Denise Rocha Belfort Arantes-Brero

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5514241449913886
  • Última atualização do currículo em 24/10/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e Especialização em Psicologia Clínica e Hospitalar pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina do Hospital das Clínicas da USP (2004). Especialista em Educação Especial para Dotados e Talentosos na Universidade Federal de Lavras/MG, Mestre em Psicologia Clínica na PUC/SP e Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da UNESP Bauru.. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicologia hospitalar e psicologia educacional, principalmetne voltada para Educação Especial. Coordenou o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades vinculado ao Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado - CAPE da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (2005-2015). Implantou e Coordenou o Programa CAPE Regional (2013-2015). Consultora Educacional. Participa do Grupo de Pesquisa "A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Denise Rocha Belfort Arantes-Brero
Nome em citações bibliográficas
ARANTES, D.;ARANTES, D. R.;Arantes-Brero, D. R. B.;ARANTES-BRERO, DENISE ROCHA BELFORT;ROCHA BELFORT ARANTES BRERO, DENISE


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DO ENRIQUECIMENTO ESCOLAR PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA,
Orientador: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini.
Palavras-chave: superdotação; altas habilidades; enriquecimento curricular.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Uma investigação sobre pessoas com altas habilidades/superdotação: dialogando com Marion Milner,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Gilberto Safra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: altas habilidades; superdotação; inteligência; criatividade.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2011
Especialização em Educação de bem dotados e talentosos.
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: Os talentos e a cultura: A trajetória de Anita Malfatti.
Orientador: Christina Menna Barreto Cupertino.
2003 - 2004
Especialização em Especialização Psicologia Clínica/Hospitalar.
Faculdade de Medinica do Hospital das Clínicas da USP, FMHCUSP, Brasil.
Título: Depressão e qualidade de vida em pacientes internados com Insuficiência Cardíaca Congestiva.
Orientador: Belkiss Wilma Romano.
Bolsista do(a): fundap, FUNDAP, Brasil.
1999 - 2002
Graduação em Psicologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Educacao Continuada em Transtorno do Espectro Autista. (Carga horária: 120h).
Associacao para educacao, esporte, cultura e profissionalizacao da divisao, AEDRECH, Brasil.
2010 - 2010
Curso de capacitação de tutores À distância. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Psicopatologia Winnicottiana I. (Carga horária: 45h).
Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão PUC/SP, COGEAE/PUC-SP, Brasil.
2007 - 2007
Construção de práticas educacionais p. alunos PAH. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Educação Especial Ministério da Educação, SEESP MEC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Teoria Winnicottiana do Amadurecimento. (Carga horária: 45h).
Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão PUC/SP, COGEAE/PUC-SP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Introdução ao Pensamento de D. W. Winnicott. (Carga horária: 45h).
Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão PUC/SP, COGEAE/PUC-SP, Brasil.
2006 - 2006
Introdução a LIBRAS. (Carga horária: 32h).
Secretaria Estadual de Educação/SP, SEE/SP, Brasil.
2005 - 2005
Seminário de formação de Professores dos NAAH/S. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação Especial Ministério da Educação, SEESP MEC, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Psicologia Pediátrica. (Carga horária: 21h).
Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, HCFMUSP RP, Brasil.


Atuação Profissional



Inclui Consultoria, INCLUI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: consultor, Enquadramento Funcional: Consultora Educacional, Carga horária: 4
Outras informações
Assessoria técnica, formação de professores, realização de cursos.


Faculdade Método São Paulo, FAMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 5
Outras informações
Professor convidado ministrando a disciplina "Altas Habilidades" na pós graduação sobre Educação Inclusiva.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Orientador, Enquadramento Funcional: Orientador, Carga horária: 6
Outras informações
Orientador de TCCs de especialização sobre deficiência auditiva e altas habilidades/superdotação.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor de curso de Especialização EaD em Atendimento Educacional Especializado


Fundação Faculdade de Medicina, FFM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora de Projetos atuando no acompanhamento do CAPE Regional e na área de altas habilidades/superdotação. Palestrante em orientações de formação continuada para os professores da rede estadual paulista.


Núcleo Paulista de Atenção à superdotação, NPAS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria Educacional, Carga horária: 2


Sociedade de Psicologia, Educação, Comportamento e Saúde Rio Preto, IPECS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado



Projetos de pesquisa


2006 - Atual
A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento
Descrição: Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e Mestrado em Docência na educação Básica da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru visa aprofundar o conhecimento prouzido na área sobre inclusão de alunos público alvo da educação especial em diferentes contextos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero - Integrante / Denise Rocha Belfort Arantes - Integrante / Vera Lucia Messias Fialho Capellini - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
IDENTIFICAÇÃO DE ESTUDANTES COM HABILIDADES SUPERIORES E ACONSELHAMENTO DE PAIS E EQUIPE ESCOLAR.
Descrição: De acordo com, o Conselho Brasileiro para Superdotação (CONBRASD), assim como os estudantes diagnosticados com algum tipo de deficiência, os que têm AH/SD também precisam de uma flexibilização em suas aulas para que suas necessidades particulares sejam atendidas. No entanto, para isso, é fundamental que tal aluno seja identificado e atendido corretamente para que desenvolva suas habilidades e potencialidades. Os objetivos do projeto são avaliar alunos encaminhados com indicativos de superdotação ou queixa escolar com diferentes instrumentos, por demanda espontânea, orientar a equipe e pais acerca dos possíveis encaminhamentos para enriquecimento curricular na própria classe comum e no contraturno, além de possíveis parcerias entre universidade e escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (12) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero - Integrante / Vera Lucia Messias Fialho Capellini - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: psicologia hospitalar.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio Maria Helena Novaes, Conselho Brasileiro para Superdotação - CONBRASD.
2015
57º Prêmio Jabuti, Câmara Brasileira do Livro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Pederro, M2017Pederro, M ; Arantes-Brero, D. R. B. ; VIVIANI, R. ; CUNHA, A. M. T. ; GONCALVES, L. F. ; CAMPOS, E. B. V. ; NEME, C. M. B. . Revisão das produções científicas sobre altas habilidades/superdotação no Brasil no período de 2011 a 2015. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 30, p. 499, 2017.

2.
SABBAG, G. P. C.2017SABBAG, G. P. C. ; Arantes-Brero, D. R. B. . Mitos e crenças sobre altas habilidades ou superdotação entre professores de uma escola da DRE Pirituba/Jaraguá. InFor - Inovação e Formação, v. 3, p. 168-200, 2017.

3.
Arantes-Brero, D. R. B.2016 Arantes-Brero, D. R. B.. Os talentos e a cultura: a trajetória de Anita Malfatti. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 29, p. 399, 2016.

4.
Arantes-Brero, D. R. B.2016Arantes-Brero, D. R. B.. Trajetórias de Vida de pessoas com altas habilidades ou superdotação. Revista Brasileira de altas Habilidades/Superdotação, v. 2, p. 1, 2016.

5.
CUPERTINO, C.2013 CUPERTINO, C. ; ARANTES, D. R. ; MELCHER, M. F. . Thought and creation in contemporary education: Theoretical approaches and practical suggestions. Gifted Education International, v. 1, p. 1-1, 2013.

6.
Santos, D. M.2008Santos, D. M. ; TOZADORI, A. C. ; ARANTES, D. ; GARCIA, J. D. ; Quevedo, M. P. ; Watanabe, C. E. ; ROMANO, B. W. . DEPRESSÃO E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES INTERNADOS POR INSUFICIÊNCIA CARDÍACA DESCOMPENSADA (RESULTADOS PRELIMINARES). Suplemento da Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, v. 18, p. 1-6, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COSTA, M. E. ; ARANTES, D. . Atendimento educacional em ambiente hospitalar. 1. ed. São Paulo: São Paulo (Estado) Secretaria da Educação, 2014. v. 1. 31p .

2.
CUPERTINO, C. (Org.) ; ARANTES, D. (Org.) . Um olhar para as altas habilidades: construindo caminhos. 2. ed. São Paulo: São Paulo (Estado) Secretaria da Educação, 2012. v. 1. 87p .

Capítulos de livros publicados
1.
Arantes-Brero, D. R. B.; CUPERTINO, C. . Trajetórias de vida de pessoas com altas habilidades ou superdotação. In: Angela Vigolim. (Org.). Altas habilidades/superdotação processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais. 1ed.Curitiba: Juruá Editora, 2018, v. 1, p. 69-96.

2.
Arantes-Brero, D. R. B.; CUNHA, V. A. B. ; RONDINI, C. A. ; CARAMASCHI, S. . A face da superdotação. In: Humberto Perinelli Neto. (Org.). Ensino e Diversidade - pistas, experiências e possibilidades. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2018, v. 1, p. 1-.

3.
CUPERTINO, C. ; ARANTES, D. ; MELCHER, M. F. . Pensamento e criação na educação contemporânea: Aportes teóricos e sugestões práticas. In: ANGELA MÁGDA RODRIGUES VIRGOLIM, ELISABETE CASTELON KONKIEWITZ. (Org.). Altas habilidades, inteligência ecriatividade: Uma visão multidisciplinar. 1ed.Campinas: Papirus Editora, 2014, v. 1, p. 1-2.

4.
ARANTES, D.. Qual é a situação atual da legislação brasileira?. In: Christina Menna Barreto Cupertino; Denise Rocha Belfort Arantes. (Org.). Um olhar para as altas habilidades: construindo caminhos. 2ed.São Paulo: São Paulo (Estado) Secretaria da Educação, 2012, v. 1, p. 73-75.

5.
ARANTES, D.; NAMO, D. ; MACHADO, M. A. S. . Contexto Histórico e Educacional da Pessoa com Deficiência no Brasil e no Estado de São Paulo. In: Maria Amélia almeida. (Org.). Deficiência intelectual: realidade e ação. 1ed.São Paulo: , 2012, v. 1, p. 15-34.

6.
ARANTES, D.; NAMO, D. . Deficiência Intelectual: da família à escola. In: Maria Amélia Almeida. (Org.). Deficiência Intelctual: realidade e ação. 1ed.São Paulo: São Paulo (Estado) Secretaria da Educação, 2012, v. 1, p. 133-146.

7.
ARANTES, D.; MERIGHI, A. D. ; GOULART JUNIOR, E. . Recrutamento e Seleção de Pessoal: Uma proposta de Intervenção em uma instituição pública de recursos humanos. In: Edward Goulart Junior, Luiz Carlos Canêo, Maria Cristina F. Lunardelli. (Org.). A Contrução de Práticas Profissionais em Psicologia Organizacional. Bauru: Tilibra, 2003, v. 1, p. 118-126.

8.
MERIGHI, A. D. ; ARANTES, D. ; GOULART JUNIOR, E. . Dilemas e Angústias em Nossa Experiência de Estágio com Recrutamento e Seleção de Pessoal. In: Edward Goulart Junior; Luiz Carlos Canêo; Maria Cristina F. Lunardelli. (Org.). A Construção de Práticas Profissionais em Psicologia Organizacional. Bauru: Tilibra, 2003, v. 1, p. 58-66.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARANTES, D.. Secretaria da Educação de SP identifica 1.022 alunos superdotados no Estado. Folha on line, folha on line, 26 jan. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, M. C. ; Arantes-Brero, D. R. B. ; Capellini, V. L. M. F. . Altas habilidades ou superdotação: prática pedagógica de uma professora da rede estadual paulista.. In: I congresso internacional de educação especial e inclusiva - XIII jornada de educação especial, 2016, Marilia. Anais do I congresso internacional de educação especial e inclusiva - XIII jornada de educação especial, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BERGAMIN, A. C. ; Arantes-Brero, D. R. B. ; Capellini, V. L. M. F. . Avaliação de alunos com suspeita de altas habilidades/superdotação. In: IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação: avaliação e currículo: relações e especificidades, 2016, Bauru. Anais do IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação: avaliação e currículo: relações e especificidades, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARANTES, D.; CUPERTINO, C. ; MELCHER, M. . CRIATIVIDADE PARA A VIDA. In: V Encontro Nacional do ConBraSD, 2012, Niterói RJ. V Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação ? ConBraSD; I Encontro de Crianças e Jovens Superdotados do Rio de Janeiro: CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: INOVAÇÃO EM CAPACIDADES E TALENTOS. Anais do V Encontro Nacional do Conselho Brasilei. Niterói RJ: Faculdade de Educação da UFF, 2012.

2.
ARANTES, D.. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA IDENTIFICAÇÃO E ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM AH/SD NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO. In: V Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação ? ConBraSD, 2012, Niterói RJ. V Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação ? ConBraSD; I Encontro de Crianças e Jovens Superdotados do Rio de Janeiro: CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: INOVAÇÃO EM CAPACIDADES E TALENTOS. Anais do V Encontro Nacional do Conselho Brasilei. Niterói RJ: Faculdade de Educação da UFF, 2012.

3.
Santos, D. M. ; TOZADORI, A. C. ; ARANTES, D. ; GARCIA, J. D. ; Quevedo, M. P. ; Watanabe, C. E. ; ROMANO, B. W. . Depressão e qualidade de vida em pacientes internados por insuficiência cardíaca descompensada (resultados preliminares). In: XXVI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, 2005, Campos do Jordão. Revista da SOCESP - Suplemento B. Campos do Jordão, 2005. v. 15. p. 128-128.

Apresentações de Trabalho
1.
ARANTES-BRERO, DENISE ROCHA BELFORT. ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: ESTRATÉGIAS PARA A IDENTIFICAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ARANTES-BRERO, DENISE ROCHA BELFORT; OLIVEIRA, A. P. ; Capellini, V. L. M. F. . Identificação de estudantes com indicativos de altas habilidades/superdotação e aconselhamento para pais e equipe escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Arantes-Brero, D. R. B.. Conhecendo as altas habilidades/superdotação e suas implicações no contexto escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Arantes-Brero, D. R. B.. Recursos para a identificação de alunos com altas habilidades/superdotação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MORAES, R. L. ; Arantes-Brero, D. R. B. ; Capellini, V. L. M. F. ; VENDITTI JR, R. . Enriquecimento curricular na educação física para alunos em processo de identificação de AH/SD. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CALLEGARI, B. ; Arantes-Brero, D. R. B. ; OLIVEIRA, A. P. . HABILIDADES SOCIAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SUSPEITA/INDICATIVO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Arantes-Brero, D. R. B.; OLIVEIRA, A. P. ; Capellini, V. L. M. F. . Identificação de estudantes com indicativos de altas habilidades/superdotação e aconselhamento para pais e equipe escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CALLEGARI, B. ; Arantes-Brero, D. R. B. ; RONDINI, C. A. . AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER EM ESCOLARES COM INDICATIVO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Arantes-Brero, D. R. B.. Roda de Conversa sobre Altas Habilidades/Superdotação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CUNHA, A. M. T. ; VIVIANI, R. ; Arantes-Brero, D. R. B. ; BERGAMIN, A. C. ; CUNHA, V. A. B. . Altas habilidades/superdotação no contexto escolar: o que, como e para quê identificar?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Arantes-Brero, D. R. B.. Modelo de Enriquecimento Curricular. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Arantes-Brero, D. R. B.. A escola pública e o desafio de educar alunos com altas habilidades e superdotação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
LOPES, M. C. ; Arantes-Brero, D. R. B. ; Capellini, V. L. M. F. . 'ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LOPES, M. C. ; ARANTES, D. R. ; Capellini, V. L. M. F. . ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA DA REDE ESTADUAL PAULISTA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Arantes-Brero, D. R. B.. Trajetórias de vida de pessoas com altas habilidades ou superdotação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CUNHA, A. M. T. ; Arantes-Brero, D. R. B. . Identificação de estudantes com habilidades superiores e aconselhamento de pais e equipe escolar.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BERGAMIN, A. C. ; ARANTES, D. ; Capellini, V. L. M. F. . Avaliação de alunos com suspeita de altas habilidades/superdotação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PASSOS, F. ; ARANTES, D. . A Atuação da psicologia na equipe multidisciplinar de apoioa à educação especial na perspectiva inclusiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CUPERTINO, C. ; MELCHER, M. ; ARANTES, D. . Criatividade para a vida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ARANTES, D.. Políticas Públicas para identificação e atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação na rede pública estadual de são Paulo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
ARANTES, D.; TOZADORI, A. C. ; Santos, D. M. . & Tema Livre: Depressão e qualidade de vida em pacientes internados por insuficiência cardíaca descompensada.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
ARANTES, D.; MERIGHI, A. D. . · ?Diagnóstico Institucional ? O Princípio para Mudança de uma Instituição Pública?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Arantes-Brero, D. R. B.; Capellini, V. L. M. F. . Escola pública de Bauru cria projeto para identificar alunos superdotados. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Capellini, V. L. M. F. ; Arantes-Brero, D. R. B. . Escola pública ganha sala especial para alunos com QI acima da média. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ARANTES, D.. Governo de São Paulo realiza programa para reconhecer superdotados. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
ARANTES, D.. Dia internacional do NERD. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
ARANTES, D.. Estímulo ao superdotado. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
ARANTES, D.. Descubra se seu filho é superdotado. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
ARANTES, D.. atendimento educacional a alunos com altas habilidades/superdotação da rede publica estadual paulista. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
ARANTES, D.. Atendimento educacional a alunos com altas habilidades/superdotação na rede pública estadual de São Paulo. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
ARANTES, D.. Como lidar com criança superdotada?. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
ARANTES, D.. Atendimento educacional a alunos com altas habilidades/superdotação na rede estadual paulista. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
Arantes-Brero, D. R. B.; CUNHA, A. M. T. ; VIVIANI, R. ; Capellini, V. L. M. F. . Educação e Diversidade. 2017; Tema: Educação Inclusiva. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
Arantes-Brero, D. R. B.; VIVIANI, R. . 'Estratégias para a identificação e atendimento de alunos com altas habilidades/superdotação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ARANTES, D. R.. Altas Habilidades/Superdotação - O uso de tecnologia digital em projetos de enriquecimento curricular. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ARANTES, D. R.. Educação Inclusiva. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Arantes-Brero, D. R. B.. Atendimento ao aluno com altas habilidades. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Arantes-Brero, D. R. B.. Estratégias para a Identificação e Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Arantes-Brero, D. R. B.. Altas habilidades/superdotação: identificação e possibilidades de atendimento no contexto educacional. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
Arantes-Brero, D. R. B.. Educação Inclusiva. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso on line).

8.
ARANTES, D. R.. Conhecendo as altas habilidades/superdotação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
ARANTES, D.; outros . EDUCAÇÃO ESPECIAL - ORIENTAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático de apoio para uso no planejamento escolar na rede estadual de São Paulo).

10.
ARANTES, D.. Atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação através Programa Sala de Leitura. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
ARANTES, D.; MACHADO, Marlene . Pegagogia Hospitalar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
ARANTES, D.. Enriquecimento Curricular. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
ARANTES, D.; NAMO, D. . REFLEXÕES ACERCA DO ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL: o Papel do Professor, da Família e da Escola.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
ARANTES, D.; MACHADO, Marlene . Pegagogia Hospitalar. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
ARANTES, D.; BASSETO, V. . Psicologia Hospitalar. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ARANTES, D.. Participação em banca de DANIELA BIUDES DOS SANTOS. O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS E MATEMÁTICAS PARA ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN: ADAPTAÇÕES CURRICULARES COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ESTUDANTE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA EAD) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
ARANTES, D.. Participação em banca de PABLO RODRIGO DE ARAUJO CRUZ. IDENTIFICAÇÃO E ATENÇÃO A ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇAO: A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NA SALA DE AULA REGULAR. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA EAD) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
ARANTES, D.. Participação em banca de ADRIANA LACAVA RUFFATO SOLIANI. PERCEPÇÕES DOCENTES: IMPLANTAÇÃO DA RESOLUÇÃO SE 61/2014 DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO NA DIRETORIA DE ENSINO DE PENÁPOLIS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA EAD) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
ARANTES, D.. Participação em banca de GLAUCIA REGINA DOIMO SILVA. PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA EAD) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
ARANTES, D.. Participação em banca de JOICE CRISTINA DOS SANTOS. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO COLABORATIVO VOLTADO À APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICÊNCIA VISUAL NAS DISCIPLINASDE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA EAD) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
ARANTES, D.. Participação em banca de ROSELI APARECIDA GONÇALVES. ESTIGMA E INCLUSÃO: O ENCAMINHAMENTO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AS QUESTÕES DISCIPLINARES. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA EAD) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
ARANTES, D.. Participação em banca de NEIDE FATIMA CARVALHO GARCIA. A MAIOR VIOLÊNCIA É A NOSSA INDIFERENÇA O QUE FAZER COM O ALUNO ALTAS HABILIDADES. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA EAD) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

8.
ARANTES, D.. Participação em banca de JULIO CESAR COUTINHO. ASPECTOS E SEMELHANÇAS DE PERSONALIDADE EM ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES ACADÊMICAS E PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS (PORTUGUÊS E INGLÊS). 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA EAD) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

9.
ARANTES, D.. Participação em banca de MAYSA SOUZA RIBEIRO. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS COM ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Capellini, V. L. M. F.; ARANTES, D.; FONSECA, K. A.. Participação em banca de Nicolle Lenharo Gazeta.DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: o que graduandos das licenciaturas sabem a respeito?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
LOPES, M. C.; REIS, V.; ARANTES, D.. Participação em banca de Mariana Cristina Lopes.LEVANTAMENTO DE ALUNOS COM INDICATIVOS DE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Brasileiro de Educação para Altas Habilidades/Superdotação. Identificação de estudantes com indicativos de altas habilidades/superdotação e aconselhamento para pais e equipe escolar. 2018. (Congresso).

2.
40 CONFRATUTE. 2017. (Outra).

3.
VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação "Educação e Formação Humana: práxis e transformação social. Moderação das comuicações orais. 2017. (Congresso).

4.
VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação "Educação e Formação Humana: práxis e transformação social. Parecerista. 2017. (Congresso).

5.
VI Congresso Brasileiro de Educação. Comunicações orais. 2017. (Congresso).

6.
II Encontro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. 2016. (Encontro).

7.
III ENCONTRO REGIONAL DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVAIVA. 2016. (Encontro).

8.
VII ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD - ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: DIREITOS, PRÁTICAS E INOVAÇÕES.TRAJETÓRIAS DE VIDA DE PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO. 2016. (Encontro).

9.
V Congresso Brasileiro de Educação. 2015. (Congresso).

10.
II Fórum de Educação Especial e Inclusiva ? Um mundo de Diversidade.Política de Atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação na rede estadual. 2011. (Encontro).

11.
10ª Jornada de Educação Especial: educação Especial e o uso de tecnologias da informação e comunicações em práticas pedagógicas inclusivas. 2010. (Outra).

12.
III Encontro Ismart com professores da rede pública de ensino.Identificação de Alunos com Altas Habilidades. 2010. (Encontro).

13.
1ª JORNADA DE DOTAÇÃO E TALENTO DE ASSIS. A IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES EM SÃO PAULO. 2009. (Congresso).

14.
III ENCONTRO - SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2009. (Encontro).

15.
PROFOCO - DA TÉCNICA À ÉTICA. 2009. (Outra).

16.
Seminário Nacional dos profissionais que atuam nos Núcleos de Atividades para aluinos com Altas Habilidades/Superdotação. 2009. (Seminário).

17.
11º Encontro Internacional do Centro de Pesquisa e Tecnologia UNIP - Objetivo ? ?Desenvolvimento de Talentos: Histórias que Dão Certo?.A implantação do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação em São Paulo - NAAHS/SP. 2008. (Encontro).

18.
1º Congresso Paulista para Altas Habilidades e Superdotação. 2007. (Congresso).

19.
III Encontro Anual do CEAME - Discussão de Estratégias para Inclusão Escolar de Deficientes em Sala de Aula Comum. 2007. (Encontro).

20.
4º Encontro sobre Inclusão. 2006. (Encontro).

21.
Autismo: uma visão psicanalítica. 2006. (Seminário).

22.
II Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação. 2006. (Congresso).

23.
X Jornada Científica Comemorativa INCOR HC FMUSP "Repensando a Prática da Psicologia Hospitalar. 2006. (Outra).

24.
I Mostra Estadual "Por uma Escola Acolhedora". 2005. (Outra).

25.
Seminário de Formação de Professores dos Núcleos de ALtas Habilidades/Superdotação. 2005. (Seminário).

26.
Dez Anos da Declaração de Salamanca: Avanços e Desafios da Educação". 2004. (Congresso).

27.
Formação de Professores em classes Hospitalares. 2004. (Outra).

28.
VII Jornada Cinetífica INCOR HC FMUSP "Morte e Perdas no Contexto Hospitalar". 2003. (Outra).

29.
X ENPAH - Encontro Nacional de Psicólogos da Área Hospitalar."Enfrentamento da internação hospitalar através das histórias infantis". 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARANTES, D.. VI Congresso Brasileiro de Educação. 2017. (Congresso).

2.
ARANTES, D.. II Encontro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. 2016. (Congresso).

3.
ARANTES, D.. III ENCONTRO REGIONAL DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA. 2016. (Congresso).

4.
ARANTES, D.. Congresso nacional sobre atendimento ao escolar em tratamento de saúde. 8º Encontro nacional de atendimento escolar hospitalar, 1º Simpósio internacional de psicomotricidade com escolares em hospitais e ambulatórios. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Silvana Aparecida Borloth. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: Reflexões sobre o ensino e aprendizagem na Educação Infantil. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.

2.
NADIA BASTOS. Altas Habilidades/Superdotação: Diálogo entre Teoria e Prática em uma Escola Pública Municipal Inclusiva.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.

3.
Priscila Rodrigues De Almeida. O TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: Estratégias para o desenvolvimento de habilidades e talentos no ambiente escolar. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.

4.
Ana Paula Correia Neiva. Qual a contribuição do Atendimento Educacional Especializado na Escola Municipal de São Paulo para os estudantes de Altas Habilidades ou Superdotação. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.

5.
Gregório Paoli Conrado Sabbag. MITOS E CRENÇAS SOBRE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO ENTRE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA DRE PIRITUBA/ JARAGUÁ. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.

6.
Renata Monteiro Batista Malheiros. INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DUPLA EXCEPCIONALIDADE: Transtorno do espectro autista com alto funcionamento. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.

7.
REGINA FERREIRA DE SOUSA. A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES /SUPERDOTAÇÃO. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.

8.
Valeria Oliveira Santos. Atendimento Educacional Especializado para alunos com altas habilidades/superdotação da perspectiva do professor do ensino comum. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.

9.
Márcia Regina Paes De Souza. Práticas Pedagógicas para o Acompanhamento dos Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação do tipo Produtivo-criativo. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.

10.
Miriam Syizue Murakami. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Deficiência Auditiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.

11.
Virlene Oliveira da Silva. O ADOLESCENTE SURDO E AS BARREIRAS PARA SUA COMUNICAÇÃO. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Deficiência Auditiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.

12.
Aline Prates Freitas Luz. OS DESAFIOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS ESTUDANTES SURDOS NAS ESCOLAS DE SÃO PAULO. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Deficiência Auditiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.

13.
Carolina De Moura Geraldi Araujo. EDUCAÇÃO MUSICAL PARA SURDOS EM ESCOLAS BILÍNGUES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Deficiência Auditiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.

14.
Priscila Aparecida Paiva De Carvalho. Ações psicomotoras e a surdez. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Deficiência Auditiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.

15.
Ronaldo Moreira. A INCLUSÃO DE SURDOS:formação, propostas e questionamentos na educação. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Deficiência Auditiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.

16.
Paula Neves Do Vale. O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES SURDOS: Desafios da atualidade. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Deficiência Auditiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.

17.
Marco Aurélio Ribeiro. IMAGEM E SURDEZ: Sinalização e domínio do espaço escolar. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Deficiência Auditiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.

18.
Juliana Souza De Miranda. A DANÇA PARA ALUNOS SURDOS. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Deficiência Auditiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.

19.
Eliana Maria Lorieri. A Arte dos Sentidos: Os sentidos como mediadores de aprendizagem para alunos com deficiência auditiva. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Deficiência Auditiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.

20.
Natalia Ferreira Andrade Garcia. O DIREITO DE TODOS À APRENDIZAGEM: Estratégias pedagógicas para estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
Arantes-Brero, D. R. B.. Altas habilidades/superdotação: identificação e possibilidades de atendimento no contexto educacional. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 23:57:12