Marcelo Saber Bitar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8835220637613624
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Mestre em Politiques Publiques et Gouvernement Compares - Universite Lumiere Lyon 2 (Sciences Po), mestre em em Economia Social e do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), graduado em Ciencias Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui experiência na área de Ciência Política, com ênfase em análise, avaliação e desenho de Políticas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Saber Bitar
Nome em citações bibliográficas
BITAR, Marcelo Saber

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação.
Rua Luis Gonzaga de Resende
Beira Rio
37545000 - Cachoeira de Minas, MG - Brasil
Telefone: (35) 34721242


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2004
Mestrado em Sciences Politiques.
Université Lumiere Lyon 2, LYON II, França.
Título: LES ENSEIGNANTES FACE AU PROJET DE DECENTRALISATION DE L'EDUCATION PUBLIQUE EN FRANCE,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: GILLES POLLET.
Palavras-chave: DECENTRALIZACAO; FRANÇA; GREVE; ENSINO PUBLICO; GOVERNANCA; POLITICAS PUBLICAS.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Política Econômica e Administração Pública em Geral.
2001 - 2003
Mestrado em Economia Social e do Trabalho.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A POLITICA EDUCACIONAL PAULISTA NOS DOZE ANOS DE GOIVERNANCA DO PMDB: 1983 A 1994,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: GERALDO DI GIOVANNI.
Palavras-chave: PMDB; EDUCACAO; DESCENTRALIZACAO; MUNICIPALIZACAO; GOVERNO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Política Econômica e Administração Pública em Geral.
1996 - 1999
Graduação em Ciencias Sociais.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: ANALISE CRITICA DA CORRENPONDENCIA PARTICULAR DE MARX E ENGELS COM PENSADORES DO PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA DA ALEMANHA NO PERIODO DO FINAL DE 1880 AO INICIO DE 1890.
Orientador: PAULO ALVES DE LIMA FILHO.




Atuação Profissional



Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, FAI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


EE Cônego Eugênio de Faria, EECEF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24


Instituto Federal, MG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Sociologia e Filosofi, Carga horária: 40


UNIS, UNIS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Sociologia e Filosofia, Carga horária: 3



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas/Especialidade: Análise do Processo Decisório.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia/Especialidade: Teoria Sociológica.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia do Bem-Estar Social/Especialidade: Economia dos Programas de Bem-Estar Social.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana/Especialidade: Conflitos Sociais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Organizações Públicas.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3Lemos, D2018Lemos, D ; BITAR, Marcelo Saber . Sociologia como ferramenta de pensar:um estudo crítico acerca da implementação da disciplina de sociologia no Ensino Médio das escolas públicas locais. Revista Inicia, v. 1, p. 17, 2018.

2.
2BITAR, Marcelo Saber2003 BITAR, Marcelo Saber. A DESCENTRALIZACAO DA EDUCACAO PUBLICA NO ESTADO DE SAO PAULO E UM BREVE ESTUDO DE CASO DO MUNICIPIO DE VINHEDO. Pro-Posições (Unicamp), CAMPINAS, v. 14, n.2, p. 195-206, 2003.

3.
1BITAR, Marcelo Saber2003 BITAR, Marcelo Saber; QUADROS, Mariana Yassuda de . ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORANEA: DOS CONTURBADOS ANOS 60 A OMILAGRE DOS 70. Revista de Ciências Gerenciais, VALINHOS, v. 7, n.9, p. 39-42, 2003.

4.
4BITAR, Marcelo Saber2001 BITAR, Marcelo Saber; ROMAO, Frederico Lisboa . EMPREGO/DESEMPREGO NO BRASIL. Leituras de Economia Política: Revista do Instituto de Economia da UNICAMP, CAMPINAS, v. 9, p. 91-101, 2001.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BITAR, Marcelo Saber. AVALIACAO DO PROGRAMA TV ESCOLA. 2002.

Demais trabalhos
1.
BITAR, Marcelo Saber. ANALISE DA CORRESPONDENCIA PARTICULAR DE MARX E ENGELS COM PENSADORES DO PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA DA ALEMANHA NO PERIODO 1870 A 1890. 1999 (INICIACAO CIENTIFICA) .

2.
BITAR, Marcelo Saber. ANALISE DA CORRESPONDENCIA PARTICULAR DE AMRX E ENGELS COM PENSADORES DO PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA DA ALEMANHA NO PERIODO DE 1870 E 1890. 1999 (INICIACAO CIENTIFICA) .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
BITAR, Marcelo Saber. Pessoas com deficiência: perfil, desafios e cenário atual nas empresas de Pouso alegre - MG. 2016. Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação.

2.
BITAR, Marcelo Saber. A Comunicação como fator determinante no alcance dos objetivos institucionais: um estudo de caso na secretaria municipal de Saúde de um município do Sul de Minas. 2016. Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação.

3.
BITAR, Marcelo Saber. A influência da gestão de recursos humanos na sucessão e profissionalização de empresas familiares. 2016. Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação.

4.
BITAR, Marcelo Saber. Planejamento de compras para redução de custos. 2016. Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Marcelo Saber Bitar. Coimo a ideologia influencia o processo de consumo. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Administração) - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Marcelo Saber Bitar. Sociologia no ensino médio: Mapeamento das escolas públicas estaduais. Início: 2016 - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 4:10:53