Carlos Antonio Fontenele Mourão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0765050250345864
  • Última atualização do currículo em 27/09/2013


Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2006); Especialista em Estudos Clássicos (UFC-2004); Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE-2001). Atualmente é professor assistente (DE) do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (Campi de Recife), responsável pela disciplina de Libras. Está vinculado às pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação de surdos (GEPESES), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Libras (GEPEL) e do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), através do qual atuou como Formador Estadual em Pernambuco pelo Projeto Trilhas (Instituto Natura) e como um dos autores dos cadernos pedagógicos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), projetos vinculados ao Ministério da Educação (MEC). Foi tutor do Curso de Letras-Libras à distância promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participa da equipe de editoração e do conselho editorial da Revista Brasileira de Tradução Visual (RBTV) e entre publicações e trabalhos desenvolvidos nas áreas de Letras, Linguística e Educação Especial, é autor de Literatura Infantil premiado com o Prêmio Raquel de Queiroz de Literatura Infantil (2010), promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), e autor de ensaio crítico literário intitulado "O Orfismo no País dos Mourões", que trata sobre a obra poética de Gerardo Mello Mourão, publicado em 2013. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Antonio Fontenele Mourão
Nome em citações bibliográficas
MOURÃO, Carlos.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação.
Av. Prof. Moraes Rego, 1235
Cidade Universitária
50670901 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268000
URL da Homepage: www.ufpe.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2006
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: O Orfismo em O país dos Mourões,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: José Linhares Filho.
Palavras-chave: Gerardo Mello Mourão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação; Outros Setores; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
2002 - 2003
Especialização em Estudos Clássicos. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: O Orfismo em.
Orientador: Ana Maria César Pompeu.
1994 - 2001
Graduação em Letras.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: O país dos Mourões: a alegoria que une a Grécia ao sertão nordestino.
Orientador: Carlos Augusto Viana.




Formação Complementar


2011
Capacitação em Pedagogia Waldorf. (Carga horária: 400h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2011 - 2011
Formação de tutores para o Letras Libras. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Proficiência em Libras.
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Prevenção do uso de drogas nas escolas. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília.
2006 - 2006
Capacitação em Educação Especial. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Educação Básica de Estado do Ceará.


Atuação Profissional



INSTITUTO NATURA, IN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: FORMADOR TRILHAS, Carga horária: 2


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: FORMADOR PRÓ-LETRAMENTO Pnaic, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Autor de cadernos PNAIC, Carga horária: 3

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor e co-orientador, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Bacharelado em Letras/Libras do polo de Recife (UFPE), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de Especialização em Educação Especial - Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado - AEE, promovido pela Universidade Federal do Ceará, aprovado pela Resolução CPPG/CEPE nº 01 de 25/05/2009, da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, e realizado no período de 01/02/2010 a 15/12/2011, com carga horária total de 448 h/aula,


Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Minha atuação na Universidade Estadual está ligada ao Fundo Estadual de Combate à pobreza (FECOP) lecionando e realizando as orientações para as quais fui convidado. Estas informações podem ser comprovadas por declarações da UECE.

Atividades

06/2007 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso
Língua latina I e II
Literatura Cearense
Libras

SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de língua portuguesa para surdos, Carga horária: 40


Associação Sócio-Cultural Universos, UNIVERSOS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: corrdenador de projetos
Outras informações
Atua como coordenador de projetos


Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA / IDEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista


Faculdade Metropolitana, FAMETRO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: prestador de serviço


Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Autor de caderno pedagógico para o 9o. ano, Carga horária: 10
Outras informações
Trata-se de um projeto multidisciplinar para detectar as competências e habilidades básicas necessárias à conclusão do Ensino Fundamental (tendo como referência as matrizes curriculares estabelecidas, bem como os descritores de avaliação externa), com vistas ao desenvolvimento de material didático-pedagógico em todas as disciplinas do 9º ano do EF da Rede Pública Estadual do Ceará.


Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professor da área de Letras



Projetos de pesquisa


2008 - 2009
LER PRA VALER - Pesquisa e desenvolvimento de material didático para 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual do Ceará
Descrição: Trata-se de um projeto multidisciplinar para detectar as competências e habilidades básicas necessárias à conclusão do Ensino Fundamental (tendo como referência as matrizes curriculares estabelecidas, bem como os descritores de avaliação externa), com vistas ao desenvolvimento de material didático-pedagógico em todas as disciplinas do 9º ano do EF da Rede Pública Estadual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2013
I Mostra Histórias Infantis em Libras
Descrição: Acompanhamento / orientação e exposição dos trabalhos de tradução de histórias infantis para Libras, realizado dentro da programação da disciplina de Introdução à Libras do Departamento de Letras da UFPE.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (68) .
Integrantes: Carlos Antonio Fontenele Mourão - Coordenador / Jurandir Ferreira Dias Júnior - Integrante / Rosângela Lima - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2012 - Atual
PRÓ-LETRAMENTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Descrição: Programa de apoio aos professores alfabetizadores no planejamento das aulas e no uso articulado dos materiais e das referências curriculares e pedagógicas dos eixos Materiais Didáticos, Literatura, Tecnologias Educacionais Digitais e Avaliação, voltado para professores dos anos 01,02 e 03 do Ensino Fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
Concepção e produção de material para a formação de professores no âmbito do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC 1)
Descrição: Elaborar documentos de orientação acerca da proposta pedagógica do curso de formação de professores no âmbito do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa e os materiais didáticos do curso.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
I Seminário Itinerante sobre Educação de Pessoas Surdas
Descrição: Seminários realizados de modo itinerante em ambientes acadêmicos e educacionais do Estado de Pernambuco, cujo tema central é "Educação de Pessoas Surdas", objetivando envolver a comunidade acadêmica e a população em geral no debate e na pesquisa sobre o assunto. O seminário acontece sempre com palestras de professoresconvidados e oficinas sobre o tema..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Carlos Antonio Fontenele Mourão - Coordenador / Jurandir Ferreira Dias Júnior - Integrante / Gláucia Nascimento - Integrante / Norma Maciel - Integrante / Rosângela Lima - Integrante / Wilma Pastor - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2012 - Atual
Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
Descrição: Projeto de criação de cadernos de apoio ao trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2010 - Atual
...de crianças e jardins
Descrição: Projeto desenvolvido em nome da ONG Universos, voltado à aplicação da Pedagogia Waldorf ao cotidiano das escolas públicas de educação infantil no Ceará.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2008 - 2009
LER PRA VALER
Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de material didático para o 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Tradução Visual


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Tradução Visual


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Latim
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Prêmios e títulos


2010
Prêmio Raquel de Queiroz de Literatura Infantil, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT).
2009
BNB Cultural, Banco do Nordeste do Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOURÃO, Carlos.2012MOURÃO, Carlos.; DIAS JÚNIOR, Jurandir F. ; Cordeiro, Leane P. . O Intérprete de língua de sinais na escola pública. Anais do Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa, v. III, p. 1-10, 2012.

2.
MOURÃO, Carlos.2009MOURÃO, Carlos.. Pedagogia Waldorf: Uma proposta de método para Educação de Surdos. XXII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos, v. 9, p. x, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOURÃO, Carlos.. O Orfismo no País dos Mourões. 1. ed. Fortaleza-CE: Iris, 2013. v. 1. 168p .

2.
MOURÃO, Carlos.. João: o menino do olhão. 1. ed. Fortaleza/CE: Iris, 2011. v. 1. 24p .

Capítulos de livros publicados
1.
MOURÃO, Carlos.; PASTOR, W. . a alfabetização da pessoa surda: desafios e possibilidades. In: Telma Ferraz; Ana Cláudia Rodrigues, Wilma Pastor; Tícia Ferro; Rafaela Asfora; Ana Gabriela Seal. (Org.). PNAIC Caderno de educação especial - A alfabetização de crianças com deficiência: uma proposta inclusiva. 1ed.Brasília: Ministério da Educação, 2012, v. , p. 28-32.

2.
MOURÃO, Carlos.; BRAGA, B. C. ; PARENTE, I. C. ; PEREIRA, R. R. ; ARAUJO, M. H. . Caderno de Língua portuguesa. In: Carlos Mourão; Helenice Araújo; Benedita Braga; Idália Parente; Ruberval Pereira. (Org.). Coleção Preparação rumo ao Ensino médio. 1ed.Fortaleza-CE: Governo do Estado do Ceará, 2009, v. 1, p. 27-45.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOURÃO, Carlos.. Pedagogia Waldorf: uma proposta de método para a educação de surdos. In: Encontro Internacional Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Encontro Internacional Texto e Cultura. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008. v. Único.

2.
MOURÃO, Carlos.. Pedagogia Waldorf: umaproposta para a educação de surdos. In: I Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2008, Mossoró. I Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOURÃO, Carlos.; DIAS JÚNIOR, Jurandir F. ; Cordeiro, Leane P. . O Intérprete de Língua de Sinais na Escola Pública. In: III Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução &Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2012, Florianópolis. Anais do Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
MOURÃO, Carlos.; DIAS JÚNIOR, Jurandir F. ; Cordeiro, Leane P. . O Intérprete de língua de sinais na escola pública. Anais do Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa, 2012.

2.
MOURÃO, Carlos.. Pedagogia Waldorf: Uma proposta de método para educação de surdos. XXII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
MOURÃO, Carlos.. I MOSTRA HISTÓRIAS INFANTIS EM LIBRAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MOURÃO, Carlos.; DIAS JÚNIOR, Jurandir F. ; Cordeiro, Leane P. . O Intérprete de língua de sinais na escola pública. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MOURÃO, Carlos.; PASTOR, W. ; ASFORA, R. . Caderno de Educação Especial (PNAIC). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MOURÃO, Carlos.. Debates em Torno do AEE para pessoas Surdas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MOURÃO, Carlos.. Debates em Torno do AEE para pessoas Surdas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MOURÃO, Carlos.. VII Congresso Latino-Americano de Programação Neurolinguística. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MOURÃO, Carlos.. O Sertão de Gerardo Mello Mourão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MOURÃO, Carlos.. Pedagogia Waldorf: Uma proposta de método para Educação de Surdos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MOURÃO, Carlos.. Pedagogia Waldorf: uma proposta para educação de surdos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
MOURÃO, Carlos.; MELO, Daisy. M. ; LOURENCO, Paula. ; BARKOKEBAS, J. ; CAVALCANTE, Edilma. . O Pequeno Príncipe. Recife-PE: RBTV, 2013. (Tradução/Outra).

2.
LIMA, Francisco ; LIMA, R. ; MOURÃO, Carlos. . Revista Brasileira de Tradução Visual (RBTV). Recife-PE: Centro de Estudos Inclusivos, 2011 (Revista eletrônica).

3.
MOURÃO, Carlos.; ALBUQUERQUE, A. ; MENDES, J. ; GOMES, E. ; MOURA, L. ; MOURAO, M. ; RODRIGUEZ, L. . O mágico de OZ. Recife-PE: RBTV, 2011. (Tradução/Outra).

4.
MOURÃO, Carlos.; ARCOVERDE, A. ; VIANA, C. ; BARROS, M. ; GOMES, N. ; MARQUES, T. . O Casamento de D. Baratinha. Recife-PE: RBTV, 2011. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOURÃO, Carlos.; NASCIMENTO, Gláucia ; DIAS JÚNIOR, Jurandir F. . Português como segunda língua para surdo. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOURÃO, Carlos.; GOMES, N. ; MARQUES, T. ; VIANA, C. ; BARROS, M. ; ARCOVERDE, A. ; RODRIGUEZ, L. ; MOURAO, M. ; MOURA, L. ; GOMES, E. ; MENDES, J. ; ALBUQUERQUE, A. . HISTÓRIAS INFANTIS EM LIBRAS. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - VÍDEOS EM LIBRAS).

2.
MOURÃO, Carlos.; ATAIDE, S. . I Encontro Estadual Trilhas. 2012. .

3.
MOURÃO, Carlos.; DIAS JÚNIOR, Jurandir F. . Interpretação/Tradução de Libras em Cultos Religiosos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MOURÃO, Carlos.; ATAIDE, S. . I Encontro Estadual Trilhas. 2012. .

5.
MOURÃO, Carlos.; CRUZ, M. C. ; ALBUQUERQUE, Eliana. B. C. . Currículo no ciclo de alfabetização:consolidação e monitoramento do processo de ensino e aprendizagem. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

6.
MOURÃO, Carlos.; CRUZ, M. C. ; ALBUQUERQUE, Eliana. B. C. . Currículo na Alfabetização: concepções e princípios. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio didático).

7.
FERRAZ, Telma. ; PINTO, Ana Lúcia. G. ; MOURÃO, Carlos. . Currículo Inclusivo: o direito de ser alfabetizado. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de apoio didático).

8.
MOURÃO, Carlos.; DIAS JÚNIOR, Jurandir F. . Educação Musical Inclusiva: Introdução a Libras. 2011. .

9.
MOURÃO, Carlos.; Aguiar. Girlaine F. Caldas . Jogos Pedagógicos em Libras. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
DIAS JÚNIOR, Jurandir F. ; MOURÃO, Carlos. ; PASTOR, W. . Aperfeiçoamento para Intérpretes/Tradutores de Libras (TILS). 2011. .

11.
MOURÃO, Carlos.; DIAS JÚNIOR, Jurandir F. ; PASTOR, W. . Aperfeiçoamento para Intérpretes/Tradutores de Libras(ILTS). 2011. .

12.
MOURÃO, Carlos.; DIAS JÚNIOR, Jurandir F. . Educação Musical Inclusiva. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
MOURÃO, Carlos.; LIMA, R. ; LIMA, Francisco . Revista Brasileira de Tradução Visual (RBTV). 2011. (Editoração/Periódico).

14.
MOURÃO, Carlos.; LIMA, R. ; MACIEL, N. ; DIAS JÚNIOR, Jurandir F. ; PASTOR, W. ; NASCIMENTO, Gláucia . I SEMINÁRIO ITINERANTE DO GEPESES SOBRE EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS. 2011. (Relatório de pesquisa).

15.
MOURÃO, Carlos.. RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS/PORTUGUÊS. 2011. (Relatório de pesquisa).

16.
MOURÃO, Carlos.. Joâo: o menino do olhão. 2010. (Editoração/Livro).

17.
MOURÃO, Carlos.; SOUZA, Margarida Maria Pimentel de . A Libras nas Tecnologias Assistivas: por uma formação profissional inclusiva. 2010. (Avaliação de Livro didático).

18.
MOURÃO, Carlos.; ARAUJO, M. H. . Preparação Rumo ao Ensino Médio. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
MOURÃO, Carlos.. João: o menino do olhão. 2011. Desenho.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MOURÃO, Carlos.; MOURÃO, Joana Augusta S. Guimarães . De Crianças e Praças. 2010 (Evento sócio-cultural).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MOURÃO, Carlos.; Diógenes, Danielle A.; Cardins, Gerarda Neiva. Participação em banca de Ana Cláudia Rodrigues Gomes. A construção da leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência) - Universidade Estadual do Ceará.

2.
MOURÃO, Carlos.; BOTELHO, A. B.; BARBOSA, A. M.. Participação em banca de Silvana Ribeiro Balan. O Processo de Construção da Leitura: Um estudo de caso com crianças do 2o. ano da EMEIF Yolanda Queiroz. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência) - Universidade Estadual do Ceará.

3.
MOURÃO, Carlos.; SÁ,Águeda M. Leão; MOURA, L. A.. Participação em banca de Antonino Bezerra. A poesia na formação de leitores: uma análise do trabalho docente a partir do uso de livros didáticos do 5o. ano do ensino fundamental. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência) - Universidade Estadual do Ceará.

4.
MOURÃO, Carlos.; BARBOSA, A. M.; MARQUES, J. B.. Participação em banca de Maria Fátima da Silva Ribeiro. Literatura Infantil: um caminho para leitura no 4o. ano do ensino fundamental. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência) - Universidade Estadual do Ceará.

5.
MOURÃO, Carlos.; BARBOSA, A. M.; MENEZES, G. R.. Participação em banca de Carlos Assunção de Souza. Literatura infantil como recurso imprescindível no processo de aquisição da leitura nas séries iniciais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência) - Universidade Estadual do Ceará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARAUJO, C.; KLIMSA, S. F.; MOURÃO, Carlos.. Participação em banca de Ilka Aricele Ferreira da Silva e Rejane Maria da Silva.A CONTRIBUIÇÃO DAS DISCIPLINAS DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
MOURÃO, Carlos.; CORREIA, A. T.. Participação em banca de Pollyana Lino de Araújo.O processo de tradução em Libras: um estudo a partir da tradução do artigo Possíveis encontros entre cultura surda, ensino e lingüística, de Rossana Finau. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
MOURÃO, Carlos.; DIAS JÚNIOR, Jurandir F.. Participação em banca de Mauria Figueiredo da Silva.Tradução em língua de sinais: um estudo a partir da tradução do artigo científico CODAS brasileiros; Libras e Português em zonas de contato, de autoria de Ronice Müller de Quadros e Mara Masutti.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
MOURÃO, Carlos.; DONATO, A.. Participação em banca de Fabio Miranda Rodrigues.Tradução Comentada: A Educação Bilíngue para Surdos. Relatos de Experiências e a Realidade Brasileira Marianne Rossi Stumpf. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
MOURÃO, Carlos.; DONATO, A.. Participação em banca de Magna Edjane Cabral Damasceno.Tradução Comentada: Ao Pé da Letra Não! Mitos que Permeiam o Ensino da Leitura para os Surdos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
MOURÃO, Carlos.; KLIMSA, S.. Participação em banca de Denise Maria dos Santos Melo.Tradução comentada do artigo; A educação bilingue para Surdos: Relato de experiência e a realidade brasileira , da Autora Marianne Rossi Stumpf. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
MOURÃO, Carlos.; NUNES, E.. Participação em banca de Marcos Gonçalves da Silva.Tradução Comentada: Aquisição das Línguas de Sinais Ronice Müller de Quadros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
MOURÃO, Carlos.; NUNES, E.. Participação em banca de Marcelo Antonio Fernandes.Estudo da Tradução em Libras do Artigo - Lendo Sinalizações em Libras: Onde Está o Sujeito? de Autoria de Nicoloso E. Silva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
MOURÃO, Carlos.; NUNES, E.. Participação em banca de Creuza Santana da Silva.A Educação Bilíngüe para Surdos: Relatos de Experiências e a realidade Brasileira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
MOURÃO, Carlos.; DIAS JÚNIOR, Jurandir F.. Participação em banca de Wellenice Amaral da Silva Melo.Tradução comentada Formação de professores surdos: mais professores para a escola sonhada Tânia Micheline Miorando. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
MOURÃO, Carlos.; PASTOR, W.. Participação em banca de Menise Farias de Almeida Santos.Tradução em Libras: Ánalise da Atividade de Tradução do Artigo Científico Estudo em Diário: Fatores Complicadores e Facilitadores no Processo de Aprendizagem da Língua Brasileira De Sinais por um Adulto Ouvinte, dos Autores Tarcísio de Arantes Leite e Leland Mccleary. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
MOURÃO, Carlos.; DONATO, A.. Participação em banca de Geyson Lima de Carvalho.Tradução Comentada: A Educação Bilíngue para Surdos: Relatos de Experiências e a Realidade Brasileira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Nacional da Rede de Ancoragem Trilhas. 2012. (Encontro).

2.
III Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa. O Intérprete de Língua de Sinais na Escola Pública. 2012. (Congresso).

3.
I Simpósio do Núcleo de Apoio ao Pesquisador. 2012. (Simpósio).

4.
I Encontro Nacional da Rede de Ancoragem Trilhas. 2011. (Encontro).

5.
IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2011. (Congresso).

6.
V Encontro de Formação de Tutores do Curso de Letras-Libras - Formação Inicial. 2011. (Encontro).

7.
VIII Encontro Regional de Catequese de Surdos. 2011. (Encontro).

8.
VIII Seminário Temático.Debates em Torno do AEE para pessoas Surdas. 2011. (Seminário).

9.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Português como segunda língua para Surdo. 2011. (Seminário).

10.
X Encontro Regional Nordeste da ABEM.EducaçãoMusical Inclusiva: Introdução à Libras. 2011. (Encontro).

11.
VII Congresso Latino-Americano de Programação Neurolinguística. PNL e educação. 2009. (Congresso).

12.
8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará.O sertão de Gerardo Mello Mourão. 2008. (Outra).

13.
Encontro Internacional Texto e Cultura. Pedagogia Waldorf: uma proposta de método para a educação de surdos. 2008. (Congresso).

14.
I Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso. Pedagogia Waldorf: uma proposta para a educação de surdos. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOURÃO, Carlos.. I MOSTRA HISTÓRIAS INFANTIS EM LIBRAS. 2013. (Exposição).

2.
MOURÃO, Carlos.; DIAS JÚNIOR, Jurandir F. ; LIMA, R. ; NASCIMENTO, Gláucia ; PASTOR, W. . I Seminário Itinerante sobre Educação de Pessoas Surdas. 2011. (Congresso).

3.
MOURÃO, Carlos.. VII Congrsso Latino-Americano de Programação Neurolinguística. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daisy Maria dos Santos Melo. Um Estudo sobre a Forma de Avaliar alunos surdos em Sala de Aula Inclusiva. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANA FLÁVIA SOARES DE SOUZA. A INCLUSÃO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR COM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para o AEE) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

2.
Célia de Lourdes Magalhães Batista da Silva. AEE e DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: OBSTÁCULOS E POSSIBILIDADES. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para o AEE) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

3.
Maria Cristina Albuquerque. Autismo na Perspectiva do AEE. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para o AEE) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

4.
EVELINE MARIA FARIA DE ARAÚJO. O AEE PARA ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para o AEE) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

5.
FABIANA DE OLIVEIRA GUSMÃO LINS. O AEE E A DEFICIÊNCIA VISUAL. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para o AEE) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

6.
MARIA DAS GRAÇAS DIMAS CABRAL. A IMPORTÂNCIA DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DO AEE PARA O AVANÇO QUALITATIVO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AUTISMO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para o AEE) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

7.
MARIA JOSÉ GOMES DE ARAÚJO. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para o AEE) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

8.
MÉRCIA MARIA MELO DOS SANTOS. POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO A PESSOAS SURDOCEGAS. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para o AEE) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

9.
NEUMA SILVA DE SIQUEIRA. INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA : UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para o AEE) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

10.
WALDENICE MARIA DE MENDONÇA PEREIRA. A RELAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS DE ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO Recife. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização para o AEE) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

11.
Ana Cláudia Rodrigues Gomes. A construção da leitura nas séries iniciais do ensino Fundamental. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

12.
Silvana Ribeiro Balan. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LEITURA: UM ESTUDO DE CASO COM CRIANÇAS DO 2º. ANO DA E.M.E.I.F YOLANDA QUEIROZ. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

13.
Antonino Bezerra. A poesia na formação de leitores: uma análise do trabalho docente a partir do uso de livros didáticos no 5º. Ano do ensino fundamental.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

14.
Carlos Assunção de Sousa. A Literatura Infantil como recurso imprescindível no processo de aquisição da leitura nas séries iniciais. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

15.
Maria Fátima da Silva Ribeiro. Literatura infantil: um caminho para a leitura no 4º. Ano do ensino fundamental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

16.
Maria Francidalva Holanda. A importância da Língua Brasileira de Sinais para o Desenvolvimento Escolar do Surdo. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lídia Marques Ferreira. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA AS SECRETÁRIAS NAS UNIVERSIDADES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

2.
Pollyana Lino de Araújo. O processo de tradução em Libras: um estudo a partir da tradução do artigo Possíveis encontros entre cultura surda, ensino e lingüística, de Rossana Finau. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

3.
Mauria Figueiredo da Silva. Tradução em língua de sinais: um estudo a partir da tradução do artigo científico CODAS brasileiros; Libras e Português em zonas de contato, de autoria de Ronice Müller de Quadros e Mara Masutti.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

4.
Wellenice Amaral da Silva Melo. Tradução comentada Formação de professores surdos: mais professores para a escola sonhada Tânia Micheline Miorando. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

5.
Menise Farias de Almeida Santos. Tradução em Libras: Ánalise da Atividade de Tradução do Artigo Científico Estudo em Diário: Fatores Complicadores e Facilitadores no Processo de Aprendizagem da Língua Brasileira De Sinais por um Adulto Ouvinte, dos Autores Tarcísio de Arantes Leite e Leland Mccleary. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

6.
Geyson Lima de Carvalho. Tradução Comentada: A Educação Bilíngue para Surdos: Relatos de Experiências e a Realidade Brasileira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

7.
Fábio Miranda Rodrigues. Tradução Comentada: A Educação Bilíngue para Surdos. Relatos de Experiências e a Realidade Brasileira Marianne Rossi Stumpf. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

8.
Magna Edjane Cabral Damasceno. Tradução Comentada: Ao Pé da Letra Não! Mitos que Permeiam o Ensino da Leitura para os Surdos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

9.
Denise Maria dos Santos Melo. Tradução comentada do artigo; A educação bilingue para Surdos: Relato de experiência e a realidade brasileira , da Autora Marianne Rossi Stumpf. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

10.
Marcos Gonçalves da Silva. Tradução Comentada: Aquisição das Línguas de Sinais Ronice Müller de Quadros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

11.
Marcelo Antonio Fernandes. Estudo da Tradução em Libras do Artigo - Lendo Sinalizações em Libras: Onde Está o Sujeito? de Autoria de Nicoloso E. Silva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

12.
Creuza Santana da Silva. A Educação Bilíngüe para Surdos: Relatos de Experiências e a realidade Brasileira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

13.
Antonia Eufrágia Gomes Loyola. Dificuldades enfrentadas na produção escolar, pela ótica de 5 estudantes do 3o. ano do ensino médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

14.
Marta Rodrigues Caracas Torquato. A importância dos contos de fadas no desenvolvimento da escrita e da leitura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

15.
Francisco José lima dos Santos. O (des)prestígio da Literatura Cearense na escola de Parambu. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

16.
Maria Telma Ferreira Sousa Dias. O não verbal como auxiliar pedagógico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

17.
Aline Sousa dos Santos. A primeira literatura do Brasil através da carta de Pero Vaz de Caminha. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

18.
Francisco Robério Rocha. A literatura de cordel como recurso pedagógico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

19.
João José da Silva. Texto e fatores pragmáticos: uma análise do processo da produção textual de alunos do 6º. Ano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

20.
Antonia Gonçalves Neta. Análise de textos narrativos de seis alunos do 2º. Ano do ensino médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

21.
Maria Florisval de Oliveira Noronha. Poesia e leitura para crianças. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

22.
Ana Cláudia Soares Farias. O discurso social na poesia de Patativa do Assaré. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

23.
Sheyla Regina Alves. Marcas de oralidade na poesia de Patativa do Assaré. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

24.
Adriana Gomes Rogrigues. Dificuldade de comunicação de uma criança surda da 2ª. Série na disciplina de língua portuguesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

25.
Rosivânia Gonçalves Pereira. A simbologia dos constos de fadas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

26.
Francisca Laisce Vieira Araújo. Produção textual: estratégias para desenvolver narrativas no 5º. Ano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

27.
José Ribeiro Otaviano. Literatura de cordel: aspectos formais e sociais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

28.
Antonia dos Remédios Oliveira Silva. As variações lingüísticas na poesia de Patativa do Assaré. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

29.
Eritânia Gonçalves de Oliveira. Romantismo e romance nas aulas português do ensino médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

30.
Maria dias Alencar. Ahistória da ortografia na língua portuguesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

31.
Maria Vandalúcia Vieira de Oliveira. Marcas de oralidade na escrita dos alunos de 5º. Ano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

32.
Gonçalo Moreira de Sousa. Proposta pedagógica do livro Novo diálogo , do 8º. Ano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

33.
Maria Missimara Alves Moura. Emília: O discurso conscientizador de Monteiro Lobato. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

34.
José Rodrigues de Souza. O uso da Literatura de Cordel no processo de Ensino aprendizagem da língua portuguesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

35.
Relizângila Gonçalves de Souza. A literatura infantil e sua aplicação no processo de aquisição da linguagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

36.
Ana Paula Soares. Os contos de fada e sua relevância na formação da criança. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.

37.
Antonio Edvan Carlos da Silva. A trajetória da literatura infanto-juvenil Na Educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará, Governo do Estado do Ceará. Orientador: Carlos Antonio Fontenele Mourão.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MOURÃO, Carlos.; PASTOR, W. . a alfabetização da pessoa surda: desafios e possibilidades. In: Telma Ferraz; Ana Cláudia Rodrigues, Wilma Pastor; Tícia Ferro; Rafaela Asfora; Ana Gabriela Seal. (Org.). PNAIC Caderno de educação especial - A alfabetização de crianças com deficiência: uma proposta inclusiva. 1ed.Brasília: Ministério da Educação, 2012, v. , p. 28-32.


Apresentações de Trabalho
1.
MOURÃO, Carlos.. I MOSTRA HISTÓRIAS INFANTIS EM LIBRAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MOURÃO, Carlos.; DIAS JÚNIOR, Jurandir F. ; PASTOR, W. . Aperfeiçoamento para Intérpretes/Tradutores de Libras(ILTS). 2011. .

2.
MOURÃO, Carlos.; ATAIDE, S. . I Encontro Estadual Trilhas. 2012. .

3.
MOURÃO, Carlos.; DIAS JÚNIOR, Jurandir F. . Educação Musical Inclusiva. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MOURÃO, Carlos.; GOMES, N. ; MARQUES, T. ; VIANA, C. ; BARROS, M. ; ARCOVERDE, A. ; RODRIGUEZ, L. ; MOURAO, M. ; MOURA, L. ; GOMES, E. ; MENDES, J. ; ALBUQUERQUE, A. . HISTÓRIAS INFANTIS EM LIBRAS. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - VÍDEOS EM LIBRAS).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOURÃO, Carlos.; NASCIMENTO, Gláucia ; DIAS JÚNIOR, Jurandir F. . Português como segunda língua para surdo. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOURÃO, Carlos.; DIAS JÚNIOR, Jurandir F. ; LIMA, R. ; NASCIMENTO, Gláucia ; PASTOR, W. . I Seminário Itinerante sobre Educação de Pessoas Surdas. 2011. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:46:28