Maria Cristina Moreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0957791282882383
  • Última atualização do currículo em 28/10/2018


Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005) e doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na área de ensino de ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, análise do conteúdo, analise critica do discurso, formação de professores e ensino a distância. Atua como pesquisadora nos mestrados profissional e acadêmico do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) e no curso de Especialização Lato Senso em Educação e Divulgação científica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Cristina Moreira
Nome em citações bibliográficas
MOREIRA, M. C. A;MOREIRA, M.C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis.
Rua Lúcio Tavares, 1045
Centro
26530060 - Nilópolis, RJ - Brasil
Telefone: (21) 32361805


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação em Ciências e Saúde.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A relação entre pesquisa em Educação em Ciências e ensino de ciências: um estudo do livro didático de ciências, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Isabel Gomes Rodrigues Martins.
Palavras-chave: Livro didático; Analise Critica do Discurso.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Atividade Experimental e o Estudo da Geração da Vida em Aulas de Ciências: Uma Contriuição para essa Discussão,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Dominique Colinvaux.
Palavras-chave: Ciências - atividades experimentais; Ensino-aprendizagem; Experiências- teorias da Origem da Vida.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1992 - 1993
Especialização em Especialização Em Ensino de Ciências.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: As idéias de evolução dos alunos de 5a e 6a séries do primeiro grau..
Orientador: Edson Pereira da Silva.
1976 - 1979
Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Ciências Biológicas.
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
Título: As idéias de Evolução dos alunos de 5a e 6a séries do primeiro grau.
Orientador: Prof. Dr. Edson Pereira da Silva.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20


Coordenação Central de Educação a Distância da PUC, CCEAD/PUC-RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Mediadora do curso, Enquadramento Funcional: Mediadora pedagógica, Carga horária: 20


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor/Correçao de Vestibular


Escola Municipal Jose de Alencar, PREFEITURA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Ciências (6o ao 9o ano)


Escola Israelita Brasileira Eliezer Steinbarg Max Nordau, ELIEZER-MAXNORDA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Laboratório de Ciências


Escola Municipal Anne Frank, PREFEITURA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16


Colégio Estadual Barão do Rio Branco, CEBRB, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações
Professor de Biologia e Química no Ensino Médio


Centro Educacional Anísio Teixeira, CEAT, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 18
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Ciências


Projeto Êxito, ÊXITO, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

1988 - 1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia

Escola Municipal Ary Quintella, EMAQ, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Ciências Biológicas (Ensino Fundamental)


Colégio Jacobina, JACOBINA, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1988
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

1986 - 1988
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências Físicas e Biológicas

Sociedade de Ensino Isa de Mattos Prates, SOENSIMPA, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1988
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor 5a a 8a séries, Carga horária: 0



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
FORMAÇÃO INICIAL E O USO DO LIVRO DIDÁTICO: O QUE APRENDEM OS LICENCIANDOS?
Descrição: O projeto de pesquisa tem como questão principal a de problematizar a formação inicial de professores de ciências que cotidianamente lidam com a gestão do conhecimento a ser ensinado, planejando aulas, interagindo com os estudantes, escolhendo metodologias para o ensino, selecionando e elaborando instrumentos de avaliação entre outras atividades rotineiras. Nesse sentido, o referencial teórico que possibilite discutir mudanças no cenário mundial, aspectos da fragmentação do individuo moderno, a construção de novas identidades; pode auxiliar na compreensão do saber docente (teoria e prática) tanto no que ele tem de tradicional, de inovador, de transformador etc. A intenção é a de entender a formação por meio da aprendizagem de metodologias de ensino, especificamente o uso do livro didático nas aulas de ciências naturais. Compreende-se que o livro didático, além de ocupa um lugar de evidência no que se faz e deixa de fazer em sala de aula, atualmente disputa concorrência com outras metodologias de ensino. Nessa perspectiva, o livro não é entendido apenas como um recurso de ensino, mas como um instrumento que pode ser utilizado (diversas formas) para compreender modulações da docência. Portanto, pretende-se analisar como esse instrumento tem sido ensinado ou não, nos cursos de licenciatura em ciências, por intermédio de questionários/e ou entrevistas voltados aos licenciandos. A metodologia a ser empregada é a da análise de conteúdo, e pretende-se primeiramente realizar uma investigação piloto de forma a construir uma base metodológica para elaborar os protocolos da pesquisa (questionários I e II e entrevista) e posteriormente, delinear de forma mais fundamentada o corpus de análise. Ademais, é proposta do projeto a elaboração de um plano de aula contendo atividades que visem o ensino do uso do livro didático, na formação inicial, nos seus diversos modos de aproveitamento. No final, estima-se minimizar a dificuldade presente nas concepções dos licenciandos e de alguns professores, a saber, a de distinguir a apropriação de um determinado conhecimento científico do saber ensiná-lo. Palavras-chave: formação inicial, saber docente, identidade docente, metodologias de ensino, livro didático..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Cristina Moreira - Integrante / Maria Cristina do Amaral Moreira - Coordenador.
2017 - 2018
O ESTUDO E ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: LIVROS, TEXTOS DE DIVULGAÇAO E PRODUTOS EDUCATIVOS
Descrição: O presente projeto volta-se para a análise de materiais didático-pedagógicos, tanto nos que tradicionalmente circulam nas escolas, tais como os livros didáticos, assim como nos de divulgação científica, e naqueles produzidos por alunos como resultados de estudo nos mestrados profissionais. Entendemos que esse conjunto de materiais tem como objetivo seu uso na sala de aula e que expressa conteúdos e formas curriculares que impactam o ensino de ciências naturais e da matemática. O projeto reúne estudos que têm como ênfase o livro didático do ensino fundamental e médio (física e química) na analise dos conteúdos em interseção com as formas de ensina-los tais como na discussão do papel dos experimentos nas séries iniciais, do cotidiano e da contextualização no livro de química e de temáticas específicas das disciplinas, tais como energia, o átomo, a física moderna, entre outros. No que diz respeito aos textos de divulgação o interesse se dá tanto pela sua recontextualização/transposição em livros didáticos como o seu uso em sala de aula. Somado a isso nos voltamos para o estudo dos produtos educativos, que em última análise se voltam a sala de aula, e o projeto de pesquisa busca entender quais têm sido as preferências e o impacto desses materiais nas aulas de ciências. Os estudos envolvem alunos do PIBIC, licenciandos de física e química e pós-graduandos lato e strito senso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Cristina Moreira - Coordenador / Maria Cristina do Amaral Moreira - Integrante / Amanda Moraes Vitor Pinto - Integrante / Georgia Andreia de Oliveira dos Santos - Integrante.
2015 - 2016
LIVRO DIDÁTICO, MATERIAIS EDUCATIVOS, CONTEXTOS DAS POLÍTICAS, AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS, PESQUISAS: MAPEANDO OS DISCURSOS VOLTADOS PARA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Cristina Moreira - Coordenador / Maria Cristina do Amaral Moreira - Integrante / Isabel Martins - Integrante / Marcus Vinicius Pereira - Integrante.
2014 - 2015
2. AS POLÍTICAS PÚBLICAS, AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS RECONTEXTUALIZADAS EM DOCUMENTOS E MATERIAIS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Cristina Moreira - Integrante / Maria Cristina do Amaral Moreira - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: ENSINO & PESQUISA - Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Doc
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
2016 - Atual
Periódico: Revista Ciências & Idéias
2015 - Atual
Periódico: REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Biológicas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOREIRA, M. C. A2018MOREIRA, M. C. A ; PINHAO, F. . REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA DE MESTRANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. e2856-22, 2018.

2.
PEREIRA, Marcus Vinicius2018PEREIRA, Marcus Vinicius ; MOREIRA, M.C. . O que dizem as pesquisas sobre atividades prático-experimentais publicadas em periódicos brasileiros de ensino de ciências entre 2001 e 2015?. REVISTA THEMA, v. 15, p. 951-961, 2018.

3.
ROCAS, G.2018ROCAS, G. ; MOREIRA, M. C. A ; PEREIRA, Marcus Vinicius . -Esquece tudo o que te disse-: os mestrados profissionais da área de ensino e o que esperar de um doutorado profissional. ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM REVISTA, v. 8, p. 59, 2018.

4.
SILVA, N. D.2018SILVA, N. D. ; PEREIRA, Marcus Vinicius ; MOREIRA, M. C. A . UMA ANÁLISE DOS ENUNCIADOS DE ARTIGOS SOBRE RECURSOS AUDIOVISUAIS EM REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UM APORTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE, v. 11, p. 125-136, 2018.

5.
PEREIRA, Marcus Vinicius2017 PEREIRA, Marcus Vinicius ; MOREIRA, M. C. A . Atividades prático-experimentais no ensino de Física. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 34, p. 265, 2017.

6.
MOREIRA, M. C. A2017 MOREIRA, M. C. A ; PEREIRA, Marcus Vinicius ; MARTINS, Isabel . Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Física (São Paulo), v. 39, p. e4403, 2017.

7.
MOREIRA, M. C. A2017 MOREIRA, M. C. A ; PEREIRA, Marcus Vinicius . O que pensam licenciandos em física sobre o currículo do ensino médio?. Ensenanza de Las Ciencias, v. 34, p. 1, 2017.

8.
MOREIRA, M. C. A2017MOREIRA, M. C. A ; PINHAO, F. . The difference between ?laboratory activity?, ?experimental activity? and ?practical activity? in teacher vision. CONEXÃO CIÊNCIA (ONLINE), v. 12, p. 271-277, 2017.

9.
MOREIRA, M. C. A2017 MOREIRA, M. C. A ; ROCAS, G. ; PEREIRA, Marcus Vinicius ; ANJOS, M.B . A interdisciplinaridade em produtos educacionais de um mestrado profissional em ensino de ciências.. Ensenanza de Las Ciencias, v. 34, p. 1, 2017.

10.
CARDOSO, R. A. C.2016 CARDOSO, R. A. C. ; MOREIRA, M. C. A . O TEMA ALIMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS. CIÊNCIA EM TELA, v. v.9 n.1, p. http://www.cien, 2016.

11.
ALBUQUERQUE, R. A. A.C.2016ALBUQUERQUE, R. A. A.C. ; MOREIRA, M. C. A . A EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA EM LIVROS DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 9, p. 3695-3703, 2016.

12.
MOREIRA, M. C. A2015MOREIRA, M. C. A ; PEREIRA, Marcus Vinicius ; VASCONCELLOS, R. F. R. R. . A ENERGIA NA VISÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 5, p. 49-65, 2015.

13.
MOREIRA, M. C. A2015MOREIRA, M. C. A ; MARTINS, Isabel . A RECONTEXTUALIZAÇÃO DE DISCURSOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE COMO ASPECTOS DE PESQUISAS VINCULADAS A REFERENCIAIS CONSTRUTIVISTAS CONSTITUEM UM TEXTO DIDÁTICO AUTORADO POR PESQUISADORES. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 15, p. 237-257-257, 2015.

14.
MOREIRA, M. C. A2012MOREIRA, M. C. A ; MARTINS, Isabel . DISCUTINDO NOMINALIZAÇÃO EM TEXTOS DIDÁTICOS DA BIOLOGIA DOS PEIXES. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 5, p. 1, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, Amanda ; SALVADOR, D. F. ; PEREIRA, Marcus Vinicius ; MOREIRA, M. C. A ; QUESADO, M. A. ; VASCONCELLOS, R. F. R. R. . Combustíveis da Vida: Fotossíntese, Respiração e fermentação. 1ed. ed. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
MOREIRA, M. C. A ; MARTINS, Isabel . Discurso sobre a Natureza da Ciência no livro didático de Ciências: uma análise das construções de certezas e incertezas no ensino de ciências. In: Galieta, T e Giraldi, P. M. (Org.). Linguagens e Discursos na Educação em Ciências. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2014, v. 01, p. 11-587.

2.
MOREIRA, M. C. A . O discurso da pesquisa em eduação em ciências recontextualizado no livro didático de ciências. In: Isabel Martins; Guaracira Gouvêa; Rita Vilanova. (Org.). O livro didático de Ciências: contextos de exigência, critérios de selação, práticas de leitura e uso em sala de aula. 1ed.Rio de Janeiro: , 2012, v. , p. 43-52.

3.
LIMA, Amanda ; MOREIRA, M. C. A . Abordagem de saúde: o que encontramos nos livros didáticos de ciências. In: Isabel Martins; Guaracira Gouvêa; Rita Vilanova. (Org.). O livro didático de Ciências: contextos de exigência, critérios de selação, práticas de leitura e uso em sala de aula. 1ed.Rio de Janeiro: , 2012, v. , p. 115-124.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MOREIRA, M. C. A . Como a criança vê a evolução dos seres vivos. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, p. 45 - 48, 01 out. 1995.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, A. C. C. ; MOREIRA, M. C. A . A BLACK FRIDAY E O ENSINO DA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA O CONSUMO CONSCIENTE E SUSTENTÁVEL. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE, 2018, Niteroi. Anais do ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE, 2018.

2.
RIBEIRO, S. C. I. ; MOREIRA, M. C. A . AS DIFICULDADES DE INSERIR HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES A PARTIR DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE, 2018, Niterói. Anais do ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO AMBIENTE, 2018.

3.
PINTO, A. M. V. ; MOREIRA, M. C. A . HIDROCARBONETOS NO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO: CONTEXTO E SUAS DERIVAÇÕES. In: Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2018, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2018.

4.
GOMES, L. C. A. ; MOREIRA, M. C. A . AULAS TEMÁTICAS E VISITA PLANEJADA À FEIRA-LIVRE EM PRODUTO EDUCACIONAL: ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS. In: Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2018, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2018.

5.
MOREIRA, M. C. A ; PEREIRA, Marcus Vinicius . O currículo de física do ensino médio na visão de licenciandos.. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos. Atas do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: SBF, 2017.

6.
RUSSO, A. L. ; ANDRADE, J. C. ; TELES, L. ; SANTANNA NETO, L. ; FONTOURA, M. T. S. ; GOMES, S. ; NASCIMENTO, S. C. ; RIBEIRO, S. ; MOREIRA, M. C. A ; PEREIRA, Marcus Vinicius . Levantamento de artigos em periódicos brasileiros entre 2001 e 2015: pesquisas sobre atividades prático-experimentais de ciências no ensino básico.. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos. Atas do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017.

7.
MOREIRA, M. C. A ; PEREIRA, Marcus Vinicius ; MARTINS, Isabel . A cinemática no contexto da educação para o trânsito: a recontextualização de aportes teóricos cts para o ensino de ciências.. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos. Atas do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: SBF, 2017.

8.
PEREIRA, Marcus Vinicius ; MOREIRA, M. C. A . O que dizem as pesquisas sobre atividades prático-experimentais publicadas na revista brasileira de ensino de física entre 2001 e 2015?. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos. Atas do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: SBF, 2017.

9.
SOUZA, L. G. ; ALMEIDA, R. S. ; SANTOS, A. L. F. ; MOREIRA, M. C. A . Fisica moderna e contemporanea no ensino médio: uma revisão de dois periódicos do ensino de física. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017. Atas do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: SBF, 2017.

10.
PINTO, A. M. V. ; MAGALHAES, C. R. ; MARQUES, M. M. ; MOREIRA, M. C. A . O DIALOGISMO EM TEXTO DE DIVULGAÇÃO EM LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA: UM APORTE PARA A TEMÁTICA DA TABELA PERIÓDICA. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis, SC. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017.

11.
FREITAS, A. C. C. ; NASCIMENTO, P. M. P. ; MOREIRA, M. C. A . INVESTIGANDO AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS POTENCIALIZADORAS NA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis, SC. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017.

12.
MOREIRA, M. C. A ; PINHAO, F. . Os termos ?atividade de laboratório?, ?atividade experimental? e ?atividade prática? nos enunciados de mestrandos em ensino de ciências. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis, SC. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017.

13.
PINTO, G. F. ; ALBUQUERQUE, R. A. A.C. ; MOREIRA, M. C. A ; SOUZA, L. H. P. . A EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis, SC. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017.

14.
GOMES, L. C. A. ; MOREIRA, M. C. A . Visita Planejada e aula temáticas: um alternativa do estudo das funções orgânicas no ensino médio. In: 57o Congresso Brasileiro de Ensino de Química, 2017, Gramado. Anais do 57 Congresso Brasileiro de Ensino de Química, 2017.

15.
GOMES, L. C. A. ; MESSEDER, J. C. ; MOREIRA, M. C. A . Alunos do ensino médio e o ensino de química na feira livre. In: XVIII Encontro Nacional de ensino de química, 2016, Florianópolis. ANAIS DO XVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2016.

16.
MOREIRA, M. C. A . O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: RELAÇÕES MENOS DESIGUAIS ENTRE O DISCURSO DA CIÊNCIA E O PEDAGÓGICO. In: IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, 2016, Belo Horizonte. Discursos e Desigualdades Sociais. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, Programa de P-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letra, 2016. v. 1. p. file:///C:/User-396.

17.
PEREIRA, Marcus Vinicius ; MOREIRA, M. C. A . Uma reflexão sobre o papel de atividades prático-experimentais no ensino de física. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. Anais do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física.

18.
MOREIRA, M. C. A ; PEREIRA, Marcus Vinicius ; VASCONCELLOS, R. F. R. R. . O que é energia? análise das postagens de professores de ciências em um fórum de um curso de formação continuada realizado a distância. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. Anais do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2015.

19.
MOREIRA, M. C. A ; PEREIRA, Marcus Vinicius ; VASCONCELLOS, R. F. R. R. . Recursos didáticos mobilizados por professores de ciências participantes de um fórum online sobre energia em um curso de formação continuada. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. Anais do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2015.

20.
ALBUQUERQUE, R. A. A.C. ; MOREIRA, M. C. A . UMA REVISÃO DA TEMÁTICA LIVRO DIDÁTICO EM ENCONTROS REGIONAIS DE ENSINO DE BIOLOGIA. In: III Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 4 (MG/GO/TO/DF),, 2015, Juiz de Fora, MG. III Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 4 (MG/GO/TO/DF), 2015.

21.
MOREIRA, M. C. A ; MARTINS, Isabel . A INFLUÊNCIA DA PESQUISA ACADÊMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS. In: 37a Reunião Nacional da ANPEd, 2015, Florianóplois. Plano Nacional de Educação:tensões e perspectivas para a educação publica brasileira. v. 1.

22.
MOREIRA, M. C. A ; AMOS, R. . Estudo comparativo da sustentabilidade na visão de estudantes em eventos esportivos em Londres e no Rio de Janeiro. In: X Encontro Nacionalo de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X Encontro Nacionalo de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015. v. 1.

23.
MOREIRA, M. C. A ; MARTINS, Isabel . A temática do trânsito: discutindo velocidade no livro didático de ciências. In: IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2014, Niterói. Anais do IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2014.

24.
MOREIRA, M. C. A ; MARTINS, Isabel . Os Autores do Livro Didático de Ciências: Um perfil situado nas dácadas de 1950 e 1960. In: III ENEBIO, 2010, Fortaleza. Temas polêmicos e o ensino de Biologia, 2010.

25.
MOREIRA, M. C. A ; SILVA, Marco Antonio Rocha ; MARTINS, Isabel ; LIMA, Amanda . A SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE. In: VII ENPEC, 2009, Santa Catarina. Encontro nacional de pesquisa e educaçao em ciencias, 2009.

26.
MOREIRA, M. C. A ; COLINVAUX, D. ; SALOMÃO, Simone Rocha . NA INTERSEÇÃO ENTRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA E QUESTÕES DE LINGUAGEM: UM ESTUDO DE RELATOS SOBRE EXPERIMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: IX EPEB _ Encontro Perspectivas do Ensino da Biologia, 2006, São Paulo. História e Percursos da Biologia no Curriculo, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, S. C. I. ; OLIVEIRA, D. D. F. ; MOREIRA, M. C. A . História e Filosofia da Ciência e Ensino de Ciências: subsídios para um diálogo.. In: II Seminário História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências, 2017, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências, 2017.

2.
PINTO, A. M. V. ; MOREIRA, M. C. A . ANÁLISE DA TEMÁTICA TABELA PERIÓDICA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO. In: I ENCONTRO DA REDE RIO DE ENSINO DE QUÍMICA ( I EREQ - RJ ), 2017, Macaé, RJ. Anais I ENCONTRO DA REDE RIO DE ENSINO DE QUÍMICA ( I EREQ - RJ ), 2017.

3.
SANTOS, G. A. O. ; MOREIRA, M. C. A . CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS DA REVISTA DA SBEnBIO SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA. In: VIII EREBIO RJ/ES - Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES, 2017, Rio de Janeiro. Anais do VIII EREBIO RJ/ES - Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES, 2017.

4.
BATISTA, F. R. S. ; MOREIRA, M. C. A . ANÁLISE DAS IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO. In: I ENCONTRO DA REDE RIO DE ENSINO DE QUÍMICA ( I EREQ - RJ ), 2017, Macaé, RJ. Anais I ENCONTRO DA REDE RIO DE ENSINO DE QUÍMICA ( I EREQ - RJ ), 2017.

5.
MOREIRA, M. C. A ; ROCAS, G. ; PEREIRA, Marcus Vinicius ; ANJOS, M.B . Analysis of educational products in a professional science education master's degree course.. In: XVII International Organization for Science and Technology Education Symposium, 2016, Porto. Proceedings of XVII International Organization for Science and Technology Education Symposium, 2016.

6.
PINHAO, F. ; MOREIRA, M. C. A . Representations of ?laboratory activity?, ? experimental activity? and ?practical activity? constructed by master?s degree students. In: XVII International Organization for Science and Technology Education Symposium, 2016, Porto. Proceedings of XVII International Organization for Science and Technology Education Symposium, 2016.

7.
MOREIRA, M. C. A ; COLINVAUX, D. . O uso de experimentos de laboratório nas aulas de ciências com alunos de 7a série/ ensino fundamental. In: I Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2005, Rio de Janeiro. Anais do I Enebio e III Erebio RJ/ES, 2005. v. 1. p. 689-691.

8.
MOREIRA, M. C. A ; SILVA, E. P. . Concepções prévias: uma revisão de alguns resultados sobre genética e evolução. In: I EREBIO, 2001, Niterói. Novo Milênio, novas práticas educacionais?, 2001. p. 242-245.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, G. A. O. ; MOREIRA, M. C. A . O Currículo de Biologia na Perspectiva Inclusiva. In: 2o Workshop dos Programas de Pós Graduação em ensino de ciências do Estado do Rio de Janeiro, 2017, Rio de Janeiro. Anais do 2o Workshop dos Programas de Pós Graduação em ensino de ciências do Estado do Rio de Janeiro, 2017.

2.
MOREIRA, M. C. A . Juri Simulado sore a clonagem: uma alternativa para desenvolver tomada de decisão. In: IX EPEB _ Encontro Perspectivas do Ensino da Biologia, 2004, São Paulo. Biodiversidade a Biologia em contextos diversos. Campinas: UNICAMP, 2004. p. 101-102.

3.
MOREIRA, M. C. A ; COLINVAUX, D. . As experiências de Pasteur no século XIX e o estudo das antigas teorias sore a origem da vida em sala de aula. In: 2o Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica, 2003, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de História da Ciência, 2003. p. 47-47.

4.
MOREIRA, M. C. A . Jogos, atividades e modelos: enfocando os conceitos da cadeia alimentar, classificação, célula e átomo de quinta a oitava séries. In: I EREBIO, 2001, Niterói. Novo Milênio, novas práticas educacionais?, 2001. p. 441-443.

5.
MOREIRA, M. C. A ; SILVA, E. P. . A idéia de Evolução na 5a e na 6a séries do Io grau: Influência do ensino formal sobre as concepções prévias.. In: 45o Reunião Anual SBPC, 1993, Recife. Ciência e Qualidade de vida, 1993. p. 241-241.

Artigos aceitos para publicação
1.
MOREIRA, M. C. A ; ROCAS, G. ; PEREIRA, Marcus Vinicius ; ANJOS, M.B . Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências.. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2018.

2.
RIBEIRO, S. C. I. ; VELLOSO, V. P. ; MOREIRA, M. C. A . HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA EM EVENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista HISTEDBR On-line, 2018.

3.
PEREIRA, Marcus Vinicius ; MOREIRA, M. C. A . O papel do laboratório didático de ciências na visão de mestrandos em ensino de ciências. Revista PRÁXIS, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
PINTO, A. M. V. ; MOREIRA, M. C. A . CONTEXTO E SUAS DERIVAÇÕES NO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ALBUQUERQUE, R. A. A.C. ; MOREIRA, M. C. A . UMA REVISÃO DA TEMÁTICA LIVRO DIDÁTICO EM ENCONTROS REGIONAIS DE ENSINO DE BIOLOGIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MOREIRA, M. C. A . Livro didático de ciências: discutindo a linguagem da ciência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BATISTA, F. R. S. ; MOREIRA, M. C. A . O COTIDIANO E A CONTEXTUALIZAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BATISTA, F. R. S. ; MOREIRA, M. C. A . Reflexões sobre o cotidiano e a contextualização abordados em Livros Didáticos de Química para o Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MOREIRA, M. C. A ; PEREIRA, Marcus Vinicius ; VASCONCELLOS, R. F. R. R. . THE ENERGY IN THE VIEW OF SCIENCE TEACHERS IN A CONTINUING EDUCATION DISTANCE LEARNING COURSE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DAVIES, P. ; AMOS, R. ; CONNOLLY, J. ; MOREIRA, M. C. A ; CARVALHO, R. ; NICHOLL, J. ; MANNI, A. ; SANDERS, D. . Reimagining the role of nonformal learning in science and environmental education. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
MOREIRA, M. C. A . A sociedade escolar num contexto de mudanças para a Educação Básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MOREIRA, M. C. A ; MARTINS, Isabel . Uma análise da construção de certezas e incertezas em ciência no discurso do livro didático de ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MOREIRA, M. C. A ; MARTINS, Isabel . Sobre como aspectos de pesquisas vinculadas a referenciais construtivistas e CTS constituem o livro didático de ciências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MOREIRA, M. C. A ; MARTINS, Isabel . DISCUTINDO NOMINALIZAÇÃO EM TEXTOS DIDÁTICOS DA BIOLOGIA DOS PEIXES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MOREIRA, M. C. A ; MARTINS, Isabel . Has science education research influenced school science textbooks?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MOREIRA, M. C. A ; MARTINS, Isabel . Sobre como a pesquisa em educação em ciências constitui os livros didáticos de ciências: apontamentos com base em uma análise discursiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MOREIRA, M. C. A ; MARTINS, Isabel . Impacts of research in science education on science textbooks: reflections based on a case study. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MOREIRA, M. C. A ; LIMA, Amanda ; MARTINS, Isabel . Apontamentos sobre os temas saúde e ambiente no Livro didático de Ciências. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MOREIRA, M. C. A ; MARTINS, Isabel . Os autores do Livro Didático de Ciências: um perfil situado nas décadas de 1950 e 1960. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
MOREIRA, M. C. A ; Goldbach, Tânia . A temática da evolução no contexto da formação continuada em Ensino de Ciências. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
LIMA, Amanda ; MOREIRA, M. C. A ; SILVA, Marco Antonio Rocha ; MARTINS, Isabel . A saúde do Livro didático de ciências: um exercício de análise. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MOREIRA, M. C. A ; SALOMÃO, Simone Rocha ; COLINVAUX, D. . Na interseção entre a história da ciência e questões de linguagem: estudos de relatos sobre experimentos de alunos do ensino fundamental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MOREIRA, M. C. A ; COLINVAUX, D. . O uso de experimentos de Laboratório nas aulas de ciências com alunos da 7a série/ensino fundamental.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
MOREIRA, M. C. A . Juri simulado sobre clonagem: uma alternativa para desenvolver tomada de decisão. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MOREIRA, M. C. A . Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT). 2012.

2.
MOREIRA, M. C. A . Programa Institucional de Incentivo à Produção Científica, Tecnológica e Artístico-Cultural (PROCIÊNCIA). 2012.

3.
MOREIRA, M. C. A . XXXI Semana da Química: IFRJ, Ciência e Cultura. 2011.

4.
MOREIRA, M. C. A . XXXI Semana da Química: IFRJ, Ciência e Cultura. 2011.

5.
MARTINS, Isabel ; MOREIRA, M. C. A ; LIMA, Amanda . Livro Didático de Ciências: com texto de exigencia, criterios de seleçao, praticas de leitura e uso em sala de aula.. 2009.

6.
MOREIRA, M. C. A ; SALOMÃO, Simone Rocha . MINICURSO: LINGUAGENS SOCIAIS E FEIXES DE SIGNIFICADOS: RELAÇÕES COM O ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA E CIÊNCIAS. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
MOREIRA, M. C. A ; PEREIRA, Marcus Vinicius . A energia no meio biótico. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto Base).

2.
MOREIRA, M. C. A ; PEREIRA, Marcus Vinicius . Utilização da energia pelo ser vivo na respiração. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto base).

3.
MOREIRA, M. C. A ; PEREIRA, Marcus Vinicius . Energia sem oxigênio: a fermentação. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TextoBase).

4.
MOREIRA, M. C. A ; PEREIRA, Marcus Vinicius . Por que a combustão se parece com a respiração?. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TextoBase).

5.
MOREIRA, M. C. A ; PEREIRA, Marcus Vinicius . A transferência de energia e matéria no meio biótico. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Textobase).

6.
MOREIRA, M. C. A ; PEREIRA, Marcus Vinicius . O ser humano pode ser considerado uma máquina?. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Textobase).

7.
MOREIRA, M. C. A ; PEREIRA, Marcus Vinicius . Energia sem oxigênio: a fermentação. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto base).

8.
PEREIRA, Marcus Vinicius ; MOREIRA, M. C. A . Energia renovável, sustentável e limpa: quais as diferenças entre elas?. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TextoBase).

9.
PEREIRA, Marcus Vinicius ; MOREIRA, M. C. A . Eficiência energética: consumo inteligente de energia. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TextoBase).

10.
PEREIRA, Marcus Vinicius ; MOREIRA, M. C. A . Consumo Consciente. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Textobase).

11.
PEREIRA, Marcus Vinicius ; MOREIRA, M. C. A . Energia hidrelétrica. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TextoBase).

12.
PEREIRA, Marcus Vinicius ; MOREIRA, M. C. A . Energia eólica. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TextoBase).

13.
PEREIRA, Marcus Vinicius ; MOREIRA, M. C. A . Energia nuclear. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TextoBase).

14.
PEREIRA, Marcus Vinicius ; MOREIRA, M. C. A . Energia geotérmica. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TextoBase).

15.
PEREIRA, Marcus Vinicius ; MOREIRA, M. C. A . Energia a partir da biomassa. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TextoBase).

16.
PEREIRA, Marcus Vinicius ; MOREIRA, M. C. A . Hidrogênio: a solução esperada?. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TextoBase).

17.
PEREIRA, Marcus Vinicius ; MOREIRA, M. C. A . É possível pensar em outro futuro?. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TextoBase).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MOREIRA, M. C. A; NUNES, W. V.; PINHAO, F. L.. Participação em banca de Andrea Cristina Costa de Freitas. A educação financeira numa perspectiva da matemática critica: o consumo como uma questão sociocientifica no ensino médio. 2018.

2.
MAIA, E. D.; SIQUEIRA, A. E.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de MONIQUE THÉRÈZE SCHULZ FONTOURA. TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: abordando o uso de antibióticos para a educação em saúde. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
MIGUEL, J. R.; MOREIRA, M. C. A; VASCONCELLOS, R. F. R. R.; RODRIGUES, C. K.. Participação em banca de ANDRÉIA DA SILVA MANTOVI. RESERVA BIOLÓGICA DO PARQUE EQUITATIVA, DUQUE DE CAXIAS: UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pòs-Graduação em Ensino de Ciências- PPGEC) - Universidade Unigranrio.

4.
ROCAS, G.; ARAUJO NETO, W. N.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Ana Lucia Rodrigues Gama Russo. Um panorama sobre a Historia e Filososfia da Ciência no ensino de quimica nas dissertações e teses (2011-2015) da área de ensino. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

5.
MOREIRA, M. C. A; SOUZA, L. H. P.; PEREIRA, Marcus Vinicius. Participação em banca de Raquel Angélica Andrade Correa de Albuquerque. Atividades experimentais e o ensino de ciências nos anos iniciais. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

6.
MACHADO, M. A.; MOREIRA, M. C. A; SOUZA, L. H. P.. Participação em banca de Nathalia Coimbra Martins da Rocha. O estagio supervisionado na formação do professor reflexivo de biologia: uma discussão dos estagiários a partir dos diários de campo. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
NUNES, W. V.; MOREIRA, M. C. A; VICTER, E. F.. Participação em banca de Patricia Carlos Torres de Almeida. A ARTE DE APRENDER PARA ENSINAR: discutindo a capacitação de robótica com Arduino® para professores de ciências e matemática do município de Paracambi/RJ. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

8.
SOUZA, L. H. P.; MACHADO, M. A.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Gabriela Fernandes Pinto. A experimentação nos livros didáticos de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
MOREIRA, M. C. A; OLIVEIRA, M. F. A.; SANTOS, M. C. F.. Participação em banca de Glaucia Alegre dos Santos Buarque de Gusmão. Atividades Experimentais de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental: analise em livros didáticos e reflexões de um grupo focal. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz.

10.
WALVY, O.W. de Castro; ALMEIDA, M. V. M.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Marcia Dolores Carvalho Gallo. Uma coleção de contos:reflexões para as aulas de ética e deontologia em terapia ocupacional. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

11.
CASTRO, D. L.; LEITE, S. Q. M.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Rosane Cordeiro Guedes. Ensino de ciências para a educação de jovens e adultos: uma análise qualitativa no curso de licenciatura em química do IFRJ, campus Duque de Caxias. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

12.
MACHADO, M. A.; SOUZA, L. H. P.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Eliana Nunes Estrela. Aprendizagem cooperativa: uma experiencia em uma escola pública no munícipio de jardim - Ceará. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

13.
SOUZA, L. H. P.; GOUVEA, G.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de JANICE DOS SANTOS JUCÁ COSTA FERREIRA. As imagens das doenças negligenciadas nos livros didáticos de ciências do segundo segmento do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

14.
RODRIGUES, A. C.; BOCCHETTI, A.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Elionay de Vaconcelos Pinto. A implementação do programa ensino médio inovador em uma escola estadual de Manaus: análise sobre o papel do professor articulador de projetos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

15.
MAIA, E. D.; DORVILLE, L. F. M.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Julio César Freitas da Costa. Uma relação perigosa? Quando ciência e religião se encontram em sala de aula. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

16.
MIGUEL, J. R.; ROLANDO, R. F. R.; SANTOS, L. M. F.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Marco Antônio da Silva Vieira. Parque Natural Municipal Barão de Mauá, Magé -RJ: Espaço pedagógico para a sensibilização ambiental. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio.

17.
Dr José Alcides Figueiredo dos Santos; NEUBERT, D. L. F.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Universidade Federal de Juiz de Fora. O desempenho dos alunos na transição entre sistemas da rede pública petropolitana- um estudo de caso. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Teses de doutorado
1.
MARTINS, Isabel; GOUVEA, G.; VILANOVA, R.; PINHAO, F.; ALMEIDA, M. J. P. M.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de INEZ BARCELLOS DE ANDRADE. O DISCURSO SOBRE LEITURA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: uma análise a partir dos trabalhos apresentados no ENPEC. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde) - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde.

2.
COSTA, C. C. M. S. A.; MOREIRA, M. C. A; MEIRELLES, R. M. S.; D?ANDREA, P. S.; ARAUJO-JORGE, T. C.. Participação em banca de IRINEIDE FERRAZ BEZERRA FRANÇA. BIODIVERSIDADE E SUA CONSERVAÇÃO: ABORDAGEM NOS CURSOS DE LICENCIATURA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIANDOS EM RIO BRANCO ? ACRE. 2018. Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E SAÚDE) - Fundação Oswaldo Cruz.

3.
MARTINS, Isabel; MACHADO, M. A.; MOREIRA, M. C. A; VILANOVA, R.; GOUVEA, G.. Participação em banca de AMANDA LIMA DE ALMEIDA. A relação universidade-escola no contexto de uma comunidade de prática entre discursos e práticas no ensino de ciências. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
RODRIGUES, A. C.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Letícia Riguetto Nunes. Trajetórias formativas docentes: o que significam professores/as em diálogos cogenerativos sobre hortas escolares. 2018.

2.
MOREIRA, M. C. A; ROCAS, G.; PEREIRA, Marcus Vinicius. Participação em banca de Geórgia Andreia de Oliveira dos Santos. O CURRÍCULO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DO AUTISMO: uma revisão de artigos da área de ensino de ciências. 2018.

3.
VELLOSO, V. P.; MAIA, E. D.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Aline da Conceição Dias. A Divulgação Científica no Ensino de Ciências: o parque Nacional da Tijuca sob a Perspectiva da Historia Ambiental. 2018.

4.
VASCONCELLOS, R. F. R. R.; MOREIRA, M. C. A; VICTER, E. F.; RODRIGUES, G. C.. Participação em banca de Lucimar Ferreira Costa. A Webquest como recurso educacional para ensino do tema Biotecnologia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pòs-Graduação em Ensino de Ciências- PPGEC) - Universidade Unigranrio.

5.
MOREIRA, M. C. A; ANJOS, M.B; CORREA, A. D.. Participação em banca de Suellen Cristine Ribeiro. Historia e Filosofia da ciência. 2017.

6.
MIGUEL, J. R.; VASCONCELLOS, R. F. R. R.; RODRIGUES, C. K.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Andréia da Silva Mantovi. Reserva Biológica do equitativa, Duque de Caxias: um espaço não formal para a prática de educação ambiental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio.

7.
MESSEDER, J. C.; JESUS, V. L. B.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Cristiane Correia da Silva. A utilização de tecnologias educacionais no cotidiano de professores de ciências do ensino fundamental II. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

8.
MOREIRA, M. C. A; ROCAS, G.; PEREIRA, Marcus Vinicius. Participação em banca de Georgia Andreia de Oliveira dos Santos. O currículo Inclusivo de ciencias para alunos com autismo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

9.
MOREIRA, M. C. A; RODRIGUES, A. C.; JARDIM, F. P. B.. Participação em banca de Eliana Nunes Estrela. Aprendizagem Cooperativa: Uma experiência em uma Escola Pública no Municipio de Jardim- Ceará. 2016.

10.
MOREIRA, M. C. A; RODRIGUES, A. C.; MAGALDI, C. A.. Participação em banca de Francisca Giovanna Lucena de Pontes França. A atuação do professor coordenador de area de ciências da natureza -PCA em três escolas estaduais de Fortaleza. 2016.

11.
MOREIRA, M. C. A; CASTRO, D. L.; MAIA, E. D.. Participação em banca de Luis Carlos de Abreu Gomes. O ensino de química em espaço não formal: uma visita planejada a feira livre. 2016.

12.
VELLOSO, V. P.; MESSEDER, J. C.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Julieta Casanova Gomes Mota. A perspectiva CTS no currículo do ensino fundamental I de uma escola da rede federal. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

13.
ANJOS, M.B; PEREIRA, Marcus Vinicius; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Mariana dos Santos Ribeiro Alves. Uma análise do uso de recursos audiovisuais no ensino de ciências. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

14.
ARAUJO, F. M. B.; VELLOSO, V. P.; OLIVEIRA, A. L.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Carolina Luiza de Castro da Silva. Formação Docente em química e epistemologia : diálogos entre o currículo prescrito e vivido. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

15.
PEREIRA, Marcus Vinicius; OLIVEIRA, A. L.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Francisco de Assis da Silva Pereira. Uma proposta de ensino de efeito fotoelétrico utilizando simulação computacional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

16.
SOUZA, L. H. P.; MOREIRA, M. C. A; MACHADO, M. A.. Participação em banca de Gabriela Fernandes Pinto. A experimentação no livros didáticos de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2016.

17.
MACHADO, M. A.; SOUZA, L. H. P.; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Nathalia Coimbra M. da Rocha. O papel do estágio supervisionado na formação do professor reflexivo de biologia: uma discussão dos estagiários a partir dos diários do campo. 2016.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANJOS, M.B; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Nilza Dias SIlva. Divulgação Científica e Recursos Audivisuais: uma breve análise sobre as orientações da SEEDUC/RJ. 2017.

2.
MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Patrícia Batista dos Santos. Analise de um texto sobre gravidez na adolescencia em um livro didático do Ensino Médio: o ensino de ciências e a divulgação científica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Latu-Sensu em Educação e Divulgação Científica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
WALVY, O.W. de Castro; MOREIRA, M. C. A; BOTELHO, D. R. G.. Participação em banca de Instituto Federal do Rio de Janeiro. O livro didático nas políticas públicas: uma análise desenvolvida a partir de documentos nacionais e documentos municipais da cidade de Mesquita/RJ. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
MOREIRA, M. C. A; PELLICCIONE, N. B. B.; STUDART, D. C.. Participação em banca de Monique Ramos Garcia. A biodiversidade sob o olhar das crianças - o conhecimento do público infantil revelado em desenhos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

5.
MOREIRA, M. C. A; WALVY, O.W. de Castro; SOUZA, L. H. P.. Participação em banca de Mariana Moraes dos Santos. As transformações dos guias didáticos dos PNLD de 2008 e 2011 para o livro didático de ciências do ensino fundamental do sexto ao novo anos: uma análise preliminar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

6.
MOREIRA, M. C. A; Tânia Goldbach; SOUZA, L. H. P.. Participação em banca de Letícia de Castro Fernandes Bosco. Abordagem do tema biodiversidade brasileira nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental II (7º ano). 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

7.
Goldbach, Tânia; SALOMÃO, Simone Rocha; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Bárbara Rustum Andrea. Levantamento de materiais de apoio para educação infantil envolvendo a temática sobre o corpo humano: o caso da ciência hoje da criança. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

8.
WALVY, O.W. de Castro; MOREIRA, M. C. A; LEOCARDIO, S. E.. Participação em banca de Ana Maria Luiz da Silva. A metodologia de projetos no curso técnico de análises clínicas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

9.
PEREIRA, Marcus Vinicius; MOREIRA, M. C. A; OLIVEIRA, S. R.. Participação em banca de Diogo Neves Gomes da Silva. Radiações ionizantes em livros didáticos do 9o ano do Ensino Fundamental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

10.
MOREIRA, M. C. A; WALVY, O.W. de Castro; ASSIS, I. M.. Participação em banca de Tassia Torres Furtado. O que os professores de Ensino Médio ensinam sobre células tronco: um estudo preliminar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

11.
WALVY, O.W. de Castro; MOREIRA, M. C. A; BOUHID, R. R.. Participação em banca de Vanda Botelho Batista. Projeto Interdisciplinar com tema gerador: um estudo de caso. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

12.
Ayres, A.C.Moreira; WALVY, O.W. de Castro; Goldbach, Tânia; MOREIRA, M. C. A. Participação em banca de Juliana da Silva Cardos. Estudo sobre o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares em escola técnica da rede estadual do ensino médio do município de São Gonçalo/RJ. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VIEIRA, V. S.; MOREIRA, M. C. A; ARAUJO, .. L. G. B. R.. Participação em banca de Marcelo Luis Costa Leite.A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL para além dos muros da escola: como a Educação Ambiental interferiu nessa construção nas últimas décadas?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MOREIRA, M. C. A; VIEIRA, V. S.. Processo seletivo para Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Mestrad. 2018.

2.
MOREIRA, M. C. A. Processo seletivo para Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Mestrado profissional en ensino de ciências. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
PEREIRA, Marcus Vinicius; CASTRO, D. L.; ANJOS, M.B; MOREIRA, M. C. A. Processo Seletivo para o Mestrado Academico em Ensino de Ciências do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Ensino de Ciências. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
MOREIRA, M. C. A; PEREIRA, Marcus Vinicius; ANJOS, M.B. Concurso Público de provas e títulos para Professor Adjunto de Ensino de Ciências. 2014. Instituto Nacional de Educação de Surdos.

5.
PEREIRA, Marcus Vinicius; ANJOS, M.B; CASTRO, D. L.; MOREIRA, M. C. A. Banca do Processo Seletivo para o Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - Edital 52/2014.. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (JIT).CONTEXTO E SUAS DERIVAÇÕES NO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA. 2018. (Outra).

2.
Simpósio Brasileiro de Educação Química.AULAS TEMÁTICAS E VISITA PLANEJADA À FEIRA-LIVRE EM PRODUTO EDUCACIONAL: ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS. 2018. (Simpósio).

3.
Simpósio Brasileiro de Educação Química.HIDROCARBONETOS NO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO: CONTEXTO E SUAS DERIVAÇÕES. 2018. (Simpósio).

4.
I ENCONTRO DA REDE RIO DE ENSINO DE QUÍMICA ( I EREQ - RJ ).ANÁLISE DAS IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO. 2017. (Encontro).

5.
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC).O DIALOGISMO EM TEXTO DE DIVULGAÇÃO EM LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA: UM APORTE PARA A TEMÁTICA DA TABELA PERIÓDICA. 2017. (Encontro).

6.
37a reunião nacional da ANPEd.A INFLUÊNCIA DA PESQUISA ACADÊMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS. 2015. (Outra).

7.
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em CiênciaS.ESTUDO COMPARATIVO DA SUSTENTABILIDADE NA VISÃO DE ESTUDANTES EM EVENTOS ESPORTIVOS EM LONDRES E NO RIO DE JANEIRO. 2015. (Encontro).

8.
ESERA 2015.Reimaging the role of non-formal learning in environmental education. 2015. (Outra).

9.
ESERA 2015.THE ENERGY IN THE VIEW OF SCIENCE TEACHERS IN A CONTINUING EDUCATION DISTANCE LEARNING COURSE. 2015. (Outra).

10.
Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Reflexões sobre o cotidiano e a contextualização abordados em Livros Didáticos de Química para o Ensino Médio.. 2015. (Outra).

11.
VIII ENFOCO ? ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS.O Conhecimento Científico e Recursos Didáticos Mobilizados em Curso de Formação Continuada à Distância. 2015. (Encontro).

12.
IX ENPEC.Uma análise da construção de certezas e incertezas em ciência no discurso do livro didático de ciências. 2013. (Encontro).

13.
Seminário Acadêmico "Educação em Ciências e Saúde: história, consolidação e perspectivas. 2013. (Seminário).

14.
9th International ESERA Conference.Impacts of research in science education on science textbooks: reflections based on a case study. 2011. (Outra).

15.
III Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição. 2011. (Encontro).

16.
VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciênicas.Sobre como a pesquisa em educação em ciências constitui os livros didáticos de ciências: apontamentos com base em uma análise discursiva. 2011. (Encontro).

17.
V Jornada de Estudos do Discurso. 2011. (Outra).

18.
III Encontro Nacional de Ensino de Biologia V Congresso Iberoamericano de Educación en Ciencias Experimentales.Os autores do Livro Didático de Ciências: um perfil situado nas décadas de 1950 e 1960. 2010. (Encontro).

19.
V Erebio - Encontro Regional de Ensino de Biologia.A temática da evolução no contexto da formação continuada em Ensino de Ciências. 2010. (Encontro).

20.
XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Apontamentos sobre os temas saúde e ambiente no Livro didático de Ciências. 2010. (Encontro).

21.
VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciênicas.A saúde do Livro didático de ciências: um exercício de análise. 2009. (Encontro).

22.
X EPEB - X Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia.Na interseção entre a história da ciência e questões de linguagem: estudos de relatos sobre experimentos de alunos do ensino fundamental. 2006. (Encontro).

23.
I Encontro Nacional de Ensino de Biologia.O uso de experimentos de Laboratório nas aulas de ciências com alunos da 7a serie/ Ensino Fundamental. 2005. (Encontro).

24.
IX EPEB- Encontro de Perspectivas do Ensino de Biologia.Juri simulado sobre clonagem: uma alternativa para desenvolver tomada de decisão. 2004. (Encontro).

25.
2o Congresso Luso Brasileiro de História da Ciência e Técnica. 2o Congresso Luso- Brasileiro de História da Ciência e da Técnica. 2003. (Congresso).

26.
Semana Uerj de Meio Ambiente.Semana UERJ de Meio Ambiente - apresentação trabalho categoria Pôster. 2002. (Outra).

27.
I EREBIO.I EREBIO _ Apresentação de trabalho na categoria de pôster: Jogos, atividades e modelos:enfocando os conceitos da cadeia alimentar, classificação, célula e átomo de quinta a oitava série -. 2001. (Encontro).

28.
III Semana Científica.Como as crianças vêm a evolução no primeiro grau. 1993. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIEIRA, V. S. ; MOREIRA, M. C. A ; MAIA, E. D. ; PEREIRA, Marcus Vinicius ; MAIA, A. . I Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências no IFRJ ? 10 anos de PROPEC. 2017. (Outro).

2.
MOREIRA, M. C. A . V Ciclo de Mesas Redondas "Biodiversidade & Ambiente: desafios para a educação deste milênio". 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Patrícia Pinho Mendes. Construindo atividade Ludicas com Alunos do 8o ano. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Luana Lima Borges. O uso do livro didático por professores de ciências do ensino básico. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
GEÓRGIA ANDREIA DE OLIVEIRA DOS SANTOS. FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE, NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Suellen Cristine Isidoro Ribeiro. História e Filosofia da Ciência e Ensino de Ciências: Análise da forma como os trabalhos apresentados em Congressos de Ensino de Ciências elaboram esse diálogo. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Filipe Rodrigo Souza Batista. A CONTEXTUALIZAÇÃO DA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO: uma análise do discurso imagético. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raysse Oliveira da Silva. Ensinado cinemática escalar através de vídeos de biomecânica. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/Nilópolis. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Amanda Moraes Vitor Pinto. O ESTUDO E ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: LIVROS, TEXTOS DE DIVULGAÇAO E PRODUTOS EDUCATIVOS.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Andréa Cristina Costa de Freitas. A educação Financeira numa perspectiva da matemática crítica: o consumo como uma questão sociocientífica no ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Cristina Moreira.

2.
Suellen Cristine Isidoro Ribeiro. Prática Pedagógica com História e Filosofia da Ciência: uma interlocução com encontros e simpósios em ensino de ciências. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Cristina Moreira.

3.
Raquel Angélica Andrade Corrêa de Albuquerque. AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Cristina Moreira.

4.
Luis Carlos de Abreu Gomes. Funções orgânicas e aulas temáticas:uma proposta de atividade em uma feira livre.. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Cristina Moreira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Nilza Dias Silva. Uma abordagem da divulgação científica em ambientes virtuais através de vídeos. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Latu-Sensu em Educação e Divulgação Científica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Cristina Moreira.

2.
Tatiane Rodrigues Moura. Importância do espaço não-formal no ensino de ciências a cerca da sustentabilidade. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Cristina Moreira.

3.
Monique Ramos Garcia. A biodiversidade sob o olhar das crianças - o conhecimento do público infantil revelado em desenhos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Cristina Moreira.

4.
Mariana Moraes dos Santos. As transformações dos guias didáticos dos PNLD de 2008 e 2011 para o livro didático de ciências do ensino fundamental do sexto ao novo anos: uma análise preliminar. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Cristina Moreira.

5.
Letícia de Castro Fernandes Bosco. Abordagem do tema biodiversidade brasileira nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental II (7º ano). 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Cristina Moreira.

6.
Tassia Torres Furtado. O que os professores de Ensino Médio ensinam sobre células tronco: um estudo preliminar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Cristina Moreira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carlos Balbino. Discussão Sobre a Física nos Livros Didáticos Aprovados Pelo PNLD: Uma Análise Sobre os Conteúdos de Eletricidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Cristina Moreira.

2.
Romulo Augusto Cardoso. A temática alimentação nos livros didáticos de ciências. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Maria Cristina Moreira.

Iniciação científica
1.
Cleyton Ribeiro Magalhães. A EXPERIMENTAÇÃO E O ENSINO DE FÍSICA: O ESTUDO DE RETROCESSOS E POSSIBILIDADES NAS AULAS DE FÍSICA. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Cristina Moreira.

2.
Mayra Meirelles Marques. A EXPERIMENTAÇÃO E O ENSINO DE FÍSICA: O ESTUDO DE RETROCESSOS E POSSIBILIDADES NAS AULAS DE FÍSICA. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Cristina Moreira.

3.
Filipe Rodrigo de Souza Batista. Reflexões sobre o cotidiano e a contextualização abordados em Livros Didáticos de Química para o Ensino Médio. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Cristina Moreira.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, M. C. A ; COLINVAUX, D. . O uso de experimentos de Laboratório nas aulas de ciências com alunos da 7a série/ensino fundamental.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 4:59:13