Neuci Schotten

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5581246869025111
  • Última atualização do currículo em 06/11/2018


Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade católica do Paraná - PUCPR (2017). Mestra em Educação pela PUCPR (2013). Possui Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão na Educação (2003) e Graduação em Pedagogia pela mesma Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2002). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa - Dimensões e Processos e da RIPEFOR- Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes. Atualmente é Chefe do Departamento de Educação - DEPEDUC/PROGRAD - REITORIA - UTFPR. É pedagogo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, professora no curso Formação de Professores - PROFOP/PARFOR da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Possui experiência com docência na Educação Básica, no Ensino Superior, e na Pós Graduação, atuando com ênfase em: Currículo, Formação de Professores, Profissionalização Docente (Ensino Superior), Metodologias e Avaliação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Neuci Schotten
Nome em citações bibliográficas
Schotten, N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba.
Av: Sete de Setembro
Rebouças
80230-901 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33104727
Ramal: 4727
URL da Homepage: www.utfpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Orientador: Joana Paulin Romanowski.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: FORMAÇÃO DOCENTE; Formação continuada; Desenvolvimento profissional Docente; Ensino Superior.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE PROFESSORES QUE ATUAM EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Profª. Drª. Maria Lourdes Gisi.
Coorientador: Profª. Drª. Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira..
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Políticas Educacionais; Identidade Docente; Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2003
Especialização em Supervisão, Gestão e Orientação Educacional. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
Título: A participação da Família no processo de aprendizagem do Educando.
Orientador: Maria Helena Ferreira.
1999 - 2002
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
Título: Autonomia e Cidadania em Educação.
Orientador: Helena Aiko Ritt.




Formação Complementar


2018 - 2018
METODOLOGIAS ATIVAS. (Carga horária: 40h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2017 - 2018
Avaliação numa abordagem do alinhamento construtivo. (Carga horária: 60h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2017 - 2018
Design de disciplinas. (Carga horária: 60h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2017 - 2018
Curso de Design de Cursos. (Carga horária: 120h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2008 - 2008
Processos de Aprendizagem. (Carga horária: 120h).
instituto amazonida de educação, IAE, Brasil.


Atuação Profissional



CEI - Centro Educacional Integrado, CEI, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Coordenador pedagógico, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei neste colégio como coordenadora pedagógica no Fundamental II e Ensino Médio.


Colégio Coração de Jesus, CCJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: seletista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação Pedagógica do Fundamental II.


Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora no curso PARFOR, Carga horária: 5
Outras informações
PARFOR- Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Basica. Atua nas disciplinas: Teoria do Currículo; Currículos e Programas; Concepções Psicopedagógicas no Processo Ensino-Aprendizagem; Processos de Ensino e Aprendizagem.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor-Pedagogo, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora no curso PROFOP, Carga horária: 5
Outras informações
PROFOP - Programa Especial de Formação Pedagógica. Atua nas disciplinas: Currículos e Programas; Profissão Professor; Concepções psicopedagógicas no processo Ensino-Aprendizagem; Teoria do Currículo.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora no curso Especialização PROEJA, Carga horária: 5
Outras informações
Atuou nas Disciplinas: Didática na Educação profissional, no Ensino Médio e na EJA; Currículos e Programas; Profissão Professor; Concepções Psicopedagógicas no processo Ensino- Aprendizagem.


Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda bolsista, Carga horária: 20

Atividades

03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, .



Linhas de pesquisa


1.
PRÀXIS EDUCATIVA: Dimensões e processos


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Inserção Profissional à Docência: um programa de formação para professores iniciantes
Descrição: Este projeto busca promover a implementação de um programa de inserção profissional à docência, constituído por pesquisadores da área de Educação e professores de diferentes áreas, pertencentes ao quadro docente da instituição. Constituir um conjunto de saberes docentes voltados ao desenvolvimento profissional de professores iniciantes. Propõe também aprimorar as práticas pedagógicas de professores iniciantes, por meio de situações colaborativas de acompanhamento e orientação e identificar e analisar indícios de ampliação dos saberes docentes de professores iniciantes em situações de planejamento, organização e avaliação de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Grupo de Estudos sobre desenvolvimento profissional docente
Descrição: As perspectivas de formar professores capazes de refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem, de forma crítica e contextualizada, se fragilizam quando se depara com docentes em exercício. A realidade do contexto escolar revela que as diferentes propostas de formação, vivenciadas por esses professores, nem sempre conseguiram articular o conhecimento teórico aos conhecimentos práticos. A construção do conhecimento sobre o professor, por meio da sua própria reflexão, é entendido, no contexto educacional, como a principal alternativa para a formação de um professor que possa compreender o pensar e o fazer docentes. A necessidade de estudar a docência em sua totalidade contextual, isto é, considerando todos os componentes e fatores que a constituem (equipe de professores, condições de trabalho, formação e profissionalização, contexto institucional) se justifica se for considerado que a descrição da prática profissional ocorrerá através da própria fala dos sujeitos envolvidos, indicando as tensões, dilemas, contradições que estruturam a sua constituição enquanto professor. Para atender tal perspectiva, a docência, como trabalho e uma atividade situada em um campo de atuação, solicita um estudo sobre o trabalho docente no contexto da prática profissional. Os fundamentos cognitivos do trabalho docente envolvem competências e habilidades necessárias ao saber ensinar. Nesse sentido, discutir as competências em educação significa concordar que essas apresentam sentidos e significados, muitas vezes complexos e ambíguos, que aceitam varias definições. Para poder discuti-las parte-se do pressuposto que é prematuro considerar somente uma definição quando o objeto analisado envolve a educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Transmutare


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRIDI.JAMILE C. A.2015BRIDI.JAMILE C. A. ; Schotten, N. ; PRYJMA, Marielda Ferreira . O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARANAENSES E AS POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. Intersaberes (Facinter), v. 10, p. 541-560, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BRIDI.JAMILE C. A. (Org.) ; Schotten, N. (Org.) ; PRYJMA, Marielda Ferreira (Org.) . REVISTA INTERSABERES. 21. ed. Curitiba: UNINTER, 2015. v. 10.

Capítulos de livros publicados
1.
BARCELOS, L. P. ; Schotten, N. . A EVASÃO ESCOLAR NO PERÍODO NOTURNO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS. A EVASÃO ESCOLAR NO PERÍODO NOTURNO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS. 1ed.Curitiba: Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação, 2016, v. 1, p. 1-17.

2.
Maciel, J.R. ; Schotten, N. . BULLYING: fenômeno que afeta a aprendizagem do aluno. BULLYING: fenômeno que afeta a aprendizagem do aluno. 1ed.Curitiba: Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação, 2016, v. 1, p. 19-40.

3.
Robacher, E. P. ; Schotten, N. . O REGIMENTO ESCOLAR E AS RELAÇÕES SOCIAIS DENTRO DA ESCOLA. O REGIMENTO ESCOLAR E AS RELAÇÕES SOCIAIS DENTRO DA ESCOLA. 2ed.Curitiba: SEED/PR, 2016, v. 2, p. 1-14.

4.
Rosas, G. P. ; Schotten, N. . AVANÇOS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA FASE I, NO CEEBJA DR. MÁRIO FARACO. AVANÇOS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA FASE I, NO CEEBJA DR. MÁRIO FARACO. 2ed.Curitiba: SEED_PR, 2016, v. 2, p. 15-30.

5.
Schotten, N.; BRIDI.JAMILE C. A. ; PRYJMA, Marielda Ferreira . A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TRAJETÓRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR. In: Marielda Ferreira Pryjma, Oséias Santos de Oliveira. (Org.). Desenvolvimento profissional docente em discussão. 1ed.Curitiba: UTFPR, 2016, v. 1, p. 261-276.

6.
BRUNKEN, Elizabeth ; Schotten, N. . O DIÁLOGO, AS DIFICULDADES E AS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO NO CÁRCERE.. O DIÁLOGO, AS DIFICULDADES E AS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO NO CÁRCERE.. 2ed.Curitiba: SEED-PR, 2016, v. 2, p. 31-45.

7.
CASTRO, NEWTON CAMPOS DE ; SCHOTTEN, Neuci ; Schotten, N. . Saberes e Práticas:a formação docente no PROEJA. In: FLÁVIA DIAS RIBEIRO; MARIELDA FERREIRA PRYJMA;ROLAND BASCHTA JÚNIOR. (Org.). DOCÊNCIA, CURRÍCULO, POLÍTICAS E TRABALHO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 1ed.TUBARÃO: COPIART, 2012, v. 01, p. 53-79.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Schotten, N.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IDENTIDADES E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. In: XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO, 2017, Curitiba. XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. Curitiba: PUC-PR, 2017. p. 7636-7647.

2.
BRIDI.JAMILE C. A. ; Schotten, N. ; PRYJMA, Marielda Ferreira . O processo de formação docente no contexto das avaliações institucionais da educação superior. In: Congresso Nacional de Educação - Educere, 2015, Curitiba. Anais do Educere. Curitiba: Editora Universitaria Champagnat, 2015. p. 27267-27281.

3.
Schotten, N.; BRIDI.JAMILE C. A. . A contribuição do PARFOR para a vivência de um currículo humanizado por professores da educação básica. In: XII Congresso Nacional de Educação - Educere, 2015, Curitiba. Anais do Educere. Curitiba: Editora Universitaria Champagnat, 2015.

4.
Schotten, N.; BRIDI.JAMILE C. A. . A CONTRIBUIÇÃO DO PARFOR PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO HUMANIZADO. In: II Simpósio Internacional sobre desenvolvimento profissional Docente, 2015, Curitiba. Rede de Aprendizagem em foco. Curitiba: Editora UTFPR, 2015.

5.
PRYJMA, Marielda Ferreira ; Schotten, N. ; BASCHTA, Roland Junior . O CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UTFPR. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PROFESSORADO INICIANTE E INSERCION PROFISIONAL A LA DOCÊNCIA, 2012, Santiago. III CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PROFESSORADO INICIANTE E INSERCION PROFISIONAL A LA DOCÊNCIA. Santiago, 2012.

6.
Schotten, N.; Gisi,M. L. ; Vaz, A. F. B ; Zablonski. M. J. . A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO: QUESTÕES PARA O DEBATE. In: VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, 2012, Porto. Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência. Porto: Porto, 2012. p. 6.935-6950.

7.
Schotten, N.. Formação de Professores:trajetórias e identidades. In: X EDUCERE - Congresso Nacional de Educação, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação, 2011. p. 10290-10302.

8.
PRYJMA, Marielda Ferreira ; Schotten, N. ; STADNIK, Adriana Maria Wan . O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. In: IISIMPÓSIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2011, Curitiba. II SIMPÓSIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Curitiba: Puc PR, 2011. p. 137-145.

Apresentações de Trabalho
1.
Schotten, N.. O Currículo Humanizado na Educação Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PRYJMA, Marielda Ferreira ; BRIDI.JAMILE C. A. ; Schotten, N. . O TRABALHO DOCENTE: A AVALIAÇÃO, OS PROCESSOS FORMATIVOS E AS PESQUISAS SOBRE / PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
Schotten, N.; BRIDI.JAMILE C. A. . A CONTRIBUIÇÃO DO PARFOR PARA A VIVÊNCIA DE UM CURRÍCULO HUMANIZADO POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Schotten, N.. Políticas e profissionalização docente.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
Schotten, N.. A aprendizagem em foco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PRYJMA, Marielda Ferreira ; BASCHTA, Roland Junior ; Schotten, N. . O CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UTFPR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Schotten, N.; Vaz, F. A. B. ; GISI, M. L. ; ZABLONSKI, M. J. . A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO: QUESTÕES PARA O DEBATE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Schotten, N.. causas do Fracasso Escolar: uma análise interdisciplinar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Schotten, N.. Formação de Professores: Trajetórias e Identidades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Schotten, N.. Formação de Professores: Trajetórias e Identidades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
PRYJMA, Marielda Ferreira ; Schotten, N. ; STADNIK, Adriana Maria Wan . O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
PRYJMA, Marielda Ferreira ; Schotten, N. ; STADNIK, Adriana Maria Wan . O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Schotten, N.. I Simpósio Internacional de Desenvolvimento profissional Docente: A aprendizagem em foco'. 2013 (Comissão Científica).

2.
Schotten, N.. III Seminário Internacional de Educação 2013 (Comissão Científica).

3.
Schotten, N.. I Simpósio Internacional de Desenvolvimento profissional Docente: A aprendizagem em foco'. 2013 (Comissão Científica).

4.
Schotten, N.. I Simpósio Internacional de Desenvolvimento profissional Docente: A aprendizagem em foco'. 2013 (Painelista).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Schotten, N.; Magalhães, C. . III Seminário Internacional de Educação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Schotten, N.. Estratégias de Apoio à Aprendizagem na Educação Superior. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BARCELOS, L. P. ; Schotten, N. . A EVASÃO ESCOLAR NO PERÍODO NOTURNO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS. 2016. (Produção Didático-Pedagógica na Escola).

3.
Robacher, E. P. ; Schotten, N. . O REGIMENTO ESCOLAR E AS RELAÇÕES SOCIAIS DENTRO DA ESCOLA. 2016. (Produção Didático-Pedagógica na Escola).

4.
BRUNKEN, Elizabeth ; Schotten, N. . A AÇÃO PEDAGÓGICA NO CÁRCERE: DIALOGANDO COM A PRÁTICA. 2016. (Produção Didático-Pedagógica na Escola).

5.
Rosas, G. P. ; Schotten, N. . AVANÇOS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA FASE I, NO CEEBJA DR. MÁRIO FARACO. 2016. (Produção Didático-Pedagógica na Escola).

6.
Maciel, J.R. ; Schotten, N. . BULLYING: FENÕMENO QUE AFETA A APRENDIZAGEM DO ALUNO. 2016. (Produção Didático-Pedagógica na Escola).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FILIETAZ, M. R. P.; Schotten, N.. Participação em banca de Tirson Ribeiro do Prado. A UTILIZAÇÃO DO SEMINÁRIO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE LOGÍSTICA REVERSA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PARFOR ? Plano Nacional de Formação de Professores) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
FILIETAZ, M. R. P.; Schotten, N.. Participação em banca de Thiago José Da Luz. A RESIDÊNCIA DO ALUNO COMO FERRAMENTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO TÉCNICO DE ELETROMECÂNICA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PARFOR ? Plano Nacional de Formação de Professores) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
Martins, Enilde A. B.; Schotten, N.. Participação em banca de Tania Mara Melo Medeiros. PROFISSÃO PROFESSOR: REFLETINDO PRÁTICAS E DESCONSTRUINDO CRENÇAS. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PARFOR ? Plano Nacional de Formação de Professores) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
Martins, Enilde A. B.; Schotten, N.. Participação em banca de Walter Belache. A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO APRENDIZADO: CONCEITUANDO LANÇAMENTO CONTÁBIL NA CONTA CAIXA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PARFOR ? Plano Nacional de Formação de Professores) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
Schotten, N.. Participação em banca de Rita de Kacia Glatz. A docência no PROEJA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
Schotten, N.. Participação em banca de Luvercina Maria da Silva. Levantamento histórico das ações de EJA no Brasil. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

7.
Schotten, N.. Participação em banca de Telma Claudete Klozovski. A educação de jovens e adultos e a formação do cidadão. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Schotten, N.. Pedagogo. 2016.

2.
Schotten, N.; OLIVEIRA, O. S.; FILIETAZ, M. R. P.. pedagogo Efetivo. 2012. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Outras participações
1.
Schotten, N.. Análise da documentação e classificação para turma 1/2009 - COFOP. 2009. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
Schotten, N.. Banca avaliadora do programa especial de formaçã pedagógica - COFOP. 2009. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum de Pró-Reitores de Graduação. 2018. (Outra).

2.
XIX Endipe - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. 2018. (Encontro).

3.
II SEMINÁRIO INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL.O Currículo Humanizado na Educação Infantil.. 2017. (Seminário).

4.
XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IDENTIDADES E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. 2017. (Congresso).

5.
Encontro com RH na UTFPR.Gestão de Pessoas. 2015. (Encontro).

6.
II Encontro das Licenciaturas na UTFPR.II Encontro das Licenciaturas na UTFPR. 2015. (Encontro).

7.
V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PINHAIS- A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI.V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PINHAIS- A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: CAMINHOS E DESAFIOS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. 2015. (Seminário).

8.
XVII ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - ANFOPE.XVII ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - ANFOPE. 2014. (Outra).

9.
III Seminário Internacional de Educação de Pinhais.Infância e humanização: trabalho pedagógico docente. 2013. (Seminário).

10.
I Simpósio Internacional de Desenvolvimento profissional Docente: A aprendizagem em foco.Tendencias atuais na formacao de professores para a Educacao Basica e Ensino Superior. 2013. (Simpósio).

11.
I Simpósio Internacional Sobre Desenvolvimento Profissional Docente.Políticas e profissionalização docente.. 2013. (Simpósio).

12.
IV CONGREPRINCI- Congresso Internacional sobre Professorado Principiante.A Apredizagem Docente em foco. 2013. (Simpósio).

13.
III CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PROFESSORADO INICIANTE E INSERCION PROFISIONAL A LA DOCÊNCIA. O CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UTFPR. 2012. (Congresso).

14.
II Seminário Internacional de Educação. causas do Fracasso Escolar: uma análise interdisciplinar. 2012. (Congresso).

15.
VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária. A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO: QUESTÕES PARA O DEBATE. 2012. (Congresso).

16.
II SIMPÓSIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2011. (Simpósio).

17.
X EDUCERE. FORMAÇÃO PARA MUDANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO; POLÍTICAS, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS. 2011. (Congresso).

18.
CENÁRIOS DO PROEJA - DIALOGOS INTERINSTITUCIONAIS.CENÁRIOS DO PROEJA. 2010. (Outra).

19.
ENSINO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: UMA PERSPECTIVA PÓS-VYGOTSKIANA.ENSINO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: UMA PERSPECTIVA PÓS-VYGOTSKIANA. 2010. (Outra).

20.
FÓRUM PROEJA SUL II.FÓRUM PROEJA SUL II. 2010. (Outra).

21.
I Seminário sobre a Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. 2008. (Seminário).

22.
I Seminário sobre a educação profissional integrada à educação básica na modalidade EJA. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BASCHTA, Roland Junior ; Ribeiro, F. D. ; Schotten, N. ; OLIVEIRA, O. S. . II Simpósio Internacional de Desenvolvimento profissional Docente: A aprendizagem em foco. 2015. (Congresso).

2.
Ribeiro, F. D. ; Schotten, N. ; PRYJMA, Marielda Ferreira ; MACUCH, R. S. ; OLIVEIRA, O. S. . IV CONGREPRINCI - CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PROFESSORADO PRINCIPIANTE E INSERÇÃO PROFISSIONAL À DOCÊNCIA. 2014. (Congresso).

3.
OLIVEIRA, O. S. ; Schotten, N. ; Ribeiro, F. D. ; FILIETAZ, M. R. P. ; PRYJMA, Marielda Ferreira . I Simpósio Internacional de Desenvolvimento profissional Docente: A aprendizagem em foco. 2013. (Outro).

4.
Schotten, N.; BASCHTA, Roland Junior ; OLIVEIRA, O. S. ; PRYJMA, Marielda Ferreira ; Ribeiro, F. D. . Politicas e profissionalizacao docente. 2013. (Outro).

5.
Schotten, N.; OLIVEIRA, O. S. ; FILIETAZ, M. R. P. ; Ribeiro, F. D. . V Semana de Formação Docente. 2012. (Outro).

6.
Schotten, N.. Oficina "Didática e Técnicas de Ensino. 2012. (Outro).

7.
Schotten, N.. IV Semana de formação docente. 2011. (Outro).

8.
Schotten, N.. Organização de grupos de discussão das metas quantitativas e qualitativas preconizadas no PPI e REUNI. 2009. (Outro).

9.
Schotten, N.. I Seminário sobre educação profissional integrada à educação básica na modalidade EJA. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcia de Oliveira Barbosa. TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PARFOR ? Plano Nacional de Formação de Professores) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Neuci Schotten.

2.
WILLIAN ALEXANDRE CHUEIRI BOLDORI. CONSTRUÇÃO DE CELULAS UNITÁRIAS COM MASSA DE MODELAR. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PARFOR ? Plano Nacional de Formação de Professores) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Neuci Schotten.

3.
Luciana Figueiredo Mondadori. SISTEMA ENDÓCRINO Eixo temático: VIDA E AMBIENTE Conexões com eixo temático: - QUALIDADE DE VIDA - TECNOLOGIA E SOCIEDADE. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PARFOR ? Plano Nacional de Formação de Professores) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Neuci Schotten.

4.
Etiane Cristina de Bona. Sistema de equações do primeiro grau com duas incógnitas ? Método da substituição. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PARFOR ? Plano Nacional de Formação de Professores) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Neuci Schotten.

5.
Newton Campos de Castro. A formação docente para o programa de integração da educação profissional técnica de nível médio.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Neuci Schotten.

6.
Rosilane Pereira. O contexto da formação continuada no PROEJA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Neuci Schotten.

7.
Isolete Rocio Darós. Formação continuada como forma de qualidade de Ensino PROEJA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Neuci Schotten.

8.
Maria Antonia da Rosa. A história de vida dos jovens e adultos para o ensino de história no PROEJA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Neuci Schotten.

9.
Cleuza Batista de Souza. Profissão Professor de PROEJA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Neuci Schotten.

10.
Karyn Hornhardt. Análise da Proposta Currícular do curso Técnico em Administração. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Neuci Schotten.

11.
Cleonice Aparecida Maluf Lenhani. A Formação continuada do Docente do PROEJA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Neuci Schotten.

12.
Newton Campos de Castro. A Formação do(a) Professor (a) PROEJA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Neuci Schotten.

13.
Cleonice Aparecida Maluf Lenhani. A importância da formação continuada do docente na modalidade PROEJA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Neuci Schotten.

14.
Karyn Hornhardt. Análise da proposta curricular do curso técnico em administração na modalidade PROEJA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Neuci Schotten.

15.
Mara Terezinha Maia. A importancia da língua Inglesa no ensino do PROEJA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Neuci Schotten.

16.
Cleuza Batista de Souza. Profissão professor PROEJA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Neuci Schotten.

17.
Sônia Cristina Celoni. Alfabetização e letramento: a importância da leitura e da escrita na educação de jovens e adultos. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Neuci Schotten.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 14:37:00