Francisca Navantino Pinto de Angelo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1180772687186798
  • Última atualização do currículo em 07/03/2014


É índigena do povo Paresi de Mato Grosso, graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986). È Mestra em Educação pela UFMT. É professora, lotada na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - Conselho de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso. É representante indígena na Comissão de Educação Escolar Indígena do MEC (2010), e da Comissão Nacional de Política Indígenista do MJ (2006). Foi Conselheira do Conselho Nacional de Educação em 2003 a 2006, e do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (2002-2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Escolar Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: educação indígena, formação de professores indígenas no Magistério e Ensino Superior, movimento indígena, povos e Políticas Públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisca Navantino Pinto de Angelo
Nome em citações bibliográficas
ANGELO, F. N. P.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria de Estado de Educação, Conselho de Educação Escolar Indígena.
Rua Comandante Costa, 349
Centro
78005-800 - Cuiaba, MT - Brasil
Telefone: (65) 36231278
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2005
Mestrado em Mestrado Em Educação.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: A Inclusão das Escolas Indígenas no Sistema Oficial de Ensino em Mato Grosso,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Darci Secchi.
Bolsista do(a): Programa Internacional de Bolsas de Pós Graduação da Fundação Ford.
Palavras-chave: Escola Indígena; Ensino; Inclusão.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Superior.
2002 - 2003
Especialização em Especialização em Educação Escolar Indígena. (Carga Horária: 420h).
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Título: A História das Escolas Indígena de Mato Grosso.
Orientador: Luis Donizete Benzi Grupioni.
1999 - 2000
Especialização em Especialização Antropologia Teorias e Métodos. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: Sakuriná, Mito, Identidade e História.
Orientador: Maria de Fátima Roberto Machado.
1980 - 1986
Graduação em História.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.




Formação Complementar


2002 - 2002
Fundamentos Pedag e Legais da Ed Escolar Indígena. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado de Educação.
2001 - 2001
Extensão universitária em Introdução Ao Campo Científico e à Metodologia da. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2001 - 2001
Fundamentos Antropológicos e Lingüísticos da Ed Es. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado de Educação.
2001 - 2001
Aperfeiçoamento Ad Teórico Metodológico dos Prof C. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Estado de Educação.
2000 - 2000
Capacitação de Professores Indigenas Assessores Pe. (Carga horária: 48h).
Secretaria de Estado de Educação.
2000 - 2000
VIII Etapa de Formação e Planejamento do Projeto T. (Carga horária: 48h).
Secretaria de Estado de Educação.
2000 - 2000
VIII Etapa do Projeto Tucum Ciências Naturais. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
2000 - 2000
VII Etapa Intensiva do Projeto Tucum. (Carga horária: 48h).
Secretaria de Estado de Educação.
1999 - 1999
Seminário Institucional. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado de Educação.
1999 - 1999
VI Etapa Intensiva do Projeto Tucum Metodologia da. (Carga horária: 48h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
1999 - 1999
VI e VII Etapa de Formação e Planejamento Projeto. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado de Educação.
1999 - 1999
VII Etapa Projeto Tucum Lingüística e Lingua Portu. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado de Educação.
1998 - 1999
Elaboração do Projeto de Cursos de Licenciatura Es. (Carga horária: 180h).
Secretaria de Estado de Educação.
1998 - 1998
Extensão universitária em Treinamento Em Prevenção das Dst Para Populações I. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
1998 - 1998
Sociolingüística. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
1998 - 1998
VI Etapa de Formação e Planejamento Projeto Tucum. (Carga horária: 48h).
Secretaria de Estado de Educação.
1998 - 1998
V Etapa Letiva Intensiva de Linguagem Artística e. (Carga horária: 48h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
1998 - 1998
V Etapa Intensiva de Ciências Sociais Projeto Tucu. (Carga horária: 48h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
1998 - 1998
V Etapa Intensiva de Matemática Projeto Tucum. (Carga horária: 48h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
1998 - 1998
V Etapa Intensiva de Psicologia da Educação Projet. (Carga horária: 48h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
1997 - 1997
III e IV Etapa de Formação e Planejamento Projeto. (Carga horária: 48h).
Secretaria de Estado de Educação.
1997 - 1997
IV Etapa Intensiva de Matemática Projeto Tucum. (Carga horária: 48h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
1997 - 1997
IV Etapa Intensiva de Língua Portuguesa e Língua I. (Carga horária: 48h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
1997 - 1997
IV Etapa Intensiva de Educação Física Projeto Tucu. (Carga horária: 48h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
1997 - 1997
IV e V Etapa de Formação e Planejamento Projeto Tu. (Carga horária: 48h).
Secretaria de Estado de Educação.
1996 - 1996
Fundamentos da Educação na Construção do Projeto P. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Estado de Educação.
1995 - 1996
Eixos Norteadores da Práxis da Assessoria Pedagógi. (Carga horária: 48h).
Secretaria de Estado de Educação.
1995 - 1995
A Gestão Democrática no Estado de Mato Grosso. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado de Educação.
1995 - 1995
O Papel Social do Assessor Pedagógico. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado de Educação.
1990 - 1990
Treinamento de Alfabetização e Produção de Textos. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado de Educação.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 8


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Assessoramento na Comissão, Enquadramento Funcional: Colaboradora
Outras informações
Comissão Nacional de Professores Indígenas foi criada em 2000 pela Portaria nº__________

Atividades

3/2000 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Ensino Fundamental, .

Cargo ou função
Assessoramento nas Políticas Educacionais para População Indígena - Brasília.
9/2003 - 11/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Ensino Superior do MEC, .

Cargo ou função
Comissão para elaboração de Políticas do Ensino Superior Portaria nº 2947 de 21/11/03.

Representação Ji-Paraná da Secretaria de Educação do Estado de Rondônia, REN-SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 8


Secretaria de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Atividades

4/2002 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Mec, Ministério de Educação.

Atividade realizada
Conselheira no Conselho Nacional de Educação.
3/2000 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Mec, Ministério de Educação.

Atividade realizada
Assessoramento nas Políticas Educacionais Indígenas no MEC - Brasília.
2/1995 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Assessora Pedagógica
2/1995 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Seduc, Secretaria de Estado de Educação.

Atividade realizada
Coordenadoria Pedagógica CPP.
5/1996 - 5/1997
Outras atividades técnico-científicas , Mec, Ministério de Educação.

Atividade realizada
Parecerista do MEC na discussão Parâmetros Curriculares Temas Transversais/Ensino Fundamental..
2/1995 - 12/1996
Outras atividades técnico-científicas , Seduc, Secretaria de Estado de Educação.

Atividade realizada
Assessora Pedagógica da SEDUC nos municípios de Nova Bandeirante, Nova Monte Verde e Apiacás..

Governo do Estado do Mato Grosso, GOVERNO/MT, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

7/2001 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Unemat, Campus Universitário do Vale do Rio Bugres.

Atividade realizada
Membro da Coordenação Executiva do 3º Grau Indígena como Representante Indígena/UNEMAT/Barra do Bugres..
1/2003 - 1/2003
Ensino, Formação de Professores Indígenas no 3º Grau, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Sociais IV / Barra do Bugres
1/2002 - 2/2002
Ensino, Formação de Professores Indígenas no 3º Grau, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Sociais II / Barra do Bugres
7/2001 - 8/2001
Ensino, Formação de Professores Indígenas no 3º Grau, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Sociais I / Barra do Bugres
1/1998 - 1/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Funai, Fundação Nacional do Índio.

Cargo ou função
Conselho Indigenista da Fudação Nacional do Índio. Portaria nº 24/GM.
1/1990 - 1/1992
Outras atividades técnico-científicas , Funai, Fundação Nacional do Índio.

Atividade realizada
Diretora da Associação Orririonã Parecí - Aldeia Formoso.
8/1986 - 2/1989
Outras atividades técnico-científicas , Funai, Fundação Nacional do Índio.

Atividade realizada
Programadora Educacional da FUNAI-ADR- Tangará da Serra.
8/1984 - 3/1985
Outras atividades técnico-científicas , Apae, Instituição Em Prol da Criança Deficiente.

Atividade realizada
Coordenadora Pedagógica na APAE-MT.
8/1980 - 2/1984
Outras atividades técnico-científicas , Funai, Fundação Nacional do Índio.

Atividade realizada
Membro do GT de Demarcação da Área Indígena do Formoso.


Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Memória da Educação Superior Indígena
Descrição: Projeto de pesquisa que registra toda a trajetória do Ensino Superior Indígena e subsidiando a criação do Campus Indígena na UNEMAT.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Identidade e Práticas Culturais entre os Chiquitanos da Fronteira Brasil-Bolívia/MT
Descrição: Projeto de pesquisa entre o povo Chiquitano da fronteira Brasil-Bolívia, nos municípios de Cáceres e Porto Esperidião sobre os processos culturais e práticas pedagógicas nos terrítórios de fronteira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2011
Estudo sobre a Atuação dos Professores Indígenas Egressos do Ensino Superior em MT
Descrição: Pesquisa desenvolvido junto a Faculdade Intercultural Indígena (UNEMAT) no Programa do Observatório da Educação Escolar Indígena/CAPES.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Financiador(es): Ministerio da Educação - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2005 - 2010
Projeto Haiyô - Formação e Habilitação no Magistério intercultural indígena
Descrição: Formação de professores indígenas de Mato Grosso no Magistério Intercultural para atender as séries iniciais do ensino fundamental nas escolas indígenas..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
1998 - 2004
Projeto AÇAÍ - Formação de professores indígenas do estado de Rondonia
Descrição: Trata- se de um projeto de formação de professores indígenas do estado de Rondonia com a finalidade de habilitar os professores leigos no Magistério intercultural para atender as séries iniciais do ensino fundamental.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Francisca Navantino Pinto de Angelo - Integrante / Mary Gonçalves - Coordenador.


Outros Projetos


1996 - 2001
Formação de Professores Indígenas no Magistério - Projeto Tucum
Descrição: Projeto de formação de professores indígenas de MT.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Francisca Navantino Pinto de Angelo - Coordenador / Darci Secchi - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Moção de Congratulação pelos serviços prestados ao Conselho Estadual de Educação de MT, Assembléia Legislativa de MT.
2011
Título de Cidadã Tangaraense pela Câmara Municipal, pelo Decreto Legislativo nº 054/19/04/2011, Câmara Municipal de Tangará da Serra/MT.
2009
MÉRITO ACADÊMICO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO - UNEMAT.
2008
MOÇÃO DE APLAUSOS, CEE - CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO.
2007
MÉRITO UNIVERSITÁRIO, UNEMAT - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MT.
2004
MOÇÃO DE APLAUSOS, Câmara Municipal de Cuiabá/MT.
2003
CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO, FORD FOUDATION INTERNATIONAL FELLOWSHIPS PROGRAM.
2000
Reconhecimento pelos Serviços no Pleito Eleitoral, TRE-MT.
1999
Reconhecimento Pátzcuaro Michoacán, Instituto Nacional Indigenista Interamericano.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANGELO, F. N. P.2004ANGELO, F. N. P.. Educação Escolar Indígena. Conferências Fórum Brasil de Educação, Brasília - DF, p. 371-375, 2004.

2.
ANGELO, F. N. P.2003ANGELO, F. N. P.; JANUARIO, E. . Conselho de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso - CEI/MT: um espaço de exercício da cidadania.. Cadernos de Educação Escolar Indígena, Barra do Bugres - MT, v. 2, p. 189-192, 2003.

3.
ANGELO, F. N. P.2003ANGELO, F. N. P.. A Educação Escolar Diferenciada e Povos Indígenas. A Questão Indígena, Brasília, p. 26-29, 2003.

4.
ANGELO, F. N. P.2002ANGELO, F. N. P.. A Educação e a Diversidade Cultural. Cadernos de Educação Escolar Indígena, Barra do Bugres - MT, v. 1, p. 34-40, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ANGELO, F. N. P.; Katia Zorthea ; MENDONCA, T. F. . Educação Escolar e Protagonismo indígena. 01. ed. Cuiabá-MT: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2009. v. 01. 148p .

Apresentações de Trabalho
1.
ANGELO, F. N. P.. Inclusão e Diversidade: políticas atuais e desafios para o futuro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANGELO, F. N. P.. Gestores Indígena de MT. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ANGELO, F. N. P.. Diretrizes para a Educação Escolar Indígena. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ANGELO, F. N. P.. Gestão Territorial e Afirmação Cultural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ANGELO, F. N. P.. Educação Ambiental Indígena. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ANGELO, F. N. P.. O Plano Estadual de Educação Escolar Indígena: Realidade e Perspectivas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ANGELO, F. N. P.. I Conferencia Nacional de Educação Superior Indígena no I Congresso Nacional de Educação Superior Indígena. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ANGELO, F. N. P.. Indígenas no Ensino Superior X Ensino Superior Indígena. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ANGELO, F. N. P.. Índios e Poderes Públicos no Contexto Atual.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
ANGELO, F. N. P.. A Educação Indígena em Retrospectiva. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
ANGELO, F. N. P.; SECCHI, D. . A Inclusão das Escolas Indígenas no Sistema Oficial de Ensino.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ANGELO, F. N. P.. Palestrante da seguinte mesa redonda: Formação do Professor Indígena Profissionalização.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ANGELO, F. N. P.. Palestrante da seguinte mesa-redonda: Mecanismo do Gestão Escolar e Controle Social.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ANGELO, F. N. P.. A educação escolar indígena. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
ANGELO, F. N. P.. Conferência Afro-Indígena/MS: Contra o Racismo e a Intolerância.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
ANGELO, F. N. P.. I Congresso Estadual da Mulher no Terceiro Milênio.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ANGELO, F. N. P.. Formação de Professores Mebêngôkre, Panará e Tapajuna Goronã.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ANGELO, F. N. P.. Educação Escolar Indígena. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ANGELO, F. N. P.; JANUARIO, E. ; SELLERI, F. . Educação Escolar Indígena. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
ANGELO, F. N. P.. Palestra - Cultura indígena e Educação Tradicional.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
ANGELO, F. N. P.. A Educação Aberta e a Distância Frente aos Paradoxos Sociais.. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ANGELO, F. N. P.. Trajetória de Vida. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANGELO, F. N. P.. Conferencista no Fórum Brasil de Educação.. 2003. (Conferencista).

2.
ANGELO, F. N. P.. Educação Ambiental, Etnociência e Povos Indígenas.. 2001. (Mesa Redonda).

3.
ANGELO, F. N. P.. Membro da Coordenação Executiva do 3º Grau Indígena como Representante Índigena.. 2001. (Membro Coordenação).

4.
ANGELO, F. N. P.. Avaliação Final do Projeto TUCUM. 2001. (Coordenação).

5.
ANGELO, F. N. P.. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborados para 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental.. 1996. (Parecerista).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ANGELO, F. N. P.; FERREIRA, L. O.; NOGUEIRA, M.; GUIMARAES, S.. Participação em banca de Maria das Graças Oliveira de Figueiredo. Proposta de Plano de Curso para a Formação Técnica dos Agentes Indígenas de Saúde do DSEI Cuiabá. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília.

2.
ANGELO, F. N. P.; FILHO, H.T.B. (Henyo Trindade Barreto Filho); ELOY, L.; ANJOS, R. S. A.; PORTELA, C.A.. Participação em banca de Rodrigo Martins dos Santos. O Gê dos Gerais - Elementos de Cartografia para a Etno-História do Planalto Central. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília.

3.
ANGELO, F. N. P.; SILVA, M. S. P.; BARRETO FILHO, H. T.. Participação em banca de Maria Helena Souza da Silva Fialho. Do Araguaia ao Planalto: uma experiencia com a gestão de política pública em Educação Escolar Indígena. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília.

4.
ANGELO, F. N. P.; TORRES, M.; PORTELA, C. A.; LEONARDOS, O. H.; NOGUEIRA, M.. Participação em banca de Eliane Boroponepá Monzilar. Território Umutina: Vivências em Sustentabilidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília.

5.
ANGELO, F. N. P.; LEONARDOS, O. H.; VERDUM, R.. Participação em banca de Solange Ferreira Alves. Congresso Nacional: Direitos e Mineração em Terras Indígenas. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANGELO, F. N. P.; MONTEIRO, R. S.; COELHO, E. M. B.. Participação em banca de Makaulaka Mehinako. Estudo comparativo da educação indígena tradicional/educação escolar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Indígena) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

2.
JANUARIO, E.; ANGELO, F. N. P.; MONTEIRO, R. S.. Participação em banca de Jairton Kupodonepá. A arte e a técnica da confecção da cerâmica Umutina na educação escolar indígena. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Indígena) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
JANUARIO, E.; ANGELO, F. N. P.; MONTEIRO, R. S.. Participação em banca de Gilberto Tserohõmora. Processo da escolha do Cacique Xavante na aldeia Marechal Rondon. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Indígena) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

4.
GALVAO, J.; NAZZARI, M. S.; ANGELO, F. N. P.. Participação em banca de Maria IldaTipjusi. Estudo da educação tradicional no contexto sociocultural do povo Manoki. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Indígena) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

5.
JANUARIO, E.; ANGELO, F. N. P.; SELLERI, F.. Participação em banca de Evandro Mahuaiaua. Educação, Matemática presente na construção da Casa Tradicional Bakairi. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Indígena) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

6.
ANGELO, F. N. P.; JANUARIO, E.; SELLERI, F.. Participação em banca de Kleiton Rodrigues Owaiga. Educação tradicional e a televisão na aldeia Meruri. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Indígena) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

7.
ANGELO, F. N. P.; SELLERI, F.; JANUARIO, E.. Participação em banca de Silvinho Amajunepá. As mudanças que ocorreram no processo educacional escolar indígena e na educação tradicional na aldeia Umutina com a chegada da energia elétrica. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Indígena) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

8.
ANGELO, F. N. P.; JANUARIO, E.; SELLERI, F.. Participação em banca de Gilberto Sapenague Paroca. A construção da Casa cultural do povo Bakairi no contexto da educação escolar indígena. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Indígena) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

9.
JANUARIO, E.; ANGELO, F. N. P.; MONTEIRO, R. S.. Participação em banca de Angelo Kiezomae. O ensino bilingue na organização do currículo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Indígena) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

10.
JANUARIO, E.; MONTEIRO, R. S.; ANGELO, F. N. P.. Participação em banca de Ducinéia Tan Huare. Pintura corporal Umutina e a escola. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Indígena) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

11.
ANGELO, F. N. P.; JANUARIO, E.; MONTEIRO, R. S.. Participação em banca de Genivaldo Geronimo Poiure. A energia elétrica no conteúdo curricular da escola. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Indígena) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANGELO, F. N. P.; JANUARIO, E.. Participação em banca de Rony Walter Azoinayce Paresi.O grafismo: a simbologia e significado do grafismo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM LÍNGUAS, ARTES E LITERATURA) - Universidade do Estado de Mato Grosso.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
JANUARIO, E.; GALVAO, J.; SELLERI, F.; ANGELO, F. N. P.. Comissão Avaliadora do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais (TCC). 2012. Universidade do Estado de Mato Grosso.

Outras participações
1.
ANGELO, F. N. P.. Banca de Avaliação do Projeto de Pesquisa- Estudo dos Hábitos, Costumes e Tradições de uma Aldeia Nambikwara do Vale do Guaporé para a Análise da Viabilidade de Implantar o Ecoturismo.. 2002. Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Seminário de Mulheres Indígenas e Segurança Alimentar e Nutricional.Povos indígenas e Segurança Alimentar. 2013. (Seminário).

2.
II Quem tem Cor Age.Entre Raças, Sexualidade e Gêneros. 2013. (Seminário).

3.
XII Jogos dos Povos Indígenas. Lançamento dos Jogos Mundiais. 2013. (Olimpíada).

4.
Seminário sobre os Territórios Etnoeducacionais.A educação escolar indígena e os Territórios etnoeducacionais de MT. 2010. (Seminário).

5.
Seminário Território Etnoeducacional do Xingu.Seminário da Educação escolar indígena. 2010. (Seminário).

6.
Oficina: Formação e Inserção profissional dos Agentes Indígenas de Saúde - AIS e Agentes Indígenas de Saneamento.Trabalho em Grupo e apresentação oral. 2008. (Oficina).

7.
O Plano Estadual de Educação Escolar Indígena. Realidades e perspectivas.Seminário sobre a Educação do Estado de Mato Grosso. 2007. (Seminário).

8.
Os povos indígenas e a universidade. Seminário de Intercâmbio dos Calouros dos Cursos de Graduação.Os povos indígenas e a Universidade. 2007. (Seminário).

9.
Encontro Estadual de Formação do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.Cursista. 2006. (Encontro).

10.
I Seminário de Afirmação dos Povos Chiquitanos.Mesas de Compromisso com os Chiquitanos da Fronteira - Compromissos de Órgãos (UNEMAT, INCRA, FUNAI, 3º Grau Indígena. 2006. (Seminário).

11.
Seminário Internacional Políticas educacionais: O contexto de Durban.Os desafios para a Construção de uma política nacional de Ação Afirmativa para os povos indígenas.. 2005. (Seminário).

12.
56ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.56ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2004. (Outra).

13.
1º Encontro Nacional do Sistema de Formação Continuada e Certificação de Professores..1º Encontro Nacional do Sistema de Formação Continuada e Certificação de Professores.. 2003. (Encontro).

14.
Fórum Brasil de Educação - XX Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação..Fórum Brasil de Educação - I Encontro Regional e da XX Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação.. 2003. (Encontro).

15.
Políticas de Ensino Médio para os Povos Indígenas.Políticas de Ensino Médio para os Povos Indígenas.. 2003. (Seminário).

16.
Seminário de Educação Escolar Indígena: Bases para Construção da Política Estadual de Educação Escolar Indígena.Bases para Construção da Política Estadual de Educação Escolar Indígena. 2003. (Seminário).

17.
.Oficina de Material Pedagógico PCN Ação Indígena Saúde e Sexualidade. 2002. (Oficina).

18.
1º Fórum Nacional Diversidade na Universidade..1º Fórum Nacional Diversidade na Universidade.. 2002. (Outra).

19.
III Etapa de Estudos Cooperados de Ensino e Pesquisa..III Etapa de Estudos Cooperados de Ensino e Pesquisa.. 2002. (Outra).

20.
III Etapa de Planejamento e Formação do 3º Grau Indígena..III Etapa de Planejamento e Formação do 3º Grau Indígena.. 2002. (Outra).

21.
Conferência Mundial contra do Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata.Pré-Conferência - Cultura do Desenvolvimento, Racismo e Equidade.. 2001. (Outra).

22.
Conferência Nacional dos Povos Indígenas.Conferência Nacional dos Povos Indígenas. 2001. (Outra).

23.
Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação - Formação de Professores. Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação - Formação de Professores. 2001. (Congresso).

24.
II Etapa de Planejamento e Formação do 3º Grau Indígena.II Etapa de Planejamento e Formação do 3º Grau Indígena. 2001. (Outra).

25.
III Conferência Nacional de Saúde Indígena - Construindo e avaliando o sistema de saúde indígena.III Conferência Nacional de Saúde Indígena. 2001. (Outra).

26.
Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos..Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos.. 2001. (Seminário).

27.
Workshop e Consulta sobre a Política para os Povos Indígenas do Banco Mundial..Workshop e Consulta sobre a Política para os Povos Indígenas do Banco Mundial.. 2001. (Outra).

28.
I Fórum de Debates sobre Educação Escolar Indígena..I Fórum de Debates sobre Educação Escolar Indígena.. 2000. (Outra).

29.
Iº Congresso de Professores Indígenas da Região Médio Norte.. Iº Congresso de Professores Indígenas da Região Médio Norte.. 2000. (Congresso).

30.
Comissão de Concurso Público Estadual.Fiscal no Concurso Público do Estado de Mato Grosso.. 1999. (Outra).

31.
Foro Continental de Mujeres Indigenas de Las Americas.La Asamblea Nacional Indígena Plural por la Autonomía.. 1999. (Outra).

32.
I Fórum de Debates sobre Educação Escolar Indígena.I Fórum de Debates sobre Educação Escolar Indígena. 1998. (Outra).

33.
I Seminário de Educação Escolar Indígena do Estado do Amazonas.I Seminário de Educação Escolar Indígena do Estado do Amazonas - Cultura, Terra e Escola - Educação escolar indígena diferenciada.. 1998. (Seminário).

34.
Seminário dos Direitos Indígenas - Brasil 500 anos.Seminário dos Direitos Indígenas.. 1998. (Seminário).

35.
III Etapa Intensiva da Língua Portuguesa - Projeto Tucum..III Etapa Intensiva da Língua Portuguesa - Projeto Tucum.. 1997. (Outra).

36.
III Etapa Intensiva de Ciências Naturais - Projeto Tucum..III Etapa Intensiva de Ciências Naturais - Projeto Tucum.. 1997. (Outra).

37.
III Etapa Intensiva de Ciências Sociais - Projeto Tucum.III Etapa Intensiva de Ciências Sociais - Projeto Tucum. 1997. (Outra).

38.
III Etapa Intensiva de Educação Física - Projeto Tucum.III Etapa Intensiva de Educação Física - Projeto Tucum. 1997. (Outra).

39.
III Etapa Intensiva de Matemática - Projeto Tucum.III Etapa Intensiva de Matemática - Projeto Tucum. 1997. (Outra).

40.
Projeto TUCUM.IV Etapa Intensiva de Ciências Naturais - Projeto Tucum.. 1997. (Outra).

41.
Projeto TUCUM.IV Etapa Intensiva de Ciências Sociais - Projeto Tucum.. 1997. (Outra).

42.
1º Encontro Regional de Educação.1º Encontro Regional de Educação. 1996. (Encontro).

43.
II Encontro das IFES da Região Centro-Oeste.II Encontro das IFES da Região Centro-Oeste sobre prevenção e tratamento do Alcoolismo e outras dependências químicas.. 1996. (Encontro).

44.
Seminário de Educação Escolar Indígena..Seminário de Educação Escolar Indígena.. 1993. (Seminário).

45.
Cerrado sempre vivo.Seminário sobre Biodiversidade do Cerrado. 1992. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Filadelfo de Oliveira Neto. A história do Conselho de Educação Escolar Indígena de MT: Conquistas e desafios. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Indígena) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Francisca Navantino Pinto de Angelo.

2.
Salomão Nezokemazokai. Conteúdo da história Paresi: fonte de subsídio para a educação escolar indígena. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Indígena) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Francisca Navantino Pinto de Angelo.

3.
Eneida Kupodonepá. História das danças Umutinas. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Indígena) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Francisca Navantino Pinto de Angelo.

4.
Nilce Zonizokemairô. Estudo descritivo do projeto político pedagógico específico e diferenciado da escola indígena Zozoitero. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Indígena) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Francisca Navantino Pinto de Angelo.

5.
Sandra Aparecida Azomaizokero. Alfabetização na escola indígena Salto da Mulher: Antes e depois do projeto político pedagógico. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Indígena) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Francisca Navantino Pinto de Angelo.

6.
Valdomiro Nezokemae. A Educação escolar indígena da Aldeia Ilhaucê. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Indígena) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Francisca Navantino Pinto de Angelo.

Iniciação científica
1.
Jurandi Bororo. Agente Ambiental Indígena Bororo. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Gestão Territorial, ambiental em TI) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Francisca Navantino Pinto de Angelo.

2.
Valdevino Umutina. Tuyay Maming. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Gestão Territorial, ambiental em TI) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Francisca Navantino Pinto de Angelo.

3.
Alexandra Chiquitano. Curso em Audiovisual para registro do Patrimonio Cultural dos povos indígenas de MT. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Gestão Territorial, ambiental em TI) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Francisca Navantino Pinto de Angelo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 6:23:30