Marcos Fernandes Pupo Nogueira

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  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


LIvre-docente e pesquisador com Bacharelado em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (1985), Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2003) e Livre-docente pela Universidade Estadual Paulista, desde 2014. Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, de 1981 a 1995, e também coordenador de Festivais de Música como os Encontros de Orquestras Jovens (1984-1987) e o Festival de Inverno de Campos do Jordão (1989-1990). Do início de sua carreira profissional, em 1972, dedica-se modo contínuo ao ensino de disciplinas teóricas e de análise musical tanto em instituições de ensino técnico de música, como a Fundação das Artes de São Caetano do Sul e a Escola Municipal de Música da cidade de São Paulo, quanto em instituições de ensino superior, entre elas a Faculdade de Artes Alcântara Machado. Desde 2004 é Professor efetivo do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) na qual atua na área de Artes, com ênfase na intersecção da Teoria Musical, Análise e História da Música, principalmente nos seguintes temas: morfologia na música polifônica e processos temáticos da composição. Possui trabalhos já consolidados acerca dos processos composicionais relacionados à organização e desenvolvimento temático na obra de Carlos Gomes e sua escrita orquestral. É líder do Grupo de Pesquisa Teorias da Música, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Fernandes Pupo Nogueira
Nome em citações bibliográficas
NOGUEIRA, M. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, Departamento de Música.
r. Bento Teobaldo de Souza, 271
Barra Funda
01140070 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 33938686
URL da Homepage: http://www.unesp.br


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Carlos Gomes, um Compositor Orquestral: os Prelúdios e Sinfonias de suas Ópera, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Prof Dr. Arnaldo Daraya Contier.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Carlos Gomes; Orquestração; Transformação temática; ópera; morfologia musical.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Instrumentação Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Regência.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1995 - 1998
Mestrado em Música.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A Superação da Menoridade: a Escrita Sinfônica de Carlos Gomes nas três Versões para a Peça de Abertura da Ópera Fosca,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Profª Dr.ª Maria Francisca Paez Junqueira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: ópera; Carlos Gomes; sinfonia e prelúdio.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Instrumentação Musical.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1982 - 1985
Graduação em Bacharelado Em Composição Em Regência.
Faculdade de Artes Alcântara Machado, FAAM, Brasil.
1978 interrompida
Graduação interrompida em 1981 em Música - Composição e Regência.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Ano de interrupção: 1981
1974 interrompida
Graduação interrompida em 1974 em Música Com Habilitação em Composição.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Ano de interrupção: 1974
1969 - 1972
Curso técnico/profissionalizante.
Fundação das Artes de São Caetano do Sul, FASCS, Brasil.
1967 - 1969
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Ensino Coronel Bonifácio Carvalho, IECBC, Brasil.
1963 - 1967
Ensino Fundamental (1º grau).
Instituto de Ensino Coronel Bonifácio Carvalho, IECBC, Brasil.


Pós-doutorado e Livre-docência


2014
Livre-docência.
Instituto de Artes- Unesp, I.A. UNESP, Brasil.
Título: FORMA E SIMULTANEIDADE NA MÚSICA POLIFÔNICA IMITATIVA DO SÉCULO XVI: fundamentos teóricos e analíticos dos agrupamentos sonoros plenos., Ano de obtenção: 2014.
Palavras-chave: agrupamentos sonoros; polifonia imitativa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2012 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
Bolsista do(a): Pró-reitoria de Pós-graduação da UNESP, PROPG-UNESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


1983 - 1983
Extensão universitária em III Painel Funarte de Regência Coral. (Carga horária: 25h).
Instituto Nacional de Música, INM, Brasil.
1979 - 1979
Extensão universitária em Festival de Inverno Dr Luiz Arrobas Martins. (Carga horária: 120h).
Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, SCESP, Brasil.
1975 - 1975
Extensão universitária em Seminário de Música de Câmara. (Carga horária: 50h).
Faculdades Integradas Alcântara Machado, FIAM, Brasil.
1973 - 1973
Iniciação Musical metodo Orff. (Carga horária: 30h).
Fundação das Artes de São Caetano do Sul, FASCS, Brasil.
1970 - 1970
4º Festival de Inverno.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Livre Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Asistente Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2015 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Polifonia Imitativa:repertório, formas e análise
Teoria Musical I Composição e Regencia
Teoria Musical I Instrumento e Canto
Teoria Musical I Licenciatura em Música
Teoria Musical II Compsoção e Regencia
Teoria Musical II Licenciatura em Música
Teoria Musical II Instrumento e Canto
3/2015 - Atual
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Polifonia nso séculos XV e XVI - Formas e anális
06/2013 - Atual
Direção e administração, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Música.
04/2004 - Atual
Ensino, Bacharelado em Instrumento e Canto, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria I
04/2004 - Atual
Ensino, Licenciatura em Educação Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Musical I, Teoria Musical II
03/2009 - 12/2012
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metarmofose da Palavra Cantada na Música Instrumental: Motivo e Perspectiva Temática na História e Teorias da Música Ocidental
08/2008 - 08/2012
Direção e administração, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
02/2007 - 01/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .

Linhas de pesquisa
Teoria musical - Fraseologia
04/2004 - 12/2009
Ensino, Bacharelado Em Composição e Regência, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Musical II
04/2004 - 12/2009
Ensino, Bacharelado em Instrumento e Canto, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Musical II
4/2005 - 12/2008
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
As Formas Sinfônicas na Ópera do Sec. XVII ao Sec. XIX
07/2006 - 07/2008
Direção e administração, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento de Música.
04/2004 - 02/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .


Faculdade de Artes Alcântara Machado, FAAM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Vínculo institucional

1987 - 1993
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Responsável pelas disciplinas de Análise Musical e Regência

Atividades

2/1999 - 4/2004
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música
Técnicas instrumentais
2/1987 - 3/1993
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Musical

Escola Municipal de Música, EMM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2004
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 3

Atividades

2/1998 - 4/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
História da música

Fundação das Artes de São Caetano do Sul, FASCS, Brasil.
Vínculo institucional

1972 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Atividades

2/1972 - 4/1985
Ensino, Música, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Apreciação Musical
Análise Musical

Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, OSRP, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Maestro Titular, Carga horária: 30
Outras informações
Entidade mantida pela Sociedade Lítero Musical de Ribeirão Preto

Atividades

03/1981 - 09/1994
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Serviço técnico especializado: direção de orquestra em ensaios e concertos.

Faculdade Santa Marcelina, FASM, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Atividades

3/1985 - 8/1986
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Regência coral

Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Período de licença não remunerada entre 1996 a 1998.

Atividades

2/1991 - 4/2004
Ensino, Cinema e Rádio e Tv, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos da Linguagem Musical

Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

2/1981 - 12/1994
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
técnicas instrumentais
regência coral


Linhas de pesquisa


1.
Análise musical e história da música

Objetivo: Estudo de processos analíticos empregados como fator de reavaliação histórica de obras musicais..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: Análise Musical; Carlos Gomes; análise motivica tematismo; morfologia musical.
2.
Teoria musical - Fraseologia

Objetivo: Estudo dos fatores que determinam a segmentação linear da música..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: Análise Musical; elementos discretos; Agrupamentos fraseológicos.


Projetos de pesquisa


2013 - 2015
Forma e Simultaneidade na Música Polifônica do século XVI
Descrição: O projeto se situa na área da teoria musical e corresponde ao estudo dos agrupamentos discretos da forma musical, especificamente dirigido ao repertório polifônico da música europeia pré-tonal. Tem por objetivo desenvolver ferramentas analíticas relacionadas a este campo de estudo que sejam operacionais quando dirigidas à simultaneidade polifônica, notadamente a imitativa. Busca tratar o repertório polifônico a partir de uma estratégia metodológica em que as diferentes vozes sejam estudadas não apenas como unidades melódicas separadas ou segmentos lineares, mas de maneira integrada quanto aos aspectos métrico (acentual), rítmico (duracional), de organização do espaço de alturas, de condução vocal contrapontística e de inter-relação motívica, a partir da notação historicamente circunstanciada das obras. O desafio teórico consiste em determinar em que medida e de que maneira é possível adequar ao repertório polifônico pré-tonal ? considerada a sua complexidade textural ?, os conceitos de forma musical a partir de suas unidades discretas de agrupamentos (que nesta pesquisa são denominados como Agrupamentos Sonoros Plenos) e da teoria tematicista e motívica. O termo agrupamento empregado neste projeto se refere ao modo como os segmentos fraseológicos passaram a ser conhecidos, principalmente após a publicação do ?The Rhythmic Structures of Music?, de Grosvenor Cooper e Leonard B. Meyer, na década de 1960. A terminologia foi adotada em outras publicações posteriores, principalmente nos Estados Unidos, e tem se consolidado, ao menos em língua inglesa. Na pesquisa descrita neste projeto a utilização desta terminologia conjugada com os adjetivos ?sonoro? e ?pleno? tem por objetivo evitar a conotação de segmentos lineares que, em geral, possuem os termos tradicionais da fraseologia, tais como figura, inciso, frase, período e seção, ou em todos os ?níveis arquitetônicos?, para usar a terminologia utilizada por Cooper e Meyer no trabalho citado. Evidencia-se deste modo que agrupamento em texturas polifônicas deve ser considerado a partir da complexidade das relações sonoras, métricas e duracionais dos elementos que o compõem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Marcos Fernandes Pupo Nogueira - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 3
2010 - 2012
Motivo e perspectiva temática nas formas instrumentais originadas ou relacionadas a formas vocais
Descrição: Estudo dos processos de transformações de algumas formas vocais, notadamente o moteto e a "chanson",em formas instrumentais como o 'ricercare" e a "canzona". A investigação apontou indícios importantes de que as formas instrumentais tendem a apresentar maior definição motívica de suas figuras rítmicas e melódicas, ou seja, uma tendência a o tematismo mais desenvolvido devido a ausência estruturante do texto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcos Fernandes Pupo Nogueira - Coordenador / caio giovaneti de barros - Integrante / Arthur Rinaldi - Integrante / Raphael Puccini - Integrante.
Número de produções C, T & A: 10
2007 - 2009
Revisão Crítica e Notas explicativas do Livro Fraseologia Musical de Esther Scliar
Descrição: O livro "Fraseologia Musical" de Esther Scliar é um dos únicos sobre o assunto em português. No entanto apresenta diversos problemas terminológicos e de edição gráfica e por isso mereceu um trabalho de análise e revisão crítica. Dessa forma, objetivou-se criar o conhecimento necessário para uma possível reedição do livro ampliado e revisado contribuindo para a criação de material musical didático-teórico de qualidade em língua portuguesa. O trabalho dividiu-se em três partes: reedição e correção dos exemplos musicais, análise dos termos a partir da bibliografia indicada pela própria autora e uma investigação sobre os critérios de delimitação de agrupamentos elencados por Scliar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcos Fernandes Pupo Nogueira - Coordenador / Cristiane A. Miranda Rocha Martins - Integrante / caio giovaneti de barros - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1
2004 - 2006
Repertório Orquestral dos séculos XVII a XX: formas e a relação com a musica dramática
Descrição: Apontar como as várias técnicas de orquestração tiveram um destacado incremento como elemento estrutural no discurso musical nas diferentes formas sinfônicas particularmente a forma da sinfonia que surgiu como um brevíssima peça instrumental na ópera do século XVII. A sinfonia é estudada nesta pesquisa por sua interação histórica e técnico-estética com outras formas e gêneros musicais, especialmente a ópera e gêneros afins. O pressuposto é que parte substancial do repertório instrumental e sinfônico prosperou a partir do universo da música vocal lírica e dramática, seja a partir das formas instrumentais autônomas ou semi-autônomas integradas ao drama, (sinfonias, ritomelos, abertura, prelúdios, intermezos)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marcos Fernandes Pupo Nogueira - Coordenador / Bruno Renato Lacerda - Integrante / José Ivo da Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5


Revisor de projeto de fomento


2010 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Morfologia Musical.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1999
1º Prêmio no Concurso de Musicografia, Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1NOGUEIRA, M. P.2016 NOGUEIRA, M. P.; CARDOSO, F. . Imitative polyphonic density and cadence plan for two motets of the mid sixteen-century. Musica Theorica, v. 1, p. 113-138, 2016.

2.
2NOGUEIRA, M. P.2014 NOGUEIRA, M. P.. FORMA E SIMULTANEIDADE NA MÚSICA POLIFÔNICA DO SÉCULO XVI : análise do Recercare Decimo a tre voci de Willaert. Opus (Belo Horizonte. Online), v. vol.20, p. 95-117, 2014.

3.
4Carcoso, F.L.P.2014Carcoso, F.L.P. ; NOGUEIRA, M. P. . Estudo Comparativo de Publicações de Época dos Motetos Magnum Haereditatis Mysterium de A. Willaert. Revista Música, v. 14, p. 211-224, 2014.

4.
3NOGUEIRA, M. P.2012 NOGUEIRA, M. P.. Agrupamentos Sonoros Plenos na Música de Simultaneidades Acústicas e Estruturais. Música Hodie, v. Vol. 2, p. 87-97, 2012.

5.
5NOGUEIRA, M. P.2006NOGUEIRA, M. P.. Aspectos de Transformação Temática no Noturno para o II Ato de 'Condor' de Carlos Gomes. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 12, p. 54-64, 2006.

6.
6NOGUEIRA, M. P.2001NOGUEIRA, M. P.. A Escrita Sinfônica de Carlos Gomes nas Três Versões para a Peça de Abertura da Ópera Fosca. Sociedade Brasileira de Musicologia, São Paulo, v. 3, 2001.

7.
7NOGUEIRA, M. P.2001NOGUEIRA, M. P.. O Jovem Carlos Gomes e sua Formação. Caderno Paulista Xxix História Em Movimento, São Paulo, 2001.

8.
8NOGUEIRA, M. P.2001NOGUEIRA, M. P.. Um Tesouro Orquestral na Obra de Carlos Gomes. Caderno Paulista Xxix História Em Movimento, São Paulo, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NOGUEIRA, M. P.. Muito Além do Melodramma: os prelúdios e sinfonias das óperas de Carlos Gomes. 1ª. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2006. 320p .

Capítulos de livros publicados
1.
NOGUEIRA, M. P.; RIBEIRO-PEREIRA, J. M. ; TOMAS, L. ; ESPINA, Y. . Agrupamentos Sonoros Plenos: a dimensão polifônica da forma. In: Yolanda Espiña; Miguel Ribeiro-Pereira. (Org.). Cadernos de Teoria das Artes - ?Arte & Teoria?. 4ed.Porto, PT: UCE/ Citar- Universidade Católica Portuguesa, 2014, v. Vol 3, p. 67-94.

2.
FONTERRADA, M. T. O. ; Kater, Carlos ; Figueiredo, Sérgio ; Brito, Teca Alencar ; Petraglia, Marcelo ; NOGUEIRA, M. P. . Porque Estudar Música Erudita. In: Gisele Jordão; Renata Allucci; Sergio Molina; Adriana Miritello Terahata. (Org.). Música na Escola. SÃo Paulo: Allucci & Associados, 2012, v. , p. 122-123.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NOGUEIRA, M. P.. Ferramentas analíticas para a polifonia imitativa do século XVI. In: IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, 2017, São Paulo. Análise musical e teoria aplicada: confluências e continuidades. São Paulo: EITAM, 2017. v. 1. p. 29.

2.
NOGUEIRA, M. P.; CARDOSO, F. ; IAFELICE, C. C. . Perspectivas teóricas e analíticas para a música polifônica imitativa dos séculos XIV ao XVI.ISBN 19835973. In: XXV Congresso da ANPPOM, 2015, Vitória. Anais do XXV Congresso da Anppom. Vitória: Universidade Federal do Espirito Santo, 2015.

3.
Caio Giovaneti de Barros ; NOGUEIRA, M. P. . Teorias do Agrupamento Sonoro: definições e propriedades da escrita dos elementos temporalmente discretos. In: XXII Congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa. Eletrorevista. João Pessoa: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2012. p. 2161-2168.

4.
NOGUEIRA, M. P.. Espaço, linha e complexidade acústica na formação dos agrupamentos sonoros. In: XXI Congresso da Associação Nacionalde Pesquisa e Pós-gradua'cão em Música, 2011, Uberlandia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM. Uberlandia: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2011. p. 1833-1838.

5.
Rinaldi, Arthur ; NOGUEIRA, M. P. . Contornos e Processos formais na definição de formas musicais. In: XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2011, Uberlandia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM. Uberlandia: ANPPOM, 2011. p. 1631-1636.

6.
TEIXEIRA, W. ; NOGUEIRA, M. P. . A Articulação Musical no Contexto da Metamorfose da Palavra Cantada e da sua Inflênciana Formação de Agrupamentos Fraseológicos na Música Instrumental. In: II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, 2011, São Paulo. II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. São Paulo: UNESP- Instituto de Artes, 2011. p. 166-176.

7.
NOGUEIRA, M. P.. Princípios para o estudo da metamorfose da palavra em música: motivo e perspectiva temática na história e teorias da música ocidental. In: XX Congresso da APPOM, 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM. Florianópolis: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2010. p. 1582-1586.

8.
Caio Giovaneti de Barros ; NOGUEIRA, M. P. . Revisão e Ampliação com notas explicativas do livro 'Fraseologia Musical'de Esther Scliar. In: XX Congresso da Anppom, 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM. Florianópolis: ssociação Nacional de pesquisa e Pós-graduação em Música, 2010. p. 1441-1447.

9.
NOGUEIRA, M. P.. Ritornelo e Sinfonia no "L'Orfeo" de Claudio Monteverdi: tematicismo e integração ao drama. In: XIX Congresso da ANPPOM, 2009, Curitiba. Anais do XIX Congresso da ANPPOM. Curitiba: ANPPOM, 2009. p. 761-764.

10.
Cristiane Miranda Rocha Martins ; NOGUEIRA, M. P. . Recompondo o Passado: Gesualdo pelo olhar de Stravinsky. In: XIX Congresso da ANPPOM, 2009, Curitiba. Anais do XIX Congresso da ANPPOM. Curitiba: ANPPOM, 2009. p. 707-710.

11.
Cristiane Miranda Rocha Martins ; NOGUEIRA, M. P. ; André Martins . Aplicações da Teoria da Informação em Problemas de Análise Musical e Reconstrução Musicológica. In: XIX Congresso da ANPPOM, 2009, Curitiba. Anais do XIX Congresso da ANPPOM. Curitiba: ANPPOM, 2009. p. 711-713.

12.
Bruno Lacerda ; NOGUEIRA, M. P. . Reflexões sobre estudo Musicológico direcionado ao Arranjo no Século XX. In: XIX Congresso da ANPPOM, 2009, Curitiba. Anais do XIX Congresso da ANPPOM. Curitiba: ANPPOM, 2009. p. 156-159.

13.
NOGUEIRA, M. P.. Estudo comparado da construção temática do Prelúdio de Maria Tudor, de Carlos Gomes, e da Sinfonia de La Forza del Destino, de Verdi. In: XVI Congresso ANPPOM, 2006, Brasília. XVI Congresso Programa de Pós-Graduação em Música em Contexto. Brasília: Universidade de Brasilia-Instituto de Artes - Departamento de Música, 2006. v. XVI. p. 524-534.

14.
NOGUEIRA, M. P.. Carlos Gomes como compositor orquestral:Sinfonia de. In: VI Encontro de Musicologia Histórica, 2006, Juiz de Fora. Anais do VI Encontro de Musicologia Histórica. Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música, 2006. p. 203-221.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NOGUEIRA, M. P.. Diferenças de construção temática em duas aberturas de ópera: Carlos Gomes e Verdi (Un. Aveiro, PT). In: Performa'07 Encontros de Investigação em Performance, 2007, Aveiro. Performa'07. Aveiro - Portugal: Universidade de Aveiro, 2007. v. 1. p. 37-37.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, F. C. ; NOGUEIRA, M. P. . Divisione harmonica della diapason nelle sue parti:Zarlino's renumbering of modes based on the primacy of ionian over dorian as the first in the series. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
NOGUEIRA, M. P.. Ferramentas Analíticas para a Polifonia Imitativa do século XVI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NOGUEIRA, M. P.; Monica Lucas . Relações entre incipid textual e configuração mínima compartilhada (CMC) em exórdios do 'Motecta festorum'de Palestrina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PEREIRA, F. C. ; NOGUEIRA, M. P. . HapMac (History, Analysis, Pedagogy) Conference University of Nottingham. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
NOGUEIRA, M. P.; CARDOSO, F. . ??Why do you persecute me??:Cadential Plan and Imitative Polyphonic Fabric in Clemens non Papa?s Venitvox de coelo? Boston University EUA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
NOGUEIRA, M. P.; CARDOSO, F. ; IAFELICE, C. C. . Perspectivas teóricas e analíticas para a música polifônica imitativa dos séculos XIV ao XVI.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
NOGUEIRA, M. P.. Analise Musica da Música Polifonica Imitativa: agrupamentos sonoros plenos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
NOGUEIRA, M. P.. Analise Musical e História da Música: uma reavaliação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
NOGUEIRA, M. P.. Aspectos de Forma e Simultaneidade na Música Polifônica do Século XVI. Universidade Católica do Porto Portugal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Caio Giovaneti de Barros ; NOGUEIRA, M. P. . Teorias do Agrupamento Sonoro: definições e propriedades da escrita dos elementos temporalmente discretos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
NOGUEIRA, M. P.. Considerações sobre a Relação entre Textura e Forma na Música Polifónica- Universidade de Coimbra-Portugal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
NOGUEIRA, M. P.. Complexidade e Diversidade na Criação/ Pesquisa em Música. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
NOGUEIRA, M. P.. Espaço, linha e complexidade acústica na formação dos agrupamentos sonoros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
NOGUEIRA, M. P.; Rodrigues, Lutero ; CASNOK, Y. B. . Performance, interpretação e análise musical. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Rinaldi, Arthur ; NOGUEIRA, M. P. . Contornos e Processos Formais na Definição de Formas Musicais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Caio Giovaneti de Barros ; NOGUEIRA, M. P. . Revisão e Ampliação com notas explicativas do livro 'Fraseologia Musical'de Esther Scliar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
NOGUEIRA, M. P.. Princípios para o estudo da metamorfose da palavra em música: motivo e perspectiva temática na história e teorias da música ocidental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
NOGUEIRA, M. P.. Ritornelo e Sinfonia no Orfeo de Monteverdi. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
Cristiane Miranda Rocha Martins ; NOGUEIRA, M. P. . Aplicações da Teoria da Informação em Problemas de Análise Musical e Reconstrução Musicológica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
NOGUEIRA, M. P.. Diferenças de construção temática em duas aberturas de ópera: Verdi e Carlos Gomes-Aveiro PT. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
NOGUEIRA, M. P.. Estudo Comparado da construção temática do prelúdio de Maria Tudor de Carlos Gomes e da Sinfonia de La Forza del Destino de Verdi. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
NOGUEIRA, M. P.. Carlo Gomes como compositor orquestral: Sinfonia de Il Guarany. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
NOGUEIRA, M. P.; Monica Lucas ; BONIS, M. F. ; TARSO, P. ; FERRAZ, S. ; PADOVANI, J. H. ; BARROS, C. ; ALMADA, C. . Ferramenas Analíticas para a Polifonia Imitativa do Século XVI. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017 (Cadernos de Resumos).

2.
Silva, José Ivo da ; NOGUEIRA, M. P. . Vigor Criativo, Villa-Lobos em seu último período:análise de Fantasia em três movimentos em forma de choros. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
NOGUEIRA, M. P.. OSUSP e a Música de Concerto Brasileira. São Paulo: Orquestra Sinfônica da Usp, 2008 (Nota de Programa).

4.
NOGUEIRA, M. P.. Beethoven Eterno. São paulo: Universidade de São Paulo, 2008 (Nota de Programa).

5.
NOGUEIRA, M. P.. Todas as Águas- Edino Krieger, 80 anos. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008 (Nota de Programa).

6.
NOGUEIRA, M. P.. Osusp canta o Brasil. São Paulo: Orquestra Sinfônivca da Usp, 2007 (Nota de Programa).

7.
NOGUEIRA, M. P.. Osusp recita Shakespeare. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007 (Nota de Programa).

8.
NOGUEIRA, M. P.. Osusp evoca Sibelius. São paulo: Universidade de São Paulo, 2007 (Nota de Programa).

9.
NOGUEIRA, M. P.. Abertura ?Ano 30 Osusp?. São Paulo: Orquestra Sinfônica da USP, 2005 (Notas de Programa).

10.
NOGUEIRA, M. P.. Concerto Mário Ficarelli- 70 anos. São Paulo: Orquestra Sinfônica da USP, 2005 (Notas de Programa).

11.
NOGUEIRA, M. P.. Concerto Quarteto de Cordas Da cidade ? 70 anos. São Paulo: Orquestra Sinfônica da Usp, 2005 (Notas de Programa).

12.
NOGUEIRA, M. P.. Concerto Mário Ficarelli- 70 anos. São Paulo: Orquestra Sinfônica da USP, 2005 (Notas de Programa).

13.
NOGUEIRA, M. P.. Os Choros para Orquestra de Camargo Guarnieri. São Paulo: Orquestra Sinfônica da USP, 2004 (Notas de Programa).

14.
NOGUEIRA, M. P.. Série Academia - Ciclo Tchaikovsky - Guarnieri - Osusp 2003 (Nota de Programa).

15.
NOGUEIRA, M. P.. Série Academia - Ciclo Tchaikovsky - Guarnieri - Osusp 2003 (Nota de Programa).

16.
NOGUEIRA, M. P.. Osusp Academia - As Quatro Sinfonias de Brahms - Osusp 2002 (Nota de Programa).

17.
NOGUEIRA, M. P.. Série Cordas - Osusp 2002 (Nota de Programa).

18.
NOGUEIRA, M. P.. Giuseppe Verdi - 100 anos - Osusp 2001 (Nota de Programa).

19.
NOGUEIRA, M. P.. Arnold Schoenberg - Osusp 2001 (Nota de Programa).

20.
NOGUEIRA, M. P.. Concerto Stravinsky - 30 Anos da Morte do Compositor - Osusp 2001 (Nota de Programa).

21.
NOGUEIRA, M. P.. Tarde com os compositores russos - Osusp 2001 (Nota de Programa).

22.
NOGUEIRA, M. P.. Missa em Si menor - J. S. Bach 2000 (Nota de Programa).

23.
NOGUEIRA, M. P.. Série Universitária - Osusp 2000 (Nota de Programa).

24.
NOGUEIRA, M. P.. Brasil 500 anos - Osusp 2000 (Nota de Programa).

25.
NOGUEIRA, M. P.. Orchesterkonzert - USP Sinfonietta 2000 (Nota de Programa).

26.
NOGUEIRA, M. P.. Sob o Signo de um Século, Bartók, Schoenberg e Stravinsky como Clássicos do Século XX - Osusp 2000 (Nota de Programa).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NOGUEIRA, M. P.; Moreira, A.L. ; GURBENICOV, C. ; SALLES, Paulo de Tarso . Comitê Científico. 2017.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NOGUEIRA, M. P.. Idéias Musicais : O Espaço Polifônico, ouvindo a simultaneidade (série de 13 programas). 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
NOGUEIRA, M. P.; BORTZ, Graziela . II Encontro de Teoria e Análise Musical. 2011. (Editoração/Anais).


Produção artística/cultural
Música
1.
NOGUEIRA, M. P.. Orquestra de Câmara do Show Isso é Bossa Nova - Leila Pinheiro. 1995. Apresentação de Obra (para compositores).

2.
NOGUEIRA, M. P.. Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. 1994. Apresentação de Obra (para compositores).

3.
NOGUEIRA, M. P.. Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. 1994. Apresentação de Obra (para compositores).

4.
NOGUEIRA, M. P.. Orquestra Sinfônica de Riebirão Preto. 1993. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
NOGUEIRA, M. P.. Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. 1993. Apresentação de Obra (para compositores).

6.
NOGUEIRA, M. P.. Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. 1993. Apresentação de Obra (para compositores).

7.
NOGUEIRA, M. P.. Coral de Ópera. 1993. Apresentação de Obra (para compositores).

8.
NOGUEIRA, M. P.. Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. 1992. Apresentação de Obra (para compositores).

9.
NOGUEIRA, M. P.. Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. 1992. Apresentação de Obra (para compositores).

10.
NOGUEIRA, M. P.. Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. 1991. Apresentação de Obra (para compositores).

11.
NOGUEIRA, M. P.. Orquestra Jovem do Litoral. 1989. Apresentação de Obra (para compositores).

12.
NOGUEIRA, M. P.. Orquestra Jovem do Litoral. 1989. Apresentação de Obra (para compositores).

13.
NOGUEIRA, M. P.. Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. 1988. Apresentação de Obra (para compositores).

14.
NOGUEIRA, M. P.. Orquestra Sinfônica Jovem Municipal. 1985. Apresentação de Obra (para compositores).

15.
NOGUEIRA, M. P.. Orquestra Sinfônica Jovem Municipal. 1984. Apresentação de Obra (para compositores).

16.
NOGUEIRA, M. P.. Madrigal Revivis. 1983. Apresentação de Obra (para compositores).

17.
NOGUEIRA, M. P.. Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. 1982. Apresentação de Obra (para compositores).

18.
NOGUEIRA, M. P.. Madrigal Revivis. 1982. Apresentação de Obra (para compositores).

Outras produções artísticas/culturais
1.
NOGUEIRA, M. P.. Curso de Iniciação Musical, Método Orff para Professores. 1973. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
NOGUEIRA, M. P.. XXI Festival de Inverno de Campos do Jordão. 1990 (Assistente de direção artística).

3.
NOGUEIRA, M. P.. XX Festival de Inverno de Campos do Jordão. 1989 (Assistente de direção artística).

4.
NOGUEIRA, M. P.. Encontro de Orquestras Jovens. 1988 (Coordenação Artística).

5.
NOGUEIRA, M. P.. Encontro de Orquestras Jovens. 1987 (Coordenação Artística).

6.
NOGUEIRA, M. P.. Encontro de Orquestras Jovens. 1986 (Coordenação Artística).

7.
NOGUEIRA, M. P.. Encontro de Orquestras Jovens. 1985 (Coordenação Artística).

8.
NOGUEIRA, M. P.. Encontro de Orquestras Jovens. 1984 (Coordenação Artística).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NOGUEIRA, M. P.; BONIS, M.; FIAMINGHI, L. H.. Participação em banca de Rafael Gueli Tomaz Silva. Polifonia Latente: aspectos estruturais, inter-relação e organização dos elemento.. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
GROSSMANN, C. M. V.; NOGUEIRA, M. P.; COSTA, R.. Participação em banca de Rafael Ramalhoso Alves. A Recomposição do Material Musical em Music für Renaissance- Instrumeente de Mauricio Kgel. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Comunicações e Artes.

3.
NOGUEIRA, M. P.; Rodrigues, Lutero; SILVA, M. P. F.. Participação em banca de Felipe Faglioni. A Harpa de Pedais no século XVIII e suas características sobre seu repertório e escrita ideomática. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes- Unesp.

4.
NOGUEIRA, M. P.; Araujo, V. G.; Monica Lucas. Participação em banca de Carlos Henrique Cascarelli Iafelice. O Conceito das Protoformas do Cânone: aspectos históricos, terminológicos e processos composicionais no Século XVI. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
Thomas, Lia Vera; CASNOK, Y. B.; NOGUEIRA, M. P.. Participação em banca de Rodrigo Lopes. O Conceito de Imitação na Ópera Francesa do século XVIII. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes- Unesp.

6.
NOGUEIRA, M. P.; BORTZ, Graziela; MOJOLA, C.. Participação em banca de Allan Christian Domingues Souza. Cofluências histórico-técnicas no conceito de micropolifonia(1956-1966). 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes- Unesp.

7.
KERR, D. M.; Any Raquel Souza de Carvalho; NOGUEIRA, M. P.. Participação em banca de Andréa Mischiatti Gianelli. A Disciplina Análise Musical em Instituições de Ensino Superior da Cidade de São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

8.
SOUZA, R. N. C.; COSTA, R.; NOGUEIRA, M. P.. Participação em banca de Celso Marques Gonçalves. Confluências Idiomáticas: processos de transteterritorialidade em ?"Rodas dos Trinos. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Comunicações e Artes.

9.
NOGUEIRA, M. P.; CASNOK, Y. B.; Fabio Adour Camara. Participação em banca de Martin Herraiz. O estranho perfeito: a música orquestral de Frank Zappa. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

10.
OSTERGREN, E.; KAYAMA, A. G.; NOGUEIRA, M. P.. Participação em banca de Vasti Atique Ferraz de Toledo. Missa em Do menor de Henrique Oswald para coro, órgão e orquestra de cordas: um estudo analítico e interpretativo a partir de parâmetros da música sacra do Romantismo. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
CASTAGNA, P.; Flávia Toni; NOGUEIRA, M. P.. Participação em banca de Gisele Laura Haddad. Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto(SP):Representações e significado social. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes- Unesp.

12.
Menezes, Flo; Seincman. E.; NOGUEIRA, M. P.. Participação em banca de Luciano Ferrara Vazzoler. Stravinsky neoclássico: uma análise dos procedimentos composicionais. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

13.
Menezes, Flo; Seincman. E.; NOGUEIRA, M. P.. Participação em banca de Namur Matos Rocha. Relações Estético-Estruturais entre Música e Arquitetura: Polytopes uma análise sobre a obra multimídia de Iannis Xenakis. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

14.
Thomas, Lia Vera; NOGUEIRA, M. P.; Vladimir Safatle. Participação em banca de Juliano Matteo Gentile. Fragmento e montagem em Maurice Kagel - Uma análise de Ludwig Van. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

15.
Emerson de Biaggi; OSTERGREN, E.; NOGUEIRA, M. P.. Participação em banca de Antonio Carlos de Mello Pereira. Concerto para Viola de Claudio Santoro, Edição de partitura, redução para viola e piano e subsídios para interpretação. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

16.
CASTAGNA, P.; NOGUEIRA, M. P.; Trindade, Jaelson. Participação em banca de Dalton Celso Martins Soares. O desenvolvimento na primeira metade do século XX, da historiografia sobre a prática musical em São Paulo entre os séculos XVI e XIX. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes- Unesp.

17.
ZAMPRONHA, E. S.; SOUZA, R. N. C.; NOGUEIRA, M. P.. Participação em banca de Arthur Rinaldi Ferreira. A Música no Final do Século XX: um estudo sobre os modelos de organização do discurso musical no repertório pós-1980. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes- Unesp.

18.
NOGUEIRA, M. P.; ZAMPRONHA, E. S.; SOUZA, R. N. C.. Participação em banca de Leandro Pedrotti Coradini. Propostas para a Superação da Combinatória na Organização do Discurso Musical. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

19.
FONTERRADA, M. T. O.; SAKAMOTO, C. K.; NOGUEIRA, M. P.. Participação em banca de Scheilla Regina Glaser. Instrumentista & Professor: contribuições para uma reflexão da pedagogia do piano e da formação músico-professor. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Programa de Pós-graduação em Música do Instituto de Artes.

Teses de doutorado
1.
LIMA, S. R. A.; NOGUEIRA, M. P.; APRO, F.; IKEDA, A. T.; BOLLOS, L. H.. Participação em banca de Márcio Guedes Correa. Gêneros Musicais e suas Mültiplas Funções e Significados no Repertório e nas Diversas áreas de Conhecimento. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
NOGUEIRA, M. P.; SANTOS Filho, G. M.; TYGEL, J. Z.; DAMBROSIO, O.; Rodrigues, Lutero. Participação em banca de Camila Carrascoza Bomfim. A Música Orquestral, a Metrópole e o Mercado de Trabalho. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
Monica Lucas; NOGUEIRA, M. P.; ZWILLING, C.; Mario Videira; BARROS, C. A.. Participação em banca de Nathalia Domingos. Um Estudo da Solmização e do Contraponto por Meio de Tratados Ingleses de Múisca Prática nos Séculos XVI e XVII. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

4.
Moreira, A.L.; NOGUEIRA, M. P.; Monica Lucas; COSTA, R.; Pascoal, M. L.. Participação em banca de Alexy Gaione Viegas de Araújo. Stravinsky e a Música Popular Americana: processos identitários, transposições hipertextuais e analise Musical. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

5.
CASTAGNA, P.; NOGUEIRA, M. P.; NASCIMENTO, J. L.; VERMES, V. M.; VIRMOND, M. C. L.. Participação em banca de Alexandre José de Abreu. José Pedro Sant'Ana Gomes: impacto da belle époque sobre uma tragetória Individual. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
NOGUEIRA, M. P.; Monica Lucas; LIMA, E. V.; CASTAGNA, P.; Rodrigues, Lutero. Participação em banca de Fernando Luíz Cardoso Pereira. Da Polifonai Vocal ao Ricercare Imitativo; relações estruturais em obras de Adrian Willaert com base em planos cadenciais. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
CASTAGNA, P.; NOGUEIRA, M. P.; TOMAS, L.; Monica Lucas; ZWILLING, C.. Participação em banca de Alexandre Cerqueira de Oliveira Röhl. O Sofejo Heptatonico de Luís Alvares Pinto e a Teoria Musical Luso-brasileira do século XVIII. 2016. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes- Unesp.

8.
CASTAGNA, P.; SANTOS Filho, G. M.; HOLLER, Marcos T.; DÁMBROSIO, Oscar; NOGUEIRA, M. P.. Participação em banca de Fernando Lacerda Simões Duarte. Resgates e abandonos do passado na prática musical litúrgica no Brasil entre os pontificados de Pio X e Bento XVI. 2016. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes- Unesp.

9.
Jank. Helena; NOGUEIRA, M. P.; KÜHL, Paulo; GOLDEMBERG, Ricardo; GATTI, Patricia. Participação em banca de Gustavo Angelo Dias. O Papel do contraponto no desenvolvimento da harmonia: uma abordagem a partir do baixo contínuo italiano do século XVII. 2015. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
NOGUEIRA, M. P.; PICCHI, A. G.; BONIS, M. F.; Moreira, A.L.; TARSO, P.. Participação em banca de Diogo Lefévre. O Poema em Música e a música além do Poema. 2015. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes- Unesp.

11.
Flávia Toni; NOGUEIRA, M. P.; SALLES, Paulo de Tarso; Tiné, Paulo José; Mario Videira. Participação em banca de Celso Luiz de Araujo Cintra. A Musicologia Comparada de Alain Daniélou: contribuições para um diálogo musical. 2013. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

12.
Jardin, Gil; GLOEDEN, E.; NOGUEIRA, M. P.; Tiné, Paulo José. Participação em banca de Mônica Giardini. Processos Composicionais de Edmundo Villani-Cortes na sua Sinfonia nº1 para Orquestra de Sopros. 2013. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

13.
Contier, Arnaldo; Napolitano, Marcos; NOGUEIRA, M. P.; MORAES, J. G. V.; Mojola, Celso. Participação em banca de Maria Lúcia Cruz Suzigan. Tom Jobim e a moderna música popular brasileira. 2012. Tese (Doutorado em Faculdade de Filosofia, letras e ciencias humanas) - Universidade de São Paulo.

14.
Ney Carrasco; NOGUEIRA, M. P.; Irineu Guerrini; José Eduardo Paiva; Jônotas Monzoli. Participação em banca de Orlando Marcos Mancini. O Pensamento Musical no Cinema: o exemplo de Ennio Morricone. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

15.
ZANI, A.; TARSO, P.; NOGUEIRA, M. P.; BENTO, D.; COSTA, R.. Participação em banca de Antenor Ferreira Corrêa. Integração de técnicas analíticas como princípio de um modelo composicional. 2009. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

16.
Emerson de Biaggi; Amato, L.P.; Maria José Carrasqueira; Silva, Esdras Rodrigues; NOGUEIRA, M. P.. Participação em banca de Ricardo Lobo Kubala. O Concerto para Viola e Orquestra de Antônio Borges-Cunha: a obra, seu compositor e uma interpretação. 2009. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

17.
Flávia Toni; Monica Lucas; MORAES, J. G. V.; André Luiz Cardoso; NOGUEIRA, M. P.. Participação em banca de Lutero Rodrigues da Silva. Carlos Gomes, um tema em questão: a ótica modernista e a visão de Mário de Andrade. 2009. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

18.
NOGUEIRA, L.; VOLPE, M. A.; ARRUDA, S. S.; HORA, E.; NOGUEIRA, M. P.. Participação em banca de Marcos da Cunha Lopes Virmond. Construindoa ópera Condor: o pensamento composicional de Antonio Carlos Gomes. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

19.
NOGUEIRA, M. P.; NESTROVSKI, A.; CASNOK, Y. B.; BRAGA, M. L. S.; GLOEDEN, E.. Participação em banca de Sidney Molina Junior. O Violão na Era do Disco: Interpretação e Desleitura na Arte de Julian Bream. 2006. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
NOGUEIRA, M. P.; NOGUEIRA, L.; Garcia, D.. Participação em banca de Marcos da Cunha Lopes Virmond. Restauração da partitura orquestral da ópera "Condor" de Antônio Carlos Gomes". 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GROSSMANN, C. M. V.; NOGUEIRA, M. P.. Participação em banca de Daniel Figueiredo.Conceitos organológicos Antigos vs. Modernos na construção da Flauta doce. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Instrumento) - Instituto de Artes- Unesp.

2.
Rodrigues, Lutero; NOGUEIRA, M. P.. Participação em banca de Camila Harumi Ide Aoki.Colombo d Carlos Gomes: contextualização da estreia. 2015 - Instituto de Artes- Unesp.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Jardin, Gil; Lacerda, Marcos Branda; CASNOK, Y. B.; Santos, Rafael dos; NOGUEIRA, M. P.. Comissão Julgadora Concurso para provimento efetivo de cargo Professor Doutor. 2010. Universidade Estadual de São Paulo Escola de Comunicação e Artes.

2.
NOGUEIRA, M. P.; Jardin, Gil; Simões, Luciano. Professor Assistente Doutor: Instrumentacao e Orquestracao I,II,III e IV e Regencia I e II. 2009. Instituto de Artes- Unesp.

3.
NOGUEIRA, M. P.; OSTERGREN, E.; KAYAMA, A. G.; CARRASCO, C.; ZANI, A.. Professor Doutor "Regência Orquestral". 2007. Universidade Estadual de Campinas.

4.
NOGUEIRA, M. P.; Seincman. E.; Pascoal, M. L.. Concurso Público de Títulos e Provas para Efetivação- Análise I, II e III e Composição I e II. 2006. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
Amato, L.P.; Araujo, V. G.; NOGUEIRA, M. P.. Concurso de Títulos e Provas p/ prof. substituto Regência I e II e Orquestração I e II. 2005. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Livre docência
1.
MONTEIRO, E. H.; FERRAZ, S.; NOGUEIRA, M. P.; KUHL, P. M.; MUHANA, A. F.. O Conceito de Imitação sob a Perspectiva da Musica Poetica no Século XVIII. 2017. Universidade de São Paulo.

2.
Ramos, Marco Antonio da Silvs; Jardim, Gilmar Roberto; FONTERRADA, M. T. O.; HASHIMOTO, F. A. A.; NOGUEIRA, M. P.. Os Quartetos de Cordas de Villa-Lobos: o discurso da besta- Paulo de Tarso Salles. 2016. Escola de Comunicações e Artes.

Outras participações
1.
NOGUEIRA, M. P.; Silvia Fernandes Telesi; Rubens Luis Machado. Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz". 2009. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Medieval anda Renaissance Music -International Conference -Irlanda. Divisione harmonica della diapason nelle sue parti:Zarlino's renumbering of modes based on the primacy of ionian over dorian as the first in the series. 2018. (Congresso).

2.
VIII ENCONTRO DE PESQUISADORES EM POÉTICA MUSICAL DOS SÉCULOS XVI , XVII E XVIII.RelaçÕes entre incipit textual e configuração mínima compartilhada (CMC) em exordios do "Motecta festorum"livro I, 1564 de Plestrina.. 2017. (Encontro).

3.
HapMac (History, Analysis, Pedagogy) Conference University of Nottingham. Imitative and Motivec Patterns in the Analysis of Willaert's. 2016. (Congresso).

4.
Valorizing Clemens non Papa: Towards a Polycentric Model for Renaissance Music. ??Why do you persecute me??:Cadential Plan and Imitative Polyphonic Fabric in Clemens non Papa?s Venit vox de coelo?. 2015. (Congresso).

5.
XV Congresso da ANPPOM-Vitoria 2015. Nogueira, Marcos, Cardoso, Fernando, E Iafelice, Carlos Henrique.. 2015. (Congresso).

6.
III Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. Panorama das Associações de Teoria e Análise Musical e Musicologia. 2013. (Congresso).

7.
III Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. Panorama das Associações de Teoria e Análise Musical e Musicologia. 2013. (Congresso).

8.
III Jornada de Teoria das Artes - Universidade Católica Portuguesa.Análise e História da Música: uma reavaliação. 2013. (Simpósio).

9.
Universidade de Coimbra-Jornadas da Pós-Graduação em Estudos Artísticos/ Estudos Musicais.Mundos e Fundos: mundos metodológico e interpretativo dos fundos musicais. 2012. (Seminário).

10.
XXII Congresso da ANPPOM. Teorias do Agrupamento Sonoro: definições e propriedades da escrita dos elementos temporalmente discretos. 2012. (Congresso).

11.
II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical (palestrante).Performance, interpretação e análise musical. 2011. (Encontro).

12.
XXI Congresso da Associação Nacional de Pós-graduação em Música. Espaço, linha e complexidade acústica na formação dos agrupamentos sonoros. 2011. (Congresso).

13.
XXI Congresso da Associação Nacional de Pós-graduação em Música. Comunicações de Teoria e Análise Musical. 2011. (Congresso).

14.
XXI Congresso da Associação Nacional de Pós-graduação em Música. Complexidade e Diversidade na Criação/Pesquisa em Música. 2011. (Congresso).

15.
XXI Congresso da Associação Nacional de Pós-graduação em Música. Grupo de Trabalho em Teoria e Análise Musical. 2011. (Congresso).

16.
XX Congresso da AMPPOM. Princípios para o estudo da metamorfose da palavra em música: motivo eperspectiva temática na história e teorias da música ocidental. 2010. (Congresso).

17.
XIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música. Ritornrlo r Sinfonia no. 2009. (Congresso).

18.
Univ. de Aveiro - Performa'07 Encontros de Investigação em Performance.Diferenças de construção temática em duas aberturas de ópera: Verdi e Carlos Gomes. 2007. (Encontro).

19.
XVI Congresso ANPPOM. Estudo comparado da construção temática do Prelúdio de Maria Tudor, de Carlos Gomes, e da Sinfonia de La Forza del Destino, de Verdi. 2006. (Congresso).

20.
VI Encontro de Musicologia Histórica.Carlos Gomes como Compositor Orquestral: elementos para uma reavaliação histórica. 2004. (Encontro).

21.
Encontro de Musicologia de São Paulo (SBM).Comunicação: A introdução do repertório Sinfônico no Brasil. 2003. (Encontro).

22.
Encontro de Musicologia de São Paulo (SBM).Palestra Carlos Gomes, um Compositor Orquestral. 1999. (Outra).

23.
1ª Jornada do Curso de Pós-Graduação em Artes.Comunicação: As diferentes versões para a peça de abertura da ópera. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Moreira, A.L. ; Gurbenikoff, Carole ; Pascoal, M. L. ; NOGUEIRA, M. P. ; TARSO, P. . 4ºEncontro Internacional de Teoria e Análise Musical. 2017. (Congresso).

2.
Monica Lucas ; NOGUEIRA, M. P. ; DINIZ, P. ; DOMINGOS, N. ; KUHL, P. M. . VIII Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII. 2017. (Congresso).

3.
Moreira, A.L. ; FERAZ, Silvio ; BORTZ, Graziela ; NOGUEIRA, M. P. ; SALLES, Paulo de Tarso ; GURBENICOV, C. ; MANNIS, J. A. ; MERHI, S. . III Encontro Internacional de Teoria e An'alise Musical. 2013. (Congresso).

4.
NOGUEIRA, M. P.; BORTZ, Graziela ; SALLES, Paulo de Tarso ; FERAZ, Silvio ; Moreira, A.L. . II Encontro de Teoria e Análise Musical. 2011. (Congresso).

5.
NOGUEIRA, M. P.; THOMAZ, L. V. ; TARSO, P. ; Moreira, A.L. ; Pascoal, M. L. ; Jank. Helena . I Encontro Internacional de Análise Musical. 2009. (Congresso).

6.
NOGUEIRA, M. P.; Thomas, Lia Vera ; KERR, D. M. . XVII CONGRESSO DA ANPPOM. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Daniel Figueiredo. Motetti, madrigali et canzone francese de Giovanni Bassano: Um estudo sobre a obra e a diminuição no século XVI. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

2.
Ludmilla Thompson Sathler Freitas. Os conceitos de gravità e piacevolezza de Pietro Bembo em madrigais do século XVI. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Carlos Henrique Cascarelli Iafelice. Os processos analíticos inferidos de tratados italianos de musica prattica publicados entre c.1520 e 1590.. Início: 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Lennon Strabelli Aguado. TEORIA DIATÔNICA RECENTE A PARTIR DA OBRA ?FUNDATIONS OF DIATONIC THEORY? DE TIMOTHY JOHNSON. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Música - Composição e Regência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rafael Gueli Tomaz Silva. Polifonia latente: aspectos estruturais, inter-relação e organização dos elementos.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes- Unesp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

2.
Carlos Henrique Iafelice. O Cânone: inflexões sobre as origens e sua relação no desenvolvimento técnico-composicional da polifonia imitativa estrita no Renascimento.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes- Unesp, . Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

3.
Felipe Faglione. A HARPA DE PEDAIS NO SÉCULO XVIII E AS INFLUENCIAS DE SUAS CARACTERÍSTICAS SOBRE SEU REPERTÓRIO E ESCRITA IDIOMÁTICA. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes- Unesp, . Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

4.
Allan Christian Domingues Souza. Confluências histórico-técnicas, crise serial e a solução de György Ligeti: Heranças históricas e a Micropolifonia.. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

5.
Caio Giovaneti de Barros. Teoria dos Agrupamentos Rítmicos e sua aplicação na análise da música não tonal do século XX.. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

6.
Iris Leong. A LiteraturaSimbolista em Obras de Arnold Shoenberg. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes- Unesp, . Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

7.
Daniel Mota. Transcrição de Yamachita para Violão do Quadros de Uma exposição de Moussorgski. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

8.
Martin Herraiz. O Estranho Perfeito: a música orquestral de Frank Zappa. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

9.
Bruno Renato Lacerda. Os Arranjos de Guerra Peixe para a Orquestra da Radio Nacional do Rio de Janeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

10.
José Ivo da Silva. Fantasia em três movimentos em forma de choros de Heitor Villa-Lobos: analise e contextualização de seu último período. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

11.
Ticiano Biancolino. A Evocação de sonoridades na escrita para piano no ciclo Winterreise de Franz Schubert. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

12.
Cristiane Aparecida Miranda Rocha Martins. Recompondo o passado:Gesualdo pelo olhar de Stravinsky. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

13.
Diogo Lefévre. Poesia e composição em canções de cinco autores que vivem em São Paulo. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

14.
Juliana Noronha Dutra. Rap: identidade local e resistência global. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes- Unesp, . Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

15.
Marcio Guedes Correa. As Escolhas instrumentais de Radamés Gnattali no Concerto Carioca nº1. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Música) - Universidade Estadual Paulista, . Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

Tese de doutorado
1.
Fernando Luiz Cardozo Pereira. Da polifonia vocal ao ricercare imitativo: relações estruturais em obras de Adrian Willaert com base em planos cadenciais. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

2.
Camila Carrascoza Bomfim. Música Orquestral, a metropole e o mercado de trabalho. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

3.
Arthur Rinaldi Ferreira. A Música é Uma Linguagem: estudo sobre o discurso musical no contexto do século XX. 2014. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes- Unesp, . Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

4.
Cristiane Aparecida Miranda Rocha artins. A Reconstrução de Partes Perdidas de Obras Polifônicas Renascentistas: uma aplicação na Sacrae Cantione Da Pacem de Carlo Gesualdo aplicação na Sacrae Cantione Da Pace. 2013. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

5.
Diogo Lefevre. Questões essenciais para a análise e composição da música vocal de câmara no repertório contemporâneo. 2011. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Música) - Instituto de Artes- Unesp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Daniel do Nascimento Andrade Bento. 2009. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Raphael de Lima Puccini. Fundamentos Acústicos técnicos do Sprechgesang e sua relação com as formas tradicionais de recitetivo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes- Unesp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

2.
Daniel Tapia. A instrumentação e Orquestração e integração ao Drama para o longa metragem Catch me if you can de John Willaians. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes- Unesp. Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

Iniciação científica
1.
Guilherme Afonso dos Santos. A Abordagem do Ritmo na Análise da Música Mensurada,. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes- Unesp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

2.
Rafael Gueli Tomaz Silva. Estudo e análise às figuras de retórica musical na obra Gloria em D maior, RV 589 (1716) de Antonio Vivaldi. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes- Unesp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

3.
William Teixeira da Silva. ARTICULAÇÃO MUSICAL NO CONTEXTO DA METAMORFOSE DA PALAVRA CANTADA E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE AGRUPAMENTOS FRASEOLÓGICOS NA MÚSICA INSTRUMENTAL. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Instrumento) - Instituto de Artes- Unesp. Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

4.
Raphael Puccini. FUNDAMENTOS ACÚSTICOS E TÉCNICOS DO SPRECHGESANG E SUA RELAÇÃO COM AS FORMAS TRADICIONAIS DE RECITATIVO. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes- Unesp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

5.
Caio Giovaneti de Barros. Revisão e Ampliação com Notas Explicativas do Livro "Fraseologia Musical"de Esther Scliar. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.

6.
Daniel Tapia. Trilha de John Willians para o filme. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licencoatura em Educação Musical) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Marcos Fernandes Pupo Nogueira.




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