Marlene Burégio Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7550298074506019
  • Última atualização do currículo em 24/11/2018


Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Católica de Pernambuco (1990); Especialização em Recursos Humanos na Pré-escola na Universidade de Pernambuco (1991); MESTRADO em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco no Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação em Educação (2005) e DOUTORADO em Educação também no Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (2014). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco/ Campus Garanhuns no curso de Pedagogia . É líder do grupo de Pesquisa ?A cultura da Infância nas Políticas e Práticas Pedagógicas na Educação infantil , membro efetivo do Grupo de Pesquisas ?O lugar da interdisciplinaridade no discurso de Paulo Freire?, Coordenadora da Biblioteca Universitária e membro do Conselho Gestor do FEIPE ? Fórum de Educação Infantil de PE. Membro do Núcleo docente estruturante na UP, Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: brincar, ludicidade, fundamentos da Educação Infantil, alfabetização e letramento, desenvolvimento pessoal e social da criança, currículo, literatura infantil, saberes da profissionalidade docente da educação infantil , didática, avaliação e Formação de Professores . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marlene Burégio Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, M. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Pernambuco, Universidade de Pernambuco - Campus Garanhus.
Av. Bom Pastor , s/n
Boa Vista
50001000 - Garanhuns, PE - Brasil
Telefone: (81) 37618229


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O Brincar e a Ludicidade Como Saberes da Profissionalidade Docente na Educação Infantil: contributos e paradoxos da formação continuada na escola, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Maria da Conceiçao Carrilho de Aguiar.
Palavras-chave: profissionalidade docente, brincar e ludicidade,.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O BRINCAR EM FOCO: um estudo sobre as representações sociais de professoras que atuam em escolas de educação infantil,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maria Eliete Santiago.
Palavras-chave: brincar, representações, professoras.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
1991 - 1992
Especialização em ADMINISTRAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS NA PRÉ-ESCOLA. (Carga Horária: 390h).
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO, FCAP, Brasil.
Título: o SISTEMA EDUCACIONAL:LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR ALFABETIZADOR.
Orientador: BERNADETE BASTOS.
Bolsista do(a): SECRETARIA DEDUCAÇÃO E CULTURA DE PERNAMBUCO, SEDUC, Brasil.
1986 - 1990
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
"Alfabetização : apropriação do sistema de escritf. (Carga horária: 100h).
Centro de Estudos em Educação e Linguagem da UFPE, CEEL- UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto MO3 I Fs- a, Carga horária: 200

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 200
Outras informações
Lider do grupo de pesquisa " A cultura da infância nas políticas e práticas pedagógicas na educação infantil

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Concurso público portaria nº 280/2007, de 04.05.2007 professor assistente nas Áreas de a) pedagogia - Didáticas aplicadas à Prática Profissional e nomeação portaria 605/2010 de 18/05/2010


Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns- UPE, FFPG/UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto MO3 I FS- A, Carga horária: 200

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40


FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAZARÉ DA MATA, FFPNM-UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: professora cedida, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalhei no curso de Pedagogia e também em Licenciaturas dos cursos de Matemática, Biologia , História e Letras


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO JABOATÃO DOS GUARARAPES, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40
Outras informações
De 1986 A 1994 exerceu a função de professora em classe de alfabetização DE 1991 A 1994, exerceu a função de Assessora Pedagógica do Departamento de Educação Infantil DE 1994 A 1997 coordenadora pedagógica da escola Henrique Dias DE 2006 até a presente data, Assessora pedagógica do Departamento de Educação Infantil


ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE BARREIROS, EAFB-PE, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SUPERVISOR PEDAGÓGICO CLASSE D PADRÃO I, Carga horária: 40
Outras informações
Solicitou exoneração da função em vista da necessidade de acompanhar famíliar doente.


SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou como docente em turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental de 1988 a 1994 atuou como técnica na Equipe de Ensino da Diretoria de Educação de 1995 a 1998 atuou como técnica responsável pela Educação Infantil de 1998 a 2002 Atuou como Coordenadora Estadual Geral do Programa de Formação de Professores alfabetizadores- PROFA de 2001 a 2002 atuou como coordenadora Estadual da Educação Infantil de 2005 a 2006


Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
grupo de pesquisa Líder de Pesquisa


Forum em defesa da Educação infantil de PErnambuco, FEIPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: membro o conselho gestor, Enquadramento Funcional: membro do conselho gestor
Outras informações
Membro o Conselho Gestor do Fórum em Defesa a educação infantil de Pernambuco


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA, Carga horária: 40



Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Revista Contemporânea de Educação
2016 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA
2017 - Atual
Periódico: ROTEIRO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Professora homenageada turma Pedagogia, Universidade Estadual de Pernambuco.
2010
professora Homenageada turma História, Universidade estadual de Pernambuco- FFPNM.
2009
professora homenageada, Universidade Estadual de Pewrnambuco.
2007
CONCURSO PUBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR ASSISTENTE, ÁREA DE PEDAGOGIA DIDÁTICAS APLICADAS A PRÁTICA PROFISSIONAL, FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GARANHUNS - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.
2004
MEMBRO DA COMISSÃO JULGADORA DO PREMIO QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UNDIME.
1996
TÉCNICO DA EQUIPE DE ENSINO DO DEPARTAMENTO DE ALFABETIZAÇÃO DA DIRETORIA ESCOLAR, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTE DE PERNAMBUCO.
1995
PEDAGOGO SUPERVISOR PEDAGÓGICO, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO - ESCOLA AGROTÉCNICA DE BARREIROS.
1988
PROFESSORA FS-I PADRÃO M, SECRFETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Clarissa Martins de Araújo 1 , Everson Melquíades Araújo 2 , Rejane Dias da Silva 3  Data: 29/12/2015

Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREITAS, M. B.2017FREITAS, M. B.. O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO SABERES DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP, v. 5 n.1, p. 71-89, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FREITAS, M. B.; MORAIS, DAISINALVA AMORIM ; CARVALHO, M. J. P. ; PAIVA, A. K. ; OLIVEIRA, M. M. . PROPOSTA CURRICULAR - PREFEITURA MUNICIPAL DO JABOATÃO DOS GUARARAPES. 1. ed. RECIFE: BAGAÇO, 2011. v. 01. 136p .

2.
FREITAS, M. B.; SALES, A. T. ; MORAES, D. A. ; GAMEIRO, M. C. G. ; MALTA, S. C. L. . A IMPORTANCIA DOS JOGOS. 1ª. ed. RECIFE: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO,CULTURA E ESPORTES, 1997. v. 1. 34p .

Capítulos de livros publicados
1.
FREITAS, M. B.; AGUIAR, M. C. C. . Professora sim tia não:o limiar de uma profissionalidade docente. In: Zélia Jófili, Fátima Gomes,. (Org.). Diálogos com Paulo Freire... É tempo de quefazer. 1ed.Recife: EDUFRPE, 2018, v. 01, p. 221-246.

2.
FREITAS, M. B. ; FREITAS, M. B. . O brincar como um saber emancipatório na e da profissionalidade docente na Educação Infantil: contributo de processos formativos. In: JOFILI, Zélia; GO)MES, Fátima. (Org.). Paulo Frire : Diálogos e Práticas Educativas. 1ed.Recife: Bagaço, 2012, v. 13, p. 219-242.

3.
FREITAS, M. B.. Liberdade e Autoridade a Pedagogia Freireana e o brincar na Educação Infantil. In: Fátima Gomes; Zélia Jófili. (Org.). O lugar da interdisciplinaridade no discurso de Paulo Freire múltiplos olhares. 01ed.Recife: Bagaço, 2008, v. 12, p. 17-300.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Geslaine M. dos ; FREITAS, M. B. . LINGUAGENS EXPRESSIVAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGENS COMPARTILHADAS. In: IV EPEPE~Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2016, Juazeiro BA. IV EPEPE~Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2016. v. 1. p. 85-72.

2.
FREITAS, M. B.. O brincar como saber da profissionalidade docente na formação continuada da educação infantil. In: VI EPEPE - Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2016, Juazeiro- BA. EDUCAÇÂOa acional de Educação e, 2016. v. 1. p. 20-35.

3.
FREITAS, M. B.; AGUIAR, M. C. C. . O brincar e a ludicidade: saberes da profissionalidade docente na fornação de professoras da educação infantil?. In: IIv Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2015, João Pessoa. Políticas de Currículo e Formação : desafios contemporâneos. João Pessoa: UFPA, 2015. p. 1210-1229.

4.
FREITAS, M. B.. A PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUTOS DE PROCESSOS FORMATIVOS NO BRINCAR. Pro. In: XVI ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino- UNICAMP, 2012, Campinas. Livro 2: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. Araraquara: JUNQUEIRA&MARIN EDITORES J. M. Editora e Comercial Ltda., 2012. v. 2. p. 02-12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COUTO, L. C. ; FREITAS, M. B. . A FORMAÇÃO MEDIADORA DO COORDENADOR JUNTO A PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Encontro Nacional de Educação e Ludicidade e EINELUD Encontro Internacional de Educação e Ludicidade., 2017, SALVADOR. Encontro Nacional de Educação e Ludicidade e EINELUD Encontro Internacional de Educação e Ludicidade.. SALVADOR: ufba, 2017. v. 1. p. 37-42.

2.
AMORIM, L. M. ; FREITAS, M. B. ; NASCIMENTO, E. O. . O BRINCAR NA pROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO JABOATÃO DOS GUARARAPES. In: VII Encontro Nacional de Educação e Ludicidade e I Encontro Internacional de Educação e Ludicidade., 2017, salvador. VII Encontro Nacional de Educação e Ludicidade e Encontro Internacional de Educação e Ludicidade.. SALVADOR: UFBA, 2017. v. 1. p. 62-67.

3.
FREITAS, M. B.. O brincar na educação infantil: um estudo em processo. In: XVII Encontro Nacional de Educação Infantil, 2004, Goiania. XVII Encontro Nacional de Educação Infantil, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, M. B.. A face do oculta do currículo e a autonomia na profissionalidade docente da educação infantil. In: XVII Encontro Nacional de educação Infantil, 2016, Natal. Diálogos na educação infantil: currículo e práticas pedagógicas. Natal: EDUFRN, 2016. v. 1. p. 74-74.

2.
FREITAS, M. B.. Reinventando a Infância em sua historicidade, paradoxos, domesticações e possibilidades. In: SEMANA UNIVERSIRÁRIA 2015 ? Campus Garanhuns-PE, 2015, Garanhuns. Anais da semana Universitária UPE, 2015.

3.
FREITAS, M. B.. A Formação Continuada no brincar como um saber da profissionalidade de professores da Educação infantil. In: V Colóquio Internacional educação e Contemporaneidade, 2011, Sergipe. V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Sergipe: Grupo Educon, 2011. v. 04. p. 134-149.

4.
FREITAS, M. B.; PORTO, Z.G. . O BRINCAR, A FORMAÇÃO CONTINUADA E A PROFISSIONALIDADE DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: I Encontro Luso´Brasileiro sobre trabalho docente - VI encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011, maceió. I Encontro Luso-Brasileiro- VI encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011.

5.
FREITAS, M. B.. A Formação Continuada como elemento na e da construção da autonomia do/da professor/a da Educação Infantil na articulação teoria e prática do brincar. In: XV ENDIPE´ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2010, BELO hORIZONTE. ANais do XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de ensino. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 04. p. 15-26.

6.
FREITAS, M. B.. A autonomia do professor da educação infantil e a face oculta do currículo no espaço escolar. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa. Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social. Joâo Pessoa: UFPB, 2009. v. 04. p. 15-27.

7.
FREITAS, M. B.. O Brincar um Estudo Psicosocial do Desenvolvimento Integral da Criança. In: educasul 2006, 2006, Florianópolis. educasul 2006 Pensando a Infancia de 0 a 10 anos: a organização pedagógica e as multiplas linguagens, 2006. p. 46-47.

8.
FREITAS, M. B.. O Brincar na Educação Infantil : um estudo psicosocial do desenvolvimento integral da criança. In: XVII EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2005, Belem. XVII EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Belem: Artecontexto, 2005. v. 2 A. p. 124-124.

9.
FREITAS, M. B.; MORAIS, DAISINALVA AMORIM . A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NO ESTADO DE PERNAMBUCO. In: 1º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA UFPE, 2002, RECIFE. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES UFPE. RECIFE: BAGAÇO, 2002. p. 189-197.

Artigos aceitos para publicação
1.
FREITAS, M. B.. O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO SABERES DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Olh@res - Revista Eletrônica do Departamento de Educação da UNIFESP, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
LIRA, M. C. ; FREITAS, M. B. . A Roda de Leitura como Espaço de Integraçao e de Compreensão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ARAUJO, B. H. C. S. ; BELARMINO, E. M. ; FREITAS, M. B. . A MÚSICA E SUAS INTERFACES COMO DIDÁTICA USUAL UTILIZANDO FOTOGRAFIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FREITAS, M. B.. a brinquedoteca na ação formativa da universidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NASCIMENTO, E. O. ; AMORIM, L. M. ; FREITAS, M. B. . A perspectiva freireana na proposta curricular de educação infantil do município de jaboatão dos guararapes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NASCIMENTO, E. O. ; AMORIM, L. M. ; FREITAS, M. B. . Contribuições do pensamento freireano na proposta curricular do município de Jaboatão dos Guaraarpes/PE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
COUTO, L. C. ; FREITAS, M. B. . A FORMAÇÃO MEDIADORA DO COORDENADOR JUNTO A PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FORTUNA, T. R. ; FREITAS, M. B. . ' A brinquedoteca universitária e a educação infantil'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FREITAS, M. B.; NASCIMENTO, E. O. ; AMORIM, L. M. . PROPOSTA PEDAGÓGICA Para Educação Infantil; concepções e princípios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SILVA, K. C. G. C. ; LYRA, P. V. ; MACEDO, V. C. ; FREITAS, M. B. . 'Todos pela infância'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
COUTO, L. C. ; FREITAS, M. B. . CONCEPÇÕES DO BRINCAR NA PRÁTICA FORMATIVA DO COORDENADOR EDUCACIONAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FREITAS, M. B.. Práticas Pedagógicas e Brinquedoteca Universitária na Perspectiva da Interdisciplinaridade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
FREITAS, M. B.. O BRINCAR COMO SABER DA PROFISSIINALIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: o que mostram estudos recentes l. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, M. G. ; FREITAS, M. B. . LINGUAGENS EXPRESSIVAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGENS COMPARTILHADAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
FREITAS, M. B.. Primeira Infâcia, o que podemos fazer por ela?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
FREITAS, M. B.. Território do brincar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
FREITAS, M. B.. Primeira infância, o que podemos fazer por ela?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FREITAS, M. B.. O Brincar como saber da profissionalidade docente na formação de professores da educação infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FREITAS, M. B.; MORAES, D. A. . A face oculta do currículo e a autonomia na profissionalidade docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SOUZA, E. A. A. ; FREITAS, M. B. . As cantigas de roda na Educação infantil: sua impoirtância no desenvolvimento das crianças. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
FREITAS, M. B.. Diálogos na Educação Infantil: os saberes dos(as) professores(as) e o currículo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
FREITAS, M. B.. A educação nacional e o debate sobre a infância, diversidade e a inclusão das pessoas com deficiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
FREITAS, M. B.. O brincar e a ludicidadfe: saberes da porofissionalidade docente da educação infantil na formação continuada na escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FREITAS, M. B.. A cultura da infância nas Políticas e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
FREITAS, M. B.. O brincar e a ludicidade: saberes da profissionalidade docente na formação de professoras da educação Infantil?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FREITAS, M. B.. A Base Nacional Comum Curricular e a Repercussão na Graduação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
FREITAS, M. B.. Brincando com a Lingua refletindo sobre as linguagens. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
FREITAS, M. B.. Brincando com a Língua refletindo sabre asa linguagens. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
FREITAS, M. B.. Brincando com a Lingua Refletindo Sobre as linguagens. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
FREITAS, M. B.; PORTO, Z.G. . Contributos de um Processo Formativo no Brincar como saber da Profissionalidade D da educação infantil ocente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
FREITAS, M. B.; ROC, M. C. S. A. M. C. . Contextos Formativos e Profissionalidade docente : A Profissionalidade em Questão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
FREITAS, M. B.. Brincar! Eu tenho esse direito.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
FREITAS, M. B.. A Formação Continuada no Brincar como um saber da profisssionalidade de professores da Educação Infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
FREITAS, M. B.. O Brincar , A Formação Continuada e a Profissionalidade do Professor da Educação infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
FREITAS, M. B.. A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO ELEMENTO NA e DA CONSTRUÇÂO DA AUTONOMIA DO/DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA DO BRINCAR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
FREITAS, M. B.. O BRINCAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PRÁXIS DE HUMANIZAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
FREITAS, M. B.. 'Olhar as Crianças e Professores(as) da e na Educação Infantil na Invisibilidade e Visibilidade de sua Formação no brincar'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
FREITAS, M. B.. Qualidade da Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
FREITAS, M. B.. a autonomia do professor da Educação Infantil e a face oculta do currículo no espaço escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
FREITAS, M. B.. "As categorias Freireanas e a interdisciplinaridade na Formação Continuada dos/as professores/as de Educação de Jovenxs e Adultos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
FREITAS, M. B.. O BRINCAR: um estudo psicossocial do desenvolvimento integral da criança. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
FREITAS, M. B.. O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO PSICOSSOCIAL DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
FREITAS, M. B.. O brincar na educação infantil: um estudo em processo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
FREITAS, M. B.. A Formação Continuada de Professores Alfabetizadores na Secretaria DE Educação De. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FREITAS, M. B.; MORAIS, DAISINALVA AMORIM ; CARVALHOELINE, M. J. P. ; SA, E. A. . Proposta Curricular Educação. Recife: Bagaço, 2011 (Proposta Curricular).

2.
FREITAS, Marlene Buregio ; FREITAS, M. B. . Proposta curricular de jaboatão dos Guararapes. Jaboatão dos Guarapes: Secretaria de Educação, 2007 (proposta curricular).

3.
FREITAS, M. B.. Proposta Curricular para a Educação Infantil. Jaboatão dos Guarapes: Secretaria de Educação, 2007 (Proposta Curricular).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREITAS, M. B.; MORAES, D. A. . A ludicidade no letramento literário na educação infantil e nas series iniciais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GOMES, F. ; JOFILI, Z. ; FREITAS, M. B. . O Lugar da interdisciplinaridade no discurso de Paulo freire. 2015. (Participação como membro efetivo do Grupo de pesquisas Interinstitucional: O lugar da interdiscipln).

3.
FREITAS, M. B.. A Ludicidade na escola de educação Infantil. 2010. .

4.
FREITAS, M. B.. " Cuidar/Educar na Creche". 2006. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
SANTIAGO, M. E.; ALMEIDA, L. A. A.; GUEDES, M. G. M.; FREITAS, M. B.. Participação em banca de Maria Jaqueline Paes de Carvalho. CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DO PRESCRITO AO VIVIDO. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FREITAS, M. B.; CARVALHO, M. J. P.. Participação em banca de Ozivania Lopes da Silva. O BRINCAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ICurso (especialização) em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
FREITAS, M. B.; CARVALHO, M. J. P.. Participação em banca de Edjane Ribeiro da Silva Moreira. O brincar na escola: o que dizem crianças da educação infantil de Tracunhaém/PE?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ICurso (especialização) em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
FREITAS, M. B.; CARVALHO, M. J. P.. Participação em banca de Edijanete Angela Andrade de Sousa. AS CANTIGAS DE RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: sua importância no desenvolvimento das crianças da educação infantil.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ICurso (especialização) em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
FREITAS, M. B.; CARVALHO, M. J. P.. Participação em banca de Leticia de Araujo Moreira. A aprendizagem e o desenvolvimento das crianças nas brincadeiras de faz de conta. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ICurso (especialização) em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
FREITAS, M. B.; PEREIRA, C. M. R. C.. Participação em banca de Gemilton Torres Cavalcanti. O COORDENADOR PEDAGÓGICO: ELEMENTO DE UNIÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS DA COMUNIDADE ESCOLAR. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de especialização em Coordenação Pedagóg) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
FREITAS, M. B.; PEREIRA, C. M. R. C.. Participação em banca de Jakeline Alves Mariano. FORMAÇÃO CONTINUADA: O COORDENADOR PEDAGÓGICO/A COMO MEDIADOR DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de especialização em Coordenação Pedagóg) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
FREITAS, M. B.; PEREIRA, C. M. R. C.. Participação em banca de Judite Andrade da S. Faria. DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA AS TURMAS DOS 9º ANOS A & B, DA ESCOLA MONSENHOR LEONARDO DE BARROS BARRETO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de especialização em Coordenação Pedagóg) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
FREITAS, M. B.; PEREIRA, C. M. R. C.. Participação em banca de VIVIANE AUGUSTA DA SILVA. AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES/AS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO. 2015.

9.
FREITAS, M. B.; PEREIRA, C. M. R. C.. Participação em banca de Edna Alves da Silva dos Santos. RESPEITO MÚTUO: UM VALOR NECESSÁRIO NA ESCOLA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de especialização em Coordenação Pedagóg) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
FREITAS, M. B.; PEREIRA, C. M. R. C.. Participação em banca de Edna Alves da Silva dos Santos. RESPEITO MÚTUO: UM VALOR NECESSÁRIO NA ESCOLA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de especialização em Coordenação Pedagóg) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DANTAS, A. C.; FREITAS, M. B.. Participação em banca de Jéssica Gabriele Barbosa.A importância do Lúdico na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Pernambuco/ Campus Mata Norte.

2.
LIMA, M. V. R. O.; FREITAS, M. B.. Participação em banca de MARIANA AMORIM DE ARRUDA SILVA.A Criança com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil: O paradigma da Integração e Inclusão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns- UPE.

3.
FREITAS, M. B.; MORAES, D. A.; KETTI, D.. Participação em banca de Wedja Nunes Monteiro.A NATUREZA DAS ATIVIDADES ESCOLARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns.

4.
FREITAS, M. B.; KETTI, D.; MORAES, D. A.. Participação em banca de Shirley Monteiro Silva.A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MODOS, POSSIBILIDADES E INTENCIONALIDADES.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns.

5.
FREITAS, M. B.; KETTI, D.. Participação em banca de Thaís Santos Sobral.SABERES DOCENTES: ENTRE O FAZER E O DESEJO DE CONHECER A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns.

6.
FREITAS, M. B.; MESQUITA, L.. Participação em banca de Mayra Emídio da Silva.A BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA EM SUA AÇÃO FORMATIVA NO BRINCAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UPE- Campus Mata Norte.

7.
FREITAS, M. B.; MORAES, D. A.; BIZARRO, A. M. S.. Participação em banca de Letícia Maria Pimntel.A CONTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE LÚDICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns.

8.
FREITAS, M. B.; MORAES, D. A.; BIZARRO, A. M. S.. Participação em banca de Hosana Borges da Silva Neta.PROCEDIMENTOS DOCENTES ACERCA DO BRINCAR NA SALA DE AULA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns.

9.
FREITAS, M. B.; MORAES, D. A.; BIZARRO, A. M. S.. Participação em banca de Geslaine Maria dos Santos.A MEDIAÇÃO DOCENTE NA APROPRIAÇÃO DAS LINGUAGENS DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns.

10.
FREITAS, M. B.; SANTOS, E. M.. Participação em banca de Esmeralda Maria da Silva Gilvanete Maria de Oliveira Nascim.MUSICALIZAÇÃO NA INFÂNCIA: UM ESTUDO A PARTIR DO REPERTÓRIO MUSICAL DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
SILVA, J. R. P.; LIRA, P. O.; Freitas, M.B; FREITAS, M. B.. Participação em banca de Marly Cavalcante de Albuquerque.O diálogo entre dois mundos : o câncer infantil e o universo mágico das histórias encantadas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns.

12.
FREITAS, M. B.; MORAES, D. A.; BRITO, Cristina L. de. Participação em banca de Priscilla Danniery Santos Leite.Os Contos de Fadas e o desenvolvimento da criança da educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns.

13.
FREITAS, M. B.; MORAES, D. A.; MÉLO, Claudia F.. Participação em banca de Thalyta Lima Silva Moreira.O LÚDICO NA LITERATURA INFANTIL: SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns.

14.
FREITAS, M. B.; TENÓRIO, Patrícia. Participação em banca de Josenilda M. F OLIVEIRA.A MÚSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTE OU INSTRUMENTO DE ENSINO?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns.

15.
FREITAS, M. B.; MORAES, D. A.; MÉLO, Claudia F.. Participação em banca de RICARDO MELO DA ROCHA.A Ludicidade na Contação de Histórias na Educação Infantil.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns.

16.
FREITAS, M. B.; MONTENEGRO, Sandra; SANTOS, E. M.. Participação em banca de Esmeralda M. da Silva e Gilvanete M de O. Nascimento.Musicalização na infância: um ede crianças da educação infantilstudo a partir do repertório musical. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

17.
FREITAS, M. B.; LINS, L. F.. Participação em banca de Adriana Soares da Rocha.A contribuição da psicomotricidade no desenvolvimento da corporeidade da criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns.

18.
LINS, Luciano Fonseca; FREITAS, M. B.. Participação em banca de MARIANA NATÁLIA FERREIRA DA SILVA.LEMBRANÇAS DAS RECORDAÇÕES REFERÊNCIAS NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA O PENSAMENTO E A PRÁTICA DA DOCÊNCIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns.

19.
FREITAS, M. B.; OLIVEIRA, Antonio Marcos, FREITAS, Marlene B,; FREITAS, M. B.. Participação em banca de Ana Cristina Lira de andrade.As categorias Criança e Brincadeira nos documentos Oficiais sobre educação Infantil do ministério Da Educação e na Proposta Pedagógica da escola Sesc. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

20.
FREITAS, M. B.. Participação em banca de AMANDA EVELLYN DE OLIVEIRA COSTA.PRÁTICAS AVALIATIVAS BEM SUCEDIDAS EM SALA DE AULA: UM CAMINHO POSSÍVEL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAZARÉ DA MATA.

21.
FREITAS, M. B.. Participação em banca de Diná França de Melo e Fernanda Barreto Silva dutra.As Representações Sociais dos Pais sobre o Brincar na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FREITAS, M. B.; SALES, R.; FREITAS, M. B.. Seleção publica simplificada para professor universitário. 2011. Universidade de Pernambuco.

Outras participações
1.
FREITAS, M. B.. xvii demana universitária:ciência Inovação e Transformação :O Conhecimento a serviço da sociedade. 2018. Universidade de Pernambuco.

2.
FREITAS, M. B.. A aplicação do filme vida de inseto no estudo de classe hexápoda. 2015. Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns.

3.
FREITAS, M. B.. Alfabetização geométrica com libras nas séries iniciais- um relato de experiências usando o tangran. 2015. Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns.

4.
FREITAS, M. B.; LEITAO, Z.. III Edição das Experiências Exitosas de Professores de Educação infantil. 2014. Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararpes.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV SEMANA DE PEDAGOGIA-"O PEDAGOGOGO DO SÉCULO XXI: desafios e possibilidades.Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. 2016. (Oficina).

2.
6º Seminário Nacional " Escola? Presente Educação infantil : afetividade ,. 2014. (Seminário).

3.
III edição das ExperIências exitosas de Professores de Educação Infantil.Brincando com a lingua refletindo sobre as linguagens. 2014. (Encontro).

4.
III Edição das experiências exitosas de Professores de Educação Infantil.Brincando com a lingua refletindo sobtre as linguagens. 2014. (Encontro).

5.
III Edição das Experiências Exitosas de Professores De Educação infantil.Brincando com a lingua refletindo sobre as linguagens. 2014. (Encontro).

6.
II CONFERÊNCIA ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. 2013. (Outra).

7.
IV Seminário Qualidade Social da Educação. 2013. (Seminário).

8.
35ª Reunião Anual da ANPEd. 2012. (Outra).

9.
Aula da saudade do curso de Pedagogia.Professora Homenageada do Curso de Pedagogia da UPE / Campus Garanhuns. 2012. (Outra).

10.
Fórum Em defesa da Educação Infantil.Brincar! eu tenho esse direito.. 2012. (Outra).

11.
III Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias: Políticas e Desafios na Produção da Pesquisa. 2012. (Seminário).

12.
XVI ENDIPE.A profissionalidade Docente na Educação infantil : Contributos de Processos Formativos no Brincar. 2012. (Encontro).

13.
XXVIII Encontro Nacional do MIEIB.Contributos de um processo Formativo no brincar como um saber da profissionalidade docente da educação infantil. 2012. (Encontro).

14.
XXVIII Encontro Nacional do Movimento Interforuns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) e III Simpósio de Educação Infantil. 2012. (Encontro).

15.
Aula da Saudade.Professora Homenageada do curso de Pedagogia da UPE- Garanhuns. 2011. (Outra).

16.
I Encontro Luso- Brasileiro sobre Trabalho Docente.O brincar, A Formação Continuada e a Profissionalidade Docente. 2011. (Encontro).

17.
I Encontro Luso- Brasileiro sobre trabalho Docente VI Encontro Brasileiro da rede estrado. 2011. (Encontro).

18.
V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.A Formação Continuada no Brincar como um Saber da Profissionalidade Docente. 2011. (Outra).

19.
Aula da saudade.Aula da saudade. 2010. (Outra).

20.
Aula da saudade dos Formandos em Licenciatura Plena em História.Professora homenageada do Curso de História da UPE/ Campus Nazaré da Mata. 2010. (Outra).

21.
I Forum Itenerante do Jaboatão dos Guararapes em Defesa da educação infantil em Pernambuco.Qualidade da Educação Infantil. 2010. (Outra).

22.
O Currículo na educação Básica."Olhar as crianças e professores da e na educação infantil na invisibilidade e visibilidade de sua formação no brincar". 2010. (Seminário).

23.
Semana Universitária da Faceteg.A Formação continuada de de professores/as da educação infantil na sua construção de sua autonomia no brincar. 2010. (Encontro).

24.
VII Colóquio Internacional Paulo Freire. 2010. (Outra).

25.
VII Colóquio Internacional Paulo Freire.O Brincar na Formação de Professores da Educação infantil:uma práxis de humanização. 2010. (Outra).

26.
XV ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. 2010. (Encontro).

27.
Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2009. (Encontro).

28.
I ENCONTRO DE PROFESSORES JABOATÃO DOS GUARARAPES.cOORDENADORA DO GRUPO DE TRABALHO. 2009. (Encontro).

29.
O lugar da Interdisciplinaridade no discurso de Paulo Freire. 2008. (Seminário).

30.
III Colóquio Internacionalde Políticas e Práticas Curriculares- " Globalização Interculturalidade: currículo, espaço em litígio". 2007. (Congresso).

31.
III Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2007. (Seminário).

32.
I SEMANA DE LETRAS E PEDAGOGIA: EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E DIVERSIDADE.O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LIMITES E POSSIBILIDADES. 2007. (Outra).

33.
Palestra "O Ensino Superior e a Formação de Professores: desafios e perspectivas. 2007. (Encontro).

34.
VI COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE. 2007. (Simpósio).

35.
IV Congresso Paulista de Educação Infantil. 2006. (Congresso).

36.
IV CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL / I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2006. (Congresso).

37.
IV JORNADA PEDAGÓGICA.A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2006. (Outra).

38.
JORNADA PEDAGÓGICA DA ESCOLA ESTADUAL COMPOSITOR ANTONIO MARIA.O JOGO E O LÚDICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2006. (Encontro).

39.
NÚCLEO DE PESQUISA DA FFPNM/UPE.O BRINCAR EM FOCO:UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES QUE ATUAM EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2006. (Outra).

40.
VII Fórum Itinerante. 2006. (Outra).

41.
XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2006. (Encontro).

42.
XX Encontro Nacional do MIEIB XII de Educação Infantil do Rio Grande Norte. 2006. (Encontro).

43.
Congresso Internacional de Formação Continuada. 2005. (Congresso).

44.
Seminário Nacional : Política de Educação Infantil. 2005. (Seminário).

45.
Congresso internacional de Educaçao Infantil. 2004. (Congresso).

46.
XII ENDIPE ? Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2004. (Encontro).

47.
XVII Encontro Nacional de Educação Infantil.O brincar na educação infantil: um estudo em processo. 2004. (Encontro).

48.
Curso de Educação Matemática para as séries iniciais do Ensino Fundamental. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, M. B.. Seminário de organização da Brinquedoteca Universitária Campus Mata Norte. 2017. (Congresso).

2.
FREITAS, M. B.. XIV fóRUM iTINERANTE EM AZARÉ DA MATA. 2017. (Congresso).

3.
FREITAS, M. B.. XIV Fórum Itinerante do FEIPE II Fórum Itinerante em Nazaré da Mata. 2017. (Congresso).

4.
FREITAS, M. B.. XIV Fórum Itinerante do FEIPE e II Fórum Itinerante em Nazaré da Mata: Desafios da Educação Infantil na concretização do direito. 2017. (Outro).

5.
FREITAS, M. B.. 9ª edição do Chá Freireano. 2016. (Outro).

6.
FREITAS, M. B.. Chá freireano. 2016. (Congresso).

7.
FREITAS, M. B.. SEMANA DO BEBÊ. 2015. (Outro).

8.
FREITAS, M. B.. Chá Freireano. 2013. (Outro).

9.
FREITAS, M. B.. II Seminário Regional de Educação Infantil do Estado de Pernambuco. 2006. (Congresso).

10.
FREITAS, M. B.. V COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: desafios à sociedade multicultural. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ozivânia Lopes da Silva. O brincar: concepções e práticas docentes na educação infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ICurso (especialização) em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

2.
Letícia de Araújo moreira. Aprendixzagem e desenvolvimento das crianças a partir das brincadeiras de faz de conta. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ICurso (especialização) em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

3.
Edijanete Angela Andrade de Sousa. As cantigas de roda na educação infantil: sua importância no desenvolvimento das crianças da educação infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ICurso (especialização) em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

4.
Gemilton Torres Cavalcanti. O COORDENADOR PEDAGÓGICO: ELEMENTO DE UNIÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS DA COMUNIDADE ESCOLAR. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de especialização em Coordenação Pedagóg) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

5.
Jakeline Alves Mariano. FORMAÇÃO CONTINUADA: OCOORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR DE CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de especialização em Coordenação Pedagóg) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

6.
Judite Andrade da S. Faria. DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA AS TURMAS DOS. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de especialização em Coordenação Pedagóg) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

7.
VIVIANE AUGUSTA DA SILVA. AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES/AS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de especialização em Coordenação Pedagóg) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

8.
Edna Alves da Silva dos Santos. RESPEITO MÚTUO: UM VALOR NECESSÁRIO NA ESCOLA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de especialização em Coordenação Pedagóg) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

9.
Josefa Braga de Macena. O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

10.
Maria de Fátiam dos Santos S. de Santana. A GESTÃO ESCOLAR NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA) - FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAZARÉ DA MATA. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

11.
MARIA DA CONCEIÇÃO LEAL ALMEIDA. GESTÃO ESCOLAR: a construção da ética profissional na escola pública. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PLANEJAMENTO E GESTÃO EDUCACIONAL) - FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAZARÉ DA MATA. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

12.
LENILZA CAVALCANTI PRIMO. A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA) - FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAZARÉ DA MATA. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

13.
SILVANIA CLAUDIA DA SILVA FREITAS. A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO: FATOR PRIMORDIAL NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NAS SUAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA) - FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAZARÉ DA MATA. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

14.
MARIZETE REIS DOS SANTOS. A EDUCAÇÃO EMOCIONAL DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA) - FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAZARÉ DA MATA. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

15.
ARLINDA RITA DE SOUZA SILVA. A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA) - FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAZARÉ DA MATA. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

16.
GEORGINA DE SOUZA E SILVA. A IMPORTANCIA DA PSICOMOTROCIDADE NA PRÁTICA EDUCATIVA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA) - FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAZARÉ DA MATA. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

17.
VERA COSTA. A CONCEPÇÃO TEÓRICA E EPISTEMOLÓGICA QUE FUNDAMENTA OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO MUNICIPIO DE IPOJUCA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA) - FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAZARÉ DA MATA. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

18.
Myriam Porto Carreiro de Petribu. intitulada ? A importância do brincar para o desenvolvimento pessoal e social da criança na Educação Infantil ? Curso de Especialização em Psicope. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Geslaine Maiara dos Santos. Mediação de Professioras na apropriação das linguagens do currículo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

2.
Hosana Borges da Silva Neta. Procedimentos docentes acerca do brincar na sala de aula de educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

3.
Letícia Maria Pimentel. A contribuição da Prática Docente Lúdica para o Desenvolvimento de Crianças na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

4.
Thaís Santos Sobra. SABERES DOCENTES: ENTRE O FAZER E O DESEJO DE CONHECER A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

5.
Mayra Emídio da Silva. A BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA EM SUA AÇÃO FORMATIVA NO BRINCAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-CAMPUS MATA NORTE. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

6.
Wedja Nunes Monteiro. A NATUREZA DAS ATIVIDADES ESCOLARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns- UPE. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

7.
Shirley Monteiro Silva. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MODOS, POSSIBILIDADES E INTENCIONALIDADES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns- UPE. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

8.
Edjane Ribeiro da Silva. O brincar na escola: O que dizem crianças da Educação Infantil do município de Tracunhanhém/PE?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em I Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

9.
EUKI MEYA FERREIRA DE MELO. LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

10.
Bárbara Vasconcelos Pinto Miranda. A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES ESPECIFICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns- UPE. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

11.
Vanessa de Moraes Gonçalves. A FAMÍLIA E A ESCOLA NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO AUTÔNOMA DA ÉTICA E DA MORAL PELA CRIANÇA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns- UPE. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

12.
Adriana Soares da Rocha. A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CORPOREIDADE DA CRIANÇA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns- UPE. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

13.
JOSENILDA MARIA FEITOSA DE OLIVEIRA. A MÚSICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: ARTE OU INSTRUMENTO DE ENSINO?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns- UPE. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

14.
RICARDO MELO DA ROCHA. A Ludicidade na Contação de Histórias na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns- UPE. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

15.
THALYTA LIMA SILVA MOREIRA. A LITERATURA INFANTIL EM SUA DIMENSÃO LÚDICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns- UPE. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

16.
Priscilla Danniery Santos Leite. Os Contos de Fadas e o Desenvolvimento da Criança da Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns- UPE. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

17.
VALQUIÍRIA CLAUDINO PEREIRA. CONTAR E ENCANTAR COM HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns- UPE. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

18.
Ariane Teles Moreira. Jogos, brinquedos e brincadeiras na educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

19.
Angélica Rangel da Silva Machado. A Importância dos Jogos , Brinquedos e Brincadeiras no Processo de Alfabetização e Letramento no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

20.
Cícera Silmária de Godoi. Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

21.
Marta Maria Sales de Oliveira. Importancia dos Contos de Fadas nos ultimos anos da Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns- UPE. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

22.
Amanda Ricardo Câmara Amorim. Articulação do Lúdico pelo/a Professora/a no Processo Ensino Aprendizagem das Crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns- UPE. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

23.
Maria Helaine da Silva Alves Bezerra. O brincar: As Representações Sociais de Crianças que Estudam em Uma Escola de Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns- UPE. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

24.
Josefa Fabiana Brito de Barros. Os Fatores que Interferem na Relação Entre o Uso de jogos Educativos e a Aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns- UPE. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

25.
Luana Lima de Oliveira. UMA REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade estadual de Pernambuco - Faculdade de Formação de Professores. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

26.
Artur Maciel de Oliveira Neto. Letramento e Alfabetização na Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco - Faculdade de Formação de Professores de Nazaré. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

27.
Thayse Nogueira. A avaliação em turmas do Ensino Fundamental II. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco - Faculdade de Formação de Professores de Nazaré. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

Orientações de outra natureza
1.
Gabriel Firmino. Planejamento e Confecção de Jogos Cooperativos nas possibilidades de aprendizagem no ensino fundamental. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Pernambuco/Campus Mata Norte. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

2.
Maeldson Queiroz. A escola lúdica nas múltiplas linguagens da criança. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Marlene Burégio Freitas.

3.
Joilson Oliveira. Vamos brincar de Roda? a ludicidade na proposta de trabalho com cantigas de roda. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Marlene Burégio Freitas.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, M. B.; PORTO, Z.G. . Contributos de um Processo Formativo no Brincar como saber da Profissionalidade D da educação infantil ocente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FREITAS, M. B.; ROC, M. C. S. A. M. C. . Contextos Formativos e Profissionalidade docente : A Profissionalidade em Questão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FREITAS, M. B.. O brincar e a ludicidade: saberes da profissionalidade docente na formação de professoras da educação Infantil?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FREITAS, M. B.. A Base Nacional Comum Curricular e a Repercussão na Graduação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FREITAS, M. B.. Práticas Pedagógicas e Brinquedoteca Universitária na Perspectiva da Interdisciplinaridade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FREITAS, M. B.. Primeira infância, o que podemos fazer por ela?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FREITAS, M. B.. O Brincar como saber da profissionalidade docente na formação de professores da educação infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FREITAS, M. B.. O brincar e a ludicidadfe: saberes da porofissionalidade docente da educação infantil na formação continuada na escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FREITAS, M. B.. A cultura da infância nas Políticas e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, M. B.. Chá Freireano. 2013. (Outro).

2.
FREITAS, M. B.. Chá freireano. 2016. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:40:35