André Luís Batista Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0120207838919716
  • Última atualização do currículo em 18/03/2018


André Luís Batista Martins concluiu o doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/UFU) em 20015, com a tese intitulada Diretrizes Curriculares para o ensino de Língua Portuguesa: Poder e Produção de Subjetividade. Concluiu o Mestrado em Linguística pela UFU em 2004. Atualmente, ministra aulas de Português e Literatura na Escola Municipal Prof. Leôncio do Carmo Chaves. Desenvolveu projetos e atuou como professor formador no Centro de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) no Núcleo de Tecnologia e Educação. Atuou, também, no mesmo centro como coordenador do Programa de Formação Continuada com Professores do Ensino Básico, Eixo Um (Linguagens e Culturas) vinculado à Pro-reitoria de Assuntos Estudantis (Proex/UFU) da Universidade Federal de Uberlândia (2007 a 2013). Em 2011 e 2012, atuou como coordenador no projeto Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (MEC/UFU/FACED). Atuou, como professor universitário contratado em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Estadual de Goiás(UEG) e coordenou o curso de pós-graduação em Artes, História e Literatura: abordagens interdisciplinares na mesma instituição. Publicou 05 trabalhos em anais de eventos. Possui 01 livros de poemas publicado e dois artigos acadêmicos publicados em livros. Participou de vários eventos no Brasil. Atua na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literatura e atuou na área de Educação Especial na área de Surdez (2001/2005). Em seu currículo LATTES os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Análise do Discurso, Educação de Surdos, Inclusão Escolar, Estudo sobre Ensino-Aprendizagem de Língua Materna, Língua Portuguesa e Literatura e Formação Continuada de Professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Luís Batista Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, André Luís Batista

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Uberlândia, Secretaria Municipal de Ensino, Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves.
Rua do Engenheiro, 64
Planalto
38413165 - Uberlândia, MG - Brasil
Telefone: (34) 32572154
URL da Homepage: http://www.uberlandia.mg.gov.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Estudos Linguísticos.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Diretrizes Curriculares para o Ensino de Língua Portuguesa: Poder e Produção de Subjetividade, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Ernesto Sérgio Bertoldo.
Palavras-chave: Língua Portuguesa; Diretrizes Curriculares; Análise de Discurso; Foucault; Poder; Práticas Discursivas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2004
Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Identidades surdas no processo de identificação lingüística: o entremeio de duas línguas,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Prof Dr. Ernesto Sérgio Bertoldo.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem de Língua; Educação de Surdos; Surdez; Português e Língua de Sinais (LIBRAS); Identidades surdas e identificação lingüistica; Política de Inclusão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Superior; Educação Média de Formação Geral.
2001 - 2002
Especialização em Lingüística Aplicada. (Carga Horária: 400h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Implicações lingüísticas, sociais e pedagógicas da transferência da Língua Brasileira de Sinais para o Português escrito.
Orientador: Profa Ms. Sandra Diniz Costa.
1992 - 1993
Especialização em Sociologia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: As bases do pensamento sociológico.
Orientador: Prof Dr José Roberto Zan.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1982 - 1990
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1983 - 1988
Graduação em Educação Física.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2010
Extensão universitária em Gestão da Aprendizagem Escolar II - Língua Portugu. (Carga horária: 300h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Educação bilíngue no campo dos estudos surdos. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2009 - 2009
Língua Portuguesa e ensino:caminhos e interfaces. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2008 - 2008
Formação Continuada em Português e Literatura. (Carga horária: 60h).
Prefeitura Municipal de Uberlândia, PMU, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Capacitação-dificuldades de aprendizagem. (Carga horária: 100h).
Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz, CEMEPE, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Educação Especial e Formação de Professores. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2002 - 2002
Educação dos Surdos Deficiência Auditiva. (Carga horária: 100h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2002 - 2002
Necessidades especiais em sala de aula / DM. (Carga horária: 100h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2000 - 2000
Libras Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 100h).
Fundação dos Surdos de Minas Gerais, FESEM, Brasil.
2000 - 2000
Libras Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 141h).
Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz, CEMEPE, Brasil.
2000 - 2000
Formação Continuada do Programa Ensino Alternativo. (Carga horária: 36h).
Prefeitura Municipal de Uberlândia, PMU, Brasil.
1999 - 1999
Libras Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 96h).
Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz, CEMEPE, Brasil.
1997 - 1998
Realimentação da Prática do Educador. (Carga horária: 52h).
Prefeitura Municipal de Uberlândia, PMU, Brasil.
1996 - 1996
Realimentação da Prática do Educador. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Uberlândia, PMU, Brasil.
1989 - 1989
Francês Instrumental. (Carga horária: 30h).
Secretaria do Estado da Educação de Minas Gerais, SEEMG, Brasil.
1987 - 1987
Integração Leitura Redação. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em Lingüística Aplicada Ao Ensino da Leitura e da Gra. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1982 - 1982
Extensão universitária em A Literatura no 2º Grau. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1982 - 1982
Extensão universitária em Literaturas de Expressão Francesa.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Uberlândia, PMU, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Aulas de Português e Literatura (ensino regular) / alunos surdos inseridos na sala de aula (anterior) Participação em equipe de coordenação da educação especial do município, em frente de pesquisa no Núcleo de Apoio às Diferenças Humanas (anterior) Professor de salas especiais no ensino regualar e em atendimento no extraturno para alunos surdos (anterior) Coordenador das áreas de Literatura e Língua Portuguesa (anterior)

Atividades

4/1994 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura
02/2014 - 12/2016
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Ensino, .

Serviço realizado
Desenvolvimento e manutenção de sites.
02/2013 - 12/2016
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Ensino, Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz.

Treinamentos ministrados
Informática educacional
02/2008 - 12/2011
Direção e administração, Secretaria Municipal de Ensino, Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz.

Cargo ou função
Coordenador da área de Português e Literatura.
02/2009 - 08/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria Municipal de Ensino, Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz.

3/2005 - 12/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria Municipal de Ensino, Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz.

2/2005 - 12/2005
Direção e administração, Secretaria Municipal de Ensino, Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz.

Cargo ou função
Acessor de coordenação de área: ensino especial (surdez).

Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Contrato
Outras informações
Coordenador do curso de pós graduação em Artes, História e Literatura: abordagens interdisciplinares

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contrato

Atividades

02/2009 - 12/2010
Direção e administração, Pólo de Pontalina, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de especializaçao em Artes, História e Literatura:abordagens interdisciplinares.
01/2009 - 12/2010
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Inclusiva
03/2009 - 04/2010
Ensino, Artes, História e Literatura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Tabalho Científico
11/2009 - 11/2009
Ensino, Artes, História e Literatura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Literatura e Práticas Sociais de Leitura
01/2008 - 05/2008
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Tecnologias de Comunicação
01/2007 - 07/2007
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação
02/2007 - 03/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS no contexto das políticas inclusivas: aspectos lingüísticos e identitátios
01/2006 - 03/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação

Uberlândia Tênis Clube, UTC, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Natação, Carga horária: 40

Atividades

5/1987 - 7/1990
Serviços técnicos especializados , Departamento de Esportes, Natação.

Serviço realizado
Professor de Natação.

União Educacional Minas Gerais, UNIMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: contrato, Carga horária: 8

Atividades

4/2003 - 4/2003
Ensino, Psicanálise e Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Pesquisa

Escola Estadual Doutor Duarte Pimentel de Ulhôa, EEDDPU, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 20

Atividades

4/1992 - 7/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física
Português

Escola Estadual Honôrio Guimarães, EEHG, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

Atividades

10/1992 - 12/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Francês

Escola Estadual Marechal Castelo Branco, EEMCB, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 20

Atividades

2/1992 - 1/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português
Literatura
Educação Física

Escola Estadual Messias Pedreiro, EEMP, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 20

Atividades

2/1994 - 3/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português

Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek, EEPJK, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20

Atividades

2/1995 - 1/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português
Literatura

Escola Estadual Teotônio Vilela, EETV, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 20
Outras informações
Períodos de contratos: 01/02 a 10/08/1993 como professor de Educação Física e 21/02 a 30/10/1994 como professor de Redação

Atividades

2/1994 - 10/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação
2/1993 - 8/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Praia Clube Sociedade Civil, PCSC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Natação, Carga horária: 40

Atividades

2/1993 - 11/1993
Serviços técnicos especializados , Departamento de Esportes, Natação.

Serviço realizado
Professor de natação.


Linhas de pesquisa


1.
Ensino e apredizagem de língua materna

Objetivo: Formação continuada de professores de Língua Portuguesa e Literatura no que tange a aspectos filosóficos, políticos, didáticos e metodológicos do ensino da língua materna.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Aquisição de linguagem; Diretrizes de ensino; Estudo sobre ensino-aprendizagem de línguas; Formação Continuada de Professores.
2.
Educação de alunos surdos

Objetivo: Investigar o processo de aquisição da Língua Portuguesa por alunos surdos, usuários da língua de sinais, como segunda língua, principalmente no que diz respeito à leitura e escrita..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: Aquisição de linguagem; Educação de Surdos; Educação Inclusiva; Ensino e Aprendizagem de Língua; Identidades surdas e identificação lingüistica; Surdez.
3.
Diretrizes do ensino de Literatura e Língua Portuguesa

Objetivo: Estabelecer e atualizar os parâmetros didático-pedagógicos para o ensino das disciplinas de Literatura e Língua Portuguesa de rede municipal de ensino de Uberlândia..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Diretrizes de ensino; Ensino de Língua Materna; Ensino Fundamental; Estudos lingüísticos; Formação Continuada de Professores.


Projetos de desenvolvimento


2001 - Atual
Interdiscursividade e Identidade no Discurso Didático-Pedagógico (Língua Materna e Língua Estrangeira)
Descrição: Este projeto visa a estudar a sala de aula enquanto interdiscurso, zona de confluência de inúmeras vozes, umas consoantes com a formação discursiva proeminente, outras conflitantes e, portanto dissonantes, constituindo uma rede de sentidos complexa e heterogênea. O presente projeto tem produzido resultados que indicam a possibilidade de posturas diferenciadas na abordagem de pesquisa em sala de aula de língua.Projeto apresentado ao CNPq na modalidade Auxílio integrado à pesquisa sob a Coordenação Geral da Profa. Dra. Maria José Rodrigues Faria Coracini, do Departamento de Lingüística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) .
Integrantes: André Luís Batista Martins - Integrante / Ernesto Sérgio Bertoldo - Coordenador / Vilma Aparecida Botelho Freitas - Integrante / Annelise Fava Moro - Integrante / Vilma Aparecida Gomes - Integrante / Anair Valênia Martins Dias - Integrante / Gerson Batista da Silva - Integrante / Mara Cristina Fílbida - Integrante / Robson Jaime de Matos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 2


Revisor de periódico


2008 - 2008
Periódico: Educadores em Ação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Português e Língua de Sinais.
4.
Grande área: Outros / Área: Estudos Sociais.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Outros
Compreende Bem, Fala Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1MARTINS, André Luís Batista2015MARTINS, André Luís Batista. Essencialização da surdez em discursivizações do status linguístico da Libras e implicações educacionais. Domínios de Lingu@Gem, v. 9, p. 217-240, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARTINS, André Luís Batista. Solidão Expressa. Uberlândia: Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia, 1995. v. 1. 58p .

Capítulos de livros publicados
1.
MARTINS, André Luís Batista; CHIRALDELO, C. M. ; TAVARES, Carla Nunes Vieira ; FREITAS, V. A. B. ; UYENO, Y. E. ; MARTINS, Antônio Carlos Soares ; ECKERT-HOFF ; MORO, A. F. ; FERREIRA, Rosimeiri A. P. ; AGUSTINI, C. L. H. ; LEITE, João de Deus ; ALFERES, Cíntia Alferes ; NEVES, M. S. ; REIS, Valdeni da Silva ; VILLARTA-NEDER, Marco Antônio ; GOMES, Vilma Aparecida ; SILVA JÚNIOR, Alcebíades Nascimento ; NAVES, Sônia Ferreira de Lima . Heterogeneidade Lingüística e Identitária: Barreiras Inclusivas na Política Educacional dos Surdos. In: Ernesto Sérgio Bertoldo. (Org.). Ensino e Aprendizagem de Línguas e a Formação do Professor: perspectivas discursivas. 1aed.Uberlândia: Claraluz, 2009, v. , p. 317-.

2.
MARTINS, André Luís Batista; Santos, João Bosco Cabral dos ; FELICE, Maria Inês Vasconcelos ; ARAÚJO, Nélio Martins ; MENDONÇA, Maria Cecília ; Nogueira, Alessandra Sartori ; PROENÇA LARA, Gláucia Muniz ; PICANÇO, Deise Cristina de Lima ; SOUZA, A. P. ; MOTA, I. O. ; SILVA, M. G. T. . Identidade e constituição lingüística dos surdos: formas de exclusão e sistemas simbólicos de representação. In: Ernesto Sérgio Bertoldo; Fernanda Mussalim. (Org.). Análise do Discurso: aspectos da discursividade no ensino. 1aed.Goiânia: Trilhas Urbanas, 2006, v. , p. 73-81.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARTINS, André Luís Batista. Falhas no ensino. Correio, Uberlândia, , v. 19.956, p. a2 - a2, 02 dez. 2004.

2.
MARTINS, André Luís Batista. Educação:cem barreiras. Correio, Uberlândia, , v. 19.921, p. a2 - a2, 28 out. 2004.

3.
MARTINS, André Luís Batista. A inclusão na era digital. Correio, Uberlândia, , v. 19811, p. A2 - A2, 10 jul. 2004.

4.
MARTINS, André Luís Batista. O Gerativismo e a língua de sinais: uma demanda por 'territórios'na política de inclusão. O Progresso - expressão regional, Imperatriz, MA, , v. 11689, p. C1-6 - C1-6, 08 abr. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, André Luís Batista. Gerativismo e a Língua de Sinais: uma demanda por. In: IV Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente, 2008, Uberlãndia, MG. IV Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente. Uberlândia, MG: EDUFU, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, André Luís Batista. Aquisição da língua de sinais por crianças surdas: responsabilidade social da escola?. In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística -linguagem e cultura: intersecções, 2006, Uberlândia -MG. XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística: linguagem e cultura: intersecções, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, André Luís Batista. Essencialização da surdez e o discurso do status linguístico das línguas de sinais: uma possibilidade de desconstrução. In: VIII Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada, 2010, Uberlândia, MG. VIII Sepella Caderno de Resumos, 2010.

2.
MARTINS, André Luís Batista. Identidades surdas no processo de identificação lingüística: o entremeio de duas línguas. In: Simpósio Nacional de Letras e Lingüística, 2004, Uberlândia. Caderno de Resumos, 2004. p. 99-100.

3.
MARTINS, André Luís Batista. Identidades Surdas no Processo de Identificação Lingüística: o entremeio de duas línguas. In: II Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada, 2004, Uberlândia. II SEPELLA - caderno de Resumos, 2004. p. 71-72.

4.
MARTINS, André Luís Batista. Identidades surdas no porcesso de identificação lingüística. In: I Seminário de Pesquisa em Análise do Discurs, 2004, Uberlândia. Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: sujeito, memória e identidade. Uberlândia: Edufu, 2004. p. 99-100.

5.
MARTINS, André Luís Batista. Identidades surdas no processo de identificação lingüística: o entremeio de duas línguas. In: 10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística, 2004, Uberlândia -MG. 10º SILEL - Caderno de resumos. Uberlândia: Edufu, 2004. p. 99-100.

6.
MARTINS, André Luís Batista. Identidades surdas no processo de identificação lingüística: o entremeio de duas línguas. In: I Seminário de pesquisa em Análise do Discurso, 2004, Uberlândia. Caderno de resumos, 2004. p. 99-100.

7.
MARTINS, André Luís Batista. Identidades surdas no processo de inentificação lingüística: o entremeio de duas línguas. In: II Jornada de Letras e Lingüística, 2003, Uberlândia. Caderno de Resumos, 2003. p. 57-58.

8.
MARTINS, André Luís Batista. Identidades surdas no processo de inentificação lingüística: o entremeio de duas línguas. In: Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada, 2003, Uberlândia. Caderno de Resumos, 2003. p. 77-78.

Artigos aceitos para publicação
1.
MARTINS, André Luís Batista. Essencialização da surdez em discursivizações do status linguístico da Libras e implicações educacionais. Domínios de Lingu@Gem, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, André Luís Batista. Diretrizes de ensino em língua portuguesa: da representação de professor e da responsabilização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MARTINS, André Luís Batista. Efeitos de real na constituição subjetiva de professores: diretrizes curriculares de literatura e língua portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MARTINS, André Luís Batista; SANTOS, S. M. ; SILVA, Maria Adelina Cantalogo ; OLIVEIRA, Cleber Ferreira ; FILHO, Guimes Rodrigues ; MELLO, Heber Odayr de Oliveira . Apresentação do Eixo Linguagens e Culturas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MARTINS, André Luís Batista; BERTOLDO, E. S. . Planejamento e Ação em Língua Portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MARTINS, André Luís Batista; BERTOLDO, E. S. . Diretrizes Básicas de Língua Portuguesa 1a a 8a série: contextualização e aplicabilidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MARTINS, André Luís Batista; BERTOLDO, E. S. . Diretrizes Básicas de Literatura e Língua Portuguesa: contextualização e aplicabilidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MARTINS, André Luís Batista; Santos, João Bosco Cabral dos . A Linguagem e seus segredos: contribuições da Análise do Discurso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MARTINS, André Luís Batista. Educação Inclusiva: LIBRAS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MARTINS, André Luís Batista. O aluno com surdez: quem é ele?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MARTINS, André Luís Batista. Interpesonal relationship in school environment. Uberlândia,MG: EDUFU, 2008. (Tradução/Outra).

2.
MARTINS, André Luís Batista. Afro-racial questions: an experience in basic education. Uberlândia, MG: EDUFU, 2008. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MARTINS, André Luís Batista; MENDES, O. M. . II Seminário Internacional de Avaliação e I Seminário Municipal de Avaliação. 2015; Tema: Avaliação Educacional e Produção da Qualidade:para além dos resultados quantitativos. (Site).

2.
MARTINS, André Luís Batista; OLIVEIRA, Cleber Ferreira ; MIGUEL, M. R. S. . Núcleo de Tecnologia e Educação. 2013; Tema: Tenologia e educação. (Site).

3.
MARTINS, André Luís Batista; OLIVEIRA, Cleber Ferreira ; MIGUEL, Maria Rosalina Sousa Pereira . Núcleo de Tecnologia e Educação. 2013; Tema: Tecnologia e educação. (Site).

4.
MARTINS, André Luís Batista; PELEGRINE, Rosa Maria ; OLIVEIRA, Cleber Ferreira . Renafor 2 - Formação Continuada. 2012; Tema: Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. (Site).

5.
MARTINS, André Luís Batista. Ler e Escrever. 2012; Tema: Leitura e escrita. (Blog).

6.
MARTINS, André Luís Batista; PELEGRINE, Rosa Maria ; NASCIMENTO, M. R. . Eixo 1- Linguagens e Culturas. 2011; Tema: Formação Continuada de Professores. (Blog).

7.
MARTINS, André Luís Batista; FELICE, Maria Inês Vasconcelos . Portfólio- André: Avaliação e novas tecnologias. 2011; Tema: Avaliação e novas tecnologias. (Site).

8.
MARTINS, André Luís Batista; OLIVEIRA, Cleber Ferreira ; MIGUEL, M. R. S. . NTE - Cemepe. 2011; Tema: Professores de informática educacional. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
BERTOLDO, E. S. ; MARTINS, André Luís Batista ; MENDES, O. M. ; PEREIRA, M. S. F. . Avaliação em Língua Portuguesa: processos e procedimentos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MARTINS, André Luís Batista; ARAÚJO, Maria Isabel de ; FRANCO, Ana Maria ; RODRIGUES, Sara Fernandes T. ; Santos, João Bosco Cabral dos ; KHALIL, M. G. . Diretrizes Basicas de Literatura (Ensino Fundamental). 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Diretrizes de Ensino).

3.
MARTINS, André Luís Batista; TRAVAGLIA, Luís Carlos ; MARAGNA, Sandra Kátia de Freitas ; ROPKE, Noêmia ; ARAÚJO, Maria Esteves F. de ; GOMES, Patrícia Cláudia ; SANTOS, Edna Garcia . Diretrizes Básicas para o Ensino de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental). 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Diretrizes de Ensino).

4.
MARTINS, André Luís Batista; MEIRA, Renata Bitencourt ; OLIVEIRA, Cláudia Vitorino Camargos ; PELEGRINE, Rosa Maria ; BERNADELLI, Kellen Cristina ; OLIVEIRA, Cleber Ferreira ; MIGUEL, M. R. S. ; SANTOS, S. M. ; FILHO, Guimes Rodrigues ; MELLO, Heber Odayr de Oliveira . Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Básico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MARTINS, André Luís Batista; OLIVEIRA, Cleber Ferreira ; PELEGRINE, Rosa Maria ; MIGUEL, M. R. S. . Ferramentas Digitais na Educação. 2009. .

6.
MARTINS, André Luís Batista; ARAÚJO, Maria Isabel ; LEMES, Noemi Mendes Alves ; GOBI, Mirian . Diferentes olhares sobre a educação das pessoas com surdez. 2009. .

7.
MARTINS, André Luís Batista; BERTOLDO, E. S. . Língua Portuguesa e Ensino: caminhos e interfaces. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MARTINS, André Luís Batista; GUIMARÃES, Eliana Leão ; NOVAES, E. S. ; PELEGRINE, Rosa Maria ; MENEZES, Maria Tereza ; SANTOS, S. M. ; MEIRA, Renata Bitencourt ; FILHO, Guimes Rodrigues ; MELLO, Heber Odayr de Oliveira ; GOIS, Getúlio ; VECTORE, Célia ; CHERULLI, Victória Moraes . Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Básico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MARTINS, André Luís Batista; BERTOLDO, E. S. . Literatura e Língua Portuguesa: abordagens metodológicas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MARTINS, André Luís Batista; PELEGRINE, Rosa Maria ; NOVAES, E. S. . Linguagens e Metodologias na Construção do Saber Escolar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MARTINS, André Luís Batista; BERTOLDO, E. S. ; SANTOS, S. M. . I Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental : abordagens metodológicas, 24 a 26 de outubro de 2008 em Uberlândia. 2008. (Editoração/Anais).

12.
MARTINS, André Luís Batista. Aspectos Linguísticos e Identitários da LIBRAS no Contexto das Políticas de Inclusão Escolar e Social. 2007. .

13.
MARTINS, André Luís Batista. Aspectos linguísticos e identitários da Língua de Sinais no contexto das políticas inclusivas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARTINS, André Luís Batista; ROSA, A. H.; TOLEDO, F. A. N.. Participação em banca de Ana maria de Souza Ferreira e Thaíne Alves de Oliveira. Senhora: uma mulher na visão alencariana. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes, Literatura:abordagens interdiscip) - Universidade Estadual de Goiás.

2.
MARTINS, André Luís Batista; ROSA, A. H.; TOLEDO, F. A. N.. Participação em banca de Kristian Kari Elias Lopes e Regiane Mariana da Silva Rosa. A História que se revela através da ficção: Desmunto de Ana Miranda. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes, Literatura:abordagens interdiscip) - Universidade Estadual de Goiás.

3.
MARTINS, André Luís Batista; ROSA, A. H.; TOLEDO, F. A. N.. Participação em banca de Iara Costa de Oliveira Sousa e Mirian Vicente dos Santos. Uma arte de contar: causos (goianos/pontalinenses). 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes, Literatura:abordagens interdiscip) - Universidade Estadual de Goiás.

4.
MARTINS, André Luís Batista; ROSA, A. H.; TOLEDO, F. A. N.. Participação em banca de Cleides Vitor Ferreira de souza e Kênia Mateus Vieira Rezend. A construção do feminino em Helena de Tróia: as várias faces do mesmo gênero. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes, Literatura:abordagens interdiscip) - Universidade Estadual de Goiás.

5.
MARTINS, André Luís Batista; ROSA, A. H.; TOLEDO, F. A. N.. Participação em banca de Claudiane da Graça Miranda Correia e Klissia Dias Tersi. A influência das tendências de ensino de arte nas escolas municipais de Pontalina,GO. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes, Literatura:abordagens interdiscip) - Universidade Estadual de Goiás.

6.
MARTINS, André Luís Batista; ROSA, A. H.; TOLEDO, F. A. N.. Participação em banca de Diogo da Silva Matias. O tempo livre e a arte: consumo e ideologia. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes, Literatura:abordagens interdiscip) - Universidade Estadual de Goiás.

7.
MARTINS, André Luís Batista; GONCALVES, H. J. L.; TOLEDO, F. A. N.; ROSA, A. H.. Participação em banca de Fabiana Batista de Menezes e Viviane Mareques de Moura. Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.

8.
MARTINS, André Luís Batista; GONCALVES, H. J. L.; TOLEDO, F. A. N.; ROSA, A. H.. Participação em banca de Jeandro Alves Correia e Kelly Roberta Silva dos Santos. Sindrome de Willians: um estudo introdutório. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
MARTINS, André Luís Batista; SANTOS, S. M.; PELEGRINE, Rosa Maria; MIGUEL, M. R. S.; OLIVEIRA, Cleber Ferreira; OLIVEIRA, J. C.. Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - RENAFOR II. 2012. Universidade Federal de Uberlândia.

Outras participações
1.
MARTINS, André Luís Batista; BERTOLDO, E. S.; ALMEIDA, Kênia Maria de Pereira; FERREIRA, Rosimeiri A. P.. Comissão Científica do I Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: abordagens metodológicas. 2009. Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz.

2.
MARTINS, André Luís Batista; LEMES, Noemi Mendes Alves; BERNADELLI, Kellen Cristina. IV Simpósio de Pedagogos: a função e atuação do pedagogo como coordenador da prática pedagógica escolar. 2008. Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz.

3.
MARTINS, André Luís Batista. Concurso de poesia: "Conservação do patrimônio escolar". 2005. Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V CLAFPL. Diretrizes de Ensino de Língua Portuguesa: estratégias de poder e produção de subjetividade. 2014. (Congresso).

2.
IV Simpósio Internacional de Letras e Linguistica. 2013. (Simpósio).

3.
IV Simpósio Internacional de Letras e Lingüística.Diretrizes de ensino em língua portuguesa: da representação e da responsabilização. 2013. (Simpósio).

4.
VII Simpósio internacional: o Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente. 2013. (Simpósio).

5.
XI Sepella.Diretrizes de ensino em Língua Portuguesa: da representação de professor e da responsabilização. 2013. (Seminário).

6.
Linguagem e culturas: diversidade cultural e ensino.Linguagens e comunicação virtual. 2012. (Encontro).

7.
X Sepella.Efeitos de real na constituição subjetiva de professores: diretrizes curriculares municipais de Literatura e Língua Portuguesa. 2012. (Seminário).

8.
Formação continuada de Literatura: autonomia e criatividade em sala de aula.Planejamento e Literatura: trabalhando com haikais em sala de aula. 2011. (Encontro).

9.
Formação continuada de Literatura: autonomia e criatividade em sala de aula.O livro literário nos anos iniciais. 2011. (Encontro).

10.
Formação continuada de Literatura: autonomia e criatividade em sala de aula."Quem pagará o enterro e as flores se eu morrer de amores?". 2011. (Encontro).

11.
Funcionalismo. 2011. (Outra).

12.
I Colóquio em Linguística Aplicada. 2011. (Outra).

13.
IX Sepella. 2011. (Seminário).

14.
Mudança Linguística. 2011. (Exposição).

15.
Da leitura à produção: uma sequência didática mais eficiente para o novo Ensino Fundamental. 2010. (Encontro).

16.
Encontro de Avaliação e Encerramento do Programa de Formação Continuada 2010.A linguagem da avaliação e da filosofia. 2010. (Encontro).

17.
III Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa e I Seminário Regional de Avaliação. 2010. (Seminário).

18.
III Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa e I Seminário Regional de Avaliação. 2010. (Seminário).

19.
II Seminário Coletivo do Programa de Formação Continuada com Docentes do Ensino Básico: cotidiano escolar e formação continuada: contradições e possibilildades. 2010. (Seminário).

20.
O conceito de diferença em Jacques Derrida: implicações. 2010. (Outra).

21.
Programa de Foramção Continuada para Docentes do Ensino Básico.A linguagem da Avaliação e da Filosofia. 2010. (Encontro).

22.
VIII Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada.Essencialização da surdez e o discurso do status linguístico das línguas de sinais: uma possibilidade de desconstrução. 2010. (Seminário).

23.
II Seminário de Literatura e Língua Portuguesa e IX Encontro do Proler: políticas de leitura. 2009. (Seminário).

24.
II Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa e IX Encontro do Proler: políticas de lietura.Literatura e Letramento. 2009. (Seminário).

25.
I Seminário Coletivo do Programa de Formação Continuada com Docentes do Ensino Básico: direito e Educação. 2009. (Seminário).

26.
Módulo do programa Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR II de Língua Portuguesa. 2009. (Outra).

27.
2o Simpósio de Educação de Jovens e Adultos e 2o Fórum de EJA do Triângulo Mineiro e Pontal do Triângulo. 2008. (Simpósio).

28.
II Fórum EJA do Pontal do Triângulo Mineiro. 2008. (Outra).

29.
III Encontro Nacional Educação, Saúde e Cultura Populares,.Eixo Educação popular, valorização das culturas e tradições do Brasil. 2008. (Encontro).

30.
III Fórum EJA do Pontal do Triângulo Mineiro Educação de Jovens e Adultos. 2008. (Outra).

31.
III Seminário de pesquisa em Análise do Discurso:sujeito e subjetividade. 2008. (Seminário).

32.
II Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: sujeito e subjetividade. 2008. (Seminário).

33.
II Simpósio de Educação de Jovens e Adultos e II Fórum de EJA do Triângulo e Pontal do Triângulo. 2008. (Simpósio).

34.
I Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: abordagens metodológicas. 2008. (Seminário).

35.
I Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: abordagens metodológicas. 2008. (Seminário).

36.
IV Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educaicionais no Tempo Presente.Gerativismo e a Língua de Sinais: uma demanda por. 2008. (Seminário).

37.
IX Seminário Nacional: Uno e o Diverso na Educação Escolar e XIV Seminário Regional sobre Formação do Educador. 2008. (Seminário).

38.
Mesa redonda: Educação e qualidade:avaliação e valor. 2008. (Outra).

39.
I Simpósio de Educação de Pontalina: uma abordagem Inclusiva e Trasformadora.Aspectos Lingüísticos e identitários da LIBRAS no contexto das políticas de inclusão escolar e social. 2007. (Simpósio).

40.
A Educação dos Surdos: debates e reflexões atuais. 2006. (Encontro).

41.
V Encontro de Lingüística - Lingua(gem): aquisiçãoe inclusão.Aspectos lingüísticos e identitários da língua de sinais no contexto das políticas inclusivistas. 2006. (Encontro).

42.
XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística -linguagem e cultura: intersecções.Aquisição da língua de sinais por crianças surdas: responsabilidade social ou da escola?. 2006. (Seminário).

43.
Deficiência, sociedade(s) e Cultura(s). 2005. (Encontro).

44.
Prática de ensino em Geografia - 7º período - Curso de Geografia - UFU.Educação Inclusiva: LIBRAS - O problema de transcrição de uma língua para outra. 2005. (Outra).

45.
Simpósio Internacional Brasil-Europa de Experiências de Eucação Inclusiva. 2005. (Simpósio).

46.
10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística.10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística. 2004. (Simpósio).

47.
II Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada.II Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada. 2004. (Seminário).

48.
I Seminário de Pesquisa em Análise do Discurs.I Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: sujeito, memória e identidade. 2004. (Seminário).

49.
O jornal na sala de aula. 2004. (Oficina).

50.
II Jornada de Letras e Lingüística.II Jornada de Letras e Lingüística. 2003. (Encontro).

51.
O surdo e a linguagem que o cerca. 2003. (Congresso).

52.
Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada.Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada. 2003. (Seminário).

53.
A ciência e a arte nos caminhos do professor de Português. 2002. (Encontro).

54.
Ciclo de palestras de educação especial - tendências atuais. 2001. (Outra).

55.
IX Simpósio de Letras e Lingüística. 2001. (Simpósio).

56.
Literatura em sala de aula.Literatura em sala de aula. 1999. (Oficina).

57.
Educação e Comunidade. 1998. (Congresso).

58.
I Simpósio de Letras. 1990. (Simpósio).

59.
Simpósio de língua francesa. 1985. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, André Luís Batista; NASCIMENTO, M. R. ; PELEGRINE, Rosa Maria . Seminário Coletivo: Imaginação Criatividade e fantasia no processo ensino/aprendizagem. 2013. (Outro).

2.
MARTINS, André Luís Batista; SANTOS, S. M. ; PELEGRINE, Rosa Maria ; MIGUEL, M. R. S. ; OLIVEIRA, Cleber Ferreira ; NASCIMENTO, M. R. ; OLIVEIRA, J. C. . Protext- 2012 / Programa de Formação Continuada com Docentes da Educação Básica. 2012. (Outro).

3.
MARTINS, André Luís Batista; SANTOS, S. M. ; OLIVEIRA, J. C. ; PELEGRINE, Rosa Maria ; MIGUEL, M. R. S. ; OLIVEIRA, Cleber Ferreira . Educação Ambiental Escolarizada e Sustentável. 2012. (Outro).

4.
MARTINS, André Luís Batista; NASCIMENTO, M. R. ; PELEGRINE, Rosa Maria . Linguagem e culturas: diversidade cultural e ensino. 2012. (Outro).

5.
MARTINS, André Luís Batista; SANTOS, S. M. ; OLIVEIRA, J. C. . Leitura e escrita. 2012. (Outro).

6.
MARTINS, André Luís Batista; NASCIMENTO, M. R. ; PELEGRINE, Rosa Maria . Celas de aula. 2012. (Outro).

7.
MARTINS, André Luís Batista; PELEGRINE, Rosa Maria ; SANTOS, S. M. . Formação Continuada de Literatura: autonomia e criatividade em sala de aula. 2011. (Outro).

8.
MARTINS, André Luís Batista; SANTOS, S. M. ; SILVA, Maria Adelina Cantalogo . II Seminário Coletivo do Programa de Formação Continuada com Docentes do Ensino Básico. 2010. (Outro).

9.
BERTOLDO, E. S. ; MARTINS, André Luís Batista ; MENDES, O. M. ; PEREIRA, M. S. F. ; SANTOS, S. M. . III Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa e I Seminário Regional de Avaliação. 2010. (Outro).

10.
MARTINS, André Luís Batista; BERTOLDO, E. S. ; SANTOS, S. M. ; FERREIRA, Rosimeiri A. P. ; TEIXEIRA, Flávia Augusta . II Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa e IX Encontro do Proler: políticas de leitura. 2009. (Outro).

11.
MARTINS, André Luís Batista; SANTOS, S. M. ; SILVA, Maria Adelina Cantalogo . I Seminário Coletivo do Programa de Formação Continuada com Docentes do Ensino Básico: com ou para professores. 2009. (Outro).

12.
MARTINS, André Luís Batista; BERTOLDO, E. S. ; SANTOS, S. M. . I Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: abordagens metodológicas. 2008. (Outro).

13.
MARTINS, André Luís Batista; SOUZA, R. V. ; CARMO, A. A. ; SILVA, A. ; ALMEIDA, A. J. M. ; MIRANDA, A. A. B. ; DECHICHI, C. ; MEIRELLES, L. M. ; MARQUES, M. R. A. ; REZENDE, M. G. A. ; ARAÚJO, Maria Isabel ; BATISTA, N. V. B. ; SA, R. C. R. ; PUGA, V. L. . Simpósio Internacional Brasil-Europa - Experiências de Educação Inclusiva. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Márnia Narcizo Honostório e Rita Cássia Parreira e Souza. A prática de artes no ensino médio no Colégio Santa Rita de Cássia. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes, Literatura:abordagens interdiscip) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: André Luís Batista Martins.

2.
Iara Costa de Oliveira Sousa e Mirian Vicente dos Santos Alv. Uma arte de contar: causos (goianos/pontalinenses). 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes, Literatura:abordagens interdiscip) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: André Luís Batista Martins.

3.
Jamilda Mendes Rosa e Lucianna parreira Chaves Santos. A Menina de vermelho: um diálogo de cores e descobertas. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes, Literatura:abordagens interdiscip) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: André Luís Batista Martins.

4.
Nazaré Maria da Silva e Santra Rosa da Silva. O Fio Textual pelos labirintos de Marina Colasanti. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Artes, Literatura:abordagens interdiscip) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: André Luís Batista Martins.

Orientações de outra natureza
1.
Sirlei Narcisa Pires e Marcella Raila Gonçalces Sobrin. Amenizar a indisciplina na escola. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: André Luís Batista Martins.

2.
Raquel Bernardes. Desafios e possibilidades da inclusão dos alunos surdos na rede de ensino regular. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: André Luís Batista Martins.

3.
Ana Alves Ferreira e Raquel Pereira Soares. Painel Sensorial: qual o limite dos seus sentidos?. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: André Luís Batista Martins.

4.
Rosa Silvânia Medeiros ; Maria Ivone Paulino. Trânsito: vida com responsabilidade. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: André Luís Batista Martins.

5.
Ana Luiza Braz de Bastos. O uso das TIC´s no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna: inglês. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: André Luís Batista Martins.

6.
Eloyta Helena Queiroz ; Marcilene Alves Oliveira Souza. Literatura infantil e educação ambiental na alfabetização. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: André Luís Batista Martins.

7.
Sonia Maria Requião Lemos; Estefânia Silva Madureiros Olivei. Leitura e interpretação. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: André Luís Batista Martins.

8.
Marlene Divina de Freitas Franco; Cristiane Franco. Consumismo e propaganda. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: André Luís Batista Martins.

9.
José Valdejá da Silva; Rivina Tânia. inclusão da LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) na escola. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: André Luís Batista Martins.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, André Luís Batista; SANTOS, S. M. ; OLIVEIRA, J. C. . Leitura e escrita. 2012. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
MARTINS, André Luís Batista; PELEGRINE, Rosa Maria ; NASCIMENTO, M. R. . Eixo 1- Linguagens e Culturas. 2011; Tema: Formação Continuada de Professores. (Blog).

2.
MARTINS, André Luís Batista; PELEGRINE, Rosa Maria ; OLIVEIRA, Cleber Ferreira . Renafor 2 - Formação Continuada. 2012; Tema: Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. (Site).

3.
MARTINS, André Luís Batista; FELICE, Maria Inês Vasconcelos . Portfólio- André: Avaliação e novas tecnologias. 2011; Tema: Avaliação e novas tecnologias. (Site).

4.
MARTINS, André Luís Batista. Ler e Escrever. 2012; Tema: Leitura e escrita. (Blog).

5.
MARTINS, André Luís Batista; OLIVEIRA, Cleber Ferreira ; MIGUEL, Maria Rosalina Sousa Pereira . Núcleo de Tecnologia e Educação. 2013; Tema: Tecnologia e educação. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:51:22