Alysson Feliciano Lemos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7609572762378610
  • Última atualização do currículo em 12/03/2018


Alysson Feliciano Lemos Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2003) e Mestrado em Engenharia Agrícola pela UFV (2006). É especialista em Bioética pela Universidade de Brasília - UnB (2010) e Poluição do ar e saúde pública pela Universidade de São Paulo - USP (2010). Atuou no Ministério da Saúde nas áreas de vigilância em saúde ambiental, toxicologia, avaliação de risco à saúde humana e educação em saúde de 2004 a 2009. Foi consultor na Organização Pan-Americana da Saúde, OPAS/OMS, na área de vigilância em saúde e educação em saúde de 2009 a 2012. Atualmente é coordenador de avaliação e monitoramento de programas e projetos, na Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS/FIOCRUZ desde 2012. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alysson Feliciano Lemos
Nome em citações bibliográficas
LEMOS, A. F.;Lemos, A. F.;Lemos, Alysson F.;Lemos, Alysson Feliciano;Alysson Feliciano Lemos.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, Secretaria Executiva.
Universidade de Brasília (UnB)
Asa Norte
70910900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 33294517
URL da Homepage: http://www.unasus.gov.br/


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Mestrado em Engenharia Agrícola.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Avaliação de Metodologias de Regionalização de Vazões Mínimas de Referência para a Bacia Hiidrográfica do Rio São Francisco, a Montante do Reservatório de Três Marias,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Demetrius David da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Regionalização de vazões; Recursos Hídricos; Rio São Francisco; Hidrometria; Modelos matemáticos; Correntes Fluviais.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo / Especialidade: Conservação de Solo e Água.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo.
Setores de atividade: Irrigação e Drenagem; Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.
2010 - 2010
Especialização em Especialização em Bioética. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A Abordagem Bioética da Exposição dos Trabalhadores a Contaminantes Químicos: O caso Shell, Cyanamid e Basf.
Orientador: Miguel Ângelo Montagner.
2009 - 2010
Especialização em Especialização em Poluição do Ar e Saúde Humana. (Carga Horária: 400h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Identificação das Prioridades do Setor Saúde para a Elaboração de um Plano Governamental de Qualidade do Ar.
Orientador: Paulo Hilário Nascimento Saldiva.
1997 - 2003
Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Orientador: Cláudio Mudado Silva.
Bolsista do(a): Sociedade de Investigação Florestal, SIF, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Curso Virtual de Tutores para Aprendizaje en Red. (Carga horária: 96h).
Organização Pan Americana da Saúde, OPAS/OMS, Estados Unidos.
2007 - 2007
Capacitação em Tutoria On-line. (Carga horária: 24h).
Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2006 - 2006
Capacitação em Toxicologia Ambiental e Clínica. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Avaliação de Riscos por Expos. a Resíduo Perigoso. (Carga horária: 170h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Coordenador de Avaliação e Monitoramento, Carga horária: 40
Outras informações
Planejamento, elaboração e execução do Plano de Avaliação e Monitoramento do Sistema Universidade Aberta do SUS?UNA-SUS; Aperfeiçoamento dos processos de avaliação e monitoramento do Sistema UNA-SUS; Atuar em conjunto c/as Instituições de ensino componentes do Sistema UNA-SUS nos processos de avaliação e monitoramento dos programas educacionais da UNA-SUS; Participar de grupos de trabalho do Sistema UNA-SUS para desenvolvimento de estratégias e metodologias para os processos de avaliação e monitoramento do Sistema UNA-SUS.

Atividades

05/2012 - Atual
Direção e administração, Secretaria Executiva, .

Cargo ou função
Coordenador de Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos.

Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude, OPAS/OMS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Consultor Nacional, Enquadramento Funcional: Consultor Nacional, Carga horária: 40
Outras informações
Apoiar tecnicamente a gestão e a implementação das atividades do projeto de Prevenção e Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável em especial nas seguintes áreas: Elaboração e fortalecimento dos planos e programas de preparação em situações de emergência em todos os níveis; Avaliações baseadas em evidências, normas e orientações com prioridade aos fatores de riscos em saúde ambiental: qualidade ar e da água, as substâncias químicas; Participar como ponto focal da gestão da informação e comunicação da Unidade Técnica de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental; Atuar na gestão dos Termos de Cooperação relacionados com saúde ambiental e saúdo do trabalhador da OPAS Brasil com o Ministério da Saúde; Desenvolver cooperação técnica para fortalecimento do apoio à formulação de políticas de saúde ambiental e ocupacional, planejamento de ações de prevenção, promoção e vigilância em saúde do trabalhador; Participar em conjunto com a Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental na elaboração e aplicação do modelo de Vigilância e Atenção Integral de populações expostas a agrotóxicos; Participar como representante da OPAS na Comissão Nacional de Segurança Química ? CONASQ; Participar do processo de institucionalização da Toxicologia no Sistema Único de Saúde; Participar como ponto focal da OPAS em conjunto das áreas técnicas da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental na organização dos conteúdos dos seguintes cursos integrantes da Universidade Aberta do SUS ? UNA-SUS: Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano; Desastres Naturais e Saúde, como cursos integrantes; Avaliação de risco à saúde humana por exposição a áreas contaminadas ; Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental; e Mestrado profissionalizante em Vigilância em Saúde Ambiental.


Ministério da Saúde, MS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Consultor Técnico, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 40
Outras informações
Prestar assistência técnica na execução das atividades da área de Vigilância em Saúde Ambiental nos níveis federal, estadual e municipal, para o desenvolvimento de estratégias de ação visando a proteção da saúde; Assessorar a execução do componente Vigilância em Saúde Ambiental, planejando e definindo as ações de forma integrada com as áreas do nível Federal; Promoção e apoio técnico gerencial e operacional as atividades necessárias ao funcionamento do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental; Participar de reuniões técnicas intra e intersetoriais entre instituições e organizações governamentais que tenham interface com os processos relacionados às questões de saúde e ambiente; Definir modelos, normas, procedimentos técnicos e diretrizes operacionais no tocante aos fatores ambientais que acarretam riscos à saúde e impacto sobre a morbi-mortalidade e agravos; Assistir tecnicamente Secretarias Estaduais, Secretarias Municipais de Saúde, Instituições Governamentais na concepção, planejamento, execução e avaliação dos subsistemas na área de Vigilância em Saúde Ambiental: solos contaminados, substâncias químicas, desastres com produtos perigosos, ambientes de trabalho, gestão integrada em saúde ambiental, acordos internacionais, capacitação e comunicação de risco em saúde ambiental, identificação de populações expostas, toxicologia dos contaminantes, organização social, planejamento e execução do plano de ação para áreas de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde, entre outras. Tutoria de curso de 170 horas em EAD sobre avaliação de riscos à saúde humana por exposição a resíduos perigosos. Realizar visitas técnicas e elaborar pareceres sobre assuntos de competência da Vigilância em Saúde Ambiental atendendo solicitações de instituições, organizações e da população; Grupo de Trabalho de Agrotóxicos coordenado pela Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental. Gerência da área técnica de vigilância em saúde de populações expostas a solo contamina


Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Apoio aos projetos de pesquisa, Carga horária: 12
Outras informações
Pesquisa científica concluída junto ao laboratório de meio ambiente do setor de celulose e papel da Universidade Federal de Viçosa e a empresa Bahia Sul Celulose, localizada no município de Mucuri-Ba. Financiada pela própria empresa através da Sociedade de Investigação Florestal (SIF). Com o objetivo de dimensionar uma estação de tratamento de efluentes líquidos. Totalizando 540 horas no período de 01/05/2002 até 25/04/2003

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Empresa Júnior, Carga horária: 0
Outras informações
Conselheiro técnico da empresa júnior de Engenharia Agrícola e Ambiental (AGRIJÚNIOR)

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Apoio aos projetos de pesquisa, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Empresa Jùnior, Carga horária: 10
Outras informações
Conselheiro técnico da empresa júnior de Engenharia Agrícola e Ambiental (AGRIJÚNIOR)

Atividades

8/2003 - 12/2003
Ensino, Engenharia Agrícola e Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitor voluntário da disciplina Hidrologia Aplicada (ENG-342)
5/2002 - 5/2003
Estágios , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Engenharia Florestal.

Estágio realizado
Caracterização de efluentes líquidos.
5/2002 - 5/2003
Estágios , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Engenharia Florestal.

Estágio realizado
Estágio na área de tratamento de efluentes de indústrias de celulose e papel.
4/2001 - 5/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Engenharia Agrícola.

Cargo ou função
Conselheiro técnico.
4/2000 - 5/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Engenharia Agrícola.

Cargo ou função
Conselheiro técnico.

Fundação Estadual do Meio Ambiente, FEAM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Conhecimento das atividades de licenciamento, Carga horária: 40

Atividades

2/2003 - 2/2003
Estágios , Fundação Estadual do Meio Ambiente, .

Estágio realizado
Estágio relizado na Fundação Estadual do Meio Ambiente, vizando o conhecimento de todas atividades de licenciamento ambiental realizadas por esta entidade..


Projetos de pesquisa


2005 - 2007
Avaliação de Metodologias de Regionalização de Vazões Mínimas de Referência para a Sub-bacia do Alto São Francisco Visando a Outorga de Água (Processo nº CAG 855/04). Agente Financiador: FAPEMIG. Valor do projeto: R$ 31.241,77
Descrição: Visando identificar a metodologia que forneça estimativas mais confiáveis das vazões mínimas de referência utilizadas no processo de outorga no Brasil, ao longo de toda bacia hidrográfica estudada, objetivou-se no presente trabalho: - desenvolver modelo digital de elevação hidrologicamente consistente para a sub-bacia do Alto São Francisco (sub-bacia 40); - proceder à regionalização das vazões mínimas de referência Q7,10, considerando os períodos trimestral e anual, Q90 e Q95 com base nas metodologias: a) tradicional, baseada na obtenção de equações de regressões regionais, b) interpolação linear, com base no conceito de vazões específicas e c) proposta por CHAVES et al. (2002), que utiliza técnicas de interpolação e extrapolação automáticas em ambiente de sistemas de informações geográficas, para a sub-bacia em estudo; - proceder à comparação dos resultados obtidos com base nas três metodologias avaliadas com as vazões observadas nos postos fluviométricos da sub-bacia estudada.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alysson Feliciano Lemos - Integrante / Demetrius David da Silva - Coordenador / FLÁVIO APARECIDO GONÇALVES - Integrante / Leônidas Pena Alencar - Integrante / Luana Lisboa - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação à Distância.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Vigilância em Saúde Ambiental.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Cooperação Internacional em Saúde.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Toxicologia Ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Homenagem de Reconhecimento pelo Desempenho Sobrassalente durante o Ano de 2011 como Profissional Nacional Técnico, Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil.
2003
Votos de Louvor por ter concluído o curso de Engenharia Agrícola e Ambiental com o melhor rendimento acadêmico da turma de Agosto de 2003, Universidade Federal de Viçosa.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, V. A.2016OLIVEIRA, V. A. ; SAVASSI, L. C. ; LEMOS, A. F. ; CAMPOS, F. . Elearning for Health in Brazil - UNA-SUS in Numbers. Journal of the International Society for Telemedicine and eHealth, v. 4, p. e9-e9-7-16, 2016.

2.
SILVA, Demetrius David da2011SILVA, Demetrius David da ; MARQUES, F. A. ; LEMOS, A. F. . Flexibilidade das vazões mínimas de referência com a adoção do período trimestral. Engenharia na Agricultura. Engenharia na Agricultura (Impresso), v. 19, p. 244-254, 2011.

3.
Priscila Campos Bueno2011 Priscila Campos Bueno ; RODRIGUES, J. C. ; LEMOS, A. F. ; MALASPINA, F. ; MATSUI, C. T. ; BUOSI, D. . Exposição humana a mercúrio: subsídios para o fortalecimento das ações de vigilância em saúde. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ), v. XIX, p. 443-447, 2011.

4.
VILLARDI, J. W. R.2011VILLARDI, J. W. R. ; Luciana Cristina Alves da Costa ; Priscila Campos Bueno ; RODRIGUES, J. C. ; MACHADO, J. M. H. ; LEMOS, A. F. ; BUOSI, D. . Vigilância em saúde ambiental de populações expostas à poluição atmosférica no Brasil ? um modelo em construção. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ), v. XIX, p. 467-472, 2011.

5.
SILVA, Demetrius David da2009SILVA, Demetrius David da ; MARQUES, F. A. ; LEMOS, A. F. . Avaliação de metodologias de regionalização de vazões mínimas de referência para bacia do rio São Francisco. Engenharia na Agricultura (Impresso), v. 17, p. 392-403, 2009.

6.
QUEIROZ, Flávia Martins de2004QUEIROZ, Flávia Martins de ; PEREIRA, Odilon Gomes ; OLIVEIRA, Rubens Alves de ; LEMOS, A. F. . Características químicas do solo e absorção de nutrientes por gramíneas em rampas de tratamento de águas residuárias da suinocultura. Engenharia na Agricultura (Impresso), v. 12, p. 77-90, 2004.

7.
MATOS, Antônio Teixeira de2004MATOS, Antônio Teixeira de ; LEMOS, A. F. ; QUEIROZ, Flávia Martins de . Mobilidade de nitrato em solos de rampas de tratamento de águas residuárias por escoamento superficial. Engenharia na Agricultura (Impresso), v. 12, p. 57-65, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NASCIMENTO, E. ; OLIVEIRA, V. A. ; Lemos, A. F. . Experiências exitosas da Rede UNA-SUS: trajetórias de fortalecimento e consolidação da Educação Permanente em Saúde no Brasil. 1. ed. São Luis: EDUFMA, 2017. 283p .

2.
BRASIL, L. S. B. ; Lemos, A. F. ; ROSA JUNIOR, O. . Experiências exitosas da Rede UNA-SUS: trajetórias de fortalecimento e consolidação da Educação Permanente em Saúde no Brasil. 1/3. ed. São Luis: EDUFMA, 2017. 283p .

3.
CAMPOS, F. ; Lemos, A. F. ; OLIVEIRA, V. A. . Experiências exitosas da Rede UNA-SUS: trajetórias de fortalecimento e consolidação da Educação Permanente em Saúde no Brasil. 1/3. ed. São Luis: EDUFMA, 2017. v. 1. 283p .

4.
Radicchi, Antonio Alves Leite ; LEMOS, A. F. . Saúde ambiental. 2. ed. Belo Horizonte: Coopmed, 2013. 77p .

5.
Radicchi, Antonio Alves Leite ; LEMOS, A. F. . Saúde ambiental. 1. ed. Belo Horizonte: Coopmed, 2009. 76p .

Capítulos de livros publicados
1.
BRASIL, L. S. B. ; LEMOS, A. F. . Rede colaborativa para desenvolvimento de curso sobre a saúde da população negra. In: Cristine Martins Gomes de Gusmão; Sandra de Albuquerque Siebra; Vildeane da Rocha Borba; Júlio Venâncio de Menezes Júnior; Carlos Alberto Pereira de Oliveira; Edinalva Neves Nascimento; Vinicius de Araújo Oliveira. (Org.). Rede colaborativa para desenvolvimento de curso sobre a saúde da população negra. 370ed.Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2014, v. 347, p. 52-77.

2.
OLIVEIRA, V. A. ; LOBO, L. C. G. ; CAMPOS, F. E. ; LEMOS, A. F. ; VIANNA, R. F. ; SAVASSI, L. C. M. . A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS): avanços até o momento. In: Cristine Martins Gomes de Gusmão ; Sandra de Albuquerque Siebra; Vildeane da Rocha Borba ; Júlio Venâncio de Menezes Júnior ;Carlos Alberto Pereira de Oliveira; Edinalva Neves Nascimento; Vinicius de Araújo Oliveira. (Org.). A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS): avanços até o momento. 22ed.Recife: Ed. Universitária UFPE, 2014, v. único, p. 311-328.

3.
LEMOS, A. F.; Franz Granados Troche ; Pamela Paco Velasco ; PARRA, R. M. P. . O mercúrio. Cooperação Técnica Entre Brasil, Bolívia e Colômbia: Teoria e Prática para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Mercúrio. 1ed.Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011, v. 1, p. 9-14.

4.
LEMOS, A. F.; Andrea Patricia Soler ; Max Muñoz Moreno . Toxodinâmica e Toxocinética. Cooperação Técnica Entre Brasil, Bolívia e Colômbia: Teoria e Prática para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Mercúrio. 1ed.Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011, v. 1, p. 17-19.

5.
LEMOS, A. F.; Marcela Varona Uribe ; ZAITUNE ; Susan Aparicio Gutiérrez . Efeitos Tóxicos do Mercúrio. Cooperação Técnica Entre Brasil, Bolívia e Colômbia: Teoria e Prática para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Mercúrio. 1ed.Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011, v. 1, p. 23-27.

6.
LEMOS, A. F.; Andrea Patricia Soler ; Danna Elizabeth Lara Holguín ; Maria Amélia Albergaria Estrela ; Max Muñoz Moreno ; Pamela Paco Velasco . Valores de Referência. Cooperação Técnica Entre Brasil, Bolívia e Colômbia: Teoria e Prática para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Mercúrio. 1ed.Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011, v. 1, p. 31-39.

7.
LEMOS, A. F.; Erika Montaño ; Ruth Marien Palma Parra . Biomarcadores de Exposição ao Mercúrio. Cooperação Técnica Entre Brasil, Bolívia e Colômbia: Teoria e Prática para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Mercúrio. 1ed.Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011, v. 1, p. 43-47.

8.
LEMOS, A. F.; MALASPINA, F. ; Janaina Sallas ; Marcela Varona Uribe ; Susan Aparicio Gutiérrez . Sistemas de Informação para Notificação de intoxicação e Exposição Humana a Substâncias Químicas. Cooperação Técnica Entre Brasil, Bolívia e Colômbia: Teoria e Prática para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Mercúrio. 1ed.Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011, v. 1, p. 73-84.

9.
LEMOS, A. F.; MACHADO, J. M. H. ; Teófilo Monteiro . Resumo da Cooperação Técnica e Recomendações. Cooperação Técnica Entre Brasil, Bolívia e Colômbia: Teoria e Prática para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Mercúrio. Brasília: , 2011, v. , p. 99-101.

10.
LEMOS, A. F.; TROCHE, F. G. ; VELASCO, P. P. ; PARRA, R. M. P. . El mercurio. Cooperación Técnica entre Brasil, Bolivia y Colombia: Teoría y Práctica para el Fortalecimiento de la Vigilancia de la Salud de Poblaciones Expuestas a Mercurio. 1ed.Bogotá: OPAS/OMS, 2011, v. , p. 7-13.

11.
LEMOS, A. F.; SOLER, A. P. ; MORENO, M. M. . Toxicodinámica y toxicocinética. Cooperación Técnica entre Brasil, Bolivia y Colombia: Teoría y Práctica para el Fortalecimiento de la Vigilancia de la Salud de Poblaciones Expuestas a Mercurio. 1ed.Bogotá: OPAS/OMS, 2011, v. , p. 17-19.

12.
LEMOS, A. F.; URIBE, M. V. ; ZAITUNE ; GUTIERREZ, S. A. . Efectos tóxicos del mercurio. Cooperación Técnica entre Brasil, Bolivia y Colombia: Teoría y Práctica para el Fortalecimiento de la Vigilancia de la Salud de Poblaciones Expuestas a Mercurio. 1ed.Bogotá: OPAS/OMS, 2011, v. , p. 23-27.

13.
LEMOS, A. F.; SOLER, A. P. ; HOLGUIN, D. E. L. ; ESTRELA, M. A. A. ; Max Muñoz Moreno ; VELASCO, P. P. . Valores de referencia. Cooperación Técnica entre Brasil, Bolivia y Colombia: Teoría y Práctica para el Fortalecimiento de la Vigilancia de la Salud de Poblaciones Expuestas a Mercurio. 1ed.Bogotá: OPAS/OMS, 2011, v. , p. 31-38.

14.
LEMOS, A. F.; MALASPINA, F. G. ; SALLAS, J. ; URIBE, M. V. ; GUTIERREZ, S. A. . Sistemas de información para notificación de intoxicación y exposición humana la substancias químicas. Cooperación Técnica entre Brasil, Bolivia y Colombia: Teoría y Práctica para el Fortalecimiento de la Vigilancia de la Salud de Poblaciones Expuestas a Mercurio. 1ed.Bogotá: OPAS/OMS, 2011, v. , p. 71-82.

15.
LEMOS, A. F.; MACHADO, J. M. H. ; Ricardo Torres ; MONTEIRO, T. . Resumen de la cooperación técnica y recomendaciones. Cooperación Técnica entre Brasil, Bolivia y Colombia: Teoría y Práctica para el Fortalecimiento de la Vigilancia de la Salud de Poblaciones Expuestas a Mercurio. 1ed.Bogotá: OPAS/OMS, 2011, v. , p. 97-99.

16.
LEMOS, A. F.; Erika Montaño ; PARRA, R. M. P. . Biomarcadores de exposición a mercurio. Cooperación Técnica entre Brasil, Bolivia y Colombia: Teoría y Práctica para el Fortalecimiento de la Vigilancia de la Salud de Poblaciones Expuestas a Mercurio. 1ed.Bogotá: OPAS/OMS, 2011, v. , p. 41-45.

17.
Netto, G. F. ; BUOSI, D. ; SALES, L. B. F. ; VASCONSELOS, C. H. ; CABRAL, A. R. ; MELLO, R. M. ; DANIEL, M. H. B. ; LOUVANDINI, P. ; RANGEL, C. F. ; FREIRE, M. M. ; LINS, G. A. I. ; SANTOS, C. M. ; SILVA, E. L. E. ; CERUTTI, D. F. ; PADILHA, J. B. D. ; ALONZO, H. G. A. ; LEMOS, A. F. . Vigilância em Saúde Ambiental no Sistema único de Saúde: 10 anos de atuação pela sustentabilidade no Brasil. In: PENNA,G.O.; NETO,O.L.M.; BARÊA,V.R.; DUARTE,E.; TEIXEIRA,M.G.; BARRETO,M.L.; MOYA,J.. (Org.). Saúde Brasil 2008: 20 anos de Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. 1ed.Brasilia: Ministério da Saúde, 2009, v. , p. 221-235.

18.
LEMOS, A. F.; LEAL, A. P. P. R. ; Linhares A.C.S. ; BUOSI, D. ; Silva D.F.T ; Cruz D.R.N. ; GOES JUNIOR, C. D. ; Rodrigues C.S. ; Pereira I. S. ; ALONZO, H. G. A. ; Pedroso M.M. ; Oliveira M.A. ; Fernandes Neto M.L. ; Priscila Campos Bueno ; Junger W.L. . Saúde e Ambiente. In: Gerson de Oliveira Pena; Maria de Fátima Marinho de Souza; Otaliba Libênio de Morais; Vera Regina Barêa Neto; Adauto Martins Sotres Filho. (Org.). Saúde Brasil 2007: uma análise da situação de saúde. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2008, v. , p. 571-628.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LEMOS, A. F.; SILVA, Demetrius David da ; RAMOS, Márcio Mota ; PRUSKI, F. F. . Regionalização de Vazões Mínimas de Referência Para a Bacia do Rio São Francisco, a Montante do Reservatório de Três Marias. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2007, Bonito. Anais do XXXVI CONBEA. Jaboticabal: SBEA/EMBRAPA/UEMS, 2007. v. 1. p. 1-4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SAKAI, M. ; ARAUJO, V. ; AGUIAR, R. ; CAMPOS, F. ; LEMOS, A. F. . A Blended Learning Strategy: The Open University of the Brazilian National Health System. In: An International Association for Medical Education 2012, 2012, Lyon. AMEE 2012 Abstract Book, 2012. p. 44.

2.
LEMOS, A. F.; Rodrigues C.S. ; BUOSI, D. ; Silva D.F.T ; Cruz D.R.N. ; Fernando Ferreira Carneiro ; Netto, G. F. ; ALONZO, H. G. A. ; Priscila Campos Bueno . Populações Potencialmente Expostas no Brasil: Uma Avaliação do Sistema de Informação de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Áreas Contaminadas ? Sissolo. In: Congresso Mundial de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Congresso Mundial de Epidemiologia/2008. Porto Alegre: Abrasco, 2008.

3.
LOURES, A.P.S. ; SILVA, C.M. ; ALVES, L. J. L. ; BRASIL, M. S. ; CACHALDORA, D. N. de ; LEMOS, A. F. . Remoção da salinidade de efluente de indústria de celulose e papel através de sistema de tratamento por disposição no solo. In: 39º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, 2006, São Paulo. Sessões Técnicas da ABTCP. São Paulo: TAPPI 2006, 2006.

4.
ALONZO, H. G. A. ; BUOSI, D. ; Netto, G. F. ; Janaina Carneiro Silva ; Priscila Campos Bueno ; LEMOS, A. F. . Diretrizes para Elaboração de Protocolos de Vigilância e Atenção à Saúde de Populações Expostas a Solo Contaminado. In: Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Congresso Mundial de Saúde Pública. Rio de Janeiro: Abrasco, 2006.

5.
BUOSI, D. ; Priscila Campos Bueno ; LEMOS, A. F. ; Janaina Carneiro Silva ; ALONZO, H. G. A. ; Silva D.F.T . Monitoramento de Saúde de Populaçao Exposta a Organoclorados em Cidade dos Meninos, Município de Duque de Caxias, RJ.. In: Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Congresso Mundial de Saúde Pública de 2006. Abrasco: Rio de Janeiro, 2006.

6.
LEMOS, A. F.; BUOSI, D. ; Janaina Carneiro Silva ; ALONZO, H. G. A. ; Priscila Campos Bueno . Identificação de Áreas com Populações Expostas a Solo Contaminado. In: Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Congresso Mundial de Saúde Pública de 2006. Rio de Janeiro: Abrasco, 2006.

7.
Janaina Carneiro Silva ; BUOSI, D. ; ALONZO, H. G. A. ; LEMOS, A. F. ; Priscila Campos Bueno . Parâmetros para Priorização de Áreas com Populações sob Risco de Exposição a Solo Contaminado. In: Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Congresso Mundial de Saúde Pública de 2006. Rio de Janeiro: Abrasco, 2006.

8.
NOVAES, Luciano Farias ; Gonçalves, Flávio A ; LEMOS, A. F. ; Tagliaferre, Cristiano. ; OLIVEIRA, Giovani ; ATAÍDE, Wendy Fonseca . Estimativa das Perdas de Solo e Água em Uma Bacia Experimental Utilizando os Modelos Rusle e Wepp. In: III Simpósio de Recursos Hídricos do Centro-Oeste, 2004, Goiania. III Simpósio de Recursos Hídricos do Centro-Oeste., 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, C. L. ; Lemos, A. F. ; GIRARD, S. N. ; ARAUJO, J. F. ; FRANCA, T. H. ; RODRIGUES, J. C. . O PROVAB como estratégia de atração e fixação de médicos em áreas remotas ou desassistidas, segundo egressos de 2013. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OLIVEIRA, C. A. P. ; LEMOS, A. F. ; NASCIMENTO, E. ; OLIVEIRA, V. A. . A Universidade Aberta do SUS e o Programa Brasileiro de Provisão de Médico: Contando o caso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Lemos, A. F.; OLIVEIRA, V. A. ; OLIVEIRA, C. A. P. ; CAVALCANTI, F. O. L. . Políticas Públicas de Valorização, Formação, Provimento de Profissionais do Sistema Único de Saúde ( SUS) com Uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação ( TIC) nos Processos Educativos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LEMOS, A. F.. O modelo de gestão do conhecimento informação e comunicação da representação da OPAS/OMS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LEMOS, A. F.. Qualificação de recursos humanos para o VIGIPEQ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
LEMOS, A. F.. Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Mercúrio, Amianto, Benzeno e Chumbo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
LEMOS, A. F.. Diretrizes para as atividades de toxicologia no Sistema Único de Saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
LEMOS, A. F.. Avaliação de Risco à Saúde Humana por Exposição a Substâncias Químicas. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PRUSKI, F. F. ; SILVA, Demetrius David da ; RAMOS, Márcio Mota ; NOVAES, Luciano Farias ; BAENA, L. G. N. ; LEMOS, A. F. . Licenciamento ambiental do açude público de Berizal. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
LEMOS, A. F.; LOPES JUNIOR, A. ; SASSI, A. P. ; BORGES, C. S. ; PROENCO, F. ; GUIMARAES JUNIOR, J. C. ; MENDONCA, H. F. ; CAVALCANTE FILHO, J. B. ; MACEDO, L. L. ; SAKAI, M. H. ; SILVA, M. B. ; ALESSIO, M. ; ZAGO, R. F. ; MELO JUNIOR, S. A. ; BRENELLI, S. L. ; FRANCO, S. M. ; SANTOS, T. R. ; OLIVEIRA, V. A. . Manual do supervisor: programa de valorização do profissional da atenção básica. 2012.

2.
LEMOS, A. F.; TEIXEIRA, M. T. F. . Relatório Final da 1º Conferência Nacional de Saúde Ambiental. 2010.

3.
LEMOS, A. F.; FISCHER, E. ; MALASPINA, F. ; LINS, G. ; SEGALERBA, M. ; ZAITUNE, M. P. ; TAGLIARI, P. ; BUENO, P. ; BUOSI, D. ; FRANCO NETO, G. . Manual do usuário do Sistema de Informação de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Solo Contaminado. 2010.

4.
BUOSI, D. ; LEMOS, A. F. ; Linhares A.C.S. ; SANTOS, C. M. ; SILVA, E. L. E. ; LINS, G. A. I. ; PADILHA, J. B. D. ; SALES, L. B. F. ; KALYVA, M. ; LOUVANDINI, P. ; BUENO, P. C. ; TAVORA, R. S. ; SILVA, R. R. P. ; VILAS BOAS, S. W. . Compromisso pela Qualidade do Ar e Saúde Ambiental. 2009.

5.
FRANCO NETO, G. ; LEMOS, A. F. ; BELTRAMI, A. C. . Passo a passo: subsídios para organização das etapas da 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental. 2009.

6.
FISCHER, A. C. S. ; GOMES, A. E. ; FENNER, A. ; LEMOS, A. F. . Guia do Participante da 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental. 2009.

7.
SILVA, A. S. ; LEMOS, A. F. ; BUOSI, D. ; ASMUS, C. I. R. F. . Relatório de avaliação de risco à saúde por exposição a resíduos perigosos em áreas de Itanhaem e São Vicente/sp. 2007.

Redes sociais, websites e blogs
1.
LEMOS, A. F.; MONTEIRO, T. ; TORRES, R. ; RAMIREZ, M. . REDVIGMER. 2011; Tema: Rede de relacionamento que tem como missão a democratização de informações, intercâmbio de experiências, formação de grupos para discussões específicas contribuindo para o fortalecimento da área de vigilância em saúde de populações expostas a mercúrio. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
LEMOS, A. F.; OLIVEIRA, V. A. ; VIANNA, R. F. . Relatório de Gestão 2010-2015 UNA-SUS. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
Lemos, A. F.. Saúde Ambiental. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
LEMOS, A. F.. Avaliação de risco a saude humana. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LEMOS, A. F.. Comunicação de risco. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
LEMOS, A. F.. Vigilancia em saúde ambiental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
RADICCHI, A. ; LEMOS, A. F. . Modernidade e Crise Ambiental. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

7.
RADICCHI, A. L. A. ; LEMOS, A. F. . Programas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

8.
Lemos, A. F.. Saúde Ambiental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
LEMOS, A. F.; MALASPINA, F. G. ; LIMA, F. L. M. ; FONSECA, F. R. ; SALAS, J. ; LINS, G. A. I. ; RODRIGUES, J. C. ; VILLARDI, J. W. R. ; COSTA, L. C. A. ; SALES, L. B. F. ; ESTRELA, M. A. A. ; ZAITUNE, M. P. ; BUENO, P. C. ; SOARES, R. O. P. S. . Manual de instruções para o preenchimento do instrumento de identificação dos municípios de risco- IIMR. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).

10.
ASMUS, C. I. R. F. ; FILHOTE, M. I. F. ; PESSOA, A. ; BUOSI, D. ; AGUIAR, H. A. ; LINO, C. R. G. ; LEMOS, A. F. ; LIMA, M. I. M. ; MAZOTO, M. ; FERNANDES, T. V. R. B. . Avaliação de Risco à Saúde Humana por Exposição a Substâncias Químicas. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educacional).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
LEMOS, A. F.. Curso avançado de Auto Cad. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LEMOS, A. F.. Curso avançado de GPS topográfico, visando o seu uso na agricultura.. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LEMOS, A. F.. Curso de Tratamento de Água. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
LEMOS, A. F.. Curso de Tratamento de Resíduos Agro-industriais. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
LEMOS, A. F.. Curso de Manejo de Irrigação em Pivô Central. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
LEMOS, A. F.. Curso de Pós-Colheita e Qualidade de Frutas e Hortaliças. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
LEMOS, A. F.. Curso de Iniciação ao Desenvolvimento Sustentável. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
LEMOS, A. F.. Curso de Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ASMUS, C. I. R. F.; Lemos, A. F.. Participação em banca de Bárbara Pellissari. " Aspectos Socioambientais Associados à Ocorrência de Dengue no Município de Primavera Leste/MT.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.

2.
ASMUS, C. I. R. F.; Lemos, A. F.. Participação em banca de Danuza Duarte Costa. " Qualidade das Amostras de Água para Consumo Humano Analisadas no LACEN de Sergipe. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.

3.
ASMUS, C. I. R. F.; Lemos, A. F.. Participação em banca de Sidney Lourdes Cesar Souza de Sá. " Leishmaniose Visceral em Sergipe: Situação Epidemiológica- Medidas de Controle, Desafios e Perspectivas.". 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.

4.
ASMUS, C. I. R. F.; Lemos, A. F.. Participação em banca de Luzia Dutra Camilo. " Descrição da Colonização do Aedes Albopictus no Tocantins, 2006-2013. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.

5.
ASMUS, C. I. R. F.; Lemos, A. F.. Participação em banca de Lusy Disney Gomes de Andrade Almeida. " Leishmaniose Visceral no Município de Palmas- TO. Situação, Aspectos Edipemiológicos e Medidas de Controle.". 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.

6.
ASMUS, C. I. R. F.; Lemos, A. F.. Participação em banca de Roseanne Camargo. "Presença de Fármacos em Ambientes Aquáticos e Impactos Negativos ao Meio Ambiente e à Saúde Humana: Revisão de Literatura".. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.

7.
ASMUS, C. I. R. F.; Lemos, A. F.. Participação em banca de Apollyanne de Fátima de Souza Gomes. " Prevalência de Leishmaniose Visceral Humana na cidade de Parnaíba, nos anos de 2011 e 2012.". 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.

8.
ASMUS, C. I. R. F.; Lemos, A. F.. Participação em banca de Regina de Melo Cabral. " Prevalência de Sintomatologias em Trabalhadores Agrícolas Expostos aos Agrotóxicos". 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.

9.
ASMUS, C. I. R. F.; Lemos, A. F.. Participação em banca de Ana Claudia de Sá Teles Minnaert. " Análise da Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde e a Execução das Açôes de Vigilância da Água de Consumo Humano nas Áreas Portuárias".. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.

10.
ASMUS, C. I. R. F.; Lemos, A. F.. Participação em banca de Jaqueline Nipo da Silva. " Água de Solução Alternativa e seus Riscos à Saúde da População". 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.

11.
ASMUS, C. I. R. F.; Lemos, A. F.. Participação em banca de Cristina Musmanno. " Programa de Vigilância de Populações Expostas a Situações de Desastres ( Vigidesastres)". 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8º CBTms. Metodologias inovadoras na formação dos profissionais de saúde. 2017. (Congresso).

2.
Congresso Brasileiro de Educação Médica. Serious Game, Novas tecnologias em educação em saúde e utilização dos meios eletrônicos.. 2016. (Congresso).

3.
XI Congreso Internacional de Informática en Salud 2016. El Campus Virtual de Salud Pública - Repositorio y Recursos Educativos Abiertos. 2016. (Congresso).

4.
21º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. ?Modelos e Práticas Educativas a Distância na Educação Permanente em Saúde (EPS) da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).. 2015. (Congresso).

5.
II Fórum de Integração das Ações Pedagógicas do Projeto Mais Médicos para o BrasiI (Pl..Projeto de Intervenção (PI) do PMMB. 2014. (Outra).

6.
I Mostra de Experiências Exitosas da Universidade Aberta do SUS." A percepção dos egressos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) em relação ao curso de especialização.". 2014. (Encontro).

7.
The Network Towards Unity For Health. THEMATIC POSTER SESSION WEB PORTFOLIO: A KEY MANAGEMENT TOOL FOR THE SUPERVISION ACTIVITIES WHITIN THE PROGRAM FOR VALUING THE PRIMARY HEALTHCARE PROFESSIONAL ( PROVAB) BRAZIL. 2014. (Congresso).

8.
The Network Towards Unity For Health. THEMATIC POSTER SESSION EVALUATION OF E- LEARNING IN HELTHCARE: MODELLING MULTI-LEVEL PROCESSES AND INSTRUMENTS AT UNA-SUS. 2014. (Congresso).

9.
The Network Towards Unity For Health. THEMATIC POSTER SESSION UNA-SUS INTEGRATED PROCESS TO EVALUATE LONG-DISTANCE EDUCATION MODULES FOR HEALTHCARE PROFESSIONALS BEFORE PUBLIC RELEASE. 2014. (Congresso).

10.
V Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade. " Instrumentos de Gestão: Implantação de novas equipes, E-SUS ( Fluxos de Implantação e Validação das Equipes), Telessáude, UNA-SUS". 2014. (Congresso).

11.
Oficina da Rede Regional de Recursos Educacionais Abertos.Acervo de Recursos Educacionais em Saúde. 2012. (Oficina).

12.
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental de Santa Catarina. 2011. (Outra).

13.
Seminário Nacional de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos.Qualificação de recursos humanos para o VIGIPEQ. 2011. (Seminário).

14.
Seminário Nacional de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos.Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Mercúrio, Amianto, Benzeno e Chumbo. 2011. (Seminário).

15.
II Encontro de Preservação de Mananciais da Zona da Mata Mineira.II Encontro de Preservação de Mananciais da Zona da Mata Mineira. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ASMUS, C. I. R. F. ; FILHOTE, M. I. F. ; LEMOS, A. F. ; OLIVEIRA, V. A. . XV Oficina Nacional da Universidade Aberta do SUS. 2013. (Outro).

2.
LEMOS, A. F.. I Fórum Nacional de Avaliação da Atenção Toxicológica no SUS. 2011. (Outro).

3.
LEMOS, A. F.. 1º Conferência Nacional de Saúde Ambiental. 2009. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
NASCIMENTO, E. ; OLIVEIRA, V. A. ; Lemos, A. F. . Experiências exitosas da Rede UNA-SUS: trajetórias de fortalecimento e consolidação da Educação Permanente em Saúde no Brasil. 1. ed. São Luis: EDUFMA, 2017. 283p .

2.
BRASIL, L. S. B. ; Lemos, A. F. ; ROSA JUNIOR, O. . Experiências exitosas da Rede UNA-SUS: trajetórias de fortalecimento e consolidação da Educação Permanente em Saúde no Brasil. 1/3. ed. São Luis: EDUFMA, 2017. 283p .

3.
CAMPOS, F. ; Lemos, A. F. ; OLIVEIRA, V. A. . Experiências exitosas da Rede UNA-SUS: trajetórias de fortalecimento e consolidação da Educação Permanente em Saúde no Brasil. 1/3. ed. São Luis: EDUFMA, 2017. v. 1. 283p .


Cursos de curta duração ministrados
1.
Lemos, A. F.. Saúde Ambiental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 12:35:39