015 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2015, Aveiro. 2015 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). v. 1. p. 1-21.

15.
BRITO, JOSILENE ALMEIDA ; Amorim, Ricardo ; DE SOUSA MONTEIRO, BRUNO ; GOMES, ALEX SANDRO ; DE MELO FILHO, IVANILDO JOSE . Effectiveness of practices with sensors in engaging in meaningful learning in higher education: Extending a framework of ubiquitous learning. In: 2015 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2015, Camino Real El Paso. 2015 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2015. p. 1.

16.
RABELO, T. ; PENÍN, Manuel Lama ; Amorim, R. ; VIDAL, J. C. . Descrição semântica de experiência de aprendizagem baseada na especificação xAPI. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação - Workshop de Web Semântica na Educação, 2015, Maceió. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2015.

17.
DUARTE, E. S. ; LIMA FILHO, RAIMUNDO NONATO ; Amorim, R. ; RIBEIRO, H. B. . LEI DA TRANSPARÊNCIA E AS MUDANÇAS OCORRIDAS COM A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. In: 5º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2014, Florianópolis. Anais do 5º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2014.

18.
BRITO, J. A. ; GOMES, A. S. ; Amorim, R. . Modelo de aprendizagem baseado em computação ubíqua como prática pedagógica inovadora centrada no aprendiz: Desa. In: XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2014, Brasilia. Sistemas Sociais e Eventos de Grandes Massas: Ampliando Desafios da Computação . Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2014. p. 696-704.

19.
NOGUEIRA, U. ; LOSCIO, B. F. ; Amorim, R. . Desenvolvimento de uma Ontologia para Recursos Educacionais Abertos com Methontology. In: XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2014), 2014, Dourados, MS. Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014.

20.
LIMA FILHO, RAIMUNDO NONATO ; AMORIM, RICARDO . La meta cognición y características emprendedoras: Una análisis empírica.. In: VII Congreso de Costos del Mercosur, 2014, Montevideo. Actas del VII Congreso de Costos del Mercosur, 2014.

21.
LIMA FILHO, RAIMUNDO NONATO ; AMORIM, RICARDO ; MOREIRA, R. C. ; PINHEIRO, F. M. G. . THE KOYCK MODEL IN PREDICTING PUBLIC REVENUES OF THE MOST POPULOUS DISTRICTS IN THE STATE OF BAHIA, BRAZIL. In: 8TH INTERNATIONAL EIASM PUBLIC SECTOR CONFERENCE, 2014, Edinburgh. PROCEDURES OF 8TH INTERNATIONAL EIASM PUBLIC SECTOR CONFERENCE, 2014.

22.
MEDEIROS, FRANCISCO ; GOMES, ALEX SANDRO ; AMORIM, RICARDO ; MEDEIROS, GABRIELA . Architecture for Social Interactions Monitoring in Collaborative Learning Environments as a Support for the Teacher's Awareness. In: 2013 IEEE 13th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2013, Beijing. 2013 IEEE 13th International Conference on Advanced Learning Technologies. p. 123.

23.
LIMA FILHO, RAIMUNDO NONATO ; BRUNI, A. L. ; Amorim, R. . A INFLUÊNCIA DA IDADE E GÊNERO NAS CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS EMPREENDEDORAS DE ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO. In: XVI SEMEAD ? Seminários em Administração FEA/USP, 2013, São Paulo. Anais do XVI SEMEAD, 2013.

24.
ROLIM, A. L. S. ; GOMES, A. ; Amorim, R. ; LUCIANO, D. . Artefato Social para avaliação formadora. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012.

25.
Amorim, R.; RABELO, T. ; Amorim, D. . Open Educational Resources Ontology. In: II International Symposium on OER: Issues for globalization and localization, 2012, Rio de Janeiro. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - Recursos Educacionais Abertos, 2012.

26.
Amorim, R.; Amorim, D. ; GOMES, A. . NOVAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM HÍBRIDO BASEADO NA INTEGRAÇÃO DE TIC. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Anais do X ENEM, 2010. v. 1.

27.
Amorim, R.; Amorim, D. ; CAVALCANTI, J. ; PASSOS, J. ; MOURA, L. ; SILVA, E. ; TOLEDO, A. ; FANTINI, W. ; GOMES, A. . INTEGRAÇÃO DE LOUSA DIGITAL, ONTOLOGIA EDUCACIONAL E LMS NA COMPOSIÇÃO DE UM AMBIENTE HÍBRIDO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. In: I Worshop de Engenharia de Software do Sertão do São Francisco, 2010, Petrolina. Anais do I WESS. PEtrolina: FACAPE - FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA, 2010. v. 1.

28.
LI, X. ; Amorim, R. . Development of a Framework for Quality Instructional Design Ontologies. In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2010), 2010, João Pessoa. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010.

29.
TOLEDO, A. ; FANTINI, W. ; SILVA, E. ; Amorim, R. ; Amorim, D. ; GOMES, A. . Amadeus e IMS Learning Design: interoperabilidade e reutilização em um ambiente virtual de 2ª geração. In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2010), 2010, João Pessoa. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010.

30.
PINTO, G. P. ; SALVADOR, L. N. ; Amorim, R. . Uma solução MDA baseada em Ontologias na construção de ferramentas de autoria para Unidades de Aprendizagem. In: Third Brazilian Workshop on Semantic Web and Education (SWEd?10@SBIE?10), 2010, João Pessoa. Anais do Third Brazilian Workshop on Semantic Web and Education (SWEd?10), 2010.

31.
Amorim, R.; Amorim, D. ; PASSOS, J. ; CAVALCANTI, J. . Amadeus LD: Desenvolvimento Dirigido por Modelos e Ontologias na adaptação de uma aplicação educacional ao uso de padrões de metadados. In: III Simposio Social do São Francisco, 2009, Petrolina. Anais SIMFACAPE. Petrolina: FACAPE - FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA, 2009. v. 1. p. 5-14.

32.
Amorim, R.; Amorim, D. ; CAVALCANTI, J. ; PASSOS, J. . Desenvolvimento dirigido por modelos e ontologias na construção de aplicações educacionais. In: IV Seminário de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação, 2009, Salvador. Anais do IV Seminario de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação, 2009.

33.
Amorim, R.. Modelling and executing units of learning using an IMS LD ontology. In: Firsts Brazilian Workshop on Semantic Web and Education, 2007, São Paulo. First Brazilian Workshop on Semantic Web and Education, 2007.

34.
Amorim, R.. O uso de uma ontología de IMS Learning Design como meta-modelo pedagógico para representar unidades de aprendizagem. In: Modelos Pedagógicos em Educação a Distância: das concepções pessoais aos conceitos científicos, 2007, São Paulo. O uso de uma ontología de IMS Learning Design como meta-modelo pedagógico para representar unidades de aprendizagem, 2007.

35.
SÁNCHEZ, e ; LAMA, M ; Amorim, R. ; Negrete . WebLD: A Web Portal to Design IMS LD Units of Learning. In: The 7th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT 2007), 2007, Japão. The 7th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies. Los Alamitos, CA, USA: IEEE Computer Society, 2007. v. 0. p. 880-881.

36.
Amorim, R.; SÁNCHEZ, Eduardo ; LAMA, Manuel . The Problem of LD Execution and the Need for an IMS LD level B. In: First European Conference on Technology Enhanced Learning, 2006, Creta. Innovative Approaches for Learning and Knowledge Sharing, 2006. p. 537-542.

37.
LAMA, Manuel ; Amorim, R. ; VILA, Xosé A . Semantic Description of the IMS Learning Design. In: Workshop AIED SW-EL´05, 2005, Amsterdam. SW-EL'05: Applications of Semantic Web Technologies for E-Learning, 2005. p. 37-46.

38.
Amorim, R.; LAMA, Manuel ; SÁNCHEZ, Eduardo ; RIERA, Adolfo ; VILA, Xosé A . A Learning Design Ontology based on the IMS Specification. In: UNFOLD-PROLEARN Joint Workshop, 2005, Valkenburg. Current Research on IMS Learning Design, 2005. p. 203-225.

39.
Amorim, R.; SÁNCHEZ, Eduardo ; LAMA, Manuel . La utilización de una ontología IMS-LD en el modelado de diseños de aprendizaje. In: XI Conferencia de la asociación Española para la Inteligencia Artificial, 2005, Santiago de Compostela. Técnicas de la Inteligencia Artificial Aplicadas a la Educación, 2005. p. 15-26.

40.
RIERA, A ; SÁNCHEZ, e ; LAMA, M ; Amorim, R. ; VILA, X A ; BARRO, S . Study of Communication in a Multi-Agent System for Collaborative Learning Scenarios. In: 12-th Euromicro Conference on Parallel, Distributed and Network based Processing (PDP2004), 2004, A Coruña. Proceedings of 12-th Euromicro Conference on Parallel, Distributed and Network based Processing (PDP2004), 2004.

41.
SÁNCHEZ, Eduardo ; LAMA, M ; Amorim, R. ; RIERA, A ; VILA, A ; BARRO, S . A multi-tiered agent-based architecture for a cooperative learning environment. In: PDP, 2003, Genova. Proceedings of PDP 2003. Genova, 2003.

42.
Amorim, R.; LAMA, Manuel ; SÁNCHEZ, Eduardo ; VILA, Xosé A . An Educational Ontology based on Metadata Standards. In: ECEL, 2003, Glasgow. Proceedings of ECEL 2003, 2003.

43.
Amorim, R.; LAMA, M ; SÁNCHEZ, e ; VILA, X A . An Educational Ontology for a Collaborative Learning Environment. In: m-ICTE, 2003, Badajoz. Proceedings of m-ICTE 2003, 2003.

44.
SÁNCHEZ, e ; LAMA, M ; Amorim, R. ; RIERA, A ; VILA, A ; BARRO, S . EUME project: modeling and design of an intelligent learning management system. In: AIED, 2003, Sidney. Proceedings of AIED 2003. Proceedings of AIED 2003, 2003.

45.
VILA, X ; RIERA, A ; SÁNCHEZ, e ; LAMA, M ; Amorim, R. ; CEBREIRO, B ; MORANTE, C Fernandez . Experiences on using the EUME Resource Management System in university courses. In: 2o Inte. Conf. in Multimedia and Information & Comunication Technologies in Education, 2003, Badajoz. Proceedings of 2o Inte. Conf. in Multimedia and Information & Comunication Technologies in Education. Proceedings of m-ICTE 2003, 2003.

46.
PENÍN, Manuel Lama ; Amorim, R. ; SÁNCHEZ, Eduardo ; RIERA, Adolfo ; VILA, José ; BARRO, Senén ; CEBREIRO, Beatriz ; MORANTE, Carmen Fernandez . A task model for a management resource system integrated in a cooperative learning environment. In: KES, 2002, Crema. Frontiers in Artificial Intelligence and Applications, 2002. v. 82.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORAIS, A. L. P. A. ; BASTOS, C. R. C. ; SOUZA, J. ; QUEIROZ, M. P. C. P. ; Amorim, R. J. R. . O whatsapp como suporte pedagógico: um relato de experiência com os estudantes da EaD. In: VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, 2016, Juazeiro. Anais do VI ECSAB, 2016.

2.
Amorim, R.; Amorim, D. ; BITENCOURT, R. . A Infoesfera e suas conexões com a Ecologia Humana. In: II Workshop de educação ambiental Interdisciplinar, 2013, Juazeiro/BA. Anais do II Workshop de educação ambiental Interdisciplinar, 2013. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Amorim, R. J. R.; Amorim, D. ; BONFIM, L. S. V. . ECOLOGIA DAS MÁQUINAS. In: III Seminario Internacional y II Congreso Nacional de Ecología Humana, 2016, San Lorenzo, Paraguai. Memorias del III Seminario Internacional y II Congreso Nacional de Ecología Humana, 2016. p. 1-255.

Apresentações de Trabalho
1.
Amorim, R.. Oficina em Tecnologias Verdes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Amorim, R.. Integração de Tecnologias e Novas Formas de Interação em uma Educação com ou sem Distancia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
Amorim, R.. Resultados de projeto: Desenvolvimento dirigido por modelos e ontologias na construção de aplicações educacionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Amorim, R.; LAMA, Manuel ; SÁNCHEZ, Eduardo . Semantic Modelling of the IMS LD Level B Specification. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LAMA, Manuel ; SÁNCHEZ, Eduardo ; Amorim, R. ; VILA, X A . Semantic Description of the IMS Learning Design Specification. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Amorim, R.; SÁNCHEZ, Eduardo ; LAMA, Manuel . La utilización de una ontología IMS-LD en el modelado de diseños de aprendizaje. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Amorim, R.; LAMA, Manuel ; SÁNCHEZ, Eduardo ; VILA, X A . An Educational Ontology based on Metadata Standards. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Amorim, R.; MARQUES, J. ; NUNES, J. . Reseña de livro: Redes Sociais Digitais - A Cognição Conectiva do Twitter. Cádiz: EDUCOM, 2011 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Amorim, Ricardo J. R.. Parecer artigo periódico Computers in Human Behavior CHB-D-16-01744R1. 2016.

2.
Amorim, Ricardo J. R.. Parecer artigo periódico Computers in Human Behavior CHB-D-16-00881R1. 2016.

3.
Amorim, Ricardo J. R.. Parecer artigo periódico Computers in Human Behavior CHB-D-16-00661. 2016.

4.
Amorim, Ricardo J. R.. Parecer artigo Congresso Brasileiro de Informática na Educação - 160385. 2016.

5.
Amorim, Ricardo J. R.. Parecer artigo Congresso Brasileiro de Informática na Educação - 160392. 2016.

6.
Amorim, Ricardo J. R.. Parecer artigo Congresso Brasileiro de Informática na Educação - 160414. 2016.

7.
Amorim, Ricardo J. R.. Parecer artigo Congresso Brasileiro de Informática na Educação - 160416. 2016.

8.
Amorim, Ricardo J. R.. Parecer artigo Congresso Brasileiro de Informática na Educação - 159437. 2016.

9.
Amorim, Ricardo J. R.. Parecer artigo Congresso Brasileiro de Informática na Educação - 154384. 2016.

10.
Amorim, Ricardo J. R.. Parecer artigo Congresso Brasileiro de Informática na Educação - 154296. 2016.

11.
Amorim, Ricardo J. R.. Parecer artigo Congresso Brasileiro de Informática na Educação - 153797. 2016.

12.
Amorim, Ricardo J. R.. Parecer artigo Congresso Brasileiro de Informática na Educação - 153807. 2016.

13.
Amorim, Ricardo J. R.. Parecer artigo Congresso Brasileiro de Informática na Educação - 159449. 2016.

14.
Amorim, R.. Parecer artigo periódico Computers in Human Behavior CHB-D-15-01405. 2015.

15.
Amorim, R.. Parecer artigo periódico Computers in Human Behavior CHB-D-15-00985. 2015.

16.
Amorim, R.. Parecer artigo periódico Computers in Human Behavior CHB-D-15-00670. 2015.

17.
Amorim, R.. Parecer artigo periódico Computers in Human Behavior CHB-D-15-00205. 2015.

18.
Amorim, R.. Parecer artigo periódico Computers in Human Behavior CHB-D-15-00345. 2015.

19.
Amorim, R.. Parecer artigo periódico Computers in Human Behavior CHB-D-15-00105. 2015.

20.
Amorim, R.. Parecer artigo periódico Computers in Human Behavior CHB-D-14-01581. 2015.

21.
Amorim, R.. Avaliação de curso - 122905. 2015.

22.
Amorim, R.. Avaliação de curso - 119726. 2015.

23.
Amorim, R.. Avaliação de curso - 119243. 2015.

24.
Amorim, R.. Avaliação de curso - 117837. 2015.

25.
Amorim, R.. Avaliação de curso - 117671. 2015.

26.
Amorim, R.. Avaliação de curso - 114911. 2015.

27.
Amorim, R.. Parecer artigo conferencia regional - 139663. 2015.

28.
Amorim, R.. Parecer artigo conferencia regional - 139687. 2015.

29.
Amorim, R.. Parecer artigo conferencia regional - 139688. 2015.

Redes sociais, websites e blogs
1.
Amorim, R.. A pesquisa acadêmica sobre recursos educacionais abertos: meta dados e ontologias. 2012; Tema: Recursos Educacionais Abertos. (Rede social).

2.
Amorim, R.; RABELO, T. ; Amorim, D. . Open Educational Resources Ontology. 2012; Tema: II International Symposium on OER: Issues for globalization and localization. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SALVADOR, L. N.; Amorim, R.; SANTANNA, C. N.. Participação em banca de Francisco Hélio de Oliveira. Caracterização de Modelos Conceituais Utilizando Ontologias de Dominio: Aplicação da Ontologia IMS LD na Construção de Modelos Conceituais para E-Learning. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Bahia.

2.
Lindner, E. L.; Amorim, R.; Vieira, J. N.. Participação em banca de Maria Celimar da Silva. Desenvolvimento de um corretor automático de exercícios gerados por software matemático. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
SOUZA, F. F.; Amorim, R.; GOMES, A.. Participação em banca de José Edson da Silva. A utilização da avaliação colaborativa no contexto dos ambientes virtuais de aprendizagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
Amorim, R.. Participação em banca de Rosângela Saraiva Carvalho. Sistemas de Gestão da aprendizagem e Sistemas de Gestão Acadêmica: Avaliados pela ótica do docente. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
Amorim, R.; GOMES, A.; ALVES, C. F.. Participação em banca de Ivanildo José de Melo Filho. Percepção Social em Interfaces distribuídas para o Aprendizado Online. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
Amorim, R.; ALVES, C. F.; GOMES, A.. Participação em banca de João Almeida e Silva. Uso de Mecanismos de Percepção da Tarefa para auxiliar os alunos no acompanhamento das atividades em Ambientes LMS. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
SOUZA, E. R. L. C.; MENEZES, I. G.; NOVA, S. P. C. C.; QUINTELLA, R. H.; BRUNI, A. L.; Amorim, R.. Participação em banca de Raimundo Nonato Lima Filho. Empreendendo Sobre o Empreender e Pensando Sobre o Pensar: um estudo sobre caracteristicas empreendedoras e metacognição. 2013. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

2.
MEDEIROS, F. P. A.; Amorim, R.. Participação em banca de Francisco Petrônio Alencar de Medeiros. Monitoramento das Interações Sociais em Ambientes Colaborativos Virtuais de Aprendizagem como Suporte a Presença Docente. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
FREITAS, F. L. G.; LOSCIO, B. F.; AQUINO, M. S.; SANTOS, M. S.; Amorim, R.. Participação em banca de Richarlyson Alves D'Emery. Um framework de geração de código para construção de aplicações que utilizam ontologias e agentes. 2012 - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
LIMA, S. C. S.; TEDESCO, P. C. A. R.; CARVALHO, A. B. G. P.; Amorim, R.; GOMES, A.. Participação em banca de Francisco Petrônio Alencar de Medeiros. Uma abordagem de monitoramento abrangente como suporte a presença docente. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
BRUNI, A. L.; NOVA, S. P. C. C.; MENEZES, I. G.; Amorim, R.. Participação em banca de Raimundo Nonato Lima Filho. Empreendendo sobre o empreender e pensando sobre o pensar: um estudo sobre características empreendedoras e metacognição. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, M. C.; Amorim, R.. Participação em banca de Maria da Conceição Ferreira Leal.Interface cérebro-computador e as redes neurais no reconhecimento de sinais EEG: principais avanços no auxilio às pessoas com necessidades especiais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

2.
RIBEIRO, R. D.; Amorim, R.. Participação em banca de Renata Dias Ribeiro.Pedagogia em tempos de incertezas: enfrentando desafios na educação e na sociedade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
SILVA, M. L. P.; Amorim, R.. Participação em banca de Maria Lucia Pereira da Silva.Arte educação: um estudo sobre a relação da prática dos professores de arte e os PCN's na escola municipal de Andorinha e escola municipal Vila Medrado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Amorim, R.. Seleção de professor substituto para Linguagem de Programação II. 2010. Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

2.
Amorim, R.. Banca de concurso público para professor efetivo de Engenharia de Software. 2008. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

3.
Amorim, R.. Banca de concurso público para professor efetivo de Inteligencia Artificial. 2008. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

4.
NOGUEIRA, U.; PLACIDO, A. R.; Amorim, R.. Banco de dados e tópicos avançados. 2008. Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

5.
Amorim, R.. Banca examinadora para disciplina de Algebra Linear. 1999. Faculdade de Ciencias da Administração de Petrolina.

6.
Amorim, R.. Banca examinadora para a disciplina de Fundamentos de Economia. 1998. Universidade do Estado da Bahia.

7.
Amorim, R.. Banca examinadora para disciplina de Matemática. 1998. Universidade do Estado da Bahia.

Avaliação de cursos
1.
Amorim, R.. Renovação de Reconhecimento de Curso. 2012. Centro Universitario do Rio Grande do Norte.

2.
Amorim, R.. Renovação de Reconhecimento de Curso - Ciência da Computação. 2011. Universidade Ibirapuera.

3.
Amorim, R.. Renovação de Reconhecimento de Curso. 2011. Universidade Ibirapuera.

4.
Amorim, R.. Renovação de Reconhecimento de Curso. 2011. Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.

5.
Amorim, R.. Renovação de Reconhecimento de Curso. 2011. Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas.

6.
Amorim, R.. Renovação de Reconhecimento de Curso. 2011. Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

7.
Amorim, R.. Renovação de Reconhecimento de Curso. 2011. Universidade Paulista.

8.
Amorim, R.. Reconhecimento de Curso. 2011. Faculdade Anhanguera de Piracicaba.

Outras participações
1.
Amorim, R.; Amorim, D.; FELIX, P. H.. Progressão para a classe de professor associado. 2012. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

2.
Amorim, R.; Amorim, D.; MARQUES, J.. Progressão para a classe de professor associado. 2011. Universidade Federal do Vale do São Francisco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13o Forum Internacional de Software Livre. 2012. (Outra).

2.
18o Congresso Internacional de Educação a Distância. 2012. (Congresso).

3.
4o Simposio Hipertexto e Tecnologias na Educação.A Pesquisa Acadêmica Sobre Recursos Educacionais Abertos: Meta Dados E Ontologias. 2012. (Simpósio).

4.
Campus Party. 2012. (Outra).

5.
CBIE 2012 Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Open Educational Ontology. 2012. (Congresso).

6.
II Fórum da Internet no Brasil. 2012. (Outra).

7.
I Seminário Internacional de Ecologia Humana.TI VERDE: AÇÕES DE EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE. 2012. (Seminário).

8.
ONTOBRAS/MOST. 2012. (Congresso).

9.
22o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2011. (Seminário).

10.
XXXI CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. Resultados de projeto no Instituto Nacional de ciência e tecnologia para a Engenharia de Software (INES). 2011. (Congresso).

11.
X Encontro Nacional de Educação Matemática.Educação Matemática, Cibercultura e novos contextos de ensino e aprendizagem. 2010. (Encontro).

12.
XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2010).Revisão de artigos. 2010. (Simpósio).

13.
I Jornada do GPEMAC da UESC.Curso básico de ontologia: Conceitos básicos e criação de ontologia OWL mediante o uso do software Protégé. 2008. (Encontro).

14.
Seminários de Matemática.Modelagem de conhecimento e Integraçao de Tecnologias e Mídias digitais na sala de aula. 2008. (Seminário).

15.
Ciclo de Colóquios de Matemática para a Graduação.Educação à Distancia: apresentação e discussão de um meta-modelo pedagógico para representar unidades de aprendizagem. 2007. (Outra).

16.
I Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas do Vale do São Francisco.participação em comissão científica. 2007. (Encontro).

17.
I Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas do Vale do São Francisco.Experiências Teórico - metodológicas da pesquisa "quantitativa". 2007. (Encontro).

18.
XVIII SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Modelling and executing units of learning using an IMS LD ontology. 2007. (Simpósio).

19.
XVIII SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.O uso de uma ontología de IMS Learning Design como meta-modelo. 2007. (Simpósio).

20.
The 6th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies.Semantic Modeling of the IMS LD Level B Specification. 2006. (Outra).

21.
Artificial Intelligence in Education - AIED. 2005. (Congresso).

22.
CAEPIA´05 - Taller: Técnicas de la Inteligencia Artifical Aplicada a la Educación.La utilización de una ontología IMS-LD en el modelado de diseños de aprendizaje. 2005. (Outra).

23.
Workshop AIED SW-EL´05.Semantic Description of the IMS Learning Design Specification. 2005. (Oficina).

24.
European Summer School in Logic, Language and Information - ESSLLI. 2003. (Outra).

25.
Second International Conference on Multimedia and ICTs in Education. (m-ICTE 2003). Second International Conference on Multimedia and ICTs in Education. (m-ICTE 2003). 2003. (Congresso).

26.
THE 2nd EUROPEAN CONFERENCE ON eLEARNING, ECEL 2003. THE 2nd EUROPEAN CONFERENCE ON eLEARNING, ECEL 2003. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAVALCANTI, J. ; Amorim, R. . XII Escola Regional de Computação Bahia Alagoas Sergipe. 2012. (Congresso).

2.
Amorim, R.; Amorim, D. . III Workshop de Engenharia de Software do Sertão do São Francisco. 2012. (Outro).

3.
Amorim, R.; Amorim, D. . e-Info. 2011. (Congresso).

4.
Amorim, D. ; Amorim, R. . II Workshop de Engenharia de Software do Sertão do São Francisco. 2011. (Outro).

5.
Nascimento, R. ; Siqueira, S. ; SILVA, A. P. ; Amorim, R. ; Lima, F. ; Brito, P. ; SALVADOR, L. N. . 4th Brazilian Workshop on Semantic Web and Education (SWEd?11@SBIE-WIE?11). 2011. (Congresso).

6.
GOMES, A. ; Amorim, R. . XXI Simposio Brasileiro de Informática na Educação. 2010. (Congresso).

7.
Amorim, R.. III Vale Humanas. 2010. (Outro).

8.
Amorim, D. ; Amorim, R. . I Workshop de Engenharia de Software do Sertão do São Francisco. 2010. (Outro).

9.
Amorim, R.. III Simpósio Social do São Francisco. 2009. (Congresso).

10.
Amorim, R.. I Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas do Vale do São Francisco. 2007. (Congresso).

11.
Amorim, R.. II Jornadas Científico-Técnicas en Servicios Web. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Evaldo Raymundo Dias da Silva. Educação Ambiental no Contexto Escolar. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA HUMANA E GESTÃO SOCIOAMBIENTAL) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Alberthyvania Brasileiro de Castro. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA INTERRELAÇÃO NECESSÁRIA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EAD. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação e Diversidade) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

3.
João Paulo Santos de Souza. O uso dos recursos educacionais digitais abertos como fontes de informação para a formação de alunos/pesquisadores na Educação Básica. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação e Diversidade) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

4.
Florisvaldo Cavalcanti dos Santos. O USO DOS DISPOSITIVOS DIGITAIS MÓVEIS EM SALA DE AULA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACAPE.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

5.
Jonas Martins dos Santos. FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA PARA DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação e Diversidade) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

6.
Francisco Arapiraca dos Santos. IMPACTOS DO USO DA TI VERDE NA GESTÃO DE RESÍDUOS DIGITAIS GERADOS PELAS EMPRESAS E ÓRGÃOS PÚBLICOS EM FACE A OBRIGATÓRIEDADE DO SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA HUMANA E GESTÃO SOCIOAMBIENTAL) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Quecia Almeida Cavalcante. A CONTEXTUALIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

2.
ENOS FIGUEREDO DE FREITAS. Letramento em letras para licenciando: possibilidades didáticas e tecnológicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

3.
Jaqueline Valois Rios Sena. Tempo juvenil no COMUJA: desvirtuação da proposta pedagógica e implicações para as práticas do letramento científico nas aulas de ciências. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

4.
Regivânia Almeida Moreira Lima. Cultura visual para produção de objetos educacionais na educação inclusiva para surdos. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

5.
Alexandre Junior de Souza Menezes. NARRATIVAS, SUBJETIVIDADES E TRANSITORIEDADE DE JOVENS DO CAMPO NA CONTEMPORANEIDADE. 2018. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA HUMANA E GESTÃO SOCIOAMBIENTAL) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

6.
JOSENILDA MARTINS DE SOUZA. O uso do celular como recurso de ensino aprendizagem em escolas públicas estaduais de Petrolina-PE: possibilidades e desafios. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

7.
Márcio Pedro Carvalho Pataro de Queiroz. Proposta de Metadados para Objetos Educacionais Baseada no Contexto da Educação com o Semiárido. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

8.
Eliata Silva. Design de game para apoio a alfabetização de crianças orientado à apropriação reflexiva do SEA. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

9.
Pascoal Eron Santos de Souza. Surdos e a aquisição do português como segunda lingua: o uso de dispositivos móveis em contextos de aprendizagem ubíqua. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

10.
Fabiola Moura Reis Santos. O Sertão que a TV não vê: o jornalismo contextualizado com o semiárido brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

11.
Rodrigo dos Reis Nunes. APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM REDE: METARMOFOSES CONTEMPORÂNEAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

12.
Josiane da Cruz Lima Ribeiro. USO DO CELULAR NA ESCOLA: SUAS REPRESENTAÇÕES E CONEXÕES COM O ENSINO E COM A APRENDIZAGEM. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

13.
Keila Souza dos Santos. Multiletramentos nas redes sociais: Práticas e Percursos de Leitura no Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

14.
Ubirajara Santos Nogueira. Ontoer+: uma ontologia para descrição de recursos educacionais fragmentados. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Ricardo José Rocha Amorim.

15.
Ricardo Barbosa Bitencourt. Etnografia Virtual dos Índios Pankararu no Sertão Pernambucano. 2014. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA HUMANA E GESTÃO SOCIOAMBIENTAL) - Universidade do Estado da Bahia, . Coorientador: Ricardo José Rocha Amorim.

16.
George Pacheco Pinto. MDAONTO: UMA ABORDAGEM MDA BASEADA EM ONTOLOGIA. 2010. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Universidade Salvador, . Coorientador: Ricardo José Rocha Amorim.

Tese de doutorado
1.
JOSILENE ALMEIDA BRITO. Efetividade de Práticas Educacionais através da Extensão de um Framework Ambiente de Aprendizagem Ubíqua. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Ricardo José Rocha Amorim.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marlos Guerra de França. Resíduos sólidos na zona rural: os impactos ambientais causados pela falta de coleta de lixo no povoado do Rio do Sal em Paulo Afonso-BA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública Municipal) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

2.
Maria Elice Silva Freire. Desafios de humanização e melhoria na qualidade de atuação dos profissionais nas práticas inovadoras em unidades básicas de saúde no municipio de Ouricuri-PE. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública Municipal) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

3.
José Eduardo de Melo Souza. A atuação do gestor na gestão participativa democrática escolar. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública Municipal) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

4.
Hércules Ferreira da Silva. Transporte clandestino: novas gestões para o seu combate. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

5.
Claudia Souza Gonçalves. Estudo de caso em uma empresa familiar: visão crítica dos controles adotados no setor financeiro e sua vulnerabilidade a fraudes. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

6.
Mateus Guimarães da Silva. Orçamento empresarial: uma proposta de modelo orçamentário em empresa de comercio varejista de insumos agrícolas do vale do São Francisco. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Controladoria) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

7.
Vinicius de Santana. Efeitos do poder organizacional sobre a motivação funcional. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇAO EM GESTAO DE PESSOAS) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

8.
DEUSAMAR COSTA. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO ÂMBITO ACADÊMICO: MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇAO EM GESTAO DE PESSOAS) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

9.
Giane Ferreira Prates Calmon. Treinamento na administração de recursos humanos: foco na transformação da produtividade da empresa R&A. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇAO EM GESTAO DE PESSOAS) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

10.
Thomas Rabelo de Almeida. Uso de padrões de metadados educacionais em ambientes virtuais de aprendizagem: estudo de caso da adaptação do AMADEUS LMS a IMS LD. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Software) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

11.
Sérgio Francisco Tavares de Oliveira Mendonça. Requisitos baseados na Ontologia IMS Learning Design para adoção da especificação ao AMADeUs LMS. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sandro Marques de Carvalho. Bootstrap: do responsive web design ao mobile first. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

2.
Rodolfo Cavalcante Domarco Filho. Construção de uma ontologia de planos cinematográficos para gravação de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

3.
Antonio Aurélio de Souza Magalhães. Design da interação em aplicação de software de monitoramento do ato de prestar atenção do estudante mediado por dispositivos móveis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

4.
José Luiz Santiago Júnior. Utilização do W.I.N.E. no processo de migração: caso de uso na Prefeitura Municipal de Petrolina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

5.
Cibele dos Santos Gomes. Modelo do estudante em Sistemas Tutores Inteligentes baseado em Ontologias Educacionais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

6.
Douglas Siqueira Coelho. Recursos e recomendações para a acessibilidade de deficientes visuais na WEB - um estudo de caso em sites de instituições de ensino na cidade de Petrolina/PE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

7.
Tiago Oliveira da Silva. Estudo comparativo de ferramentas forenses aplicadas em disco rígido. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

8.
Soraia Santana dos Santos. Integração das TIC nas escolas de Senhor do Bonfim: Uma proposta possível. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciencias Matematica) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

9.
Patrícia de Jesus Silva. Ensino e aprendizagem de matemática com software livre. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciencias Matematica) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

10.
Luciene de Souza Wanderley. Inclusão de pessoas com deficiencia visual no ensino superior de matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciencias Matematica) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

11.
FRÉDSON VALOIS COUTINHO DA ROCHA. O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO INSTRUMENTO DE VISUALIZAÇÃO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS SENO E COSSENO.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciencias Matematica) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

12.
Laudivan Freire de Almeida. Uma proposta de aplicação da lousa digital em um ambiente híbrido de ensino-aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

13.
Poliana Rodrigues da Silva. Tecnologia assistiva: uma proposta de inserção na Universidade do Estado da Bahia - Campus VII. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

14.
Pedrito Monteiro. Lousa Digital: potencialidades para o ensino de funções quadráticas escritas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

15.
Jackanderson Charles Leal de Menezes. PROPOSTA DE UMA SALA DE AULA INFORMATIZADA PARA USO DE NOTEBOOKS NA FACAPE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

16.
Antonio Paulo de Amorim Guedes. O uso das tecnologias de informação e comunicação nos colégios da rede pública de Senhor do Bonfim. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

17.
Carlos Júnior Rodrigues Borges. Utilização de uma ontologia educacional na comunicação entre agentes em Sistemas Tutores Inteligentes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

18.
Divaney de Carvalho Modesto. Análise do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em escolas da rede particular no municipio de Petrolina/PE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

19.
José Diego Santos Silva. O uso de uma ontologia baseada em padrões de metadados em Sistemas Tutores Inteligentes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

20.
Emilene de Jesus Guimarães. Redes sociais de comunicação e uma possível fonte de aprendizagem para jovens e adolescentes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

21.
Thomas de Almeida Rabelo. Representação semântica de conteúdos de aprendizagem com mapas de tópicos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

22.
Cícero de Lima Leandro. Reconhecimento de símbolos matemáticos matemáticos e produção de objetos de aprendizagem com a utilização de quadro digital. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.

23.
Marcio Bruno Souza de Aguiar. ACE - Automação de Caixa Eletrônico para pessoas com necessidades de auxilio extra. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Amorim, R.. Oficina em Tecnologias Verdes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Amorim, R.. Integração de Tecnologias e Novas Formas de Interação em uma Educação com ou sem Distancia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Redes sociais, websites e blogs
1.
Amorim, R.. A pesquisa acadêmica sobre recursos educacionais abertos: meta dados e ontologias. 2012; Tema: Recursos Educacionais Abertos. (Rede social).

2.
Amorim, R.; RABELO, T. ; Amorim, D. . Open Educational Resources Ontology. 2012; Tema: II International Symposium on OER: Issues for globalization and localization. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 18:57:50