Airton Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2627034791381456
  • Última atualização do currículo em 06/11/2018


Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1992), MBA em Marketing pela FUNDACE/USP, mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2007) e doutorando em Psicologia pela USP-RP. Atualmente é professor titular da Universidade Nove de Julho do curso de Marketing e docente da docente do Centro Paula Souza (FATEC) no curso de Cosmetologias, disciplina Marketing Aplicado. Sócio-proprietário da Popmind Pesquisas, empresa especializada em estudos de neurociência aplicados ao marketing. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em MARKETING, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, neuromarketing e pesquisa de mercado. Interesse acadêmico e profissional em desenvolver estudos na área sensorial, particularmente com cosméticos, utilizando a neurociência para avaliar o impacto sensorial dos produtos no processo de decisão do consumidor. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Airton Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, A.;Rodrigues, Airton

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Nove de Julho.
Av. Dr. Adolpho Pinto, 109
Barra Funda
01156050 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 26339000
URL da Homepage: www.uninove.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A MEMÓRIA DE TRABALHO PARA ESTÍMULOS VISUAIS COM DIFERENTES VALÊNCIAS EMOCIONAIS,
Orientador: Sebastião de Sousa Almeida .
Palavras-chave: Memória de curto prazo; Memória de trabalho; Memória visual; Memória para marcas.
Grande área: Ciências Humanas
2004 - 2007
Mestrado em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O bem estar subjetivo de comerciantes e comericários de Ribeirão preto e Região,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Da Silva, J.A..
Palavras-chave: Bem estar subjetivo; Felicidade; Qualidade de vida; Capital psicológico.
Grande área: Ciências Humanas
2003 - 2006
Especialização em MBA Marketing. (Carga Horária: 392h).
Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Adm Contabilidade e Economia, FUNDACE, Brasil.
Título: Plano de Marketing SUPERTV- A TV por assinatura.
Orientador: Marcos Fava Neves.
1987 - 1992
Graduação em Administração de Empresas.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
EBSCO Day Bases de Dados. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2016 - 2016
COMO GRAVAR VÍDEO AULAS. (Carga horária: 4h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2016 - 2016
COMO PESQUISAR COM EFICIÊNCIA NA INTERNET MATERIAIS PRECISOS E CONFIÁVEIS. (Carga horária: 4h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2016 - 2016
CRIAÇÃO DE AVALIAÇÕES ELETRÔNICAS. (Carga horária: 4h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2016 - 2016
COMO GRAVAR AULAS SELFIES. (Carga horária: 4h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2016 - 2016
OFICINAS DE IDIOMAS E INFORMÁTICA. (Carga horária: 4h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2016 - 2016
AS MELHORES PRÁTICAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 12h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2016 - 2016
Workshop de câmera, voz e linguagem corporal. (Carga horária: 5h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Neuromodulação- Módulo I. (Carga horária: 16h).
Neurosoft, NE, Brasil.
2010 - 2010
Auditor Líder em Sistemas de Gestão da Qualidade. (Carga horária: 40h).
NBS Consulting Group, NBS, Brasil.
2009 - 2009
Trabalho científico: escrever e apresentar. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Marketing Político | Eleitoral. (Carga horária: 8h).
Associação dos Profissionais de Propaganda, APP, Brasil.
2006 - 2006
Formação de Auditores Internos no SGQ. (Carga horária: 16h).
Qualtec Consultoria, QTCONSULT, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 18
Outras informações
Docente do curso de Cosmetologia nas disciplinas Marketing aplicado e gestão de projeto.

Atividades

04/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Tecnologia de Diadema Luigi Papaiz, .


Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Docente do curso de marketing, professor das disciplinas de Pesquisa de Mercado e correlatas com estratégia do mix de marketing, em cursos de graduação e pós graduação. Tutoria de ensino a distância, bem como produtor de conteúdo para disciplinas EAD.

Atividades

02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Nove de Julho, .


Faculdades de Campinas, FACAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de curso superior, Carga horária: 8
Outras informações
Docente da disciplina Pesquisa de Mercado do curso de Propaganda e Marketing


Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Pós Graduação Lato Sensu, Carga horária: 4
Outras informações
Docente de cursos de Pós Graduação na área de Marketing.


A RODRIGUES SERVICOS DE APOIO ADMINISTRATIVO LTDA ­ ME, ARS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Sócio Proprietário, Carga horária: 40
Outras informações
Terceirização de gestão organizacional.


Airton Rodrigues Consultoria, ARC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Consultor Organizacional, Carga horária: 40


Sunrise Telecomuicações Ltda, STL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Regional de Vendas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Ribeiro, Rosa e Israel Ltda, RRI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Controladoria, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Art Pano Comercial Ltds, APC, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Memória, cognição e estímulos de marketing.

Objetivo: O campo da psicologia tem demonstrado que o sistema cognitivo é altamente complexo, em específico os mecanismos de memória, processamento de informações e construção do processo de decisão. Os estudos no campo da memória tem avançado significativamente, em particular a memória de curto prazo, inserindo o conceito de memória de trabalho (análoga a uma mesa de trabalho, onde são juntadas as informações da memória de longo prazo e do ambiente, para operacionalizar informações). São nestes espaços que muitas das decisões de consumo são realizadas. O objetivo desta linha de pesquisa é estabelecer a relação entre os novos conceitos de memória, em específico o conceito de working memory proposto por Baddeley (2010) com o marketing. No modelo proposto pelo autor, identifica-se que há distinções no processamento dos elementos visuais e verbais, realizados por dispositivos específicos, processados de forma independente e depois conjugados por um dispositivo atencional. O local onde são processadas estas informações possui capacidade limitada de armazenamento, assim, vários elementos irão competir para que entrem no processo de decisão do consumidor. Busco identificar quais as características de estímulos que são melhor absorvidas pelo sistema..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.
Palavras-chave: Psicologia Cognitiva; Branding; Neuromarketing; Memória de trabalho; Memória de curto prazo.
2.
Olfato e comportamento- identificar como os diferentes odores são capazes de modular o comportamento das pessoas


Membro de comitê de assessoramento


2010 - 2010
Agência de fomento: Associação Brasileira de Normas Técnicas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MARKETING.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MARKETING/Especialidade: Pesquisa de mercado.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MARKETING/Especialidade: Comportamento do consumidor.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MARKETING/Especialidade: Neuromarketing.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:3
Rodrigues, Airton  Data: 08/10/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZEQUI, T.2017ZEQUI, T. ; RODRIGUES, A. . Extensões de marca e processos cognitivos: o teste de associação implícita como apoio na identificação de associações estratégicas. REVISTA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA, v. 7, p. 24-37, 2017.

2.
RODRIGUES, A.;Rodrigues, Airton2010 RODRIGUES, A.; Silva, José Aparecido da . O papel das características sociodemográficas na felicidade. Psico-USF (Impresso), v. 15, p. 113-123, 2010.

3.
RODRIGUES, A.;Rodrigues, Airton2007RODRIGUES, A.; GRILLO FILHO, C. M. . Os conceitos da pesquisa de satisfação de clientes. Banas Qualidade, v. 184, p. 60-61, 2007.

4.
RODRIGUES, A.;Rodrigues, Airton2006RODRIGUES, A.; GRILLO FILHO, C. M. . Seis Sigma e Resiliencia. Banas Qualidade, v. 169, p. 26-27, 2006.

5.
RODRIGUES, A.;Rodrigues, Airton2006RODRIGUES, A.; GRILLO FILHO, C. M. . Organizações Positivas = Organizações Lucrativas. Banas Qualidade (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1679-9690 Falando em Qualidade), v. 174, p. 78-81, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Rodrigues, Airton. Métricas de Marketing. 1. ed. São Paulo: Pearson Brasil, 2016. v. 01. 195p .

2.
Rodrigues, Airton. Pesquisa Mercadológica. 01. ed. São Paulo ? SP: Pearson Education do Brasil, 2015. v. 01. 208p .

Apresentações de Trabalho
1.
CARRIERI, C. R. ; SANTOS, Y. R. ; RODRIGUES, A. ; ANDREO-FILHO, N. ; LOPES, P. S. ; DUQUE, M. D. ; LEITE-SILVA, V. R. . Priming sensorial: o olfato como indutor de atenção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Rodrigues, Airton. Tendências do consumidor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Rodrigues, Airton. Os sentidos e o sentido dos produtos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RODRIGUES, A.. A busca da compreensão profunda do consumidor: o Neuromarketing como nova fronteira do conhecimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Rodrigues, Airton. Neuromarketing: a construção da comunicação de alto impacto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Rodrigues, Airton. O uso do neuromarketing em avaliação sensorial ? estudo de caso em cosmético e alimento.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
Rodrigues, Airton. Neurociência, neuromarketing e o consumidor digital. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
Rodrigues, Airton. Neuromarketing. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
RODRIGUES, A.. Neuromarketing no varejo - Analisando o processo inconsciente de compras.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
RODRIGUES, A.. Neuromarketing: a mensuração de respostas involuntárias do consumidor.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Rodrigues, Airton. O que é neuromarketing. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Rodrigues, Airton. O consumidor do Século XXI e os fatores de decisão de compra. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
RODRIGUES, A.. Introdução a psicologia positiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RODRIGUES, A.. Kleffmann Group: consultoria técnica em metodologia de pesquisa. 2014.

2.
RODRIGUES, A.. Desenvolvimento de metodologias de pesquisa do comportamento do consumidor e estratégias de negócio. 2013.

3.
RODRIGUES, A.. Manutenção do Sistema de Qualidade em Pesquisa baseado na norma ABNT 20252:2010. 2012.

4.
RODRIGUES, A.. Implementação do sistema de gestão em pesquisa de mercado, opinião e social, fundamentado na norma NBR ISO 20252:2010- Empresa DFatto. 2011.

5.
Rodrigues, Airton. Implementação de Sistema de Gestão da Qualidade baseado na NBR ISO 20252:2010- Millward Brown. 2011.

6.
RODRIGUES, A.. Implementação ISO 20252:2006 - RESULTA. 2009.

7.
RODRIGUES, A.. Implementação ISO 20252:2006 -LARC. 2009.

8.
RODRIGUES, A.. Implementação ISO 20252:2006 - IPSOS. 2009.

9.
RODRIGUES, A.. Implementação ISO 20252:2006 - IBOPE. 2008.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
RODRIGUES, A.. Popmind Neuromarketing. 2014; Tema: Neuromarketing. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
RODRIGUES, A.. Tópicos avançados de marketing. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ElaboraçãodeconteúdodeEnsinoaDistância).

2.
RODRIGUES, A.. Neuromarketing. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Rodrigues, Airton. Projeto Integrado- Plano de Promoção e Merchanding. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

4.
SILVA, D. P. ; RODRIGUES, A. . Projeto integrador- Plano estratégico de produto. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de conteúdo de Ensino a Distância).

5.
Rodrigues, Airton. Gestão da Qualidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
RODRIGUES, A.. Pesquisa de satisfação de clientes esquadrias. 2012. (Relatório de pesquisa).

7.
RODRIGUES, A.. Estudo sobre o contexto educacional das escolas privadas em Jardinópolis. 2011. (Relatório de pesquisa).

8.
RODRIGUES, A.. Estudo sobre o varejo farmacêutico de Ribeirão Preto. 2011. (Relatório de pesquisa).

9.
RODRIGUES, A.. Pesquisa de clima organizacional distribuidora de medicamentos. 2011. (Relatório de pesquisa).

10.
RODRIGUES, A.. Pesquisa de satisfação de clientes distribuidora de material escritório. 2010. (Relatório de pesquisa).

11.
Rodrigues, Airton. Comissão de Estudo Especial Pesquisa Social, de Opinião e de Mercado. 2010. (Adequação da ISO:20252:2006 para padrão normativo NBR ISO).

12.
RODRIGUES, A.. Estudo sobre a comercialização de dentes para próteses dentárias. 2009. (Relatório de pesquisa).

13.
RODRIGUES, A.. Estudo sobre clima e cultura organizaional. 2009. (Relatório de pesquisa).

14.
RODRIGUES, A.. Satisfação de Clientes. 2008. (Relatório de pesquisa).

15.
RODRIGUES, A.. Competitividade entre empresas de segmento químico. 2008. (Relatório de pesquisa).

16.
RODRIGUES, A.. Pesquisa de clima organizacional. 2007. (Relatório de pesquisa).

17.
RODRIGUES, A.. Pesquisa de avaliação e expectativas de clientes. 2007. (Relatório de pesquisa).

18.
RODRIGUES, A.. Pesquisa de Satisfação de Clientes. 2007. (Relatório de pesquisa).

19.
RODRIGUES, A.. Pesquisa clientes especiais. 2006. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GARCIA, S. F. A.; RODRIGUES, A.; GALLI, L. C. L. A.. Participação em banca de FLÁVIA GUEDES VISOTTO.NEUROMARKETING: CONCEITOS, TÉCNICAS E APLICAÇÕES NO BRASIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
30° Congresso Brasileiro de Cosmetologia. Tendências do consumidor. 2017. (Congresso).

2.
IFSCC- 2017. NEUROSCIENCE: A NEW TOOL LINKING COSMETIC TO WELLNESS. 2017. (Congresso).

3.
1º Simpósio Brasileiro de Neurociências aplicada à Tomada de Decisão.O USO DO NEUROMARKETING EM AVALIAÇÃO SENSORIAL ? ESTUDO DE CASO EM COSMÉTICO E ALIMENTO. 2016. (Simpósio).

4.
XI Semana da Adiministração- O binômio organizacional: Administrador e Mercado.Neuromarketing. 2016. (Seminário).

5.
Feira Escolar 2015. Neuromarketing: analisando o processo inconsciente de compras. 2015. (Feira).

6.
Neuromarketing World Forum. 2014. (Congresso).

7.
10º. Congresso Brasileiro de Marketing do Agronegócio. 2013. (Congresso).

8.
Neuromarketing World Forum. 2013. (Congresso).

9.
2° Encontro de pesquisadores do NAPNA- Núcleo de apoio à Pesquisa em Neurociência Aplicada. 2012. (Encontro).

10.
IV Congresso Latino Americano de Opinião Pública da WAPOr. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Orpheu Bittencourt Cairolli. Desenvolvimento de método de medição biometrológica de respostas a estímulos olfativos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALCIONE GOMES MARINHO. PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO: A IMPORTÂNCIA DE SE TER UM ORÇAMENTO PLANEJADO EM UMA CORRETORA DE CÂMBIO. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

2.
ANTONIO CARLOS HONÓRIO. A INTERNET COMO APOIO A PESQUISA DE MERCADO: ESTUDO SOBRE FERRAMENTAS EFICIENTES. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Marketing) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

3.
CELSO FERNANDES DE SOUZA. A ECONOMIA BRASILEIRA - DO MILAGRE ECONÔMICO À NOVA REPUBLICA (DE 1968 A 1989). 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração de Empresas) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

4.
CRISTIANE TORRES ROSSI. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT) COMO FATOR DE RETENÇÃO DE TALENTOS. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EMPRESARIAL - EAD - 6 MESES ) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

5.
DOUGLAS DOS SANTOS MATTOS. AGÊNCIA DIGITAL: AS OPORTUNIDADES E OS DESAFIOS DE UM NOVO NEGÓCIO PARA OS BANCOS, EM UMA ERA DE EXPANSÃO DAS RELAÇÕES DIGITAIS. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração de Empresas) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

6.
LOURDES PIMENTEL DA SILVA. A INFLUÊNCIA DO SERVIÇO PÓS-VENDA NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Marketing) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

7.
NELSON DIAS DA SILVA. INCLUSÃO DO ?5º P? NO MIX DE MARKETING: Proteção do Meio Ambiente. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Marketing) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

8.
PAULA VIANA PEREIRA. E-commerce. O novo modelo de compras no mercado brasileiro ? Caso Netshoes. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Marketing) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

9.
RHAISSA BASTOS ALVES. A importância de fatores motivacionais para a equipe de vendas. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Negociação e Vendas) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

10.
RONE NOGUEIRA BINCELLI. Kombi - longevidade automobilística. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Marketing) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

11.
DENISE ARAUJO DA SILVA. A quinta disciplina aplicada na formação profissional continuada sob a perspectiva das escolas que aprendem.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração de Empresas) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

12.
WILLIAM SILVA VIEIRA . A evolução da governança corporativa no mercado financeiro brasileiro. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração de Empresas) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

13.
TATIANA ZAGO DOS SANTOS DOLCI . Absenteísmo e qualidade de vida no trabalho de profissionais de enfermagem: quando um aumenta, o outro diminui.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração de Empresas) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

14.
JANAINA APARECIDA BALDISSERA SILVÉRIO . Análise do perfil de uma empreendedora: foi a causa do sucesso da empresa?. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração de Empresas) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

15.
JENNIFER DA CRUZ BRAGA PEREIRA . Gestão ambiental : uma estratégia competitiva para bancos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração de Empresas) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

16.
ELISANGELA DE ALCANTARA SOUSA . Preconceito social - gestão feminina em empresas. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração de Empresas) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

17.
ARLETE RODRIGUES MARTINS WLOSSAK. A liderança positiva como influência no nível de engajamento de equipes. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

18.
LUCIANA DAFRÉ OLIVA COELHO. A insuficiência de treinamento, capacitação e desenvolvimento de pessoas como fator de inaptidão profissional.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

19.
ADEILSON TOLEDO TORRES. A utilização de aplicativos móveis como ponto de venda: estratégias e desafios.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Marketing) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

20.
LEANDRO DOS SANTOS. A importância da comunicação nos processos organizacionais e suas formas de transmissão em empresas de Contact Center. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

21.
LEONARDO GIGLIOTTI PEREIRA. Manter clientes é muito mais vantajoso do que prospectar novos clientes?. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Marketing) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

22.
MARÍLIA FERNANDES CONTI. Gestão de pessoas: o que a satisfação do funcionário influencia na qualidade do produto final.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

23.
VANESSA FERREIRA. A embalagem como fator decisório no momento da compra.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Marketing) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

24.
YVANA OLIVEIRA DE SOUSA. Turnover e absenteismo provocados pela desvalorização do capital humano e pela ausência de qualidade de vida no trabalho.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

25.
ANDERSON DELANO ROOSEVELT . Método de elaboração de cenários como ferramenta estratégica.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EMPRESARIAL - EAD - 6 MESES ) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

26.
CAROLINA ROSA . O lixo sobre a ótica econômica e sua geração de renda para a cidade de londrina. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EMPRESARIAL - EAD - 6 MESES ) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

27.
ELISSON MARTINS . Consultoria comercial: análise crítica sobre as pequenas empresas. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EMPRESARIAL - EAD - 6 MESES ) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

28.
GABRYEL HOSTALACIO RODRIGUES XAVIER . O conceito de "relevância" na estratégia de marketing digital: um estudo de caso da empresa boo-box. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EMPRESARIAL - EAD - 6 MESES ) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

29.
LUIZ CLAUDIO MILANEZI MARTINS . CPR como instrumento de barter- alternativa para financiamento da produção agrícola. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EMPRESARIAL - EAD - 6 MESES ) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

30.
APARECIDA EDILSA GUERRA. Análise comparativa do sistema de vendas físicas e o processo on line: um estudo no setor supermercadista.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Marketing) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

31.
CÁSSIO APARECIDO FERRARO. Product Placement: Impacto na atitude e convergência dentro do marketing. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Marketing) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

32.
FÁBIO FERREIRA FURLAN. Homossexualidade e marketing: uma comparação entre Brasil e Estados Unidos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Marketing) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

33.
JÉSSICA DO VALLE RIBEIRO GARCIA. Comércio eletrônico: varejo de bens de consumo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Marketing) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

34.
MARILIA CAMPO. A estratégia do marketing nas telenovelas globais para enquadrar o público GLS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Marketing) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

35.
BRUNA VINHA COURO. Psicologia positiva: como aplicá-la no processo de liderança e sua contribuição para o capital psicológico no trabalho. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Marketing) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

36.
LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA. Estratégias de marketing para empresas de TI voltadas para o mercado varejista.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

37.
MAURÍCIO FREITAS DOS SANTOS. Preço x valor- análise da influência na decisão de compra da nova classe C. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão de Negócios) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

38.
FABIO LUIZ ZANARDI. Comportamento do consumidor de baixa renda no varejo. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Marketing) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

39.
EDUARDO GOMES DA SILVA. Marketing de relacionamento para o setor de serviços de tecnologia da informação. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Marketing) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

Iniciação científica
1.
Felipe Santana. A complexidade visual e a relevância da marca: diagnóstico com o uso do eyetracker. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

2.
CAROLINE AZEVEDO RODRIGUES. A memória e os elementos de marketing.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Marketing) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.

3.
Marcos Vinicius Matos Soares. Os nós das redes sociais: ferramentas de análise. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Marketing) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Airton Rodrigues.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SILVA, D. P. ; RODRIGUES, A. . Projeto integrador- Plano estratégico de produto. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de conteúdo de Ensino a Distância).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 2:08:59