Fábio Esteves da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3195244946411874
  • Última atualização do currículo em 07/05/2018


Doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP - Campus de Guaratinguetá (2010), local onde também concluiu o mestrado em Engenharia Mecânica (2006), ambos na área de Transmissão e Conversão de Energia. Graduado em Física pela UNESP - Campo de Rio Claro (2003) pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase na área de Energia, atuando principalmente nas seguintes áreas: aproveitamento de energia, ensino de energia, eficiência energética, educação, aprendizagem baseada em projetos. Atualmente é professor do Centro Paula Souza e da Universidade Nove de Julho.. Leciona disciplinas de Física, Transferência de Calor, orienta alunos em projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fábio Esteves da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, F.E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Nove de Julho.
R. Vergueiro, 235/249
Liberdade
03509020 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 26339137
URL da Homepage: www.uninove.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Engenharia Mecanica.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade: Proposta de um Modelo Educacional para o Ensino Básico, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Janio Itiro Akamatsu.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Uso Racional de Energia; Ensino de Energia, Desenvolvimento Sustentável, Us; Educação Baseada em Projetos.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Conservação de Energia.
Setores de atividade: Educação; Eletricidade e gás.
2004 - 2006
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O Uso Racional de Energia Eletrica na Classe Residencial: Estudo de Caso com Alunos do Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Prof Dr. Janio Itiro Akamatsu.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Energia Elétrica; Uso Racional de Energia; Aprendizagem por Projetos; Ensino Médio; Energia e Meio Ambiente.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Produção e Distribuição de Energia Elétrica; Política Econômica e Administração Pública em Geral; Educação Média de Formação Geral.
2000 - 2003
Graduação em Licenciatura Plena Em Física.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Pró Reitoria de Extensão Universitária, PROEX, Brasil.
1998 interrompida
Graduação interrompida em 1999 em Mecânica - Modalidade Projetos.
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Ano de interrupção: 1999
1993 - 1996
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Técnica Federal de São Paulo, ETFSP, Brasil.




Formação Complementar


2011
Extensão universitária em Computação Gráfica. (Carga horária: 408h).
School of Art, Games and Animation, SAGA, Brasil.
2008 - 2008
Como Elaborar um Plano de Negócios. (Carga horária: 40h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
1996 - 1996
AutoCAD R13. (Carga horária: 40h).
UpGraph - Engenharia Grática, UPGRAPH, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 34
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Fisica Geral e Experimental I Fisica Geral e Experimental II Fisica Geral e Experimental III Fisica Geral e Experimental IV Matemática Probabilidade e Estatística


Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof Ensino Superior, Carga horária: 22
Outras informações
Disciplinas ministradas: Transmissão de Calor e Aquecimento Transferência de Calor Trocadores de Calor Eficiência Energética


Faculdade de Tecnologia Álvares de Azevedo, FAATESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Titular I, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Física Aplicada I Física Aplicada II Eletricidade Básica Matemática Aplicada


ETEP Faculdades, ETEP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Titular I, Carga horária: 8
Outras informações
Disiciplinas Ministradas: Fisica Geral I - Cinemática Fisica Geral II - Força e Energia Indrotução ao Cálculo - Limites e Derivadas Matemática Aplicada 1


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2011 - 06/2011
Extensão universitária , Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Departamento de Matemática.

Atividade de extensão realizada
Ações para a Promoção de Educação em Energia Visando Despertar o Interesse dos Alunos para as Áreas Tecnológicas e Engenharias com a Utilização de um Modelo de Ensino por Projetos.
01/2006 - 06/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Departamento de Engenharia Elétrica.

08/2008 - 09/2008
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá.

Atividade realizada
International Workshop on Project Based Learning and New Technologies - PBLTech 2005.
05/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Instituto de Biociências de Rio Claro, Departamento de Educação.

Atividade de extensão realizada
Tutoria no Curso de Capacitação em Educação a Distância.

Inovarte - Materiais Didáticos e Pesquisas Científicas, INOVARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor Científico, Carga horária: 20


Assessoria e Projetos, FALM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio Administrador, Carga horária: 44

Atividades

01/2000 - 12/2001
Serviços técnicos especializados , Assessoria e Projetos, .

Serviço realizado
Projetista Mecânico.
2/1999 - 12/2000
Direção e administração, Assessoria e Projetos, .

Cargo ou função
Administração, Supervisão da Ferramentaria.

Ferramentaria e Artefátos Metálicos, FAM*, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Tecnologia Mecânica, Carga horária: 44

Atividades

04/1998 - 01/1999
Serviços técnicos especializados , Depto de Projetos, .

Serviço realizado
Elaboração de projetos e detalhamento de: dispositivos, ferramentas de corte e dobra, moldes para injeção de polímeros; Processos de Usinagem.

Philips do Brasil Ind Eletrônica, PHILIPS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Emprego, Enquadramento Funcional: Analista de Engenharia de Produção, Carga horária: 44
Outras informações
Desenvolvimento de projetos; Projetos de dispositivos e ferramentas para linha de produção; Lay-out de linha de montagem; Padronização técnica de documentos para desenho; Acompamento de processos de fabricação e usinagem; Checagem e liberação de dispositivos.

Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Técnico em Mecânica, Carga horária: 44
Outras informações
Elaboração de processos de usinagem e montagem de dispositivos. Elaboração de projetos mecânicos de dispositivos automáticos, pneumáticos e manuais, para linha de montagem. Implantação e operacionalização de Software de desenho "MicroStation 95"


Metagal Ind e Comércio, METAGAL, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagio Técnico em Mecânica, Carga horária: 40
Outras informações
Elaboração de protótipos de itens automotivos. Acompanhamento de linha de montagem, try-out de injeção de peças.



Linhas de pesquisa


1.
Energia

Objetivo: Estudar os fenômenos físicos relacionados à energia, uso final de recursos energéticos, políticas energéticas, relação entre energia e meio ambiente..
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
Palavras-chave: Energia; Energia e Meio Ambiente; Uso Racional de Energia.
2.
Eficiência Energética

Objetivo: estudar formas dinâmicas da promoção da eficiência energética entre os professores e alunos dos diferentes níveis de ensino..
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Ensino e Energia

Objetivo: estudar formas interativas e o desenvolvimento de recursos didáticos para a promoção do ensino da área de energia e física..
Palavras-chave: Educação; Energia; Energia e Meio Ambiente; Educação Baseada em Projetos.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Aproveitamento e Tecnologias Destinadas à Conversão de Fontes Renováveis de Energia
Descrição: O consumo atual de energia só tem aumentado com o decorrer dos anos. A população cresce, o poder aquisitivo também aumenta com o tempo e consequentemente toda a cadeia produtiva requer mais e mais energia para se sustentar. Todos os setores da sociedade fazem de diferentes formas de energia e a preocupação com o abastecimento da população remete ao uso de fontes renováveis e não renováveis de energia. Predominantemente baseado no consumo de fontes não renováveis, tais como o petróleo e o gás natural, a matriz energética mundial passa por um período de adaptação. É necessário que as fontes primárias sejam diversificadas com a utilização fontes renováveis de energia: a energia solar e a energia eólica, além de outras, despontam como vertentes inovadoras e promissoras para as próximas décadas. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa docente visa contribuir para um melhor entendimento sobre o uso e as tecnologias envolvidas na produção de energia a partir de fontes renováveis. Pretende-se que com o desenvolvimento da pesquisa, os alunos de graduação tenham um primeiro contato com estas fontes de energia, seja estudando o comportamento dos fenômenos físicos, cálculos envolvendo séries históricas ou realizando diagnósticos sobre consumo e potência requerida em instalações elétrica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Fábio Esteves da Silva - Coordenador / Vitor Augusto Marques Belmiro da Silva - Integrante / Rodrigo Cardozo de Jesus - Integrante / Matheus Eduardo da Silva - Integrante / Carlos Eduardo de Souza - Integrante / Kelly de Paula Gallucci - Integrante / Jederson Gomes Matias - Integrante / Adriano Ferreira Pereira - Integrante.
2010 - 2011
Construção de Materiais Didático-pedagógicos segundo o Modelo de Aprendizagem Baseada em Projetos para aplicação no Ensino Médio e Técnico
Descrição: O objetivo principal do projeto é promover a construção de materiais didático-pedagógicos (propostas de estratégias de ensino baseadas em projetos), organizados de acordo com o modelo de planejamento de projetos proposto pelo Instituto BIE, de modo a facilitar a implementação da metodologia nas escolas parceiras. Serão, inicialmente selecionados vinte e quatro professores, dos quais seis serão os coordenadores das ações de aplicação e validação dos projetos propostos. Todos participarão inicialmente de curso de formação e durante todo o projeto de oficinas das quais participarão todos os envolvidos no projeto para discussão, desenvolvimento dos materiais propostos e troca de experiências. Valor total do projeto: R$ 9.930,00 (nove mil, novecentos e trinta reais)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fábio Esteves da Silva - Integrante / Galeno José de Sena - Coordenador / Janio Itiro Akamatsu - Integrante / Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara - Integrante / José Ricardo de Rezende Zeni - Integrante / Almério Melquíades de Araújo - Integrante / Angelo Caporalli Filho - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
ECV291/2009 - Centro de Educação para Eficiência Energética
Descrição: Cooperação técnica e financeira entre UNESP e a ELETROBRAS/PROCEL para a implementação de um Centro de Educação para Eficiência Energética. O Centro de Educação trabalhará em parceria com os outros Centros de Eficiência Energética implementados pela ELETROBRAS/PROCEL, buscando ampliar os conhecimentos na área de educação para otimização energética e desenvolver materiais educacionais sobre essa temática. As pesquisas e materiais que serão desenvolvidos buscarão sustentar ações que sensibilizem os jovens da necessidade de se utilizar a energia de forma eficiente. Situação: Em Andamento Natureza: Pesquisa Integrantes: Fábio Esteves da Silva; Galeno José de Sena; Leonardo Mesquita (Responsável) Financiador(es):.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Melhoria do Processo de Apropriação do Conhecimento em Escolas de Ensino Médio, a Partir da Adoção de uma Metodologia de Ensino-Aprendizagem Baseada em Projetos, com Enfoque Interdisciplinar
Descrição: Tem por objetivo investigar as mudanças percebidas por professores do Ensino Médio em sua ação pedagógica, os obstáculos que eles identificam no planejamento e aplicação de atividades interdisciplinares e como eles os superam, a partir da adoção de uma metodologia baseada em projetos. A investigação focará estudos de caso a ser realizados em escolas profissionalizantes de ensino médio, sendo uma vinculada à UNESP a saber, o Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá CTIG, e escolas do CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Montante aprovado: R$ 10.963,75..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fábio Esteves da Silva - Integrante / Galeno José de Sena - Coordenador / Janio Itiro Akamatsu - Integrante / Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara - Integrante / José Ricardo de Rezende Zeni - Integrante / Almério Melquíades de Araújo - Integrante / Maria Auxiliadora Ribeiro Fortes Gonçalves - Integrante / Tânia Cristina Arantes Macedo de Azevedo - Integrante.
2008 - 2011
Lab InCognITA - Laboratório de Inovação em Cognição, Informação, Tecnologia e
Descrição: Objetivo Geral Promover um conjunto de atividades e projetos com escolas de nível médio buscando despertar o interesse dos alunos para as áreas tecnológicas e engenharias. A metodologia de trabalho com alunos e professores será fundamentada Ensino por Projetos (Project Based Learning). Tais atividades e projetos terão como tema gerador Energia e Meio-Ambiente enfatizando os principais temas tecnológicos atuais e buscando estabelecer conexões com os conhecimentos fundamentais das ciências exatas e naturais, tais como a matemática, a física, a química, a biologia. O maior intuito deste projeto é subsidiar os professores no tratamento de temas científicos e tecnológicos em sala de aula e despertar o interesse dos alunos para as carreiras tecnológicas. As atividades propostas neste projeto consistem em demonstrações, palestras, workshops, desenvolvimento de experimentos, desenvolvimento de maquetes e uso de softwares que permitam aos professores e alunos se apropriarem de um conjunto de conhecimentos e informações científicas e técnicas de maneira mais fácil e prazerosa. Metodologia Na execução do projeto estão previstas as seguintes atividades: Capacitação de professores; Evento Show de Energia; Mostra permanente de Energia eOficinas de experimentação e construção de protótipos Com relação à capacitação dos professores, esta deverá ocorrer tanto em temas de interesse das Engenharias como na Metodologia de ABP Aprendizagem Baseada em Projetos (do inglês PBL: Project Based Learning), uma vez que se espera que os professores atuem de forma a promover uma transição na pedagogia de ensino em suas escolas, da forma tradicional para uma forma mais centrada no estudante. Para a capacitação em ABP, servirão de base as referências (Duch et al, 2006a) e (Mergendoler et al, 2005). O trabalho (Duch et al, 2006a) consiste, segundo as próprias autoras, de um "manual" prático para o professor que está pensando em implementar a metodologia ABP em sua disciplina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Fábio Esteves da Silva - Integrante / Galeno José de Sena - Coordenador / Silvio Henrique Fiscarelli - Integrante / Janio Itiro Akamatsu - Integrante / Jorge Roberto Pimentel - Integrante / Leonardo Mesquita - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2005 - 2005
Pesquisador Visitante - Prof. Dr. Kimio Kondo do National Institute of Multimedia Education, Japão.
Descrição: Realizar intercambio científico e tecnológico entre o NIME e UNESP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Fábio Esteves da Silva - Integrante / Galeno José de Sena - Integrante / Janio Itiro Akamatsu - Coordenador / Sílvio Henrique Fiscarelli - Integrante / Robinson Carlos Teixeira - Integrante.
2004 - 2008
Projetos Interdisciplinares e as Novas Tecnologias - Rio Paraíba do Sul: Preservando o Futuro, financiado pela FAPESP no Programa de Ensino Público (Fase I)
Descrição: Uma das principais características da educação no Brasil é sua ênfase no ensino centrado no conteúdo, que envolve muitas vezes a utilização de modelos abstratos distantes da realidade do aluno, dificultando a assimilação dos conhecimentos. Isto gera, uma aprendizagem restrita a baixos níveis, ausência de experimentação com aulas essencialmente expositivas e adoção de livros didáticos cujo interesse está voltado, prioritariamente, para o conteúdo dos exames vestibulares. Em contrapartida, o aluno se depara, fora da sala de aula, com uma realidade dinâmica e interativa. São objetivos do presente projeto: - Propor uma metodologia diferenciada, baseada em projetos interdisciplinares, com uso intensivo de Novas Tecnologias, em especial a Web, e tendo o Rio Paraíba do Sul como tema catalisador dos projetos interdisciplinares; - Conceber, desenvolver, aplicar e avaliar a metodologia proposta, tendo por diretrizes os princípios da aprendizagem por problemas; - Propiciar ao professor novas estratégias de ensino para desenvolver sua prática docente dentro do processo de reflexão-ação-reflexão; - Contribuir na formação e capacitação de professores, principalmente em dois focos: Projetos Interdisciplinares; e Utilização de novas tecnologias para a aprendizagem; - Levar o professor e o aluno a desenvolverem e incorporarem a pesquisa na sua prática docente/discente, estimulando a formação do professor e do aluno pesquisadores, através do desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares; - Avaliar o impacto e o mérito da utilização de Novas Tecnologias, em especial a Web, no desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares; - Fomentar o trabalho de equipes multi-institucionais - formadas por pesquisadores de Universidades e professores e alunos de Escolas públicas - para produção de novos conhecimentos científicos e tecnológicos, que possam contribuir para o planejamento de políticas educacional.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Fábio Esteves da Silva - Integrante / Galeno José de Sena - Integrante / Silvio Henrique Fiscarelli - Integrante / Janio Itiro Akamatsu - Coordenador / Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara - Integrante / Eduardo Martins Morgado - Integrante / Jorge Roberto Pimentel - Integrante / Robinson Carlos Teixeira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2011 - 2011
Ações para a Promoção de Educação em Energia Visando Despertar o Interesse dos Alunos para as Áreas Tecnológicas e Engenharias com a Utilização de um Modelo de Ensino por Projetos
Descrição: O projeto objetiva, essencialmente, colaborar com o desenvolvimento de um conjunto de atividades e projetos com escolas de nível médio buscando despertar o interesse dos alunos para as áreas tecnológicas e engenharias. As atividades serão desenvolvidas no contexto de um convênio estabelecido entre a UNESP e a FINEP Financiadora de Estudos e Projetos (Conv. 5017/2006), visando a implantar no campus de Guaratinguetá o Lab InCognITA Laboratório de Inovação, Informação, Tecnologia e Aprendizagem . As atividades a serem realizadas no projeto terão como tema catalisador Energia e Meio-ambiente . Neste sentido, o projeto prevê a realização de ações junto aos alunos ( shows de energia) e professores (capacitação docente). Total aprovado: R$ 10.230,00 Bolsistas envolvidos: 3 (Curso de Física)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Fábio Esteves da Silva - Integrante / Galeno José de Sena - Coordenador / Janio Itiro Akamatsu - Integrante / Julio Santana Antunes - Integrante.
2006 - 2008
Mostra e Show de Energia no Campus de Guaratinguetá
Descrição: O Show de Energia está em fase de implantação na cidade de Guaratinguetá para alunos do Ensino Básico da região. Já contamos com todos os equipamentos e dispositivos necessários e o local está sendo providenciado pela Prefeitura Municipal de Guaratinguetá. O Show de Energia é um espetáculo interativo e contextualizado que, por meio de várias demonstrações fundamentadas em leis e conceitos científicos, procura envolver o lado emocional de cada participante, de forma a despertar sua curiosidade e interesse nos porquês , predispondo-o à aprendizagem de conhecimentos científicos de um modo geral. As demonstrações são apresentadas por monitores treinados e sob a supervisão de um professor coordenador, de maneira divertida e envolvente onde todo um clima emocional, de suspense e de curiosidade é desenvolvido. As apresentações visam excitar e instigar o espectador para despertar (ou aumentar) seu interesse geral pela Ciência e, em particular, pela Física. Os fenômenos envolvidos nas demonstrações objetivam deixar claro que a Ciência não é um processo mágico e inacessível, mas sim algo que estudantes e pessoas comuns, que tenham formação básica sólida e abrangente, podem entender e relacionar com muitos fenômenos do cotidiano. O Show de Energia está sendo desenvolvido baseado nas experiências do Instituto de Física da USP e da UNESP, Campus de Rio Claro..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fábio Esteves da Silva - Integrante / Galeno José de Sena - Integrante / Janio Itiro Akamatsu - Coordenador / Jorge Roberto Pimentel - Integrante / Luciano de Paula - Integrante / Paulo Yamamura - Integrante.Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Auxílio financeiro.
2005 - 2009
Show e Mostra de Energia nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná
Descrição: Desenvolvimento de apresentações do Show de Energia para estudantes do Ensino Básico. Realizações de Feiras de Ciências - Unidade Móvel/CONPET na Escola..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fábio Esteves da Silva - Integrante / Janio Itiro Akamatsu - Coordenador / Jorge Roberto Pimentel - Integrante / Luciano de Paula - Integrante / Paulo Yamamura - Integrante.Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
2005 - 2005
International Workshop on Project Based Learning and New Technologies - PBLTech 2005
Descrição: Workshop sobre Metodologia de Projetos e Novas Tecnologias..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2004 - 2004
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Fábio Esteves da Silva - Coordenador / Eugênio Maria de França Ramos - Integrante / Tânia Cristina Arantes Macedo de Azevedo - Integrante / Paulo da Cunha Camillo - Integrante / Angel Fidel Vilche Pena - Integrante / Rui Seabra Ferreira Jr - Integrante / Edilson Meirelles de Oliveira - Integrante / Benedito Barraviera - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2008 - 2010
Energia em Ação: Show, Mostra e Portal Interativos
Descrição: O projeto Energia em Ação: Show, Mostra e Portal Interativos busca promover eventos e exposições de divulgação científica e tecnológica sobre a temática Energia . Para tanto, propõe o desenvolvimento de três veículos de divulgação ao público: O Show Energia em Ação , a Mostra Energia em Ação e o Portal Energia em Ação . Tais veículos contam com metodologias, materiais e objetivos distintos, fundamentados na experimentação. Com tais veículos de educação informal pretende-se despertar no público em geral, e mais especificamente nos jovens em formação, o interesse pela ciência e tecnologia por meio da demonstração de como esses elementos estão envolvidos na produção e manipulação da energia.A Diretoria do CNPq aprovou a concessão para o desenvolvimento do projeto, conforme discriminado abaixo:Custeio: R$ 25.000,00Capital: R$ 40.000,00Bolsa: R$ 23.009,58Total: R$ 88.009,58DETALHAMENTO DA CONCESSÃO DE BOLSA:Modalidade:Desenvolvimento Tecnológico Industrial - DTINível:1EDuração:22 MesesQuantidade:1Valor: R$ 23.009,58..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fábio Esteves da Silva - Integrante / Galeno José de Sena - Integrante / Janio Itiro Akamatsu - Coordenador / Jorge Roberto Pimentel - Integrante / Luciano de Paula - Integrante / Paulo Yamamura - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2003 - 2003
Organização de Tutoria de Apoio ao Curso de Extensão "Capacitação em EaD"
Descrição: Organização do trabalho de tutores no apoio didático às atividades de Ensino à Distância no âmbito do curso de extensão universitária "Capacitação em EaD"..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Fábio Esteves da Silva - Integrante / Eugênio Maria de França Ramos - Coordenador / Fabiana Marques Costa - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Paulo da Cunha Camillo - Integrante / Daniel Aparecido da Silva - Integrante / Eulália Maria Martins da Silva - Integrante / Angel Fidel Vilche Pena - Integrante / Fábio de Abreu e Lima - Integrante / Rui Seabra Ferreira Jr - Integrante / Edilson Meirelles de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Pró Reitoria de Extensão Universitária - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Independent Journal of Management & Production


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: IEEE Transactions on Education


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PAULA, L.2010PAULA, L. ; SOUZA, T. M. ; SENA, Galeno José de ; SILVA, F.E. . Aquecedores Solares com Garrafas PET: Estudo Comparativo entre Ganhos na Eficiência e Aumento do Custo pela Utilização de Diversos Tubos Ascensores. Revista SODEBRAS, v. 5, p. 9-13, 2010.

2.
SILVA, F.E.2010 SILVA, F.E.; AKAMATSU, Janio Itiro ; SOUZA, T. M. ; PAULA, L. . Disponibilidade Solar na Cidade de Guaratinguetá. Revista SODEBRAS, v. 5, p. 7-14, 2010.

3.
SILVA, F.E.2006SILVA, F.E.; FISCARELLI, Silvio Henrique . Education and Energy: in Direction to Sustainable Development. Revista Ciências Exatas, v. 12, p. 20-28, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
SENA, Galeno José de ; AKAMATSU, Janio Itiro ; AZEVEDO, T.C.A.M. ; TOYOHARA, Doroti Quiomi Kanashiro ; SILVA, F.E. ; GOUVEA, E.C. . Melhoria do processo de apropriação do conhecimento em Escolas de Ensino Médio, a partir da adoção de um modelo de Ensino por Projetos. In: Sheila Zambello de Pinho; José Brás Barreto de Oliveira.. (Org.). Núcleos de Ensino da Unesp: artigos dos projetos realizados em 2009. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2011, v. , p. 391-409.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SENA, G.J. ; ZANARDI, M.C.F.P.S ; MESQUITA, L. ; Monteiro, M.A.A. ; AMARANTE, A. ; SILVA, F.E. . Motivando Estudantes de Ensino Médio para as Carreiras de Exatas e Engenharias: Programa de Capacitação Docente Utilizando um Modelo de Ensino por Projetos. In: International Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2012, São Paulo. International Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2012.

2.
SENA, G.J. ; Monteiro, M.A.A. ; MESQUITA, L. ; ZANARDI, M.C.F.P.S ; SILVA, F.E. ; AMORIM, C. E. S. . Engineering Students Involved in Activities to Motivate High School Students for Engineering Courses. In: International Conference on Engineering Education, 2012, Turku. Internatinal Conference on Engineering Education 2012 - Proceedings. Turku: Turku University of Applied Science, 2012. v. 4. p. 1058-1064.

3.
SILVA, F.E.; SENA, G.J. ; AKAMATSU, Janio Itiro ; MESQUITA, L. ; Monteiro, M.A.A. . Contribuição para a Implementação de Educação em Energia no Brasil. In: Safety, Health and Environment World Congress, 2012, São Paulo. Proceedings on Safety, Health and Environment World Congress, 2012. v. 12. p. 444-448.

4.
SANTOS, V.S.C. ; FERREIRA, J.B. ; SILVA, F.E. ; PAULA, L. . Maquetes Arquitetônicas como Recursos Didáticos no Ensino de Energia Renováveis.. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2010, Fortaleza. Maquetes Arquitetônicas como Recursos Didáticos no Ensino de Energia Renováveis., 2010.

5.
RIOS, A. W. S. ; AKAMATSU, Janio Itiro ; SENA, Galeno Jose de ; SILVA, F.E. . Planejamento Energético e Desenvolvimento Sustentado: O Brasil na Contramão. In: 8th Latin American Congress: Electricity Generation and Transmission, 2009, Ubatuba. 8th Latin American Congress: Electricity Generation and Transmission, 2009. p. 1-6.

6.
SILVA, F.E.; SENA, Galeno José de ; FISCARELLI, Silvio Henrique . EDUCAÇÃO E ENERGIA: RUMO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. In: UNINDU 2005 - 1º International Congress University-Industry Coorporation, 2005, Ubatuba - SP, 2005.

7.
SILVA, F.E.; AKAMATSU, Janio Itiro ; Astorga, O.A.M. ; Santos, R.S. . A ENERGIA SOLAR E AS ALTERNATIVAS DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA EM INSTALAÇÕES RESIDENCIAIS. In: CLAGTEE - Sixth Latin-American Congress on Eletricity Generation and Transmission, 2005, Mar del Plata, 2005.

8.
SILVA, F.E.. Educação a Distância e Comunicação: Avaliando a Interação Didática e Virtual. In: XV CIC, 2003, Marília, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SENA, Galeno Jose de ; TOYOHARA, Doroti Quiomi Kanashiro ; AKAMATSU, Janio Itiro ; SILVA, F.E. . Construção de Materiais Didático-Pedagógicos Segundo o Modelo de Aprendizagem Baseada em Projetos para Aplicação no Ensino Médio e Técnico. In: II Encontro dos Núcleos de Ensino da UNESP e I Encontro PIBID, 2010, Águas de Lindoia. Anais do II Encontro dos Núcleos de Ensino da UNESP e I Encontro PIBID, 2010. p. 59-76.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, C.E. ; SILVA, F.E. . Estudo sobre a Conversão de Energia Solar Concentrada. In: XII Encontro de Iniciação Científica, 2015, São Paulo. XII Encontro de Iniciação Científica, 2015.

2.
SILVA, M.E. ; SILVA, F.E. . Tecnologias Destinadas à Conversão de Energia Eólica. In: XII Encontro de Iniciação Científica, 2015, São Paulo. XII Encontro de Iniciação Científica, 2015.

3.
JESUS, R. C. ; SILVA, F.E. . Produção de Energia Elétrica a partir da Conversão da Radiação Solar. In: XII Encontro de Iniciação Científica, 2015, São Paulo. XII Encontro de Iniciação Científica, 2015.

4.
SENA, Galeno Jose de ; AKAMATSU, Janio Itiro ; Monteiro, M.A.A. ; SILVA, F.E. ; MONTEIRO, I. C. C. ; PIMENTEL, Jorge Roberto . Lab Incognita - Laboratório de Inovação em Cognição, Informação, Tecnologia e Aprendizagem: Atividades Desenvolvidas no Campus de Guaratinguetá. In: Encontro Iberoamericano de Educação, 2011, Araraquara. VI Encontro Iberoamericano de Educação, 2011.

5.
SENA, Galeno José de ; TOYOHARA, Doroti Quiomi Kanashiro ; AKAMATSU, Janio Itiro ; FISCARELLI, Silvio Henrique ; SILVA, F.E. ; SOUZA, T. M. . Projetos Interdisciplinares no Ensino Médio: o Projeto. In: Terceiro Congresso Internacional sobre Projetos na Educação, 2006, São Paulo. Programa Geral e Resumo dos Trabalhos, 2006. p. 59-59.

6.
SENA, Galeno José de ; TOYOHARA, Doroti Quiomi Kanashiro ; AKAMATSU, Janio Itiro ; FISCARELLI, Silvio Henrique ; SILVA, F.E. ; TEIXEIRA, Robinson Carlos . Rio Paraiba do Sul, Preservando o Futuro. In: Terceiro Congresso Internacional sobre Projetos na Educação, 2006, São Paulo. Anais do Terceiro Congresso Internacional sobre Projetos na Educação, 2006.

7.
AKAMATSU, Janio Itiro ; SENA, Galeno José de ; TOYOHARA, Doroti Quiomi Kanashiro ; SILVA, F.E. ; TEIXEIRA, Robinson Carlos ; FISCARELLI, Patrícia Eliane . Paraiba do Sul River Project: A Project-Based Approach for the Improvement of the Teaching Quality in High School. In: Congreso Internacional / International Conference PBL 2006 ABP, 2006, Lima. Proceedings of the International Conference PBL 2006 ABP, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, V.A.M.B. ; SILVA, F.E. . Disponibilidade de Energia Solar e Eólica na Região de São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SENA, Galeno Jose de ; AKAMATSU, Janio Itiro ; Monteiro, M.A.A. ; SILVA, F.E. ; MONTEIRO, I. C. C. ; PIMENTEL, Jorge Roberto . Lab Inconita - Laboratório de Inovação em Cognição, Informação, Tecnologia e Aprendizagem: Atividades Desenvolvidas no Campus de Guaratinguetá. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SENA, Galeno José de ; TOYOHARA, Doroti Quiomi Kanashiro ; AKAMATSU, Janio Itiro ; SILVA, F.E. ; FILHO, A.C. . Construção de Materiais Didático-Pedagógicos Segundo o Modelo de Aprendizagem Baseada em Projetos para Aplicação no Ensino Médio e Técnico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SOUZA, T. M. ; AKAMATSU, Janio Itiro ; SILVA, F.E. ; PAULA, L. . Disponibilidade Solar na Ciddade de Guaratinguetá. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SOUZA, T. M. ; SENA, Galeno José de ; SILVA, F.E. ; PAULA, L. . Aquecedores Solares com Garrafas PET: Estudo Comparativo Entre Ganhos na Eficiência e Aumento do Custo pela Utilização de Diversos Tubos Ascensores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, F.E.. A Energia e sua Importância nos Dias Atuais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, F.E.; RAMOS, E. M. F. . Educação da Distância e Comunicação: Avaliando a Interação Didática Virtual. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SENA, Galeno José de ; ANTUNES, J. S. ; SILVA, F.E. . Lab InCognITA Laboratório de Inovação em Cognição, Informação, Tecnologia e Aprendizagem - Relatorio I 2010 (Relatorio de Atividades de Projeto/Convênio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, F.E.. IEEE Transactions on Education Manuscript Review TE-2011-000291. 2011.

2.
SILVA, F.E.. IEEE Transactions on Education Manuscript Review TE-2011-000291.R1. 2011.

3.
SILVA, F.E.. IEEE Transactions on Education Manuscript Review TE-2010-000281. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, F.E.; SENA, Galeno José de . Energia e Meio Ambiente. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, F.E.; AKAMATSU, Janio Itiro . Experimentos Didáticos para o Ensino de Física e Uso Racional de Energia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, F.E.; AKAMATSU, Janio Itiro . Experimentos Didáticos para o Ensino de Física e Uso Racional de Energia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, F.E.; PAULA, L. . Bobina de Tesla. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

5.
SILVA, F.E.; PAULA, L. . Gerador Eletrostático de Van der Graaf. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

6.
SANTOS, V.S.C. ; FERREIRA, J.B. ; SILVA, F.E. ; PAULA, L. . Usina Eólica. 2010. (Maquete).

7.
SANTOS, V.S.C. ; FERREIRA, J.B. ; SILVA, F.E. ; PAULA, L. . Usina Hidroelétrica. 2010. (Maquete).

8.
SILVA, F.E.; AKAMATSU, Janio Itiro . Experimentos e Procedimentos Didáticos para o Uso Racional de Energia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SILVA, F.E.; AKAMATSU, Janio Itiro . Experimentos e Procedimentos Didáticos para o Uso Racional de Energia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SILVA, F.E.; PAULA, L. . Gerador Eletrostático de Winshurst. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

11.
SILVA, F.E.; PAULA, L. . Capacitores. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

12.
SILVA, F.E.; PAULA, L. . Transformador de Baixa Tensão. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação).

13.
SILVA, F.E.; PAULA, L. . Hemisférios de Magdeburg e Fenêomos de Baixa Pressão. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

14.
SILVA, F.E.; PAULA, L. . Fenômenos com Baixas Temperaturas. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Divulgação).

15.
SILVA, F.E.; PAULA, L. . Kiti Didático para Conservação de Momento Angular. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
AKAMATSU, Janio Itiro ; PIMENTEL, Jorge Roberto ; Yamamura, P. ; PAULA, L. ; SILVA, F.E. ; RODRIGUES, P.F. ; MOREIRA, C.L.C. ; OLIVEIRA, F.A. ; AMORIM, V.A. ; Gonçalves, L.D. ; SILVA, W.F. . Show de Energia. 2005. Teatral.

Música
1.
SILVA, F.E.; PAULA, L. ; Yamamura, P. ; PIMENTEL, Jorge Roberto . Show de Energia. 2005. Audiovisual.

Outras produções artísticas/culturais
1.
AKAMATSU, Janio Itiro ; Yamamura, P. ; PIMENTEL, Jorge Roberto ; SILVA, F.E. ; PAULA, L. ; FISCARELLI, Silvio Henrique ; Gonçalves, L.D. ; BARBOSA, D.E.O.C. . Mostra de Energia. 2006 (Divulgação Científica).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Iberoamericano de Educação. 2011. (Encontro).

2.
XVI Semana de Integração.Show e Mostra de Energia. 2011. (Oficina).

3.
II Coloquio sobre Ensino de Ciências de Guaratinguetá. 2010. (Encontro).

4.
Seminário sobre Sistemas de Iluminação Pública Eficiente e Qualidade de Energia - SIPEQE: Tecnologia LED em Iluminação. 2010. (Congresso).

5.
XV Semana de Integração.Show e Mostra de Energia. 2010. (Oficina).

6.
3º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética. 2009. (Congresso).

7.
I Semana Cultural e Tecnológica.Show de Energia. 2009. (Simpósio).

8.
XIX International SODEBRAS Congress. Disponibilidade Solar na Cidade de Guaratinguetá. 2009. (Congresso).

9.
Feira do Jovem Empreendedor Joseense.Show de Energia. 2008. (Encontro).

10.
XI Jornada de iniciação Científica e Pós-Graduação. A Universidade Interagindo na Educação como Ferramenta de Conscientização do Uso Racional dos Recursos Energéticos. 2008. (Congresso).

11.
III Educação Com Ciência. Show de Energia. 2007. (Congresso).

12.
III Educação Com Ciência. Show de Energia. 2007. (Congresso).

13.
Semana da Ciência e Tecnologia.Show e Mostra de Energia. 2007. (Oficina).

14.
II Educação Com Ciência. Show de Energia. 2006. (Congresso).

15.
I Educação ComCiência.Show de Energia. 2005. (Encontro).

16.
International Workshopo on Project Based Learning and New Technologies.International Workshopo on Project Based Learning and New Technologies. 2005. (Seminário).

17.
Oficina de Trabalho CONPET na Escola. 2005. (Oficina).

18.
Congresso Internacional sobre Projetos. Congresso Internacional sobre Projetos. 2004. (Congresso).

19.
Encontro de Educadores.Mostra de Energia. 2004. (Oficina).

20.
I Encontro de Pesquisadores Juniores.I Encontro de Pesquisadores Juniores. 2004. (Encontro).

21.
Show e Mostra de Energia.Apresentação de Show de Mostra de Energia. 2004. (Oficina).

22.
Comunicação Científica: Subsídios ao Uso de Multimeios. 2003. (Oficina).

23.
XV Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Educação à Distância e Comunicação: Avaliando a Interação Didática Virtual. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Rodrigo Cardozo de Jesus. Potencial de Inserção de Fontes Renováveis de Energia em Instalações Elétricas. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Nove de Julho. (Orientador).

2.
Kelly de Paula Gallucci. Potencial de Inserção de Fontes Renováveis de Energia em Instalações Elétricas. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Nove de Julho. (Orientador).

3.
Adriano Ferreira Pereira. Potencial de Inserção de Fontes Renováveis de Energia em Instalações Elétricas. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Nove de Julho. (Orientador).

4.
Jederson Gomes Matias. Potencial de Inserção de Fontes Renováveis de Energia em Instalações Elétricas. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Nove de Julho. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruno dos Santos Rodrigues. Estudo para Geração de Energia Elétrica Proveniente da Exaustão de Ar dos Ventiladores de um Resfriador de Líquidos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

2.
Izaias Alves da Silva. Soldagem por Termofusão em Tubos de PEAD: Um Estudo Comparativo Entre PEAD e Ferro Fundido. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Mecânica: Processos de Soldagem) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

3.
Bruna da Silva Alves. Soldagem por Termofusão em Tubos de PEAD: Um Estudo Comparativo Entre PEAD e Ferro Fundido. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Mecânica: Processos de Soldagem) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

4.
Lucas Gomes de Farias. Soldagem por Termofusão em Tubos de PEAD: Um Estudo Comparativo Entre PEAD e Ferro Fundido. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Mecânica: Processos de Soldagem) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

5.
Fernando Gomes dos Santos. Estudo para Geração de Energia Elétrica Proveniente da Exaustão de Ar dos Ventiladores de um Resfriador de Líquido. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

Iniciação científica
1.
Rodrigo Cardozo de Jesus. Produção de Energia Elétrica a Partir da Conversão da Radiação Solar. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

2.
Carlos Eduardo de Souza. Estudo Sobre a Conversão de Energia Solar Concentrada. 2015. Iniciação Científica - Universidade Nove de Julho. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

3.
Matheus Eduardo da Silva. Tecnologias Destinadas à Conversão da Energia Eólica. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

4.
Vitor Augusto Marques Belmiro da Silva. Disponibilidade de Energia Solar e Eólica na Região de São Paulo. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

5.
Patricia Galvão da Silva. Análise do Consumo de Energia Elétrica de Alunos do Ensino Médio. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação para o Desenvolvimento da UNESP. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

6.
Felipe Vicente Kodaira. Desenvolvimento de Recursos Didáticos par ao Uso Racional de Energia. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação para o Desenvolvimento da UNESP. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

7.
Leonardo Rampazo. Técnicas para Construção e Manutencão de Equipamentos Didáticos para o Ensino de Energia. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação para o Desenvolvimento da UNESP. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

8.
Vanessa dos Santos. Maquetes Arquitetônicas como Recursos Didáticos para o Ensino de Energia. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação para o Desenvolvimento da UNESP. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

9.
João Paulo Resende. Desenvolvimento e Adaptação do Show de Energia para o Ensino Básico. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação para o Desenvolvimento da UNESP. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

10.
Victor Alves Amorim. Desenvolvimento e Adaptação de Recursos sobre Eletricidade e Eletromagnetismo para o Show de Energia. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação para o Desenvolvimento da UNESP. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

11.
Liana Dias Gonçalves. Desenvolvimento e Adaptação de Recursos sobre Mecânica e Termodinâmica para o Show de Energia. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação para o Desenvolvimento da UNESP. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

12.
Danilo Emanoel Cotrim Barbosa. Desenvolvimento e Adaptação de Recursos Audiovisuais para o Show de Energia. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena Em Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação para o Desenvolvimento da UNESP. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Felipe Andrade Oliveira. Monitor Show de Energia. 2007. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade de São Paulo, Fundação para o Desenvolvimento da UNESP. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

2.
Carlos Leôncio Campos Moreira. Monitor Show de Energia. 2007. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade de São Paulo, fundação para o. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

3.
Wellgton Ferreira da Silva. Monitor Show de Energia. 2007. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade de São Paulo, Fundação para o Desenvolvimento da UNESP. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

4.
Patricia Rodrigues Ferrini. Monitor Show de Energia. 2007. Orientação de outra natureza. (Ciências Moleculares) - Universidade de São Paulo, Fundação para o Desenvolvimento da UNESP. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

5.
Luciano de Paula. Monitor Show de Energia. 2007. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo, Fundação para o Desenvolvimento da UNESP. Orientador: Fábio Esteves da Silva.

6.
Henriete Rodrigues. Monitor Show de Energia. 2007. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade de São Paulo, Fundação para o Desenvolvimento da UNESP. Orientador: Fábio Esteves da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, V.A.M.B. ; SILVA, F.E. . Disponibilidade de Energia Solar e Eólica na Região de São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 8:45:13