Matheus Lemos de Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8131641642043083
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Administração, atualmente é professor da Faculdade de Administração Milton Campos (MG). Possui experiência em consultoria, planejamento estratégico e pesquisa de marketing. É sócio-fundador do Instituto Olhar - Pesquisa e Informação Estratégica Ltda. Área de Concentração: Marketing, Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado. Participou em centenas de projetos de pesquisa de mercado e de opinião pública. É pesquisador, membro do GEMACONS - Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Matheus Lemos de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, M. L.;LEMOS DE ANDRADE, MATHEUS

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Olhar.
Rua Oscar Trompowsky - 75
Gutierrez
30441055 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34890000
Ramal: 06
Fax: (31) 34890002
URL da Homepage: www.institutoolhar.com.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Administração.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PPGA-PUC MINAS, Brasil.
Título: Modelo Cognitivo-Comportamental de Compra de Falsificados e a Tipologia dos Consumidores Belorizontinos, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Ramon Silva Leite.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor; Produtos Falsificados; Teoria do Comportamento Planejado; Ética no Marketing; Ética do Consumidor; Valores Pessoais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MARKETING.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Comportamento do Consumidor.
2004 - 2006
Mestrado em Administração.
Faculdade de Ciencias Humanas de Pedro Leopoldo, FAPEL, Brasil.
Título: Envolvimento do Consumidor: Um estudo sobre seus efeitos no processo de decisão de compra,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Mauro Calixta Tavares.
Bolsista do(a): Faculdade de Ciencias Humanas de Pedro Leopoldo, FPL, Brasil.
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor; Marketing; Envolvimento.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MARKETING.
1999 - 2002
Graduação em Administração com Habilitação em Marketing.
Faculdade Promove, FP, Brasil.
Título: Marketing de Serviços - Uma ferramenta para encantar os clientes.
Orientador: Prof. João Batista Correia.




Formação Complementar


2018 - 2018
Especialista em Produção de Conteúdo. (Carga horária: 3h).
Universidade Rock Content, URC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Grupos Focais - MQ - FAFICH. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Cultura e Consumo PPGA PUC Minas. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2014 - 2014
Teorias da Estratégia PPGA Puc Minas. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2014 - 2014
Tópicos Especiais em Marketing: Marketing de Relac. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Olhar, IO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Sócio-diretor, Enquadramento Funcional: Diretor de negócios, Carga horária: 40

Atividades

03/2003 - Atual
Direção e administração, Instituto Olhar - Pesquisa e Informação Estratégica, .

Cargo ou função
Diretor de Negócios - captação de clientes, planejamento, coordenação, análise e apresentação de pesquisas mercadológicas e eleitorais..
03/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Olhar - Pesquisa e Informação Estratégica, .

03/2003 - Atual
Treinamentos ministrados , Instituto Olhar - Pesquisa e Informação Estratégica, .

Treinamentos ministrados
Treinamento de entrevistadores, recrutadores e moderadores para pesquisa de opinião.

Faculdade de Administração Milton Campos, CEFOS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de disciplinas do campo de Marketing e Metodologias de Pesquisa; Membro da Comissão Permanente de Avaliação (CPA); Supervisor do Núcleo de Pesquisa e Produção Acadêmica (NUPPA); Coordenador do Setor de Estágios

Atividades

06/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Avaliação, .

Cargo ou função
Membro da CPA.
02/2010 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica
Administração de Varejo

Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 6
Outras informações
Professor de Comportamento do Consumidor e Gerência de Vendas


Faculdade Estacio de Sá de Belo Horizonte, FES-BH, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor Acadêmico, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 8

Atividades

02/2004 - 07/2006
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Completares IV - Planejamento Estratégico
Pesquisa de Marketing
Administração de Sistemas de Informação
Comportamento do Consumidor e Segmentação de Mercado
Administração Mercadológica I e II

Faculdades Arnaldo Janssen, FAJANSSEN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Professor Acadêmico, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 6

Atividades

08/2006 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Mercadológica
Pesquisa de Marketing
Práticas II - Treinamento em Marketing
Administração Mercadológica II
Marketing em Ambientes Tecnológicos
Marketing de Relacionamento
Comportamento do Consumidor

Faculdades Promove de Belo Horizonte, FPBH, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Acadêmico, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 4
Outras informações
Professor orientador de trabalhos de conclusão de curso

Atividades

02/2005 - 08/2005
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Mercadológica


Linhas de pesquisa


1.
Pesquisas de mercado
2.
Pesquisas de satisfação
3.
Pesquisas de clima organizacional
4.
Pesquisas sobre políticas e administração pública
5.
Pesquisas eleitorais


Projetos de extensão


2012 - 2012
Oficina de pesquisa: Nível de satisfação em relação à lanchonete da Faculdade Milton Campos
Descrição: Coordenou trabalho extra-classe, junto aos alunos da disciplina de metodologia de pesquisa, para avaliar o nível de satisfação dos clientes da lanchonete da Faculdade Milton Campos. Tal atividade foi contabilizada nas horas complementares de formação dos alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) .
Integrantes: Matheus Lemos de Andrade - Coordenador.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista Economia & Gestão
2018 - Atual
Periódico: ReA UFSM


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MARKETING.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MARKETING/Especialidade: Pesquisa de Mercado.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3LUNA BATINGA, GEORGIANA2017LUNA BATINGA, GEORGIANA ; LEMOS DE ANDRADE, MATHEUS ; REZENDE PINTO, MARCELO ; ÁSSIMO DE MEDEIROS, BRUNO . Esses Homens Maravilhosos e suas Máquinas -Voadoras-: Um Estudo Exploratório sobre uma Comunidade de Amantes do Opala. Revista ADM.MADE, v. 20, p. 41-55, 2017.

2.
2ANDRADE, M. L.2017ANDRADE, M. L.; PINTO, MARCELO DE REZENDE ; LEITE, RAMON SILVA ; BATINGA, G. L. ; JOAQUIM, ADRIANO DE MENDONÇA . O CONSUMO SIMBÓLICO E O ESPÍRITO HEDÔNICO DO CONSUMIDOR MODERNO DE IOGURTES. PENSAMENTO & REALIDADE, v. 32, p. 24-43, 2017.

3.
1ANDRADE, M. L.2017 ANDRADE, M. L.; LEITE, RAMON SILVA ; PINTO, MARCELO DE REZENDE ; BATINGA, G. L. . A MIOPIA PARADIGMÁTICA E OS JOGOS DA VERDADE NAS PESQUISAS DE MARKETING. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 16, p. 383-395, 2017.

4.
5CARMO, L. A. M.2016CARMO, L. A. M. ; MESQUITA, M. C. ; JOAQUIM, ADRIANO DE MENDONÇA ; ANDRADE, M. L. . MÃES DE SHOPPING: a representação da figura materna nas campanhas publicitárias do Dia das Mães. Revista ADM.MADE, v. 20, p. 62-74, 2016.

5.
4LEITE, RAMON SILVA2015 LEITE, RAMON SILVA ; PINTO, MARCELO DE REZENDE ; TEIXEIRA, DALTON JORGE ; JOAQUIM, ADRIANO DE MENDONÇA ; ANDRADE, M. L. . 'MOCINHO' OU 'BANDIDO'?: O MARKETING E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE NO 'FIO DA NAVALHA'. Revista Economia & Gestão, v. 15, p. 251-275-251, 2015.

6.
7ANDRADE, M. L.;LEMOS DE ANDRADE, MATHEUS2013 ANDRADE, M. L.. O Comércio Eletrônico e o Comportamento de Compra dos Consumidores Finais. Revista Eletrônica de Gestão (Administração e Ciências Contábeis), v. 10, p. 1-20, 2013.

7.
6ANDRADE, M. L.;LEMOS DE ANDRADE, MATHEUS2008 ANDRADE, M. L.; FERNANDO GILBERTI . ENVOLVIMENTO E PERCEPÇÃO DE DIFERENÇAS ENTRE MARCAS: UM ESTUDO DESCRITIVO SOBRE OS CONSUMIDORES FINAIS. R2A - Revista de Administração Arnaldo - Faculdade de Ciências Gerenciais Padre Arnaldo Janssen, v. 1, p. 48-61, 2008.

8.
8FERNANDO GILBERTI2007FERNANDO GILBERTI ; ANDRADE, M. L. ; ESTER JEUNON . INFLUENCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NA REPETIÇÃO DE COMPRA DOS CLIENTES DE TELEFONIA MÓVEL EM BELO HORIZONTE. REVISTA GESTÃO & TECNOLOGIA, v. 8, p. 183-206, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
ANDRADE, M. L.; LEITE, RAMON SILVA ; Oliveira, Silvia Salvador . FALSIFICADO SIM, MAS DE CORAÇÃO! UMA INVESTIGAÇÃO INTERPRETATIVA SOBRE O ATO DE PRESENTEAR COM PRODUTOS FALSIFICADOS. Cultura e Consumo no Brasil: estado atual e novas perspectivas. 1ed.Belo Horizonte: PUC Minas, 2018, v. 1, p. 150-179.

2.
PINTO, MARCELO DE REZENDE ; LEITE, RAMON SILVA ; ANDRADE, M. L. ; JOAQUIM, ADRIANO DE MENDONÇA . Perfis de idosos quanto ao bem-estar ao comprar em shopping centers. In: Claudio Felisone de Angelo; Jose Augusto Giesbrecht da Silveira. (Org.). Varejo Competitivo Volume 20. 1ed.São Paulo: Saint Paul, 2016, v. 20, p. 75-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REZENDE PINTO, MARCELO ; ANDRADE, M. L. ; BATINGA, G. L. ; LEITE, RAMON SILVA . Brand Communities and their Relationships with Engagement, Reactance and Intentions: a Study with old car clubs. In: TMS ALGARVE 2018 - Tourism & Management Studies International Conference, 2018, Algarve - Portugal. TMS ALGARVE 2018, 2018.

2.
ANDRADE, M. L.; LEITE, RAMON SILVA . TEORIA DOS VALORES PESSOAIS EM MARKETING: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE AS PUBLICAÇÕES NACIONAIS. In: Encontro Nacional da Associação do Programas de Pós Graduação em Administração (EnANPAD 2017), 2017, São Paulo. Anais do EnANPAD 2017, 2017.

3.
ANDRADE, M. L.; LEITE, RAMON SILVA ; DINIZ, W. V. ; COSTA, K. C. ; IBRAHIM, S. T. C. A. . PROCESSOS AXIOLÓGICOS: Proposta de (Re)Integração das Teorias Sobre Ética e Valores Pessoais. In: XX SEMEAD Seminários em Administração, 2017, São Paulo. XX SEMEAD - Anais, 2017.

4.
BATINGA, G. L. ; ANDRADE, M. L. ; PINTO, MARCELO DE REZENDE . Esses Homens Maravilhosos e suas Máquinas ?Voadoras?: Um Estudo Exploratório sobre uma Comunidade de Amantes do Opala. In: IV Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo II Encontro Latino-Americano de Estudos do Consumo, 2016, Niterói-RJ. IV Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo II Encontro Latino-Americano de Estudos do Consumo, 2016.

5.
ANDRADE, M. L.; BATINGA, G. L. ; LEITE, RAMON SILVA ; PINTO, MARCELO DE REZENDE . A MIOPIA PARADIGMÁTICA E OS JOGOS DA VERDADE NAS PESQUISAS DE MARKETING. In: XIX SEMEAD Seminários em Administração, 2016, São Paulo. XIX SEMEAD Seminários em Administração, 2016. p. 1-15.

6.
PINTO, MARCELO DE REZENDE ; LEITE, RAMON SILVA ; JOAQUIM, ADRIANO DE MENDONÇA ; ANDRADE, M. L. . O Bem-estar ao Comprar no Contexto dos Shopping Centers: Um Estudo com Idosos. In: XXXIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPAD, 2015, BELO HORIZONTE. XXXIX EnANPAD 2015, 2015.

7.
ANDRADE, M. L.. O CONSUMO SIMBÓLICO E O ESPÍRITO DO CONSUMIDOR MODERNO DE IOGURTES. In: XVIII SemeAd - SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO - FEA-USP, 2015, SÃO PAULO. XVIII SemeAd - SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO - FEA-USP, 2015.

8.
PINTO, MARCELO DE REZENDE ; LEITE, RAMON SILVA ; ANDRADE, M. L. ; JOAQUIM, ADRIANO DE MENDONÇA . Iguais, mas nem tanto!...? ? Perfis de Idosos Quanto ao Bem-estar ao Comprar em Shopping Centers. In: 9TH IBEROAMERICAN ACADEMY OF MANAGEMENT CONFERENCE, 2015, SANTIAGO. IAM IBEROAMERICAN ACADEMY OF MANAGEMENT CONFERENCE 2015, 2015.

9.
PINTO, MARCELO DE REZENDE ; BATINGA, G. L. ; JOAQUIM, ADRIANO DE MENDONÇA ; ANDRADE, M. L. ; FREITAS, R. C. . Estórias, Narrativas e a Vida Ordinária de Cada Dia: o Que os Pesquisadores do Consumo Têm a Ganhar com Essa Aproximação?. In: V Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (ANPAD), 2015, Salvador. V Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, M. L.. DESCOMPLICANDO A PESQUISA QUANTITATIVA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANDRADE, M. L.. Ciclo de Formação Profissional da Faculdade de Ciências Gerenciais Padre Arnaldo Janssen. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ANDRADE, M. L.; ESTER JEUNON . INVOLVEMENT AND THE DIFERENCES AMONG BRANDS: A STUDY ABOUT CARS, CLOTHES AND SOAP. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ANDRADE, M. L.. Pesquisa de Mercado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ANDRADE, M. L.. Pesquisa qualitativa com eleitores de Poços de Calda - MG. 2012.

2.
ANDRADE, M. L.. Pesquisa Qualitativa sobre religião e comportamento sexual e reprodutivo, de jovens e adolescentes, em Belo Horizonte (MG). 2012.

3.
ANDRADE, M. L.. Evasão escolar entre adolescentes de Belo Horizonte e Distrito Federal. 2012.

4.
ANDRADE, M. L.. Pesquisa em Economia da Saúde EQ5D/EuroQol. 2011.

5.
ANDRADE, M. L.. Pesquisa de Avaliação da Imagem da PETROBRAS. 2011.

6.
ANDRADE, M. L.. Pesquisa para avaliação do Programa Minas Sem Fome. 2010.

7.
ANDRADE, M. L.. Pesquisa para avaliação de demanda e análise de viabilidade econômico-financeira para implantação de um mercado de flores e plantas ornamentais na CEASAMINAS. 2010.

8.
ANDRADE, M. L.. Pesquisa de percepção e satisfação dos servidores públicos sobre a corrupção e interesse público, no Brasil. 2010.

9.
ANDRADE, M. L.. Pesquisa de Avaliação do Programa Viva Vida. 2010.

10.
ANDRADE, M. L.. Pesquisa de avaliação do portfólio de serviços, imagem percebida e levantamento de expectativas em relação à Federação das UNIMED`S de MG. 2010.

11.
ANDRADE, M. L.. Pesquisa de avaliação dos hábitos de consumo em bares e restaurantes de região do Santa Efigênia (BH-MG). 2010.

12.
ANDRADE, M. L.. Censo com os funcionários públicos da Prefeitura Municipal de Betim. 2009.

13.
ANDRADE, M. L.. Pesquisa 'Análise dos Fatores Condicionantes da Saúde da População por Áreas Delimitadas e Formulação de Propostas de Intervenção. Saúde Urbana.. 2009.

14.
ANDRADE, M. L.. Avaliação do índice de satisfação dos contadores/contabilistas e contribuintes do Estado de Minas Gerais. 2009.

15.
ANDRADE, M. L.. Pesquisa de Satisfação do Atendimento Policial em Minas Gerais. 2008.

16.
ANDRADE, M. L.. Pesquisa de Medo e Percepção de Segurança em Minas Gerais. 2008.

17.
ANDRADE, M. L.. Pesquisa de Preços para a Ótica Centro Visão. 2008.

18.
ANDRADE, M. L.. Pesquisa de Vitimização na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRADE, M. L.. Laddering em Pesquisas de Marketing. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ANDRADE, M. L.. DESCOMPLICANDO AS PESQUISAS QUANTITATIVAS. 2017. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MONTEIRO, PLÍNIO RAFAEL REIS; ANDRADE, M. L.. Participação em banca de LÍLIAN VASCONCELOS. A PERSONALIDADE DAS MARCAS PRÓPRIAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA SEGUNDA A TÉCNICA DE PERSONIFICAÇÃO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, MA; ALBUQUERQUE, FA; ANDRADE, M. L.. Participação em banca de RENATA DE FÁTIMA DUARTE CAMPOS.ESTUDO DE VIABILIDADE PARA ABERTURA DE UMA CONFEITARIA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE/MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO MILTON CAMPOS.

2.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de BRUNO HENRIQUE DOS SANTOS.PLANO DE NEGÓCIOS PARA INSTALAÇÃO DE UMA VIDRAÇARIA NO MUNICÍPIO DE NOVA LIMA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO MILTON CAMPOS.

3.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de PEDRO DELFINO BATTISTUZZI.ANÁLISE DO COMPOSTO PROMOCIONAL COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NO SETOR DE EVENTOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO MILTON CAMPOS.

4.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de GUILHERME CARLOS RIBEIRO DUARTE.MARKETING DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE CORPORATIVO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA INTER ADUANEIRO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO MILTON CAMPOS.

5.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de KARLA SINOELE MOREIRA.A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO PDCA NO GERENCIAMENTO DO PROCESSO CONTAS A RECEBER: UM ESTUDO NO HOSPITAL DE OLHOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO MILTON CAMPOS.

6.
JOAQUIM, ADRIANO DE MENDONÇA; ANDRADE, M. L.; BATINGA, G. L.. Participação em banca de FABIANA GONÇALVES MEIRA SILVA.Experiência de Consumo em praças de alimentação de shoppings por idosos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração Milton Campos.

7.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de MARINA CRISTINA LUZIANO DE OLIVEIRA.FERRAMENTAS DE QUALIDADE: USO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA NO HOSPITAL X. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO MILTON CAMPOS.

8.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de RODRIGO FERREIRA GONÇALVES.SEGMENTAÇÃO DE MERCADO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos.

9.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de BEATRIZ FERNANDES DOS REIS.Governança Coorporativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos.

10.
JOAQUIM, ADRIANO DE MENDONÇA; ANDRADE, M. L.. Participação em banca de ALEXANDRE AMARAL ROCHA.MARKETING ESPORTIVO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração Milton Campos.

11.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Lorraine Carolina Pinto.Treinamento "On the Job" nas empresas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos.

12.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Cassia Herminia Henrique Marques.Recrutamento e Seleção de Pessoas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos.

13.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Bernardo Silviano Brandão.Direcionamento das estratégias organizacionais sob a égide da vantagem competitiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos.

14.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Guilherme Furtado Machado.Plano de Negócios para um restaurante de tapas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos.

15.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Tharlley Hiltalo Brito Ferreira.Análise mercadológica do Ponteio Lar Shopping - Percepção do público frente a concorrencia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos.

16.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Lillian Vanessa Marques Castanha.A importancia do marketing ecológico na decisão de compra do consumidor da empresa Natura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos.

17.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Isabel Alves de Lima.A satisfação dos clientes no período pós-fusão - Caso do Banco Itaú-Unibanco. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos.

18.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Alessandro Ataíde.Conquista e fidelização dos clientes com o uso do marketing de relacionamento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Arnaldo Janssen.

19.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Clarice Guimarães Berbari.A aplicação do marketing de serviço em pequenas empresas: um estudo na Ábaco. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Arnaldo Janssen.

20.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Marlon Carlson de Queiroz Andrade.Marketing de Relacionamento: um estudo sobre o mercado frio da AMBEV. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Arnaldo Janssen.

21.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Michelle Cristina Pereira dos Santos.Marketing Cultural. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Arnaldo Janssen.

22.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Eliane Alves Pinheiro Cruz.Planejamento Estratégico: Centro de Formação de Condutores Jardim América. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Arnaldo Janssen.

23.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Leidiane de Paula.O estudo de caso de uma empresa de vendas sob o ponto de vista do planejamento estratégico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Arnaldo Janssen.

24.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Pollyana Marcucci Arriel Cavalcante Peixoto.A percepção de qualidade em relação aos serviços prestados pelo restaurante e pizzaria Dona Nicole Vianna. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Arnaldo Janssen.

25.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Thiago Silva Pedrosa.Análise da percepção das expectativas e Satisfação dos Torcedores do Clube Atlético Mineiro em Relação ao Ano do seu Centenário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Arnaldo Janssen.

26.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Bruno Rodrigo Campos.Análise do Nível de Satisfação dos Clientes da Lubripeças Ltda.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Arnaldo Janssen.

27.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Cristiane Alves Gomes Almeida.Avaliação mercadológica da marca Elaborare na perspectiva do mercado consumidor. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Arnaldo Janssen.

28.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Fernanda Nunes Reis.Gestão Estratégica da Comunicação Mercadológica: um estudo da empresa Prodap. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Arnaldo Janssen.

29.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Juliana Alves dos Santos.Gestão de Vendas: a importância da imagem pessoal através do modelo dos "Deuses" da administração. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Arnaldo Janssen.

30.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Mary Lima de Oliveira.Comportamento do Consumidor: um estudo do bairro Caiçara. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Arnaldo Janssen.

31.
ANDRADE, M. L.. Participação em banca de Wellington Alves Silva.Gestão da marca Banco Mercantil do Brasil: a percepção do público correntista e usuário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Arnaldo Janssen.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conceitos Básicos Sobre Startups e Organizações Exponenciais. 2017. (Outra).

2.
Startup NUCONT. 2017. (Outra).

3.
Ciclo de Conferências - Olhares Transdisciplinares - Complexidade e Pesquisa Transdisciplinar. 2015. (Seminário).

4.
IX SEMANA MILTON CAMPOS. 2015. (Outra).

5.
MINICURSO DE ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIO - PPGA PUC MINAS. 2015. (Outra).

6.
CURSO DE CAPACITAÇÃO DO CORPO DOCENTE. 2014. (Outra).

7.
XI CONGRESSO ONLINE DE ADMINISTRAÇÃO (CONVIBRA). O COMÉRCIO ELETRÔNICO E O COMPORTAMENTO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES FINAIS. 2014. (Congresso).

8.
A IMPORTANCIA DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETENCIAS. 2013. (Outra).

9.
Utilização do Curriculo Lattes como Ferramenta de Gestão da Carreira Docente. 2013. (Outra).

10.
Direito do Consumidor. 2011. (Outra).

11.
IAREP/SABE 2008.INVOLVEMENT AND THE DIFFERENCES AMONG BRAND`S: A STUDY ABOUT CARS, CLOTHES AND SOAPS. 2008. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
PALOMA CAROLINA ROCHA DE PAULA. OBJEÇÕES E SUPERAÇÕES EM VENDAS DIRETAS E SUA RELAÇÃO COM O TIPO DE VÍNCULO ENTRE O VENDEDOR E O CLIENTE: um estudo de caso em uma empresa no setor de corméticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO MILTON CAMPOS. Orientador: Matheus Lemos de Andrade.

2.
Nayara Gonçalves de Souza. INTERNET DAS COISAS: Como a conectividade de produtos influencia a percepção de valor dos consumidores e o processo de compra?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO MILTON CAMPOS. Orientador: Matheus Lemos de Andrade.

3.
MARIO SERGIO SEVERINO CORREA. A influencia dos valores pessoais no consumo de produtos falsificados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO MILTON CAMPOS. Orientador: Matheus Lemos de Andrade.

4.
Débora César e Sousa. A Relação entre Ética do Consumidor e o Consumo de Falsificados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO MILTON CAMPOS. Orientador: Matheus Lemos de Andrade.

5.
Bernardo Mota Couto Bastos. A Influência dos Valores Pessoais e de Consumo na Compra de Produtos Falsificados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO MILTON CAMPOS. Orientador: Matheus Lemos de Andrade.

6.
GABRIELA RODRIGUES DUARTE. A INFLUENCIA DO ATENDIMENTO NA SATISFAÇÃO E NA LEALDADE DOS CONSUMIDORES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO MILTON CAMPOS. Orientador: Matheus Lemos de Andrade.

7.
EVELYN TATIÂNE DE ALMEIDA IZABEL. O QUE VOCÊ CONSOME REPRESENTA QUEM VOCÊ É?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração Milton Campos. Orientador: Matheus Lemos de Andrade.

8.
LEONARDO RESENDE LAMOUNIER. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE CRÉDITO POR PESSOAS DA TERCEIRA IDADE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração Milton Campos. Orientador: Matheus Lemos de Andrade.

9.
ALEXANDRE LEMOS. MARKETING DE RELECIONAMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos. Orientador: Matheus Lemos de Andrade.

10.
AMANDA ALVES GOMES. MARKETING DE RELACIONAMENTO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos. Orientador: Matheus Lemos de Andrade.

11.
Joana Polonio Pellegrino. Processo de Decisão de Compra de Automóveis entre os Consumidores da RMBH. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos. Orientador: Matheus Lemos de Andrade.

12.
Alexandre Afonso Andrade. Comportamento do consumidor mediante ao mercado asiatico de automóveis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos. Orientador: Matheus Lemos de Andrade.

13.
Ana Letícia Nunes Coelho Pires. A importância do merchandising no ponto de venda PDV, como forma de aumentar as vendas e fidelizar clientes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos. Orientador: Matheus Lemos de Andrade.

14.
Jonathan Murilo Ribeiro da Silva. Satisfação do Cliente - Academia Equilíbrio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos. Orientador: Matheus Lemos de Andrade.

15.
Marcelle Liboni Lopes Peixoto. Comportamento dos Consumidores no comércio eletrônico e em sites de compras coletivas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos. Orientador: Matheus Lemos de Andrade.

16.
Andréia Vasconcelos Moreira. A imagem de uma organização perante seus clientes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Arnaldo Janssen. Orientador: Matheus Lemos de Andrade.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
4LEITE, RAMON SILVA2015 LEITE, RAMON SILVA ; PINTO, MARCELO DE REZENDE ; TEIXEIRA, DALTON JORGE ; JOAQUIM, ADRIANO DE MENDONÇA ; ANDRADE, M. L. . 'MOCINHO' OU 'BANDIDO'?: O MARKETING E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE NO 'FIO DA NAVALHA'. Revista Economia & Gestão, v. 15, p. 251-275-251, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, M. L.. DESCOMPLICANDO A PESQUISA QUANTITATIVA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ANDRADE, M. L.. Laddering em Pesquisas de Marketing. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ANDRADE, M. L.. DESCOMPLICANDO AS PESQUISAS QUANTITATIVAS. 2017. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 24:41:12