Roberto Baron

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3899753676229431
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Aluno do programa de pós-graduação em linguística da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC desde março de 2017; Interesse de pesquisa: 1-) Canção como gênero multissemiótico, multicultural e indisciplinar na escola para o ensino da língua portuguesa; 2-) Problematizar as avaliações escolares de leitura e escrita de gêneros textuais a que são submetidos os alunos nas avaliações de língua portuguesa na educação básica (redação escolar) e as provas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Especialista em educação de jovens e adultos / proposto pelo IFC de Camboriú / SC (2015); Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011); graduado em português e inglês e literatura pela Universidade Regional de Blumenau (2000); graduado no Curso Superior de Tecnologia Multimídia Digital pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010); especialista em Metodologia de Ensino à Distância pela Unisul / UnisulVirtual em (2005); especialista em Novas Mídias: Rádio e TV, pela FURB (2003). Atuou como professor de língua portuguesa e inglesa e respectivas literaturas de 2002 a 2016. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roberto Baron
Nome em citações bibliográficas
BARON, Roberto.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFSC.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Orientador: Marcos Antonio da Rocha Baltar.
Palavras-chave: Linguística aplicada; gêneros textuais; avaliação escolar; redação escolar; avaliação e o professor.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Redação escolar e produção de texto.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2011
Mestrado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: O Discurso Pedagógico nos jogos de simulação de vida e ambientes por telefone celular: O jogo The Sims2,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Dilma Beatriz Rocha Juliano.
Palavras-chave: Análise do discurso; Discurso; Tipologia dos Discursos; Condições de produção de sentido; Língua Portuguesa do Brasil; Jogos de simulação de vidas e ambientes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Análise do Discurso.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação.
2013 - 2015
Especialização em Curso de Pós-Graduação - Lato Sensu em Educação Profissional Integrada à Ed. (Carga Horária: 420h).
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Título: Como aproximar o professor do aluno para ensinar língua portuguesa nos cursos do Proeja.
Orientador: Flávia Walter http://lattes.cnpq.br/4638342464227230.
2005 - 2007
Especialização em Metodologia de Educação a Distância.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Aprendizagem Independente e Comunicação Móvel.
Orientador: Flavia Lumi Matuzawa.
2001 - 2003
Especialização em Novas Mídias Rádio E Tv. (Carga Horária: 450h).
Fundação Educacional da Região de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: Os Educandos e Educadores Usando as Mídias para Sua Automotivação no Processo de Aprendizagem e Ensino da Língua Brasileira na Educação Básica.
Orientador: Rita de Cássia Menegaz Guarezi.
2008 - 2010
Graduação em Curso Superior de tecnologia Multimídia Digital.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Dicionário Multimídia, Tradutor, Discursivo e Interativo para telefone celular - http://www.robeba.net/projetodicmit_17.html.
Orientador: Tatiana Lee.
1997 - 2000
Graduação em Licenciatura Português e Inglês e Literaturas.
Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Usos sociais da Escrita: alfabetização e Letrament. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Gramaticalização - Disciplina Isolada Doutorado. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Facilitador Coach - Form. Multipl.Treinamernto. (Carga horária: 24h).
MKaPlus, MKAPLUS, Brasil.
2012 - 2012
Alfabetizar Letrando: proc alfab e prát. de letram. (Carga horária: 150h).
Agência de Capacitação Educacional, ACAPED, Brasil.
2012 - 2012
O Fracasso escolar e a função social da escola. (Carga horária: 80h).
Agência de Capacitação Educacional, ACAPED, Brasil.
2012 - 2012
Alfabetizar letrando - Módulo II. (Carga horária: 150h).
Agência de Capacitação Educacional, ACAPED, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Produção de Conteúdos para Educação On Line. (Carga horária: 50h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2008 - 2008
Como Utilizar Filmes para Trein e Desen de Equipes. (Carga horária: 7h).
Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, ABTD, Brasil.
2007 - 2007
Santa Catarina Games: Mercado, Formação, Inovação. (Carga horária: 8h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Governo Eletrônico: Estrat elab e impl de projetos. (Carga horária: 100h).
Organizacao dos Estados Americanos, OEA, Estados Unidos.
2005 - 2005
Teoria e Prática do Design Instrucional. (Carga horária: 35h).
Livre Docência - Tecnologia Educacional, RÉGIS TRACTENBER, Brasil.
2003 - 2003
V Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional. (Carga horária: 16h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.
2001 - 2001
Seminário de Tendências e Tecnol em Ed a Distância. (Carga horária: 20h).
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.


Atuação Profissional



Escreva bem redações - aulas personalizadas por e-mail, ESCREVA BEM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Proprietário e professor, Enquadramento Funcional: Professor de redação e língua portuguesa, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Curso de redação com aulas personalizadas, individuais e solicitadas pelo aluno por e-mail, internet, WhatsApp, mensagens de telefone celular, skype e presenciais a fim de aperfeiçoar a escrita para a vida, para enem, vestibular e concursos. Ofereço as unidades de aprendizagem de redação e os serviços de correção de redação por e-mail, consultoria para escolas de ensino médio e curso pré-vestibular. Conheça as Unidades de Aprendizagem de redação na página http://www.escrevabem.net

Atividades

08/2012 - Atual
Ensino, Escreva bem redações - aulas personalizadas, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Consultoria de correção de redação com orientação para curso pré-vestibular
Consultoria de correção de redação com orientação para escolas do ensino médio
Redação para Enem, vestibular, concursos e questões discursivas
Serviço de orientação da escrita da redação e texto para a vida, vestibular, enem e concursos.
Serviço de revisão de texto para TCC, artigos, monografias, dissertação e tese
Unidades de Aprendizagem de redação - http://www.escrevabem.net

Instituto Federal de Ciências e Tecnologias Catarinense, IFC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Língua Portuguesa, Carga horária: 40
Outras informações
Lotado no Campus Camboriú,SC como Professor de Língua Portuguesa e Técnicas de Comunicação para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e PROEJA FIC - Ensino Médio - Agroindústria; Disciplina Processos de Comunicação I do curso TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO.


Instituto Federal Catarinense, IFC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portugues, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa em cursos do PRONATEC no campus de Brusque,SC, atuando nos cursos de Auxiliar Administrativo, FORMAÇÃO DE ACONSELHADOR EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA, Salgadeira, Panificação e Auxiliar de Cozinha para merendeiras. Disciplina de Ética e cidadania para cursos de Vendedor em locais como Escola Feliciano Pires, Cras da Guabiruba Sul, Escola Artur Wippel e Igreja Àgata.


Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Teoria da Informação - Curso: Desgin/Bacharelado - Balneário Camboriú. SC Disciplina: Realidade Virtual - Desgin de Jogos de Entretenimento - Balneário Camboriú, SC


SESI Escola Brusque, SESI ESCOLA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa Ens Fund, Carga horária: 20
Outras informações
Alteração do contrato de trabalho com inclusão de aulas de Língua Portuguesa para o 8º e 9º ano do Ensino fundamental e a manutenção das aulas de reforço para estas turmas.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof Língua Portuguesa Ens. Fund - Reforço, Carga horária: 14
Outras informações
Professor de língua portuguesa, Ensino Fundamental, anos finais, reforço para alunos com dificuldades de aprendizagem durante as aulas do currículo normal.

Atividades

02/2013 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Literatura e Redação
02/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Aulas de Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa (Reforço) 6º ao 9º Ano

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distãncia, Carga horária: 20
Outras informações
Participação como Tutor à Distância do Programa Aluno Integrado - Qualificação no âmbito das tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) de Agosto a Novembro de 2013, com carga horária de 320 horas.


Centro de Educação de Jovens e Adultos de Brusque-SC, CEJA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Português e Literatura, Carga horária: 20

Atividades

02/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura

Escola de Educação Básica Professor Joao Boos, EEBPJOAO BOOS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor efetivo em estágio probatório, atuando em sala de aula ministrando conteúdos de LEI-Língua Estrangeira-Inglês e LPL-Língua Protuguesa e Literatura para o Ensino Médio.

Atividades

02/2002 - 08/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
LEI - Língua estrangeira - Inglês
LPL - Língua Protuguesa e Literatura


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Redação escolar e produção de texto.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias digitais e educação à distãncia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Lingüística Aplicada.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências da Linguagem.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Análise do Discurso.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
Baron, Roberto.; BARON, Roberto. . As avaliações escolares mediadas por tecnologias digitais transferem poder ao estudante?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARON, R.; Baron, Roberto. ; Baron, Roberto ; BARON, Roberto. . As tecnologias aproximam o professor do aluno para ensinar Língua Portuguesa nos curso Proeja.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
BARON, Roberto.; WALTER, F. . Como aproximar o professor do aluno para ensinar língua portuguesa nos cursos do Proeja. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BARON, Roberto.. ANÁLISE DISCURSIVA DA LINGUAGEM MEDIADA POR TELEFONE CELULAR: O JOGO THE SIMS 2. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
BARON, Roberto.. Escreva bem redações: Curso com aulas personalizadas e atendimento individual de professor por e-mail.. 2012; Tema: Curso de redação para o ENEM, Vestibular, Concursos e para a vida. (Site).

2.
BARON, Roberto.. Escreva bem - Curso de redação com aulas individuais e personalizadas. 2012; Tema: Temas de redação. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BALTAR, Marco; CASARIL, M.; BARON, Roberto.. Participação em banca de Graciela Massironi Carús.A importância da leitura e da biblioteca nas escolas - uma relação dialógica com a efetiva formação do leitor.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso ?Formação de palavras e teorias da competência lexicogenética?, com o Prof. Dr. Martin Becker (Universidade de Colônia/Alemanha). 2018. (Outra).

2.
Linguística Formal I.Linguística Formal I. 2018. (Seminário).

3.
VI CICLO DE DEBATES DO NELA/UFSC - Políticas de Ações Afirmativas da UFSC: um convite ao debate sobre o papel da linguagem no combate ao racismo..VI CICLO DE DEBATES DO NELA/UFSC - Políticas de Ações Afirmativas da UFSC: um convite ao debate sobre o papel da linguagem no combate ao racismo.. 2018. (Seminário).

4.
Colóquio sobre Metodologia da Pesquisa em Psicolinguística.Controle de variáveis e exequibilidade como desafios em estudos experimentais e outros temas. 2017. (Outra).

5.
Consciência fonológica tardia.Consciência Fonológica Tardia. 2017. (Outra).

6.
Sujeito Plural e Cosmopolita em Nietzsche.Sujeito Plural e Cosmopolita em Nietzsche. 2017. (Seminário).

7.
A apropriação da língua escrita na escola: o gênero lenda como ação didático-pedagógica no processo de alfabetização. - Defesa de dissertação de Sebastiana Geny dos Santos. 2010. (Outra).

8.
A construção e a transformação da imagem do Volkswagen/Fusca: da Alemanha de Hitler para a América da década de 60. - Defesa de dissertação de Juliana Bonfante de Souza. 2010. (Outra).

9.
A Linguagem Mitológica e Científica: diálogos e confrontos em sala de aula. - Defesa de dissertação de Rafael Merenda Puerto. 2010. (Outra).

10.
A Linguagem do corpo no ritual carnavalesco do sul no Brasil - Defesa de dissertação de Thiago Silva de Amorim Jesus. 2009. (Outra).

11.
Mesa redonda "Análise da imagem em uma perspectiva discursiva" com Drª Solange Leda Gallo, Drª Marci Fileti Martins e Drª Nádia Regina Maffi Neckek. 2009. (Encontro).

12.
Qualificação de Projetos de Dissertação da Turma do Mestrado Ciências da Linguagem de 2008.ANÁLISE DISCURSIVA DA LINGUAGEM MEDIADA POR TELEFONE CELULAR: O JOGO THE SIMS 2. 2009. (Outra).

13.
Analise do discurso de divulgação de Ciência por Meio da Internet. Defesa de dissertação de Marcelo Medeiros. 2008. (Outra).

14.
As relações Interdiscursivas entre arte, política e jornalismo: as charges de Cao Hering. Defesa de Dissertação. 2008. (Outra).

15.
Ciencia, tecnologia e educação em rede: as significações da ciencia nos ambientes virtuais de aprendizagem à distância - AVAS- Defesa de dissertação de Elizabete Teresinha Gomes. 2008. (Outra).

16.
Leitura da música popular brasileira: uma proposta para atividade teórico/prática no ensino de Arte - Defesa de Dissertação de Katia Regina de Souza. 2008. (Outra).

17.
Linguagem e Mídia - Palestra da Drª Dulce Maria Cruz. 2008. (Outra).

18.
Mesa Redonda "Texto e Discurso(A coesão e a Deriva compondo a prática da textualização" com a Drª Solange Maria Leda Gallo e Drª Suzy Maria Lagazzi Rodrigues. 2008. (Encontro).

19.
O vai e vem do verso: as relações da poesia concreta com a publicidade impressa. Defesa de dissertação de Nelson Baibich. 2008. (Outra).

20.
Qualificação de Projetos de Dissertação da Turma 2007. 2008. (Outra).

21.
Tirinhas - A Síntese criativa de um Gênero Jornalistico - Palestra do Dr. Marcos Antonio Nicolau. 2008. (Encontro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Baron, Roberto.; BARON, Roberto. . As avaliações escolares mediadas por tecnologias digitais transferem poder ao estudante?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARON, R.; Baron, Roberto. ; Baron, Roberto ; BARON, Roberto. . As tecnologias aproximam o professor do aluno para ensinar Língua Portuguesa nos curso Proeja.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 16:20:08