Adriana Campani

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4836683202394556
  • Última atualização do currículo em 24/02/2014


possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado pela Universidade Federal do Ceará com sanduwiche pela Universidade de Lisboa (2008). Atualmente é professora adjunto IX da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Formação de Professores e Pedagogia Universitária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Campani
Nome em citações bibliográficas
CAMPANI, A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual Vale do Acaraú, Curso de pedagogia.
Av. Dr. Guarany - Campus Cidao
Derby
62020700 - Sobral, CE - Brasil
Telefone: (088) 6774251


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Lisboa (Orientador: Antônio Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa).
Título: A racionalidade pedagógica no processo de corporificação do currículo que forma o professor na universidade, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Prof. Dr. Jacques Therrien.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Racionalidade Pedagógica; Currículo; formação de professores.
1997 - 1999
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A Pedagogia que forma o Pedagogo: saberes da prática docente,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Denise Balarine Leite.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: formação de professores; pedagogia; saber docente.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: formação de professores.
Setores de atividade: Educação Superior.
1992 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta J, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Visitante, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora bolsista, Carga horária: 40

Atividades

07/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de pedagogia, .

07/1999 - Atual
Ensino, Administração Escolar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Planejamento Educacional
Estrutura e Funcionamento de Ensino
Projeto Político Pedagógico e Currículo
08/1998 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ação Pedagógica V
Ação Pedagógica IV
Ação Pedagógica III
Ação Pedagógica I
Principios e Métodos da Pesquisa em educação
01/2005 - 11/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Representante do Centro de Ciências da Educação.
01/2005 - 11/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Representante do Centro de Ciências da Educação.
07/2003 - 11/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro-Reitoria de Ensino de Gradução, .

Cargo ou função
Comissão de Reformulação Curricular dos Cursos de Graduação.
09/2000 - 12/2004
Direção e administração, Programa Magister, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagogica.
03/2000 - 11/2001
Direção e administração, Curso de pedagogia, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
08/1998 - 12/1999
Direção e administração, Curso de Formação de Professores, .

Cargo ou função
Coordenadora Adjunta.


Linhas de pesquisa


1.
Gestão dos processos de ensino na universidade

Objetivo: Realizar pesquisas sobre o currículo e ação docente na universidade com o intuito de diagnosticar, avaliar e analisar o processo de gestão e desenvolvimento dos novos currículos e as inovações/mudanças geradas para a docência no ensino superior, frente os desafios colocados para uma nova pedagogia universitária..
Palavras-chave: Currículo; Docencia; Universidade.


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
INOVAÇÕES CURRICULARES NAS PRÁTICAS FORMATIVAS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UVA

Descrição: Os currículos de formação de professores, seja no âmbito das políticas educacionais; dos sistemas de ensino, ou mesmo aqueles pensados pelas Universidades, tem sido historicamente concebidos dentro de um determinado discurso pedagógico, da tecnicização, disciplinarização e despolitização da identidade docente. A critica a esse modelo de formação é revitalizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação do Professor da Educação Básica, que em forma de dispositivo legal, obriga todos os cursos de licenciaturas a reestruturarem seus currículos. As questões colocadas por esse dispositivo suscitam uma redefinição curricular nos cursos de licenciaturas pautada na racionalidade da prática em detrimento de uma racionalidade instrumental e vem reabrir um debate sobre a estrutura e organização dos currículos desses cursos. Trata-se de uma mudança curricular que acena para uma nova compreensão epistemológica da docência e do trabalho pedagógico na universidade. Considerando que Universidade Estadual Vale do Acaraú está desenvolvendo os novos projetos pedagógico dos seus cursos de licenciaturas, cujo objetivo é ofertar uma formação qualificada para atender os desafios da sociedade contemporânea, o presente estudo objetiva analisar e contribuir no desenvolvimento de práticas curriculares inovadoras na formação do professor para educação básica e as suas implicações na gestão dos processos educativos na universidade. Para tanto, se utilizará do método pesquisa colaborativa, com intuito de promover e analisar a pedagogia universitária mediada por ações curriculares inovadoras no processo de formação do professor. Acredita-se que este estudo contribuirá para a criação e o fortalecimento de uma pedagogia universitária frente aos desafios da sociedade do conhecimento e das demandas da escola contemporânea.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
2008 - 2010
Mudanças e impactos na docencia do ensino superior pós reforma curricular nas licenciaturas

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Adriana Campani - Coordenador / Jacques Therrien - Integrante / Lidia Azevedo de Meneses - Integrante.
2004 - 2007
O processo de aquisição e alteração de conhecimento nos curriculos dos cursos de formação de professores da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2004
Necessidades e possibilidades da educação patrimonial em Sobral-CE

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Adriana Campani - Coordenador / Virgnia Holanda - Integrante.
Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2010 - 2012
Curso de especialização em educação contextualizada para convivência solidária e sustentável com o semiárido brasileiro

Descrição: O presente projeto objetiva ofertar um curso de Especialização lato sensu em Educação contextualizada para convivência solidária e sustentável com o semiárido brasileiro . Esse curso esta sendo proposto pela Pró-reitoria de Extensão em parceria com a Pró-reitoria de Educação Continuada e tem como parceiros externos a universidade a Prefeitura Municipal de Irauçuba e a Organização Não Governamental Cáctus. O objetivo do curso é formar aproximadamente 100 (cem) professores da educação básica nos princípios da educação contextualizada por meio de vivências, metodologias e abordagens pedagógicas situadas na convivência com o semiárido brasileiro. O público-alvo do curso são professores das rede pública de ensino municipal e estadual situados no município de Irauçuba e cidades circunvizinhas. A matriz curricular do curso está organizada em módulos e seus componentes curriculares terão parte da sua carga horária destinada às aulas teóricas que serão ministradas na cidade de Irauçuba-CE, às práticas laboratoriais que serão realizadas na Universidade em Sobral-CE, às aulas de campo que serão realizadas na região, e às práticas tutoradas que serão realizadas nas escolas participantes do projeto. Optou-se por realizar o projeto no município de Irauçuba por ele apresentar uma demanda significativa de professores com ensino superior, um baixo índice de desenvolvimento educacional e um estado crítico de aprendizagem, conforme resultados das avaliações externas. Espera-se que com esse projeto de formação capacitar professores a promover uma educação contextualizada, criar novas práticas sociais, agroecológicas, político-socio-culturais dos municípios envolvidos, trabalhar com projetos pedagógicos, respeitando a diversidade cultural e ambiental por meio de uma convencia sustentável e solidária com o semiárido..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Diversa
2009 - Atual
Periódico: Editora Mackenzie


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: formação de professores.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Politica Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMPANI, A.2011CAMPANI, A. . RACIONALIDADE PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE REFORMA CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURAS NA UNIVERSIDADE. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI), v. 16, p. 133/25-163, 2011.

2.
Meneses, L.A.2009Meneses, L.A. ; CAMPANI, A. . . Avaliando o currículo do curso de licenciatura da Universidade estadual Vale do Acaraú pós reforma curricular: bases de um projeto.. Revista Homem, Espaço e Tempo, v. I, p. 01-11, 2009.

3.
CAMPANI, A.2009CAMPANI, A. ; NASCIMENTO, L. C. . A prática na formação do professor : um estudo sobre o curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Essentia (Sobral/CE), v. 11, p. 55-68, 2009.

4.
NASCIMENTO, L. C.2008NASCIMENTO, L. C. ; CAMPANI, A. . Uma análise do estágio supervisionado do curso de pedagogia da UVA: contribuições para a formação profissional do pedagogo. Revista Homem, Espaço e Tempo, v. II, p. 161-182, 2008.

5.
CAMPANI, A.2005CAMPANI, A. ; HOLANDA, V. . Necessidades e possibilidades do trabalho com a educação patrimonial na cidade de Sobral-CE. Essentia (Sobral/CE), v. 01, p. 55-74, 2005.

6.
CAMPANI, A.2001CAMPANI, A. ; Silva J. S. ; Brandim M. R. L. . Diretrizes pedagógicas do programa magister - UVA. Revista Essentia, Sobral - CE, 2001.

7.
CAMPANI, A.2000CAMPANI, A. . Trajetórias e contextos: a gênese do curso de pedagogia no Brasil. Revista Essentia, Sobral - CE, 2000.

8.
CAMPANI, A.1997CAMPANI, A. . Educação patrimonial: uma experiência de inovação no ensinar e no aprender. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasilia-DF, 1997.

9.
Leite D.1997Leite D. ; Braga A. M. ; GENRO, M. E. ; CAMPANI, A. . Inovação na zona cinzenta de transição. Cadernos de Educação, Pelotas - RS, 1997.

10.
Leite D.1997Leite D. ; CAMPANI, A. . Inovação como fator de revitalização do ensinar e do aprender na universidade. Cadernos de PPGEDU/UFRGS, Porto Alegre - RS, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAMPANI, A. ; Astigarraga, A. A. . Iniciação a docência: concepções e práticas no PIBID/UVA. 1. ed. Fortaleza: Expressão gráfica e Editora, 2013.

2.
FALCAO SOBRINHO, J. (Org.) ; CAMPANI, A. (Org.) ; FONSECA, A. N. D. (Org.) ; SILVA, R. M. G. (Org.) . A educação no Ambiente Semiárido. 1a.. ed. , 2012. v. 1. 326p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAMPANI, A. ; NEGREIROS, J. ; MARIANO, R. C. ; CARVALHO, T. H. M. . Inovação pedagógica na Universidade. In: José Falcão Sobrinho, Adriana Campani, Adauto Neto Duque Fonseca, Rejane Maria Gomes da Silva. (Org.). Educação contextualizada para o semiárido brasileiro. 1ed.Mossoró: Edições Universitárias Mossoroense, 2012, v. , p. 163-178.

2.
CAMPANI, A. . Currículo e docencia na universidade: novos desafios para a pedagogia universitária na Uiversidade Estadual Vale do Acaraú. In: Ana Maria Iório Dias; Betânia Leite Ramalho; Ilma Passos Alencastro Veiga; Zenilda Botti Fernandes. (Org.). Desenvolvimento profissional docente na educação superior: entre redes e sentidos. Fortaleza: Edições UFC, 2009, v. , p. 89-100.

3.
CAMPANI, A. . Reforma educacional na formação inicial de professores na Universidade Portuguesa pós. In: Silvia Elizabeth Moraes. (Org.). Currículo, formação docente e avaliação 978-85-7591-097-9.. São Paulo: Companhia da Letras, 2008, v. , p. -.

4.
CAMPANI, A. ; Meneses, L.A. . Políticas curriculares para formação do professor e da docência. In: Nascimento, I. V.; Melo, M.A. (Org.). Desafios Pedagógicos: na formação e trabalho docente e na avaliação.. : , 2008, v. , p. -.

5.
CAMPANI, A. ; HOLANDA, V. . Educação Patrimonial e os. In: José Gerardo Vasconcelos; Shara Jane Holanda Costa Adad. (Org.). Coisas de Cidade. Fortaleza: Editora da UFC, 2005, v. , p. -.

6.
CAMPANI, A. . O currículo universitário na formação do professor. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho. (Org.). Currículos Contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Edições UFC, 2005, v. , p. 17-36.

7.
CAMPANI, A. . O saber docente e o projeto neoliberal de educação. In: Iduína Mont´Alvernne Chaves; Patricia Carvalho Holanda. (Org.). Formação de Professores e o reencantamento da escola. : , 2000, v. , p. -.

8.
Leite D. ; CAMPANI, A. . Inovação como fator de revitalização do ensinar e do aprender na universidade. Pedagogia Universitária: conhecimento, ética e política no ensino superior. Porto Alegre - RS: Editora da Universidade/UFRGS, 1999, v. , p. -.

9.
Steffenn A. ; CAMPANI, A. ; Leite D. ; Cunha, M. I. . Currículo, pedagogia e estrutura de poder na universidade. Pedagogia Universitária: conhecimento, ética e política no ensino superior. Porto Alegre - RS: Editora da Universidade/UFRGS, 1999, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMPANI, A. ; Meneses, L.A. . Políticas para formação do professor no Brasil e suas implicações no trabalho docente escolar. In: XVII AFIRSE/AIPELF, 2010, Lisboa. A escola e o mundo do trabalho, 2010.

2.
CAMPANI, A. ; Astigarraga, A. A. ; Gomes, R. M . Da razão instrumental a prática reiventiva do ensino e da pesquisa na universidade. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergencias e tensões no campo da formação e do trbalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.

3.
CAMPANI, A. . Mediação pedagógica e formação de professor nos cursos de licenciaturas específicas da UVA. In: XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF, 2009, Lisboa. Tutoria e Mediação em Educação: Novos Desafios à Investigação Educacional, 2009.

4.
CAMPANI, A. ; NASCIMENTO, L. C. . A prática na formação do professor: um estudo sobre o curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú. In: XIX Encontro de Pesquisa em Educação Norte Nordeste, 2009, João Pessoa - PB. Educação, Direitos Humanos e Inclusão social, 2009.

5.
CAMPANI, A. ; Meneses, L.A. . Políticas cirriculares´para a formação na universidade e a docencia universitária: velhos dilemas novos desafios. In: I Colóquio Internacional sobre ensino superior, 2008, Feira de Santana/BA. I colóquio Internacional sobre ensino superior, 2008.

6.
Meneses, L.A. ; CAMPANI, A. . Avaliando o currículo de licenciatura em geografia da universidade estadual do Vale do Acaraú. In: I colóquio Internacional sobre ensino superior, 2008, Feira de Santana/BA. I colóquio Internacional sobre ensino superior, 2008.

7.
CAMPANI, A. . Autobiografia de formação docente: referenciais para análise do discurso pedagógico dos docentes universitários. In: XV AFIRSE/AIPELF, 2007, Lisboa. Complexidade: um novo paradgma para investigar e intervir em educação, 2007.

8.
CAMPANI, A. . O discurso pedagógico das Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores no Brasil. In: III Colóquio Internacional de Políticas e práticas curriculares, 2007, João Pessoa. Globalização e interculturalidade: currículo,espaço em letígio?, 2007.

9.
CAMPANI, A. . Racionalidade pedagógica e formação de professores na universidade. In: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006. XIII ENDIPE.

10.
CAMPANI, A. . O discurso pedagógico da reforma educacional para formação de professores no Brasil pós década de 1990: reiventando formas de sobrevivência do cárcere docente. In: II Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2006, Canoas-RS. II Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação. Canoas-RS: ULBRA.

11.
CAMPANI, A. . Premissas de uma prática auformativa dos professores-alunos do programa magister-UVA. In: Congresso Internacional de Formação Continuada e Profissionalização Docente, 2005, Natal. Anais do Congresso Internacional de Formação Continuada e Proficionalização Docente. Natal, 2005.

12.
CAMPANI, A. . A Dimensão pedagógica do projeto político pedagógico dos cursos de licenciaturas da UVA: fragilidades e conflitos. In: XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2005, Belém. Educação Ciência e desenvolvimento social, 2005.

13.
CAMPANI, A. ; Galvão M. N. C. . Prática docente como prática social na formação do pedagogo. In: XV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 2001, São Luiz - MA. Prática docente como prática social na formação do pedagogo, 2001.

14.
CAMPANI, A. . Los Nuevos Caminos de la formación superior. In: Congresso Internacional: Educación, Crisis y Utopías, 2000, Buenos Aires - Argentina. Los Nuevos Caminos de la formación superior, 2000.

15.
Chaves B. M. E. I. ; Holanda P. H. C. ; CAMPANI, A. . O curso de formação de professores para o ensino fundamental da UVA: um estudo psico-sócio-antropológico. In: XIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 1999, Salvador - BA. O curso de formação de professores para o ensino fundamental da UVA: um estudo psico-sócio-antropológico, 1999.

16.
CAMPANI, A. . Avaliação institucional e os desafios da formação do docente na universidade pós-moderna. In: II Seminário de Pedagogia Universitária: Formación del Docente Universitario - AUG/UNESCO, 1997, Montevidéo - Uruguai. Avaliação institucional e os desafios da formação do docente na universidade pós-moderna, 1997.

17.
CAMPANI, A. . Educação popular: um caso de inovação na universidade. In: VIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1996, Porto Alegre - RS. Educação popular: um caso de inovação na universidade, 1996.

18.
CAMPANI, A. . Decisões Pedagógicas e Estrutura de Poder na Universidade. In: VIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1996, Porto Alegre - RS. Decisões Pedagógicas e Estrutura de Poder na Universidade, 1996.

19.
CAMPANI, A. . Educação Patrimonial: espaços educativos além da escola. In: Congresso Internacional: Educación, Crisis e Utopias, 1996, Bueno Aires - Argentina. Educação Patrimonial: espaços educativos além da escola, 1996.

20.
CAMPANI, A. . Educação Patrimonial: uma experiencia de inovação no ensinar e no aprender. In: VIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 1996, Florianópoles - SC. Educação Patrimonial: uma experiencia de inovação no ensinar e no aprender, 1996.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMPANI, A. . Currículo e docencia: novos desafios para a pedagogia universitária na Universidade estadual Vale do Acaraú. In: I Encontro Norte Nordeste e Centro-oeste sobre formação docente para educação superior, 2008, Fortaleza. I ENFORSUP, 2008.

2.
CAMPANI, A. ; THERRIEN, J. . Diagnosticando a dimensão pedagógica nos projetos dos cursos de licenciaturas de uma universidade pública no interior do Estado do Ceará. In: 57 Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. Do sertão olhando o mar: cultura e ciência, 2005.

3.
CAMPANI, A. ; SILVA, J. S. E. ; BRANDIM, M. R. L. . Los Nuevos caminos de formación educativa en la educación superior. In: Congreso Internacional de educación, 2000, Buenos Aires. I Congreso Internacional de Educación, 2000.

4.
CAMPANI, A. . A trajetória acadêmica e profissional enquanto objeto de reflexão teórica. In: Encontro Regional de Didática e Prática de Ensino, 1999, Sobral - CE. A trajetória acadêmica e profissional enquanto objeto de reflexão teórica, 1999.

5.
CAMPANI, A. . O saber da prática docente na Universidade detectado pela Avaliação Institucional. In: VI Jornadas de Jóvenes Investigadores Grupo Montevideo, 1998, Santa Fé. VI Jornadas de Jóvenes Investigadores Grupo Montevideo, 1998.

6.
GENRO, M. E. ; CHAVIER, M. L. ; CAMPANI, A. . A dupla ruptura epistemológica em Boaventura Santos: Implicações em práticas sociais emancipatórias. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998, Águas de Lindóia - SP. A dupla ruptura epistemológica em Boaventura Santos: Implicações em práticas sociais emancipatórias, 1998.

7.
CAMPANI, A. ; LEITE, D. . Inovação na Universidade - o caso da educação popular. In: 49 Reunião Anual do SBPC, 1997, Belo Horizonte. 49 Reunião Anual do SBPC, 1997.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
CAMPANI, A.2005CAMPANI, A. ; THERRIEN, J. . Diagnosticando a dimensão pedagógico nos cursos de licenciaturas de uma universidade pública no interior do Ceará. 57 Reunião Anual da SBPC, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPANI, A. . Reforma Currícular no Curso de pedagogia: desafios e perspectivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAMPANI, A. . A ecologia dos saberes como prática reinvertida da relação entre a universidade e sociedade.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Ulissis Paixão ; Benevides ; CAMPANI, A. . Educação para o século XXI: o Aprender a ser como processo de subjetivação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
VASCONCELOS, F. U. P. ; BENEVIDES, P. S. ; CAMPANI, A. . Educação para o século XXI: o aprender a ser como processo de subjetivação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CAMPANI, A. . Perfil docente dos cursos de licenciaturas de Universidade Estadual Vale do Acaraú: elementos para refletir sobre a formação de professores na Universidade.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CAMPANI, A. . Perfil docente e a profissionalização da docência universitária: contribuições para a Universidade Estadual Vale do Acaraú. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CAMPANI, A. . Avaliação curricular na construção da identidade docente do professor de geografia da UVA- Sobral: primeiras aproximações.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAMPANI, A. . Perfil discente da Universidade Estadual Vale do Acaraú: considerações sobre o curso de pedagogia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CAMPANI, A. . Formação e atuação do pedagogo no contexto atual: perspectivas para o século XXI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CAMPANI, A. . Desafios de ser professor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CAMPANI, A. . Currículo e docencia na universidade: novos desafios para a pedagogia universitária na UVA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CAMPANI, A. . Mediação pedagógica e formação do professor nos cursos de licenciaturas específicas da UVA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CAMPANI, A. . Autobiografia de formação docente: referenciais para análise do discurso pedagógico dos docentes universitários. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CAMPANI, A. . Racionalidade Pedagógica e formação de professores na Universidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
CAMPANI, A. . Diagnosticando a dimensão pedagógica nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas de uma univerisdade pública do Ceará. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CAMPANI, A. . Dimensão pedagógica do projeto político pedagógico dos cursos de licenciaturas da UVA: fragilidades e conflitos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CAMPANI, A. . Reforma Curricular, poder e saber docente na formação de professores na universidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CAMPANI, A. ; HOLANDA, V. . Educação Patrimonial da cidade de Sobral: Necessidades e possibilidades 2003 (Pesquisa Ciêntífica).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CAMPANI, A. . Avaliação dos programas e instituições de formação de docentes para as séries iniciais do ensino fundamental. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMPANI, A. ; NEGREIROS, J. . O espaço pedagógico dentro e fora e da escola. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CAMPANI, A. . O espaço pedagógico dentro e fora da sala de aula. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CAMPANI, A. . Aprendendo Inglês brincando. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CAMPANI, A. . Areas de atuação do pedagogo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CAMPANI, A. ; MARQUES, S. ; Pereira, Rosimar ; VIEIRA, R. B . Perfil docente e discente dos cursos de licenciaturas da Universidade Estadual Vale do Acaraú. 2010. (Relatório de pesquisa).

6.
MARTINS, C. C. ; CAMPANI, A. ; Ciasca, M. I. L. ; Holanda, M. L. O. . Relatório final do comitê cearense para a eleminação do analfabetismo escolar. 2006. (Relatório de pesquisa).

7.
CAMPANI, A. ; HOLANDA, V. . Educação Patrimonial da cidade de Sobral: necessidades e possibilidades. 2003. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
CAMPANI, A. . II Congresso Internacional em Avaliação Educacional. 2005 (Participação em mesa redonda) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CAMPANI, A.. Participação em banca de Mudiane Pedroza. Inclusão do deficiente no mercado de trabalho: um estudo de caso. 2011. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.

2.
FARIAS, I. M. S.; CAMPANI, A.; VIEIRA, S. L.. Participação em banca de Ana Serra Tavares Bezerra. Pesquisa e Formação Refelxiva no Curso de História: Visão sobre a docencia universitária. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

3.
MORAES, S. E. M.; CAMPANI, A.; ALBUQUERQUE, L. B.. Participação em banca de Fabricio Souza Sampaio. Marcas da Identidade docente: vivencia, formação profissional. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CAMPANI, A.; Martins, V.. Participação em banca de Antonia Elenilda Azevedo de Carvalho. A competência leitora à luz da Teoria Psicolingüística de Frank. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação docente para o ensino fundamental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

2.
CAMPANI, A.; Martins, V.. Participação em banca de Rejane Oliveira de Sousa Lopes. A questão da metodologia em leitura: um relato de experiência. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação docente para o ensino fundamental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

3.
CAMPANI, A.; Martins, V.. Participação em banca de Cristina Martins Mororó. Agentes estimuladores da compreensão da leitura. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação docente para o ensino fundamental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

4.
CAMPANI, A.. Participação em banca de Benedita Marta Gomes Costa. As representações dos alunos de primeira a quarta série em relação a matemática. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação docente para o ensino fundamental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

5.
CAMPANI, A.. Participação em banca de Anna Karla Braga Ramos. A evasão escolar nas séries iniciais da rede pública municipal de ensino no bienio 1996-1997 em Varjota-Ce. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação docente para o ensino fundamental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAMPANI, A.; HOLANDA, V.; OLIVEIRA, M. L. V. Participação em banca de Maria Cássia de Sá.Currículo e formação do professor : um estudo da licenciatura da universidade Estadual Vale do Acaraú. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

2.
CAMPANI, A.; Meneses, L.A.; Tabosa, M. N.. Participação em banca de Maria Lacerda Cardoso.Família e escola: um convite a participação e o diálogo para qualificar a aprendizagem escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

3.
CAMPANI, A.. Participação em banca de Maria Elaine Araújo Joça.Ensinando Ciências: introduções metodológicas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

4.
CAMPANI, A.. Participação em banca de Erika Lima de Vasconcelos.Exclusão e inclusão escolar: a dupla face do processo de ensino-aprendizagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

5.
CAMPANI, A.. Participação em banca de Raimunda Nonata Alves Lima.Avaliação da aprendizagem escolar: analisando a segunda série da escola Clube da Criança no município de Graça-CE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

6.
CAMPANI, A.. Participação em banca de Maria Cleide da Silva.Prática de ensino da leitura e da escrita na primeira série do ensinofundamental da escola Beatriz Sanford no município de Meruoca-CE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

7.
CAMPANI, A.. Participação em banca de Clenilda Alves de Alcantara.Um estudo sobre a proposta de Leitura e escrita presente no projeto. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

8.
CAMPANI, A.. Participação em banca de Ivonete Farias Dinis.Orientação sexual nas séries iniciais do ensino fundamental em Sobral-Ce. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

9.
CAMPANI, A.. Participação em banca de Adriano Aguiar Araújo.Análise de métodos e técnicas em geografia no ensino fundamental I. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CAMPANI, A.; J, Jaqueline; Bertoldo, E.. Professor Adjunto. 2008. Universidade Federal do Ceará.

2.
CAMPANI, A.. Concurso público de provas e títulos para professor da rede municipal de ensino da prefeitura de Sobral-Ce. 2001.

Outras participações
1.
CAMPANI, A.; Craveiro, A. N.; NASCIMENTO, V.. Seleção pública para cargo de professor substituto da UVA. 2012. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

2.
CAMPANI, A.. Comite Interno de Avaliaçao para seleçao do Programa Institucional de Bolsas de Iniciaçao cientifica PIBIC e CNPq. 2011. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

3.
CAMPANI, A.. Comitê Interno de Avaliação para seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica nas Ações Afirmativas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico.. 2011. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

4.
CAMPANI, A.. XIII Encontro de Iniciação Científica da Universidade Estadual Vale do Acaraú. 2011. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

5.
CAMPANI, A.; Craveiro, A. N.; Souza, M. V.. Seleção de professor substituto. 2008. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

6.
CAMPANI, A.. Processo seletivo para contratação de professor substituto. 2004. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

7.
CAMPANI, A.. Processo seletivo para professor substituto. 2004. Universidade Estadual Vale do Acaraú.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada pedagógica: A sala de aula em debate: motivação, currículo e prática docente.Currículo em Debate a questão multiculturalista. 2011. (Seminário).

2.
III Fórum Brasileiro do Semiárido: educação contextualizada natureza, técnica, cidadania e diversidade cultural.A ecologia de saberes como prática reinventiva da relação entre universidade e sociedade. 2011. (Encontro).

3.
XIII Encontro de Iniciação Científica da UVA.membro avaliador dos trabalhos científicos. 2011. (Encontro).

4.
XV Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará.A prática docente numa perspectiva da epistemologia social: contributos para a docência na escola contemporânea. 2010. (Encontro).

5.
A produção historiográfica e o ensino de história no Ceará.IX Encontro Estadual de História. 2004. (Encontro).

6.
I Encontro de Iniciação a Docência da UVA.Saberes pedagógicos e saberes científicos: a superação da dicotomia teoria-prática. 2004. (Encontro).

7.
I Encontro Nacional de Formação Continuada e Certificação de Professores.I Encontro Nacional de Formação Continuada e Certificação de Professores. 2003. (Encontro).

8.
III Encontro Interinstitucional de Estágio Curricular.III Encontro Interinstitucional de Estágio Curricular. 2003. (Encontro).

9.
XV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste.XV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste. 2001. (Encontro).

10.
. II Congreso Internacional: Educación, Crisis y utopias. 2000. (Congresso).

11.
XIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste.XIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste. 1999. (Encontro).

12.
V Seminário Internacional de Restruturação Curricular: a escola cidadã no contexto da globalização.V Seminário Internacional de Restruturação Curricular: a escola cidadã no contexto da globalização. 1998. (Seminário).

13.
.IX Encontro Nacional de Didática e prática de Ensino. 1998. (Encontro).

14.
. 49 Reunião Anual da SPBC. 1997. (Congresso).

15.
.II Semonário de Pedagogia Universitária: Formación del docente Universitario. 1997. (Seminário).

16.
. I Congreso Internacional: Educación, Crisis y Utopias. 1996. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPANI, A. . O espaço pedagógico dentro e fora da escola no Projeto Escola na Universidade. 2010. (Outro).

2.
CAMPANI, A. . Aprendendo Inglês brincando no Projeto Escola na Universidade. 2010. (Outro).

3.
CAMPANI, A. . Áreas de atuação do pedagogo no Projeto Escola na Universidade. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Kércia Maria de Sá Morais. Competência Pedagógica Docente nos Cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual Vale do Acaraú/Brasil. Início: 2011. Tese (Doutorado em DOCTORADO EN HUMANIDADES Y ARTES) - Universidad Nacional de Rosario. (Orientador).

2.
Ulissis Paixão Vasconcelos. O sujeito da docencia na sociedade do controle. Início: 2011. Tese (Doutorado em Ciências da educação) - Universidad del Mar. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Jaqueline Negreiros. Inovações Pedagógicas nos cursos de Licenciaturas da UVA: o caso da ciencias humanas. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Regina Célia Mariano Cristino. Inovações curriculares nos cursos de graduação da UVA: o caso das novas tecnologias da informação. Início: 2010 - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Thais Helena Moreira Carvalho. Inovações Curriculares nos cursos de licenciaturas da UVA. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
Jaqueline Negreiros. Inovações curriculares nos cursos de licenciaturas da UVA. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.
Railane Bento Vieira. Perfil discente da Universidade Estadual Vale do Acaraú-uva: considerações sobre o curso de pedagogia. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

6.
Simone Marques de Freitas Dias. MUDANÇAS E IMPACTOS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS CEARENSES PÓS REFORMA CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURAS. Início: 2008. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

7.
Rosimar Pereira da Silva. MUDANÇAS E IMPACTOS NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS CEARENSES PÓS REFORMA CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURAS. Início: 2008. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Cirila Raquel de Araujo Mendes. Educação contextualizada nas escolas de Irauçuba/CE. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual Vale do Acaraú. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Francisca Francirene Tomaz Parente. Formação continuada e qualificação profissional dos professores de Sobral-CE: multiplos olhares. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciencias da educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Adriana Campani.

2.
Maria Nélia Helcias Moura Vasconcelos. Educação infantil no campo e na cidade: um estudo comparativo no município de Bela Cruz-CE. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciencias da educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Adriana Campani.

3.
Francisca Francirene Tomaz Parente. Formação de continuada de professores na rede publica estadual de Sobral-CE. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencias da educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Adriana Campani.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
CIRILA RAQUEL DE ARAÚJO MENDES. ABORDAGENS NO DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA PÚBLICA DO SEMIÁRIDO IRAUÇUBENSE. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Contextualizada para o semiárido) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Campani.

2.
Jaqueline Negreiros. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SEMIÁRIDO EM IRAUÇUBA CEARÁ: VALORIZANDO EXPRIÊNCIAS E RESSIGNIFICANDOSABERES. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Contextualizada para o semiárido) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

3.
Thiago Oliveira Gomes. O OLHAR DOCENTE SOBRE O CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADO NO CURSO DE ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UVA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Contextualizada para o semiárido) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

4.
Maria Elisangela Brandão. Abordagem psicopedagógica; análise das dificuldades em leitura e escrita como construção.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

5.
Maria Alzerina de Meneses. Dificuldades de aprendizagem no processo de Alfabetização na EEEMF José Lira de Maria numa sala de multiseseriaçao. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

6.
Maria Ocicléia Brandão. Contribuições psicopedagógicas frente as dificuldades em leitura encontrada na escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Francisco de Silva.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

7.
Maria Gracilde Alves dos Santos. Reflexões psicopedagógicas sobre dificuldades na leitura e escrita na escola Municipal João Leonel Alves.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

8.
Ana Joyce Vasconcelos Mariano. Contribuições psicopedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da leitura: analisando atuação docente na E.E.M.F. Manoel Francisco da Silva.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

9.
Maria de Fátima Ribeiro Neto. Dificuldades no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

10.
Claudelena Maria Alves dos Santos. Reflexões psicopedagógicas sobre motivação no processo de leitura e escrita no 3ª. Ano E.E.M.F João Leonel Alves. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

11.
Marly Gelmini. O papel do psicopedagógico na alfabetização infantil. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

12.
Maria Cleonice da Silva Moraes. Contribuição da teoria construtivista no ensino da leitura e da escrita. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

13.
Margarida Maria Fernandes do Carmo. Ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na escola: Desafios e Perspectivas. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação docente para o ensino fundamental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

14.
Davi Machado Portela. Currículo e identidade: construção de sujeitos da Escola Flora Queiroz Teles em Coreaú-CE. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

15.
Francisco Moreira. Princípios e métodos da formação do professor na Escola Normal de Coreau-CE. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

16.
Claudete da Silva Moraes. A política educacional brasileira e as reformas promovidas pelo Banco Mundial na década de 90: um estudo sobre a mercantilização e a privatização do ensino público brasileiro. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração escolar) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Adriana Campani.

17.
José Carlos dos Santos. Projeto Político-Pedagógico nas escolas públicas do município de Turilandia-Ma. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jaqueline NEGREIROS. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO OLHAR DOS PROFESSORES DO SISTEMA DE ENSINO DO MUNÍCIPIO DE IRAUÇUBA-CE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

2.
Lizoneuda Marques de Souza. A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM RELAÇÃO TEORIA E PRATICA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

3.
Martemízia da Silva. Metodologia do ensino da leitura na escola José Estevão Vasconcelos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

4.
Hélio Serra Praciano Pereira. Análise comparativa entre os procedimentos metodológicos de ensino do curso de Literatura a Distância e Presencial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

5.
Regina Cunha Andrade. O projeto Lendo você fica sabendo nas salas do 2 ano da EMEF Nossa Senhora do Municipio de Senador Sá.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

6.
Maria Lucéria Silveira Rios. O olhar do professor sobre a sua prática de avaliação da aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

7.
Simone Marques de Freitas Dias. A FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

8.
Rosimar Pereira da Silva. Analisando a concepção de formação continuada da escola de formação permanente do magistério - ESFAPEM no município de Sobral. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

9.
Roberto Nougueirada Costa Filho. As contribuições da Educação a Distancia à formação acadêmica: o olhar discente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

10.
Luzinete Chagas Nascimento. Uma análise do estágio supervisionado do Curso de Pedagogia da UVA: contribuições para a formação profissional do pedagogo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

11.
Rilza Abreu. Refeletindo sobre a prática docente dos profissionais de Educação Infantil da escola Walfrido Salmito de Almeida em Pacujá-CE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

12.
José Roberto Dias. A prática docente no ensino de matemática na escola muncipal de Itapajé-CE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

13.
Maria Ivanir Lima Silva. Construção da escrita: um processo que a escola precisa compreender. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

14.
Roza Maria Lucas da Silva. Os procedimentos teórico-metodológicos do ensino da leitura e da escrita: uma análise comparativa entre as turmas de primeira série básica e primeira série regular de uma escola municipal de Sobral-CE.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

15.
Marli Gelmini. O processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita com crianças não leitoras da segunda série da escola Maria do Carmo Andrade.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

16.
Rosangela Maria de Souza. O Rio Contendas do município de Massape-Ce como objeto de ensino nas séries iniciais do ensino fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

17.
Antonia Felipe Galdino. A Cultura Popular no currículo escolar da escola Cenecista do Municipio de Massape-Ce. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

18.
Regiane de Oliveira. Educação e Saúde no ensino da segunda séries da escola municipal de Sobral-ce. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

19.
Cécero Batista de Oliveira. Análise do enfoque multiculturalista dos Parametros Curriculares. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.

Iniciação científica
1.
Rosimar Pereira da Silva. Perfil docente da UVA: elementos para formação continuada da docência universitária. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Campani.

2.
Simone Marques de Freitas Dias. Perfil docente dos cursos de licenciaturas da Universidade Estadual Vale do Acaraú: elementos para refletir sobre a formação de professores na universidade. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Campani.

3.
Fabiola Ferreira Batista. Avaliação da aprendizagem no Programa Magister-UVA. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Campani.

4.
Jacinto Telles de Oliveira. Avaliação da aprendizagem no Programa Magister-UVA. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Adriana Campani.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CAMPANI, A. . O espaço pedagógico dentro e fora da sala de aula. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CAMPANI, A. . Aprendendo Inglês brincando. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CAMPANI, A. . Areas de atuação do pedagogo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/07/2014 às 20:01:29