Fábio Galera Moreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6348301243202442
  • Última atualização do currículo em 24/08/2018


Fábio Galera é Doutor em Ciência da Literatura - UFRJ, com pesquisa concentrada na área de Poética. Sua tese, Ser Homem no Grande Sertão: Travessia, Tempo, Ser, apresenta a obra Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa, partindo de um olhar existencial acerca do homem, da vida e da temporalidade, entendida como conquista de liberdade e ação, numa dimensão de apropriação de possibilidades e limites. Em 2018 iniciou o curso de Doutorado em em Filosofia na UFRJ. Possui título de Mestre em Ciência da Literatura - UFRJ (Poética), com pesquisa concentrada no diálogo entre Poesia e Pensamento, pesquisando fundamentalmente a questão da linguagem em Martin Heidegger. Também é Mestre em Filosofia - UFF (Estética e Filosofia da Arte), título que conquistou pesquisando o tema da aplicação/apropriação hermenêutica, tal como é tratada pelos filósofos Paul Ricoeur e Hans-George Gadamer. Fábio é Especializado em Literatura Infanto-juvenil - UNESA (Universidade Estácio de Sá) e em Educação Especial - UNIRIO (Deficiência Mental). Licenciou-se em Letras - Português/Literaturas de Língua Portuguesa e também possui título de Bacharel e Licenciatura em Filosofia - UFRJ. Coordena o Curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques desde 2015, onde também leciona principalmente Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Cultura Brasileira, Literatura Infantil, Formação do Leitor, Laboratório de Iniciação Científica, Orientação de TCC, Produção Textual e disciplinas pedagógicas. Na mesma Instituição, enquanto Professor, compôs o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Letras, além de frequentemente liderar Projetos de Extensão, Iniciação Científica e Monitoria. Integra o Conselho Editorial da Revista dEsEnrEdoS. Possui ainda experiência como docente na Classe de Alfabetização, o que lhe oportunizou ricas experiências sobre as práticas sociais da leitura literária Infantil e seu processo de escolarização. Fábio Galera está envolvido profissionalmente com as áreas de Letras e Filosofia, concentrando sua atuação em temas de Poética, Estética, Teoria Literária e Literatura. Publicou o livro Caminho, Poética, Acontecimento, como autor, e ainda é coautor de ensaios contidos nos livros Convite ao Pensar e Educar Poético. Também integra a Rede Poética, Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Arte e Filosofia, que reúne diversas Instituições Universitárias do Brasil que possuem em comum Projetos de Pesquisa que pretendem pensar o humano e suas questões. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fábio Galera Moreira
Nome em citações bibliográficas
GALERA, Fábio

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
Av. Ernani Cardoso, nº 335
Cascadura
21310310 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 21284900
URL da Homepage: http://www.souzamarques.br/


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Gilvan Luiz Fogel.
2012 - 2016
Doutorado em Letras (Ciência da Literatura).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Ser homem no Grande Sertão: travessia, tempo, ser, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Manuel Antonio de Castro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Grande Sertão: Veredas; Pensamento Poético; Temporalidade; Liberdade; Ação Existencial; Medo e Coragem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
2011 - 2014
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: O conceito de apropriação como questão fundamental do projeto hermenêutico de Paul Ricoeur,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Bernardo Barros Coelho de Oliveira.
Palavras-chave: Hermenêutica; Aplicação; Circularidade hermenêutica; Tempo e Narrativa.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
2008 - 2011
Mestrado em Letras (Ciência da Literatura).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A caminho da poesia: a instauração do vigor poético como acontecimento,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Antonio José Jardim e Castro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Poetica; Acontecimento; Verdade; Linguagem; Silêncio.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Poética.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
2009 - 2010
Especialização em Educação Especial. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: O estar-no-mundo próprio do deficiente: a inclusão em questão.
Orientador: Pablo Trindade.
2005 - 2006
Especialização em Literatura Infanto-Juvenil. (Carga Horária: 380h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Desafios e Ambigüidades para a Representação na Literatura Dedicada à Infância e à Juventude.
2015 - 2018
Graduação em Licenciatura em Filosofia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2015
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Temporalidade Existencial como Destino de Concretização de Liberdade.
Orientador: Gilvan Luiz Foguel.
2001 - 2005
Graduação em Letras.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Capacitação ENADE 2018. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2015 - 2016
Licenciatura em Filosofia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Em busca do tempo perdido, ou como a escrita. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2006 - 2006
Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2005 - 2005
Preparação Pedagógica para Educação técnica. (Carga horária: 24h).
SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.
2002 - 2002
Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 10h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente Conteudista, Carga horária: 20
Outras informações
Integrante da Equipe de Docentes Conteudistas do Projeto de Formação Continuada - Nova Eja (Área de Filosofia), atuando na elaboração de material didático.


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Estudante - Pesquisador, Enquadramento Funcional: Estudante - Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Núcleo de Filosofia Antiga (NFA - UFF)

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Estudante de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Estudante - Mestrado, Carga horária: 20

Atividades

06/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.


Fundação Técnico Educacional Souza Marques, FTESM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 18

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Clássicos da Literatura Universal II
Cultura Brasileira
Orientação de Estágio Curricular Supervisionado
Laboratório de Iniciação Científica II
Prática Educativa VII
Literatura Infantojuvenil
02/2015 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, .

Cargo ou função
Portaria 04/17 - Presidente do Núcleo Docente Estruturante - NDE.
02/2015 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, .

Cargo ou função
Portaria 08/2015 - Coordenação do Curso de Letras.
07/2010 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Acontecimentos Poéticos.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira
Métodos e Técnicas de Estudo
LIC II - Laboratório de Iniciação Científica II
Orientação de Estágio Curricular Supervisionado
Tópicos Especiais em Letras
08/2017 - 09/2017
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras.

Atividade realizada
Relatório da Comissão Preliminar de Estudo de Caso - Portaria 08/17.
08/2017 - 09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, .

Cargo ou função
Portaria 08/17 - Comissão Preliminar de Estudo de Caso - CPEC - Membro de Comissão.
02/2017 - 07/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIC - Técnicas de Estudo
Língua, Expressão e Produção Textual
Literatura Brasileira I
Orientação de Estágio
07/2016 - 12/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Literatura II
Orientação de Estágio Curricular Supervisionado
Orientação de TCC
Literatura Brasileira II
02/2016 - 07/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira I
Orientação de Estágio Curricular Superviosionado
Orientação de TCC II
Teoria da Literatura I
Literatura Brasileira II
07/2015 - 12/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Iniciação Científica I
Orientação de Estágio
Prática Educativa VII
02/2015 - 07/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de TCC
Prática Educativa V
Prática Educativa VII
07/2013 - 12/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira II
Prática Educativa V
TECOE (Técnicas de Comunicação Oral e Escrita)
Teoria da Literatura II
02/2012 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, .

Cargo ou função
Controle de Atividades Complementares do Curso de Letras.
02/2013 - 07/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação do Leitor
LIC - Técnicas de Estudo
Língua, Expressão e Produção Textual
Literatura Brasileira I (FORMAÇÃO - REALISMO)
TECOE (Técnicas de Comunicação Oral e Escrita)
07/2012 - 12/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil
Língua, Discurso e Sociedade
Língua, Expressão e Produção Textual
Literatura Brasileira II (ROMANTISMO-REALISMO)
Literatura Brasileira III (MODERNISMO)
Literatura Portuguesa III (ROMANTISMO)
TECOE (Técnicas de Comunicação Oral e Escrita)
03/2012 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, .

03/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Iniciação Científica - Poética e Teoria do Gênio: crítica ao ajuizamento do fenômeno literário.
03/2012 - 07/2012
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras.

Atividade realizada
Programa de Monitoria Souza Marques - Teoria da Literatura I.
01/2012 - 07/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira
Língua, Expressão e Produção Textual
Literatura Brasileira I (FORMAÇÃO)
Literatura Brasileira II (ROMANTISMO-REALISMO)
TECOE (Técnicas de Comunicação Oral e Escrita)
Teoria da Literatura I
07/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira II (ROMANTISMO-REALISMO)
Literatura Brasileira IV (CONTEMPORÂNEA)
Literatura Infantil
TECOE (Técnicas de Comunicação Oral e Escrita)
Teoria da Literatura II
01/2011 - 07/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua, Expressão e Produção Textual
Literatura Infantil
Teoria da Literatura I
07/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira II (ROMANTISMO-REALISMO)
Literatura Infantil
Prática Educativa VI (Ensino de Literatura)
Teoria da Literatura
01/2010 - 07/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira IV (CONTEMPORÂNEA)
Literatura Brasileira III (MODERNISMO)
Literatura Infantil
07/2009 - 12/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infantil
Língua, Expressão e Produção Textual
02/2009 - 07/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira III (MODERNISMO)

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Poética e Criação Poética

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
NIEP - Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Poéticos

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Estudante de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Estudante - Doutorado, Carga horária: 20
Outras informações
Programa de pós-graduação em Ciência da Literatura - Poética

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Estudante de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Estudante - Mestrado, Carga horária: 20

Atividades

2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, .

03/2011 - 05/2011
Extensão universitária , Faculdade de Letras - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão - O palimpsesto do claro enigma drummondiano.

SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Cooperativado, Enquadramento Funcional: Instrutor

Atividades

06/2005 - 03/2008
Ensino, Cursos Técnicos, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Técnicas de Pesquisa; Metodologia de Pesquisa, Leitura de Conteúdo (Língua Portuguesa, Produção Textual e Redação Técnica); Educação Ambiental; Energia e Meio Ambiente; Planejamento e Organização do Trabalho; Qualidade.

Colégio Cruzeiro, CC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário da Educação Infantil, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário da Educação Infantil, Carga horária: 30


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador de Cursos de Graduação do SINAES
Outras informações
Portaria 606, de 12 de julho, publicada em 16 de julho de 2018. D.O.U. Seção 2, Edição Nº 135, Pág. 34.



Linhas de pesquisa


1.
Crítica Contemporânea e Leitura Literária

Objetivo: O Projeto de Iniciação Científica em Poética e Teoria do Gênio: Crítica ao Ajuizamento do Fenômeno Literário encontra-se inserido dentro do escopo da linha de pesquisa Crítica Contemporânea e Leitura Literária, que, por sua vez, integra a área de concentração Interculturalismo, Literatura e Identidades Sociais. A linha de pesquisa é definida a partir do diálogo entre diversos setores relacionados à área de conhecimento da Literatura, tais como teoria da literatura, historiografia literária, filosofia, assim como de relevantes obras da literatura ocidental. Os alicerces fundamentais que sustentam teoricamente os pressupostos da linha de pesquisa são constituídos, principalmente, a partir de uma investigação da trajetória do pensamento ocidental relacionado a uma tradição marcadamente metafísica, que gera e propaga certas concepções contemporâneas acerca da arte, e mais especificamente da crítica literária e dos protocolos de compreensão de seus objetos de estudo: a concepção de literatura em si mesma; as idéias de leitor, autor, arte, gênio, valor estético, criação, etc. A linha de pesquisa visa igualmente investigar as posições críticas contemporâneas geradas a partir e dentro dessa mesma tradição de pensamento. Em relação às literaturas que farão parte do escopo de investigação, a princípio, pretende-se contemplar todos os gêneros (poemas, crônicas, contos e romances), das mais variadas literaturas ocidentais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Poética.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Palavras-chave: Acontecimento; Dasein; Gênio; Poetica; Romantismo.
2.
NIEP - Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Poética - Poética das diferentes linguagens

Objetivo: O Núcleo interdisciplinar de estudos de Poética - NIEP, coordenado pelo professor Manuel Antônio de Castro, tem uma dupla finalidade: fecundar e ampliar as atividades da Área de Poética na concepção maior de núcleo e, experimentalmente, tornar-se o protótipo de organização de uma nova universidade em núcleos interdisciplinares..
3.
Crítica aos fundamentos da Metafísica - Núcleo de Filosofia Antiga (NFA - UFF)

Objetivo: Realizar atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre temas ligados à metafísica clássica, notadamente Platão e Aristóteles, e ao que lhe apareceria, de um modo ou de outro, como antípoda: a física pré-socrática, a sofística, a tragédia, a filosofia dos socráticos menores e das escolas helenísticas subsequentes, na antiguidade, bem como a fenomenologia e o existencialismo, na época contemporânea..


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Poética e Teoria do Gênio: Critica ao Ajuizamento do Fenômeno Literário
Descrição: O presente projeto de Iniciação Científica Acadêmica é dirigida aos alunos do Curso de Letras da FTESM. A temática proposta possui como objetivo central investigar o fenômeno literário a partir da noção de gênio instaurada no Romantismo e como essa mesma noção influenciou/influência a produção literária ocidental desde seu advento. Para que tal objetivo seja alcançado, primeiramente, um estudo do pré-romantismo europeu será desenvolvido. Nesse estudo obras de poetas, críticos e proeminentes literatos pré-românticos europeus serão lidas e discutidos à luz da obra Conjectures on Original Composition, do poeta inglês Edward Young, que influenciou o ideário do Romantismo alemão, inglês, francês e posteriormente nas manifestações desse movimento por todo ocidente. Após esse percurso investigativo, pretende-se oferecer reflexões teóricas sobre a obra de arte literária, pautadas no pensamento do filósofo Martin Heidegger. Num primeiro momento faremos uma desconstrução dos pressupostos da estética enquanto disciplina. Passaremos à apresentação das possibilidades de uma atitude fenomenológica para a apreciação artística. Veremos como o conceito do Dasein pode contribuir para uma interpretação da obra de arte enquanto acontecimento de verdade na linguagem literária. E por fim, encerraremos o curso traçando um projeto crítico em que a obra de arte se acomoda de maneira própria. Todo esse percurso irá sustentar, de um modo geral, a necessidade de abandonar atitudes interpretativas pautadas numa visão tradicional da metafísica aplicada à obra de arte.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Fábio Galera Moreira - Coordenador / Tarso do Amaral de Souza Cruz - Integrante.Financiador(es): Fundação Técnico-Educacional Souza Marques - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Poética e Criação Poética
Descrição: O projeto que se intitula "Poética e Criação Poética", além de disponibilizar material que sirva de fundamento às áreas compreendidas pelas disciplinas ligadas à Ciência da Literatura, como Poética, Teoria Literária e Literatura Comparada, no domínio da Faculdade de Letras da UFRJ, trará necessariamente contribuições, de modo interdisciplinar, para áreas afins como Filosofia da Música, História da Música e Musicologia. Este trabalho pretende promover o resgate de uma dimensão originária com a criação artística, bem como, mais especificamente, entre a poética, a criação e a filosofia, em que fique demonstrado o relacionamento intrínseco entre essas possibilidades de constituição de saber. Tanto o que hoje entendemos por literatura, quanto o que entendemos como poesia e a própria filosofia, de certo modo, têm seu ponto de partida relacionado à atividade do músico, do aedo, do cantor, nas primevas culturas marcadas pela oralidade, isto é nas cultura marcadas pelo fazer, pela poiesis, enfim pela dimensão poética, este relacionamento desde muito cedo foi escamoteado por uma modalidade de pensamento que instituiu o saber em bases outras, isto é pela dimensões derivadas do matema. Para nós, talvez possa parecer estranho que o saber do poeta, fosse considerado como ponto culminante do saber a ponto de se transformar de um saber específico em um saber genérico, no entanto essa estranheza é proveniente do modo como nos foi encaminhada a questão, ou as questões relacionadas ao saber ou aos saberes. Não podemos nos esquecer de que somos uma civilização na qual a escrita tem desempenhado um papel decisivo. Se fizermos um esforço para compreender os mecanismos de conhecimento e, principalmente, de transmissão do conhecimento nas culturas ágrafas talvez possamos entender a importância que a poesia e o canto tiveram na constituição dessas culturas. Na cultura ocidental não se deu diferentemente.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Fábio Galera Moreira - Integrante / Antonio José Jardim e Castro - Coordenador / Eduardo Augusto Giglio Gatto - Integrante / Andrea Pedroso - Integrante / Artur de Freitas Gouvêa - Integrante / Rafael Silva Lemos - Integrante.
2008 - Atual
NIEP - Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Poética
Descrição: O Núcleo interdisciplinar de estudos de Poética - NIEP, coordenado pelo professor Manuel Antônio de Castro, tem uma dupla finalidade: fecundar e ampliar as atividades da Área de Poética na concepção maior de núcleo e, experimentalmente, tornar-se o protótipo de organização de uma nova universidade em núcleos interdisciplinares. Dentro dessa dupla tarefa, apresentamos dois textos: 1º. O projeto da formação do Núcleo interdisciplinar de estudos poéticos; 2º. Um ensaio reflexivo sobre uma Nova Universidade, pensada em sua macro-estrutura como uma rede, em que os nós seriam a micro-estrutura e as linhas seriam as disciplinas. Nesta concepção dinâmica os nós seriam os núcleos, como base concreta real da interdisciplinaridade. Esta imagem-modelo da universidade reflete a seu modo a própria dinâmica da realidade hoje, estruturada como uma grande rede, como uma teia da vida. Porém, uma não seria a representação da outra, mas a conjugação de uma dinâmica única, enquanto diálogo, que permitisse uma união frutífera e ao mesmo tempo uma profunda integração de universidade e sociedade, aí incluindo a própria Terra como nossa habitação. Para atingir este duplo objetivo, redigi o projeto sobre o Núcleo interdisciplinar de estudos poéticos - NIEP e o ensaio: Universidade e núcleos: reflexões.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
Literatura Infantil e Alfabetização
Descrição: A pesquisa teve como ponto central de investigação a relação contributiva da literatura infantil nos processos de aquisição da língua escrita. Também foram tematizadas as questões que envolvem a escolarização da leitura literária infantil. Os resultados obtidos durante a pesquisa foram definidos pela atuação docente na educação infantil de instituição privada de poder aquisitivo elevado. Foram investigados os modos de trabalho com a literatura infantil em sala de aula, projetos de incentivo à leitura, a formação da leitura literária infantil, os autores geralmente selecionados, bem como os critérios envolvidos nas escolhas realizadas por coordenadores orientadores e professores da classe de alfabetização. Observamos ainda os graus e modos de participação da família no processo de formação do saber formal da língua escrita e de que maneira a família pode interferir e contribuir de maneira positiva para a formação do futuro leitor literário.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - Atual
Acontecimentos Poéticos
Descrição: O projeto ?Acontecimentos Poéticos? é uma iniciativa que visa incentivar a participação acadêmica do corpo discente do Curso de Letras da Faculdade Souza Marques. Através da participação dos professores da Instituição, de professores convidados, e também da participação dos alunos do Curso, promovendo debates e leituras poéticas, este projeto visa alcançar uma conscientização sobre a importância da leitura no âmbito educacional acadêmico. Entendemos que, ao valorizar a presença marcante da poesia em nosso meio e, sobretudo, a importância da poética no dia-a-dia, revelando o seu caráter reflexivo, crítico e sensível à dinâmica do real, estaremos promovendo uma capacitação maior do profissional de Letras. Além disso, o projeto ?Acontecimentos Poéticos? também pretende fomentar a produção intelectual do corpo discente do Curso de Letras da Faculdade, contribuindo para formar atitudes de pesquisa na Faculdade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Fábio Galera Moreira - Coordenador / Tarso do Amaral de Souza Cruz - Integrante / Rita de Cássia Rodrigues Henrique - Integrante / Mariana Marzullo Fonseca da Silva - Integrante.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Desenredos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Poética.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Hermenêutica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LITERATURA INFANTO-JUVENIL/Especialidade: Literatura Infanto-Juvenil.


Idiomas


Alemão
Lê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Francês
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Paraninfo da Cerimônia de Colação de Grau dos Formandos do 1º Semestre de 2017, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Souza Marques.
2012
Professor Homenageado, Fundação Técnico-Educacinoal Souza Marques.
2011
Professor Homenageado, Fundação Técnico-Educacinoal Souza Marques.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GALERA, Fábio2018GALERA, Fábio. Eu, o Diabo e a Encruzilhada: Riobaldo e a dimensão sagrada do pacto ou o pacto de ser. Revista Desenredos, v. 1, p. 49-57, 2018.

2.
GALERA, Fábio2018GALERA, Fábio. O projeto compreensivo da travessia de Riobaldo em Grande Sertão: Veredas. Revista Souza Marques, v. Ano XVII, p. 9-27, 2018.

3.
GALERA, Fábio2015GALERA, Fábio. O conceito de aplicação segundo a hermenêutica ricoeuriana: desafios e questões. Peri, v. 7, p. 56-69, 2015.

4.
GALERA, Fábio2013GALERA, Fábio. Nota sobre a experiência temporal hermenêutica de Paul Ricoeur em Tempo e Narrativa. Desenredos, v. 18, p. 209-221, 2013.

5.
GALERA, Fábio2012GALERA, Fábio. A terceira margem: o rio é da linguagem?. Desenredos, v. 12, p. 1-12, 2012.

6.
GALERA, Fábio2012GALERA, Fábio. A máquina do mundo: uma experiência de tempo. Desenredos, v. 13, p. 1-18, 2012.

7.
GALERA, Fábio2012GALERA, Fábio. A compreensão da téchne como epistéme no Íon: um modelo hermenêutico de racionalidade. Desenredos, v. 14, p. 1-16, 2012.

8.
GALERA, Fábio2012GALERA, Fábio. A questão da poesia, a poesia em questão. Desenredos, v. 15, p. 1-9, 2012.

9.
GALERA, Fábio2011GALERA, Fábio. Vida e arte: o trágico de um ponto ilocalizável. Desenredos, v. 8, p. 1-6, 2011.

10.
GALERA, Fábio2011 GALERA, Fábio. Sapere Aude! Coragem, pois, para o salto. Desenredos, v. 11, p. 1-17, 2011.

11.
GALERA, Fábio2011GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza ; ALENCASTRO, Luis Felipe Castro . A poética dos ares de guerrilha. Desenredos, v. 9, p. 1-15, 2011.

12.
GALERA, Fábio2010GALERA, Fábio. A caminho da poesia: origem e verdade. Desenredos, v. 5, p. 1-29, 2010.

13.
GALERA, Fábio2010GALERA, Fábio. A caminho da poesia: origem e verdade. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ), v. 21, p. 1-26, 2010.

14.
GALERA, Fábio2010 GALERA, Fábio. Apropriação do fenômeno poético. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ), v. 22, p. 1-19, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GALERA, Fábio. Caminho, poética, acontecimento. 1. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2013. 100p .

Capítulos de livros publicados
1.
GALERA, Fábio. Do caminhar poético, ou de quando o educador saiu a poetizar. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Máximo Ferraz. (Org.). O educar poético. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. , p. 81-100.

2.
GALERA, Fábio. Cânone. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Máximo Ferraz; Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. , p. 29-30.

3.
GALERA, Fábio. Concreto. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Máximo Ferraz; Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. , p. 41-42.

4.
GALERA, Fábio. Época. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Máximo Ferraz; Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. , p. 73-74.

5.
GALERA, Fábio. História. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Máximo Ferraz; Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. , p. 113-114.

6.
GALERA, Fábio. Limite. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Máximo Ferraz; Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. , p. 135-136.

7.
GALERA, Fábio. Polis. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Máximo Ferraz; Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. , p. 201-202.

8.
GALERA, Fábio. Teoria. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Máximo Ferraz; Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. , p. 237-238.

9.
GALERA, Fábio. Tradução. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Máximo Ferraz; Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. , p. 241-242.

10.
GALERA, Fábio. Verbo. In: Manuel Antônio de Castro; Igor Fagundes; Antônio Máximo Ferraz; Renata Tavares. (Org.). Convite ao Pensar. 1ed.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, v. , p. 249-250.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GALERA, Fábio. A experiência do tempo na leitura: uma interpretação da hermenêutica temporal de Paul Ricoeur. In: Encontro Nacional ANPOF, 2013, Curitiba. Filosofia Contemporânea: Fenomenologia. São Paulo: ANPOF, 2012. p. 203-2014.

2.
GALERA, Fábio. O palimpsesto do claro enigma drummondiano. In: II SEL - Seminário de Estudos Literários da Pós-Graduação em estudos Literários - UERJ, 2012, São Gonçalo - RJ. Anais do II Seminário de Estudos Literários, 2012. v. I. p. 1-15.

3.
GALERA, Fábio; ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli . A terceira margem da linguagem: poética, acontecimento, mundo. In: ENELIN 2011: IIII Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, 2012, Pouso Alegre. Anais do ENELIN 2011: IIII Encontro Internacional de Estudos da Linguagem. Pouso Alegre: UNIVAS - Universidade do vale do Sapucaí, 2012. p. 1-6.

4.
GALERA, Fábio; GARCIA, Flavio ; Regina Michelli ; PINTO, M. . A dimensão do insólito como instauração de acontecimento apropriador de verdade: O menino que carregava água na peneira. In: III Encontro Nacional: O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional (O Insólito e a Literatura Infanto-Juvenil), 2012, Rio de Janeiro. O insólito e a literatura infanto-juvenil: comunicações livres. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2012. v. III. p. 103-117.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GALERA, Fábio. O conceito de aplicação segundo a hermenêutica ricoeuriana: desafios e questões. In: II Simpósio Internacional Hermeneia - Pensar Ricoeur: Vida e Narração, 2013, Florianópolis. II Simpósio Internacional Hermeneia - Pensar Ricoeur: Vida e Narração. Florianópolis: NEFIPOnline, 2013. v. 1. p. 57-58.

2.
GALERA, Fábio. A experiência do tempo na leitura: uma interpretação da hermenêitica temporal de Paul Ricoeur. In: XV Encontro da ANPOF, 2012, Curitiba. Caderno de Resumos: XV Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2012. p. 253-253.

3.
GALERA, Fábio. A dimensão do insólito como instauração de acontecimento apropriador de verdade: o menino que carregava água na peneira. In: III Encontro Nacional: O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional (O Insólito e a Literatura Infanto-Juvenil), 2011, Rio de Janeiro. Caderno de Resumo: O insólito e a literatura infanto-juvenil. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011. v. III. p. 19-19.

4.
GALERA, Fábio. A terceira margem da linguagem: poética, acontecimento, mundo. In: ENELIN - 2011, 2011, Pouso Alegre - MG. Caderno de resumos: O discurso e as Línguas. Pouso Alegre: Seu livro Impresso, 2011. v. 1. p. 46-47.

Apresentações de Trabalho
1.
GALERA, Fábio. A questão do amor em Grande Sertão: Veredas: destino dado, maior que o miúdo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GALERA, Fábio. Eu, o diabo e a encruzilhada: Riobaldo e a dimensão sagrada do pacto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GALERA, Fábio. O caminhar poético como margem da poética. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GALERA, Fábio. Um olhar de menino nas margens da poética. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GALERA, Fábio. Entre Heidegger e Heidegger: a questão da linguagem em 'Ser e Tempo' e em 'A Caminho da Linguagem'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GALERA, Fábio. O conceito de aplicação segundo a hermenêutica ricoeuriana: desafios e questões. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GALERA, Fábio. Por uma hermenêutica do sentido: Tékhne e Epistéme no Íon. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza . O entusiasmo platônico: (des)medidas para a teoria do gênio artístico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
GALERA, Fábio. A experiência do tempo na leitura: uma interpretação da hermenêutica temporal, de Paul Ricoeur. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GALERA, Fábio. A questão da poesia, a poesia em questão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
GALERA, Fábio. A circularidade hermenêutica em Tempo e Narrativa, de Paul Ricouer. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GALERA, Fábio. A dimensão do insólito como instauração de acontecimento apropriador de verdade: o menino que carregava água na peneira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GALERA, Fábio. A terceira margem da linguagem: poética, acontecimento, mundo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GALERA, Fábio. O sentimento de infância na literatura infantil: contrapontos da contemporaneidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GALERA, Fábio. A literatura infantil na sala de aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
GALERA, Fábio. A terceira margem da linguagem: poética e mundo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
GALERA, Fábio. Apropriação do fenômeno poético. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
GALERA, Fábio. O Palimpsesto: O sétimo círculo do purgatório e o paraíso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
GALERA, Fábio. A ética da exclusão na literatura infanto-juvenil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
GALERA, Fábio. Dia a dia na sala de aula: uma proposta interativa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
GALERA, Fábio. Novas Possibilidades de Aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
GALERA, Fábio. Análise crítica da obra O Beijo da Mulher Aranha. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
GALERA, Fábio. Ser homem no grande sertão: travessia, tempo, ser (TESE) http://www.posciencialit.letras.ufrj.br/images/Posciencialit/td/2016/TESES/fabio-galera-SER%20HOMEM%20NO%20GRANDE%20SERTAO_TRAVESSIA_TEMPO_SER_CAPA%20DURA.pdf. Rio de Janeiro: UFRJ - Ciência da Literatura - Poética, 2017 (Publicação).

2.
GALERA, Fábio. Apresentação/Orelha do Livro Onomatopeia, de Luiz Alberto Guarnier da Silva. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2014 (Publicação).

3.
GALERA, Fábio. O conceito de apropriação como questão fundamental do projeto hermenêutico de Paul Ricoeur (DISSERTAÇÃO) http://www.pgfi.uff.br/wp-content/uploads/2016/03/2014_Fabio_Galera_Moreira.pdf 2014 (Publicação).

4.
GALERA, Fábio. Poética onomatopaica. Rio de Janeiro - RJ, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
GALERA, Fábio. A caminho da poesia: a instauração do vigor poético como acontecimento (DISSERTAÇÃO) http://posciencialit-letras-ufrj-br.umbler.net/images/Posciencialit/td/2-dissertacao_fabiogalera.pdf 2011 (Publicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza ; D'OLIVO, Fernanda Moraes ; MARANHAO, S. A. C. L. . Projeto Pedagógico do Curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Souza Marques. 2017.

2.
GALERA, Fábio. Relatório Anual do Curso de Letras. 2017.

3.
GALERA, Fábio; MARANHAO, S. A. C. L. ; MARINS, L. G. N. . Regimento Geral. 2017.

4.
GALERA, Fábio; VAISTMAN, D. S. . Relatório da Comissão Preliminar de Estudo de Caso - CPEC (Portaria 08/17). 2017.

5.
GALERA, Fábio. Revisão da Prova do Vestibular Souza Marques - Acesso 2017.2. 2017.

6.
GALERA, Fábio; VAISTMAN, D. S. . Trabalho de Conclusão de Curso: Regulamento e Estrutura. 2017.

7.
GALERA, Fábio. Relatório Anual do Curso de Letras. 2016.

8.
GALERA, Fábio. Relatório Anual do Curso de Letras. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza ; TRAJANO, R. M. . As raízes da 'cordialidade' nas relações sociais: (re)pensando os processos de formação identitária do povo brasileiro. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CRUZ, Tarso do Amaral de Souza ; GALERA, Fábio ; SILVA, L. A. . Blade Runner: o caçador de androides - A questão fundamenta da humanidade em 'Blade Runner'. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
GALERA, Fábio. Moderação da mesa-redonda Desafios dos profissionais da área de linguagem no entremeio de questões sociais. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
GALERA, Fábio; PESSANHA, F. S. ; COSTA, A. V. L. . Moderação da Mesa-Redonda A Poética na Margem. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza ; ALENCASTRO, Luis Felipe Castro . Lançamento do livro Caminho, Poética, Acontecimento, de Fábio Galera. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
GALERA, Fábio; SILVA, L. A. ; VELASCO, R. M. . Moderação da Mesa-Redonda O Vigor Criativo do Cotidiano. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
GALERA, Fábio. Moderação da Mesa-Redonda Encontros Poéticos. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza . Acontecimentos Poéticos. 2012; Tema: Poética. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza ; D'OLIVO, Fernanda Moraes . Curso de Letras FTESM: Avaliações. 2018. (Palestra Instrucional).

2.
GALERA, Fábio. Apresentação do PPC do Curso de Letras. 2018. (Palestra Instrucional).

3.
GALERA, Fábio. Metas e desafios para 2015.2 - Curso de Letras. 2015. (Palestra Instrucional).

4.
GALERA, Fábio. Metas e Desafios para 2015.2. 2015. (Palestra Instrucional).

5.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza . Cartaz de Evento - Acontecimentos Poéticos: As Margens do Poética. 2013. (Cartaz de Evento).

6.
GALERA, Fábio. Moderação em seção de comunicação - Entre a Estética e a Filosofia da Arte. 2013. (Moderação em seção de comunicação).

7.
GALERA, Fábio. Moderação em seção de comunicação - Da (Im)possibilidade da transformação em adorno e Zizek. 2013. (Moderação em seção de comunicação).

8.
GALERA, Fábio. Moderação em seção de comunicação - Heidegger: transcendência e experiência da verdade. 2012. (Moderação em seção de comunicação).

9.
GALERA, Fábio. Moderação em seção de comunicação - Aristóteles: questões sobre a paideia e seus escritos. 2012. (Moderação em seção de comunicação).

10.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza . Cartaz de Evento - Acontecimentos Poéticos: Poética do Cotidiano. 2012. (Cartaz de Evento).

11.
GALERA, Fábio. O Palimpsesto do Claro Enigma Drummondiano. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza . Relatório Semestral do grupo de Pesquisa em Crítica Contemporânea e Leitura Literária. 2011. (Relatório de pesquisa).

13.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza . Cartaz de Evento - Acontecimentos Poéticos: Conexões Poéticas. 2011. (Cartaz de Evento).

14.
GALERA, Fábio. Revisão editorial: Cartilha de Gestão Ambiental na Escola - Projeto de Extenção Universitária UNESA. 2009. (Revisão Editorial).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
GALERA, Fábio. Um, Dois, Feijão com Arroz. 2001. Teatral.

2.
GALERA, Fábio. Pretas Por Ter. 2001. Teatral.

3.
GALERA, Fábio; PESSANHA, M. . Reis de Copa. 2001. Teatral.

4.
GALERA, Fábio. Maldita Parentela. 2000. Teatral.

Música
1.
GALERA, Fábio. Dos Anjos. 2001. Arranjo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CRUZ, Tarso do Amaral de Souza; D'OLIVO, Fernanda Moraes; GALERA, Fábio. Participação em banca de Carolina Rodrigues Guimarães Moreira.Estudo sobre a tradução de títulos de filmes em inglês para o português. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade Souza Marques.

2.
CRUZ, Tarso do Amaral de Souza; GALERA, Fábio; ALENCASTRO, Luis Felipe Castro. Participação em banca de Raquel Duarte de Almeida.Breve análise de uma adaptação infantil da obra Frankenstein. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade Souza Marques.

3.
CRUZ, Tarso do Amaral de Souza; GALERA, Fábio; D'OLIVO, Fernanda Moraes. Participação em banca de Danielle Aguiar Braga da Silva.Considerações sobre três traduções de "The Rime of the Ancient Mariner" no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade Souza Marques.

4.
D'OLIVO, Fernanda Moraes; GALERA, Fábio; TRAJANO, R. M.. Participação em banca de Renato Amantino Pereira.O funcionamento argumentativo no discurso de ódio em relação às minorias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdade Souza Marques.

5.
ALENCASTRO, Luis Felipe Castro; GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza. Participação em banca de Maria Ivaneide Oliveira de Farias.O existencialismo e a dor de Macabéa em "A hora da estrela". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Souza Marques.

6.
MADEIRO, George Azevedo; GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza. Participação em banca de Antônio Carlos Ramos Carvalho.O uso de música como recurso didático nas aulas de língua inglesa em um contexto escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Técnico-Educacional Souza Marques.

7.
MADEIRO, George Azevedo; GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza. Participação em banca de Michele Brauns Cazelgrandi Soutinho.Uma análise crítica e seleção de um material didático para o ensino de Língua Inglesa em curso de idiomas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.

8.
ALENCASTRO, Luis Felipe Castro; GALERA, Fábio; SILVA, L. A.. Participação em banca de Vitor Motta dos Santos.A morte do autor: análise sobre a literatura moderna. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.

9.
CRUZ, Tarso do Amaral de Souza; GALERA, Fábio; NEVES, B. M.. Participação em banca de Rita de Cássia Rodrigues Henrique.Do herói ao anti-herói: algumas fases de uma figura em transição. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.

10.
CRUZ, Tarso do Amaral de Souza; GALERA, Fábio; NEVES, B. M.. Participação em banca de Karla Mathes dos Santos.Introdução ao seriado The Following e a adaptação/apropriação de algumas obras de Edgar Alan Poe. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.

11.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza; SILVA, L. A.. Participação em banca de Alessandra Lopes Viana Barroso.O desenvolvimento do conceito de infância e sua situação atual na Literatura Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.

12.
D'OLIVO, Fernanda Moraes; GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza. Participação em banca de Luciane Miquelon Rocha dos Santos.Estrangeirismo: necessidade ou exagero. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.

13.
SILVA, L. A.; GALERA, Fábio; ALENCASTRO, Luis Felipe Castro; DAHER, Marilma Malta Pires. Participação em banca de Cláudia Cândido da Silva.Formação do Leitor: a trajetória e as dificuldades do sujeito leitor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.

14.
GALERA, Fábio; NEVES, B. M.; ALENCASTRO, Luis Felipe Castro. Participação em banca de Manriana Marzullo Fonseca da Silva.Rousseau e Blake como precursores do romantismo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.

15.
ALENCASTRO, Luis Felipe Castro; GALERA, Fábio; NEVES, B. M.. Participação em banca de Carlos Roberto santos Ferreira.Considerações sobe o ensino da Língua Inglêsa para fins específicos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.

16.
ALENCASTRO, Luis Felipe Castro; GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza. Participação em banca de Clícia Magalhães da Silva.A trajetória poética de Ferreira Gullar e a ditadura militar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.

17.
SOARES, M. F. O.; GALERA, Fábio. Participação em banca de Ana Paula Reis Rodrigues de Moura.O João Miramar de Oswald de Andrade: seria este o homem deste século?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.

18.
SOARES, M. F. O.; GALERA, Fábio; ESTEVES, Phellipe Marcel da Silva. Participação em banca de Cindia Glayce Pinto da Silveira Cruz.A leitura como instrumento de emancipação do homem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.

19.
ISRAEL, Ângela; GALERA, Fábio; SOARES, M. F. O.; MARQUES, Leopoldina de Souza. Participação em banca de Liza Guterres Allan.A importância do jogo como estratégia pedagógica no ambiente escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.

20.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza; FREIRE, Wendel Jerônimo de Albuquerque; SOARES, M. F. O.. Participação em banca de Viviane Arena Figueiredo.Caminhos cruzados: imagens de amor e erotismo em Lucíola e Tereza Batista cansada de guerra. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.

21.
GALERA, Fábio; SOARES, M. F. O.; DAHER, Marilma Malta Pires. Participação em banca de Isabele Mergulhão Leite Telles de Moraes.O conto ?O Barba Azul? é um conto para crianças?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.

22.
DOS SANTOS, Roselene Reis Ramos R.; GALERA, Fábio; FREIRE, Wendel Jerônimo de Albuquerque; SOARES, M. F. O.. Participação em banca de Gizeli Helena Teixeira Padilha.Inclusão de crianças com síndrome de down. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.

23.
FONSECA, D. M. F.; GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza; SOARES, M. F. O.. Participação em banca de Gisele Teixeira Pontes.O pré-modernismo no Brasil: vivenciado Lima Barreto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.

24.
GALERA, Fábio; SOARES, M. F. O.; FONSECA, D. M. F.. Participação em banca de Luana Pinto Neves Kopp.A importância da musicalização na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.

25.
SILVA, L. A.; GALERA, Fábio; SOARES, M. F. O.. Participação em banca de Luana Barbosa Brandão.Educação, cultura e leitura no Brasil: um panorama histórico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.

26.
OLIVEIRA, H. B.; GALERA, Fábio; DAHER, Marilma Malta Pires; SOARES, M. F. O.. Participação em banca de Eliane de Araújo Sismil.Os desafios para alfabetizar o deficiente mental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Souza Marques.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza; D'OLIVO, Fernanda Moraes. Programa de Monitoria Souza Marques 2017.1. 2017. Faculdade Souza Marques.

2.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza; D'OLIVO, Fernanda Moraes. Programa de Monitoria Souza Marques 2017.2. 2017. Faculdade Souza Marques.

3.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza; D'OLIVO, Fernanda Moraes. Programa de Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC Souza Marques. 2017. Faculdade Souza Marques.

4.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza; MADEIRO, George Azevedo. Programa de Monitoria Souza Marques. 2015. Faculdade Souza Marques.

5.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza; SOARES, M. F. O.. Programa de Monitoria Souza Marques. 2012. Faculdade Souza Marques.

6.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza; SOARES, M. F. O.. Programa de Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC Souza Marques. 2012. Faculdade Souza Marques.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curtas&Docs.Blade Runner: o caçador de androides - A questão fundamenta da humanidade em 'Blade Runner'. 2017. (Outra).

2.
VI Colóquio Linguagem E(m) Ação - Linguagem nos/dos movimentos sociais. 2017. (Outra).

3.
VIII Colóquio Acontecimentos Poéticos - Poética como Resistência. 2017. (Outra).

4.
V Colóquio Linguagem E(m) Ação - Letras no Mundo. 2016. (Outra).

5.
VII Colóquio Acontecimentos Poéticos - O Sagrado em Movimento.Eu, o diabo e a encruzilhada: Riobaldo e a dimensão sagrada do pacto. 2016. (Outra).

6.
VI Colóquio Acontecimentos Poéticos - Interfaces. 2015. (Simpósio).

7.
II Colóquio Linguagem e(m) ação - Língua, Corpo, Códigos. 2013. (Encontro).

8.
II Simpósio Internacional Hermeneia - Pensar Ricoeur: Vida e Narração.O conceito de aplicação segundo a hermenêutica ricoeuriana: desafios e questões. 2013. (Simpósio).

9.
IV Colóquio Acontecimentos Poéticos - As Margens do Poético - FTESM. 2013. (Simpósio).

10.
III Colóquio Acontecimentos Poéticos - Poética do Cotidiano - FTESM. 2012. (Simpósio).

11.
I Seminário de Pós-graduação dos alunos da UFF.Por uma hermenêutica do sentido: Tékhne e Epistéme no Íon. 2012. (Seminário).

12.
IX Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura.A circularidade hermenêutica em Tempo e Narrativa, de Paul Ricoeur. 2012. (Simpósio).

13.
XV Encontro Nacional ANPOF - Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia.A experiência do tempo na leitura: uma interpretação da hermenêutica temporal de Paul Ricoeur. 2012. (Encontro).

14.
XVII SIEAG - Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos. O entusiasmo platônico: (des)medidas para a teoria do gênio artístico. 2012. (Congresso).

15.
ENELIN - III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem.A terceira margem da linguagem: poética, acontecimento, mundo. 2011. (Encontro).

16.
I Colóquio Internacional Desconstrução, Linguagem e Alteridade. 2011. (Congresso).

17.
II Colóquio Acontecimentos Poéticos - Conexões Poéticas - FTESM.A terceira margem da linguagem: poética e mundo. 2011. (Encontro).

18.
III Encontro Nacional: O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional (O Insólito e a Literatura Infanto-Juvenil).A dimensão do insólito como instauração de acontecimento apropriador de verdade: o menino que carregava água na peneira. 2011. (Seminário).

19.
Programa Fazer Pedagógico - FTESM.A literatura infantil na sala de aula. 2011. (Outra).

20.
SILEL - III Simpósio Internacional de Letras e Linguística.O sentimento de infância e a literatura infantil: contrapontos da contemporaneidade. 2011. (Simpósio).

21.
I Colóquio Acontecimentos Poéticos - Caminhos da Poesia - FTESM.O Palimpsesto: O sétimo círculo do purgatório e o paraíso. 2010. (Encontro).

22.
VII Simpósio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura.Apropriação do fenômeno poético. 2010. (Simpósio).

23.
Semana de Letras e Pedagogia (FTESM).A ética da exclusão na literatura infanto-juvenil. 2009. (Encontro).

24.
Seminário de Professores do Colégio Cruzeiro - Autoridade na Ação Docente. 2009. (Seminário).

25.
Evento de Extensão - Campus Madureira (UNESA).Dia a dia na sala de aula: uma proposta interativa. 2008. (Outra).

26.
Evento de Extensão - Campus Madureira (UNESA).Novas Possibilidades de Aprendizagem. 2008. (Outra).

27.
Seminário de Professores do Colégio Cruzeiro - Neurociência e Aprendizagem. 2008. (Seminário).

28.
Cravos, Drummond e Poesia - Cátedra Jorge de Sena. 2006. (Encontro).

29.
Primeira Semana de Meio Ambiente da UNESA (Madureira).A Árvore de Kioto e o Dia do Amanhã. 2006. (Encontro).

30.
I Encontro com a Hispanidade - Semana de Letras (UNESA).Análise crítico-literária da obra O Beijo da Mulher Aranha em seus aspectos sócio-políticos. 2003. (Encontro).

31.
I Encontro Educativo dos Cursos de Pedagogia e Letras: Arte, Educação e Diversidade. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza ; D'OLIVO, Fernanda Moraes ; TRAJANO, R. M. . VII Colóquio Linguagem E(m) Ação - Língua e Relações de Poder. 2018. (Outro).

2.
D'OLIVO, Fernanda Moraes ; TRAJANO, R. M. ; GALERA, Fábio . VI Colóquio Linguagem E(m) Ação - Linguagem nos/dos Movimentos Sociais. 2017. (Outro).

3.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza ; RODRIGUES, F. F. X. . VIII Colóquio Acontecimentos Poéticos - Poética como Resistência. 2017. (Outro).

4.
GALERA, Fábio; D'OLIVO, Fernanda Moraes ; MADEIRO, George Azevedo ; TRAJANO, R. M. . V Colóquio Linguagem e(m) Ação - Letras no Mundo. 2016. (Outro).

5.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza ; ALENCASTRO, Luis Felipe Castro ; SILVA, L. A. . VII Colóquio Acontecimentos Poéticos - O Sagrado em Movimento. 2016. (Outro).

6.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza ; ALENCASTRO, Luis Felipe Castro . VI Colóquio Acontecimentos Poéticos - Interfaces. 2015. (Outro).

7.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza . IV Colóquio Acontecimentos Poéticos - As Margens do Poética. 2013. (Outro).

8.
GALERA, Fábio; BARROZO, Naiara Martins ; VALADARES, J. C. ; MONTEIRO, J. M. ; FERNANDES, R. Z. ; ROSA, R. R. . II Seminário de Pós-graduação em Filosofia dos Alunos da UFF. 2013. (Outro).

9.
GALERA, Fábio; BARROZO, Naiara Martins ; NUNES JUNIOR, Roberto ; PINTO, Alexandra Virgínia da Mota . I Seminário de Pós-graduação em Filosofia dos Alunos da UFF. 2012. (Outro).

10.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza ; Maria de Fátima de Oliveira Soares . III Colóquio Acontecimentos Poéticos - Poética do Cotidiano. 2012. (Outro).

11.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza . II Colóquio Acontecimentos Poéticos - Conexões Poéticas. 2011. (Outro).

12.
GALERA, Fábio. I Colóquio Acontecimentos Poéticos - Caminhos da Poesia. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isabele Mergulhão Leite Telles de Moraes. O ?Barba Azul? é um conto para crianças? Análise de algumas relações literárias e interdisciplinares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Orientador: Fábio Galera Moreira.

2.
Viviane Arena Figueiredo. Caminhos cruzados: Imagens de amor e erotismo em Lucíola e Tereza Batista cansada de guerra. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Orientador: Fábio Galera Moreira.

3.
Luana Pinto Neves. A importância da musicalização na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Fundação Técnico Educacional Souza Marques. Orientador: Fábio Galera Moreira.

Iniciação científica
1.
Rita de Cassia Rodrigues Henrique. A visão e reflexão sobre o gênio nas. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Orientador: Fábio Galera Moreira.

2.
Mariana Marzullo Fonseca da Silva. O discurso de Rousseau sobre as ciências e as artes e sua influência no movimento romântico. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Orientador: Fábio Galera Moreira.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GALERA, Fábio; CRUZ, Tarso do Amaral de Souza ; D'OLIVO, Fernanda Moraes ; TRAJANO, R. M. . VII Colóquio Linguagem E(m) Ação - Língua e Relações de Poder. 2018. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovado e classificado no Concurso Público do Governo do Estado do Rio de Janeiro em 2008 para a Secretaria de Estado de Educação (Língua Portuguesa).

Aprovado e classificado no Concurso Público do Governo do Estado do Rio de Janeiro em 2007 para a Secretaria de Estado de Educação (Língua Portuguesa).

Aprovado no Concurso Público do Governo do Estado do Rio de Janeiro em 2005 para a Secretaria de Estado de Educação (Língua Portuguesa).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 14:33:51