Elisabete Ferreira Terração

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6089887494636613
  • Última atualização do currículo em 21/05/2018


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2000), especialização em Informática Educativa pela Universidade Federal de Lavras (2001) e mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente, é professora efetiva da SEEDUC/RJ e desempenha a função de docente na área de Matemática; tutora presencial do Consórcio CEDERJ no curso de Pedagogia oferecido pela UNIRIO e Computação oferecido pela UFF, atuando nas disciplinas: Informática em Educação e Introdução à Informática; e, professora na Faculdade de Santo Antônio de Pádua - FASAP, atuando nos cursos de Engenharia Civil e Administração com as respectivas disciplinas: Cálculo Diferencial e Integral III, Álgebra Linear, Probabilidade e Estatística, Matemática Básica e Informática Aplicada à Administração. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Informática, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática, Educação Matemática, Informática Educativa, Softwares Educativos e Jogos Matemáticos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elisabete Ferreira Terração
Nome em citações bibliográficas
TERRAÇÃO, E. F.


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2005
Mestrado em Modelagem Computacional.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Restauração de Imagens em Escala Nanométrica com Morfologia Matemática,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Antônio José da Silva Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Restauração de Imagens; Morfologia Matemática; Regularização de Tikhonov.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação Superior.
2001 - 2002
Especialização em Informática em Educação.
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
1996 - 2000
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Metodologia e Ferramentas para o EAD no Ensino Superior. (Carga horária: 180h).
Faculdade São Fidelis, FSF, Brasil.
2016 - 2016
Gestão de Projetos PMI. (Carga horária: 8h).
Brasil PMI, PMI, Brasil.
2012 - 2012
Tutoria na Plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2004 - 2004
Introdução ao Matlab. (Carga horária: 14h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2002 - 2002
Linux Básico. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Santo Antônio de Pádua, FASAP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas Ministradas: - Cálculo Diferencial e Integral III (Engenharia Civil) - Álgebra Linear (Engenharia Civil) - Probabilidade e Estatística (Engenharia Civil) - Matemática Básica (Administração) - Informática Aplicada à Administração (Administração)


Consórcio CEDERJ, CEDERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Presencial, Carga horária: 5
Outras informações
Tutora presencial do consórcio CEDERJ atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia - INIRIO e Tecnologia em Sistemas de Computação - UFF, orientando as disciplinas: 1. Informática em Educação (Pedagogia) 2. Introdução à Informática (Computação)

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Presencial, Carga horária: 5
Outras informações
Tutora presencial atuando curso de Sistemas da Computação oferecido pela Universidade Federal Fluminense, consórcio CEDERJ, ministrando as disciplinas: 1. Fundamentos de Algoritmos para a Computação 2. Estrutura de Dados


Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Matemática (7º, 8º e 9º ano do EF) Resolução de Problemas Matemáticos (6º, 7º ano do EF e 2º ano do EM) Física (1º, 2º e 3º ano do EM)

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Geometria e Matemática (Ensino Médio)

Atividades

06/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geometria
Matemática

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Orientadora de monografias no curso de Pós Graduação Lato Senso em Novas Tecnologias para o Ensino da Matemática.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a distância do curso de especialização em Novas Tecnologias para o Ensino da Matemática, autuando nas disciplinas Informática no Ensino da Matemática e História da Matemática através de Problemas.


Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a distância do Curso Formação Continuada em Matemática, do Projeto SEEDUC da Fundação CECIERJ.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Tutora Presencial, Carga horária: 12
Outras informações
Curso de Capacitação em Informática para docentes.

Atividades

05/2002 - 08/2002
Ensino, Capacitação para professores, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Informática Educativa

Fundação de Apoio à Escola Técnica, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas Ministradas: 1. Curso Normal Superior: a) Matemática I (1º, 2º e 3º período) b) Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática (5º e 6º Período) 2. Curso Pedagogia: a) Informática Educativa (4º período) b) Pesquisa e Prática da Educação ( 2º Período)

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Informática Básica e Avançada

Atividades

02/2006 - Atual
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2003 - 12/2003
Ensino, Informática Avançada, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Informática Avançada
Informática Básica

Faculdades Integradas Padre Humberto, FIPH, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: 1. Pós-graduação em Matemática e educação a) Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática b)Aprendizagem Matemática



Projetos de extensão


2010 - 2010
Computador como ferramenta para a docência
Descrição: Curso de Extensão Universitária realizado no Instituto Superior de Educação de Itaperuna, oferecido aos alunos do curso de Pedagogia e professores da comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Elisabete Ferreira Terração - Coordenador.
2007 - 2007
Introdução à Linguagem Logo
Descrição: Programa de extensão universitária do Instituto Superior de Educação de Itaperuna..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Elisabete Ferreira Terração - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2009
Brincando com a Matemática
Descrição: Projeto desenvolvido juntamente com os alunos do 6º período (2009) do Curso Normal Superior da ISEI ? FAETEC, apresentado na VI Semana Acadêmica e III Semana de Práticas Pedagógicas (Letramento e formação docente em foco), em junho de 2009..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Elisabete Ferreira Terração - Coordenador.
2008 - 2009
Ordenando os fatores alterando os produtos
Descrição: Desenvolvido com os alunos de 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, na E. E. Cel. José Antônio Teixeira, objetivando uma melhor atratividade nas aulas de Matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2008 - 2008
A diferença cultural presente na construção não formal dos saberes geográficos e matemáticos
Descrição: Projeto desenvolvido juntamente com os alunos do 6º período (2008) do Curso Normal Superior da ISEI - FAETEC, tendo como integrante a Profa. Gisele Ferraz Lopes Ramos. Apresentado na II Semana Pedagógica e III Semana de Práticas Investigativas (Múltiplas Linguagens na Escola), em junho de 2008..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (34) .
Integrantes: Elisabete Ferreira Terração - Integrante / Gisele Ferraz Lopes Ramos - Coordenador.
2006 - Atual
História e Informática: uma proposta de aproximação e construção de conteúdos para aplicação em sala de aula
Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TERRAÇÃO, E. F.. A revolução virtural dentro da sala de aula. Conhecendo, FASAP, p. 8 - 8, 11 jul. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TERRAÇÃO, E. F.; SILVA NETO, A. J. ; CIDADE, G. A. G. . Restauração de Imagens Nanométricas com Morfologia Matemática e Regularização de Tikhonov. In: EMC, 2005, Nova Friburgo/RJ. Restauração de Imagens Nanométricas com Morfologia Matemática e Regularização de Tikhonov, 2005.

2.
TERRAÇÃO, E. F.; SILVA NETO, A. J. ; CIDADE, G. A. G. . Restauração de Imagens em Escala Nanométrica com Morfologia Matemática e Estratégias Híbridas. In: CNMAC, 2005, Santo Amaro/SP. Restauração de Imagens em Escala Nanométrica com Morfologia Matemática e Estratégias Híbridas, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TERRAÇÃO, E. F.; RAMOS, G. F. L. . A diferença cultural presente na construção não formal dos saberes Geográficos e Matemáticos. In: II Congresso Acadêmico dos Institutos Superiores, 2008, São João da Barra. Espaço de Mutações Educacionais e Tecnológicas, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
TERRAÇÃO, E. F.; MAGALHAES, C. O. . Ferramentas Tecnológicas que podem auxiliar no dia a dia da sua empresa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
TERRAÇÃO, E. F.. Semana de práticas investigativas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
TERRAÇÃO, E. F.; RAMOS, G. F. L. . A diferença cultural presente na construção não formal dos saberes Geográficos e Matemáticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
TERRAÇÃO, E. F.; RAMOS, G. F. L. . Múltiplas Linguagens na Escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TERRAÇÃO, E. F.; SILVA NETO, A. J. ; CIDADE, G. A. G. . Restauração de Imagens na Escala Nanométrica com Morfologia Matemática e Estratégias Híbridas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
TERRAÇÃO, E. F.; CIDADE, G. A. G. ; SILVA NETO, A. J. . Restauração de Imagens de Microscopia de Força Atômica com Morfologia Matemática e Regularização de Tikhonov.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
TERRAÇÃO, E. F.. Computador como ferramenta para a docência. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
TERRAÇÃO, E. F.. Introdução à Linguagem Logo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Carmen Lucia da Silva Motta. O Ensino da Matemática apoiado em tecnologias - contexto histórico e realidade atual com o uso de softwares educacionais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

2.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Cássia Maria do Couto. O ensino da Matemática apoiado em tecnologias. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

3.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Fernanda Ribeiro Chagas. Do ábaco ao computador: o ensino da Matemática apoiado em tecnologias. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

4.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Amanda Migueis de Oliveira. Geometria - Da Grécia à tecnologia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

5.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Zenaide Martins Castilho. O ensino da Geometria, dos Gregos até os dias atuais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

6.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Rodrigo Folly Fernandes. Geometria: Reconstrução de pensamento Grego nos dias atuais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

7.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Alcirema Angelica Souza Santos. Os recursos tecnológicos e a História da Matemática no processo ensino-aprendizagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

8.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Henriette Rosa Pires. O uso de jogos e recursos tecnológicos no ensino da Matemática. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

9.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Rosa Maria de Araujo Silva Sardinha. A tecnologia no ensino como um instrumento motivador e interdisciplinar. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

10.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Rosemary Pitanga de Oliveira Araujo. TANGRAM: depertando o interesse no ensino de Matemática - uma abordagem utilizando técnicas construídas no passado e hoje com o uso de novas tecnologias digitais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

11.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Érica de Oliveira Cavalcanti. Aprendendo o Teorema de Tales com o auxilio do software Geogebra. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

12.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Quedma Ramos Santos. O Geogebra como ferramenta para o ensino de perímetro e área de figuras planas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

13.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Eliana Alves de Souza. O Sftware Geogebra contribuindo para o aprendizado das propriedades dos quadriláteros. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

14.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Patrícia Schuenck Ferreira. O Sftware Geogebra como suporte aos estudos dos triângulos: uma abordagem dinâmica e criativa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

15.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Jean de Queiroz Duarte. Analisando o processo de ensino e aprendizagem da Função Quadrática no 1º ano do EM através do Sftware Geogebra. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

16.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Alexsander Zuim da Silva. Explorando a Função Quadrática numa turma do 1º ano do Ensino Médio com o auxílio do Geogebra. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

17.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Kéllyda Antonia Casemiro. Dinamizando, com o auxílio do Software Geogebra, a abordagem de Função Quadrática em um Turma de 1ª série do Ensino Médio. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

18.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Dorcas da Rocha Oliveira. Explorando a Função Quadrática com o auxílio do Software Geogebra. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

19.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Sheila Regina Gomes dos Santos. A utilização do Software Régua e Compasso na Educação Matemática. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

20.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Sandra Regina Rodrigues Pimentel. O recursos tecnológicos no ensino da Matemática. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

21.
TERRAÇÃO, E. F.; GUIA, D. A.. Participação em banca de Dirceu Souza Dilva. A utilização de recursos da Informática no ensino-aprendizagem de Matemática. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

22.
ALMEIDA, T. R.; TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Mariana Costa Pereira. Modelagem: significando o ensino da matemática. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Matemática e Educação) - Faculdades Integradas Padre Humberto.

23.
RIBEIRO, M. D. V.; FERREIRA, M. G. M.; MARINHO, M. C.; TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Márcia Aparecida Celebrini de Oliveira Campos. Dificuldades no Ensino-Aprendizagem da matemática. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Matemática e Educação) - Faculdades Integradas Padre Humberto.

24.
OLIVEIRA, M. J. C.; SILVA, M. X. P.; MENEZES, P. R. G.; TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Cristiane Gomes. O uso da calculadora na aprendizagem matemática. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Matemática e Educação) - Faculdades Integradas Padre Humberto.

25.
SILVA, J. F. G.; FERNANDES, N. C.; ARAUJO, S. S.; TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Adriana Torres Branco. Etnomatemática no cotidiano escolar. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Matemática e Educação) - Faculdades Integradas Padre Humberto.

26.
DEROSS, K. C. P.; CARNEIRO, M. P. B.; SILVA, P. D. B.; TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Denise da Silva Hernandes. o uso de jogos no ensino da matemática. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Matemática e Educação) - Faculdades Integradas Padre Humberto.

27.
AZEVEDO, F. R. N.; DUARTE, N. R.; FIGUEIRA, V. B.; TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Aline Pires Rodrigues Manso. As dificuldades apresentadas na matemática e recursos primordiais para seu bom desenvolvimento. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Matemática e Educação) - Faculdades Integradas Padre Humberto.

28.
TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Claudinéia Ferreira Sodré de Pinho. A importância da história da matemática no processo ensino-aprendizagem. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Matemática e Educação) - Faculdades Integradas Padre Humberto.

29.
FERREIRA, C. M. O.; SOUZA, G. S.; CARVALHO, L. G.; TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Amanda Pereira Granger. A importância do lúdico no ensino da matemática. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Matemática e Educação) - Faculdades Integradas Padre Humberto.

30.
SILVA JUNIOR, J. M.; BELO, L. M.; TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Débora Ramos França Barreto. Resolução de problemas matemáticos: competências básicas nas séries iniciais. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Matemática e Educação) - Faculdades Integradas Padre Humberto.

31.
MACHADO, E. R.; FERNANDES, M. L.; MELLO, T. W. R.; TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Claudia Lopes da Silva. A matemática dentro e fora da escola. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Matemática e Educação) - Faculdades Integradas Padre Humberto.

32.
SOUZA, M. V.; OLIVEIRA, R. G.; LOPES, S. V.; TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Janderson Paulo dos Santos Lopes. Educação matemática brasileira: gênese e desenvolvimento. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Matemática e Educação) - Faculdades Integradas Padre Humberto.

33.
TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Walas Werdan Curty. O Winplot na aprendizagem de gráficos no plano cartesiano. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Matemática e Educação) - Faculdades Integradas Padre Humberto.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TERRAÇÃO, E. F.; HORATO, F. S. S.; ROMUALDO, K. V.. Participação em banca de Fabiana da Silva Souza Horato.A indisciplina no Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.

2.
TERRAÇÃO, E. F.; Romualdo, K. V.. Participação em banca de Custódia Ferreira da Silva Jayme Costa.Fracasso Escolar na Educação Básica: um estudo de paradigmas para análise das escolas públicas do município de Pirapetinga - MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.

3.
TERRAÇÃO, E. F.; Romualdo, K. V.. Participação em banca de Carolina de Freitas Limas.A importância de se trabalhar a Psicomotricidade na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.

4.
TERRAÇÃO, E. F.; ROMUALDO, K. V.. Participação em banca de Adriana Conceição Fagundes.Apontamentos de alunos e professores acerca da avaliação em turmas do EJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.

5.
TERRAÇÃO, E. F.; ROMUALDO, K. V.. Participação em banca de Margarete da Silva Gomes.Apontamentos de alunos e professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) do município de Miracema/RJ: da realidade nacioanal para a municipal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.

6.
TERRAÇÃO, E. F.; ROMUALDO, K. V.. Participação em banca de Marinalva Asevedo Berriel Teixeira.Avaliação da aprendizagem: muitas questões, grandes desafios com apontamentos dos atores do Colégio Estadual Frei Tomás em Itaocara - RJ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.

7.
OLIVEIRA, F. M.; TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Fernando Macedo Oliveira.Educação inclusiva: a inclusão que funciona. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Fundação de Apoio à Escola Técnica.

8.
COELHO, L. D.; SANTANA, L. L.; TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Fabíola Curty Linhares Gonçalves.A importância do envolvimento da escola como processo nutricional para o sucesso cognitivo da criança. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Escola Técnica.

9.
Martins, C. A.; Galvão, J. V. S.; Rodrigues, M. V. M.; Pinto, V. L.; TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Claudilane Aparecida Martins.Dificuldades da aprendizagem e as relações familiares. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Fundação de Apoio à Escola Técnica.

10.
Moraes, M. M.; Azevedo, M. P.; Fonseca, K. C.; TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Patrícia Cardoso de Abreu Neves.Descortinando a relação da escola com a família: o processo de ensino-aprendizagem em foco. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Fundação de Apoio à Escola Técnica.

11.
Lima, C. O.; Freitas, E. M.; TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Císsia Oliveira de Souza Lima.Alfabetização: Sua eficiência depende do professor ou do aluno?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Fundação de Apoio à Escola Técnica.

12.
Silva, A. F. G.; Freitas, E. M.; TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Ariadenes Ferreira Gomes da Silva.Alfabetização de Jovens e Adultos: Investigando caminhos para a emancipação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Fundação de Apoio à Escola Técnica.

13.
OLIVEIRA, A. C.; SILVA, E. C.; FURTADO, M. C.; TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Alessandra Cristina de Oliveira.O lúdico e sua influência na sua aprendizagem escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Escola Técnica.

14.
OLIVEIRA, I. O.; FILHO, J. B.; MATTOS, K. B.; TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Alzinete Ignácio de Oliveira.Matemática manipulando o concreto para atingir para atingir o raciocínio abstrato. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Escola Técnica.

15.
SANTOS, A. M.; SILVA, R. A. R.; SILVA, R. A. R.; TERRAÇÃO, E. F.. Participação em banca de Aureliza Machado dos Santos.Avaliação: diagnóstico ou medida. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Fundação de Apoio à Escola Técnica.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Capacitação Acadêmica e Pedagógica. 2016. (Encontro).

2.
VIII Capacitação Acadêmica e Pedagógica. 2016. (Encontro).

3.
Capacitação Docente para Elaboração de Itens. 2015. (Encontro).

4.
Semana Acadêmica.Brincando com a Matemática. 2009. (Encontro).

5.
Congresso Acadêmico dos Institutos Superiores. 2008. (Congresso).

6.
Congresso Acadêmico dos Institutos Superiores. A diferença cultural presente na construção não formal dos saberes Geográficos e Matemáticos. 2008. (Congresso).

7.
Semana Pedagógica e de Práticas Investigativas.A diferença cultura presente na construção não formal dos saberes Geográficos e Matemáticos. 2008. (Encontro).

8.
Congresso Internacional de Tecnologia Educacional. 2007. (Congresso).

9.
Semana Acadêmica. 2006. (Encontro).

10.
Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 2005. (Congresso).

11.
Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Restauração de imagens em escala nanométrica envolvendo morfologia matemática e estratégias híbridas. 2005. (Congresso).

12.
Encontro de Modelagem Computacional.Restauração de imagens de microscopia de força atômica com morfologia matemática e regularização de Tikhonov. 2005. (Encontro).

13.
Desenvolvimento de competências docentes. 2003. (Oficina).

14.
Encontro de Modelagem Computacional. 2003. (Encontro).

15.
Semana de educação do noroeste fluminense. 1999. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Emildo Mothé Ribeiro Filho. Software Geogebra como ferramenta auxiliar na resolução de problemas Matemáticos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Elisabete Ferreira Terração.

2.
Jorge Ferreira dos Santos. Tecnologia e Resolução de problemas aliadas para o sucesso nas aulas de Matemática. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Elisabete Ferreira Terração.

3.
Luciana Santos Friguis. Recursos tecnológicos auxiliando a resolução de problemas em Matemática. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Elisabete Ferreira Terração.

4.
Fernanda de Santana Alves de Ornelas. Metodologia no ensino de ângulos: contextualização e oficinas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Elisabete Ferreira Terração.

5.
Juliana Maria da Silva Chagas. Propriedades de ângulos internos e sua aprendizagem dinamizada. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Elisabete Ferreira Terração.

6.
Maristéla de Assis Campos. Resolução de problemas e as novas tecnologias como metodologia de aprendizagem. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Elisabete Ferreira Terração.

7.
Roberto Carlos Nascimento Nepomuceno. Resolução de problemas e suas estratégias como recurso motivador no ensino da Matemática. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Elisabete Ferreira Terração.

8.
Rosa Maria Serra. As novas tecnologias e a resolução de problemas no processo de ensino aprendizagem em Matemática: um olhar interdisciplinar. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Elisabete Ferreira Terração.

9.
Claudinéia Ferreira Sodré de Pinho. A importância da História da Matemática no processo ensino-aprendizagem. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Matemática e Educação) - Faculdades Integradas Padre Humberto. Orientador: Elisabete Ferreira Terração.

10.
Amanda Granger, Cleide Meire, Gisele S e Luciana de Carvalho. A importância do lúdico no ensino da matemática. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Matemática e Educação) - Faculdades Integradas Padre Humberto. Orientador: Elisabete Ferreira Terração.

11.
Débora Ramos, Jorge Matos e Liliane Belo. Resolução de problemas matemáticos: competências básicas nas séries iniciais. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Matemática e Educação) - Faculdades Integradas Padre Humberto. Orientador: Elisabete Ferreira Terração.

12.
Claudia Lopes, Eveliny Machado, Miriam Lucia e Tauana Wernec. A matemática dentro e fora da escola. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Matemática e Educação) - Faculdades Integradas Padre Humberto. Orientador: Elisabete Ferreira Terração.

13.
Janderson Lopes, Marcos Vinicius, Ricardo Oliveira e Sabrina. Educação matemática brasileira: gênese e desenvolvimento. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Matemática e Educação) - Faculdades Integradas Padre Humberto. Orientador: Elisabete Ferreira Terração.

14.
Walas Werdan Curty. O Winplot na aprendizagem de gráficos no plano cartesiano. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Matemática e Educação) - Faculdades Integradas Padre Humberto. Orientador: Elisabete Ferreira Terração.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andreia Gonçalves C. Moraes, Jozelma de O. Verdan e Marilane. Avaliar para promover. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Fundação de Apoio à Escola Técnica. Orientador: Elisabete Ferreira Terração.

2.
Lina Patrícia Coimbra, Nirléia Maria Lazaroni e Tilay Meira. O lúdico como fator preponderante de aprendizagem no contexto da matemática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Fundação de Apoio à Escola Técnica. Orientador: Elisabete Ferreira Terração.

3.
Danielle Pontes,Gilberto Almo,Luciana Silva e Priscila Silva. Os medos e os mitos que permeiam o ensino da matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Fundação de Apoio à Escola Técnica. Orientador: Elisabete Ferreira Terração.

4.
Thereza Cristina Bandoli Legg. Aprendizagem de conceitos matemáticos em ambientes virtuais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Fundação de Apoio à Escola Técnica. Orientador: Elisabete Ferreira Terração.

Orientações de outra natureza
1.
Aurelena Santos, Bruna Silva, Verônica e Maria do Carmo. Resenha Crítica: Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários á prática educativa. 2006. Orientação de outra natureza. (Normal Superior) - Fundação de Apoio à Escola Técnica. Orientador: Elisabete Ferreira Terração.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
TERRAÇÃO, E. F.; MAGALHAES, C. O. . Ferramentas Tecnológicas que podem auxiliar no dia a dia da sua empresa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 5:35:11