Marilza Borges Arantes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1546468027234329
  • Última atualização do currículo em 24/05/2018


Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Pós-graduação em Linguística Aplicada - UFU, Pós-graduação em Coordenação Pedagógica (ULBRA); graduação em Letras pelas Faculdades Unidas de Itumbiara(UNITUM). Professora da disciplina Língua Portuguesa há 32 anos no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Já há 12 anos, professora de Língua Portuguesa em cursos superiores da FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA - IFASC. Coordenadora Pedagógica do curso de Pedagogia da IFASC por 7 anos. Supervisora Pedagógica do Colégio Ulbra de Aplicação de Itumbiara. Desenvolve estudos na área da linguagem, com ênfase em linguística textual (tipologia, leitura, gêneros textuais e gramática textual). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marilza Borges Arantes
Nome em citações bibliográficas
ARANTES, Marilza Borges

Endereço


Endereço Profissional
UNIVERSIDADE SANTA RITA DE CÁSSIA.
Rua Paranaíba, nº 120
Centro
75500-100 - Itumbiara, GO - Brasil
Telefone: (064) 9020
Ramal: 404
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2006
Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Argumentação nos gêneros fábula, paábola e apólogo,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Luiz Carlos Travaglia.
Palavras-chave: tipologia.
2016 - 2017
Especialização em Coordenação Pedagógica: construção coletiva supervisão e orientação educaci. (Carga Horária: 390h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: Implicações e barreiras na utilização da leitura na formação acadêmica.
Orientador: Cláudia Falavigna Arruda.
2001 - 2002
Especialização em Especialização em Lingüistica Aplicada. (Carga Horária: 400h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2003 - 2003
Aperfeiçoamento em I Curso de Avaliação e Correção de Redações.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil. Ano de finalização: 2003.
2013 - 2013
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
1997 - 2000
Graduação em Letras.
Faculdades Unidas de Itumbiara, UNITUM, Brasil.
1985 - 1986
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Estadual Dom Veloso, CEDV, Brasil.
1978 - 1980
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Estadual Dom Veloso, CEDV, Brasil.




Formação Complementar


2016
Coordenação Pedagógica: construção coletiva entre supervisão escolar e orie. (Carga horária: 390h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Curta Duração.
Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, ILES/ULBRA, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Curta Duração.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2003 - 2003
I Curso de Avaliação e Correção de Redações. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: modular, Carga horária: 60


UNIVERSIDADE SANTA RITA DE CÁSSIA, UNIFASC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8


Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro - prestação de serviços, Carga horária: 20

Atividades

3/2003 - 3/2003
Outras atividades técnico-científicas , Unidade Universitária de Itumbiara, Unidade Universitária de Itumbiara.

Atividade realizada
Curso de nivelamento de Português.

Escola Estadual Mário Sidney Franceschi, SERHA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: substituto, Carga horária: 15

Atividades

2/2002 - 1/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português

Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, CELSP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25

Atividades

2/2000 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português

Colégio Zênite, ZENITE*, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25

Atividades

3/1996 - 1/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português

Colégio Cora Coralina, C.E.I, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25

Atividades

2/1992 - 2/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português

Secretaria da Educação e Cultura, SEC, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25

Atividades

2/1982 - 1/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português

Escola Horas Felizes, EHF, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1982
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25

Atividades

11/1979 - 1/1982
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARANTES, Marilza Borges. A argumentação nos gêneros fábula, parábola e apólogo. In: A argumentação nos gêneros fábula, parábola e apólogo, 2005, Uberlândia. Caderno de resumos II SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada, 2005.

2.
ARANTES, Marilza Borges. Construção de uma Estrutura Tipológica Argumentativa para os gêneros fábula, parábola e apólogo. In: Seminário de pesquisa em Lingüística Aplicada - SEPELLA, 2004, Uberlândia. Caderno de Resumos, 2004.

3.
ARANTES, Marilza Borges. Generos Textuais Discursivos na sala de aula.. In: 10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüistica., 2004, Uberlândia. Caderno de Resumos, 2004. v. único. p. 169-169.

Outras produções bibliográficas
1.
ARANTES, Marilza Borges. Gêneros discursivos - prática pedagógica para conscientização do contexto sócio-cultural do educando. Uberlândia: Edufu, 2005 (artigo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARANTES, Marilza Borges. Participação em banca de Aline Galdino Leite Rodrigues.Um caminho para a formação de leitores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA.

2.
ARANTES, Marilza Borges. Participação em banca de Nádia Oliveira Ferreira.Uma reflexão sobre os usos e contribuiçoes da litratura infantil paraa o processo nde alfabetização e letramento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA.

3.
ARANTES, Marilza Borges. Participação em banca de Thays Elena da Costa.Musicalidade na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA.

4.
ARANTES, Marilza Borges. Participação em banca de Letícia Lino Pierrazo.A literatura na Educaçção Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA.

5.
ARANTES, Marilza Borges. Participação em banca de Géssica Alexandre Santos.O ensino de arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública d eItumbiara. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA.

6.
ARANTES, Marilza Borges. Participação em banca de Maíra Marques de oliveira.A percepção de professores, pais e alunos sobre a questão do fracasso escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA.

7.
ARANTES, Marilza Borges. Participação em banca de Érika Araújo Rodrigues.O grafismo infantil enquanto representação de significados; uma investigação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA.

8.
ARANTES, Marilza Borges. Participação em banca de Adriane Dias de Oliveira.Um estudo de caso sobre um aluno indisciplinado do 5º ano da escola municipal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA.

9.
ARANTES, Marilza Borges. Participação em banca de Lívia Batista Freitas Santos.A importância da música no Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior em Educação Infantil e Anos Inicia) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA.

10.
ARANTES, Marilza Borges. Participação em banca de Franciane Ferreira Pereira.A importância do professor na aprendizagem significativa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior em Educação Infantil e Anos Inicia) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA.

11.
ARANTES, Marilza Borges. Participação em banca de Paula Caminha Junqueira.A presença da brinquedoteca nos centros municipais de Educação Infantil do município de Itmbiara. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
ARANTES, Marilza Borges. Reconhecimento do curso de Administração - Bacharelado. 2015. FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA.

2.
ARANTES, Marilza Borges. Autorização do Curso de Graduação de Tecnologia em Gestação Ambiental. 2015. FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA.

3.
ARANTES, Marilza Borges. Autorização do curso de Graduação em Estética e Cosmética. 2015. FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA.

4.
ARANTES, Marilza Borges. Renovação do Reconhecimento do curso de Graduação em Pedagogia. 2015. FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA.

5.
ARANTES, Marilza Borges. Autorização do curso de Engenharia Agronômica. 2015. FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA.

Outras participações
1.
ARANTES, Marilza Borges. Banca de correção de redação do Paies - 2ª Etapa do subprograma 2005/2008. 2007. Universidade Federal de Uberlândia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
19º COLE. 2014. (Congresso).

2.
I Oficina de Estudos le Práticas Literárias.A literatura nas salas de aula do Ensino Fundamental. 2010. (Oficina).

3.
VII Encontro Nacional das Escolas Luteranas da IELB - A Educação como Instrumento de Conscientização e Preservação. 2010. (Congresso).

4.
Encontros Regionais da Anel 2007. 2007. (Encontro).

5.
Encontros Regionais da ANEL 2007.Elementos lingüísticos para a produção textual no Ensino Médio. 2007. (Encontro).

6.
III Encontro Goiano de Jovens e mulheres Cooperativistas. 2006. (Encontro).

7.
1ª Bienal do Livro de Góias-homenagem a Bernardo Élis. 2005. (Outra).

8.
Capacitação Docente: Metodologia e Avaliação. 2005. (Outra).

9.
III Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada.A argumentação nos gêneros fábula, parábola e apólogo. 2005. (Seminário).

10.
Fórum Nacional Luterano de Educação. 2004. (Outra).

11.
SILEL.Mini-Curso Trabalhando Gêneros Textuais na Escola. 2004. (Outra).

12.
A construção de representações na sala de Aula. 2003. (Outra).

13.
Concepções de Linguagem e Ensino da Língua. 2001. (Outra).

14.
2ª Semana de Letras. 1999. (Outra).

15.
Encontro Nacional da Cooperativas Educacionais. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARANTES, Marilza Borges. IV FIC - FEIRA CULTURAL DE ITUMBIARA. 2015. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jackeline de Carvalho Serra Pereira. O ensino de arte no Ensino Fundamental I da Escola municipal José Cabral Vieira. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA. Orientador: Marilza Borges Arantes.

2.
Rosilaine Vieira de souza. A dificuldade de aquisição da leitura e da escrita de alunos do 3] ano das escolas públicas de Canápolis-MG. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA. Orientador: Marilza Borges Arantes.

3.
lyllandra almeida silva. O processo de aquisição da leitura e da escrita: elementos essenciais, implicações e prática docente. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA. Orientador: Marilza Borges Arantes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nice Alves da Silva Rocha. A importância da leitura no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA. Orientador: Marilza Borges Arantes.

2.
Jeanny Cley Ferreira. EJA ? superação de barreiras sociais, econômicas e psicológicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA. Orientador: Marilza Borges Arantes.

3.
Suzi Maria Santos. Avaliações no processo ensino-aprendizagem nas séries iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA. Orientador: Marilza Borges Arantes.

4.
Viviane Fernandes de Oliveira. Importância da música na Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior em Educação Infantil e Anos Inicia) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA. Orientador: Marilza Borges Arantes.

5.
Indiamara cristina Vieira. A LINGUAGEM DA CRIANÇA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior em Educação Infantil e Anos Inicia) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA. Orientador: Marilza Borges Arantes.

6.
Gleibe Moreira da Silva. Conteúdos Básicos na Educação Infantil como pré-requisitos para a aprendizagem da matemática nas séries iniciais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA. Orientador: Marilza Borges Arantes.

7.
Juliano Guerra rocha. Ensino da lígua materna na Educação Infantil: por um pedagogia variacionista. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em nORMAL sUPERIOR EM EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIA) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA. Orientador: Marilza Borges Arantes.

8.
Sandra rosa Anastácio. A importância dos contos de fadas na prática pedagógica na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior em Educação Infantil e Anos Inicia) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA. Orientador: Marilza Borges Arantes.

9.
Raquel Marques de Oliveira. A importância da brinquedoteca na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA. Orientador: Marilza Borges Arantes.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 10:11:53