Alessandra Coelho Girard

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6868280715794922
  • Última atualização do currículo em 12/03/2017


possui graduação em Publicidade e Propaganda (1996) e graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998). Especializada em Marketing (FGV - 2001) e mestre em Administração (PUC - Minas/FDC - 2009). Atualmente é coordenadora do Curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, unidade educacional São Gabriel, e do MBA em Comunicação e Marketing da PUC Minas. Professora dos Cursos de Comunicação Social, do MBA em Gestão Estratégica de Negócios, da Pós Graduação em Marketing Estratégico e da Pós Graduação em Gestão de Negócios da PUC Minas e do MBA em Gestão de Marketing do IBMEC. Consultora em Comunicação Empresarial e Marketing. Tem ampla experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Corporativa, e também em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação organizacional estratégica e integrada, identidade, imagem, reputação, comunicação interna e na gestão das áreas de comunicação e marketing das organizações. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Coelho Girard
Nome em citações bibliográficas
GIRARD, Alessandra Coelho

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas.
Anel Rodoviário Km 23,5 Rua Walter Ianini, 255
São Gabriel
31980110 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34937132
URL da Homepage: http://www.pucminas.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Mestrado profissional em Administração.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: A Influência da Comunicação na Reputação Corporativa do Banco Itaú, Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Ana Luisa de Castro Almeida.
Palavras-chave: Comunicação Corporativa; Reputação Corporativa; Identidade; Imagem; Expressões Corporativas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Reputação Corporativa.
2000 - 2001
Especialização em Marketing.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
1996 - 1998
Graduação em Jornalismo.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Terra do Nunca.
Orientador: Maria Ângela Mattos.
1992 - 1996
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Vermelha Modernidade.
Orientador: Déa Maria Fonseca.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 40

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estratégia e Gestão do Relacionamento com o Cliente
02/2017 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Artes, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
02/2017 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Publicidade
08/2016 - Atual
Ensino, Marketing Estratégico, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Criação e Gestão de Marcas
Gestão do Relacionamento com o Cliente
05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Graduação, .

Cargo ou função
Membro da Câmara de Graduação.
04/2016 - Atual
Ensino, Gestão de Negócios, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estratégia de Captação e Fidelização de Clientes
Gestão do Relacionamento com Clientes
02/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Conselheira.
08/2013 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Experimental I
08/2012 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de Publicidade
08/2011 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada
08/2011 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada
02/2015 - 02/2017
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Artes, .

Cargo ou função
Coordenadora da Agência Beta.
02/2014 - 02/2017
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, .

Cargo ou função
Coordenação de Curso.
05/2014 - 05/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Graduação, .

Cargo ou função
Membro da Câmara de Graduação.
05/2013 - 05/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Graduação, .

Cargo ou função
Membro da Câmara de Graduação.
2/2011 - 2/2014
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Artes, São Gabriel.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
02/2011 - 02/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Conselheira.
02/2003 - 06/2013
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mercadologia
07/2011 - 06/2012
Ensino, Publiciade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing
08/2010 - 02/2011
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos da Comunicação
08/2010 - 02/2011
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos da Comunicação
01/2010 - 12/2010
Ensino, Comunicação Social - Gestão Comunicação Integrada, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Experimental I
02/2009 - 12/2010
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, São Gabriel.

Cargo ou função
Coordenadora da agência Beta - Experimento em Comunicação Integrada.
02/2009 - 12/2010
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, São Gabriel.

Cargo ou função
Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Mercadológica.
08/2002 - 06/2010
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada
08/2008 - 12/2008
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Insitucional
08/2008 - 12/2008
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Contemporaneidade
02/2007 - 12/2008
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, São Gabriel.

Cargo ou função
Coordenador do Núcleo de Comunicação Organizacional.
02/2007 - 06/2007
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Comunicação Escrita
02/2007 - 06/2007
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção de Campanhas Institucionais
02/2006 - 12/2006
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Contemporaneidade

IBMEC, IBMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, MBA em Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor
01/2010 - 12/2016
Ensino, CBA Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada de Marketing
Comportamento do Consumidor

Girard Consultoria, GIRARD, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Propeietária, Enquadramento Funcional: Consultora


Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

12/2009 - Atual
Treinamentos ministrados , Programa de Desenvolvimento dos Gestores da SEFAZ ? Sec. da Fazenda BA, .

Treinamentos ministrados
Programas Estratégicos SEFAZ - Tema: Comunicação e Ética

Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

03/2010 - Atual
Ensino, MBA em Gestão Estratégica da Comunicação Organizac, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação Organizacional

naSavassi Comunicação e Marketing, NASAVASSI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Diretora de Marketing


Instituto de Educação Continuada, IEC - PUC MINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

08/2009 - 12/2009
Ensino, Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégi, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação Organizacional Integrada e a Gestão da Comunicação Interna

Faculdade Pitágoras - Núcleo de Pós-Graduação, PITÁGORAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

08/2008 - 12/2009
Ensino, MBA em Marketing e Inteligência de Mercado, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação Institucional

Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

08/2007 - Atual
Ensino, Comunicação Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação nas Empresas Privadas

Lélio Fabiano e Associados Comunicação Empresarial e Marketing, LELIO FABIANO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultora

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40

Atividades

05/2007 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Lélio Fabiano e Associados, .

Cargo ou função
Consultora.

Conceito Comunicação Estratégica, CONCEITO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Redatora

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Prestadora de Serviço, Enquadramento Funcional: Pesquisadora e Redatora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Terceirizada, Enquadramento Funcional: Redatora

Atividades

06/2009 - 08/2009
Serviços técnicos especializados , Conceito e Governo do Estado de Minas Gerais, .

Serviço realizado
Redação dos Textos da Exposição Praça da Liberdade: Circuito Cultural - Arte e Conhecimento.
05/2007 - 07/2007
Serviços técnicos especializados , Conceito e Grupo Líder, .

Serviço realizado
Pesquiisa, apuração e redação de material institucional.
10/2006 - 12/2006
Serviços técnicos especializados , Conceito e New Hot Shop, .

Serviço realizado
Pesquisa, entrevista e redação de textos para a 2a edição da revista da New Hot Shop.
09/2006 - 10/2006
Serviços técnicos especializados , Conceito e Fiat, .

Serviço realizado
Pesquisa e redação de textos para o livro Fiat 30 Anos - Convidando Você a Construir o Futuro.

Microcity, MICROCITY, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de Marketing, Carga horária: 44

Atividades

9/2002 - 2/2006
Serviços técnicos especializados , Microcity, .

Serviço realizado
Estruturação da área de comunicação e marketing da empresa.
9/2002 - 2/2006
Serviços técnicos especializados , Microcity, .

Serviço realizado
Pesquisa com público interno.
9/2002 - 2/2006
Serviços técnicos especializados , Microcity, .

Serviço realizado
Diagnóstico empresarial.
9/2002 - 2/2006
Serviços técnicos especializados , Microcity, .

Serviço realizado
Acompanhamento no desenvolvimento de Produtos.
9/2002 - 2/2006
Serviços técnicos especializados , Microcity, .

Serviço realizado
Atuação junto à área de Recursos Humanos.
9/2002 - 2/2006
Serviços técnicos especializados , Microcity, .

Serviço realizado
Gerenciamento das relações com fornecedores da área.
9/2002 - 2/2006
Serviços técnicos especializados , Microcity, .

Serviço realizado
Produção de textos publicitários e jornalísticos.
9/2002 - 2/2006
Serviços técnicos especializados , Microcity, .

Serviço realizado
Organização de eventos empresariais.
9/2002 - 2/2006
Serviços técnicos especializados , Microcity, .

Serviço realizado
Auditoria dde opinião com lideranças.
9/2002 - 2/2006
Serviços técnicos especializados , Microcity, .

Serviço realizado
Criação de jornal interno e do jornal externo, bem como edição dos mesmos.
9/2002 - 2/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Microcity, .

Cargo ou função
Consultora de Comunicação e Marketing.

Lélio Fabiano e Associados Comunicação Empresarial e Marketing, LÉLIO FABIANO, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40

Atividades

5/1997 - 9/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Lélio Fabiano e Associados Comunicação Empresarial e Marketing, .

Cargo ou função
Consultora em comunicação e marketing de empresas e instituições.
5/1997 - 9/2001
Serviços técnicos especializados , Lélio Fabiano e Associados Comunicação Empresarial e Marketing, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de ações de Marketing de Relacionamento.
5/1997 - 9/2001
Serviços técnicos especializados , Lélio Fabiano e Associados Comunicação Empresarial e Marketing, .

Serviço realizado
Implantação de campanhas de Marketing de Incentivo.
5/1997 - 9/2001
Serviços técnicos especializados , Lélio Fabiano e Associados Comunicação Empresarial e Marketing, .

Serviço realizado
Concepção e elaboração de eventos nacionais nas áreas de venda, moda e aperfeiçoamento profissional.
5/1997 - 9/2001
Serviços técnicos especializados , Lélio Fabiano e Associados Comunicação Empresarial e Marketing, .

Serviço realizado
Acompanhamento e avaliação de campanhas publicitárias e planejamento de mídia.
5/1997 - 9/2001
Serviços técnicos especializados , Lélio Fabiano e Associados Comunicação Empresarial e Marketing, .

Serviço realizado
Assessoria de Imprensa e edição de house organs.
5/1997 - 9/2001
Serviços técnicos especializados , Lélio Fabiano e Associados Comunicação Empresarial e Marketing, .

Serviço realizado
Implantação de Programas de participação nos lucros e resultados.
5/1997 - 9/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Lélio Fabiano e Associados Comunicação Empresarial e Marketing, .

Cargo ou função
Assessora de Imprensa.


Projetos de pesquisa


2007 - 2009
Reputação de Grandes Empresas: um estudo comparativo entre empresas brasileiras e internacionais em três dimensões - relações de trabalho, responsabilidade social, ética e governança
Descrição: A pesquisa se propõe a comparar a percepção da população quanto às dimensões relacionadas à responsabilidade social empresarial (RSE), dentro do conceito de reputação, em relação a empresas brasileiras e suas concorrentes no plano internacional. São sete as dimensões do conceito de reputação desenvolvido pelo Reputation Institute, instituição vinculada a universidades em mais de 20 países: ambiente de trabalho; ética e governança; cidadania empresarial; produtos; inovação; liderança; desempenho. Esta proposta de pesquisa circunscreve-se às três primeiras dimensões, estreitamente relacionadas à temática da responsabilidade social empresarial, grosso modo, "para dentro" da empresa (ambiente de trabalho), "para fora" da empresa (cidadania corporativa) e "para dentro e para fora" da empresa (ética e governança). A pesquisa proposta norteia-se pela seguinte questão: na percepção da população, quão próximas ou quão distantes estão grandes empresas brasileiras de suas concorrentes no exterior, no tocante ao ambiente de trabalho, bem como em relação à cidadania, ética e governança corporativas? A análise visa comparar 5 empresas brasileiras indicadas pela população como de melhor reputação com outras 5 empresas consideradas concorrentes no mercado global (como critérios, serão considerados o porte, mercado, tipo de produto e/ou serviço, público alvo), nas dimensões: ambiente de trabalho; governança corporativa e ética; cidadania empresarial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2002 - 2006
Desenvolvimento do Plano Estratégico de Marketing da Empresa
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Alessandra Coelho Girard - Coordenador.
2002 - 2006
Planejamento de ações de marketing, endomarketing e de comunicação
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Alessandra Coelho Girard - Coordenador.
1997 - 2001
Planos estratégicos de Comunicação e Marketing
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Alessandra Coelho Girard - Coordenador.
1997 - 2001
Concepção de projetos de Responsabilidade Social e de Marketing Cultural
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Alessandra Coelho Girard - Coordenador.
1997 - 2001
Projetos de Marketing de Relacionamento
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Alessandra Coelho Girard - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Corporativa.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Identidade, Imagem e Reputação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Interna e Endomarketing.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2000
Melhor Jornal para Público Externo (Cedropress), Prêmio Aberje - Regional Minas.
2000
Melhor Campanha Institucional (Programa PUC Aberta), Prêmio Aberje - Regional Minas.
2000
Prêmio Opinião Pública Nacional (Programa PUC Aberta), CONRERP.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GIRARD, Alessandra Coelho. Microcity - O destaque no mercado de soluções de TI. Case Studies - Revista Brasileira de Manegement - FGV Manegement, p. 41 - 47, 15 set. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REIS, Murta Rafael ; GIRARD, Alessandra Coelho . The strategic communication in Samarco?s sustainability policy. In: 14th International Conference on Corporate Reputation, Brand, Identity and Competitiveness, 2010, Rio de Janeiro. 14th International Conference on Corporate Reputation, Brand, Identity and Competitiveness, 2010.

2.
GIRARD, Alessandra Coelho; ALMEIDA, A. L. C. . A Influência da Comunicação na Reputação Corporativa do Banco Itaú. In: XXXIII Encontro da Associaçao Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração, 2009, São Paulo. Resumo dos Trabalhos XXXIII EnANPAD 2009. São Paulo: ANPAD, 2009.

3.
GIRARD, Alessandra Coelho; ALMEIDA, A. L. C. . The Influence of Communications on Banco Itaú?s Corporate Reputation. In: 13th International Conference on Corporate Reputation, Brand, Identity and Competitiveness, 2009, Amsterdam. 13th International Conference on Corporate Reputation, Brand, Identity and Competitiveness. Amsterdam: Reputation Institute, 2009.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GIRARD, Alessandra Coelho. Coordenação do programa PUC Aberta. 2002.

2.
GIRARD, Alessandra Coelho. Planejamento de Comunicação e Marketing para Dudalina. 2001.

3.
GIRARD, Alessandra Coelho. Planejamento de Comunicação e Marketing para GOL Linhas Aéreas. 2001.

4.
GIRARD, Alessandra Coelho. Planejamento de Comunicação e Marketing para a Revista TRIP. 2001.

5.
GIRARD, Alessandra Coelho. Planejamento de Comunicação e Marketing para a Revista TPM. 2001.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
GIRARD, Alessandra Coelho; NACIF, L. C. C. ; CAMPOS, D. . Pense Macro Vol. 2. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).

2.
GIRARD, Alessandra Coelho; NACIF, L. C. C. . Pense Macro. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GIRARD, Alessandra Coelho. Participação em banca de Aline Alencar Marques e outros.Um Brinde à Música: as marcas de cerveja e o marketing sensorial auditivo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
GIRARD, Alessandra Coelho. Participação em banca de Marina Murta e outros.Relação entre clube e torcedor: um estudo sobre o sócio do futebol do Cruzeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
GIRARD, Alessandra Coelho. Participação em banca de Humberto Geraldo Resende e outros.Conceitos e Aplicações da Narrativa Transmídia no Jornalismo: o caso TV Folha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
GIRARD, Alessandra Coelho. Participação em banca de Izabella Zacharias Neves e outros.O Branding e a Copa do Mundo Fifa 2014: estudo Garoto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
GIRARD, Alessandra Coelho. Participação em banca de Camila Aparecida de Rezende.Publicidade e Consumo de uma nova classe: um estudo do discurso publicitário voltado para a nova classe C. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
GIRARD, Alessandra Coelho. Participação em banca de Eliosa Carmo e outros.Da identidade à marca: um estudo sobre o BH Shopping. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Gestão Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
GIRARD, Alessandra Coelho. Participação em banca de Bianca Lopes e outros.A Criação de Vínculo Emocional entre a marca e o consumidor por meio do marketing de experiência: RedBull Flugtag - O Dia do Voo em Brasília". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Gestão Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
GIRARD, Alessandra Coelho. Participação em banca de Camila Onério Silva e outros.Ética e Publicidade Infantil: análise de discurso de campanhas publicitárias voltadas para crianças. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Gestão Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.
GIRARD, Alessandra Coelho. Participação em banca de Isabella G. Silva e outros.Comunicação e cultura organizacional: análise dos esforços do Banco ABCD na transmissão da cultura dominante. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Gestão Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

10.
GIRARD, Alessandra Coelho. Participação em banca de Cristina Aparecida Domingos e outros.A Comunicação Organizacional em Pequenas Empresas: um levantamento de dados das práticas comunicacionais utilizadas em pequenas empresas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Gestão Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

11.
GIRARD, Alessandra Coelho. Participação em banca de Isnélia Eler e outros.Marketing Sensorial Olfativo: como as marcas Osklen, Trousseau e Via Mia exalam seus atributos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Gestão Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

12.
GIRARD, Alessandra Coelho. Participação em banca de Fernanda Rosa e outros.Gestão da Marca: a Comunicação da Mudança da Arquitetura de Marca da Unilever através da Publicidade e a Percepção dos consumidores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Gestão Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

13.
GIRARD, Alessandra Coelho. Participação em banca de Karlla Danielle Rocha da Silva.Merchandising no ponto de venda: um estudo de caso das ferramentas de merchandising utilizadas pela loja de auto-serviço do segmento vestuário: C&A. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Gestão Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

14.
FURTADO, R.; GIRARD, Alessandra Coelho; Fagundes, Luciana. Participação em banca de Daniel Jorge Ferreira de Assis Silva e outros.A comunicação Institucional no Terceiro Setor: Um Estudo de Caso da ABET. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Gestão Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

15.
GENELHU, Patricia; GIRARD, Alessandra Coelho; TEIXEIRA, B.. Participação em banca de Elvis Hélio Santos e outros.A Comunicação Organizacional no processo de reposicionamento: Um estudo de caso do Banco Mercantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Gestão Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

16.
FUENTE, A. M.; GIRARD, Alessandra Coelho; Fagundes, Luciana. Participação em banca de Ana Carolina Portes e outros.O evento como estratégia de comunicação organizacional: um estudo de caso da Fiat. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Gestão Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

17.
TEIXEIRA, B.; GIRARD, Alessandra Coelho; COELHO, L.. Participação em banca de Fausto Hernane de Aguiar Mendes e outros.?Além dos Muros?: uma análise das práticas de responsabilidade social, os seus reflexos na imagem da COPASA e a percepção das comunidades do Distrito Norte. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

18.
COELHO, L.; GIRARD, Alessandra Coelho; TEIXEIRA, B.. Participação em banca de Maria Carolina Carvalho Delcin e outros.O Papel da Comunicação nos Ambientes das ONGs. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

19.
TEIXEIRA, B.; GIRARD, Alessandra Coelho; SOARES, A. T. N.. Participação em banca de Amanda Torres e outros.A Comunicação como Estratégia no Gerenciamento de Crise de Imagem Organizacional - Gol ? Vôo 1907. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

20.
MARINHO. C. C; GIRARD, Alessandra Coelho; SILVA A. M.. Participação em banca de Elisa Natalia da Silva e outros.Marketing Sensorial. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

21.
ALBINO J.C.A; FALCI C.; GIRARD, Alessandra Coelho. Participação em banca de Renata Carvalho Britto e outros.Fluxos Comunicacionaid em Varejistas com Marca do Campo da Moda - Um Estudo das Práticas de Branding das Multinacionais C&A e Zara. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

22.
VIGGIANO, M.; GIRARD, Alessandra Coelho; TEIXEIRA, B.. Participação em banca de Luciana Flávia Louzada e outros.Marketing Esportivo: Análise da Associação entre Clube Atlético Mineiro e MRV Engenharia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

23.
TEIXEIRA, B.; FUENTE, A. M.; GIRARD, Alessandra Coelho. Participação em banca de Sabrina Emiko Tamba e outros.O Processo de Revitalização da Marca - Estudo de Caso do Ouro Minas Palace Hotel. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

24.
TEIXEIRA, B.; BRANDAO, V. C.; GIRARD, Alessandra Coelho. Participação em banca de Eriane Santos Silva e outros.Sucos Mais: Processo de construção de uma marca. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

25.
SOARES, A. T. N.; COELHO, L.; GIRARD, Alessandra Coelho. Participação em banca de Gisele Felix e outros.BH Shopping: Estratégias de Comunicação e Marketing envolvidas no sucesso da organização. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

26.
TEIXEIRA, B.; GIRARD, Alessandra Coelho; GIANINI, C. C.. Participação em banca de Flavia Almeida da Fonseca e outros.Linha Natura Ekos: Marco de um novo posicionamento da Natura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
GIRARD, Alessandra Coelho. Comissão Examinadora do Processo de Provimento Interno de Vagas para Docentes do Departamento de Comunicação Social, na matéria/disciplina Pesquisa de Mercado. 2012. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Outras participações
1.
GIRARD, Alessandra Coelho. Comissão Julgadora do Prêmio Aberje - Premiação Regional Minas Gerais e Centro Oeste. 2015. Asociação Brasileira de Comunicação Empresarial.

2.
GIRARD, Alessandra Coelho. Banca Avaliadora da Apresentação de Pôsteres na Área de Concentração Ciências Sociais Aplicadas do 20º Seminário de Iniciação Científica. 2012. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
GIRARD, Alessandra Coelho. Comissão Julgadora do Prêmio Aberje - 2ª Etapa Classificatória Minas Gerais e Centro Oeste. 2011. Asociação Brasileira de Comunicação Empresarial.

4.
GIRARD, Alessandra Coelho. Comissão Julgadora do Prêmio Aberje - Audiência Pública - Região Minas Gerais e Centro Oeste. 2011. Asociação Brasileira de Comunicação Empresarial.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fabíola Fernandes da Silva. Identidade Organizacional e Propaganda Institucional: um estudo de caso da campanha "Cada Momento Conta", do Banco Itaú. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Paulo Henrique Basílio Santana. Comunicação e Geração Y: uma análise do Centro Cultural Banco do Brasil. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Diego Barbosa da Silva e outros. O Projeto Bike BH e a Percepção da Geração Y sobre a Reputação Corporativa do Banco Itaú. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alessandra Coelho Girard.

2.
Dayse Araújo e Luisa Teles. O Carnaval de Belo Horizonte: a influência dos blocos de rua na ocupação do espaço público. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alessandra Coelho Girard.

3.
Ana Cláudia dos Santos Pereira e outros. Consumo e Funk Ostentação: uma análise do comportamento dos integrantes do movimento na cidade de São Paulo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alessandra Coelho Girard.

4.
Mariana Andrade Dias e outros. Comunicação em Processos de Mudança: a percepção dos empregados do setor Central de Distribuição de Amostras do laboratório Hermes Pardini. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Gestão Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alessandra Coelho Girard.

5.
Flavia Fukuhara Quirino e outros. A atuação da comunicação organizacional em processos de aquisição: estudo de caso sobre a Empresa AB Brasil.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em RELAÇÕES PÚBLICAS) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alessandra Coelho Girard.

6.
Aline Meneses e outros. O papel da Comunicação Organizacional em processos de F&A: um estudo sob a perspectiva de gestores de comunicação em Minas Gerais.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Gestão Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alessandra Coelho Girard.

7.
Renata Gladys Fangueiro Rodrigues e outros. COMUNICAÇÃO E IDENTIDADE ORGANIZACIONAL: Um estudo comparativo entre identidade desejada e a identidade projetada da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Gestão Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alessandra Coelho Girard.

8.
Mariana Andrade e outros. MOBILIZAÇÃO DO PÚBLICO INTERNO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE MUDANÇAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Gestão Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alessandra Coelho Girard.

9.
RAFAEL MURTA REIS e outros. O PAPEL DA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA NA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DA SAMARCO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Gestão Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alessandra Coelho Girard.

10.
Renata de Carvalho e Silva Assunção e outros. IMAGEM ORGANIZACIONAL: Um estudo sobre a imagem projetada pela PUC Minas e a imagem percebida pelos vestibulandos presentes no PUC Aberta 2/2009. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Gestão Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alessandra Coelho Girard.

11.
Adalberto Andrade Mateus e outros. A Participação da Comunicação Organizacional com Aspecto Facilitador durante os Processos de Aquisição. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alessandra Coelho Girard.

12.
Darlan Batalha e outros. A identidade projetada pela PUC Minas corresponde à sua identidade percebida? Um estudo sob a ótica dos professores da instituição.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alessandra Coelho Girard.

13.
Clarice Fernandes Barroso e outros. Um Estudo sobre a Imagem da PUC Minas São Gabriel. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alessandra Coelho Girard.

14.
Marcus Vinicius Zimer Silva e outros. A Proposta de um Ferramenta Inovadora de Comunicação, Blog Corporativo - Um Estudo de Caso da Gerdau Açominas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alessandra Coelho Girard.

15.
Igor Torres e outros. A importância da comunicação e do marketing no processo de reposicionamento de mercado da Cedro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alessandra Coelho Girard.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 20:55:58