José Bittencourt da Silva

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  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA, 2016); Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2007); Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2003); Especialização em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA, 1995); Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA, 1993). Atualmente é professor Associado nível II da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação (Faculdade de Educação-FAED) e Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica-PPEB) no Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB). Preferencialmente, aborda temas como educação do campo, educação ambiental, educação em unidades de conservação da natureza, educação de povos e comunidades tradicionais, bem como busca estabelecer interfaces com os debates teóricos recentes sobre educação integral e escolas em regime de tempo integral. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Bittencourt da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, J. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica.
Campus Universitário do Guamá
Guamá
66075900 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32017281
Fax: (91) 32017281
URL da Homepage: www.ufpa.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Doutorado em Ciências Ambientais.
núcleo de altos estudos amazônicos, NAEA, Brasil.
Título: UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E ORGANIZAÇÕES DE POPULAÇÕES TRADICIONAIS SUL-AMAPAENSES: PROBLEMAS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Ligia Simonian.
2001 - 2003
Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento.
núcleo de altos estudos amazônicos, NAEA, Brasil.
Título: Sustentabilidade institucional e participação comunitária da Reserva Extrativista Rio Cajari,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Ligia Simonian.
Palavras-chave: Unidades de Conservação; Desenvolvimento sustentável; RESEX; Sustentabilidade institucional; População tradicional.
Grande área: Outros
1993 - 1995
Especialização em Especialização em ciênia política.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O projeto Calha Norte como mudança de objetivo do Regime Militar.
Orientador: Celso Vaz.
1989 - 1993
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A ideologia de segurança nacional e a educação.
Orientador: Kátia Mendonça.




Formação Complementar


2000 - 2007
Advanced Course in English. (Carga horária: 450h).
aslan's course s/c ltda, ASLAN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2004 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SOCIOLOGIA DA EDUCACAO: INSTITUICAO ESCOLAR
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
PESQUISA EDUCACIONAL
METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
LABORATÓRIO DE PESQUISA
SEMINÁRIO DE PESQUISA I
SEMINÁRIO DE PESQUISA II

Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
INOVAÇÃO ESCOLAR E ESCOLAS MUNICIPAIS DE TEMPO INTEGRAL EM BELÉM DO PARÁ: UM ESTUDO NAS ILHAS MOSQUEIRO E CARATATEUA
Descrição: A presente proposta de pesquisa é parte integrante do projeto intitulado Experimentações de Políticas de Inovação na Educação Básica no Estado do Pará, o qual foi aprovado no Edital Universal 01/2016 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPQ). Sob a coordenação geral do professor Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araújo, o projeto aprovado pelo CNPq possui a participação dos professores Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues (UFPA/Cameta), Drª Ney Cristina Monteiro de Oliveira (UFPA-ICED) e Drª Marise Nogueira Ramos (Fiocruz-RJ/UERJ), todos apresentando subprojetos envolvidos com o debate acerca da educação básica no Porá a partir da ideia de inovação educacional. Enquanto membro do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica ? PPEB, o proponente envidará esforços para estabelecer os vínculos necessários e exigidos pelo atual Plano Nacional de Educação (PNE), o qual reconhece a necessidade de que o País deva avançar quanto a ?[...] universalização da etapa obrigatória e na qualidade da educação?. O PNE definiu nove (9) de suas metas como ?[...] estruturantes para a garantia do direito à educação básica com qualidade? e determinou também, entre as suas estratégias para o cumprimento de algumas de suas metas a necessidade de ?[...] elevar o padrão de qualidade das universidades, visando à realização de pesquisa institucionalizada de modo articulado a programas de pós-graduação stricto sensu? (BRASIL, 2014, p. 3). Deste modo, a articulação entre a pós-graduação e a escola básica configura-se como componente essencial do PNE, ou seja, a conexão entre essas duas esferas do percurso formativo dos educandos brasileiros qualifica a educação básica. Esse pressuposto fica evidente na meta dezesseis (16), que visa alcançar durante o decênio a cobertura de 50% dos professores da educação básica com mestrado ou doutorado. Ressalte-se também a importância deste projeto quanto aos propósitos do Sistema Nacional de Pós-Graduação no Brasil que, em seu Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020 (BRASIL, CAPES, 2010, p. 155), observa a importância estratégica assumida pela Educação Básica, uma vez que a ?[...] pós-graduação constitui-se em uma etapa da nossa estrutura de ensino e como tal guarda uma relação de interdependência com os demais níveis educacionais?. Este projeto circunscreve-se no contexto brasileiro de construção de convergências necessárias à melhoria da qualidade da educação básica brasileira, que requer ?[...] a urgência do desenvolvimento de ações especiais que promovam a articulação da pós-graduação com a melhoria da qualidade da educação básica? (BRASIL, CAPES, 2010, p. 164-165). Evidentemente que não há aqui uma expectativa (ilusória) de que serão encontradas soluções para a qualificação da escola básica, em particular aquela localizada nas áreas ribeirinhas da Amazônia, mas sim propõe-se a tarefa de pensar as experimentações da educação básica nestes espaços, visando contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos sobre a temática da educação de tempo integral, apontando seu limites e virtudes levadas à cabo pelos profissionais que fazem a educação básica acontecer. Consideramos, portanto, que ao final da pesquisa será possível apresentarmos um conjunto de informações sistematizadas que possam apontar experiências exitosas, dificuldades contextuais, limites e possibilidades das experiências das escolas de tempo integral ribeirinhas do Pará a partir dos casos selecionados para estudo nas escolas das ilhas do Mosqueiro e Caratateua em Belém. Esta sistematização poderá contribuir com os estudos na área e, também, com o aperfeiçoamento das políticas em curso potencializando as possíveis experiências exitosas desenvolvidas paraenses..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: José Bittencourt da Silva - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - 2016
Unidades de Conservação da Natureza geridas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do estado do Pará (SEMA) e sua relação com a Educação Ambiental
Descrição: A temática proposta neste projeto de pesquisa circunscreve-se no âmbito dos debates acerca do uso público das Unidades de Conservação da Natureza (UC) enquanto lugar propício para a realização de práticas Educativas Ambientais. Essas UC se constituem em áreas específicas (públicas e privadas) demarcadas pelo poder público (municípios, estados ou federação), objetivando a proteção in situ da biodiversidade de frações dos biomas brasileiros sob regime especial de utilização (BRASIL, 2000). Apesar da necessidade de maior proteção ambiental de seu território, o estado do Pará possui um mosaico importante de UC públicas e privadas. De fato, pode-se encontrar nesta Unidade Federativa categorias de manejo diversificadas, sob a gestão de prefeituras distintas, do governo estadual, do governo federal e de particulares. O que se discute é exatamente a efetivação desses territórios enquanto área protegida capaz de realizar os objetivos estipulados por um ordenamento territorial expresso em lei. Dados iniciais recolhidos junto Diretoria de Áreas Protegidas (DIAP) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), dão conta de que estado do Pará vem criando suas UC desde o início da década de 1990, em que pese a maior parte dessas áreas serem institucionalizadas a partir de meados dos anos de 2000. Atualmente estão sob a responsabilidade do governo do estado do Pará 08 Áreas de Proteção Ambiental (APA), 04 Florestas Estaduais (FLOTA), 04 Parques, 02 Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS), 01 Refúgio da Vida Silvestre (REVIS), 01 Reserva Biológica (REBio) e 01 Estação Ecológica (ESEC), o que corresponde a um total de aproximadamente 15.773.253,71 hectares de área demarcada sob regime especial de utilização (DIAP, 2013). O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) , que foi regulamentado pelo Decreto 4.340/2002, apresenta como um de seus principais objetivos ?favorecer condições e promover a educação e interpretação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico? (BRASIL, 2000, Art. 4o, Inciso XII). Assim, a questão básica que servirá de fio condutor da presente proposta de pesquisa é a seguinte: a EA constitui-se em elemento de efetiva contribuição para a gestão de UC do estado do Pará? A partir desse questionamento geral, outras perguntas são colocadas: quantos e quais são os projetos de EA que envolvem as UC paraenses? Quais os seus objetivos e como são implementados cotidianamente? De que maneira os resultados são avaliados? Há recursos financeiros previamente orçados, pessoal qualificado, apoio pedagógico e material didático disponível? Esses e muitos outros questionamentos merecem uma investigação mais cuidadosa por parte da academia, que não pode negligenciar esse assunto ?[...] de importância estratégica tanto no que diz respeito à proteção do patrimônio natural, quanto no âmbito de acordos internacionais e de políticas públicas? (TRANNIN; IRVING; PEDRO, 2006). Portanto, as UC paraenses e as ações de EA que devem contribuir com a sua efetiva função socioambiental, necessitam de investigação, análise e proposição de possíveis alternativas as suas demandas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: José Bittencourt da Silva - Coordenador / Ligia Simonia - Integrante / Leandro K. Gomes de Farias - Integrante / Jenijunio dos Santos - Integrante / Benilde de Nazaré Lameira Rosa - Integrante / Aquila Mescouto Miranda - Integrante / José Rafael Barbosa Rodrigues - Integrante / Hellen Cristina Olímpia de Oliveira - Integrante.
2014 - 2015
Educação e Desenvolvimento em Reservas Extrativistas Amazônicas
Descrição: O objetivo da pesquisa foi observar o desenvolvimento da efetivação do direito à educação escolar em RESEXs amazônicas. No contexto desse processo tomou-se como caso a ser estudado a RESEX Tapajós Arapiuns (Municípios de Aveiro e Santarém-Pará), momento em que se indagou-se quais os avanços e desafios nesse processo de implementação educacional escolar na Unidade. Isso foi possível através de ferramentas metodológicas como observação participante, entrevistas semi-estruturadas e através do acesso à dados e documentos públicos relevantes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: José Bittencourt da Silva - Coordenador / Aquila Mescouto Miranda - Integrante / MARIA JOHANNA MICHAELA BELLOW - Integrante.
2011 - 2012
Educação do Campo, segurança fundiária e desenvolvimento de populações tradicionais: um estudo junto à Reserva Extrativista Ipaú-Anilzinho, município de Baião, estado do Pará.
Descrição: A pesquisa pretendeu compreender os processos sócio-educacionais e fundiários no atual contexto do processo de efetivação da Reserva Extrativista Ipaú-Anilzinho, municipio de Baiuão, Estado do Pará. Os resultados apontaram para problemas de ordem organizativa da unidade, com fortes conflitos de interesses entre comunidades, conflitos esses surgidos a partir da criação da RESEX e que necessitam de urgente mediação estatal para sua resolução..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: José Bittencourt da Silva - Coordenador.
2008 - 2009
Educação básica, Conhecimento, Desenvolvimento e Sustentabilidade de Populações do Campo na Amazônia Brasileira: Estudo, Análise e Proposições a partir de Experiências Educacionais já implementadas no Estado do Pará.
Descrição: Historicamente o discurso acerca do desenvolvimento esteve ligado aos aspectos quantitativos da condição humana. Enfocava-se tão somente o crescimento do produto interno bruto, o aumento da renda da população e sua capacidade de consumo. O modelo proposto para a consecução desses objetivos residiu na produção industrial, fomento à construção de novas demandas e com uso desmesurado dos recursos naturais. A educação e o conhecimento foram colocados como importantes forças produtivas neste contexto. Os problemas sócio-ambientais atuais mostram a imperativa revisão dos processos desenvolvimentistas tradicionais. A necessidade desse repensar o desenvolvimento coloca os saberes locais na linha de frente. A educação básica e o conhecimento, também estão sendo revisitados em função de sua importância para a construção de novos processos. Como se encontra esse debate hoje levando em consideração as especificidades das populações do campo na Amazônia? Qual o papel da educação e do conhecimento nesse novo estado de coisas que se deseja construir a partir da cultura, economia, organização social, meio ambiental, e etc. locais? Quais as bases teóricas de sua sustentação e que tipo de prática poderão ser efetivadas? Esses tantos outros questionamentos são basilares para a compreensão e práticas coordenadas e coerentes com as especificidades do campo amazônico, suscetíveis de gerar insights locais ancorados no binômio educação/conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Bittencourt da Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
HANSENÍASE, COTIDIANO INSTITUCIONAL E PRÁTICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO A PARTIR DA EX-COLÔNIA DE MARITUBA (1943-1980).
Descrição: Com esse projeto, objetiva-se realizar pesquisa histórica e etnográfica sobre a realidade dos/as hansenianos/as compulsoriamente internados/as no então ?Leprosário de Marituba? (1943-1980), buscando apresentar e discutir o cotidiano dos/as internos/as, as vicissitudes do tratamento, suas formas alternativas de sobrevivência, resistência e o formato educacional no espaço institucional da ex-colônia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Educação Ambiental: contribuições às atividades educativas socioambientais desenvolvidas por entes governamentais junto a escolas e comunidades do entorno do Parque Estadual do Utinga (PEUt)
Descrição: A Constituição Brasileira de 1988, em seu Artigo 225, apresenta normativamente uma perspectiva geral acerca das responsabilidades nacionais sobre meio ambiente. Precisamente, a Constituição atribui ao poder público em conjunto com a coletividade, o dever de defender e preservar o ambiente para as gerações presentes e futuras. Desde então, o aporte legal tem se adequado, quando necessário, às situações particulares com que os governos municipais, estaduais e federal se deparam. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) apresenta como principais objetivos o que segue: [...] III - contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais; IV - promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais; [...] VI - proteger paisagens naturais e pouco alteradas de notável beleza cênica; [...] VIII - proteger e recuperar recursos hídricos e edáficos; IX - recuperar ou restaurar ecossistemas degradados; X - proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental; [...] XII - favorecer condições e promover a educação e interpretação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico; (BRASIL, Art. 4º, 2000). Estes objetivos são verdadeiras metas a alcançar por parte de todas as UCs brasileiras, e em particular por parte dos Parques que são UCs de Proteção Integral, voltadas a preservação in situ dos recursos naturais e, portanto, não permitem a moradia de pessoas na área demarcada. No estado do Pará existem várias Unidades de Conservação institucionalizadas pelo Governo do Estado e seus objetivos estão em consonância com o estipulado no Art. 4º do SNUC (BRASIL, 2000). Neste contexto é de se destacar o Parque Estadual do Utinga (PEUt), criado em 1993 com o objetivo de proteger os mananciais de água que abastecem Belém e região circunvizinha. Objetiva-se com o presente projeto de extensão contribuir com as atividades educacionais de ambientais desenvolvidas pelos entes governamentais instalados no PEUt (SEMA, BPA e COSANPA) junto às escolas do entorno da Unidade. Destaque-se que o presente projeto de extensão terá como base de apoio as instalações do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento da Amazônia (GEPEDA), o qual vem desenvolvendo um conjunto de ações que envolvem a pesquisa e a extensão, tendo na temática da Educação em Unidades de Conservação um de seus focos centrais. No contexto do GEPEDA integram alunos do mestrado em Educação, discentes da graduação do curso de Pedagogia e professores, os quais desenvolvem pesquisa sobre esta temática e, por isso, comporão o projeto de extensão ora apresentado. Da equipe fazem parte, também, professores da rede pública de ensino e técnicos de organizações governamentais, sendo que alguns deles desenvolverão suas dissertações de mestrado sobre o tema em tela, sob a orientação do Prof. Dr. José Bittencourt da Silva, coordenador do GEPEDA..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: José Bittencourt da Silva - Coordenador / Leandro K. Gomes de Farias - Integrante.
2011 - 2012
Empoderamento de sujeitos educacionais (professores, técnicos e gestores) do ensino fundamental e médio que atuam com populações tradicionais: um enfoque junto a comunidades pertencentes à Reserva Extrativista Ipaú-Anilzinho, município de Baião, estado do
Descrição: O projeto de extensão objetiva contribuir com o empoderamento individual e comunitário de populações tradicionais residentes nas seis (06) comunidades da Reserva Extrativista Ipaú-Anilzinho, município de Baião, estado do Pará, a partir de atividades teóricas e práticas junto a sujeitos educacionais locais (professores, técnicos e gestores)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: José Bittencourt da Silva - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
2017 - Atual
Periódico: AMAZÔNICA: REVISTA DE ANTROPOLOGIA (ONLINE)


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Universo & Extensão


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2SILVA, J. B.2018 SILVA, J. B.; SILVA, M. C. P. ; OLIVEIRA, N. C. M. . Aspectos históricos e institucionais do processo de criação de escola pública de tempo integral no distrito de Mosqueiro: um estudo de caso na escola professora Maria Madalena Travassos. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 11, p. 303-326, 2018.

2.
1SILVA, J. B.2018SILVA, J. B.; PINTO, Elisangela. C. R. ; PINHEIRO, Márcio. F. D. . Análise do PPP da Escola Bosque, Belém, Pará. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO, v. 14, p. 1-21, 2018.

3.
3SILVA, J. B.2017SILVA, J. B.; SILVA, M. C. P. . Educação Ambiental em escola de tempo integral em Belém, estado do Pará. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 34, p. 168-185, 2017.

4.
4SILVA, J. B.2017SILVA, J. B.; SILVA, M. C. P. . Educação Ambiental Aplicada em Parque Estadual no Pará: uma perspectiva crítica. REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA, v. 11, p. 75-86, 2017.

5.
7SILVA, J. B.2016SILVA, J. B.. O Rio Joana Peres (Estado do Pará) e o fenômeno do Pirakaú: uma Perspectiva etnográfica. Margens (UFPA), v. 7, p. 1-15, 2016.

6.
5SILVA, J. B.2016 SILVA, J. B.; SANTOS, J. ; SOUZA, N. S. D. . Escola básica e comunidades ribeirinhas em Belém, Estado do Pará: Problemas e Perspectivas. Working Paper, v. 18, p. 1-22, 2016.

7.
6SILVA, J. B.2016SILVA, J. B.; BATISTA, I. M. S. . O 1º Plano Quinquenal de Valorização Econômica da Amazônia de 1955: educação para o desenvolvimento amazônico. Revista HISTEDBR On-line, v. 1, p. 56-72, 2016.

8.
10SILVA, J. B.2015SILVA, J. B.; SIMONIAN, L . População tradicional, Reservas Extrativistas e racionalidade estatal na Amazônia brasileira. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 33, p. 163-175, 2015.

9.
9ROSA, B. N. L.2015ROSA, B. N. L. ; SILVA, J. B. . Por uma Sociiologia da Alteridade: ética e diálogo na ação pública em unidades de conservação. Revista Pós Ciências Sociais, v. 1, p. 185-210, 2015.

10.
8SILVA, J. B.2015SILVA, J. B.. Educação Ambiental em Parque Estadual: o Projeto Saneamento e Cidadania da Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA). Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 32, p. 61-74, 2015.

11.
11SILVA, J. B.2014SILVA, J. B.. Populaçoes tradicionais, ação comunitária, capital social e educação: um debate necessário à efetivação de reservas extrativistas na Amazônia. Margens (UFPA), v. 6, p. 11-32, 2014.

12.
12SILVA, J. B.2013SILVA, J. B.. RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESCOLAR, HISTÓRIA E CULTURA NO MUNICIPIO DE MARITUBA, PARÁ: UMA PERSPECTIVA FREIRIANA. Universo & Extensão, v. 1, p. 1-11, 2013.

13.
13SILVA, J. B.2013SILVA, J. B.; SIMONIAN, L ; COSTA, A. P. ; BATISTA, I. M. S. . SUSTENTABILIDADE INSTITUCIONAL EM RESERVAS EXTRATIVISTAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. Papers do NAEA (UFPA), v. 1, p. 1-20, 2013.

14.
15SILVA, J. B.2010SILVA, J. B.; SANTOS, J. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FREIRIANAS EM ILHA BELENENSE: UM ENFOQUE NA UNIDADE PEDAGÓGICA DA COMUNIDADE CASTANHAL DO MARI-MARI, ILHA DO MOSQUEIRO. Papers do NAEA (UFPA), v. 271, p. 1-27, 2010.

15.
14SILVA, J. B.2010SILVA, J. B.. ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO E O SIGNIFICADO DO CONCEITO DE POPULAÇÃO TRADICIONAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SÉCULO XXI. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v. 1, p. 83-92, 2010.

16.
16SILVA, J. B.2009 SILVA, J. B.. A EX-COLÔNIA DE HANSENIANOS DE MARITUBA: PERSPECTIVAS HISTÓRICA, SOCIOLÓGICA E ETNOGRÁFICA. Papers do NAEA (UFPA), v. 234, p. 1-41, 2009.

17.
17SILVA, J. B.2009SILVA, J. B.. POPULAÇÕES DO CAMPO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: DESENVOLVIMENTO, CAPITAL SOCIAL E O PAPEL DA EDUCAÇÃO.. Margens (UFPA), v. 4, p. 39-54, 2009.

18.
18SILVA, J. B.2003SILVA, J. B.. FLORESTA NACIONAL DO AMAPÁ: BREVE HISTÓRICO, POLÍTICAS PÚBLICAS E (IN) SUSTENTABILIDADE.. Papers do NAEA (UFPA), v. 167, p. 1-44, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
SIMONIAN, L ; PINTO, P. M. ; BAPTISTA, E. R. ; SILVA, J. B. . Formação socioambiental do estado do Pará. In: SIMONIAN, L. T. L.; BAPTISTA, E. R.. (Org.). Formação socioambiental da Amazônia. 1ed.Belém: Editora do NAEA, 2015, v. 3, p. 415-551.

2.
SILVA, J. B.. População tradicional amazônida versus racionalidade estatal: ?Decifra-me ou te devoro?. In: Cezar Luís Seibt; José Pedro Garcia Oliveira; Doriedson do Socorro Rodrigues. (Org.). Educação e Desenvolvimento Regional: desafios e perspectivas. 1ed.Cameta: CUNTINS, 2012, v. 1, p. 231-246.

3.
SILVA, J. B.. Populações tradicionais sul-amapaenses de unidades de conservação: valores, condutas e o papel da pedagogia da alternância. In: SIMONIAN, L. T. L. (Org.). (Org.). Políticas públicas, desenvolvimento, unidades de conservação e outros contextos socioambientais no Amapá. 1ed.Belém: NAEA, 2010, v. 1, p. 287-324.

4.
SILVA, J. B.; SIMONIAN, L . Políticas públicas, movimentos sociais e sustentabilidade na baía do Sol, Mosqueiro, Belém do Pará.. In: SIMONIAN, L. T. L.. (Org.). Belém do Pará: história, cultura e sociedade.. Belém: NAEA/UFPA, 2010, v. , p. 653-677.

5.
SILVA, J. B.; SIMONIAN, L ; ANDRADE, R. ; ALMEIDA, A. C. . Floresta Nacional do Amapá: breve histórico, políticas públicas e (in) sustentabilidade.. Políticas públicas, desenvolvimento, conservação de recursos naturais e outras questões socioambientais no Amapá.. Belém: NAEA/UFPA, 2010, v. , p. 115-180.

6.
SILVA, J. B.; Salomão M. Hage . Educação do Campo e Desenvolvimento. In: Monica Castagna Molina. (Org.). Educação do Campo e Pesquisa II: questões para reflexões. 2ed.Brasília: Ministério da Educação, 2010, v. 2, p. 48-64.

7.
Quaresma, Helena Doris de A. B. ; SILVA, J. B. ; Campos, Raul Ivan Raiol de ; Pinto, Manoel de Jesus . Políticas Públicas e Gestão de Recursos Florestais: o Caso DO Parque Ambiental da ilha do Mosqueiro, Belém/Pa. In: Edna Castro et. al.. (Org.). Amazônia e Fronteiras do Conhecimento. Belém: NAEA, 2009, v. 1, p. 1-16.

8.
SILVA, J. B.. Populações do Campo na Amazônia Brasileira: Desenvolvimento, Capital Social e o Papel da Educação. In: Salomão Hage. (Org.). Educação do Campo e Pesquisa na Amazônia: Mudando Paradigmas e Afirmando Direitos. Belém: Editora da Universidade Federal do Pará, 2008, v. 1, p. 1-14.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, J. B.. The Working of a Fisher School. Practice Connect, Índia, p. 1 - 11, 01 jun. 2018.

2.
OLIVEIRA, C. R. N. ; SILVA, J. B. . Hansenologia Internationalis. O EDUCANDÁRIO EUNICE WEAVER NO CONTEXTO DO PROJETO NACIONAL DE COMBATE À HANSENÍASE NA ERA VARGAS, Bauru-São Paulo, p. 107 - 107, 05 nov. 2015.

3.
SILVA, J. B.; FRAGOSO, Samara . Hanseníase: desinformação é a maior aliada da doença. Beira do Rio, Belém, p. 3 - 3, 09 mar. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REDIG, E. C. ; SILVA, J. B. . Os projetos pedagógicos e de Educação Ambiental na Escola Bosque do Outeiro: apoio, vivências e experiências no espaço escolar. In: Os projetos pedagógicos e de Educação Ambiental na Escola Bosque do Outeiro: apoio, vivências e experiências no espaço escolar, 2017, Abaetetuba. Anais do IX Fórum Internacional de Pedagogia e III Seminário Nacional de Educação Básica: Educação, Resistência e Liberdade: desafios pedagógicos de uma sociedade em transe, 2017. v. 1. p. 1-15.

2.
MESCOUTO, A. ; SILVA, J. B. ; NUNES, A. P. C. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA DIVERSIDADE AMAZÔNICA. In: V Seminário Norte da ANPAE, 2016, Belém. V Seminário Norte da ANPAE: Gestão da escola básica, 2016. v. 42. p. 65-78.

3.
SILVA, J. B.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA EM PARQUE ESTADUAL NO PARÁ: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA. In: V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2016, Fortaleza. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo: Sbecotur, 2016. v. 11. p. 327-340.

4.
SILVA, J. B.; SANTOS, J. ; SOUZA, N. S. D. . A CONDIÇÃO RIBEIRINHA E ESCOLA BÁSICA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS ILHAS DE BELÉM. In: VII FÓRUM DE PESQUISA E EXTENSÃO EA ? 2015, 2015, Belém. ANAIS DO VII FÓRUM DE PESQUISA E EXTENSÃO EA ? 2015: Pós-Graduação e Educação Básica: perspectivas e desafios. Belém: Editora da Universidade Federal do Pará, 2015. v. 1. p. 1-14.

5.
SILVA, J. B.; MIRANDA, A. M. ; REDIG, E. C. . UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DO PARQUE ESTADUAL DO UTINGA, BELÉM, PARÁ. In: Anais do SNPD, 2014, Florianópilis. II Seminário Nacional de Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - SNPD. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública - PPGPGP, 2014. v. 2. p. 1-21.

6.
SILVA, J. B.. POPULAÇÃO TRADICIONAL RESIDENTE EM RESERVASEXTRATIVISTAS NA AMAZÔNICA BRASILEIRA. In: XIV Simpósio de Geografia da UDESC, 2014, Florianópolis. XIV Simpósio de Geografia da UDESC. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública - PPGPGP, 2014. v. 2. p. 1-15.

7.
SILVA, J. B.; SIMONIAN, L ; COSTA, A. P. ; BATISTA, I. M. S. . GESTÃO AMBIENTAL E TERRITORIAL DE RESERVAS EXTRATIVISTAS AMAZÔNICAS: UM ENFOQUE SOBRE A SUSTENTABILIDADE INSTITUCIONAL. In: VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM GESTÃO SOCIAL Territórios em Movimento: Caminhos e Descaminhos da Gestão Social e Ambiental, 2013, Belém. VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM GESTÃO SOCIAL, 2013. v. 1. p. 1-14.

8.
SILVA, J. B.. POPULAÇÃO TRADICIONAL, RESERVAS EXTRATIVISTAS AMAZÔNICAS E RACIONALIDADE ESTATAL. In: VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM GESTÃO SOCIAL Territórios em Movimento: Caminhos e Descaminhos da Gestão Social e Ambiental, 2013, Belém. VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM GESTÃO SOCIAL, 2013. v. 1. p. 1-12.

9.
SILVA, J. B.. População Tradicional Amazônida versus Racionalidade Estatal: decifra-me ou te devoro. In: EPENN ? Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2012, Manaus. 20º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Manaus: EPENN, 2012. v. 1. p. 1-12.

10.
SILVA, J. B.. População Tradicional da Amazônia Brasileira: conceituação, dilema atual e o papel da educação do campo. In: I ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA PARAÍBA, 2011, JOÃO PESSOA. I ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA PARAÍBA. JOÃO PESSOA: EDITORA UNIVERSITÁRIA UFPB, 2011. v. 1. p. 167-167.

11.
SILVA, J. B.. População tradicional da Amazônia brasileira: conceituação, dilema atual e o papel da educação do campo. In: I encontro de pesquisa e práticas em educação do campo, 2011, Paraíba. Encontro de pesquisa e práticas em educação do campo da Paraíba. Paraíba: Editora da UFPB, 2011. v. 1. p. 1-14.

12.
SILVA, J. B.. Trabalho, educação e subdesenvolvimento. In: VII seminário sobre trabalho e educação, 2011, Cameta. VII seminário sobre trabalho e educação. Belém: Editora da UFPA, 2011. v. 1. p. 1-13.

13.
Quaresma, Helena Doris de A. B. ; SILVA, J. B. ; PINTO, Telma C. Guerreiro ; Campos, Raul Ivan Raiol de . Políticas públicas e gestão de recursos florestais: o caso do parque ambiental da ilha do Mosqueiro, Belém, Pará.. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AMAZÔNIA E FRONTEIRAS DO CONHECIMENTO, 2008, BELÉM. SEMINÁRIO INTERNACIONAL AMAZÔNIA E FRONTEIRAS DO CONHECIMENTO. Belém: Editora da UFPA, 2008.

14.
SIMONIAN, L ; SILVA, J. B. . Políticas públicas, movimentos sociais e sustentabilidade na Baía do Sol. In: Seminário Belém do Pará: História Cultura e Sociedade, 2003, Belém. Livro sobre Belém, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. B.; SILVA, M. C. P. . ASPECTOS HISTÓRICOS E INSTITUCIONAIS DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL EM BELÉM DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO. In: XII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional do Museu Pedagógico intitulados: ?Estado, política e sociedade: está o mundo de ponta cabeça??, 2017, Vitória da Conquista. XII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista: Editora da UESB, 2017. v. 1. p. 1204-1210.

2.
CRUZ, W. P. S. ; SILVA, J. B. . Educação e Coservação da Biodiversidade no Contexto Escolar da Reserva Extrativista Terra Grande Pracuúba. In: IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental, 2017, Santa Catarina. Anais do IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental. São Paulo: Revista brasileira de Educação Ambiental, 2017. v. 12. p. 210-211.

3.
OLIVEIRA, C. R. N. ; SILVA, J. B. . O EDUCANDÁRIO EUNICE WEAVER NO CONTEXTO DO PROJETO NACIONAL DE COMBATE À HANSENÍASE NA ERA VARGAS. In: 8º Simpósio Brasileiro de Hansenologia, 2017, São Paulo. Anais do 8º Simpósio Brasileiro de Hansenologia. São Paulo: Hansenologia Internationalis, 2017. v. 1. p. 107-107.

4.
SILVA, J. B.. Acordando tratos: pricípios, utopias, condutas éticas, desenvolvimento e a educação do campo. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo, 2008, Brasília. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo. Brasília-DF: Editora da Universidade de Brasília, 2008. p. 7-18.

5.
SILVA, J. B.. Populações do Campo na Amazônia Brsileira: desenvolvimento, capital social e o papel da educação. In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DO ESTADO DO PARÁ, 2008, Belém. I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DO ESTADO DO PARÁ. Belém, 2008. p. 52-53.

6.
Quaresma, Helena Doris de A. B. ; SILVA, J. B. ; Pinto, Manoel de Jesus ; Campos, Raul Ivan Raiol de . Políticas Públicas e Gestão de Recursos Florestais: o caso do Parque Ambiental da Ilha do Mosqueiro, Belém/PA. In: Seminário Internacional amazônia e Fronteira do conhecimento, 2008, Belém. Seminário Internacional Amazônia e Fronteira do Conhecimento, 2008. v. 1. p. 135-136.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, C. R. N. ; SILVA, J. B. . O EDUCANDÁRIO EUNICE WEAVER NO CONTEXTO DO PROJETO NACIONAL DE COMBATE À HANSENÍASE NA ERA VARGAS. In: 8º Simpósio Brasileiro de Hansenologia, 2015, São Paulo. HANSENOLOGIA INTERNATIONALIS: HISTÓRIA, DIREITOS HUMANOS, CIÊNCIAS SOCIAIS E HISTÓRIA. São Paulo: Hansenologia Internationalis, 2015. v. 40. p. 107-107.

2.
SIMONIAN, L ; SILVA, J. B. . Biodiversidade e Gestão de Recursos na TQ Cunani. In: II Congresso Internacional da Biodiversidade do Escudo Guianês, 2010, Macapá. Livro de resumos. Belém: Editora do NAEA, 2010. v. 1. p. 121-122.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, J. B.. Educação Omnilateral: perspectivas teóricas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, J. B.. POPULAÇÃO TRADICIONAL DA AMAZÔNIA BRASILEIRA: CONCEITUAÇÃO, DILEMA ATUAL E O PAPEL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, J. B.. Unidades de Conservação e populações tradicionais: referências importantes para pensar o desenvolvimento da Amazônia no século XXI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, J. B.. Pesquisa em educação na Amazônia: aspectos ambientais, políticos e epistemológicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, J. B.. População tradicional da Amazônia brasileira: conceituação, dilema atual e o papel da educação do campo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, J. B.. Trabalho, educação e subdesenvolvimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, J. B.; SANTOS, J. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POSITIVAS EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NO CASTANHAL DO MARI-MARI, ILHA DO MOSQUEIRO, BELÉM, PARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, J. B.. Populações do Campo na Amazônia Brasileira: Desenvolvimento, Capital Social e o Papel da Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SILVA, J. B.. Acordando Tratos: Princípios, Utopias, Condutas Éticas, Desenvolvimento e a Educação do Campo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SILVA, J. B.. Desenvolvimento de populações tradiconais em reservas extrativistas na Amazônia Brasileira e papel da Pedagogia da Alternância nesse processo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, J. B.. Unidade de Conservação de Uso Direto como Alternativa ao Desenvolvimento Sustentável na Amazônia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SILVA, J. B.. Sociedade Trabalho e Desenvolvimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
SILVA, J. B.. Políticas Públicas,Conhecimento Tradicional e Educação em Unidades de Conservação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SILVA, J. B.; SIMONIAN, L . Organização de Pescadores/as da Baia do Sol, Mosqueiro, Belém, Pará.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
SILVA, J. B.. Desenvolvimento Sustentável e o Papel da Educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, J. B.. Desenvolvimento de populações tradicionais em reservas extrativistas na Amazônia brasileira e o papel da pedagogia da alternância nesse processo 2008 (Poster).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, J. B.. Café Científico Cultural do Grupo HCEL. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SILVA, J. B.. Educação e educação ambiental no Brasil: Limites e possibilidades históricas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SILVA, J. B.. Hanseníase, contaminação, profilaxia e preconceito. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
SILVA, J. B.. Hanseníase: desinformação é a maior aliada da doença. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, J. B.. Resenha do Livro Mundo sustentável 2: novos rumos para um planeta em crise. 2017; Tema: Educação Ambiental. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, J. B.. Relatório final de projeto de pesquisa. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
SILVA, J. B.. Relatório parcial de pesquisa. 2015. (Relatório de pesquisa).

3.
SILVA, J. B.. Universo & Extensão. 2014. (Editoração/Periódico).

4.
SILVA, J. B.; MIRANDA, A. M. ; OLIVEIRA, H. C. O. . Relatório final de projeto de pesquisa. 2014. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, J. B.; SILVA, G. P.; SILVA, M. G.. Participação em banca de Pedro Landinilson do Rosário Pantoja. Saberes do trabalho na carpintaria naval artesanal no distrito de Carapajó - município de Cametá-Pa: um estudo de caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Universidade Federal do Pará.

2.
SILVA, J. B.; LOUREIRO, M.. Participação em banca de Leuzilda Rodrigues. O que VALE na educação ambiental de Canaã dos carajás. 2013. Dissertação (Mestrado em PPGED) - Universidade Federal do Pará.

3.
VIDAL, J.; SILVA, J. B.. Participação em banca de Alexandra Ferreira. Autoavaliação institucional: a realidade da CPA na Prática do SINAES. 2013. Dissertação (Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento) - núcleo de altos estudos amazônicos.

4.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Leuzilda Rodrigues. O que vale na Educação Ambiental de Canaã dos Carajás. 2012. Dissertação (Mestrado em PPGED) - Universidade Federal do Pará.

5.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Jocilete de Almeida Ribeiro. Área de Proteção Ambiental da Ilha do Combu, Belém/Pa: desafios de implantação e de gestão de uma Unidade de Conservação. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará.

6.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Jane Maria da Silva Batista. Movimento Social, participação e desenvolvimento: problemáticas na reserva extrativista Marinha Mãe Grande, Curuçá, PA. 2009. Dissertação (Mestrado em PLADES) - núcleo de altos estudos amazônicos.

7.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Jocilete de Almeida Ribeiro. Combu: de espaço de convivência e produção comunitária à unidade de conservação. 2009. Dissertação (Mestrado em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento) - Núcleo de Meio Ambiente.

Teses de doutorado
1.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Evanildo Moraes Estumano. Tradições de conhecimento na Amazônia: uma etnografia sobre o senso comum na pesca artesanal. 2018. Tese (Doutorado em programa de pós-graduação em ciências sociais) - Universidade Federal do Pará.

2.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Marcos Rodrigues. A produção familiar de commodities em Mato Grosso. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Universidade Federal do Pará.

3.
HAGE, S. M.; SILVA, J. B.. Participação em banca de Nazaré Serrat Diniz de Souza. Na Belém ribeirinha, a juventude e o direito à escolarização com formação profissional: análise da experiênca da Casa Escola da Pesca. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará.

4.
ROCHA, G. O. R.; SILVA, J. B.; MOREIRA, W. W.. Participação em banca de Ghislaine Dias da Silva. A escolarização como transgressão: nos horizontes da escolarização de hansenianos no Pará do século XX. 2013. Tese (Doutorado em PPGED) - Universidade Federal do Pará.

5.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Benilde de Nazaré Lameira Rosa. De Jardim Encantado a Reino Desencantado das Unidades de Conservação: uma análise de ethos ambientais. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.

6.
SILVA, J. B.; SIMONIAN, L. Participação em banca de Maria do Socorro Soares de Oliveira. Políticas de integração na fronteira trinacion al: Brasil, Peru e Bolívia. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - núcleo de altos estudos amazônicos.

7.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Alandy Patrícia do Socorro Cavalcante Simas. Corredor de Biodiversidade na fronteira Amapá/ Guiana Francesa: fator de integração e sustentabilidade?. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - núcleo de altos estudos amazônicos.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Cristiane Mariana da Silva Guedes. A homofobia no ambiente escolar: uma intervenção pedagógica na escola Santa Mônica, Breves-Pa.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

2.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Denise dos Santos Barbosa. Bullying não é brincadeira de criança: enfretamento às práticas do bullying no contexto da escola Municipal de E. Fundamental Prof. Emerentina Moreira de Souza. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

3.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Evandro do Amaral Guedes. Educação e promoção social: por uma escola que vivencie direitos das crianças e adolescentes. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

4.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Eliziel Alves Melo. Enfrentamento da violência contra alunos com necessidades educativas especais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

5.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Lucidéia Magno da Silva. Enfrentamento do Fenômeno bullying na escola Magalhães Barata, bairro Centro, Município de São Sebastião da Boa Vista. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

6.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Edilene Andrade dos Santos. O combate à violência sexual infantil: uma atividade junto ao centro municipal de referência em Educação Infantil, Profa. Cecília Rocha Cunha, bairro Aeroporto, município de Breves, Pa.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

7.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Paulo Petterson Lima da Silva. Enfrentamento às violências físicas e verbal na escola em regime de covênio Dom Calábreia, Maritube, Pa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

8.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Francisco José Oliveira da Silva. Depredação do patrimônio público escolar: uma proposta de enfrentamento e prevenção na escola. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

9.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Aline Neves Paz. O regime unificado das Escolas Públicas do municpio de Breves em prol dos Direitos escolares. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

10.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Claudenildo da Silva Ladislau. Cyberbullying: a prevenção da violência virtual na escola. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

11.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Iraquelma Medeiros Furtado. Homofobia e a educação: discutindo a discriminação no contxto escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

12.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Adriane Rodrigues Tenório. O Estatuto da Criança e do Adolescente na escola: a importancia de conhecê-lo e divulgá-lo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

13.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Benedita do Socorro Costa da Silva. Indisciplina no contexto escolar: compreender para intervir. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

14.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Ándrea França Favacho. Abuso sexual infantil: redimencionando ações pedagógicas preventivas na Creche Abelinha Feliz. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

15.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Thaíse Costa Belém. As aulas de Filosofia para adolescentes infratores que cumprem medidas socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo Feminino-CESEF. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Federal do Pará.

16.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Thaíse Costa Belém. As aulas de Filosofia para adolescentes infratores que cumprem medidas socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo Feminino-CESEF. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Federal do Pará.

17.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Fabiane Nascimento. Plano de desenvolvimento territorial sustentável do arquepélago do Marajó: análise da proposta educacional. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará.

18.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Manuelle Espíndola dos Reis. Cultura e identidade: a valorização dos saberes ribeirinhos no munícipio de Breves. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará.

19.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Maria do Livramento Ferreira Aviz. Movimentos sociais e suas interfaces para a constituição dos sujeitos da comunidade de Santa Maria em Tracuateua- PA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará.

20.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Antenor Carlos Pantoja. Discutindo a ciência, saberes e cultura local a partir de novas inquietações sobre a educação do campo. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará.

21.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Anaisa da Silva Pimentel. Dende: uma alternativa econômica, social e ambiental para o desenvolvimento. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em formação de Especialistas em desenvolvimento) - núcleo de altos estudos amazônicos.

22.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Kellisângela Rodrigues Quaresma. Os indicadores de gestão democrática nos documentos oficiais do governo e no projeto MEDES. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política de gestão e Fianciament) - Universidade Federal do Pará.

23.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Rejane Cleide Lemos de Vasconcelos. A inclusão da pessoa portadora de deficiência no meio ambiente urbano: o direito de ir e vir.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Ambiental) - Universidade Federal do Pará.

24.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Lúcia Cristina Gama Andrade. Gestão Ambiental e política pública para o açaí: experiência na Ilha da trambioca, Barcarena-Pa.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental - PROFIMA XI) - Núcleo de Meio Ambiente.

25.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Iane Maria da Silva Batista. Produção e coservação no contexto do projeto de assentamento agroextrativista Praialta Piranheira-Pa.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em FIPAM) - núcleo de altos estudos amazônicos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Camilla Raphaelle Nascimento de Oliveira.O Educandário Eunice Weaver, localizado no bairro da Pratinha, Belém-Pa: uma análise feita a partir dos relatos orais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Cristiane Maria Belo Pereira.A Educação Ambiental crítica e a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo meio ambiente: vamos cuidar do brasil com escolas sustentáveis?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Mayara Cardoso Lima.Análise das atividades de Educação Ambiental realizadas pela COSANPA com enfoque no Parque Estadual do Utinga ? PEUt.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

4.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Thaise Costa Belém.A escolarização de adolescentes infratores que cumprem medida socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo Feminino-CESEF.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

5.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Camilla Freitas Lopes.O ensino médio no campo: realidades e desafios dos sujeitos educacionais envolvidos no sistema de organização modular de ensino (SOME) do município de Mojú/Pará. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

6.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Helen Ariadene dos Santos e Lidiane Alves Monteiro.O processo de educação inclusiva em redes oficiais para os alunos surdos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

7.
FARIAS, L. K. G. de; SILVA, J. B.; ESTUMANO, Evanildo Moraes. Participação em banca de Sirléia Lopes Sodré.A Inportência da Famíia no Processo de Ensino-Aprendizagem da Criança. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

8.
SILVA, J. B.; FARIAS, L. K. G. de; NASCIMENTO, Ivany Pinto. Participação em banca de Jamila Galvão de Araújo.Violência na Escola: a percepção a partir de alunos e professores de uma escola de Belém. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

9.
SILVA, J. B.; FARIAS, L. K. G. de; NASCIMENTO, Ivany Pinto. Participação em banca de MAELY DA SILVA E SILVA.Estudo Bibliográfico Acerca do Acesso à Educação Escolar de Adolescentes Infratores na Unidade de Semi-Liberdade da Fundação da Criança e do Adolescente em Icoaraci-Belém-Pará.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

10.
NASCIMENTO, Ivany Pinto; SILVA, J. B.; OLIVEIRA, Ilda Estela Amaral de. Participação em banca de Ana Carolina Leite Neves.Violência na Escola: Experiência Viveciada na EEDIEF Nuremberg Borja de Brito Filho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

11.
REIS, Neila da Silva; SILVA, J. B.; SOUZA, C. T. R.. Participação em banca de Cristina Gaia da Silva e Renata Santos da Fonseca.Atividades Educativas na Terceira Idade: a Educação como Fator Motivacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

12.
ESTUMANO, Evanildo Moraes; SILVA, J. B.; MAIA, Sônia. Participação em banca de Cláudia Luciana Farias de Souza e Marcos Belém Oeiras Costa.Estudo da interface entre cultura e educação nas atividades de arte da cerâmica dos mestres de cultura em Icoaraci/PA.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

13.
SILVA, J. B.. Participação em banca de Alizane Ramalho de Sousa.Saúde para quem? estudo de casos com maradores de rua no centro comercial da cidade de Belém-Pará-Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Tecnologia em Gestão de Saude) - Centro Federal de Educação Tecnologica do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, J. B.. Comissão examinadora de concurso público para professor efetivo do magistério superior. 2010. Universidade Federal do Pará.

2.
SILVA, J. B.. Banca examinadora do concurso público para docentes da carreira do magistério superior. 2009.

3.
SILVA, J. B.; VENTURINI, Ariberto; GARCIA, Leandro Guimarães. Concurso Público para provimento de cargo efetivo de carreira docente na disciplina Metodologia Científica. 2007. Universidade do Estado do Pará.

4.
CHAVES, V. L. J.; SILVA, J. B.; FARIAS, L. K. G. de. Comissão Julgadora da Seleção Pública para Professor Substituto da Materia Prática de Ensino de Ciências Sociais. 2005. Universidade Federal do Pará.

5.
CAMARGO, A. M. M. de; SILVA, J. B.; FARIAS, L. K. G. de. Comissão Julgadora da Seleção Pública para Professor Substituto da Materia Pesquisa Educacional. 2004. Universidade Federal do Pará.

Outras participações
1.
SILVA, J. B.; ROCHA, G. O. R.; OLIVEIRA, N. C. M.. Comissão examinadora do processo seletivo do PPEB/NEB/UFPA. 2018. Universidade Federal do Pará.

2.
SILVA, J. B.. comissão avaliadora de reconhecimento de diploma de doutorado. 2013. Universidade Federal do Pará.

3.
SILVA, J. B.. Banca de Avaliação de programas e Projetos de Extensão da UFPA. 2010. Universidade Federal do Pará.

4.
SILVA, J. B.. Comissão de avaliação de progressão funcional. 2010. Universidade Federal do Pará.

5.
SILVA, J. B.. Comitê Científico: II encontro de pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará. 2010.

6.
SILVA, J. B.. Banca examinadora do processo seletivo ao curso de especialização educação, cultura e organização social. 2009. Universidade Federal do Pará.

7.
SILVA, J. B.. Banca examinadora do processo seletivo ao curso de especialização em Educação do Campo Desenvolvimento e Sustentabilidade. 2009.

8.
SILVA, J. B.. Exame de certificação prolibras. 2009. Universidade Federal do Pará.

9.
SILVA, J. B.. Comitê Científico: VIII Seminário Políticas Educacionais e Currículo. 2009. Universidade Federal do Pará.

10.
SILVA, J. B.; Salomão M. Hage; REIS, N.; SOUZA, O. N. B. de. Comitê Científico: I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará. 2008. Universidade Federal do Pará.

11.
SILVA, J. B.; Salomão M. Hage; REIS, Neila da Silva; SOUZA, O. N. B. de. Comitê Científico: II Seminário Nacional de Pesquisa em Educação do Campo. 2008. Universidade de Brasília.

12.
CAMARGO, A. M. M. de; SILVA, J. B.; BERTOLO, S. J. N.. Comissão de Avaliação de Progressão Funcional. 2007. Universidade Federal do Pará.

13.
SILVA, J. B.; MAGALHÃES, A. D. V.; CABRAL, M. C. R.. Comissão de Avaliação de Progressão Funcional. 2007. Universidade Federal do Pará.

14.
SILVA, J. B.; CAMARGO, A. M. M. de; BERTOLO, S. J. N.. Comissão de Avaliação de Progressão Funcional. 2007. Universidade Federal do Pará.

15.
Olgaíses Cabral Maués; SILVA, J. B.; PINTO, Telma C. Guerreiro. Comissão Eleitoral. 2007. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Café Científico Cultural do Grupo HCEL: Educação ambiental: ideias e práticas nos campos sociais.Educação ambiental: ideias e práticas nos campos sociais. 2017. (Oficina).

2.
III colóquio educação, corpo e cultura: identidades e saberes na perspectiva da omnilateralidade.Educação Omnilateral: perspectivas teóricas. 2017. (Encontro).

3.
IX Fórum Internacional de Pedagogia e III Seminário Nacional de Educação Básica ? IX FIPED. OS PROJETOS PEDAGÓGICOS E DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA BOSQUE DO OUTEIRO: APOIO, VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR. 2017. (Congresso).

4.
XII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional do Museu Pedagógico intitulados: ?Estado, política e sociedade: está o mundo de ponta cabeça??.ASPECTOS HISTÓRICOS E INSTITUCIONAIS DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL EM BELÉM DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO. 2017. (Encontro).

5.
Café Científico Cultural do Grupo HCEL: Educação brasileira e perspectiva das relações étnico-raciais no tempo presente. 2016. (Encontro).

6.
Café Científico Cultural do Grupo HCEL: Educação e educação ambiental no Brasil: Limites e possibilidades históricas.(Educação e educação ambiental no Brasil: Limites e possibilidades históricas. 2016. (Oficina).

7.
Café Científico Cultural do Grupo HCEL: Memórias e histórias do educador Paulo Freire em Portugal. 2016. (Encontro).

8.
Café Pedagógico do Grupo HCEL: Comida para a alma. 2016. (Encontro).

9.
Café Pedagógico do Grupo HCEL: Logos em imagens: interações educacionais. 2016. (Oficina).

10.
V Seminário Norte da ANPAE.Educação Ambiental na Pluralidade Amazônica. 2016. (Seminário).

11.
VII FÓRUM DE PESQUISA E EXTENSÃO EA ? 2015.A condição ribeirinha e escola básica: uma abordagem a partir das ilhas de Belém. 2015. (Outra).

12.
2º Seminário Nacional de Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - SNPD.UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: o caso do Parque Estadual Do Utinga, Belém, Pará. 2014. (Seminário).

13.
XIV Simpósio de Geografia da UDESC.POPULAÇÃO TRADICIONAL RESIDENTE EM RESERVASEXTRATIVISTAS NA AMAZÔNICA BRASILEIRA. 2014. (Simpósio).

14.
X Seminário Internacional da Rede Estrato.Escola Quilombola e o enfrentamente do preconceito: a experiência de gestão em uma comunidade ribeirinha-quilombola. 2014. (Seminário).

15.
11º Seminário Nacional de políticas educacionais e currículo.Pesquisa em educação na Amazônia brasileira: temas, problemas e perspectivas no século XXI. 2013. (Seminário).

16.
II Mostra científica de educação e pedagogia UFPA/Belém.A importância da pesquisa na formação acadêmica. 2013. (Outra).

17.
Roda de conversa.RESEXs e as populações tradicionais. 2013. (Outra).

18.
VI Colóquio Políticas Públicas Educacionais.Políticas Públicas, Educação e Áreas Protegidas. 2013. (Encontro).

19.
VII Encontro nacional de pesquisadores em gestão social: Territórios em Movimento - caminhos e descaminhos da gestão social e ambiental.População Tradicional, Reservas Extrativistas Amazônicas e Racionalidade Estatal. 2013. (Encontro).

20.
VII Encontro nacional de pesquisadores em gestão social: Territórios em Movimento - caminhos e descaminhos da gestão social e ambiental.Gestão ambiental e territorial de reservas extrativistas amazônicas: um enfoque sobre a sustentabilidade institucional. 2013. (Encontro).

21.
VI Jornada Internacional de Políticas Públicas.Reservas Extrativistas da Amazônia Brasileira e as Influências Externas e Internas nas Políticas Educacionais. 2013. (Seminário).

22.
I Seminário sobre Educação e Desenvolvimento Regional.POPULAÇÃO TRADICIONAL AMAZÔNIDA VERSUS RACIONALIDADE. 2012. (Seminário).

23.
Seminário Belém do Pará II: ambiente, história, cultura e sociedade.Interfaces entre educação escolar, prática docentge e meio ambiente em Mosqueiro, Belém, Pará.. 2012. (Seminário).

24.
V Colóquio de Políticas Públicas Educacionais: as políticas educacionais na contemporaneidade.Educação, meio ambiente e populações tradicionais. 2012. (Outra).

25.
I encontro de pesquisa e práticas em educação do campo.População tradicional da Amazônia brasileira: conceituação, dilema atual e o papel da educação do campo. 2011. (Encontro).

26.
I Encontro de pesquisas e práticas em Educação do Campo da Paraíba.POPULAÇÃO TRADICIONAL DA AMAZÔNIA BRASILEIRA: CONCEITUAÇÃO, DILEMA ATUAL E O PAPEL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2011. (Encontro).

27.
I redesenhando políticas públicas para Unidades de Conservação e X Workshop do Biotupé.Unidades de Conservação e populações tradicionais: referências importantes para pensar o desenvolvimento da Amazônia no século XXI. 2011. (Seminário).

28.
VII seminário sobre trabalho e educação.Trabalho, educação e subdesenvolvimento. 2011. (Seminário).

29.
X seminário nacional de políticas educacionais e currículo: tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo.Pesquisa em educação na Amazônia: aspectos ambientais, políticos e epistemológicos. 2011. (Seminário).

30.
II Congresso Internacional da Biodiversidade do Escudo Guianês. BIODIVERSIDADE E GESTÃO DE RECURSOS NA TQ CUNANI. 2010. (Congresso).

31.
III Encontro nacional de pesquisa em Educação do Campo.PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POSITIVAS EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NO CASTANHAL DO MARI-MARI, ILHA DO MOSQUEIRO, BELÉM, PARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2010. (Encontro).

32.
I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará.Populações do Campo na amazônia Brsileira: desenvolvimento, capital social e o papel da educação. 2008. (Encontro).

33.
II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo.Acordando tratos: princípios, utopias, condutas éticas, desenvolvimento e a educação do campo.. 2008. (Encontro).

34.
Seminário Internacional amazônia e Fronteira do conhecimento.Desenvolvimento de propulações tradicionais em reservas extrativistas na Amazônia Brasileira e o papel da Pedagogia da alternancia nesse processo. 2008. (Seminário).

35.
Seminário Políticas Públicas e Edesenvolvimento na Reserva Extrativista Marinha Mãe Grande de Curuça, Pará..Extrativismo e a Importância das UC como instrumento de desenvolvimento. 2008. (Seminário).

36.
Conferência Marx e Weber: um debate sobre o método científico.Marx e Weber: um debate sobre o método científico. 2007. (Oficina).

37.
Diálogos sobre educação, hsitória e trabalho na Amazônia.Apontamentos acerca da relação conhecimento e educação. 2007. (Outra).

38.
I Colóquio de História da Educação e Política Educacional do Campo da UFPA e do FPEC.Políticas Públicas, conhecimento tradicional e educação em Unidades de Conservação. 2007. (Encontro).

39.
II encontro internacional das Reservas da Biosfera da Amazônia. 2007. (Encontro).

40.
I seminário internacional "Amazônias: a Amazônia do século XXI - discutindo a nova regionalização da Amazônia". 2007. (Seminário).

41.
IV Seminário de Formação de Formadores do Programa Saberes da Terra. 2007. (Seminário).

42.
Seminário gestão e legislação ambiental.Únidades de conservação e uso direto como alternativa ao desenvolvimento sustentável na Amazônia. 2007. (Seminário).

43.
V Telecongresso Internacional de Educação. 2007. (Congresso).

44.
Antropologia Social do Desenvolvimento.Marx e Weber: um debate sobre o método científico. 2006. (Outra).

45.
Seminário Belém do Pará: História Cultura e Sociedade.Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Sustentabilidade na Baía do Sol. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, J. B.. IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2017. 2017. (Congresso).

2.
SILVA, J. B.. III SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA. 2017. (Congresso).

3.
SILVA, J. B.; SIMONIAN, L . Conhecimento, educação, saber local e questões socioambientais na Amazônia brasileira. 2013. (Outro).

4.
SILVA, J. B.. Colóquio intitulado Educação do Campo, Desenvolvimento e Sustentabilidade. 2009. (Outro).

5.
SILVA, J. B.; Salomão M. Hage . I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará. 2008. (Outro).

6.
SILVA, J. B.; REIS, N. . I Colóquio de História da Educação e Política Educacional do Campo da UFPA e do FPEC. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Cledinei Oliveira da Silva. Gestão Escolar de Problemas em Escola Nucleada. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Educação Básica) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

2.
Raimundo Nonato Leite de Oliveira. Protagonismo de professores e gestores em escola básica de tempo integral em espaço insular: um estudo de caso na escola municipal Madalena Travassos, localizada no bairro Paraíso, ilha Mosqueiro, Belém, Pará. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Educação Básica) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

3.
Ana Rosa Pinheiro da Silva. Educação basica e movimentos sociais em Tucuruí. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Educação Básica) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

4.
Márcio Fernando Duarte Pinheiro. ANÁLISE DO PROJETO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE EMANCIPAÇÃO FREIRIANA: um enfoque em uma escola na Reserva Extrativista Marinha Tracuateua - PA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Educação Básica) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Luciane Teixeira da Silva. Educação escolar e identidade quilombola: um enfoque na comunidade nossa senhora do Perpetuo Socurro, Municipio de Abaetetuba, Estado do Pará. 2015. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Bittencourt da Silva.

2.
Enely Tavares da Silva. O some na comunidade de Tartarugueiro em Ponta de Pedras-Pa: entre o legal e o real observado. 2015. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: José Bittencourt da Silva.

3.
Jenijunio dos Santos. População ribeirinha e educação do campo: análise das diretrizes educacionais do município de Belém, no período de 2005 - 2012. 2014. Dissertação (Mestrado em PPGED) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: José Bittencourt da Silva.

4.
Walcicléa Purificação da Silva Cruz. Políticas de educação e conservação da biodiversidade: uma análise crítica do contexto escolar da Reserva Extrativista Terra Grande Pracuúba. 2014. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Bittencourt da Silva.

5.
Kalília dos Reis Kalife. A percepção de três comunidades rurais em relação aos impactos causados à vizinhança pela operação da jazida B-17 e atuação da CIBRASA no município de Capanema/PA.. 2013. Dissertação (Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento) - núcleo de altos estudos amazônicos, . Orientador: José Bittencourt da Silva.

6.
Leuzilda Rodrigues. O que VALE na educação ambiental de Canaã dos Carajás. 2013. Dissertação (Mestrado em PPGED) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: José Bittencourt da Silva.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aquila Mescouto Miranda. O lugar da Educação Ambiental dentro da nova configuração organizacional do aparelho estatal do Pará. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

2.
Cristiane Mariana da Silva Guedes. A homofobia no ambiente escolar: uma intervenção pedagógica na escola Santa Mônica, Breves-Pa.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

3.
Denise dos Santos Barbosa. Bullying não é bricadeira de criança: enfretamento às práticas do bullying no contexto da escola Municipal de E. Fundamental Prof. Emerentina Moreira de Souza. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

4.
Lucidéia Magno da Silva. Enfrentamento do Fenômeno bullying na escola Magalhães Barata, bairro Centro, Município de São Sebastião da Boa Vista. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

5.
Edlene Andrade dos Santos. O combate à violência sexual infantil: uma atividade junto ao centro municipal de referência em Educação Infantil, Profa. Cecília Rocha Cunha, bairro Aeroporto, município de Breves, Pa.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

6.
Evandro do Amaral Guedes. Educação e promoção social: por uma escola que vivencie direitos das crianças e adolescentes. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

7.
Eliziel Alves Melo. Enfrentamento da violência contra alunos com necessidades educativas especais. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

8.
Amilton da Costa Oliveira. Princípios norteadores à formação docente na perspectiva da educação do campo: uma perspectiva a partir da literatura escrita sobre o tema. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

9.
Carlos Alberto Gaia Assunção. Educação na vila de Ituquara, município de Baião, Pará: problemas e alternativas para o desenvolvimento e sustentabilidade local. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

10.
Jeovani de Jesus Couto. Alternância em Gurupá: modelo alternativo de desenvolvimento local. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

11.
Sulamita Cunha Morgado. Reescrevendo a vida para escrever a história de formação de mulheres e homens que tecem o movimento social do campo no sudeste do Pará: um olhar no PRONERA/ Pedagogia. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

12.
Nixon José Silva Mariano. Formação de professores e educação do campo no contexto do programa do governo federal Saberes da Terra: as impressões dos docentes do munípio de Moju, estado do Pará. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

13.
Jurandir Pedro Silva de Brito e Edson Cruz Barbosa. Problemas e dilemas n a efetivação de unidade de conservação de uso sustentável no estado do Pará: um estudo a partir da realidade cotidiana da reserva extrativista Ipaú- Anilzinho, comunidade Joana Perez. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Planejamento do Desenvolvimento) - núcleo de altos estudos amazônicos. Orientador: José Bittencourt da Silva.

14.
Danielle Araújo Lobato. Gestão participativa e desenvolvimento sócioespacial em unidade de conservação: formas de uso na comunidade Céu-Marajó-PA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Áreas Protegidas e UC) - núcleo de altos estudos amazônicos. Orientador: José Bittencourt da Silva.

15.
Haieny Nazaré Reis Santos. Debates e proposições de práticas educativas transversais voltadas ao meio ambiente. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Uso Sustentável dos Recursos) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

16.
Cesar Pinto da Silva. Unidades de Conservação e Educação Ambiental como proposta de inclusão social. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental e Uso Sustentável dos Recursos) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

17.
João Batista Neto. Desenvolvimento Sustentável, sociedade civil e planejamento estatal. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Públic) - Centro de Ensino Superior do Ampá. Orientador: José Bittencourt da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paula Verena Modesto. Práticas de Educação Ambiental em Unidades de Conservação da Natureza na Região Metropolitana de Belém. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

2.
Camilla Raphaelle Nascimento de Oliveira. O Educandário ?Eunice Weaver?, localizado no bairro da Pratinha, Belém-Pa: uma análise feita a partir dos relatos orais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

3.
Cristiane Maria Belo Pereira. A Educação Ambiental Crítica e a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente: vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

4.
Mayara Cardoso Lima. Análise das Atividades de Educação Ambiental Realizadas pela COSANPA com Enfoque no Parque Estadual do Utinga ? PEUt. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

5.
Glaucia Cristina Souza Ferreira. O Processo Educativo dos Filhos de Pescadores em uma Comunidade de Curuçá-PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

6.
Thaise Costa Belém. A escolarização de adolescentes infratores que cumprem medida socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo Feminino-CESEF.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

7.
Ana Paula de Miranda Gomes. A Concepção Freireana na Perspectiva da Educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

8.
Gisele Bonente Melo e José Botelho Costa. Estudo das condições materiais e pedagógicas de professores e professoras da comunidade Joana Peres, Reserva Extrativista Ipaú-Anilzinho, município de Baião, estado do Pará: impasses, limitações, desafios e possibilidades. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

9.
Brenda Martins da Silva. Educação e saúde com enfoque na doença hanseníase. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

10.
Francisca Daiane Bezerra da Silva. Representação social, meio ambiente e unidade de conservação: um estudo junto aos moradores do entorno do parque estadual do Utinga- PA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

11.
Weslley de Seouza Moraes. O projeto do Jardim Botânico da Amazônia Bosque Rodrigues Alves para a Coscientização Social. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

12.
Edineuza S. Marques e Iris T. S. S. Silva. A Prisão: do aspecto punitivo ao ressocializador. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

13.
Adamir F. Pereira Almeida e Franciney R. M. Pantoja. Práticas pedagógicas multisseriadas de professores da Escola Municipal Santa Luzia, Vila de Pesqueiro, Soure, Pará. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

14.
Maria José do Socorro S. Lourinho e Shirley L. Moraes. Trabalho infantil e seus rebatimentos na educação de alunos de 1 a 4 séries na Escola Getúlio Vargas, Melgaço, pará. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

15.
Jamila Galvão de Araújo. Violência na Escola: Percepção a Partir de Alunos e Professores de uma Escola Pública de Belém. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

16.
Maely da Silva e Silva. Estudo Bibliográfico acerca do acesso à educação escolar de adolescentes infratores na Unidade de Semiliberdade da Fundação da Criança e do Adolescente em Icoaraci, Belém/PA.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

17.
Jacqueline Gaia. Educação carcerária no contexto do processo de ressocialização do apenado: um estudo de caso da proposta do Centro de Recuperação do Coqueiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.

18.
Adalmilson Silva. Evasão de alunos de musculação: causas e conseqüências. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Educação Física) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: José Bittencourt da Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
12SILVA, J. B.2013SILVA, J. B.. RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESCOLAR, HISTÓRIA E CULTURA NO MUNICIPIO DE MARITUBA, PARÁ: UMA PERSPECTIVA FREIRIANA. Universo & Extensão, v. 1, p. 1-11, 2013.




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