Nélio Martins Araújo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1759135891532579
  • Última atualização do currículo em 20/01/2019


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), mestrado em LINGUÍSTICA pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e doutorado em ESTUDOS LINGUÍSTICOS pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Atualmente é professor titular da Escola Municipal Paz e Amor, professor da educação básica - E E Sebastião Dias Ferraz e professor do Centro Universitário do Planalto de Araxá. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso, Linguística Aplicada, Identidade, Discurso e Linguística. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nélio Martins Araújo
Nome em citações bibliográficas
ARAÚJO, Nélio Martins


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: DIZERES SOBRE E NA SALA DE AULA: ASPECTOS DA CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE L.E. A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Ernesto Sérgio Bertoldo.
Palavras-chave: Análise do discurso; Língua inglesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2004 - 2006
Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: A relação entre teoria e prática e a formação do professor de língua estrangeira (inglês): processos identitários,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Dr Ernesto Sérgio Bertoldo.
Palavras-chave: Lingüística Aplicada; Análise do discurso; Formação de professores; Teoria e prática.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação Superior.
1999 - 2003
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Communication Program. (Carga horária: 120h).
International Language Schools of Canada, ILSC, Canadá.


Atuação Profissional



Centro Universitário do Planalto de Araxá, UNIARAXA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Colégio Imaculada Conceição, CIC*, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 2

Atividades

2/2004 - 8/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
2/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

E E Sebastião Dias Ferraz, EESDF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica, Carga horária: 24

Atividades

9/2008 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua portuguesa
3/2005 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Língua Inglesa

Escola Municipal Maria Conceição Borges, EMMCB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 10

Atividades

8/2002 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Língua Portuguesa

Escola Municipal Paz e Amor, EMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Atividades

8/2002 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Língua Portuguesa
8/2002 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Língua Inglesa

Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto I-A, Carga horária: 8

Atividades

8/2006 - 02/2009
Ensino, Lic. plena em portugues e ingles e literaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia
Introdução aos estudos linguísticos
Língua inglesa
Língua Portuguesa 2
Linguística Aplicada ao ensino de línguas
Metodologia de ensino da Lingua Portuguesa
Métodos e técnicas de pesquisa


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAÚJO, Nélio Martins2015 ARAÚJO, Nélio Martins. A SOCIOLINGUÍSTICA E A ANÁLISE DO DISCURSO SOB UM OLHAR DE CIÊNCIA EXTRAORDINÁRIA. CADERNOS DA FUCAMP, v. 14, p. 85-99, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
ARAÚJO, Nélio Martins. A noção de sujeito e a constituição identitária do professor de língua. In: Ernesto Sérgio Bertoldo; Fernanda Mussalin. (Org.). Análise do discurso: aspectos da discursividade no ensino. Goiânia: Trilhas Urbanas, 2006, v. , p. 65-71.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, Nélio Martins. Aspectos da constituição do professor a partir da relação entre teoria e prática em aulas de LE. In: XII SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada, 2014, Uberlândia-MG. LIVRO DE RESUMOS. Uberlândia-MG: UFU, 2014. p. 62-64.

2.
ARAÚJO, Nélio Martins. Aspectos da constituição do professor a partir da relação entre teoria e prática em aulas de LE. In: XI SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada, 2013, Uberlândia-MG. LIVRO DE RESUMOS. Uberlândia-MG: UFU, 2013. p. 53-36.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, Nélio Martins. ENTRE DIZERES E FAZERES DO PROFESSOR DE LE: FORMAÇÃO TEÓRICA E CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR. In: IV SEMINÁRIO DE PESQUISA IDENTIDADE E DISCURSO, 2012, CAMPINAS-SP. CADERNO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO, 2012. v. 1. p. 21-21.

2.
ARAÚJO, Nélio Martins. ENTRE DIZERES E FAZERES DO PROFESSOR DE LE EM ESCOLAS PÚBLICAS: FORMAÇÃO TEÓRICA E CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR. In: X SEPELLA - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA, 2012, UBERLANDIA-MG. LIVRO DE RESUMOS. UBERLANDIA-MG: UFU, 2012. v. 1. p. 166-169.

3.
ARAÚJO, Nélio Martins. Teoria e prática e a formação do professor de LE (inglês): relações e processos identitários. In: II Seminário de pesquisa em Análise do Discurso: percursos de Análise do Discurso no Brasil, 2006, UBERLÂNDIA. CADERNO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO, 2006. p. 161-161.

4.
ARAÚJO, Nélio Martins. A relação entre teoria e prática e o professor de língua estrangeira. In: I Encontro Mineiro de Análise do Discurso, 2005, Belo Horizonte-MG. Caderno de Resumos e Programação, 2005. p. 48-49.

5.
ARAÚJO, Nélio Martins. A relação teoria-prática na formação de professores de língua inglesa: processos identitários. In: III Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada, 2005, Uberlândia-MG. Caderno de Resumos, 2005. p. 79-80.

6.
ARAÚJO, Nélio Martins. A noção de sujeito e a contituição identitária do professor de línguas. In: I Seminátio de Pesquisa em Análise do Discurso: Sujeito, Memória e Identidade, 2004, Uberlândia-MG. Caderno de Resumos e Programação, 2004.

7.
ARAÚJO, Nélio Martins. A cosntituição identitária de professor de língua como reflexo de sua prática. In: 10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística, 2004, Uberlândia-MG. Caderno de resumos do 10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística, 2004. p. 175-175.

8.
ARAÚJO, Nélio Martins. Professores de Língua Inglesa com e sem formação em Letras: a constituição da identidade de professor. In: II Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada, 2004, Uberlândia-MG. Caderno de Resumos, 2004.

9.
ARAÚJO, Nélio Martins. Macunaíma: representação literária do modo de ser do brasileiro. In: I Simpósio de História e Cultura: Política - Estética - Alteridade, 2002, Uberlândia. Caderno de Programação e Resumos, 2002. p. 88-88.

10.
ARAÚJO, Nélio Martins. O Jogo de interesse dos principais personagens machadianos no conto O Caso da Vara. In: IX Simpósio de Letras e linguística, 2001, Uberlândia. Caderno de Resumos e Programação, 2001. p. 141-142.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAÚJO, Nélio Martins. Entrecruzamentos entre teoria e prática na constituição de professores de línguas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ARAÚJO, Nélio Martins. Entre dizeres e fazeres do professor de LE em escolas públicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ARAÚJO, Nélio Martins. Entre dizeres e fazeres do professor de LE: formação teórica e constituição identitária do professor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ARAÚJO, Nélio Martins. ASPECTOS DA CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DE PROFESSOR DE LE A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM SALA DE AULA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ARAÚJO, Nélio Martins. Processos identitários analisados a partir da relação entre teoria e prática e a formação de professores de LE (inglês). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ARAÚJO, Nélio Martins. Teoria e prática e a formação do professor de LE (inglês): relações e processos identitários. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ARAÚJO, Nélio Martins. A relação entre teoria e prática eo professor de língua estrangeira. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ARAÚJO, Nélio Martins. O funcionamento da denegação nos dizeres de um professor de língua ingelsa não graduado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ARAÚJO, Nélio Martins. A relação teoria-prática na formação de professores de língua inglesa: processos identitários. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ARAÚJO, Nélio Martins. A noção de sujeito e a constituição identitária do professor de línguas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ARAÚJO, Nélio Martins. A Constituição identitária de professor de língua como reflexo de sua prática. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ARAÚJO, Nélio Martins. Professores de língua inglesa com e sem formação em Letras: a constituição da identidade de professor. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ARAÚJO, Nélio Martins. Macunaíma: representação literária do modo de ser do brasileiro. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ARAÚJO, Nélio Martins. O jogo de interesse dos principais personagens machadianos no conto O Caso da Vara. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARAÚJO, Nélio Martins. Leitura e Produção de textos. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro-texto de disciplina de graduação).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ARAÚJO, Nélio Martins. Banca de correção da prova discursiva de Inglês do Processo Seletivo de Julho de 2004 da Universidade Federal de Uberlândia. 2004. Universidade Federal de Uberlândia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada.Aspectos da constituição do professor a partir da relação entre teoria e prática em aulas de LE. 2014. (Seminário).

2.
II JORNADA DO GELS - ENSINO, ESCRITA E EDUCAÇÃO. 2013. (Outra).

3.
XI SEPELLA - Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada.Aspectos da constituição do professor de LE a partir da relação entre teoria e prática. 2013. (Seminário).

4.
II SIELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA."ENTRECRUZAMENTOS ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA CONSTITUIÇÃO DE PRFESSORES DE LÍNGUAS". 2012. (Simpósio).

5.
IV SEMINÁRIO DE PESQUISA IDENTIDADE E DISCURSO.ENTRE DIZERES E FAZERES DO PROFESSOR EM ESCOLAS PÚBLICAS: FORMAÇÃO TEÓRICA E CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR. 2012. (Seminário).

6.
X SEPELLA - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA.ENTRE DIZERES E FAZERES DO PROFESSOR DE LE EM ESCOLAS PÚBLICAS: FORMAÇÃ TEÓRICA E CONSTITUIÇÃO DENTITÁRIA DO PROFESSOR. 2012. (Seminário).

7.
XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística. 2011. (Simpósio).

8.
III Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Sujeito e Subjetividade. 2008. (Seminário).

9.
I Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários.Processos identitários analisados a partir da relação entre teoria e prática e a formação de professores de LE (inglês). 2007. (Simpósio).

10.
II Seminário de pesquisa em Análise do Discurso: percursos de Análise do Discurso no Brasil.II Seminário de pesquisa em Análise do Discurso: percursos de Análise do Discurso no Brasil. 2006. (Seminário).

11.
XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística.XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Língüística. 2006. (Simpósio).

12.
I Encontro Mineiro de Análise do Discurso.I Encontro Mineiro de Análise do Discurso. 2005. (Encontro).

13.
III Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada.III Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada. 2005. (Seminário).

14.
Jornada Acadêmica de Letras e 1ª Feira do Livro.Jornada Acadêmica de Letras e 1ª Feira do Livro. 2005. (Encontro).

15.
10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística.10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística. 2004. (Simpósio).

16.
II Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada.II Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada. 2004. (Seminário).

17.
I Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Sujeito, Memória e Identidade.I Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Sujeito, Memória e Identidade. 2004. (Seminário).

18.
Seminário de Professores do Ensino Médio/Processos Seletivos/UFU.Seminário de Professores do Ensino Médio/Processos Seletivos/UFU. 2004. (Seminário).

19.
X Simpósio Nacional de Letras e Lingüística.Minicurso: O Ensino-Aprendizagem de Inglês no Ensino Médio: A inclusão de um olhar discursivo no provesso. 2004. (Outra).

20.
II Jornada de Letras e Lingüística.II Jornada de Letras e Lingüística. 2003. (Seminário).

21.
II Jornada de Letras e Lingüística.Minicurso: Modalidade de Pesquisa em Lingüística Aplicada. 2003. (Outra).

22.
II Jornada de Letras e Lingüística.Minicurso: Pesquisa em ensino e aprendizgem de línguas estragneiras no contexto brasileiro. 2003. (Outra).

23.
XVII Seminário Nacional de Inglês Instrumental e V Seminário Nacional de Línguas Instrumentais.XVII Seminário Nacional de Inglês Instrumental e V Seminário Nacional de Línguas Instrumentais. 2003. (Seminário).

24.
XVII Seminário Nacional de Inglês Instrumental e V Seminário Nacional de Línguas Instrumentais.Materiais didáticos: olhares e possibilidades. 2003. (Oficina).

25.
I Jornada de Estudos em Letras e Lingüística.Minicurso: A metodologia para o ensino de vocabulário. 2002. (Outra).

26.
I Jornada de Estudos em Letras e Lingüística.Minicurso: Espaços discursivos da formação do professor. 2002. (Outra).

27.
I Simpósio de História e Cultura: Política - estética - Alteridade.I Simpósio de História e cultura: política - estética - alteridade. 2002. (Simpósio).

28.
I Simpósio de História e Cultura: Política - Estética - Alteridade.Minicurso: História e Literatura. 2002. (Outra).

29.
Seminário de Línguas estrangeiras - Parâmetros Curriculares de Línguas Estrangeiras.Seminário de Línguas estrangeiras - Parâmetros Curriculares de Línguas Estrangeiras. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAÚJO, Nélio Martins. IV SEMINÁRIO DE PESQUISA "IDENTIDADE E DISCURSO". 2012. (Congresso).

2.
ARAÚJO, Nélio Martins. X SEPELLA - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA. 2012. (Congresso).

3.
ARAÚJO, Nélio Martins. XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística. 2011. (Congresso).

4.
ARAÚJO, Nélio Martins. I Simpósio de Letras e Educação de Tupaciguara. 2007. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 14:51:41