Daniela Mendonça Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9137388590869969
  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


Daniela Mendonça Ribeiro é pedagoga, com mestrado e doutorado em Educação Especial e pós-doutorado em Psicologia, todos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Tem experiência nas áreas de Análise do Comportamento Aplicada e Educação Especial, com ênfase no ensino de habilidades de linguagem e de habilidades acadêmicas para crianças com autismo e com dificuldades de aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniela Mendonça Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, D.M.;MENDONÇA RIBEIRO, DANIELA;RIBEIRO, DANIELA MENDONÇA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Alagoas, Centro de Educação.
Universidade Federal de Alagoas
Tabuleiro do Martins
57072900 - Maceió, AL - Brasil
Telefone: (82) 32141191


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A emergência da abstração em crianças autistas através do treino de comportamento de ouvinte, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Antônio Celso de Noronha Goyos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Especial; Comportamento Verbal; Autismo; Deficiência intelectual.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise Experimental do Comportamento.
2009 - 2009
Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
com período sanduíche em California State University, Sacramento, CA (Orientador: Caio Miguel).
Título: Aquisição dos Operantes Verbais de Tato e de Mando e Controle por Abstracao em Criancas com Autismo, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Comportamento Verbal; abstração; Autismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise Experimental do Comportamento.
2005 - 2007
Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Aquisição dos Operantes Verbais de Tato e de Mando por Deficientes Mentais através de Discriminações Condicionais,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Antônio Celso de Noronha Goyos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação Especial; Comportamento Verbal; Discriminações condicionais; Língua Brasileira de Sinais; Deficiência intelectual.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise Experimental do Comportamento.
2005 - 2005
Aperfeiçoamento em Formação Do Deficiente Mental para o Trabalho. (Carga Horária: 180h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Formação do Deficiente Mental para o Trabalho. Ano de finalização: 2005.
2001 - 2004
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.


Formação Complementar


2017 - 2017
História da Loucura. (Carga horária: 3h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2015 - 2015
Curso Basico PECS. (Carga horária: 13h).
Pyramid Educational Consultants, PECS, Brasil.
2015 - 2015
Researcher Connect Course - Type 2. (Carga horária: 16h).
British Council, Inglaterra.
2014 - 2014
Ensinando Habilidades de Comunicação Criticas. (Carga horária: 6h).
Pyramid Educational Consultants, PECS, Brasil.
2014 - 2014
Programa de Inserção do Novo Servidor. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2014 - 2014
Sala de aula: espaço de mediação pedagógica. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2014 - 2014
Gerenciando comportamentos inadequados. (Carga horária: 6h).
Pyramid Educational Consultants, PECS, Brasil.
2013 - 2013
Alfabetização de Crianças com Autismo. (Carga horária: 16h).
Associação de Amigos do Autista de Alagoas, AMA, Brasil.
2009 - 2009
Cognição animal e humana nos domínios no. e tempo. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2008 - 2008
O Desenvolvimento Infantil sob a Perspectiva da An. (Carga horária: 6h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2008 - 2008
Análise de Contingências em Programação de Ensino. (Carga horária: 6h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Tutoria Virtual. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2003 - 2003
Habilidades acadêmicas básicas para pessoas com ne. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Pela Participação dos Jovens: Aprendendo a ser cid. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora adjunta 2, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Representante do CEDU no Comitê Assessor da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.
01/2016 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento e Aprendizagem
03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, .

03/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Especial
08/2016 - 12/2016
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Comportamento Aplicada à Educação Especial
04/2014 - 04/2016
Direção e administração, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Coordenação do Setor de Estudo Desenvolvimento e Aprendizagem.
03/2015 - 12/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento e Aprendizagem
03/2015 - 11/2015
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Inclusiva
08/2014 - 05/2015
Ensino, Curso de Especialização da Escola de Gestores, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Introdução ao Ambiente Moodle no Curso de Especialização Escola de Gestores
Tópicos Especiais
03/2014 - 07/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento e Aprendizagem

Centro Universitário CESMAC, FEJAL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Docente do curso de graduação em Psicologia.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina ministrada em curso de especialização em "Ludoterapia e Psicologia Clínica Infantil": "O lúdico aplicado a crianças especiais".

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas em curso de especialização em "Teorias e Técnicas Comportamentais: Educação, Pesquisa e Terapia": "Metodologia de Ensino para Crianças com Autismo I: Procedimentos de ensino", "Metodologia de Ensino para Crianças com Autismo II: Práticas de elaboração de planejamentos de ensino para crianças com autismo".

Atividades

09/2014 - 09/2014
Ensino, Neuropsicologia clínica infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Introdução na terapia cognitivo-comportamental para crianças
03/2013 - 02/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Observação e Análise do Comportamento
Processos Psicológicos Básicos I
Processos Psicológicos Básicos II
Psicologia e Necessidades Educativas Especiais
Psicologia Experimental I
03/2013 - 02/2014
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Psicologia, Faculdade de Psicologia.

Atividade realizada
Coordenação do Laboratório de Análise Experimental e Aplicada do Comportamento.
01/2013 - 02/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Psicologia, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Psicologia.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Docente do curso de Licenciatura em Educação Especial.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades: (1) supervisionar a aplicação do módulo 1 do Programa Aprendendo a ler e a escrever em pequenos passos através do Gerenciador de Ensino Individualizado por Computador, (2) avaliar a eficácia da aplicação remota do programa (análise de dados) e (3) capacitar professores/ tutores para a aplicação do programa. Atividades supervisionadas pela Profa. Dra. Deisy das Graças de Souza.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Tutora à distância, Enquadramento Funcional: Bolsista Tutoria à Distância, Carga horária: 6
Outras informações
Participação como tutora à distância do Curso de Aperfeiçoamento Inclusão Educacional do Deficiente Visual: Baixa Visão e Cegueira na Educação Infantil, oferecido pela UFSCar e pela Secretaria de Educação Especial / SEESP - MEC.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador em disciplina, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio Supervisionado de Capacitação Docente (PESCD) na Disciplina Estágio Básico em Psicologia I.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador em disciplina, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio Supervisionado de Capacitação Docente (PESCD) na Disciplina Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professor de Curso de Aprefeiçoamento, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas ministradas: Processos Básicos da Aprendizagem Humana e Planejamento e Organização de Serviços para o Trabalho do Deficiente Mental

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador em disciplina, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio Supervisionado de Capacitação Docente (PESCD) na Disciplina Psicologia do Excepcional.

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 32
Outras informações
Atuação com crianças com dificuldade de aprendizagem no Laboratório de Educação Especial.

Atividades

03/2012 - 02/2013
Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
03/2012 a 07/2012: Estágio em Educação Básica Inclusiva II
03/2012 a 07/2012: Procedimentos de Ensino em Educação Especial III: transtornos globais do desenvolvimento
03/2012 a 07/2012: Processos Investigativos em Educação Especial III: desenvolvimento de programas
03/2012 a 07/2012: Referenciais Teóricos do Desenvolvimento Humano
09/2012 a 02/2013: Análise Experimental do Comportamento
09/2012 a 02/2013: Avaliação em Educação Especial
09/2012 a 02/2013: Processos investigativos em Educação Especial III: escola, família e trabalho
09/2011 - 02/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, Instituto Nacional sobre Comportamento, Cognição e Ensino.

08/2007 - 12/2007
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Estágio Supervisionado de Capacitação Docente (PESCD) na Disciplina Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem. Carga horária: 40h..
03/2007 - 07/2007
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Estágio Supervisionado de Capacitação Docente (PESCD) na Disciplina Estágio Básico em Psicologia I. Carga horária: 40h..
08/2005 - 12/2005
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Estágio Supervisionado de Capacitação Docente (PESCD) na Disciplina Psicologia do Excepcional. Carga horária: 40h..
04/2005 - 09/2005
Ensino, Formação do Deficiente Mental para o Trabalho, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Planejamento e Organização de Serviços para o Trabalho do Deficiente Mental
Processos Básicos de Aprendizagem Humana
03/2001 - 09/2004
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Laboratório de Educação Especial.

Estágio realizado
Atuação com crianças com dificuldade de aprendizagem.

California State University, Sacramento, CA, CSUS, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Pesquisador visitante, Enquadramento Funcional: Estagio, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades desenvolvidas: delineamento de estudo, coleta e análise de dados, referente a um dos estudos da tese de doutorado, conduzido com crianças com autismo; participação em grupos de estudos no Verbal Behavior Research Laboratory, coordenado pelo Prof. Dr. Caio Miguel; participação como aluna ouvinte na disciplina Análise Experimental do Comportamento Avançada e, como teacher assistant, no laboratório de Análise Experimental do Comportamento.

Atividades

07/2009 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Psicologia, .


FACITA - FACULDADE DE ITAPOLIS, AECI_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Nesse período, foram ministradas disciplinas para o Curso de Graduação em Pedagogia e para três cursos de pós-graduação: Educação Especial, Psicopedagogia Escolar e Clínica e Alfabetização em um Contexto Curricular Integrado na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a convite da coordenação acadêmica da faculdade.

Atividades

01/2008 - 12/2011
Ensino, Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
01/2008 a 12/2010: Deficiência Mental e Múltiplas
01/2011 a 12/2011: Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática
07/2008 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Educação Inclusiva
Fundamentos da Educação Inclusiva

Centro Universitário Central Paulista, UNICEP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas ministradas: Políticas de Educação Inclusiva, Gestão Escolar e Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais e Conhecer, Avaliar e Ensinar Pessoas com Deficiência Intelectual. Essas disciplinas foram ministradas para o Curso de Pós-Graduação Especialização em Educação Especial e Inclusiva a convite da coordenação acadêmica.

Atividades

04/2011 - 06/2011
Ensino, Pós-graduação em Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Políticas de Educação Inclusiva, Gestão Escolar e Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
Conhecer, Avaliar e Ensinar Pessoas com Deficiência Intelectual


Linhas de pesquisa


1.
Análise Comportamental da Cognição
2.
Ensino de linguagem para crianças com autismo

Objetivo: Avaliar diferentes procedimentos para o ensino de operantes verbais e de comportamentos de ouvinte para crianças com autismo..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Palavras-chave: Comportamento Verbal; Programação de Ensino; Autismo.
3.
Ensino de linguagem e de habilidades acadêmicas


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SOBRE COMPORTAMENTO, COGNIÇÃO E ENSINO: APRENDIZAGEM RELACIONAL E COMPORTAMENTO SIMBÓLICO

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Deisy das Graças de Souza em 09/10/2017.
Descrição: Esta é uma proposta de continuidade do atual Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). O atual INCT-ECCE é um grupo de pesquisadores multi-institucional e multidisciplinar que vem se mantendo ativo por quase duas décadas, tendo sido previamente financiado pelo programa PRONEX (Programa de Apoio a Grupos de Excelência). As pesquisas do Instituto têm enfocado a análise comportamental do funcionamento simbólico, com base no Paradigma de Equivalência de Estímulos (do inglês, SEP). O SEP define relações simbólicas como relações de equivalência entre estímulos, de forma que estímulos equivalentes podem se substituir uns aos outros e, portanto, levanta a possibilidade de se simular a aquisição de função simbólica por estímulos arbitrários. É então possível examinar como os estímulos arbitrários se tornam símbolos e adquirem significado e, adicionalmente, é possível investigar variáveis relacionadas a esse processo. O SEP também torna possível estabelecer ou melhorar repertórios simbólicos, particularmente (mas não só) quando há deficiência nesse funcionamento. O Instituto proposto continuará este trabalho com o principal objetivo de desenvolver programas de ensino ou intervenção para três principais tipos de repertório simbólico: linguagem, competências sociais e habilidades acadêmicas (com foco em alfabetização, matemática, segunda língua e música). Esse é um esforço em andamento e se espera que, durante a vigência do Instituto proposto, os programas já desenvolvidos aumentem em eficiência e atratividade, além de atingirem maior parcela da população, e que novos programas sejam desenvolvidos e cientificamente avaliados. Esses programas enfocam desafios relacionados a populações (particularmente crianças) com atraso no desenvolvimento de alguns repertórios simbólicos. Os principais desafios enfrentados serão os atrasos ou limitações de repertório simbólico devidos a: transtornos do espectro do autismo, distúrbios de comunicação, deficiência intelectual, déficit visual ou auditivo, implante coclear e desempenho escolar insuficiente. Outra população-alvo enfocada pelo Instituto é a de crianças pequenas (12 a 36 meses): mesmo quando não apresentam qualquer atraso ou transtorno de desenvolvimento, seu repertório e condições motivacionais configuram considerável desafio para programas de pesquisa e intervenção. O Instituto também continuará a conduzir pesquisa básica sobre processos subjacentes ao funcionamento simbólico de forma geral. Espera-se que a pesquisa básica contribua para aumentar a efetividade de programas de ensino e intervenção. A pesquisa básica continuará abordando o desenvolvimento de relações de equivalência e seus precursores, particularmente o controle de estímulos e a aprendizagem relacional. Comportamento de observação, como pré-requisito para aprendizagem, será também um dos focos principais. Programas de ensino e intervenção terão muito a ganhar com a pesquisa básica de variáveis que influenciam a observação dos estímulos, o controle de estímulos e a aprendizagem relacional. Tanto a pesquisa básica quanto a aplicada farão uso da tecnologia assistiva que tem se tornado economicamente acessível e progressivamente poderosa, e que pode, atualmente, tornar laboratórios científicos mais efetivos e informativos, além de apoiar aplicações dessa ciência para superar ou contornar desafios aos quais nossos programas são dirigidos. Enquanto processos e repertórios simbólicos têm seu interesse intrínseco, nossa principal preocupação passou a ser o grau no qual os repertórios-alvo contribuem para a solução de problemas da sociedade. Espera-se que os programas desenvolvidos pelo Instituto aumentem gradualmente em escala, atingindo progressivamente amostras maiores de aprendizes. Espera-se que, crescendo em escopo e efetividade, o INCT-ECCE possa contribuir com os objetivos do Pla.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Desenvolvimento de tecnologias para ensinar conceitos e procedimentos da Análise do Comportamento para pais e professores de crianças com Transtorno do Espectro Autista
Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver e avaliar programas de ensino de conceitos básicos e de procedimentos da Análise do Comportamento para pais, professores e demais profissionais interessados na educação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniela Mendonça Ribeiro - Coordenador / Ana Carolina Sella - Integrante / Leonardo Brandão Marques - Integrante / Fernanda Santos Mota - Integrante.Número de orientações: 1
2014 - 2016
Os efeitos do ensino do tato na emergência de comportamentos de ouvinte e de categorização em crianças com autismo
Descrição: A aquisição da linguagem tem efeitos diretos sobre a aprendizagem de habilidades acadêmicas, assim como sobre as interações sociais. Por outro lado, a dificuldade na aquisição desse repertório em crianças com autismo ou com outros transtornos do desenvolvimento evidenciam necessidades educacionais especiais, as quais requerem adaptações curriculares e procedimentos de ensino específicos para sua superação. Uma das dificuldades na linguagem encontrada em pessoas com autismo refere-se à aprendizagem de discriminações de variados níveis de complexidade, o que pode influenciar a severidade dos déficits comportamentais. Um tipo de discriminação complexa que pode ser difícil para pessoas com autismo é a categorização, pois elas apresentam tendência em atentar para detalhes de objetos em vez de abstrair sua categoria geral. O presente estudo pretende estender a literatura sobre categorização em crianças com autismo, verificando os efeitos do ensino da nomeação de figuras e das categorias às quais elas pertencem sobre a emergência do comportamento de categorizar essas figuras usando metodologia de sujeito único. Participarão do estudo quatro crianças com autismo e idades entre cinco e oito anos, que frequentam uma instituição especializada no atendimento a essa população. Os participantes serão ensinados a nomear nove figuras, assim como as três diferentes categorias às quais essas figuras pertencem. Em seguida, será testado se eles selecionam as figuras após ouvirem seus nomes ditados, assim como se eles agrupam todas as figuras pertencentes a uma mesma categoria. Os resultados do estudo serão extremamente úteis para o delineamento de estratégias econômicas de ensino de habilidades relacionadas à linguagem para crianças com autismo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Daniela Mendonça Ribeiro - Coordenador / Caio F. Miguel - Integrante / Rayssa Sarmento Teodosio Cavalcante - Integrante / Maria Thaís Santos Bandeira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Alagoas - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2013 - 2015
Caracterização dos alunos com Transtornos do Espectro do Autismo incluídos na rede municipal de ensino de Maceió
Descrição: O objetivo da pesquisa é identificar e caracterizar os alunos com Transtornos do Espectro do Autismo incluídos na rede municipal de Maceió, de acordo com os dados do Censo de 2012..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Leitura, escrita e matemática na sala de aula
Descrição: O objetivo do estudo é acompanhar a aplicação do programa informatizado de ensino Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos, através do Gerenciador de Ensino Individualizado por Computador (GEIC), em quatro escolas da rede municipal de ensino de uma cidade de pequeno porte do interior do estado de São Paulo. O estudo foi conduzido com financiamento do CNPq no período entre setembro/2011 a março/2012..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniela Mendonça Ribeiro - Integrante / Deisy das Gracas de Souza - Coordenador / Raquel Melo Golfeto - Integrante / Leonardo Brandão Marques - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2010 - 2013
Lógica experimental e resolução de problemas sob a ótica analítico comportamental

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Carolina Sella em 18/04/2015.
Descrição: Investigar variáveis envolvidas na aquisição de repertórios de lógica experimental e resolução de problemas sob a ótica da análise do comportamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Procedimentos de ensino de nomeação para crianças com autismo
Descrição: O objetivo do projeto é comparar diferentes procedimentos de ensino de nomeação para crianças com autismo, o que contribuirá para o desenvolvimento de programas de ensino de linguagem para essa população..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniela Mendonça Ribeiro - Coordenador / Caio F. Miguel - Integrante / Rafaela de Melo Franco - Integrante / Pedro Henrique Matias Marques Gomes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
2007 - 2016
Descrição e Intervenções para Aquisição de Repertórios Complexos de Linguagem

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Carolina Sella em 16/06/2014.
Descrição: A presença de deficiências - sejam estas pré, peri ou pós natais - costuma estar associada a diversos déficits de linguagem. Especificamente, populações com deficiências intelectual ou auditiva mostram dificuldades tanto na produção como na compreensão de linguagem. Tais déficits podem resultar em déficits adicionais, como a ausência de repertórios sociais complexos. Para crianças e adolescentes, déficits de linguagem complexa podem resultar ainda em diversos problemas em um dos ambientes nos quais passam grande parte de seu tempo: a escola. A reabilitação destas pessoas exige o desenvolvimento e avaliação de intervenções que possibilitem ações sistemáticas e com resultados clinicamente relevantes para a qualidade de vida destas pessoas. Além disso, é necessário que se conheça que tipo de repertórios de linguagem são esperados na população típica para que se possa traçar objetivos de intervenção que sejam socialmente apropriados. Diante destas questões, este projeto tem como objetivos: 1) descrever sistematicamente os vários repertórios envolvidos na compreensão e recontagem de narrativas na população típica, para que se possa desenvolver objetivos normativos para a reabilitação de linguagem relacionados a déficits nestes repertórios em populações com deficiência; 2) investigar experimentalmente variáveis controladoras dos comportamentos pré-requisitos e dos comportamentos-alvo envolvidos nestes repertórios complexos e 3) desenvolver programas para o ensino destes repertórios de linguagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Daniela Mendonça Ribeiro - Integrante / Ana Carolina Sella - Coordenador / Carmem S. M. Bandini - Integrante / Heloisa H. M. Bandini - Integrante.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 1
2007 - 2011
O Papel da Nomeação na Emergência do Controle por Abstração
Descrição: Projeto de doutorado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Aquisição dos operantes verbais de tato e de mando por deficientes intelectuais através de discriminações condicionais
Descrição: Projeto de mestrado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniela Mendonça Ribeiro - Coordenador / Celso Goyos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8
2004 - 2007
Implantação de Programa de Suporte para o Trabalho do Adulto com Deficiência Mental
Descrição: Participação em projeto de bolsista PRODOC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Daniela Mendonça Ribeiro - Integrante / Celso Goyos - Coordenador / Giovana Escobal - Integrante / Eliane Araújo - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5
2003 - 2005
Aplicação de Programa Computacional Baseado em Equivalência de Estímulos para Ensino da Língua Brasileira de Sinais para Crianças Surdas
Descrição: Projeto de iniciação científica; bolsa CNPq 08/2004 a 02/2005.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniela Mendonça Ribeiro - Integrante / Nassim Chamel Elias - Integrante / Celso Goyos - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Membro de corpo editorial


2014 - 2017
Periódico: Debates em Educação


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Acta Comportamentalia
2015 - Atual
Periódico: Journal of Applied Behavior Analysis
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento
2018 - Atual
Periódico: TEMAS EM PSICOLOGIA (RIBEIRÃO PRETO)


Revisor de projeto de fomento


2012 - 2012
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise Aplicada do Comportamento.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise Experimental do Comportamento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Menção honrosa para o trabalho Uma comparação de dois métodos para ensinar tato para crianças com Transtorno do Espectro Autista, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
2018
Menção honrosa para o trabalho Efeitos de uma hierarquia de dicas sobre a imitação motora de crianças não imitativas com autismo, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
2010
VB SIG Student Research Grant, Verbal Behavior Special Interest Group, Association for Behavior Analysis International.
2009
VB SIG Student Research Competition, Verbal Behavior Special Interest Group, Association for Behavior Analysis International.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, D.M.2018RIBEIRO, D.M.; CAVALCANTE, R. S. T. ; BANDEIRA, M. T. S. ; Sella, A. C. ; Miguel, C.F. . Efeitos do ensino do tato na emergência da categorização em crianças com Transtorno do Espectro Autista. ACTA COMPORTAMENTALIA, v. 26, p. 71-91, 2018.

2.
RIBEIRO, D.M.2017RIBEIRO, D.M.; MELO, N. R. C. ; Sella, A. C. . A inclusão de estudantes com autismo na rede municipal de ensino de Maceió. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 30, p. 425-440, 2017.

3.
RIBEIRO, D.M.2016RIBEIRO, D.M.; Sella, A. C. ; Bandini, C. S. M. ; Bandini, H.H.M. . Avaliação de repertórios de contar e recontar histórias em crianças. Estudos de Psicologia (Natal. Online), v. 21, p. 12-24, 2016.

4.
Sella, A. C.2015 Sella, A. C. ; Bandini, C. S. M. ; Bandini, H.H.M. ; RIBEIRO, D.M. ; VIEIRA, H. C. . Effects of picture prompts on story retelling performance in typically developing children. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 28, p. 397-403, 2015.

5.
RIBEIRO, D.M.2015 RIBEIRO, D.M.; Goyos, C. ; Miguel, C.F. . The effects of listener training on discriminative control by elements of compound stimuli in children with disabilities. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, v. 104, p. 48-62, 2015.

6.
SELLA, ANA CAROLINA2014 SELLA, ANA CAROLINA ; MENDONÇA RIBEIRO, DANIELA ; WHITE, GLEN W. . Effects of an Online Stimulus Equivalence Teaching Procedure on Research Design Open-Ended Questions Performance of International Undergraduate Students. The Psychological Record, v. 64, p. 89-103, 2014.

7.
SELLA, ANA CAROLINA2013 SELLA, ANA CAROLINA ; RIBEIRO, DANIELA MENDONÇA ; BANDINI, CARMEN SILVIA MOTTA ; BANDINI, HELOÍSA HELENA MOTTA ; BOMFIM, FERNANDA Mª. S. DO . Efeitos de um programa de ensino de discriminação de categorias estruturais implícitas de histórias em crianças. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 26, p. 701-710, 2013.

8.
RIBEIRO, D.M.;MENDONÇA RIBEIRO, DANIELA;RIBEIRO, DANIELA MENDONÇA2010 RIBEIRO, D.M.; Elias, N. C. ; Goyos, C. ; Miguel, C.F. . The Effects of Listener Training on the Emergence of Tact and Mand Signs by Individuals with Intellectual Disabilities. The Analysis of Verbal Behavior, v. 26, p. 65-72, 2010.

9.
RIBEIRO, D.M.;MENDONÇA RIBEIRO, DANIELA;RIBEIRO, DANIELA MENDONÇA2009RIBEIRO, D.M.; Pascualon, J. F. ; Sella, A. C. ; Bandini, C. S. M. ; de Souza, D.G. . Avaliação de um procedimento de ensino de categorias estruturais de histórias. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 13, p. 303-314, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Sella, A. C. (Org.) ; RIBEIRO, D.M. (Org.) . Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 323p .

Capítulos de livros publicados
1.
Sella, A. C. ; RIBEIRO, D.M. . O que é a Análise do Comportamento Aplicada. In: Ana Carolina Sella; Daniela Mendonça Ribeiro. (Org.). Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 45-58.

2.
RIBEIRO, D.M.; Sella, A. C. . Descobrindo as preferências da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. In: Ana Carolina Sella; Daniela Mendonça Ribeiro. (Org.). Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 105-124.

3.
RIBEIRO, D.M.; Sella, A. C. ; SOUZA, A. A. . Avaliação do Comportamento. In: Ana Carolina Sella; Daniela Mendonça Ribeiro. (Org.). Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 125-139.

4.
RIBEIRO, D.M.. Contribuições da Análise do Comportamento para o Ensino de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. In: Carmen Silvia Motta Bandini, Lidia Maria Marson Postalli, Liércio Pinheiro de Araújo, Heloísa Helena Motta Bandini. (Org.). Compreendendo a prática do analista do comportamento. 1ed.São Carlos: EdUFSCar, 2015, v. 1, p. 47-76.

5.
Araújo, E. ; Escobal, G. ; RIBEIRO, D.M. . Planejamento e Organização de Serviços para a Formação de Pessoas com Deficiência Mental para o Trabalho. In: Celso Goyos; Eliane Aparecida Campanha Araújo. (Org.). Inclusão Social: Formação do Deficiente Mental para o Trabalho. 1ed.São Carlos: Rima, 2006, v. 1, p. 139-166.

6.
Escobal, G. ; RIBEIRO, D.M. ; Goyos, C. . Processos Básicos da Aprendizagem: Uma Introdução. In: Celso Goyos; Eliane Aparecida Campanha Araújo. (Org.). Inclusão Social: Formação do Deficiente Mental para o Trabalho. 1ed.São Carlos: Rima, 2006, v. 1, p. 43-70.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAIVA, T. K. R. ; Sella, A. C. ; LIMA, C. ; RIBEIRO, D.M. ; PEDRUZZI, C. . Testes normatizados e comportamentais como instrumentos de avaliação de (re)contagem de história. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2016, São Carlos. Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016.

2.
Oliveira, A.G. ; Bandini, C. S. M. ; Bandini, H.H.M. ; Sella, A. C. ; RIBEIRO, D.M. . Programa de ensino de identificação de categorias estruturais de histórias implícitas na narrativa. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2010, São Carlos. Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. São Carlos: ABPEE e PPGEEs, 2010. v. 1. p. 202-215.

3.
RIBEIRO, D.M.; Cavaletti, R. L. ; Goyos, C. . Estabelecimento de valor reforçador condicionado para fichas em deficientes mentais. In: Educação no Brasil: Balanço do século XX e desafios para o século XXI, 2009, Sao Carlos-SP. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste: Pesquisa em Educação no Brasil: Balanço do século XX e desafios para o século XXI, 2009. v. 1.

4.
RIBEIRO, D.M.; Escobal, G. . Contribuições da Revista American Journal on Mental Retardation para a Educação Especial. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2008, São Carlos. Anais do III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. São Carlos: Programa de Pós-graduação Em Educação Especial e Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação, 2008. v. 1. p. 1-10.

5.
Cavaletti, R. L. ; RIBEIRO, D.M. ; Goyos, C. . Procedimento para Estabelecimento de Valor Reforçador Condicionado para Fichas. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2008, São Carlos. Anais do III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. São Carlos: Programa de Pós-graduação Em Educação Especial e Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação, 2008. v. 1. p. 1-10.

6.
Pascualon, J. F. ; RIBEIRO, D.M. ; Sella, A. C. ; Bandini, C. S. M. ; de Souza, D. G. . Avaliação de um Programa de Ensino de Categorias Estruturais de Histórias para Escolares de Risco. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2008, São Carlos. Anais do III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. São Carlos: Programa de Pós-graduação Em Educação Especial e Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação, 2008. v. 1. p. 1-10.

7.
RIBEIRO, D.M.; Elias, N. C. ; Goyos, C. . Aquisição de sinais receptivos e emergência de sinais expressivos em deficientes mentais através de discriminações condicionais. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória- ES. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Vitória: PPGE/UFES- Edufórum, 2007. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, D.M.; Elias, N. C. ; Goyos, C. . FERRAMENTA COMPUTACIONAL MULTIMÍDIA PARA APLICAÇÃO DE TAREFAS DE ESCOLHA DE ACORDO COM O MODELO. In: III Congresso de Pós-graduação, 2005, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos, 2005. v. 1. p. 1257-1258.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FRANCO, R. M. ; GOMES, P. H. M. M. ; RIBEIRO, D.M. ; Sella, A. C. . A comparison of two methods for teaching tacts to children with Autism Spectrum Disorder. In: 44th Annual Convention da Association for Behavior Analysis International, 2018, San Diego. ABAI Annual Convention Proceedings, 2018.

2.
RIBEIRO, D.M.; CAVALCANTE, R. S. T. ; Sella, A. C. ; Miguel, C.F. . Multiple-tact training and the emergence of categorization and listener behavior in children with autism. In: 44th Annual Convention da Association for Behavior Analysis International, 2018, San Diego. ABAI Annual Convention Proceedings, 2018.

3.
Sella, A. C. ; CAVALCANTE, R. ; GOMES, S. ; RIBEIRO, D.M. . Effects of a prompt hierarchy on motor imitation of non-imitative children with autism. In: 44th Annual Convention da Association for Behavior Analysis International, 2018, San Diego. ABAI Annual Convention Proceedings, 2018.

4.
Sella, A. C. ; SANTOS, J. J. S. ; RIBEIRO, D.M. . A proposed model to teach basic behavior analytic concepts and principles to different bachelor's degrees. In: 44th Annual Convention da Association for Behavior Analysis International, 2018, San Diego. ABAI Annual Convention Proceedings, 2018.

5.
RIBEIRO, D.M.; MOTA, F. S. ; Sella, A. C. ; MARQUES, L.B. . Training parents on how to implement preference assessments critical steps. In: 44th Annual Convention da Association for Behavior Analysis International, 2018, San Diego. ABAI Annual Convention Proceedings, 2018.

6.
Sella, A. C. ; RIBEIRO, D.M. . Effects of a Rubric on Inter-Observer Agreement in Narrative Task Analysis. In: 42nd ABAI Annual Convention, 2016, Chicago. ABAI Annual Convention Proceedings, 2016.

7.
RIBEIRO, D.M.; CAVALCANTE, R. S. T. ; BANDEIRA, M. T. S. ; Sella, A. C. ; Miguel, C.F. . The Role of Tact Training on the Emergence of Categorization and Listener Behavior. In: 42nd ABAI Annual Convention, 2016, Chicago. 42nd ABAI Annual Convention Proceedings, 2016.

8.
Sella, A. C. ; ANDRADE, M. M. G. B. ; RIBEIRO, D.M. ; BANDINI, CARMEN SILVIA MOTTA ; BANDINI, HELOÍSA HELENA MOTTA . From Words to Stories: How Are Grammar and Syntax-Related Autoclitics Being Addressed?. In: 41st ABAI Annual Convention, 2015, San Antonio. 41st ABAI Annual Convention Proceedings, 2015.

9.
RIBEIRO, D.M.; Silva, T. R. C. ; BANDINI, CARMEN SILVIA MOTTA ; Sella, A. C. ; BANDINI, HELOÍSA HELENA MOTTA . Assessing story production and retelling repertoires in children. In: 41st ABAI Annual Convention, 2015, San Antonio. 41st ABAI Annual Convention Proceedings, 2015.

10.
RIBEIRO, D.M.; Goyos, C. . Aquisição dos Operantes Verbais de Tato e de Mando por Deficientes Mentais através de Discriminações Condicionais. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007, Florianópolis. CD de Resumos de Comunicação Científica da XXXVII Reunião Anual de Psicologia, 2007. v. 1.

11.
Goyos, C. ; Elias, N. C. ; RIBEIRO, D.M. . DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA INFORMATIZADO PARA ENSINO DE LIBRAS. In: II Congresso Brasileiro de Educação Especia lII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2005, São Carlos. II Congresso Brasileiro de Educação Especial II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. São Carlos: UFSCar/ PPGEEs; ABPEE, 2005. v. 1. p. 363-363.

12.
RIBEIRO, D.M.; Goyos, C. . AQUISIÇÃO DOS OPERANTES VERBAIS DE TATO E DE MANDO EM LIBRAS POR DEFICIENTES MENTAIS ATRAVÉS DE DISCRIMINAÇÕES CONDICIONAIS. In: II Congresso Brasileiro de Educação Especial II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2005, São Carlos. II Congresso Brasileiro de Educação Especial II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. São Carlos: UFSCar/ PPGEEs; ABPEE, 2005. v. 1. p. 229-229.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, J. J. S. ; Sella, A. C. ; RIBEIRO, D.M. . Delineamentos intrassujeitos na avaliação de práticas psicoeducacionais baseadas em evidência. PSICOLOGIA EM ESTUDO (ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, D.M.; MOTA, F. S. ; Sella, A. C. ; MARQUES, L.B. . Training parents on how to implement preference assessments critical steps. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RIBEIRO, D.M.; CAVALCANTE, R. S. T. ; Sella, A. C. ; Miguel, C.F. . Multiple-tact training and the emergence of categorization and listener behavior in children with autism. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FRANCO, R. M. ; GOMES, P. H. M. M. ; RIBEIRO, D.M. ; Sella, A. C. . A comparison of two methods for teaching tacts to children with Autism Spectrum Disorder. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FRANCO, R. M. ; GOMES, P. H. M. M. ; RIBEIRO, D.M. ; Sella, A. C. . Uma comparação de dois métodos para ensinar tato para crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SANTOS, J. J. S. ; Sella, A. C. ; RIBEIRO, D.M. . Delineamentos intrassujeitos na avaliação de práticas psicoeducacionais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
GOMES, S. ; CAVALCANTE, R. ; Sella, A. C. ; RIBEIRO, D.M. . Efeitos de uma hierarquia de dicas sobre a imitação motora de crianças não imitativas com autismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
RIBEIRO, D.M.. Autismo não se cura, se compreende. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RIBEIRO, D.M.. Contribuições da Análise do Comportamento para o ensino de pessoas com necessidades educacionais especiais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FUMES, N. L. F. ; FRANCISCO, D. J. ; RIBEIRO, D.M. ; Sella, A. C. ; ALVES, M. D. F. . História e desenvolvimento da linha Educação e inclusão de pessoas com deficiência ou sofrimento psíquico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FUMES, N. L. F. ; RIBEIRO, D.M. ; Sella, A. C. . Políticas públicas, processo de inclusão e desempenho de crianças na rede pública de ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
RIBEIRO, D.M.; CAVALCANTE, R. S. T. ; Sella, A. C. ; Miguel, C.F. . Efeitos do ensino do tato na emergência da categorização em crianças com autismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
RIBEIRO, D.M.; CAVALCANTE, R. S. T. ; Sella, A. C. ; Miguel, C.F. . Ensino do tato-múltiplo e emergência da categorização em crianças com autismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
RIBEIRO, D.M.. Perspectivas para o Processo de Ensino-Aprendizagem de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SANTOS, M. P. ; RIBEIRO, D.M. ; FRANCISCO, D. J. . Políticas públicas de inclusão no estado de Alagoas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Sella, A. C. ; RIBEIRO, D.M. . Effects of a Rubric on Inter-Observer Agreement in Narrative Task Analysis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
RIBEIRO, D.M.; CAVALCANTE, R. S. T. ; BANDEIRA, M. T. S. ; Sella, A. C. ; Miguel, C.F. . The Role of Tact Training on the Emergence of Categorization and Listener Behavior in Children with Autism. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
PAIVA, T. K. R. ; Sella, A. C. ; LIMA, C. ; RIBEIRO, D.M. ; PEDRUZZI, C. . Testes normatizados e comportamentais como instrumentos de avaliação de (re)contagem de história. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
RIBEIRO, D.M.. Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SELLA, ANA CAROLINA ; ANDRADE, M. M. G. B. ; RIBEIRO, D.M. ; BANDINI, CARMEN SILVIA MOTTA ; BANDINI, HELOÍSA HELENA MOTTA . From Words to Stories: How Are Grammar and Syntax-Related Autoclitics Being Addressed?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
RIBEIRO, D.M.; Silva, T. R. C. ; BANDINI, CARMEN SILVIA MOTTA ; SELLA, ANA CAROLINA ; BANDINI, HELOÍSA HELENA MOTTA . Assessing story production and retelling repertoires in children. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
RIBEIRO, D.M.; Ramos, D.D. ; TOMAZ, J. M. T. . Educação Especial: contribuições da Psicanálise, da Análise do Comportamento e da Perspectiva histórico-cultural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
RIBEIRO, D.M.; BANDINI, CARMEN SILVIA MOTTA ; Sella, A. C. . Análise do Comportamento Aplicada aos Transtornos do Espectro do Autismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
RIBEIRO, D.M.; TOMAZ, J. M. T. ; Sella, A. C. . O ensino de estudantes com Transtornos do Espectro do Autismo no Contexto da Educação Inclusiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
RIBEIRO, D.M.. A educação de estudantes com necessidades educacionais especiais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
RIBEIRO, D.M.. Educação Inclusiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
RIBEIRO, D.M.; Ramos, D.D. ; Bandini, C. S. M. . Desenvolvimento e aprendizagem de habilidades comunicativas em crianças com necessidades educacionais especiais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
RIBEIRO, D.M.. Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
RIBEIRO, D.M.; Ramos, D.D. ; TOMAZ, J. M. T. . Educação Especial: diferentes perspectivas para o tratamento de pessoas com ncessidades educacionais especiais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
Bandini, C. S. M. ; RIBEIRO, D.M. ; Sella, A. C. ; Bandini, H.H.M. . Estabelecimento de repertórios verbais complexos: de categorias estruturais à contação de histórias originais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
RIBEIRO, D.M.. Planejamento de ensino de habilidades para crianças com autismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
RIBEIRO, D.M.; Golfeto, R.M. ; MARQUES, L.B. ; ZOPELLARI, N. ; de Souza, D. G. . Assessing the effectiveness of a computerized program to teach reading when applied in a school setting. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
Sella, A. C. ; RIBEIRO, D.M. ; Bandini, C. S. M. ; Bandini, H.H.M. ; VIEIRA, H. C. . Effects of visual prompts on story retelling behaviors. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
Sella, A. C. ; White, G. W. ; RIBEIRO, D.M. . Using stimulus equivalence technology to teach research design conditional relations for undergraduate students. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
RIBEIRO, D.M.; Lee, K. ; Miguel, C.F. ; LaFrance, D. . The effects of successive and simultaneous tact training on listener behavior. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

35.
RIBEIRO, D.M.; Kobari-Wright, V. ; Vicars, S. ; Miguel, C.F. ; Goyos, C. . The role of naming on the emergence of abstraction. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

36.
RIBEIRO, D.M.; Goyos, C. ; Miguel, C.F. . O papel da nomeação na emergência do controle por abstração em crianças com autismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

37.
Bonfim, F.M.S. ; Bandini, C. S. M. ; Sella, A. C. ; Bandini, H.H.M. ; RIBEIRO, D.M. . Programa de ensino de identificação de categorias estruturais de histórias explícitas na narrativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
RIBEIRO, D.M.; Cavaletti, R. L. ; Elias, N. C. ; Goyos, C. . Motivational Operations and Mand Acquisition through Conditional Discriminations by Mentally Disabled Adults. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

39.
Goyos, C. ; RIBEIRO, D.M. ; Elias, N. C. . Relational Learning of Tacts and Mands and Emergence of Behavior Controlled by Covered Stimuli. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

40.
RIBEIRO, D.M.; Cavaletti, R. L. ; Floria, M.S. ; Menezes, L.F. ; Elias, N. C. ; Goyos, C. . Aquisição de Tato Abstrato Através de Discriminações Condicionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
RIBEIRO, D.M.; Cavaletti, R. L. ; Goyos, C. . Aquisição dos Operantes Verbais de Tato e de Mando por Deficientes Mentais através de discriminações condicionais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

42.
RIBEIRO, D.M.; Elias, N. C. ; Goyos, C. . Tact and mand acquisition through conditional discriminations. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

43.
RIBEIRO, D.M.; Goyos, C. . Aquisição dos Operantes Verbais de Tato e de Mando por Deficientes Mentais através de Discriminações Condicionais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
BARIANI, E. ; RIBEIRO, D.M. . O que pode significar a educação após Abu Ghraib: revisitando a política de educação de Adorno. Araraquara: UNESP/FCLAR - Laboratório Editorial, 2010. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RIBEIRO, D.M.. Análise de projeto de doutorado submetido ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará. 2018.

2.
RIBEIRO, D.M.. Participação no Comitê Científico do 38o Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia. 2018.

3.
RIBEIRO, D.M.. Avaliação ad hoc para PIBIC - UFAL. 2017.

4.
RIBEIRO, D.M.. Comitê Científico do VIII Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL). 2017.

5.
RIBEIRO, D.M.. Avaliação ad hoc para PIBIC - UFAL. 2016.

6.
RIBEIRO, D.M.. Avaliação ad hoc para PIBIC - UFAL. 2015.

7.
RIBEIRO, D.M.. Avaliação ad hoc para PIBIC - UFAL. 2015.

8.
RIBEIRO, D.M.. Assessoria ad-hoc - Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia. 2014.

9.
RIBEIRO, D.M.. Parecerista ad hoc - VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2014.

10.
RIBEIRO, D.M.. Avaliação ad hoc para PIBIC - UFAL. 2014.

11.
RIBEIRO, D.M.. Consultoria ad-hoc - IX Congresso Brasileiro de Autismo. 2013.

12.
RIBEIRO, D.M.. Consultoria ad-hoc - V Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2012.

13.
RIBEIRO, D.M.. Consultoria ad-hoc - III Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2008.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RIBEIRO, D.M.; Sella, A. C. . Professoras da Universidade Federal de Alagoas lançam livro sobre espectro autista. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
RIBEIRO, D.M.. Lançamento do livro Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
RIBEIRO, D.M.; CAVALCANTE, R. S. T. ; BANDEIRA, M. T. S. . Fapeal apoia estudo sobre nova abordagem em comportamentos do autismo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
RIBEIRO, D.M.. Especialista fala sobre Educação Especial. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
RIBEIRO, D.M.. Ensino de linguagem para pessoas com deficiência mental. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
RIBEIRO, D.M.; Escobal, G. ; DIMOV, T. . Prevenção de Deficiências. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Sella, A. C. ; RIBEIRO, D.M. . Aplicação do Inventário Portage Operacionalizado. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RIBEIRO, D.M.; VARELLA, A. A. B. . Estratégias para o desenvolvimento da linguagem de crianças com autismo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
RIBEIRO, D.M.. Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
RIBEIRO, D.M.. Ensino de repertórios verbais para crianças com autismo. 2017. (Coordenação de sessão de comunicações orais).

5.
RIBEIRO, D.M.. XXVI Encontro de Iniciação Científica. 2016. (Coordenação de sessão de comunicações orais).

6.
RIBEIRO, D.M.. A Educação Especial no Contexto da Educação Inclusiva. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
RIBEIRO, D.M.. Analysis and research on the acquisition of complex verbal repertoires. 2015. (Coordenação de sessão de comunicações orais).

8.
RIBEIRO, D.M.. Estratégias de intervenção para alunos com dificuldades de aprendizagem. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
RIBEIRO, D.M.. Planejamento de ensino de habilidades para crianças com autismo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
RIBEIRO, D.M.; Golfeto, R.M. ; MARQUES, L.B. . Treinamento de professores/ monitores para aplicação do Programa Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos através da plataforma GEIC em Limeira- SP. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
RIBEIRO, D.M.. Alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
RIBEIRO, D.M.; de Souza, D. G. . Relatório final referente à bolsa de pós doutorado. 2012. (Relatório de pesquisa).

13.
RIBEIRO, D.M.. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2012. (Coordenação de sessão de comunicações orais).

14.
Elias, N. C. ; RIBEIRO, D.M. ; Escobal, G. . Identificação de estímulos reforçadores e ensino de habilidades complexas para pessoas com deficiências e necessidades educacionais especiais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
RIBEIRO, D.M.; Goyos, C. ; Miguel, C.F. . Relatório final referente à bolsa de doutorado sanduíche. 2010. (Relatório de pesquisa).

16.
RIBEIRO, D.M.. Educação Inclusiva. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
RIBEIRO, D.M.. Aplicações do Paradigma de Equivalência de Estímulos no Ensino de Pessoas com Deficiência Mental e Surdez. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
RIBEIRO, D.M.. Comportamento Verbal: A função da linguagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
RIBEIRO, D.M.. Ensino informatizado para pessoas com deficiência. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
RIBEIRO, D.M.. III Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2008. (Coordenação de sessão de comunicações orais).

21.
RIBEIRO, D.M.; Escobal, G. ; Araújo, E. . Formação da pessoa com deficiência intelectual para o trabalho. 2006. (Prestação de serviço a comunidade).

22.
Araújo, E. ; Goyos, C. ; Escobal, G. ; RIBEIRO, D.M. . Formação da pessoa com deficiência mental para o trabalho. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
RIBEIRO, D.M.; Escobal, G. ; Araújo, E. ; Goyos, C. . Planejamento e organização de serviços para o trabalho do deficiente mental. 2005. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RIBEIRO, D.M.; Sella, A. C.; VARELLA, A. A. B.. Participação em banca de Rafaela de Melo Franco. Uma comparação de dois métodos para ensinar tato para crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

2.
Goyos, C.; Verdu, A. C. M. A.; Gil, M. S. C. de A.; RIBEIRO, D.M.. Participação em banca de Alice Almeida Chaves de Resende. Transferência de funções ordinais através de classes de estímulos equivalentes em surdos. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Teses de doutorado
1.
FUMES, N. L. F.; SEABRA JUNIOR, M. O.; RIBEIRO, D.M.; MANZINI, E. J.; FRANCISCO, D. J.. Participação em banca de Soraya Dayanna Guimarães Santos. Docência no processo de inclusão do estudante com deficiência em cursos de educação física: análise do contexto universitário brasileiro e português. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Qualificações de Doutorado
1.
Verdu, A. C. M. A.; LOPES-HERRERA, S. A.; RIBEIRO, D.M.. Participação em banca de Barbara Trevizan Guerra. Efeitos de diferentes tipos de ensino sobre comportamento ecoico e acurácia da fala. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
FUMES, N. L. F.; RIBEIRO, D.M.; FRANCISCO, D. J.; SEABRA JUNIOR, M. O.; MANZINI, E. J.. Participação em banca de Soraya Dayanna Guimarães Santos. A docência no processo de inclusão em cursos de graduação de Educação Física: análise do contexto universitário brasileiro e português. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

3.
Goyos, C.; Banaco, R.A.; Elias, N. C.; RIBEIRO, D.M.. Participação em banca de Jonas Fernandes Gamba. Comportamento verbal e os repertórios de construção e seguimento de regras em crianças com deficiência intelectual. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Mestrado
1.
RIBEIRO, D.M.; Sella, A. C.; Miguel, C.F.. Participação em banca de Rafaela de Melo Franco. Uma comparação de dois procedimentos de ensino de nomeação para crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIBEIRO, D.M.; FUMES, N. L. F.; MARQUES, L.B.. Participação em banca de Deyse Grasiele Pinto da Silveira.Revisão da literatura sobre a Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

2.
MARQUES, L.B.; RIBEIRO, D.M.; OLIVEIRA, C. A.. Participação em banca de Juliana Neves dos Santos.Ditado mudo divertido: uma perspectiva analítica comportamental da adaptação de uma atividade de jogo para o ensino de leitura e escrita. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

3.
Ramos, D.D.; RIBEIRO, D.M.; PEREIRA, E. R.; PEREIRA, M. S. S.. Participação em banca de Ivna de Oliveira Fernandes.Concepções sobre desenvolvimento/aprendizagem e suas relações com as práticas de ensino na ótica de professores do ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Alagoas.

4.
FRANCISCO, D. J.; FUMES, N. L. F.; RIBEIRO, D.M.. Participação em banca de Delyane Araújo da Silva e Talissa Malta Rodrigues.A tecnologia assistiva como base para o desenvolvimento de crianças com autismo: os desafios na inserção de aplicativos e softwares no contexto escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

5.
RIBEIRO, D.M.; SANTOS, M. O.; RIBEIRO, S. M. G.. Participação em banca de Serena Canazza Corrêa.Os Jogos Cooperativos como Instrumento Estimulador do Processo de Inclusão de Crianças com Deficiência Mental na Educação Física Escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RIBEIRO, D.M.; COSTA, C. J. S. A.; FRANCISCO, D. J.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

2.
Sella, A. C.; RIBEIRO, D.M.; Ramos, D.D.. Concurso Público para seleção de docentes do magistério superior. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

3.
RIBEIRO, D.M.; TOMAZ, J. M. T.; SOEIRA, E. R.. Concurso Público para docentes de 3.o grau. 2014. Universidade Federal de Alagoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
17º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Participação no grupo de trabalho Análise comportamental de processos simbólicos. 2018. (Simpósio).

2.
44th Annual Convention da Association for Behavior Analysis International. Multiple-tact training and the eEmergence of categorization and listener behavior in children with autism. 2018. (Congresso).

3.
I Encontro de Pesquisadores do INCT-ECCE 2014. 2017. (Encontro).

4.
XXVI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Efeitos do ensino do tato na emergência da categorização em crianças com autismo. 2017. (Congresso).

5.
VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Testes normatizados e comportamentais como instrumentos de avaliação de (re)contagem de história. 2016. (Congresso).

6.
41st Annual Convention of the Association for Behavior Analysis International. Assessing story production and retelling repertoires in children. 2015. (Congresso).

7.
I Encontro Brasil & USA de Autismo. 2015. (Encontro).

8.
Formação do professor para um novo desenvolvimento profissional. 2012. (Outra).

9.
São Paulo School for Advanced Science (ESPCA): Advances in research and treatment of autistic behavior. 2012. (Outra).

10.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2012. (Congresso).

11.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Programa de ensino de identificação de categorias estruturais de histórias implícitas na narrativa. 2010. (Congresso).

12.
XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.O papel da nomeação na emergência do controle por abstração em crianças com autismo. 2010. (Encontro).

13.
III Congresso Brasileiro de Educação Especial. Contribuições da revista American Journal on Mental Retardation para a educação especial. 2008. (Congresso).

14.
XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Aquisição dos Operantes Verbais de Tato e de Mando por Deficientes Mentais através de Discriminações Condicionais. 2008. (Congresso).

15.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Aquisição de sinais receptivos e emergência de sinais expressivos em deficientes mentais através de discriminações condicionais. 2007. (Encontro).

16.
XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Aquisição dos Operantes Verbais de Tato e de Mando por Deficientes Mentais através de Discriminações Condicionais. 2007. (Congresso).

17.
II Congresso Brasileiro de Educação Especial II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Aquisição dos operantes verbais de tato e de mando em LIBRAS por deficientes mentais através de discriminações condicionais. 2005. (Congresso).

18.
II Congresso Brasileiro de Educação Especial II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Desenvolvimento de um programa informatizado para ensino de libras. 2005. (Congresso).

19.
I Simpósio sobre Desenvolvimento Humano e III Encontro Mackenzie e Yale. 2005. (Simpósio).

20.
3.ª Jornada de Análise do Comportamento. 2004. (Outra).

21.
I Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2003. (Outra).

22.
IX Encontro Paulista dos Estudantes de Pedagogia. 2002. (Encontro).

23.
Semana da Educação. 2002. (Outra).

24.
XXII Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 2002. (Encontro).

25.
XXI Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Resende, A. ; Penariol, C. ; RIBEIRO, D.M. ; Escobal, G. ; Macedo, M. ; Elias, N. C. ; Castro, T. . II Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI. 2010. (Outro).

2.
Goyos, C. ; Elias, N. C. ; RIBEIRO, D.M. ; Escobal, G. ; GAMBA, J. ; Oliveira, M.A. . I Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI. 2010. (Outro).

3.
Goyos, C. ; Elias, N. C. ; Sella, A. C. ; Escobal, G. ; RIBEIRO, D.M. ; Oliveira, M.A. ; GAMBA, J. ; CHEREGUINI, P. A. C. . Seminários de Pesquisa do LAHMIEI. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Fernanda Santos Mota. Aplicação de um sistema informatizado para o ensino de avaliações de preferência para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rafaela de Melo Franco. Uma comparação de dois métodos para ensinar tato para crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniela Mendonça Ribeiro.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mônica Ximenes Carneiro da Cunha. Uma avaliação dos comportamentos de contar e de recontar histórias em crianças com autismo. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais: Educação, Pesq) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Daniela Mendonça Ribeiro.

2.
Nadjane Carla Salustiano Ribeiro. Caracterização dos alunos com autismo com idades entre 10 e 13 anos incluídos no Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Maceió. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais: Educação, Pesq) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Daniela Mendonça Ribeiro.

3.
Nara Ribeiro Correia. Caracterização dos alunos com autismo incluídos no segundo período da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Maceió. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais: Educação, Pesq) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Daniela Mendonça Ribeiro.

4.
Silvana Paula Mendonça de Alcântara Lima. Caracterização dos alunos com autismo com idades entre 8 e 9 anos incluídos no Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Maceió. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais: Educação, Pesq) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Daniela Mendonça Ribeiro.

5.
Antônia Luciane de Carvalho Duarte. Uma Avaliação dos repertórios de leitura e escrita de uma criança com transtorno do espectro do autismo. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais: Educação, Pesq) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Daniela Mendonça Ribeiro.

6.
Nínive Rodrigues Cavalcanti de Melo. Caracterização dos alunos com autismo incluídos no maternal II e primeiro período da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Maceió. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais: Educação, Pesq) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Daniela Mendonça Ribeiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Deyse Grasiele Pinto da Silveira. Revisão da literatura sobre a Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Daniela Mendonça Ribeiro.

2.
Rayssa Sarmento Teodosio Cavalcante. Os efeitos do ensino do tato na emergência de comportamentos de ouvinte e de categorização em crianças com autismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Daniela Mendonça Ribeiro.

Iniciação científica
1.
Pedro Henrique Matias Marques Gomes. Uma avaliação de dois procedimentos para ensinar nomeação para crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Orientador: Daniela Mendonça Ribeiro.

2.
Rayssa Sarmento Teodosio Cavalcante. Aquisição dos comportamentos de ouvinte e de categorização a partir do ensino do tato-múltiplo por crianças com Transtornos do Espectro do Autismo. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Daniela Mendonça Ribeiro.

3.
Maria Thaís Santos Bandeira. Avaliação de um procedimento de ensino de tato-múltiplo para crianças com Transtornos do Espectro do Autismo. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Orientador: Daniela Mendonça Ribeiro.

4.
Rayssa Sarmento Teodosio Cavalcante. Aplicação do procedimento de ensino de tato e análise dos seus efeitos sobre a emergência de comportamentos de ouvinte e de categorização em crianças com autismo. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniela Mendonça Ribeiro.

5.
Maria Thaís Santos Bandeira. Avaliação de um procedimento de ensino de tato para crianças com autismo. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Daniela Mendonça Ribeiro.

6.
Xênia Pereira da Silva. Identificação de comportamentos constituintes do repertório de contar histórias. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniela Mendonça Ribeiro.

7.
Bruna Machado de Oliveira. Revisão da literatura sobre procedimentos de ensino de abstração. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC, Cesmac. Orientador: Daniela Mendonça Ribeiro.

Orientações de outra natureza
1.
Fernanda Santos Mota. Estágio docência. 2018. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Daniela Mendonça Ribeiro.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 17:13:34