Rafael Perseghini Del Sarto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9297953898765841
  • Última atualização do currículo em 21/06/2017


Doutor em Ciências Biológicas-Biologia Molecular pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, Biotecnologia Vegetal, Microbiologia aplicada a Biotecnologia, Clonagem e prospecção de genes. Atualmente, desenvolve pesquisa na área de ciências forenses direcionadas para a identificação humana. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Perseghini Del Sarto
Nome em citações bibliográficas
DEL SARTO, R. P.;Sarto, Rafael P.D.;del Sarto, Rafael Perseghini;Rafael Perseghini Del Sarto;Sarto RPD;Rafael Perseguini Del Sarto


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Avaliação da Atividade Biológica de Proteínas de Defesa Vegetal Expressas em Sistemas Heterólogos, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Maria Fátima Grossi de Sá.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.
2005 - 2007
Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Variantes de Inibidores de a-amilases selecionados por Phage Display com atividade para a-amilases do Bicudo do Algodoeiro (Anthonomus grandis, Coleptera: Curculionidae),Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Maria Fátima Grossi de Sá.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Enzimologia.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.
2008 - 2008
Especialização em Especialização em Papiloscopia Policial. (Carga Horária: 420h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Título: PERÍCIA PAPILOSCÓPICA NO CONTEXTO DA ATIVIDADE FORENSE.
2000 - 2004
Graduação em Ciências Biológicas.
Faculdade da Terra de Brasília, FTB, Brasil.
Título: Seleção de genes para inibidores de alfa-amilases com potencial uso no controle do bicudo do algodoeiro ( Anthonomus grandis, Coleoptera: curculionidae).
Orientador: Maria Fátima Grossi de Sá.




Formação Complementar


2005 - 2005
Bases Bioquímicas e Mol. do Controle Biológico. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2003 - 2003
DNA: Técnicas e Aplicações. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, SBBQ, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Ecologia de Campo. (Carga horária: 40h).
Faculdade da Terra de Brasília, FTB, Brasil.


Atuação Profissional



Polícia Civil do Distrito Federal, PC/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesq e Coord. do Grupo de Pesq. do II, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolve atividades relacionadas a exploração das características físico-química das impressões digitais para a aquisição da sua imagem empregando LASER e reagentes químicos diversos que interagem com componentes bioquímicos das secreções da pele espessa localizada nas regiões das palmas das mãos, pés e extremidades dos dedos.

Atividades

12/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Perícia Papiloscópica, .


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais-, Carga horária: 40
Outras informações
Atuando como especialista em legislação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) na Secretaria de Ensino Superior (SESu). Representante do MEC na Comissão de Implantação da Universidade da Integração Latinoamericana (Unila) contribuindo na área de legislação e gestão pública de recursos humanos das IFES.

Atividades

01/2008 - 10/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Superior, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Implantação da Universidade Federal da Integração Latino-America (UNILA).

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, CENARGEN, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento de atividades relacionadas a prospecção de genes relacionados a resistência vegetal à pragas. Clonagem de genes, utilização de bactérias como sistema para expressão hetérologa de proteínas, purificação de macromoléculas.


Faculdade da Terra de Brasília, FTB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Monitor de Química Orgânica, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitor da disciplina de Química Orgânica ministrada para o curso de Ciências Biológicas- Licenciatura e Bacharelado. Desenvolvendo atividade de acompanhamento de alunos na execução de trabalhos práticos e teóricos; auxiliando o professor na correção de trabalhos, na elaboração e execução de aulas práticas e visitas técnicas.

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Monitor de Química Geral, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Desenvolvimento de atividades relacionadas ao acompanhamento de alunos na execução de trabalhos práticos e teóricos; auxílio ao professor na correção de trabalhos, na elaboração e execução de aulas práticas e visitas técnicas.



Linhas de pesquisa


1.
Novas Estratégias para a Revelação de Impressões Papilares
2.
Estudo dos Constituintes de Impressões Papilares Latentes


Projetos de pesquisa


2009 - 2010
Bioprospecção de metabólitos secundários vegetais defensivos agrícolas para o controle de nematóides visando a sustentabilidade ambiental
Descrição: Nematóides representam um problema para a agricultura mundial, com perdas anuais de milhões de dólares. Algumas metodologias utilizadas para o controle desses organismos são a rotação de culturas, o uso de variedades resistentes, o controle biológico e sobretudo os pesticidas sintéticos. Entretanto, esses pesticidas causam danos à saúde humana, ao meio ambiente e aos organismos não alvos, além de casos de desenvolvimento de resistência. Assim, a obtenção de métodos alternativos de controle mais eficazes e viáveis ecologicamente é de fundamental importância, visando a agricultura sustentável. Pesquisas em andamento no Cenargen/EMBRAPA, em processo de patenteamento, demonstraram resultados inovadores, como a atividade nematicida específica de uma substância vegetal, extraída de uma espécie da família Leguminosae. Dentro desse contexto, o objetivo desse projeto é prosseguir com a investigação de metabólitos secundários defensivos agrícolas específicos, promovendo o isolamento, a caracterização da atividade biológica contra nematóides e avaliação da especificidade, termoestabilidade e citotoxicidade, culminando com a criação de um banco de substâncias vegetais defensivas agrícolas no Cenargen/EMBRAPA. Para tanto, serão avaliados 400 extratos vegetais do Banco da Universidade de Brasília (UnB) e 300 substâncias puras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Esse projeto contará com o apoio dos laboratórios de Farmacognosia/UnB; Química/UFC; e dos Laboratórios da Embrapa: Interação Molecular Planta-Praga LIMPP/Cenargen, Espectrometria de Massa e Nematologi.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rafael Perseghini Del Sarto - Integrante / Maria Cristina Mattar da Silva - Integrante / Maria Fátima Grossi de Sá - Integrante / Thales Lima Rocha - Coordenador / Ariane Ferreira Lacerda - Integrante / Alexandre Augusto Pereira Firmino - Integrante / Tiago Siqueira - Integrante / Laila Salmen Espíndola - Integrante / Edilberto Rocha Silveira - Integrante / Rodrigo da Rocha Fragoso - Integrante / Regina Maria D. G. Carneiro - Integrante / José Elias de Paula - Integrante / Luciano Paulino Silva - Integrante / Carlos Bloch Jr - Integrante / Raul Laumann - Integrante / Beatriz Simas Magalhães - Integrante / Aulus E. A de D. Barbosa - Integrante / Mariana Laundry de Mesquita - Integrante / Nashira Campos Vieira - Integrante / Djair da Silva Lima e Souza - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Análise proteômica de meios de cultivo de embriões humanos para desenvolvimento de marcadores moleculares relacionados a viabilidade embrionária para fertilização in vitro
Descrição: Até o momento, a classificação e a seleção dos embriões para transferência têm se baseado tão somente em características morfológicas, como número de blastômeros, grau de fragmentação e simetria dos blastômeros, entre outras. O HLA-G é um tipo de molécula MHC classe I não-clássica produzida pelo embrião e por células do timo. Acredita-se que ele desempenhe um papel de importância do desenvolvimento da gestação, participando do complexo mecanismo de aceitação imunológica do embrião semi-alogênico pelo organismo materno. No país, kits imunocromatográficos que detectam as proteínas marcadoras de viabilidade embrionária não estão disponíveis no mercado. Para atender essa demanda por procedimento mais precisos e eficientes em práticas de reprodução assistida, assim como contribuir com a caracterização de embriões que poderiam ser usados em pesquisas com células-tronco a presente proposta visa desenvolver novos kits diagnósticos para detecção e qualificação dos embriões viáveis para a reprodução humana ou para uso em pesquisas com células-tronco..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2006
Estratégias Moleculares Aplicadas a Prospecçao de Genes visando o controle de insetos praga
Descrição: O presente projeto tem como objetivo a utilização de diferentes estratégias moleculares na prospecção de genes codificadores de moléculas protéicas mais efetivas para as pragas de importância econômica tais como as pragas de hábito endofítico do algodoeiro, Anthonomus grandis e Spodoptera frugiperda, as pragas de grãos de leguminosas tais como Zabrotes subfasciatus e Acanthoscelides.obtectus, de cereais como Rhizopertha dominica e do café como Hypothenemus hampei. A proposta visa ainda introduzir estes genes em plantas transgênicas para obtenção de cultivares resistentes a estas pragas. Além da identificação e da clonagem de genes, codificadores de fatores protéicos encontrados em sementes de leguminosas e em agentes microbianos, como o Bacillus thuringiensis (B.t.) e Streptomyces ssp, estão sendo utilizadas outras estratégias que incluem: -O uso de biblioteca combinatória de inibidores mutantes do tipo phage display para seleção de inibidores de proteinases melhorados, mais ativos e específicos para a praga alvo. - O uso de biblioteca combinatória de mutantes de inibidores de a-amilases construídas através da técnica de DNA shuffling para seleção de inibidores mutantes para as a amilases(s) da praga alvo. - O uso de biblioteca combinatória de toxinas Bt construída através das técnicas de DNA shuffling e phage display para seleção de toxinas mutantes para a praga alvo. - O uso da região-pró das proteinases como reguladoras das proteinases digestivas de insetos. - O uso de modelagem molecular no desenho de moléculas ativas contra enzimas digestivas através de estudos de interação enzima /inibidor.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Rafael Perseghini Del Sarto - Integrante / Edson Luiz Zangrando Figueira - Integrante / Maria Fátima Grossi de Sá - Coordenador / Marise Ventura Coutinho - Integrante / Octávio Luiz Franco - Integrante / Gustavo Ramos Oliveira - Integrante / Maria Cristina Mattar - Integrante / Simoni Campos Dias - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Bioquímica.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Microbiologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LACERDA, ARIANE FERREIRA2016LACERDA, ARIANE FERREIRA ; DEL SARTO, R. P. ; SILVA, MARILIA SANTOS ; DE VASCONCELOS, ERICO AUGUSTO ROSAS ; COELHO, ROBERTA RAMOS ; DOS SANTOS, VANESSA OLINTO ; GODOY, CLAUDIA VIEIRA ; SEIXAS, CLAUDINE DINALI SANTOS ; Silva, M. C. M. ; GROSSI-DE-SA, MARIA FATIMA . The recombinant pea defensin Drr230a is active against impacting soybean and cotton pathogenic fungi from the genera Fusarium, Colletotrichum and Phakopsora. 3 Biotech, v. 6, p. 1-10, 2016.

2.
REIS, A. S.2016REIS, A. S. ; RIBEIRO, M. B. ; DEL SARTO, R. P. ; Martins, A. M. A. . Molecular Events of Hepatitis C in Hepatocellular Carcinoma. Gastroenterology & Hepatology, v. 4, p. 108, 2016.

3.
CASTILO, A. L. P.2016CASTILO, A. L. P. ; Kelly Cristina Oliveira Jordão ; Ayeska Espeschit Maia ; del Sarto, Rafael Perseghini ; Martins, A. M. A. . Leptin Levels and its Relationship to Liver Dysfunctional Diseases and Hepatocellular Carcinoma. Journal of Gastroenterology, Pancreatology & Liver Disorders, v. 3, p. 3-7, 2016.

4.
OLAVO, J.2015OLAVO, J. ; MACHADO, A. R. ; DEL SARTO, R. P. ; Martins, A. M. A. . Characterization of Secondary Autoimmune Etiologies Related to Rheumatic Fever. Jacobs Journal of Allergy and Immunology, v. 2, p. 18, 2015.

5.
SILVA, MARIA CRISTINA MATTAR DA2013SILVA, MARIA CRISTINA MATTAR DA ; Grossi-de-Sa, M.F ; DEL SARTO, R. P. ; LUCENA, WAGNER ALEXANDRE ; RIGDEN, DANIEL JOHN ; TEIXEIRA, FABÍOLA RODRIGUES ; BEZERRA, CAROLINE DE ANDRADE ; ALBUQUERQUE, ÉRIKA VALÉRIA SALIBA . Employing in vitro directed molecular evolution for the selection of α-amylase variant inhibitors with activity toward cotton boll weevil enzyme. Journal of Biotechnology, v. 167, p. 377-385, 2013.

6.
Barbosa Pelegrini, Patrícia2011 Barbosa Pelegrini, Patrí ; del Sarto, Rafael Perseghini ; Silva, Osmar Nascimento ; Franco, Octávio Luiz ; Grossi-de-Sa, Maria Fátima . Antibacterial Peptides from Plants: What They Are and How They Probably Work. Biochemistry Research International, v. 2011, p. 1-9, 2011.

7.
Marra, Brener M.2009DEL SARTO, R. P.; Marra, Brener M. ; Souza, Djair S.L. ; Aguiar, João N. ; Firmino, Alexandre A.P. ; Silva, Francine B. ; Almeida, Charles D.S. ; Cares, Juvenil E. ; Continho, Marise V. ; Martins-de-Sa, Cezar . Protective effects of a cysteine proteinase propeptide expressed in transgenic soybean roots. Peptides (New York, N.Y. 1980), v. 30, p. 825-831, 2009.

8.
Monteiro, A.C.S.2008 Monteiro, A.C.S. ; Oliveira Neto, O. B. ; DEL SARTO, R. P. ; MAGALHAES, M. T. Q. ; LIMA, J. N. ; LACERDA, A. F. ; OLIVEIRA, R. S. ; SCHARFSTEIN, J. ; SILVA, M. C. M. ; VALENCIA, J. W. A. ; JIMENEZ, A. V. ; Grossi-de-Sá, M.F. . A recombinant form of chagasin from Trypanosoma cruzi: inhibitory activity on insect cysteine proteinases. Pest Management Science, v. 9999, p. 9998-9999, 2008.

9.
Magnólia A. Campos2008 DEL SARTO, R. P.; Magnólia A. Campos ; SILVA, M. S. ; MAGALHAES, C. P. ; RIBEIRO, S. G. ; VIEIRA, E. A. ; Grossi-de-Sá, M.F. . Expression in Escherichia coli, purification, refolding and antifungal activity of an osmotin from Solanum nigrum. Microbial Cell Factories, v. 7, p. 7, 2008.

10.
SILVA, M. C. M.2007SILVA, M. C. M. ; TEIXEIRA, F. R. ; Sarto, Rafael P.D. ; CRUZ, C. C. M. ; BEZERRA, I. C. ; Maranhão, A. Q. ; COUTINHO, M. V. ; Oliveira Neto, O. B. ; Cruz , J.C. M. ; ROCHA, T. L. ; Grossi-de-Sá, M.F. . Biblioteca combinatória de genes para inibidores de α-amilases: seleção de novos genes com potencial aplicação no controle de insetos-praga de armazenamento. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, v. 185, p. 1-29, 2007.

11.
Silva, F.B.2007 DEL SARTO, R. P.; Silva, F.B. ; Monteiro, A.C.S. ; Marra, B.M. ; FIGUEIRA, E. L. Z. ; FRANCO, O. L. ; ROCHA, T. L. ; Grossi-de-Sá, M.F. . Proregion of Acanthoscelides obtectus cysteine proteinase: A novel peptide with enhanced selectivity toward endogenous enzymes. Peptides (New York, N.Y. 1980), v. 28, p. 1292-1298, 2007.

12.
SILVA, M. C. M.2005SILVA, M. C. M. ; Brunetta, P. ; FIGUEIRA, E. L. Z. ; MAGALHAES, M. T. Q. ; Oliveira, G. R. ; RAMOS, H. B. ; DEL SARTO, R. P. ; Grossi-de-Sá, M.F. . Ecolução Molecular in vitro: Seleção de Moléculas Inseticida para Insetos-praga do Algodoreiro. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia), v. 99, p. 1, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Grossi-de-Sá, M.F. ; FIGUEIRA, E. L. Z. ; DEL SARTO, R. P. ; Oliveira Neto, O.B. ; Oliveira, G. R. ; Brunetta, P. ; SILVA, M. C. M. . Molecular evolution of alpha-amylase innhibitor: Screening for cotton boll weevil, Anthonomus grandis. In: 30 th Febs Congress - 9th IUBMB Conference, 2005, Budapeste. The FEBs Journal, 2005. v. 272. p. 511-511.

2.
FIGUEIRA, E. L. Z. ; Silva, F.B. ; Marra, B.M. ; DEL SARTO, R. P. ; Oliveira Neto, O.B. ; Batista, J. ; Grossi-de-Sá, M.F. . Proteinases propeptides effective to nematode and insect-pests. In: : 30th FEBS Congress and 9th IUBMB Conference, 2005, Budapeste. FEBS Journal, 2005. v. 272. p. 510-510.

3.
SILVA, M. C. M. ; TEIXEIRA, F. R. ; DEL SARTO, R. P. ; FIGUEIRA, E. L. Z. ; Maranhão, A. Q. ; Brígico, M.M. ; Grossi-de-Sá, M.F. . Evolução Molecular in vitro de inibidores de alfa-amilases e suas aplicações no controle de pragas. In: : I Workshop de Interação Molecular Planta-Praga, 2004, Brasília. . I Workshop de Interação Planta-Praga - Documento 123 - Embrapa Recursos Genéticos e Bioctenologia. Brasília : EMBRAPA. Brasília: EMBRAPA, 2004. v. 123.

4.
FIGUEIRA, E. L. Z. ; SILVA, M. C. M. ; DEL SARTO, R. P. ; Grossi-de-Sá, M.F. . DNA shuffling of alpha-amylase inhibitor: screening for cotton boll weevil alpha-amylase. In: V Ecuentro Latinoamericano y del Caribe de Biotecnologia Agrícola - REDBIO, 2004, Boca Chica. REDBIO, 2004. v. 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Abreu, Juliana Brelaz de ; Martins, A. M. A. ; DEL SARTO, R. P. . Revelação de Impressões Digitais Latentes em Superfícies Porosas Usando Revelador Fluorescente. In: 19o. Congresso de Iniciação Científica da UnB e 10o. Congresso de Iniciação Científica do DF, 2013, Brasília-DF. 19o. Congresso de Iniciação Científica da UnB e 10o. Congresso de Iniciação Científica do DF, 2013. p. 24-24.

2.
Abreu, Juliana Brelaz de ; Martins, A. M. A. ; DEL SARTO, R. P. . Fortalecimento da Impressão Digital como Evidência Criminal: Uma análise da freqüência de minúcias presentes nas impressões digitais da população acadêmica do UDF. In: 19o. Congresso de Iniciação Científica da UnB e 10o. Congresso de Iniciação Científica do DF, 2013, Brasília-DF. 19o. Congresso de Iniciação Científica da UnB e 10o. Congresso de Iniciação Científica do DF, 2013. p. 24-24.

3.
SILVA, M. C. M. ; DEL SARTO, R. P. ; TEIXEIRA, F. R. ; CRUZ, C. C. M. ; COUTINHO, M. V. ; Grossi-de-Sá, M.F. . Efficiency os shuffed alpha-amylase inhibitor in inhibit Anthonomus grandis alpha-amylase. In: XXXVI Reuniáo Anual da Sociedade Brasileira de Bioquimica e Biologia Molecular, 2007, Salvador. Anais da XXXVI SBBq, 2007. v. 2007.

4.
SILVA, M. C. M. ; CRUZ, C. C. M. ; TEIXEIRA, F. R. ; DEL SARTO, R. P. ; BEZERRA, I. C. ; COUTINHO, M. V. ; Grossi-de-Sá, M.F. . Insecticidal Activity of Shuffed Alpha-Amylase Inhibitors. In: XXXV Reunião Anual da SBBq, 2006, 2006, Águas de Lindóia. Anais da SBBq, 2006. v. 2006.

5.
DEL SARTO, R. P.. Seleção de Inibidores de alfa-amilases específicos para o controle do bicudo do algodoeiro. In: V Congresso Brasileiro do Algodão, 2005, Salvador. V Congresso Brasileiro do Algodão, 2005.

6.
DEL SARTO, R. P.; COSTA, M. F. ; SILVA, M. C. M. ; FIGUEIRA, E. L. Z. ; Grossi-de-Sá, M.F. ; SANTOS, D. . Use of Phage Display to Select OCI Mutants Against Cysteine Proteinase from Insect. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2005, Águas de Lindóia. XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2005.

7.
DEL SARTO, R. P.; COSTA, M. F. ; SILVA, M. C. M. ; FIGUEIRA, E. L. Z. ; TEIXEIRA, F. R. ; CRUZ, C. C. M. ; Maranhão, A. Q. ; Brígico, M.M. ; BEZERRA, I. C. ; Grossi-de-Sá, M.F. . Screening of Functional Insecticidal Molecules Using Combinatorial Library. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2005, Águas de Lindóia. XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2005.

8.
DEL SARTO, R. P.. Partial Purification of Cysteine Proteinases from the common bean weevil Acanthoscelides obtectus Say (Coleoptera:Bruchidae) and their inhibition by PCPAO Propeptide. In: XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004, Gramado. XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004.

9.
DEL SARTO, R. P.; Grossi-de-Sá, M.F. ; SILVA, M. C. M. ; COUTINHO, M. V. ; FIGUEIRA, E. L. Z. . Screening of shuffled alpha-amylase inhibitors to cotton boll weevil alpha-amylases. In: Society for Invertebrate 37th Annual Meeting, 2004, Helsinki. SIP, 2004, 2004. p. MC18.

10.
DEL SARTO, R. P.; Grossi-de-Sá, M.F. ; SILVA, M. C. M. ; FIGUEIRA, E. L. Z. ; Brígico, M.M. ; Maranhão, A. Q. . Selection for Novel alpha-Amylase Inhibitors Activities Against Cotton Boll Weevil (Anthonomus grandis) by Phage Display. In: XXXIII Reunião Anual da SBBq, 2004, Caxambu- MG. Anais da XXXIII Reunião Anual da SBBq, 2004. v. E-80.

11.
DEL SARTO, R. P.; COSTA, M. F. ; TEIXEIRA, F. R. ; FIGUEIRA, E. L. Z. ; SILVA, M. C. M. ; Grossi-de-Sá, M.F. . . Seleção de inibidores de alfa-amilase contra alfa-amilase do bicudo do algodoeiro (Anthonomus grandis- Boheman). In: IX Talento Estudantil da Embrapa, 2004, Brasília. Anais IX Talento Estudantil da Embrapa, 2004. v. 2004.

12.
DEL SARTO, R. P.; Oliveira Neto, O.B. ; Paes, N.S. ; Scharfstein, J. ; Aragão, F.J.L. ; Grossi-de-Sá, M.F. ; Monteiro, A.C.S. . Chagasin as a factor of resistance in the control of insect pests. In: XXXII Reunião Anual da SBBq, 2003, Caxambu. XXXII Reunião Anual da SBBq, 2003. v. 01. p. 33-33.

13.
DEL SARTO, R. P.; Silva, F.B. ; Batista, J. ; Monteiro, A.C.S. ; Paes, N.S. ; Oliveira Neto, O.B. ; Grossi-de-Sá, M.F. . The use of proregion of cysteine proteinase from Acanthoscelides obtectus as factor resistance to control insect-pests. In: XXXII Reunião Anual da SBBq, 2003, Caxambu. XXXII Reunião Anual da SBBq, 2003.

14.
DEL SARTO, R. P.; Grossi-de-Sá, M.F. ; Silva, F.B. . The use of proregion of proteinases in the nematode control. In: XXXII Reunião Annual da SBBq, 2003, Caxambu-MG. Anais XXXII Reunião Annual da SBBq, 2003. v. S-20. p. 234-234.

15.
DEL SARTO, R. P.; Grossi-de-Sá, M.F. ; Silva, F.B. ; Monteiro, A.C.S. ; COSTA, M. F. ; Batista, J. ; Paes, N.S. . The potential use of proregion of cysteine proteinase from Acanthoscelides obtectus (Coleoptera, Bruchid) as factor resistance to control insect-pests. In: 49º Congresso Brasileiro de Genética, 2003, Águas de Lindóia-SP. Anais do 49º Congresso Brasileiro de Genética, 2003.

16.
DEL SARTO, R. P.; Monteiro, A.C.S. ; Grossi-de-Sá, M.F. ; Paes, N.S. ; Oliveira Neto, O.B. ; Scharfstein, J. ; COSTA, M. F. ; Osório, R. S. . Use of chagasin, a trypanosome cruzi inhibitor of cystein proteinase to produce insect-resistance transgenic plants. In: 49º Congresso Brasileiro de Genética, 2003, Águas de Lindóia-SP. In:49º Congresso Brasileiro de Genética, 2003.

17.
DEL SARTO, R. P.; Grossi-de-Sá, M.F. ; Silva, F.B. ; Paes, N.S. ; Oliveira Neto, O.B. ; Monteiro, A.C.S. ; Marra, B.M. . Expressões da região pro da proteinase cisteínica CPAO de Acanthoscelídes obtectus e análise da atividade inibitória sobre a proteína cognata (Expression of the PRO region of CPAO cysteine proteinase from Acanthoscelides obtectus and analysis of its inhibitory activity over thee cognate protein). In: VIII Talento Estudantil, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2003, Brasília-DF. In:VIII Talento Estudantil, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
DEL SARTO, R. P.. Seleção de Inibidores de a-amilase contra o bicudo do algodoeiro (Anthonomus grandis) através de phage display. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
Grossi-de-Sá, M.F. ; SILVA, M. C. M. ; DEL SARTO, R. P. ; ROCHA, T. L. . MUTANTES DE INIBIDORES DE ALFA AMILASES ISOLADOS DE Phaseolus vulgaris COM PROPRIEDADES DE CONTROLAR INSETOS-PRAGA, COMPOSIÇÕES CONTENDO TAIS MUTANTES E MÉTODO DE UTILIZAÇÃO DOS MESMOS. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
DEL SARTO, R. P.; PAULINO, M. A. ; SOARES, H. F. ; BARROS, R. M. ; VIEIRA, P. R. ; SANTOS, J. J. ; ALEXANDRE, E. ; GUSSO, R. . perícia papiloscópica em local de crime e em laboratório-1ª Edição. 2014. .

2.
DEL SARTO, R. P.; SOARES, H. F. ; BARROS, R. M. ; VIEIRA, P. R. ; SANTOS, J. J. ; ALEXANDRE, E. ; SILVA, J. C. M. E. . Curso de Perícia Papiloscópica em Local de Crime e em Laboratório ? 2ª Edição. 2014. .



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 Grossi-de-Sá, M.F. ; SILVA, M. C. M. ; DEL SARTO, R. P. ; ROCHA, T. L. . MUTANTES DE INIBIDORES DE ALFA AMILASES ISOLADOS DE Phaseolus vulgaris COM PROPRIEDADES DE CONTROLAR INSETOS-PRAGA, COMPOSIÇÕES CONTENDO TAIS MUTANTES E MÉTODO DE UTILIZAÇÃO DOS MESMOS. 2011, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: 0000221003074370, título: "MUTANTES DE INIBIDORES DE ALFA AMILASES ISOLADOS DE Phaseolus vulgaris COM PROPRIEDADES DE CONTROLAR INSETOS-PRAGA, COMPOSIÇÕES CONTENDO TAIS MUTANTES E MÉTODO DE UTILIZAÇÃO DOS MESMOS" . Depósito: 29/04/2011; Concessão: 08/06/2011. Instituição(ões) financiadora(s): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KUCHELHAUS, S. A. S.; MODELLI, M. E. S.; DEL SARTO, R. P.; GODOY, J. R. P.. Participação em banca de Lara Rosana Vieira Silva. DETERMINAÇÃO DE VARIAÇÕES MORFOMÉTRICAS EM IMPRESSÕES DIGITAIS DE IDOSOS: ESTUDO LONGITUDINAL RETROSPECTIVO. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

2.
KUCHELHAUS, S. A. S.; GODOY, J. R. P.; DEL SARTO, R. P.; BORGES, T. K.. Participação em banca de Bruna Ester F. Farias. Produção e caracterização de nanopartículas de prata estabilizadas com polissacarídeos da goma do cajueiro: Perspectivas na papiloscopia forense. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

3.
STEFANI, V.; DEL SARTO, R. P.; MARTINS, J. E. D.; SCHREKKER, H. S.; CORBELLINI, V. A.; MERLO, A. A.. Participação em banca de THAYSE CAMPOS MILESKI. APLICAÇÃO DE CORANTES BENZAZÓLICOS FLUORESCENTES POR ESIPT PARA A REVELAÇÃO DE MANCHAS DE SANGUE EM CENAS DE CRIME. 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
KUCHELHAUS, S. A. S.; ROMEIRO, L. A. S.; DEL SARTO, R. P.. Participação em banca de Leila Lopes Mizokami. Estudo morfológico comparativo das superfícies epidérmica e dérmica: perspectivas na identificação necropapiloscópica. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Sarto, Rafael P.D.. Ciência, Cultura e Cidadania- 19o. Congresso de Iniciação Científica da UNB e 10o. Congresso de Iniciação Científica do DF. 2013. Universidade de Brasília.

2.
DEL SARTO, R. P.; Vitorino Cardoso. III SEBRAPP - Seminário Brasileiro de Perícia Papiloscopica. 2011. Polícia Civil do Distrito Federal.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Congresso Brasileiro de Algodão. Seleção de inibidores de a-amilases específicos para o controle do bicudo do algodoeiro. 2005. (Congresso).

2.
49º Congresso Nacional de Genética. 2003. (Congresso).

3.
54º Congresso Nacional de Botânica. Levantamento Florístico do campus II das Faculdades da Terra de Brasília. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Layra Thais Brandão Viana. FORTALECIMENTO DA IMPRESSÃO DIGITAL COMO EVIDÊNCIA CRIMINAL: UMA ANÁLISE DA FREQUÊNCIA DE MINÚCIAS PRESENTES NAS IMPRESSÕES DIGITAIS DA POPULAÇÃO ACADÊMICA DO UDF. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - UDF Centro Universitário. (Orientador).

2.
Camilla Valle de Paula. UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DO EMPOAMENTO PARA DETERMINAÇÃO DA LIMPEZA DE SUPERFÍCIES CONTENDO IMPRESSÕES PAPILARES. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - UDF Centro Universitário. (Orientador).

3.
Murilo Lira Souza. IDENTIFICAÇÃO DE ENTEROBACTÉRIAS POTENCIALMENTE UROPATOGÊNICAS PRESENTES EM SUPERFÍCIES DE BANHEIROS FEMININOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - UDF Centro Universitário. (Orientador).

4.
Stephany Cruz Magalhães. ANÁLISE RETROSPECTIVA DA PERÍCIA PAPILOSCÓPICA NO DISTRITO FEDERAL. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - UDF Centro Universitário. (Orientador).

5.
Samuel Caitano Paz. Purificação de Compostos Antimicrobianos Extraídos de Folhas de Amora. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UDF Centro Universitário. (Orientador).

6.
Rafael Araújo Fernandes. ANÁLISE PRELIMINAR IN SILICO DE PROTÉINAS VIRAIS DO AGENTE ETIOLÓGICO DA FEBRE AFTOSA: UMA ABORDAGEM VISANDO O DESENVOLVIMENTO DE TESTE RÁPIDO. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - UDF Centro Universitário. (Orientador).

7.
Karen Cristina Guedes Pereira. ASPECTOS MORFOFUNCIONAIS DO OUVIDO ABSOLUTO. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - UDF Centro Universitário. (Orientador).

8.
Luciana Vieira Rodrigues. OCORRÊNCIA DE MICRORGANISMOS RESISTENTES EM INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO DE MULHERES ADULTAS. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UDF Centro Universitário. (Orientador).

Iniciação científica
1.
QUITÉRIA LUCIMAR GOMES ARAÚJO SOUTO MAIOR. Fortalecimento da Impressão Digital como Evidência Criminal: Uma análise da freqüência de minúcias presentes nas impressões digitais da população acadêmica do UDF. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - UDF Centro Universitário, Centro Universitário UDF. (Orientador).

2.
Camilla dos Santos Mota Luck. Desenvolvimento de Biosensor para a Avaliação da Viabilidade Embrionária em Procedimentos de Fertilização in vitro (FIV) humana. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - UDF Centro Universitário, Centro Universitário UDF. (Orientador).

3.
Juliana Brelaz de Abreu. Revelação de impressões digitais latentes em superfícies porosas usando revelador fluorescente. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - UDF Centro Universitário. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lidiane Resende Reis. Avarias e interferências na coleta de impressões latentes causadas pela inobservância na execução dos procedimentos de isolamento e conservação do local de crime.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E QUÍMICA FORENSE) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rafael Perseghini Del Sarto.

2.
Rafaela Santos de Souza. Revelação de impressões papilares em superfícies não porosas. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOCIÊNCIAS FORENSES) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rafael Perseghini Del Sarto.

3.
Ana Carolina Borges Sávio. Análise química de impressões digitais para detecção de drogas de abuso. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E QUÍMICA FORENSE) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rafael Perseghini Del Sarto.

4.
Naiguel Pereira de Sousa. Perfil de secreção de substâncias e sua presença nas impressões papilares. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E QUÍMICA FORENSE) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rafael Perseghini Del Sarto.

5.
José Maria Pereira de Oliveira. MÉTODOS DE REVELAÇÃO DE IMPRESSÕES DIGITAIS LATENTES EM CARTUCHOS E ARMAS DE FOGO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E QUÍMICA FORENSE) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rafael Perseghini Del Sarto.

6.
Kamilla Amaral David Rocha. Revelação de impressões digitais latentes: nanotecnologia na prática forense. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E QUÍMICA FORENSE) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rafael Perseghini Del Sarto.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 5:56:41