Marcelo Rodrigues dos Santos

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  • Última atualização do currículo em 23/05/2018


Matemático e doutor em Ciência da Informação pela UFMG. Consultor/pesquisador de ciência de dados e inteligencia computacional, com relevante experiência em projetos de larga escala realizados em organizações público/privadas do setor de saúde. Atuou como cientista principal em Data Analytics & Integração na PHILIPS, líder de pesquisa em soluções analíticas para saúde na GE, e professor do programa de mestrado/doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da universidade FUMEC, Minas Gerais. Como Consultor de Integração e Gerenciamento de dados teve atuações em diferentes projetos, a saber: Projeto de Registro Eletrônico de Saúde (RES) da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA/BH); Organização Panamericana de Saúde (OPAS); Projeto RES SUS nacional conduzido pelo DATASUS; Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e projetos na Saint Jude Medical/Abbott. Fundador do capítulo brasileiro do IHE Brasil, participa como colaborador da Comissão de Estudos Especiais em Informática em Saúde da ABNT / comitê TC215 da ISO, openEHR Brasil, HL7 Brasil e associação internacional da norma ISO 13606. Membro do grupo de pesquisa do CNPQ - Informática aplicada a Saúde coordenado pela faculdade de medicina da UFMG. Interesses de Pesquisa: health informatics, artificial intelligence, data analytics, machine learning, deep learning, statistical modeling, optimization, big data applications, semantic interoperability, ontology, integration frameworks and health information exchange. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Rodrigues dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, M. R.;Santos, M. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina.
Avenida Professor Alfredo Balena, 190
Centro
30130100 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34099649
URL da Homepage: http://www.medicina.ufmg.br/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Ciências da Informação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Sistema de Registro Eletrônico de Saúde baseado na norma ISO 13606 e na utilização de arquétipos, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Marcello Peixoto Bax.
Palavras-chave: Sistemas de informação em saúde; Prontuário Eletrônico de Pacientes; ISO 13606; openEHR; Ontologias; Registro Eletrônico de Saúde.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Modelagem de Arquétipos.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Padrões para interoperabilidade de sistemas em saúde.
2002 - 2004
Mestrado profissional em Administração.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: GESTÃO ESTRATÉGICA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS, Ano de Obtenção: .
Orientador: PAULO TARSO VILELA RESENDE.
Palavras-chave: CADEIA DE SUPRIMENTOS; SISTEMAS DE INFORMAÇÃO; Sistemas de Informação aplicados a gestão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Informacao e Gestao C&T; Informática.
2001 - 2001
Especialização em MBA EM COMÉRCIO ELETRÔNICO.
UNIÃO DE NEGÓCIOS ADMINISTRATIVOS - BH/MG, UNA BH, Brasil.
1994 - 1998
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte, FAFI-BH, Brasil.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Interoperabilidade Semântica.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Modelos de Referência para registro eletrônico de saúde (openEHR, ISO 13606 e HL7).


Formação Complementar


2012 - 2012
Modelagem de dados clínicos baseada na ISO13606. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
SHARED CARE & ELECTRONIC HEALTH RECORDS. (Carga horária: 150h).
University College of London, UCL, Inglaterra.
2008 - 2008
Padrões internacionai de Informação em Saúde. (Carga horária: 40h).
Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Gerência de Informática. (Carga horária: 153h).
Instituto de educação tecnológica - BH, IETEC, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Análise de Sistemas de Informações. (Carga horária: 630h).
UNIÃO DE NEGÓCIOS ADMINISTRATIVOS - BH/MG, UNA BH, Brasil.


Atuação Profissional



Philips Medical Systems, Philips, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor HTS, Carga horária: 40


GE Global Research Brazil, GRC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Líder de pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 16


Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Professor colaborador do programa stricto sensu de mestrado em sistemas de informação e gestão do conhecimento. Disciplina: Sistemas de Informação em Saúde.


Departamento de Informática do SUS, DATASUS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultor de Informática em Saúde, Carga horária: 2
Outras informações
Consultor do processo de desenvolvimento da visão de e-saúde e criação do sistema de Registro Eletrônico de Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE MINAS GERAIS, SES-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor de Informática em Saúde, Carga horária: 20
Outras informações
Consultoria para elaboração de proposta de modelo de interoperabilidade para sistemas de prontuário eletrônico da SES/MG, baseado em padrões internacionais; Desenvolvimento do modelo de arquétipos e proposta de modelagem para o sumário clínico do paciente, em sustentação ao repositório central do Estado de Minas, segundo Modelo de Referência da norma ISO 13606; Consultoria para modelagem de extratos de RES baseados no Modelo de Referência da norma ISO 13606 e na utilização de arquétipos; Capacitação da equipe técnica da PRODEMGE e da equipe clínica da SES/MG sobre os temas: informática em saúde, padrões internacionais e modelagem de dois níveis; Condução da equipe técnica da PRODEMGE durante o processo de modelagem de dados e criação do framework (java) para a sustentação dos web services da arquitetura do repositório central; Capacitação e consultoria para a equipe técnica na criação do código ADL (Archetype Definition Language) com vistas ao desenvolvimento dos arquétipos; Capacitação da equipe clínica para a modelagem de arquétipos; Consultoria para a elaboração do edital de implantação de soluções de RES. Consultoria para a construção de uma arquitetura de integração em saúde, baseada na utilização de um barramento (SOA) para o compartilhamento de dados oriundos de diferentes sistemas de saúde da SES/MG; Consultoria técnica para a elaboração de editais para a contratação de serviços de fábrica de software e service desk para sustentação de ambientes da SES/MG.


Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, SMSA/BH, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor de Informática em Saúde
Outras informações
Consultoria para a construção de uma arquitetura de interoperabilidade com laboratórios para troca de informações de exames laboratoriais, baseada na utilização de mensagens HL7 v3 e documentos HL7 CDA R2. Responsável pela modelagem dos documentos HL7 CDA que serão utilizados na solução. Responsável pelo treinamento da equipe técnica da PRODABEL e grupo ALGAR; Projeto de capacitação em informática em saúde para a equipe técnica da PRODABEL, em alinhamento com as diretrizes do proTICS da SBIS.


Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Consultor OPAS, Enquadramento Funcional: Consultor de Informática em Saúde, Carga horária: 20
Outras informações
Elaboração de relatórios técnicos para construção de estratégia de Registro Eletrônico de Saúde


Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: PROFESSOR
Outras informações
Professor das disciplina: Sistemas de Informações Logísticas e Projeto Aplicativo

Atividades

10/2002 - Atual
Ensino, GESTÃO DE NEGÓCIOS, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
PROJETO APLICATIVO
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES LOGÍSTICOS

Saint Jude Medical do Brasil, SJM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Consultor de Tecnologia de Informação, Carga horária: 20
Outras informações
Análise do Plano Estratégico de Informática (2004-2005) elaborado pela matriz da St Jude Medical (St. Paul/USA) e adaptação para a realidade da fábrica de Belo Horizonte; Diagnóstico técnico da equipe de TI (pontos fortes e fracos) e elaboração de recomendações para a reorganização da equipe técnica de TI (2005); Desenho do perfil de liderança ideal para a área de TI e coordenação do processo de seleção de profissional para assumir a coordenação de informática da empresa, assim como para contração de analistas de sistemas (2005); Atuação como Gestor da área de Informática, respondendo a uma estrutura matricial formada pela Gerência de Tecnologia no Brasil e a diretoria de TI nos Estados Unidos, sendo responsável direto pela equipe de Informática da fábrica de Belo Horizonte (2008/2010); Elaboração de uma RFP (Request for Proposal) para Outsourcing de serviços de Infraestrutura, em aderência às melhores práticas ITIL(2009/2010); Coordenação das atividades de implantação do SAP (módulo RH) na fábrica de Belo horizonte, em alinhamento com a equipe de consultores do projeto HCM (Human Capital Management) St. Paul/USA (2009/2010); Participação direta no projeto técnico de infraestrutura de TI da nova planta de Belo Horizonte, da St. Jude Medical Brasil (2009/2010).Coordenação de vários projetos internos de implantação de novas tecnologias de informação.


SOEICOM SA, SOEICOM, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2005
Vínculo: EMPREGADO, Enquadramento Funcional: GERENTE DE INFORMÁTICA, Carga horária: 44
Outras informações
Responsável pela elaboração de vários estudos envolvendo aplicação de novas tecnologias de informação agregando valor a operação da organização. Exemplos: EDI com fornecedores, sistema de workflow centralizando todas as aprovações do nível gerencial, desenvolvimento de extranet para integração com parceiros de transportes e outros. Responsável pela coordenação direta da equipe de desenvolvimento e manutenção de sistemas, assim como da equipe de suporte a servidores e help desk. Responsável direto pela condução de processos de escolha de software ERP. Participei ativamente do processo de estudo aderência funcional realizando várias visitas a clientes e empresas de ERP. Gerente do projeto de implementação do ERP/Baan. Coordenei uma equipe de 30 usuários-chave, 4 analistas de sistemas, 6 consultores e 8 técnicos de suporte. (Conseguimos finalizar e virar o sistema, no prazo e custos previstos, nas 11 unidades da empresa, com todos os módulos previstos). Neste projeto fui responsável por ministrar inúmeras palestras internas para aproximadamente 700 funcionários sobre a metodologia de implementação de ERP, conceitos de trabalho em sistemas de ERP e conscientização sobre participação e andamento do projeto ERP. Também fui o responsável pelo dimensionamento de hardware (Cluster) e adequação da LAN/WAN para implantação de ERP BAAN. Gerente de projeto de segurança de informação. Implementamos política de segurança de acesso, instalando firewall e criando estrutura para acesso pela web de anônimos, acesso via web de fornecedores, funcionários de prestadores de serviço. Implementamos também políticas de antivírus, acesso à internet e acesso a servidores corporativos. Responsável direto pela negociação de telefonia móvel e fixa da empresa, de todas as unidades em nível nacional. Elaboração estudos de perfil de trafego, destacando pontos de maior gasto, planos para redução de custos e planejamento de troca de centrais telefônicas. Criação de estrutura para acompanhamento

Atividades

03/1993 - 10/2005
Direção e administração, ASSESSORIA DE INFORMÁTICA, VESPASIANO.

Cargo ou função
GERENTE DE INFORMÁTICA.

Faculdade Pitágoras, PITÁGORAS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

07/2008 - Atual
Ensino, GESTÃO LOGÍSTICA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA MELHORIA DA PRODUÇÃO
GESTÃO DA INFORMAÇÃO APLICADA A LOGÍSTICA
05/2007 - Atual
Ensino, ENGENHARIA DA PRODUÇÃO, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TPQ - TRABALHO DE FINAL DE CURSO
PLANEJAMENTO TÁTICO DA PRODUÇÃO
PLANEJAMENTO OPERACIONAL DA PRODUÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA MELHORIA DA PRODUÇÃO

Instituto de educação tecnológica - BH, IETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

07/2008 - Atual
Ensino, Gestão e Tecnologia da Informação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sistemas Avançados de Gestão - Supply Chain Management

Faculdade Estácio de Sá Belo Horizonte, FESBH, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Professor das disciplinas: Administração da Produção e Administração de Sistemas de informação

Atividades

02/2004 - 07/2007
Ensino, ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TÓPICOS ESPECIAIS
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
GESTÃO DE SERVIÇOS
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FACULDADE INFORIUM DE TECNOLOGIA, FIT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador, Carga horária: 20

Atividades

04/2006 - Atual
Direção e administração, COORDENAÇÃO ACADÊMICA, .

Cargo ou função
COORDENADOR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 4

Atividades

08/2002 - 12/2002
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas de Informações Gerenciais

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR CONVIDADO

Atividades

06/2003 - 06/2003
Ensino, MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
SEMINÁRIOS DE NEGÓCIOS E COMÉRCIO ELETRÔNICO

CONSÓRCIO NACIONAL MOTORAUTO, CNM, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1992
Vínculo: , Enquadramento Funcional: GERENTE DE INFORMÁTICA, Carga horária: 44
Outras informações
Analista de suporte / Analista de Sistemas / Gerente de Informática o Coordenação da equipe de analistas de sistemas e responsabilidade direta pelo desenvolvimento e manutenção de sistemas. o Desenvolvimento de novos sistemas. o Suporte básico a sistema operacional UNIX e banco de dados.

Atividades

05/1988 - 07/1992
Direção e administração, GERÊNCIA DE INFORMÁTICA, .

Cargo ou função
GERENTE DE INFORMÁTICA.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
PPSUS 2013
Descrição: Processo de interoperabilidade entre o Sistema SISMATER do hospital das clínicas com a Base de Registro Eletrônico do Estado de Minas Gerais (BRES)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA ATENÇÃO À SAÚDE MATERNO INFANTIL
Descrição: Descrição: A prestação de cuidados de saúde, em um ambiente hospitalar, produz uma grande quantidade de dados clínicos, assim como administrativos e financeiros, os quais, com a crescente utilização de tecnologias da informação na medicina, motivaram a multiplicação de sistemas de informação com o objetivo de recolher e tratar esses dados com o intuito de fornecer apoio à prestação de cuidados de saúde e à gestão hospitalar. Com a interoperabilidade entre os sistemas de informação é possível uma troca de forma correta, efetiva e consistente de utilizarem informação partilhada, com o objetivo de tornar possível a comunicação entre os diferentes sistemas e equipamentos...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcelo Rodrigues dos Santos - Integrante / Gabriel Ozanan - Integrante / Zilma Reis - Coordenador / ricardo joão cruz correia - Integrante.
2012 - Atual
Criação de Sistemas de Informação em Saúde baseados em OpenEHR
Descrição: : A qualidade da prestação de cuidados é uma atividade intimamente relacionada com a disponibilização de informação (e.g. registo clínico) e acesso a conhecimento de qualidade em tempo oportuno. Os sistemas de informação atuais têm sido incapazes de fornecer as funcionalidades necessárias, provocando demasiadas vezes dificuldades aos profissionais de saúde e consequentemente facilitando o erro médico. Recentemente, surgiram novas formas de representar a informação e o conhecimento em saúde (e.g. openEHR), que prometem alterar esta situação. O VCObsGynCare consiste num registo clínico electrónico ginecológico e obstétrico para profissionais de saúde, onde são registadas admissões, altas, dados do parto, cirurgias, anestesias, consultas e registos de enfermagem. Está instalado neste momento no HSJ e prevê- ‐se a sua instalação em vários outros hospitais. Com este projeto pretendemos investigar as formas de implementação da norma openEHR em registos clínicos de utentes. Pretendemos estudar a geração de módulos clínicos de forma automática, a criação de formulários baseados em conceitos clínicos (arquétipos de openEHR) aceites pela comunidade internacional e a forma como os dados devem ser armazenados para otimizar a sua reutilização futura, nomeadamente em investigação clínica. PROJETO MP/P - 125963..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcelo Rodrigues dos Santos - Integrante / Zilma Reis - Coordenador / ricardo joão cruz correia - Integrante / gustavo marísio barcelar da silva - Integrante.
2011 - Atual
LAIS- Laboratório de Sistemas de Informação Avançados
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (6) .
Integrantes: Marcelo Rodrigues dos Santos - Integrante / Bax, M. P. - Integrante / fernando silva parreiras - Coordenador / Orlando Abreu Gomes - Integrante / Luiz Cláudio Gomes Maia - Integrante / Daniel Schwabe - Integrante.
2009 - 2010
PII - Sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente - UFMG
Descrição: Sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente Orientado à Gestão da Informação em Saúde. Prof Responsável: Marcello Peixoto Bax.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2012 - Atual
FORMALIZAÇÃO DE CONCEITOS DA OBSTRETICIA PARA O COMPARTILHAMENTO DE REGISTROS ASSISTENCIAIS COM BASE EM ARQUÉTIPOS
Descrição: Pretende-se desenvolver uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, e com relação aos seus objetivos: exploratória e descritiva. A pesquisa de campo obedecerá às seguintes etapas: Etapa 1 - Análise dos requisitos funcionais e modelo de dados do módulo de Partograma; levantamento complementar de informações junto aos usuários dos sistemas Obscare e Ominiview Sisporto. Esta etapa será realizada parcialmente na universidade do Porto, Portugal, e finalizada no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Etapa 2 - Análise detalhada das classes do modelo de referência e tipos de dados do modelo openEHR, e discussão sobre regras para utilização das classes. Pretende-se desenvolver discussões diretas com os especialistas da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Assim, esta etapa será realizada na Universidade do Porto, Portugal. Etapa 3 Desenvolvimento de arquétipos (realizado no Brasil); Para o desenvolvimento dos arquétipos almeja-se utilizar fases semelhantes as utilizados por Santos (2011), em projeto realizado na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2011 - 2012
INFORMATIZAÇAO DO PARTOGRAMA COMO PROPOSTA DE APRIMORAMENTO DA ASSISTÊNCIA AO PARTO
Descrição: A proposta de intercâmbio científico e tecnológico, apresentada para estágio sênior no exterior, busca interligar de um lado a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) através do Programa de Pós-graduação em Saúde da Mulher e Maternidade do Hospital das Clínicas e de outro a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), através de serviço com comprovada expertise em informática médica e referência em monitorização da assistência ao parto, o Serviço de Bioestatística e Informática Médica (SBIM) e o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia. Elevadas taxas de mortalidade neonatal, morte materna e de operações cesariana caracterizam a assistência obstétrica brasileira. Por este motivo, esforços no sentido do aprimoramento da assistência ao parto têm sido empenhados pelo Governo e pelas instituições de ensino e pesquisa no sentido de impactar favoravelmente estes indicadores. O partograma é uma representação gráfica e objetiva do trabalho de parto já utilizado sistematicamente em nossa instituição. Existem evidências científicas para seu emprego visto que se trata de metodologia que pode contribuir para redução de taxa de cesarianas e de óbitos intra-parto. O Ominiview SisPorto é um software desenvolvido pela FMUP que faz o registro informatizado de assistência ao parto com monitorização fetal eletrônica. A presente proposta pretende elaborar um aplicativo capaz de informatizar os registros do trabalho de parto, incluindo a metodologia de acompanhamento clínico prevista no partograma e armazenar de forma segura, sigilosa e pré-formatada de um grande número de registros gerados na assistência materno-fetal. O resultado representará uma evolução na qualidade e nos estudos a respeito da assistência ao parto e no volume de publicações especializadas. Para a FMUP será uma oportunidade de utilização do aplicativo com ajustes segundo as especificidades brasileiras, estabelecendo uma parceria para o desenvolvimento de atividades de ensino, investigação e intercâmb..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcelo Rodrigues dos Santos - Integrante / Gabriel Ozanan - Integrante / Zilma Reis - Coordenador / Antônio Carlos Cabral - Integrante.
2011 - Atual
Desenvolvimento de ferramentas de software livre para sistemas de Registro Eletrônico de Saúde
Descrição: Desenvolver artefatos de software livre que apoiem a atividade de governança de arquétipos openEHR, em alinhamento com os padrões propostos pela portaria 2.073 do Ministério da Saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Marcelo Rodrigues dos Santos - Coordenador / fernando silva parreiras - Integrante.Financiador(es): Universidade FUMEC - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Registro eletrônico de saúde.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Sistemas de Informação em Saúde.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Modelagem de dois níveis (ou multinível).
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Interoperabilidade Semântica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, M. R.;Santos, M. R.2012 SANTOS, M. R.; Bax, M. P. ; Kalra, D. . Dealing with the Archetypes Development Process for a Regional EHR System. Applied Clinical Informatics, v. 3, p. 258-275, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, M. R.; Bax, M. P. ; DINIZ, L. M. . Sistemas de registro eletrônico de saúde: uma reflexão sob a perspectiva de gestão da informação. In: Luciana Faluba Damázio; Carlos Alberto Gonçalves. (Org.). Desafios da gestão estratégica de serviços em saúde. 1ed.Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2012, v. , p. 125-146.

2.
SANTOS, M. R.; ANGIOLETTI, S. ; Bax, m. P . SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS. In: Antonio José Balloni. (Org.). Gestão em Sistemas e Tecnologias da Informação? Segurança, Inovação e Sociedade.. Campinas / SP: Komedi, 2007, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OZANAN, Gabriel ; LEITE, H. F. ; SANTOS, M. R. ; CABRAL, A.C. ; REIS, Z. . Análise da qualidade de dados registrados no Partograma. In: Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2012, Curitiba. Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2012.

2.
SANTOS, M. R.; Bax, m. P ; Kalra, Dipak . Building a Logical EHR architecture based on ISO 13606 standard and Semantic Web Technologies. In: MEDINFO, 2010, CAPE TOWN. MEDINFO 2010, 2010.

3.
SANTOS, M. R.; Bax, m. P ; Pessanha, Christiano . Codificando Arquétipos em linguagem ADL baseados no modelo de referência da norma ISO 13606. In: Workshop de Informática Médica, 2010, Belo Horizonte. ? Workshop sobre Informática Médica ? Sociedade Brasileira de Computação, 2010.

4.
Matias, V. ; SANTOS, M. R. . Sistema de Informação aplicado à Gestão de Manutenção: um estudo de caso sobre os Impactos da Implantação do SAP/R3 ? módulo PM. In: ENANPAD 2009, 2009. ENANPAD 2009.

5.
SANTOS, M. R.. Inteligência Competitiva na prática: um estudo de caso na SHELL Brasil.. In: 5o. KM Brasil, 2006, Curitiba. 5o. KM Brasil, 2006.

6.
SANTOS, M. R.; RESENDE, P. T. V. . GESTÃO ESTRATÉGICA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS. In: II WORKSHOP DE GESTÃO DE SISTEMAS DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, 2004, CAMPINAS. CENPRA/UNICAMP, 2004.

7.
SANTOS, M. R.; RESENDE, P. T. V. . Sistemas e Tecnologias da Informação na Otimização de Cadeias de Suprimentos ? Um Caso na Indústria de Cimentos. In: XI Simpósio de Engenharia de Produção da UNESP ? Universidade Estadual Paulista, 2004, Bauru. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. R.; Bax, m. P . Modelagem de um Repositório Central Baseado em Arquétipos para Sistemas de RES Federados.. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA SAÚDE (CBIS), 2010, Porto de Galinhas. XII CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA SAÚDE (CBIS), 2010.

2.
SANTOS, M. R.; Bax, m. P . Utilizando a Norma ISO 13606 na Modelagem de Extratos de RES Visando a Interoperabilidade entre Sistemas de RES Federados. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA SAÚDE (CBIS), 2010, Porto de Galinhas. XII CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA SAÚDE (CBIS), 2010.

3.
SANTOS, M. R.; Bax, m. P . Uma Leitura Ontológica da Norma ISO 13606 para o Registro Eletrônico de Saúde. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA SAÚDE (CBIS), 2010, Porto de Galinhas. XII CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA SAÚDE (CBIS), 2010.

4.
SANTOS, M. R.; Bax, m. P . Codificando extratos de dados clínicos com base Modelo de Referência da norma ISO 13606 e Arquétipos. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA SAÚDE (CBIS), 2010, Porto de Galinhas. XII CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA SAÚDE (CBIS), 2010.

5.
SANTOS, M. R.. O impacto estratégico dos Sistemas de Informação nas organizações modernas. In: Workshop sobre sistemas e tecnologias da informação aplicados à gestão, 2003, Campinas. I Workshop sobre sistemas e tecnologias da informação aplicados à gestão, 2003.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SANTOS, M. R.. Documento técnico sobre a abordagem de modelagem multinível openEHR e seus benefícios para o desenvolvimento de sistemas de Registro Eletrônico de Saúde. 2012.

2.
Santos, M. R.. Estudo sobre arquiteturas para sistemas de registro eletrônico de saude. 2011.

3.
Santos, M. R.. Modelagem de documentos HL7 CDA para laudos de exames. 2011.

4.
Santos, M. R.. Cenários estratégicos de registro eletrônico de saúde para o setor de saúde suplementar. 2010.

5.
Santos, M. R.. Estudo de padrões de interoperabilidade de sistemas de registro eletrônico de saúde. 2009.

Trabalhos técnicos


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
OZANAN, Gabriel; REIS, Z.; Santos, M. R.. Participação em banca de GABRIEL OZANAN. PROPOSTA DE INFORMATIZAÇÃO DO PARTOGRAMA: ESTUDO DOS FLUXOS ASSISTENCIAIS RELACIONADOS AO SEU USO E DEFINIÇÃO DE REQUISITOS DO SISTEMA. 2012. Tese (Doutorado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência sobre sistemas de registro eletrônico de saúde.O sistema registro eletrônico de saúde do Estado de Minas Gerais. 2012. (Seminário).

2.
III Oficina de e-saúde - RES SUS Nacional.Relatório de participação - DATASUS. 2012. (Oficina).

3.
II Oficina de e-saúde - RES SUS Nacional.Relatório de participação - DATASUS. 2012. (Oficina).

4.
I Oficina de e-saúde - RES SUS Nacional.Relatório de participação - DATASUS. 2012. (Oficina).

5.
IV Oficina de e-saúde - RES SUS Nacional.Relatório de participação - DATASUS. 2012. (Oficina).

6.
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA SAÚDE (CBIS). Análise da qualidade de dados registrados no Partograma. 2012. (Congresso).

7.
PEP 2011.Tutorial sobre utilização de dispositivos móveis na saúde. 2011. (Oficina).

8.
Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. Modelagem de um repositório estadual baseado em arquétipos. 2010. (Congresso).

9.
Reunião do Comitê ISO/TC 215 Health Informatics de Padrões para a Informática em Saúde.Delegado de Comissão Brasileira - ABNT. 2010. (Encontro).

10.
PEP 2009. 2009. (Congresso).

11.
Reunião do Comitê ISO/TC 215 Health Informatics de Padrões para a Informática em Saúde. 2009. (Encontro).

12.
PEP 2007. 2007. (Congresso).

13.
Workshop sobre sistemas e tecnologias de informação aplicados à gestão em organizações.O impacto estratégico dos sistemas e tecnologias de informação nas organizações modernas. 2004. (Seminário).

14.
Workshop sobre sistemas e tecnologias de informação aplicados à gestão em organizações.Workshop sobre sistemas e tecnologias de informação aplicados à gestão em organizações. 2003. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Wellington Cruz. Desenvolvimento de ferramentas de software livre para ambiente de trabalho para criação de arquétipos openEHR. Início: 2012. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em SI e Gestão Conhecimento) - Universidade FUMEC. (Orientador).

2.
Reinaldo Alckimim. Desenvolvimento de ferramentas de software livre para governança de arquétipos openEHR. Início: 2012. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em SI e Gestão Conhecimento) - Universidade FUMEC. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Angélica Lima Sollero. ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRO E MERCADOLÓGICO DA ABERTURA DE UMA EMPRESA DE TURISMO DE SAÚDE EM BELO HORIZONTE. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE NEGÓCIOS) - Fundação Dom Cabral. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

2.
Grazielle Cristina da Silva Pinto. Os impactos da implantação da ferramenta de gestão estratégica BSC ? Balanced Scorecard ? em uma empresa familiar: O estudo de caso do Alambique Cachaçaria & Armazém. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE NEGÓCIOS) - Fundação Dom Cabral. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

3.
Érika Miarelli. E-BUSINESS Estudo da viabilidade operacional, mercadológica e financeira de um comércio. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE NEGÓCIOS) - Fundação Dom Cabral. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

4.
Débora Salles Esteves Sacramento. ESTUDO DE VIABILIDADE DE INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA PARA A CLASSE C NO BAIRRO CASTELO EM BELO HORIZONTE. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE NEGÓCIOS) - Fundação Dom Cabral. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

5.
Ana Carmelita João Silva. Elaboração de proposta de melhoria no planejamento da gestão da logística de distribuição. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LOGÍSTICA INTEGRADA) - Fundação Dom Cabral. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

6.
Delio Vieira de Aquino. Plano de Negócio da empresa Puma. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE NEGÓCIOS) - Fundação Dom Cabral. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

7.
Elizângela Magalhães. Lidando com o TRADE-OFF TRANSPORTE x ARMAZENAGEM: Um estudo de caso na empresa Jabil. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LOGÍSTICA INTEGRADA) - Fundação Dom Cabral. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

8.
Ana Cecília Aun. ANÁLISE E ALINHAMENTO DE PROCESSOS INTERNOS CCOMO FATOR DE IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LOGÍSTICA INTEGRADA) - Fundação Dom Cabral. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

9.
Wanderlei Soares da Silva Júnior. Construção de extratos clínicos com vistas à interoperabilidade de sistemas Registro Eletrônico de Saúde (RES). 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
BRUNO FERREIRA DE ALMEIDA. Construção de extratos clínicos com vistas à interoperabilidade de sistemas Registro Eletrônico de Saúde (RES). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

2.
Vanderley Matias da Silva. Sistemas de Informação aplicados a Gestão da Manutenção: Um Estudo de Caso Sobre os Impactos da Implantação do SAP/R3 ? Módulo PM. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ENGENHARIA DA PRODUÇÃO) - Faculdade Pitágoras. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

3.
Luís Gustavo Lopes Ferreira. Estudos de caso sobre implantação de sistemas ERP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ENGENHARIA DA PRODUÇÃO) - Faculdade Pitágoras. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

4.
Samuel Cardoso. Ferramentas de Planejamento da produção aplicadas a indústria de pequeno porte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ENGENHARIA DA PRODUÇÃO) - Faculdade Pitágoras. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

5.
Ana Carolina. Revisão do fluxo de materiais no processo da indústria Santa Clara. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ENGENHARIA DA PRODUÇÃO) - Faculdade Pitágoras. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

6.
ROSILENE DE FATIMA PEDROSA. Sistema de Informação Aplicado à Gestão de Manutenção. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ENGENHARIA DA PRODUÇÃO) - Faculdade Pitágoras. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

7.
LINDOMAR MATIAS GONCALVES. GESTÃO DE LOGÍSTICA REVERSA: Um estudo de caso na indústria de bebidas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ENGENHARIA DA PRODUÇÃO) - Faculdade Pitágoras. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

8.
VALTER ALCIDES DA SILVA. LOGISTICA NA GESTÃO DA PRODUÇÃO: O IMPACTO DA MODIFICAÇÃO DO ARRANJO FÍSICO NA CADEIA PRODUTIVA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ENGENHARIA DA PRODUÇÃO) - Faculdade Pitágoras. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

9.
DOMINGOS SÁVIO FRANCO. ESTUDO DE CASO SOBRE UMA REESTRUTURAÇÃO LOGÍSTICA E PLANEJAMENTO DE MATERIAIS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ENGENHARIA DA PRODUÇÃO) - Faculdade Pitágoras. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

10.
Jeane sathler. Viabilidade financeira - Supermercado. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

11.
Márcio Peixoto. Viabilidade Financeira - Loja de vidro para autos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

12.
Sidney Santos. Viabilidade Financeira - Distribuidora de Bebidas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

13.
Lilian Gomes. Estudo de Viabilidade - Loja de artigos para banho. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

14.
Wanderley Avelar. Estudo de Viabilidade - Empresa de Informática. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

15.
Adriana Menezes. Estudo de Viabilidade - Empresa de desenvolvimento de sistemas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.

16.
ALEX COALHO TEIXEIRA. Estudo de Viabilidade - Abertura de um supermercado. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Santos.




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