Orlando Garcia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3213593890111619
  • Última atualização do currículo em 05/07/2018


Sou Graduado em História (FAI), Graduado em Pedagogia (FALC), Pós-Graduado em História, Sociedade e Cultura (PUC-SP), Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Sou membro do Grupo de Pesquisa CNPQ-PUC-SP: Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem, onde se estuda e pesquisa a Cultura Barroco-mestiça e se organiza eventos (Encontros, Simpósios e Congressos). Participo como pesquisador em projetos com jornais da imprensa escrita de São Paulo (2008/2011), (2012/2014), e (2015/2017) no Programa Comunicação e Semiótica (Linha de pesquisa: Cultura e Ambientes Midiáticos) pela PUC/CAPES. Como projeto acadêmico pesquiso e escrevo sobre a cultura indígena e suas conexões culturais e mestiças com a produção midiática (televisiva e videodocumentária); tenho experiência na docência há 27 anos. Orlandohist@ig.com.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Orlando Garcia
Nome em citações bibliográficas
GARCIA, O.

Endereço


Endereço Profissional
E. E. João XXIII.
Rua do Vaticano s/n
João XXIII
05569-120 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 37820839


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A Imagem do Índio na Câmera do Vídeo, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Dr. Amálio Pinheiro.
2008 - 2010
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O ÍNDIO E A TV, UM DIÁLOGO MESTIÇO: O Jeito Terena de Ver TV.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Dr. José Amálio de B. Pinheiro.
Palavras-chave: Cultura,Televisão, Recepção, Mediação e Mestiçagem.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1997 - 1998
Especialização em História, sociedade e cultura. (Carga Horária: 384h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: História e Cultura na Pós-Modernidade.
Orientador: Yone de Carvalho.
2013 - 2014
Graduação em Pedagogia.
Faculdade da Aldeia de Carapicuiba, FALC, Brasil.
Título: Dislexia.
Orientador: Munira Smid.
1988 - 1990
Graduação em História.
Faculdades Associadas Ipiranga, FAI, Brasil.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador
Outras informações
Vínculo colaborativo: pesquisador


Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplina ministrada: História/Sociologia


Colégio Batista Sul Matogrossense, CB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina ministrada: História


Colégio Nicolau Kerpen, CNK, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplina ministrada: História


Colégio Global, CG, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
Outras informações
Disciplina ministrada: História


Colégio OSEC, OSEC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina ministrada: História


Colégio João XXIII, CJXIII, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplina ministrada: História


Friburgo Informática, FB, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplina: História


Instituto de Educação Costa Braga, IECB, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1994
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplina ministrada: História


Colégio Paralelo, CP, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina ministrada: História


Organização Santamarense de Educação e Cultura, OSEC, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1989
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações
Disciplina ministrada: História


Escolas Poty-Mirim, EPM, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações
Disciplina ministrada: História


Colégio Albert Einstein, CAE, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1990
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplina ministrada: História



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Título do Projeto: O Jornal e a Cidade: autorias individuais ou multiplicidade de agentes nas notícias dos periódicos atuais brasileiros.
Descrição: Neste projeto analisamos algumas notícias de cunho político-econômico do Jornal Folha de São Paulo, em um recorte que transita por editoriais e opiniões do jornal, em 2014 e 2016. Nossa intenção é destacar a variedade de significados das coisas, daquilo que acontece à nossa volta, ou que está acontecendo em nosso cotidiano. E neste caso em especial, analisamos o fenômeno da corrupção e de situações políticas internacionais. Nossos argumentos vão de encontro às múltiplas compreensões que uma notícia pode oferecer sobre uma dada realidade, podendo estar, ou não, desconstruindo um conjunto articulado de ideias, valores, opiniões, crenças etc., que expressam e reforçam a posição do jornal frente a determinado grupo (classe social, partido político, sindicatos, associações, seita religiosa etc.), independentemente do grau de consciência do público leitor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (6) .
Integrantes: Orlando Garcia - Integrante / José Amálio de Branco Pinheiro - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2012 - 2014
O jornal e a cidade: formas gráficas e visuais de comunicação barroca na imprensa atual de São Paulo
Descrição: Objetivo geral: consiste na investigação das relações entre os sistemas gráfico-visuais do jornalismo impresso e as séries culturais da paisagem urbana, de que resultem estruturas (em forma e conteúdo) barroquizantes de comunicação. O objetivo específico é basicamente analítico: averiguar, em cada seção,artigo,diagramação,foto ou coluna, micro e/ou macroestruturalmente, em que medida os procedimentos de leitura em questão são praticados. Subtítulo: A visualidade barroca como resistência sistêmica nos jornais impressos paulistas Objetivo específico: pesquisar como os elementos icônicos: fotografias, desenhos, charges, caricaturas e aspectos da diagramação, tais como desenhos de letras que remetem à tipografia, na atividade de representação da paisagem urbana, colocam em conflito e em relação as séries culturais na imprensa atual de São Paulo e como elementos da visualidade barroca resistem de forma sistemática na imprensa paulista, quando há uma tentativa clara de modernização dos jornais impressos, que consiste exatamente em eliminar as formas do barroco..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) .
Integrantes: Orlando Garcia - Integrante / José Amálio de Branco Pinheiro - Coordenador.
2008 - 2011
O Jornal e a Cidade: os cadernos de turismo e cidade e a lógica binária
Descrição: A presente pesquisa pretende investigar, nos jornais diários de grande circulação, em especial nos textos dos cadernos de turismo e cidades, que estratégias de linguagem e conhecimento são praticadas nas notícias sobre os espaços e séries urbanos das cidades latino-americanas. Os jornais escolhidos serão a Folha de São Paulo, o Estado de São Paulo e o Jornal da Tarde, a serem pesquisados durante o recorte temporal da própria pesquisa, de 2008 a 2011. Subtítulo: Preservação e mudança na paisagem urbana (O Patrimônio Histórico em discussão).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) .
Integrantes: Orlando Garcia - Integrante / José Amálio de Branco Pinheiro - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Processos da Comunicação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GARCIA, O.2015GARCIA, O.. Uma Visualidade Barroca Como Resistência Sistêmica no Jornal Folha de São Paulo. Revista Algazarra, v. 01, p. 1-15, 2015.

2.
GARCIA, O.2012GARCIA, O.. O Jeito Terena de Ver TV. Algazarra. Revista do Centro de pesquisas Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem, v. 1, p. 1-13, 2012.

3.
GARCIA, O.2010 GARCIA, O.. Migração, cultura e mestiçagem: o desenvolvimento mestiço numa comunidade indígena Terena. Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade, v. 1, p. 1-11, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GARCIA, O.. O índio vê uma TV que a gente não vê: O jeito Terena de ver TV. 1º. ed. Saarbrucken: Novas Edições Econômicas, 2015. v. 1. 78p .

Capítulos de livros publicados
1.
GARCIA, O.. Introdução a uma biopolítica de resistência indígena. In: Kahalil Salém. (Org.). Linguagem e Conhecimento: Teorias e aplicabilidades. 1ªed.São Paulo: Garcia Edizioni, 2015, v. 1, p. 9-349.

2.
GARCIA, O.. Uma visualidade barroca como resistência sistêmica no jornal Folha de São Paulo. In: Amálio Pinheiro. (Org.). O Jornal e a Cidade: um barroco de viés. 1ªed.São Paulo: Editora Intermeios, 2015, v. 1, p. 07-200.

3.
GARCIA, O.. A Imagem do Índio na Câmera do Vídeo: o efêmero e o mosaico no ritual dançante indígena. In: Khalil Salem. (Org.). Conhecimento, tecnologia e linguagem. 12ed.São Paulo: Fiuza, 2013, v. 1, p. 167-177.

4.
GARCIA, O.. Encontro cordial, no Brasil de Portugal. In: Khalil Salem. (Org.). Conhecimento: das linguagens às tecnologias. 13ed.São Paulo: FIUZA, 2013, v. 1, p. 301-311.

5.
GARCIA, O.. Tradição e oralidade: estudando e aprendendo com o mito indígena. In: Khalil salem. (Org.). Fundamentos da educação: princípios epistemológicos para a reflexão na ação. 9ed.São Paulo: Fiuza, 2012, v. 1, p. 157-167.

6.
GARCIA, O.. Cultura Linguagem e Educação: o índio ensinando e aprendendo com a televisão. In: Khalil Salem. (Org.). Pedagogia da Linguagem. !ªed.São Paulo: Editora Fiuza, 2012, v. 01, p. 241-251.

Artigos aceitos para publicação
1.
GARCIA, O.. Preservação e ruptura na interação do índio com a TV. Revista Nexi, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
GARCIA, O.. Comunicação e Tradução: o primeiro encontro da comunicação gestual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GARCIA, O.. 'Uma desconstrução identitária sobre os índios do Xingu'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GARCIA, O.. A cultura sob a ótica da mestiçagem cultural. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GARCIA, O.. Paisagens culturais - Ambientes Midiáticos, História Social da Cidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GARCIA, O.. 'Temática indígena': Jornada Pedagógica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GARCIA, O.. A Imagem do Índio na câmera do vídeo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GARCIA, O.. A dança indígena nas imagens da TV. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GARCIA, O.. Os elementos mestiços na interação dos Terena com a TV. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
GARCIA, O.. Preservação ou mestiçagem no encontro da TV com o índio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GARCIA, O.. Comunicação e sedução: um encontro mestiço entre o índio e o vídeo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
GARCIA, O.. Coletânea Acadêmica de Estudos em Letras e Educação - CAELE. 2012; Tema: Tradição e oralidade: estudando e aprendendo com o mito indígena. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana Pedagógica: Temática indígena.O Conceito de Mestiçagem. 2012. (Encontro).

2.
3º Encontro Transdisciplinar de História e Comunicação: História Cultural e Semiótica da Cultura.A Imagem do Índio na câmera do vídeo. 2011. (Encontro).

3.
III Congresso Brasil de Pedagogia Waldorf. 2011. (Congresso).

4.
Séries Urbanas: conflito e memória. 2009. (Encontro).

5.
Encontro Internacional sobre Pragmatismo. 2008. (Encontro).

6.
Mesa redonda: Múcleos de Pesquisa e Interdisciplinaridade. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARCIA, O.. IV Encontro Transdisciplinar de História e Comunicação: Paisagens Culturais - Ambientes Midiáticos, História Social e Cidade. 2013. (Outro).

2.
GARCIA, O.. III Encontro Transdisciplinar de História e Comunicação: História Cultural e Semiótica da Cultura. 2011. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GARCIA, O.2015GARCIA, O.. Uma Visualidade Barroca Como Resistência Sistêmica no Jornal Folha de São Paulo. Revista Algazarra, v. 01, p. 1-15, 2015.


Redes sociais, websites e blogs
1.
GARCIA, O.. Coletânea Acadêmica de Estudos em Letras e Educação - CAELE. 2012; Tema: Tradição e oralidade: estudando e aprendendo com o mito indígena. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 24:49:35