Alexandre Ramires de Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5961164017302520
  • Última atualização do currículo em 01/12/2017


Doutorando e mestre (2012) em Administração pela Escola de Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Possui MBA Executivo Internacional com ênfase em Gerenciamento de Projetos pela The George Washington University - School of Business e Fundação Getúlio Vargas (2013), Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2008), em Redes e Sistemas Distribuídos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2004), também em Banco de Dados pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2002) e Bacharel em Informática pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP (2000). Professor das disciplinas de Governança de TI, Sistemas Empresariais, Sistemas de Informações Gerenciais, Gerência de Produtos de Software, Empreendedorismo, Informática e Sociedade. Integra o Grupo de pesquisa UBI-Business, pesquisando na área de Sistemas de Informação-Administração-Tecnologias sobre temas relacionados a Redes Sociais Virtuais Organizacionais, Gamification, Governança de TI, Computação Ubíqua, Cloud Computing, Alinhamento Estratégico de TI, Wearable Computing, Gerenciamento de Projetos, Planejamento Estratégico e Desempenho Organizacional. Experiência profissional na área de Tecnologia de Informação atuando com desenvolvimento e arquitetura de Sistemas de Informação, gestão e governança de TI, administração de Banco de Dados e Redes, gestão de sistemas 24x7 HA(High-Availability). Atualmente como CIO na Gerência de Tecnologia da Informação do Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio SESC Brasil. Certificado PMP (Project Management Professional - Gerenciamento de Projetos) desde 2008. Associado do Project Management Institute (PMI), da Association for Information systems(AIS) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Prêmio IT Leaders 2016 Categoria Educação pela Computerworld. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Ramires de Castro
Nome em citações bibliográficas
RAMIRES, A.;CASTRO, A. R.;RAMIRES, ALEXANDRE

Endereço


Endereço Profissional
SESC - Administração Nacional.
Avenida Ayrton Senna - de 3581 ao fim - lado ímpar
Jacarepaguá
22775004 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 365320
URL da Homepage: http://www.senacrs.com.br/institucional_estrutura.asp


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Administração.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Redes sociais virtuais organizacionais,
Orientador: Norberto Hoppen.
Palavras-chave: redes sociais virtuais organizacionais; redes sociais; teoria da estruturação; teoria institucional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Information Technology Management (IT Management).
2010 - 2012
Mestrado em Administração.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Governança de tecnologia da informação e o compliance em instituição de serviço social autônomo,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Adolfo Alberto Vanti.
Palavras-chave: Governança de Tecnologia da Informação; Governança; Tecnologia da Informação; Serviço Social Autônomo; Compliance.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
2013 - 2014
Especialização em MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos. (Carga Horária: 472h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Knowledge Management Applied to Global Project Management: The NASA - APPEL Case.
Orientador: Wanderlei Marinho da Silva.
2007 - 2008
Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos. (Carga Horária: 432h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Implantação de uma Unidade Educacional do SENAC na Zona Sul de Porto Alegre.
Orientador: José Angelo Santos do Valle.
2003 - 2004
Especialização em Pós-Graduação em Redes e Sistemas Distribuídos. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Uma sugestão de arquitetura para tolerância a falhas de banco de dados em ambientes 24x7.
Orientador: Taisy Silva Weber.
2001 - 2002
Especialização em Pós-Graduação em Banco de Dados. (Carga Horária: 412h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: Panorama atual da tecnologia de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Orientados a Objetos.
Orientador: Nara Martini Bigolin.
1997 - 2000
Graduação em Bacharelado em Informática.
Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
Título: Desenvolvimento de um Banco de Dados Web com informações para a Fruticultura.
Orientador: Salvador Loni Tadeu Camargo.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Gamification. (Carga horária: 24h).
University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.
2013 - 2013
Executive Education Program - Project Management. (Carga horária: 80h).
George Washington University, GWU, Estados Unidos.


Atuação Profissional



SESC - Administração Nacional, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Função: Gerência de Tecnologia da Informação Tarefas Realizadas: Organização do setor, Planejamento Estratégico de TI, Planejamento, Implementação e Gerência de Serviços de TI, Implementação e Gerência de Redes, Seleção e Implementação de Sistemas ERP, Integração de Sistemas, Coordenação da equipe. Gerenciamento de Projetos de Infraestrutura e Desenvolvimento de Sistemas desta organização.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2017
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: GERENTE DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Função: Gerência da Assessoria de Tecnologia da Informação Tarefas Realizadas: Organização do setor, Planejamento Estratégico de TI, Planejamento, Implementação e Gerência de Serviços de TI, Implementação e Gerência de Redes, Seleção e Implementação de Sistemas ERP Integração de Sistemas, Coordenação da equipe. Gerenciamento de Projetos de Infra-Estrutura e Desenvolvimento de Sistemas desta organização.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplina de Gerenciamento de Porftólio de Projetos

Atividades

01/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração Regional do Senac, .

Cargo ou função
Coordenador do Comitê de Gestão do Conhecimento.
01/2006 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Tecnologia Senac RS - Porto Alegre, .

Cargo ou função
Assessoria em Tecnologia da Informação.
01/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Tecnologia Senac RS - Porto Alegre, .

01/2009 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração Regional do Senac, .

Cargo ou função
Coordenador do Comitê de Segurança e Tecnologia da Informação.
04/2009 - 04/2009
Ensino, Gerenciamento de Projetos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gerenciamento de Portfólio de Projetos

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

Atividades

10/2016 - 11/2016
Ensino, Controladoria, Contabilidade e Planejamento, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sistemas Integrados de Gestão
03/2016 - 07/2016
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gerência de Produtos de Software
Governança de TI
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas Empresariais
08/2015 - 02/2016
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Governança de Tecnologia da Informação
Informática e Sociedade
06/2015 - 07/2015
Ensino, Controladoria, Contabilidade e Planejamento, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sistemas Integrados de Gestão
01/2015 - 07/2015
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Governança de Tecnologia da Informação
Informática e Sociedade
Sistemas Empresariais
01/2015 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo
Sistemas de Informações Gerenciais
08/2014 - 12/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistema de Informações Gerenciais
08/2014 - 12/2014
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Governança de Tecnologia da Informação
Informática e Sociedade
Sistemas Empresariais
03/2014 - 07/2014
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração
Governança de Tecnologia da Informação
Sistemas Empresariais

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador no Projeto, Carga horária: 3
Outras informações
Pesquisa sobre Desenvolvimento de Modelo de decisão para Investimentos e Priorização de TI no contexto de Governança de Tecnologia de Informação (GTI). código: PP0000001279


Procwork Tecnologia, PROC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: ARQUITETO DE SISTEMAS, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Função: Arquiteto de Sistemas Tarefas Realizadas: arquitetura de aplicação(J2EE) e dados(mapeamento objeto-relacional), conhecimentos em swing, ejb, servlet, patterns, JBOSS, iAS-Oracle Application Server(OCJ4), JDK, Eclipse, Ant. Definição de equipamentos, rotinas, casos de uso(UML), diagramas de classe, planos de teste, controle de versões(CVS).


GetNet - Tecnologia em Captura e Processamento e Transações, GETNET, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: DBA-ADMINISTRADOR DE BANCO DE DADOS, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Função: DBA - Administrador/Analista de Banco de Dados e Gerente de Projetos Tarefas Realizadas: administração(interna e externa), implantação e gerenciamento remoto de banco de dados SYBASE(instalando, implantando, configurando, ajustando parâmetros, rodando scripts, preparando a base de dados,etc) via conexões remotas e/ou in loco, além de auxiliar em decisões junto aos mesmos sobre aquisições de softwares e plataformas de hardware a serem adquiridas. Administração de hardware com sistema Sun Solaris. Definição do escopo e diretrizes dos projetos ou customizações a serem desenvolvidos na área referente de Tecnologia. Ferramenta CASE(documentação de alterações nos sistemas).Manutenção e disponibilidade de Hardware e Software EMC(Storage CX-600) 24x7. Gerência de Projetos junto aos clientes, levantamento de necessidades, reuniões decisórias e consultoria em processos e equipamentos. Implantação e manutenção de Replicação de dados entre servidores, com Replication Server da Sybase.


Infosaúde - Gestão Informatizada em Saúde, INFO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: DBA-ADMINISTRADOR DE BANCO DE DADOS, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Função: DBA - Administrador de Banco de Dados Tarefas Realizadas: administração(interna e externa), implantação e gerenciamento remoto de banco de dados SYBASE, ORACLE e SQL SERVER, dando consultoria à clientes(instalando, implantando, configurando, ajustando parâmetros, rodando scripts, preparando a base de dados,etc) via conexões remotas e/ou visitas aos clientes, além de auxiliar em decisões junto aos mesmos sobre softwares e plataformas de hardware a serem adquiridas. Definição do escopo e diretrizes dos projetos ou customizações a serem desenvolvidos na área referente de Tecnologia. Atuava antes como Analista de Sistemas, trabalhando na área de Atendimento ao Cliente(Suporte). Responsável por 8 Módulos do ERP da empresa(Faturamento, Custos Hospitalares, entre outros). Desenvolver o projeto conceitual de sistemas a partir de análise das informações coletadas, utilizando atualmente Análise Estruturada com migração a curto prazo para Análise Orientada a Objetos e Ferramenta JAVA. Ferramenta CASE(documentação de alterações nos módulos).


Matrix Internet S.A., MATRIX, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: WEBMASTER, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Função: Webmaster/Gerente Técnico Tarefas Realizadas: Atividades como gerência e administração de redes, segurança dos sistemas computacionais, DBA, administração e configuração dos equipamentos e softwares, treinamento dos funcionários e clientes, projeto e criação de sites entre outras. Provedor Matrix Internet S.A. (franquia Bagé).



Linhas de pesquisa


1.
Tecnologia de Informação: Alinhamento Estratégico nas Organizações
2.
Gerenciamento de Projetos
3.
Redes Sociais Virtuais Organizacionais


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Pesquisa sobre Desenvolvimento de Modelo de decisão para Investimentos e Priorização de TI no contexto de Governança de Tecnologia de Informação (GTI)
Descrição: O uso de Tecnologia de informação (TI) para negócios é significativo na aplicação em controles de indicadores de desempenho, no processo decisório, no alinhamento estratégico, bem como em transparência dos sistemas de informação. Para exercer atividades de Compliance e transparência é necessário responder questões que definem quem é o decisor, quais são as decisões, como decidir e como controlar. O presente projeto de pesquisa objetiva desenvolver um modelo estratégico para avaliação de níveis de maturidade de Governança de TI (GTI), identificando desta maneira as principais decisões relacionadas com Investimentos e Priorização para a área. Esses tipos de decisões organizacionais são complexas pois definem gastos e múltiplos critérios de decisão devido à integração de variáveis estratégicas. Devido a isto, o projeto utiliza princípios de lógica difusa compensatória..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Alexandre Ramires de Castro - Integrante / Adolfo Alberto Vanti - Coordenador / Clarissa Braz Menezes - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Competência - Revista da Educação Superior do Senac-RS


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Competência - Revista da Educação Superior do Senac-RS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Sistema de Informação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gerenciamento de Projetos.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Russo
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
IT Leaders 2016, Computerworld.
2008
PMP - Project Management Professional, Project Management Institute.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RAMIRES, ALEXANDRE2017 RAMIRES, ALEXANDRE; MACHADO, LISIANE . GROUNDED THEORY: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM ADMINISTRAÇÃO NO PERÍODO DE 2000 A 2014. ALCANCE (UNIVALI) (CESSOU EM 2007), v. 24, p. 258-271, 2017.

2.
CASTRO, A. R.2011 CASTRO, A. R.; Clarissa Menezes . Utilização do BPM com foco no Desempenho Financeiro de uma Instituição de Serviços Sociais Autônomos. Competência (Porto Alegre), v. 4, p. 103-121, 2011.

3.
CASTRO, A. R.2011CASTRO, A. R.; Clarissa Menezes ; KARL, José Fernando . UNIDADES DE NEGÓCIO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA PERSPECTIVA PARA AVALIAR O DESEMPENHO. Revista do CCEI, v. 15, p. 411-432, 2011.

4.
LACERDA, G. S.2002LACERDA, G. S. ; CASTRO, A. R. ; ZAVALIK, C. . Arquitetura de Aplicações voltadas para Web. Revista do CCEI, v. 6, p. 55-61, 2002.

5.
CASTRO, A. R.2000CASTRO, A. R.; ZAVALIK, C. ; LACERDA, G. S. . Um Estudo sobre Criptologia. Revista do CCEI, v. 4, p. 80-86, 2000.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CASTRO, A. R.; LACERDA, G. S. ; ZAVALIK, C. . Uma Visão Sobre os Sistemas de Informação Voltados para a Web. Developers' Magazine, http://www.developers.com.br/, 01 fev. 2003.

2.
SANTOS, J. H. A. ; CASTRO, A. R. . Aplicando o Business Intelligence na área da saúde. Developers' Magazine, p. 14 - 16, 01 dez. 2002.

3.
CASTRO, A. R.. Discutindo se os Banco de dados OO são viáveis. Developers' Magazine, p. 17 - 19, 01 jan. 2002.

4.
LACERDA, G. S. ; CASTRO, A. R. ; ZAVALIK, C. ; LEITE, L. M. ; MILETTO, E. M. . Sistemas gerenciadores de BDs baseados em software livre. Developers' Magazine, p. 20 - 22, 01 nov. 2001.

5.
CASTRO, A. R.; COSTA, E. P. . Um breve estudo sobre a ferramenta RAD Rational Rose. Developers' Magazine, p. 22 - 23, 01 ago. 2001.

6.
CASTRO, A. R.; ALVES, A. P. ; ANTUNES, C. ; GRASS, M. E. . Desenvolvendo um Trabalho em Equipe com Qualidade. Developers' Magazine, p. 34 - 37, 01 jan. 2001.

7.
CASTRO, A. R.; FIGUEIRA, R. A. ; LACERDA, G. S. . Organização e Aspectos Legais das Empresas Virtuais. Developers' Magazine, , v. 48, p. 30 - 33, 01 ago. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAMIRES, A.; MACHADO, LISIANE ; SCHLEMMER, E. ; TREZ, G. ; CRUZ, R. R. . A Gamificação na Estratégia como Prática em uma Empresa Multinacional de Software. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba (PR). SBC - Proceedings of SBGames 2017, 2017.

2.
MACHADO, L. ; RAMIRES, A. ; MONTICELLI, J. M. ; SCHLEMMER, E. ; CRUZ, R. R. ; BARTH, M. . Gamification as a Training Strategy and the Flow State A Case Study in an Information Technology Company in Southern Brazil. In: IAMB ? International Academy of Management and Business, 2016, London, UK. 22th IAMB Conference Proceedings, 2016.

3.
RAMIRES, A.. ESTRUTURAÇÃO DA INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL ATRAVÉS DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS ORGANIZACIONAIS. In: XIX SEMEAD ? Seminários em Administração FEA-USP, 2016, São Paulo. XIX SEMEAD ? Seminários em Administração, 2016.

4.
RAMIRES, A.; MACHADO, L. . GROUNDED THEORY: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM ADMINISTRAÇÃO A PARTIR DE ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS E CONGRESSOS, NO PERÍODO DE 2000 A 2014. In: Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2015, Volta Redonda, RJ. Anais do CASI (CD ROM) ISSN: 2318-6984. Volta Redonda, RJ, 2015. v. 4. p. 1-14.

5.
RAMIRES, A.. TENDÊNCIAS DE ESTRATÉGIAS DE PESQUISA UTILIZADAS NOS ARTIGOS COM A TEMÁTICA WEARABLE COMPUTING. In: Congresso de Administração, Sociedade e Inovação ? CASI, 2015, Volta Redonda-RJ. Anais CASI 2015, 2015. v. 4. p. 1-12.

6.
MACHADO, L. ; RAMIRES, A. ; MONTICELLI, J. M. ; SCHLEMMER, E. ; CRUZ, R. R. ; WALLAUER, M. ; BARTH, M. . A Gamificação como Estratégia de Capacitação e o Estado de Flow: um Estudo de Caso em uma Empresa da Área de Tecnologia da Informação (TI) da Região Sul do Brasil. In: XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Terezinha-PI. SBC ? Proceedings of SBGames 2015, 2015. p. 1015-1024.

7.
CASTRO, A. R.; LACERDA, G. S. ; FIGUEIRA, R. A. . Empresas virtuais. In: I CONGRESSO DE LÓGICA APLICADA À TECNOLOGIA, LAPTEC'2000, 2000, São Paulo - SP. ANAIS DO I CONGRESSO DE LÓGICA APLICADA À TECNOLOGIA. São Paulo: Editora Plêiade, 2000. v. 1. p. 627-633.

8.
CASTRO, A. R.; TRINDADE, A. M. S. ; BERNARDES, R. M. ; FIGUEIRA, R. A. ; CAMARGO, S. L. T. . Desenvolvimento de um Banco de Dados Web com Informações para a Fruticultura. In: I CONGRESSO DE LÓGICA APLICADA À TECNOLOGIA - LAPTEC'2000, 2000, SÃO PAULO. ANAIS DO I CONGRESSO DE LÓGICA APLICADA À TECNOLOGIA, LAPTEC'2000. São Paulo: Editora Plêiade, 2000. v. 1. p. 661-668.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RAMIRES, A.; HOPPEN, N. . Structuration of Organizational Innovation through Organizational Virtual Social Networks. In: International Conference on Information Resources Management., 2017, Santiago. Conf-IRM 2017, 2017.

2.
RAMIRES, A.. Estruturação da Inovação Organizacional através de Redes Sociais Virtuais. In: XI Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Administração - SIPAD, 2016, Caxias do Sul. Produtividade e Inovação: desenvolvendo competitividade em tempos de crise, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
RAMIRES, A.. Governança e Gestão na área de TI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RAMIRES, A.; HOPPEN, N. . Structuration of Organizational Innovation through Organizational Virtual Social Networks. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RAMIRES, A.. ESTRUTURAÇÃO DA INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL ATRAVÉS DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS ORGANIZACIONAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
RAMIRES, A.. A importância do relacionamento interpessoal na área de Tecnologia da Informação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RAMIRES, A.. Experiências de estudo no exterior na área de gerenciamento de projetos e governança de TI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
RAMIRES, A.. TENDÊNCIAS DE ESTRATÉGIAS DE PESQUISA UTILIZADAS NOS ARTIGOS COM A TEMÁTICA WEARABLE COMPUTING. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
RAMIRES, A.; MACHADO, LISIANE . GROUNDED THEORY: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM ADMINISTRAÇÃO A PARTIR DE ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS E CONGRESSOS, NO PERÍODO DE 2000 A 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
RAMIRES, A.. Experiência internacional no estudo de Gerenciamento de Projetos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
RAMIRES, A.. Ensino à Distância: Tendências, Oportunidades e Desafios - Case Senac-RS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MIGOWSKI, S. A, ; RAMIRES, A. . A Empresa Júnior pode ser considerada uma comunidade de prática?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CASTRO, A. R.; Clarissa Menezes . Assimetria de Conhecimento Entre Tecnologia da Informação e Negócio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CASTRO, A. R.. Banco de Dados Orientados a Objetos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CASTRO, A. R.; TRINDADE, A. M. S. ; BERNARDES, R. M. ; FIGUEIRA, R. A. ; CAMARGO, S. L. T. . Desenvolvimento de um Banco de Dados Web com Informações para a Fruticultura. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
CASTRO, A. R.; LACERDA, G. S. ; FIGUEIRA, R. A. . Empresas Virtuais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CASTRO, A. R.; Clarissa Menezes . Assimetria de Conhecimento entre Tecnologia da Informação e Negócio 2011 (VIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia).


Demais tipos de produção técnica
1.
CASTRO, A. R.. Gerenciamento de Portfólio de Projetos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LACERDA, G. S.; ZSCHORNACK, F.; RAMIRES, A.. Participação em banca de Gelson Lutz. GLASYS - Uma proposta de modelo genérico de definição de Sistemas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Aplicadas a SI com Métodos Ágeis) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

2.
LACERDA, G. S.; ZSCHORNACK, F.; RAMIRES, A.. Participação em banca de Pedro Carpenedo Borges. Indicadores para o Processo de Desenvolvimento de Software: Aplicação do Método Balanced Scorecard. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Aplicadas a SI com Métodos Ágeis) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LACERDA, G. S.; RAMIRES, A.; ROSA, M. M.. Participação em banca de Ricardo Lacerda Persch.Cookbook para testadores de software em ambientes distribuídos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

2.
LACERDA, G. S.; ROSA, M. M.; RAMIRES, A.. Participação em banca de Eduardo Lanfredi.Scrum além do desenvolvimento de software. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Ritter dos Reis.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
12º Seminário de Gerenciamento de Projetos.Open space para apresentação de artigos. 2015. (Seminário).

2.
XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.Sistemas De Informação Com Indicadores Para Acompanhamento Do Desempenho Financeiro De Uma Instituição De Ensino. 2015. (Simpósio).

3.
XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.Tendências De Estratégias De Pesquisa Utilizadas Nos Artigos Com A Temática Wearable Computing. 2015. (Simpósio).

4.
7º Seminário de Gerenciamento de Projetos.Apresentação dos artigos. 2011. (Seminário).

5.
SEGeT ? Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.Tecnologia da Informação. 2011. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RAMIRES, A.. XIII Congresso de Gerenciamento de Projetos PMI-RS. 2016. (Congresso).

2.
RAMIRES, A.. XII Seminário de Gerenciamento de Projetos PMI-RS. 2015. (Congresso).

3.
RAMIRES, A.. XI Seminário Brasil Portugal Internacionalização de Empresas. 2014. (Outro).

4.
RAMIRES, A.. 1o. Encontro de Computação Móvel e Ubíqua aplicada a negócios. 2014. (Outro).

5.
RAMIRES, A.. X Seminário de Gerenciamento de Projetos PMI-RS. 2013. (Congresso).

6.
RAMIRES, A.. VIII Seminário de Gerenciamento de Projetos. 2011. (Congresso).

7.
RAMIRES, A.. VII Seminário de Gerenciamento de Projetos PMI-RS. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eron Pereira Barbosa. Estudo de caso de implementação de um sistema ERP em uma empresa do segmento de áudio. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Ritter dos Reis. (Orientador).

2.
Rafael da Silva Fernandes. Monitoramento como Serviço - Um estudo sobre a utilização do ZabbiX. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Ritter dos Reis. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luciano Monteiro dos Santos. Monitorando um ambiente SaaS de alta disponibilidade e criticidade com sistema MaaS híbrido. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário Ritter dos Reis. Orientador: Alexandre Ramires de Castro.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
RAMIRES, A.. Ensino à Distância: Tendências, Oportunidades e Desafios - Case Senac-RS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RAMIRES, A.. A importância do relacionamento interpessoal na área de Tecnologia da Informação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RAMIRES, A.. Experiências de estudo no exterior na área de gerenciamento de projetos e governança de TI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RAMIRES, A.. XI Seminário Brasil Portugal Internacionalização de Empresas. 2014. (Outro).

2.
RAMIRES, A.. VII Seminário de Gerenciamento de Projetos PMI-RS. 2010. (Congresso).

3.
RAMIRES, A.. XIII Congresso de Gerenciamento de Projetos PMI-RS. 2016. (Congresso).

4.
RAMIRES, A.. 1o. Encontro de Computação Móvel e Ubíqua aplicada a negócios. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


- Filiado ao PMI (Project Management Institute) ID 926539
- Ministra cursos e palestras sobre Tecnologia da Informação;
- Ministra cursos e palestras sobre Gerenciamento de Projetos;
- Membro da equipe dos Processos Seletivos das Faculdades do Senac-RS;
- Experiência em visitas de autorização de curso (INEP/MEC), reconhecimento de curso (INEP/MEC), recredenciamento institucional (INEP/MEC);
- Construção e análise de Projetos de Cursos de Especialização, Lato Sensu.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 9:05:50