Luiz Carlos Gesqui

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  • Última atualização do currículo em 05/07/2018


Doutor em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professor Permanente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Araraquara (UNIARA) e Pesquisador da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP). Desenvolve pesquisas relacionadas as avaliações externas em larga escala com ênfase no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP) e seus desdobramentos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Carlos Gesqui
Nome em citações bibliográficas
GESQUI, L. C.;GESQUI, LUIZ CARLOS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Araraquara, Mestrado Profissional em Educação: Processos de ensino, gestão e inovação..
Rua Voluntários da Pátria - de 1045/1046 a 3165/3166
Centro
14801320 - Araraquara, SP - Brasil
Telefone: (16) 33017341
URL da Homepage: http://www.uniara.com.br/cursos/presencial/mestrado/educacao-processos-de-ensino-gestao-e-inovacao/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP): a materialização da racionalidade tecnológica., Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. Carlos Antonio Giovinazzo Junior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2005 - 2008
Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Organizacao da escola, absenteismo docente e discente e rendimento escolar,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Profa. Livre- Docente Alda Junqueira Marin.
Bolsista do(a): Secretaria da Educacao do Estado de Sao Paulo, SEE/SP, Brasil.
Palavras-chave: organizacao,absenteismo, rendimento.
2010 - 2012
Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena.
Faculdade Corporativa CESPI, FACESPI, Brasil.
Título: O IDESP como parâmetro para a atuação do gestor da escola pública paulista de ensino regular..
Orientador: Prof. Ms. Fernando César Gouvêa.
1994 - 1997
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física.
Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, ESEFJ, Brasil.
Título: Performance e Perspectiva do Adulto: Um Estudo de Caso.
Orientador: Prof. Livre-Docente Afonso Antonio Machado.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2010 - 2010
Oficina Saresp: uma avaliação importante para .... (Carga horária: 4h).
UNESP Bauru, UNESP BAURU, Brasil.
2010 - 2010
Política educacional, indicadores e inclusão.. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2007 - 2007
Estação da Luz da Nossa Língua. (Carga horária: 120h).
Secretaria da Educacao do Estado de Sao Paulo, SEE/SP, Brasil.
2006 - 2006
Ensino Médio em Rede- Professor Coordenador. (Carga horária: 160h).
Secretaria da Educacao do Estado de Sao Paulo, SEE/SP, Brasil.
2005 - 2005
Gestão Escolar e Tecnologia. (Carga horária: 80h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP, Brasil.
2002 - 2003
TV na escola e os desafios de hoje. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2002
Circuito Gestão (V) Gestão do projeto pedagógico c. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educacao do Estado de Sao Paulo, SEE/SP, Brasil.
2002 - 2002
PCE: Liderança e trabalho de equipe e tomada de de. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educacao do Estado de Sao Paulo, SEE/SP, Brasil.
2002 - 2002
PCE: Aprendendo e Compreendendo o mundo- Ensino Mé. (Carga horária: 30h).
Secretaria da Educacao do Estado de Sao Paulo, SEE/SP, Brasil.
2002 - 2002
Encontro Presencial TV Escola. (Carga horária: 25h).
Secretaria da Educacao do Estado de Sao Paulo, SEE/SP, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Atividades Técnico pedagógicas- Perspectivas inova. (Carga horária: 45h).
Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, ESEF, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Educação Física Escolar: uma nova abordagem. (Carga horária: 45h).
Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, ESEF, Brasil.
1997 - 1997
Avaliação Física. (Carga horária: 12h).
Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, ESEF, Brasil.
1997 - 1997
Atualização em medicina esportiva (ouvinte). (Carga horária: 6h).
Faculdade de Medicina de Jundiaí, FMJ, Brasil.
1997 - 1997
Educação do Movimento. (Carga horária: 48h).
Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, ESEF, Brasil.


Atuação Profissional



Luiz Carlos Gesqui, LCG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Autônomo
Outras informações
Desenvolvo o projeto de pesquisa de modo independente. No momento (até dezembro de 2014) coleto informações das edições 2009 e 2010 do IDESP.


Universidade de Araraquara, UNIARA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Membro da Comissão responsável pelo Processo Seletivo para o primeiro semestre de 2015. Membro da Comissão responsável pelo Processo Seletivo para o primeiro semestre de 2016.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor e pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor e pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do corpo permanente do Mestrado Profissional em Educação; Integrante do Núcleo Estruturante do Mestrado Profissional em Educação; Responsável a partir de 2014 da disciplina obrigatória "Dimensões da Gestão Educacional"; Professor colaborador na disciplina obrigatória "Bases para a elaboração de projetos de pesquisa (2014)"; Responsável a partir de 2015 da disciplina eletiva "Diferentes dimensões da avaliação educacional"; Professor colaborador na disciplina obrigatória "Bases para a elaboração de projetos de pesquisa (2015)".

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Membro da Comissão responsável pelo Processo seletivo para o primeiro semestre de 2014.

Atividades

02/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário de Araraquara - SP - Brasil, .


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno do Pós doutorado
Outras informações
Aluno do pós doutorado sob a supervisão da Profa.Dra. Alda Junqueira Marin

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Aluno de Doutorado, Enquadramento Funcional: Aluno do Doutorado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Aluno de Mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno do Mestrado, Carga horária: 20

Atividades

02/2009 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Estudos Pós Graduados em Educação:História, Política, Sociedade, .

08/2005 - 02/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Estudos Pós Graduados em Educação:História, Política, Sociedade, .


Secretaria Estadual de Educação, S.E.E., Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Vice diretor substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Coordenador, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Função Atividade, Carga horária: 36

Atividades

08/2002 - 04/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física
09/2009 - 12/2009
Direção e administração, E.E. Prof. João Batista Curado, .

Cargo ou função
Vice diretor substituto.
08/2001 - 01/2006
Direção e administração, E.E.Prof. Isaura de Miranda Botto., .

Cargo ou função
Professor Coordenador.
02/2000 - 02/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Telecurso Segundo Grau

Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços especializados
Outras informações
Participar de encontros de formação realizados no âmbito do Programa de Avaliação e Aprendizagem; participar de reuniões de planejamento para elaborar atividades e produzir materiais para encontros de formação; realizar formação de grupos de gestores educacionais sobre avaliação educacional em larga escala (coordenando o grupo de participantes); participar de reuniões de avaliação; elaborar relatório sobre os encontros de formação e planejamento das formações de Espirito Santo.



Linhas de pesquisa


1.
Escola e cultura: perspectivas das Ciências Sociais.
2.
Escola e cultura: perspectivas das Ciências Sociais.
3.
Processos de ensino e gestão educacional


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA PAULISTA DE ENSINO REGULAR: ANÁLISES POR MEIO DO IDESP
Descrição: Este projeto tem por finalidade analisar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP) 2015 de todas as escolas da rede pública paulista de ensino regular no que se refere às taxas de aprovação dos alunos da rede e aos valores percentuais e absolutos de alunos classificados em cada nível de proficiência identificando o que os alunos conseguem e não conseguem efetivamente realizar em cada em cada etapa de escolarização oportunizando tais análises quanto à possibilidade de uso efetivo em sala de aula e na gestão da escola. Toma como fundamentação teórica alguns conceitos relativos à área cotejando com dados da produção recente sobre a utilização dos indicadores estatísticos no campo educacional e, em especial, na gestão da escola. Trata-se de analisar pesquisas que utilizam o IDESP como objeto de estudo e analisar os indicadores IDESP 2015 da rede pública paulista de ensino regular para exercer mediação complementando e organizando dados destinados à realidade escolar. Além disso, o projeto tem outra possibilidade de contribuição, mas que não é o objetivo desta pesquisa, qual seja: a elaboração de material técnico ? produzido fora do âmbito da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) e divulgados em periódicos e eventos do campo educacional ? que subsidie docentes e gestores escolares na condução do cotidiano escolar. O projeto está dividido em três (3) etapas a serem cumpridas pelos pesquisadores, cada qual com suas incumbências, no período que vai de maio de 2016 a abril de 2019..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luiz Carlos Gesqui - Coordenador / Alda Junqueira Marin - Integrante.
2014 - 2015
Questões pedagógicas da escola pública paulista: possibilidades de análise por meio do IDESP.
Descrição: O projeto questiona os efeitos do uso desse indicador sobre as questões internas pedagógicas da escola pública paulista de ensino regular do Estado de São Paulo, uma vez que atingir as metas estabelecidas anualmente pela SEE-SP, não leva à evolução do desempenho de alunos dos níveis mínimos de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática a padrões mais elevados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
Possibilidades e limites do uso de resultados de pesquisas e orientações bibliográficas sobre procedimentos relativos ao ensino escolar.
Descrição: Este projeto tem por finalidade retomar temas e focos do campo do ensino para ressignificá-los quanto à possibilidade de uso efetivo em sala de aula e situações escolares. Toma como balizas alguns dados da produção recente sobre os temas apontados a seguir. Trata-se de analisar pesquisas realizadas sobre procedimentos de ensino, de avaliação de ensino e aprendizagem, de organização e gestão do ensino para exercer mediação complementando e organizando dados destinados à realidade escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Organização e gestão das instituições escolares
Descrição: O projeto busca analisar os efeitos de políticas educacionais de formação continuada docente e de exames unificados na atuação das equipes escolares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Organização e análise longitudinal dos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação do estado de São Paulo (IDESP): subsídios para críticas.
Descrição: Este projeto tem por finalidade organizar, em instrumento único, e analisar as principais informações referentes ao IDESP no período de 2007 até a última edição do mesmo. Justifica-se tal objetivo pelo fato de que tais informações encontram-se diluídas em diferentes documentos o que dificulta a elaboração de críticas a esta política educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luiz Carlos Gesqui - Coordenador.
2009 - 2012
O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP): a materialização da racionalidade tecnológica.
Descrição: Pesquisa que investigou a redução do conceito de qualidade educacional a partir dos índices produzidos pelas avaliações educacionais em larga escala, neste caso o IDESP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Teoria crítica, Formação e Cultura
Descrição: Os objetivos são analisar, sob a perspectiva da teoria crítica da sociedade, as relações entre a formação do indivíduo proporcionada pela educação escolar e a manifestação do preconceito em face da educação inclusiva e aquelas desenvolvidas entrer psicologia e estatística na esfera da educação, com a finalidade de padronizar as condutas escolares e avaliar o desempenho dos alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Luiz Carlos Gesqui - Integrante / Carlos A. Giovinazzo Junior - Integrante / Odair Sass - Coordenador / Maria A. P. Minhoto - Integrante / José Leon Crochik - Integrante / Ricardo Casco - Integrante / Pedro F. da Silva - Integrante.
2006 - 2009
Organização Escolar e práticas pedagógicas
Descrição: A partir de estudos, realizados no período de 2002 a 2006, mediante os quais fomos nos aproximando das entradas sobre currículo, alunos e docência na perspectiva das relações entre escola e cultura com focos e buscando caminhos para a investigação cabe, agora, a busca de aprofundamentos em estudos mais delimitados e com menor escopo, porém com maior concentração. É nesta direção que este projeto está proposto buscando, por um lado, abordar questões sobre a escola privilegiando sua organização - antes sempre considerada, porém não como foco específico - e, por outro lado, focalizar as práticas pedagógicas no interior das escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luiz Carlos Gesqui - Integrante / Alda Junqueira Marin - Coordenador / Luciana M. Giovani - Integrante / José Geraldo Silveira Bueno - Integrante / Helena de Paula M. Albuquerque - Integrante.
2005 - 2007
Absenteísmo de professores e alunos e organização da escola.
Descrição: Projeto de pesquisa que investigou o absenteísmo de professores e alunos da escola pública da rede pública estadual paulista e cotejando-os com o rendimento escolar dos alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GESQUI, LUIZ CARLOS2016GESQUI, LUIZ CARLOS. O IDEB COMO PARÂMETRO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: algumas preocupações. Cadernos de Pesquisa, v. 23, p. 88-99, 2016.

2.
GESQUI, L. C.;GESQUI, LUIZ CARLOS2015GESQUI, L. C.. O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP): Práticas Escolares Resultantes. Educação (UFSM), v. 40, p. 465-476, 2015.

3.
GESQUI, L. C.;GESQUI, LUIZ CARLOS2015GESQUI, L. C.. O estreitamento curricular em função dos resultados das avaliações externas em larga escala.. Práxis Educacional, v. 11, p. 229-245, 2015.

4.
GESQUI, L. C.;GESQUI, LUIZ CARLOS2015GESQUI, L. C.. O estreitamento curricular em função dos resultados das avaliações externas em larga escala.. Práxis Educacional (Online), v. 11, p. 229-245, 2015.

5.
GESQUI, L. C.;GESQUI, LUIZ CARLOS2015GESQUI, L. C.. O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP): Práticas escolares resultantes.. Educação (Santa Maria. Online), v. 40, p. 465-475, 2015.

6.
GESQUI, L. C.;GESQUI, LUIZ CARLOS2014GESQUI, L. C.. Absenteísmo Docente na Escola Pública Paulista: Usos e Abusos do Amparo Legal. revista Comunicações, v. 21, p. 33-40, 2014.

7.
GESQUI, L. C.;GESQUI, LUIZ CARLOS2014GESQUI, L. C.. A gestão escolar refém dos resultados das avaliações externas em larga escala.. Revista de Ciências Humanas, v. 15, p. 18-29, 2014.

8.
GESQUI, L. C.;GESQUI, LUIZ CARLOS2014GESQUI, L. C.. Os resultados das avaliações educacionais em larga escala e seus impactos nas práticas escolares.. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 3, p. 513-525, 2014.

9.
GESQUI, L. C.;GESQUI, LUIZ CARLOS2014GESQUI, L. C.. Os resultados das avaliações educacionais em larga escala e seus impactos nas práticas escolares.. Revista Ibero-americana de estudos em educação., v. 9, p. 513-525, 2014.

10.
GESQUI, L. C.;GESQUI, LUIZ CARLOS2014GESQUI, L. C.. ABSENTEÍSMO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA: USOS E ABUSOS DO AMPARO LEGAL.. Comunicações (UNIMEP), v. 21, p. 33-40, 2014.

11.
GESQUI, L. C.;GESQUI, LUIZ CARLOS2011GESQUI, L. C.. O poder da gestão escolar na encruzilhada dos caminhos para outros destinos das horas-aula. Cadernos ANPAE, v. 1, p. 1-12, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
GESQUI, L. C.. Gestão democrática nas escolas brasileiras: do estabelecido legalmente ao observado no cotidiano.. In: Elaine Medeiros Borges; Laura Assis; Marina Furtado Terra; Mayanna Auxiliadora Martins Santos.. (Org.). Casos de gestão: políticas e situações do cotidiano educacional,2017. 1ed.Juiz de Fora: FADEPE/JF, 2017, v. 1, p. 115-123.

2.
GESQUI, L. C.. Questões pedagógicas da escola pública paulista de ensino regular: possibilidades de análise do ciclo I do ensino fundamental por meio do IDESP.. In: Alda Junqueira Marin; Luciana Maria Giovanni. (Org.). Práticas e saberes docentes: os anos iniciais em foco.. 1ed.Araraquara: Junqueira&Marin Editores, 2016, v. 1, p. 92-114.

3.
GESQUI, L. C.. Organização do trabalho na escola pública paulista em função do absenteísmo docente.. In: Angela Maria Martins; Margarete May B. Rosito; Sandra Lúcia Ferreira Acosta.. (Org.). Anais do IX Encontro Regional da Anpae Sudeste e XII Encontro Estadual da Anpae-SP.. 1ed.São Paulo: Cruzeiro do Sul Educacional, 2014, v. 1, p. 830-840.

4.
GESQUI, L. C.. A organização da escola pública em função do absenteísmo docente: relações com a frequência e rendimento escolar dos alunos.. In: MARIN,A. J.. (Org.). Escolas,organizações e ensino.. 1ed.Araraquara: Junqueira&Marin Editores, 2013, v. , p. 45-67.

5.
GESQUI, L. C.. Passou como um trem pela ferrovia. In: Eusébio Pereira dos Santos. (Org.). Meu pai foi ferroviário. 6ed.Jundiaí: Grupo maxprint, 2013, v. 1, p. 164-166.

6.
GESQUI, L. C.. A importância dos resultados dqs avaliações educacionais em larga escala na definição de práticas escolares.. In: Maria G. C. Tommasiello; Alda Junqueira Marin; Selma Garrido Pimenta; Luiz Marcelo de Carvalho; José Carlos Fusari.. (Org.). Didática e Práticas de Ensino na Realidade Escolar Contemporânea: Constatações, Análise e Proposições.. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin, 2012, v. 3, p. 002611-002619.

7.
GESQUI, L. C.. Lições do esporte. In: Jorge Alves de Oliveira; Márcio Martelli. (Org.). Bate-papo no gramado. Filosofia: razão e emoção.. 1ed.Jundiaí: Inhouse, 2008, v. 1, p. 63-65.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GESQUI, L. C.; PENNA, M. G. O. ; MOLINARI, S. G. S. ; SOUZA, R. B. . Currículo, didática e avaliação da aprendizagem: da aproximação necessária ao distanciamento observadao no cotidiano escolar.. In: ENDIPE 2016, 2016, Cuiabá. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira., 2016.

2.
GESQUI, L. C.. A Didática na rede pública paulista em função das avaliações educacionais em larga escala.. In: ENDIPE 2016, 2016, Cuiabá. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira., 2016.

3.
GESQUI, L. C.. Condições de trabalho dos professores eventuais da rede pública paulista de ensino regular: questões preocupantes.. In: X Seminário Internacional da Rede Estrado., 2014, Salvador. http://www.redeestrado.org/web/inicio.php, 2014.

4.
GESQUI, L. C.. Organização do trabalho na escola pública paulista em função do absenteísmo docente.. In: IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE-SP, 2014, São Paulo. IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE-SP, 2014.

5.
GESQUI, L. C.; SANCHES, S. M. ; FALSARELLA, A. M. . O trabalho docente e a gestão escolar na escola pública: entre a regulamentação externa e a regulação interna.. In: XVII ENDIPE, 2014, Fortaleza-CE. XVII ENDIPE, 2014.

6.
GESQUI, L. C.. Os impactos dos resultados das avaliações educacionais em larga escala no trabalho docente e na gestão escolar.. In: XVII ENDIPE, 2014, Fortaleza-CE. XVII ENDIPE, 2014.

7.
GESQUI, L. C.. O Índice de desenvolvimento da educação do Estado de São Paulo (IDESP): possibilidades e limitações.. In: VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP, 2012, Campinas. VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP, 2012.

8.
GESQUI, L. C.. A importância dos resultados das avaliações educacionais em larga escala na definição de práticas escolares.. In: XVI ENDIPE, 2012, Campinas. XVI ENDIPE, 2012.

9.
GESQUI, L. C.; WATANABE, C. A. A. ; REIS, R. R. . Práticas escolares voltadas a resultados: repercussões na qualidade de ensino.. In: XVI ENDIPE, 2012, Campinas. XVI ENDIPE, 2012.

10.
GESQUI, L. C.. O poder da gestão escolar na encruzilhada dos caminhos para outros destinos da horas-aula. In: XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero americano de Política e administração da educação, 2011, São Paulo. Poliiticas Públicas e gestão da educação: construção histórica, debates comtemporâneos e novas perspectivas, 2011.

11.
GESQUI, L. C.. A importancia da organização escolar na frequencia e rendimento de alunos: aproximaçõpes à escola pública paulista.. In: 33 ANPED, 2010, Caxambú MG. 33 ANPED, 2010.

12.
GESQUI, L. C.. Formação e condições de professores eventuais atuantes na rede pública estadual. In: 32 ANPED, 2009, Caxambú. 32 Anped, 2009.

13.
GESQUI, L. C.. Organização da escola, absenteísmo de professores e alunos. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. XIV ENDIPE. Porto Alegre, 2008. v. 1.

14.
GESQUI, L. C.. Organização da escola, absenteismo de professores e alunos e rendimento escolar. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Vitória, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GESQUI, L. C.. O esclarecimento do que os índices estatísticos expressam em termos de aprendizagem dos alunos como instrumento de aproximação entre escola pública e comunidade escolar.. In: Seminário Avaliação da escola pública sob o viés da qualidade social., 2016, Campinas. Avaliação da escola pública sob o viés da qualidade social.. Campinas: FE-UNICAMP, 2016. p. 51-53.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GESQUI, L. C.; PENNA, M. G. O. ; MOLINARI, S. G. S. ; SOUZA, R. B. . Currículo, Didática e avaliação da aprendizagem: da aproximação necessária ao distanciamento observado no cotidiano escolar.. In: ENDIPE 2016, 2016, Cuiabá. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira: caderno de resumos.. Cuiabá: UFMT, 2016. p. 436-436.

2.
GESQUI, L. C.. A Didática na rede pública paulista em função das avaliações educacionais em larga escala.. In: ENDIPE 2016, 2016, Cuiabá. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira., 2016.

3.
GESQUI, L. C.. Condições de trabalho dos professores eventuais da rede pública paulista de ensino regular: questões preocupantes.. In: X Seminário Internacional da Rede Estrado., 2014, Salvador. http://www.redeestrado.org/web/inicio.php, 2014.

4.
GESQUI, L. C.. Organização do trabalho na escola pública paulista em função do absenteísmo docente.. In: IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE-SP, 2014, São Paulo. IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE-SP, 2014.

5.
GESQUI, L. C.; SANCHES, S. M. ; FALSARELLA, A. M. . O trabalho docente e a gestão escolar na escola pública: entre a regulamentação externa e a regulação interna.. In: XVII ENDIPE, 2014, Fortaleza-CE. XVII ENDIPE, 2014.

6.
GESQUI, L. C.. Os impactos dos resultados das avaliações educacionais em larga escala no trabalho docente e na gestão escolar.. In: XVII ENDIPE, 2014, Fortaleza-CE. XVII ENDIPE, 2014.

7.
GESQUI, L. C.. O Índice de desenvolvimento da educação do Estado de São Paulo (IDESP): possibilidades e limitações.. In: VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP, 2012, Campinas. VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP, 2012.

8.
GESQUI, L. C.. A importância dos resultados das avaliações educacionais em larga escala na definição de práticas escolares.. In: XVI ENDIPE, 2012, Campinas. XVI ENDIPE, 2012.

9.
GESQUI, L. C.; WATANABE, C. A. A. ; REIS, R. R. . Práticas escolares voltadas a resultados: repercussões na qualidade de ensino.. In: XVI ENDIPE, 2012, Campinas. XVI ENDIPE, 2012.

10.
GESQUI, L. C.. O Índice de desenvolvimento da educação do Estado de São Paulo (IDESP): Práticas decorrentes.. In: III Semimario 'Teoria crítica, Formação e Indivíduo: Educação e Trabalho., 2012, São Paulo. III Semimario "Teoria crítica, Formação e Indivíduo: Educação e Trabalho., 2012.

11.
GESQUI, L. C.. O poder da gestão escolar na encruzilhada dos caminhos para outros destinos da horas-aula. In: XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2011, São Paulo. Cadernos ANPAE, 2011. v. I.

12.
GESQUI, L. C.. Os critérios que compõem o índice de desenvolvimento da educação no estado de São Paulo (IDESP): possibilidades e limitações.. In: Seminario, 2010, São Paulo. Seminario, 2010.

13.
GESQUI, L. C.. A importancia da organização escolar na frequencia e rendimento de alunos: aproximaçõpes à escola pública paulista.. In: 33 Anped, 2010, Caxambu. 33 Anped, 2010.

14.
GESQUI, L. C.. O componente curricular Educação Física e as ausencias dos professores na ede estadual paulista.. In: 5 Congresso de Educação Física de Jundiaí, 2010, Jundiaí. 5 Congresso de Educação Física de Jundiaí, 2010.

15.
GESQUI, L. C.. Formação e condições de professores eventuais atuantes na rede pública estadual. In: 32 reunião anual da ANPED, 2009, Caxambu - MG. Anais da 32ª Reunião Anual da ANPEd. Rio de Janeiro - RJ: ANPEd, 2009. v. 1. p. 1-15.

16.
GESQUI, L. C.. Organização da escola, absenteísmo de professores e de alunos. In: XIV ENDIPE, 2008, PORTO ALEGRE. XIV ENDIPE. PORTO ALEGRE, 2008.

17.
GESQUI, L. C.. Organização da escola, absenteismo de professores e alunos e rendimento escolar. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Vitória, 2007.

18.
GESQUI, L. C.. Organização da escola, absenteísmo de professores e alunos e rendimento escolar. In: I Encontro de Pesquisa: Inclusão/Exclusão escolar e Desigualdades Sociais, 2006, São Paulo-SP. I Encontro de Pesquisa: Inclusão/Exclusão escolar e Desigualdades Sociais. São Paulo-SP, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
GESQUI, L. C.. O esclarecimento do que os índices estatísticos expressam em termos de aprendizagem dos alunos como instrumento de aproximação entre escola pública e comunidade escolar.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
GESQUI, L. C.; PENNA, M. G. O. ; MOLINARI, S. G. S. ; SOUZA, R. B. . Currículo, didática e avaliação da aprendizagem: da aproximação necessária ao distanciamento observado no cotidiano escolar.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GESQUI, L. C.. A Didática da rede pública paulista em função das avaliações educacionais em larga escala.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GESQUI, L. C.. Condições de trabalho dos professores eventuais da rede pública paulista de ensino regular: questões preocupantes.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
GESQUI, L. C.. Organização do trabalho na escola pública paulista em função do absenteísmo docente.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GESQUI, L. C.; SANCHES, S. M. ; FALSARELLA, A. M. . O trabalho docente e a gestão escolar na escola pública: entre a regulamentação externa e a regulação interna.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GESQUI, L. C.. Os impactos dos resultados das avaliações educacionais em larga escala no trabalho docente e na gestão escolar.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GESQUI, L. C.. O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP): a materialização da racionalidade tecnológica.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
GESQUI, L. C.. O Índice de desenvolvimento da educação do Estado de São Paulo (IDESP): possibilidades e limitações.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GESQUI, L. C.. A importância dos resultados das avaliações educacionais em larga escala na definição de práticas escolares.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
GESQUI, L. C.; WATANABE, C. A. A. ; REIS, R. R. . Práticas escolares voltadas a resultados: repercussões na qualidade de ensino.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
GESQUI, L. C.. O Índice de desenvolvimento da educação do Estado de São Paulo (IDESP): Práticas decorrentes.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
GESQUI, L. C.. O PODER DA GESTÃO ESCOLAR NA ENCRUZILHADA DOS CAMINHOS PARA OUTROS DESTINOS DAS HORAS-AULA.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
GESQUI, L. C.. Os critérios que compõem o indice de desenvolvimento da educação do estado de São Paulo (IDESP): possibilidades e limitações.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
GESQUI, L. C.. A importancia da organização escolar na frequencia e rendimento escolar de alunos: aproximações à escola pública paulista.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
GESQUI, L. C.. O componente curricular educação Física e as ausencias dos professores na rede pública estadual paulista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
GESQUI, L. C.. Os resultados das avaliações externas em larga escala e seus impactos nas práticas escolares.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
GESQUI, L. C.. Os critérios que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
GESQUI, L. C.. Formação e condições de professores eventuais atuantes na rede pública estadual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
GESQUI, L. C.. Organização da Escola, Absenteísmo de professores e alunos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
GESQUI, L. C.. Organização da escola, absenteísmo de professores e alunos e rendimento escolar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
GESQUI, L. C.. ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA, ABSENTEÍSMO DE PROFESSORES E ALUNOS E RENDIMENTO ESCOLAR. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GESQUI, LUIZ CARLOS. VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional.. 2017.

Produtos tecnológicos
1.
GESQUI, L. C.. Questionário aplicado aos gestores das escolas da rede pública paulista de ensino regular referente ao IDESP.. 2011.

2.
GESQUI, L. C.. Comparativo IDESP (2007 a 2011) das escolas da rede pública paulista de ensino regular. 2010.

3.
GESQUI, L. C.. Absenteísmo de professores da rede estadual paulista.. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
GESQUI, L. C.. Professores iniciantes e bem sucedidos: análise das estratégias didáticas de professores bem sucedidos em início de carreira.. 2017.

2.
GESQUI, L. C.. Possibilidades de superação do uso restrito dos resultados das avaliações externas Prova Brasil e SARESP no processo educacional.. 2017.

3.
GESQUI, L. C.. Possibilidades de superação do uso restrito dos resultados das avaliações externas Prova Brasil e SARESP no processo educacional.. 2017.

4.
GESQUI, L. C.. EDUCAÇÃO FINANCEIRA INTERDISCIPLINAR COM MATEMÁTICA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA: Uma proposta inovadora para o ensino médio e sua importância curricular.. 2017.

5.
GESQUI, L. C.. A INDISCIPLINA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II ? SUPERANDO UMA ESCOLA DE APARÊNCIA.. 2017.

6.
GESQUI, L. C.. O Papel do Gestor como articulador da Prática Pedagógica no contexto de uma Escola Inclusiva na perspectiva do Trabalho Colaborativo - Um Estudo de Caso.. 2017.

7.
GESQUI, L. C.. A educação como elemento central na formação da sociedade.. 2017.

8.
GESQUI, L. C.. As avaliações educacionais em larga escala e a qualidade da educação pública paulista: o que dizem os números do IDESP?. 2016.

9.
GESQUI, L. C.. A ação supervisora na formação de gestores em um contexto de gestão participativa.. 2016.

10.
GESQUI, L. C.. A contribuição dos ensinos fundamental e médio da rede pública na formação ética, cidadã e em direitos humanos do indivíduo.. 2016.

11.
GESQUI, L. C.. A utilização das tecnologias de informação e comunicação na gestão escolar: plataformas digitais propostas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP).. 2016.

12.
GESQUI, L. C.. Evasão discente na educação profissional: Causas e consequências.. 2016.

13.
GESQUI, L. C.. Estudo das funções sociais expressas nos trabalhos de conclusão de cursos superiores de tecnologia em informática.. 2015.

14.
GESQUI, L. C.. As transformações na gestão escolar na rede estadual paulista em debate: modelos analíticos, sujeitos e relações de força.. 2015.

15.
GESQUI, L. C.. O professor especialista: concepções e práticas de trabalho na Coordenação Pedagógica.. 2015.

16.
GESQUI, L. C.. Emancipação da educação e formação de professores em Adorno.. 2015.

17.
GESQUI, L. C.. Análise dos resultados IDESP 2014. 2015.

18.
GESQUI, L. C.. Análise dos resultados IDESP 2014. 2015.

19.
GESQUI, L. C.. Interpretação pedagógica dos resultados IDESP 2014 da escola. 2015.

20.
GESQUI, L. C.. Interpretação pedagógica do IDESP 2014 da escola. 2015.

21.
GESQUI, L. C.. Práticas eficazes de gestão profissional em unidades de ensino: definição de construto, tarefas e parâmetros para a avaliação em contextos brasileiros.. 2015.

22.
GESQUI, L. C.. A evasão escolar no ensino médio técnico no curso de informática do IFSP-Barretos na perspectiva de alunos, docentes e servidores.. 2015.

23.
GESQUI, L. C.. A relação entre escola e comunidade na perspectiva da gestão democrática. 2014.

24.
GESQUI, L. C.. Análise do IDESP 2013. 2014.

25.
GESQUI, L. C.. Análise do IDESP 2013. 2014.

26.
GESQUI, L. C.. Avaliação de desempenho:um estudo desta ferramenta.. 2014.

27.
GESQUI, L. C.. Adolescente em liberdade assistida:análise quanto as dificuldades de (re)inserção na rede regular de ensino público em um município do interior paulista.. 2014.

28.
GESQUI, L. C.. A expansão recente das IFES e o impacto nas estruturas organizacionais.. 2014.

29.
GESQUI, L. C.. Interpretação pedagógica dos resultados IDESP 2013 da escola. 2014.

30.
GESQUI, L. C.. Interpretação pedagógica dos resultados IDESP 2013 da escola. 2014.

31.
GESQUI, L. C.. O indicador IDESP 2012: análise dos resultados. 2013.

32.
GESQUI, L. C.. O indicador IDESP 2012: análise dos resultados (II). 2013.

33.
GESQUI, L. C.. Aspectos da Organização Escolar. 2012.

34.
GESQUI, L. C.. O indicador IDESP: uma leitura detalhada III.. 2012.

35.
GESQUI, L. C.. Indicador IDESP: uma leitura detalhada IV. 2012.

36.
GESQUI, L. C.. Gestão da escola a partir dos indicadores IDESP. 2012.

37.
GESQUI, L. C.. Gestão da escola a partir dos indicadores IDESP (II).. 2012.

38.
GESQUI, L. C.. Gestão da escola e a gestão dos resultados educacionais.. 2012.

39.
GESQUI, L. C.. Gestão da escola e a gestão pedagógica.. 2012.

40.
GESQUI, L. C.. Gestão da escola e a gestão participativa.. 2012.

41.
GESQUI, L. C.. Gestão da escola e a gestão de serviços e recursos.. 2012.

42.
GESQUI, L. C.. Gestão da escola e a gestão das pessoas.. 2012.

43.
GESQUI, L. C.. O indicador IDESP 2011: análise dos resultados. 2012.

44.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Albino de Oliveira.. 2011.

45.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Américo Mendes.. 2011.

46.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Anna Rita A. Ludke.. 2011.

47.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Antonino Messina.. 2011.

48.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Antonio A.M.S. Brandão.. 2011.

49.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Antonio Loureiro.. 2011.

50.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Aparecida M. Dias.. 2011.

51.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Aparecido Garcia. 2011.

52.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Armanda S. Polenti.. 2011.

53.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Carlos F. Guimarães.. 2011.

54.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Cesarina Fortarel G. Dias.. 2011.

55.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Deodato Janski.. 2011.

56.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Deolinda C. S. Lima.. 2011.

57.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Duilio Mazieiro.. 2011.

58.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Flávio D'Angieri. 2011.

59.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Geralda B. Facca.. 2011.

60.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Geraldo P. D. Paes.. 2011.

61.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Gl[oria da S. R. Genovese.. 2011.

62.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Hermenegildo M. Comendador.. 2011.

63.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Isabel C. M. de Oliveira.. 2011.

64.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Ivo de Bonna.. 2011.

65.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Joaquim C. de Freitas.. 2011.

66.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB José L. do P. Filho.. 2011.

67.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB José R. Pereira.. 2011.

68.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Judith A. C. Arruda.. 2011.

69.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Lázaro M. Duarte.. 2011.

70.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Luiz B. de Souza.. 2011.

71.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Luiz Riveli.. 2011.

72.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Luzia F. de S. Martins.. 2011.

73.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Marcos Gasparian.. 2011.

74.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Maria J. M. de Toledo.. 2011.

75.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Marina de A. R. Carvalho.. 2011.

76.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Melania F. Barbosa.. 2011.

77.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Nassib Cury.. 2011.

78.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Odila Ritcher.. 2011.

79.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Pedro C. Fornari.. 2011.

80.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Pedro de Oliveira.. 2011.

81.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Ranieri Mazili.. 2011.

82.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Rotary Club.. 2011.

83.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Ursula Gherelo.. 2011.

84.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Oscar A. Guelli.. 2011.

85.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB João Luiz de Campos.. 2011.

86.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB José S. Sobrinho.. 2011.

87.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da EMEB Flórida Mestag.. 2011.

88.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da CMEB Aprendizado Dom J. Gaspar.. 2011.

89.
GESQUI, L. C.. Interpretação Pedagógica dos itens SARESP. 2011.

90.
GESQUI, L. C.. Os resultados das avaliações educacionais e seus impactos nas práticas escolares.. 2011.

91.
GESQUI, L. C.. A coleta, organização e análise de dados na pesquisa científica.. 2011.

92.
GESQUI, L. C.. Programa Avaliação e aprendizagem (PGI). 2011.

93.
GESQUI, L. C.. Programa Avaliação e Aprendizagem (PG II). 2011.

94.
GESQUI, L. C.. Programa Avaliação e Aprendizagem (GOI). 2011.

95.
GESQUI, L. C.. Programa Avaliação e Aprendizagem (GO II). 2011.

96.
GESQUI, L. C.. Indicador IDESP: Uma leitura detalhada II. 2011.

97.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores IDESP 2009 e 2010 da CMEB Casa da Criança.. 2011.

98.
GESQUI, L. C.. Relatório SARESP 2009: Uma orientação detalhada.. 2010.

99.
GESQUI, L. C.. Relatório SARESP 2009: Uma orientação detalhada (inicial).. 2010.

100.
GESQUI, L. C.. Relatório SARESP: Uma orientação detalhada (I). 2010.

101.
GESQUI, L. C.. Indicador IDESP: uma leitura Técnica (I). 2010.

102.
GESQUI, L. C.. Relatório SARESP; Uma orientação detalhada (II). 2010.

103.
GESQUI, L. C.. Indicador IDESP: Uma leitura técnica (II).. 2010.

104.
GESQUI, L. C.. Indicador IDESP: Uma leitura detalhada I. 2010.

105.
GESQUI, L. C.. Indicador IDESP: Uma leitura técnica. 2009.

106.
GESQUI, L. C.. Abordagens metodológicas alternativas para pesquisa em escola.. 2009.

107.
GESQUI, L. C.. Indicadores SARESP: uma análise detalhada. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GESQUI, L. C.. Avaliar escolas para distribuir bônus é um contrassenso, diz pedagogo sobre IDESP.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
GESQUI, L. C.. Aspectos da Organização Escolar. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional em Power Point).

2.
GESQUI, L. C.. As avaliações em larga escala e as escolas da rede municipal de ensino de Jundiaí.. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional em Power Point).

3.
GESQUI, L. C.. Programa Avaliação e Aprendizagem encontro I. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional em Power Point).

4.
GESQUI, L. C.. Programa Avaliação e Aprendizagem encontro II. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional em Power Point).

5.
GESQUI, L. C.. A coleta, organização e análise de dados na pesquisa científica.. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional em Power Point).

6.
GESQUI, L. C.. As avaliações educacionais em larga escala e os impactos na escola pública.. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional em Power Point).

7.
GESQUI, L. C.. SARESP e PROVA BRASIL na rede municipal de ensino de Jundiaí. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional em Power Point).

8.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores SARESP e IDESP (2009 a 2011).. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional em Power Point).

9.
GESQUI, L. C.. Abordagens metodológicas alternativas para pesquisa em escola.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional em Power Point).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GESQUI, L. C.; MARIN, A. J.; RODRIGUES., A. C. C.. Participação em banca de Vanessa Cristina Caiano de Santana. O programa de Educação Integral no município de Araraquara e a relação com os alunos de 6o a 9o ano do ensino fundamental.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara.

2.
GESQUI, L. C.; IANUSKIEWTZ, D.; INFORSATO, E. C.. Participação em banca de Luciane Thomazini Furtado. Ingressantes e não concluintes na Educação Profissional: fatores e consequências.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara.

3.
GESQUI, L. C.; MARIN, A. J.; RODRIGUES., A. C. C.. Participação em banca de Frany de Mello Franco. A qualidade da educação pública como um direito: do estabelecimento à sua efetivação.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara.

4.
GESQUI, L. C.; MARIN, A. J.; ALMEIDA, R. P. W.. Participação em banca de Andreia Gasparino Fernandes. Organização e planejamento da rede pública municipal na oferta de vagas para as creches.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara.

5.
GESQUI, L. C.; MARIN, A. J.; GIOVANI, L. M.. Participação em banca de Gabriel Blumel Fontan Silva. O projeto político pedagógico no sistema de educação do município de São Paulo.. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
GESQUI, L. C.; FERNANDES, M. J. S.; SIGOLO, S. R. R. L.. Participação em banca de Rebeca Franciele Vera. A formação continuada do professor coordenador na rede pública estadual paulista de ensino regular.. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
GESQUI, L. C.; IANUSKIEWTZ, D.; DAVANCO, C. M.. Participação em banca de Antonio Marcos Zenerato. Evasão escolar no curso técnico de informática nas escolas técnicas do Centro Paula Souza.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara.

8.
GESQUI, L. C.; FERNANDES, A.; IANUSKIEWTZ, D.. Participação em banca de Ariane Dabien Garrido Barroso. A organização da rede pública municipal de ensino e seus desdobramentos na gestão da escola.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara.

9.
GESQUI, L. C.; GIOVINAZZO JUNIOR, C. A.; IANUSKIEWTZ, D.. Participação em banca de Renata Vanzo Ruiz. O IDESP como elemento central na formação em serviço dos professores e gestores da rede pública paulista de ensino regular.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gest) - Universidade de Araraquara.

10.
MARIN, A. J.; GESQUI, L. C.; GREGO, S. M. D.. Participação em banca de Joelma Maria da Silva. Avaliação de desempenho individual: um estudo do uso da ferramenta feedback 360.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara.

11.
GESQUI, L. C.; FALSARELLA, A. M.; BARONE, R. E. M.. Participação em banca de Valquíria Nicola Bandeira. Adolescente em liberdade assistida:análise quanto as dificuldades de (re)inserção na rede regular de ensino público em um município do interior paulista.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara.

12.
GESQUI, L. C.; FERNANDES, A.; IANUSKIEWTZ, D.. Participação em banca de Antonio Felício Filho. O ensino técnico integrado ao ensino médio regular na Rede Pública: da regulamentação externa a regulação interna.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação: Processos de ensino, gestão e inovação.) - Universidade de Araraquara.

13.
GESQUI, L. C.; MARIN, A. J.; GIOVINAZZO JUNIOR, C. A.. Participação em banca de Solange Feitoza Reis. Estudo sobre a implementação de ação política de Avaliação institucional em uma escola pública de ensino fundamental do município de Campinas-SP.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
GESQUI, L. C.; MARIN, A. J.; FERNANDES, A.. Participação em banca de Jefferson Luis Brentini da Silva. Como e onde o SARESP transforma as práticas pedagógicas dos professores da rede pública paulista de ensino regular.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação: Processos de ensino, gestão e inovação.) - Universidade de Araraquara.

15.
GESQUI, L. C.; NEUBERT, L. F.; SANTOS, J. A. F.. Participação em banca de Margarette Alves Rodrigues Calegar. Em busca da reinvenção do ensino médio:o caso de duas escolas da superintendência regional de ensino de Caratinga. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

16.
GESQUI, L. C.; MAGRONE, E.; NEUBERT, L. F.. Participação em banca de Ana Paula Delgado da Costa. O Reuni na Universidade Federal de Juiz de Fora: Uma análise dos bacharelados interdisciplinares.. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

17.
GESQUI, L. C.; OLIVEIRA JUNIOR, L. B.; FERREIRA, V. C. P.. Participação em banca de Lucélia Cristina Brant Mariz Sá. A gestão estratégica frente ao absenteísmo docente: a realidade de duas escolas de Janaúba (MG).. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

18.
GESQUI, L. C.; SANTOS, J. A. F.; RODRIGUES, M. G.. Participação em banca de Elis Regina Silva. Projeto estratégico educação em tempo integral: análise de sua gestão em uma escola mineira que atende alunos de área de risco e em vulnerabilidade social.. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

19.
GESQUI, L. C.; NEUBERT, L. F.; ALVIM, M. I. S. A.; CARVALHO, R. C. M. R.. Participação em banca de Ellen Christina Lino Lima. O Exame Nacional de Ensino Médio: Direitos e garantias das pessoas privadas de liberdade.. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

20.
GESQUI, L. C.; ALVIM, M. I. S. A.; CARVALHO, R. C. M. R.; DUTRA, R. C. A.. Participação em banca de Robson de Oliveira Lage. O papel do gestor de unidades escolares no sistema prisional do Estado do Rio de Janeiro: Seleção e formação.. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Teses de doutorado
1.
GESQUI, L. C.; GREGO, S. M. D.; SILVA, H. M. G.; FONSECA, G. A.; SILVA, M. L.. Participação em banca de Marcio Alexandre Ravagnani Pinto. A avaliação da aprendizagem em processo: SEE-SP(2011-2016): da proclamação a execução: estudo de caso do programa em uma escola.. 2016. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Mestrado
1.
GESQUI, L. C.; MARIN, A. J.; GIOVINAZZO JUNIOR, C. A.. Participação em banca de Reginaldo Greghi Inácio. Integração de Egressos do Ensino Médio do Centro Paula Souza no mercado de trabalho: possibilidades e limitações.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara.

2.
GESQUI, L. C.; MARIN, A. J.; FRANCO JUNIOR, R. M.. Participação em banca de Frany de Mello Franco. A qualidade da educação pública como um direito: do estabelecimento à sua efetivação.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara.

3.
GESQUI, L. C.; MARIN, A. J.; RODRIGUES., A. C. C.. Participação em banca de Vanessa Cristina Caiano de Santana. O Programa de Educação Integral do município de Araraquara e sua relação com os alunos de 6o a 9o ano do ensino fundamental.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara.

4.
GESQUI, LUIZ CARLOS; IANUSKIEWTZ, D.; INFORSATO, E. C.. Participação em banca de Luciane Thomazini Furtado. Evasão discente na educação profissional: causas e consequências.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara.

5.
GESQUI, L. C.; FERNANDES, A.; IANUSKIEWTZ, D.. Participação em banca de Antonio Felício Filho. O ensino técnico integrado ao ensino médio regular na Rede Pública: da regulamentação externa a regulação interna.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara.

6.
GESQUI, L. C.; FERNANDES, M. J. S.; SIGOLO, S. R. R. L.. Participação em banca de Rebeca Franciele Vera. A formação continuada do coordenador pedagógico na rede pública estadual paulista.. 2016.

7.
GESQUI, L. C.; MARIN, A. J.; ALMEIDA, R. P. W.. Participação em banca de Andreia Gasparino Fernandes. Organização e planejamento da rede pública municipal de ensino na oferta de vagas para creches.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação: Processos de ensino, gestão e inovação.) - Universidade de Araraquara.

8.
GESQUI, L. C.; FERNANDES, A.; IANUSKIEWTZ, D.. Participação em banca de Ariane Dabien Garrido Barroso. A organização da rede pública municipal de ensino e seus desdobramentos na gestão da escola.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação: Processos de ensino, gestão e inovação.) - Universidade de Araraquara.

9.
GESQUI, L. C.; IANUSKIEWTZ, D.; DAVANCO, C. M.. Participação em banca de Antonio Marcos Zenerato. Evasão escolar no curso Técnico em informática nas escolas técnicas do Centro Paula Souza.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação: Processos de ensino, gestão e inovação.) - Universidade de Araraquara.

10.
GESQUI, L. C.; GIOVANI, L. M.; MARIN, A. J.. Participação em banca de Gabriel Blumel Fontan Silva. O projeto político pedagógico no sistema municipal de ensino de São Paulo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
GESQUI, L. C.; IANUSKIEWTZ, D.; SOUZA, K. A. F. D.. Participação em banca de Francisco Antonio de Almeida. A evasão escolar em uma unidade do IFSP no curso técnico em informática integrado ao ensino médio na visão dos discentes, docentes e servidores.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação: Processos de ensino, gestão e inovação.) - Universidade de Araraquara.

12.
GESQUI, L. C.; MARIN, A. J.; GIOVINAZZO JUNIOR, C. A.. Participação em banca de Jefferson Luis Brentini da Silva. Como e onde o SARESP transforma as práticas pedagógicas dos professores da rede pública paulista de ensino regular.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gest) - Universidade de Araraquara.

13.
GESQUI, L. C.; MARIN, A. J.; GIOVINAZZO JUNIOR, C. A.. Participação em banca de Renata Vanzo Ruiz. O IDESP como elemento central na formação em serviço dos professores e gestores escolares da rede pública paulista de ensino regular.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gest) - Universidade de Araraquara.

14.
GESQUI, L. C.; FALSARELLA, A. M.; BARONE, R. E. M.. Participação em banca de Valquíria Nicola Bandeira. Adolescente em liberdade assistida:análise quanto as dificuldades de (re)inserção na rede regular de ensino público em um município do interior paulista.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gest) - Universidade de Araraquara.

15.
GESQUI, L. C.; MARIN, A. J.; GREGO, S. M. D.. Participação em banca de Joelma Maria da Silva. Avaliação de desempenho individual: um estudo do uso da ferramenta Feedback 360.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gest) - Universidade de Araraquara.

16.
MARIN, A. J.; GIOVINAZZO JUNIOR, C. A.; GESQUI, L. C.. Participação em banca de Solange Feitoza Reis. Estudo sobre avaliação institucional em uma escola pública de ensino fundamental na cidade de Campinas.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GESQUI, L. C.; PENNA, M. G. O.; SOUZA, A. S.. Participação em banca de Rafael Pereira de Souza.A violência nas escolas:um estudo sobre as formas como a violência é tratada pela equipe gestora de uma escola pública estadual em Guarulhos.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encontro do Mestrado Profissional em Educação: Processos de ensino, gestão e inovação.. 2016. (Encontro).

2.
Seminário do LOED: Avaliação da escola pública sob o viés da Qualidade Social..O esclarecimento do que os índices estatísticos expressam em termos de aprendizagem dos alunos como instrumento de aproximação entre escola pública e comunidade escolar.. 2016. (Seminário).

3.
XVIII ENDIPE.A Didática na rede pública paulista em função das avaliações educacionais em larga escala.. 2016. (Encontro).

4.
II Encontro do Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.. 2015. (Encontro).

5.
Seminário Práticas e saberes docentes: os anos iniciais em foco.Questões pedagógicas da escola pública paulista: possibilidades de análise por meio do IDESP.. 2015. (Seminário).

6.
Seminário Práticas e saberes docentes: os anos iniciais em foco.Pesquisas sobre a escolarização inicial: o pesquisador na escola.. 2015. (Seminário).

7.
I Encontro do Mestrado Profissional em Educação: Processos de ensino, gestão e inovação.. 2014. (Encontro).

8.
IV Seminário Internacional de Pesquisa do GREPPE. 2014. (Seminário).

9.
IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE-SP.Organização do trabalho na escola pública paulista em função do absenteísmo docente.. 2014. (Encontro).

10.
V Seminário Internacional EHPS. 2014. (Seminário).

11.
X Seminário Internacional da Rede Estrado.Condições de trabalho dos professores eventuais da rede pública paulista de ensino regular: questões preocupantes.. 2014. (Seminário).

12.
XVII ENDIPE. O trabalho docente e a gestão escolar na escola pública: entre a regulamentação externa e a regulação interna.. 2014. (Congresso).

13.
XVII ENDIPE. Os impactos dos resultados das avaliações educacionais em larga escala no trabalho docente e na gestão escolar.. 2014. (Congresso).

14.
I Seminário de Pesquisa e Integração EHPS.O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP): a materialização da racionalidade tecnológica.. 2013. (Seminário).

15.
III Seminário "Teoria Crítica, Formação e Indivíduo: Educação e Trabalho..O Índice de desenvolvimento da educação do Estado de São Paulo (IDESP): Práticas decorrentes.. 2012. (Seminário).

16.
VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP. O Índice de desenvolvimento da educação do Estado de São Paulo (IDESP): possibilidades e limitações.. 2012. (Congresso).

17.
XVI ENDIPE. Práticas escolares voltadas a resultados: repercussões na qualidade de ensino.. 2012. (Congresso).

18.
XVI ENDIPE. A importância dos resultados das avaliações educacionais em larga escala na definição de práticas escolares.. 2012. (Congresso).

19.
Seminario de Teoria Crítica,Formação e Indivíduo: Educação, Democracia e Higienismo..Os resultados das avaliações externas em larga escala e seus impactos nas práticas escolares.. 2011. (Seminário).

20.
XXV Simpósio brasileiro e II Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação. O Poder da gestão escolar na encruzilhada dos caminhos para outros destinos das horas aula. 2011. (Congresso).

21.
33 ANPED. A importancia da organização escolar na frequencia e rendimento escolar dos alunos.. 2010. (Congresso).

22.
4° Congresso de Pesquisa Docente. Os critérios que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP): possibilidades e limitações.. 2010. (Congresso).

23.
5 Congresso de Educação Física de Jundiaí. O componente curricular Educação Física e as ausencias dos professores na rede pública estadual paulista.. 2010. (Congresso).

24.
Congresso Internacional de Educação de Jundiaí. 2010. (Congresso).

25.
Congresso Nacional de Avaliação em Educação. 2010. (Congresso).

26.
Seminario Teoria Critica, Formação e individuo: estatistica, avaliação educacional, avaliação psicologica..Os criterios que compõem o Indice de desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo. 2010. (Seminário).

27.
32 reunião anual da ANPED. Formação e condições de professores eventuais atuantes na rede pública estadual. 2009. (Congresso).

28.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Organização da Escola: Absenteísmo de professores e alunos. 2008. (Encontro).

29.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Organização da Escola: Absenteísmo de professores e alunos e rendimento escolar. 2007. (Encontro).

30.
I Encontro de Pesquisa: Inclusão/Exclusão Escolar e Desigualdades Sociais.Organização da Escola Absenteísmo de Professores e Alunos e Rensimento Escolar. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARIN, A. J. ; GIOVANI, L. M. ; GESQUI, L. C. . Seminário Práticas e saberes docentes: os anos iniciais em foco.. 2015. (Outro).

2.
GESQUI, L. C.. III Seminário de Pesquisa e Integração do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade.. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Janete de Fátima Peracini Feliciano Silva. A estrutura organizacional das escolas técnicas do centro paula souza e as atribuições de seus departamentos.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara. (Orientador).

2.
Antonio Cesar Aielo. A utilização do Sistema de Avaliação Institucional, WebSai, do Centro Paula Souza , nas gestões das unidades Etecs e Fatecs.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara. (Orientador).

3.
Celio Luiz Cardoso. A Avaliação Nacional de Alfabetização - ANA - e a organização escolar (provisório). Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara. (Orientador).

4.
Rogerio Aparecido Pereira Bolin. O aluno egresso da escola pública e sua instabilidade no ingresso ao ensino superior (Provisório).. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Frany de Mello Franco. A qualidade da educação pública como um direito: do estabelecimento à sua efetivação.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara, . Orientador: Luiz Carlos Gesqui.

2.
Andréia Gasparino Fernandes. Organização e planejamento da rede pública municipal de ensino na oferta de vagas para as creches.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara, . Orientador: Luiz Carlos Gesqui.

3.
Ariane Dabien Garrido Barroso. A organização da rede pública municipal de ensino e seus desdobramentos na gestão da escola.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara, . Orientador: Luiz Carlos Gesqui.

4.
Reginaldo Greghi Inácio. Integração de Egressos do Ensino Médio do Centro Paula Souza no mercado de trabalho: possibilidades e limitações.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação.) - Universidade de Araraquara, . Orientador: Luiz Carlos Gesqui.

5.
Renata Vanzo Ruiz. O IDESP como elemento central na formação em serviço dos professores e gestores escolares da rede pública paulista de ensino regular.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gest) - Universidade de Araraquara, . Orientador: Luiz Carlos Gesqui.

6.
Antonio Felício Filho. O ensino técnico integrado ao ensino médio regular na Rede Pública: da regulamentação externa a regulação interna.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação: Processos de ensino, gestão e inovação.) - Universidade de Araraquara, . Orientador: Luiz Carlos Gesqui.

7.
Jefferson Luis Brentini da Silva. Como e onde o SARESP transforma as práticas pedagógicas dos professores da rede pública paulista de ensino regular.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gest) - Universidade de Araraquara, . Orientador: Luiz Carlos Gesqui.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GESQUI, L. C.;GESQUI, LUIZ CARLOS2011GESQUI, L. C.. O poder da gestão escolar na encruzilhada dos caminhos para outros destinos das horas-aula. Cadernos ANPAE, v. 1, p. 1-12, 2011.


Apresentações de Trabalho
1.
GESQUI, L. C.. O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP): a materialização da racionalidade tecnológica.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
GESQUI, L. C.. Análise dos indicadores SARESP e IDESP (2009 a 2011).. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional em Power Point).

2.
GESQUI, L. C.. SARESP e PROVA BRASIL na rede municipal de ensino de Jundiaí. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional em Power Point).

3.
GESQUI, L. C.. As avaliações em larga escala e as escolas da rede municipal de ensino de Jundiaí.. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional em Power Point).

4.
GESQUI, L. C.. Programa Avaliação e Aprendizagem encontro I. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional em Power Point).

5.
GESQUI, L. C.. Programa Avaliação e Aprendizagem encontro II. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional em Power Point).

6.
GESQUI, L. C.. A coleta, organização e análise de dados na pesquisa científica.. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional em Power Point).

7.
GESQUI, L. C.. As avaliações educacionais em larga escala e os impactos na escola pública.. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional em Power Point).

8.
GESQUI, L. C.. Abordagens metodológicas alternativas para pesquisa em escola.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional em Power Point).

9.
GESQUI, L. C.. Aspectos da Organização Escolar. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático e instrucional em Power Point).



Outras informações relevantes


-Aprovado em concurso público (Segundo colocado) para Professor Assistente Doutor (RDIDP) em "GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO; ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL I E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL II" do Departamento de Educação da UNESP Campus Presidente Prudente. Publicado no DOE de 30/07/2013, p. 184, seção I.
-Aprovado em concurso público para PEB II da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE-SP). D.O.E. de 29/09/1999.
-Aprovado em concurso público para PEB II da Secretaria de Educação do Município de Jundiaí.Imprensa Oficial do Município de Jundiaí de 08 de janeiro de 2013 (pag. 9 a 10. www.jundiaí.sp.gov.br);
-Autor da Tese de doutoramento que representou o Programa de Estudos Pós-graduados em Educação:História,Política,Sociedade da PUC-SP na edição 2013 do Prêmio Capes de Teses.
-Aprovado (Primeiro classificado) no processo seletivo (edital 02 de 2014) para docente titular do Programa de Mestrado em Educação da UNOESTE.



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